Todos os que tem “ADN gap” deveriam regressar para termos a certeza.
Falhamos o regresso do Chiquinho, espero que lutem até a última gota de sangue pelo Tiago.
Mais a sério, recusou renovar com o Sporting por sentir que não contavam com ele (continuaria na B). Na despedida deu conta disso mesmo.
Na formação era bastante promissor e acredito que em Itália, e na Juventus, terá amadurecido.
Tem boa estampa física, bom jogo aéreo e é rápido. Tecnicamente não sei dizer se evoluiu.
Mas se o Porto estâ interessado, é porque jâ o analisaram até à unha do dedo mindinho do pé esquerdo…
Nada de novo.
Mudança de treinador, este tem que ter obrigatoriamente resultados, como no porto, mudança de presidente também tem que ter obrigatoriamente resultados.
Mas cheira-me que o braga não está tão forte como outras épocas.
Um aparte.
Eu acho, que o porto fica mais bem servido com Fabio Silva do que ter o espalha brasas.
Em todos os sentidos.
Tacticamente, mais experiente, fisicamente, equilibrado, e mais disciplinado Fabio Silva trás mais vantagens ao porto.
Se falas do Fábio Vieira, ele e o Francisco Conceição são jogadores com funções diferentes e que ocupam terrenos diferentes.
Fabio Vieira será mais uma espécie de Bragança, enquanto o Chico era o Edwards deles.
Ficam bem servidos no miolo, perdem oo elemento que mais desequilibrava as defesas contrárias…
Bem sei, Maxi Araújo não é PdL, bem sei.
Mas.
Trocar Paulinho por Maxi e dar mais 4 ou 5 milhões, tendo o Paulinho 30 ou 31 e Maxi 24, acho um bom negócio.
SE
e Se o Maxi se revelar bom jogador.
Vamos agora ver, se será.
Sei que Paulinho marcou na época passada alguns golos importantes prá conquista do título, mas nada nos garante que esta época voltasse a fazer o mesmo e todos sabemos, que sempre deixou muito a desejar.
Esta troca, com acréscimo de 4 ou 5 milhões e renovando a idade, penso que vale a pena a aposta.
Pode é não resultar, como pode resultar, e o volume de negócio é baixo, por isso, acho que vale a pena, para mais, tendo jogado a copa América numa equipa que foi revelação.
Claro, se não resultar, todos virão dizer, deixámos de ter um que ajudava a marcar golos pra um que é flop.
Mas
Enquanto o Paulinho valeu algum dinheiro era sempre de aproveitar, porque já não valia muito, e outro pormenor importante, tínhamos que ter mais alguém prá eventualidade da falta de N. Santos, era e é obvio.
Por tudo isto, foi sempre boa aposta.
Resulta ?
Não se sabe, mas a aposta foi correta.
É bom é dar-se opinião antes, porque depois, é sempre fácil e certeiro.
Tens uma fixação com o J. tu….
Eu já quase nem leio o que escreves, tal é o desacerto e as más intenções, mas tu insistes neste tipo de comentários.
Devias sair mais de casa. Fazia-te bem!!!
Excelente negócio do FCPorto ao emprestar o mini porco à Juventus por 7+3 que são 10M€ em caixa – que paga o passe do gajo ao Ajax! Ficam com o jogador na mesma para o negociarem para o próximo ano…
Comparar o Pote ao Edwards é fascinante…
Sim,eu sei que para ti o Conceição é um craque formado em Alcochete, já falaste tantas vezes nisso,não percebi nunca a intenção,e vê lá tu que o mal amado Trincao teve melhores números que ele,mas o Chico é que é um craque,que não serviu pó Ajax, vamos ver agora no empréstimo.
Quem diz que o Edwards é um fora de série?? O pote basta olhar para os números,nem preciso dizer mais nada..
Tu que idolatras o porco do chico por isso,que ia ser bem vendido e coiso e tal, só que não… ninguém lhe pegou quando tinha uma cláusula de 30 milhões.
Um sismo de 5,3 abalou a região de Lisboa e Setúbal esta madrugada, pelas 5h11. O epicentro localizou-se a sudoeste da capital, a cerca de 50 km de Sines, segundo o IPMA.
Não havendo crónica do jogo aqui vai o que penso do jogo de sexta.
Todos jogaram muito bem.
Pote muito bem.
A defesa muito bem.
Geny de facto à direita dá outra coisa para melhor.
Trincão encontrou a posição ideal para ele. Evoluiu muito. Até nos duelos físicos já vai ganhando na pancada. Têm-me surpreendido….muito…pela positiva.
Até o Edwards fez qualquer coisa…
Pouco mais há a dizer?
Continuem assim.
Em relação ao próximo jogo contra os tripeiros, tenho um feeling que tem tudo para ser diferente.
Mesmo assim vai ser um jogo complicado.
Jogadores mais em forma fisicamente, mais focados e sobretudo com mais experiência adquirida do jogo para a supertaça.
Espero bem que Amorim tenha aprendido com o jogo e não deixe os jogadores a arrastarem-se em campo.
O apoio do público também será fundamental.
Sábado às 20:30.
Muito importante para ganharmos uma vantagem de 3 pontos para lampiões e tripeiros, estes últimos com menos um jogo de confronto direto connosco.
Muita dinâmica, muita velocidade, ganhámos a maior parte dos duelos…não me lembro de uma equipa ter esta dinâmica e andamento à 3ª jornada. A mesma equipa que contra o Nacional mas um jogo muito mais controlado, também porque o Farense nunca conseguiu ganhar duelos nem meter qualidade nenhuma no jogo.
Foi um primeiro passo para fazer as pazes com o Amorim. Próximo fds vem um passo decisivo para essas pazes.
Sinto que não vale a pena falar individualmente de todos…estiveram todos muito bem. Por isso vai de atacado:
Morita fez um jogão. É o oposto do Morten…o Morten demora a aquecer e depois entra em velocidade cruzeiro e é brilhante, o Morita entra sempre a 300% no ano e depois tem mais dificuldade em manter o nivel durante o ano…grande jogo do Morita. Muito bem ajudado pelo Bragança.
O Trincão foi outro…estava com tudo. Fortíssimo nos duelos ofensivo, boas decisões a maior parte do tempo…e fortíssimo nos duelos defensivos, que é o mais curioso. Está muito “soltinho”, é o melhor Trincão que vimos no Sporting e este Trincão…este sim! É verdade que teve muito espaço e isso para ele é mel, mas ele criou muito desse espaço.
O Gyokeres faz 3 golos e continuo a acabar o jogo com a sensação que…ainda não está bem na finalização…ainda precisa de afinar. Tal foi o caudal ofensivo do Sporting.
O resto estiveram todos muito bem…
Voltei a detestar a entrada do Edwards mas foi um grande golo…A ver se ele ganha confiança e consegue um nivel mais estável.
O Essugo voltou a entrar e continuo a sentir o mesmo. O Essugo precisa de tempo e de jogo…precisa de fazer bem as coisas simples. Fazer bem, rápido e com segurança aquele passe de 5 metros. Não está preparado para ser o 4º médio deste plantel e precisa de jogar. Não adoro ser o Pote a descer mas…não estou a ver irmos buscar mais outro jogador. Ia buscar o Handel, que o Vitória está de calças na mão e adoro ver o puto jogar mas…já vem o Araujo, falta do PdL que tem de vir…..não estou a ver termos ainda guito para ir sacar o Handel, mesmo não sendo uma fortuna. Se estivesse nos lampiões, era mesmo daquelas que nem pensava 2 vezes.
Agora vem o segundo teste de fogo a esta equipa. Há a sensação que esta equipa contra equipas pequenas…se mantiver o ritmo…vai ser muito dificil de bater mas sobra a questão se não é demasiado exposta para jogos médios/grandes e se esta forma de jogar não a torna MUITO vulnerável a equipas organizadas e com muita qualidade na frente. E vai haver vários. Na Champions e no campeonato. Vamos ver como a equipa se vai comportar já no Sábado…
Heheh
A habitual crónica de segunda feira.
Eu acho que o Trincão ainda pode melhorar. Quando perceber que ás vezes um pouco mais de assertividade e menos rodriguinhos , pode fazer ainda mais a diferença.
De resto pouco mais a acrescentar..
O jogo de sábado é praticamente uma final para nós. Não que seja decisivo claro, mas depois de 2 derrotas em finais contra eles e da forma que foi, não podemos mesmo dar mais abébias.
Temos que nos afirmar perante os gajos!!!
” Há a sensação que esta equipa contra equipas pequenas…se mantiver o ritmo…vai ser muito dificil de bater ”
Alguns tasqueiros criticam-me quando refiro-me à diferença nos valores de investimento e orçamento entre nós e as outras equipas, mas não podemos ignorar que para equipas em construção como o Farense, compostas por jogadores alguns livres e outros com custo baixo, conseguirem contrariar uma equipa onde os milhões refletem a nossa qualidade, e rotinada como está por poder manter os melhores, é tarefa praticamente impossível.
O Lucas Africo, no Sporting, estaria neste momento a caminho de um empréstimo sem retorno. No Farense será titular na próxima jornada.
Vi o jogo do City-Ipswich e não é muito diferente.
Podem dizer-me que são 11 contra 11, que todos têm 2 pernas, e que o Farense tem lá um gajo que é muita bom.
No fim, mais golo menos golo, o resultado é o mesmo, contra os pequenos ganha quem pode e tem os melhores.
Contra o Porto a situação muda de figura porque ainda conseguem ter e manter qualidade.
Mesmo assim somos melhores, e em casa, invencíveis.
Não é só isso…tem a ver com o modelo de jogo também.
A diferença de investimento dos lampiões também é muito grande e eles têm muito mais dificuldade em desmontar o adversário.
Tem a ver com a projeção ofensiva e a velocidade com que atacamos, com a variabilidade de soluções que temos…em que vamos por fora, por dentro, cruza com pé contrário, vai à linha com o pé dominante, passe longo, combinações curtas.
Depois tem o reverso que é … contra equipas com mais qualidade à frente, em que os duelos são mais repartidos e é normal os nossos defesas não ganharem todos os duelos….aí é que a porca torce o rabo…porque basta eles ganharem 1 ou outro duelo para ser um perigo brutal…
Então podemos perder contra qualquer equipa que tenha um orçamento maior que o nosso,tudo normal,na Champions então..
O mesmo gajo que idolatra o JJ e que diz que ele fez um trabalho fantástico no flamengo,nunca antes visto,se calhar o orçamento do flamengo com tanto craque deve ser baixo,no Fenerbahçe igual,no al hilal também…por favor,os orçamentos não ganham nada se não houver competência,agora andamos a jogar tão bem mas não se pode dizer, é porque o Africo é uma merda,e o Farense também..o porto é que joga muito e tão a fazer um bom trabalho, nada de novo…
O grande trabalho de Jorge Jesus no Flamengo não foi desportivo, mas já o escrevi sobre isso e não me apetece voltar ao assunto.
E tens toda a razão, sem ter os orçamentos que teve após deixar Portugal, não tinha metade dos resultados que alcançou. Nem ele, nem o Abel, nem o Guardiola…
Curiosamente não sei se o Guardiola não teve melhores resultados com o menor orçamento comparativo com o resto da liga…
O orçamento do Barcelona estava muito mais próximo dos restantes da liga (até bem menor do que o do Real), do que o orçamento do Bayern comparativamente e do City (principalmente nos primeiros anos).
Quando comparado externamente talvez não, mas internamente só estará abaixo do Chelsea.
No entanto falamos de uma dimensão macro e em que os clubes podem pagar 100M por um jogador. Nesse patamar estão aqueles que lutam pela Champions todas as épocas.
