Não sei de lhe podemos chamar texto de despedida, mas sei que, passado o choque, a irritação, e intolerância inicial, consigo passar para “o papel” o que me vai na alma.
Um dos meus filmes preferidos tem precisamente o título que escolhi para este texto. O argumento é simples: Céline, uma estudante francesa, e Jesse, um norte-americano em viagem pela Europa, conhecem-se num comboio, entre Budapeste e Viena, e, quando chegam à Áustria, Jesse convence Céline a passar com ele as últimas horas que lhe restam em solo europeu.
O que se segue, é uma obra prima na arte de nos prender a um filme através dos diálogos entre os protagonistas, que, vão vagueando por Viena enquanto trocam ideias, fazem confissões pessoais e deixam surgir uma paixão, mesmo sabendo que passada essa dúzia de horas irá cada um para seu lado.
Se existe algum tipo de magia neste mundo... deve ser na tentativa de compreender alguém, de compartilhar algo. Eu sei que é quase impossível ter sucesso... mas quem se importa, realmente? A resposta deve estar na tentativa.
Ora, é mais ou menos isso que eu sinto em relação ao Rúben: fizemos uma viagem incrível, repleta de momentos inesquecíveis, alguns irrepetíveis, e sabemos que, neste momento, restam-nos seis dias e dois jogos juntos.
Quando olho para trás, e por muito que me incomode saber que Amorim interrompe a ligação por opção totalmente consciente, obviamente que o sentimento é um e apenas um: ainda bem que este gajo veio para o Sporting. Discordei muitas vezes das suas opções, irritei-me ainda mais vezes com a sua teimosia, mandei-o várias vezes para o caralho quando, por entre aquela capacidade ímpar de comunicar, me oferecia incongruências.
Mas as horas que passámos juntos, criaram uma ligação à qual não estava habituado e, mais do que isso, permitiram que a minha filha e tantas outras crianças tivessem direito a um Sporting que, futebolisticamente falando, rima com vitórias, rima com conquistas, rima com virar o tabuleiro nesta nossa Liga viciada, rima com Campeão (e pensar que eu esperei 23 anos até saber o que isso é). Isso não tem preço, e é precisamente por isso que me incomoda tanto que Amorim saia assim, sem estarmos preparados (Céline e Jesse sabiam que havia uma hora para cada um deles apanhar o respectivo comboio que os iria separar, porra).
“Será que tudo o que fazemos na vida, não é uma forma de sermos um pouco mais amados?”
Haverá sempre duas formas de nos despedirmos de Rúben Amorim, aquele gajo a quem quase todos torcemos o nariz quando chegou de Braga: achar que o gajo é um mestre na arte de nos convencer com o que diz, e que só está a mentir-nos mais uma vez; ou, mesmo aceitando essa ou outras possibilidades, deixar falar mais alto aquilo que construímos juntos.
Eu não tenho dúvida que opto pela segunda hipótese. Eu não tenho dúvida que me sinto como se estivesse em Viena, e que tudo o que quero é que estes seis dias e dois jogos que nos restam juntos, antes do amanhecer da próxima segunda feira, me façam sentir todas aquelas coisas boas que senti nos últimos quatro anos, mesmo que isso amplie ainda mais o sentimento de abandono. Afinal, há coisas que só se sentem quando nos apegamos a alguém, certo?
5 Novembro, 2024 at 2:00
Tudo certo. Antes do Amanhecer é um grande filme, Antes do Anoitecer é razoável. Posto isto, obrigado Amorim – embora esse agradecimento caia todos os meses na conta bancária – e vai pela sombra.
O treinador, não obstante deixar um excelente trabalho no global, tem mostrado muito – demasiado – paleio. Para lá desse traço de personalidade, temos que agradecer à excelente Comunicação Social que temos por cá, que fez o favor de nunca o confrontar com as baboseiras de Domingo que, normalmente, contrariam as que andou a dizer durante a semana. Essa passividade, possivelmente, contribuiu para que se alargasse cada vez mais nas efabulações até chegar a esta última: foi a Londres passear e conhecer o dono do West Ham porque já tinha sido convencido pelo presidente a ficar mais uma época. Aquilo por cá até já estava ganho, nada como ir almoçar longe.
Santa paciência. Estou tranquilo porque não estou a ver o plantel a abanar com a saída dele. Não ficará indiferente, mas estou tranquilo. Ganhar o bi-campeonato não era um dado adquirido, muito menos com os outros a carburar com ou sem ajudas. Espero luta até ao fim e uma boa prestação na Champions e não acho que isso saia gorado com a saída dele.
Para o futuro dele, estou-me nas tintas. Que ganhe ou que perca, para mim é igual. Quanto a nós, só quero um treinador, João Pereira ou outro, que tenha noção que este plantel não foi composto à toa. É malta cordial, mas que está habituada a falar, a ter uma palavra no balneário. Se isso se mantiver estou tranquilo.
5 Novembro, 2024 at 7:39
É mesmo isto….Quero ver como se vai comportar este “santo dos altares” da imprensa tuga e alguns sportinguistas quando começar a perder os jogos num campeonato extremamente competitivo com jornalistas a fazer perguntas difíceis todas as semanas e comentadores desportivos que percebem de futebol começarem a questionar algumas das suas opções táticas e escolhas depois dos jogos.
Juro que não entendo tanto endeusamento de um treinador que ganhou num campeonato totalmente desnivelado onde os três grandes só precisam de aparecer para ganhar jogos, principalmente com um avançado completamente fora do normal para o nosso pobre campeonato…basta ver como foi colocado no bolso por um PSV ou como um semi treinador do estrela consegue desmontar a tática (tivesse ele melhores executantes…)…
Mas acreditam nas tretas dele quem quer
5 Novembro, 2024 at 8:33
“Juro que não entendo tanto endeusamento de um treinador que ganhou num campeonato totalmente desnivelado onde os três grandes só precisam de aparecer para ganhar jogos”
Viste o Sporting nos 20 anos antes do Ruben?
5 Novembro, 2024 at 9:58
Pois, não entendes.
Foi colocado no bolso, fora, num terreno que estava difícil, contra uma equipa que não perde há anos e que ainda agora foi empatar ao PSG, tb não entendes como foi desmontado num jogo em que ganhou 5-1. Não entendes como ganhou ao Lille que só ganhou aos 2 gigantes de Madrid, não entendes como o Sporting tem 10 vitorias em 10 jogos, algo perfeitamente habitual porque o campeonato é desnivelado….
Se depois de olhares para ultimos 40 anos de Sporting não percebes o que há de especial nos últimos 4 realmente fica difícil de explicar.
É por não percebermos e sermos ingratos que estamos sempre a cometer os mesmos erros.
5 Novembro, 2024 at 10:44
Subscrevo!
Um gajo pode até nem ir muito “à bola” com o Amorim, apontar-lhe vários erros – o maior éser casmurro – mas, foda-se, foi o Amorim que mudou o Sporting do Varandas 18/20 para o Sporting do Varandas 21/24, que são 2 realidades absolutamente diferentes!
Não ter capacidade para ver isto, enfim…
Lá dizia o outro, “para que servem os olhos quando o cérebro é cego”…
5 Novembro, 2024 at 11:06
Sempre critiquei a bazófia lampionica. Pelos vistos agora também temos os sportinguistas cheios de bazófia. Acho que o Amorim nos habituou mal…
5 Novembro, 2024 at 11:11
As opiniões são como os olhos do cu. Toda a gente tem. Agora, está, não faz sentido nenhum, sobretudo no que diz respeito ao Gyokeres.
5 Novembro, 2024 at 9:17
Por isso mesmo que dizes é que acho que o treinador NÃO PODE ser o Conceição. Porque ‘cordial’ e ‘dar uma palavra a dizer aos jogadores’ são expressões que não me parece que combinem com ele.
5 Novembro, 2024 at 10:39
Pois eu acho que o ceição dá a palavra aos jogadores. E palavrões à comunicação social. E esse é o seu principal “defeito”. Ferve em pouca água. Só engole o que quer, e elefantes não devem constar na lista de favoritos.
E olha que o Amorim só dá palavra aos jogadores de que gosta. Palavra, mão, colo. Uns tantos foram encostados, provavelmente por não gostar do que diziam.
5 Novembro, 2024 at 12:42
O Conceição dá uma palavra do caralho aos jogadores que até arrumou com 4 deles que tiveram meses a treinar á parte… vocês deviam ter um bocadinho de noção.
5 Novembro, 2024 at 13:08
Com todo o respeito, Koki… esses jogadores encostados onde estão neste momento?
Havia uma razão para estarem encostados.
O ivan jaime ora faz 60 minutos e 90 minutos como nos jogos a seguir vai para o banco e não é convocado.
O andre Franco tem tempo de jogo?
Honestamente pimenta no cu dos outros para mim é refresco.
Mas parece-me que o Conceição não gosta de garotos, nem de gajos preguiçosos. Edwards seria ser o primeiro a ir de sopa, por exemplo.
