O bombeiro anão é tudo menos imbecil…E para ele se estar a atirar desta maneira ao varandas das duas uma, ou alguém não cumpriu o que lhe prometeu para ele despoletar o processo de destituição do BdC e ele está ressaibiado, ou então tem alguma coisa na manga…
O campeonato acabou pró Sporting, em termos de ser campeão, no dia que RA decidiu ir pró MU.
E não precisamos de estarmos aqui a adjectivar isto e aquilo, a analisar o jogo de sábado (que até foi um roubo) a apontar razões pra isto e práquilo.
Agora, o que digo, é que haverá muitíssimas coisas que não sabemos.
Se foi verdade da existência dessa reunião, se foi verdade digo, neste futebol português já nada me admira e se foi verdade é uma pena.
E é muito triste isto tudo.
Olhem que se calhar não sabemos tudo.
Assim, até o Gyokeres pode vir a ser vendido abaixo da cláusula porque vai desvalorizar, assim até o rival vai ser campeão, e terá sido da iniciativa do MU mesmo com a crise que tinha ou tem vir buscar o RA ?
Digo eu, se calhar estão muitas respostas por dar, se calhar não saberemos tudo.
Vamos andando.
Uma pergunta: se, como todos tememos, viermos a perder o campeonato, Varandas tem condições para continuar como Presidente do Sporting Clube de Portugal?
Numa eleição pela presidência do Sporting entre varandas e amorim, o primeiro perdia. O lampião sonso percebe mais de futebol a dormir do que a super estrutura acordada.
Isto cada vez está melhor . Agora querem demitir um presidente porque se enganou na escolha do treinador. Primeiro ainda está por provar o engano. Depois isso não acontece em clube nenhum do mundo. Seria engraçado demitir presidentes por isso, havia centenas de de eleições por dia.
O mais risível é que os principais proponentes desta solução nem sócios são, portanto voto zero na matéria.
Não vale entrar em debates, quando uma das partes não cumpre os mínimos. Abro aqui uma excepção:
1. Não estou a sugerir que Varandas seja demitido (aliás, não faz qualquer sentido técnico-jurídico). A minha pergunta foi: se perdermos o campeonato, Varandas tem condições para continuar a ser seu presidente? Quando falo de condições, como é evidente, falo de “ter cara” para isso, uma vez que legitimidade eleitoral e estatutária terá. Apenas um boicote maciço de sócios o poderia, eventualmente, obrigar a demitir-se e a convocar eleições. Mas isto qualquer rapazola que siga o Sporting sabe, não é?
2. Não porque tenha que o dizer, mas aqui vai: sou sócio do Sporting há muitos anos. Se calhar, até há mais do que o meu amigo. Não me conhece de lado nenhum, pois não? Bem me parecia.
Mas quem é que estava a falar com o Senhor ? Nem sequer o ouvi propor a demissão do Varandas.
E se não ” cumprir os minimos ” é comigo , não perca tempo com o que escrevo Senhor, siga.
Responder
Uma pergunta: se, como todos tememos, viermos a perder o campeonato, Varandas tem condições para continuar como Presidente do Sporting Clube de Portugal?
“Não se pode ser amador nestas coisas. Há que saber lidar com o que é uma estrutura do futebol profissional e principal de uma equipa como é o Sporting. Isso não aconteceu. E acho que está à vista que o atual presidente ainda é amador. Apareceu quando as coisas correram bem, mas os sinais desse tal amadorismo mais tarde ou mais cedo podiam dar resultado e está aí à vista infelizmente”,
Estamos tão fodidos, quando até os espadinhas já se revoltam contra o homem da casa das máquinas.
Esse é que devia ter sido expulso de sócio quando saiu do estádio com a pen carregada com os dados de todos os sócios… mas como já li hoje algures… “quando um clube não se dá ao respeito”, ou finge fazê-lo circunstancialmente porque isso dá jeito a alguns… entretanto o Pacheco diz que nunca se viu demitir um presidente por se ter enganado na escolha de um treinador… ui, se não foi o JJ que acabou por foder o “belzebu” eu vou ali e já venho.
Mas quem é que estava a falar com o Senhor ? Nem sequer o ouvi propor a demissão do Varandas.
E se não ” cumprir os minimos ” é comigo , não perca tempo com o que escrevo Senhor, siga.
Nós também levamos isto demasiado a sério, verdade seja dita. São ciclos e é pena que os nossos ciclos positivos sejam escassos.
O Varandas é o que é e a estrutura que Amorim montou – e agora levou – foi uma excepção na história do nosso querido clube.
Saibamos estar lá sempre, independentemente de peões ou Lion Seats.
SL.
P.S.: alguém com ingresso para terça que queira vender?
Como no jogo do Sporting.
O porto tinha direito a um penalty mesmo na última jogada da primeira parte e nada.
Tudo canalizado pró mesmo clube, é incrível, isto não tem adjectivos.
Tirar dois clubda corrida para colocar lá um, e há-de lá estar, este campeonato português é uma nojeira completa.
O porto que não queira dar ao chinelo na segunda parte não.
Não percebo!
O Porto aflitinho, sobre brasas, e a bola bate na barriga e ressalta no braço do jogador do Casa Pia e nem o árbitro nem o VAR assinalam grande penalidade para o Porto.
Mas estes árbitros não sabem que estão comprados?
Se fosse o Pinto da Costa não pagava a avença…
Também não me pareceu penalty.
A solução “promoção do adjunto ” que faz muito mais sentido e é mais comum que a arranjada pelo Varandas ,também não está a resultar no porto.
A uma ou duas semanas atrás no Placard jogava sempre de caras na vitória do Sporting, agora não, agora jogo quase de caras na vitória do rival e digo quase porque o rival não joga nada de jeito mas é empurrado. Por isso pode falhar um jogo ou outro. O Sporting não, era demolidor.
Mas sem ser nos jogos grandes, é vitória do rival quase certa.
Gosto muito de ti Xupa! este Natal levo-te umas chouriças, um bolo rei sem favas mas com brinde secreto, e um garrafão do melhor tinto lá da terra, para depois bebermos aqui na Tasca…
O FCPorto já foi à Luz e a Alvalade e vai a 3 pontos do Sporting e possivelmente a 1 do Benfic@. É a única equipa que tem por vitórias todos os jogos fora dos 5 que eu mencionei como de grau de dificuldade mais elevada – 2 com cada um dos rivais e a ida a Braga!
Sporting já perdei aí 3 pontos e o Benfic@ 5…
Calma com essa da competitividade. É natural que os misters com equipas na Europa tenham de ter picos de forma agora. As restantes equipas tem de ter picos de forma nos últimos 10 jogos.
Não dá para estar em rendimento de topo a época toda. O que estás a ver são processos com timings diferentes.