Comparando os 400M de valor de mercado do Sporting com os 18M do Farense, em que o mais valioso é o Ricardo Velho com 3M, fica mais complicado dizer que não temos obrigação de ganhar…
O Sporting jogou com uma velocidade e intensidade que não me lembro de ver, e o melhor, é que mal relaxou ou tirou o pé do acelerador. Por norma, o Sporting apanha-se a vencer e costuma adormecer um bocado, nestes últimos jogos tal não aconteceu, talvez tenha sido esta a bênção da SuperTaça.
Fim de semana jogam as 2 melhores equipas da Liga, mas em contextos completamente diferentes na minha opinião. Vamos ver como nos aguentamos, se fizermos brilharete pode ser o inicio do declínio do Porto, espero que assim seja.
Nesta altura do campeonato, só venderia jogadores pela cláusula.
Mas abria aqui uma exceção para o Edwards e para o esgaio, que, a meu ver, não estão lá a fazer nada a não ser atrapalhar. Se vendêssemos estes dois , podíamos talvez ir buscar o tal Gustavo sá, que talvez desse para pôr ali alguma concorrência no lugar do pote ou do trincão, que até nem temos tanta profundidade assim nessas posições.
Acham que um pacote Edwards + esgaio conseguíamos tirar uns 20, 23 milhões? 18 que fossem? E com 15 trazíamos o puto do fama.
O Essugo precisa de dar o salto e para isso precisa de jogar. EU vejo o Essugo a jogar e … ainda não pertence a esta equipa. Ele próprio acha que não pertence. É preciso ele jogar e conseguir fazer as coisas simples sem tremer todo.
Não concordo.
Havendo uma lesão, castigo ou abaixamento de forma do trio de centro campistas…ficamos sem mais ninguém porque não acho que Pote sirva para aquela posição (pelo menos em jogos mais exigentes!)
Isso de ir comprar suplentes costuma correr sempre mal.
Até porque o Hendel ia jogar pouco tal como o Essugo.
Eu acho que o modelo preferível era ter cá o Essugo a jogar entre a A e a B. Mas com a equipa B num patamar Liga 3 não faz sentido….
Não ia buscar ninguém, seria o Pote o nosso 4ºmédio e para ai um Arreiol como 5º.
Com o Araujo a poder fazer o lugar, e tendo também uma possibilidade do Fotis jogar tb nesse lugar…. isso sim, tem é que vir o Fotis!!!
E fecha…
Isso já é outra coisa… Pelos vistos era o que queriamos, talvez com opção de compra. Eu falo da preferência do jogador… Assumindo condições semelhantes.
Até é melhor para o clube em causa este acordo do que o que nós propusemos.
O Betis tem 1 ano para ver se vale a pena pagar. Nós íamos pagar já.
Ele quis ser visto a jogar semana sim semana sim, num clube que claramente precisava muito de um jogador como ele e um treinador que sabe muito bem tirar o melhor dos jogadores.
Aqui vinha para lutar muito por posição com 2 jogadores brutais (Pote e Gyokeres), durante a semana ninguém o vê jogar e na Champions dificilmente seria titular.
Tiago o que o Z critica não é a opção do Barcelona mas sim a do Roque, que já havia manifestado a sua preferência pelo Bétis.
Perante tais declarações repetidas à exaustão pelo jogador desde há mais de 10 dias, também não percebo a insistência do Sporting a ponto de enviar o Viana a Barcelona.
Até o facto de a proposta do Sporting ao Barça por alguém que afirmou ser uma opção alternativa ser 7M€ mais generosa em objetivos do que aqilo que ofereceu pelo alvo principal, é um insulto ao outro negociador, detentor do passe desse alvo.
SL
Sábado, contra uma equipa de igual valia, é que vamos ver do que são feitos. Se estas goleadas acontecem porque efectivamente estamos mais fortes ou apenas resultado da menos valia dos adversários.
Convém ter os pés bem assentes no chão e não começar já a embandeirar. 2 dias de folga com direito a disco e tudo…uhmm, desculpem mas isto não faz sentido (lembram se da semana antes da final da taça??Pois.)
Como já disseram, muito importante vencer pelos 3 pontos mas mais importante…quebrar a série vitoriosa deles e quebrar o aspecto anímico.
Acho perfeitamente normal os dois dias de folga. Tens 5 dias de treinos antes do jogo do Porto. Convém ter em conta o que aí vem com jogos de 3 em 3 dias. Iam folgar quando?mais, cumpriram tudo nos primeiros 3 jogos. Os grupos gerem se assim. Agora cabe aos jogadores dar tudo. Acredito que vamos ganhar.
Por um lado, é uma das poucas semanas que podem ter nos próximos tempos…quando entrar champions vai ser sempre a abrir…
Além disso, é de sexta a sabado, podem tranquilamente começar a preparação segunda, há mais do que tempo.
Por outro…é dos jogos que mais preparação requer. Em principio (espero eu) vai ser dos jogos que precisamos mais de trabalhar para começar a preparar os jogos grandes (em PT e champions). É o segundo jogo grande do ano e por isso é preciso trabalhar muito em cima do jogo da super-taça e prepara alterações do Porto…que podem incluir um “bixo” na frente que não pode ficar HxH com o Diomande, nem por sombras…não podemos dar o espaço que andamos a dar…
Não é que precisem assim tanto de descanso mas possivelmente é a necessidade de não sobrecarregar agora para tentar tornar a época um bocado menos carregada…
Vamos ter de apertar muito a partir daqui….agora descansam…
Epah, tenho muita confiança no Amorim, de certeza que ele sabe o que faz e que os dias que tem é porque acha mais que suficientes para preparar o jogo…
Então mas o puto não foi vendido para não ter de vender ninguém e porque não havia propostas nenhumas por ninguém a não ser o Morten e o Inácio e o Gyokeres?
O maxi araújo vem para o lugar do Nuno Santos (onde tem jogado o geny) ou para o lugar do pote?
Parece que estamos muito desfalcados no lado esquerdo. O pote não sei se tem uma real alternativa. O fotis joga lá? O RR pode jogar ali? Se o maxi é pra essa posição, continuamos só com o Nuno Santos (Matheus reis?)
Pelo que li o Maxi faz LE ou Extremo esquerdo,portanto com capacidade para fazer qualquer posição no flanco necessário.
Ideal para este esquema do Amorim.
Provavelmente joga com Nuno Santos e Geny OU Quenda.
Mas a lacuna no plantel tinha sobretudo a ver com o Nuno Santos: só ele dá aquela profundidade, agressividade e intensidade na ala esquerda. Alegadamente, com o Maxi, fica o problema resolvido.
Eu acho que o Matheus reis é muito curto e não tem sido aposta. Se calhar era outro que não era mal vendido por qualquer coisa acima dos 5M. E o geny desenrascou, mas não é bom a ala esquerdo. Por isso na prática temos Nuno Santos, maxi e pote para duas posições. Sendo que o pote não faz a posição do Nuno Santos nem o Nuno Santos faz a do pote (eh pá, e eu acho difícil que o maxi venha para fazer as duas consoante a necessidade, mas ok…)
Se vier o Fotis, tens 5 para 3 posições…sem contar com o Quenda e com o Abreu, que não vejo porque não podem…
E ainda RR ou Nel, o que ficar.
O Reis não pode sair. O plantel já é curto…não podemos abdicar de mais jogadores. O Reis vai ser o central pela esquerda e pode desenrascar na ala se for muito preciso. Não é espetacular mas é plantel…o plantel já está esticado esticado, não dá para abdicar de outro que não o Esgaio…esse é que não tem lugar em lado nenhum….
Para isso é que devem haver direitos televisivos negociados centralmente pela LPFP (fazendo mesmo depender a capacidade de financiamento dos direitos e da sponsorização da competição no FF da cedência das concessões similares para o FM).
Se houver capacidade de negociar, por exemplo, 120M€/ano para o FM, esse negócio só avançaria com quem se dispusesse a financiar com 11M€/ano as 2 Ligas FF e a Taça da Liga (6,7M€ 1ªSL+3,5M€ 2ªL+o,8M€ TL) .
Isto possibilItaria:
para uma 1ªLiga a 8 a seguinte distribuição:
1º – 1,5M€
2º – 1,2M€
3º – 1M€
4º – 0,8M€
5º – 0,7M€
6º – 0,6M€
7º – 0,5M€
8º – 0,4M€
SUB-TOTAL- 6,7M€
para uma 2ªLiga a 10 a seguinte distribuição:
1º – 0,8M€ (sobe à 1ª Liga)
2º – 0,7M€ (sobe à 1ª Liga)
3º – 0,6M€
4º – 0,55M€
5º – 0,5M€
6º – 0,45M€
7º – 0,4M€
8º – 0,3M€
9º – 0,2M€ (desce ao campeonato nacional – FPF)
10º – 0,1M€ (desce ao campeonato nacional – FPF)
SUB TOTAL= 3,5M€
Não vejo que seja um encargo muito grande para as operadoras e sponsors, ainda por cima se associado ao FM a direitos de exclusividade em provas do FM.
Isto pressupõe ainda um acréscimo de competitividade e de qualidade (menos Clubes e todos com maior capacidade de investimento) que se torna mais atrativo para cativar mais público e, pelo menos alguns Clubes, investirem em bilhética, publicidade, sponsoring, marketing, merchandising, eventos promocionais (presença regualar de atletas em pontos de venda de merchandising e outros), eventos complementares (organização de jogos e torneios particulares no defeso e nas paragens competitivas, etc).
O que falta é forçar a LPFP e os principais Clubes a dar este pontapé de arranque decisivo no sentido da profissionalização real e da sus sustentabilidade.
O resto virá, tal como em outros países até com menor qualidade potencial que nossa, por arrasto.
SEM MEXER UMA PALHA É QUE É MUITO FÁCIL QUE A DEFICIÊNCIA … É DO PRODUTO OU DOS SEUS TRABALHADORES (mesmo que a culpa seja dos produtores)
SL
Mas o que tenho a dizer sobre a centralização do direitos é que vai ser complicado.
Os 3 grandes assinaram contratos (não só de TV) que iam dos 400 aos 500M por 10 anos. O que dá qualquer coisa na casa dos 40 a 50M época. Apenas para TV que fossem 20/30M a no máximo dos máximos 40M.
O que se fala é que nem 300M por ano a Liga vai conseguir angariar de direitos de TV…a dividir (não de forma igual como é obvio) por 18 equipas….não vai ser nada fácil manter o mesmo rendimento para os 3 grandes.
Acredito por isso que vai dar cagada, mas também acredito que a centralização dos direitos de TV, se forem bem feitos, ajudará numa maior competitividade, melhores condições dos estádio, melhor espetáculo…
Mas a centralização do Futebol Masculino será outra guerra.
Acredito que Benfica voltará a roer a corda (enfrentando possíveis castigos) e o Sporting seguirá o exemplo.
Vamos lá ver se LPFP tem realmente tomates…
Ouvi que os clubes que não aceitassem a centralização não poderíam inscrever as equipas nas provas profissionais, mas de seguida ouvi o Benfica dizer que nunca aceitaria algo que os prejudicasse, e…silêncio.
Olá Álvaro,
Penso que o comentário vem no seguimento da minha questão de ontem quanto ao financiamento dos clubes menores.
É realmente uma solução excelente.
O grande desafio será convencer as operadoras e sporsors do retorno financeiro do investimento, pois não será imediato devido ao tempo que levará mudar a mentalidade de quem ainda não vê o Futebol Feminino como um entretenimento válido.
Exacto JHC, não sei porquê, não fez escada e apareceu como comentário separado, o que também provocou a extranheza do Laão Rampante.
Pelo desculpa pel aconfusão gerada, mas real mente pretendia sequenciar o debate interrompido à 2.12 de hoje.