5 Novembro, 2024 at 14:37
Mas o André franco é algum jogador??claro que eles não têm valor para uma equipa grande,a questão é que foram arrumados e a treinar á parte…
O Conceição até com o zaidu pegou que é um gajo que não faz mal a ninguém..o mesmo Conceição que quase batia em árbitros e adversários??o que tinha um adjunto que mandou uma medalha á cabeça de um adepto do Sporting??menos…uma coisa é garra e intensidade e por aí fora,outra são o que estes gajos representam…tanto é que nenhum clube de jeito pegou no gajo,por alguma coisa é.
5 Novembro, 2024 at 14:47
Só estava a demonstrar que havia claramente uma razão para eles estarem encostados.
Não é uma questão de terem voz ou deixarem de ter… não cumprem com os padrões de qualidade simplesmente. Essa exigência tem de ser o mínimo num clube como o Sporting. Depois sim, entra a parte do meio para atingir esse fim, e aqui acho que seria um grande contra.
Cada vez que penso nisso, consigo ver mais contras do que prós de ter o Conceição como treinador.
São coisas pensadas a quente. Neste momento a esperança vai ser depositada inteiramente na equipa porque o João Pereira é uma autêntica incógnita.
5 Novembro, 2024 at 10:44
Acho que estás enganado…
5 Novembro, 2024 at 10:49
Kevin, obviamente:
“… que se alargasse cada vez mais nas efabulações até chegar a esta última: foi a Londres passear e conhecer o dono do West Ham porque já tinha sido convencido pelo presidente a ficar mais uma época”.
5 Novembro, 2024 at 5:35
Grande texto, Cherba. A comparação ao filme é muito boa. Eu diria mais: à própria trilogia, que adoro (reconhecendo que o primeiro é, sem dúvida, o melhor). Tal como o Jesse e a Céline, que vão crescendo e amadurecendo ao longo dos 3 filmes, também a relação entre os sócios, adeptos e Amorim se foi consolidando e passando de uma paixão para algo mais sólido e, também, cansativo para pelo menos uma das partes, que queria mais do que aquilo que a relação tinha para oferecer.
‘Like sunlight, sunset, we appear, we disappear. We are so important to some, but we are just passing through.’
Pessoalmente, a resignação à saída chegou-me rápido. ‘One of the perks of being over 35 is that you don’t get raped as much’.
O que me temo é agora mudarmos de filme e o próximo nos desiludir. Obras-primas há poucas.
5 Novembro, 2024 at 5:51
Este filme e Dia de treino, são os melhores de um subestimado Ethan Hawk.
Bom texto. O sentimento deve ser geral.
Venha de lá o último jogo em alvalade. E se possível com uma vitória.
SL
5 Novembro, 2024 at 12:53
Clube dos Poetas Mortos
5 Novembro, 2024 at 7:30
Pois eu já estou no cinema seguinte.
Amorim quem? Ah o bombeiro de serviço no United? Já ouvi falar.
Entretanto quero ver duas coisas, o Sporting ser campeão graças a estes jogadores que, previsivelmente sairão no verão, isto caso resistam ao assédio em Janeiro…
E o montar do Sporting 2025/26. Alguns peritos, uns aqui das caixas de comentário, garantiram que o presidente e presente direcção é que eram os visionários e responsáveis pelo sucesso desportivo. Chegou a hora de vermos isso. (como se não tivéssemos visto à saciedade antes da chegada do Amorim…)
5 Novembro, 2024 at 7:51
Eu diria que mais do que visionários é o desejo de estar enganado a favor do sucesso do nosso Sporting. Eu olho para isto com muita desconfiança, até porque é mais fácil destruir do que construir. Mas também é verdade que hoje é bem mais fácil as coisas correrem bem que há 4 anos atrás. Vamos ver e torcer para que continue a correr bem.
5 Novembro, 2024 at 7:48
É isso, ainda bem que ele veio para o Sporting e que deu certo, nós ganhámos com isso e muito (para aquilo que estávamos habituados).
Agora é continuar, mas cada um de nós deve exigir continuar em frente, continuar a vencer. Não podemos ficar reféns de ninguém.
5 Novembro, 2024 at 8:10
Mixed feelings. Balanço geral? Muito grato e muito satisfeito, apesar das teimosias que tanto aqui fui criticando. Mas também terá sido graças a algumas que conseguimos dois títulos, admito. Já a saída me deixa um amargo que mancha o resto. Sei que é o Manchester United, mas há sempre formas diferentes de fazer as coisas. E ele optou pela mais fácil para ele, coisa que, regra geral, não colhe a minha simpatia. Obrigado por tudo. Pena pelo final do romance.
5 Novembro, 2024 at 8:12
Em relação ao Amorim, só tenho um comentário a fazer: fifiquei curioso, vou ver o filme.
5 Novembro, 2024 at 8:19
Foi uma linda história de amor que terminou. A personagem secundária foi tentado pelas várias amantes que iam surgindo, até que fugiu de vez. Fica a personagem principal, triste mas, esperemos, forte e preparada para uma nova vida, plena de aventura e romance.
The End
(não perca a sequela, já este mês, num cinema próximo de si)
5 Novembro, 2024 at 8:30
Ainda não estou em modo despedida.
Estou em modo de aproveitar o melhor treinador que vi no Sporting estes 2 jogos. Desfrutar e ganhar..
5 Novembro, 2024 at 10:30
É por aí, sim.
5 Novembro, 2024 at 8:37
Hoje vamos fazer história.
Amanhã logo se vê…
5 Novembro, 2024 at 9:02
Muito grato pelos serviços prestados, mas tremendamente desiludido pela forma como optou por sair….
Por isso, com o Estrela da Amadora da minha parte mereceu indiferença (nem aplausos nem assobios)….
Entretanto passaram mais uns dias e sinceramente não sei como irei reagir mais logo na bancada naquela que será efectivamente a despedida de Alvalade daquele que é inquestionavelmente um dos melhores treinadores da nossa história.
Assobiar não é uma hipótese….mas se ganharmos ao City talvez o aplauda “esquecendo” momentaneamente a forma como saiu. Eu não o critico por sair! Critico sim pela forma e timing uma vez que revelou falta de PALAVRA e isso vale mais que qualquer titulo!
O mais impotante de tudo é o apoio ao Sporting, porque os treinadores, jogadores e dirigentes passam….mas o Leão continua a ser o Rei da Selva!!
5 Novembro, 2024 at 10:30
Pois eu, tal como tu, na passada 6@ feira também fiquei indiferente ao personagem.
E assim vou continuar a fazer.
Enquanto funcionário do SCP realizou, na globalidade do tempo, um bom trabalho. Quer sair?!?
Bye bye maria ivone…
5 Novembro, 2024 at 10:32
Também estou nessa. Não merece assobios, mas deixou de merecer o meu aplauso. A despedida que RA merece é o silêncio… de reconhecimento e de tristeza pela forma como decidiu romper connosco.
5 Novembro, 2024 at 9:33
Sinceramente ainda não sei como vou encarar. Já aplaudi porque senti agradecido, já estive ultra irritado…estou claramente a processar.
Por um lado, como eu disse, eu percebo a opção. Percebo e acho quase irrecusável.
Por outro lado, não deixa de ser um abandono e torna-o apenas….igual aos outros…
Por um lado estou muito grato a tudo o que passámos.
Por outro lado, se me pedem para ser racional e perceber a opção…então racionalmente, o que ele fez foi pago a peso de ouro e foi pela valorização pessoal e por isso não tenho nada que agradecer.
Não sei qual dos lados vai ser mais forte.
No final do jogo…ou vou embora ou fico…logo vejo como me sinto.
5 Novembro, 2024 at 13:02
“Por outro lado, não deixa de ser um abandono e torna-o apenas….igual aos outros…”
Mas aqui o problema não é dele. É nosso que fizemos dele algo mais do que aquilo que ele realmente é.
E aquilo que ele realmente é, é isso mesmo, igual aos outros.
Diferente claramente nas competências técnicas, mas do ponto de vista pessoal é só mais um profissional que tem uma proposta interessante e que decide sair para ir atrás do seu desenvolvimento pessoal e profissional, igual a tantos outros, no futebol e não só.
Eu não lhe posso levar a mal porque nunca achei que ele fosse mais que isso.
E no fundo é isso que quero para todos os profissionais, jogadores ou treinadores, que passam pelo Sporting: que independentemente das suas preferências clubísticas, quanda cá estão que dêm tudo o que podem dar pelo Sporting, que acho que foi o que ele fez.
Por isso não tenho nada a apontar.
5 Novembro, 2024 at 9:48
Venha o próximo, isso é que realmente interessa. Temos a melhor Estrutura de Futebol de Portugal e arredores, por isso não só não vai deixar saudades como daqui a 6 meses já estamos todos indiferentes à sua saída. O “Escolhido” vai ser isso mesmo, aquele que demonstrará por A + B que com este CD somos imparáveis.
5 Novembro, 2024 at 10:34
Ahahahahahah
5 Novembro, 2024 at 10:58
varandas já prometeu que daqui a 5 anos temos aí mais uns Manchester’s a levar o novo diretor desportivo (que não tem bem o mesmo cargo) e digo eu o novo treinador por mais uns milhões.
Somos agora uma fábrica não só de jogadores mas de profissionais de todas as áreas do mundo do futebol.
Nada como ter ao leme um individuo que percebe como ninguém como funciona a casa das máquinas.
Silas e Keizer é que não souberam aproveitar….
