Só para realçar que estamos fortíssimos.
Há muitos anos que não via uma equipa do Sporting dominar tão bem todos os aspectos do jogo. E ontem não estava o jogador mais completo e mais difícil de substituir – Pote!
Muito bom mesmo.
Agora é “só” manter assim até ao final da época.
Equipa acessível permitiu colocar no 11 titular o Harder.
E embora se perceba que falta ainda muito entrosamento e muito trabalho tático para fazer melhor os apoios, também se percebeu que tem a tal “fome” de bola. E isso é meio caminho andado para fazer 1 golo e 1 assistência.
O mesmo se passa também com o Araújo. Nota-se que têm ainda muito trabalho pela frente para entender as rotinas da equipa.
Ainda em relação ao Harder, não devemos estar a comparar ao Gyokeres, jogador feito e mais velho, mas sim em relação a um Rodrigo Ribeiro ou outro jogador com a mesma idade. E quando fazemos esta comparação dá para perceber que a aquisição parece que foi acertada.
Vamos ver mais à frente como evolui o jogador.
O resto da equipa teve um jogo tranquilo.
Gostei muito da reação à perda da bola e a forma rápida como caiam em cima do adversário ao ponto de recuperar muito rápido e iniciar mais um ataque.
Trincão tenho receio que comece a voltar a ficar fução.
Está em boa forma mas tem de jogar para a equipa.
Amorim esteve muito bem.
Substituições na hora e adequadas.
A fazer rodar e bem a equipa e a colocar jogadores para ganharem minutos que em condições normais não os terão.
Desta vez não foram apenas 5 minutos ou menos.
Assim…sim.
Bom dia Rampante, não percebo a falta de tolerância com o Francisco Trincao, a par do Pote e do Morita é o que conhece melhor a ideia de jogo do Rúben, o Homem faz km’s e não corre mal, cria desequilíbrios, ontem à excepção do Bragança ou do Quenda, mais ninguém faria aquele passe para o terceiro golo, também erra, quem tem mais tendência a errar é ele e o Gyokeres, pois são os mais solicitados.
Ele deve ter sido dos jogadores do Sporting o que nesta época evoluiu mais.
Aliás para mim é o melhor ano de sempre da carreira dele. Melhor ainda do que fez no braga.
Mas neste jogo especifico reparei que teve momentos em que vícios do passado voltaram.
É mais no sentido de ele continuar o trabalho que tem feito nesta época e não começar a armar-se em Messi outra vez.
Ele que perceba que é pelo facto de ter simplificado o seu jogo que tem vindo a subir de forma.
A questão é que ele hoje passa muito mais vezes do que passava à 1 ano.
Claro que há algumas que perde-se nessa complicação…mas também é verdade que passa montes de vezes e leva pau de caralho ou cria desiquilíbrios vários.
Mesmo ontem não tendo feito um grande jogo, fez a assistência que deu golo, meteu mais 3 ou 4 bolas de golo na área e falhou vários golos. Fora a porrada que levou.
Este Trincão, mesmo o de ontem…vale muito a pena! Mesmo que haja 4 ou 5 lances por jogo em que ele complica demais, valem bem os outros todos.
Aliás, ele está ao contrário do Edwards (mesmo quando o Edwards estava bem). O Trincão tem meia dúzia de lances que complica demais e depois tem montes deles que decide bem. O Edwards tem 4 ou 5 que decide bem e os outros perde-se…
E eu sou insuspeito. Estava completamente farto dele em Novembro/Dezembro do ano passado, era o jogador que mais dava por perdido nessa altura (apesar de o Edwards me irritar sempre mais do que ele pelas más decisões).
O Trincão nesta fase é titular de caras. Entre ele e o Edwards nem tenho dúvidas.
A crítica que faço ao Trincão é a que sempre fiz, e que é a mesma que o próprio Ruben Amorim disse que lhe dá na cabeça todas as semanas por causa disso: complicar demasiado alguns lances e não ter as melhores decisões.
Mas isso não impede de eu achar que nesta fase tem de jogar e de ir tentando corrigir esses pontos com jogos, e não nos treinos.
Já disse aqui, quando conseguir jogar mais simples, torna-se um jogador do crl…
O melhor do jogo de ontem: o nosso capitão Hjulmand com a farda dos bombeiros à conversa com Sra Dona Maria Elvira. Extraordinário – seremos sempre diferentes, está-nos no ADN.
Grande joga. Venha o Estoril! Com um árbitro isento teríamos feito mais golos, já nem têm vergonha (na realidade nunca tiveram). Espero que o Sporting se queixe, não precisa de ser nos jornais ou na praça pública. Nos canais próprios, mas com um murro na mesa a sério. É a impunidade total destes artistas.
Honestamente gostei muito do jogo. E não alinho nisso de o adversário ser fraco, que o é sem dúvida, porque já perdemos jogos e campeonatos contra mancos como estes.
Gostei do Harder sinceramente. Claro é pouco tempo ainda, mas acho que sim, temos jogador.
Quanto ao uruguaio… Eh pah tanto dinheiro quando já temos Nuno Santos, Quenda, Geny e até Matheus Reis. Muito dinheiro para uma posição que não considero primordial.
Esse dinheiro deveria ser gasto num central de valor. O Debast é muito frágil, este é o terceiro jogo consecutivo em que é o nosso defesa que mais vezes é driblado 4 em 6 tentativas. No último jogo tinha sido 3 em 4 e no anterior de não me falha a memória foi 3 em 3. Ou seja é muito frágil defensivamente. Mas mesmo a atacar abusa do chutão para a frente, não sai a jogar com os companheiros, ontem os passes longos precisos foram 8/14, e tem sido sempre acima, percentagens muito baixas de aproveitamento. Passes curto é também pela terceira vez o pior da defesa.
Ok marcou um golão e isso para o adepto “normal” dá para crédito de 10 ou 20 jogos, mas tenho aquela sensação que é mais Anderson Polga do que André Cruz, se é que me percebem…
Porra, não concordo nada em relação ao Debast e a saída de bola. Acho que esteve muito bem nesse capítulo!! Num 1×1 já é outra conversa, pode e vai melhorar (espero eu)…tem de ganhar massa muscular.
+1 aqui!
Debast é muito bom a sair: visão e qualidade de passe. Ele põe a bola onde quer com muita precisão e alguns passes são difíceis e muito bem vistos. Muito parecido com o Gonçalo Inácio neste aspecto.
Onde acho que Debast tem muito a melhorar é que defende muitas vezes com os olhos no 1×1. Quando decide pressionar até é rápido e agressivo. Mas a controlar a posição dá muito espaço. Vai corrigir rápido e ser um centralão. A minha única dúvida é no jogo aéreo: ainda não percebi o que vale mas parece-me não ser o seu forte.
Lol o debast é driblado de caralho,por isso temos tantas oportunidades contra…tu até o lance contra o Arouca que o Reis é que fica a nanar,conseguiste culpar o Debast…depois o Maxi também te parecia um cepo…quando o homem mal tinha treinado com a equipa,ontem entrou bem e nota se que tem qualidade mas também se nota que tens odio de estimação a estes dois, já contra o Arouca vieste bater neles…. vá se lá perceber.
Eu vou te falar em estatística, números,temos 2 golos sofridos para o campeonato,tudo o resto é o teu ódio a jogadores novos… és o maior da tua rua,sem dúvida.
Acho dificil descordar mais do que disseste do Debast e do Maxi.
Não vejo posição mais carenciada antes do que o suplente do Nuno Santos. Não há literalmente ninguém que faça bem a ala esquerda toda sem ser o Nuno Santos.
Debast nem vou falar…dizer que ele saí mal a jogar…pah, tudo bem é a tua opinião mas não podia discordar mais. E comparar ao Polga é meio criminoso…….a unica coisa que posso concordar +- é que tem de melhorar nos duelos. De resto, não tem nada de André Cruz nem de Polga….é um central TOTALMENTE diferente de ambos…
Vocês este ano é só verem jogos descansados da vida…
Tirando a Supertaça, e é um jogo que acontece em 1000, é um passeio.. ontem se stressaram, foi no pênalti que devia ter sido assinalado no cabeçeamento do Harder… Pelo pouco que vi…
Depois ainda têm o andebol que JAZUZ! É andar a brincar na Tuga, e espero que façam história na Europa.
Volei também cresceram…
Muito bem rivais!
No andebol já não há palavras, mas mesmo no futebol, não estou a ver quem em Portugal vos faça grande mossa… Todos sabem o que fazer… Quem entra vai cumprindo.
A diferença entre a nossa equipa de andebol e a vossa não é nem de perto nem de longe 16 golos, eu estava á espera de uma vitória “normal” por 4 ou 5 golos e não de um “bis” da supertaça, há ali algo de estranho e as “teorias da conspiração” do vosso treinador não estão a ajudar em nada a vossa equipa, uma equipa (a vossa) que eliminou o FCPorto não pode ser aquela nulidade da segunda parte do derby….
Começam bem taco a taco mas se o Sporting conseguir cavar uma diferença de 4 golos a vossa equipa toda bloqueia e vai abaixo e isso em andebol não é normal porque uma diferença de 4 golos em andebol é como uma diferença de um golo em futebol é facilmente reversível se a equipa tiver cabeça e ambição….
Apesar de ser o Aves, ontem foi uma bela exibição da nossa parte (diria que em 75% do jogo). Gostei muito da reacção á perda, da fome em atacar a baliza e como anularam o adversário (que não sendo forte, tem sempre o seu valor.)
Ficaram mais 2,3 golos mas o Ochoa tb esteve muito bem.
Em termos individuais, gostei do trio Gyo, Harder e Huljm …os centrais com pouco trabalho mas bem e Bragança sempre bem.
Modo menos, NSantos quase ausente e Trincão de novo em modo conas e complicativo (gostava muito que ele fosse o craque que muitos acham que é, mas não é!!). Na segunda deve ter acertado um passe (o do golo do Gy, mas tb que raio…), de resto uma nulidade.
Parabéns também ao ANDEBOL (já começam a faltar adjectivos) e ao VOLEIBOL pela vitória (será que vamos mesmo ter uma equipa?!)
Com todo o respeito pela a tua opinião, não consigo perceber as criticas ao Trincão nos últimos meses.
Na minha opinião está feito um craque! corre que se farta, pressiona bem e é agressivo nesse momento, isto tudo com uma capacidade de desequilíbrio em drible e em espaços interiores que não me ver num jogador do sporting em anos recentes.
Quem tem as tarefas ofensivas que o Trincão tem e quem arrisca o que ele arrisca não pode acertar sempre! Não querendo comparar o incomparável, lembra-me sempre quem criticava o Figo enquanto cá esteve.
Quando chegou concordo que lhe faltava nervo, reatividade e agressividade ofensiva e defensiva. Desde janeiro passado que tem vindo a melhorar muito e neste momento, para mim, é dos mais decisivos titulares que temos no clube. A milhas do Edwards, por exemplo.