Quanto ao comentário do JHC agora, acho que esse desafio pode ser ganho pela LPFP, assin queira ela incluir a centralização de direitos das transmissões do FF e do FM num bloco (11M€/ano não seriam demais para qq operadora, particularmente se isso baixasse em 5 ou 6 M€/ano o gasto no FM).
As receitas televisivas e a sua distribuição deveria ser o eixo central da sustentabilidade do investimento em Portugal (desde que com quadros competitivos devidamente dimensionados). Isto porque distribuia receitas apreciáveis, mesmo que LOGICAMNTE insuficientes.
O resto do “trabalho” teria de ser feito pelos Clubes profissionais, gerando e gerindo outras fontes de financiamento.
Mas só o facro de haver dinheiro das receitas televisivas que alguns Clbes pode usar em investimento em activos (jogadoras) pode e deve impulsionar o mercado interno,
Veja-se as vendas da Olívia e da Kika, mas, sobretudo, a venda da Telma: acham dispiciente o Marítimo ter podido realizar 180.000€ de receitta na venda de 1 activo? Isso deve-se a um factor extraordinário (a qualidade da Telma) mas também a uma política de boa gestão desportiva com boa aposta na Formação por parte do marítimo da AF Madeira e dos seus Clubes.
Também é poi aí que deve ir o caminho.
Mas não acho que se possa pedir muito mais aos Clubes (execpto um empenho mais clarividente dos 5 maiores): bastaria que todos EXIGISSEM MAIS EMPENHO E RESPEITO POR PARTE DA LIGA QUE OS REPRESENTA
Nem tão pouco se pode exigir mais a algumas Associações como a de Braga, a de Aveiro, a da Madeira e AGORA a de Lisboa.
Todas trabalhassem assim e, SOBRETUDO, todas EXIGISSEM MAIS EMPENHO E RESPEITO POR PARTE DA FEDERAÇÃO EM QUE SE INSCREVEM.
Um abraço e saudações leoninas
Para ser uma coisa como deve ser, na 1ª Liga, nunca podia ser abaixo dos 200M€ por ano – 40M€ cada grande, e aqui já vejo o Benfic@ a refilar, 15M€ para o Braga, o que já faz 135M€, e sobram 65M€ para 14 equipas, o que dá uma média de 4,6M€ por equipa, o que não é muito tendo em conta que actualmente as equipas mais fracas recebem 3 ou 3,5 M€.
Meter mais 11M€ em cima disto, para o FF… seriam 211M€ por época, ou seja, cerca de 17,6M€ por mês.
Não faço ideia se é possível uma empresa pagar isso pelo Futebol bem Portugal. Vocês acham que sim? Ou que não?
Claro que depois isto, estes bolo de 200M€ para o FM, teria de ser dividido, pelo menos, numa parte pela importância do clube e noutra pela classificação (mérito) – teria de ser uma cena bem estudada.
A ideia é interessante, como é normal no Álvaro.
Mas duvido que na FPF se pense sequer metade do que o Álvaro pensa sobre o FF…
Miguel se fossem 200M€, tanto melhor.
Mas lembre-se que estamos a falar de direitos Televisivos (SÓ) e ANUAIS.
Não nos podemos “reger” pelo contrtos hiper inflacionados de 3 Clubes em 2015, graças à chantagem exercida por um deles (a agir no que SEMPRE deveria ter sido considerado uma ilegalidade susceptível da aplicação de sanções duras: exigência de que as transmissões dos seus jogos em casa sejam feitas no seu Canal) .
Depois temos de nos lembrar que a centralização ds negociações não visam apenas um amior equilíbrio; elas visam também a adopção de regras de meritocracia na distribuição dos montantes globais negociados.
De qualquer modo falei em 120M€ para o FF (apenas para a 1ª Liga) por achar equilibrado, mas quem manda aí é o mercado e como há mais do que uma operadora atrás de um osso muito apetecível (apesar de ser um produto desequilibrado) … acredito que a LPFP possa esticar até quase aos 300M€ para as 2 Ligas (média de 12M€x18 na Liga 1 = 216M€ + média de 4M€x18 na liga 2 = 72M€ totaliza 288M€; com mais 12M€ para o FF dava (dava para, nos quadros competitivos que proponho, proceder à distribuição atrás descrita 6,5M€ para a Liga 1; 3,7M€ para a Liga 2; e 1,8M€ para a Taça da Liga a 3 eliminatórias dos 8 Clubes). Total 300M€/ano.
Vantagem para o FF se adoptassem o quadro competitivo de 8 (SL) e 10 (L2): em 3 anos aumentariam a competitivida interna, a qualidade das competições e do jogo, a atratividade da “indústria” e a sustentabilidade dos Clubes.
Hipotética vantagem para o FM: talvez finalmente se apercebam que a rzaão se sdeve sobrepor aos interesses politiqueiros de capelinha e comecem também a reduzir para 14 ou 12 os seus quadros competitivos. Também aí passaríamos a ter Campeonatos mais competitivos e equilibrados, futebol de maior qualidade, espetáculos mais apetecíveis e Clubes mais sustentáveis.
INFELIZMENTE, ACHO QUE O RAM-RAM DO STATUS QUO SE VAI SOBREPOR A QUALQUER ARAGEM DE MUDANÇA … PORQUE EXISTE UMA INSTITUIÇÃO ASSOCIATIVA “DESPORTIVA” QUE SE ACHA ACIMA DO ESTADO E DE QUALQUER LEI OU REGRA … E PORQUE NINGUÉM, COMEÇANO PELA LPFP, SE ATRAVE A CONTRARIAR ESSE DPODER DA COSA NOSTRA.
SL
Todos já sabem a minha opinião ao caso/polémica da contratação chamada Ioannidis. Que ele já é do Sporting.
Mas ainda vou adiantar mais um palpite, Ioannidis provavelmente só virá, depois do jogo com o porto, numa de marketing e acautelar algum resultado menos bom com o porto, a chegada/confirmação de Ioannidis, suavisaria essa derrota, que espero não aconteça.
Perceberam a ideia ?
Já assumi que não vem ninguém mesmo. Vamos contar com Gyo até rebentar e depois logo se vê (falar nisso, acho uma estupidez estar a ganhar 3-0 e Gyo continuar em campo…)
Jogada de Marketing?
Eu acho que tem mais a ver com a 2ªmão do playoff da Liga Conference que no ano passado o Olympiakos, o grande rival do Pana, ganhou.
Vão querer decerto marcar presença na competição.
Estão em desvantagem (2-1) mas a segunda mão é na Grécia.
Se perderem acredito que o Fotis chegaria nos dias seguintes.
Se ganharem acho que o Fotis nao vem…
Estarei aqui para admitir caso me engane, mas a mim Varandas e companhia já não surpreendem.
Já são quase 6 épocas de opacidade, proganda e areia para os olhos…
Claro que não vou.
Podia correr o risco de ir ver só as partidas e as chegadas de vários aviões.
O J. Pinto do porto um dia disse, prognósticos só no fim do jogo.
Como o Fernando Pessa, e esta heim
Aqui, já não concordo com o decidido, se é que já está.
Perante uma oferta de 15 milhões por Geny, nem pensava duas vezes.
Eu aceitava.
Ou então, não aceitava e vendia mesmo o Edwards que renunciou em ir prás arábias. Esta oferta, se é que existiu, era a cereja no topo do bolo, até aqui, Edwards que ia ganhar 5 x mais, segundo dizem, mostra-se um jogador pouco inteligente e pouco colaborante.
Mas talvez pense que ainda pode chegar a bola de ouro.
Vendia Edwards e esgaio. E punha entre 10 a 15 num gajo que fizesse a posição do pote ou do trincão. Um avançado móvel. Uma espécie de sarabia (sendo que o sarabia era de sonho!)
Não fosse a questão do passe eu tentava fazer uma boa venda com o Geny, porque apesar de tudo, eu acho que o lado direito tem boas alternativas, e o Quenda tem muito mais futebol.
Para mim, claro, não está na fronteira entre valer ou não a pena.
Temos, Trincao, Geny, N. Santos, Maxi Araújo, Quenda e até em último caso M.Reis, isto prós dois lados.
Edwards nem se mete em dúvida, que é só mais um, era vender e está a andar. E estou convensidissimo que o clube também quererá.
Pois, mas têm que renovar primeiro e fechar primeiro as negociações que andavam a fazer com o Amora, coisa que eu pensava que tinha sido feito.
Andamos a dormir nas nuvens.
Nesse caso tem razão Miguel, primeiro acabar com essa obra de st. Engracia que são essas negociações com o Amora.
O Amora deve estar a querer fazer um centro de estágio à custa do Sporting possivelmente.
Eles que abram os olhinhos, porque enquanto o RA estiver no Sporting, o jogador poderá andar lá em cima, quando RA sair, pode ser que vá novamente pró Marítimo e depois, lá se vai o dinheirinho.
Está ali muito futebol potencial. As ideias de jogo, intensidade, modelo de jogo, velocidade a que tentam jogar….
Se eu fosse a um puto do Sporting (tipo o Afonso Moreira), eu preferia mil vezes ficar nesta B do que ir para a 2ª ou 1ª. Pode haver ali um grande crescimento dos putos e este modelo treiná-los a sério para a equipa principal, depende deles.
Nunca a equipa B teve tão perto da intensão de jogo da equipa A. Perdemos…mas isto é das derrotas que não me interessam. Porque são claramente fruto de querermos jogar muito mais do que os outros e ainda estarmos em pré-época.
Uma nota para o Muniz…mais uma vez….mehhh….Tem muito que crescer…muito. Não o vi sequer com qualidade para se destacar na defesa da B, muito menos para jogar na A…
Isto até se podia estender ao Essugo mas eu acho que o Essugo precisa é de um desafio bem maior…é de primeira liga. Não é tatico ou de intensidade, é de perceber bem os momentos do jogo, ser capaz de fazer o fácil rápido e bem…
A movimentação da equipa, as tentativas de jogar de primeira, as triangulações e entradas…
Claro que conforme o tempo avançava e eles estavam mais ansiosos, pior…
E claro que ainda falha muito. O passe saí cedo demais ou longo demais, ainda há gente um bocado mais perdida e sem conseguir executar com a velocidade que é preciso…e tudo depende destes jogadores conseguirem dar o salto para o fazer ou não…
Mas não tem nada a ver com o marasmo que sempre foi a equipa B e tem muita movimentação de equipa A….ainda só saí de vez em quando porque precisa de muito treino mas está lá a intenção. Vamos ver se passa de intenção…
Se houver pelo menos uma percepção de que há uma ideia de jogo, de como se querem fazer as coisas acho que será um upgrade em relação ao ano passado, porque sinceramente aquilo o ano passado parecia mais por os putos a jogar e ver no que dá.
Quanto ao Essugo, está-se a fazer tarde. Já devia de ter sido emprestado para dar continuidade ao crescimento que teve no Chaves. Precisa de uma boa equipa e de um bom treinador, acho que o Rio Ave seria o ideal (se o Freire ficar até ao fim do ano) porque me parece que será uma equipa que vai fazer um campeonato em crescendo que é precisamente o que o Essugo precisa, primeiro estabelecer-se e ir crescendo com a equipa ao longo do ano.
“Uma nota para o Muniz…mais uma vez….mehhh….Tem muito que crescer…muito. Não o vi sequer com qualidade para se destacar na defesa da B, muito menos para jogar na A…”
Tenho um palpite que Maxi Araújo será mais um jogador de equipa e de luta, estoicismo do que propriamente um jogador de pormenores individuais dos que desiquilibram.
Embora, claro, não seja tosco, será, talvez, mais de trabalho físico com pés qb para sul americano.
Daí talvez à medida de RA, pra desenvolver jogo pela lateral, que se quer normalmente jogadores voluntariosos, rápidos, e que saibam fazer o vai vem, como Ruben gosta.
