É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal vs Fc Porto
20h30
Estádio José Alvalade
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Dia de sol com algumas nuvens, e cerca de 20 graus à hora do início da partida, perfeito para quem vai correr sobre a relva. Nas bancadas, bilhetes esgotados, mas o risco de chegarmos à hora da contagem e estarem no máximo 45 mil em Alvalade, porque o anunciado cashback, uma das vantagens de adquirir a nova Gamebox, que permitiria aos sócios venderem o seu lugar caso não pudessem ir a Alvalade, continua sem sair da teoria, o que faz com que fiquem vários lugares vazios. Tirando essa irritação, que todos os presentes empurrem a nossa equipa para uma vitória muito importante, na noite em que se estreia a nova iluminação do estádio.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Não há como esconder: o FCP chega a Alvalade com o boost de confiança oferecido pelos dois confrontos directos connosco, em que surgiram como a equipa que jogava menos e levaram para casa a Taça de Portugal e a Supertaça (e esta última está mais atravessada que uma espinha xl). Ora, depois desse 3-4 em Aveiro, os azuis e brancos viram regressar Pepê, que na altura estava sem ritmo para jogar, e contrataram alguns jogadores que poderão ir a jogo esta noite, com destaque para o emprestado-regressado Fábio Vieira e para o ponta Samu. Na base, o 4-2-3-1, com a curiosidade de Galeno ser agora uma espécie de ala que faz todo o corredor canhoto.
Este homem é um Mister!
Vítor Bruno não podia pedir melhor começo como treinador principal do FCP: vitória na Supertaça, frente ao Sporting, seguida de três vitórias no Campeonato. Está na hora de engolir em seco, como engolia aos 30 minutos do jogo de Aveiro…
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Galeno e Ivan Jaime têm sido as figuras deste arranque de época azul e branco. Fábio Vieira regressa a casa um ano por empréstimo e tem tudo para ser a figura maior dos dragões.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Ruben, ninguém esqueceu a merda da Supertaça e a forma como a oferecemos ao adversário desta noite, mas hoje como há cerca de um mês, tenho certeza de uma coisa: jogamos muito melhor futebol do que o nosso adversário!
Com Hjulmand de regresso, quase de certeza no lugar de Bragança, até porque Morita está a jogar que se farta, a grande curiosidade é perceber com o vais apresentar a equipa nas alas: Nuno Santos regressa à esquerda? Se sim, Quenda mantém a titularidade à direita, ou Geny faz-se valer do estatuto? (eu penso que cortar a evolução do Quenda seria um erro, até porque tem sido dos melhores da equipa desde que a época começou).
Já sabemos que do outro lado estará uma equipa que fará da atitude uma forma de compensar as lacunas, mas, caray, que a atitude não nos falte para deixar a nu a pobreza que é aquela dupla de centrais formada pelo Otávio e pelo Zé Pedro, para dinamitar o lado esquerdo da defesa dos gajos, para forçar o Varela e o Vasco Sousa a fazerem aquilo que tão bem sabem fazer: dar porrada! Eu quero o Sporting BiCampeão, e quero uma jornada em que ganhamos pontos ao dragão e ao lampião! SPOOOOOOOOORTING!
Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal vs Fc Porto – 1
1 Setembro, 2024 at 1:29
Chegamos ao fim do jogo e com a sensação que podia ter sido melhor mas porque não marcámos mais cedo. Tirando aqueles minutos iniciais fomos superiores em termos coletivos e individuais.
Estamos a falar da equipa fraquinha do porto mas não é bem assim. Acho que nós é que estamos realmente muito mais fortes do que eles, mérito nosso e não por demérito deles.
O investimento do porto não é assim tão pequeno como isso! e tem bons jogadores, o problema deles é que principalmente o nosso coletivo é muito mais forte.
Têm a contratação mais cara de sempre, pelos vistos suplente do Abel Ruiz. 3 internacionais brasileiros, melhor redes português, nico e alan considero bons jogadores, Fábio Vieira mais jogador que o chico… central que veio da Udinese é melhor que qualquer um dos outros, também não é difícil
Não estou mesmo de acordo que desvalorizar porto e benfica seja o correto. Nós é que em comparação com eles estamos (bem) acima e por isso parece que eles estão fracos.
1 Setembro, 2024 at 1:39
Boa vitória…mas o início do jogo foi algo preocupante. Especialmente por ser em casa e nós é que parecíamos estar sobre pressão.
Finalmente gostei de um jogo de Kova entre os postes. Já o jogo de pés…..é como já disse: pior que o Adan seria impossível, mas não é nada por aí além. Quero acreditar que alguns daqueles lances ainda são os nervos e a pressão de jogar num grande.
