Estou a vontade para falar porque acho que não devo nada a ninguém em termos de solidariedade a nivel pessoal e na minha empresa mas quando se é rico e famoso ser solidário é sempre mais fácil…basta aparecer, dar uns abraços e uns beijinhos e já está!
Qualquer um daqueles jogadores, treinador e presidente ganham o suficiente para ajudar esta senhora… agora convidar para tirar fotos e parecer bem não me parece grande coisa. O meu apreço a todos os que ajudaram nesta e noutras ocasioes aqui na tasca mas a nao ser que seja publico uma contribuição em dinheiro do clube, dos jogadores e treinador, não estou a ver grande razão para elogios a nao ser o de providenciar um dia diferente a esta senhora…
Serei também o primeiro a retratar-me se foi esse o caso mas como sou cinico por natureza…
Entendo perfeitamente o que dizes e, sinceramente, não posso dizer que não tenhas razão.
De qualquer modo, já proporcionaram um dia diferente, e com certeza maravilhoso, à senhora. Com o dinheiro do Sporting!
Bonito era o plantel e a Direcção fazerem uma vaquinha e arranjarem a casa à senhora!
Estava a evitar comentar este post pois aquilo que vi a volta da senhora foi propaganda do início ao fim.
Uma coisa simples até compreendo.
A partir do momento em que fazem vídeos e entrevistas com todas as figuras a sairem na foto, para mim é apriveitamento da desgraça alheia.
Depois de “utilizarem” a senhora o mínimo que pod fazer é reduzir uns milhares no catering e pagar a reconstrução da casa.
Nuno e Miguel, concordand com o princípio das palavras do Nuno, devo dizer que sei que a maioria (senão a totalidade do plantel e equipa técnica contribuíram materialmente para esta causa).
Também acho que não devem ser SÓ eles a cntribuir (provavelmente até nem seria assim tão dificil angariar assim TODA a contribuição necessária através de um décimo de 1 vencimento de cada um – há quem dê o dízimo, todos os meses, à IURD e outras “confissões religiosas”, que ach bem mais inútil). Isto porque é bom que o conjunto da sociedade se manifeste solidária, COMEÇANDO PELO ESTADO.
Nesta situação acho que fomos TODOS exemplares: a Direção, que desde o 1º momento se disponibilizou a organizar um dia diferente para Dona Maria Elvira atenuar a sua terrível perda junto do seu atual grande Amor – o SCP – e da “família” que soube agora ainda ter – a família leonina; os jogadores e equipa técnica pela demonstração pública de carinho, pela oferta da camisola autografada, pelo carinho e palavras expressos por todos; milhares de sócios e adeptos pelo IMEDIATO movimento de solidariedade que independendo das outras ações, soubemos organizar e concretizar.
Além disso, Nuno e Miguel, esta manifestação pública dignificou SOBRETUDO a imagem do SPORTING CLUBE DE PORTUAL. Não interessa se “apareceu” o Presidente Varandas (APARECEU muito bem, é o Presidente do Sporting Clube de Portugal), não interessa se “apareceu” o Treinador” Amorim (APARECEU muito bem, é o Treinador da equipa A da Sporting SAD), não interessa se apareceu o Capitão Hjulmand da equipa A (APARECEU muito bem, é o Capitãor da equipa A da Sporting SAD).
O que realmente interessa é que, mais uma vez, em defesa colectiva e universal dos seus Valores, APARECEU E ACONTECEU SPORTING CLUBE DE PORTUGAL através da manifestação solidária de toda a sua Família. E isso foi passado em noticiários de grandes emissora televisivas de todo o Mundo: e aí é a IMAGEM do CLUBE que é, mais uma vez, reforçada da melhor maneira.
Um abraço e saudações leoninas
Meus caros, eu sei o quanto o Mundo e a vida nos fazem um pouco mais e mais cínicos, mas não poderão estar todos a falar demasiado cedo e com pouco conhecimento factual?
Quer dizer, estamos ainda em fase de rescaldo, existem mecanismos estatais de emergência para este tipo de situações que requerem avaliação (mais não seja, para não financiar casas novas de férias, como aconteceu em Pedrogão) e não acho que o Sporting se deva substituir às obrigações de Estado neste tipo de coisas.
