Gostei de ouvir o João Pereira!
A página está virada e é bom saber que quem continuará a escrever, é alguém que já estava por dentro e tem noção da responsabilidade que tem. Também gosto de que o Neto faça parte da equipa técnica. Será certamente uma mais valia para ajudar a manter o registo familiar que foi deixado.
E mais importante ainda, é que dentro de campo a atitude se mantenha. Esta imagem de ontem é muito ilustrativa do que se quer sempre: https://pbs.twimg.com/media/GcGegWSWAAAlxCg?format=jpg&name=360×360
Gostei de o ouvir, principalmente nas respostas às perguntas dos jornalistas, onde o senti mais solto.
No discurso inicial, claramente preparado mas bem estruturado, estava nervoso. Mas depois soltou-se e gostei do que ele disse.
Tenho a certeza que vai correr bem com o João Pereira, tudo bem feito e muito organizado. O melhor que aconteceu ao Sporting foi a chegada do Presidente Dr. Varandas, fico feliz por hoje todos conseguirem ver aquilo que eu sempre vi (no fim das contas nem todos podemos ver um bocadinho mais do que aquilo que os olhos nos mostram).
E igualmente a ti e outros, é melhor quando está calado porque mantém dúvidas sobre a sua eloquência e competência do que quando abre a boca e dissipa quaisquer dúvidas.
O varandas é um incompetente que tem a sorte de ter encontrado o clube cheio de dinheiro que foi dando para aguentar os disparates que foi fazendo, ontem mais frequentemente que hoje.
Vai acertando certas coisas.
Dificil errar sempre. Até para um incapaz como o varandas.
Os estatutos da Tasca não proíbem elogios ao varandas nem opiniões contrárias sobre a merda que se diz para o defender.
Aliás se assim fosse nem sequer tínhamos lido o comentário do Luís Ribeiro.
Acho que isto é fácil de perceber pela simples observação dos factos.
Não é preciso sequer puxar muito pela cabeça.
Custa-lhes muito perceber que concordar ou discordar, aceitar ou rejeitar, criticar ou elogiar são opções para quem vive com liberdade de expressão. O facto de hoje criticar, não significa que amanhã não tenha a humildade, bom senso e maturidade para elogiar.
Depois vêm com a retórica deles que este espaço é nocivo e tóxico e está longe do que já foi… o que dizer da merda do Twitter, X ou do Discord que é de onde eles vêm todos? É 100000x pior do que aqui. De longe.
A Tasca sempre foi uma tasca na sua essência. Estes gajos nunca entraram numa tasca?
Temos de tudo por aqui. Temos opiniões para todos os gostos, formas, feitios, classes sociais, quadrantes políticos, até temos um elemento chamado Opinião que dá as suas opiniões sozinho por se enganar na mesa e acaba a comentar em post de há 2 dias 🙂 até um gajo do benfica comenta aí quando quer.
Por vezes há opiniões que chocam e fazem faísca.
Outras vezes interpretamos mal o que está escrito, sobretudo o tom. Cometo esse erro N vezes.
Cometi-o com o ginha aquando da morte do Manuel Fernandes, por exemplo, por estar tão cego de raiva após a exposição que tive nas redes sociais à falta de respeito e desconhecimento de um ÍCONE do Sporting e de Portugal.
Pelos vistos sim. Aqui é bom é mandar quem está no Sporting para o caralho. Nisso o pessoal da tasca é forte. Uma vergonha que se aceite a porcaria que aqui se diz dos jogadores do Sporting durante os jogos mas que se critique quem apoia o (NOSSO) presidente.
É muito não natural que não tenha percebido Pacheco.
Não lhe faço um desenho porque não tenho jeito … e também não sei se iria melhorar a sua compreensão.
Mas vou tentar explicar … (leia devagarinho: “I’ll tell this only once!”) …
1º – A Tasca (como qualquer boa Tasca) não tem Estatutos.
2º – Na Tasca (como em qualquer boa Tasca) qualquer um pode dizer o que a sua condição lhe permitir, que por mais errado que seja não será o dono da Tasca a calá-lo (aliás a tendência é o dono da Tasca dar carta livre para ele dizer MAIS asneiradas (é sinal que o álcool se está a vender bem);
3º – Em função do 2º, o dono da Tasca não calou ninguém nem aconselhou ninguém a calar quem quer que fosse … apenas chamou a atenção que “dar troco a quem se acha que não merece nunca será tão eficiente como deixá-lo a asneirar sózinho
4º – Se o J. ao fim deste tempo todo de utilizador assíduo desta Tasca ainda não percebeu estes princípios básicos de convivência na mesma … também deve começar a moderar o consumo de álcool: passe a petiscar mais e acompanhe com sumos (para não pensar que a inibição de álcool o pretenda “expulsar” da Tasca; “nem só de álcool vive a Tasca”)
5º – Num registo mais sério e menos “provocador” (desculpe qq coisinha Pacheco … mas só me meto consigo porque gostava muito da hermínia Silva e lembro-me sempre do seu guitarrista): o comentário do Cherba, se for atentamente lido, não é nenhuma restição antidemocrática à liberdade de expressão, bem pelo contrário … é mais um belo exemplo de gestão democrática da Tasca mais livre do mundo … de uma forma polida disse … “deixem lá o homem dizer as asneiras que quiser, é lá com ele e é a ele que define … se acham que são asneiradas então assobiem para o lado e não lhes dêem importância”)
MIAS UMA VEZ, OBRIGADO CHERBA.
É POR ESTAS E MUITAS OUTRAS DE TODOS OS CALIBRES QUE ACHO ESTA TASCA ADMIRÁVEL .. E GOSTO MUITO DOS SEUS TASQUEIROS … TODOS!
Um abraço e saudações leoninas
Acho que o engano é seu.
Os tasqueiros que viram a sua entrada na Tasca condicionada só a viram porque, reiteradamente, usaram e abusaram de bullying verbal agressivo.
E isso não acho censura, mas sim defesa de um ambiente menos belicoso na Tasca, que já era incomodativo para muitos e ameaçava torná-la irrespirável.
Qualquer dono de qualquer tasca tem a obrigação de a manter acolhedora e interessante.
Se não … mais vale fechar a casa.
SL
Ja li acima que parecia um puto com um brinquedo novo e não podia estar mais de acordo com a feliz analogia!
JP mostrou-se nervoso (quem não ficaria), mostrou-se feliz (quem não ficaria)
Quis passar firmeza, quis passar confiança. Tem um peso enorme sobre os ombros e jamais conseguirá fugir a comparações.
Todos nós ao ouvi-lo, ao vê-lo perguntamos a nos mesmos “como seria esta resposta se fosse o Ruben!?” e este é o nosso maior inimigo a partir de hoje. As comparações…
Não haverá mais nenhum Ruben. JP sabe disso, e nós temos de saber lidar com isso!
Foi bonita a ultima pergunta e mais bonita foi a resposta. Valeu por esse momento.
Bem dito!
Vai haver muita gente mal intencionada a insistir nas comparações.
Cabe-nos a nós adeptos não nos deixarmos levar nisso. Não será fácil!
O principal é continuar a apoiar a equipa (jogadores e equipa técnica) ainda com mais força.
Bem-vindo João Pereira! Eu acredito em ti! Eu acredito que podes ser um grande treinador…mas a missão, é dura…
Os desafios que o Amorim tinha e que passam para o João Pereira. Estes são desafios para esta época que temos falado desde o inicio e que, lá está…quem quer que fosse o treinador, iam existir.
A defesa do Sporting. O ano é muito grande, estamos com muitas lesões, a fortaleza defensiva do Sporting é chave para o que o Sporting joga. O Diomande particularmente é chave porque é o nosso único jogador fisicamente mais forte, que tem o melhor jogo de cabeça defesivo. Gerir esta defesa ao longo de todo o ano, e especialmente ali entre Janeiro e Março, vai ser muito complicado.
O meio-campo. São 3 jogadores para 2 lugares e com o Morita a ser um jogador que tem muito pouco “gás”. São 3 jogadores DO CARALHO, mas basta 1 micro-lesão para foder isto tudo. Obriga os 2 a fazerem 2 ou 3 ou 4 jogos todos encavalitados, dão o peido, nunca mais recuperam. E isto liga com o próximo desafio que o Amorim teria…
Não há outro Pote. O Pote é único. Não só não podemos contar com o Pote para o meio campo (por fazer falta na frente), como precisamos de encontrar um novo Pote, um jogador capaz de jogar de primeira, de romper pelo passe, de jogar de primeira e meter o passe no tempo certo, na zona certa. O Maxi com tempo poderia ser mas ele é preciso MESMO é de jogar na ala e de apanhar ritmo ali. O JP precisa de encontrar ou uma alternativa de jogo ou um jogador mais aproximado para jogar ali.
Gerir o plantel curto, sempre a jogar com todos. Vai ser preciso um equilíbrio muito perfeito de jogos entre 17/18 jogadores para estarem sempre prontos a ir a jogo, sempre em forma e nunca sobrecarregar ninguém porque basta 2 ou 3 lesões para isto ficar no fio da navalha.
O maior de todos. O Sporting atingiu o pico muito cedo. O que dá muitos e muitos meses para os treinadores adversários procurarem pontos fracos para explorar, para muitos explorarem coisas diferentes. Isto vai obrigar o treinador do Sporting (e ia obrigar muito ao Amorim), a ser muito criativo de forma a conseguir ir superando os diversos desafios que vão aparecendo porque vão encontrar pontos fracos nossos para explorar e depois todos vão tentar explorar. Nunca percebi a conversa da máquina estar a rolar e é só manter. Isto é um disparate de todo o tamanho. Nem que o Amorim ficasse isso ia acontecer…Quanto mais um treinador novo. Quem deixa a máquina rolar, dura 2 meses (se tanto) e começa a perder e ficar sem “chão”. Isto acontecer com o mesmo treinador, quanto mais com treinadores diferentes.
Isto são os desafios grandes que ia haver este ano para o Ruben Amorim e que tornavam esta época dificil…quem achava que isto ia ser um ano fácil, está “noutra”…esse futebol já não existe à muito tempo.
Agora…ao João Pereira, acrescenta uns tanto…
O mais obvio é a comunicação. Para os jogadores e para a impressa. Para os adeptos é fácil, o JP conhece muito bem os adeptos do Sporting, é muito inteligente, os adeptos quase todos de estádio gostam muito dele. O match é perfeito. Mas para os jogadores que estão de luto…é mais dificil. Uns estarão mais deprimidos, outros mais distraídos, outros a ver o que dará o novo treinador…vai ser preciso o treinador agarrá-los todos e chamá-los para si e criar a SUA família, deixar de ser a família do Amorim. E a imprensa o mesmo…é muito dificil lidar com a imprensa como o Amorim lidava e isso gera simpatia da imprensa e gera tranquilidade. Mas é tão dificil ter estomago para isso……não há outro Amorim e por isso não vai ser fácil para o JP conseguir gerar a mesma simpatia…e essa simpatia é MUITO importante.
Experiência…o Amorim é o Amorim mas passou por muito. O Amorim até meio do ano passado não era capaz de mexer no jogo durante o jogo, ou tinha muitas dificuldades em fazê-lo quando o jogo estava muito equilibrado. O Amorim fez um enorme caminho a perceber o impacto de cada mexida que fazia. O Sporting era previsível e foi preciso 3 anos para não ser. O Amorim fez um enorme caminho para conseguir, no treino, criar rotinas…o que aconteceu ontem, o Amorim mexer com o jogo a partir do banco…demorou 3 ou 4 anos a criar. Para além de preparar os jogos grandes, meter a equipa no nivel de concentração certo, etc…o JP vai começar agora do zero. Vai errar, é impossível não errar. E isso, em PT facilmente custa o campeonato.
A estrelinha…foda-se…o Amorim tem uma estrelinha do crl. E isto….não há grande remédio. Aquela bola crucial tem de entrar, não podemos ter 20 oportunidades e falhar. E principalmente vai ser preciso aquele jogo que só há 3, entrarem 2. Isto não é palpável. É só ter sorte…
A defesa. O ponto mais forte do Amorim, para mim, é a defesa. A forma como a equipa é coordenada a defender, é fortíssima a defender, é capaz de praticamente não dar hipóteses aos adversários. Isto foi comum a todos os anos. E para uma equipa tão exposta como o Sporting, isto é facílimo de perder. E é algo que o JP não conseguiu acertar na B (o contexto também é muito mais dificil para o conseguir). É o ponto fraco da B. Vamos ver se o problema é do JP e de como trabalha a defesa, se é de serem putos a jogar contra graúdos, dificuldades físicas e de experiência.
O peso. Não é possível dizer que é muito dificil para quem sucede a Fergunsen ou a Guardiola e depois achar que é fácil para suceder ao Amorim no Sporting porque a máquina está montada. O peso de cada perda de pontos ou jogo menos bem conseguido é gigantesco. Vamos sair de uma altura em que 70% dos adeptos vão esquecer os jogos maus, as dificuldades, os erros, os emperros…e só vão ligar o Amorim a coisas extraordinárias. E por isso cada dificuldade vai ser culpa do JP, se ganhar é culpa da máquina montada, se perder é culpa dele. Vai ser complicadíssimo para o JP.
Eu sou sincero. Eu acho praticamente impossível o JP conseguir ganhar o campeonato este ano. Acho que o peso do treinador do Sporting nas vitórias do Sporting é gigante, muito mais do que nos outros, e qualquer entropia é 5x maior do que neles. Eu este ano ao JP peço…qualidade de jogo, peço encarar estes problemas e procurar soluciona-los, peço cabeça para não se perder nas dificuldades, peço que tenha a força mental que vai ser preciso para traçar o seu caminho e segui-los, o que quer que aconteça. Se eu sentir que o JP está só a falhar em detalhes e se vir crescimento…estarei com ele até ao fim e para o próximo ano!
“Nunca percebi a conversa da máquina estar a rolar e é só manter.”
A malta quando diz isto é no sentido de não mexer muito ao nível tático.
Obviamente uma equipa de futebol precisa de decisões todos os dias.
Nunca pode entrar em pleno piloto automático.
Agora o JP chegar à equipa e decidir alterar o sistema tático, meter 2 PL fixos na área ou outra coisa do género é inventar.
E o que o pessoal quer dizer é que é para não mexer muito.
JP, poderá ter sorte de apanhar Saint Just a caminho de fazer um resto de época em pleno, ontem notou-se a diferença depois da sua entrada, qualidade no passe, recuperação (parece que vai de mota). A defesa está bem trabalhada e mecanizada, mas é sempre possível melhorar.
A lesão de Pote, desconheço o tempo de paragem, é que poderá ser uma merda.
Acabaste de colocar a possibilidade mais dificil de acontecer que já vi…
As possibilidades que ouvi a gozar dizendo que “agora é que vem a Champions para casa” é menos arriscada do que dizer que o St. Just a fazer o resto da época em pleno…
Concordo com muita coisa mas não percebo esse fatalismo do “praticamente impossível ganhar o campeonato”.
Penso que no ano passado tiveste uma expressão muito parecida depois da derrota na luz…
Não sei se é algum mecanismo de defesa para não ser apanhado desprevenido em caso de desilusão mas não há nenhum sinal dos rivais, pontos de avanço, dificuldade do campeonato em causa e mais importante do nosso grupo de jogadores que leve a essa impossibilidade bem pelo contrário.
Hoje, se tivesse friamente que meter dinheiro numa aposta para campeão, meteria sem dúvidas no Sporting.