Mais um jogo, muitas mudanças, muitos jogadores fundamentais de fora…mais uma vitória tranquila e que podia ter sido por números bem mais esmagadores.
A grande surpresa do 11 foi o Harder. Não pensei que ia ser lançado de inicio tão cedo. E a resposta foi positiva com um golo e com uma assistência, ele junto com o Gyokeres são 2 bestas que moem o juízo a qualquer defesa. Mas…senti muita falta do Pote. Estava lá o Pote na ligação com o Gyokeres…+-…ou seja o Pote avançado centro estava, mas faltou os outros Potes. Não esteve o Pote interior esquerdo, não teve o Pote na ligação, não teve o Pote na combinação com o Nuno Santos, não teve o Pote no apoio ao meio campo. Jogámos bem…mas ficou claramente um buraco do lado esquerdo, que fica sempre quando o Pote não joga.
De resto foi uma avalanche ofensiva que podia ter dado alguns 10-0. Mais em força do que em jeito mas sim. Vamos ter de crescer muito nesta forma de jogar porque é preciso crescer muito…mas…é alternativa clara.
Por posição:
Os centrais estiveram muito bem. O AVS não fez sopa com nada, não conseguiram criar 1 ocasião de perigo. Não deram muito nas vistas mas fizeram um jogo muito certinho. Curiosamente não gostei de ver ali o Fresneda…percebo as características que tem para jogar ali, mas não o sinto “à vontade” ali com a bola. Vamos ver como cresce e se cresce ali, mas não adorei.
Nas alas, o Quenda esteve bem…esteve muito dinâmico como sempre, muito concentrado e cada vez combina melhor com o Trincão. Falhou alguns passes que tentou mas esteve bem. Do outro lado o Nuno Santos, idêntico mas sem Trincão para combinar. Ficou mais sozinho apesar de ter tido a companhia do Bragança e do M. Reis a miude mas não é o mesmo. Apesar disso conseguiu alguns lances de desequilíbrio e está claramente com uma fome de bola do crl. O Geny entrou bem mas depois foi para a frente com o Esgaio pela ala…ninguém consegue fazer grande merda com o Esgaio ao lado, por isso apagou-se. Apesar de tudo quem eu esperava que joga-se melhor na frente por dentro era o Quenda, acho que tem mais características para isso. O Esgaio entrou…já não estou numa de ver o Esgaio em Alvalade…enfim…percebo porque é que entrou (porque o Amorim quis meter o Geny na frente porque estamos curtos) mas prefira 1000x que tivesse entrado o João Simões para o meio-campo. E precisamos muito mais dele do que vamos precisar mesmo do Esgaio. Estamos claramente curtos a meio campo…Até acho o Arreiol mais pronto que o João Simões mas a probabilidade de 1 deles ser preciso é grande.
A meio-campo, temos um trio que pode jogar em qualquer jogo, em qualquer altura…que responde. Belíssimo jogo de ambos, apesar de achar que andaram mais perdidos sem o Pote. Faltou ali a “moleta”. Faltou a “moleta” ao Nuno Santos, faltou a “moleta” ao Bragança…é esta a importância do Pote. Faz tudo. O Morita também entrou bem, a ver se volta a ganhar ritmo…se bem que daqui a nada está em viagens novamente…
Na frente o Trincão jogou muito bem mas pecou na finalização. Criou muito jogo, fez a cabeça em merda a quem o marcava…mas podia ter feito 2 ou 3 sem grande favor. Podia ter tirado mais partido de ter o Gyokeres e o Harder a rebentar com eles.
Os 2 vikings na frente…prometem. Gyokeres fez um grande jogo, a jogar e a fazer jogar (e isto ele faz cada vez melhor), o Harder foi ótimo no que parece estar mais à vontade. Lutar com eles e no espaço. Depois andou meio perdido no sistema, tinha uns sapatos muito grandes para calçar. Mas estreia com golo e uma belíssima assistência…promete! Muito! Várias jogadas em que se percebe que quando ele estiver mesmo “dentro” da equipa…ele junto com o Gyokeres vão foder muita cabeça. O Maxi entrou bem, ele tem qualidade. Nota-se bem que tem muita qualidade. Mas precisa de acalmar, precisa de jogar mais simples…o Amorim precisa de o fixar na ala e meter a fazer primeiro as coisas simples. Depois de fazer bem as coisas simples da ala, logo o mete a fazer mais. Qualidade tem ele.
3-0 limpo e tranquilo num jogo simples. Mas…simples e tranquilo com 6 ausência e muita gente a ganhar ritmo. No ultimo quarto de hora estava Maxi, Esgaio, Fresneda que tocaram pouco na “xixa” até agora.
Venha o Estoril e o autocarro…porque vem aí um dos maiores autocarros de Portugal neste momento. Mas…não me lembro de ir tão calmo e confiante para os jogos como agora. Não sei se isto é bom ou se é mau mas…vamos ver. Importante recuperar jogadores para outros poderem rodar. Espero que o Bragança não tenha lesão…pena o Edwards ter tido esta lesão porque ele também está a precisar de jogar jogos a sério e ontem seria uma ótima oportunidade para isso…
dei por mim a pensar que a certa altura tinhamos demasiads esquerdinos do lado esquerdo, faltando porventura que o substituto do Pote fosse destro de forma a potenciar o jogo entre linhas e de fora para dentro como ele faz de pé direito…
Uhmm…já escrevi aqui a minha teoria. Os minutos dados a Quenda é para dar visibilidade e começar a ser falado, não me admiraria ser o próximo MFernandes.
A defesa tem estado imperial. O Debast tem feito uns jogos de encher o olho (o que é uma tristeza para o Quaresma, mas dá garantias de profundidade). O MR muito tosco a sair, mas nunca compromete atrás. Diomande no meio, marcação a homem sem ter de cobrir muito espaço é o sitio perfeito. O Fresneda entrou, claramente que ele queria ir para a ala, claramente que ele queria mostrar serviço, e teria muito espaço para o fazer, mas pronto, escolheu o Esgaio. Eu olho para o Fresneda e vejo coisas do Porro, cada vez que o vejo em sprint em ponta parece que só perde para o Juste, mas faltam oportunidades, e oportunidades no lugar dele, não a central. Acho que estamos a perder um ativo valioso, porque não foi o Amorim que o escolheu.
Meio campo funcionou bem naquilo que tem de fazer normalmente, mas é como dizes, faltou o 3o homem, faltou o gajo que liga o meio campo ao NS e ao Gyo. Ganhamos por larga vantagem, com tranquilidade, mas eu notei que o Pote faz uma grande diferença à equipa num todo.
Trincão joga bem, mas complica. Complica nos toques, complica na decisão, complica em quase tudo. Lá está, contra estas equipas a coisa acaba por sair porque a discrepância na qualidade é grande, mas quando o jogo nivela, continuo a achar que precisamos de alguém mais rápido, até pode nem ser de pernas, mas a executar e a decidir, que continuam a ser o maior problema do Trincão.
Quanto ao autocarro do Estoril este é capaz de ser o 1o ano do Amorim em que autocarros me preocupam muito pouco. Não só temos o Gyokeres, como temos umas dinâmicas que fazem com que muita gente apareça na área, e agora temos o Harder, que é um corpo que vai moer e massacrar os defesas, que era uma coisa que o Paulinho estava longe de oferecer.
“Trincão joga bem, mas complica. Complica nos toques, complica na decisão, complica em quase tudo. Lá está, contra estas equipas a coisa acaba por sair porque a discrepância na qualidade é grande, mas quando o jogo nivela, continuo a achar que precisamos de alguém mais rápido, até pode nem ser de pernas, mas a executar e a decidir, que continuam a ser o maior problema do Trincão.”
Concordo.
Não consigo perceber tanto “endeusamento” com Trincão. Fez um passe para golo,a sério?? Mas qual a dificuldade daquele passe? E os outros fáceis que falhou antes disso? E aquele lance do excelente cruzamento do Harder em que ele simplesmente não soube o que devia fazer…e os lances em que se perdeu em fintas e mais fintas??
Epá desculpem mas dizer apenas que é dos que mais arrisca não justifica nada!
Ya, é demasiado inconsequente. No entanto, aquilo que tenho para dizer do trincão é que o ano passado a maior parte dos jogos, durante a maior parte do tempo, era mm um jogador invisível. Passava largos minutos fora do jogo. Este ano parece fisicamente mais disponível e parece aparecer mais em jogo. Mesmo que muitas vezes seja inconsequente.
Ainda assim, entre ele e Edwards, não tenho dúvidas que prefiro o trincão. Edwards já devia estar fora da equipa.
Certo!
Esta melhor esta época!
Melhor que Edwards, de longe.
Mesmo assim, parece me curto para: o dinheiro que ganha, o estatuto, a necessidade em jogos grandes
Ah e é um fossão do crlho também lol. Mas muita da diferença de produtividade em relação ao Pote por exemplo é mesmo isso, o Pote executa mais rápido e melhor. Não tendo tanta finta é um gajo muito mais objetivo e que faz muito melhor as coisas, por isso também é que nos dérbis e clássicos tem impacto e o Trincão não me lembro da última vez que marcou ou assistiu.
E lá está, com isto não quer dizer que o Trincão não seja bom, ele não era bom, agora é um jogador que sim senhora custa uns 10/15M, mas acho que podemos arranjar alguém melhor com o mesmo perfil, é procurar.
«Mas…senti muita falta do Pote. Estava lá o Pote na ligação com o Gyokeres…+-…ou seja o Pote avançado centro estava, mas faltou os outros Potes. Não esteve o Pote interior esquerdo, não teve o Pote na ligação, não teve o Pote na combinação com o Nuno Santos, não teve o Pote no apoio ao meio campo. Jogámos bem…mas ficou claramente um buraco do lado esquerdo, que fica sempre quando o Pote não joga».
Pote é realmente único neste plantel. RA frisou bem isso na CI.
Malta que estava a ver o jogo ao meu lado insistia, ao longo do jogo, em apontar o que Harder fazia de bem, comparando com Pote, com vantagem para o dinamarquês.
Não compreendo como possa achar-se que o Pote é dispensável nesta equipa.
O bom do Pote…é preciso estar particularmente à forma de jogar do Sporting para perceber o quão importante ele é para o jogo da equipa.
É fácil dizer que o Harder marcou e assistiu e por isso o Pote não fez falta. Mas ou não se vê o jogo ou se acaba o jogo com a sensação que…não fizemos um grande jogo.
Quem não gosta do Pote, anda ás voltas com a explicação para o jogo não ter sido tão bom como outros…
Quem gosta…percebe o que mais falta fez a esta equipa e a área do terreno que andou mais “abandonada”.
Para se perceber completamente a influencia do Pote no jogo do Sporting é preciso perceber completamente todas as funções que ele faz num jogo. Com o Pote bem, todos à sua volta jogam bem. Sem o Pote…o Nuno joga bem mas parece que falta qualquer coisa, o Bragança joga bem mas parece que falta qualquer coisa, o adversário tem mais bola, o Nuno Santos e o Reis sofrem mais porque são muito mais expostos defensivamente….
