O Benfica venceu hoje as Supertaças no Feminino de Voleibol e Basquetebol. Provavelmente também limpam a de Futsal Feminino.
Entretanto perderam a Supertaça de Basquetebol Masculino com o Porto…
De férias em PT voltei à Loja Verde Alvalaxia.
Desta vez, e bem, fui sozinho, pude assim sentir vergonha sem ter que apresentar ou inventar desculpas para tal miséria a terceiros.
Que engraçado… 3 jornais desportivos receberam o mesmo press release do dono da seleção!
Veja-se a coincidência da matéria ser a mesma, à porta de mais uma chamada à seleção!
Alguém sabe quantas assistências já fez o Nuno Santos este ano? E o ano passado?
É para um amigo!!
O momento de forma e o entrosamento de elementos como Bragança, Nuno Santos, Pote, Trincao, Inácio e Quaresma aos quais se poderia juntar Nuno Mendes, Palhinha e Mateus Nunes dava para fazer uma base muito competitiva para a Selecção aos quais se juntariam os efectivamente melhores e em forma.
Todos sabemos que nos arriscavamos a ser campeões do Mundo.
Seria de uma humildade impar se ele metesse Portugal a jogar em 343 Sporting. Já agora a nossa táctica é quase um template esta época por toda a Europa.
No Voley Feminino isto está a ficar mal …. estamos a perder por 2 set’s a 1 e o 3º. não vai muito bem …. agora temos a melhor equipa , vamos ver se damos a volta!!!
Atenção que o Benfic@ este ano é muito provável que já lute pelo campeonato de Voleibol feminino… (que é uma das poucas modalidades que lhe escapa no feminino)
Já tinha alertado á muito.
O futebol holandês tem uma forma de disputar jogos muito parecida á premier ligue inglesa, só que não importam vedetas, mas a intensidade é muito parecida á britânica.
Estão num degrau abaixo na qualidade, mas em termos de intensidade é boa.
Sempre disse, que este jogo, será um dos jogos mais difíceis do Sporting, não vai ser pera doce.
Muito difícil.
Ora tomem lá … Quanto é que os rabolhos corruptos de Carnide gastaram, oficialmente, na época passada nas principais modalidades …
“O ano acabou, a época terminou e gastámos 3,4 milhões no andebol masculino e 686 mil euros no feminino; no basquetebol foram 3,6 milhões de euros no masculino e 582 mil euros no feminino; Gastámos 2,7 milhões no futsal masculino e 385 mil euros no feminino; Foram 2,4 milhões de euros no hóquei em patins masculino e 371 mil euros no feminino; e no voleibol foram 2,1 milhões de euros no masculino e 588 mil euros no feminino”, esquematizou, tendo sido aplaudido por o ter feito.”
O futebol do Benfic@ é pobre…
Há um pouco mais de entrega dos jogadores, os jogadores estão um pouco melhor colocados nos seus lugares, mas a melhoria é muito pouca…
Gostava de vencer na Holanda claro e devemos tentar, mas acho que o empate já seria um resultado positivo.
Ganhar ao Bolonha, ao Bruges, e ao Sturm é o que espero depois eventualmente pontuar alguma coisa num dos jogos com os ingleses, nem que seja 1 ponto. Pelas minhas contas dava uns 14 pontos e passagem segura ao playoff.
Se o Sporting ganhar na Holanda, abre a possibilidade bastante realista de chegar aos 15/16 pontos e isso praticamente garantia posição nos 8 primeiros. Quero acreditar que é possível, mas não conto muito com isso. Para já a fórmula de encarar, tem de ser é a do o campeonato jogo a jogo, mas nós adeptos podemos sonhar.
Acho demasiado optimista pensar em ficar nos oito primeiros, mas quero acreditar que é realista pensar no 9° ao 16° que já seria uma participação digna e depois depende da sorte do adversário que nos poderia calhar no playoff.
Mas o próximo embate será o maior teste de fogo à nossa defesa até ao momento, veremos se a resposta será equivalente àquela que já nos deu meia duzia de clean sheets seguidos ou se será algum descalabro modo Supertaça.
Para mim é um teste fundamental para ver a real valia desta equipa principalmente em termos defensivos.
Depois teremos que matar o PSV com transições a explorar as costas da defesa deles e espero que o Vik esteja num dos seus grandes dias, pois creio que também poderemos aproveitar algumas fragilidades defensivas dos holandeses.
Mas prevejo certamente um jogo com golos (plural).
Para mim (claro que o jogo seguinte é sempre o mais importante) este jogo terá um grande impacto na nossa caminhada e naquilo que serão as nossas ambições na Liga dos Campeões.
Torço muito para que o Sporting esteja à altura deste desafio.
Em termos de ranking e potencial das equipas tens bastantes possibilidades de ganhar 5 jogos e fazer 15 pontos, depois tens Arsenal, City e Leipzig para tentar mais qualquer coisita. Mas sim claro que é um quadro optimista mesmo não deixando de ser realista.
O ranking é um indicador, mas dentro de campo vale muito pouco.
Nos jogos em casa que poderia estar mais tranquilo, vamos apanhar nomeadamente o City e o Arsenal que serão muito complicados de pontuar (embora tenha uma pequena esperança de encavar outra vez o Arteta).
Nos jogos fora é preciso perceber que dimensão poderemos atingir, é preciso não esquecer o historial assustador que temos num passado não tão distante a nivel europeu.
Claro que com Amorim ficámos mais competitivos e já conseguimos algumas vitórias fora como Besiktas ou Frankfurt, ou mesmo empatar com Tottenham e Arsenal, mas continuo a achar que ainda temos de comer muita sopa no que aos jogos fora para as competições europeias diz respeito.
Sinto que estamos mais fortes do que nunca para mostrar as garras na Europa, mas só terça feira poderei ter uma visão mais realista daquilo que o Sporting será capaz de fazer e creio que ainda há barreiras (sobretudo mentais) a ultrapassar.
Ah e continuo com desconfiança na nossa defesa para os jogos grandes, mas espero que me provem que estou errado, ficaria imensamente feliz.
Quanto aos pontos, assinava já por baixo os 15, mas mantenho a minha previsão inicial de 12/13 para já.
Ah e lembrar, para quem acha que são favas contadas que ainda há um ano estivemos a perder com o Sturm Graz até quase ao final do jogo e que não foi nada fácil até pelas pessimas condições do terreno.
Portanto, nem esse jogo dou como ganho, mas é óbvio que somos favoritos e tudo o que não seja ganhar esse jogo será um enorme revés nas nossas aspirações, mas é um alerta pois vejo muita gente a dar esses pontos como garantidos.
Como por exemplo o porto dava como garantida a vitória na Noriega.
Muito cuidadinho…
Para garantir uma ida nos 8 primeiros (apurament) directo para os oitavos sem play-off) deverão ser necessários um mímimo de 17 pontos: 15 pontos é muito mas mesmo muito difícil que te apure directamente.
Por isso, a minha fé (que a tenho apesar de agnóstico como o Nuno, mas não resignado ao contrário dele) vai não só na vitória nestes 2 jogos fora comoe ma manter a inviolabilidade em Alvalade. Isto é após conquistar 9 pontos nos 3 primeiros jogos , chegar ao fim do 5º (após receber City e Arsenal) com 11, 13 ou 15 pontos seriam 2/3 do caminho andado para o apuramento directo (uma vez que acredito que não conquistaremos pontos em Leipzig mas faremos o pleno em Brugge e em casa contra o Bolonha); e issso dava-nos entre os 17 e os 21 pontos. Neste caso só um milagre para muitos outros (a começar por City e Arsenal) nos iria retirar dos 8 primeiros e dos oitavos de final e de mais uma pipa de massa por apuramento directo e pontos conquistados e mais uma cararda de lugares no ranking (mais outra pipa de massa para o ano).
Este ano é decisivo: passar aos oitavos (diretamente ou nos 16 primeiros e ganhando o play-off) e conquistar o bi faz-nos ganhar uns largos milhões a que não estamos habituados em 2 anos consecutivos.
E o que me faz acreditar que isso leve à conquista de uma latrga hegemonia no futebol português é porque acrediro que, mantendo o actual paradigma de abordagens do mercado e de reconstituição do plantel sem grandes revoluções, a tendência será que, de ano para ano, até as nádegas se recomporem, o fosso se ir cavando tornando maiinócua essa recomposição (dito de outra forma : nessas condições, as nádegas até uma pequena flatulência terã dificuldade em produzir. Claro que, para isso, a priincipal AQUISIÇÃO DA PRÓXIMA ÉPOCA SERIA O AMORIM COM ORDENADO E CONDIÇÕES SUBSTANCIALMENTE MELHORADAS , PLANO DE OBJECTIVOS SEDUTOR (O HEXA, MEIAS FINAIS DA CHAMPIONS) E RENOVAÇÃO ATÉ 2029, NO MÍNIMO.
