Claro. Mas como só vai no Verão parece que vamos facilitar e não cortar as pernas ao Quenda. Mal seja vendido passa a titular na Selecção ..!
Os negócios mais óbvios seriam Hjulmand para o City, Quenda para o United e Gyokeres para o Arsenal. Algo como 220M e la vamos nos comprar mais vikings.
Verdade. Esqueço me sempre da tattoo do Hjulmand… Vai nos estragar uma venda para o City, quanto custa remover a tattoo? O Morten gosta assim tanto do Arsenal?
Não estou a ver necessidade do Arsenal o comprar até 2026. Se ele quiser manter a tatuagem, podemos fazer o negócio como o do Quenda. Pagam 60M e levam no verão depois do próximo. Quando o Partey estiver nas últimas…
Dias atrás escrevi que os nossos “gestores” decidiram que seria Quenda à vender em Janeiro.
As notícias são que precisamos de dinheiro, Quenda vale pelo potencial, e temos Catamo para aquela posição.
Amorim não precisa de Quenda, mas o Sporting precisa vendê-lo e aqui temos o primeiro favor do treinador ao Sporting.
Entretanto, pelo que leio, Amorim só tem 80M para reforços. Se gastar os 60M com Quenda fica sem dinheiro para substituir os pinos que tem. É capaz de ficar por 40M mais objetivos tipo o MU não ser despromovido…
A cláusula do Quenda são 100M€. O jogador ainda é novo. O Sporting, correndo esta época bem, deve aumentar-lhe o vencimento e continuar a exigir a cláusla procurandopotenciar ainda mais o seu rendimento, apara ser mais “fácil” oferecerem o s 100M€.
SL
Não sei se depois da vitória sobre o Amarante por 6-0, se conseguimos segurar o João pereira. Também ainda não abri os jornais para ver quem são os 7 ou 8 jogadores que estão quase a sair.
Relativamente ao Amorim, assim que corre mal começam em simultâneo as desculpas, só 2 treinos em 12 dias diz ele.
Para dar certo há um factor importantíssimo que não sei se o united está a ter em conta, tem de haver certa imprensa no bolso para dizer maravilhas de tudo
Algumas soltas do jogo com o Amarante…não vale a pena grandes coisas porque é o Amarante….e tudo o que vou dizer tem este ponto…é o Amarante. Não conclui nada, são apenas “feelings” do jogo.
No 11, andou dentro do que esperávamos tirando o St. Just. Que fez a primeira parte, esperava que ele entrasse.
Achei que a equipa arriscou mais do que habitual, o que deixou o jogo “mais solto”. O Sporting controlou menos, os centrais fizeram mais passes de risco, os médios idem, os alas muito muito projetados, toda a gente me pareceu mais solta e a tentar fazer mais rápido, menos controladora. Isso trouxe várias perdas de bola, muito “solavanco” no jogo que não é muito próprio do Sporting dos últimos 2 anos.
Achei a linha defensiva menos segura, mais exposta do que o habitual. Por causa do ponto anterior, não sei se não é também problema de modelo. Muita gente para a frente, muita projeção ofensiva, adicionar a mais risco…o Amarante é o Amarante, não é nada de muito dificil, mas…..vi vários momentos em que um bocadinho mais de qualidade podia ter dado bem mais perigo. Mas lá está…pode estar relacionado com ser o Amarante.
Muitas tentativas de combinações curtas rápidas, muitas tentativas de tabelas mas muito cruzamento, demasiado…
Gostei muito das substituições e gostei muito de ver o Simões a entrar…muito “à vontade”. Como eu costumo dizer, entrou como se não fosse nada de diferente do habitual. O Arreiol jogou menos, teve menos destaque, dá-me mais duvidas se vai ter a cedo a intensidade e força física para esta dimensão apesar da qualidade com bola ser evidente mas…a ver. Importante irem entrando.
De resto, o jogo resolveu-se muito cedo e foi muito um passeio com bola. O Trincão estava a brincar no parque com os putos (como faz sempre nestes jogos “pequenos”, a merda e contra equipas mais fortes), o Edwards ganhou confiança com os 2 golos (curioso ter sido ele a ir para a esquerda e não desgostei), Harder estava com fome mas falha 2 golos que não é muito dele falhar.
As substituições descaracterizaram muito a equipa, foram centradas nos jogadores (descansar uns, dar ritmo a outros) e não na equipa e por isso nos últimos 15 minutos a equipa tinha bases pouco consistentes (defesa muito ”fora”).
Nos próximos jogos já se vai perceber para onde esta equipa vai. Se vai no mesmo caminho que antes ou se já há mesmo nuances diferentes claras no jogo. Nem é o Arsenal, eu com o Arsenal não estou à espera de nada e também não vai mostrar grande coisa (tal como este mas pelo oposto), é o Santa Clara e restantes…
Tenho vários (gestão de jogadores que sentem que são maiores do que o treinador, gestão do jogo, preparação dos jogos, trabalho físico da equipa….etc….), mas a minha maior duvida é se o JP consegue uma defesa de betão como o Amorim tinha.
Apesar de tudo, o traço comum do Sporting de todos os anos menos do ano do 4º lugar é uma defesa de betão. A defender subido ou fechado.
Dos sub23 e B do JP, o pior era a defesa…vamos ver se tem a ver com os jogadores (idade, qualidade e exposição numa equipa muito jovem e muito projetada) ou se é de base…..
E acham que para além de ser o Amarante, o facto de ser uma defesa NADA HABITUAL não terá contribuído para os defeito a que apontaram. Lembrem-se que quem esteve em jogo foram: Kovacevic (GR), Saint-Juste (DCD), Inácio DCC) Matheus Reis (DCE) Esgaio (ALD) e Fresneda (ALD). Além disso, embora nem tenha havido muita transições a defesa alta era feita por Edwards, Trincão e Harder, Fresneda ou Esgaio, e Bragança. Só o Inácio e o Bragança têm tido uso mais regular nas posições que ocuparam.
Eu até acho que foi um jogo competente e era o que me faltava que contra Amarante me preocupasse com detalhes sobre (e criticase) o modo como defendemos … por que pusémos muito ênfase nos processos ofensivos (?!?!).
SL
Perdão ao afirmar «Só o Inácio e o Bragança têm tido uso mais regular nas posições que ocuparam.», esqueci-me do Hjulmand que até acho que fez um jogo enorme Como 6 que foi mais, umavez que o Bragança (outro desatque do jogo) foi mais 10 do que 8.
SL
Vários comportamentos que vimos foi porque era contra o Amarante e por isso os jogadores arriscaram muito mais com bola, subiram mais, deixaram a defesa mais exposta, etc…porque o risco dificilmente custava assim tanto, o jogo estava controlado…
Ou se já é mesmo pequenas alterações no modelo de jogo que provocam maior risco.
Não me pareceu uma questão de jogadores (até porque de todos só acho o Esgaio fraco) mas de modelo e forma de encarar o jogo.
Tiago eu achei o modelo o mesmo.
Diferiram vários jogadores e talvez alguns se quisessem “mostrar” mais (Fresneda, Edwards).
Aquela que achei a única alteração de nuance ao sistema foi o posicionamento do Bragança (e, consequentemente, em parte, do Hjulmand).
Mas acho que foi por: a) não estar Pote; b) apoiar mais o Harder; c) dar mais liberdade ao Trincão e ao Edwards. O jogo do Bragança (certo que contra o Amarante) foi um verdadeiro tratado da arte de bem interpretar e melhor executar novas funções (bem mais abrangentes) no mesmo modelo e sistema de jogo.
Acho que essa foi a grande alteração estrutural (para este tipo de problemas colocados por um adversário mais defensivo; e estamos a “desvalorizar” o Amarante e esquecemos de Nacional, Farense, Casa Pia, Estoril, Arouca AFS e outros de “primeira liga” mas que são utilizadores com passe da Carris só para Alvalade).
As outras “mudanças” acho que foram aparentes e conjunturais, mais ditadas por: a) modelo e objectivos de jogo do adversário; b) adaptações à aleração estrutural citada; frenesim e vontade de mostrar jogo de alguns jogadores menos usados ou mais “tapados” no plantel [Fresneda e Edwards principalmente (e que à conta dsso tiveram um jogo abnegado e bem conseguido, que lhes terá trazido mais confiança e motivaçã); mas também Esgaio e mesmo Matheus Reis].
É apenas a minha opinião, mas acho muito cedo para fazermos avaliações. Até porque penso que o João Pereira … perdão o Tiago Teixeira (não vá o outro Pereira, o da ANTF, estar a ler isto e querer fazer de polícia mau outra vez) e a sua equipa técnica não sejam kamikases a ponto de querer mexer muito com o que tem estado há tanto tempo a funcionar bem e a dar bons RESULTADOS.
São gente inteligente, integrada no Clube e na estrutura do futebol que era técnicamente centrada no Amorim.
Um abraço e saudações leoninas
Houve diferenças no comportamento vs o que estou habituado a ver mas pode ter a ver com o adversário.
Não são alterações radicais. O sistema é o mesmo e parece-me que será durante muito tempo, o modelo será sempre parecido, os tempos de jogo, a capacidade de pressão e de reação à perda não devem andar longe…a questão é quão parecido e a eficácia que têm.
Também há outra questão, que é o facto de eu estar habituado a ver sub23 e B e por isso procurar cada sinal que me transporte para lá.
Tal como tu, eu acho que o que vai de facto definir se esta equipa tecnica consegue ou nao pegar no que foi feito, são os próximos jogos internos.
Não estou à espera de nada amanhã contra o Arsenal, tudo o que vier a mais, é bónus.
O que estava à espera, como já tinha dito antes, era de ganhar ao Amarante e ao Santa Clara. Duas vitorias nesses dois jogos dao confiança suficiente para perceber que, com mais ou menos dificuldades, consegue-se dar continuidade ao trabalho do Amorim. Um já está, falta o outro.
Claro que se ganharmos ao Arsenal, melhor ainda, mas se não ganharmos não é algo que me preocupe muito.
Depois de teres ganho ao City, e principalmente como ganhaste, uma derrota com o Arsenal será uma desilusão e, mais que isso, muita gente vai pensar que com o Amorim seria diferente – inclusive os jogadores.