Viste porque ele veio cheio de gás da frente para trás e meteu o corpo.
Mas não viste fechar a ala esquerda, não o viste fechar as linhas de passe para condicionar a saída, não o viste combinar rápido e simples com o Nuno Santos e Bragança…
A questão é mesmo essa. É que o que o Harder fez é vistoso. Vir lá da frente para ganhar uma dividida dá nas vistas. Estar bem posicionado de forma a condicionar a construção cortando a linha de passe e levando o jogo para onde depois não conseguem sair…nem se dá por ela….
Vejam um jogo com o Pote e vejam ontem como era quando eles tinha a bola no lado direito deles e o espaço de manobra que tinham e a quantidade de vezes que foram por ali e passaram ou foram para um meio que ficou muito aberto por serem os médios a fechar a esquerda….
O Maldini dizia que não gostava de carrinhos porque quando tinha de fazer carrinho era sinal que ele ou companheiro estava mal posicionado. E que um bom jogo era o jogo que não tinha de fazer carrinhos porque tinha estado (ele e o resto da defesa), sempre bem posicionados.
O mesmo se aplica aqui.
Contra o Lille, o Pote chegou a ir fechar a defesa do lado esquerdo quando o Reis saiu no seu jogador e outro entrava nas costas dele. E o Pote ficou na nossa ultima linha para não o deixar entrar ali sozinho. Garanto que 90% das pessoas nem deu por ela, porque a bola depois nem passou por lá.
A parte do carrinho concordo e no entanto a malta adorava os sprints com carrinhos espectaculares do Jérémy Mathieu… mas sempre o disse, era sinal de equipa partida, mal posicionada como um todo.
Quanto ao Pote, percebo o que dizes relativamente ao posicionamento e isso ajuda mas é um zero em qualquer dividida.
Lá está. É o que salta à vista. Percebo que se note esse impacto mas o Pote faz imenso trabalho invisível que permite que não se ande a desgastar em sprints.
Rinaudo também dava a ilusão de jogar muito, já o Paulo Sousa fazia parecer que a bola ia ter com ele.
Defesa e meio campo super concentrados sem darem um mm a equipa adversária. Excelente reação a perda de bola. Capacidade de impedir o adversário de criar perigo. Aliás já com o Lille tinha sido assim com excepção da diarreia mental dos últimos 15 min (a expulsão ajudou, mas eles só fizeram o primeiro remate aos 70 e tal minutos).
Acho que o nosso principal problema ontem, por estranho que possa parecer, esteve na frente. Criamos muitas oportunidades,se não fosse o Ochoa tinha sido um cabaz dos grandes, mas faltou fluidez, falto a decisão certa na altura certa (e acho que a falta do pote tem a ver com isso).
Mas o que mais me agrada neste Sporting é que saem jogadores titulares e a equipa continua a jogar bem e a criar muitos problemas aos adversários. Cria problemas diferentes, mas continua a criá-los. É sinal que de facto nesta equipa todos são de facto titulares. É não há dúvida que isso é mérito do Amorim.
É continuar assim, sem embandeirar em arco nem dar nada por vencido antes de terminar, com o mesmo foco e concentração.
Só para dizer que estás factualmente incorrecto. O Quenda foi o médio com melhor percentagem de acerto no passe, 86,8% (estás percentagens normalmente só encontras nos centrais, porque trocam muito a bola entre eles) e teve 100% de percentagem no passe longo.
Quando é que eu disse que ele falhou muitos passes?
Falhou alguns que tentou entrelinhas que não costuma falhar. Lembro-me de 2 que tentou o passe entre-linhas e que acerta normalmente e que desta vez falhou. 1 para o Trincão e 1 para o Gyokeres. Normalmente os poucos que falha são de ruptura na frente.
Devo dizer que não gostei do jogo do Quenda. Não por ter jogado mal mas porque tacticamente a coisa funcionou pior que no lado esquerdo. O Nuno combinou muito com o Reis… e ainda tinha o Bragança a cair mais daquele lado…
O Quenda praticamente nao teve apoio do central direito… só tinha lá o Trincão…
Gostei bastante dis primeiros 25 minutos… depois fomos decrescendo… mas sem nunca perder o controlo do jogo.
Penso que nos habituaremos a ver as ‘laminas duplas’ muitas vezes daqui para a frente. Talvez nao tantas como vemos a mascara, porque o Viktor cada vez mais parece um alien ou um cyborg, mas bastantes para nos fazer felizes. Vai ser Harder para os adversarios segurar a nossa equipa este ano…
PS a celebracao do Harder fez-me pensar no Deadpool…o que faz do Viktor o Wolverine. E agora tb nao conseguem nao ver a coisa assim, hehehe.
É mais para os Rodrigos Ribeiros desta vida pensaram que não basta talento e que é preciso a mentalidade correcta.
E digo plural… porque mais que individualizar no Rodrigo é realçar qual é em regra a mentalidade dos jovens promissores de qualquer uma das equipas que lutam por titulos em Portugal e comparar a postura/mentalidade do Harder
O Nuno Mendes tinha 17. O Quenda também. O TT também, o Inácio e o Quaresma eram ligeiramente mais velhos. O Harder so parece menos jogador que o Mendes…
Falei aqui à dias na mentalidade nórdica quando relacionei com o terem pressão e que eles ultrapassam isso com facilidade.
O latino, acusa muito a pressão, a mentalidade tem muito a ver como encaram a vida.
E estes putos nórdicos já herdam esta mentalidade, se o Harder vai vingar ou não, logo se vê.
Não lhe exijam, está em formação ainda.
Até o Maxi, com mais idade, deu pra ver, que ainda não está na forma que o RA quer que eles joguem, qualquer dos dois, um porque é muito jovem, outro porque está ainda a aprender como o RA quer que faça, tem que se dar tempo.
Mas lá irão.
Vamos esquecê-los para errarem à vontade.
Estamos a viver o mais promissor inicio de época de que me lembro , e já vi muitos.
Tivemos o Marinho Peres com 11 jogos , 11 vitórias em 90/91 mas nem ai o nivel exibicional era tão grande , nem a superioridade tão evidente como nesta época.
Aproveitemos , sejamos felizes como merecemos.
Bom dia Rampante, não percebo a falta de tolerância com o Francisco Trincao, a par do Pote e do Morita é o que conhece melhor a ideia de jogo do Rúben, o Homem faz km’s e não corre mal, cria desequilíbrios, ontem à excepção do Bragança ou do Quenda, mais ninguém faria aquele passe para o terceiro golo, também erra, quem tem mais tendência a errar é ele e o Gyokeres, pois são os mais solicitados.
Pontos positivos
-Não se notou ausência de tiulares
-intensidade na busca da bola
-intensidade na procura do golo
-Substituições a tempo e rotação equipa alargando o leque de jogadores que contam
-Futebol total de Amorim
Eu que fui um sério crítico de Amorim, especialmente após os 4 lugares vergonhosos, reconheço que o Sporting pratica neste momento um futebol como há muito não se via, com exibições regulares, intensidade no jogo, fome de golos. Porra assim não há ponta que se pegue para nos queixarmos, simplesmente top. Na minha modesta perspectiva não fui eu que mudei de opinião, foi o Amorim que melhorou 10 X nestes últimos 2 anos, levando-nos a um nível que não me lembro de ver em termos de regularidade nas exibições e resultados.
Que seja para muitos anos 🙂
Pois.
Foste um pouco azelha na avaliação a longo prazo. O malhão tem esta tendência a ser primitivamente adepto da fast food. O perfeccionismo é inimigo da compreensão do processo inerente á evolução.
Amorim trabalha a estrutura.
Grande treinador…. Oxalá fique muitos anos mais …
Esta manhã um colega portista disse-me que este Campeonato já está entregue faltando apenas cumprir calendário, e que neste momento não temos adversários em Portugal capazes de contrariar o nosso futebol.
Ontem ouvi um comentador benfiquista dizer o mesmo.
Se noutros tempos poderia parecer “veneno”, agora é difícil não acreditar que é a convicção de todos, nossa principalmente (ou pelo menos a minha).
Se o Guimarães e o AVS íam de bicicleta, e o Porto de mota, o Sporting foi de TGV! Só não vê e reconhece quem não quer.
O mérito é maioritariamente de Amorim que de época para época tem aproveitado da melhor forma as centenas de milhões gastos no plantel.
Esse investimento não teria efeito (como acontece no vizinho) se não houvesse enorme competência de Amorim em promover sucessivos upgrades de época para época, reforçando a base inicial à cada nova aquisição e valorizando activos.
Saiu Coates (experiência e liderança) que muitos diziam já não ter pedalada para o Sporting e temos sangue novo e apenas 2 golos sofridos; saiu Adàn e temos 2 guarda-redes que dão perfeita garantia para os jogos internos; saiu Paulinho que…prontos, era curto, e temos o mehor goleador europeu e um puto promissor na mesma linha; Esgaio já não é primeira opção e será útil para jogos em que apenas temos de marcar com os olhos (como o de ontem) e para dar descanso aos colegas; Edwards já está na lista de mercado para uma futura saída por empréstimo com opção de compra.
E “a brincar” temos um plantel rejuvenescido, possante, qualitativamente superior à qualquer outra equipa dentro de portas.
Esboço um sorriso e já evito comentar algumas preocupações com lesões e problemas físicos de alguns jogadores. É normal. É daquelas coisas que saem-nos automaticamente por serem muitos anos a termos equipas limitadas por falta de recursos ou de saber.
Hoje dizer que é preocupante ficar sem o Pote ou qualquer outro titular, quando jogamos contra o AVS cujo jogador mais valioso do plantel é emprestado pelo Sporting, é de rir.
Temos 2 planteis para formar uma equipa para golear equipas como o AVS que ontem chorou a ausência do avançado de 40 anos.
Imaginem o que seria o Manchester City dizer que tiveram sorte por o Sporting não poder contar com o Liedson.
Quanto ao jogo, é difícil encontrar qualquer jogador que tenha estado menos bem quando enfrentamos um adversário que nem consegue rematar enquadrado com a nossa baliza durante cento e poucos minutos.
Se estes jogos são um passeio e o entusiasmo vem da expectativa de vermos novo golo de Gyokeres e adivinhar se a goleada ultrapassará os 3 golos, fica a certeza que são excelentes como treino para os que agora estão a chegar serem capazes de assimilar as rotinas da equipa para os jogos da Liga dos Campeões…
Estes jogos são um passeio porque nós os tornamos um passeio.
No dia em que começarmos a achar que são favas contadas é o dia em que vamos começar a perder pontos.
Nada de embandeirar em arco. Concentração e foco. É isso que ganha jogos e campeonatos, é por isso que temos feito o início de época que estamos a fazer.
Assim que perdeste o foco com o Porto, eles empatam o jogo. Assim que perdeste o foco com o Lille, eles com menos um criaram oportunidades de golo.