SL
Dificilmente algum clube terá a hegemonia do futebol em Portugal, a curto prazo – não vejo algum clube descolar o suficiente dos outros 2 para que isso possa acontecer – e muito menos vejo que exista a hipótese da “conquista de uma larga hegemonia”.
Isso não é nada realista!
Eu mantenho a minha opinião que mais de 50% do sucesso do nosso clube no futebol se deve a méritos do Amorim. É verdade que o Clube hoje está estável, tem um bom plantel com bons valores que podem fazer bom dinheiro, mas eu tenho muitas duvidas nas contas apresentadas e acho o aumento do passivo um mau sinal – e começa logo aqui a impossibilidade de nós conquistarmos uma hegemonia no que quer que seja. Para isso, nós teríamos de ir em contra ciclo em relação aos rivais no que diz respeito ao passivo – FCPorto e Benfic@ têm aumentado o passivo, mas nós também. Se nós estivéssemos a diminuir o passivo nesta altura, com eles a aumentarem-no como o têm feito, então sim, eu via que essa possibilidade pudesse surgir… conseguindo manter o Amorim mais uns bons anos!
Miguel, colocando o cenário de ida este ano aos oitavos da Champions e da conquista do bi, para o ano garantimos não só largos M€ esta época como uma subida razoável no ranking do próximo ano.
Garantindo a manutenção do Amorim e do paradigma de abordagem do mercado, asseguramos a manutenção da base da equipa e, graças à campanha deste ano, uma forte valorização dos activos do plantel, que possibilita realizar 2 ótimas vendas e recompor essas saídas com jogadores de potencial que os venham a substituir sem afectar o rendimento colectivo; cumulativamente, daria ainda para reforçar sectores e/ou posições que ainda revelem alguma deficiência,
Em suma, ficamos em MUITO MELHORES CONDIÇÕES para fazermos AINDA MELHOR e com menos sobressalto o que fizemos até aqui nos últimos mercados de Verão.
Garantindo tudo isto, teremos A MESMA BASE ALARGADA DA EQUIPA, MELHORADA, COM MAIS UM ANO DE ROTINAS, COM MUITO MAIS DINHEIRO E COM MAIS POTENCIAL PARA O CONTINUAR A REALIZAR.
E teremos os 2 rivais em situação de crise crescente (que só estão a empurrar com a barriga; duvido que se concretize o Mundial de Clubes e aí estou para ver que soluções vão encontrar). O Miguel que não duvide que estão ambos os rivais a caminhar para a situação que nós vivemos desde Santana Lopes até chegar ao estado crítico Godinho Lopes.
O Miguel que me explique o que é que, nestas condições nos impede de ganhar o tri após o bi? E, com o tri, não estaremos ainda mais fortes?
Trata-se de garantir manutenção de estabilidade ao processo. Compreendo dúvidas, após algunsos primeiros 2 anos de gestão na SAD desta Direção. Mas a verdade é que a gestão da SAD não melhorou assim tanto. O que fez a radical diferença foi a gestão do Futebol profissional. Esse é o core business da SAD e, se as coisas correrem bem este ano, poderá ficar de tal maneira que não são necessárias mãos de Midas , mas onde mãos de merdas também já não causam grande estrago.
Preocupa-me muito mais o Clube.
Mas este enorme upgrade do futebol profissinal pode ajudar, haja a coragem de assumir 3 ou 4 medidas estruturais de crescimento que implicam a alteraçção do stato quo que caracterizou o Sporting na maioria dos últimos 45 anos.
A seu tempo irei a isso.
Um abraço e saudações leoninas
Álvaro eu concordo con grande parte do teu comentário e tenho ressalvado por aqui a importância de estar na champions, de pontuar, de subir no ranking e do fosso que isso vai criar entre os clubes que vão regularmente e os que não vão.
Agora esse fosso é aberto para os clubes médios, para os grandes será difícil porque 50/60M de receitas tem impacto, mas não são determinantes e quer queiramos ou não será muito provável que eles também lá estejam com regularidade.
Acho que estares a contar com o bi, com o tri, com a continuidade de Amorim, ou com uma hemagonia do Sporting em Portugal, na minha modesta opinião é um excesso de optimismo. O futebol tem imensas variáveis, muita coisa pode correr mal, ou excessivamente bem para os nossos rivais e não é de todo ciência exacta. Uma lesão de Gyo, um bater de cláusula e levarem 2 ou 3 dos nossos mais importantes jogadores, uma saída repentina de Amorim, pode virar uma estratégia ao contrário em 2 semanas.
Mas no restante concordo e tenho sublinhado até com alguma insistência a importância de estar na CL e da classificação de Portugal que nos permita pôr lá pelo menos 2 equipas.
Abraço e bom domingo a todos
A estratégia se for uma estratégia não muda com nada. A táctica para a estratégia sim.
Dito isto: se depois de verem um manager usar um sistema popular no nosso mercado de venda preferencial, não o mudar ao longo de anos, dar mais valor á homogeneidade do profissionalismo dos jogadores do que ao seu talento ou desempenho, só compramos quem queremos e não o que queremos – não precisamos de um extremo, precisamos daquele extremo – fazer comunicação não agressiva em todos os momentos, etc… nem meto as fases de desenvolvimento que as houve para não massar.
Difícil é fazer bem sem nunca ter visto. Depois de ver não saber repetir ou evoluir a partir daí seria um Varandismo.
Rodrigo, não são 50 ou 60M€ a mais de receitas de prémios Champions.
São também os largos M€ que as 2 nádegas deixam de receber (e não acredito que se venha a realizar o Mundial de Clubes, o que será um rombo para ambos que contraíram empréstimos a contar com o ovo no cú da galinha)
Além disso, são as dezenas de M€ em que será valorizado o plantel e o que se poderá realizar com apenas 2 vendas bem feitas no próximo defeso (Inácio e Gyokeres).
Somas como tudo isso vai permitir manter o tipo de abordagem selectiva no mercadod e Verão com mais opções e mais margem negocial.
Se partires para a época 2025/26 com os oitavos da Champions (quem sabe os quartos) e a bi-Liga assegurados, acresces a subida no ranking, como isso influencia o pote e o dinheiro de entrada, mantens a entrada directa na fase de liga da Champions, o que ainda te dá também uma folga maior na preparação da época.
Para as nádegas o Mundial de Clubes será sempre um loose loose: 1º – os prémios nunca serão os prometidos; 2º – os jogos são nos EUA e começam, a 15 de Junho , o que quer dizer que os jogadores terão todos férias curtas e, no máximo, um mini estágio antes dessa competição; 3º – a disputa da fase de grupos não termina antes de 25 de Junho; depois das 2, 1 … ou não se apuram para os 8ºs e significa que, se calhar, quase não ganham para os custos, ou se apuram para os 8ºs e não estarã de volta antes de 1de Juho; mais do que isso só por milagre; mas a verdade é que a preparação da futura época para estas 2 equipas/Clubes será sempre um berbicacho. Como ano de Mundial ou Europeu em que TODOS os jogadores do plantel foram a jogo e num país que abarca 4 fusos horários. E 1 ou os 2 terá/ão de disputar pré eliminatórias e play/offs de acesso às competições UEFA. Estarão sempre em situação de alguma desvantagem, além de, pela 1ª vez, o que (se) entrar na Champions vai entrar a receber menos que nós.
Ora, se preparámos este ano para nos posicionarmos claramente para o bi, se o conseguirmos e acrescermos entrada directa nos oitavos da Champions, por que raio, ainda por cima com todas as outras circunstâncias que também nos favorecem em detrimento dos outros, não haveremos de poder preparar para o tri ainda em melhores condições?
Um abraço e saudações leoninas
Álvaro, o FCPorto não vai descer mais do que já desceu.
O Villas-Boas parou esse caminho, está a estabilizar o Clube, e daqui para a frente vai ser só caminhar para cima – devagar, claro, que estão bem enterrados num buraco fundo!
Mas o ponto aqui é que eles inverteram o caminho que levavam e, para mim, têm neste momento os melhores e mais bem preparados dirigentes dos 3 grandes. O caminho deles será difícil mas será a subir… Não será como tu dizes, de empurrar o problema para a frente. Irão resolver o que podem, e, claro, o que não podem, empurram para a frente, até poderem resolver – o que é o natural em qualquer empresa!
