COMUNICADO
A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante também designada por Sporting SAD), nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.o do Regulamento (UE) n.o 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de abril, vem, no seguimento do comunicado divulgado ao mercado no passado dia 29 de Outubro de 2024, informar o seguinte:
A Sporting SAD chegou a acordo com o Manchester United FC (adiante MUFC) com relação aos termos e condições da saída do treinador Rúben Amorim, em contrapartida do qual o MUFC pagará à Sporting SAD Euro 11.000.000.
Adicionalmente, a Sporting SAD terá um benefício de Euro 1.658.000, relativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação.
Lisboa, 1 de Novembro de 2024.
O Representante das Relações com o Mercado
1 Novembro, 2024 at 16:49
Treinadores de créditos firmados disponíveis
Zé Mota
Treinadores jovens que podem ser apostas
Tozé Marreco
1 Novembro, 2024 at 17:44
Rui Borges, Vasco Matos, Tiago Margarido
1 Novembro, 2024 at 16:52
Já que João Pereira parece ser o novo Homem forte em Alvalade , pelo menos RA já o parece ter anunciado , permitam que aqui apresente tambem a minha candidatura ao cargo e faço bem mais barato , portanto administração da sad super hiper mega pro se quiserem contactem o Cherba
1 Novembro, 2024 at 17:36
Eu sou o homem certo. Vou já daqui de Frankfurt. Qualquer um serve, parece. Envio já o CV. Vou mudar de vida, iupiiii!
E nunca sairei a meio, sou um homem de palavra, ao contrário do coitadinho do treina a dor do Sporting, que tem 40 aninhos e já estava atrasado para apanhar o comboio
1 Novembro, 2024 at 16:54
Vale a pena ler.
“Ruben Amorim, um diabo ainda em Alvalade
Frederico Varandas terá agora oportunidade de provar que o Sporting é capaz de ter sucesso mesmo sem Ruben Amorim.
1. Estes dias desportivos têm sido marcados pela notícia explosiva que dá conta que Ruben Amorim estará de saída do Sporting para ir treinar o colosso europeu Man Utd.
Mesmo sem saber o que vinha por aí, há cerca de duas semanas havia afirmado na CMTV, a respeito da saída de Hugo Viana para o Manchester City e dos rumores que logo se lançaram sobre Ruben Amorim seguir o mesmo destino no final da época para substituir o inigualável Guardiola, que o projecto Man Utd era mais um fato à medida de Ruben Amorim, havendo um certo paralelismo com o que sucedeu aquando o seu ingresso no Sporting onde encontrou um grande clube mergulhado numa enorme crise de resultados fruto de uma gestão desportiva caótica levada a cabo por Frederico Varandas e Hugo Viana (quem não se recorda das contratações dos treinadores Marcel Keizer e Silas e dos jogadores Jesé, do lesionado Fernando, Bolasie, Sporar, Camacho, etc).
Aliás, se hoje se elogia bastante a “estrutura” do Sporting, convém relembrar que o que provocou uma mudança radical de paradigma na política desportiva e mentalidade do clube de Alvalade foi mesmo Ruben Amorim que, para além da reconhecida e indiscutível competência técnica e tática, revelou ser um líder notável e um fantástico comunicador.
Frederico Varandas terá agora oportunidade de provar que o Sporting é capaz de ter sucesso mesmo sem Ruben Amorim pois caso contrário as suas recentes proclamações de que o Sporting tem uma estrutura competente e capaz de suprir a saída de qualquer elemento não passarão de expressões vazias e autoelogios infundados, ficando evidente para todos que os êxitos do Sporting nestes últimos 4 anos foram apesar de e não graças ao trabalho desenvolvido pelo Presidente do Sporting.
2. Perante a mais do que previsível saída de Ruben Amorim, logo se levantou um coro de críticas de adeptos sportinguistas contra o técnico, numa espécie de catarse colectiva, acusando-o de traição e deslealdade para com a Direção, massa associativa e jogadores do clube de Alvalade, como se todos e cada um deles, perante a oportunidade de treinar um dos melhores e mais ricos clubes do mundo, fosse hesitar um segundo que fosse em agarrar a oportunidade de uma vida que poderá jamais voltar a passar.