Há muitos alpinistas de alta montanha que morrem no percurso descendente e não no ascendente precisamente porque acham que o mais difícil, chegar ao topo, já foi conseguido. Depois perdem o foco, e isso em alta montanha é letal…
Eu acho que o Amorim tem feito um trabalho excelente em não deixar os jogadores achar que está tudo ganho, e grande parte do sucesso até ao momento nesta época (e do sucesso na anterior) deve-se a esse trabalho.
O documentário Lado a Lado mostra isso mesmo. Os gajos querem festejar e o Amorim é o gajo com os pés assentes na terra e não os deixa entrar em euforias.
Ele próprio sabe que as vezes basta uma oportunidade do adversário para podermos levar um golo, por isso tem feito um trabalho muito bom a manter o foco e a concentração dos jogadores para eles darem o mínimo de oportunidades aos adversários.
Acho que só mesmo com esta mentalidade é que é possível vencer títulos. Nunca dar nada por vencido de antemão e ter de lutar por tudo. Mesmo que na teoria tenhamos melhor equipa.
Eu ontem vi isso contra o AVS. Vi na terça contra o Lille (excepto nos últimos 15 min.), vi contra o Porto, em que eles só criaram perigo com dois remates de longe do Galeno, e espero ver mais vezes.
E o que gosto mais nesta equipa é que mesmo que mudem alguns elementos, como foi o caso de ontem, continuo a ver isso, independentemente de quem entra.
Outro ponto que ainda não vi referirem e que para mim é dos mais importantes, é que esta vitória veio depois de um jogo europeu. Nestes jogos normalmente dá merda, porque os jogadores não estão focados, jogar com o aves não é a mesma coisa que jogar com o Lille para a Champions.
E ontem até jogou com o Nuno Santo em posição idêntica à do Pote. E até, sem ter os atributos do Pote teve muito boas movimentações e procurou combinar bem com o Nuno, o Morita e (mais) com o Gyokeres.
SL
Estamos numa forma extraordinária.
Quem continua com dúvidas sobre a qualidade do Amorim ou é cego ou mal intencionado.
Mas atenção a um pormaior. Eu continuo a sentir falta do Coates naquela defesa.
Debast é craque (disse-o no primeiro jogo) todos os outros têm estado a um excelente nível mas a verdade é que têm muito pouco trabalho. Ainda ontem por exemplo Franco Israel foi um mero espetador.
Claro que estou confiante e acredito numa época fabulosa mas preparemo-nos porque os jogos da Champions vão ter um nível de dificuldade cmpletamente diferente. E será nessas noites que Alvalade tem de ser o 12o jogador , apoiando incondicionalmente quando as coisas não correrem tão bem como queremos.
Aparte isto , são vergonhosos alguns adjectivos que alguns insistem em atribuir ao Trincão .
Jogo forte e em forma da defesa, não se sente falta nenhuma e até é melhor assim.
Jogos em que haja uma fifia….falta experiencia e o crl…
Acho que vai haver momentos que obviamente vai fazer falta, vai haver momentos em que a velocidade e capacidade no 1×1 desta equipa faz muito mais diferença…
Lamento a maneira sobranceira como vou dizer isto, mas quem não vê a importância e a qualidade do Trincão nesta época, anda a ver os jogos com a televisão desligada.
Fazemos então o seguinte exercício. Dos últimos 8 jogos grandes com rivais indiquem em qual deles o Trincao foi o melhor do trio da frente. Pode-me alargar para jogos europeus.
O Fresneda tem ali potencial…parece ser gajos para fazer aquela ala toda em alta rotação (Porro?)… só precisa estabilizar o jogo e não querer fazer tudo em 10 minutos, mas lá está, para isso precisa de minutos…
Recomendo vivamente ouvir os comentários do Gabriel Alves na Observador (está no Youtube) acerca do Sporting…
“Este Sporting na minha opinião é a equipa força da técnica aliada à táctica da força, com um plano de força da táctica na força do musculo. Dois dinamarqueses, um sueco e depois tem um Pote…”
Morita também é grande em tudo, pena, muita pena ter que ir à sua selecção.
A selecção JÁ só o prejudica pessoalmente, a ele e ao Sporting.
Mas é dos nossos, temos que o compreender e ajudar.
Eu acho que perder de propósito nunca é uma cena fixe e não dignifica o desporto, nem os atletas nem a competição. Pode não ser batota, mas a sua reputação é dignidade fica manchada para sempre. Ah o teu pai fez parte daquela equipa que perdeu de propósito já sei quem são
23 Setembro, 2024 at 8:52
Só para realçar que estamos fortíssimos.
Há muitos anos que não via uma equipa do Sporting dominar tão bem todos os aspectos do jogo. E ontem não estava o jogador mais completo e mais difícil de substituir – Pote!
Muito bom mesmo.
Agora é “só” manter assim até ao final da época.
23 Setembro, 2024 at 9:15
Em relação ao jogo de ontem.
Equipa acessível permitiu colocar no 11 titular o Harder.
E embora se perceba que falta ainda muito entrosamento e muito trabalho tático para fazer melhor os apoios, também se percebeu que tem a tal “fome” de bola. E isso é meio caminho andado para fazer 1 golo e 1 assistência.
O mesmo se passa também com o Araújo. Nota-se que têm ainda muito trabalho pela frente para entender as rotinas da equipa.
Ainda em relação ao Harder, não devemos estar a comparar ao Gyokeres, jogador feito e mais velho, mas sim em relação a um Rodrigo Ribeiro ou outro jogador com a mesma idade. E quando fazemos esta comparação dá para perceber que a aquisição parece que foi acertada.
Vamos ver mais à frente como evolui o jogador.
O resto da equipa teve um jogo tranquilo.
Gostei muito da reação à perda da bola e a forma rápida como caiam em cima do adversário ao ponto de recuperar muito rápido e iniciar mais um ataque.
Trincão tenho receio que comece a voltar a ficar fução.
Está em boa forma mas tem de jogar para a equipa.
Amorim esteve muito bem.
Substituições na hora e adequadas.
A fazer rodar e bem a equipa e a colocar jogadores para ganharem minutos que em condições normais não os terão.
Desta vez não foram apenas 5 minutos ou menos.
Assim…sim.
Mais 3 pontos.
Siga para o próximo jogo.
23 Setembro, 2024 at 11:00
Bom dia Rampante, não percebo a falta de tolerância com o Francisco Trincao, a par do Pote e do Morita é o que conhece melhor a ideia de jogo do Rúben, o Homem faz km’s e não corre mal, cria desequilíbrios, ontem à excepção do Bragança ou do Quenda, mais ninguém faria aquele passe para o terceiro golo, também erra, quem tem mais tendência a errar é ele e o Gyokeres, pois são os mais solicitados.
23 Setembro, 2024 at 11:02
Ele deve ter sido dos jogadores do Sporting o que nesta época evoluiu mais.
Aliás para mim é o melhor ano de sempre da carreira dele. Melhor ainda do que fez no braga.
Mas neste jogo especifico reparei que teve momentos em que vícios do passado voltaram.
É mais no sentido de ele continuar o trabalho que tem feito nesta época e não começar a armar-se em Messi outra vez.
Ele que perceba que é pelo facto de ter simplificado o seu jogo que tem vindo a subir de forma.
23 Setembro, 2024 at 12:06
Ele vai sempre ser complicativo…está nele.
A questão é que ele hoje passa muito mais vezes do que passava à 1 ano.
Claro que há algumas que perde-se nessa complicação…mas também é verdade que passa montes de vezes e leva pau de caralho ou cria desiquilíbrios vários.
Mesmo ontem não tendo feito um grande jogo, fez a assistência que deu golo, meteu mais 3 ou 4 bolas de golo na área e falhou vários golos. Fora a porrada que levou.
Este Trincão, mesmo o de ontem…vale muito a pena! Mesmo que haja 4 ou 5 lances por jogo em que ele complica demais, valem bem os outros todos.
Aliás, ele está ao contrário do Edwards (mesmo quando o Edwards estava bem). O Trincão tem meia dúzia de lances que complica demais e depois tem montes deles que decide bem. O Edwards tem 4 ou 5 que decide bem e os outros perde-se…
E eu sou insuspeito. Estava completamente farto dele em Novembro/Dezembro do ano passado, era o jogador que mais dava por perdido nessa altura (apesar de o Edwards me irritar sempre mais do que ele pelas más decisões).
23 Setembro, 2024 at 12:38
O Trincão nesta fase é titular de caras. Entre ele e o Edwards nem tenho dúvidas.
A crítica que faço ao Trincão é a que sempre fiz, e que é a mesma que o próprio Ruben Amorim disse que lhe dá na cabeça todas as semanas por causa disso: complicar demasiado alguns lances e não ter as melhores decisões.
Mas isso não impede de eu achar que nesta fase tem de jogar e de ir tentando corrigir esses pontos com jogos, e não nos treinos.
Já disse aqui, quando conseguir jogar mais simples, torna-se um jogador do crl…
23 Setembro, 2024 at 12:42
Ontem na 1@ parte, mesmo á minha frente, recebe um cruzamento do Harder e atrapalhou se todo e não fez golo …
23 Setembro, 2024 at 9:17
O melhor do jogo de ontem: o nosso capitão Hjulmand com a farda dos bombeiros à conversa com Sra Dona Maria Elvira. Extraordinário – seremos sempre diferentes, está-nos no ADN.
Grande joga. Venha o Estoril! Com um árbitro isento teríamos feito mais golos, já nem têm vergonha (na realidade nunca tiveram). Espero que o Sporting se queixe, não precisa de ser nos jornais ou na praça pública. Nos canais próprios, mas com um murro na mesa a sério. É a impunidade total destes artistas.
23 Setembro, 2024 at 9:41
Dêem as voltas que derem isto vai dar sempre ao mesmo :
RUBEN AMORIM
23 Setembro, 2024 at 10:02
Perdemos 1-0, Chico, lembra-te disso…
23 Setembro, 2024 at 10:36
Não te esqueças Miguel que eu gosto bastante dos prognósticos do RC, perdão do Chico Faria
23 Setembro, 2024 at 9:59
Honestamente gostei muito do jogo. E não alinho nisso de o adversário ser fraco, que o é sem dúvida, porque já perdemos jogos e campeonatos contra mancos como estes.
Gostei do Harder sinceramente. Claro é pouco tempo ainda, mas acho que sim, temos jogador.
Quanto ao uruguaio… Eh pah tanto dinheiro quando já temos Nuno Santos, Quenda, Geny e até Matheus Reis. Muito dinheiro para uma posição que não considero primordial.
Esse dinheiro deveria ser gasto num central de valor. O Debast é muito frágil, este é o terceiro jogo consecutivo em que é o nosso defesa que mais vezes é driblado 4 em 6 tentativas. No último jogo tinha sido 3 em 4 e no anterior de não me falha a memória foi 3 em 3. Ou seja é muito frágil defensivamente. Mas mesmo a atacar abusa do chutão para a frente, não sai a jogar com os companheiros, ontem os passes longos precisos foram 8/14, e tem sido sempre acima, percentagens muito baixas de aproveitamento. Passes curto é também pela terceira vez o pior da defesa.