25 Agosto, 2024 at 19:56
Leonino noticia interesse nosso e do FCP no Tiago Djalo, potencialmente por empréstimo.
Thoughts?
25 Agosto, 2024 at 20:10
Todos os que tem “ADN gap” deveriam regressar para termos a certeza.
Falhamos o regresso do Chiquinho, espero que lutem até a última gota de sangue pelo Tiago.
Mais a sério, recusou renovar com o Sporting por sentir que não contavam com ele (continuaria na B). Na despedida deu conta disso mesmo.
Na formação era bastante promissor e acredito que em Itália, e na Juventus, terá amadurecido.
Tem boa estampa física, bom jogo aéreo e é rápido. Tecnicamente não sei dizer se evoluiu.
Mas se o Porto estâ interessado, é porque jâ o analisaram até à unha do dedo mindinho do pé esquerdo…
25 Agosto, 2024 at 20:58
Penso que ele está bem melhor, com menos “paragens cerebrais” que aconteciam muito na B, mas pelo que evoluiu no Lille, chegou a jogar na Juve?
25 Agosto, 2024 at 21:20
Pois. Não recordo de vê-lo jogar.
Mas esse tempo de Lille e futebol profissional senior terão necessariamente de ter dado a experiência que tem hoje.
Do que leio na net o nome dele já era falado para o Porto quando anunciaram a saída de Pepe.
25 Agosto, 2024 at 20:52
Gostava dele.
No Lille confirmou mas acho que teve uma lesão grave…se estiver bem fisicamente seria um bom regresso!
25 Agosto, 2024 at 19:58
Para quem tiver interesse, aqui fica a Grande Entrevista (RTP) com a nossa “mister / miss / mrs” Mariana Cabral.
https://www.rtp.pt/play/p12659/e789994/grande-entrevista
25 Agosto, 2024 at 20:21
Mais uma Supertaça. Obrigado andebol leonino.
25 Agosto, 2024 at 20:46
Braga melhorou bastante com o Carvalhal…
25 Agosto, 2024 at 20:51
Grande andebol, uma sova!! Parabéns
Já chegou o Maxi, falta o PL.
25 Agosto, 2024 at 21:19
Falta o PdL e o central.
Ah pois
25 Agosto, 2024 at 21:05
Arbitragem bem tendenciosa em Braga…
25 Agosto, 2024 at 21:14
Nada de novo.
Mudança de treinador, este tem que ter obrigatoriamente resultados, como no porto, mudança de presidente também tem que ter obrigatoriamente resultados.
Mas cheira-me que o braga não está tão forte como outras épocas.
25 Agosto, 2024 at 21:22
Essa do “tem obrigatoriamente de ter resultados” é muito boa…
25 Agosto, 2024 at 21:25
É boa, não é ?
E vão ter.
25 Agosto, 2024 at 21:17
Golaço do Braga.
Perda de bola estúpida do Moreirense.
25 Agosto, 2024 at 21:40
Moreirense quase empata já na 2ª parte. Foi ao poste…
25 Agosto, 2024 at 21:43
Muito boa jogada do Moreirense e está feito o empate.
Bom reinicio do Moreirense.
25 Agosto, 2024 at 21:44
Estou a ver que o Benfic@, a jogar como está, vai ter dificuldades na próxima semana…
25 Agosto, 2024 at 21:47
2-1 para Braga, novamente numa perda de bola do Moreirense…
25 Agosto, 2024 at 21:51
Falhanço inacreditável do Moreirense depois duma bola no poste…
25 Agosto, 2024 at 22:06
3-1.
Boa jogada do Braga.
Zalazar está em boa forma, esse fascista! 😀 😀 😀
25 Agosto, 2024 at 22:08
É Gustavo Sá e este Zalazar, mais tarde ou mais cedo, vão render uns trocos.
25 Agosto, 2024 at 22:10
Este Zalazar, pra quem está lembrado, na época passada marcou no campo do rival um espectácular golo.
25 Agosto, 2024 at 22:15
Bom player o Zalazar.
25 Agosto, 2024 at 21:55
Parabéns ao nosso andebol!!! Grandes Leões!
25 Agosto, 2024 at 21:55
Estou a ver o bahia x botafogo e este guarda redes do botafogo, o John, tem qualidade.
25 Agosto, 2024 at 22:01
Mas no que toca a jogo jogado parece futebol de peladinha 🙂
Rasgadinho e dispostos em campo sob a chamada: tática do cara***.
25 Agosto, 2024 at 23:38
Um aparte.
Eu acho, que o porto fica mais bem servido com Fabio Silva do que ter o espalha brasas.
Em todos os sentidos.
Tacticamente, mais experiente, fisicamente, equilibrado, e mais disciplinado Fabio Silva trás mais vantagens ao porto.
25 Agosto, 2024 at 23:57
Fábio Silva ou Fábio Vieira?
Se falas do Fábio Vieira, ele e o Francisco Conceição são jogadores com funções diferentes e que ocupam terrenos diferentes.
Fabio Vieira será mais uma espécie de Bragança, enquanto o Chico era o Edwards deles.
Ficam bem servidos no miolo, perdem oo elemento que mais desequilibrava as defesas contrárias…
26 Agosto, 2024 at 0:14
Fábio Vieira.
Exato funções diferentes, mas pra do espalha brasas já lá têm a nova afirmação.
Reafirmo, ficaram mais bem servidos.
25 Agosto, 2024 at 23:51
Bem sei, Maxi Araújo não é PdL, bem sei.
Mas.
Trocar Paulinho por Maxi e dar mais 4 ou 5 milhões, tendo o Paulinho 30 ou 31 e Maxi 24, acho um bom negócio.
SE
e Se o Maxi se revelar bom jogador.
Vamos agora ver, se será.
Sei que Paulinho marcou na época passada alguns golos importantes prá conquista do título, mas nada nos garante que esta época voltasse a fazer o mesmo e todos sabemos, que sempre deixou muito a desejar.
Esta troca, com acréscimo de 4 ou 5 milhões e renovando a idade, penso que vale a pena a aposta.
Pode é não resultar, como pode resultar, e o volume de negócio é baixo, por isso, acho que vale a pena, para mais, tendo jogado a copa América numa equipa que foi revelação.
26 Agosto, 2024 at 0:00
Claro, se não resultar, todos virão dizer, deixámos de ter um que ajudava a marcar golos pra um que é flop.
Mas
Enquanto o Paulinho valeu algum dinheiro era sempre de aproveitar, porque já não valia muito, e outro pormenor importante, tínhamos que ter mais alguém prá eventualidade da falta de N. Santos, era e é obvio.
Por tudo isto, foi sempre boa aposta.
Resulta ?
Não se sabe, mas a aposta foi correta.
É bom é dar-se opinião antes, porque depois, é sempre fácil e certeiro.
26 Agosto, 2024 at 0:34
Caramba, a boa equipa do Vitória perdeu com o Aves?
Estranho!
26 Agosto, 2024 at 0:44
Se visses o jogo … Percebias que é daqueles resultados injustos…
O GR do AVS foi o melhor em campo … 2 bojardas nos postes da baliza do AVS …
O Guimarães não merecia ter perdido este jogo …
26 Agosto, 2024 at 0:45
Foi uma analise à J., só pelo resultado… 😀 😀 😀
E estava-me a meter com vocês, que acham que o Vitória tem boa equipa. 😉
26 Agosto, 2024 at 12:42
Tens uma fixação com o J. tu….
Eu já quase nem leio o que escreves, tal é o desacerto e as más intenções, mas tu insistes neste tipo de comentários.
Devias sair mais de casa. Fazia-te bem!!!
26 Agosto, 2024 at 0:44
Excelente negócio do FCPorto ao emprestar o mini porco à Juventus por 7+3 que são 10M€ em caixa – que paga o passe do gajo ao Ajax! Ficam com o jogador na mesma para o negociarem para o próximo ano…
26 Agosto, 2024 at 1:18
Parece fácil…
26 Agosto, 2024 at 5:17
O foicomputas está a remodelar o plantel…
Aposta em jogadores jovens, internacionais nas camadas de formação , já com jogos no 1° escalão…
Está a melhorar desportiva e financeiramente…
26 Agosto, 2024 at 8:48
E nem falam de “Herança Pesada”…Quem diria…
Z
26 Agosto, 2024 at 9:43
🙂
26 Agosto, 2024 at 11:18
E aquilo sim, foi uma herança de merda…
26 Agosto, 2024 at 12:35
Depende da perspectiva, vocês dizem que ele é um fora de série,mas os factos é que ninguém lhe pegou a não ser por empréstimo..
26 Agosto, 2024 at 13:01
Tens de dar um desconto ao pessoal.
Dizem o mesmo do Pote e do Edwards e o resultado não é diferente…
26 Agosto, 2024 at 13:22
Comparar o Pote ao Edwards é fascinante…
Sim,eu sei que para ti o Conceição é um craque formado em Alcochete, já falaste tantas vezes nisso,não percebi nunca a intenção,e vê lá tu que o mal amado Trincao teve melhores números que ele,mas o Chico é que é um craque,que não serviu pó Ajax, vamos ver agora no empréstimo.
26 Agosto, 2024 at 13:32
Há alguma razão para não poder comparar?
26 Agosto, 2024 at 13:36
Quem diz que o Edwards é um fora de série?? O pote basta olhar para os números,nem preciso dizer mais nada..
Tu que idolatras o porco do chico por isso,que ia ser bem vendido e coiso e tal, só que não… ninguém lhe pegou quando tinha uma cláusula de 30 milhões.
26 Agosto, 2024 at 2:54
Alguém consegue comprar bilhete no site para o jogo com o fcp?
26 Agosto, 2024 at 5:47
Um sismo de 5,3 abalou a região de Lisboa e Setúbal esta madrugada, pelas 5h11. O epicentro localizou-se a sudoeste da capital, a cerca de 50 km de Sines, segundo o IPMA.
26 Agosto, 2024 at 6:06
Acordei uns segundos antes…
26 Agosto, 2024 at 6:25
Eu acordei uns 2 minutos antes…
Já senti diversos abalos acordado… Há uns 15 anos atrás lá em baixo no Algarve… Há uns 10 anos atrás ali perto de Montemor o novo…
Hoje senti bem as ondas sísmicas…
26 Agosto, 2024 at 6:31
Já não sentia há uns anos mas como sou Açoriano Terceirense já perdi a conta aos que senti
26 Agosto, 2024 at 8:45
Que tremor qual quê. Era o Gyokeres a rematar
26 Agosto, 2024 at 8:49
Acordou-me! Esse gajo não dorme?!
🙂
Z
26 Agosto, 2024 at 20:37
Eu tinha vindo do WC. O que senti pareceu um pedregulho a cair de uma prateleira alta, fazendo vibrar o chão durante 3-5 segundos.
26 Agosto, 2024 at 9:16
Não havendo crónica do jogo aqui vai o que penso do jogo de sexta.
Todos jogaram muito bem.
Pote muito bem.
A defesa muito bem.
Geny de facto à direita dá outra coisa para melhor.
Trincão encontrou a posição ideal para ele. Evoluiu muito. Até nos duelos físicos já vai ganhando na pancada. Têm-me surpreendido….muito…pela positiva.
Até o Edwards fez qualquer coisa…
Pouco mais há a dizer?
Continuem assim.
Em relação ao próximo jogo contra os tripeiros, tenho um feeling que tem tudo para ser diferente.
Mesmo assim vai ser um jogo complicado.
Jogadores mais em forma fisicamente, mais focados e sobretudo com mais experiência adquirida do jogo para a supertaça.
Espero bem que Amorim tenha aprendido com o jogo e não deixe os jogadores a arrastarem-se em campo.
O apoio do público também será fundamental.
Sábado às 20:30.