Aliás, num cúmulo de hipocrisia, pude ler nas páginas do jornal Record que alguns jogadores do plantel do Sporting sentiram-se traídos por Ruben Amorim por terem fechado as portas do mercado em prol de um projecto comum, como se alguém acreditasse que qualquer um desses jogadores não apanharia o primeiro avião quando confrontados com um convite de um clube da dimensão do Man Utd.
Perante esta autêntica bomba que promete abalar os alicerces do clube de Alvalade, vi quase toda a gente a dizer que o Sporting nada poderia fazer na medida em que o clube inglês aceita pagar a cláusula de rescisão e Ruben Amorim pretende abraçar esse enorme e aliciante projecto, mas não vi quase ninguém referir que o Sporting meteu-se a jeito quando, no âmbito das negociações que levaram à renovação do contrato de Ruben Amorim, aceitou reduzir o valor da cláusula para tubarões europeus e, pior do que isso, não salvaguardou, por exemplo, que o valor da mesma aumentaria para o dobro ou triplo no caso de ser exercida no decorrer da época desportiva ou, simplesmente, que só vigoraria finda a mesma.
Alguns procurarão refutar a crítica exposta apregoando que estas foram as condições impostas por Ruben Amorim para aceitar a renovação mas a verdade é que a renovação foi materializada num contexto negocial muito favorável para a Direção do clube de Alvalade dado que o Sporting encontrava-se, nessa fase (13.ª jornada), em quarto lugar a 12 pontos do líder, estando, praticamente, já afastado da luta pelo título depois de um ano em que havia ficado em 2.º lugar, pelo que se o Sporting não se salvaguardou convenientemente sob o ponto de vista contratual e da defesa dos seus interesses, é porque a famosa estrutura não quis ou não soube.
3. Parece claro para todos que o Sporting não aceitou sem engulho a decisão de Ruben Amorim em partir para outras paragens, tendo provocado dissimuladamente o treinador com um post publicado nas redes sociais momentos antes do comunicado à CMVM, e castigado o treinador ao obriga-lo a ficar no Sporting até à paragem para as selecções.
Confesso que não deixa de me causar estupefacção como é que o Sporting, sabendo que o treinador já só mantém o corpo em Alvalade e que os jogadores há muito que perceberam que Ruben Amorim já se despediu deles, considera benéfico manter o treinador à frente da equipa nos próximos jogos.
Percebo o desconforto e o desagrado do Sporting com o timing da saída de Ruben Amorim mas a partir do momento em que o Sporting aceitou que se inserisse uma cláusula de rescisão daquele montante perante um tubarão europeu e que a mesma podia ser acionada em qualquer momento da temporada, tinha a obrigação de saber que este cenário podia vir a acontecer.
Afinal, não era Frederico Varandas que se gabava, justamente, de ter um dos melhores treinadores do mundo?”
Tiago Silva, advogado, in Revista Sábado
1 Novembro, 2024 at 18:21
Tem razão em quase tudo.
Só não dou razão quando diz que qualquer um faria o mesmo.
Clubes grandes ficam sem treinadores com alguma frequência. Devem-se contar pelos dedos de 1 mão aqueles que conseguem contratar treinadores a clubes vencedores a meio de uma época.
Tanto não acontece que a nossa contratação ao Braga foi para o top 5 das mais caras.
1 Novembro, 2024 at 16:56
Até Junho… hehehe
Reparem bem… Até Junho…
Z
1 Novembro, 2024 at 16:59
https://x.com/CantinhoMorais/status/1852373343762088348?t=BIUmevjJbnJx3qSOrCD7eQ&s=19
“Amorim e a sua equipa técnica foram de uma grande competência, entrega e profissionalismo. Até ao dia em que decidiram deixar de ser.
E, sim, ficam na História do Clube.”
É por aqui. Boa viagem. E só não lhe desejo insucesso extremo porque senão daqui a 1 ano está batidinho no clube de plástico do outro lado da rua.