Ok marcou um golão e isso para o adepto “normal” dá para crédito de 10 ou 20 jogos, mas tenho aquela sensação que é mais Anderson Polga do que André Cruz, se é que me percebem…
23 Setembro, 2024 at 10:40
Não vamos desenterrar defuntos … anderson polga?!? Minha nossa, o que eu sofri com esse cêpo …
23 Setembro, 2024 at 10:44
Porra, não concordo nada em relação ao Debast e a saída de bola. Acho que esteve muito bem nesse capítulo!! Num 1×1 já é outra conversa, pode e vai melhorar (espero eu)…tem de ganhar massa muscular.
23 Setembro, 2024 at 11:04
+1 aqui!
Debast é muito bom a sair: visão e qualidade de passe. Ele põe a bola onde quer com muita precisão e alguns passes são difíceis e muito bem vistos. Muito parecido com o Gonçalo Inácio neste aspecto.
Onde acho que Debast tem muito a melhorar é que defende muitas vezes com os olhos no 1×1. Quando decide pressionar até é rápido e agressivo. Mas a controlar a posição dá muito espaço. Vai corrigir rápido e ser um centralão. A minha única dúvida é no jogo aéreo: ainda não percebi o que vale mas parece-me não ser o seu forte.
23 Setembro, 2024 at 15:04
Na saída de bola tem mais de 67% de erro. O que é brutal! Muito mais do que qualquer outro jogador do Sporting.
23 Setembro, 2024 at 11:01
Lol o debast é driblado de caralho,por isso temos tantas oportunidades contra…tu até o lance contra o Arouca que o Reis é que fica a nanar,conseguiste culpar o Debast…depois o Maxi também te parecia um cepo…quando o homem mal tinha treinado com a equipa,ontem entrou bem e nota se que tem qualidade mas também se nota que tens odio de estimação a estes dois, já contra o Arouca vieste bater neles…. vá se lá perceber.
23 Setembro, 2024 at 15:05
Eu estou a falar de estatísticas, dados, factos concretos.
Tu estás a falar de olhometro, que é a tua escala de medida.
23 Setembro, 2024 at 17:59
Eu vou te falar em estatística, números,temos 2 golos sofridos para o campeonato,tudo o resto é o teu ódio a jogadores novos… és o maior da tua rua,sem dúvida.
23 Setembro, 2024 at 18:52
Eu elogiei o Harder e foi melhor escolha do que o grego.
Tenta outra vez.
23 Setembro, 2024 at 11:15
Porra……
Acho dificil descordar mais do que disseste do Debast e do Maxi.
Não vejo posição mais carenciada antes do que o suplente do Nuno Santos. Não há literalmente ninguém que faça bem a ala esquerda toda sem ser o Nuno Santos.
Debast nem vou falar…dizer que ele saí mal a jogar…pah, tudo bem é a tua opinião mas não podia discordar mais. E comparar ao Polga é meio criminoso…….a unica coisa que posso concordar +- é que tem de melhorar nos duelos. De resto, não tem nada de André Cruz nem de Polga….é um central TOTALMENTE diferente de ambos…
23 Setembro, 2024 at 10:05
Vocês este ano é só verem jogos descansados da vida…
Tirando a Supertaça, e é um jogo que acontece em 1000, é um passeio.. ontem se stressaram, foi no pênalti que devia ter sido assinalado no cabeçeamento do Harder… Pelo pouco que vi…
Depois ainda têm o andebol que JAZUZ! É andar a brincar na Tuga, e espero que façam história na Europa.
Volei também cresceram…
Muito bem rivais!
No andebol já não há palavras, mas mesmo no futebol, não estou a ver quem em Portugal vos faça grande mossa… Todos sabem o que fazer… Quem entra vai cumprindo.
23 Setembro, 2024 at 18:25
Obrigado Ginha.
Saudações desportivas
24 Setembro, 2024 at 2:02
A diferença entre a nossa equipa de andebol e a vossa não é nem de perto nem de longe 16 golos, eu estava á espera de uma vitória “normal” por 4 ou 5 golos e não de um “bis” da supertaça, há ali algo de estranho e as “teorias da conspiração” do vosso treinador não estão a ajudar em nada a vossa equipa, uma equipa (a vossa) que eliminou o FCPorto não pode ser aquela nulidade da segunda parte do derby….
Começam bem taco a taco mas se o Sporting conseguir cavar uma diferença de 4 golos a vossa equipa toda bloqueia e vai abaixo e isso em andebol não é normal porque uma diferença de 4 golos em andebol é como uma diferença de um golo em futebol é facilmente reversível se a equipa tiver cabeça e ambição….
23 Setembro, 2024 at 10:11
Bom dia!
Apesar de ser o Aves, ontem foi uma bela exibição da nossa parte (diria que em 75% do jogo). Gostei muito da reacção á perda, da fome em atacar a baliza e como anularam o adversário (que não sendo forte, tem sempre o seu valor.)
Ficaram mais 2,3 golos mas o Ochoa tb esteve muito bem.
Em termos individuais, gostei do trio Gyo, Harder e Huljm …os centrais com pouco trabalho mas bem e Bragança sempre bem.
Modo menos, NSantos quase ausente e Trincão de novo em modo conas e complicativo (gostava muito que ele fosse o craque que muitos acham que é, mas não é!!). Na segunda deve ter acertado um passe (o do golo do Gy, mas tb que raio…), de resto uma nulidade.
Parabéns também ao ANDEBOL (já começam a faltar adjectivos) e ao VOLEIBOL pela vitória (será que vamos mesmo ter uma equipa?!)
24 Setembro, 2024 at 3:23
Com todo o respeito pela a tua opinião, não consigo perceber as criticas ao Trincão nos últimos meses.
Na minha opinião está feito um craque! corre que se farta, pressiona bem e é agressivo nesse momento, isto tudo com uma capacidade de desequilíbrio em drible e em espaços interiores que não me ver num jogador do sporting em anos recentes.
Quem tem as tarefas ofensivas que o Trincão tem e quem arrisca o que ele arrisca não pode acertar sempre! Não querendo comparar o incomparável, lembra-me sempre quem criticava o Figo enquanto cá esteve.
Quando chegou concordo que lhe faltava nervo, reatividade e agressividade ofensiva e defensiva. Desde janeiro passado que tem vindo a melhorar muito e neste momento, para mim, é dos mais decisivos titulares que temos no clube. A milhas do Edwards, por exemplo.
SL
24 Setembro, 2024 at 3:24
que não me lembro de ver*
23 Setembro, 2024 at 10:21
Bom dia tasca!
Mais um jogo, muitas mudanças, muitos jogadores fundamentais de fora…mais uma vitória tranquila e que podia ter sido por números bem mais esmagadores.
A grande surpresa do 11 foi o Harder. Não pensei que ia ser lançado de inicio tão cedo. E a resposta foi positiva com um golo e com uma assistência, ele junto com o Gyokeres são 2 bestas que moem o juízo a qualquer defesa. Mas…senti muita falta do Pote. Estava lá o Pote na ligação com o Gyokeres…+-…ou seja o Pote avançado centro estava, mas faltou os outros Potes. Não esteve o Pote interior esquerdo, não teve o Pote na ligação, não teve o Pote na combinação com o Nuno Santos, não teve o Pote no apoio ao meio campo. Jogámos bem…mas ficou claramente um buraco do lado esquerdo, que fica sempre quando o Pote não joga.
De resto foi uma avalanche ofensiva que podia ter dado alguns 10-0. Mais em força do que em jeito mas sim. Vamos ter de crescer muito nesta forma de jogar porque é preciso crescer muito…mas…é alternativa clara.
Por posição:
Os centrais estiveram muito bem. O AVS não fez sopa com nada, não conseguiram criar 1 ocasião de perigo. Não deram muito nas vistas mas fizeram um jogo muito certinho. Curiosamente não gostei de ver ali o Fresneda…percebo as características que tem para jogar ali, mas não o sinto “à vontade” ali com a bola. Vamos ver como cresce e se cresce ali, mas não adorei.
Nas alas, o Quenda esteve bem…esteve muito dinâmico como sempre, muito concentrado e cada vez combina melhor com o Trincão. Falhou alguns passes que tentou mas esteve bem. Do outro lado o Nuno Santos, idêntico mas sem Trincão para combinar. Ficou mais sozinho apesar de ter tido a companhia do Bragança e do M. Reis a miude mas não é o mesmo. Apesar disso conseguiu alguns lances de desequilíbrio e está claramente com uma fome de bola do crl. O Geny entrou bem mas depois foi para a frente com o Esgaio pela ala…ninguém consegue fazer grande merda com o Esgaio ao lado, por isso apagou-se. Apesar de tudo quem eu esperava que joga-se melhor na frente por dentro era o Quenda, acho que tem mais características para isso. O Esgaio entrou…já não estou numa de ver o Esgaio em Alvalade…enfim…percebo porque é que entrou (porque o Amorim quis meter o Geny na frente porque estamos curtos) mas prefira 1000x que tivesse entrado o João Simões para o meio-campo. E precisamos muito mais dele do que vamos precisar mesmo do Esgaio. Estamos claramente curtos a meio campo…Até acho o Arreiol mais pronto que o João Simões mas a probabilidade de 1 deles ser preciso é grande.
A meio-campo, temos um trio que pode jogar em qualquer jogo, em qualquer altura…que responde. Belíssimo jogo de ambos, apesar de achar que andaram mais perdidos sem o Pote. Faltou ali a “moleta”. Faltou a “moleta” ao Nuno Santos, faltou a “moleta” ao Bragança…é esta a importância do Pote. Faz tudo. O Morita também entrou bem, a ver se volta a ganhar ritmo…se bem que daqui a nada está em viagens novamente…
Na frente o Trincão jogou muito bem mas pecou na finalização. Criou muito jogo, fez a cabeça em merda a quem o marcava…mas podia ter feito 2 ou 3 sem grande favor. Podia ter tirado mais partido de ter o Gyokeres e o Harder a rebentar com eles.
Os 2 vikings na frente…prometem. Gyokeres fez um grande jogo, a jogar e a fazer jogar (e isto ele faz cada vez melhor), o Harder foi ótimo no que parece estar mais à vontade. Lutar com eles e no espaço. Depois andou meio perdido no sistema, tinha uns sapatos muito grandes para calçar. Mas estreia com golo e uma belíssima assistência…promete! Muito! Várias jogadas em que se percebe que quando ele estiver mesmo “dentro” da equipa…ele junto com o Gyokeres vão foder muita cabeça. O Maxi entrou bem, ele tem qualidade. Nota-se bem que tem muita qualidade. Mas precisa de acalmar, precisa de jogar mais simples…o Amorim precisa de o fixar na ala e meter a fazer primeiro as coisas simples. Depois de fazer bem as coisas simples da ala, logo o mete a fazer mais. Qualidade tem ele.