O Benfic@ é o Benfic@: factura muito mais que o Sporting e o FCPorto e isso é que lhe tem permitido cometer erros gritantes, esbanjar dinheiro a rodos e não se ter afundado drasticamente como o FCPorto. O Benfic@, desde que não façam erros gigantes como fizeram com o Damásio e o Vale e Azevedo, está sempre num nível de facturação que o cobre de alguma incompetência – o que não acontece no Sporting e no FCPorto, onde a incompetência tem logo impacto importante!
É verdade que o Rui Costa anda aos papéis, que aquilo está uma confusão, mas o Benfic@ nunca é de ignorar – o potencial deles é maior e há que perceber isso. Para o ano têm eleições e basta meter alguém competente a gerir o clube e é fácil estabilizarem e voltarem a crescer – muito mais fácil que o FCPorto ou que nós.
Nós esta época realmente partimos com um potencial enorme para voltarmos a ser campeões – acho que toda a gente reconhece isso! Mas ganhares 2 campeonatos seguidos, ou 3 em 5 anos, não te dá “a hegemonia no futebol português”. Dá-te um bom momento, o que é diferente – para teres a hegemonia tens de considerar, vá, o domínio numa década, e é isso que eu acho que é muito difícil de acontecer para qualquer clube em Portugal nesta altura. Para isso acontecer, tens de ter um clube a funcionar muito bem e os outros a cometerem erros com frequência, e é isso que eu não vejo acontecer num período duma década – o FCPorto já estancou o problema que tinha, e o Benfic@ acabará por fazer o mesmo, tendo ainda a vantagem de nem ter de ser tão competente como os outros 2.
Portanto, sim, estamos de acordo em que:
a) podemos ganhar o bi sem que isso seja até uma surpresa.
b) ganhando o bi, e não saindo o Amorim, é natural que se vá lutar pelo tri e que isso possa acontecer – o que é diferente de dar isso por garantido.
Agora, para mim é relevante que, enquanto na parte desportiva tudo parece correr bem, nas contas tenho muitas duvidas no que a Direcção está a fazer e quer fazer.
Para que raio querem um EO de 100M€?
Porque não passam tudo o que é símbolo do Sporting da SAD para o Clube, coisa que nunca devia ter sido feita?
Não era melhor não afundar o Clube em mais dividas em vez de fazerem isso e irem buscar um investidos para compensar isso, que mais tarde vai querer tirar dividendos do seu investimento?
Para que é que querem o Alvaláxia, e como é que vão rentabilizar os 17M€ investidos na recompra? Meterem lá o Museu implica quanto mais de investimento? E vão rentabilizar isso – o investimento no Museu mais o investimento no espaço que o Museu vai ocupar?
Que raio de SAD de Clube gasta mais em “croquetes” do que no FF?
E podia continuar, Álvaro.
Eu votei nestes merdas, como toda a gente aqui na Tasca sabe, porque eu assumo tudo o que faço, seja bom, seja mau, mas não tenho confiança nesta gente – perdi essa confiança, que me levou a votar neles, rapidamente, em menos de um ano! E não fizeram nada, nem têm postura, para reganharem a minha confiança! Por isso, não vejo como se pode ter a esperança de ter a hegemonia do futebol português.
Pois sim!
Deixa-o mais 2 épocas sem Champions para ver onde vai parar o fair-play financeiro.
O que digo é que este ano e o próximo são fundamentais.
Porque se for seguida a mesma estratégia desportivo/financeira e as coisa correrem bem e conquistarmos um tri, significa não só muito mais dinheiro a entrar na nossa SAD, como NECESSARIAMENTE menos a entrar nas SAD dos 2 rivais (eventualmente numa até a entrar muito menos).
O pessoal parece não perceber que um tri em Portugal agora significa, para um Clube/SAD que se reergueu das cinzas, o mesmo ou mais que o penta do FêQuêPê nos anos 90.
Pior ainda é não perceber que a melhor forma de consolidar as enormes vantagens de um tri acompanhado de boas Champions, deveriam servir de catalizador para o crescimento exponencial do associativismo do Sporting.
E que SÓ ESTA POPULATIZAÇÃO DO CLUBE LHE PODERÁ CONFERIR CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO DE MUITO MAIORES RECEITAS ESTRUTURAIS REGULARES (quotas, sponsoring, merchandising, bilhética, alugueres e/ou rentabilizações de estruturas, equipamentos e serviço, etc.
Será tão difícil perceber que só este caminho pode garantir um sucesso DESPORTIVO duradouro e generalizado que permita que sejamos mesmo reconhecido como tão grande como os maiores da Europa?
SL
O nosso dinheiro não compra a vontade do Amorim face a um dos Grandes Ingleses. Procura é constante, pois é impossível que Chelsea, United, City, Liverpool, Arsenal, Tottenham, Newcastle, Aston Villa e West Ham tenham todos sucesso ao mesmo tempo.
O caso do Marco Silva também já mostrou que entrar por baixo é tanga. Nem o De Zerbi encontrou mercado. Na hora H vão sempre buscar alguém novo ao meio. Por isso o Amorim não vai para o Forest a caminho do United. Dito isto o delta oferecido não permite resposta pelo que aumentar o Amorim não resolve a potencial questão.
Na minha opinião, o que resolve é que ele possa definir e receber o que precisa para ganhar 4 ligas em 6 anos. Está com 2 em 4. Por isso é o que ele precisa hoje e a forma de chegar a Inglaterra preparado.
Mais do que dinheiro é evitar Sotiris, não forçar Fatawus e mandar Slimanis embora ao primeiro espirro.
Completamente de acordo. Mas para firmar esse acordo e estabelecer as condições ele também terá de ser aumentado, não é? Tem contrato até final de 26, que é o final da época do tri. Ora para garantir que Amorim fica nessa época, que (correndo a actual bem – 8ºs da Champions e bi-campeonato) se tornará a época mais marcante para o nosso futura, tem de se apresentar proposta de renovação até antes do fim de Maio de 2025.
E, estou de acordo com o meu ídolo “Jaquim”… essa porposta deve incluir: a) o que se perpectiva para melhor atacar o tri e, de novo a Champions, em 2025/26 (participação do Hugo Viana na parte técnica dessa proposta; b) definir como objectivo de continuidade o ataque ao hexa e acordar um plano de objectivos para além da Liga, incluindo condições técnicas, humanas e salariais que a consolidem (participação do Viana continua a ser necessária)
Esta é a minha opinião, sobre o que pode e deve ser feito:
1 – demonstrar ao Amorim que, sendo ainda novo, se alcançar no Sporting objectivos de excelência a nível interno e externo, sairá depois ainda muito mais facilmente e mais realizado para um dos tubarões europeus (e continuará a ser um treinador com muito futuro).
2 – Que essa é uma aposta de currículo e uma aposta de menor risco, dado o que já foi construído e o capital de confiança que já ganhou no Universo leonino.
3 – Que, independentemente, de como corra a sua aposta no estrangeiro, se sair do SCP como hexa campeão, será, durante muito tempo, recordado como o treinador de maior sucesso no Spirting e em Portugal.
4 – Ter em mente que ao raciocínio inverso também deve ser feito: porquê apertar os cordãos à bolsa numa revisão salarial com o Amorim quando ele oferece ao nosso contexto e ao nosso momento aquio que mais nenhum treinador do mundo oferece?
Um abraço Agostinho e saudações leoninas sempre
Álvaro, acredito que nesse cenário seria possível manter o Amorim. Salvo propostas que ele, Amorim, possa considerar irrecusáveis, por exemplo Bayern, City, Real, etc, estou convencido que se o Sporting continuar a crescer desportivamente e em estrutura, ele vai sentir-se motivado. E o discurso público vai cada vez mais no sentido de valorizar a estabilidade e a continuidade, porque dão resultados.
Li ou vi algures que o Guardiola estaria a pensar numa sabática… Além dele, o Ten Hag tb deve ceder, etc, etc, etc… Isto para dizer que interessados e oportunidades não devem faltar caso o Amorim tenha outro desafio em mente.
Ou seja, acho que não devemos alimentar grandes fantasmas ou expectativas na permanência do Amorim. Vai ser por aí que a CMTv vai começar a atacar em breve.
E eu acredito sinceramente que dão. Só que não a qualquer preço. A estabilidade tanto pode ser uma grande vantagem como um enorme empecilho e um factor de potenciação de conflitos.
A estabilidade e a continuidade têm de ser permanentemente desafiadas por um escrutínio rigoroso e sem preconceitos; a estabilidade não pode ser transformada em conformismo ou em tendência para o imobilismo ou para a perda de criatividade; a continuidade tem de ser sempre associada ao cumprimento dos objectivos sempre no respeito dos valores da instituição.