Temos no mínimo 5 e 6 pontos de avanço, já recebemos o Porto e fomos a Braga e agora porque perdemos o treinador fica impossível ganhar a Nacionais e Aroucas com o plantel que continuamos a ter?
Eu compreendo que o “piloto automático” não exista. Mas ignorar como a equipa está acho errado na mesma exata medida.
Há claramente aqui um meio termo onde está inserido o momento da equipa, esta equipa técnica, os mecanismos adquiridos, a inteligência de manter as dinâmicas, etc.
Isso dos jogadores não serem robos, funciona para os dois lados, não é possível colocar em piloto automático mas também não é possível desassociar que eles conheçam as dinâmicas como ninguém considerando que estão trabalhadas há anos.
A dúvida é se o grupo se mantém após o mercado de inverno.
Onde eu tenho mais dúvidas com a nova equipa técnica e teria sempre com qualquer uma que fosse, é a partir do próximo ano, haverá uma razia no plantel, o “efeito Amorim” será muito mais esbatido e aí sim, nessa pré-época será permitido ao treinador introduzir mais o seu cunho pessoal.
Possivelmente é de alguém que vive Sporting à 40 anos e cujos fatalismos são 90% da vida desportiva.
Mas é o que sinto.
Nós, para sermos campeões, temos de ser esmagadoramente melhor que os outros 2.
E é dificil ser esmagadoramente melhor que os outros 2 com esta mudança, pelos pontos todos que enumerei. Principalmente porque nós só somos campeões com treinador de topo, com estrelinha, com jogadores brutais e em forma brutal…
Basta ir ao ano passado. Fomos BRUTALMENTE melhores que qualquer outro, mesmo nos confrontos diretos….e mesmo assim suámos até às ultimas jornadas e perdemos a final da taça de PT.
É preciso um campeonato quase perfeito para o Sporting ser campeão. É dificil um campeonato quase perfeito com um rombo destes.
Depois do jogo na Luz senti muito isso. Porra…uma equipa que perde aquele jogo, não dá a volta por cima. Senti mesmo. E eu acho que só demos….lá está. Porque nos tornámos, depois disso, esmagadoramente melhor que os outros…e mesmo assim suamos pelas bochechas do cu os jogos contra os lampiões em casa. Teve a um pintelho de acontecer a mesma merda no jogo em casa para a taça e no campeonato foi muito equilibrado o jogo todo. O que mostra a importância gigante que tem o treinador no Sporting…
Certo. Mas de “não ser fácil” a “praticamente impossível” vai uma grande volta.
Nós temos sido esmagadoramente melhores que os outros 2, só não se vê na classificação porque os outros 2 são esmagadoramente melhores que os restantes.
E nós vamos continuar a ser melhores que os restantes mas com pontos de avanço.
Com o que está feito não temos que ser “esmagadoramente melhores que os rivais” temos que ser competentes.
Vamos sempre suar. Mas os rivais não têm mais estabilidade que nós, não têm melhor plantel que nós, não têm melhor pontuação que nós e olha… se calha de fazer 6 pontos contra Arsenal/Bruges/Bolonha/Leipzig também não vão ter melhor calendário que nós.
A história é a história. Continuo a sentir as influências extra-jogo bastante inclinadas mas se vamos falar de história não vamos fingir que os “players” são os mesmos e que o VAR não ajuda a reduzir a perda de vergonha na cara.
Devemos ter a mesma idade Tiago, isso de mudar os fatalismos também nos cabe a nós.
Nessa história dos Fatalismos “Amorim” não acontecia no Sporting.
Temos um grupo de homens a sério naquele balneário, temos uma equipa capaz em todos os setores e temos a melhor massa adepta do país.
Olha para o 2º ano dele. Olha para a final da taça de PT. Aconteceu ao Amorim. Um trabalho como o do Amorim noutro clube grande em PT dava taças que não cabiam numa foto.
Cada ponto perdido em PT é “mortal” e o confronto direto é crucial. Ao Sporting é mais fácil tirar pontos se não estivermos a 300% a cada jogo. E em confronto direto…lá está…só ganhamos quando somos MUITO melhores. E para sermos MUITO melhores, não é nada fácil….
Enfim…não vou entrar nesta de deitar abaixo. Jogo a jogo. Vou pensar como pensei nos outros anos todos…venha o Amarante
Acho engraçado falares de estrelinha pois acho que esse era provavelmente o ponto mais forte do Amorim! 🙂
Em relação à comunicação interna e à criação da “sua própria” família, conccordo que é mais um enorme desafio.
No entanto discordo quanto ao “praticamente impossível”.
Somos a melhor e mais rotinada equipa do campeonato, e mesmo com alguma contrariedade pom lesões ou castigos, este plantel já criou uma dinâmica tal que qualquer jogador que entre é “protegido” pela solidariedade de todos.
O que nos dará o Bicampeonato não será a “condução” de João Pereira, mas a fome de leão nos olhos de Huljmand, a união dentro e fora do campo, a ambição e desejo destes jogadores de fazer história no Sporting e nas suas carreiras.
Acredito que continuarão a entrar em campo com o mesmo apetite que até aqui…
” é protegido pela solidariedade de todos ”
Subscrevo.
Ser protegido pela solidariedade de todos só é possível, quando existe bom balneário, foi essa a herança que Ruben nos deixou, agora há que não estragar, e não estragar é João Pereira ter cuidado com isso, a melhor maneira é sentir-se um deles, e trabalhar sem jogo escondido, lidar com as pessoas olhos nos olhos e ser sempre aberto e sincero, além de servir pró exterior sempre um defensor dos seus, assim será mais fácil.
O treinador fazer parte do grupo e querer o bem de todos e não deixar ninguém para trás. Os melhores exemplos de Ruben Amorim : St. Just, Adan, Quaresma, Esgaio, aos olhos do plantel foram ginjas, assim como no caminho ia apagando fogos que a CS tentou criar polémicas, mas era pró lado que ele estava mais virado. No balneário resolvia em conjunto com os jogadores.
E sim.
Qualquer um era protegido pela solidariedade dos outros.
“Eu sou sincero. Eu acho praticamente impossível o JP conseguir ganhar o campeonato este ano.”
Nao querendo contrariar os teus comentários, que até gosto de ler, também achavas que o Amorim devia ter saido logo para Manchester assim que foi assumida a saida, afinal ficou mais 3 jogos, e foi o que se viu.
Em que é que seria diferente? É pela qualidade do adversário? É pelo nível de dificuldade dos jogos? É por causa da pausa para seleções?
Estrela da Amadora ou Amarante (é certo que não estão ao mesmo nível, ainda assim) são jogos cuja obrigação do Sporting é sempre ganhar de forma clara. City ou arsenal têm níveis de dificuldade semelhantes, diria… Por isso nestes pontos não vejo diferença.
E lá está, se estamos a manter o Amorim mais tempo porque achamos que o João Pereira não está preparado, que é a ideia que passa… É muito mau presságio. Se é isto, deviam ter escolhido outro treinador.
A pausa das seleções só vai servir para o João Pereira se instalar noutro escritório, porque a maior parte da equipa nem vai estar disponível .. portanto também não será por aí.
Gostei bastante da primeira impressão do João Pereira. Discurso genuíno semelhante ao Amorim nessa parte.
A vinda do Neto tranquiliza-me muito.
Agora rezo para que o João Pereira mais o departamento de scouting, performance etc mantenham um nível de acerto de contratações ao da era Amorim. Assinava já um acerto de 80% do que temos tido nos últimos 4 anos.
Soa a gajo de organização e não propriamente responsável por uma das áreas do treino até porque o novo director não foi jogador… Talvez estejam a tentar equilibrar a estrutura com mais ex jogadores em particular internacionais.
João Pereira estará numa posição bem ingrata.
Ou é campeão, e ai todos vão dizer que foi o trabalho do antecessor, ou não é, e ai dirão que foi culpa dele.
Que tenha toda a sorte do mundo!
Completamente, 100% isso. Não lhe invejo a posição em que está. Se for campeão dirão “vamos ver agora sem o que o Amorim deixou”. Se não for, vão dizer que nem foi capaz de segurar o que o Amorim deixou e por isso não serve.
Tem pelo menos como “consolação” ter chegado a treinador do Sporting tão rapidamente e com tão pouca experiencia.
A sorte dele será a nossa por isso que a tenha ao nivel maximo
Ponto 1, sempre gostei do João Pereira, mesmo quando estava ao serviço do Benfic@. É o tipo de jogador que gosto e eu não ligo se um jogador é do clube A ou B para que seja isso a definir o que acho do jogador.
Quando o Foram buscar a Braga, já eu pedia isso há um certo tempo…
Sempre deu tudo pelos clubes onde actuava, e fez isso também no Sporting.
Gostei que tivesse vindo acabar a carreira aqui – aconteceu o mesmo com o Neto e com o Antunes – e gostava que isso acontecesse mais vezes com certos jogadores!
Dito isto, do João Pereira jogador, para um melhor enquadramento da minha opinião sobre este momento, sempre achei que podia estar aqui um treinador – coisa que eu também via no Amorim jogador pelo facto de entender tão bem o jogo ao ponto de fazer várias posições em campo sempre cumprindo em qualquer delas.
Achei absolutamente natural que integrassem o João Pereira no quadro de treinadores do Clube e fui seguindo a sua evolução…
O João Pereira tem 3 anos de treinador:
21/22… Treinador Adjunto
22/23… Treinador Sub23
23/24… Treinador Sub23
… e leva 4 meses de treinador da equipa B em 24/25…
Portanto, estava pensado pelos cérebros do Clube que 1 ano a adjunto na formação, 2 anos a treinar os Sub23 e 1 ano a treinar a equipa B dava perfeitamente para pegar no supostamente bi-campeão nacional e manter a equipa a lutar pelos títulos…
Epá, isto é bonito! Parece uma linda história de amor, em que os protagonistas andavam juntos no liceu e depois casam e são felizes para sempre – até um dia!
O 1º comentário deste post – percebem a diferença entre post e comentário? – diz:
“Vamos lá abrir esse melão para ver se presta”
… e, para mim, está tudo dito aqui! Ninguém sabe o que aí vem… se vai resultar ou não… É bonito apostar na “prata da casa” mas é mais bonito ser bi-campeão e manter um prestação muito boa na CL… E nem falo nas tacinhas!
Esta escolha é um puro acto de fé!
Como foi um puro acto de fé e de loucura escolher o Amorim e pagar 10M€ por um gajo com 1 ano e uns meses de treinador e 8 jogos na 1ª Liga mais uns quantos na TL que ganhou! Mas aqui tinha algo palpável, por minúscula que pudessem achar a conquista da TL com o Braga!
Com o João Pereira é pura fé. Não há nada que sustente esta escolha a não ser frases feitas do Varandas como…
“… escolha simples, natural mas que teve inicio há cerca de 4 anos… ”
“… conheço o João como jogador há 13 anos e sempre demonstrou carácter, liderança e um entendimento do jogo anormal para um jogador… ”
“… e quase 5 anos depois eu posso dizer que temos o mesmo sentimento que tinha exactamente nesta sala…”
“Tenho muito poucas duvidas que João Pereira daqui a 4 ou 5 anos estará num dos clubes mais poderosos da Europa…”
Tudo o que o João Pereira vai encontrar é fabuloso… O plantel, o capitão, o staff, a estrutura… Portanto, se algo correr mal, a culpa é dele, é isso, Varandas?
Que não confundam as coisas!
Eu gosto do João Pereira e quero que ele tenha sucesso.
Aliás, vejo um paralelismo assustador com o modo como escolheram a Mariana Cabral para treinadora do FF, com os resultados que se conhecem, quando o que me parecia lógico, nessa altura e também nesta, era a contratação de alguém credenciado, com currículo, quem metesse a ambição do plantel lá em cima, e dar tempo à Mariana e ao João para crescerem como treinadores numa realidade mais exigente do que a equipa B do FF ou a equipa B do FM.
Acima de tudo eu quero o sucesso do Sporting, seja lá com que treinador for. Tendo sucesso, não me interessa o nome do treinador e de onde veio. O que eu acho é que este é um momento muito particular e um contexto que não é compatível com amadorismos ou, para usar a expressão do Valdemar, andar a abrir melões para ver se são doces ou sabem a pepino!
O contexto 24/25 do campeonato nacional mostra que há 3 equipas que arrasam todas as outras… Qualquer ponto perdido por uma dessas 3 equipas com as outras – excepto na ida a Braga, onde admito que se possa não ter a obrigação de ganhar – é um revés na luta pelo titulo e obriga a que, nos tais 5 jogos de grau de dificuldade maior – os 4 entre os 3 grandes e o em Braga – se tenha de fazer mais pontos que os rivais, ou seja, obriga a ganhar o “campeonato dos grandes”!
Nesses campeonato dos 29 jogos, o Benfic@ já perdeu 5 pontos, contra 0 do Sporting e do FCPorto. Esses 5 pontos terá de os ganhar no “campeonato dos grandes” e, aqui, temos o Sporting com 2 jogos e 2 vitórias, o FCPorto com 2 jogos e 2 derrotas, e o Benfic@ com 1 jogo e 1 vitória – o que é ainda pouco para uma analise do que poderá ser este campeonato pois as derrotas do FCPorto são em Alvalade e na Luz, o que não se pode considerar anormal. Neste campeonato, serão os pontos ganhos fora e perdidos em casa que farão a diferença, para o bem, ou para o mal!
Ora neste contexto, “abrir melões em Novembro e Dezembro” parece-me algo arriscado para quem ia fazendo o seu percurso em velocidade TGV… Qualquer revés colocará em causa essa velocidade e trará desconfiança ao plantel – o tal fantástico grupo que o Varandas referiu! E com desconfiança, é óbvio, pelo menos para mim, que a equipa deixará de ir em velocidade TGV…
Portanto, eu discordo em absoluto desta opção.
Mas isso não quer dizer que não deseje felicidades e boa sorte ao João Pereira, ou sequer que tenha a certeza que não vai funcionar – não me chamo Varandas para ter certezas de coisas destas, como a do João Pereira daqui a 4 ou 5 anos estar num clube dos mais poderosos da Europa! Deixo essas Mandrakices para os Varandas desta vida…
Assim, se é o João Pereira, vamos apoiar. Nunca seria a minha escolha – seria para principal adjunto, para depois ser o treinador principal. Isso é que era uma merda bem pensada… Estar a dizer que escolheu o João Pereira há 4 anos para suceder ao Amorim, foda-se, é mandar-se para o meio do Oceano, seja ele qual for! Isso e a cena de estar num clube de topo daqui a 4 ou 5 anos… Só um imbecil afirma merdas destas em publico…
Este campeonato, com o Amorim, na minha opinião, só uma catástrofe impediria de o ganhar! Saindo o Amorim, abre-se outra realidade e tudo pode acontecer: ganhá-lo ou perdê-lo! Ora o que eu queria é que a escolha do treinador mantivesse a realidade que estava: só uma catástrofe impediria de o ganhar! E, para mim, a escolha mais certa, havendo outras, seria sempre o Conceição – porque seria o treinador que 95% do plantel viria como “saiu um bom mas veio outro bom” em vez do que acontece agora que é “saiu um bom e veio um que vamos ver”…
Boa sorte, João Pereira!
Por ti e pelo Sporting, que tudo corra bem.
E se correr, não deixará de ser mais um acto de fé… porque bases para esta escolha, não existem para além da fé!