Muito importante para ganharmos uma vantagem de 3 pontos para lampiões e tripeiros, estes últimos com menos um jogo de confronto direto connosco.
26 Agosto, 2024 at 9:32
Muito cuidado com este novo avançado que o foicomputas foi buscar …
Internacional sub 21 e 23 pela Espanha…
E “só” custou 15 M € …
26 Agosto, 2024 at 9:46
Em PT tem tudo para ser decisivo e garantir MONTES de pontos.
Muita qualidade.
15M por metade do passe….
26 Agosto, 2024 at 9:47
50% dos direitos económicos
26 Agosto, 2024 at 9:52
e por 10 milhões garantem mais 30% do passe… ou seja, ficaria em 25 milhões por 80% do passe.
Falidos dizem eles….
26 Agosto, 2024 at 9:48
15 m …por 50%….
até me pode vir a “calar” no futuro…. mas é ao dia de hoje é um “produto da lavandaria”
São estes os “números” no Alaves
https://www.zerozero.pt/jogador/samu-omorodion/1182294/jogos?epoca_id=153
Teve uma série de 3 jogos no final de janeiro/inicio de fevereiro que marcou 4 golos e o resto da época uma “pobreza”
E na seleção olimpica suplente do …..Abel Ruiz
26 Agosto, 2024 at 11:20
15M€ por 50% do passe…
Quando o Sporting contratou gajos com 50% do passe nunca vieste com a lenga-lenga do “só custou…”
26 Agosto, 2024 at 11:39
O Geny também é um assunto bem resolvido por esta “estrutura” …
Belo embroglio…
26 Agosto, 2024 at 9:45
Grande jogo na Sexta.
Muita dinâmica, muita velocidade, ganhámos a maior parte dos duelos…não me lembro de uma equipa ter esta dinâmica e andamento à 3ª jornada. A mesma equipa que contra o Nacional mas um jogo muito mais controlado, também porque o Farense nunca conseguiu ganhar duelos nem meter qualidade nenhuma no jogo.
Foi um primeiro passo para fazer as pazes com o Amorim. Próximo fds vem um passo decisivo para essas pazes.
Sinto que não vale a pena falar individualmente de todos…estiveram todos muito bem. Por isso vai de atacado:
Morita fez um jogão. É o oposto do Morten…o Morten demora a aquecer e depois entra em velocidade cruzeiro e é brilhante, o Morita entra sempre a 300% no ano e depois tem mais dificuldade em manter o nivel durante o ano…grande jogo do Morita. Muito bem ajudado pelo Bragança.
O Trincão foi outro…estava com tudo. Fortíssimo nos duelos ofensivo, boas decisões a maior parte do tempo…e fortíssimo nos duelos defensivos, que é o mais curioso. Está muito “soltinho”, é o melhor Trincão que vimos no Sporting e este Trincão…este sim! É verdade que teve muito espaço e isso para ele é mel, mas ele criou muito desse espaço.
O Gyokeres faz 3 golos e continuo a acabar o jogo com a sensação que…ainda não está bem na finalização…ainda precisa de afinar. Tal foi o caudal ofensivo do Sporting.
O resto estiveram todos muito bem…
Voltei a detestar a entrada do Edwards mas foi um grande golo…A ver se ele ganha confiança e consegue um nivel mais estável.
O Essugo voltou a entrar e continuo a sentir o mesmo. O Essugo precisa de tempo e de jogo…precisa de fazer bem as coisas simples. Fazer bem, rápido e com segurança aquele passe de 5 metros. Não está preparado para ser o 4º médio deste plantel e precisa de jogar. Não adoro ser o Pote a descer mas…não estou a ver irmos buscar mais outro jogador. Ia buscar o Handel, que o Vitória está de calças na mão e adoro ver o puto jogar mas…já vem o Araujo, falta do PdL que tem de vir…..não estou a ver termos ainda guito para ir sacar o Handel, mesmo não sendo uma fortuna. Se estivesse nos lampiões, era mesmo daquelas que nem pensava 2 vezes.
Agora vem o segundo teste de fogo a esta equipa. Há a sensação que esta equipa contra equipas pequenas…se mantiver o ritmo…vai ser muito dificil de bater mas sobra a questão se não é demasiado exposta para jogos médios/grandes e se esta forma de jogar não a torna MUITO vulnerável a equipas organizadas e com muita qualidade na frente. E vai haver vários. Na Champions e no campeonato. Vamos ver como a equipa se vai comportar já no Sábado…
26 Agosto, 2024 at 9:49
Heheh
A habitual crónica de segunda feira.
Eu acho que o Trincão ainda pode melhorar. Quando perceber que ás vezes um pouco mais de assertividade e menos rodriguinhos , pode fazer ainda mais a diferença.
De resto pouco mais a acrescentar..
O jogo de sábado é praticamente uma final para nós. Não que seja decisivo claro, mas depois de 2 derrotas em finais contra eles e da forma que foi, não podemos mesmo dar mais abébias.
Temos que nos afirmar perante os gajos!!!
26 Agosto, 2024 at 20:44
Essa para mim sempre foi a principal lacuna do Trincão.
Está melhor, mas ainda tem de conseguir perceber melhor e executar o que é simples, em vez de tentar ir pela opção mais complicada.
O Guardiola (que aprendeu com o Cruyff) diz que 85% de um jogo de futebol é passado a fazer coisas simples.
Mas está a melhorar claramente.
26 Agosto, 2024 at 11:16
” Há a sensação que esta equipa contra equipas pequenas…se mantiver o ritmo…vai ser muito dificil de bater ”
Alguns tasqueiros criticam-me quando refiro-me à diferença nos valores de investimento e orçamento entre nós e as outras equipas, mas não podemos ignorar que para equipas em construção como o Farense, compostas por jogadores alguns livres e outros com custo baixo, conseguirem contrariar uma equipa onde os milhões refletem a nossa qualidade, e rotinada como está por poder manter os melhores, é tarefa praticamente impossível.
O Lucas Africo, no Sporting, estaria neste momento a caminho de um empréstimo sem retorno. No Farense será titular na próxima jornada.
Vi o jogo do City-Ipswich e não é muito diferente.
Podem dizer-me que são 11 contra 11, que todos têm 2 pernas, e que o Farense tem lá um gajo que é muita bom.
No fim, mais golo menos golo, o resultado é o mesmo, contra os pequenos ganha quem pode e tem os melhores.
Contra o Porto a situação muda de figura porque ainda conseguem ter e manter qualidade.
Mesmo assim somos melhores, e em casa, invencíveis.
26 Agosto, 2024 at 11:29
Não é só isso…tem a ver com o modelo de jogo também.
A diferença de investimento dos lampiões também é muito grande e eles têm muito mais dificuldade em desmontar o adversário.
Tem a ver com a projeção ofensiva e a velocidade com que atacamos, com a variabilidade de soluções que temos…em que vamos por fora, por dentro, cruza com pé contrário, vai à linha com o pé dominante, passe longo, combinações curtas.
Depois tem o reverso que é … contra equipas com mais qualidade à frente, em que os duelos são mais repartidos e é normal os nossos defesas não ganharem todos os duelos….aí é que a porca torce o rabo…porque basta eles ganharem 1 ou outro duelo para ser um perigo brutal…
26 Agosto, 2024 at 13:33
Então podemos perder contra qualquer equipa que tenha um orçamento maior que o nosso,tudo normal,na Champions então..
O mesmo gajo que idolatra o JJ e que diz que ele fez um trabalho fantástico no flamengo,nunca antes visto,se calhar o orçamento do flamengo com tanto craque deve ser baixo,no Fenerbahçe igual,no al hilal também…por favor,os orçamentos não ganham nada se não houver competência,agora andamos a jogar tão bem mas não se pode dizer, é porque o Africo é uma merda,e o Farense também..o porto é que joga muito e tão a fazer um bom trabalho, nada de novo…
26 Agosto, 2024 at 14:12
Não só podemos perder como temos perdido.
O grande trabalho de Jorge Jesus no Flamengo não foi desportivo, mas já o escrevi sobre isso e não me apetece voltar ao assunto.
E tens toda a razão, sem ter os orçamentos que teve após deixar Portugal, não tinha metade dos resultados que alcançou. Nem ele, nem o Abel, nem o Guardiola…
26 Agosto, 2024 at 14:17
Curiosamente não sei se o Guardiola não teve melhores resultados com o menor orçamento comparativo com o resto da liga…
O orçamento do Barcelona estava muito mais próximo dos restantes da liga (até bem menor do que o do Real), do que o orçamento do Bayern comparativamente e do City (principalmente nos primeiros anos).
26 Agosto, 2024 at 15:15
Quando comparado externamente talvez não, mas internamente só estará abaixo do Chelsea.
No entanto falamos de uma dimensão macro e em que os clubes podem pagar 100M por um jogador. Nesse patamar estão aqueles que lutam pela Champions todas as épocas.
Comparando os 400M de valor de mercado do Sporting com os 18M do Farense, em que o mais valioso é o Ricardo Velho com 3M, fica mais complicado dizer que não temos obrigação de ganhar…
26 Agosto, 2024 at 11:23
O Sporting jogou com uma velocidade e intensidade que não me lembro de ver, e o melhor, é que mal relaxou ou tirou o pé do acelerador. Por norma, o Sporting apanha-se a vencer e costuma adormecer um bocado, nestes últimos jogos tal não aconteceu, talvez tenha sido esta a bênção da SuperTaça.
Fim de semana jogam as 2 melhores equipas da Liga, mas em contextos completamente diferentes na minha opinião. Vamos ver como nos aguentamos, se fizermos brilharete pode ser o inicio do declínio do Porto, espero que assim seja.
26 Agosto, 2024 at 9:49
Vítor Roque apresentado no Bétis, empréstimo com opção de compra no final da época no valor de 25 M €… Alô Viana?!? Huguinho a chilar?!?
Arábia Saudita tenta levar Geny e Edwards … Não dá para trocar o Geny pelo esgalho?!? Vai zenha que é tua…
ioacoiso, onde andas?!? O único avançado centro do mundo que pode jogar no sistema do SCP… E tinha que estar na Grécia…
Preparem se que esta vai ser uma semana difícil… E logo em vésperas de defrontar aqueles porcos bimbos…
26 Agosto, 2024 at 10:07
O Genny sair, será o Euromilhoes para o Amora, não acredito. O Edwards sair é um erro.
26 Agosto, 2024 at 10:37
Nesta altura do campeonato, só venderia jogadores pela cláusula.
Mas abria aqui uma exceção para o Edwards e para o esgaio, que, a meu ver, não estão lá a fazer nada a não ser atrapalhar. Se vendêssemos estes dois , podíamos talvez ir buscar o tal Gustavo sá, que talvez desse para pôr ali alguma concorrência no lugar do pote ou do trincão, que até nem temos tanta profundidade assim nessas posições.
Acham que um pacote Edwards + esgaio conseguíamos tirar uns 20, 23 milhões? 18 que fossem? E com 15 trazíamos o puto do fama.
26 Agosto, 2024 at 10:40
Posições diferentes
26 Agosto, 2024 at 11:14
+1 menos o Gustavo Sá.
É demasiado caro nesta altura…o Fama já fez muita guita neste mercado, está tranquilo…
Se houvesse guita, eu ia buscar o Handel…
26 Agosto, 2024 at 11:23
Mas não precisamos de mais um médio centro…
Ou então tínhamos que emprestar o essugo.
Eu acho que podemos perfeitamente ter o essugo a ganhar minutos como quarto médio. Devia era entrar praticamente todos os jogos.
26 Agosto, 2024 at 11:30
Emprestar o Essugo…
Pelo bem dele e do nosso…
O Essugo precisa de dar o salto e para isso precisa de jogar. EU vejo o Essugo a jogar e … ainda não pertence a esta equipa. Ele próprio acha que não pertence. É preciso ele jogar e conseguir fazer as coisas simples sem tremer todo.