Mais uma vez a chave, no caso do SCP, está na capacidade de ESCRUTÍNIO que faça crescer uma massa crítica interna, que promova a transparência, que impulsione as soluções criativas e inovadoras no respeito pelos Valores e Desígnios do Clube.
EU TENHO 67 ANOS, MAS ACREDITO CONVICTAMENTE QUE UMA TAL MASSA CRÍTICA E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO SÓ SERÃO POSSÍVEIS COM UM ENORME AUMENTO E COM A POPULARIZAÇÃO DO ASSOCIATIVISMO LEONINO,ESPECIALMENTE ATRAVÉS DA ENTRADA MASSIVA DE NOVOS E JOVENS ASSOCIADOS.
DERÃO ELES QUEM DARÁ FORÇA E DINÂMICA À ESTABILIDADE E QUEM ASSEGURARÁ QUE A CONTINUIDADE SERÁ FEITA NA PERPÉTUA MUDANÇA FRUTO DA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE.
A ARGAMASSA QUE LIGA E DÁ CORPO E SENTIDO A TUDO ISTO É A HISTÓRIA EXPRESSA NOS VALORES E NOS DESÍGNIOS CONTIDOS NOS LEMAS DAEIXADOS PELOS FUNDADORES.
SL
Um frango e agora um pato. E é o jogador mais valioso do plantel.
Este Benfica, a jogar assim, era goleado hoje pelo Sporting.
Mas este Gil Vicente é mais uma das equipas que jogam um campeonato à parte, o campeonato da permanência.
Marcaram um golo, assustaram Trubin algumas vezes, mas o resultado é esclarecedor e demonstrativo da diferença entre o investimento de milhões e um plantel montado em modo económico.
É isto o nosso campeonato…
O árbitro italiano Marco Guida vai dirigir a visita do Sporting ao terreno dos neerlandeses do PSV Eindhoven, na segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, anunciou este domingo a UEFA.
Marco Guida vai ter como auxiliares Ciro Carbone e Giorgio Peretti, enquanto Fabio Maresca será o quarto árbitro e Aleandro Di Paolo vai estar no videoárbitro, numa equipa de arbitragem 100 por cento italiana.
O Sporting, que na jornada inaugural, bateu em casa os franceses do Lille (2-0), visita na terça-feira os neerlandeses do PSV Eindhoven, que perderam frente à Juventus (3-1), em jogo com inicio marcado para as 20:00 (horas de Lisboa).
Marco Guida já dirigiu o FC Porto-Krasnodar (2-3), na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em 2019, e o Sporting de Braga-Estrela Vermelha (1-1), na fase de grupos da Liga Europa, em 2021.
Esteve também em três jogos da seleção portuguesa, entre eles a partida frente à República Checa, que a formação lusa venceu por 2-1, no arranque da fase de grupos do Euro2024, que se disputou na Alemanha.
« este puto do meio campo dos andrades, vasco sousa é só, mais um caceteiro fiteiro … »
Foi exactamente ese o meu pensamento assim que o vi no jogo da Supertaça. Em todos os outros jogos que vi del só acentuei essa impressão.
No entanto, a CS “especializada” vende o rapazinho como a última “coca-cola no deserto”
SL
Se foi bem mostrado, nada a dizer.
Se não foi, é outra conversa.
Para vocês nunca se pode expulsar ninguém que jogue contra FCPorto ou Benfic@, o que é ridículo e faz-vos perder credibilidade para depois criticarem outras coisas!
Eu não estou a ver o jogo, pelo que não tenho opinião do lance. Falo do que é aqui o normal/usual: criticar sempre qualquer merda a favor das nádegas, seja justo ou não!
28 Setembro, 2024 at 14:59
Boa tarde SPORTING e pessoal da tasca!!
28 Setembro, 2024 at 15:08
…. Hoje sou do Gil Vicente desse pequenino
28 Setembro, 2024 at 15:08
*Desde
28 Setembro, 2024 at 15:39
Bons Dias para Todos!
28 Setembro, 2024 at 15:44
Ao intervalo estamos a ganhar aos Belenenses por 15-21
O Aly não estava muito bem. Entrou o Andre defendeu dois livres de 7 metros e mais um par de grandes defesas!
28 Setembro, 2024 at 15:49
Agora já é boa tarde!
Boa tarde Sportinguistas, estão a ver o Voley Feminino?
Já ganhamos o 1º. Set.
Jogo bem jogado … o SC Braga tem uma equipa jeitosa, mas somos melhores!!
SL
28 Setembro, 2024 at 16:20
Estou completamente a leste do que se passa actualmente no Voleibol feminino do clube, depois da razia que fizeram no plantel este ano…
Acho que perderam várias boas jogadoras e jogadoras com futuro!
28 Setembro, 2024 at 22:49
O Benfica venceu hoje as Supertaças no Feminino de Voleibol e Basquetebol. Provavelmente também limpam a de Futsal Feminino.
Entretanto perderam a Supertaça de Basquetebol Masculino com o Porto…
28 Setembro, 2024 at 16:16
De férias em PT voltei à Loja Verde Alvalaxia.
Desta vez, e bem, fui sozinho, pude assim sentir vergonha sem ter que apresentar ou inventar desculpas para tal miséria a terceiros.
28 Setembro, 2024 at 16:30
Que engraçado… 3 jornais desportivos receberam o mesmo press release do dono da seleção!
Veja-se a coincidência da matéria ser a mesma, à porta de mais uma chamada à seleção!
Alguém sabe quantas assistências já fez o Nuno Santos este ano? E o ano passado?
É para um amigo!!
28 Setembro, 2024 at 17:27
O momento de forma e o entrosamento de elementos como Bragança, Nuno Santos, Pote, Trincao, Inácio e Quaresma aos quais se poderia juntar Nuno Mendes, Palhinha e Mateus Nunes dava para fazer uma base muito competitiva para a Selecção aos quais se juntariam os efectivamente melhores e em forma.
Todos sabemos que nos arriscavamos a ser campeões do Mundo.
28 Setembro, 2024 at 17:30
Seria de uma humildade impar se ele metesse Portugal a jogar em 343 Sporting. Já agora a nossa táctica é quase um template esta época por toda a Europa.
28 Setembro, 2024 at 16:31
Vitória no andebol 26 – 39
28 Setembro, 2024 at 16:34
Só ganhámos por 13?? . Estamos claramente a baixar de forma 🙂
28 Setembro, 2024 at 16:40
É verdade Rodrigo!
28 Setembro, 2024 at 16:44
No Voley Feminino isto está a ficar mal …. estamos a perder por 2 set’s a 1 e o 3º. não vai muito bem …. agora temos a melhor equipa , vamos ver se damos a volta!!!
SL
28 Setembro, 2024 at 17:09
Jogo muito fraco…
A equipa é praticamente nova por isso é aguardar e ver o que sai daqui…
Braga, que também tem equipa nova, pareceu-me bem mais equipa!
28 Setembro, 2024 at 19:30
Atenção que o Benfic@ este ano é muito provável que já lute pelo campeonato de Voleibol feminino… (que é uma das poucas modalidades que lhe escapa no feminino)
28 Setembro, 2024 at 19:30
O PSV também tem, no campeonato holandês, 7 jogos e 7 vitórias …
Hoje rodaram jogadores … Muito cuidado com essa partida em Eindhoven …
28 Setembro, 2024 at 19:32
O perigo dos gajos está no ataque.
Se estivermos bem no ataque, vamos fazer estragos na defesa deles… Depois depende do nosso acerto na defesa!
28 Setembro, 2024 at 21:56
Já tinha alertado á muito.
O futebol holandês tem uma forma de disputar jogos muito parecida á premier ligue inglesa, só que não importam vedetas, mas a intensidade é muito parecida á britânica.
Estão num degrau abaixo na qualidade, mas em termos de intensidade é boa.
Sempre disse, que este jogo, será um dos jogos mais difíceis do Sporting, não vai ser pera doce.
Muito difícil.
28 Setembro, 2024 at 19:37
Ora tomem lá … Quanto é que os rabolhos corruptos de Carnide gastaram, oficialmente, na época passada nas principais modalidades …
“O ano acabou, a época terminou e gastámos 3,4 milhões no andebol masculino e 686 mil euros no feminino; no basquetebol foram 3,6 milhões de euros no masculino e 582 mil euros no feminino; Gastámos 2,7 milhões no futsal masculino e 385 mil euros no feminino; Foram 2,4 milhões de euros no hóquei em patins masculino e 371 mil euros no feminino; e no voleibol foram 2,1 milhões de euros no masculino e 588 mil euros no feminino”, esquematizou, tendo sido aplaudido por o ter feito.”
28 Setembro, 2024 at 19:39
Reparem bem a assistência, no estádio, de um jogo como o casa pia vs V.guimarães …
É isto que o palhaço do proencinha quer vender?!?