À partida uma derrota com o City era expectável mas com o Arsenal já se pedia um empate… Quando ganhas ao City, especialmente como ganhaste, já não pedes um empate com o Arsenal, mas exiges não perder com o Arsenal, o que já é diferente – pois se perderes não é surpresa nenhuma! Mas o estado de espírito é diferente agora do que era antes de jogar com o City e correndo mal, vai cair em cima do João Pereira!
Eu sei que vamos defrontar um grande equipa, mas não tão grande quanto o City… E se perdermos, vou ficar fodido – ainda que aceite o empate e não exija a vitória. A luta pela vitória exijo depois em Brugge… 🙂
Acho isso completamente descabido. O natural, de longe, é a derrota. O Arsenal é bem melhor equipa, tem melhor treinador, tem muito mais experiencia…o normal é a derrota e por mais do que 1.
É tão descabido que…lá está…para mim o Arsenal atual (com os jogadores que tem hoje) é mais forte que o City atual (com os jogadores que tem disponíveis)…e contra o City, com o Amorim…não estávamos a levar 3 ou 4 ao intervalo por acaso. Lá está…foi preciso toda a vaca que o Amorim tinha disponivel para ganhar ao City.
Queres ver as 2 (Arsenal e City) jogador por jogador atual? O ultimo 11 de ambas? Ou mesmo vs o 11 contra nós?
Só o Haaland é que é melhor do City. De resto ou é equilibrado ou é melhor do Arsenal.
Defesa:
Lewis vs Timber…vai dar ao mesmo
Saliba vs Akanji, Saliba dá 10-0
Gabriel M. vs Pusey…nem se fala…
Gvardiol vs Calafiori, ela por ela…
Kovacic vs Rice, Rice sempre
Foden vs Odegaard….ela por ela…
B. Silva vs Jorginho ou Partey…é o que é…são muito diferentes mas para nós vai ser muito mais dificil
Saka vs Savinho, Saka sempre
Halaand sim, bem melhor que Havertz
M. Nunes vs Martinelli, vou meter ela por ela mas por simpatia com o M. Nunes…..
E depois há o principal.
O Gyokeres bater de frente com o Posey ou Akanji não é, nem de perto nem de longe, bater de frente com o Saliba ou G. Magalhães.
O estilo de jogo do Arsenal é muito mais fisico, com um meio campo muito mais fisico, o que para nós é muito mais dificil de lidar.
Não vamos ter Pote, o nosso melhor desse jogo com o Araujo, de longe…
Treinador que tem o primeiro jogo minimamente a sério no futebol sénior.
Eu acho completamente descabido o moral com que muitos Sportinguistas estão para este jogo…é completamente deslocado da realidade….
Uma coisa tipo meio lampiónica que ganham 1 jogo mais apertado europeu e estão a planear a viagem para a final….
Bem, o Arsenal vai atrás do City, no campeonato e na CL… Mas é muito melhor!
O Arsenal era muito melhor que o Sporting e empatou os 2 jogos da ultima vez que jogámos…
O City está numa má fase, e aí concordamos.
Não sei se o Arsenal está acima do seu normal… Acho que não está! Está no seu normal, diria eu! Logo, é o Arsenal que se esperava, forte e poderoso mas abaixo do City que se esperava, forte e poderoso, e que se viu na 1ª parte mas não se viu na 2ª porque levaram 2 batatas a abrir e depois falharam um penálti e perderam a pica!
O City quando cá veio vinha de 2 derrotas. Não era nada uma equipa em crise – tanto que fez a 1ª parte que fez! Em crise está agora que leva 3 derrotas em cima dessas 2…
É precisamente pelo City ter feito a primeira parte que fez em que podia ter-nos dado 2 ou 3, que acho que nao podemos “exigir” ganhar ao Arsenal.
O City veio ca fazer essa primeira parte, ainda com o Amorim como treinador, com o Pote na equipa. Acabamos por conseguir dar a volta pelos dois golos de rajada que marcamos na primeira parte e pelo Haaland ter mandado ao barrote no penalty. Se essa bola tem entrado, iamos penar muito até ao fim do jogo.
Queres que com um treinador que tem um jogo a treinador principal, contra uma equipa de terceira divisao, sem experiencia nenhuma na Champions, e sem poder contar com o Pote, que até foi um dos mlehores contra o City, sejamos exigentes e estejamos a pedir pelo menos o empate?
A mim parece-me exigir um bocado demais ao Joao Pereira. Eu não lhe peço isso, acho desfasado da realidade.
Claro que se empatarmos ou ganharmos vou ficar super feliz, mas nao vou ficar chateado com ele se perdermos. Só fico chateado se levarmos uma goleada, ou se a equipa não mostrar atitude durante o jogo.
Mas eu disse que exigia ganhar ao Arsenal?
Ou disse que exigia não perder?
Parecem-me coisas diferentes…
Depois eu falei nas espectativas à partida e o que saiu após o jogo com o City, referindo que vai cair em cima do João Pereira o que sair daqui – de bom ou de mau.
Convinha começarem a ler o que escrevo…
Quanto ao que se exige ao João Pereira, bem, é o gajo que está à frente da equipa, aceitou ir para lá, diz estar preparado, o Varandas diz que está preparado, a equipa tem-se exibido a muito bom nível… Queres que não se exija nada?
Claro que se exige mas todos sabemos que a responsabilidade no fim cairá em cima do Varandas pois não só ele que escolheu, como foi ele que teceu elogios ao treinador da maneira como o fez – quem o ouviu até pode ter ficado a pensar que mudámos para melhor e que estava tudo pensado!
Le la bem o que eu escrevi. Andas sempre a queixar-te que as pessoas nao lêm bem o que escreves, mas as vezes fazes o mesmo.
Eu escrevi:
“Queres que … sejamos exigentes e estejamos a pedir pelo menos o empate? A mim parece-me exigir um bocado demais ao Joao Pereira.”
Em lado nenhum eu digo que estás a exigir a vitória, digo sim que nestas circunstâncias, acho que mesmo pedir o empate, que é o que estás a fazer, não é realista. Convem leres o que escrevo…
Não posso pedir um empate ou uma vitória na Champions contra uma das melhores equipas de Inglaterra a um treinador que tem como unica experiencia a treinar uma equipa principal um jogo contra uma equipa de terceira divisao. Até o Amorim se estreou nas competicoes europeias a levar 4-1 do LASK Linz em casa, ou na Champions a levar 5 do Ajax.
Ou melhor, poder pedir até posso. Só acho que é ser pouco realista. Mas não é impossível, e se acontecer fico satisfeito. O Tiago Fernandes sem experiencia nenhuma foi empatar a Inglaterra 0-0…
Primeiro, eu não disse muito melhor. Disse melhor.
Segundo, o City está à frente porque teve um começo fortissimo antes da onda de lesões. Especialmente do Rodri, que tem uma influencia gigante no jogo do City.
Terceiro, eu acho que foi claro na comparação entre as 2 porque é que acho o Arsenal mais forte e mais dificil. Não só porque estão numa fase mais forte, como acho que têm neste momento melhor equipa pelas lesões do City e por ultimo, acho que o jogo mais fisico do Arsenal nos dificulta mais a vida (o Gyokeres vai suar a ponta do crl para passar pelo Saliba….não vai apanhar o Pusey….).
O que é meio estranho é que querias jogar com os suplentes contra o City porque estava perdido à partida e chega o Arsenal e achas que não é normal perder o jogo. Tipo…mesmo ambas no topo de forma, estamos a falar de equipas muito equivalentes, que estão perto agora (Arsenal está a 1 ponto), ficaram perto no ano passado (Arsenal ficou a 2 pontos), não ficaram mais perto à 2 anos (ficaram a 5) porque o Arsenal teve um meltdown final…
São equipas muito equivalentes no seu máximo, e que para mim agora o City é pior pelas lesões.
E passas de “Isto é ir com os suplentes porque isto está perdido e o importante é ganhar em Braga” para “eu se perder fico fodido e é uma grande desilusão”.
É que ainda por cima a vitória contra o City obviamente torna ganhar ao Arsenal muito mais dificil porque o aviso está dado, a análise ao que vamos fazer no jogo é mais simples…
Ganhar como ganhámos ao City torna este jogo ainda mais dificil, não mais fácil. Ganhar no mesmo ano, de seguida, a City e Arsenal é um feito absolutamente estrondoso…..
O que eu disse foi que nessa semana, entre o jogo do City e o jogo em Braga, o fundamental era ganhar em Braga, logo se fosse preciso geria alguns jogadores com o City – o que é diferente de jogar com suplentes.
Tenho a certeza que entendes isto e que até concordavas com isto! Até os cortava rentes se para ti não fosse muito mais importante ganhar em Braga do que pontuar com o City!
Nos últimos 2 ou 3 anos o City tem sido muito mais consistente que o Arsenal – para mim nem tem comparação!
No inicio do mês, quando os defrontámos, ninguém apontava para esta crise no City! Toda a gente considerava o City super favorito! Porque ganhámos ao City, hoje esperam mais de nós – por toda a Europa e cá no burgo também. Esperam que amanhã se dê luta ao Arsenal, o que ninguém esperava que déssemos ao City. E é com base nisto tudo que eu falo…
O que se espera do Arsenal é o mesmo – do que se esperava há um mês ou na altura do sorteio. O que se espera do Sporting é muito mais do que se esperava há um mês ou na altura do sorteio!
E eu acho que tu entendes perfeitamente o que eu quero dizer…
Exacto, para a amanhã é conseguir dar a nossa versão de nós mesmo.
Conseguir competir, lutar de frente contra o Arsenal.
Esse é o objectivo principal amanhã.
Vale o que vale, mas perguntei ao meu colega inglês que segue mais ou menos a Liga Portuguesa, se achava que o Sporting ganhava ao Arsenal.
A resposta dele foi ‘da maneira como o Arsenal está a jogar esta época, de certeza que sim.’
Eu também quero acreditar…depois do que vi fazermos há dois anos…Nem que seja um 2-1 com penalty, a dar razão aos benfiquistas de que só ganhamos com eles…
Depende… a derrota é perfeitamente possível ou aceitavel, como era com o City. Agora depende como se perde, se é por um erro individual como o do Morita ou se é uma consequencia do comportamento geral da equipa. A segunda hipotese preocupar-me-ia bastante mais, se perdermos por aí.
A propósito da crise no FCPorto e da mudança de treinador do Sporting…
O FCPorto não tem melhor equipa do que tinha a época passada, ao contrário do que alguns dizem, mas não é muito pior!