5 Novembro, 2024 at 12:06
A máquina ainda não estava bem oleada…
5 Novembro, 2024 at 13:07
E se calhar agora tem óleo a mais….
5 Novembro, 2024 at 10:14
Sem dúvida que foi uma lufada de ar fresco neste tugão, tão fraquinho de figuras…
Deu me dos melhores momentos enquanto Sportinguista.
Fui um dos grandes defensores do seu trabalho, mesmo quando batemos o 4º lugar, sempre acreditei na sua qualidade.
Acreditei que a longo prazo, íamos ser felizes e realmente fomos.
Tenho muito pouco a criticar nestes 5 anos.
Grato pelo serviço prestado.
Merecíamos outro tipo de saída, mas infelizmente o futebol é isto mesmo, acho que conseguia aguentar-se até final da época, mas consigo perceber o tal desafio que fala.
O jogo de hoje, é honrar a camisola…em Braga sim, espero que seja uma despedida em beleza.
5 Novembro, 2024 at 10:19
-Os jovens (e os velhos) só não viram o Sporting campeão mais vezes devido à corrupção azul e vermelha.
-Boloni foi campeão no tugão porque treinava jogadores como Jardel, João Pinto, André Cruz, Rui Jorge, Niculae, Quaresma, Hugo Viana, Paulo Bento, Sá Pinto, Pedro Barbosa…
-Boloni teria sido campeão no tugão se tivesse treinado jogadores como Nuno Mendes, Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Pedro Gonçalves, Huljmand, Gyokeres..
-Boloni nunca teria aceitado trabalhar com o cepo Esgaio. Amorim não irá querer trabalhar com o cepo Esgaio no United. No entanto, Amorim exigiu trabalhar com o cepo Esgaio no Sporting. para justificar a contratação e permanência do cepo Esgaio no Sporting, Amorim alegava que era um tipo jogador que quer sempre nas suas equipas…desde que não sejam equipas como o United, claro.
-Amorim é um treinador normal que, no tugão e com plantel forte, arrisca a ganhar sempre que não inventa e que perdeu sempre, e foi goleado,quando inventou.
-Amorim perdeu por culpa, teimosia e arrogância própria a última final da taça de Portugal e a ultima Supertaça.
-Amorim deu-nos um “título” do quarto lugar e eliminações parvas da taça de Portugal, por culpa e teimosia própria.
-Amorim é um paulo bento com melhor penteado; prefere os seus meninos-bonitos e bem comportados, mesmo que cepos, a bons jogadores rebeldes, porque não tem tomates e a única estratégia que tem para lidar com craques da bola a sério é evitamento : encostar e dispensar. Paulo Bento também só não teve dois campeonatos como treinador do Sporting devido a mãos de ronys e quejandos.
-Amorim não admitiu a Slimani a birra por querer ser titular, quando o homem marcava golos, preferindo não termos ponta de lança. A outros meninos, Amorim permite birras…
-Amorim ficou claramente aziado com o sucesso inicial de Gyokeres, nessa altura desvalorizava o sueco e, aos jornalistas que lhe pediam para comentar as exibições do jogador, encolhia os ombros e respondia nas conferências de imprensa que a equipa é que tinha jogado bem. Demorou muito a Amorim reconhecer que não é génio da táctica nem consegue meter uma equipa a ser campeã sem ponta de lança.
-Amorim ficou lixado por perder Matheus Nunes depois de iniciada a época. Amorim ficaria lixado se Varandas lhe tirasse o staff depois de iniciada a época. Amorim não fica lixado, e não espera que os sportinguistas fiquem lixados, por abandonar o barco a meio da viagem e levar todo o staff com ele.
-Amorim veio para o Sporting para tentar a sorte a ver se dava treinador em clube grande, em ambiente protegido e com carta branca garantida pelo seu melhor amigo Hugo Viana.
-Amorim não perdoaria a nenhum jogador o episódio do avião. Amorim ainda fez piadas de stand-up para idiotas sobre o episódio do avião. Passado uns meses, Amorim tem a lata de apanhar mesmo o avião deixando, de facto, os seus jogadores na mão.
-Amorim custou-lhe muito, horrores, decidir sair do Sporting em Novembro de 2024….porque já tinha decidido que de qualquer maneira queria por-se a andar em Maio de 2025…quando tinha contrato até 2026!
-Amorim é um egocêntrico falinhas-mansas.
-Amorim é um rabolho lampiurso e ex-funcionário. Vá fazer juras de amor ao seu clube de coração, aqui foi um mero profissional, deixará saudades apenas às viúvas do Lampiúben Amendoim Futebol Clube.
5 Novembro, 2024 at 10:24
Boloni ganhou no 2º ano?!
Tens aí à mão qual era o plantel?!
5 Novembro, 2024 at 10:43
Amorim ganhou no segundo ano ? E no terceiro ?
5 Novembro, 2024 at 11:04
Mas não ficou a 27 pontos do 1º, em 3º lugar, com um plantel de luxo….
5 Novembro, 2024 at 12:59
E estruturalmente está tudo igual no Sporting? E no futebol português?:.. Isso é comparar o incomparável!
5 Novembro, 2024 at 10:36
Foda-se, o Boloni?
O que era o Sporting de Boloni antes da Chegada do Jardel à 4ª Jornada (se a memória não me atraiçoa)?
Que fez o Boloni no ano seguinte com um Jardel marado?
O Boloni, por favor… Alguma vez era campeão com a equipa de 20/21?
Mas algumas coisas tens razão… Perderam-se situações pela casmurrice do Amorim, ou seja, por culpa própria!
5 Novembro, 2024 at 10:44
O Boloni não fez nada no segundo ano. O Amorim também não.
5 Novembro, 2024 at 10:50
Verdade! 🙂
5 Novembro, 2024 at 10:50
Ganhamos a Supertaça e a Taça da Liga.
Oitavos da Champions.
Igualamos os 85 pontos da 1º época.
Essa merda está estragada.
5 Novembro, 2024 at 11:00
O Amorim ao menos lutou pelo campeoanto…
E não tinha Quaresma, Cristiano Ronaldo, JVP, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Paulo Bento, Rui Jorge, Beto, Nicolae…
O desespero…de ter Ronaldo e Quaresma na mesma equipa e nunca…mas nunca…jogarem juntos…..
5 Novembro, 2024 at 10:48
E o que faria Amorim sem Gyokeres?
5 Novembro, 2024 at 10:51
Não faço ideia…
Mas o Boloni teve o Jardel os 2 anos…
5 Novembro, 2024 at 10:58
Não. Teve O Jardel um ano. no segundo, teve um Jardal.
5 Novembro, 2024 at 10:59
😀
5 Novembro, 2024 at 11:14
Mesmo!
5 Novembro, 2024 at 11:17
Isso não é também responsabilidade dele?!
Além disso, era só o Jardel? Já viste aquele plantel?! Fez 59 pontos nesse ano… 59(!) pontos….
Com Quaresma, Ronaldo e JVP juntos…3 dos melhores que passaram de sempre no Sporting….
5 Novembro, 2024 at 11:27
Eh pá, não estou a ver o Boloni a dizer ao Jardel para dar nela. E não era na bola…
5 Novembro, 2024 at 13:26
Nem na shisha 🙂
5 Novembro, 2024 at 14:21
Achas que foi só naquele ano?
Achas que parte do problema não foi complacência durante todo o primeiro ano?! Ou achas que começou ali?
Achas que a disciplina não é parte fundamental do trabalho do treinador?
Não achas que isto foi porque o Jardel podia tudo e sempre pode tudo no Sporting?
5 Novembro, 2024 at 10:52
Foi campeão e 2º com record de pontos na altura…
5 Novembro, 2024 at 10:59
Porra já valorizamos segundos lugares?
5 Novembro, 2024 at 11:02
É melhor que 3º lugar a 27 do primeiro…
Se estamos a comparar épocas…
É que o Amorim fez 85 pontos (que daria apenas -1 que o primeiro desse ano) e o Boloni nesse ano fez….59…
Não me parece que seja sequer parecido as 2 épocas….
5 Novembro, 2024 at 11:11
Eu acho que perder contra um Porto “perfeito” quando eramos a equipa que jogava melhor futebol de longe é um feito de elogiar. Ficámos a 6 que deviam de ser 3 com talvez a maior roubalheira que já se viu desde que há VAR.
5 Novembro, 2024 at 11:36
Vai para aqui um Amor 😀
5 Novembro, 2024 at 14:26
🙂
5 Novembro, 2024 at 10:53
O que faria o Guardiola sem o Messi no Barça ou De Bruyne e Haaland no City?
Esses argumentos.
RA sem o Gyokeres, tem 1 supertaça, 2 taças da liga e 1 campeonato.
Fez 2 campeonatos com 85 pontos, um chegou para ser campeão.
5 Novembro, 2024 at 11:08
Não percebo essa dos argumentos. Vale para todos. Quem não tenha bons jogadores terá mais dificuldades em ganhar o que quer que seja. A questão aqui é se se aposta em quem tem que se apostar. Nunca saberemos se terias ficado em quarto lugar se ele não fosse teimoso mantendo os protegidos a titulares em detrimento de outros “menos queridos” mas (aparentemente) bem melhores. Quase perdeu o primeiro campeonato à conta de impor o Paulinho em detrimento do Tiago Tomás. E depois teve a lata de dizer que o Paulinho tinha marcado o golo que nos deu o campeonato… Esqueceu-se de todos os que falhou de janeiro a maio e que encurtou distâncias para os adversários e adiou a conquista do título.