1 Novembro, 2024 at 17:00
Por mim, caso fosse accionista da SAD ou do próprio clube (sendo este uma sociedade anónima, coisa que, como sabemos, não é), levava a Conselho de Administração uma proposta de exoneração do seu Presidente Executivo (CEO), Frederico Varandas, por manifesta falta de capacidade de gestão.
É exactamente esta a avaliação que faço do seu “brilhante” trabalho, neste “dossier”.
Posso estar enganado, mas acho que começou aqui o final do seu consulado. Vai demorar, mas acabará por cair, caso não acerte no “jackpot” duas vezes seguidas. Boa sorte!
1 Novembro, 2024 at 17:07
Não resisti a pedir ao Chat GPT para contar a sua versão…
“Claro, aqui vai a versão “enriquecida” com essa referência à célebre viagem ao West Ham:
—
**A Saga do Rúben Amorim: Sporting Perde o Mister Para o Red Devil**
Lisboa, 2024 – Era uma manhã calma em Alcochete. Os jogadores do Sporting aproveitavam para beber os seus batidos proteicos e revisar os conselhos de táctica do mister. Tudo estava aparentemente normal, até que o telemóvel do Rúben Amorim tocou. Era um número com indicativo de Manchester. Ao atender, ouviu-se um sotaque britânico mal disfarçado: *”Is this Rúben Amorim, the tactical genius from Sporting?”*
Num piscar de olhos, o clima em Alcochete mudou. Alguns jogadores começaram a franzir o sobrolho, lembrando-se imediatamente da *famosa viagem do mister a Londres no ano passado*, quando Rúben, inesperadamente, foi avistado a almoçar com dirigentes do West Ham… na véspera de um jogo decisivo do Sporting! Na altura, ele garantiu que “foi só para conhecer a cidade”. Mas agora, com um telefonema vindo do Manchester United, todos se lembravam da questão: *o que mais terá ele “conhecido” em Londres?*
Na Academia, os rumores começaram a voar. Paulinho, visivelmente preocupado, ligou para um amigo em Manchester que lhe garantiu que já havia adeptos do United a pintar murais do mister com o título “O Professor Amorim”. Enquanto isso, em Lisboa, alguns adeptos tentavam acreditar que era apenas mais uma *reunião estratégica* de Rúben Amorim no estrangeiro e que regressaria a tempo do jogo contra o Porto no domingo. Afinal, ele já os habituara a essas “escapadinhas”.
Mas a verdade foi dura e inevitável: Amorim estava mesmo de partida para o Manchester United! O Sporting preparava-se para dizer adeus ao homem que lhes devolveu o título e que, ocasionalmente, trocava a Academia de Alcochete pelos pubs de Londres. Agora, estava a caminho de Old Trafford, onde o esperavam milhares de adeptos confusos a tentar pronunciar “Amorim” e a procurar no Google *“Como se diz mister em português?”*
Rúben Amorim chegou a Manchester com a confiança de quem já escapou a reuniões secretas com o West Ham sem grandes consequências. Dizem que o presidente do United ficou fascinado com as suas ideias inovadoras e os mitos em torno do seu misticismo tático, ao ponto de se ter especulado que o clube ia começar a consultar o *bruxo de Fafe*. Ao entrar em Old Trafford, o mister garantiu que iria “adaptar o estilo do Sporting ao jogo inglês”, o que deixou meio Manchester preocupado, perguntando: “Isso envolve algum bruxo? E quantos defesas centrais, afinal?”
Na sua despedida, com um ar poético que ninguém esperava, Amorim deixou uma última mensagem para os fãs do Sporting: “Alcochete foi casa, mas Manchester é um castelo”. E assim, com um último olhar carregado de promessas não reveladas, Rúben Amorim partiu para o reino dos Red Devils. Em Alcochete, os jogadores suspiraram, enquanto os adeptos enviavam emojis de leão nas redes sociais e se perguntavam… quem será o próximo mister a “conhecer Londres”?”
Z
1 Novembro, 2024 at 18:50
E a luta que não é para pôr o chatgpt a responder em português de Portugal?
Been there, done that.
1 Novembro, 2024 at 17:12
Dêem se as voltas que se quiser dar, Rubem nao foi homem nem teve carácter. Assim sendo já vai tarde.