Concordo em absoluto contigo, só não concordo em quereres o Sérgio Conceicão, um gajo que tem como empresário o Jorje Mendes nunca,jamais isso seria a ruina do Sporting. Leonardo Jardim fez mais um contrato milionário nas Arábias, Abel está sob contrato até Dezembro de 2025 e a disputar o Brasileirão com possibilidades de ganhar, Quem escolherias ? Não pode ser apenas falar o que disseste sem ter uma alternativa. Ias buscar um treinador para se ambientar ao futebol português, que nem sabe como é jogar em Arouca e tem outro sistema de jogo ? Ias buscar o José Mourinho ? ou o Jorge Jesus ? Paulo Bento ? Paulo Sousa ? Diz de tua justiça
Chico, não é o Miguel nem somos nós que temos de apontar alternativas. Eu ou tu não temos uma hiper mega super estrutura com centenas de empregados, directores desportivos, scouting e rede de contactos.
Eu partilho a opinião do Miguel, não acho que deva ser o Sérgio Conceição ou x ou y, mas acho que devia ser alguém com experiência. Gosto muito do João Pereira como jogador e da atitude que sempre revelou dando tudo pelos clubes que representou, mas acho esta opção um total tiro no escuro e eu pessoalmente não gosto de tiros no escuro ainda menos a nível profissional.
Que tenha toda a sorte do mundo é o que eu evidentemente desejo, o seu sucesso é o nosso.
Miguel. Subscrevo totalmente, é exactamente a minha opinião em relação este assunto.
Não esquecer que do campeonato dos grandes o Porto já fez os 2 jogos mais difíceis, não está de todo de fora da corrida.
Intelectualmente falando ninguém está á tua altura , oh supra sumo de Cambridge ou Harvard.
Mas olha que há mais gente a não concordar com o teu ” acto de fé”.
Acho que falhaste nos estudos medievais.
“Estar a dizer que escolheu o João Pereira há 4 anos para suceder ao Amorim, foda-se, é mandar-se para o meio do Oceano, seja ele qual for! Isso e a cena de estar num clube de topo daqui a 4 ou 5 anos… Só um imbecil afirma merdas destas em publico…”
Tu és de uma desonestidade intelectual impressionante.
Imputas ao Varandas e bem a responsabilidade pela merda que aconteceu de 2018 a 2020. Mas depois não lhe imputas o mérito pelo que aconteceu dai até hoje.
Sê honesto pá. Se Varandas é responsável por Keiser, etc etc também é responsável por ter escolhido o Amorim.
É patológico o teu ódio ao homem , parece uma questão pessoal ,pareces um corno ressabiado.
Se tenho dificuldades porque valorizas o que escrevo ?Passa á frente amigo. O mérito do Varandas é na escolha contra a opinião geral , não é no futebol óbviamente.Como tu bem sabes , mas também queres distorcer a questão.
Pacheco, eu não quero ser desagradável contigo porque te acho boa pessoa mas tu abusas um bocadinho da boa vontade alheia…
O Varandas tinha o Peseiro…
Despediu o Peseiro – mete o Tiago Ferandes até arranjar um novo treinador – e foi procurar alguém com um determinado perfil (de treinador) e currículo – um gajo que tinha trabalhado anos no Ajax com um mix de opiniões sobre o seu trabalho. Uns diziam que era uma merda e outros que o Ajax não lhe tinha dado condições… E estava nas “arábias” a ganhar a vida…
Depois despede o Keizer – após o famoso “estou triste mas não estou preocupado” dos 5 secos dos rabolhos! Não estava preocupado mas ao fim dum tempo já estava ou não o tinha despedido…
Quem escolhe ele?
O Pontes, que foi uma nulidade em todos os clubes que treinou nos seniores porque o Benfic@ tinha ido buscar o Lage à equipa B e sido campeão… Outro acto de fé porque o trabalho do Pontes, fora da formação, era um desastre!
Bastaram meia dúzia de jogos e percebe-se que não funciona.
Vem o Silas, que tinha treinado o Belenenses e levado algumas cabazadas, inclusive do Sporting. Era óbvio que não ia funcionar mas o Varandas tinha fé…
Quando se percebeu que o Silas era um fiasco, vão buscar o Amorim que, na altura era destes treinadores o que tinha a carreira mais curta e só 8 jogos na 1ª Liga – mas o Braga jogava bem e tinham ganho a TL.
Foi outro acto de fé!
E com um custo de 10M€, que todo o mundo do futebol achou uma loucura – de forma racional, como é claro! Dar 10M€ – o 3º treinador mais caro da história do futebol à época, com cerca de 1 ano de carreira – foi algo a roçar o escandaloso para qualquer pessoa com 2 neurónios! O gajo tinha entrado no Braga B nessa época e se o achavam tão bom, porque não o foram buscar no inicio da época?
Claro que o Varandas deve ter aprendido algo com o tempo, como o Viana deve, como o Amorim diz que aprendeu… É o normal… Não aprender com a experiência é que não é normal. Não aprender com a experiência que frases como “o João Pereira daqui a 4 ou 5 anos vai estar num clube dos mais poderosos da Europa” não se dizem é que é estranho!
Claro que o Varandas tem algum mérito.
Só para os Xupas é que até a respirar o gajo erra… Faz tudo mal!
Mas o Varandas é um mentiroso, engana os sócios e os adeptos com mentiras e contas mal amanhadas, que depois pessoas como tu comem sem mastigar…
O Varandas tem subido o passivo e isso não te preocupa, nem preocupa nenhum dos comentadores associados ao Sporting nas TVs e nos Jornais, que passam sempre uma imagens que é um fantástico presidente!
Enfim… Eu tenho muito mais de “JHC” do que de “Pacheco” e é por isso que um gajo que mente descaradamente várias vezes nunca é uma pessoa de confiança – é isso que faz o JHC e outros detestarem o Varandas! E a cereja no topo do bolo são sempre aquelas frase fantásticas de estar a preparar o João Pereira há 4 anos e que daqui a outros 4 estará no Real Madrid ou no Bayern… Essa merda até envergonha um adepto normal, que tenha 2 neurónios ou mais… Os com 1, isso passa na boa…
A expectativa de manter o modelo do Amorim é mais alta com Pereira do que com Conceição. Concordo que há risco em excesso e por isso preferia Terzic que em princípio entende este modelo e os jogadores podiam até entender como um semi upgrade. Perdíamos a ligação linguística mas neste momento o nosso plantel não tem identidade por aí além, ha de tudo.
Achar que João Pereira vai entrar como uma espécie de clone do Amorim e tudo segue como antes é puro wishful thinking. Isto são homens a conviver e a competir diariamente. A personalidade de todos eles é importante e João Pereira será visto com normal desconfiança pelos jogadores, em especial quando este começar a fazer (as suas) escolhas e os jogos começarem a trazer algo diferente das habituais vitórias. Á primeira contrariedade, e vai acontecer, as coisas vão naturalmente abanar e esse será um momento importante e de definição.
Por outro lado, é óbvio que João Pereira trará algumas ideias novas, diferentes, e como diz o Tiago, isso também é importante para que o Sporting não se torne uma equipa demasiado previsível, o que seria inevitável com o decorrer da época (mesmo com Amorim ao leme). JP tem que trazer algumas ideias, algumas variações, até para que a equipa se vá refrescando e surpreenda adversários demasiado habituados ao nosso modelo (não se viu um pouco disso na 1.ª parte em Braga? eles jogaram quase em espelho, certo?).
O segredo, como tudo na vida, é o equilíbrio que JP conseguirá trazer, entre o não mexer demasiado e reinventar um pouco aqui e ali. Outro segredo, para mim fundamental, é a forma como a equipa o vai acolher (sim, mais a equipa a ele, do que ele à equipa), porque este treinador pouco experiente, que entra num grupo já coeso e ganhador, tem mais a perder do que a ganhar (se ganha foi o Amorim, se perde foi ele). Espero que JP seja mesmo o tipo genuíno que vimos na conferência, porque esta equipa, agora órfã, precisa de mimo, carinho, colinho, o que queiram, mas exigência igual. É um melão para abrir, de facto, como diz o Valdemar. Muita sorte para JP!!!
Eu sinto genuinamente o contrário da maioria, mas acho que sou dos únicos…
Eu acho que para o JP ser campeão nestas circunstancias é porque é um granda treinador.
Eu acho mais fácil ser campeão nas circunstancias do Lage (chegar com uma equipa toda partida, juntar os cacos e fazê-lo nos lampiões) do que nas circunstancias do João Pereira (perante uma depressão coletiva por saída do treinador num trabalho fantástica e com tudo ao jeito dele).
Aliás, a própria escolha do Amorim diz tudo. O Amorim não aceitava suceder ao Amorim. O Amorim não quis suceder ao Guardiola, quer ir para um clube em cacos. Não me lembro de uma sucessão de um grande treinador que tenha sido simples. Nem com pré-epoca, pior ainda a meio do ano…
Sem dúvida, é mais fácil, no sentido de menos exigente para adeptos e Direção, ir para uma (boa) equipa em cacos, do que uma boa equipa em grande forma, a ganhar tudo. Eu disse-o em relação a JP: se ganha foi o Amorim, se perde foi ele.
A longo prazo concordo contigo e é por isso que Amorim aceita este desafio.
Mas se fosses perguntar ao Amorim onde achava que tinha mais hipóteses de ser campeão ESTE ano: Liverpoool, City ou United, porque ordem achas que ele escolhia?
Não conheces muitas histórias como esta porque elas simplesmente não acontecem.
O normal é substituir-se os treinadores a meio da época quando a equipa está em cacos. A maioria não dá certo e são escolhas de transição. As poucas que correm bem é que ficam mais na memória por isso mesmo.
Depressão não sei mas o carvalhal, jogadores e adeptos do braguilha no final do jogo tinham, no mínimo, uma forte enxaqueca coletiva. Já a malta do Sporting pareciam carregados de uma qualquer espécie de óxido nitroso. Cambada de delinquentes…
Claro que é mais fácil ser campeao nas circunstancias do Lage. Tens um sistema todo a puxar por ti. Nesse ano o campeao devia ter sido o Porto. O Lage foi levado ao colo. Com arbitragens minimamente decentes, nos ultimos 4 jogos fora o benfica do Lage nao tinha ganho um jogo. Ganhou todos.
Nao acho que va ser facil para o Joao Pereira, muito pelo contrário. Mas também não acho que a escolha dele tenha sido apenas um ato de fé do Varandas, como disse o Miguel.
O próprio Amorim deve ter tido uma palavra sobre o assunto, e quem viu ontem a conferencia de imprensa dele em Braga viu que o Amorim confia a 100% nele, e diz inclusive que o JP pode trazer algumas coisas novas e nuances que o próprio Amorim nao via. Por isso acredito que tenha sido uma escolha ponderada por todos.
Se vai correr bem, não sei. Mas com o Amorim também não sabia, e correu.
A partir do momento em que não tens nada racional como um currículo para sustentar uma escolha, e somente a opinião de 3 ou 4 pessoas sobre alguém que é notoriamente inexperiente e sem nada de relevante feito, é um acto de fé!
É imaginares o Sporting abrir o cargo de treinador ao universo futebolístico, teres pessoal a mandar para lá o CV, com carreiras de 10 anos, de 15 anos, de 20 anos, com titulos aqui e ali… e o do João Pereira com 1 ano de adjunto nos Sub23, 2 anos de treinador dos Sub23, 4 meses de treinador na B, 0 titulos…
E escolhes o João Pereira porque 3 amigos teus dizem que é bom!
Quando tens um gajo como o Amorim que pegou no futebol do Sporting nos últimos 5 anos com os resultados que se conhecem a dizer que acredita e confia a 100% na escolha, eu diria que é um bom cartão de apresentação. Se fosse só o Varandas a dizer isto eu não acreditava porque não lhe reconheço competência nenhuma. Mas ao Amorim e ao Viana aprendi a reconhecer competência, por isso quero acreditar que se recomendaram o JP sabem o que estão a fazer.
Já te disse que, tal como tu, preferia o Conceição, mas não vou fazer aqui já o funeral ao João Pereira, como não fiz ao Amorim quando foi apresentado.
Foram escolhas de risco? Sim. O JP é um risco maior do que o Amorim porque não tem nenhum experiência? Sim, se bem que a experiência do Amorim se resumia a 10 jogos.
As vezes os riscos correm bem, outras não, a vida é mesmo assim.
Olha acreditava menos num Boloni quando veio para cá, e foi campeão.
Eu não estou a fazer o enterro a ninguém, caramba!
Eu disse que sempre gostei do João Pereira e que quero que tenha sucesso, principalmente por ser no Sporting. Se isto é fazer o enterro a alguém… vou ali e já venho!
O facto do Amorim apoiar ou dizer que está preparado, não é um facto para mim. Ele também dizia que o Paulinho era o melhor avançado português e que chegava e sobrava, ou que o Esgaio era um relógio suíço… Também disse que não queria o fatawu na Youth League e que o queria na equipa principal, e não o tiveste nem na Youth League – que para mim deixámos de ganhar por causa de mais uma casmurrice do Amorim – nem no campeonato!
Para mim, que gosto do Amorim, não é para levar tudo o que diz à letra… Às vezes fala só para “panhonas” terem o que engolir… Essa do Fatawu foi claramente uma dessas vezes!
Para mim o que estava em causa – agora já não está – era entre escolher um treinador que:
a) pegasse no plantel e mantivesse o plantel a acreditar em todos os objectivos que o Amorim tinha definido…
b) que chegasse e levantasse duvidas ao plantel, se seria ainda possível manter todos os objectivos que o Amorim tinha definido…
No caso a), a ideia era nem haver duvidas que se ia lutar na mesma por tudo – aí entravam nomes como o Conceição, entre outros! Era uma aposta com a máxima segurança possível para esta situação que não era desejada.
No caso b), que é a escolha que se fez, fica em aberto que tanto pode correr bem, e manter-se a equipa neste nível, como pode correr mal, e perder-se a excelente época que se perspetivava! Aqui é uma aposta de risco que só se saberá o que é depois de se abrir o melão, como diz o Valdemar!
Não entender o que estou a dizer, que me parece até básico e muito longe de ser algo similar a uma ciência espacial, olha, nem sei o que diga…
Mas a realidade é que todas as apostas em treinadores envolvem riscos. Umas mais riscos que outras, certo, mas há uma componente de risco em todas.
Quando é o Varandas a escolher essa componente de risco é enorme. Eu quero acreditar que a opinião do Viana e do Amorim sobre o JP sirvam para atenuar ou minimizar esse risco.
O TalkTalk em cima é que tem toda a razão quando diz :
“Ou é campeão, e ai todos vão dizer que foi o trabalho do antecessor, ou não é, e ai dirão que foi culpa dele.”
Complicado para o JP , iniciar desta forma a carreira de treinador , o que atesta também a sua coragem.
Além da equipa , também ele vai precisar de muito apoio e protecção e notei na CI alguma preocupação com isso , por parte do Varandas e do Viana.
Eu quero contribuir para esse apoio .
Força João encontramo-nos em Alvalade.
Mas será que é necessária assim tanta experiencia e competência para ser melhor que Laje e Vitor Bruno, estando a trabalhar com um grupo unido, campeão em titulo e em primeiro lugar destacado?! Dá-lhes, João!!
A questão não é comparar com o Lage ou o Vitor Bruno.
A Questão é “OS JOGADORES” compararem com o Amorim, que adoravam e por quem davam tudo, inclusive os que jogavam menos!