Parem com a mentira … Isto é o campeonato da mentira e da corrupção …
28 Setembro, 2024 at 20:19
Por comparação …
Um gajo vê um jogo de França, Holanda, Itália, Espanha, Alemanha … Seja o Getafe vs Alaves … E, estádios sempre cheios …
28 Setembro, 2024 at 21:35
Não era preciso ir muito longe.
Bastava olhar no nosso jogo para as bancadas do campo do Estoril que não estavam cobertas com lona…
28 Setembro, 2024 at 19:53
Mais uma aposta ganha … Pouco mais de 100€.
Aposta combinada de 10 € … Composta por vitórias para Leipzig; Chelsea; Leeds; Juventus e Lille…
Pra semana há muitos e variados jogos para apostar … Champions, liga Europa, liga conferência…
28 Setembro, 2024 at 20:05
A ver o Bolonha vs Atalanta …
Este Bolonha … Não tem nada a ver com o da época passada … Venderam os melhores jogadores … Agora é que era jogar contra eles …
28 Setembro, 2024 at 20:31
Barcelona a levar 2-0 aos 30′ … Está a jogar em casa do Ossassuna. . .
28 Setembro, 2024 at 20:50
rabolhos a empatarem …1-1
28 Setembro, 2024 at 20:39
Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Golo do Gil Vicente … 7′ …
28 Setembro, 2024 at 20:41
Gil Vicente a ‘cantar de galo’ na rabolheira …
28 Setembro, 2024 at 20:42
1ª falta do gil vicente … Amarelo … Não podem tocar nos desgraçadinhos …
28 Setembro, 2024 at 20:48
15′ … Falta para amarelo de aursnes … Nada, siga …
28 Setembro, 2024 at 20:59
rabolhos a marcarem o 2-1 pelo turco ‘gluglu’ … Mas, estava um jogador do gil vicente caído no meio campo …
Enfim, isto a rabolhagem … É golos com ressaltos, este ‘gluglu’ cabeceou sem saltar …
28 Setembro, 2024 at 21:58
Isso também no golo do Geny estava um do Estoril no chão…
28 Setembro, 2024 at 21:59
Ainda sobre ontem, alguém viu o ‘patinho feio’ Matheus Reis a FAZER UMA FINTA e assistir o Geny com um grande passe DE PÉ DIREITO?
28 Setembro, 2024 at 22:09
O futebol do Benfic@ é pobre…
Há um pouco mais de entrega dos jogadores, os jogadores estão um pouco melhor colocados nos seus lugares, mas a melhoria é muito pouca…
28 Setembro, 2024 at 22:11
Redes do Gil a dormir e 3-1…
28 Setembro, 2024 at 22:24
4-1
Resultado muito enganador – até os comentadores da BTV dizem isso!
28 Setembro, 2024 at 22:26
5-1
Incrível como levam 3 golos no fim do jogo…
28 Setembro, 2024 at 22:36
Fácil, metade da equipa já só fazia marcação aos benfiquistas com os olhos…
28 Setembro, 2024 at 22:09
Gostava de vencer na Holanda claro e devemos tentar, mas acho que o empate já seria um resultado positivo.
Ganhar ao Bolonha, ao Bruges, e ao Sturm é o que espero depois eventualmente pontuar alguma coisa num dos jogos com os ingleses, nem que seja 1 ponto. Pelas minhas contas dava uns 14 pontos e passagem segura ao playoff.
28 Setembro, 2024 at 22:22
Se o Sporting ganhar na Holanda, abre a possibilidade bastante realista de chegar aos 15/16 pontos e isso praticamente garantia posição nos 8 primeiros. Quero acreditar que é possível, mas não conto muito com isso. Para já a fórmula de encarar, tem de ser é a do o campeonato jogo a jogo, mas nós adeptos podemos sonhar.
28 Setembro, 2024 at 22:25
É o que eu acho desde o inicio – este jogo é a chave para sonhar em sermos apurados directamente.
28 Setembro, 2024 at 22:34
Acho demasiado optimista pensar em ficar nos oito primeiros, mas quero acreditar que é realista pensar no 9° ao 16° que já seria uma participação digna e depois depende da sorte do adversário que nos poderia calhar no playoff.
Mas o próximo embate será o maior teste de fogo à nossa defesa até ao momento, veremos se a resposta será equivalente àquela que já nos deu meia duzia de clean sheets seguidos ou se será algum descalabro modo Supertaça.
Para mim é um teste fundamental para ver a real valia desta equipa principalmente em termos defensivos.
Depois teremos que matar o PSV com transições a explorar as costas da defesa deles e espero que o Vik esteja num dos seus grandes dias, pois creio que também poderemos aproveitar algumas fragilidades defensivas dos holandeses.
Mas prevejo certamente um jogo com golos (plural).
Para mim (claro que o jogo seguinte é sempre o mais importante) este jogo terá um grande impacto na nossa caminhada e naquilo que serão as nossas ambições na Liga dos Campeões.
Torço muito para que o Sporting esteja à altura deste desafio.
SL
28 Setembro, 2024 at 22:40
Em termos de ranking e potencial das equipas tens bastantes possibilidades de ganhar 5 jogos e fazer 15 pontos, depois tens Arsenal, City e Leipzig para tentar mais qualquer coisita. Mas sim claro que é um quadro optimista mesmo não deixando de ser realista.
28 Setembro, 2024 at 22:51
Vou já deixar aqui uma previsão… E não é optimismo desmesurado…
Acredito que podemos vencer o Arsenal em Alvalade.
28 Setembro, 2024 at 23:07
O ranking é um indicador, mas dentro de campo vale muito pouco.
Nos jogos em casa que poderia estar mais tranquilo, vamos apanhar nomeadamente o City e o Arsenal que serão muito complicados de pontuar (embora tenha uma pequena esperança de encavar outra vez o Arteta).
Nos jogos fora é preciso perceber que dimensão poderemos atingir, é preciso não esquecer o historial assustador que temos num passado não tão distante a nivel europeu.
Claro que com Amorim ficámos mais competitivos e já conseguimos algumas vitórias fora como Besiktas ou Frankfurt, ou mesmo empatar com Tottenham e Arsenal, mas continuo a achar que ainda temos de comer muita sopa no que aos jogos fora para as competições europeias diz respeito.
Sinto que estamos mais fortes do que nunca para mostrar as garras na Europa, mas só terça feira poderei ter uma visão mais realista daquilo que o Sporting será capaz de fazer e creio que ainda há barreiras (sobretudo mentais) a ultrapassar.
Ah e continuo com desconfiança na nossa defesa para os jogos grandes, mas espero que me provem que estou errado, ficaria imensamente feliz.
Quanto aos pontos, assinava já por baixo os 15, mas mantenho a minha previsão inicial de 12/13 para já.
SL
28 Setembro, 2024 at 23:12
Ah e lembrar, para quem acha que são favas contadas que ainda há um ano estivemos a perder com o Sturm Graz até quase ao final do jogo e que não foi nada fácil até pelas pessimas condições do terreno.
Portanto, nem esse jogo dou como ganho, mas é óbvio que somos favoritos e tudo o que não seja ganhar esse jogo será um enorme revés nas nossas aspirações, mas é um alerta pois vejo muita gente a dar esses pontos como garantidos.
Como por exemplo o porto dava como garantida a vitória na Noriega.
Muito cuidadinho…
SL
28 Setembro, 2024 at 22:24
Também estou a considerar atingir essa pontuação… Contudo, só depois deste jogo na Holanda me pronunciarei…
28 Setembro, 2024 at 22:34
Estás como o outro… Prognósticos só no fim do jogo 🙂
28 Setembro, 2024 at 22:42
Eheheh
É mais ou menos isso. Este jogo vai expor o carácter desta equipa.
Eu estou moderadamente optimista mas … Quero falar depois do jogo.
29 Setembro, 2024 at 1:38
Para garantir uma ida nos 8 primeiros (apurament) directo para os oitavos sem play-off) deverão ser necessários um mímimo de 17 pontos: 15 pontos é muito mas mesmo muito difícil que te apure directamente.
Por isso, a minha fé (que a tenho apesar de agnóstico como o Nuno, mas não resignado ao contrário dele) vai não só na vitória nestes 2 jogos fora comoe ma manter a inviolabilidade em Alvalade. Isto é após conquistar 9 pontos nos 3 primeiros jogos , chegar ao fim do 5º (após receber City e Arsenal) com 11, 13 ou 15 pontos seriam 2/3 do caminho andado para o apuramento directo (uma vez que acredito que não conquistaremos pontos em Leipzig mas faremos o pleno em Brugge e em casa contra o Bolonha); e issso dava-nos entre os 17 e os 21 pontos. Neste caso só um milagre para muitos outros (a começar por City e Arsenal) nos iria retirar dos 8 primeiros e dos oitavos de final e de mais uma pipa de massa por apuramento directo e pontos conquistados e mais uma cararda de lugares no ranking (mais outra pipa de massa para o ano).