Venha o próximo
Viva o Sporting
1 Novembro, 2024 at 17:14
Não lhe chamo de traidor nem de qualquer outra coisa, que isso não faz parte da minha maneira de ser… quem fica a perder é o Amorim, que podia ter saído do clube aclamado por todos, num pedestal. Não quis… azar o dele.
Cabe-nos a nós continuar na saga do “e se correr bem” com o JP
1 Novembro, 2024 at 17:18
Quase a abalar para o estádio.
Só consigo agarrar-me à esperança de que o plantel queira fechar este capítulo do bicampeonato e se encha de brios.
Ou vem outra “estrutura” ou prevejo um final de mandato desta direção igual ao seu início.
P.S.: toca a aplaudir o Nani e o Jovane
SL
1 Novembro, 2024 at 18:34
O fivelas agora não sai do clube. Os bananas, aka sócios, não conseguem enxergar e até agradecem…. afinal foi ele que conseguiu tudo, até o PJR foi ele que construiu. O homem agora é um Deus!
E ele vai sair para quê? Ganha o que quiser, aumentos todos os anos, não precisa mexer um dedo e quando as coisas apertam vai dar uma corrida.
Podemos ficar mais 30 anos sem ganhar nada, que o fivelas até vai ter direito a estátua. Tira a do Leão e coloca a dele!
1 Novembro, 2024 at 19:29
Tal e qual.
1 Novembro, 2024 at 17:28
Hoje mais que nunca deveremos mostrar a nossa união para com os jogadores.
Por quem cá fica a lutar. Não duvidem que serão eles mais até que qualquer treinador a resolver este problema que se criou!
Das duas uma: ou isto descamba e JP não consegue dar seguimento ás rotinas sejam elas táticas, psicológicas etc…ou os jogadores unem-se, revoltam-se e levam esta merda pra frente.
Acredito mt nesta segunda hipótese se mantivermos a senda vitoriosa no campeonato. A confiança irá manter-se e dará tempo ao JP para ir trabalhando sobre vitórias e com o estádio a empurrar.
Mais do que nca JP e a equipa precisarão de apoio!
1 Novembro, 2024 at 17:34
Isso mesmo!!
Temos de estar mais juntos que nunca!!
1 Novembro, 2024 at 17:40
É agora que esta trupe de BILTRES™ a que chamamos direcção vai “Unir o Sporting”… Era este o plano!!!
Z
1 Novembro, 2024 at 18:37
Apoiar os jogadores!
Apoiar o treinador novo!
Vaiar o fdp do RA.
Vaiar o fdp do fivelas.
Gozar com cada derrota do Man U, pelo menos vamos fartar-nos de rir esta época!
1 Novembro, 2024 at 18:42
O JP tinto é fraquinho, o branco é melhor mas entre o tinto e o branco não compro nenhum…
Mas se for branco pode ser que dure até Maio, oxalá´ que sim e que tenha premio de ouro (campeonato).
Uma questão de fé, direi eu…
1 Novembro, 2024 at 17:40
Mais do que nunca os nossos jogadores e o JP (caso se confirme) precisarão do NOSSO apoio!
Eu sou agradecido ao RA pelos títulos … pelos recordes … pelo bom futebol … pela valorização de imensos jogadores … gostei sobretudo porque começámos a ser temidos e respeitados!
Agora ADEUS … e foco total no NOSSO SPORTING!!!!!
Eu sou sócio do SCP não do Amorim!
O mais importante do SPORTING somos nós … os SÓCIOS!!!!! Mesmo os que vivem a 300 kms do estádio numa cidade penada de portistas …
Presidentes, jogadores , técnicos vão e vem … SCP SEMPRE!
Gosto da solução JP … não concretamente do JP mas da ideia subjacente … formarmos técnicos assim como formamos jogadores …
SPORTING SEMPRE!!!!!
SL
1 Novembro, 2024 at 17:48
“Formamos técnicos assim como formamos jogadores”
Qualquer dia também formamos presidentes
Vós sois uns líricos, I rest my case
1 Novembro, 2024 at 18:34
Muito líricos mesmo. Bastam 2 ou 3 derrotas e era uma vez um JP.