A questão é que o grupo estava comprometido com o Amorim – viu-se isso tão bem nestes 3 últimos jogos – a quem reconhecia a liderança e a capacidade de trabalho para os levar a ganharem o titulo novamente e a fazerem um boa CL.
E o que acontece?
O Amorim sai e deixa todo um plantel “descalço”!
E o que pensa o plantel?
Começa por pensar “estamos fodidos” até se acalmar, até porque o Amorim fez questão disso, de passar tranquilidade e esperança ao plantel, e ficar a pensar “vamos ver o que isto vai dar”!
Deixa de haver a confiança cega no treinador – Amorim – e passa a haver expectativa e desconfiança no treinador – João Pereira!
Correndo bem, ou seja, ganhando ao Amarante, não perdendo com o Arsenal, ganhando ao Santa Clara – que é o próximo ciclo apertado – a coisa estabiliza um pouco mas, com certeza, continuará alguma desconfiança e alguma expectativa.
Se a coisa continuar nos carris, mesmo que não em velocidade TGV, aos poucos vão ganhando essa confiança no treinador – que o próprio João Pereira falou nisso!
Mas se há um percalço, que pode ser perder com o Arsenal, ou empatar com o Santa Clara, a desconfiança vai aumentar e os índices de confiança da equipa vão aparecer a subir… E, a partir daí, está o campeonato a ser disputado por 3 equipas num molho!
Por isto é que eu nunca optaria por esta solução mas por um treinador consagrado – que na minha opinião seria o português Conceição, que é um gajo que conhece tudo como a palma da mão, que se fartou de elogiar o Sporting – muitas vezes nas entrelinhas porque estava num rival – e que, na minha opinião, seria visto pelo plantel como um gajo do nível do Amorim e não uma incógnita!
Pois Miguel, tudas esas hipóteses são possíveis … como as suas contrárias. “E se corre bem?”, lembra-se?.
Eu tenho um feeling diferente: (chame-lhe fézada irracional, se quiser): este grupo (não só de jogadores) já estava mais que preparado para esta opção (mesmo que não fosse tão cedo); daí eu ter revelado ( e muitos me perguntaram as fontes … hoje basta ouvir as declarações do próprio JP) que o JP, nos últimos 2 anos foi frequentador assíduo dos treinos da equipa A, reuniu várias vezes com o Amorim e era EM TODA A ESTRUTURA (fora da equipa A) quem mais estava identificado com a filosofia e modelo de jogo, o sistema táctico e sua evoluçaõ e nuances, o processo de treino e o relacionamento emocional com jogadores e colaboradores do Ruben Amorim.
Para este primeiro micro-ciclo caseiro “vaticino” 3 vitórias, o reforço do clima de confiança em toda a estrutura e plantel e, por contrapeso, o crescente nervosismo dos rivais que contam com o ovo no cú da galinha de um cataclismo leonino pós-Amorim.
E era isso que eu gostava de não ler, ouvir ou sentior nas nossas hostes (nem como hipótese “académica”, por mais possível que sempre seja).
Pós Santa Clara e até 28 de Dezembro, o Sporting tem todas as condições para só continuar a somar 3 pontos (ou vitórias) em cada jogo. Quando no dia seguinte, 29 de Dezembro, recebermos os lampiões estes é que terão TODA A PRESSÃO do seu lado … aliada à desconfiança sobre as suas previsões catastróficas acerca de um terramoto pós Amorim em Alvalade pior que o de 1755. Irão efectuar esse jogo, no mínimo, a 5 pontos dos leões e com os seus respectivos rabolhos todos cagados. Se o perdem, como acredito que vão perder, irá suceder um fenómeno curios de o epicentro do previsto terramoto se deslocar apenas 2 ou 3 Km, mas só desmoronar o fraco edificado estrutural vermelho e não afectar nem com um arranhão a estruturas verdes.
SL
Tenho evitado de certa forma ouvir estas ci porque passam o tempo todo a gozar com a inteligência das pessoas.
Ou seja, a única coisa que ouvi foi esta resposta do João pereira. Fiquei positivamente surpreendido. Muita emoção. Parece-me que o espírito e a motivação possam estar no lugar certo, o que é óptimo.
Vamos lá enfrentar isto com o João Pereira!
Agora… Esta escolha é uma fezada gigantesca. E é um chorrilho de mentiras, meias verdades e conveniências…
“João Pereira está a ser preparado à não sei quantos anos e era o treinador ia assumir no final desta época.”
1° Amorim tinha mais um ano de contrato além deste.
2° varandas tentou renovar com Amorim este ano, que rejeitou.
Estou de pé atrás com JP, desculpem mas primeiro quero ver algumas coisas.
O discurso pró exterior é uma coisa e lá para dentro é outra.
No mínimo quero ver até final do ano, no mínimo.
Não digo nem bem nem mal.
Estou expectante.
É arrojada a escolha ? é sem dúvida.
No entanto, vou-lhe dar o benefício da dúvida, RA deve-lhe ter passado todos os pensamentos e estratégias e formas de trabalho a todos os níveis, já é uma vantagem para JP.
E perante este plantel, quero ver o comportamento dos jogadores a resultados difíceis, ponho de lado o jogo com o Arsenal, será muito difícil.
Confidencio-vos agora, antes, esperava razoável comportamento perante o City e nunca tive grandes esperanças perante o Arsenal, foi sempre a minha sensação, mas vamos ver como corre.
Mas pronto.
JP terá de todos nós o beneficio da dúvida.
Que tenha sorte, que será também a nossa sorte e dos jogadores.
Ah esqueci-me.
Além de RA lhe ter passado todo um trabalho, JP teve e tem também outra coisa a favor, o ter sido jogador até de seleção e conhece bem como funciona um balneário.
Só pontos a favor.
Não tem experiência de conduzir um grande, mas RA também não tinha, mas se tiver humildade mesclado com transmissão de ambição, poderá fazer bom trabalho.
Não vou dizer agora e aqui, porque não é espaço para se dizer, as paredes têm ouvidos, mas só há ali um pormenorzinho que oxalá não seja uma pedrita no sapato.
E fico-me por aqui.
Mas és um bom tasqueiro! Desde logo porque reconheces que bebes vinho de pacote. E depois porque usas a liberdade de expressão da tasca para mandar o Ribeiro ir … dar uma volta ao bilhar grande … e bom vernáculo tabernal (já eu continuo com os meus preconceitos de salão de chá e uso o “o dar a volta ao bilhar” … tenho a desculpa … de bilhar poder ser um colectivo de bilhas … o que vem a dar no emsmo do seu vernáculo),
Um abraço e saudações tasqueiras 8não quero cometer a indelicadeza de lhe desejar saudações leoninas)
Vista a apresentação, não estou tranquilo com esta “solução”. João Pereira foi um ex-jogador mediano de muito nervo e pouco cérebro. Não tem experiência de primeira liga. Não é simpático nem empático. As credenciais que apresenta são uma amizade com Ruben Amorim e um longo período de preparação in vitro.
Não conheço nenhum caso de sucesso no mundo em que um treinador tenha estado quatro anos em estágio, a “ser preparado” para uma competição por fora dessa competição. Mesmo local, “mesma certeza que há quatro anos”, uma tentativa óbvia do presidente de repetir o irrepetivel. Temo que JP seja um produto da vaidade e ambição do dótor Varandas de criar o seu próprio Amorim (o pai do verdadeiro é como sabemos Antonio Salvador).
Prevejo João Pereira a sair do Sporting em Maio, mas não para um dos mais poderosos da europa. Tem a palavra a realidade. Que me desmonta, é o que desejo.
11 Novembro, 2024 at 12:54
Vamos lá abrir esse melão para ver se presta
11 Novembro, 2024 at 14:16
É muito isso!
Eu diria até que é só isso!
11 Novembro, 2024 at 12:57
a cara de felicidade do gajo, misturada com os nervos, é digna de registo. Parece um puto a quem deram o brinquedo mais desejado
11 Novembro, 2024 at 15:25
100%! Gostei. Força João!
11 Novembro, 2024 at 17:50
Isso, isso.
Vamos Sporting!!!
11 Novembro, 2024 at 13:02
Agradávelmente surpreendido.
Nervosismo evidente , mas conseguiu superar e deixou uma boa imagem.
Estsmos contigo João muita força.
11 Novembro, 2024 at 13:05
Gostei de ouvir o João Pereira!
A página está virada e é bom saber que quem continuará a escrever, é alguém que já estava por dentro e tem noção da responsabilidade que tem. Também gosto de que o Neto faça parte da equipa técnica. Será certamente uma mais valia para ajudar a manter o registo familiar que foi deixado.
E mais importante ainda, é que dentro de campo a atitude se mantenha. Esta imagem de ontem é muito ilustrativa do que se quer sempre: https://pbs.twimg.com/media/GcGegWSWAAAlxCg?format=jpg&name=360×360
Boa sorte João Pereira! Spooooooorting!
11 Novembro, 2024 at 13:53
Foram imagens lindas no final do jogo
E que grande capitão temos, porra!!!
Um substituto á altura do grande coates
11 Novembro, 2024 at 15:16
Morten e Saint Just, que dupla.
Saint Just vai ser decisivo no triplete, e irá contribuir e de que maneira para a campanha sensacional na CL.
Sporting Sempre
11 Novembro, 2024 at 13:07
Gostei de o ouvir, principalmente nas respostas às perguntas dos jornalistas, onde o senti mais solto.
No discurso inicial, claramente preparado mas bem estruturado, estava nervoso. Mas depois soltou-se e gostei do que ele disse.
11 Novembro, 2024 at 13:09
Tenho a certeza que vai correr bem com o João Pereira, tudo bem feito e muito organizado. O melhor que aconteceu ao Sporting foi a chegada do Presidente Dr. Varandas, fico feliz por hoje todos conseguirem ver aquilo que eu sempre vi (no fim das contas nem todos podemos ver um bocadinho mais do que aquilo que os olhos nos mostram).
11 Novembro, 2024 at 13:17
És estúpido que dói, credo…
11 Novembro, 2024 at 13:38
Acho que é um presidente à tua altura.
E igualmente a ti e outros, é melhor quando está calado porque mantém dúvidas sobre a sua eloquência e competência do que quando abre a boca e dissipa quaisquer dúvidas.
11 Novembro, 2024 at 13:52
Todos?
Fala por ti.
O varandas é um incompetente que tem a sorte de ter encontrado o clube cheio de dinheiro que foi dando para aguentar os disparates que foi fazendo, ontem mais frequentemente que hoje.
Vai acertando certas coisas.
Dificil errar sempre. Até para um incapaz como o varandas.
11 Novembro, 2024 at 13:57
Exacto a finais de 2018 sei de fonte segura que o mbappe já estava confirmado e o bellingham a caminho.
Havia bastante desafogo nessa altura.
11 Novembro, 2024 at 14:13
Nem mereces o esforço.
11 Novembro, 2024 at 14:16
É como nos desenhos animados quando era puto.
Causa interessa, mas sabemos logo á partida que é uma realidade paralela
11 Novembro, 2024 at 14:41
Foda-se….
És tão eloquente como o teu amigo varandas.
11 Novembro, 2024 at 17:53
Claro LR!
Até um relógio analógico parado, dá as horas certas 2 vezes por dia.
O Varandas é assim.
Qualquer acerto é fruto de um acaso inevitável.
SL
11 Novembro, 2024 at 13:55
Isto é o que se chama mandar lenha para a fogueira.
O momento de hoje é o João Pereira.
Nem mais Amorim, nem falar de presidentes
11 Novembro, 2024 at 13:56
vocês ainda respondem ao Ribeiro…
11 Novembro, 2024 at 14:12
🙂
11 Novembro, 2024 at 14:14
Devíamos ter mais juizo…
Tens razão.
11 Novembro, 2024 at 14:22
Para que os merdas ganhem, só é preciso que os homens bons não façam nada.
Não tem problema, estou habituado a domar rabolhagem nos tempos em que o Sporting andava nas ruas da amargura. Quanto mais agora em que é fácil…
11 Novembro, 2024 at 14:44
É por aí…
😀
11 Novembro, 2024 at 14:34
Ribeiro, se até o patrão da tasca diz isto… Eu pedia take-away e punha-me a andar de fininho. Boa viagem Ribeiro!
11 Novembro, 2024 at 14:40
Agora não percebi Cherba .
Os estatutos da Tasca proibem elogios ao Varandas ?
11 Novembro, 2024 at 14:48
Os estatutos da Tasca não proíbem elogios ao varandas nem opiniões contrárias sobre a merda que se diz para o defender.
Aliás se assim fosse nem sequer tínhamos lido o comentário do Luís Ribeiro.
Acho que isto é fácil de perceber pela simples observação dos factos.
Não é preciso sequer puxar muito pela cabeça.
É lidar…
11 Novembro, 2024 at 15:06
Eu lido bem com uns e outros .
Já tu ?????????
11 Novembro, 2024 at 15:26
Custa-lhes muito perceber que concordar ou discordar, aceitar ou rejeitar, criticar ou elogiar são opções para quem vive com liberdade de expressão. O facto de hoje criticar, não significa que amanhã não tenha a humildade, bom senso e maturidade para elogiar.
Depois vêm com a retórica deles que este espaço é nocivo e tóxico e está longe do que já foi… o que dizer da merda do Twitter, X ou do Discord que é de onde eles vêm todos? É 100000x pior do que aqui. De longe.
A Tasca sempre foi uma tasca na sua essência. Estes gajos nunca entraram numa tasca?
Temos de tudo por aqui. Temos opiniões para todos os gostos, formas, feitios, classes sociais, quadrantes políticos, até temos um elemento chamado Opinião que dá as suas opiniões sozinho por se enganar na mesa e acaba a comentar em post de há 2 dias 🙂 até um gajo do benfica comenta aí quando quer.
Por vezes há opiniões que chocam e fazem faísca.
Outras vezes interpretamos mal o que está escrito, sobretudo o tom. Cometo esse erro N vezes.
Cometi-o com o ginha aquando da morte do Manuel Fernandes, por exemplo, por estar tão cego de raiva após a exposição que tive nas redes sociais à falta de respeito e desconhecimento de um ÍCONE do Sporting e de Portugal.
Que continuemos a gozar desta liberdade.
12 Novembro, 2024 at 9:12
Nem mais, caro Leão dos Mares, a liberdade é uma coisa inestimável.
11 Novembro, 2024 at 16:14
Vê-se que o Pacheco não conhece o Ribeiro…
11 Novembro, 2024 at 17:22
Desenvolve lá o tema sff.
11 Novembro, 2024 at 17:44
O Luis Ribeiro já teve mais tempo de antena que aquilo que merece…
11 Novembro, 2024 at 16:51
Pelos vistos sim. Aqui é bom é mandar quem está no Sporting para o caralho. Nisso o pessoal da tasca é forte. Uma vergonha que se aceite a porcaria que aqui se diz dos jogadores do Sporting durante os jogos mas que se critique quem apoia o (NOSSO) presidente.
11 Novembro, 2024 at 18:16
É muito não natural que não tenha percebido Pacheco.
Não lhe faço um desenho porque não tenho jeito … e também não sei se iria melhorar a sua compreensão.
Mas vou tentar explicar … (leia devagarinho: “I’ll tell this only once!”) …
1º – A Tasca (como qualquer boa Tasca) não tem Estatutos.