Não fui ver, mas acho que se procurares as últimas 10 jornadas de cada liga verás os grandes rebentados e com jogos cheios de casos e penalties estranhos.
Bom trabalho de todas as partes para relançar o campeonato, inclusive do próprio Sporting!
Se esta jornada não tinha “script” não sei não.
Aguardo o próximo episódio da novela quinta feira… preocupado, no minimo.
Toda a gente sabe que os jogos a seguir á Europa são mais difíceis. O Braga e o Santa Clara uma vez feito o calendário da Champions gritavam por padres.
Eles queriam o Amorim e o Viana fora, agora falta lhes o Gyokeres. Depois vão querer o Hjulmand, o Pote e o Inácio. Enquanto não estivermos na luta pelo 3 lugar com o Braga não vão descansar.
O gajo do FCPorto, Tiago não sei quê, arrasa o Pinotes e arrasa o Varandas… Dá-lhes um baile que até mete pena!
E diz tudo aquilo que eu acho do Sporting e que o imbecil do Pinotes não tem cérebro para ver…
Miguel cognominado “O Narciso” o homenzinho que tem sempre razão, o em terra de cegos quem tem um olho é reizinho! o homenzinho que antecipa todo e qualquer problema que surja no horizonte, o visionário conspiracionista…
O doutor presidente da agremiação raramente tem duvidas e nunca se engana !
Nunca ouve ninguém porque se acha o homem providencial e insubstituível !
Até o FDP do canalha vendido do Marta Soares antigo presidente da Assembleia Geral já lhe veio chamar de AMADOR, para não lhe chamar AQUILO QUE TODA A GENTE VÊ QUE ELE É ….ou seja IMCOMPETENTE !
Quanto ao LAMPIÃO BEM FALANTE do Rubén Amorim NUNCA me enganei a respeito da sua falta de carácter e falta de compromisso com o clube !
Num clube que tem como seu presidente um FALTA DE CARACTER como o Varandas, juntou-se a FOME COM A VONTADE DE COMER e o desastre aconteceu !
O PROJECTO e a ESTRUTURA do Sporting de Lisboa era somente e apenas o Rubén Amorim que tinha sido escolhido e resultou apenas e só por um golpe !
Apenas uma semana após, o presidente palhaço do SCP ter vindo insultar dizendo as verdades a propósito dos roubos e bandalheira do SLB e FCP e do Futebol Português eis que ….
Com meia duzia de telefonemas, o SLB tira-lhe o Rubén Amorim !… e foi o desastre e a débacle do dito e inexistente Projecto e da inexistente de facto mas muito publicitada Estrutura no SCP !
APLAUDAM DE PÉ MENTECAPTOS DE ADEPTOS E SÓCIOS ! … se fazem o favor ! …pois com o João Pereira vai haver mais goleadas de 5 -1 em Alvalade e treinadores TRAIDORES A VIRAREM AS COSTAS AO CLUBE !
Bom dia, tasca.
Que estranho, as capas dos jornais já não trazem vendas de Gyokers e outros jogadores do SCP. Já não é preciso…. Aqui estão os sinais todos (como se fossem necessários mais) de que precisamos mesmo de resolver outros problemas. Tipo ter um treinador profissional.
Ontem um noticioso inglês dizia que o MU já tinha feito uma primeira abordagem junto do Sporting para saber em que condições poderá contratar Gyokeres.
Mas até podem ter recebido algum imput nacional para avançar com a notícia…
Mais rápido leva o Huljmand do que o Pote… Ou o Diomande, se bem que nos últimos jogos pobre coitado do Diomande. Sinceramente não estou a ver ninguém nesta altura que possa interessar ao ManU. Mais facilmente vejo o Arsenal, o PSG ou até o City (dependendo se o Haland quiser ir embora para o Real) a vir buscá-lo do que o ManU.
Trabalho feito com sucesso.
Futebol podre que até mete nojo.
Já não bastava levarmos com um incompetente como o varandas ainda voltamos a levar com os mesmos filmes de sempre destes árbitros que não conseguem despir a camisola.
Revoltante.
Neste momento acreditava num maior sucesso do Neto a mister que no JP, que me parece meio atarantado…
Está a querer distanciar-se tanto da imagem de “enfant terrible” que tinha como jogador, mas agora acho que preferia o JP jogador no balneário do que este JP treinador sem tesão nenhuma… Parece um adolescente que vai à Kikas pela primeira vez…
No dia em que se soube que o Amorim ia sair disse que tinha perdido toda a esperança para este ano.
Depois do jogo com o SC, fiquei com a certeza absoluta…
E tenho outra certeza.
Queimámos um bom projeto de treinador. Eu acho que ele não chega ao Carnaval a treinar a equipa principal…Não acredito por 1 segundo que haja a paciência necessária para o JP crescer no trabalho, como cresceu o Amorim….
Não haverá paciência porque a conjuntura é também diferente. Enquanto o RA chegou com um clube em cacos e uma equipa fraca, teve margem para implementar o seu plano e desenvolver-se, o JP pega num clube na mó de cima, com ativos facilmente convertíveis em muito dinheiro (vamos ver se não esmorece o hype) e uma equipa bem organizada.
A margem e tolerância é sempre menor no segundo caso. E é aí que a porca torce o rabo e voltamos ao mesmo… quem escolheu assim, não deve ter entendido que a conjuntura também deve pesar na decisão. Uma coisa é decidir sobre uma base “nada a perder”. Outra coisa é decidir quando se tem tudo a perder.
Por isso é que na minha ideia tinha de ter vindo um gajo com tarimba e, eventualmente deixar crescer o JP onde estava. Quando imaginei o Sergio Conceição, não foi porque o acho uma simpatia ou porque não tenho memória. Era porque não é uma maçarico e teria sempre o respeito do balneário. Também pensei no Xavi por exemplo.
E mais uma vez digo, que ficar preso à ideia do “ah isto não se podia mudar tudo e era preciso aproveitar…” tem tanto de compreensível como aparenta ter de inútil (face aos últimos resultados).
E o mais irónico no meio desta merda toda, é que só me apetece terminar com um “Vamos ver…”
Pois, mas não foi por acaso que eu disse que logo quando o Amorim saiu…porque não via ninguém que fosse capaz de pegar e manter esta equipa.
Toda a conversa Sergio Conceição tem bases menos sólidas do que a conversa João Pereira:
1º Onde é que foram buscar que o plantel do Sporting tem respeito pelo SC?! Não sei onde foram desencantar isso…que eu saiba, mais de metade do plantel (principalmente os pesos pesados) têm um ódio visceral ao SC.
2º Uma equipa que teve dificuldade em medir os tempos de jogo e que o maior pecado foi falta de calma…Sergio Conceição?!?!