1 Novembro, 2024 at 18:13
O Amorim sai para fazer o contrato da vida e para um lugar de sonho para 99% dos treinadores. O Sporting não soube acautelar os seu interesses para variar. O resto não interessa muito.
Que ganhe os jogos que ainda fica, apesar de ser um erro ficar, e pronto. O mais importante acima de tudo é que a “Estrutura” seja extremamente competente como dizem ser e que os jogadores saibam jogar sozinhos como já li por aí.
Agora se der merda aguentem-se á bomboca, o Varandas ganhou um campeonato por mandato, por isso tem mais um de espaço de manobra.
1 Novembro, 2024 at 18:31
Há que ter no mínimo elegância no profissionalismo, ter uma coluna direita, lugares de sonho todos têm, mas há formas decentes de lá chegarmos.
E é legítimo chegar a lugares de sonho, mas SABER LÁ CHEGAR é muito importante até para o CV de cada um.
1 Novembro, 2024 at 18:34
O treinador do Brentford também foi convidado e o Brentford é inferior ao MU, e por certo o treinador do Brentford também quer chegar alto, mas……..recusou.
É a diferença.
1 Novembro, 2024 at 18:34
Amorim tem um problema anatómico
Falta lhe tomates e espinha dorsal
1 Novembro, 2024 at 18:38
Mas sabes porque é que ele não tem tomates?
Porque os deixou no traseiro do fivelas!
1 Novembro, 2024 at 18:28
Esta saída não sendo igual, é muitíssimo parecida à de Rui Patrício e os demais.
Porque foi nesta altura da época, só por isso, porque pesou e muito no clube.
Como o tais jogadores que pesavam no clube também.
São virar de costas.
1 Novembro, 2024 at 18:44
Não. Nada a ver.
Esses jogadores estiveram implicados em Alcochete.
Existem os registros do tribunal para se ouvir o que foi dito.
O patricio assumiu mesmo que nem sequer falou com o plantel sobre o bonus adicional por vencer o ultimo jogo. A razão invocada? Não lhe apeteceu dizer nada. Ele não falou porque sabia que esse jogo era para perder.
Não. Esses fdp não têm comparacão com o RA.
O RA prejudicou o clube, mas não esteve implicado em nenhum golpe interno. O patricio e o WC foram tão responsveis por alcochete como o jj e o fivelas. Todos eles tiveram o seu papel.
Para quem nunca ouviu, o Palhinha confirmou que foi aliciado para sair do Sporting nessa altura, para ir para um clube ingles (cof cof cof Wolfs) ganhar milhões. Ele recusou porque o sonho dele era jogar pelo Sporting. Como recompensa foi mandado para o carnide B!
1 Novembro, 2024 at 19:43
Totalmente de acordo!
Z
1 Novembro, 2024 at 23:04
O palhinha a seguir ao carnide B, ainda o meteram no pinhal a ver se o mandavam para a Rússia. Para se perceber que o maior interesse do Varandas era ninguém falar, foi só ver a pressa com que o Varandas procurou livrar-se de todos os jogadores que faziam parte do plantel.
Portanto o Amorim tem uma coluna muito parecida à do varandas
1 Novembro, 2024 at 18:32
Como está o Voley?
Agradeço inf.
SL
1 Novembro, 2024 at 21:10
Não falemos dessas matérias hoje.
Já nos basta a tristeza de ver partir para Inglaterra o melhor treinador do mundo…
1 Novembro, 2024 at 21:18
Ah,ah,ah
Que ofensa a Anceloti.
Foi bem metida.
1 Novembro, 2024 at 18:32
Vejo para aqui um romantismo combinado com inocência que até dá dó.
“Coitadinho do Amendoim que o comboio não passa 2x.”
O comboio do United na última década pára em todos os apeadeiros e dá boleia a qualquer um, tenha bilhete ou não.
Além de que tinha o amigalhaço do Viana no City e mais ano menos ano batia lá com os costados.
“A estrutura só tem de continuar a trabalhar bem e com a competência que conhecemos até hoje.”
Que competência caralho? É para rir. Acabaram de perder o manager, treinador, gestor, planeador, comunicador, escriturário de contratos, etc. E no fim do ano vai o amigalhaço.