2º – Na Tasca (como em qualquer boa Tasca) qualquer um pode dizer o que a sua condição lhe permitir, que por mais errado que seja não será o dono da Tasca a calá-lo (aliás a tendência é o dono da Tasca dar carta livre para ele dizer MAIS asneiradas (é sinal que o álcool se está a vender bem);
3º – Em função do 2º, o dono da Tasca não calou ninguém nem aconselhou ninguém a calar quem quer que fosse … apenas chamou a atenção que “dar troco a quem se acha que não merece nunca será tão eficiente como deixá-lo a asneirar sózinho
4º – Se o J. ao fim deste tempo todo de utilizador assíduo desta Tasca ainda não percebeu estes princípios básicos de convivência na mesma … também deve começar a moderar o consumo de álcool: passe a petiscar mais e acompanhe com sumos (para não pensar que a inibição de álcool o pretenda “expulsar” da Tasca; “nem só de álcool vive a Tasca”)
5º – Num registo mais sério e menos “provocador” (desculpe qq coisinha Pacheco … mas só me meto consigo porque gostava muito da hermínia Silva e lembro-me sempre do seu guitarrista): o comentário do Cherba, se for atentamente lido, não é nenhuma restição antidemocrática à liberdade de expressão, bem pelo contrário … é mais um belo exemplo de gestão democrática da Tasca mais livre do mundo … de uma forma polida disse … “deixem lá o homem dizer as asneiras que quiser, é lá com ele e é a ele que define … se acham que são asneiradas então assobiem para o lado e não lhes dêem importância”)
MIAS UMA VEZ, OBRIGADO CHERBA.
É POR ESTAS E MUITAS OUTRAS DE TODOS OS CALIBRES QUE ACHO ESTA TASCA ADMIRÁVEL .. E GOSTO MUITO DOS SEUS TASQUEIROS … TODOS!
Um abraço e saudações leoninas
11 Novembro, 2024 at 20:24
Caro Álvaro,
Por acaso está bem enganado. O dono da tasca censurou vários tasqueiros históricos, porque discordava da merda que eles diziam.
11 Novembro, 2024 at 22:21
Acho que o engano é seu.
Os tasqueiros que viram a sua entrada na Tasca condicionada só a viram porque, reiteradamente, usaram e abusaram de bullying verbal agressivo.
E isso não acho censura, mas sim defesa de um ambiente menos belicoso na Tasca, que já era incomodativo para muitos e ameaçava torná-la irrespirável.
Qualquer dono de qualquer tasca tem a obrigação de a manter acolhedora e interessante.
Se não … mais vale fechar a casa.
SL
11 Novembro, 2024 at 23:59
Este teu último comentário contradiz o que disse inicialmente.
Reveja lá isso.
11 Novembro, 2024 at 15:07
E depois quem é que apanha as canas.. és tu?
Outra pergunta.
A miséria desportiva e desgoverno do clube entre 2018 e 2020. Era Varandas ao leme ou não?
11 Novembro, 2024 at 17:52
Oh ribeiro, continuas com muitos problemas… Nesse cagueiro…
11 Novembro, 2024 at 13:10
Sporting!
11 Novembro, 2024 at 13:11
A partir de hoje o João Pereira é o melhor treinador do mundo.
Sporting Sempre
11 Novembro, 2024 at 15:19
Ora, nem mais.
11 Novembro, 2024 at 13:29
epá, como não ficar emocionado com isto!!
VAMOS A ISTO JOÃO!
11 Novembro, 2024 at 13:37
Ja li acima que parecia um puto com um brinquedo novo e não podia estar mais de acordo com a feliz analogia!
JP mostrou-se nervoso (quem não ficaria), mostrou-se feliz (quem não ficaria)
Quis passar firmeza, quis passar confiança. Tem um peso enorme sobre os ombros e jamais conseguirá fugir a comparações.
Todos nós ao ouvi-lo, ao vê-lo perguntamos a nos mesmos “como seria esta resposta se fosse o Ruben!?” e este é o nosso maior inimigo a partir de hoje. As comparações…
Não haverá mais nenhum Ruben. JP sabe disso, e nós temos de saber lidar com isso!
Foi bonita a ultima pergunta e mais bonita foi a resposta. Valeu por esse momento.
11 Novembro, 2024 at 13:46
Bem dito!
Vai haver muita gente mal intencionada a insistir nas comparações.
Cabe-nos a nós adeptos não nos deixarmos levar nisso. Não será fácil!
O principal é continuar a apoiar a equipa (jogadores e equipa técnica) ainda com mais força.
11 Novembro, 2024 at 13:49
O homem estava numa pilha de nervos.
Força nisso João.
Acredito que dentro do balneário não haverá nervos.
Boa sorte.
A tua sorte será a nossa felicidade.
11 Novembro, 2024 at 13:57
Força João, Que o teu sucesso seja o nosso. Da minha parte, nada muda. ONDE VAI UM, VÃO TODOS!
11 Novembro, 2024 at 14:07
Bem-vindo João Pereira! Eu acredito em ti! Eu acredito que podes ser um grande treinador…mas a missão, é dura…
Os desafios que o Amorim tinha e que passam para o João Pereira. Estes são desafios para esta época que temos falado desde o inicio e que, lá está…quem quer que fosse o treinador, iam existir.
A defesa do Sporting. O ano é muito grande, estamos com muitas lesões, a fortaleza defensiva do Sporting é chave para o que o Sporting joga. O Diomande particularmente é chave porque é o nosso único jogador fisicamente mais forte, que tem o melhor jogo de cabeça defesivo. Gerir esta defesa ao longo de todo o ano, e especialmente ali entre Janeiro e Março, vai ser muito complicado.
O meio-campo. São 3 jogadores para 2 lugares e com o Morita a ser um jogador que tem muito pouco “gás”. São 3 jogadores DO CARALHO, mas basta 1 micro-lesão para foder isto tudo. Obriga os 2 a fazerem 2 ou 3 ou 4 jogos todos encavalitados, dão o peido, nunca mais recuperam. E isto liga com o próximo desafio que o Amorim teria…
Não há outro Pote. O Pote é único. Não só não podemos contar com o Pote para o meio campo (por fazer falta na frente), como precisamos de encontrar um novo Pote, um jogador capaz de jogar de primeira, de romper pelo passe, de jogar de primeira e meter o passe no tempo certo, na zona certa. O Maxi com tempo poderia ser mas ele é preciso MESMO é de jogar na ala e de apanhar ritmo ali. O JP precisa de encontrar ou uma alternativa de jogo ou um jogador mais aproximado para jogar ali.
Gerir o plantel curto, sempre a jogar com todos. Vai ser preciso um equilíbrio muito perfeito de jogos entre 17/18 jogadores para estarem sempre prontos a ir a jogo, sempre em forma e nunca sobrecarregar ninguém porque basta 2 ou 3 lesões para isto ficar no fio da navalha.
O maior de todos. O Sporting atingiu o pico muito cedo. O que dá muitos e muitos meses para os treinadores adversários procurarem pontos fracos para explorar, para muitos explorarem coisas diferentes. Isto vai obrigar o treinador do Sporting (e ia obrigar muito ao Amorim), a ser muito criativo de forma a conseguir ir superando os diversos desafios que vão aparecendo porque vão encontrar pontos fracos nossos para explorar e depois todos vão tentar explorar. Nunca percebi a conversa da máquina estar a rolar e é só manter. Isto é um disparate de todo o tamanho. Nem que o Amorim ficasse isso ia acontecer…Quanto mais um treinador novo. Quem deixa a máquina rolar, dura 2 meses (se tanto) e começa a perder e ficar sem “chão”. Isto acontecer com o mesmo treinador, quanto mais com treinadores diferentes.
Isto são os desafios grandes que ia haver este ano para o Ruben Amorim e que tornavam esta época dificil…quem achava que isto ia ser um ano fácil, está “noutra”…esse futebol já não existe à muito tempo.
Agora…ao João Pereira, acrescenta uns tanto…
O mais obvio é a comunicação. Para os jogadores e para a impressa. Para os adeptos é fácil, o JP conhece muito bem os adeptos do Sporting, é muito inteligente, os adeptos quase todos de estádio gostam muito dele. O match é perfeito. Mas para os jogadores que estão de luto…é mais dificil. Uns estarão mais deprimidos, outros mais distraídos, outros a ver o que dará o novo treinador…vai ser preciso o treinador agarrá-los todos e chamá-los para si e criar a SUA família, deixar de ser a família do Amorim. E a imprensa o mesmo…é muito dificil lidar com a imprensa como o Amorim lidava e isso gera simpatia da imprensa e gera tranquilidade. Mas é tão dificil ter estomago para isso……não há outro Amorim e por isso não vai ser fácil para o JP conseguir gerar a mesma simpatia…e essa simpatia é MUITO importante.
Experiência…o Amorim é o Amorim mas passou por muito. O Amorim até meio do ano passado não era capaz de mexer no jogo durante o jogo, ou tinha muitas dificuldades em fazê-lo quando o jogo estava muito equilibrado. O Amorim fez um enorme caminho a perceber o impacto de cada mexida que fazia. O Sporting era previsível e foi preciso 3 anos para não ser. O Amorim fez um enorme caminho para conseguir, no treino, criar rotinas…o que aconteceu ontem, o Amorim mexer com o jogo a partir do banco…demorou 3 ou 4 anos a criar. Para além de preparar os jogos grandes, meter a equipa no nivel de concentração certo, etc…o JP vai começar agora do zero. Vai errar, é impossível não errar. E isso, em PT facilmente custa o campeonato.
A estrelinha…foda-se…o Amorim tem uma estrelinha do crl. E isto….não há grande remédio. Aquela bola crucial tem de entrar, não podemos ter 20 oportunidades e falhar. E principalmente vai ser preciso aquele jogo que só há 3, entrarem 2. Isto não é palpável. É só ter sorte…
A defesa. O ponto mais forte do Amorim, para mim, é a defesa. A forma como a equipa é coordenada a defender, é fortíssima a defender, é capaz de praticamente não dar hipóteses aos adversários. Isto foi comum a todos os anos. E para uma equipa tão exposta como o Sporting, isto é facílimo de perder. E é algo que o JP não conseguiu acertar na B (o contexto também é muito mais dificil para o conseguir). É o ponto fraco da B. Vamos ver se o problema é do JP e de como trabalha a defesa, se é de serem putos a jogar contra graúdos, dificuldades físicas e de experiência.
O peso. Não é possível dizer que é muito dificil para quem sucede a Fergunsen ou a Guardiola e depois achar que é fácil para suceder ao Amorim no Sporting porque a máquina está montada. O peso de cada perda de pontos ou jogo menos bem conseguido é gigantesco. Vamos sair de uma altura em que 70% dos adeptos vão esquecer os jogos maus, as dificuldades, os erros, os emperros…e só vão ligar o Amorim a coisas extraordinárias. E por isso cada dificuldade vai ser culpa do JP, se ganhar é culpa da máquina montada, se perder é culpa dele. Vai ser complicadíssimo para o JP.
Eu sou sincero. Eu acho praticamente impossível o JP conseguir ganhar o campeonato este ano. Acho que o peso do treinador do Sporting nas vitórias do Sporting é gigante, muito mais do que nos outros, e qualquer entropia é 5x maior do que neles. Eu este ano ao JP peço…qualidade de jogo, peço encarar estes problemas e procurar soluciona-los, peço cabeça para não se perder nas dificuldades, peço que tenha a força mental que vai ser preciso para traçar o seu caminho e segui-los, o que quer que aconteça. Se eu sentir que o JP está só a falhar em detalhes e se vir crescimento…estarei com ele até ao fim e para o próximo ano!
11 Novembro, 2024 at 14:29
A receita terá de ser a mesma….
vamos jogo a jogo !
11 Novembro, 2024 at 14:50
“Nunca percebi a conversa da máquina estar a rolar e é só manter.”
A malta quando diz isto é no sentido de não mexer muito ao nível tático.
Obviamente uma equipa de futebol precisa de decisões todos os dias.
Nunca pode entrar em pleno piloto automático.
Agora o JP chegar à equipa e decidir alterar o sistema tático, meter 2 PL fixos na área ou outra coisa do género é inventar.
E o que o pessoal quer dizer é que é para não mexer muito.
11 Novembro, 2024 at 15:13
Mas a questão é que dizem que basta não mexer para ganhar.
É isso que é absurdo.
Não basta manter o 343 para ganhar. Há MUITO mais para fazer para lá do 343 do que manter o 343…
11 Novembro, 2024 at 15:26
JP, poderá ter sorte de apanhar Saint Just a caminho de fazer um resto de época em pleno, ontem notou-se a diferença depois da sua entrada, qualidade no passe, recuperação (parece que vai de mota). A defesa está bem trabalhada e mecanizada, mas é sempre possível melhorar.
A lesão de Pote, desconheço o tempo de paragem, é que poderá ser uma merda.
11 Novembro, 2024 at 15:33
Foda-se….
Acabaste de colocar a possibilidade mais dificil de acontecer que já vi…
As possibilidades que ouvi a gozar dizendo que “agora é que vem a Champions para casa” é menos arriscada do que dizer que o St. Just a fazer o resto da época em pleno…
11 Novembro, 2024 at 15:45
E se acontecerem as 2 coisas, Saint Just em pleno e Morten a passar a Taça da CL ao Just?
11 Novembro, 2024 at 15:48
Quando mete o St. Just em pleno o resto da época, a da champions é residual…
A probabilidade baixar de 0,00001% para 0,0000099%….vai dar ao mesmo…
11 Novembro, 2024 at 15:59
Concordo com muita coisa mas não percebo esse fatalismo do “praticamente impossível ganhar o campeonato”.
Penso que no ano passado tiveste uma expressão muito parecida depois da derrota na luz…
Não sei se é algum mecanismo de defesa para não ser apanhado desprevenido em caso de desilusão mas não há nenhum sinal dos rivais, pontos de avanço, dificuldade do campeonato em causa e mais importante do nosso grupo de jogadores que leve a essa impossibilidade bem pelo contrário.
Hoje, se tivesse friamente que meter dinheiro numa aposta para campeão, meteria sem dúvidas no Sporting.
Temos no mínimo 5 e 6 pontos de avanço, já recebemos o Porto e fomos a Braga e agora porque perdemos o treinador fica impossível ganhar a Nacionais e Aroucas com o plantel que continuamos a ter?
Eu compreendo que o “piloto automático” não exista. Mas ignorar como a equipa está acho errado na mesma exata medida.
Há claramente aqui um meio termo onde está inserido o momento da equipa, esta equipa técnica, os mecanismos adquiridos, a inteligência de manter as dinâmicas, etc.
Isso dos jogadores não serem robos, funciona para os dois lados, não é possível colocar em piloto automático mas também não é possível desassociar que eles conheçam as dinâmicas como ninguém considerando que estão trabalhadas há anos.
A dúvida é se o grupo se mantém após o mercado de inverno.
Onde eu tenho mais dúvidas com a nova equipa técnica e teria sempre com qualquer uma que fosse, é a partir do próximo ano, haverá uma razia no plantel, o “efeito Amorim” será muito mais esbatido e aí sim, nessa pré-época será permitido ao treinador introduzir mais o seu cunho pessoal.
11 Novembro, 2024 at 16:13
Possivelmente é de alguém que vive Sporting à 40 anos e cujos fatalismos são 90% da vida desportiva.
Mas é o que sinto.
Nós, para sermos campeões, temos de ser esmagadoramente melhor que os outros 2.