5 Novembro, 2024 at 14:18
O que devíamos aprender com ele é a não mudar. Não andar sempre em grandes rotações de plantel, não mudar de táctica por lesões castigos ou adversários… Mantem mantem mantem
5 Novembro, 2024 at 10:37
Bem dito!
SL
5 Novembro, 2024 at 10:50
Haja quem. Obrigada!
5 Novembro, 2024 at 10:53
Outra verdade:
“Amorim ficou claramente aziado com o sucesso inicial de Gyokeres, nessa altura desvalorizava o sueco e, aos jornalistas que lhe pediam para comentar as exibições do jogador, encolhia os ombros e respondia nas conferências de imprensa que a equipa é que tinha jogado bem”
5 Novembro, 2024 at 10:55
Essa coisa estranha de elogiar o coletivo.
Passou a ser azia, pelo o sucesso individual de um jogador.
5 Novembro, 2024 at 11:24
É mais a incapacidade de elogiar o individual, à época, porque o individual não se chamava Paulinho.
5 Novembro, 2024 at 16:55
É isto.
As falhas estão e sempre estiveram lá para quem quis ou quiser ver.
Muitas, imensas delas apontadas aqui pelos tasqueiros, várias vezes.
5 Novembro, 2024 at 10:29
Muito bom texto, Cherba.
Estará, com certeza, entre os teus melhores aqui na Tasca, pelo menos desde que eu cá caí, em Janeiro de 2016!
Sinto-me muito assim e mais nada tenho a acrescentar, neste momento!
Obrigado pelo texto!
5 Novembro, 2024 at 10:38
Não gosto de ser enganado.
Não gosto de passar cheques em branco.
Sou grato mas lido mal com desonestidade.
Há quem valorize mais umas coisas que outras.
Eu valorizo mais a palavra, o compromisso, a consideração….do que ser feliz durante algum tempo. Normalmente quando desvalorizamos a palavra, o compromisso e a consideração em detrimento da felicidade momentânea….essa felicidade antecede algo que vai custar muito mais. É um pouco o inverso de depois da tempestade vem a bonança. Neste caso entre bonanças e tempestades o balanço era definitivamente positivo. Depois levamos com esta novela e a noção clara que o Sporting e todos os momentos passados, significaram mais para nós que para alguém que já estava cansado e que teria esta como a última época num clube onde supostamente se sentia um privilegiado, tinha muito ainda para ganhar e com condições impares para ir evoluindo, ganhando e fazendo história.
Incongruências que sempre me fizeram torcer o nariz em relação ao Amorim e às suas verdadeiras intenções. Mesmo ganhando. Não conseguia ter a confiança cega de alguns por aqui só porque este nos oferecia campeonatos. Esses mesmos que agora estão f*** da vida.
Agora estamos assim.
Cenas minhas…
5 Novembro, 2024 at 13:49
Não são cenas apenas do Leão Rampante.
Também sou grato, mas também valorizo muito a verdade, a palavra e o compromisso.
Compreendo a decisão da saída, mas não gostei da forma como foi feita nem do “enredo” criado para “dourar a pílula”, em conluio com Varandas para comer o cerébro da malta e passara a imagem de que foi tudo planeado e amigável.
Ao longo dos anos também manifestei o meu desagrado perante a areia que por vezes Amorim gostava de atirar aos olhos dos adeptos, e as piruetas inteligentes para proteger a “estrutura” e defender decisões (como a de Fatawu/YCL) suas e da Direção.
Quem queria, comia.
Isso não invalida que reconheça o excelente trabalho feito e a salvação do Sporting, retirando o futebol das mãos de Varandas.
Como referi acima, compreendo a sua decisão neste momento, apesar de não gostar de como tudo foi feito.
Sinto-me tão grato pela actual situação e posição que o futebol do Sporting ocupa no panorama Nacional e Internacional, como desiludido por estar a ser tratado como parvo nesta novela muito mal escrita…
5 Novembro, 2024 at 14:34
Claramente.
Uma situação não invalida a outra.
Até digo mais….se um Silas fizesse uma merda destas estaria a ter o mesmo tratamento.
Não é porque é campeão ou deixa de o ser.
É tudo uma questão de atitude ou falta dela.
E uma coisa não me deixa refém da outra.
E ainda vou mais além.
Eu não compreendo a saída.
Percebo que é uma proposta tentadora. Um desafio enorme que poderá catapultar a carreira dele.
Não acho que esteja minimamente preparado para tal.
Mas isto estamos nós a ir mais além daquilo que são os interesses do clube e estamos só aqui numa conversa animada.
5 Novembro, 2024 at 10:47
Ele que seja feliz. A sério, não estou a ser sarcástica. Muito sucesso por terras de sua majestade. Mas não conte que a imprensa lhe seja meiga, porque sabemos que os ingleses não fazem boa ou má imprensa. Fazem imprensa. Não se compadecem com falinhas mansas e larachas.
Por cá, temos uma equipa bem oleada. É só manter o que têm feito até aqui. Com ou sem Amorim. O capitão sabe. E se o treinador que vier puser os melhores a jogar, até pode ser que o desempenho melhore. A começar na defesa, que eu considero o elo mais fraco.
5 Novembro, 2024 at 11:05
Ontem já levou com um personagem lá daqueles lados só porque não falou inglês como já estava definido e bem.
Para mim é indiferente.
Posso estar redondamente enganado mas na minha opinião Amorim está muito longe de estar preparado para um desafio como o Manchester United.
Até no momento em que tomou a decisão e a forma como a tomou são reveladoras disso mesmo.
Tinha uma oportunidade única de estar num clube como o Sporting que lhe permitia adquirir experiência ao competir por títulos e nas melhores competições europeias onde defrontava as melhores equipas do mundo, com os melhores treinadores do mundo, com condições impares uma direção e adeptos completamente cegos de paixão por ele.
E então depois dar o tal salto.
A decisão foi dele.
Que se deite na cama que fez.
Para mim foi uma decisão precipitada e errada, como outras que teve ao leme do Sporting.
5 Novembro, 2024 at 11:19
Aposto que vai fazer como o Mourinho no Chelsea e como fez de início no Sporting: equipa coesa, na retranca, a jogar para os lados e para trás e a rematar só pela certa. Assim tenha lá um Coates… Não há de dar goleadas, mas aposto que ganhará muitos por 1-0. Vê lá tu que até acho que vai conquistar alguma coisa já esta época.
5 Novembro, 2024 at 11:27
O problema do Man Utd nem tem sido os golos sofridos (12). Há apenas 6 equipas com menos golos sofridos.
O problema do Man Utd é o ataque com (9) golos marcados. Há apenas 2 equipas piores.
E os ataques demolidores das equipas do Amorim não são muito famosas. Nos anos em que terminou em 4º lugar marcou menos golos ficou atrás de um braga. Nem quando fomos campeões a 1ª vez marcámos mais que benfica e porto. A mudança drástica tem um nome. Gyokeres e podem os mesmos do costume pintar o quadro como quiserem.
5 Novembro, 2024 at 11:07
Ui…..
Os ingleses não fazem boa ou má imprensa?!?!?!
Bem…..muito muito arrojada essa afirmação. Para não dizer completamente deslocada da realidade…
5 Novembro, 2024 at 11:15
Não os tenho por parciais. De passar a mão pelo pêlo (que se lixe o acordo ortográfico, ele há limites) de quem é simpático.
5 Novembro, 2024 at 11:19
Porra…..
Até te aconselhava a conheceres melhor a imprensa inglesa….mas se calhar é melhor não.
Há alguns que são muito bons mas a quantidade de lixo de esgoto que para lá há……..mete a imprensa tuga a um canto. Parciais até à 15ª casa….
Se queres ter uma pequena, pequeníssima ideia…espreita a imprensa inglesa que acompanha a Formula 1.
5 Novembro, 2024 at 11:22
Não acompanho a F1 há muito tempo. No futebol, não me parece que sejam facciosos nas conferências de imprensa. Agora, se me falares em comentadores nos programas desportivos lá do burgo, aí, sim, nota-se alguns ódios de estimação.
5 Novembro, 2024 at 11:25
Só a diferença de tratamento de treinadores ingleses para estrangeiros mete a um canto qualquer faccioso cá…mesmo nas conferencias de imprensa…
5 Novembro, 2024 at 11:36
Nunca vi o Klopp, o Guardiola, o Marco Silva, até o Carvalhal (embora se possa alegar que este os subornava com pastéis de nata) serem mal tratados. Se forem bons…
5 Novembro, 2024 at 11:41
O que consideras ser mal tratado?
Nunca vi um treinador ganhador, seja onde for, mal tratado.
Mas vi serem apertados como o Southgate nunca foi ou mesmo o Gerard ou o Lampard e não valem um pintelho de Klopp e Guardiola….
5 Novembro, 2024 at 12:22
Porque ganhavam. Se não ganhassem, ui…
5 Novembro, 2024 at 11:19
Também os há.
Tenho dúvidas é se o Man Utd é um clube que neste momento vive dessa boa imprensa….