Uma coisa é dar uma ajuda extra, temporária, outra é fornecer soluções pessoais, ad-hoc, sob risco de todos serem sportinguistas quando perderem casas para fenómenos de catástrofe. Nós, contribuintes, pagamos todos para ajudar estas pessoas nestas situações, ou não?
Enfim, não me interpretem mal, não quero ser polémico e nem sequer sou fá desta direção, mas convém ponderar um pouco este tipo de juízos.
Tens toda a razão, há uma responsabilidade do Estado.
Mas se lembrarmos que muitas das vítimas do incêndio de 2017, em 2021 ainda não tinham recebido uma nova habitação, é fácil perceber que mais que um jogo de futebol, a senhora Elvira necessitará também de algum apoio extra-futebol.
Isso a acreditar que o actual governo não será mais célere a actuar que o anterior…
O Sporting não deve mas já há campanhas de angariação de fundos a ocorrer…Como dizia uma pessoa que muito admiro – O Bem não faz barulho e o barulho não faz bem…Tinham levado a senhora, feito a tal homenagem e pronto… agora, é um circo de social media…
Não sei onde o Nuno vê o circo de social media.
O Sporting fez a promoção do evento solidário MUITO BEM porque faz parte da responsabilidade social do Clube. Mas fê-la internamente.
Só que este tipo de iniciativas, nestes momentos trágicos, por parte de grandes instituições desportivas, cativa logo o interesse da media (FELIZMENTE; normalmente queixamo-nos que as notícias só sobrevivem à custa da desgraça alheia, de guerras, de grandes desastres naturais ou não, de grandes crimes da grande corrupção).
Os jogadores e equipa técnica apenas tornaram pública a mnifestação de afecto, carinho, soolidariedade e reconhecimento à Sportinguista Dona Maria Elvira; não tornaram pública a contribuição (generosa) que coletivamente se OFERECERAM para lhe atribuir:
E, meu caro, mais que qualquer opinião minha, sua, da TV x ou Y ,ou de quem quer que seja, para mim. já me encheu o coração poder ver a sincera alegria de quem muito recente por um enorme susto e ainda vive um tormento e, mais do que isso , a enorme dignidade como recebeu todo o afecto: sempre retribuindo o carinho … mas sempre de cabeça erguida! UMA SENHORA!
sl
Acho bonito mas não gosto muito que se “clubize” tanto isto. A solidariedade é uma característica transversal aos humanos de todas as cores, mas por estes dias parece que só os sportinguistas é que têm coração, o resto é uma cambada de insensíveis.
E o mais certo é a dona Elvira voltar para a sua casa destruída com a camisolinha do Sporting autografada, o abraço do Ruben e um boa sorte. O país tem de trabalhar é em soluções para prevenir e responder a estas desgraças, não em solidariedadezinha bonita que acaba no final do jogo.
Já fizemos muita coisa e temos de continuar a fazer.
Não é só uma obrigação enquanto Instituição, como faz parte do nosso ADN.
Nesse sentido a Fundação Sporting, através também do Sporting Solidário, fazem um trabalho exceptional.
Angariação de bens para os mais carenciados, visitas de atletas aos hospitais entre outras actividades têm de continuar a existir.
Reportagem na SportingTV a informar sim, propaganda show-off não…
E algumas das acções da Fundação têm promoção e divulgação que extravasa completamente a cpmonicação leonina.
Estou a lembrar-me da acção em apoio a umpequeno sportinguista que sofria de cancro e foi convidade pelo Sporting através da Fundação a passar um DIA Sporting na apresentação da equipa em jogo de Taça Stromp, foi ele quem deu o pontapé de saída para o jogo e foi acarinhado por todos, isso foi alvo de notícias em todos os Jornais televisivos dessa noite e o pequeno e os pais entrevistados.
Isso é show-off? Para mim é oportunidade de promover boas causas! E quanto mais público se atingir mair será essa promoção. GANHAM AS BOAS CAUSAS! E é MUITO BOM que se destaque quem as promove. Para incentivar outros a préticas solidárias.
Um abraço e saudações leoninas
Tudo fica associado ao Clube sempre que o Clube é envolvido, directa ou indirectamente.
Foi bom perceber que, apesar da exposição do infortúnio da senhora Maria Elvira, a iniciativa do Sporting serviu um propósito maior que foi angariar fundos para permitir o regresso da sua vida à normalidade, dentro daquilo que é possível, mais que qualquer outra coisa.