E é dificil ser esmagadoramente melhor que os outros 2 com esta mudança, pelos pontos todos que enumerei. Principalmente porque nós só somos campeões com treinador de topo, com estrelinha, com jogadores brutais e em forma brutal…
Basta ir ao ano passado. Fomos BRUTALMENTE melhores que qualquer outro, mesmo nos confrontos diretos….e mesmo assim suámos até às ultimas jornadas e perdemos a final da taça de PT.
É preciso um campeonato quase perfeito para o Sporting ser campeão. É dificil um campeonato quase perfeito com um rombo destes.
Depois do jogo na Luz senti muito isso. Porra…uma equipa que perde aquele jogo, não dá a volta por cima. Senti mesmo. E eu acho que só demos….lá está. Porque nos tornámos, depois disso, esmagadoramente melhor que os outros…e mesmo assim suamos pelas bochechas do cu os jogos contra os lampiões em casa. Teve a um pintelho de acontecer a mesma merda no jogo em casa para a taça e no campeonato foi muito equilibrado o jogo todo. O que mostra a importância gigante que tem o treinador no Sporting…
11 Novembro, 2024 at 16:41
Certo. Mas de “não ser fácil” a “praticamente impossível” vai uma grande volta.
Nós temos sido esmagadoramente melhores que os outros 2, só não se vê na classificação porque os outros 2 são esmagadoramente melhores que os restantes.
E nós vamos continuar a ser melhores que os restantes mas com pontos de avanço.
Com o que está feito não temos que ser “esmagadoramente melhores que os rivais” temos que ser competentes.
Vamos sempre suar. Mas os rivais não têm mais estabilidade que nós, não têm melhor plantel que nós, não têm melhor pontuação que nós e olha… se calha de fazer 6 pontos contra Arsenal/Bruges/Bolonha/Leipzig também não vão ter melhor calendário que nós.
A história é a história. Continuo a sentir as influências extra-jogo bastante inclinadas mas se vamos falar de história não vamos fingir que os “players” são os mesmos e que o VAR não ajuda a reduzir a perda de vergonha na cara.
Devemos ter a mesma idade Tiago, isso de mudar os fatalismos também nos cabe a nós.
Nessa história dos Fatalismos “Amorim” não acontecia no Sporting.
Temos um grupo de homens a sério naquele balneário, temos uma equipa capaz em todos os setores e temos a melhor massa adepta do país.
11 Novembro, 2024 at 16:47
Mas ao Amorim acontecia….
Olha para o 2º ano dele. Olha para a final da taça de PT. Aconteceu ao Amorim. Um trabalho como o do Amorim noutro clube grande em PT dava taças que não cabiam numa foto.
Cada ponto perdido em PT é “mortal” e o confronto direto é crucial. Ao Sporting é mais fácil tirar pontos se não estivermos a 300% a cada jogo. E em confronto direto…lá está…só ganhamos quando somos MUITO melhores. E para sermos MUITO melhores, não é nada fácil….
Enfim…não vou entrar nesta de deitar abaixo. Jogo a jogo. Vou pensar como pensei nos outros anos todos…venha o Amarante
11 Novembro, 2024 at 16:43
Penso que é isso tudo, Tiago.
Acho engraçado falares de estrelinha pois acho que esse era provavelmente o ponto mais forte do Amorim! 🙂
Em relação à comunicação interna e à criação da “sua própria” família, conccordo que é mais um enorme desafio.
No entanto discordo quanto ao “praticamente impossível”.
Somos a melhor e mais rotinada equipa do campeonato, e mesmo com alguma contrariedade pom lesões ou castigos, este plantel já criou uma dinâmica tal que qualquer jogador que entre é “protegido” pela solidariedade de todos.
O que nos dará o Bicampeonato não será a “condução” de João Pereira, mas a fome de leão nos olhos de Huljmand, a união dentro e fora do campo, a ambição e desejo destes jogadores de fazer história no Sporting e nas suas carreiras.
Acredito que continuarão a entrar em campo com o mesmo apetite que até aqui…
11 Novembro, 2024 at 17:19
” é protegido pela solidariedade de todos ”
Subscrevo.
Ser protegido pela solidariedade de todos só é possível, quando existe bom balneário, foi essa a herança que Ruben nos deixou, agora há que não estragar, e não estragar é João Pereira ter cuidado com isso, a melhor maneira é sentir-se um deles, e trabalhar sem jogo escondido, lidar com as pessoas olhos nos olhos e ser sempre aberto e sincero, além de servir pró exterior sempre um defensor dos seus, assim será mais fácil.
O treinador fazer parte do grupo e querer o bem de todos e não deixar ninguém para trás. Os melhores exemplos de Ruben Amorim : St. Just, Adan, Quaresma, Esgaio, aos olhos do plantel foram ginjas, assim como no caminho ia apagando fogos que a CS tentou criar polémicas, mas era pró lado que ele estava mais virado. No balneário resolvia em conjunto com os jogadores.
E sim.
Qualquer um era protegido pela solidariedade dos outros.
11 Novembro, 2024 at 17:21
E neste campo.
RA deu uma aula de 4 anos aos treinadores.
Se calhar até a muitos presidentes.
11 Novembro, 2024 at 18:04
“Eu sou sincero. Eu acho praticamente impossível o JP conseguir ganhar o campeonato este ano.”
Nao querendo contrariar os teus comentários, que até gosto de ler, também achavas que o Amorim devia ter saido logo para Manchester assim que foi assumida a saida, afinal ficou mais 3 jogos, e foi o que se viu.
Oxalá te enganes nessa previsão também… 🙂
11 Novembro, 2024 at 20:34
Ninguém te diz que não ganharias estes jogos com o João Pereira.
E se achas que é diferente, então estás bem lixado em ter agora o João pereira, não?
12 Novembro, 2024 at 11:42
Porra, todo o contexto destes últimos 3 jogos seria completamente diferente se o Amorim não tivesse ficado e se já lá estivesse o João Pereira.
Até podias ter ganho na mesma, realmente, mas o contexto para o João Pereira teria sido muito mais complicado de gerir.
12 Novembro, 2024 at 12:07
Em que é que seria diferente? É pela qualidade do adversário? É pelo nível de dificuldade dos jogos? É por causa da pausa para seleções?
Estrela da Amadora ou Amarante (é certo que não estão ao mesmo nível, ainda assim) são jogos cuja obrigação do Sporting é sempre ganhar de forma clara. City ou arsenal têm níveis de dificuldade semelhantes, diria… Por isso nestes pontos não vejo diferença.
E lá está, se estamos a manter o Amorim mais tempo porque achamos que o João Pereira não está preparado, que é a ideia que passa… É muito mau presságio. Se é isto, deviam ter escolhido outro treinador.
A pausa das seleções só vai servir para o João Pereira se instalar noutro escritório, porque a maior parte da equipa nem vai estar disponível .. portanto também não será por aí.
12 Novembro, 2024 at 11:59
Claro! Espero que sim!
Eu continuo a achar.
Acho que foi adiar uma estreia e correu bem porque o City falhou o que falhou na primeira parte.
Continuo a achar que tinha sido melhor ele sair logo e o JP pegar. Tivemos sorte e correu tudo mas mas não mudou a minha ideia inicial.
11 Novembro, 2024 at 20:28
” qualquer entropia é 5x maior do que neles”
Não faz puto sentido esta frase
11 Novembro, 2024 at 14:20
Foda-se, já tou com um nó na garganta para o resto do dia.
11 Novembro, 2024 at 14:20
Boa sorte João Pereira!
Estamos contigo!!!
11 Novembro, 2024 at 15:19
Gostei bastante da primeira impressão do João Pereira. Discurso genuíno semelhante ao Amorim nessa parte.
A vinda do Neto tranquiliza-me muito.
Agora rezo para que o João Pereira mais o departamento de scouting, performance etc mantenham um nível de acerto de contratações ao da era Amorim. Assinava já um acerto de 80% do que temos tido nos últimos 4 anos.
11 Novembro, 2024 at 15:21
Não percebo bem o que é que o Neto vai fazer.
Eu ouvi-o dizer que não queria ser treinador. Suponho que não venha para adjunto…
Por isso não sei bem o que vem fazer…vamos ver. Se vai ser um gajo que vai andar por ali ou se vai fazer a ligação à SAD com o JP….
11 Novembro, 2024 at 20:42
Soa a gajo de organização e não propriamente responsável por uma das áreas do treino até porque o novo director não foi jogador… Talvez estejam a tentar equilibrar a estrutura com mais ex jogadores em particular internacionais.
11 Novembro, 2024 at 15:39
Quanto ao João Pereira, o que me resta dizer é que lhe dou até á Páscoa.
11 Novembro, 2024 at 15:50
que a Chicomacumba nunsca te falhe!!
11 Novembro, 2024 at 15:44
Bem vindo, João Pereira. Gostei de te ouvir, tens TODO o meu apoio e espero que sejas campeão sem derrotas!
11 Novembro, 2024 at 15:48
João Pereira estará numa posição bem ingrata.
Ou é campeão, e ai todos vão dizer que foi o trabalho do antecessor, ou não é, e ai dirão que foi culpa dele.
Que tenha toda a sorte do mundo!
11 Novembro, 2024 at 16:23
Completamente, 100% isso. Não lhe invejo a posição em que está. Se for campeão dirão “vamos ver agora sem o que o Amorim deixou”. Se não for, vão dizer que nem foi capaz de segurar o que o Amorim deixou e por isso não serve.
Tem pelo menos como “consolação” ter chegado a treinador do Sporting tão rapidamente e com tão pouca experiencia.
A sorte dele será a nossa por isso que a tenha ao nivel maximo
11 Novembro, 2024 at 15:50
Ponto 1, sempre gostei do João Pereira, mesmo quando estava ao serviço do Benfic@. É o tipo de jogador que gosto e eu não ligo se um jogador é do clube A ou B para que seja isso a definir o que acho do jogador.
Quando o Foram buscar a Braga, já eu pedia isso há um certo tempo…
Sempre deu tudo pelos clubes onde actuava, e fez isso também no Sporting.
Gostei que tivesse vindo acabar a carreira aqui – aconteceu o mesmo com o Neto e com o Antunes – e gostava que isso acontecesse mais vezes com certos jogadores!
Dito isto, do João Pereira jogador, para um melhor enquadramento da minha opinião sobre este momento, sempre achei que podia estar aqui um treinador – coisa que eu também via no Amorim jogador pelo facto de entender tão bem o jogo ao ponto de fazer várias posições em campo sempre cumprindo em qualquer delas.
Achei absolutamente natural que integrassem o João Pereira no quadro de treinadores do Clube e fui seguindo a sua evolução…
O João Pereira tem 3 anos de treinador:
21/22… Treinador Adjunto
22/23… Treinador Sub23
23/24… Treinador Sub23
… e leva 4 meses de treinador da equipa B em 24/25…
Portanto, estava pensado pelos cérebros do Clube que 1 ano a adjunto na formação, 2 anos a treinar os Sub23 e 1 ano a treinar a equipa B dava perfeitamente para pegar no supostamente bi-campeão nacional e manter a equipa a lutar pelos títulos…
Epá, isto é bonito! Parece uma linda história de amor, em que os protagonistas andavam juntos no liceu e depois casam e são felizes para sempre – até um dia!
O 1º comentário deste post – percebem a diferença entre post e comentário? – diz:
“Vamos lá abrir esse melão para ver se presta”
… e, para mim, está tudo dito aqui! Ninguém sabe o que aí vem… se vai resultar ou não… É bonito apostar na “prata da casa” mas é mais bonito ser bi-campeão e manter um prestação muito boa na CL… E nem falo nas tacinhas!
Esta escolha é um puro acto de fé!
Como foi um puro acto de fé e de loucura escolher o Amorim e pagar 10M€ por um gajo com 1 ano e uns meses de treinador e 8 jogos na 1ª Liga mais uns quantos na TL que ganhou! Mas aqui tinha algo palpável, por minúscula que pudessem achar a conquista da TL com o Braga!
Com o João Pereira é pura fé. Não há nada que sustente esta escolha a não ser frases feitas do Varandas como…
“… escolha simples, natural mas que teve inicio há cerca de 4 anos… ”
“… conheço o João como jogador há 13 anos e sempre demonstrou carácter, liderança e um entendimento do jogo anormal para um jogador… ”
“… e quase 5 anos depois eu posso dizer que temos o mesmo sentimento que tinha exactamente nesta sala…”
“Tenho muito poucas duvidas que João Pereira daqui a 4 ou 5 anos estará num dos clubes mais poderosos da Europa…”
Tudo o que o João Pereira vai encontrar é fabuloso… O plantel, o capitão, o staff, a estrutura… Portanto, se algo correr mal, a culpa é dele, é isso, Varandas?
Que não confundam as coisas!
Eu gosto do João Pereira e quero que ele tenha sucesso.
Aliás, vejo um paralelismo assustador com o modo como escolheram a Mariana Cabral para treinadora do FF, com os resultados que se conhecem, quando o que me parecia lógico, nessa altura e também nesta, era a contratação de alguém credenciado, com currículo, quem metesse a ambição do plantel lá em cima, e dar tempo à Mariana e ao João para crescerem como treinadores numa realidade mais exigente do que a equipa B do FF ou a equipa B do FM.
Acima de tudo eu quero o sucesso do Sporting, seja lá com que treinador for. Tendo sucesso, não me interessa o nome do treinador e de onde veio. O que eu acho é que este é um momento muito particular e um contexto que não é compatível com amadorismos ou, para usar a expressão do Valdemar, andar a abrir melões para ver se são doces ou sabem a pepino!
O contexto 24/25 do campeonato nacional mostra que há 3 equipas que arrasam todas as outras… Qualquer ponto perdido por uma dessas 3 equipas com as outras – excepto na ida a Braga, onde admito que se possa não ter a obrigação de ganhar – é um revés na luta pelo titulo e obriga a que, nos tais 5 jogos de grau de dificuldade maior – os 4 entre os 3 grandes e o em Braga – se tenha de fazer mais pontos que os rivais, ou seja, obriga a ganhar o “campeonato dos grandes”!
Nesses campeonato dos 29 jogos, o Benfic@ já perdeu 5 pontos, contra 0 do Sporting e do FCPorto. Esses 5 pontos terá de os ganhar no “campeonato dos grandes” e, aqui, temos o Sporting com 2 jogos e 2 vitórias, o FCPorto com 2 jogos e 2 derrotas, e o Benfic@ com 1 jogo e 1 vitória – o que é ainda pouco para uma analise do que poderá ser este campeonato pois as derrotas do FCPorto são em Alvalade e na Luz, o que não se pode considerar anormal. Neste campeonato, serão os pontos ganhos fora e perdidos em casa que farão a diferença, para o bem, ou para o mal!
Ora neste contexto, “abrir melões em Novembro e Dezembro” parece-me algo arriscado para quem ia fazendo o seu percurso em velocidade TGV… Qualquer revés colocará em causa essa velocidade e trará desconfiança ao plantel – o tal fantástico grupo que o Varandas referiu! E com desconfiança, é óbvio, pelo menos para mim, que a equipa deixará de ir em velocidade TGV…
Portanto, eu discordo em absoluto desta opção.