Fizeram aquisições interessantes mas não colmataram todas as saídas. Se olharmos para o FCPorto que começou a época passada, perderam o Pepe – importantíssimo – o Marcano, o Zaidu, o Wendell, o Otávio, o Evanilson, o Taremi, o mini Conceição…
Ainda lá estando, o Wendell deve ter os dias contados pois recusa renovar, e o Marcano e o Zaidu estão em recuperação de longas lesões, com a agravante da idade do Marcano ter muito peso neste tipo de situação.
Portanto, temos um FCPorto com um plantel menos capaz, fruto do buraco em que a Direcção anterior meteu o clube, apesar desta Direcção até ter feito um trabalho meritório no defeso – acima do que eu estava à espera.
A aposta num treinador sem provas dadas como principal timoneiro é sempre um risco mas tem alguns pontos positivos neste caso:
a) o baixo salário em comparação com o anterior, que no caso do FCPorto é muito importante
b) ser alguém da casa, que conhece o clube e os jogadores, e está identificado com o ADN do clube
c) ser alguém que pode dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito, que era bom
Penso que, transportando isto para a mudança no Sporting, tirando o facto de não ser tão importante o dinheiro que se poupa na troca de treinadores, o resto está lá tudo e podemos fazer um paralelo muito próximo.
Qual é então o problema do risco que se corre com decisões destas?
É que quando a coisa tem um percalço – e já o tinha tido com o Bodo/Glimt – a probabilidade de vir tudo abaixo, como um castelo de cartas, é grande…
Apesar do FCPorto ter estado a fazer um campeonato melhor que na época passada – tinha mais 2 pontos à 10ª jornada – e até ter ganho a Supertaça, que na época anterior tinha perdido, havia alguma contestação fruto desse percalço na Europa e da derrota em Alvalade! Além disso, notava-se alguma intranquilidade dos jogadores, o que coloca sempre a equipa mais perto de ter novos percalços…
E a derrota na Luz, muito mais que a derrota em Roma, abriu um ferida profunda, baixou drasticamente a confiança na equipa, e culminou na eliminação da Taça de Portugal – 3ª derrota seguida em 3 exibições fracas – aos pés do Moreirense do… César Peixoto!
Ora, isto que se vê no FCPorto, para mim, é o óbvio perante a escolha que fizeram num treinador sem credenciais – onde é fácil os jogadores perderem a confiança se as coisas não correm como eles querem!
E é exactamente isto que eu questiono na escolha do João Pereira, que, para mim, é em tudo uma situação similar – apesar de eu gostar muito mais do João Pereira do que gosto do Vitor Bruno, que é um gajo que não me diz grande coisa, ao contrário do João Pereira!
O jogo com o Amarante não serve para analisar nada de relevante – epá, era o Amarante, caramba! Mas o duplo confronto com Arsenal – que é de grau de dificuldade muito grande – e com o Santa Clara – que joga um bom futebol e está a fazer uma excelente época – já vai mostrar muito se vamos seguir no mesmo caminho, em continuidade, ou se a mudança de treinador nos retirou alguma percentagem de candidatura ao titulo e à boa campanha na CL… Estes 2 jogos já vão mostrar se o João Pereira está minimamente preparado e se podemos seguir sem percalços que coloquem em causa a época que todos queremos…
Tem pior treinador. Tem um treinador mais indefinido, não sabe bem o que quer, quem quer, ou como encaixar esta equipa…
Eu disse no inicio que gostava do plantel do Porco e estava a ver coisas interessantes na equipa, restava saber se o VB ia ter mão para tocar esta guitarra. Ou seja, fazer a equipa crescer com o tempo.
Não está a crescer com o tempo. Nem sequer conseguiu estabelecer as bases que pareciam estar a aparecer no inicio do ano.
Se o Sporting e o JP corre bem, acho que o Porto vai ficar em 3º tranquilo porque o 4º é uma merda e por isso também não vai chatear muito. Acho que o VB se vai aguentar até ao final da época (não estou a ver alternativa boa para o Porto nesta altura), a não ser que venha aí um descalabro (que parece não estar a KM porque está a piorar)…mas no final da época vai à vidinha dele. Acho que o AVB só abdica do VB se for mesmo obrigado a isso…mas acho que o VB não é treinador para o Porco e não vai conseguir voltar pegar na equipa como deve ser….
Não sou da tua opinião – já tinhas percebido isso! 🙂
O plantel é pior, para mim nem tem discussão.
O treinador é o tal melão que antes de se abrir não se sabe se é doce ou um pepino – igual ao João Pereira! Para mim é sempre um risco um dos 3 grandes fazer uma aposta destas. Pode correr bem? Pode! Mas também pode correr mal, e se for 50%/50%, já é uma aposta demasiado arriscada. Num treinador tens de ter 80% de confiança mínima de que vai resultar porque um bom treinador é fundamental em qualquer equipa!
Um gajo como o João Pereira, como era também o caso da Mariana Cabral, tinham de passar sempre por adjuntos de alguém consagrado antes de pagar numa equipa de um clube como o Sporting!
Casos como o do Amorim, que dá treinador do nada, são mais que raros. São uma agulha num palheiro!
Quando falhas o treinador – que parece que é o que se está a passar no FCPorto – colocas em causa toda a equipa!
Com o Conceição esta equipa jogaria muito mais, parece-me óbvio!
E vamos ver como corre no Sporting porque o que fizeram foi um risco muito semelhante ao que o FCPorto correu…
Eu não acho.
Perderam a liderança de balneário numa altura e que chega um treinador na primeira experiência como treinador principala 100%. Só nesse capítulo a equipa fica mais debilitada que a da época passada.
A nível dos centrais não conseguiram estabilizar nenhuma dupla e o sector é uma casa à arder.
No meio campo Varela ainda lá está, mas longe do jogador que era. Se é lesão, do treinador, ou outra situação qualquer, não sabemos.
No ataque perderam Taremi e Evanilson que eram apenas os melhores marcadores do plantel nos últimos anos, e o Chico Conceição que criava desequilibrios constantes às defesas adversárias. Nenhum foi substituido à altura.
Samu é um puto que engatou mas que está longe de ser uma solução sólida, Damaso é um gajo esforçado mas necessita de 20 remates para fazer um golo.
A defesa não ter estabilidade é treinador. A defesa com João Mário, Martim Fernandes, Perez, Djaló, Moura e Wendell é mais do que suficiente para fazer uma boa defesa. É verdade que o Pepe bem fisicamente era melhor que estes centrais mas qualquer um deles é muito melhor que o Zé Pedro (que ainda lá está) e tem potencial para ser MUITO mais estável porque o Pepe raramente este bem fisicamente no ano passado.
Mas o processo defensivo da equipa é muito mais fraco (porque a equipa pressiona muito pior e por isso expõe muito mais a defesa) e por isso parece pior.
O meio campo a mesma coisa. O meio campo é igual ao do ano passado, para mim podia ser melhor até do que o ano passado porque tem o Vasco Sousa que eu acho um belíssimo jogador. Se é pior do que o ano passado, é culpa do treinador.
Onde acho que tens razão é no Ceição (que aí sim, perderam muito) e na liderança. Mas também a liderança do Pepe é mais notada por ausência de qualidade do treinador….
O Porto tem um plantel mais do que suficiente para lutar pelo titulo. Mas a verdade é que também tinha no ano passado e não lutou…com o treinador que tantos adoram…..
Um onze com:
Diogo Costa
João Mário Djalo Perez Moura
Varela Nico
Pepe F.Vieira Galeno
Samu
É um muito bom onze. Para mim em nada inferior ao do ano passado.
A grande diferença está no banco…. agora têm um xoninhas que quer jogar em classe. Antes tinham um grunho que jogava na atitude e na raça.
O Adn do Porto adequa-se muito mais ao estilo de Conceição….
Vão passar mal!!!
Ha um problema, penso que de comunicacao, relativamente a JP.
A questao de nao poder ser treinador principal, em campo e nas conferencias de imprensa não são algo de positivo. Os jogadores teem de sentir que ele é a cara e a voz do grupo, em todos os momentos. Sobretudo nesta fase de transição em que é importante virar a página RA.
Isto acontece porque Varandas não preparou coisa nenhuma, num cenário, que face à forma como foi feita a renovação de RA e a impreparação oficial de JP, era obvio que isto ia acontecer.
Rodrigo e JHC, vocês às vezes descambam. Na ânsia de bater no Varandas … defendem OBJECTIVAMENTE o José Pereira e a ANTF.
NOS ULTIMOS 3 ANOS E QUASE MEIO A FPF NÃO DISPONIBILIZOU CURSOS NEM VAGAS SUFICIENTES PARA O JOÃO PEREIRA E MUITOS OUTROS COMO ELE NÃO CONSEGUIREM PROGREDIR NA SUA HABILITAÇÃO.
E era só esta que devia ser a preocupação da ANTF: defender melhores e mais regulares condições de formação e qualificação do treinador português; em vez disso preferem fazer a figura de “polícia iraniana dos costumes” (e polícia muito selectiva: un steêm de usar burka … outra são o rei que vai nú).
E deveria ser SÓ contra isto que, nesta matéria, os sportinguistas deveriam concentrar a sua indignação.
Saudações leoninas a ambos
SL
Mesmo assim o Amorim também demorou 3 anos a tirar, se não me engano. E não sei se é fácil tirar o curso na Escócia (onde podem tirar sem estágios e prazos melhores) ao mesmo tempo que treinam em PT….não sei como fez o Amorim e que niveis tirou lá….
Por isso também não encurtava muito.
E isso não desmente o Varandas. Eu detesto o Varandas por isso sou insuspeito, mas o que ele disse confirma-se com isto.
O JP esteve sempre previsto para substituir o Amorim no próximo ano. No próximo ano o JP tem o nivel necessário. Até creio que terá no próximo mês. Teve de antecipar e por isso está aqui 1 mês em que não tem, ou lá o que é….
O Amorim tirou o nível 3 de treinador na Irlanda do Norte…
Acho que o nível 4, máximo, é que tirou por cá…
A guerrinha mesquinha destes palhaços da associação nacional de treinadores contra o SCP tem a ver com isso. Isto é, os treinadores não estarem a fazer os cursos dos níveis de treinador todos cá em Poortugal.