3º Sonham que o SC vai fazer tudo diferente do que sempre fez com base em nada…nunca foi o que o Sporting hoje precisava mas vai mudar radicalmente e encaixar só porque sim….é o que acontece a montes de gente, muda radicalmente a forma de jogar, a forma de gerir o plantel, a forma de se comportar, a forma como gere a relação com o clube…….
4º O SC detesta a direção do Sporting e vice versa. Alguma vez é saudável uma merda dessas?
A única coisa que o SC tem que podia ser benéfico é experiencia….mais nada. Parece-me TÃO curto para escolher um treinador. Para isso vão ao Rui Vitória, Fernando Santos, JJ….tudo tem experiencia e foram vencedores…..
Para mim a probabilidade de correr mal ao JP era grande, a probabilidade de correr mal ao SC era total….
Eu acho que o Abel é um treinador fraquíssimo, um Conceição em ponto pequeno….mal preferia o Abel ao Conceição….mesmo achando o Abel fraco e dificilmente fosse a minha escolha, dos 2 escolhia sempre o Abel….
Também não estou a ver o SC ter condições para treinar o Sporting. Percebo o que alicia as pessoas, mas pronto, acho que o que dizes são mais que razões suficientes para não vir. E não sei até que ponto o Abel tem personalidade para nos treinar também, nem vou à qualidade.
Como já disse, eu percebo a escolha do JP, o problema é que o downside era tão grande como o upside, não só podia descarrilar um ano de bi, como podia acabar com a carreira de um treinador que parecia ser promissor. E acho que é mais que notório que o JP devia de ter estado pelo menos mais 1 ou 2 épocas na B. Primeiro há que construir bons resultados e só depois subir, acho que o JP não deu o 1o passo e subiu logo.
De facto o ponto 2 e 4 da tua análise matam definitivamente a opção do SC. E eu até pensava nele como treinador, mas perante esses factos fica dificil manter a opção como válida.
A opção Abel, para quem pede experiência não sei como seria ao aterrar em Portugal e perceber todo um Mundo de diferença entre a qualidade de campeonatos. Teria tudo para correr mal.
Teria que ser outro treinador.
Talvez o que veria mais válido seria o Xavi.
Treinador que bebeu muito de um sistema tático onde a posse de bola era valorizada. Com tarimba de grandes balneários. Com a aura de ter sido um jogador conhecido por todos os jogadores do Sporting.
A aposta em JP tem muito risco associado e bem visto já por todos.
Partilho do mesmo sentimento final do Copo de 3….vamos ver…
Percebo Tiago, mas o que me parece que falta ao João Pereira é estaleca. E é normal que falte. Ele está a começar. Portanto não me parece que seja pouco relevante teres um treinador sem experiência numa fase em que ela faz toda a diferença.
E imaginar que os “pesos pesados” (quais??) do Sporting odeiam o Conceição é ignorar que no futebol, são todos uns invertebrados do caraças. É sempre juras de amor e tal e coiso e depois… uns rescindem, uns não renovam, uns festejam de um lado e depois vão para os rivais, etc. etc. etc. São os próprios intervenientes que se autodenominam de “profissionais”.
Em todo o caso, como disse, também podia ser o Xavi, ou até outro. O ideal para mim, para juntar um sistema semelhante e experiencia, era o Gasperini. Mas pronto…nós não somos o Manchester Utd não é?
O que está e como está, a continuar, é que me parece mais um tiro no pé. E tal como diz por aí o Sniper, espero estar totalmente enganado e não ter razão nenhuma.
Eu quero que resulte, mas receio que este passo seja a confirmação que o Amorim foi um grande golpe de sorte e nada mais que isso.
Percebo mais a vontade de ter o Xavi porque o perfil encaixa muito melhor…
Mas eu pessoalmente confesso que fiquei muito desiludido com o Xavi do Barcelona. Estava à espera de um futebol muito diferente. E por isso não morro de amores pelo Xavi. Mas ainda assim, bem mais interessante que os nomes que vejo por aqui…
Sempre disse que o Xavi era o treinador mais interessante dos que estavam livres, aliás é tão interessante como muitos dos que não estão livres. Já foi campeão num campeonato mais exigente que o nosso. Sabe o que é ter de trabalhar com jovens e suportado pela Academia, e sabe jogar um futebol atrativo, nem que seja a espaços. O Barça hoje tem um 11 jovem, muitos deles lançados pelo Xavi. Yamal, Fermin Lopez, Cubarsi, Garrido, o gajo lançou muito jovem de qualidade, quando tinha opções para não o fazer. Acho que se encaixava muito melhor em nós, do que muitos nomes que circulam por aí.
Só se eu tive muito azar quando vi o Barcelona jogar com o Xavi a treinador ou esses espaços foram MESMO reduzidos…..tipo lusco fusco de vez em quando….
Sim, claro. Por isso é que era sempre uma missão quase impossivel.
Mas vendo hoje, acho que há um problema de base…
É que a transição não era fácil e foi mal feita.
Ou seja…aquele discurso de está tudo pensado e está tudo na mesma, só muda o treinador e os jogadores ficarem com o peso de tentar mostrar que conseguem ser campeões sem o Amorim, o Morten vir dizer que vamos tentar provar que conseguimos ganhar sem o Amorim, a conversa do Varandas de que é na boa e que isto é simples de resolver, o discurso do próprio Amorim…
Para mim foi um erro. Não gostei logo que ouvi e hoje, depois do jogo com o SC, fico com a certeza que foi um erro. Aumentou o peso em cima de todos. JP e jogadores, criou uma expetativa completamente errada nos adeptos e tornou a missão ainda mais complicada. Tudo para tentar manter um balão cheio….os únicos que vivem bem com esse balão cheio (e não é sempre) são os lampiões. O Sporting tem de alimentar sempre a adversidade…
Tinha sido muito mais “avisado” ter um discurso de que é um grande revés, vamos tentar dar a volta, vamos procurar soluções. E depois, dar força ao treinador (acreditamos que o JP vai conseguir dar a volta a esta grande dificuldade, o JP é o lider que precisamos, etc) e não meter o peso em cima dos jogadores resolverem….
Mesmo aquele tempo que o Amorim ficou a mais….dificultou ainda mais a transição porque aumentou o peso em cima do JP e mesmo os adeptos fizeram “o luto” e por isso o JP ainda entra com mais peso….
Eu digo desde o inicio…substituir um grande treinador é muito mais dificil do que entrar num clube em crise. É muito mais. Dar a ideia que é mais fácil porque “a máquina está montada” é uma estupidez…porque é mentira e porque cria uma pressão injusta em quem fica e em quem chega….
Um esboço de sucesso. Um lampejo. Um início para alcançar o sucesso. Sei lá, já não sei de nada.
Acho que isto foi gerido de uma forma tão errática, típica de quem não tem qualquer competência para o cargo que ocupa que já não tenho pachorra para desconstruir o que foi feito e projetar o que fazer.