Mas isso não quer dizer que não deseje felicidades e boa sorte ao João Pereira, ou sequer que tenha a certeza que não vai funcionar – não me chamo Varandas para ter certezas de coisas destas, como a do João Pereira daqui a 4 ou 5 anos estar num clube dos mais poderosos da Europa! Deixo essas Mandrakices para os Varandas desta vida…
Assim, se é o João Pereira, vamos apoiar. Nunca seria a minha escolha – seria para principal adjunto, para depois ser o treinador principal. Isso é que era uma merda bem pensada… Estar a dizer que escolheu o João Pereira há 4 anos para suceder ao Amorim, foda-se, é mandar-se para o meio do Oceano, seja ele qual for! Isso e a cena de estar num clube de topo daqui a 4 ou 5 anos… Só um imbecil afirma merdas destas em publico…
Este campeonato, com o Amorim, na minha opinião, só uma catástrofe impediria de o ganhar! Saindo o Amorim, abre-se outra realidade e tudo pode acontecer: ganhá-lo ou perdê-lo! Ora o que eu queria é que a escolha do treinador mantivesse a realidade que estava: só uma catástrofe impediria de o ganhar! E, para mim, a escolha mais certa, havendo outras, seria sempre o Conceição – porque seria o treinador que 95% do plantel viria como “saiu um bom mas veio outro bom” em vez do que acontece agora que é “saiu um bom e veio um que vamos ver”…
Boa sorte, João Pereira!
Por ti e pelo Sporting, que tudo corra bem.
E se correr, não deixará de ser mais um acto de fé… porque bases para esta escolha, não existem para além da fé!
11 Novembro, 2024 at 16:07
Concordo em absoluto contigo, só não concordo em quereres o Sérgio Conceicão, um gajo que tem como empresário o Jorje Mendes nunca,jamais isso seria a ruina do Sporting. Leonardo Jardim fez mais um contrato milionário nas Arábias, Abel está sob contrato até Dezembro de 2025 e a disputar o Brasileirão com possibilidades de ganhar, Quem escolherias ? Não pode ser apenas falar o que disseste sem ter uma alternativa. Ias buscar um treinador para se ambientar ao futebol português, que nem sabe como é jogar em Arouca e tem outro sistema de jogo ? Ias buscar o José Mourinho ? ou o Jorge Jesus ? Paulo Bento ? Paulo Sousa ? Diz de tua justiça
11 Novembro, 2024 at 17:12
Chico, não é o Miguel nem somos nós que temos de apontar alternativas. Eu ou tu não temos uma hiper mega super estrutura com centenas de empregados, directores desportivos, scouting e rede de contactos.
Eu partilho a opinião do Miguel, não acho que deva ser o Sérgio Conceição ou x ou y, mas acho que devia ser alguém com experiência. Gosto muito do João Pereira como jogador e da atitude que sempre revelou dando tudo pelos clubes que representou, mas acho esta opção um total tiro no escuro e eu pessoalmente não gosto de tiros no escuro ainda menos a nível profissional.
Que tenha toda a sorte do mundo é o que eu evidentemente desejo, o seu sucesso é o nosso.
11 Novembro, 2024 at 17:14
Idem. Nunca o SC.
11 Novembro, 2024 at 20:34
Terzic
11 Novembro, 2024 at 16:37
Miguel. Subscrevo totalmente, é exactamente a minha opinião em relação este assunto.
Não esquecer que do campeonato dos grandes o Porto já fez os 2 jogos mais difíceis, não está de todo de fora da corrida.
11 Novembro, 2024 at 17:08
Dizes que foi pensado pelos cérebros do clube, reconheces a preparação e depois chama-lhes um acto de fé?
Não percebi mas a falha deve ser minha.
11 Novembro, 2024 at 17:15
É falha tua claro, quando alguém se refere a cérebro do clube como sendo o nosso presidente, é por demais evidente que está a ser irónico.
11 Novembro, 2024 at 17:29
Alguém não sabe o que é um acto de fé e não sou eu.
11 Novembro, 2024 at 17:45
Um acto de fé, meu caro, é achares que a tua vida vai mudar porque um dia te vai sair o euromilhões…
Percebeste o desenho?
11 Novembro, 2024 at 17:53
Olha agora percebi…a tua falta de argumentos.
11 Novembro, 2024 at 18:37
Não querias saber o que é um acto de fé?
Está aí um exemplo!
Man, tu nem deves saber o que é um argumento… Deve ser por isso que nunca tens argumentos para nada e confundes tudo!
11 Novembro, 2024 at 18:56
Intelectualmente falando ninguém está á tua altura , oh supra sumo de Cambridge ou Harvard.
Mas olha que há mais gente a não concordar com o teu ” acto de fé”.
Acho que falhaste nos estudos medievais.
11 Novembro, 2024 at 22:15
Foca-te no assunto, Pacheco!
Tu focado no assunto já tens dificuldade… Quando te esticas ficas sempre fora de pé!
11 Novembro, 2024 at 17:38
“Estar a dizer que escolheu o João Pereira há 4 anos para suceder ao Amorim, foda-se, é mandar-se para o meio do Oceano, seja ele qual for! Isso e a cena de estar num clube de topo daqui a 4 ou 5 anos… Só um imbecil afirma merdas destas em publico…”
Esta é a descrição perfeita de Varandas! 🙂
11 Novembro, 2024 at 17:50
Tu és de uma desonestidade intelectual impressionante.
Imputas ao Varandas e bem a responsabilidade pela merda que aconteceu de 2018 a 2020. Mas depois não lhe imputas o mérito pelo que aconteceu dai até hoje.
Sê honesto pá. Se Varandas é responsável por Keiser, etc etc também é responsável por ter escolhido o Amorim.
É patológico o teu ódio ao homem , parece uma questão pessoal ,pareces um corno ressabiado.
11 Novembro, 2024 at 17:57
Varandas assinou com todoz os outros treinadores. O Sporting enterrou-se.
Varandas assinou com Amorim. O Sporting chegou ao topo.
Quem foi a diferença entre o fracasso e o sucesso, Varandas ou Amorim?
11 Novembro, 2024 at 18:02
Continuas desonesto na forma como pões a questão.
11 Novembro, 2024 at 18:11
Eu acho que tens alguma dificuldade.
É precisamente por teres a mesma pessoa a escolher 5 ou 6 opções em que apenas acertou uma que é difícil dar mérito.
Para mim e certamente para muita gente, o sucesso no futebol é mérito do Amorim, não do varandas.
11 Novembro, 2024 at 18:15
Se tenho dificuldades porque valorizas o que escrevo ?Passa á frente amigo. O mérito do Varandas é na escolha contra a opinião geral , não é no futebol óbviamente.Como tu bem sabes , mas também queres distorcer a questão.
11 Novembro, 2024 at 20:24
O mérito de acertar no totoloto é agarrar numa caneta e fazer cruzes, principalmente se for contra a opinião geral.
11 Novembro, 2024 at 18:35
Pacheco, eu não quero ser desagradável contigo porque te acho boa pessoa mas tu abusas um bocadinho da boa vontade alheia…
O Varandas tinha o Peseiro…
Despediu o Peseiro – mete o Tiago Ferandes até arranjar um novo treinador – e foi procurar alguém com um determinado perfil (de treinador) e currículo – um gajo que tinha trabalhado anos no Ajax com um mix de opiniões sobre o seu trabalho. Uns diziam que era uma merda e outros que o Ajax não lhe tinha dado condições… E estava nas “arábias” a ganhar a vida…
Depois despede o Keizer – após o famoso “estou triste mas não estou preocupado” dos 5 secos dos rabolhos! Não estava preocupado mas ao fim dum tempo já estava ou não o tinha despedido…
Quem escolhe ele?
O Pontes, que foi uma nulidade em todos os clubes que treinou nos seniores porque o Benfic@ tinha ido buscar o Lage à equipa B e sido campeão… Outro acto de fé porque o trabalho do Pontes, fora da formação, era um desastre!
Bastaram meia dúzia de jogos e percebe-se que não funciona.
Vem o Silas, que tinha treinado o Belenenses e levado algumas cabazadas, inclusive do Sporting. Era óbvio que não ia funcionar mas o Varandas tinha fé…
Quando se percebeu que o Silas era um fiasco, vão buscar o Amorim que, na altura era destes treinadores o que tinha a carreira mais curta e só 8 jogos na 1ª Liga – mas o Braga jogava bem e tinham ganho a TL.
Foi outro acto de fé!
E com um custo de 10M€, que todo o mundo do futebol achou uma loucura – de forma racional, como é claro! Dar 10M€ – o 3º treinador mais caro da história do futebol à época, com cerca de 1 ano de carreira – foi algo a roçar o escandaloso para qualquer pessoa com 2 neurónios! O gajo tinha entrado no Braga B nessa época e se o achavam tão bom, porque não o foram buscar no inicio da época?
Claro que o Varandas deve ter aprendido algo com o tempo, como o Viana deve, como o Amorim diz que aprendeu… É o normal… Não aprender com a experiência é que não é normal. Não aprender com a experiência que frases como “o João Pereira daqui a 4 ou 5 anos vai estar num clube dos mais poderosos da Europa” não se dizem é que é estranho!
Claro que o Varandas tem algum mérito.
Só para os Xupas é que até a respirar o gajo erra… Faz tudo mal!
Mas o Varandas é um mentiroso, engana os sócios e os adeptos com mentiras e contas mal amanhadas, que depois pessoas como tu comem sem mastigar…
O Varandas tem subido o passivo e isso não te preocupa, nem preocupa nenhum dos comentadores associados ao Sporting nas TVs e nos Jornais, que passam sempre uma imagens que é um fantástico presidente!
Enfim… Eu tenho muito mais de “JHC” do que de “Pacheco” e é por isso que um gajo que mente descaradamente várias vezes nunca é uma pessoa de confiança – é isso que faz o JHC e outros detestarem o Varandas! E a cereja no topo do bolo são sempre aquelas frase fantásticas de estar a preparar o João Pereira há 4 anos e que daqui a outros 4 estará no Real Madrid ou no Bayern… Essa merda até envergonha um adepto normal, que tenha 2 neurónios ou mais… Os com 1, isso passa na boa…
11 Novembro, 2024 at 18:40
” Claro que o Varandas tem algum mérito.”
Obrigado Miguel pela honestidade.
11 Novembro, 2024 at 20:41
Como é evidente Miguel, muito bem observado e extremamente assertivo hoje. Além do mais sem insultos… Também estás a aprender hehe 🙂
11 Novembro, 2024 at 22:33
+1906
11 Novembro, 2024 at 22:36
“Eu tenho muito mais de “JHC” do que de “Pacheco”.
+1 😉
11 Novembro, 2024 at 22:41
Como é evidente também discordamos.
Mas são muito mais os pontos de contacto com as opiniões do Miguel.
Então no que respeita às preocupações com a gestão financeira do Clube e da SAD…
11 Novembro, 2024 at 20:39
A expectativa de manter o modelo do Amorim é mais alta com Pereira do que com Conceição. Concordo que há risco em excesso e por isso preferia Terzic que em princípio entende este modelo e os jogadores podiam até entender como um semi upgrade. Perdíamos a ligação linguística mas neste momento o nosso plantel não tem identidade por aí além, ha de tudo.
11 Novembro, 2024 at 16:21
Bem, estou um bocado como o Tiago e o Miguel.
Achar que João Pereira vai entrar como uma espécie de clone do Amorim e tudo segue como antes é puro wishful thinking. Isto são homens a conviver e a competir diariamente. A personalidade de todos eles é importante e João Pereira será visto com normal desconfiança pelos jogadores, em especial quando este começar a fazer (as suas) escolhas e os jogos começarem a trazer algo diferente das habituais vitórias. Á primeira contrariedade, e vai acontecer, as coisas vão naturalmente abanar e esse será um momento importante e de definição.
Por outro lado, é óbvio que João Pereira trará algumas ideias novas, diferentes, e como diz o Tiago, isso também é importante para que o Sporting não se torne uma equipa demasiado previsível, o que seria inevitável com o decorrer da época (mesmo com Amorim ao leme). JP tem que trazer algumas ideias, algumas variações, até para que a equipa se vá refrescando e surpreenda adversários demasiado habituados ao nosso modelo (não se viu um pouco disso na 1.ª parte em Braga? eles jogaram quase em espelho, certo?).
O segredo, como tudo na vida, é o equilíbrio que JP conseguirá trazer, entre o não mexer demasiado e reinventar um pouco aqui e ali. Outro segredo, para mim fundamental, é a forma como a equipa o vai acolher (sim, mais a equipa a ele, do que ele à equipa), porque este treinador pouco experiente, que entra num grupo já coeso e ganhador, tem mais a perder do que a ganhar (se ganha foi o Amorim, se perde foi ele). Espero que JP seja mesmo o tipo genuíno que vimos na conferência, porque esta equipa, agora órfã, precisa de mimo, carinho, colinho, o que queiram, mas exigência igual. É um melão para abrir, de facto, como diz o Valdemar. Muita sorte para JP!!!
11 Novembro, 2024 at 16:35
Eu sinto genuinamente o contrário da maioria, mas acho que sou dos únicos…
Eu acho que para o JP ser campeão nestas circunstancias é porque é um granda treinador.
Eu acho mais fácil ser campeão nas circunstancias do Lage (chegar com uma equipa toda partida, juntar os cacos e fazê-lo nos lampiões) do que nas circunstancias do João Pereira (perante uma depressão coletiva por saída do treinador num trabalho fantástica e com tudo ao jeito dele).
Aliás, a própria escolha do Amorim diz tudo. O Amorim não aceitava suceder ao Amorim. O Amorim não quis suceder ao Guardiola, quer ir para um clube em cacos. Não me lembro de uma sucessão de um grande treinador que tenha sido simples. Nem com pré-epoca, pior ainda a meio do ano…
11 Novembro, 2024 at 17:05
Sem dúvida, é mais fácil, no sentido de menos exigente para adeptos e Direção, ir para uma (boa) equipa em cacos, do que uma boa equipa em grande forma, a ganhar tudo. Eu disse-o em relação a JP: se ganha foi o Amorim, se perde foi ele.
11 Novembro, 2024 at 17:09
Exatamente.
11 Novembro, 2024 at 17:12
Tiago
A longo prazo concordo contigo e é por isso que Amorim aceita este desafio.
Mas se fosses perguntar ao Amorim onde achava que tinha mais hipóteses de ser campeão ESTE ano: Liverpoool, City ou United, porque ordem achas que ele escolhia?
Não conheces muitas histórias como esta porque elas simplesmente não acontecem.
O normal é substituir-se os treinadores a meio da época quando a equipa está em cacos. A maioria não dá certo e são escolhas de transição. As poucas que correm bem é que ficam mais na memória por isso mesmo.
11 Novembro, 2024 at 17:30
Desculpa, mas não vejo nenhuma depressão colectiva… Bem pelo contrário!
11 Novembro, 2024 at 17:38
Depressão não sei mas o carvalhal, jogadores e adeptos do braguilha no final do jogo tinham, no mínimo, uma forte enxaqueca coletiva. Já a malta do Sporting pareciam carregados de uma qualquer espécie de óxido nitroso. Cambada de delinquentes…
11 Novembro, 2024 at 18:19
Claro que é mais fácil ser campeao nas circunstancias do Lage. Tens um sistema todo a puxar por ti. Nesse ano o campeao devia ter sido o Porto. O Lage foi levado ao colo. Com arbitragens minimamente decentes, nos ultimos 4 jogos fora o benfica do Lage nao tinha ganho um jogo. Ganhou todos.
Nao acho que va ser facil para o Joao Pereira, muito pelo contrário. Mas também não acho que a escolha dele tenha sido apenas um ato de fé do Varandas, como disse o Miguel.