Eu, no entanto, continuo a não sentir-me confortável com a exposição destas situações pessoais para além do mínimo possível.
Por isso mesmo considero as angariações de bens para refugiados ou vitimas de tragédias naturais, recolha de comida para os mais necessitados, visitas à hospitais e apoio à outras instituições de cariz social, algo abrangente e que também honra e dignifica o Clube.
O Mundo mudou, nalgumas coisas para pior, ė a minha opinião, noutras para melhor…
Antigamente era meritório fazeres o bem de forma silenciosa e anónima, coisa com a qual concordo, no entanto no mundo em que vivemos isso é eficaz?
Num mundo cada vez mais individualista em que a grande parte das pessoas já não se contenta com o facto de cada um de nós ser único e especial porque hoje em dia o importante não é isso, o importante é o reconhecimento público e a divulgação máxima dessas características (nesta o Andy warhal acertou no 20) voces acham que uma “divulgação” meio envergonhada era eficaz?
Numa sociedade em que os cidadãos pouco defendem causas comuns, mas são hiper activas na divulgação dos seus “feitos” extraordinários e “únicos” como qualquer curta visita as redes sociais prova, numa sociedade em que os mass média são veículos de propaganda e não de informação acham que a sobriedade e o comedimento na abordagem desta situação tinha algum impacto?
Não sei se este CD do SCP fez o que fez por querer exposição positiva ou se o fez por achar que a melhor maneira de ajudar a D.Maria era armar um circo á volta do assunto (ou se calhar foi um 2 em 1) sei é que na sociedade actual quanto mais chamares a atenção, mais perto estás de atingir o teu objetivo…
E nisso estiveram muito bem, repito não sei qual foi a intenção, o “end game” mas que a estratégia foi correta e adequada ao nosso tempo, lá isso foi e ao menos por uma vez que a propaganda que passa por notícias funcione em prol de boas causas, como seja chamar atenção para a situação da nossa irmã clubística e dos sacrifícios dos Bombeiros voluntários….
Exactamente isso T.O.
Cada vez mais me convenço que nós 2 (além do Sporting, claro) partihamos boa parte dos nossos valores, das nossas filosofias e das nossas opções sociais.
Saudações leoninas
Eh eh eh sim, também começo a desconfiar que sim que partilhamos muitos princípios e filosofia de vida ou ė da geração a que pertencemos ou da educação “castrense” que recebemos…
23 Setembro, 2024 at 17:08
Agora o necessário é dentro das nossas possibilidades, contribuir para a Senhora Maria Elvira reconstruir a sua casa .
23 Setembro, 2024 at 19:45
+1
23 Setembro, 2024 at 17:37
É por estas e por outras, que realmente somos diferentes.
Por muito que não gostamos de X ou Y, haverá sempre algo que nos une.
Sporting Sempre.
23 Setembro, 2024 at 20:06
Estou a vontade para falar porque acho que não devo nada a ninguém em termos de solidariedade a nivel pessoal e na minha empresa mas quando se é rico e famoso ser solidário é sempre mais fácil…basta aparecer, dar uns abraços e uns beijinhos e já está!
Qualquer um daqueles jogadores, treinador e presidente ganham o suficiente para ajudar esta senhora… agora convidar para tirar fotos e parecer bem não me parece grande coisa. O meu apreço a todos os que ajudaram nesta e noutras ocasioes aqui na tasca mas a nao ser que seja publico uma contribuição em dinheiro do clube, dos jogadores e treinador, não estou a ver grande razão para elogios a nao ser o de providenciar um dia diferente a esta senhora…
Serei também o primeiro a retratar-me se foi esse o caso mas como sou cinico por natureza…
24 Setembro, 2024 at 0:48
Entendo perfeitamente o que dizes e, sinceramente, não posso dizer que não tenhas razão.
De qualquer modo, já proporcionaram um dia diferente, e com certeza maravilhoso, à senhora. Com o dinheiro do Sporting!
Bonito era o plantel e a Direcção fazerem uma vaquinha e arranjarem a casa à senhora!
24 Setembro, 2024 at 9:17
100%
24 Setembro, 2024 at 8:45
Estava a evitar comentar este post pois aquilo que vi a volta da senhora foi propaganda do início ao fim.