É deixar andar. É o que eu sinto. Não posso fazer nada… sou um mero sócio que existe para pagar quotas. A minha voz, o meu voto, o meu protesto tem 0 impacto naquilo que acontece no clube.
Se o Pereira chegar a Janeiro já em terceiro lugar, vai acabar por ser despedido e virá a tal aposta séria sem a pressão de ter de nos dar o Bi.
Na janela de Janeiro, vai se ver quem é o Pereira. Na Bola dizem que não compra ninguém, ora isso é um sinal obvio de que é uma bucha entre managers de renome.
Se a vida correr bem ao Pereira e em Janeiro estivermos no taco a taco, precisamos do novo Pote. E nesse caso ele leva isto até final, ganhando algo ou não. Se ganhar e de facto estiver ao nível, tem emprego na próxima época.
O mais provável é ser bucha. Não fazemos nada em Janeiro, em Junho vendemos o que pudermos e damos condições a um novo manager de construir um plantel para a sua ideia de jogo.
Se o mister vier do estrangeiro, não sabe nada de como jogar á bola aqui em Portugal. O ideal seria um retorno de um mister português, Jardim, Paulo Fonseca, Abel, até um Mourinho convinha perguntar se não quereria. Perdíamos menos tempo a ver um Terzic estupefacto com o Casa Pia que defendia tão diferente connosco ou com o Porto.
Cheira me a Bucha. Em Janeiro já se vai ver se é ou se o JP consegue ter rendimento com um plantel e um esquema que aceitou mas onde não tem ascendente, onde vários buscam saída gloriosa mas já nem sabem quem é o director que os vai vender. Muita ansiedade, digamos.
Fetiche e falácia de que o treinador nacional é que percebe do que se passa cá dentro, como se o campeonato português fosse algo incrivel e complexo para um bom treinador estrangeiro chegar cá e ganhar. O Schmit foi campeão assim que chegou, e vai embora porque tinha o balneário todo minado.
O importante é escolher um bom treinador, e tirando o Paulo Fonseca, os nomes que dizes é tudo merda, e não sei até que ponto o Paulo Fonseca é realmente bom para um clube que precisa de ganhar.
É assim.
Escusado será ter esperanças em JP, para mim, já vi o suficiente e quanto mais tempo pior, isto é para mim, mais vai existir diferença prós rivais, mesmo que se possa ganhar alguns joguitos.
Depois, estou de acordo nesses nomes todos à excepção de Mourinho, não concordo em nada com o nome de Mourinho, mas lá está quem o ajuda por trás pode ter influência, tal como teve RA, e isso tem um peso enormíssimo.
Mas pronto é resolverem QUANTO ANTES. Costuma-se dizer que tempo é dinheiro, o nosso caso, tempo é dinheiro pra evitar desvalorizações de jogadores importantes e tempo também são pontos pra evitar que se percam mais ainda.
Mas quem manda, manda e terá a obrigação de zelar pelos interesses do clube, a não ser, que já lhe tenham segredado que esta época é tirar o cavalinho da chuva.
Dizia o cego, a ver vamos.
Mas não estou nadinha esperançado pró resto da época, nadinha mesmo.
Bom, esta vai para os teóricos da coisa que só sabem ver o quintal, quando muito até Badajoz.
Se eu mandasse, já tinha tentado contratar os subsitutos de Hugo Viana e de Rúben Amorim. Seriam eles:
a) Director Desportivo: Tony D’Amico.
b) Treinador Principal: Gian Piero Gasperini. Gosto do Inzaghi, mas admito que já esteja fora das nossas possibilidades. Ganha 5 milhões por época, nada de impossível, dado o histórico com Jesus e Amorim.
c) Head of Scouting: Dario Rossi ou o seu antecessor (cujo nome desconheço).
Comentário “construtivo” de alguém que convive mal com a opinião alheia. Já tinha reparado.
No dia em que o Sporting não for capaz de ir buscar um técnico ou um jogador a um clube como a Atalanta, mais vale entregar as chaves.
Valor de aquisição do plantel 2023/2024: 211 milhões
Valorização do plantel no Verão: 385 milhões
Custo com salários plantel: 48 milhões
Valor de aquisição do plantel actual:
Valorização do plantel actual: 444 milhões
Custo com salários plantel: cerca de 30 milhões de euros (por confirmar)
Achar que é impossível é mesmo de quem pensa pequenino. Força nisso.
Correndo o risco de ser chamado profeta da desgraça, vejo a possibilidade de nos acontecer uma merda catastrófica.
JP falha o bi campeonato.
Treinador que até poderia ser um bom projeto à imagem de um Amorim é completamente queimado porque foi atirado aos leões cedo demais e em circunstâncias que correndo mal arruínam completamente a possibilidade de permanecer como treinador no Sporting.
Esta direção de gente incompetente vai querer à força toda dar a volta à situação, e volta ao estado em que estava quando decidiu apostar tudo num tal treinador chamado Amorim. Vamos a mais um all in.
Esta corrida para a frente sem noção, vai fazer com que desperdicemos a oportunidade de equilibrar as contas graças aos “investimentos” que temos vindo a fazer e que aumentaram em muito as dividas que temos, com as vendas mais que previsíveis de Gyokeres e outros que estão na montra.
Ao invés de estabilizarmos, vamos dar tudo mais uma vez, mas desta feita arriscando não só num treinador mas em tentar arranjar novos Gyokeres.
Tenho receio que esteja aí ao virar da esquina um peido mestre que pode ser catastrófico.
Haja noção….
Esperança:
Que JP, Neto, os vikings, n.santos e companhia arranjem forças para mostrar a todos nós que têm mais que capacidades para dar a volta a tudo isto e voltarem a ser campeões.
Que seja possível fazer um transição mais controlada e pacifica do que se espera neste momento e comecemos a próxima época com confiança renovada.
Como não via ninguém capaz de pegar no Sporting e achando (porque achei logo que foi garantida a saída do Amorim), que esta época tinha acabado de ir de crl….
A alternativa que via era ir buscar um treinador feixe meu (o A. Pacheco), um gajo que vê o jogo para a frente, que é capaz de trabalhar os jogadores individualmente e que não tinha nada a perder, ver o que conseguia fazer esta época e deixar o JP crescer.
E depois programar o próximo ano. Com o JP, se ele crescesse e mostrasse na equipa B que consegue fazer uma equipa equilibrada no futebol sénior, ou ir buscar um treinador de projeto para acabar o ano e preparar os próximos 2 ou 3 anos. Isto se o AP não corresse bem (que acho que dificilmente corria…como achava qualquer um…).
Mas isto era admitir que este ano tinha ido de crl, mesmo não o dizendo….e ninguém queria fazer isso. Nem direção nem adeptos….