5 Novembro, 2024 at 11:22
Basta ganharem 2 ou 3 jogos e é ver os meninos todos a aparecerem a dizer maravilhas do mundo e tudo a fazer vénias…
E depois o Keane com uma azia do crl por não ser ele…
5 Novembro, 2024 at 11:33
E estás a ver o Amorim a pegar nesta equipa do Utd e começar já a mostrar esse tipo de resultados?
As condições que Amorim teve em 20/21 foram muito excecionais.
A malta fala aqui do Covid mas sinto que há dificuldades em dar a mão à palmatória e perceber o real impacto que teve.
Não podemos ter assim tanto pudor em perceber que essas condições nos ajudaram.
Não foi apenas isso. Obviamente que Amorim é bom treinador. Obviamente que tínhamos bons jogadores. Mas também tivemos alguns momentos em que o Universo decidiu dar-nos algumas vantagens em relação aos nossos rivais que foram muito importantes.
Esta época e a anterior já não há margem para qualquer dúvida. Somos a melhor equipa a jogar futebol. Mas foi preciso tempo e apanharmos um peixe como o Gyokeres que ajuda e muito.
O que falo é que em condições normais é muito dificil o Amorim chegar ao Utd e ter o mesmo tipo de resultados.
E sinceramente não estou a ver os donos da Ineos a terem essa paciência que é preciso.
Aliás o contrato fala por si. 2 anos e meio.
5 Novembro, 2024 at 11:38
Vamos ver…
Não em quero alongar muito, isto é um bloggue do Sporting, não do Amorim ou do United, mas acho que o Amorim tem lá tudo o que precisa para fazer uma equipa coesa e muito dificil de bater rapidamente…
Não digo que ganhe os primeiros 2 ou 3 jogos, mas não me admiro de mostrar serviço nos primeiros 5 ou 6….e de a sua marca ficar evidente muito depressa…
5 Novembro, 2024 at 12:21
Ana…recorda-se do jornal 24 Horas?
Se lhe disser que, por aqui, metade dos jornais são 24 Horas com ainda menos preocupação com o rigor? Nem digo CMTv…é mesmo pasquim para o mínimo denominador intelectual. E esses gostam, e MUITO, de ‘queimar’ figuras…entre elas treinadores de futebol.
No geral, os adeptos ingleses de clubes grandes (e mesmo médios) dentro das respectivas divisões toleram dois, três resultados menos bons. Depois disso é logo a pedir a cabeça do treinador. Materazzis e Vercauterens, em Inglaterra, tinham durado ainda menos do que por cá. Souness tinha ido antes de meio da época se jogasse como pôs o rival a jogar na altura. Etc. e tal.
5 Novembro, 2024 at 12:56
Muito gostam de bater na CMTV quando, de longe, RTP, SIC e TVI deturpam muito mais as noticias…
A CMTV tem aquele registo de programas com crimes e cenas estranhas, mas em termos de noticias, é muito mais isenta – que mesmo assim não é totalmente isento – do que as outras TVs…
Mas bater na CMTV é que dá gostos!
Quer a RTP – controlada pelo governo – quer a SIC, quer a TVI têm uma linha editorial, transversal, toda ela facciosa e que tem a finalidade de condicionar a opinião publica.
A CMTV não tem isso e a falta de isenção que tem aparece muito mais por obra de certos jornalistas – e falo só de noticias. Depois, sim, é uma TV virada para ter audições e enche a grelha com programas que tenham polémica e dêem audições grandes – coisa que a RTP, SIC e TVI também fazem de alguma forma pois basta ver o que são os programas da manhã, os programas da tarde e os programas dos fins de semana.
Nos jornais é muito similar.
O CM segue muito a linha editorial da CMTV – ou o contrário – mas depois tens o JN, o DN, e outros pasquins que são muito similares ao que acontece na RTP, na SIC ou na TVI. Até o Expresso, outrora um jornal de referência é hoje uma vergonha a deturpar as noticias…
Um exemplo gritante da falta de isenção, e que nem tem nada a ver com o que se passa em Portugal, foram as noticias de ontem sobre a visita dos reis e do Sanchez a Valência. Tudo que foi noticiado cá foi que os reis foram vaiados e até agredidos, e zero sobre o que aconteceu com o Sanchez. Ora a verdade é que a fúria do povo foi muito mais contra o Sanchez, com os reis a levarem por tabela, que teve de se pirar dali e mesmo assim saiu com o carro todo amolgado e com vidros partidos. Os reis ficaram lá a falar com as pessoas. E isto só se viu porque as pessoas meteram imagens nas redes sociais, porque se fosse só pelas noticias oficiais, a ideia do que tinha acontecido era absolutamente falsa!
Portanto, andar com a bandeira que a CMTV e o CM é que são maus, é só distorcer a realidade também…
5 Novembro, 2024 at 13:32
Miguel, neste caso queria apenas salientar qual destas televisões seria mais passível de ter títulos sensacionalistas, como têm jornais como The Sun ou Daily Star, aqui no UK.
5 Novembro, 2024 at 14:03
Miguel, a CMTV CONSTRÓI notícias.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbDNKOpGms-3nUd21_AhL7-tlviotKByHzzrcwYy0yWYduOANSUHNd3_P6U2iVRhJ-TgDkR1ewDZSc-Zjjfpc7rr3H037gH9t0eUoI0b5j4DhjksU5LH4LiDIW6AXGfeeHcsoQJ5CYg2a_/s1600/imsaged18-1.png
Com isso não estou a defender a isenção dos restantes canais televisivos que neste momento vivem de avenças e interesses, e para quem a verdade pode ser atropelada se valores mais altos se levantarem…
5 Novembro, 2024 at 14:54
Registo que ficaste parado em 2018…
Não sei se deste por isso mas passaram 6 anos!
Eu partilho a opinião que o trabalho que fizeram na altura do ataque à Academia foi miserável – igual ao das outras TVs, diga-se!
Mas isso foi uma situação. Uma!
Pode haver mais um caso ou outro – não me lembro agora mas dou isso de barato.
A RTP, a SIC e a TVI fabricam noticias todos os dias, há anos…
A percepção da criminalidade, a falácia que os imigrantes “pés descalços” – como eu chamo a estes coitados que vêm ser explorados para cá, com uma mão è frente e outra atrás – é que sustentam a SS, a narrativa que Portugal é um país racista e xenófobo, e até homofóbico, etc…
Eu tenho a perfeita noção que esse ódio à CMTV vem de 2018 mas o pessoal devia estar mais actualizado. É que os outros canais, na minha opinião, são MUITO piores a desinformar do que a CMTV, como eu disse acima! Aliás, o ódio ao Ventura aqui na Tasca também vem da prestação dele na CMTV, no programa desportivo – nem é dos outros programas onde esteve antes sequer! O gajo até pode defender uma merda qualquer que faça sentido, mas como vem do Ventura do Benfic@, já está mal…
1, 2, 3…
5 Novembro, 2024 at 15:45
Porra Miguel
Não há maior fábrica de notícias que a CMTV…
Podes dizer que os outros “fabricam” notícias devido a interesses instalados e que a CMTV é mais independente.
Mas o interesse instalado da CMTV são as audiências. Não têm qualquer pudor em mentir e explorar o sofrimento desde que lhes traga audiências.
Ainda este verão, aquele incêndio lá do parque automóvel, foram os primeiros a afirmar que tinha começado num carro elétrico e até diziam a marca só porque dava visualizações e traz um quentinho na barriga à maioria das pessoas falar mal de carros elétricos.
Quanto ao Ventura… “Só por ser do Benfica”?
Porra como se fosse preciso…
Deixa-me poder dizer mal do Pedro Pinto enquanto não sei qual é o clube dele.
5 Novembro, 2024 at 16:00
O cara de porco é lampião de certeza….
Só pode.
Nem todo o lampião é merda mas toda a merda é lampião.
Claro que sim, o problema do Ventura é ser lampião. De resto é um gajo muito ponderado, justo, correto, verdadeiro………….
5 Novembro, 2024 at 16:17
O cabeça de porco 🙂
Ontem ouvi uma muito boa: o pedro Pinto parece que toma banho no caldo do cozido à Portuguesa.
5 Novembro, 2024 at 16:24
Hhahahahahah!!!
Mesmo!
Hhehehehehe!
5 Novembro, 2024 at 10:50
Grande fã da arte, pouco fã do artista.
Em braga só cantarei e aplaudirei o SPORTING.
Ps- Aí está um filme ou uma trilogia neste caso que nunca tive coragem de ver. Grande texto, Cherba.
5 Novembro, 2024 at 11:17
Já tinha saudades destes textos Cherba ! (que o tempo te permita mais destes…)
simpesmente brutal e a retratar muito bem também o que sinto !
Amorim? agradeço-lhe mas sairá pela porta pequena. Gosto pouco de gente ingrata….
Lembro-me bem como desejei que fosse corrido devido às suas teimosias no 2º e 3º ano.
A minha curiosidade obriga-me a passar a seguir as suas prestações no united, já sigo até uma “tasca” red devil no facebook para ler as opiniões dos adeptos.
Estarei lá hoje para apoiar a equipa e as palmas que der serão para eles !