Quaresma fez mais um bom jogo. Alguns exageros nas saídas que deram uma ou outra perda, mas os outros 2 centrais fizeram pior. Neste momento parece ser o que menos acusa a pressão neste tipo de jogos. O Inácio tem que se afirmar definitivamente nestes grandes jogos. Treme muito, especialmente nas fases iniciais.
Diamonde defensivamente cumpriu, especialmente em jogo aéreo e mano a mano, mas aquelas paragens e hesitações a definir a linha da defesa e quando devem encostar ou recuar (que é uma das principais tarefas dele neste novo papel) tem de ser afinadas. Hoje com um porco melhorzito podiam ter custado caro.
Debast entrou a cometer erros como na Supertaça e saiu como um central deve hogar, especialmente quando a equipa vence: a não dar chance e a bater feio na bola. Tem que crescer.
Hul para quem veio de lesão esteve a bom nível e gostei de o ver activamente no papel de capitão, especialmente a falar com o padre que saiu na rifa.
Morita fez um bom jogo quando finalmente a equipa se conseguiu soltar daqueles 15 minutos iniciais sofríveis. Mas também ele tem culpas no cartório. E aos 60 já estava a rebentar.
Geny peca muito na decisão e é algo inconsistente e trapalhão defensivamente. Mas não consigo malhar num miúdo que há 1 ano estava encostado, entrou na equipa para uma posição estranha e do lado contrário ao que sempre jogou e acabou por ser decisivo no campeonato ganho. Esta época lá teve de saltar de posição novamente, desta vez para o lado contrário, onde curiosamente tem mais dificuldades. De qualquer maneira, está sempre ligado e a tentar furar e criar algo. E deixa os adversários que se batem diretamente com ele durante o jogo com a lingua de fora.
E depois ainda volta à (agora) posição dele e marca um golão daqueles aos 90 minutos.
Adoro!
Quenda fez um bom jogo, especialmente a nível defensivo. Só na recta final antes de ser substituído é que acabou por falhar um pouco devido ao cansaço.
Matheus cumpriu e defensivamente dá mais segurança que Geny ou Nuno Santos. E ainda fez uma ou outra incursão interessante no ataque.
Pote. Adorei. Adoro quase sempre. Craque, craque, craque, inteligente, refinado, criador, Jogador com J grande. Tão importante nesta equipa, além do trabalho entre linhas, de estar sempre em jogo mesmo sem bola, de ganhar várias segundas bolas importantíssimas em terreno subido, hoje meteu várias vezes os colegas em posições priveligiadas para assistir com facilidade ou marcarem golo. Este por mim só saia algum dia por 100 milhões.
Trincão….ide-vos foder mais ao Trincão. Não faz 1 jogo grande ou de nível mais elevado de dificuldade.
Andar a correr com a língua de fora apenas para fazer coceguinhas nos adversários só serve para impressionar quem se impressiona com pouco. Depois com a bola é umas piruetas para trás e pro lado e pouco mais. O que esta equipa não seria com um jogador de futebol a sério daquele lado. Má como o mercado está entregue a inaptos não vai acontecer.
A nossa sorte é que quem joga com ele faz a diferença. Tanto a disponibilidade de Quenda na lateral como o desdobramento e trabalho incansável de Gyokeres.
Falando na locomotiva sueca….que mais se pode dizer deste animal competitivo? Talvez às vezes levantar mais a cabeça e encontrar os colegas porque de resto ele tem tudo e ainda marca golos….decisivos e às pazadas.
Mais um grande jogo. Mais um golo decisivo. Mais um MVP. Parece fácil.
Rezar a todos os santos para não se aleijar e que venha uma alternativa (mas uma alternativa a sério não é um projecto para jogar 2 minutos aos 90) e se possa descansar o animal na taças e em jogos resolvidos. Senão ele este ano com tanto jogo rebenta de vez.
De resto, os outros que entraram pouco acrescentaram e cumpriram o papel destinado.
Goatei de ver que Amorim finalmente aprendeu alguma coisa depois das duas derrotas na taças. À exceção dos 15 iniciais, a equipa pareceu sempre preparada para o ataque do Porco à profundidade (que valha a verdade é quase a estratégia única contra o Sporting) e à expectativa deles de fazer estragos na recuperação da 2a bola em zona subida ou de aproveitarem erros como fizeram na Supertaça.
Só convinha começar a fazer substituições a tempo e horas. A equipa passa largos momentos em défice físico sem ele fazer nada.
Exibição suficiente mas vitória importante.
Já estamos sozinhos no topo. É não baixar a guarda.
E que os incompetentes de gato é gravata ajudem até ao fim do mercado…apesar de não ter muitas esperanças que realmente colmatem as 2/3 posições deficitárias neste plantel.