Este ano é decisivo: passar aos oitavos (diretamente ou nos 16 primeiros e ganhando o play-off) e conquistar o bi faz-nos ganhar uns largos milhões a que não estamos habituados em 2 anos consecutivos.
E o que me faz acreditar que isso leve à conquista de uma latrga hegemonia no futebol português é porque acrediro que, mantendo o actual paradigma de abordagens do mercado e de reconstituição do plantel sem grandes revoluções, a tendência será que, de ano para ano, até as nádegas se recomporem, o fosso se ir cavando tornando maiinócua essa recomposição (dito de outra forma : nessas condições, as nádegas até uma pequena flatulência terã dificuldade em produzir. Claro que, para isso, a priincipal AQUISIÇÃO DA PRÓXIMA ÉPOCA SERIA O AMORIM COM ORDENADO E CONDIÇÕES SUBSTANCIALMENTE MELHORADAS , PLANO DE OBJECTIVOS SEDUTOR (O HEXA, MEIAS FINAIS DA CHAMPIONS) E RENOVAÇÃO ATÉ 2029, NO MÍNIMO.
SL
29 Setembro, 2024 at 12:15
Dificilmente algum clube terá a hegemonia do futebol em Portugal, a curto prazo – não vejo algum clube descolar o suficiente dos outros 2 para que isso possa acontecer – e muito menos vejo que exista a hipótese da “conquista de uma larga hegemonia”.
Isso não é nada realista!
Eu mantenho a minha opinião que mais de 50% do sucesso do nosso clube no futebol se deve a méritos do Amorim. É verdade que o Clube hoje está estável, tem um bom plantel com bons valores que podem fazer bom dinheiro, mas eu tenho muitas duvidas nas contas apresentadas e acho o aumento do passivo um mau sinal – e começa logo aqui a impossibilidade de nós conquistarmos uma hegemonia no que quer que seja. Para isso, nós teríamos de ir em contra ciclo em relação aos rivais no que diz respeito ao passivo – FCPorto e Benfic@ têm aumentado o passivo, mas nós também. Se nós estivéssemos a diminuir o passivo nesta altura, com eles a aumentarem-no como o têm feito, então sim, eu via que essa possibilidade pudesse surgir… conseguindo manter o Amorim mais uns bons anos!
29 Setembro, 2024 at 13:04
Miguel, colocando o cenário de ida este ano aos oitavos da Champions e da conquista do bi, para o ano garantimos não só largos M€ esta época como uma subida razoável no ranking do próximo ano.
Garantindo a manutenção do Amorim e do paradigma de abordagem do mercado, asseguramos a manutenção da base da equipa e, graças à campanha deste ano, uma forte valorização dos activos do plantel, que possibilita realizar 2 ótimas vendas e recompor essas saídas com jogadores de potencial que os venham a substituir sem afectar o rendimento colectivo; cumulativamente, daria ainda para reforçar sectores e/ou posições que ainda revelem alguma deficiência,
Em suma, ficamos em MUITO MELHORES CONDIÇÕES para fazermos AINDA MELHOR e com menos sobressalto o que fizemos até aqui nos últimos mercados de Verão.
Garantindo tudo isto, teremos A MESMA BASE ALARGADA DA EQUIPA, MELHORADA, COM MAIS UM ANO DE ROTINAS, COM MUITO MAIS DINHEIRO E COM MAIS POTENCIAL PARA O CONTINUAR A REALIZAR.
E teremos os 2 rivais em situação de crise crescente (que só estão a empurrar com a barriga; duvido que se concretize o Mundial de Clubes e aí estou para ver que soluções vão encontrar). O Miguel que não duvide que estão ambos os rivais a caminhar para a situação que nós vivemos desde Santana Lopes até chegar ao estado crítico Godinho Lopes.
O Miguel que me explique o que é que, nestas condições nos impede de ganhar o tri após o bi? E, com o tri, não estaremos ainda mais fortes?
Trata-se de garantir manutenção de estabilidade ao processo. Compreendo dúvidas, após algunsos primeiros 2 anos de gestão na SAD desta Direção. Mas a verdade é que a gestão da SAD não melhorou assim tanto. O que fez a radical diferença foi a gestão do Futebol profissional. Esse é o core business da SAD e, se as coisas correrem bem este ano, poderá ficar de tal maneira que não são necessárias mãos de Midas , mas onde mãos de merdas também já não causam grande estrago.
Preocupa-me muito mais o Clube.
Mas este enorme upgrade do futebol profissinal pode ajudar, haja a coragem de assumir 3 ou 4 medidas estruturais de crescimento que implicam a alteraçção do stato quo que caracterizou o Sporting na maioria dos últimos 45 anos.
A seu tempo irei a isso.
Um abraço e saudações leoninas
29 Setembro, 2024 at 13:59
Álvaro eu concordo con grande parte do teu comentário e tenho ressalvado por aqui a importância de estar na champions, de pontuar, de subir no ranking e do fosso que isso vai criar entre os clubes que vão regularmente e os que não vão.
Agora esse fosso é aberto para os clubes médios, para os grandes será difícil porque 50/60M de receitas tem impacto, mas não são determinantes e quer queiramos ou não será muito provável que eles também lá estejam com regularidade.
Acho que estares a contar com o bi, com o tri, com a continuidade de Amorim, ou com uma hemagonia do Sporting em Portugal, na minha modesta opinião é um excesso de optimismo. O futebol tem imensas variáveis, muita coisa pode correr mal, ou excessivamente bem para os nossos rivais e não é de todo ciência exacta. Uma lesão de Gyo, um bater de cláusula e levarem 2 ou 3 dos nossos mais importantes jogadores, uma saída repentina de Amorim, pode virar uma estratégia ao contrário em 2 semanas.
Mas no restante concordo e tenho sublinhado até com alguma insistência a importância de estar na CL e da classificação de Portugal que nos permita pôr lá pelo menos 2 equipas.
Abraço e bom domingo a todos
29 Setembro, 2024 at 14:46
A estratégia se for uma estratégia não muda com nada. A táctica para a estratégia sim.
Dito isto: se depois de verem um manager usar um sistema popular no nosso mercado de venda preferencial, não o mudar ao longo de anos, dar mais valor á homogeneidade do profissionalismo dos jogadores do que ao seu talento ou desempenho, só compramos quem queremos e não o que queremos – não precisamos de um extremo, precisamos daquele extremo – fazer comunicação não agressiva em todos os momentos, etc… nem meto as fases de desenvolvimento que as houve para não massar.
Difícil é fazer bem sem nunca ter visto. Depois de ver não saber repetir ou evoluir a partir daí seria um Varandismo.
29 Setembro, 2024 at 16:13
Rodrigo, não são 50 ou 60M€ a mais de receitas de prémios Champions.
São também os largos M€ que as 2 nádegas deixam de receber (e não acredito que se venha a realizar o Mundial de Clubes, o que será um rombo para ambos que contraíram empréstimos a contar com o ovo no cú da galinha)
Além disso, são as dezenas de M€ em que será valorizado o plantel e o que se poderá realizar com apenas 2 vendas bem feitas no próximo defeso (Inácio e Gyokeres).
Somas como tudo isso vai permitir manter o tipo de abordagem selectiva no mercadod e Verão com mais opções e mais margem negocial.
Se partires para a época 2025/26 com os oitavos da Champions (quem sabe os quartos) e a bi-Liga assegurados, acresces a subida no ranking, como isso influencia o pote e o dinheiro de entrada, mantens a entrada directa na fase de liga da Champions, o que ainda te dá também uma folga maior na preparação da época.
Para as nádegas o Mundial de Clubes será sempre um loose loose: 1º – os prémios nunca serão os prometidos; 2º – os jogos são nos EUA e começam, a 15 de Junho , o que quer dizer que os jogadores terão todos férias curtas e, no máximo, um mini estágio antes dessa competição; 3º – a disputa da fase de grupos não termina antes de 25 de Junho; depois das 2, 1 … ou não se apuram para os 8ºs e significa que, se calhar, quase não ganham para os custos, ou se apuram para os 8ºs e não estarã de volta antes de 1de Juho; mais do que isso só por milagre; mas a verdade é que a preparação da futura época para estas 2 equipas/Clubes será sempre um berbicacho. Como ano de Mundial ou Europeu em que TODOS os jogadores do plantel foram a jogo e num país que abarca 4 fusos horários. E 1 ou os 2 terá/ão de disputar pré eliminatórias e play/offs de acesso às competições UEFA. Estarão sempre em situação de alguma desvantagem, além de, pela 1ª vez, o que (se) entrar na Champions vai entrar a receber menos que nós.