Tiago Coração de Leão, digo lhe que é das pessoas que mais aprecio nesta Tasca. E no seu caso me surpreendeu, porque você não se revoltou tal como muitos tasqueiros, com a entrega do cargo de treinador a um treinador inexperiente e sem créditos firmados como o jp.
É que você percebe de bola.
Bem sei que estamos numa tasca, mas nem todos tiveram a percepção do que significava a saída do treinador em novembro e da maneira que foi. Tudo sso já era mau
Depois para piorar entregar um cargo destes a um gajo que até pode ser ótima pessoa e amigo da malta, mas que não tem ainda a aptidão para conduzir um cargo com tamanha exigência.
Porque não via nenhuma boa solução e porque dei logo esta época por indo cum crl…
Houve muitos que viam, eu não via ninguém…e por isso aceito o desconhecido.
Disse apenas isto, que é….se eu conhecesse bem o JP e achasse que não estava pronto (e achava dificil estar pronto como que vi mas não conhecendo não ia “matar” a solução), o que ia buscar era isto….Um Álvaro Pacheco e depois logo via. E dava a época por perdida. Ia no sentido de que é dos que acho que o perfil até encaixaria +- no Sporting e que era fácil de dar tempo e de pois acabar no final da época ou a chegar ao final da época…
Não dava no discurso…faria sempre o discurso de que é um enorme revês mas vamos todos tentar dar a volta.
Mas mentalmente e na preparação interna com a estrutura…ia já para a próxima época.
Eu alinho com o Paulo. É o melhor analista aqui da Tasca. Acresce que não é ofensivo, mal educado ou faccioso. Crítico do Varandas por exemplo mas com bom senso e equilibrio.
Parabéns Tiago .
O Carnide rescindiu com o mago que ia conquistar a CL e contratou um gajo a quem já pintaram os muros e voltou a ser o favorito.
Já perdestes o Marius Niculae a meio de uma época e a vida continuou, bem sei que um treinador é muito diferente, e então o Amorim que foi
de fraco a salvador. Álvaro Pacheco, sempre foi o meu preferido mas numa época a iniciar, neste panorama era Sérgio Conceição e sem mas.
Dia 3 de Dezembro de 2024 e há sportinguistas que acham que há uma estrutura no clube e mais insano ainda que teve alguma coisa a ver com os últimos anos. 😀 😀 😀
“Daqui a quatgo agnus um colosso vem buscar o Jogão Pegueiga”
Só esta tirada dava para internar o pavão. É preciso não ter mesmo noção da realidade, viver numa realidade paralela e ser muito presunçoso e ao mesmo tempo palerma para debitar tal barbaridade.
A mim custa-me perceber algumas ideias que passam por aqui…
Num campeonato em que a diferença entre os 3 grandes e as restantes equipas é enorme – com a excepção do Braga, em que é só grande – perder pontos como o Benfic@ e o Sporting já perderam – Santa Clara, Moreirense e Famalicão – é um revés enorme na luta pelo titulo e causa pressão acrescida nos outros 5 jogos que tenho aqui falado – os 4 com os 2 rivais mais a ida a Braga!
Este, para mim, é o contexto do campeonato, da luta pelo titulo, para os 3 grandes.
Ora, neste contexto, não percebo como se pode pedir tempo para um treinador crescer… E o que é isso de tempo para um treinador crescer?
É estar disposto a aceitar empates e derrotas onde não é suposto acontecerem?
Se for isso, então é aceitar que se deixa de lutar pelo campeonato, no meu ponto de vista! E isso, com o plantel que temos, com o que o Amorim já tinha conseguido fazer com a equipa, parece-me ABSOLUTAMENTE INACEITÁVEL!
No ponto em que o Amorim deixou a equipa – em 1º na Liga, com “5” pontos de avanço ao Benfic@ e 6 ao FCPorto, a jogar um bom futebol que era elogiado por toda a gente, e em 2º lugar na CL – não era altura para ter um treinador que precisa de tempo para se encontrar e evoluir. Não era, ponto! E é esse o erro crasso do Frederico gabarolas!
Haver adeptos que acham que vamos dar tempo ao JP e que, mesmo assim, vamos lutar pelo bi campeonato e tentar o apuramento directo na CL, é uma cena que me deixa estupefacto!
A probabilidade dos próximos 2 jogos já “estragarem” tudo o que de bom o Amorim fez esta época – a vantagem sobre os rivais e a excelente oportunidade para o apuramente directo na CL – é muito grande, na minha opinião.
Eu até acho que vamos ter uma arbitragem favorável com o Moreirense – acho que essa possibilidade existe porque foi óbvio o nosso prejuízo na jornada passada e podem querer compensar – mas a jogar o que se jogou no sábado, não acho fácil ganhar esse jogo!
Eu vejo a coisa muito tremida – muito porque toda a confiança da equipa desapareceu – e custa-me a compreender como há pessoal com tanta fé ainda…
Claro que nada está perdido, porque a vantagem era grande. Mas eu não olho a isso como o ponto principal. Para mim o ponto principal, e que sempre apontei aqui, é a confiança na equipa ter desaparecido… E se desapareceu antes do jogo com o St. Clara, depois da derrota deve estar pior ainda… Por isso, o normal é ver o futuro próximo com pessimismo e não com fé ou esperança – que pode haver, haverá até sempre alguma, mas racionalmente é mais o pessimismo que me parece o normal!
E, como disse ontem, o que eu imagino é que vamos chegar ao jogo com o Benfic@ sem avanço nenhum e que vamos dobrar o ano atrás do Benfic@ na CL… E isso, para o que todos nós sentíamos há um mês ou 2 é absolutamente frustrante e uma tristeza!
E tudo porque um imbecil não percebeu que não se podia apostar em alguém sem nome, sem experiência, em alguém que levantasse duvidas ao plantel!
Concordo contigo que é completamente incompatível alguém pedir tempo ao JP e achar que vamos ser bi-campeões.
Ou se dá tempo ao JP para crescer (que acho impossivel, o Sporting não está em estado disso), ou se ataca o Bi-campeonato e aí não há tempo para crescer.
Mas quem fez verdadeiramente essa confusão não foram os adeptos…foi a direção do Sporting. Quando nomeia o JP e depois o discurso é que vai ficar tudo igual e que saí Amorim e entra JP e vai rolar tudo naturalmente….
Mas o investimento para esta época apontava para o BI.
Não podem agora mudar a estratégia e ignorar o investimento ou melhor o terem segurado jogadores importantes e vamos numa de e se corre bem outra vez.
Ter vindo o JP é tudo menos condizente com uma aposta séria para atacar o BI.
Até pode correr bem.
Até pode o JP concretizar já aquilo que era o seu potencial.
Mas volto a dizer. É um risco enorme.
E tudo tem a base de um erro, mais um, da direção ao ter aceite a renovação do Amorim nas condições que foram.