Uma coisa simples até compreendo.
A partir do momento em que fazem vídeos e entrevistas com todas as figuras a sairem na foto, para mim é apriveitamento da desgraça alheia.
Depois de “utilizarem” a senhora o mínimo que pod fazer é reduzir uns milhares no catering e pagar a reconstrução da casa.
Subscrevo o teu comentário, nunouk…
24 Setembro, 2024 at 11:15
Isso. Partilho tudo
24 Setembro, 2024 at 12:27
Nuno e Miguel, concordand com o princípio das palavras do Nuno, devo dizer que sei que a maioria (senão a totalidade do plantel e equipa técnica contribuíram materialmente para esta causa).
Também acho que não devem ser SÓ eles a cntribuir (provavelmente até nem seria assim tão dificil angariar assim TODA a contribuição necessária através de um décimo de 1 vencimento de cada um – há quem dê o dízimo, todos os meses, à IURD e outras “confissões religiosas”, que ach bem mais inútil). Isto porque é bom que o conjunto da sociedade se manifeste solidária, COMEÇANDO PELO ESTADO.
Nesta situação acho que fomos TODOS exemplares: a Direção, que desde o 1º momento se disponibilizou a organizar um dia diferente para Dona Maria Elvira atenuar a sua terrível perda junto do seu atual grande Amor – o SCP – e da “família” que soube agora ainda ter – a família leonina; os jogadores e equipa técnica pela demonstração pública de carinho, pela oferta da camisola autografada, pelo carinho e palavras expressos por todos; milhares de sócios e adeptos pelo IMEDIATO movimento de solidariedade que independendo das outras ações, soubemos organizar e concretizar.
Além disso, Nuno e Miguel, esta manifestação pública dignificou SOBRETUDO a imagem do SPORTING CLUBE DE PORTUAL. Não interessa se “apareceu” o Presidente Varandas (APARECEU muito bem, é o Presidente do Sporting Clube de Portugal), não interessa se “apareceu” o Treinador” Amorim (APARECEU muito bem, é o Treinador da equipa A da Sporting SAD), não interessa se apareceu o Capitão Hjulmand da equipa A (APARECEU muito bem, é o Capitãor da equipa A da Sporting SAD).
O que realmente interessa é que, mais uma vez, em defesa colectiva e universal dos seus Valores, APARECEU E ACONTECEU SPORTING CLUBE DE PORTUGAL através da manifestação solidária de toda a sua Família. E isso foi passado em noticiários de grandes emissora televisivas de todo o Mundo: e aí é a IMAGEM do CLUBE que é, mais uma vez, reforçada da melhor maneira.
Um abraço e saudações leoninas
24 Setembro, 2024 at 10:24
Meus caros, eu sei o quanto o Mundo e a vida nos fazem um pouco mais e mais cínicos, mas não poderão estar todos a falar demasiado cedo e com pouco conhecimento factual?
Quer dizer, estamos ainda em fase de rescaldo, existem mecanismos estatais de emergência para este tipo de situações que requerem avaliação (mais não seja, para não financiar casas novas de férias, como aconteceu em Pedrogão) e não acho que o Sporting se deva substituir às obrigações de Estado neste tipo de coisas.
Uma coisa é dar uma ajuda extra, temporária, outra é fornecer soluções pessoais, ad-hoc, sob risco de todos serem sportinguistas quando perderem casas para fenómenos de catástrofe. Nós, contribuintes, pagamos todos para ajudar estas pessoas nestas situações, ou não?
Enfim, não me interpretem mal, não quero ser polémico e nem sequer sou fá desta direção, mas convém ponderar um pouco este tipo de juízos.
24 Setembro, 2024 at 11:14
Tens toda a razão, há uma responsabilidade do Estado.
Mas se lembrarmos que muitas das vítimas do incêndio de 2017, em 2021 ainda não tinham recebido uma nova habitação, é fácil perceber que mais que um jogo de futebol, a senhora Elvira necessitará também de algum apoio extra-futebol.
Isso a acreditar que o actual governo não será mais célere a actuar que o anterior…
24 Setembro, 2024 at 11:15
O Sporting não deve mas já há campanhas de angariação de fundos a ocorrer…Como dizia uma pessoa que muito admiro – O Bem não faz barulho e o barulho não faz bem…Tinham levado a senhora, feito a tal homenagem e pronto… agora, é um circo de social media…
24 Setembro, 2024 at 12:49
Não sei onde o Nuno vê o circo de social media.