Vocês vão ver onde vai parar esta estrutura de pavões.
“Vamos apoiar o JP que ele já tem tudo encaminhado e é só continuar o trabalho.”
Pobres almas, é o piloto automático como dizia um dos simplórios que aqui andava.
Voces vivem noutro mundo.
E último mas não menos importante: apoiar os jogadores sim. Mas não entrem em lirismos que eles querem mostrar isto e aquilo e dar uma lição ao Amendoim, e fazer isto pelo clube, etc.
Muitos deles, se o Amendoim os vier buscar daqui a 1 mês, vão logo a correr, nem olham para trás. E outros se tiverem que ir para outro lado já em Janeiro ganhar mais também arrancam.
Metam na cabeça que só nós sofremos com isto. Eles são profissionais e não duvido que queiram ganhar, mas ao virar da esquina alguém acena com mais umas migalhas e eles nem hesitam.
1 Novembro, 2024 at 18:37
Assino por baixo.
É isso mesmo.
1 Novembro, 2024 at 18:42
Por isso já disse aqui, nenhuma das partes tem que agradecer à outra, serviram-se uma da outra.
Foi bom, acabou, partamos pra outra caminhada.
Ala que se faz tarde.
Mas não se faz.
1 Novembro, 2024 at 18:46
Esse último paragrafo… Andamos todos (uns mais que outros é certo) há tempo suficiente nisto e já o deviamos ter bem presente na cabeça. E falo aqui na tasca mas tambem fora. Mas não, sempre a mesma conversa de que x ou y parece mesmo gostar muito de estar no Sporting. Portugueses ou estrangeiros, formados em Alcochete ou não, mais jovens ou menos jovens. Quando são aliciados com os € vão logo embora
1 Novembro, 2024 at 19:36
É tudo isso. Se fossemos racionais, deixávamos de ver futebol e afins… ou pelo menos deixariamos de ser fanáticos. O futebol seria apenas um espectáculo, como o circo ou o teatro…
1 Novembro, 2024 at 19:54
Grande verdade, bem dito. Olha que até estou mais perto dessa segunda opção de ver tudo isto como “entretenimento” do que da primeira de estar armado em fanático sabe-se lá bem de quê…! Não sei é se isto com o tempo nao volta atrás, ainda vou descobrir
1 Novembro, 2024 at 21:16
Tem calma, que não falta muito.
Segue os leds…
1 Novembro, 2024 at 18:48
Quero acreditar que, tanto como qualquer um de nós, os jogadores vão fazer tudo para vencer os jogos, para se mostrar, não de vingança, mas sim de afirmação.
No entanto, acho que a atitude e resultado deste jogo vão dar as devidas indicações para o futuro.
1 Novembro, 2024 at 19:28
Isto não é só nos filmes. Quando nos pomos nas mãos de outro mais cedo ou mais tarde vamos pagar por isso.
E como dizia um dos maiores FDP que passou por Alvalade “o Fair Play é uma treta”, ou seja o desporto e principalmente o futebol dos milhões é um mundo sem escrúpulos.
Ora, certo senhor, com medo de perder o tacho, baixou as calças para conseguir renovar o contrato. Agora chegou a conta.
Do outro lado, alguém para quem ter conflitos não é problema. Já assim era como jogador. Portanto, natural o que está a acontecer.
Resta-nos esperar um milagre de termos de João Pereira uma boa surpresa como timoneiro.
Quanto aos jogadores saírem ou não em Janeiro, tudo terá a ver com o que suceder até lá. Acredito que se correr mal isto vai descambar.
Quanto ao Amorim, não tenho nada a agradecer, fez a sua obrigação, ou já cá não estaria.
Infelizmente, por razões de saúde de uma familiar, não posso ir hoje é terça feira a Alvalade mas se fosse não me iria manifestar. Nem isso ele merece. Não enganou o Varandas mas enganou (ou enganaram) os Soprtinguistas. Que o Karma o acompanhe a partir de agora e acabe a treinar o Sintrense.
1 Novembro, 2024 at 21:16
Eu disse no princípio ” não sendo igual é parecida ” e o parecida para mim, tem a ver com o voltar costas.