Para quem acha que foi melhor renovar com Amorim com as condições que foram, tem aí em direto e a cores o resultado.
É achar que “só” saiu o Amorim e por isso é manter a estratégia.
Saiu o principal mentor e alicerce de todo o projeto numa altura da época de jogos atrás de jogos.
O enorme risco de perder estava em perder o Amorim. A partir do momento em que perdemos o Amorim……qualquer solução é má e por isso têm exatamente de mudar de estratégia. Mudar o discurso, mudar o mindset da época….
Eu nunca percebi (e disse-o aqui montes de vezes) a lógica de “só” mudou o treinador. Como se tipo…fosse um pormenor. Era a peça mais importante do Sporting! Para mim muito mais do que qualquer jogador. Eu disse. Preferia MIL vezes ter perdido o Gyokeres por 80M do que o Amorim no meio do nada.
Eu não percebo como é que, nesta altura, depois de tudo o que passámos com treinadores….ainda há quem ache que o treinador é um pormenor. Que em determinada altura adeptos de lampiões tenham achado…percebo. Que em anos de apito dourado adeptos do porco tenham achado…percebo. Adeptos do Sporting? Com tudo o que sofremos?
O que quis dizer é que se tivessem apostado num treinador com maior experiência seria mais condizente com a aposta que fizeram para esta época atacar o bi e terem feito o esforço financeiro de manter os melhores jogadores.
Ao invés de arriscar no JP, que até pode correr bem. Mas o risco é enorme.
O erro vem desde o momento em que decidiram aceitar a renovação do Amorim naqueles moldes.
A partir daí….
Em parte tinhas de achar que o Amorim apenas era uma peça e que a restante máquina ia continuar a funcionar porque a Estrutura do Futebol do Sporting era extremamente competente. Se andas há mais de 2 anos atento ao que se passa e sabes que o Amorim era a máquina, e praticamente a totalidade da estrutura do Sporting, percebias que para substituir o Amorim não se podia ir buscar um gajo qualquer. E o JP que me desculpe, mas neste momento ele é um gajo qualquer.
“O enorme risco de perder estava em perder o Amorim. A partir do momento em que perdemos o Amorim……qualquer solução é má e por isso têm exatamente de mudar de estratégia. Mudar o discurso, mudar o mindset da época….”
Discordo completamente.
Pessoas a sair das empresas acontecem em todo o mundo, a toda a hora, inclusive pessoas com imensa preponderância nas empresas, como era o caso do Amorim.
Não se controla isso!
Nem no Sporting – logo a saída do Amorim não é culpa nem do Varandas, nem de ninguém, a não ser do próprio Amorim que quis sair! – nem em lado nenhum!
À vezes consegues evitar isso se aumentares muito o ordenado mas muitas vezes nem assim consegues, porque sair ou ficar é uma decisão que é o próprio a tomar.
O Amorim tomou a decisão, está tomada!
O que se tem de fazer é, a partir daí, resolver da melhor forma possível a situação. Isso é que se controla. E, por vezes, até sai um bom e vem um melhor… Essa sena do “qualquer solução é má” ou “é sempre mau” é conversa para boi dormir!
Claro que não é fácil e, acima de tudo, nunca consegues substituir por “algo” igual. Isso é que é preciso ter em conta para não se cair em comparações estúpidas.
A obrigação de quem gere a empresa é encontrar uma boa solução. Não é encontrar a menos má… Há sempre uma boa solução porque gente competente há muita por aí, mesmo sabendo que são bem mais os incompetentes. Ninguém é insubstituível – e isso está mais que provado!
Por isso a Direcção, com o Varandas à cabeça, tinha de escolher bem uma pessoa para pegar no ponto em que a equipa estava e levá-la para a frente no mesmo registo – bom futebol, vencer, dar espectáculo, manter a confiança acima de tudo!
E foi o que não fez!
Não escolheu bem.
Pior!
Escolheu mal porque ao escolher um treinador que toda a gente desconhece – porque nada de relevante fez nos 2 anos que leva de treinador – criou a duvida no plantel e com a duvida veio a falta de confiança – que foi agravada no miserável jogo que se fez contra o Arsenal! Em cima disso falhas redondamente com o Santa Clara pelo que agravas as duvidas, baixas a confiança – com o extra que toda a postura do JP nas CI é simplesmente assustadora para quem percebe o mínimo de motivação e de como funciona a mente humana, especialmente na alta competição.
Se nós, adeptos – e basta ler alguns comentários que abordam isso aqui na Tasca – percebemos que o JP está perdido, nervoso, sem saber o que dizer, etc., nas CI, os jogadores percebem isso muito melhor.
Se os jogadores duvidam do treinador, só por ser um nome sem expressão para eles, já é mau, se percebem todo este nervosismo, só piora… E devem ter percebido isso nos dias antes do jogo com o Arsenal…
Depois no jogo, há vários erros do JP… Só piora…
Na CI só se enterrou mais, o que piora a situação…
Eu já estava à espera que pudesse acontecer o que aconteceu com o Santa Clara – era fácil prever essa possibilidade! Uma equipa cheia de duvidas, uma equipa sem norte, sem rumo, uma equipa entregue a si própria… Quem viu o jogo na TV e viu a cara do JP no banco, percebe a impotência que estava ali – e os jogadores percebem isso muito melhor que nós!
Eu não prevejo nada de bonito para 5ª feira… Temo um descalabro!
Até me dá pena o JP estar a passar por isto, mas também é um bocadinho culpa dele, que quis assumir já a coisa – e na minha opinião não o devia ter feito, para se defender!
Agora, tudo isto tem a ver só com uma coisa: o Varandas percebe bola desta merda, ou nunca meteria uma equipa de milhões nas mãos dum inexperiente! Foi a cagança do gajo que o fez avançar para o JP – e isso é fácil de ver pelas declarações dele na apresentação do substituto do Amorim! “Fui eu que trouxe o Amorim, contra a opinião de todo o mundo, porque eu é que percebo disto e vocês não pescam nada disto, e estou aqui a escolher o próximo treinador dum grande clube da Europa, daqui a 4 ou 5 anos, porque sou o único iluminado na sala”!
Um gajo humilde, profissional, e, acima de tudo, a querer o bem do Sporting acima do bem dele, tinha ido buscar o Conceição porque toda a gente sabe que é um bom profissional, competente, defende a camisola que veste, e seria visto como um ao nível do Amorim. E digo o Conceição porque para mim seria a escolha mais óbvia e com mais probabilidade de manter o sucesso na equipa. Mas podia ir buscar um gajo estrangeiro desde que fosse deste nível – e isso eu não posso escolher porque nenhum dos que estão livres e podiam vir me dava, a mim, pessoalmente, as mesmas “certezas”, convicções, que o Conceição me dá! Mas com certeza, quem percebe mais disto que eu, saberia apontar 2 ou 3 técnicos estrangeiros livres capazes de manter o plantel confiante que chegariam lá, sem levantar muitos duvidas!