Ora, se preparámos este ano para nos posicionarmos claramente para o bi, se o conseguirmos e acrescermos entrada directa nos oitavos da Champions, por que raio, ainda por cima com todas as outras circunstâncias que também nos favorecem em detrimento dos outros, não haveremos de poder preparar para o tri ainda em melhores condições?
Um abraço e saudações leoninas
29 Setembro, 2024 at 16:32
Nesta parte estou de acordo contigo.
Mas isto é uma ilha na hegemonia de uma década…
29 Setembro, 2024 at 16:28
Álvaro, o FCPorto não vai descer mais do que já desceu.
O Villas-Boas parou esse caminho, está a estabilizar o Clube, e daqui para a frente vai ser só caminhar para cima – devagar, claro, que estão bem enterrados num buraco fundo!
Mas o ponto aqui é que eles inverteram o caminho que levavam e, para mim, têm neste momento os melhores e mais bem preparados dirigentes dos 3 grandes. O caminho deles será difícil mas será a subir… Não será como tu dizes, de empurrar o problema para a frente. Irão resolver o que podem, e, claro, o que não podem, empurram para a frente, até poderem resolver – o que é o natural em qualquer empresa!
O Benfic@ é o Benfic@: factura muito mais que o Sporting e o FCPorto e isso é que lhe tem permitido cometer erros gritantes, esbanjar dinheiro a rodos e não se ter afundado drasticamente como o FCPorto. O Benfic@, desde que não façam erros gigantes como fizeram com o Damásio e o Vale e Azevedo, está sempre num nível de facturação que o cobre de alguma incompetência – o que não acontece no Sporting e no FCPorto, onde a incompetência tem logo impacto importante!
É verdade que o Rui Costa anda aos papéis, que aquilo está uma confusão, mas o Benfic@ nunca é de ignorar – o potencial deles é maior e há que perceber isso. Para o ano têm eleições e basta meter alguém competente a gerir o clube e é fácil estabilizarem e voltarem a crescer – muito mais fácil que o FCPorto ou que nós.
Nós esta época realmente partimos com um potencial enorme para voltarmos a ser campeões – acho que toda a gente reconhece isso! Mas ganhares 2 campeonatos seguidos, ou 3 em 5 anos, não te dá “a hegemonia no futebol português”. Dá-te um bom momento, o que é diferente – para teres a hegemonia tens de considerar, vá, o domínio numa década, e é isso que eu acho que é muito difícil de acontecer para qualquer clube em Portugal nesta altura. Para isso acontecer, tens de ter um clube a funcionar muito bem e os outros a cometerem erros com frequência, e é isso que eu não vejo acontecer num período duma década – o FCPorto já estancou o problema que tinha, e o Benfic@ acabará por fazer o mesmo, tendo ainda a vantagem de nem ter de ser tão competente como os outros 2.
Portanto, sim, estamos de acordo em que:
a) podemos ganhar o bi sem que isso seja até uma surpresa.
b) ganhando o bi, e não saindo o Amorim, é natural que se vá lutar pelo tri e que isso possa acontecer – o que é diferente de dar isso por garantido.
Agora, para mim é relevante que, enquanto na parte desportiva tudo parece correr bem, nas contas tenho muitas duvidas no que a Direcção está a fazer e quer fazer.
Para que raio querem um EO de 100M€?
Porque não passam tudo o que é símbolo do Sporting da SAD para o Clube, coisa que nunca devia ter sido feita?
Não era melhor não afundar o Clube em mais dividas em vez de fazerem isso e irem buscar um investidos para compensar isso, que mais tarde vai querer tirar dividendos do seu investimento?
Para que é que querem o Alvaláxia, e como é que vão rentabilizar os 17M€ investidos na recompra? Meterem lá o Museu implica quanto mais de investimento? E vão rentabilizar isso – o investimento no Museu mais o investimento no espaço que o Museu vai ocupar?
Que raio de SAD de Clube gasta mais em “croquetes” do que no FF?
E podia continuar, Álvaro.
Eu votei nestes merdas, como toda a gente aqui na Tasca sabe, porque eu assumo tudo o que faço, seja bom, seja mau, mas não tenho confiança nesta gente – perdi essa confiança, que me levou a votar neles, rapidamente, em menos de um ano! E não fizeram nada, nem têm postura, para reganharem a minha confiança! Por isso, não vejo como se pode ter a esperança de ter a hegemonia do futebol português.
30 Setembro, 2024 at 19:41
Pois sim!
Deixa-o mais 2 épocas sem Champions para ver onde vai parar o fair-play financeiro.
O que digo é que este ano e o próximo são fundamentais.
Porque se for seguida a mesma estratégia desportivo/financeira e as coisa correrem bem e conquistarmos um tri, significa não só muito mais dinheiro a entrar na nossa SAD, como NECESSARIAMENTE menos a entrar nas SAD dos 2 rivais (eventualmente numa até a entrar muito menos).
O pessoal parece não perceber que um tri em Portugal agora significa, para um Clube/SAD que se reergueu das cinzas, o mesmo ou mais que o penta do FêQuêPê nos anos 90.
Pior ainda é não perceber que a melhor forma de consolidar as enormes vantagens de um tri acompanhado de boas Champions, deveriam servir de catalizador para o crescimento exponencial do associativismo do Sporting.
E que SÓ ESTA POPULATIZAÇÃO DO CLUBE LHE PODERÁ CONFERIR CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO DE MUITO MAIORES RECEITAS ESTRUTURAIS REGULARES (quotas, sponsoring, merchandising, bilhética, alugueres e/ou rentabilizações de estruturas, equipamentos e serviço, etc.
Será tão difícil perceber que só este caminho pode garantir um sucesso DESPORTIVO duradouro e generalizado que permita que sejamos mesmo reconhecido como tão grande como os maiores da Europa?
SL
29 Setembro, 2024 at 14:54
O nosso dinheiro não compra a vontade do Amorim face a um dos Grandes Ingleses. Procura é constante, pois é impossível que Chelsea, United, City, Liverpool, Arsenal, Tottenham, Newcastle, Aston Villa e West Ham tenham todos sucesso ao mesmo tempo.
O caso do Marco Silva também já mostrou que entrar por baixo é tanga. Nem o De Zerbi encontrou mercado. Na hora H vão sempre buscar alguém novo ao meio. Por isso o Amorim não vai para o Forest a caminho do United. Dito isto o delta oferecido não permite resposta pelo que aumentar o Amorim não resolve a potencial questão.
Na minha opinião, o que resolve é que ele possa definir e receber o que precisa para ganhar 4 ligas em 6 anos. Está com 2 em 4. Por isso é o que ele precisa hoje e a forma de chegar a Inglaterra preparado.
Mais do que dinheiro é evitar Sotiris, não forçar Fatawus e mandar Slimanis embora ao primeiro espirro.
29 Setembro, 2024 at 16:47
Completamente de acordo. Mas para firmar esse acordo e estabelecer as condições ele também terá de ser aumentado, não é? Tem contrato até final de 26, que é o final da época do tri. Ora para garantir que Amorim fica nessa época, que (correndo a actual bem – 8ºs da Champions e bi-campeonato) se tornará a época mais marcante para o nosso futura, tem de se apresentar proposta de renovação até antes do fim de Maio de 2025.
E, estou de acordo com o meu ídolo “Jaquim”… essa porposta deve incluir: a) o que se perpectiva para melhor atacar o tri e, de novo a Champions, em 2025/26 (participação do Hugo Viana na parte técnica dessa proposta; b) definir como objectivo de continuidade o ataque ao hexa e acordar um plano de objectivos para além da Liga, incluindo condições técnicas, humanas e salariais que a consolidem (participação do Viana continua a ser necessária)
Esta é a minha opinião, sobre o que pode e deve ser feito:
1 – demonstrar ao Amorim que, sendo ainda novo, se alcançar no Sporting objectivos de excelência a nível interno e externo, sairá depois ainda muito mais facilmente e mais realizado para um dos tubarões europeus (e continuará a ser um treinador com muito futuro).
2 – Que essa é uma aposta de currículo e uma aposta de menor risco, dado o que já foi construído e o capital de confiança que já ganhou no Universo leonino.
3 – Que, independentemente, de como corra a sua aposta no estrangeiro, se sair do SCP como hexa campeão, será, durante muito tempo, recordado como o treinador de maior sucesso no Spirting e em Portugal.