26 Agosto, 2024 at 11:57
Não concordo.
Havendo uma lesão, castigo ou abaixamento de forma do trio de centro campistas…ficamos sem mais ninguém porque não acho que Pote sirva para aquela posição (pelo menos em jogos mais exigentes!)
26 Agosto, 2024 at 12:02
Então, estás de acordo comigo…
Ir buscar o Handel (que é médio centro) e emprestar o Essugo.
Prefiro contratar um médio do que um para o lugar do Pote (assumindo que vem o Araujo e o PdL).
Prefiro +1 médio do que o Pote fazer outra época entre os 2 lugares…
26 Agosto, 2024 at 12:28
Isso de ir comprar suplentes costuma correr sempre mal.
Até porque o Hendel ia jogar pouco tal como o Essugo.
Eu acho que o modelo preferível era ter cá o Essugo a jogar entre a A e a B. Mas com a equipa B num patamar Liga 3 não faz sentido….
Não ia buscar ninguém, seria o Pote o nosso 4ºmédio e para ai um Arreiol como 5º.
Com o Araujo a poder fazer o lugar, e tendo também uma possibilidade do Fotis jogar tb nesse lugar…. isso sim, tem é que vir o Fotis!!!
E fecha…
26 Agosto, 2024 at 12:34
Hummm…
Não sei se o Handel vai ser suplente muito tempo…
Seria sempre na lógica M. Fernandes…
Muito, mas muito mais preparado para o Sporting do que o Essugo ou do que estava o Koba…mas MUITO mais.
Acho é que eventualmente estou a hipervalorizar a crise do Vitória e se calhar é caro demais…
26 Agosto, 2024 at 10:55
Acho que “vender” o Edwards é bom… Bem melhor que vender o Matheus… Mas aí estamos perante o tradicional “tributo”…
“May the odds be allways in your favour”!
Z
26 Agosto, 2024 at 10:50
Foda-se um gajo que prefere o real balonpie ao SPorting presente na CL, de facto não me parece especialmente ambicioso…
Ou então estamos pior de imagem do que parece… É o que dá cagar consistentemente na LE…
Z
26 Agosto, 2024 at 11:21
Quem?
26 Agosto, 2024 at 11:21
O Roque’n’role, ok…
26 Agosto, 2024 at 11:23
Subscrevo inteiramente!
26 Agosto, 2024 at 11:25
Mas para nós vinha emprestado também? É que ele a ser emprestado em Espanha, na verdade, tem contrato com o Barcelona na mesma…
Nós queríamos ir buscar o gajo por empréstimo?
26 Agosto, 2024 at 11:29
Isso já é outra coisa… Pelos vistos era o que queriamos, talvez com opção de compra. Eu falo da preferência do jogador… Assumindo condições semelhantes.
Z
26 Agosto, 2024 at 11:45
Mas tem opção de compra…
Até é melhor para o clube em causa este acordo do que o que nós propusemos.
O Betis tem 1 ano para ver se vale a pena pagar. Nós íamos pagar já.
Ele quis ser visto a jogar semana sim semana sim, num clube que claramente precisava muito de um jogador como ele e um treinador que sabe muito bem tirar o melhor dos jogadores.
Aqui vinha para lutar muito por posição com 2 jogadores brutais (Pote e Gyokeres), durante a semana ninguém o vê jogar e na Champions dificilmente seria titular.
Eu não acho a escolha nada descabida…
26 Agosto, 2024 at 11:56
Fala-se numa cláusula de 25 milhões por 80 por cento do passe ficando o Barça com uma opção de recompra.
Não sei se este negócio nos interessava…..
26 Agosto, 2024 at 12:01
No nosso também se falou sempre de clausula de recompra.
26 Agosto, 2024 at 11:59
“O Betis tem 1 ano para ver se vale a pena pagar. Nós íamos pagar já.
Ah vejo que continuamos a aplicar o modelo St. Juste, que tanto sucesso nos deu!
Espectáculo!
🙂
Z
26 Agosto, 2024 at 21:14
Tiago o que o Z critica não é a opção do Barcelona mas sim a do Roque, que já havia manifestado a sua preferência pelo Bétis.
Perante tais declarações repetidas à exaustão pelo jogador desde há mais de 10 dias, também não percebo a insistência do Sporting a ponto de enviar o Viana a Barcelona.
Até o facto de a proposta do Sporting ao Barça por alguém que afirmou ser uma opção alternativa ser 7M€ mais generosa em objetivos do que aqilo que ofereceu pelo alvo principal, é um insulto ao outro negociador, detentor do passe desse alvo.
SL
26 Agosto, 2024 at 11:55
Sábado, contra uma equipa de igual valia, é que vamos ver do que são feitos. Se estas goleadas acontecem porque efectivamente estamos mais fortes ou apenas resultado da menos valia dos adversários.
Convém ter os pés bem assentes no chão e não começar já a embandeirar. 2 dias de folga com direito a disco e tudo…uhmm, desculpem mas isto não faz sentido (lembram se da semana antes da final da taça??Pois.)
Como já disseram, muito importante vencer pelos 3 pontos mas mais importante…quebrar a série vitoriosa deles e quebrar o aspecto anímico.
26 Agosto, 2024 at 12:10
Concordo plenamente contigo.
No sábado veremos então.
Até lá, já teremos o Maxi Araújo e … 1 só ponta de lança no plantel.
26 Agosto, 2024 at 12:20
Comentário acertado.
26 Agosto, 2024 at 12:32
Acho perfeitamente normal os dois dias de folga. Tens 5 dias de treinos antes do jogo do Porto. Convém ter em conta o que aí vem com jogos de 3 em 3 dias. Iam folgar quando?mais, cumpriram tudo nos primeiros 3 jogos. Os grupos gerem se assim. Agora cabe aos jogadores dar tudo. Acredito que vamos ganhar.
26 Agosto, 2024 at 12:45
Também me parece que o problema não são as duas folgas.
O problema está ou não no trabalho que vem a seguir.
Na folga que façam o que tem a fazer com juízo.
No tempo de trabalho, profissionalismo, foco total e faca nos dentes.
26 Agosto, 2024 at 15:05
Mas 2 folgas para quê?!!
Início de época … 1 jogo por semana de há 3 semanas para cá.
Estão cansados?!?
26 Agosto, 2024 at 15:08
É uma forma de os compensar.
Querem dar folga quando tiverem 3 dias entre jogos?
É uma forma de gerir o grupo.
Nada contra.
26 Agosto, 2024 at 15:24
Vão ter interregno de seleções. Muitos deles não vão…vão ter descanso com fartura.
Ainda agora começaram a época e têm tido jogos de 5 em 5 dias. Depois queixam se que só aguentam 60minutos.
Olhem, podiam aproveitar para treinar a marcação de livres, já que ninguém consegue acertar na baliza.
26 Agosto, 2024 at 15:35
Vamos ver…
Assim de repente…
Diomande vai
Inácio vai
Morten vai
Morita vai
Gyokeres vai
Geny vai
Quenda vai
Pote e Trincão, vamos ver…espero que não…
É a espinha dolsal toda…
26 Agosto, 2024 at 14:13
Por um lado, é uma das poucas semanas que podem ter nos próximos tempos…quando entrar champions vai ser sempre a abrir…
Além disso, é de sexta a sabado, podem tranquilamente começar a preparação segunda, há mais do que tempo.
Por outro…é dos jogos que mais preparação requer. Em principio (espero eu) vai ser dos jogos que precisamos mais de trabalhar para começar a preparar os jogos grandes (em PT e champions). É o segundo jogo grande do ano e por isso é preciso trabalhar muito em cima do jogo da super-taça e prepara alterações do Porto…que podem incluir um “bixo” na frente que não pode ficar HxH com o Diomande, nem por sombras…não podemos dar o espaço que andamos a dar…
26 Agosto, 2024 at 15:06
Então mas a seguir ao jogo contra o foicomputas há paragem das selecções…
Estão assim tanto a necessitar de descanso?!?
26 Agosto, 2024 at 15:37
Não é que precisem assim tanto de descanso mas possivelmente é a necessidade de não sobrecarregar agora para tentar tornar a época um bocado menos carregada…
Vamos ter de apertar muito a partir daqui….agora descansam…
Epah, tenho muita confiança no Amorim, de certeza que ele sabe o que faz e que os dias que tem é porque acha mais que suficientes para preparar o jogo…
Lá está…percebo ambas as decisões…
26 Agosto, 2024 at 12:40
E vamos ter que vender alguém…..
Se vier o PL por uns 20/25 milhões vamos ter um défice de uns 20 milhões entre compras e vendas.
26 Agosto, 2024 at 13:54
Começaste a fazer contas?
Sempre valeu a pena investires numa calculadora…
26 Agosto, 2024 at 14:06
Que fixação do especialista de sofá…. dasse!!
Sai de cima, pá
26 Agosto, 2024 at 18:40
Vai-te coçando…
É sempre bom ver evolução nas pessoas…
26 Agosto, 2024 at 15:38
Como assim vamos ter de vender alguém?!!??
Então mas o puto não foi vendido para não ter de vender ninguém e porque não havia propostas nenhumas por ninguém a não ser o Morten e o Inácio e o Gyokeres?
Decidam-se…
26 Agosto, 2024 at 12:46
Ainda não percebi uma cena.
O maxi araújo vem para o lugar do Nuno Santos (onde tem jogado o geny) ou para o lugar do pote?
Parece que estamos muito desfalcados no lado esquerdo. O pote não sei se tem uma real alternativa. O fotis joga lá? O RR pode jogar ali? Se o maxi é pra essa posição, continuamos só com o Nuno Santos (Matheus reis?)
26 Agosto, 2024 at 12:59
Sim….Era o lugar do Araujo na seleção.
E acredito que se vier o Fotis, irá jogar muitas vezes com Gyo na frente.
O Pote desceria para médio
26 Agosto, 2024 at 14:07
Eu sou dos que não desgosto do Pote a médio mas é claramente o pior dos 4 a médio…
Acho que o Fotis pode rodar muito com o Trincão, Gyo e Pote. Depende também do ritmo que o Edwards apanhar entretanto…
Acho que vão rodar e este ano o Pote vai mesmo ter de jogar menos…não pode fazer o disparate de jogos que fez o ano passado antes da lesão…
E o Araujo, vamos ver…não me admirava de jogar nos 2 lugares porque do que vi ele também joga bem por dentro.
26 Agosto, 2024 at 13:04
Pelo que li o Maxi faz LE ou Extremo esquerdo,portanto com capacidade para fazer qualquer posição no flanco necessário.
Ideal para este esquema do Amorim.
26 Agosto, 2024 at 13:51
Parece-me que ficamos com 4 jogadores que podem fazer, todos eles, duas posições.
Maxi pode ser ala ou jogar no ataque.
Nuno Santos idem.
E o Geny e o Quenda também.
26 Agosto, 2024 at 14:01
Espero que o Amorim não se lembre de jogar com Geny e Quenda de inicio no sábado.
26 Agosto, 2024 at 14:05
Provavelmente joga com Nuno Santos e Geny OU Quenda.
Mas a lacuna no plantel tinha sobretudo a ver com o Nuno Santos: só ele dá aquela profundidade, agressividade e intensidade na ala esquerda. Alegadamente, com o Maxi, fica o problema resolvido.
26 Agosto, 2024 at 14:08
Eu diria Nuno Santos e Geny.
O Quenda defensivamente ainda está muito longe do Geny.
Para não dizer Geny e M. Reis mas acho que se fosse para o M. Reis jogar agora contra o Porto, tinha entrado para lá neste jogo…
26 Agosto, 2024 at 14:17
Tb acho que sim, e assim espero!