Enfim, não é verdade que qualquer escolha fosse má!
É verdade que quem viesse nunca seria igual ao Amorim mas isso é outra coisa.
O JP podia vir a ser bom, mas neste momento a única coisa que se podia dizer factualmente do JP é que era melhor treinador do que o Celikaya. O JP neste momento tem 40 e poucos jogos, 17v. É isto que o JP era quando foi promovido. Era um risco demasiado grande, mas foram as opções que foram tomadas. A partir daí, ao primeiro percalço dificilmente se muda de rumo, porque a verdade é que a confiança não está lá, porque o palmarés não está lá.
Eu não acho que isto é só … Confiança … E/ou palmarés …
É acima de tudo COMPETÊNCIA e, neste momento, João Pereira pura e simplesmente não a tem para ser treinador do SCP.
É que não tem nada que se aproveite … Não tem postura, carisma, timming de intervenção durante os jogos, leitura de jogo, golpe de asa … Nada, zero …
Portanto, esta decisão de o promover a treinador principal era há 1 mês completamente absurda e desprovida de qualquer senso comum, lógica e razoabilidade. Claro que a mesma só poderia ser tomada por um abstinente mental, um gago ressabiado, mesquinho e vingativo, um BILTRE.
Parece que ainda não conseguiram ver isto, mesmo depois das “experiências recentes” … E ainda por cima as duas em Alvalade … Duas vergonhas, duas humilhações como há muito tempo já nem me lembrava …
Claro que o problema parte dessa estupidez da Direcção – Frederico Varandas, o pavão!
Mas eu vejo muitos sócios a dizerem “deixem-no crescer” e ao mesmo tempo “vamos ser bi-campeões”… Epá, ou apostavas numa coisa, ou apostavas na outra. Sendo que a aposta inicial da época foi o bi-campeonato, eu acho uma parvoíce a aposta no JP porque vai crescer – pois isso implica “desistir” do campeonato, para mim! A não ser que o JP cresça duma forma nunca vista em alguém e que se faça, por exemplo, uma 2ª volta limpa, indo ganhar ao dragão e à Luz, e tudo o resto! Mas é óbvio que não acredito minimamente nisso…
Nao… tudo porque o imbecil nao percebeu que tinha de planear e tomar decisoes sem estados de alma ou simpatia, porque tinha de preparar um Sporting estrategicamente independente de treinador A ou B…e sobretudo ser capaz de negociar contratos feitos para serem cumpridos. Se o treinador não quiser é partir para outra, mesmo que não agrade a toda gente.
Isto nao aconteceu porque ele é simplesmente um idiota incompetente.
Vi ontem no 11 uma comparação Edwards/Harder e mostrou muito do que eu disse ontem…
Não jogaram nada de forma parecida. O Harder fez os movimentos de avançado e para mim o maior pecado foi estar longe da área e não perceber quando atacar a área.
O Edwards jogou de forma completamente diferente. Jogou entre linhas, a fazer o que um interior faz.
Entretanto já ouvi de tudo. Que o problema foi aproveitar pouco as alas, que o problema foi cruzar demais, que o problema foi alterar já demais face ao Amorim, que o problema foi não ter conseguido meter já o seu dedo e estar a conter-se nisso, que as alterações foram tarde demais, que as alterações foram cedo demais, que fez mal alterar os centrais no 11, que fez mal fazer as substituições dos centrais, que o Edwards devia ter ficado mais tempo, que o Edwards não devia ter sido titular…
Isto acontece porque o problema é mental e de gestão do jogo, não tático ou de jogadores….e por isso cada um tem a sua solução, porque não há um “pecado” tático ou de 11 obvio….
Eu continuo a achar um crime colocar o Harder na linha.
Se é para manter o Gyokeres e o Harder juntos, mais razoável seria meter o Gyokeres mais encostado na linha para aproveitar as diagonais onde ele é mais perigoso.
Acho piada que alguns que acham ideal meter Quendas e Geny ou outro tipo de avançados rápidos e que podem aproveitar o espaço a vir de trás nas alas não entendam que entre Gyokeres e Harder, quem pode aproveitar mais aquela posição na linha é o Gyokeres.
Mais ainda quando o ponto forte do Harder é o remate.
Eu não colocava nem um nem outro.
Mas entre um e outro….acho que tirávamos mais vantagem em colocar lá o Gyokeres.
Para meter o Harder eventualmente tinha de mudar mesmo o sistema…
“Rodar” a equipa, meter os 3 médios com 1 pivot e 2 a interiores mais à frente, provavelmente abdicar de Geny ou mesmo do Trincão para ficar só 1 deles na ala (mesmo que tivesse de ser o Trincão a jogar como ala ou tirar mesmo o Trincão)….e meter os 2 avançados na área….
Mas nem o Amorim conseguiu fazer isto bem com o Casa Pia. Ao intervalo, mesmo a ganhar, estava a tirar o Harder e na CI estava a admitir que o jogo não estava para ele…porque é preciso mudar muito a equipa e expô-la a muitas alterações…
E no final, não resultando, ia tudo dizer que tirou o abre-latas e que inventou e o crl…
Não gosto de ver nem o Harder nem o Gyokeres abertos num jogo com um autocarro….e um gajo que media bem o seu espaço de acção jogando com o Gyokeres era o Paulinho….
Mas era previsível que isso fosse acontecer, quando escolhes um gajo desconhecido e inexperiente, que levanta duvidas na esmagadora maioria do plantel!
Foi o meu ponto principal, mal se soube que o Amorim ia sair e nem se falava com certeza no JP… Sempre disse que o principal era ir buscar um gajo que o plantel achasse que estava à altura do Amorim. E por isso eu apontei ao Conceição – só porque é o gajo que eu tenho a certeza que todo o plantel veria assim. Agora, não era a única solução…
O melhor para o JP seria em janeiro vender alguns dos melhores jogadores (Gyokeres, Quenda, Diomande), assumir que vamos entrar em reconstrução e começar a preparar a próxima época. Como em 19/20 com o RA. No Verão saíriam os restantes: Huljmand, Inácio e Pote. Faziam o dinheiro possível com edwards e trincao e partiriamos novamente do 0.
Se mantivermos estes jogadores, vai obrigatoriamente haver pressão para muito mais e JP e a sua equipa não conseguem dar mais nesta altura. Não é de todo aquilo que precisamos e não é preciso ver mais. Adicionalmente, toda a conjuntura clássica do nosso futebol não ajuda.
Num mundo ideal, inexistente, admitiam todos que são uns tolinhos e iam buscar um treinador a sério que possa realmente potenciar o trabalho deixado e que façam os jogadores acreditar.