O Sporting fez a promoção do evento solidário MUITO BEM porque faz parte da responsabilidade social do Clube. Mas fê-la internamente.
Só que este tipo de iniciativas, nestes momentos trágicos, por parte de grandes instituições desportivas, cativa logo o interesse da media (FELIZMENTE; normalmente queixamo-nos que as notícias só sobrevivem à custa da desgraça alheia, de guerras, de grandes desastres naturais ou não, de grandes crimes da grande corrupção).
Os jogadores e equipa técnica apenas tornaram pública a mnifestação de afecto, carinho, soolidariedade e reconhecimento à Sportinguista Dona Maria Elvira; não tornaram pública a contribuição (generosa) que coletivamente se OFERECERAM para lhe atribuir:
E, meu caro, mais que qualquer opinião minha, sua, da TV x ou Y ,ou de quem quer que seja, para mim. já me encheu o coração poder ver a sincera alegria de quem muito recente por um enorme susto e ainda vive um tormento e, mais do que isso , a enorme dignidade como recebeu todo o afecto: sempre retribuindo o carinho … mas sempre de cabeça erguida! UMA SENHORA!
sl
24 Setembro, 2024 at 13:32
Pumba!!!
24 Setembro, 2024 at 11:11
Acho bonito mas não gosto muito que se “clubize” tanto isto. A solidariedade é uma característica transversal aos humanos de todas as cores, mas por estes dias parece que só os sportinguistas é que têm coração, o resto é uma cambada de insensíveis.
E o mais certo é a dona Elvira voltar para a sua casa destruída com a camisolinha do Sporting autografada, o abraço do Ruben e um boa sorte. O país tem de trabalhar é em soluções para prevenir e responder a estas desgraças, não em solidariedadezinha bonita que acaba no final do jogo.
24 Setembro, 2024 at 12:15
Eu apenas não gosto de show-off estilo CM.
Já o vídeo feito com a direção a levar o trofeu de Campeão ao hospital onde estava Manuel Fernandes, peço desculpa, mas também incomodou-me.
Parece-me que estamos a perder (provavelmente já perdemos) algum discernimento, enquanto sociedade.
Na minha opinião, a condição humana deve ser respeitada, e não parece que esteja a ser sempre que há algum aproveitamento da mesma para certos fins.
24 Setembro, 2024 at 12:11
Pelo algum do atrás escrito, e na MMO, era preferível não feito nada.
24 Setembro, 2024 at 12:11
Por algum
24 Setembro, 2024 at 12:12
não ter feito
24 Setembro, 2024 at 12:55
Já fizemos muita coisa e temos de continuar a fazer.
Não é só uma obrigação enquanto Instituição, como faz parte do nosso ADN.
Nesse sentido a Fundação Sporting, através também do Sporting Solidário, fazem um trabalho exceptional.
Angariação de bens para os mais carenciados, visitas de atletas aos hospitais entre outras actividades têm de continuar a existir.
Reportagem na SportingTV a informar sim, propaganda show-off não…
24 Setembro, 2024 at 13:27
Quem divulga o show off?
E já agora, quem decide/avalia se é, ou não, show off?
Para terminar, quem beneficia com o show off?
24 Setembro, 2024 at 17:02
Se o “show-off” ajudou a meter mais dinheiro na conta da senhora, já valeu a pena. Show off é o anuncio de uma gravidez, por ex.
24 Setembro, 2024 at 13:18
Graças ao “show-off” já angariaram mais 26 mil euros.
Fica aqui o IBAN IBAN PT50 0035 0015 0002 6965 2007 0.
24 Setembro, 2024 at 13:29
Ora que chatice!
Maldito show off…
24 Setembro, 2024 at 15:03
Uma coisa não invalida a outra.
A minha observação é quanto à forma, não ao resultado, que só dignifica a missão e prestigia o Sporting. E é uma opinião.
Como escrevi acima, o contributo do Sporting através da Fundação não é de hoje e é excepcional.
24 Setembro, 2024 at 15:52
E algumas das acções da Fundação têm promoção e divulgação que extravasa completamente a cpmonicação leonina.