Pelo que me disseram, se fizermos os 4 níveis cá em Poortugal, o tempo médio para concluír os cursos é de … 8 anos. Porque isto não é só a parte lectiva dos cursos, depois tem a parte práctica e respectivos relatórios de actividade. Disseram-me também que isto demora mais tempo porque há níveis que não decorrem todos os anos e as vagas são limitadas…
Muita gente mama nisto destes cursos… É á portuguesa…
Não Álvaro, não estou a defender esse atrasado mental. O que estou a dizer é que se de facto o JP está a ser preparado há mais de 3 anos como diz o ilustre presidente para ser nosso treinador , então faria todo o sentido que já estivesse a tirar o curso ou com curso acabado.
Ora o que acontece é das 2 uma,
A) ou o Varandas mente e não estava nada planeado
B) Ou Varandas é mais uma vez incompetente ao estar a preparar um treinador para a equipa principal e nem sequer se lembrar que convinha ter o curso para o fazer.
Não confundas as coisas, eu não fui a favor desta opção mas JP é o treinador do Sporting, como tal JP é o meu treinador e tem o meu apoio.
Se há coisa que não gosto nem nunca gostei é que me tentem fazer passar por parvo e aqui mais uma vez trata-se de um caso em que querem fazer uma figura que todos os factos desmentem. Independentemente disso reafirmo JP é o meu treinador, não lhe fiz crítica absolutamente nenhuma
Eu tenho um problema muito relativo com a ausência do curso….
Acho melhor ser o treinador principal a estar de pé mas a mensagem facilmente passa pelo adjunto. Não é o mesmo? Eventualmente não…mas não é muito muito diferente.
Conferencias de imprensa ainda acho mais relativo, porque internamente a mensagem é dada pelo treinador, os jogadores levam a injeção do treinador….a CI é para os adeptos, acho que tem um impacto interno MUITO relativo ou praticamente nulo….
É melhor ter curso e ser ele? Sim, claro. Espero que seja em breve. Se acho um pecado mortal? Nem por sombras….
Também não acho grave não ter curso, o que eu acho “estranho” é estares a preparar um treinador para a equipa principal, supostamente há mais de 3 anos e nesse tempo todo a treinar a B não ter sido previsto o curso de treinador. Então mas estava a ser preparado para entrar na equipa principal sem curso?
Já tinha pensado nisso à muito muito, mas não quis aqui estar a dizer nada.
Aliás, estando num clube grande e com nome no futebol, existe sempre o risco de isto acontecer, e o JP porque também não se preocupou em o tirar mais cedo ?
Precisa de tirar os 4 niveis, precisa dos tempos de estágio e relatorios…não dá para fazer em 2 anos, demora sempre este tempo. Acho que o JP até tirou tudo de seguida, no máximo tempo possivel.
Atenção, não estou a falar da qualidade do JP, nem se foi uma boa ou má escolha.
Estou-me só a referir à questão do ter ou não o curso e o tempo que teve pró tirar, estando num clube grande.
E desta forma só me leva a pensar que não estava a ser pensado a 3 anos e foi sim uma escolha muito recente.
Se fosse pensado à 3 anos até o próprio clube já devia ter alertado o JP para tratar do assunto.
Ou o clube ou o JP, tiveram tempo para isso, mas deixaram andar.
Nem o Clube nem o JP têm qualquer voto nessa matéria. O JP candidatou-se a cada nível assim que completou o anterior. A FPF é que não promove cursos suficientes e os que promove não têm vagas suficientes.
O que estão a dizer é que haver falta de médicos se deve ao Ensino Secundário e aos pais e não aos Min. Educ. e às Universidaes que não promovem cursos e vagas suficientes antes instituindo sucessivos “numerus clausum” (que ainda por cima promovem o previlégio da marronice em detrimento da vocação – muitos bem que podem jura Hipócrates mas a fidelidadevai para os euros e para o estatuto).
Aqui está a passar-se o mesmo: escolham o ALVO CERTO, POR FAVOR!!!
Álvaro estás a confundir as coisas, o JP não é aqui alvo nenhum, o que se prova é que esta história de estar a ser preparado é que o Varandas tinha tudo planeado é uma treta (mais uma). Tu é que estás a querer alterar a direção da nossa crítica e constatação do que é óbvio, para dizeres que é um ataque ao JP, quando não o é de todo.
Eu acho um pecado mortal mas da FPF (que não promove cursos nem vagas suficientes) e da ANTF (que prefere fazer queixinhas dos SEUS associados a quem a FPF priva de progredir, do que fazer o papel para que foi constituída e exigir à FPF que ofereça condições para a formação e qualificação atempada do terinador português).
Um abraço e saudações leoninas
Eu sou a maluquinha das conspirações, já se sabe…
A questão aqui é: tinham que comprar um jogador ao Estoril? Porquê perguntar se havia lá algum de jeito?
O Quaresma não jogou contra o Amarante por oção do treinador. Esteve convocado para os sub 21, mas foi retirado por precaução médica.
Na última semans treinou normalmente. Não foi opção contra o Amarante porque se entendeu que dado o resultado, o período de paragem e a proximidade do jogo contra o Arsenal, o risco não se justificava
SL
25 Novembro, 2024 at 9:13
Então bons dias.
A Bola diz que o United quer o Quenda para o ano que vem por 60M antes que ele valorize mais.
É um começo. Quenda é o novo Nuno Mendes…? Não me parece, gostava mais do Nuno que foi por 45, certo? Os preços vão subindo…
25 Novembro, 2024 at 9:17
Bom dia
Querem, paguem!! E para esses gajos não deveria ser abaixo dos 80M!!
25 Novembro, 2024 at 9:21
Claro. Mas como só vai no Verão parece que vamos facilitar e não cortar as pernas ao Quenda. Mal seja vendido passa a titular na Selecção ..!
Os negócios mais óbvios seriam Hjulmand para o City, Quenda para o United e Gyokeres para o Arsenal. Algo como 220M e la vamos nos comprar mais vikings.
25 Novembro, 2024 at 9:20
E parece q descobriram q o Hjulmand tem uma tatuagem do Arsenal … se o resultado nos convém o próprio João Pereira tem q ir para algum outro lado
25 Novembro, 2024 at 9:24
Verdade. Esqueço me sempre da tattoo do Hjulmand… Vai nos estragar uma venda para o City, quanto custa remover a tattoo? O Morten gosta assim tanto do Arsenal?
Não estou a ver necessidade do Arsenal o comprar até 2026. Se ele quiser manter a tatuagem, podemos fazer o negócio como o do Quenda. Pagam 60M e levam no verão depois do próximo. Quando o Partey estiver nas últimas…
25 Novembro, 2024 at 11:10
Dias atrás escrevi que os nossos “gestores” decidiram que seria Quenda à vender em Janeiro.
As notícias são que precisamos de dinheiro, Quenda vale pelo potencial, e temos Catamo para aquela posição.
Amorim não precisa de Quenda, mas o Sporting precisa vendê-lo e aqui temos o primeiro favor do treinador ao Sporting.
Entretanto, pelo que leio, Amorim só tem 80M para reforços. Se gastar os 60M com Quenda fica sem dinheiro para substituir os pinos que tem. É capaz de ficar por 40M mais objetivos tipo o MU não ser despromovido…
25 Novembro, 2024 at 14:45
A cláusula do Quenda são 100M€. O jogador ainda é novo. O Sporting, correndo esta época bem, deve aumentar-lhe o vencimento e continuar a exigir a cláusla procurandopotenciar ainda mais o seu rendimento, apara ser mais “fácil” oferecerem o s 100M€.
SL
25 Novembro, 2024 at 9:25
Tao bom ver o fcp assim a “arder”!! Que continuem por muitos anos
25 Novembro, 2024 at 9:34
Não sei se depois da vitória sobre o Amarante por 6-0, se conseguimos segurar o João pereira. Também ainda não abri os jornais para ver quem são os 7 ou 8 jogadores que estão quase a sair.
25 Novembro, 2024 at 9:38
Relativamente ao Amorim, assim que corre mal começam em simultâneo as desculpas, só 2 treinos em 12 dias diz ele.
Para dar certo há um factor importantíssimo que não sei se o united está a ter em conta, tem de haver certa imprensa no bolso para dizer maravilhas de tudo
25 Novembro, 2024 at 11:12
Não me digas que também queres que o Varandas “compre” avençados televisivos e tablóides ingleses para o Amorim…
25 Novembro, 2024 at 9:42
Bom dia tasca!
Algumas soltas do jogo com o Amarante…não vale a pena grandes coisas porque é o Amarante….e tudo o que vou dizer tem este ponto…é o Amarante. Não conclui nada, são apenas “feelings” do jogo.
No 11, andou dentro do que esperávamos tirando o St. Just. Que fez a primeira parte, esperava que ele entrasse.
Achei que a equipa arriscou mais do que habitual, o que deixou o jogo “mais solto”. O Sporting controlou menos, os centrais fizeram mais passes de risco, os médios idem, os alas muito muito projetados, toda a gente me pareceu mais solta e a tentar fazer mais rápido, menos controladora. Isso trouxe várias perdas de bola, muito “solavanco” no jogo que não é muito próprio do Sporting dos últimos 2 anos.
Achei a linha defensiva menos segura, mais exposta do que o habitual. Por causa do ponto anterior, não sei se não é também problema de modelo. Muita gente para a frente, muita projeção ofensiva, adicionar a mais risco…o Amarante é o Amarante, não é nada de muito dificil, mas…..vi vários momentos em que um bocadinho mais de qualidade podia ter dado bem mais perigo. Mas lá está…pode estar relacionado com ser o Amarante.
Muitas tentativas de combinações curtas rápidas, muitas tentativas de tabelas mas muito cruzamento, demasiado…
Gostei muito das substituições e gostei muito de ver o Simões a entrar…muito “à vontade”. Como eu costumo dizer, entrou como se não fosse nada de diferente do habitual. O Arreiol jogou menos, teve menos destaque, dá-me mais duvidas se vai ter a cedo a intensidade e força física para esta dimensão apesar da qualidade com bola ser evidente mas…a ver. Importante irem entrando.
De resto, o jogo resolveu-se muito cedo e foi muito um passeio com bola. O Trincão estava a brincar no parque com os putos (como faz sempre nestes jogos “pequenos”, a merda e contra equipas mais fortes), o Edwards ganhou confiança com os 2 golos (curioso ter sido ele a ir para a esquerda e não desgostei), Harder estava com fome mas falha 2 golos que não é muito dele falhar.