26 Agosto, 2024 at 14:05
Eu aposto no Nuno Santos
26 Agosto, 2024 at 15:49
Então, a nível de profundidade de plantel, para o lado esquerdo, ficamos com:
Ala/lateral esquerdo: Maxi + Nuno Santos + Matheus reis (+ genny)
Extremo esquerdo/interior esquerdo: pote + maxi?
Eu acho que o Matheus reis é muito curto e não tem sido aposta. Se calhar era outro que não era mal vendido por qualquer coisa acima dos 5M. E o geny desenrascou, mas não é bom a ala esquerdo. Por isso na prática temos Nuno Santos, maxi e pote para duas posições. Sendo que o pote não faz a posição do Nuno Santos nem o Nuno Santos faz a do pote (eh pá, e eu acho difícil que o maxi venha para fazer as duas consoante a necessidade, mas ok…)
Isto não é demasiado curto?
26 Agosto, 2024 at 16:08
Se vier o Fotis, tens 5 para 3 posições…sem contar com o Quenda e com o Abreu, que não vejo porque não podem…
E ainda RR ou Nel, o que ficar.
O Reis não pode sair. O plantel já é curto…não podemos abdicar de mais jogadores. O Reis vai ser o central pela esquerda e pode desenrascar na ala se for muito preciso. Não é espetacular mas é plantel…o plantel já está esticado esticado, não dá para abdicar de outro que não o Esgaio…esse é que não tem lugar em lado nenhum….
26 Agosto, 2024 at 16:22
Abreu?
Lol
26 Agosto, 2024 at 16:30
Araujo!
hehehe
26 Agosto, 2024 at 18:07
Faz as 2 posições
26 Agosto, 2024 at 14:49
Matheus Saldanha e Kevin Rodriguez parecem-me boas opções e provavelmente até mais baratos…
26 Agosto, 2024 at 15:09
Para isso é que devem haver direitos televisivos negociados centralmente pela LPFP (fazendo mesmo depender a capacidade de financiamento dos direitos e da sponsorização da competição no FF da cedência das concessões similares para o FM).
Se houver capacidade de negociar, por exemplo, 120M€/ano para o FM, esse negócio só avançaria com quem se dispusesse a financiar com 11M€/ano as 2 Ligas FF e a Taça da Liga (6,7M€ 1ªSL+3,5M€ 2ªL+o,8M€ TL) .
Isto possibilItaria:
para uma 1ªLiga a 8 a seguinte distribuição:
1º – 1,5M€
2º – 1,2M€
3º – 1M€
4º – 0,8M€
5º – 0,7M€
6º – 0,6M€
7º – 0,5M€
8º – 0,4M€
SUB-TOTAL- 6,7M€
para uma 2ªLiga a 10 a seguinte distribuição:
1º – 0,8M€ (sobe à 1ª Liga)
2º – 0,7M€ (sobe à 1ª Liga)
3º – 0,6M€
4º – 0,55M€
5º – 0,5M€
6º – 0,45M€
7º – 0,4M€
8º – 0,3M€
9º – 0,2M€ (desce ao campeonato nacional – FPF)
10º – 0,1M€ (desce ao campeonato nacional – FPF)
SUB TOTAL= 3,5M€
Não vejo que seja um encargo muito grande para as operadoras e sponsors, ainda por cima se associado ao FM a direitos de exclusividade em provas do FM.
Isto pressupõe ainda um acréscimo de competitividade e de qualidade (menos Clubes e todos com maior capacidade de investimento) que se torna mais atrativo para cativar mais público e, pelo menos alguns Clubes, investirem em bilhética, publicidade, sponsoring, marketing, merchandising, eventos promocionais (presença regualar de atletas em pontos de venda de merchandising e outros), eventos complementares (organização de jogos e torneios particulares no defeso e nas paragens competitivas, etc).
O que falta é forçar a LPFP e os principais Clubes a dar este pontapé de arranque decisivo no sentido da profissionalização real e da sus sustentabilidade.
O resto virá, tal como em outros países até com menor qualidade potencial que nossa, por arrasto.
SEM MEXER UMA PALHA É QUE É MUITO FÁCIL QUE A DEFICIÊNCIA … É DO PRODUTO OU DOS SEUS TRABALHADORES (mesmo que a culpa seja dos produtores)
SL
26 Agosto, 2024 at 15:29
Não percebi o comentário.
Mas o que tenho a dizer sobre a centralização do direitos é que vai ser complicado.
Os 3 grandes assinaram contratos (não só de TV) que iam dos 400 aos 500M por 10 anos. O que dá qualquer coisa na casa dos 40 a 50M época. Apenas para TV que fossem 20/30M a no máximo dos máximos 40M.
O que se fala é que nem 300M por ano a Liga vai conseguir angariar de direitos de TV…a dividir (não de forma igual como é obvio) por 18 equipas….não vai ser nada fácil manter o mesmo rendimento para os 3 grandes.
Acredito por isso que vai dar cagada, mas também acredito que a centralização dos direitos de TV, se forem bem feitos, ajudará numa maior competitividade, melhores condições dos estádio, melhor espetáculo…
26 Agosto, 2024 at 15:40
Está relacionado com o Futebol Feminino.
Mas a centralização do Futebol Masculino será outra guerra.
Acredito que Benfica voltará a roer a corda (enfrentando possíveis castigos) e o Sporting seguirá o exemplo.
Vamos lá ver se LPFP tem realmente tomates…
26 Agosto, 2024 at 18:54
Se colocarem uma regra que só entram as equipas que tiverem os direitos televisivos centralizados na Liga, quero ver roerem a corda…
E, mais uma vez, é preciso ter noção que os 3 grandes são só 3 clubes e que o restante são 15 clubes… só pensando na 1ª Liga.
26 Agosto, 2024 at 19:14
Ouvi que os clubes que não aceitassem a centralização não poderíam inscrever as equipas nas provas profissionais, mas de seguida ouvi o Benfica dizer que nunca aceitaria algo que os prejudicasse, e…silêncio.
Por isso espero que haja tomates, desta vez…
26 Agosto, 2024 at 15:35
Olá Álvaro,
Penso que o comentário vem no seguimento da minha questão de ontem quanto ao financiamento dos clubes menores.
É realmente uma solução excelente.
O grande desafio será convencer as operadoras e sporsors do retorno financeiro do investimento, pois não será imediato devido ao tempo que levará mudar a mentalidade de quem ainda não vê o Futebol Feminino como um entretenimento válido.
26 Agosto, 2024 at 17:33
Exacto JHC, não sei porquê, não fez escada e apareceu como comentário separado, o que também provocou a extranheza do Laão Rampante.
Pelo desculpa pel aconfusão gerada, mas real mente pretendia sequenciar o debate interrompido à 2.12 de hoje.
Quanto ao comentário do JHC agora, acho que esse desafio pode ser ganho pela LPFP, assin queira ela incluir a centralização de direitos das transmissões do FF e do FM num bloco (11M€/ano não seriam demais para qq operadora, particularmente se isso baixasse em 5 ou 6 M€/ano o gasto no FM).
As receitas televisivas e a sua distribuição deveria ser o eixo central da sustentabilidade do investimento em Portugal (desde que com quadros competitivos devidamente dimensionados). Isto porque distribuia receitas apreciáveis, mesmo que LOGICAMNTE insuficientes.
O resto do “trabalho” teria de ser feito pelos Clubes profissionais, gerando e gerindo outras fontes de financiamento.
Mas só o facro de haver dinheiro das receitas televisivas que alguns Clbes pode usar em investimento em activos (jogadoras) pode e deve impulsionar o mercado interno,
Veja-se as vendas da Olívia e da Kika, mas, sobretudo, a venda da Telma: acham dispiciente o Marítimo ter podido realizar 180.000€ de receitta na venda de 1 activo? Isso deve-se a um factor extraordinário (a qualidade da Telma) mas também a uma política de boa gestão desportiva com boa aposta na Formação por parte do marítimo da AF Madeira e dos seus Clubes.
Também é poi aí que deve ir o caminho.
Mas não acho que se possa pedir muito mais aos Clubes (execpto um empenho mais clarividente dos 5 maiores): bastaria que todos EXIGISSEM MAIS EMPENHO E RESPEITO POR PARTE DA LIGA QUE OS REPRESENTA
Nem tão pouco se pode exigir mais a algumas Associações como a de Braga, a de Aveiro, a da Madeira e AGORA a de Lisboa.
Todas trabalhassem assim e, SOBRETUDO, todas EXIGISSEM MAIS EMPENHO E RESPEITO POR PARTE DA FEDERAÇÃO EM QUE SE INSCREVEM.
Um abraço e saudações leoninas
26 Agosto, 2024 at 18:51
120M€ para a 1ª Liga de FM é pouco…
Isso, mais ou menos, ganham os 3 grandes.
Para ser uma coisa como deve ser, na 1ª Liga, nunca podia ser abaixo dos 200M€ por ano – 40M€ cada grande, e aqui já vejo o Benfic@ a refilar, 15M€ para o Braga, o que já faz 135M€, e sobram 65M€ para 14 equipas, o que dá uma média de 4,6M€ por equipa, o que não é muito tendo em conta que actualmente as equipas mais fracas recebem 3 ou 3,5 M€.
Meter mais 11M€ em cima disto, para o FF… seriam 211M€ por época, ou seja, cerca de 17,6M€ por mês.
Não faço ideia se é possível uma empresa pagar isso pelo Futebol bem Portugal. Vocês acham que sim? Ou que não?
Claro que depois isto, estes bolo de 200M€ para o FM, teria de ser dividido, pelo menos, numa parte pela importância do clube e noutra pela classificação (mérito) – teria de ser uma cena bem estudada.
A ideia é interessante, como é normal no Álvaro.
Mas duvido que na FPF se pense sequer metade do que o Álvaro pensa sobre o FF…
26 Agosto, 2024 at 22:01
Miguel se fossem 200M€, tanto melhor.
Mas lembre-se que estamos a falar de direitos Televisivos (SÓ) e ANUAIS.
Não nos podemos “reger” pelo contrtos hiper inflacionados de 3 Clubes em 2015, graças à chantagem exercida por um deles (a agir no que SEMPRE deveria ter sido considerado uma ilegalidade susceptível da aplicação de sanções duras: exigência de que as transmissões dos seus jogos em casa sejam feitas no seu Canal) .
Depois temos de nos lembrar que a centralização ds negociações não visam apenas um amior equilíbrio; elas visam também a adopção de regras de meritocracia na distribuição dos montantes globais negociados.
De qualquer modo falei em 120M€ para o FF (apenas para a 1ª Liga) por achar equilibrado, mas quem manda aí é o mercado e como há mais do que uma operadora atrás de um osso muito apetecível (apesar de ser um produto desequilibrado) … acredito que a LPFP possa esticar até quase aos 300M€ para as 2 Ligas (média de 12M€x18 na Liga 1 = 216M€ + média de 4M€x18 na liga 2 = 72M€ totaliza 288M€; com mais 12M€ para o FF dava (dava para, nos quadros competitivos que proponho, proceder à distribuição atrás descrita 6,5M€ para a Liga 1; 3,7M€ para a Liga 2; e 1,8M€ para a Taça da Liga a 3 eliminatórias dos 8 Clubes). Total 300M€/ano.
Vantagem para o FF se adoptassem o quadro competitivo de 8 (SL) e 10 (L2): em 3 anos aumentariam a competitivida interna, a qualidade das competições e do jogo, a atratividade da “indústria” e a sustentabilidade dos Clubes.
Hipotética vantagem para o FM: talvez finalmente se apercebam que a rzaão se sdeve sobrepor aos interesses politiqueiros de capelinha e comecem também a reduzir para 14 ou 12 os seus quadros competitivos. Também aí passaríamos a ter Campeonatos mais competitivos e equilibrados, futebol de maior qualidade, espetáculos mais apetecíveis e Clubes mais sustentáveis.