3-0 limpo e tranquilo num jogo simples. Mas…simples e tranquilo com 6 ausência e muita gente a ganhar ritmo. No ultimo quarto de hora estava Maxi, Esgaio, Fresneda que tocaram pouco na “xixa” até agora.
Venha o Estoril e o autocarro…porque vem aí um dos maiores autocarros de Portugal neste momento. Mas…não me lembro de ir tão calmo e confiante para os jogos como agora. Não sei se isto é bom ou se é mau mas…vamos ver. Importante recuperar jogadores para outros poderem rodar. Espero que o Bragança não tenha lesão…pena o Edwards ter tido esta lesão porque ele também está a precisar de jogar jogos a sério e ontem seria uma ótima oportunidade para isso…
23 Setembro, 2024 at 10:40
dei por mim a pensar que a certa altura tinhamos demasiads esquerdinos do lado esquerdo, faltando porventura que o substituto do Pote fosse destro de forma a potenciar o jogo entre linhas e de fora para dentro como ele faz de pé direito…
23 Setembro, 2024 at 10:45
O Quenda ontem jogou muito pouco …
Acho que, devido à renovação estão a dar-lhe mais minutos do que devia ter … Ontem era jogo para o Geny ter dinamitado a ala direita…
23 Setembro, 2024 at 13:51
Uhmm…já escrevi aqui a minha teoria. Os minutos dados a Quenda é para dar visibilidade e começar a ser falado, não me admiraria ser o próximo MFernandes.
23 Setembro, 2024 at 10:48
A defesa tem estado imperial. O Debast tem feito uns jogos de encher o olho (o que é uma tristeza para o Quaresma, mas dá garantias de profundidade). O MR muito tosco a sair, mas nunca compromete atrás. Diomande no meio, marcação a homem sem ter de cobrir muito espaço é o sitio perfeito. O Fresneda entrou, claramente que ele queria ir para a ala, claramente que ele queria mostrar serviço, e teria muito espaço para o fazer, mas pronto, escolheu o Esgaio. Eu olho para o Fresneda e vejo coisas do Porro, cada vez que o vejo em sprint em ponta parece que só perde para o Juste, mas faltam oportunidades, e oportunidades no lugar dele, não a central. Acho que estamos a perder um ativo valioso, porque não foi o Amorim que o escolheu.
Meio campo funcionou bem naquilo que tem de fazer normalmente, mas é como dizes, faltou o 3o homem, faltou o gajo que liga o meio campo ao NS e ao Gyo. Ganhamos por larga vantagem, com tranquilidade, mas eu notei que o Pote faz uma grande diferença à equipa num todo.
Trincão joga bem, mas complica. Complica nos toques, complica na decisão, complica em quase tudo. Lá está, contra estas equipas a coisa acaba por sair porque a discrepância na qualidade é grande, mas quando o jogo nivela, continuo a achar que precisamos de alguém mais rápido, até pode nem ser de pernas, mas a executar e a decidir, que continuam a ser o maior problema do Trincão.
Quanto ao autocarro do Estoril este é capaz de ser o 1o ano do Amorim em que autocarros me preocupam muito pouco. Não só temos o Gyokeres, como temos umas dinâmicas que fazem com que muita gente apareça na área, e agora temos o Harder, que é um corpo que vai moer e massacrar os defesas, que era uma coisa que o Paulinho estava longe de oferecer.
23 Setembro, 2024 at 13:13
“Trincão joga bem, mas complica. Complica nos toques, complica na decisão, complica em quase tudo. Lá está, contra estas equipas a coisa acaba por sair porque a discrepância na qualidade é grande, mas quando o jogo nivela, continuo a achar que precisamos de alguém mais rápido, até pode nem ser de pernas, mas a executar e a decidir, que continuam a ser o maior problema do Trincão.”
Concordo.
Não consigo perceber tanto “endeusamento” com Trincão. Fez um passe para golo,a sério?? Mas qual a dificuldade daquele passe? E os outros fáceis que falhou antes disso? E aquele lance do excelente cruzamento do Harder em que ele simplesmente não soube o que devia fazer…e os lances em que se perdeu em fintas e mais fintas??
Epá desculpem mas dizer apenas que é dos que mais arrisca não justifica nada!
23 Setembro, 2024 at 13:22
Ya, é demasiado inconsequente. No entanto, aquilo que tenho para dizer do trincão é que o ano passado a maior parte dos jogos, durante a maior parte do tempo, era mm um jogador invisível. Passava largos minutos fora do jogo. Este ano parece fisicamente mais disponível e parece aparecer mais em jogo. Mesmo que muitas vezes seja inconsequente.
Ainda assim, entre ele e Edwards, não tenho dúvidas que prefiro o trincão. Edwards já devia estar fora da equipa.
23 Setembro, 2024 at 13:29
Certo!
Esta melhor esta época!
Melhor que Edwards, de longe.
Mesmo assim, parece me curto para: o dinheiro que ganha, o estatuto, a necessidade em jogos grandes
23 Setembro, 2024 at 14:22
Ah e é um fossão do crlho também lol. Mas muita da diferença de produtividade em relação ao Pote por exemplo é mesmo isso, o Pote executa mais rápido e melhor. Não tendo tanta finta é um gajo muito mais objetivo e que faz muito melhor as coisas, por isso também é que nos dérbis e clássicos tem impacto e o Trincão não me lembro da última vez que marcou ou assistiu.
E lá está, com isto não quer dizer que o Trincão não seja bom, ele não era bom, agora é um jogador que sim senhora custa uns 10/15M, mas acho que podemos arranjar alguém melhor com o mesmo perfil, é procurar.
23 Setembro, 2024 at 11:01
«Mas…senti muita falta do Pote. Estava lá o Pote na ligação com o Gyokeres…+-…ou seja o Pote avançado centro estava, mas faltou os outros Potes. Não esteve o Pote interior esquerdo, não teve o Pote na ligação, não teve o Pote na combinação com o Nuno Santos, não teve o Pote no apoio ao meio campo. Jogámos bem…mas ficou claramente um buraco do lado esquerdo, que fica sempre quando o Pote não joga».
Pote é realmente único neste plantel. RA frisou bem isso na CI.
Malta que estava a ver o jogo ao meu lado insistia, ao longo do jogo, em apontar o que Harder fazia de bem, comparando com Pote, com vantagem para o dinamarquês.
Não compreendo como possa achar-se que o Pote é dispensável nesta equipa.
SL
23 Setembro, 2024 at 11:11
Não ouvi o Amorim no final.
Mas acho que o bom do Harder é evidente.
O bom do Pote…é preciso estar particularmente à forma de jogar do Sporting para perceber o quão importante ele é para o jogo da equipa.
É fácil dizer que o Harder marcou e assistiu e por isso o Pote não fez falta. Mas ou não se vê o jogo ou se acaba o jogo com a sensação que…não fizemos um grande jogo.
Quem não gosta do Pote, anda ás voltas com a explicação para o jogo não ter sido tão bom como outros…
Quem gosta…percebe o que mais falta fez a esta equipa e a área do terreno que andou mais “abandonada”.
Para se perceber completamente a influencia do Pote no jogo do Sporting é preciso perceber completamente todas as funções que ele faz num jogo. Com o Pote bem, todos à sua volta jogam bem. Sem o Pote…o Nuno joga bem mas parece que falta qualquer coisa, o Bragança joga bem mas parece que falta qualquer coisa, o adversário tem mais bola, o Nuno Santos e o Reis sofrem mais porque são muito mais expostos defensivamente….
23 Setembro, 2024 at 11:28
Ontem algo que ficou bem patente no estádio é a velocidade de jogo a que o SCP jogou na 1@ parte . Com o Lille não se notou essa diferença.
O AVS limitou se a fazer … Contenção de danos … Saíram para o intervalo a perder 2-0 e podiam ter sido 5 a zero.
Na 2@ parte não jogamos tão intensos mas, estivemos sempre compactos.
23 Setembro, 2024 at 11:49
Mas olha que vi o Harder recuperar umas 2 bolas que o Pote nunca na vida o faria…mas em termos globais e impacto na manobra ofensiva, sim.
23 Setembro, 2024 at 11:56
Viste porque ele veio cheio de gás da frente para trás e meteu o corpo.
Mas não viste fechar a ala esquerda, não o viste fechar as linhas de passe para condicionar a saída, não o viste combinar rápido e simples com o Nuno Santos e Bragança…
A questão é mesmo essa. É que o que o Harder fez é vistoso. Vir lá da frente para ganhar uma dividida dá nas vistas. Estar bem posicionado de forma a condicionar a construção cortando a linha de passe e levando o jogo para onde depois não conseguem sair…nem se dá por ela….
Vejam um jogo com o Pote e vejam ontem como era quando eles tinha a bola no lado direito deles e o espaço de manobra que tinham e a quantidade de vezes que foram por ali e passaram ou foram para um meio que ficou muito aberto por serem os médios a fechar a esquerda….
23 Setembro, 2024 at 12:01
O Maldini dizia que não gostava de carrinhos porque quando tinha de fazer carrinho era sinal que ele ou companheiro estava mal posicionado. E que um bom jogo era o jogo que não tinha de fazer carrinhos porque tinha estado (ele e o resto da defesa), sempre bem posicionados.
O mesmo se aplica aqui.
Contra o Lille, o Pote chegou a ir fechar a defesa do lado esquerdo quando o Reis saiu no seu jogador e outro entrava nas costas dele. E o Pote ficou na nossa ultima linha para não o deixar entrar ali sozinho. Garanto que 90% das pessoas nem deu por ela, porque a bola depois nem passou por lá.
O Harder nunca na vida faria isso.
É só um exemplo…
23 Setembro, 2024 at 17:38
A parte do carrinho concordo e no entanto a malta adorava os sprints com carrinhos espectaculares do Jérémy Mathieu… mas sempre o disse, era sinal de equipa partida, mal posicionada como um todo.
Quanto ao Pote, percebo o que dizes relativamente ao posicionamento e isso ajuda mas é um zero em qualquer dividida.
23 Setembro, 2024 at 12:22
Com calma, foi o 1 jogo do miúdo.
23 Setembro, 2024 at 12:29
Espero que não me entendam mal.
Tudo o que estou a dizer é a favor do Pote, não é a criticar o Harder. Adorei o Harder. Senti foi falta do Pote…
23 Setembro, 2024 at 12:04
Lá está. É o que salta à vista. Percebo que se note esse impacto mas o Pote faz imenso trabalho invisível que permite que não se ande a desgastar em sprints.
Rinaudo também dava a ilusão de jogar muito, já o Paulo Sousa fazia parecer que a bola ia ter com ele.
SL
23 Setembro, 2024 at 13:06
Bom dia.
Ontem vi o Sporting que quero ver sempre.