Amanhã já saberemos.
1 Setembro, 2024 at 2:12
Não concordo que o jogo de pés do Kovacevic seja… sei lá o que tu achas… É bom, se o compararmos com os redes que tínhamos e temos. De longe o melhor.
Não concordo que o Quaresma tenha sido o melhor central. Para mim foi o Diomandé.
O Quaresma, principalmente na 2ª parte, cometeu vários erros. Coisa que também aconteceu com o Inácio, ao fazer várias faltas parvas.
Debast teve um erro, mal entrou, e não errou mais.
Trincão fez um bom jogo, mais uma vez, e passou o jogo a levar pau.
A exibição merecia mais que o 2-0.
Aliás, em várias TVs disseram que o 2-0 era curto para a supremacia evidenciada pelo Sporting.
Vais ter o 9 que tanta falta faz, e esquece o resto.
Amanhã, no fim da jornada, estamos à frente com 2 pontos de avanço ao Braga e ao Famalicão!
1 Setembro, 2024 at 7:50
1- Não sabes o que acho dos pés do redes mas opinas sobre…..o que eu acho dos pés do redes. Basicamente escrevi o mesmo que tu: por comparação com o que tínhamos é melhor.
2- Não disse que o Quaresma foi o melhor central. Lê de novo.
3- Escrevi basicamente o mesmo que tu sobre Debast.
4- Trincão fez um bom jogo para quem é facilmente impressionavel com correrias sem nexo e piruetas sem sentido.
Respira fundo antes de te atirares ao teclado.
1 Setembro, 2024 at 11:46
🙂
1 Setembro, 2024 at 11:52
🙂
1 Setembro, 2024 at 11:51
🙂
1 Setembro, 2024 at 1:41
Uma analise, mais a frio, de algumas coisas…
Estamos num nível muito acima do que tínhamos na mesma altura da época passada.
Se pensarmos na evolução que houve na época passada, dá muita esperança se pensarmos que vamos evoluir algo parecido – mesmo que nem seja tanto!
A diferença entre o que era o normal nos jogos entre FCPorto e Sporting, e o que foram estes 2 jogos desta época, mostram claramente uma postura diferente, muito menos bélica, de toda a estrutura do FCPorto, desde o staff aos jogadores, passando pelo treinador.
E, acho eu, isso notou-se muito na postura da arbitragem neste jogo, muito mais tranquila.
O FCPorto vai melhorar com a entrada no 11 destes últimos reforços e com o passar do tempo. Continua a ter o plantel mais fraco mas pode perfeitamente estar na luta pelo titulo se o Vitor Bruno se afirmar como bom treinador.
O Benfic@ é, nesta altura, uma incógnita.
Têm um bom plantel e vai depender muito do técnico que escolherem.
Está 5 pontos atrás mas o campeonato ainda vai no principio!
1 Setembro, 2024 at 2:09
Despedir um treinador no fecho do mercado é uma cena que não faz mesmo sentido.
Se fosse com o nosso Sporting, com o varandas havia de ser bonito!
Eu que não gosto do varandas, até o acho um bocado burro vestido mas o rui costa é um burro vestido completo. Tem aquela pinta de ser muito entendido de futebol e inteligente mas é mesmo só pinta. Se o ouvirem fora de ambientes controlados é realmente burro para caraças. O Vieira chamou-o de preguiçoso mas foi mesmo para não o tratar pior.
Tenho a certeza que o André Villas Boas que além da pinta é uma pessoa interessante e com conhecimento.
1 Setembro, 2024 at 2:14
“Tem aquela pinta de ser muito entendido de futebol e inteligente mas é mesmo só pinta.”
Concordo!
Pensei que o gajo era muito mais do que é!
E também concordo que o Vieira só o chamou de preguiçoso para não dizer pior…
E partilho essa opinião sobre o Villas-Boas.
Vai transformar muito o seu clube.
1 Setembro, 2024 at 4:49
Quero o Vieira na prisão e o benfic@ na 2ª divisão!!!
1 Setembro, 2024 at 14:16
Ainda a possível expulsão de Otavio.
Se houvesse rigor, e dando numa de barato que no lance do penalty poderia ser amarelo (que continuo na minha, e sempre discutivel deveria ser vermelho), várias vezes Otavio demorou a reposição de bola em jogo, muitas, e nunca levou amarelo como normalmente os g.r.s costumam levar, se tivesse levadoi numa dessas vezes, quando chegou ao lance do penalty levaria o segundo amarelo e seria expulso na mesma.
Mas pronto, é o que é, mas gostei, Otamendi e Otavio comidos da mesma forma .