Ao amorim, desejo-lhe sorte no futuro mas ficará sempre a desilusão de não querer assumir o projeto que iniciou
5 Novembro, 2024 at 11:18
Eu, filmes com o Amorim, lembro-me mais de uma trilogia do Sergio Leone, que começou “Por um Punhado de Dólares”, continuou com “Por Mais Alguns Dólares” e acabou com aquela que será a imagem difusa que Rúben deixa entre os Sportinguistas “O Bom, o Mau e o Vilão”.
5 Novembro, 2024 at 11:18
😀
5 Novembro, 2024 at 11:56
muito bom !
5 Novembro, 2024 at 14:04
🙂
5 Novembro, 2024 at 11:22
Já tinha saudades de ler um texto à moda do Cherba e à moda da Tasca! Se hoje pudesse estar em Alvalade claro que iria dizer ao mister Amorim que a viagem que fizemos juntos é daquelas que voltava a repetir! Viva o Sporting!
5 Novembro, 2024 at 11:22
Eu que fui dos gajos que mais apoiei o Amorim na tasca e não tenho mixed feelings de nenhuma espécie.
Apoio o Amorim ou qualquer outro elemento seja jogador ou dirigente, e que defenda os interesses do Sporting.
Enquanto defendeu o Sporting Amorim esteve bem,….quando deixou de defender os interesses do clube Amorim esteve mal. A virtude é uma obrigação moral. O fato de uma pessoa cumprir com os valores, para mim não é motivo para desculpabilizar as opções erradas e a quebra de compromissos dessa mesma pessoa.
Em minha opinião os sportinguistas na generalidade são deveras demais complacentes com a mediocridades (principalmente em momentos de sucesso) e rapidamente se deixam cair na entropia. E isso Amorim não deixou que acontecesse (aparte deste ultimo capitulo) ,e mérito lhe seja dado.
No Sporting há uma dificuldade enorme de manter os níveis de exigência no topo, principalmente em momentos de sucesso.
De tal forma é, que atualmente, aceitam desplicentemente um treinador sem credenciais, experiencia e sem provas dadas para treinador principal. Mas isto é outro tema.
Enfim, voltando ao Amorim. Saiu muito mal e vamos a ver até onde vai chegar o rombo causado. Que treinador vai chegar ? Que jogadores vão sair em janeiro ? Que consequências extras vai trazer esta abrupta saída ?
Para quem se contenta em ganhar de vez em quando, e se satisfaz com níveis de exigência intermitentes, compreendo que se sinta agradecido ao Amorim por ter proporcionado esta subida de nível e de competividade.
Para quem tinha a ambição e esperança de assistir a um crescendo definitivo do futebol do Sporting, estruturado e com os devidos investimentos, … esse tipo de pessoa nunca pode estar agradecido á forma como o Amorim, em nome de seu projeto individual, abandonou um projeto coletivo, deixando o mesmo numa situação de risco e de vulnerabilidade evitável.
Os adeptos são coniventes com estas vitorias a meias, com a direção que inclusive permitiu esta sangria, com este mixed feelings do treinador que abruptamente nos abandonou, ,,,, pois bem, receberão o mesmo de volta, vitorias a meias, triunfos pela metade, uma enorme falta de definição (o dito mixed feeling) na atitude futura em relação ao plantel.
Depois admirem-se se outros jogadores se sintam na tentação de sair em janeiro, recebendo á mesma o agradecimento e aplausos de todos os associados. Defino esta atitude numa palavra – Tibieza.
5 Novembro, 2024 at 14:26
Paulo ,percebendo o teu comentário não acho que o Sportinguista seja pouco ou nada exigente sobretudo qdo o que sustenta a tua opinião é a aceitação de um técnico sem currículo…
Amorim tinha o quê?
É certo que há uma opinião generalizada e unânime que Varandas é um péssimo presidente aqui tasca…mas foi ele que no meio de tantos erros e escolhas , escolheu Amorim.
Pq é que não acreditamos que dentro de portas não se percebeu que JP tem os argumentos necessários para abraçar o projeto?
Quem melhor do que eles sabe se as coisas já não estavam a ser preparadas nesse sentido?
Todos aqui queríamos um nome sonante? Com provas dadas?
Mas e se as pessoas que estão ao leme acham o contrário? E se as pessoas acham que esse nome iria romper com tudo o que de bom foi feito até agora?
5 Novembro, 2024 at 11:24
Parabéns Cherba .
Excelente texto que até motivou o aparecimento de leões que habitualmente não lemos por aqui.
Quanto ao Amorim , não mudo uma vírgula do que já escrevi. Obrigado por tudo , fomos felizes juntos, mas nunca vou perdoar a forma como vai embora.
Foi um garoto desleal e ingrato. Seis meses e tudo seria diferente. Alguém com 39 anos não pode esperar 6 meses?
E não vale a desculpa de que foi o United , o clube de eleição. Aquela viagem inopinada a Londres , demonstra por um lado que há mais clubes eleitos , por outro lado que o bichinho da deslealdade e ingratidão já lá estava.
Por isso logo em Alvalade lá estarei para apoiar até ao limite a equipa e ignorar o Sonso .
5 Novembro, 2024 at 11:35
Amorim foi apenas conhecer o dono do West Ham. A decisão já estava tomada e queria continuar no Sporting.
Palha da boa não se come todos os dias….
5 Novembro, 2024 at 11:43
Se o West Ham era clube eleito, porque é que não está lá?
5 Novembro, 2024 at 11:54
Tens de perguntar ao Amorim.
5 Novembro, 2024 at 11:56
Se tenho de perguntar ao Amorim é porque não foi eleito….
5 Novembro, 2024 at 16:09
O pessoal vive mesmo no país do faz-de-conta…
Ninguém fecha portas ao campeonato inglês por “Amor ao (inserir clube português)”.
O outro estava na “cadeira de sonho” e não hesitou em sair.
Amorim esteve mal no episódio do avião porque o campeonato estava na reta final mas ainda não estava matematicamente garantido.
Essa viagem se fosse umas semanas mais tarde nem devia ser conversa.
O único FACTO no meio disto tudo é que recebeu proposta e não aceitou. E podia ter saído campeão de Portugal e ter aceitado o convite inglês mas…. não era o clube que queria.
Mas nestes meios ninguém diz: “Só quero clube A ou B do resto nem ouço propostas”. Não podes fechar estas portas porque no ano seguinte podes ser despedido e o mercado vai-se lembrar.
Isso não existe, muito menos quando é a melhor e mais endinheirada liga a bater à porta.
Também não acredito que o Fulham fosse o clube que o J. Palhinha queria, ou o Matheus Nunes o wolverhampton.
Eu não percebo é qual é a dificuldade de entender, que se bateram a cláusula e ele não foi, é porque não era o projeto que queria.
Quanto ao esperar 6 meses… O Manchester e o contexto do Manchester é exatamente o que Amorim desejava como salto na carreira. Isso não existe daqui a 6 meses e possivelmente nunca mais na vida. E isso nada tem a ver com dinheiro.
Se calhar havia mais hipótese de ter vitórias quando abrisse vaga no City ou mais dinheiro quando abrisse num Chelsea, mas é tão fácil perceber o que Amorim quer… Passados tantos anos, tantas conferências tantos discursos não sei como ainda não entendem a forma dele pensar.
5 Novembro, 2024 at 11:58
Pelos vistos não era.
O que me faz confusão é como é que apanha um avião para ir conhecer o dono com a decisão já tomada de não assinar por eles e permanecer no Sporting.
Eu imagino porquê e já o disse.
Foi apenas e só para levar o Liverpool a avançar por ele com receio de o perder para o West Ham. Foi um autêntico golpe de teatro por parte do Amorim e do seu agente. Correu mal. Mas quanto mais Amorim fala sobre o assunto mais me convenço que esta será a verdade.
5 Novembro, 2024 at 12:20
Podemos especular mas o factual é que isso não desmente o Amorim.
Até lhe dá razão. Claramente ele não aceitou o West Ham por isso esse episódio só confirma que ele só queria o Man. United.
Se aceitaria outro que não apareceu…..isso não vamos conseguir confirmar.
Eu tenho a convicção que aceitaria Liverpool. Mas….só pode ser convicção….
5 Novembro, 2024 at 13:11
Ele apanhou o avião.
Ele disse que a decisão já estava tomada e que não ia treinar o west ham e foi apenas conhecer o dono.
Isto também é factual.
Agora eu não acredito que Amorim é assim tão inocente.
Depois cruzar com todas as promessas de amor que fez ao Sporting para mim é que é altamente censurável quando as reais intenções tem vindo agora a ser reveladas.
Epah mas isto sou eu que lido mal com este tipo de gente que tenta ensaboar a malta e acha que os outros são todos uns estúpidos que para aqui andam e comem tudo sem colocar em causa.
5 Novembro, 2024 at 12:26
Porque pediu mais dinheiro do que o West Ham estava disposto a dar. Isto inclusive saiu a público e foi comentado aqui na Tasca na altura.
5 Novembro, 2024 at 14:11
Essa teoria morre no que ganha o Lopetegui….
5 Novembro, 2024 at 12:36
https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/10042842/europa-league-conheca-dono-west-ham-criou-fortuna-mercado-adulto-ex-atriz-virar-dirigente
O Ruben se calhar foi só aviar-se de revistas”Gina”, porque em Portugal é muito conhecido e não pode frequentar sex-shops. 🙂
5 Novembro, 2024 at 12:45
Ahahahah
5 Novembro, 2024 at 13:01
O gajo não disse isso.