Defesa e meio campo super concentrados sem darem um mm a equipa adversária. Excelente reação a perda de bola. Capacidade de impedir o adversário de criar perigo. Aliás já com o Lille tinha sido assim com excepção da diarreia mental dos últimos 15 min (a expulsão ajudou, mas eles só fizeram o primeiro remate aos 70 e tal minutos).
Acho que o nosso principal problema ontem, por estranho que possa parecer, esteve na frente. Criamos muitas oportunidades,se não fosse o Ochoa tinha sido um cabaz dos grandes, mas faltou fluidez, falto a decisão certa na altura certa (e acho que a falta do pote tem a ver com isso).
Mas o que mais me agrada neste Sporting é que saem jogadores titulares e a equipa continua a jogar bem e a criar muitos problemas aos adversários. Cria problemas diferentes, mas continua a criá-los. É sinal que de facto nesta equipa todos são de facto titulares. É não há dúvida que isso é mérito do Amorim.
É continuar assim, sem embandeirar em arco nem dar nada por vencido antes de terminar, com o mesmo foco e concentração.
23 Setembro, 2024 at 15:09
Só para dizer que estás factualmente incorrecto. O Quenda foi o médio com melhor percentagem de acerto no passe, 86,8% (estás percentagens normalmente só encontras nos centrais, porque trocam muito a bola entre eles) e teve 100% de percentagem no passe longo.
Da próxima vez toma mais atenção.
23 Setembro, 2024 at 16:01
Eu?
Quando é que eu disse que ele falhou muitos passes?
Falhou alguns que tentou entrelinhas que não costuma falhar. Lembro-me de 2 que tentou o passe entre-linhas e que acerta normalmente e que desta vez falhou. 1 para o Trincão e 1 para o Gyokeres. Normalmente os poucos que falha são de ruptura na frente.
Ele falha sempre muito poucos passes.
23 Setembro, 2024 at 18:49
Tu.
Como escreves muito é natural que depois de algum tempo já nem te lembres das tangas que escreves
23 Setembro, 2024 at 15:39
Devo dizer que não gostei do jogo do Quenda. Não por ter jogado mal mas porque tacticamente a coisa funcionou pior que no lado esquerdo. O Nuno combinou muito com o Reis… e ainda tinha o Bragança a cair mais daquele lado…
O Quenda praticamente nao teve apoio do central direito… só tinha lá o Trincão…
Gostei bastante dis primeiros 25 minutos… depois fomos decrescendo… mas sem nunca perder o controlo do jogo.
Z
Z
23 Setembro, 2024 at 10:34
Entre muitas coisas, gostei muito dos passes maléficos que o Quenda e o Debast apresentaram ontem, parece que jogam nesta equipa há anos.
23 Setembro, 2024 at 10:46
Ontem estive a falar com alguns LEÕES sobre uma possivel “trip to Estoril” …
Quem vai ver o SCP á Amoreira?!? Aquilo antigamente para estacionar era um filme …
23 Setembro, 2024 at 11:26
Eu gostava de ir com o meu filho, já tinha pensado nisso
23 Setembro, 2024 at 11:32
Onde se compra os bilhetes?!? No site do SCP?!?
23 Setembro, 2024 at 11:39
Problema da ida à Amoreira, mais do que o estacionamento, costuma ser arranjar bilhete.
SL
23 Setembro, 2024 at 12:38
Última vez que fui comprei bilhete de adepto lá, mas foi há uns 4 anos
23 Setembro, 2024 at 15:09
Estacionar é facilimo. Fui lá em Maio….
O problema é mesmo arranjar bilhete…
23 Setembro, 2024 at 11:23
Penso que nos habituaremos a ver as ‘laminas duplas’ muitas vezes daqui para a frente. Talvez nao tantas como vemos a mascara, porque o Viktor cada vez mais parece um alien ou um cyborg, mas bastantes para nos fazer felizes. Vai ser Harder para os adversarios segurar a nossa equipa este ano…
PS a celebracao do Harder fez-me pensar no Deadpool…o que faz do Viktor o Wolverine. E agora tb nao conseguem nao ver a coisa assim, hehehe.
23 Setembro, 2024 at 11:31
De uma coisa não há dúvidas nenhumas.
A mentalidade destes nórdicos é muito superior á nossa.
Um puto com 19 anos demonstrou isso sem apelo nem agravo.
Sporting!!!
23 Setembro, 2024 at 11:40
Comparem a mentalidade deste puto de 19 anos, com o Rodrigo Ribeiro ou o Nel… É a diferença do dia para a noite!
23 Setembro, 2024 at 15:06
É mais para os Rodrigos Ribeiros desta vida pensaram que não basta talento e que é preciso a mentalidade correcta.
E digo plural… porque mais que individualizar no Rodrigo é realçar qual é em regra a mentalidade dos jovens promissores de qualquer uma das equipas que lutam por titulos em Portugal e comparar a postura/mentalidade do Harder
23 Setembro, 2024 at 16:44
Concordo!
23 Setembro, 2024 at 15:40
Mas isso não devia ser trabalhado em Alcochete?…
Z
23 Setembro, 2024 at 16:44
Devia.
23 Setembro, 2024 at 16:47
O Nuno Mendes tinha 17. O Quenda também. O TT também, o Inácio e o Quaresma eram ligeiramente mais velhos. O Harder so parece menos jogador que o Mendes…
23 Setembro, 2024 at 17:05
Falei aqui à dias na mentalidade nórdica quando relacionei com o terem pressão e que eles ultrapassam isso com facilidade.
O latino, acusa muito a pressão, a mentalidade tem muito a ver como encaram a vida.
E estes putos nórdicos já herdam esta mentalidade, se o Harder vai vingar ou não, logo se vê.
Não lhe exijam, está em formação ainda.
Até o Maxi, com mais idade, deu pra ver, que ainda não está na forma que o RA quer que eles joguem, qualquer dos dois, um porque é muito jovem, outro porque está ainda a aprender como o RA quer que faça, tem que se dar tempo.
Mas lá irão.
Vamos esquecê-los para errarem à vontade.
23 Setembro, 2024 at 11:35
Estamos a viver o mais promissor inicio de época de que me lembro , e já vi muitos.
Tivemos o Marinho Peres com 11 jogos , 11 vitórias em 90/91 mas nem ai o nivel exibicional era tão grande , nem a superioridade tão evidente como nesta época.
Aproveitemos , sejamos felizes como merecemos.
SPOOOOOOOOORTING!
23 Setembro, 2024 at 19:02
Grande marinho Perez
Tempos da fruta e roubalheira descarada….
Dharma a receber….
23 Setembro, 2024 at 11:38
Mota deixa o Farense… 🙂
23 Setembro, 2024 at 11:56
+1 … Já vai em quantos treinadores corridos?!?
23 Setembro, 2024 at 12:34
O do estrela da amadora também…
Portanto, Gil Vicente, clube corruptos de Carnide (schaimite ainda não sabe quanto vai embolsar), braguilha, estrela da amadora, farense …
23 Setembro, 2024 at 19:02
Foi de mota ?
23 Setembro, 2024 at 11:50
Bom dia Rampante, não percebo a falta de tolerância com o Francisco Trincao, a par do Pote e do Morita é o que conhece melhor a ideia de jogo do Rúben, o Homem faz km’s e não corre mal, cria desequilíbrios, ontem à excepção do Bragança ou do Quenda, mais ninguém faria aquele passe para o terceiro golo, também erra, quem tem mais tendência a errar é ele e o Gyokeres, pois são os mais solicitados.
23 Setembro, 2024 at 15:41
+1
Z
23 Setembro, 2024 at 19:03
Trincao.
Erra mas tb arrisca
Prefiro quem arrisca a quem se limita a passar para o lado …
23 Setembro, 2024 at 12:24
Hoje somos todos (?) Boavista!
23 Setembro, 2024 at 14:12
Levam um cabaz!
23 Setembro, 2024 at 16:45
Pelo menos 4 levam…
23 Setembro, 2024 at 12:25
Pontos positivos
-Não se notou ausência de tiulares
-intensidade na busca da bola
-intensidade na procura do golo
-Substituições a tempo e rotação equipa alargando o leque de jogadores que contam
-Futebol total de Amorim
Eu que fui um sério crítico de Amorim, especialmente após os 4 lugares vergonhosos, reconheço que o Sporting pratica neste momento um futebol como há muito não se via, com exibições regulares, intensidade no jogo, fome de golos. Porra assim não há ponta que se pegue para nos queixarmos, simplesmente top. Na minha modesta perspectiva não fui eu que mudei de opinião, foi o Amorim que melhorou 10 X nestes últimos 2 anos, levando-nos a um nível que não me lembro de ver em termos de regularidade nas exibições e resultados.
Que seja para muitos anos 🙂
23 Setembro, 2024 at 19:07
Pois.
Foste um pouco azelha na avaliação a longo prazo. O malhão tem esta tendência a ser primitivamente adepto da fast food. O perfeccionismo é inimigo da compreensão do processo inerente á evolução.
Amorim trabalha a estrutura.
Grande treinador…. Oxalá fique muitos anos mais …
24 Setembro, 2024 at 10:01
Os lampiões também foram azelhas em mandar embora o xeimite, aposto que ia voltar a ser campeão
23 Setembro, 2024 at 12:34
Esta manhã um colega portista disse-me que este Campeonato já está entregue faltando apenas cumprir calendário, e que neste momento não temos adversários em Portugal capazes de contrariar o nosso futebol.
Ontem ouvi um comentador benfiquista dizer o mesmo.
Se noutros tempos poderia parecer “veneno”, agora é difícil não acreditar que é a convicção de todos, nossa principalmente (ou pelo menos a minha).
Se o Guimarães e o AVS íam de bicicleta, e o Porto de mota, o Sporting foi de TGV! Só não vê e reconhece quem não quer.
O mérito é maioritariamente de Amorim que de época para época tem aproveitado da melhor forma as centenas de milhões gastos no plantel.
Esse investimento não teria efeito (como acontece no vizinho) se não houvesse enorme competência de Amorim em promover sucessivos upgrades de época para época, reforçando a base inicial à cada nova aquisição e valorizando activos.
Saiu Coates (experiência e liderança) que muitos diziam já não ter pedalada para o Sporting e temos sangue novo e apenas 2 golos sofridos; saiu Adàn e temos 2 guarda-redes que dão perfeita garantia para os jogos internos; saiu Paulinho que…prontos, era curto, e temos o mehor goleador europeu e um puto promissor na mesma linha; Esgaio já não é primeira opção e será útil para jogos em que apenas temos de marcar com os olhos (como o de ontem) e para dar descanso aos colegas; Edwards já está na lista de mercado para uma futura saída por empréstimo com opção de compra.
E “a brincar” temos um plantel rejuvenescido, possante, qualitativamente superior à qualquer outra equipa dentro de portas.
Esboço um sorriso e já evito comentar algumas preocupações com lesões e problemas físicos de alguns jogadores. É normal. É daquelas coisas que saem-nos automaticamente por serem muitos anos a termos equipas limitadas por falta de recursos ou de saber.