As substituições descaracterizaram muito a equipa, foram centradas nos jogadores (descansar uns, dar ritmo a outros) e não na equipa e por isso nos últimos 15 minutos a equipa tinha bases pouco consistentes (defesa muito ”fora”).
Nos próximos jogos já se vai perceber para onde esta equipa vai. Se vai no mesmo caminho que antes ou se já há mesmo nuances diferentes claras no jogo. Nem é o Arsenal, eu com o Arsenal não estou à espera de nada e também não vai mostrar grande coisa (tal como este mas pelo oposto), é o Santa Clara e restantes…
25 Novembro, 2024 at 9:57
Também achei a equipa algo anárquica a defender…
25 Novembro, 2024 at 10:03
E o meio maior receio nesta mudança.
Tenho vários (gestão de jogadores que sentem que são maiores do que o treinador, gestão do jogo, preparação dos jogos, trabalho físico da equipa….etc….), mas a minha maior duvida é se o JP consegue uma defesa de betão como o Amorim tinha.
Apesar de tudo, o traço comum do Sporting de todos os anos menos do ano do 4º lugar é uma defesa de betão. A defender subido ou fechado.
Dos sub23 e B do JP, o pior era a defesa…vamos ver se tem a ver com os jogadores (idade, qualidade e exposição numa equipa muito jovem e muito projetada) ou se é de base…..
25 Novembro, 2024 at 10:48
Sim… isso não pode mexer muito. Caso contrario fica tudo muito dificil, a lempionagem ta com fé.
25 Novembro, 2024 at 10:11
Creio que o maior problema da defesa esteve no posicionamento dos 3 centrais e nas movimentações dos médios centro.
Abriram se muitas crateras entre o meio campo e a nossa linha mais recuada que, os amarantinos tentaram explorar …
Por outro lado, a nuance dos alas mais projectados na frente deu 2 golos e, podiam ter sido mais…
25 Novembro, 2024 at 10:51
Não dá para ver muito com um Amarante. Com o Arsenal e Sta Clara sim.
25 Novembro, 2024 at 14:59
E acham que para além de ser o Amarante, o facto de ser uma defesa NADA HABITUAL não terá contribuído para os defeito a que apontaram. Lembrem-se que quem esteve em jogo foram: Kovacevic (GR), Saint-Juste (DCD), Inácio DCC) Matheus Reis (DCE) Esgaio (ALD) e Fresneda (ALD). Além disso, embora nem tenha havido muita transições a defesa alta era feita por Edwards, Trincão e Harder, Fresneda ou Esgaio, e Bragança. Só o Inácio e o Bragança têm tido uso mais regular nas posições que ocuparam.
Eu até acho que foi um jogo competente e era o que me faltava que contra Amarante me preocupasse com detalhes sobre (e criticase) o modo como defendemos … por que pusémos muito ênfase nos processos ofensivos (?!?!).
SL
25 Novembro, 2024 at 15:03
Perdão ao afirmar «Só o Inácio e o Bragança têm tido uso mais regular nas posições que ocuparam.», esqueci-me do Hjulmand que até acho que fez um jogo enorme Como 6 que foi mais, umavez que o Bragança (outro desatque do jogo) foi mais 10 do que 8.
SL
25 Novembro, 2024 at 15:06
Mais do que os jogadores, a minha duvida é..
Vários comportamentos que vimos foi porque era contra o Amarante e por isso os jogadores arriscaram muito mais com bola, subiram mais, deixaram a defesa mais exposta, etc…porque o risco dificilmente custava assim tanto, o jogo estava controlado…
Ou se já é mesmo pequenas alterações no modelo de jogo que provocam maior risco.
Não me pareceu uma questão de jogadores (até porque de todos só acho o Esgaio fraco) mas de modelo e forma de encarar o jogo.
25 Novembro, 2024 at 16:29
Tiago eu achei o modelo o mesmo.
Diferiram vários jogadores e talvez alguns se quisessem “mostrar” mais (Fresneda, Edwards).
Aquela que achei a única alteração de nuance ao sistema foi o posicionamento do Bragança (e, consequentemente, em parte, do Hjulmand).
Mas acho que foi por: a) não estar Pote; b) apoiar mais o Harder; c) dar mais liberdade ao Trincão e ao Edwards. O jogo do Bragança (certo que contra o Amarante) foi um verdadeiro tratado da arte de bem interpretar e melhor executar novas funções (bem mais abrangentes) no mesmo modelo e sistema de jogo.
Acho que essa foi a grande alteração estrutural (para este tipo de problemas colocados por um adversário mais defensivo; e estamos a “desvalorizar” o Amarante e esquecemos de Nacional, Farense, Casa Pia, Estoril, Arouca AFS e outros de “primeira liga” mas que são utilizadores com passe da Carris só para Alvalade).
As outras “mudanças” acho que foram aparentes e conjunturais, mais ditadas por: a) modelo e objectivos de jogo do adversário; b) adaptações à aleração estrutural citada; frenesim e vontade de mostrar jogo de alguns jogadores menos usados ou mais “tapados” no plantel [Fresneda e Edwards principalmente (e que à conta dsso tiveram um jogo abnegado e bem conseguido, que lhes terá trazido mais confiança e motivaçã); mas também Esgaio e mesmo Matheus Reis].
É apenas a minha opinião, mas acho muito cedo para fazermos avaliações. Até porque penso que o João Pereira … perdão o Tiago Teixeira (não vá o outro Pereira, o da ANTF, estar a ler isto e querer fazer de polícia mau outra vez) e a sua equipa técnica não sejam kamikases a ponto de querer mexer muito com o que tem estado há tanto tempo a funcionar bem e a dar bons RESULTADOS.
São gente inteligente, integrada no Clube e na estrutura do futebol que era técnicamente centrada no Amorim.
Um abraço e saudações leoninas
25 Novembro, 2024 at 16:46
Pois…preciso de tempo para perceber….
Houve diferenças no comportamento vs o que estou habituado a ver mas pode ter a ver com o adversário.
Não são alterações radicais. O sistema é o mesmo e parece-me que será durante muito tempo, o modelo será sempre parecido, os tempos de jogo, a capacidade de pressão e de reação à perda não devem andar longe…a questão é quão parecido e a eficácia que têm.
Também há outra questão, que é o facto de eu estar habituado a ver sub23 e B e por isso procurar cada sinal que me transporte para lá.
Vamos ver.
25 Novembro, 2024 at 10:18
Tal como tu, eu acho que o que vai de facto definir se esta equipa tecnica consegue ou nao pegar no que foi feito, são os próximos jogos internos.
Não estou à espera de nada amanhã contra o Arsenal, tudo o que vier a mais, é bónus.
O que estava à espera, como já tinha dito antes, era de ganhar ao Amarante e ao Santa Clara. Duas vitorias nesses dois jogos dao confiança suficiente para perceber que, com mais ou menos dificuldades, consegue-se dar continuidade ao trabalho do Amorim. Um já está, falta o outro.
Claro que se ganharmos ao Arsenal, melhor ainda, mas se não ganharmos não é algo que me preocupe muito.
25 Novembro, 2024 at 10:23
É isso.
O JP vai ter desafios constantes. Não acho que vá haver um momento que se diga “se passou por isto, está passado o teste final”.
Agora vai ter o testes destes jogos de campeonato a ver se consegue manter uma equipa fortíssima nestes jogos.
Depois vai ter os testes dos jogos grandes (champions e lampiões).
Depois vai ter o teste dos jogos muito juntos.
Depois o teste dos jogos decisivos…
Vai estar sempre em teste. Não vai ter vida fácil….nada fácil…
E o termo de comparação que tem é….a perfeição. Estávamos num ano imaculado.
25 Novembro, 2024 at 10:53
Depois de teres ganho ao City, e principalmente como ganhaste, uma derrota com o Arsenal será uma desilusão e, mais que isso, muita gente vai pensar que com o Amorim seria diferente – inclusive os jogadores.
À partida uma derrota com o City era expectável mas com o Arsenal já se pedia um empate… Quando ganhas ao City, especialmente como ganhaste, já não pedes um empate com o Arsenal, mas exiges não perder com o Arsenal, o que já é diferente – pois se perderes não é surpresa nenhuma! Mas o estado de espírito é diferente agora do que era antes de jogar com o City e correndo mal, vai cair em cima do João Pereira!
Eu sei que vamos defrontar um grande equipa, mas não tão grande quanto o City… E se perdermos, vou ficar fodido – ainda que aceite o empate e não exija a vitória. A luta pela vitória exijo depois em Brugge… 🙂
25 Novembro, 2024 at 11:14
O Arsenal atual é mais forte que o City atual.
Acho isso completamente descabido. O natural, de longe, é a derrota. O Arsenal é bem melhor equipa, tem melhor treinador, tem muito mais experiencia…o normal é a derrota e por mais do que 1.
É tão descabido que…lá está…para mim o Arsenal atual (com os jogadores que tem hoje) é mais forte que o City atual (com os jogadores que tem disponíveis)…e contra o City, com o Amorim…não estávamos a levar 3 ou 4 ao intervalo por acaso. Lá está…foi preciso toda a vaca que o Amorim tinha disponivel para ganhar ao City.
Queres ver as 2 (Arsenal e City) jogador por jogador atual? O ultimo 11 de ambas? Ou mesmo vs o 11 contra nós?
Só o Haaland é que é melhor do City. De resto ou é equilibrado ou é melhor do Arsenal.
Defesa:
Lewis vs Timber…vai dar ao mesmo
Saliba vs Akanji, Saliba dá 10-0
Gabriel M. vs Pusey…nem se fala…
Gvardiol vs Calafiori, ela por ela…
Kovacic vs Rice, Rice sempre
Foden vs Odegaard….ela por ela…
B. Silva vs Jorginho ou Partey…é o que é…são muito diferentes mas para nós vai ser muito mais dificil
Saka vs Savinho, Saka sempre
Halaand sim, bem melhor que Havertz
M. Nunes vs Martinelli, vou meter ela por ela mas por simpatia com o M. Nunes…..
E depois há o principal.
O Gyokeres bater de frente com o Posey ou Akanji não é, nem de perto nem de longe, bater de frente com o Saliba ou G. Magalhães.