Disse que já sabia que não ia aceitar mas que foi lá conhecer o dono…
É diferente!
E, para mim, aproveitou para ir a entrevistas do Chelsea e do United também, que na altura andavam a entrevistar vários treinadores – e aproveitou para pressionar o Liverpool que, na minha opinião, seria um projecto a que diria que sim se o convidassem.
Aparecer a foto do gajo a entrar no avião do dono do West Ham não foi de todo inocente… Serviu para desviar as atenções de outras coisas.
5 Novembro, 2024 at 13:21
Miguel lê novamente.
Não é nada diferente.
Estás a dizer o mesmo que eu.
Ele quando apanhou o avião já sabia que ia recusar. Foi apenas para conhecer o dono.
Obviamente que não foi apenas para conhecer o dono.
Qual a intenção por trás de tornar público o avião que tomou e do interesse do West Ham sabendo muito bem que isso o ia prejudicar no Sporting?
Para mim para forçar o Liverpool que estava na altura à procura de treinador.
Para mim essa será a versão mais próxima da verdade.
Foi tudo teatro.
Mas ainda há quem ache o Amorim um inocente e um honesto de primeira linha.
Fazer o quê…
Como disse, a palha deve ser mesmo boa…
5 Novembro, 2024 at 13:38
Acho que não é palha …
É alfalfa aditivada…
Enfardam tudo o que lhes põe na manjedoura…
5 Novembro, 2024 at 11:49
Certo!
Honrar a Camisola até ao Fim. E empatar o recorde de Seu Marinho.
Vão com Deus Campeões. Até sempre
SL
5 Novembro, 2024 at 13:12
Foram os primeiros e únicos 5 anos em 40 de Sportinguismo sabia o que ia ver.
Foram os únicos anos em que senti que em qualquer sabia o jogo iríamos fazer e como iria ser jogado.
Foram os únicos anos em 40 que senti que éramos favoritos em todo o lado
Amorim não foi apenas um mero treinador. Trouxe critério, Trouxe lógica Trouxe um caminho que seguiu fielmente e que nos levou com ele a cada jogo.
É o gajo mais especial que por aqui passou e custa muito perder um gajo assim pq não haverá igual!
Não há muito mais a dizer a não ser que ficamos substancialmente mais fracos após dia 11.
5 Novembro, 2024 at 13:15
Sempre fui um romantico, mas os mais romanticos também são os que mais se desiludem
5 Novembro, 2024 at 13:23
Pode muito bem não ser romantismo.
Por vezes acreditas em coisas sem o mínimo de relação com a realidade.
Mas pronto.
No fim quem se desilude és tu…mesmo que meio mundo te tente abrir os olhos e tu trates mal quem ainda se dá a esse trabalho.
5 Novembro, 2024 at 16:09
»Pode muito bem não ser romantismo.
Por vezes acreditas em coisas sem o mínimo de relação com a realidade.«
Correcto.
»… mesmo que meio mundo te tente abrir os olhos e tu trates mal quem ainda se dá a esse trabalho.«
Tratar mal, não é justo. Aceitar o »abre-olhos» dependerá de quem e como o faz.
5 Novembro, 2024 at 16:28
“Aceitar o »abre-olhos» dependerá de quem e como o faz.”
Pois….Aceito isso.
Mas podia ao menos dar que pensar.
Independentemente de quem venha, pensar no que se ouve, lê, devia ser obrigatório. Por vezes aprendem-se coisas onde menos se espera.
5 Novembro, 2024 at 13:18
Claro que o Amorim revolucionou o futebol profissional do Sporting e esse é o maior legado que deixa.
Mais do que treinador, foi manager.
Os resultados foram incríveis nalgumas épocas e por vezes maus, mas o balanço global é largamente positivo.
O futebol jogado no último ano, ano e meio, é do mais evoluído e maduro que já vi no Sporting, são adultos a jogar contra crianças.
Nunca gostei da sonsice, do paleio banha da cobra, da manipulação pelas palavras, do discurso que não batia certo com a realidade.
Também não gosto do estilo demasiado cauteloso no relvado, mas a vertigem do Gyokeres compensa.
Venha o próximo treinador que já são horas.
5 Novembro, 2024 at 13:18
Agradeço o profissionalismo e a qualidade demonstrados! Mas é essencialmente o facto de treinar o Sporting que lhe valem uma subida vertiginosa na carreira, no Braga tal nunca aconteceria!
Depois, a sua ida a Londres demonstrou a quebra do seu compromisso com o projeto e revelou a sua verdadeira faceta!… Vir dizer agora, com muito enfade, que a pergunta é cada vez mais incómoda, que foi a Londres apenas para conhecer pessoalmente o dono desse colosso europeu o West Ham United Football Club, epá… que consiga vencer City e Braga e que vá mamar!
Todo o sucesso ao João Pereira!!
5 Novembro, 2024 at 13:29
É por tudo isso que escreveste no texto, que não consigo olhar para esse gajo.
Não tem perdão. Na idade dele e nos anos de carreira que tem, outros comboios surgiriam, mesmo que significasse sair no final desta época, sem qualquer título conquistado!
Esperaste (esperamos) 23 anos (e antes desses 23, 18 anos) e vais esperar outros tantos, por conta da incompetência que Amorim ia disfarçando.
5 Novembro, 2024 at 18:03
Esperámos 23 anos por exactamente o quê?
5 Novembro, 2024 at 13:39
Sobre este assunto, após tanta conversa e explicação (ou tentativa) e, depois de já me ter acalmado, só tenho a agradecer o que de bom foi feito, principalmente porque nos mostrou (diria que à grande maioria dos sportinguistas) que é possível termos um Sporting muito melhor do que estávamos habituados nos últimos 40 anos! Mas muito melhor.
A nossa visão romântica de que o Ruben Amorim poderia ficar e continuar a fazer-nos felizes (não obstante as falhas pelo caminho), não foi mais que uma extensão do amor que temos pelo clube. Confundimo-nos. Amar o clube, só nós o amamos. Não há Amorins, Gyokeres, ou quaisquer outros atletas que sintam isto como nós. Eles são os profissionais e nós somos os incondicionais.
Está na hora de virar a página. E é bom que quem vier, saiba aproveitar tudo o que de bom foi feito. Se preciso, volte à página de trás para relembrar. E que continue a escrever a bonita história do Sporting, de forma profissional. E nós que não nos confundamos outra vez. Amar o clube, amamos nós!
5 Novembro, 2024 at 13:55
” E nós que não nos confundamos outra vez. Amar o clube, amamos nós! ”
Ora bem , essa é a grande verdade .
5 Novembro, 2024 at 14:39
Há malta que se deixa inebriar muito facilmente.
E se vivessem esse Amor para eles próprios nada contra.
O problema é quando tentam evangelizar os outros a Amar como eles e ofendem quem aqui tenta trazer algum noção da realidade e racionalidade para a conversa.
Tudo bem que o futebol é paixão.
Mas por vezes mais calma deveria imperar ou então qualquer dia rebentamos o clube de vez sempre que alguém vier com falinhas mansas…
5 Novembro, 2024 at 16:26
Caro Leão Rampante,
Aceite as minhas desculpas por, mais uma vez, lhe responder. Mas o Sr. é dos poucos comentadores com os quais se pode debater.
»O problema é quando tentam evangelizar os outros a Amar como eles e ofendem quem aqui tenta trazer algum noção da realidade e racionalidade para a conversa.«
Ora aí é que está o busílis: já se deu ao trabalho de escrutinar quem procede recorrentemente dessa forma?
Desde sabichão, que ando de rastos ou »borrego que senta a peida num camarote«, já fui carregado com as mais diversas »loas«.
Sobre o assunto »Amorim«, apenas se me oferece dizer que no dia 18 de Março de 1964 eu estava lá, nos 5-0.
Cumprimentos,
CdC
5 Novembro, 2024 at 16:38
Não é preciso pedir desculpa.
Estamos aqui para falarmos uns com os outros.
Isto cada um é como é.
Não somos todos iguais e somos tão diferentes quanto as experiências na vida que cada um teve.
Umas mais polidas, outras mais rudes.
Eu lido bem com umas bocas mais transviadas, com uns comentários mais ou menos grosseiros.
Lido menos bem quando me estão a tentar enganar e a atirar areia para os olhos. Lido muito mal com prepotência e snobismos. Pior ainda com censura.
Prefiro que me chamem nomes feios do que sejam desonestos intelectualmente comigo.
Também por vezes leva o justo pelo pecador.
E futebol é paixão. Pior ainda quando mexe com o nosso Sporting e as pessoas estão já um pouco fartas de levar com os mesmos “filmes”.
Os filmes dos engravatados e de malta incompetente que nos tem sabotado no que ao verdadeiro poder tem este clube.
E tenho a impressão que não preciso dizer-lhe nada disto que está fartinho de saber.
Para quem assistiu aos 5-0 contra o Man Utd de certeza que “já virou muitos frangos”.
Não ligue a essas bocas.
Tenho a certeza que quem lhe mandou essas bocas lhe pagaria uns copos.