Hoje dizer que é preocupante ficar sem o Pote ou qualquer outro titular, quando jogamos contra o AVS cujo jogador mais valioso do plantel é emprestado pelo Sporting, é de rir.
Temos 2 planteis para formar uma equipa para golear equipas como o AVS que ontem chorou a ausência do avançado de 40 anos.
Imaginem o que seria o Manchester City dizer que tiveram sorte por o Sporting não poder contar com o Liedson.
Quanto ao jogo, é difícil encontrar qualquer jogador que tenha estado menos bem quando enfrentamos um adversário que nem consegue rematar enquadrado com a nossa baliza durante cento e poucos minutos.
Se estes jogos são um passeio e o entusiasmo vem da expectativa de vermos novo golo de Gyokeres e adivinhar se a goleada ultrapassará os 3 golos, fica a certeza que são excelentes como treino para os que agora estão a chegar serem capazes de assimilar as rotinas da equipa para os jogos da Liga dos Campeões…
23 Setembro, 2024 at 12:50
Estes jogos são um passeio porque nós os tornamos um passeio.
No dia em que começarmos a achar que são favas contadas é o dia em que vamos começar a perder pontos.
Nada de embandeirar em arco. Concentração e foco. É isso que ganha jogos e campeonatos, é por isso que temos feito o início de época que estamos a fazer.
Assim que perdeste o foco com o Porto, eles empatam o jogo. Assim que perdeste o foco com o Lille, eles com menos um criaram oportunidades de golo.
Há muitos alpinistas de alta montanha que morrem no percurso descendente e não no ascendente precisamente porque acham que o mais difícil, chegar ao topo, já foi conseguido. Depois perdem o foco, e isso em alta montanha é letal…
23 Setembro, 2024 at 13:12
Como é evidente.
Mas não estou a ver esta equipa a não querer mais golos e mais vitórias.
Viktor personifica isso…
23 Setembro, 2024 at 17:27
Eu acho que o Amorim tem feito um trabalho excelente em não deixar os jogadores achar que está tudo ganho, e grande parte do sucesso até ao momento nesta época (e do sucesso na anterior) deve-se a esse trabalho.
O documentário Lado a Lado mostra isso mesmo. Os gajos querem festejar e o Amorim é o gajo com os pés assentes na terra e não os deixa entrar em euforias.
Ele próprio sabe que as vezes basta uma oportunidade do adversário para podermos levar um golo, por isso tem feito um trabalho muito bom a manter o foco e a concentração dos jogadores para eles darem o mínimo de oportunidades aos adversários.
Acho que só mesmo com esta mentalidade é que é possível vencer títulos. Nunca dar nada por vencido de antemão e ter de lutar por tudo. Mesmo que na teoria tenhamos melhor equipa.
Eu ontem vi isso contra o AVS. Vi na terça contra o Lille (excepto nos últimos 15 min.), vi contra o Porto, em que eles só criaram perigo com dois remates de longe do Galeno, e espero ver mais vezes.
E o que gosto mais nesta equipa é que mesmo que mudem alguns elementos, como foi o caso de ontem, continuo a ver isso, independentemente de quem entra.
23 Setembro, 2024 at 19:08
Jhc.
O nosso maior inimigo são as missas e a fruta avulso.
E tudo isto está deveras ainda muito ativo
23 Setembro, 2024 at 19:27
Activo aonde?
Podes concretizar?
23 Setembro, 2024 at 12:38
O Sporting é… Aquela máquina!!!
23 Setembro, 2024 at 12:56
É tão bom quando a “irritacao” de cada jogo passa a ser Trincao.
O ano passado era Paulinho, Neto e Esgaio.
Isto é tão bom sinal
23 Setembro, 2024 at 13:34
Outro ponto que ainda não vi referirem e que para mim é dos mais importantes, é que esta vitória veio depois de um jogo europeu. Nestes jogos normalmente dá merda, porque os jogadores não estão focados, jogar com o aves não é a mesma coisa que jogar com o Lille para a Champions.
23 Setembro, 2024 at 13:56
E ontem até jogou com o Nuno Santo em posição idêntica à do Pote. E até, sem ter os atributos do Pote teve muito boas movimentações e procurou combinar bem com o Nuno, o Morita e (mais) com o Gyokeres.
SL
23 Setembro, 2024 at 14:23
Estamos numa forma extraordinária.
Quem continua com dúvidas sobre a qualidade do Amorim ou é cego ou mal intencionado.
Mas atenção a um pormaior. Eu continuo a sentir falta do Coates naquela defesa.
Debast é craque (disse-o no primeiro jogo) todos os outros têm estado a um excelente nível mas a verdade é que têm muito pouco trabalho. Ainda ontem por exemplo Franco Israel foi um mero espetador.
Claro que estou confiante e acredito numa época fabulosa mas preparemo-nos porque os jogos da Champions vão ter um nível de dificuldade cmpletamente diferente. E será nessas noites que Alvalade tem de ser o 12o jogador , apoiando incondicionalmente quando as coisas não correrem tão bem como queremos.
Aparte isto , são vergonhosos alguns adjectivos que alguns insistem em atribuir ao Trincão .
23 Setembro, 2024 at 15:04
“Mas atenção a um pormaior. Eu continuo a sentir falta do Coates naquela defesa.”
Eu por acaso não…..
Quando Coates saiu “temi” que a sua falta se sentisse muito…. mas vendo os jogos ao dia de hoje diria que foi uma “benção”….
Sem Coates e com Diomande no lugar a equipa fica “mais rápida” na saida com bola e o Diomande encaixa que nem uma luva no meio.
23 Setembro, 2024 at 15:24
Ora aí está, só não percebe isso quem não quer…
SL
23 Setembro, 2024 at 16:13
Espero que tenhas razão.
23 Setembro, 2024 at 17:12
E o Diomandé ainda tem muita margem de progressão… Acredito que vá melhorar muito com o tempo e com o ganhar de maturidade!
24 Setembro, 2024 at 19:18
Até agora também não tenho sentido a falta de Coates.
Pelo contrário. Mas isso são contas de outro rosário sobre as quais não me apetece agora opinar
23 Setembro, 2024 at 15:51
Vamos andar nisto o ano todo provavelmente.
Jogo forte e em forma da defesa, não se sente falta nenhuma e até é melhor assim.
Jogos em que haja uma fifia….falta experiencia e o crl…
Acho que vai haver momentos que obviamente vai fazer falta, vai haver momentos em que a velocidade e capacidade no 1×1 desta equipa faz muito mais diferença…
23 Setembro, 2024 at 15:24
Lamento a maneira sobranceira como vou dizer isto, mas quem não vê a importância e a qualidade do Trincão nesta época, anda a ver os jogos com a televisão desligada.
23 Setembro, 2024 at 16:02
Fazemos então o seguinte exercício. Dos últimos 8 jogos grandes com rivais indiquem em qual deles o Trincao foi o melhor do trio da frente. Pode-me alargar para jogos europeus.
Obrigado
23 Setembro, 2024 at 16:16
Então..só se for o melhor é que tem actuação positiva ?
Pode estar muito bem e não ser o melhor .
23 Setembro, 2024 at 16:17
Vou ajudar então:
. Lille(c): Nao me parece, ficou atrás de Gyo e Pote.
. Porto(c): Não me parece, Gyo e depois Pote.
. Porto (S): Não vi o jogo com atenção mas do que me lembro tb não acho. Mas aqui tenho dúvidas
. Porto (f): Jogo meio estranho, mas mais uma vez nada relevante
. Luz (f para taça): aqui foi tudo sofrido, ele inclusive…
……
23 Setembro, 2024 at 18:44
Primeiro eu falei desta época. Segundo, em Alvalade no jogo do título, foi o melhor do trio da frente.
23 Setembro, 2024 at 15:43
Gostei !
Achei que Fresneda vai jogar mais vezes….e logo, força Boavista!
23 Setembro, 2024 at 16:13
O Fresneda tem ali potencial…parece ser gajos para fazer aquela ala toda em alta rotação (Porro?)… só precisa estabilizar o jogo e não querer fazer tudo em 10 minutos, mas lá está, para isso precisa de minutos…
23 Setembro, 2024 at 17:04
Recomendo vivamente ouvir os comentários do Gabriel Alves na Observador (está no Youtube) acerca do Sporting…
“Este Sporting na minha opinião é a equipa força da técnica aliada à táctica da força, com um plano de força da táctica na força do musculo. Dois dinamarqueses, um sueco e depois tem um Pote…”
Que saudades tinha de ouvir este Senhor!
23 Setembro, 2024 at 17:14
Queira Deus que o selecionador não convoque nenhum do Sporting prá selecção.
23 Setembro, 2024 at 17:15
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/morita-aplaude-gesto-do-sporting-com-maria-elvira-e-em-momentos-como-este-que-me-lembro-da-grandeza-do-meu-clube?ref=HP_DestaquesPrincipais
Lindo!
23 Setembro, 2024 at 17:20
Morita também é grande em tudo, pena, muita pena ter que ir à sua selecção.
A selecção JÁ só o prejudica pessoalmente, a ele e ao Sporting.
Mas é dos nossos, temos que o compreender e ajudar.
23 Setembro, 2024 at 17:18
O que vocês acham da polémica no Futsal?
Acham batota uma equipa preferir ficar em 2º no grupo para evitar equipas mais fortes na fase seguinte?
23 Setembro, 2024 at 17:20
Não.
Acho um bocado humilhante para essa equipa mas não é batota…
Perder um jogo de proposito já é humilhante…fazê-lo por ter medo de equipas ainda é pior….
23 Setembro, 2024 at 17:27
Eu não me importava nada de ficar em segundo se isso garantisse a descida de divisão do Benfica e Porto.
Por isso não acho que seja batota 🙂
23 Setembro, 2024 at 20:47
🙂
23 Setembro, 2024 at 19:59
Eu acho que perder de propósito nunca é uma cena fixe e não dignifica o desporto, nem os atletas nem a competição. Pode não ser batota, mas a sua reputação é dignidade fica manchada para sempre. Ah o teu pai fez parte daquela equipa que perdeu de propósito já sei quem são
23 Setembro, 2024 at 22:19
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.
Mateus 24:24
23 Setembro, 2024 at 17:40
Quero o Vieira na prisão e,
O fifica na 2@ divisão.!
23 Setembro, 2024 at 21:50
Amén
23 Setembro, 2024 at 17:48
O trabalho no futebol do Sporting está ai para todos verem…isto quem quiser ver, sem SE ou meios SES, ou isto ou aquilo no passado.
Estamos a ter um inicio de época fantástico, é desfrutar, mas como sempre jogo a jogo.
O coletivo está tão vincado e fortissimo, que mesmo com ausências, entra um “Harder” e como se nada fosse, não se nota a ausência dos lesionados.
MasterClass de RAmorim e dos seus adjuntos.