O estilo de jogo do Arsenal é muito mais fisico, com um meio campo muito mais fisico, o que para nós é muito mais dificil de lidar.
Não vamos ter Pote, o nosso melhor desse jogo com o Araujo, de longe…
Treinador que tem o primeiro jogo minimamente a sério no futebol sénior.
Eu acho completamente descabido o moral com que muitos Sportinguistas estão para este jogo…é completamente deslocado da realidade….
Uma coisa tipo meio lampiónica que ganham 1 jogo mais apertado europeu e estão a planear a viagem para a final….
25 Novembro, 2024 at 11:44
“Uma coisa tipo meio lampiónica que ganham 1 jogo mais apertado europeu e estão a planear a viagem para a final….”
Fosga-se, e agora, o que eu faço às viagens?
25 Novembro, 2024 at 12:32
Vende a varandettes que tas compram de caras.
25 Novembro, 2024 at 12:34
Bem, o Arsenal vai atrás do City, no campeonato e na CL… Mas é muito melhor!
O Arsenal era muito melhor que o Sporting e empatou os 2 jogos da ultima vez que jogámos…
O City está numa má fase, e aí concordamos.
Não sei se o Arsenal está acima do seu normal… Acho que não está! Está no seu normal, diria eu! Logo, é o Arsenal que se esperava, forte e poderoso mas abaixo do City que se esperava, forte e poderoso, e que se viu na 1ª parte mas não se viu na 2ª porque levaram 2 batatas a abrir e depois falharam um penálti e perderam a pica!
O City quando cá veio vinha de 2 derrotas. Não era nada uma equipa em crise – tanto que fez a 1ª parte que fez! Em crise está agora que leva 3 derrotas em cima dessas 2…
25 Novembro, 2024 at 15:25
É precisamente pelo City ter feito a primeira parte que fez em que podia ter-nos dado 2 ou 3, que acho que nao podemos “exigir” ganhar ao Arsenal.
O City veio ca fazer essa primeira parte, ainda com o Amorim como treinador, com o Pote na equipa. Acabamos por conseguir dar a volta pelos dois golos de rajada que marcamos na primeira parte e pelo Haaland ter mandado ao barrote no penalty. Se essa bola tem entrado, iamos penar muito até ao fim do jogo.
Queres que com um treinador que tem um jogo a treinador principal, contra uma equipa de terceira divisao, sem experiencia nenhuma na Champions, e sem poder contar com o Pote, que até foi um dos mlehores contra o City, sejamos exigentes e estejamos a pedir pelo menos o empate?
A mim parece-me exigir um bocado demais ao Joao Pereira. Eu não lhe peço isso, acho desfasado da realidade.
Claro que se empatarmos ou ganharmos vou ficar super feliz, mas nao vou ficar chateado com ele se perdermos. Só fico chateado se levarmos uma goleada, ou se a equipa não mostrar atitude durante o jogo.
25 Novembro, 2024 at 15:38
Nem mais!
E mesmo assim, o Amorim na estreia na Champions comeu 5 do Ajax e do City…..
Não é assim tão “fora” como isso…apesar de sim, se levar 5-0 fico fodido….
25 Novembro, 2024 at 17:07
Mas eu disse que exigia ganhar ao Arsenal?
Ou disse que exigia não perder?
Parecem-me coisas diferentes…
Depois eu falei nas espectativas à partida e o que saiu após o jogo com o City, referindo que vai cair em cima do João Pereira o que sair daqui – de bom ou de mau.
Convinha começarem a ler o que escrevo…
Quanto ao que se exige ao João Pereira, bem, é o gajo que está à frente da equipa, aceitou ir para lá, diz estar preparado, o Varandas diz que está preparado, a equipa tem-se exibido a muito bom nível… Queres que não se exija nada?
Claro que se exige mas todos sabemos que a responsabilidade no fim cairá em cima do Varandas pois não só ele que escolheu, como foi ele que teceu elogios ao treinador da maneira como o fez – quem o ouviu até pode ter ficado a pensar que mudámos para melhor e que estava tudo pensado!
25 Novembro, 2024 at 17:26
Le la bem o que eu escrevi. Andas sempre a queixar-te que as pessoas nao lêm bem o que escreves, mas as vezes fazes o mesmo.
Eu escrevi:
“Queres que … sejamos exigentes e estejamos a pedir pelo menos o empate? A mim parece-me exigir um bocado demais ao Joao Pereira.”
Em lado nenhum eu digo que estás a exigir a vitória, digo sim que nestas circunstâncias, acho que mesmo pedir o empate, que é o que estás a fazer, não é realista. Convem leres o que escrevo…
Não posso pedir um empate ou uma vitória na Champions contra uma das melhores equipas de Inglaterra a um treinador que tem como unica experiencia a treinar uma equipa principal um jogo contra uma equipa de terceira divisao. Até o Amorim se estreou nas competicoes europeias a levar 4-1 do LASK Linz em casa, ou na Champions a levar 5 do Ajax.
Ou melhor, poder pedir até posso. Só acho que é ser pouco realista. Mas não é impossível, e se acontecer fico satisfeito. O Tiago Fernandes sem experiencia nenhuma foi empatar a Inglaterra 0-0…
25 Novembro, 2024 at 15:36
Primeiro, eu não disse muito melhor. Disse melhor.
Segundo, o City está à frente porque teve um começo fortissimo antes da onda de lesões. Especialmente do Rodri, que tem uma influencia gigante no jogo do City.
Terceiro, eu acho que foi claro na comparação entre as 2 porque é que acho o Arsenal mais forte e mais dificil. Não só porque estão numa fase mais forte, como acho que têm neste momento melhor equipa pelas lesões do City e por ultimo, acho que o jogo mais fisico do Arsenal nos dificulta mais a vida (o Gyokeres vai suar a ponta do crl para passar pelo Saliba….não vai apanhar o Pusey….).
O que é meio estranho é que querias jogar com os suplentes contra o City porque estava perdido à partida e chega o Arsenal e achas que não é normal perder o jogo. Tipo…mesmo ambas no topo de forma, estamos a falar de equipas muito equivalentes, que estão perto agora (Arsenal está a 1 ponto), ficaram perto no ano passado (Arsenal ficou a 2 pontos), não ficaram mais perto à 2 anos (ficaram a 5) porque o Arsenal teve um meltdown final…
São equipas muito equivalentes no seu máximo, e que para mim agora o City é pior pelas lesões.
E passas de “Isto é ir com os suplentes porque isto está perdido e o importante é ganhar em Braga” para “eu se perder fico fodido e é uma grande desilusão”.
É que ainda por cima a vitória contra o City obviamente torna ganhar ao Arsenal muito mais dificil porque o aviso está dado, a análise ao que vamos fazer no jogo é mais simples…
Ganhar como ganhámos ao City torna este jogo ainda mais dificil, não mais fácil. Ganhar no mesmo ano, de seguida, a City e Arsenal é um feito absolutamente estrondoso…..
25 Novembro, 2024 at 16:05
Nesta fase, acho o Arsenal muito mais difícil pró Sporting do que o City.
Para mais, o Arsenal já está previamente avisado com o resultado cá do City.
25 Novembro, 2024 at 17:16
Tenta não distorcer o que digo…
O que eu disse foi que nessa semana, entre o jogo do City e o jogo em Braga, o fundamental era ganhar em Braga, logo se fosse preciso geria alguns jogadores com o City – o que é diferente de jogar com suplentes.
Tenho a certeza que entendes isto e que até concordavas com isto! Até os cortava rentes se para ti não fosse muito mais importante ganhar em Braga do que pontuar com o City!
Nos últimos 2 ou 3 anos o City tem sido muito mais consistente que o Arsenal – para mim nem tem comparação!
No inicio do mês, quando os defrontámos, ninguém apontava para esta crise no City! Toda a gente considerava o City super favorito! Porque ganhámos ao City, hoje esperam mais de nós – por toda a Europa e cá no burgo também. Esperam que amanhã se dê luta ao Arsenal, o que ninguém esperava que déssemos ao City. E é com base nisto tudo que eu falo…
O que se espera do Arsenal é o mesmo – do que se esperava há um mês ou na altura do sorteio. O que se espera do Sporting é muito mais do que se esperava há um mês ou na altura do sorteio!
E eu acho que tu entendes perfeitamente o que eu quero dizer…
25 Novembro, 2024 at 17:30
https://atascadocherba.com/2024/09/06/onde-tu-fores-jogar-nos-vamos-la-estar/
Divertete….
“Precisas meter uns 4 menos utilizados, e depois rodar outros 4 titulares na 2ª parte.”
Quanto á consistencia, como te disse.
O City no ano passado fez +2 pontos que o Arsenal
Mais 5 pontos à 2 anos.
Este ano tem +1.
Não sei onde vez muito mais consistencia do City….
25 Novembro, 2024 at 17:13
Os jogos para avaliação do trabalho começa com o Santa Clara…amanhã não há a obrigatoriedade de vencer, eu pelo menos não o espero.
É jogar concentrados, com intensidade e disfrutar do jogo…só espero é não sofrer um cabaz que isso sim pode desmoralizar as tropas.
25 Novembro, 2024 at 17:31
É isto, sem tirar nem por.
Mas depois do jogo do City há malta que acha que já podemos ganhar a Champions…
Eu gostava, mas gosto de manter os pés bem assentes no chão, caso contrário depois levo daquelas chapadas de realidade, que surpreendem tanta gente…
25 Novembro, 2024 at 17:37
Exacto, para a amanhã é conseguir dar a nossa versão de nós mesmo.
Conseguir competir, lutar de frente contra o Arsenal.
Esse é o objectivo principal amanhã.
25 Novembro, 2024 at 23:39
Vale o que vale, mas perguntei ao meu colega inglês que segue mais ou menos a Liga Portuguesa, se achava que o Sporting ganhava ao Arsenal.
A resposta dele foi ‘da maneira como o Arsenal está a jogar esta época, de certeza que sim.’
Eu também quero acreditar…depois do que vi fazermos há dois anos…Nem que seja um 2-1 com penalty, a dar razão aos benfiquistas de que só ganhamos com eles…
25 Novembro, 2024 at 10:54
Depende… a derrota é perfeitamente possível ou aceitavel, como era com o City. Agora depende como se perde, se é por um erro individual como o do Morita ou se é uma consequencia do comportamento geral da equipa. A segunda hipotese preocupar-me-ia bastante mais, se perdermos por aí.