Estou a lembrar-me da acção em apoio a umpequeno sportinguista que sofria de cancro e foi convidade pelo Sporting através da Fundação a passar um DIA Sporting na apresentação da equipa em jogo de Taça Stromp, foi ele quem deu o pontapé de saída para o jogo e foi acarinhado por todos, isso foi alvo de notícias em todos os Jornais televisivos dessa noite e o pequeno e os pais entrevistados.
Isso é show-off? Para mim é oportunidade de promover boas causas! E quanto mais público se atingir mair será essa promoção. GANHAM AS BOAS CAUSAS! E é MUITO BOM que se destaque quem as promove. Para incentivar outros a préticas solidárias.
Um abraço e saudações leoninas
24 Setembro, 2024 at 15:55
errata: « … extravasa completamente a COMUNICAÇÃO leonina …»
24 Setembro, 2024 at 20:33
Mais importante que tudo, ganham as boas causas.
Um abraço e Saudações Leoninas
24 Setembro, 2024 at 19:13
Caro JHC,
Mas, ainda que mal pergunte, se o resultado é bom, porque criticar a forma?
Talvez se outra forma produzisse melhores resultados.
Na minha modesta opinião, a esmagadora maioria das pessoas associa este tipo de gestos ao Sporting Clube de Portugal e não a A, B ou C.
24 Setembro, 2024 at 20:25
Se calhar não expliquei-me bem. Minha culpa.
Tudo fica associado ao Clube sempre que o Clube é envolvido, directa ou indirectamente.
Foi bom perceber que, apesar da exposição do infortúnio da senhora Maria Elvira, a iniciativa do Sporting serviu um propósito maior que foi angariar fundos para permitir o regresso da sua vida à normalidade, dentro daquilo que é possível, mais que qualquer outra coisa.
Eu, no entanto, continuo a não sentir-me confortável com a exposição destas situações pessoais para além do mínimo possível.
Por isso mesmo considero as angariações de bens para refugiados ou vitimas de tragédias naturais, recolha de comida para os mais necessitados, visitas à hospitais e apoio à outras instituições de cariz social, algo abrangente e que também honra e dignifica o Clube.
25 Setembro, 2024 at 0:37
O Mundo mudou, nalgumas coisas para pior, ė a minha opinião, noutras para melhor…
Antigamente era meritório fazeres o bem de forma silenciosa e anónima, coisa com a qual concordo, no entanto no mundo em que vivemos isso é eficaz?
Num mundo cada vez mais individualista em que a grande parte das pessoas já não se contenta com o facto de cada um de nós ser único e especial porque hoje em dia o importante não é isso, o importante é o reconhecimento público e a divulgação máxima dessas características (nesta o Andy warhal acertou no 20) voces acham que uma “divulgação” meio envergonhada era eficaz?
Numa sociedade em que os cidadãos pouco defendem causas comuns, mas são hiper activas na divulgação dos seus “feitos” extraordinários e “únicos” como qualquer curta visita as redes sociais prova, numa sociedade em que os mass média são veículos de propaganda e não de informação acham que a sobriedade e o comedimento na abordagem desta situação tinha algum impacto?
Não sei se este CD do SCP fez o que fez por querer exposição positiva ou se o fez por achar que a melhor maneira de ajudar a D.Maria era armar um circo á volta do assunto (ou se calhar foi um 2 em 1) sei é que na sociedade actual quanto mais chamares a atenção, mais perto estás de atingir o teu objetivo…
E nisso estiveram muito bem, repito não sei qual foi a intenção, o “end game” mas que a estratégia foi correta e adequada ao nosso tempo, lá isso foi e ao menos por uma vez que a propaganda que passa por notícias funcione em prol de boas causas, como seja chamar atenção para a situação da nossa irmã clubística e dos sacrifícios dos Bombeiros voluntários….
SL
25 Setembro, 2024 at 1:02
Exactamente isso T.O.
Cada vez mais me convenço que nós 2 (além do Sporting, claro) partihamos boa parte dos nossos valores, das nossas filosofias e das nossas opções sociais.
Saudações leoninas
25 Setembro, 2024 at 12:27
Eh eh eh sim, também começo a desconfiar que sim que partilhamos muitos princípios e filosofia de vida ou ė da geração a que pertencemos ou da educação “castrense” que recebemos…