4 – Ter em mente que ao raciocínio inverso também deve ser feito: porquê apertar os cordãos à bolsa numa revisão salarial com o Amorim quando ele oferece ao nosso contexto e ao nosso momento aquio que mais nenhum treinador do mundo oferece?
Um abraço Agostinho e saudações leoninas sempre
29 Setembro, 2024 at 10:37
Álvaro, acredito que nesse cenário seria possível manter o Amorim. Salvo propostas que ele, Amorim, possa considerar irrecusáveis, por exemplo Bayern, City, Real, etc, estou convencido que se o Sporting continuar a crescer desportivamente e em estrutura, ele vai sentir-se motivado. E o discurso público vai cada vez mais no sentido de valorizar a estabilidade e a continuidade, porque dão resultados.
29 Setembro, 2024 at 11:16
Li ou vi algures que o Guardiola estaria a pensar numa sabática… Além dele, o Ten Hag tb deve ceder, etc, etc, etc… Isto para dizer que interessados e oportunidades não devem faltar caso o Amorim tenha outro desafio em mente.
Ou seja, acho que não devemos alimentar grandes fantasmas ou expectativas na permanência do Amorim. Vai ser por aí que a CMTv vai começar a atacar em breve.
29 Setembro, 2024 at 13:58
E eu acredito sinceramente que dão. Só que não a qualquer preço. A estabilidade tanto pode ser uma grande vantagem como um enorme empecilho e um factor de potenciação de conflitos.
A estabilidade e a continuidade têm de ser permanentemente desafiadas por um escrutínio rigoroso e sem preconceitos; a estabilidade não pode ser transformada em conformismo ou em tendência para o imobilismo ou para a perda de criatividade; a continuidade tem de ser sempre associada ao cumprimento dos objectivos sempre no respeito dos valores da instituição.
Mais uma vez a chave, no caso do SCP, está na capacidade de ESCRUTÍNIO que faça crescer uma massa crítica interna, que promova a transparência, que impulsione as soluções criativas e inovadoras no respeito pelos Valores e Desígnios do Clube.
EU TENHO 67 ANOS, MAS ACREDITO CONVICTAMENTE QUE UMA TAL MASSA CRÍTICA E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO SÓ SERÃO POSSÍVEIS COM UM ENORME AUMENTO E COM A POPULARIZAÇÃO DO ASSOCIATIVISMO LEONINO,ESPECIALMENTE ATRAVÉS DA ENTRADA MASSIVA DE NOVOS E JOVENS ASSOCIADOS.
DERÃO ELES QUEM DARÁ FORÇA E DINÂMICA À ESTABILIDADE E QUEM ASSEGURARÁ QUE A CONTINUIDADE SERÁ FEITA NA PERPÉTUA MUDANÇA FRUTO DA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE.
A ARGAMASSA QUE LIGA E DÁ CORPO E SENTIDO A TUDO ISTO É A HISTÓRIA EXPRESSA NOS VALORES E NOS DESÍGNIOS CONTIDOS NOS LEMAS DAEIXADOS PELOS FUNDADORES.
SL
29 Setembro, 2024 at 14:02
Concordo!
28 Setembro, 2024 at 22:34
Um frango e agora um pato. E é o jogador mais valioso do plantel.
Este Benfica, a jogar assim, era goleado hoje pelo Sporting.
Mas este Gil Vicente é mais uma das equipas que jogam um campeonato à parte, o campeonato da permanência.
Marcaram um golo, assustaram Trubin algumas vezes, mas o resultado é esclarecedor e demonstrativo da diferença entre o investimento de milhões e um plantel montado em modo económico.
É isto o nosso campeonato…
28 Setembro, 2024 at 22:44
Isso.
E é esta uma das equipas que disputam este campeonato que se prevê ficar entre as posições 7 a 10° lugar …
Que campeonato senhores, que campeonato.
28 Setembro, 2024 at 22:49
Os comentários deste treinador do Gil Vicente… Enfim… Não sei se foi ironia…
Posse de bola 50/50 … Aos 78′ estava 2-1 …
Campeonato da mentira… Os comentários destes tipos das rádios, tv’s … A subserviência ao clube dos corruptos de Carnide é qualquer coisa…
29 Setembro, 2024 at 13:29
O árbitro italiano Marco Guida vai dirigir a visita do Sporting ao terreno dos neerlandeses do PSV Eindhoven, na segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, anunciou este domingo a UEFA.
Marco Guida vai ter como auxiliares Ciro Carbone e Giorgio Peretti, enquanto Fabio Maresca será o quarto árbitro e Aleandro Di Paolo vai estar no videoárbitro, numa equipa de arbitragem 100 por cento italiana.
O Sporting, que na jornada inaugural, bateu em casa os franceses do Lille (2-0), visita na terça-feira os neerlandeses do PSV Eindhoven, que perderam frente à Juventus (3-1), em jogo com inicio marcado para as 20:00 (horas de Lisboa).
Marco Guida já dirigiu o FC Porto-Krasnodar (2-3), na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em 2019, e o Sporting de Braga-Estrela Vermelha (1-1), na fase de grupos da Liga Europa, em 2021.
Esteve também em três jogos da seleção portuguesa, entre eles a partida frente à República Checa, que a formação lusa venceu por 2-1, no arranque da fase de grupos do Euro2024, que se disputou na Alemanha.
29 Setembro, 2024 at 16:40
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/detalhe/morreu-joao-rodrigues-antigo-presidente-da-fpf?ref=HP_2BucketDestaquesPrincipais
Morreu um dos maiores corruptos do futebol tuga!
29 Setembro, 2024 at 16:49
O antecessor do Madaíl … que herdou a metodologia.
SL
29 Setembro, 2024 at 17:22
Man Utd a perder em casa 0-1 contra o Tottenham …
Bruno Fernandes expulso …
Como é que aquele treinador ainda está no banco do Man Utd?????
29 Setembro, 2024 at 17:45
0-2 logo no reinício da 2ª parte …
29 Setembro, 2024 at 18:15
0 a 3.
29 Setembro, 2024 at 18:28
E, facilmente podiam ter sido 0-5 ou 0-6 …
29 Setembro, 2024 at 17:32
Joga-se tão mal e tão pouco neste rectângulo à beira-mar …
famalicão vs nacional … Mais um 0-0 …
29 Setembro, 2024 at 18:31
foicomput@s joga pouco … Arouca já teve uma oportunidade clarissima, e mais um remate perigoso …
27′ de jogo …
29 Setembro, 2024 at 18:32
alan varela poupado a ver amarelo … 28′ …
29 Setembro, 2024 at 18:39
este puto do meio campo dos andrades, vasco sousa é só, mais um caceteiro fiteiro …
como é que não tem amarelo …
Ahahah amarelo para Varela …
29 Setembro, 2024 at 18:55
Esse puto só dá porrada e faz muita fita em cada toque que tem… É um mete nojo do caralho e acham o gajo não sei o quê!
29 Setembro, 2024 at 19:31
« este puto do meio campo dos andrades, vasco sousa é só, mais um caceteiro fiteiro … »
Foi exactamente ese o meu pensamento assim que o vi no jogo da Supertaça. Em todos os outros jogos que vi del só acentuei essa impressão.
No entanto, a CS “especializada” vende o rapazinho como a última “coca-cola no deserto”
SL
29 Setembro, 2024 at 19:43
Exactamente…
É um puto esforçado, e pouco mais.
Isso reconheço no gajo!
29 Setembro, 2024 at 18:49
Porto e jogar contra 10.
Como não amar?
29 Setembro, 2024 at 18:54
Isto quando a coisa aperta no estádio do ladrão … Lá vem aquela expulsão de um adversário … E/ou aquele penalty desbloqueador do resultado …
Na 2ª parte prevê-se mais ajudas do enviado da apaf …
29 Setembro, 2024 at 18:59
A questão não é o vermelho…
Se foi bem mostrado, nada a dizer.
Se não foi, é outra conversa.
Para vocês nunca se pode expulsar ninguém que jogue contra FCPorto ou Benfic@, o que é ridículo e faz-vos perder credibilidade para depois criticarem outras coisas!
Eu não estou a ver o jogo, pelo que não tenho opinião do lance. Falo do que é aqui o normal/usual: criticar sempre qualquer merda a favor das nádegas, seja justo ou não!
29 Setembro, 2024 at 19:57
“É a tua opinião”
29 Setembro, 2024 at 23:48
Obviamente.
Nunca me verás aqui a debitar a tua opinião, ou a de outro tasqueiro qualquer… 😉
29 Setembro, 2024 at 23:14
A houver dúvidas, será no 1o. amarelo, o outro é evidente