25 Novembro, 2024 at 10:41
A propósito da crise no FCPorto e da mudança de treinador do Sporting…
O FCPorto não tem melhor equipa do que tinha a época passada, ao contrário do que alguns dizem, mas não é muito pior!
Fizeram aquisições interessantes mas não colmataram todas as saídas. Se olharmos para o FCPorto que começou a época passada, perderam o Pepe – importantíssimo – o Marcano, o Zaidu, o Wendell, o Otávio, o Evanilson, o Taremi, o mini Conceição…
Ainda lá estando, o Wendell deve ter os dias contados pois recusa renovar, e o Marcano e o Zaidu estão em recuperação de longas lesões, com a agravante da idade do Marcano ter muito peso neste tipo de situação.
Portanto, temos um FCPorto com um plantel menos capaz, fruto do buraco em que a Direcção anterior meteu o clube, apesar desta Direcção até ter feito um trabalho meritório no defeso – acima do que eu estava à espera.
A aposta num treinador sem provas dadas como principal timoneiro é sempre um risco mas tem alguns pontos positivos neste caso:
a) o baixo salário em comparação com o anterior, que no caso do FCPorto é muito importante
b) ser alguém da casa, que conhece o clube e os jogadores, e está identificado com o ADN do clube
c) ser alguém que pode dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito, que era bom
Penso que, transportando isto para a mudança no Sporting, tirando o facto de não ser tão importante o dinheiro que se poupa na troca de treinadores, o resto está lá tudo e podemos fazer um paralelo muito próximo.
Qual é então o problema do risco que se corre com decisões destas?
É que quando a coisa tem um percalço – e já o tinha tido com o Bodo/Glimt – a probabilidade de vir tudo abaixo, como um castelo de cartas, é grande…
Apesar do FCPorto ter estado a fazer um campeonato melhor que na época passada – tinha mais 2 pontos à 10ª jornada – e até ter ganho a Supertaça, que na época anterior tinha perdido, havia alguma contestação fruto desse percalço na Europa e da derrota em Alvalade! Além disso, notava-se alguma intranquilidade dos jogadores, o que coloca sempre a equipa mais perto de ter novos percalços…
E a derrota na Luz, muito mais que a derrota em Roma, abriu um ferida profunda, baixou drasticamente a confiança na equipa, e culminou na eliminação da Taça de Portugal – 3ª derrota seguida em 3 exibições fracas – aos pés do Moreirense do… César Peixoto!
Ora, isto que se vê no FCPorto, para mim, é o óbvio perante a escolha que fizeram num treinador sem credenciais – onde é fácil os jogadores perderem a confiança se as coisas não correm como eles querem!
E é exactamente isto que eu questiono na escolha do João Pereira, que, para mim, é em tudo uma situação similar – apesar de eu gostar muito mais do João Pereira do que gosto do Vitor Bruno, que é um gajo que não me diz grande coisa, ao contrário do João Pereira!
O jogo com o Amarante não serve para analisar nada de relevante – epá, era o Amarante, caramba! Mas o duplo confronto com Arsenal – que é de grau de dificuldade muito grande – e com o Santa Clara – que joga um bom futebol e está a fazer uma excelente época – já vai mostrar muito se vamos seguir no mesmo caminho, em continuidade, ou se a mudança de treinador nos retirou alguma percentagem de candidatura ao titulo e à boa campanha na CL… Estes 2 jogos já vão mostrar se o João Pereira está minimamente preparado e se podemos seguir sem percalços que coloquem em causa a época que todos queremos…
25 Novembro, 2024 at 10:58
Eu acho que o Porto tem plantel equivalente.
Tem pior treinador. Tem um treinador mais indefinido, não sabe bem o que quer, quem quer, ou como encaixar esta equipa…
Eu disse no inicio que gostava do plantel do Porco e estava a ver coisas interessantes na equipa, restava saber se o VB ia ter mão para tocar esta guitarra. Ou seja, fazer a equipa crescer com o tempo.
Não está a crescer com o tempo. Nem sequer conseguiu estabelecer as bases que pareciam estar a aparecer no inicio do ano.
Se o Sporting e o JP corre bem, acho que o Porto vai ficar em 3º tranquilo porque o 4º é uma merda e por isso também não vai chatear muito. Acho que o VB se vai aguentar até ao final da época (não estou a ver alternativa boa para o Porto nesta altura), a não ser que venha aí um descalabro (que parece não estar a KM porque está a piorar)…mas no final da época vai à vidinha dele. Acho que o AVB só abdica do VB se for mesmo obrigado a isso…mas acho que o VB não é treinador para o Porco e não vai conseguir voltar pegar na equipa como deve ser….
25 Novembro, 2024 at 11:29
Não sou da tua opinião – já tinhas percebido isso! 🙂
O plantel é pior, para mim nem tem discussão.
O treinador é o tal melão que antes de se abrir não se sabe se é doce ou um pepino – igual ao João Pereira! Para mim é sempre um risco um dos 3 grandes fazer uma aposta destas. Pode correr bem? Pode! Mas também pode correr mal, e se for 50%/50%, já é uma aposta demasiado arriscada. Num treinador tens de ter 80% de confiança mínima de que vai resultar porque um bom treinador é fundamental em qualquer equipa!
Um gajo como o João Pereira, como era também o caso da Mariana Cabral, tinham de passar sempre por adjuntos de alguém consagrado antes de pagar numa equipa de um clube como o Sporting!
Casos como o do Amorim, que dá treinador do nada, são mais que raros. São uma agulha num palheiro!
Quando falhas o treinador – que parece que é o que se está a passar no FCPorto – colocas em causa toda a equipa!
Com o Conceição esta equipa jogaria muito mais, parece-me óbvio!
E vamos ver como corre no Sporting porque o que fizeram foi um risco muito semelhante ao que o FCPorto correu…
25 Novembro, 2024 at 11:30
Eu não acho.
Perderam a liderança de balneário numa altura e que chega um treinador na primeira experiência como treinador principala 100%. Só nesse capítulo a equipa fica mais debilitada que a da época passada.
A nível dos centrais não conseguiram estabilizar nenhuma dupla e o sector é uma casa à arder.
No meio campo Varela ainda lá está, mas longe do jogador que era. Se é lesão, do treinador, ou outra situação qualquer, não sabemos.
No ataque perderam Taremi e Evanilson que eram apenas os melhores marcadores do plantel nos últimos anos, e o Chico Conceição que criava desequilibrios constantes às defesas adversárias. Nenhum foi substituido à altura.
Samu é um puto que engatou mas que está longe de ser uma solução sólida, Damaso é um gajo esforçado mas necessita de 20 remates para fazer um golo.
E se olharmos para os suplentes…
25 Novembro, 2024 at 11:55
Mas grande parte do que dizes é treinador.
A defesa não ter estabilidade é treinador. A defesa com João Mário, Martim Fernandes, Perez, Djaló, Moura e Wendell é mais do que suficiente para fazer uma boa defesa. É verdade que o Pepe bem fisicamente era melhor que estes centrais mas qualquer um deles é muito melhor que o Zé Pedro (que ainda lá está) e tem potencial para ser MUITO mais estável porque o Pepe raramente este bem fisicamente no ano passado.
Mas o processo defensivo da equipa é muito mais fraco (porque a equipa pressiona muito pior e por isso expõe muito mais a defesa) e por isso parece pior.
O meio campo a mesma coisa. O meio campo é igual ao do ano passado, para mim podia ser melhor até do que o ano passado porque tem o Vasco Sousa que eu acho um belíssimo jogador. Se é pior do que o ano passado, é culpa do treinador.
Onde acho que tens razão é no Ceição (que aí sim, perderam muito) e na liderança. Mas também a liderança do Pepe é mais notada por ausência de qualidade do treinador….
O Porto tem um plantel mais do que suficiente para lutar pelo titulo. Mas a verdade é que também tinha no ano passado e não lutou…com o treinador que tantos adoram…..
25 Novembro, 2024 at 12:37
O Vasco Sousa faz 3 faltas em cada 2 lances que disputa…
É um gajo mediano que joga intenso e dá pau em tudo o que mexe!
Nem o Paulinho Santos fazia tanta falta – mas fazia-as piores!
25 Novembro, 2024 at 13:55
Tb do que vi não achei nada de especial..
25 Novembro, 2024 at 14:08
Não é nada de especial…Mas para mim é melhor do que o Grujic e por isso…melhor do que o do ano passado…
Eu gosto, acho um belíssimo jogador para ser suplente….
25 Novembro, 2024 at 17:18
O Grujic não tem capacidade para ser jogador de nenhum dos 3 grandes…
25 Novembro, 2024 at 14:07
É muito melhor do que o Grujic e para mim é um bom suplente para o meio campo.
Sim, precisa de acalmar o ímpeto das faltas mas isso, lá está…é trabalho de treinador….
Eu não disse que é um grande jogador, mas é um bom suplente. Intenso, bom de bola sem ser craque…
25 Novembro, 2024 at 13:34
Vasco Sousa belíssimo jogador…
Parei aí…
25 Novembro, 2024 at 12:54
Um onze com:
Diogo Costa
João Mário Djalo Perez Moura
Varela Nico
Pepe F.Vieira Galeno
Samu
É um muito bom onze. Para mim em nada inferior ao do ano passado.
A grande diferença está no banco…. agora têm um xoninhas que quer jogar em classe. Antes tinham um grunho que jogava na atitude e na raça.
O Adn do Porto adequa-se muito mais ao estilo de Conceição….
Vão passar mal!!!
25 Novembro, 2024 at 11:07
Ha um problema, penso que de comunicacao, relativamente a JP.
A questao de nao poder ser treinador principal, em campo e nas conferencias de imprensa não são algo de positivo. Os jogadores teem de sentir que ele é a cara e a voz do grupo, em todos os momentos. Sobretudo nesta fase de transição em que é importante virar a página RA.
Isto acontece porque Varandas não preparou coisa nenhuma, num cenário, que face à forma como foi feita a renovação de RA e a impreparação oficial de JP, era obvio que isto ia acontecer.
Mauzinho…
25 Novembro, 2024 at 11:17
O Varandas já está a preparar o JP há 4 anos, até antes de chegar Amorim isto estava tudo planeado, esqueceu foi a parte do curso de treinador.