INFELIZMENTE, ACHO QUE O RAM-RAM DO STATUS QUO SE VAI SOBREPOR A QUALQUER ARAGEM DE MUDANÇA … PORQUE EXISTE UMA INSTITUIÇÃO ASSOCIATIVA “DESPORTIVA” QUE SE ACHA ACIMA DO ESTADO E DE QUALQUER LEI OU REGRA … E PORQUE NINGUÉM, COMEÇANO PELA LPFP, SE ATRAVE A CONTRARIAR ESSE DPODER DA COSA NOSTRA.
SL
26 Agosto, 2024 at 15:36
Todos já sabem a minha opinião ao caso/polémica da contratação chamada Ioannidis. Que ele já é do Sporting.
Mas ainda vou adiantar mais um palpite, Ioannidis provavelmente só virá, depois do jogo com o porto, numa de marketing e acautelar algum resultado menos bom com o porto, a chegada/confirmação de Ioannidis, suavisaria essa derrota, que espero não aconteça.
Perceberam a ideia ?
26 Agosto, 2024 at 15:38
Guardada para depois do jogo, porque nunca se sabe, o resultado que poderá acontecer.
26 Agosto, 2024 at 15:45
Isto era tão…mas tão estupido…
Abdicar da possibilidade de ter o gajo para o clássico, numa posição critica e sem alternativas….por marketing em caso de perda…
Era tão…mas tão estupido…
Ainda por cima com estas merdas todas burocráticas que há, deixar tudo para o ultimo dia de mercado……
Tenho a certeza que o Porco não pensou nessa merda nem meio segundo antes de apresentar o Samu….
26 Agosto, 2024 at 16:48
“Isto era tão…mas tão estupido…”
Deves ser o único a quem o Varandas ainda surpreende…
26 Agosto, 2024 at 16:47
Isso não faz sentido nenhum.
Já assumi que não vem ninguém mesmo. Vamos contar com Gyo até rebentar e depois logo se vê (falar nisso, acho uma estupidez estar a ganhar 3-0 e Gyo continuar em campo…)
26 Agosto, 2024 at 16:52
Acredita, o grego vem.
E é como diz o Opinião, uma jogada de marketing que é aquilo em que transformaram tudo o que diz respeito ao Sporting.
Demos graças por termos Amorim e ainda ninguém ter percebido o que vale…
26 Agosto, 2024 at 17:29
Obrigado por concordar comigo.
Mas penso mesmo que será assim.
Abraço
26 Agosto, 2024 at 17:51
Jogada de Marketing?
Eu acho que tem mais a ver com a 2ªmão do playoff da Liga Conference que no ano passado o Olympiakos, o grande rival do Pana, ganhou.
Vão querer decerto marcar presença na competição.
Estão em desvantagem (2-1) mas a segunda mão é na Grécia.
Se perderem acredito que o Fotis chegaria nos dias seguintes.
Se ganharem acho que o Fotis nao vem…
26 Agosto, 2024 at 18:33
Vem, quer ganhem, quer não.
Estarei aqui para admitir caso me engane, mas a mim Varandas e companhia já não surpreendem.
Já são quase 6 épocas de opacidade, proganda e areia para os olhos…
26 Agosto, 2024 at 18:08
Opinião só um conselho de amigo. Eu sei que estás cheio de fé,mas não vás para o aeroporto esperar pelo Ionidis.:-)
26 Agosto, 2024 at 18:12
Claro que não vou.
Podia correr o risco de ir ver só as partidas e as chegadas de vários aviões.
O J. Pinto do porto um dia disse, prognósticos só no fim do jogo.
Como o Fernando Pessa, e esta heim
26 Agosto, 2024 at 18:30
🙂
26 Agosto, 2024 at 20:49
Eu acho que a vir, só depois do jogo deles com o Lens para a Conference League, por isso lá para sexta feira já saberemos se vem realmente ou não.
Acredito que o Pana tenha colocado a participação dele na Conference League como condição para o libertar.
26 Agosto, 2024 at 15:45
Aqui, já não concordo com o decidido, se é que já está.
Perante uma oferta de 15 milhões por Geny, nem pensava duas vezes.
Eu aceitava.
Ou então, não aceitava e vendia mesmo o Edwards que renunciou em ir prás arábias. Esta oferta, se é que existiu, era a cereja no topo do bolo, até aqui, Edwards que ia ganhar 5 x mais, segundo dizem, mostra-se um jogador pouco inteligente e pouco colaborante.
Mas talvez pense que ainda pode chegar a bola de ouro.
26 Agosto, 2024 at 15:50
O Edwards é o unico que está na fronteira entre valer ou não a pena vender…
De resto, é impossivel vender alguém do plantel tirando o Esgaio.
O plantel está curto curto curto como está. Era um absurdo ainda encurtar mais. Mesmo o Edwards para mim já ficava muito complicado gerir….
26 Agosto, 2024 at 16:19
Vendia Edwards e esgaio. E punha entre 10 a 15 num gajo que fizesse a posição do pote ou do trincão. Um avançado móvel. Uma espécie de sarabia (sendo que o sarabia era de sonho!)
O geny, saindo, só no final da época.
26 Agosto, 2024 at 16:53
Não acho possivel meter mais dinheiro em contratações…
E essas 2 vendas nunca dariam dinheiro que se veja…
26 Agosto, 2024 at 16:31
Não fosse a questão do passe eu tentava fazer uma boa venda com o Geny, porque apesar de tudo, eu acho que o lado direito tem boas alternativas, e o Quenda tem muito mais futebol.
26 Agosto, 2024 at 17:38
Para mim, claro, não está na fronteira entre valer ou não a pena.
Temos, Trincao, Geny, N. Santos, Maxi Araújo, Quenda e até em último caso M.Reis, isto prós dois lados.
Edwards nem se mete em dúvida, que é só mais um, era vender e está a andar. E estou convensidissimo que o clube também quererá.
26 Agosto, 2024 at 18:59
15M€ pelo Geny, quando tens 20% do passe, dá-te 3M€… Era uma venda do caralho, ó Opinião!
26 Agosto, 2024 at 19:32
Pois, mas têm que renovar primeiro e fechar primeiro as negociações que andavam a fazer com o Amora, coisa que eu pensava que tinha sido feito.
Andamos a dormir nas nuvens.
Nesse caso tem razão Miguel, primeiro acabar com essa obra de st. Engracia que são essas negociações com o Amora.
26 Agosto, 2024 at 19:38
O Amora deve estar a querer fazer um centro de estágio à custa do Sporting possivelmente.
Eles que abram os olhinhos, porque enquanto o RA estiver no Sporting, o jogador poderá andar lá em cima, quando RA sair, pode ser que vá novamente pró Marítimo e depois, lá se vai o dinheirinho.
26 Agosto, 2024 at 16:03
Tive a ver a equipa B…
Várias notas.
Está ali muito futebol potencial. As ideias de jogo, intensidade, modelo de jogo, velocidade a que tentam jogar….
Se eu fosse a um puto do Sporting (tipo o Afonso Moreira), eu preferia mil vezes ficar nesta B do que ir para a 2ª ou 1ª. Pode haver ali um grande crescimento dos putos e este modelo treiná-los a sério para a equipa principal, depende deles.
Nunca a equipa B teve tão perto da intensão de jogo da equipa A. Perdemos…mas isto é das derrotas que não me interessam. Porque são claramente fruto de querermos jogar muito mais do que os outros e ainda estarmos em pré-época.
Uma nota para o Muniz…mais uma vez….mehhh….Tem muito que crescer…muito. Não o vi sequer com qualidade para se destacar na defesa da B, muito menos para jogar na A…
Isto até se podia estender ao Essugo mas eu acho que o Essugo precisa é de um desafio bem maior…é de primeira liga. Não é tatico ou de intensidade, é de perceber bem os momentos do jogo, ser capaz de fazer o fácil rápido e bem…
26 Agosto, 2024 at 16:20
Conseguiste ver isso tudo?
A segunda parte foi desesperante… e sim o Muniz foi o elo mais fraco da defesa.
Mil vezes o Taibo ou o Felícissimo
26 Agosto, 2024 at 16:51
Sim.
A movimentação da equipa, as tentativas de jogar de primeira, as triangulações e entradas…
Claro que conforme o tempo avançava e eles estavam mais ansiosos, pior…
E claro que ainda falha muito. O passe saí cedo demais ou longo demais, ainda há gente um bocado mais perdida e sem conseguir executar com a velocidade que é preciso…e tudo depende destes jogadores conseguirem dar o salto para o fazer ou não…
Mas não tem nada a ver com o marasmo que sempre foi a equipa B e tem muita movimentação de equipa A….ainda só saí de vez em quando porque precisa de muito treino mas está lá a intenção. Vamos ver se passa de intenção…
26 Agosto, 2024 at 17:04
Eu vi os 30 minutos finais e aquilo já era uma anarquia total.
Do Muniz só vi um alívio para a mata e com o Atletico confortável com a vantagem, pouco intervenção teve naqueles minutos.
Vi muita velocidade e energia fruto da juventude, pouco futebol e muito trabalho a fazer…
26 Agosto, 2024 at 17:29
Claro.
Precisa de tempo. Os mais velhos precisam, imagina estes putos…
Mas se conseguirem ir onde o JP os quer levar…ficam 10 passos à frente na preparação para a A do que as outras equipas B que tivemos…
A antiga equipa B não preparava os jogadores para nada…
26 Agosto, 2024 at 17:53
Não estou tão optimista como tu sinceramente….
Acho que a ideia de jogo que querem implementar está tão longe ao que se pede neste tipo de jogos.
Mas espero estar engando, claro!!!
26 Agosto, 2024 at 16:30
Se houver pelo menos uma percepção de que há uma ideia de jogo, de como se querem fazer as coisas acho que será um upgrade em relação ao ano passado, porque sinceramente aquilo o ano passado parecia mais por os putos a jogar e ver no que dá.
Quanto ao Essugo, está-se a fazer tarde. Já devia de ter sido emprestado para dar continuidade ao crescimento que teve no Chaves. Precisa de uma boa equipa e de um bom treinador, acho que o Rio Ave seria o ideal (se o Freire ficar até ao fim do ano) porque me parece que será uma equipa que vai fazer um campeonato em crescendo que é precisamente o que o Essugo precisa, primeiro estabelecer-se e ir crescendo com a equipa ao longo do ano.
26 Agosto, 2024 at 19:01
“Uma nota para o Muniz…mais uma vez….mehhh….Tem muito que crescer…muito. Não o vi sequer com qualidade para se destacar na defesa da B, muito menos para jogar na A…”
Subscrevo!
26 Agosto, 2024 at 16:59
Al Hilal oferece 35M por Marcos Leonardo.
Não vão vendê-lo nem vão aproveitá-lo.
Aquilo é que é uma casa a arder…
26 Agosto, 2024 at 17:31
Exatamente, é a minha vez de concordar com o JHC.
É gestão à “Nunca Sube”, o rapaz só soube jogar à bola, e jogava bem.
26 Agosto, 2024 at 18:26
Tenho um palpite que Maxi Araújo será mais um jogador de equipa e de luta, estoicismo do que propriamente um jogador de pormenores individuais dos que desiquilibram.
Embora, claro, não seja tosco, será, talvez, mais de trabalho físico com pés qb para sul americano.
Daí talvez à medida de RA, pra desenvolver jogo pela lateral, que se quer normalmente jogadores voluntariosos, rápidos, e que saibam fazer o vai vem, como Ruben gosta.
26 Agosto, 2024 at 18:39
Um Acuña?
Z
26 Agosto, 2024 at 19:16
Um com cérebro, de preferência…
26 Agosto, 2024 at 22:53
Esperamos todos…
Z