5 Novembro, 2024 at 17:16
Ora aí está.
As pessoas projectam nos jogadores e treinadores o amor que sentem pelo clube, e não percebem que são raros os atletas ou treinadores que sentem a mesma coisa. Muito raros mesmo.
Os jogadores e treinadores são profissionais. Ponto final. Gajos como o Totti, por exemplo, que nunca sairam do seu clube de coração (Roma), por muito boas que fossem as propostas, são 1 em 1 milhão.
O Amorim é profissional, e a unica coisa que lhe posso exigir é que o seja enquanto estiver no Sporting (e tem sido). E aos jogadores a mesma coisa.
Se vou estar à espera que eles gostem do Sporting como eu gosto, vou ficar desiludido muitas vezes.
5 Novembro, 2024 at 18:09
O Bruno de Carvalho é que mostrou isso… Que era possível ter um Sporting muito melhor do que os croquetes diziam e que andaram quase 20 anos a tentar convencer os sócios que não podíamos ser ecléticos!
Imagino a gestão da Direcção do Bruno de Carvalho – e não o Bruno de Carvalho em si – com o Amorim… Tudo o que a Direcção do Bruno de Carvalho trouxe de novo ao Sporting, Clube, com o que o Amorim trouxe à SAD… Isso, sim, penso que podia fazer do Sporting uma potencia mais abrangente…
Infelizmente, nem o Bruno de Carvalho teve cabeça para se manter, nem o Amorim quer continuar… mas tento imaginar o que seriam as duas partes boas de cada lado – ignorando as menos boas – a puxar o Sporting para a frente!
5 Novembro, 2024 at 14:04
É engraçado e ao mesmo tempo revelador da nossa pouca habituação ao ganhar a preocupação latente em cada comentário!
Não há aqui um único Sportinguista que não recei um regresso ao passado mesmo que vá disfarçando com apupos ao Amorim e que o Sporting é maior que nós todos juntos….
Esquecem-se é que o Sporting não existe sem pessoas e que são essas mesmas pessoas que fazem o Sporting (futebol)
A nossa dependência do Amorim é perfeitamente justificada e será um desmame muito difícil.
5 Novembro, 2024 at 14:10
Depende….os resultados determinam tudo. 2ou 3 vitórias de JP e de Amorim já só lembramos o mome. Futebol é o resultado.
5 Novembro, 2024 at 18:15
Penso que, mais uma vez, estás enganado…
Demorará a que o João Pereira ganhe a confiança do plantel como tinham no Amorim… Os jogadores não são parvos e sabem bem que o Amorim é de um nível e que o João Pereira é uma incógnita! E não serão 2 ou 3 jogos a ganhar, nem que um deles seja ao Arsenal, que vão colocar o João Pereira a um nível de confiança que os jogadores tinham no Amorim!
E, mais, se surgem surpresas, tipo não ganhar jogos que eram de ganhar, isso será um revés que fará perder mais confiança ainda!
Volto a repetir, se, por acaso, esta opção pelo João Pereira falha, e perde-se o titulo, vamos num saltinho ver o Sporting de 18/20…
5 Novembro, 2024 at 14:46
É revelador é da nossa incapacidade de no momento em que se vai votar na direção A, B ou C não se lembrarem de todos esses receios….
Chega a ser um caso de estudo em como se valida uma situação que não é boa para nós. Masoquismo?…
Tivéssemos nós uma direção capaz em vez de apenas um treinador e já não havia esse temor todo porque chegou o momento da direção escolher o treinador.
Em sentido inverso, não vamos ultimamente para os jogos a pensar que poderá correr mal, mas ao invés disso vamos ver por quantos vamos ganhar.
Tem tudo a ver com a confiança na competência e no trabalho demonstrado.
No caso em concreto, confiança no treinador e desconfiança na direção.
5 Novembro, 2024 at 14:08
Entretanto em Alcochete , Denilsson faz 1-0 para nós aos 50m de jogo.
5 Novembro, 2024 at 14:14
Finalmente…
Com uma definição final um bocadinho melhor já estavam a levar 2 ou 3…..
Muitas e muitas situações de vantagem deitadas para o lixo na 1ª parte.
Olha…2-0! Heheh. Em principio está arrumado e se atinamos com as saídas, levam mais…
5 Novembro, 2024 at 14:14
2-0 Que golaço de Gabriel Silva.
Vale a pena ver.
5 Novembro, 2024 at 14:16
Dada a pressão para “desmontar” a equipa do Sporting der por aonde der, vinda de todos os lados “a bem da nação” nunca tive dúvidas que o RA mais tarde ou mais cedo ia embora…
É o costume cá no burgo, se tivermos uma boa equipa a ganhar titulos, se as equipas “maravilha” dos roxos não chegarem para nós, ele não tentam melhorar mais, tentam destruir a nossa custe o que custar…Não estou a inventar, estou a constatar factos!!!
Eu não estou chateado com o RA ir embora, estou chateado por ele ir embora desta maneira!!!
Como disse antes isto demonstrou uma falha catastrófica de caracter, porque como já disse também, princípios que só se aplicam quando é fácil e não há nada a perder não são princípios são conveniências!!!
5 Novembro, 2024 at 14:18
É dos primeiros anos que o Sporting é superior na YL pelo coletivo e não apenas pelo talento individual.
Nos primeiros jogos jogámos muito longe do que joga a equipa B, nestes 2 últimos jogos, bem mais perto.
5 Novembro, 2024 at 14:24
Excelente texto (como sempre) Cherba. Partilho do mesmo sentimento.
5 Novembro, 2024 at 14:30
Previsão do XI inicial do City para hoje:
Predicted Man City XI (4-2-3-1): Ortega; Lewis, Akanji, Ake, Gvardiol; Kovacic, Bernardo; Doku, Foden, Nunes; Haaland
Doubts: John Stones, Manuel Akanji, Nathan Ake
Out: Rodri (knee), Oscar Bobb (leg), Ruben Dias (muscular), Jack Grealish (fitness), Savinho (ankle)
Podia ser pior, mas ainda lá estão Bernardo, Foden e Haaland…mas a defesa é remendada.
Se pontuamos hoje, já estou a ver os comentários…’ah e tal, ganharam à equipa B do City…’
De qualquer maneira, é dia de ver se a tal história de que o Viktor é melhor que o Haaland tem fundamento ou não…
5 Novembro, 2024 at 14:35
A equipa B do City ganhava o campeonato português só com vitórias 🙂
5 Novembro, 2024 at 14:39
De fora titulares só estão Ruben dias e Rodri. E na equipa principal o Gundoan e o De bruyne que podem entrar durante o jogo. Nós também não temos o Inácio.
5 Novembro, 2024 at 14:44
Do 11 titular falta Walker, Rodri, R. Dias e De Bruyn. Eventualmente Gundogan, não sei bem se seria….para mim não seria…
Walker e Rodri são as grandes perdas para eles….O R. Dias não acho e o De Bruyn claro que é uma grande perda mas acho que a equipa está habituada a jogar sem ele…
5 Novembro, 2024 at 14:41
O Savinho não está? Estava no banco no ultimo jogo. O De Bruyn também estava no banco acho eu.
5 Novembro, 2024 at 15:17
Quanto ao nosso onze, existem duas maneiras de encarar a coisa:
1. Vamos ser encavados na mesma, e o Braga é mais importante – nesse caso tentar jogar com uma equipa híbrida, sem perder qualidade. Algo como:
Israel
Quenda, Quaresma, St. Juste, Debast, Reis
Hjulmand, Morita
Pote, Gyokeres, Maxi
Sendo que em caso de necessidade fazem-se entrar os titulares.
Principais opções para entrar durante o jogo: Diomandé, Geny, Bragança, Trincão, Harder.
2. É para fazer boa figura e cair de cabeça erguida (ou tentar o milagre) e o Braga é mais fácil, por isso poupamos aí. Nesse caso é para ir com tudo:
Israel
Geny, Quaresma, Diomandé, Debast, Maxi
Hjulmand, Bragança
Trincão, Gyokeres, Pote
Sendo que nesta segunda formação podemos considerar que queremos mais solidez defensiva nas alas e trocar Maxi por Reis, Geny por Esgaio ou Bragança por Morita. Há também o Quenda. O resto da equipa parece-me incontroversa dada a ausência de Inácio e Nuno Santos, e a importância de ter as melhores opções de ataque.
Principais soluções para entrar durante o jogo: Quenda, M. Reis, Morita, Harder, St Juste.
5 Novembro, 2024 at 15:30
Os putos do Sporting … Venceram os do City …
SCP 2 Man City 0
Vamos ver o que o a equipa principal conseguirá. . .
5 Novembro, 2024 at 16:43
Consegui espreitar o final do jogo e só não gostei da atitude da equipa após beneficiarem de uma expulsão a vencer por 2-0. Abdicaram praticamente do ataque e ficaram a trocar bolas lá atrás durante mais de 15m, com algumas perdas parvas, nitidamente em descompressão.
Aceito o argumento de que o jogo estava feito e importava só vencer, mas é feio, põe a equipa em risco desnecessário e se não gosto de ver na equipa principal, ainda menos gosto em miúdos que têm mais é que jogar à bola e mostrar-se em situações de jogo até privilegiadas. Mas tudo bem, boa vitória.