25 Novembro, 2024 at 11:45
Nunca lhe passou pela cabeça que fosse necessário…
#seitudodefutebol
25 Novembro, 2024 at 16:51
Rodrigo e JHC, vocês às vezes descambam. Na ânsia de bater no Varandas … defendem OBJECTIVAMENTE o José Pereira e a ANTF.
NOS ULTIMOS 3 ANOS E QUASE MEIO A FPF NÃO DISPONIBILIZOU CURSOS NEM VAGAS SUFICIENTES PARA O JOÃO PEREIRA E MUITOS OUTROS COMO ELE NÃO CONSEGUIREM PROGREDIR NA SUA HABILITAÇÃO.
E era só esta que devia ser a preocupação da ANTF: defender melhores e mais regulares condições de formação e qualificação do treinador português; em vez disso preferem fazer a figura de “polícia iraniana dos costumes” (e polícia muito selectiva: un steêm de usar burka … outra são o rei que vai nú).
E deveria ser SÓ contra isto que, nesta matéria, os sportinguistas deveriam concentrar a sua indignação.
Saudações leoninas a ambos
SL
25 Novembro, 2024 at 17:20
Fazia como o Amorim e ia tirar o curso fora…
O facto da FPF não ter disponibilizado os cursos que se desejavam não serve de desculpa porque há outros locais que disponibilizam!
26 Novembro, 2024 at 9:57
Mesmo assim o Amorim também demorou 3 anos a tirar, se não me engano. E não sei se é fácil tirar o curso na Escócia (onde podem tirar sem estágios e prazos melhores) ao mesmo tempo que treinam em PT….não sei como fez o Amorim e que niveis tirou lá….
Por isso também não encurtava muito.
E isso não desmente o Varandas. Eu detesto o Varandas por isso sou insuspeito, mas o que ele disse confirma-se com isto.
O JP esteve sempre previsto para substituir o Amorim no próximo ano. No próximo ano o JP tem o nivel necessário. Até creio que terá no próximo mês. Teve de antecipar e por isso está aqui 1 mês em que não tem, ou lá o que é….
26 Novembro, 2024 at 10:27
O Amorim tirou o nível 3 de treinador na Irlanda do Norte…
Acho que o nível 4, máximo, é que tirou por cá…
A guerrinha mesquinha destes palhaços da associação nacional de treinadores contra o SCP tem a ver com isso. Isto é, os treinadores não estarem a fazer os cursos dos níveis de treinador todos cá em Poortugal.
Pelo que me disseram, se fizermos os 4 níveis cá em Poortugal, o tempo médio para concluír os cursos é de … 8 anos. Porque isto não é só a parte lectiva dos cursos, depois tem a parte práctica e respectivos relatórios de actividade. Disseram-me também que isto demora mais tempo porque há níveis que não decorrem todos os anos e as vagas são limitadas…
Muita gente mama nisto destes cursos… É á portuguesa…
26 Novembro, 2024 at 10:39
É isso…
25 Novembro, 2024 at 17:56
Não Álvaro, não estou a defender esse atrasado mental. O que estou a dizer é que se de facto o JP está a ser preparado há mais de 3 anos como diz o ilustre presidente para ser nosso treinador , então faria todo o sentido que já estivesse a tirar o curso ou com curso acabado.
Ora o que acontece é das 2 uma,
A) ou o Varandas mente e não estava nada planeado
B) Ou Varandas é mais uma vez incompetente ao estar a preparar um treinador para a equipa principal e nem sequer se lembrar que convinha ter o curso para o fazer.
Não confundas as coisas, eu não fui a favor desta opção mas JP é o treinador do Sporting, como tal JP é o meu treinador e tem o meu apoio.
Se há coisa que não gosto nem nunca gostei é que me tentem fazer passar por parvo e aqui mais uma vez trata-se de um caso em que querem fazer uma figura que todos os factos desmentem. Independentemente disso reafirmo JP é o meu treinador, não lhe fiz crítica absolutamente nenhuma
25 Novembro, 2024 at 20:29
https://www.youtube.com/watch?v=BMBmrsSWBXk&ab_channel=GonzaaL
Vejam!!! Não se vão arrepender… ( 😉 )
25 Novembro, 2024 at 11:58
Eu tenho um problema muito relativo com a ausência do curso….
Acho melhor ser o treinador principal a estar de pé mas a mensagem facilmente passa pelo adjunto. Não é o mesmo? Eventualmente não…mas não é muito muito diferente.
Conferencias de imprensa ainda acho mais relativo, porque internamente a mensagem é dada pelo treinador, os jogadores levam a injeção do treinador….a CI é para os adeptos, acho que tem um impacto interno MUITO relativo ou praticamente nulo….
É melhor ter curso e ser ele? Sim, claro. Espero que seja em breve. Se acho um pecado mortal? Nem por sombras….
25 Novembro, 2024 at 15:36
Também não acho grave não ter curso, o que eu acho “estranho” é estares a preparar um treinador para a equipa principal, supostamente há mais de 3 anos e nesse tempo todo a treinar a B não ter sido previsto o curso de treinador. Então mas estava a ser preparado para entrar na equipa principal sem curso?
25 Novembro, 2024 at 16:03
Já tinha pensado nisso à muito muito, mas não quis aqui estar a dizer nada.
Aliás, estando num clube grande e com nome no futebol, existe sempre o risco de isto acontecer, e o JP porque também não se preocupou em o tirar mais cedo ?
25 Novembro, 2024 at 16:10
Não era possivel fazer mais rápido.
Precisa de tirar os 4 niveis, precisa dos tempos de estágio e relatorios…não dá para fazer em 2 anos, demora sempre este tempo. Acho que o JP até tirou tudo de seguida, no máximo tempo possivel.
25 Novembro, 2024 at 18:00
Bom então no que é que ficamos, O Varandas diz que JP está a ser preparado há 3 anos, e o teu argumento é que em 2 anos não teve tempo?
A treinar a equipa B não teve tempo, vai ter agora a treinar a A nos intervalos da champions, é isso? É pá deixem se de tretas.
26 Novembro, 2024 at 9:29
Não.
O curso inclui estágios.
São 4 níveis. aulas + estágio. São 4 anos. Até dá mais do que 4 anos para tirar porque depois embrulham-e os prazos entre estágios e inscrições….
Não é 6 meses e está feito….
25 Novembro, 2024 at 16:12
Atenção, não estou a falar da qualidade do JP, nem se foi uma boa ou má escolha.
Estou-me só a referir à questão do ter ou não o curso e o tempo que teve pró tirar, estando num clube grande.
E desta forma só me leva a pensar que não estava a ser pensado a 3 anos e foi sim uma escolha muito recente.
Se fosse pensado à 3 anos até o próprio clube já devia ter alertado o JP para tratar do assunto.
Ou o clube ou o JP, tiveram tempo para isso, mas deixaram andar.
25 Novembro, 2024 at 16:13
Assim como quem está no clube neste momento e não tem o 4 nível se deverá preocupar em o tirar.
A vida dá voltas.
25 Novembro, 2024 at 17:03
Nem o Clube nem o JP têm qualquer voto nessa matéria. O JP candidatou-se a cada nível assim que completou o anterior. A FPF é que não promove cursos suficientes e os que promove não têm vagas suficientes.
O que estão a dizer é que haver falta de médicos se deve ao Ensino Secundário e aos pais e não aos Min. Educ. e às Universidaes que não promovem cursos e vagas suficientes antes instituindo sucessivos “numerus clausum” (que ainda por cima promovem o previlégio da marronice em detrimento da vocação – muitos bem que podem jura Hipócrates mas a fidelidadevai para os euros e para o estatuto).
Aqui está a passar-se o mesmo: escolham o ALVO CERTO, POR FAVOR!!!
25 Novembro, 2024 at 18:05
Álvaro estás a confundir as coisas, o JP não é aqui alvo nenhum, o que se prova é que esta história de estar a ser preparado é que o Varandas tinha tudo planeado é uma treta (mais uma). Tu é que estás a querer alterar a direção da nossa crítica e constatação do que é óbvio, para dizeres que é um ataque ao JP, quando não o é de todo.
26 Novembro, 2024 at 9:31
Exatamente.
O JP fez tudo no tempo que lhe foi possivel desde que voltou da Turquia.
Não era possivel ser mais rápido.
E mesmo assim conseguiu mais rápido que a maior parte das pessoas consegue…
25 Novembro, 2024 at 18:02
Como é mais que evidente, mas a malta gosta é de inventar uma história bonita e depois convencer o resto do pessoal a comprar o livro da Anita.
25 Novembro, 2024 at 16:56
Eu acho um pecado mortal mas da FPF (que não promove cursos nem vagas suficientes) e da ANTF (que prefere fazer queixinhas dos SEUS associados a quem a FPF priva de progredir, do que fazer o papel para que foi constituída e exigir à FPF que ofereça condições para a formação e qualificação atempada do terinador português).
Um abraço e saudações leoninas
25 Novembro, 2024 at 23:52
100% de acordo Álvaro.
Abraço e SL
25 Novembro, 2024 at 11:39
Se um dia necessitarmos renovar o scouting:
https://tribuna.expresso.pt/a-casa-as-costas/2024-11-24-no-sporting-perguntaram-me-se-havia-algum-jogador-no-estoril-praia-ideal-para-o-clube-e-eu-falei-logo-no-matheus-nunes-37b259db
25 Novembro, 2024 at 13:08
Eu sou a maluquinha das conspirações, já se sabe…
A questão aqui é: tinham que comprar um jogador ao Estoril? Porquê perguntar se havia lá algum de jeito?
25 Novembro, 2024 at 14:36
Nada mais natural quando tens de compensar alguma dívida ou pagar um favor. Espera…
25 Novembro, 2024 at 12:16
Este tempo todo do Quaresma para recuperar…afinal a lesão é muscular tb?
25 Novembro, 2024 at 14:11
Não foi sempre? Eu sempre achei que era muscular…
25 Novembro, 2024 at 15:26
Pensei que fosse traumático…mas tanto tempo fora..
25 Novembro, 2024 at 17:15
O Quaresma não jogou contra o Amarante por oção do treinador. Esteve convocado para os sub 21, mas foi retirado por precaução médica.
Na última semans treinou normalmente. Não foi opção contra o Amarante porque se entendeu que dado o resultado, o período de paragem e a proximidade do jogo contra o Arsenal, o risco não se justificava
SL