O próprio Amorim deve ter tido uma palavra sobre o assunto, e quem viu ontem a conferencia de imprensa dele em Braga viu que o Amorim confia a 100% nele, e diz inclusive que o JP pode trazer algumas coisas novas e nuances que o próprio Amorim nao via. Por isso acredito que tenha sido uma escolha ponderada por todos.
Se vai correr bem, não sei. Mas com o Amorim também não sabia, e correu.
11 Novembro, 2024 at 18:44
A partir do momento em que não tens nada racional como um currículo para sustentar uma escolha, e somente a opinião de 3 ou 4 pessoas sobre alguém que é notoriamente inexperiente e sem nada de relevante feito, é um acto de fé!
É imaginares o Sporting abrir o cargo de treinador ao universo futebolístico, teres pessoal a mandar para lá o CV, com carreiras de 10 anos, de 15 anos, de 20 anos, com titulos aqui e ali… e o do João Pereira com 1 ano de adjunto nos Sub23, 2 anos de treinador dos Sub23, 4 meses de treinador na B, 0 titulos…
E escolhes o João Pereira porque 3 amigos teus dizem que é bom!
11 Novembro, 2024 at 19:32
Quando tens um gajo como o Amorim que pegou no futebol do Sporting nos últimos 5 anos com os resultados que se conhecem a dizer que acredita e confia a 100% na escolha, eu diria que é um bom cartão de apresentação. Se fosse só o Varandas a dizer isto eu não acreditava porque não lhe reconheço competência nenhuma. Mas ao Amorim e ao Viana aprendi a reconhecer competência, por isso quero acreditar que se recomendaram o JP sabem o que estão a fazer.
Já te disse que, tal como tu, preferia o Conceição, mas não vou fazer aqui já o funeral ao João Pereira, como não fiz ao Amorim quando foi apresentado.
Foram escolhas de risco? Sim. O JP é um risco maior do que o Amorim porque não tem nenhum experiência? Sim, se bem que a experiência do Amorim se resumia a 10 jogos.
As vezes os riscos correm bem, outras não, a vida é mesmo assim.
Olha acreditava menos num Boloni quando veio para cá, e foi campeão.
11 Novembro, 2024 at 22:04
Eu não estou a fazer o enterro a ninguém, caramba!
Eu disse que sempre gostei do João Pereira e que quero que tenha sucesso, principalmente por ser no Sporting. Se isto é fazer o enterro a alguém… vou ali e já venho!
O facto do Amorim apoiar ou dizer que está preparado, não é um facto para mim. Ele também dizia que o Paulinho era o melhor avançado português e que chegava e sobrava, ou que o Esgaio era um relógio suíço… Também disse que não queria o fatawu na Youth League e que o queria na equipa principal, e não o tiveste nem na Youth League – que para mim deixámos de ganhar por causa de mais uma casmurrice do Amorim – nem no campeonato!
Para mim, que gosto do Amorim, não é para levar tudo o que diz à letra… Às vezes fala só para “panhonas” terem o que engolir… Essa do Fatawu foi claramente uma dessas vezes!
Para mim o que estava em causa – agora já não está – era entre escolher um treinador que:
a) pegasse no plantel e mantivesse o plantel a acreditar em todos os objectivos que o Amorim tinha definido…
b) que chegasse e levantasse duvidas ao plantel, se seria ainda possível manter todos os objectivos que o Amorim tinha definido…
No caso a), a ideia era nem haver duvidas que se ia lutar na mesma por tudo – aí entravam nomes como o Conceição, entre outros! Era uma aposta com a máxima segurança possível para esta situação que não era desejada.
No caso b), que é a escolha que se fez, fica em aberto que tanto pode correr bem, e manter-se a equipa neste nível, como pode correr mal, e perder-se a excelente época que se perspetivava! Aqui é uma aposta de risco que só se saberá o que é depois de se abrir o melão, como diz o Valdemar!
Não entender o que estou a dizer, que me parece até básico e muito longe de ser algo similar a uma ciência espacial, olha, nem sei o que diga…
12 Novembro, 2024 at 11:50
Eu entendo o que estás a dizer.
Mas a realidade é que todas as apostas em treinadores envolvem riscos. Umas mais riscos que outras, certo, mas há uma componente de risco em todas.
Quando é o Varandas a escolher essa componente de risco é enorme. Eu quero acreditar que a opinião do Viana e do Amorim sobre o JP sirvam para atenuar ou minimizar esse risco.
Enfim, vamos ver…
11 Novembro, 2024 at 16:44
O TalkTalk em cima é que tem toda a razão quando diz :
“Ou é campeão, e ai todos vão dizer que foi o trabalho do antecessor, ou não é, e ai dirão que foi culpa dele.”
Complicado para o JP , iniciar desta forma a carreira de treinador , o que atesta também a sua coragem.
Além da equipa , também ele vai precisar de muito apoio e protecção e notei na CI alguma preocupação com isso , por parte do Varandas e do Viana.
Eu quero contribuir para esse apoio .
Força João encontramo-nos em Alvalade.
11 Novembro, 2024 at 17:31
Mas será que é necessária assim tanta experiencia e competência para ser melhor que Laje e Vitor Bruno, estando a trabalhar com um grupo unido, campeão em titulo e em primeiro lugar destacado?! Dá-lhes, João!!
11 Novembro, 2024 at 18:01
A questão não é comparar com o Lage ou o Vitor Bruno.
A Questão é “OS JOGADORES” compararem com o Amorim, que adoravam e por quem davam tudo, inclusive os que jogavam menos!
A questão é que o grupo estava comprometido com o Amorim – viu-se isso tão bem nestes 3 últimos jogos – a quem reconhecia a liderança e a capacidade de trabalho para os levar a ganharem o titulo novamente e a fazerem um boa CL.
E o que acontece?
O Amorim sai e deixa todo um plantel “descalço”!
E o que pensa o plantel?
Começa por pensar “estamos fodidos” até se acalmar, até porque o Amorim fez questão disso, de passar tranquilidade e esperança ao plantel, e ficar a pensar “vamos ver o que isto vai dar”!
Deixa de haver a confiança cega no treinador – Amorim – e passa a haver expectativa e desconfiança no treinador – João Pereira!
Correndo bem, ou seja, ganhando ao Amarante, não perdendo com o Arsenal, ganhando ao Santa Clara – que é o próximo ciclo apertado – a coisa estabiliza um pouco mas, com certeza, continuará alguma desconfiança e alguma expectativa.
Se a coisa continuar nos carris, mesmo que não em velocidade TGV, aos poucos vão ganhando essa confiança no treinador – que o próprio João Pereira falou nisso!
Mas se há um percalço, que pode ser perder com o Arsenal, ou empatar com o Santa Clara, a desconfiança vai aumentar e os índices de confiança da equipa vão aparecer a subir… E, a partir daí, está o campeonato a ser disputado por 3 equipas num molho!
Por isto é que eu nunca optaria por esta solução mas por um treinador consagrado – que na minha opinião seria o português Conceição, que é um gajo que conhece tudo como a palma da mão, que se fartou de elogiar o Sporting – muitas vezes nas entrelinhas porque estava num rival – e que, na minha opinião, seria visto pelo plantel como um gajo do nível do Amorim e não uma incógnita!
11 Novembro, 2024 at 18:42
Pois Miguel, tudas esas hipóteses são possíveis … como as suas contrárias. “E se corre bem?”, lembra-se?.
Eu tenho um feeling diferente: (chame-lhe fézada irracional, se quiser): este grupo (não só de jogadores) já estava mais que preparado para esta opção (mesmo que não fosse tão cedo); daí eu ter revelado ( e muitos me perguntaram as fontes … hoje basta ouvir as declarações do próprio JP) que o JP, nos últimos 2 anos foi frequentador assíduo dos treinos da equipa A, reuniu várias vezes com o Amorim e era EM TODA A ESTRUTURA (fora da equipa A) quem mais estava identificado com a filosofia e modelo de jogo, o sistema táctico e sua evoluçaõ e nuances, o processo de treino e o relacionamento emocional com jogadores e colaboradores do Ruben Amorim.
Para este primeiro micro-ciclo caseiro “vaticino” 3 vitórias, o reforço do clima de confiança em toda a estrutura e plantel e, por contrapeso, o crescente nervosismo dos rivais que contam com o ovo no cú da galinha de um cataclismo leonino pós-Amorim.
E era isso que eu gostava de não ler, ouvir ou sentior nas nossas hostes (nem como hipótese “académica”, por mais possível que sempre seja).
Pós Santa Clara e até 28 de Dezembro, o Sporting tem todas as condições para só continuar a somar 3 pontos (ou vitórias) em cada jogo. Quando no dia seguinte, 29 de Dezembro, recebermos os lampiões estes é que terão TODA A PRESSÃO do seu lado … aliada à desconfiança sobre as suas previsões catastróficas acerca de um terramoto pós Amorim em Alvalade pior que o de 1755. Irão efectuar esse jogo, no mínimo, a 5 pontos dos leões e com os seus respectivos rabolhos todos cagados. Se o perdem, como acredito que vão perder, irá suceder um fenómeno curios de o epicentro do previsto terramoto se deslocar apenas 2 ou 3 Km, mas só desmoronar o fraco edificado estrutural vermelho e não afectar nem com um arranhão a estruturas verdes.
SL
11 Novembro, 2024 at 18:48
🙂
Eu espero, e desejo, que tu estejas certo!
Se estiveres, terei muito gosto em te pagar um almoço ou um jantar se cá vieres…
Está dito! Dia 28 de Dezembro jogamos com os rabolhos a 5 ou mais pontos de distância – nem quero saber do jogo com o Arsenal!
11 Novembro, 2024 at 18:57
Sem perder com o Arsenal!…
11 Novembro, 2024 at 17:53
Tenho evitado de certa forma ouvir estas ci porque passam o tempo todo a gozar com a inteligência das pessoas.
Ou seja, a única coisa que ouvi foi esta resposta do João pereira. Fiquei positivamente surpreendido. Muita emoção. Parece-me que o espírito e a motivação possam estar no lugar certo, o que é óptimo.
Vamos lá enfrentar isto com o João Pereira!
Agora… Esta escolha é uma fezada gigantesca. E é um chorrilho de mentiras, meias verdades e conveniências…
“João Pereira está a ser preparado à não sei quantos anos e era o treinador ia assumir no final desta época.”
1° Amorim tinha mais um ano de contrato além deste.
2° varandas tentou renovar com Amorim este ano, que rejeitou.
A narrativa não cabe nos factos.
11 Novembro, 2024 at 18:06
Estou de pé atrás com JP, desculpem mas primeiro quero ver algumas coisas.
O discurso pró exterior é uma coisa e lá para dentro é outra.
No mínimo quero ver até final do ano, no mínimo.
Não digo nem bem nem mal.
Estou expectante.
É arrojada a escolha ? é sem dúvida.
No entanto, vou-lhe dar o benefício da dúvida, RA deve-lhe ter passado todos os pensamentos e estratégias e formas de trabalho a todos os níveis, já é uma vantagem para JP.
E perante este plantel, quero ver o comportamento dos jogadores a resultados difíceis, ponho de lado o jogo com o Arsenal, será muito difícil.
Confidencio-vos agora, antes, esperava razoável comportamento perante o City e nunca tive grandes esperanças perante o Arsenal, foi sempre a minha sensação, mas vamos ver como corre.
Mas pronto.
JP terá de todos nós o beneficio da dúvida.
Que tenha sorte, que será também a nossa sorte e dos jogadores.
11 Novembro, 2024 at 18:11
Ah esqueci-me.
Além de RA lhe ter passado todo um trabalho, JP teve e tem também outra coisa a favor, o ter sido jogador até de seleção e conhece bem como funciona um balneário.
Só pontos a favor.
Não tem experiência de conduzir um grande, mas RA também não tinha, mas se tiver humildade mesclado com transmissão de ambição, poderá fazer bom trabalho.
11 Novembro, 2024 at 18:17
Não vou dizer agora e aqui, porque não é espaço para se dizer, as paredes têm ouvidos, mas só há ali um pormenorzinho que oxalá não seja uma pedrita no sapato.
E fico-me por aqui.
11 Novembro, 2024 at 18:15
Boa sorte João Pereira!
O exército verde e branco está e estará lá a apoiar te mas, sobretudo a apoiar o grande Sporting Clube de Portugal!
11 Novembro, 2024 at 18:32
Até eu que sou um lampião rabolho e boca de piano que bebe vinho de pacote, venho aqui mandar o Ribeiro para o caralho!
11 Novembro, 2024 at 18:44
Quem é o Ribeiro ?
11 Novembro, 2024 at 18:50
É o nick que o Varandas usa na Tasca…
11 Novembro, 2024 at 19:04
E então é pacífico um lampião chegar aqui e mandar o presidente do Sporting para o car.. ?
11 Novembro, 2024 at 19:07
Um lampião não, uma lampiona , Ginha é nome de gaja .
Ou será não binário?
11 Novembro, 2024 at 20:21
🙂 🙂 🙂
11 Novembro, 2024 at 20:22
O nick do Varandas é muito bom 🙂
11 Novembro, 2024 at 18:59
Mas és um bom tasqueiro! Desde logo porque reconheces que bebes vinho de pacote. E depois porque usas a liberdade de expressão da tasca para mandar o Ribeiro ir … dar uma volta ao bilhar grande … e bom vernáculo tabernal (já eu continuo com os meus preconceitos de salão de chá e uso o “o dar a volta ao bilhar” … tenho a desculpa … de bilhar poder ser um colectivo de bilhas … o que vem a dar no emsmo do seu vernáculo),
Um abraço e saudações tasqueiras 8não quero cometer a indelicadeza de lhe desejar saudações leoninas)
11 Novembro, 2024 at 21:31
Álvaro… Continue assim! Um tasqueueiro mais moderado e que eu, e acho que a maioria, gosta muito de ler…
Está na linha do Adrien, quando vem dar lições de voleibol
Forte abraço
11 Novembro, 2024 at 22:41
😀
11 Novembro, 2024 at 18:36
Boa sorte, João!
És um dos nossos!
11 Novembro, 2024 at 19:23
Toda a sorte do Mundo.
Esteve muito bem na apresentação.
Eu acredito.
11 Novembro, 2024 at 19:28
Vista a apresentação, não estou tranquilo com esta “solução”. João Pereira foi um ex-jogador mediano de muito nervo e pouco cérebro. Não tem experiência de primeira liga. Não é simpático nem empático. As credenciais que apresenta são uma amizade com Ruben Amorim e um longo período de preparação in vitro.
Não conheço nenhum caso de sucesso no mundo em que um treinador tenha estado quatro anos em estágio, a “ser preparado” para uma competição por fora dessa competição. Mesmo local, “mesma certeza que há quatro anos”, uma tentativa óbvia do presidente de repetir o irrepetivel. Temo que JP seja um produto da vaidade e ambição do dótor Varandas de criar o seu próprio Amorim (o pai do verdadeiro é como sabemos Antonio Salvador).
Prevejo João Pereira a sair do Sporting em Maio, mas não para um dos mais poderosos da europa. Tem a palavra a realidade. Que me desmonta, é o que desejo.
11 Novembro, 2024 at 20:29
Sai um João Zidane Pereira para a mesa do fundo…
11 Novembro, 2024 at 22:22
O comentário mais realista do dia…
11 Novembro, 2024 at 19:52
O varandas é um visionário, nunca duvidei!…
https://x.com/CabineSport/status/1855979905994887189
Pena o keiser, o leonel e o silas…
11 Novembro, 2024 at 22:07
Bem apanhado! 🙂