É preciso alguém que tenha personalidade e que saiba exatamente aquilo que quer e para onde quer ir… não pode ser um gajo amorfo. Para amorfo e transparente (no sentido pejorativo da palavra obviamente) já basta o líder máximo do clube.
A questão nunca se pode comparar o agora com o daqui a meses…
Agora tinhas de tomar opções para te manteres numa época épica.
Tomaste a opção errada, provavelmente lá para Fevereiro já desististe de lutar pelo campeonato e estás a preparar a próxima época!
Mas não fazes isso por opção. Fazes porque foste burro na tua decisão, o que é completamente diferente.
Quando partes para uma época com as expectativas de:
a) ganhar o campeonato, fazendo o bi – coisa que não consegues há 70 anos, ou lá o que é!
b) ganhar a TP
c) fazer a melhor CL da história
… se chegas a Fevereiro ou Março e estás a preparar a época seguinte e nada te resta nesta, é porque falhaste redondamente esta época!
2 Dezembro, 2024 at 18:39
Até um imbecil como o Jaime Marta Soares chama o Varandas de amador… 😀 😀 😀
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/jaime-marta-soares-visa-varandas-nao-se-pode-ser-amador-nestas-coisas?ref=HP_DestaquesPrincipais
2 Dezembro, 2024 at 19:26
O bombeiro anão é tudo menos imbecil…E para ele se estar a atirar desta maneira ao varandas das duas uma, ou alguém não cumpriu o que lhe prometeu para ele despoletar o processo de destituição do BdC e ele está ressaibiado, ou então tem alguma coisa na manga…
2 Dezembro, 2024 at 19:35
É um chico-esperto imbecil!
2 Dezembro, 2024 at 19:10
O campeonato acabou pró Sporting, em termos de ser campeão, no dia que RA decidiu ir pró MU.
E não precisamos de estarmos aqui a adjectivar isto e aquilo, a analisar o jogo de sábado (que até foi um roubo) a apontar razões pra isto e práquilo.
Agora, o que digo, é que haverá muitíssimas coisas que não sabemos.
Se foi verdade da existência dessa reunião, se foi verdade digo, neste futebol português já nada me admira e se foi verdade é uma pena.
E é muito triste isto tudo.
2 Dezembro, 2024 at 19:37
“O campeonato acabou pró Sporting, em termos de ser campeão, no dia que RA decidiu ir pró MU.”
Não é verdade!
Havia soluções.
Não foram usadas e isso é que fez esta tristeza a que assistimos agora! Não foi o Amorim sair! Ninguém é insubstituível!
Agora, um gajo capaz não pode ser substituído por um gajo incapaz! Isso não resulta em lado nenhum!
2 Dezembro, 2024 at 22:31
Olhem que se calhar não sabemos tudo.
Assim, até o Gyokeres pode vir a ser vendido abaixo da cláusula porque vai desvalorizar, assim até o rival vai ser campeão, e terá sido da iniciativa do MU mesmo com a crise que tinha ou tem vir buscar o RA ?
Digo eu, se calhar estão muitas respostas por dar, se calhar não saberemos tudo.
Vamos andando.
2 Dezembro, 2024 at 22:50
Tens razão…
Foi o Benfic@ que convenceu o Frederico imbecil a colocar o JP a treinador…
Não me tinha lembrado disso!
2 Dezembro, 2024 at 19:37
Uma pergunta: se, como todos tememos, viermos a perder o campeonato, Varandas tem condições para continuar como Presidente do Sporting Clube de Portugal?
Sim ou não? E porquê?, por favor.
2 Dezembro, 2024 at 19:38
Já não tinha antes, como se percebe facilmente agora, até para muita gente que não percebia isso há 2 ou 3 meses…
2 Dezembro, 2024 at 19:51
A dívida à fornecedores vai em quase 160M. Não será outro all-in que fará diferença aos cofres…
2 Dezembro, 2024 at 20:41
Nunca teve!
2 Dezembro, 2024 at 20:50
Numa eleição pela presidência do Sporting entre varandas e amorim, o primeiro perdia. O lampião sonso percebe mais de futebol a dormir do que a super estrutura acordada.
2 Dezembro, 2024 at 20:31
Isto cada vez está melhor . Agora querem demitir um presidente porque se enganou na escolha do treinador. Primeiro ainda está por provar o engano. Depois isso não acontece em clube nenhum do mundo. Seria engraçado demitir presidentes por isso, havia centenas de de eleições por dia.
O mais risível é que os principais proponentes desta solução nem sócios são, portanto voto zero na matéria.
2 Dezembro, 2024 at 21:13
Não vale entrar em debates, quando uma das partes não cumpre os mínimos. Abro aqui uma excepção:
1. Não estou a sugerir que Varandas seja demitido (aliás, não faz qualquer sentido técnico-jurídico). A minha pergunta foi: se perdermos o campeonato, Varandas tem condições para continuar a ser seu presidente? Quando falo de condições, como é evidente, falo de “ter cara” para isso, uma vez que legitimidade eleitoral e estatutária terá. Apenas um boicote maciço de sócios o poderia, eventualmente, obrigar a demitir-se e a convocar eleições. Mas isto qualquer rapazola que siga o Sporting sabe, não é?
2. Não porque tenha que o dizer, mas aqui vai: sou sócio do Sporting há muitos anos. Se calhar, até há mais do que o meu amigo. Não me conhece de lado nenhum, pois não? Bem me parecia.
Saúde e saudações leoninas.
2 Dezembro, 2024 at 21:20
Mas quem é que estava a falar com o Senhor ? Nem sequer o ouvi propor a demissão do Varandas.
E se não ” cumprir os minimos ” é comigo , não perca tempo com o que escrevo Senhor, siga.
2 Dezembro, 2024 at 21:33
O Sniper de Alvalade
2 Dezembro, 2024 at 19:37
Responder
Uma pergunta: se, como todos tememos, viermos a perder o campeonato, Varandas tem condições para continuar como Presidente do Sporting Clube de Portugal?
Sim ou não? E porquê?, por favor.
2 Dezembro, 2024 at 21:47
Reafirmo , não era consigo. Aliás você não propõe nada , faz uma pergunta.
2 Dezembro, 2024 at 22:58
De acordo. Esclarecido.
2 Dezembro, 2024 at 21:51
Os meus parabéns por ser associado do nosso clube , é um privilégio.
2 Dezembro, 2024 at 22:59
Penso o mesmo. Somos 3 associados. Faço o que posso para ajudar.
2 Dezembro, 2024 at 21:41
Não sejas mentiroso, Pacheco.
Contam-se pelos dedos de uma mão as coisas relevantes bem feitas e os dedos das 2 mãos e dos 2 pés não devem chegar para enumerar as merdas que fez…
2 Dezembro, 2024 at 21:50
Mas será que não consegues debater sem insultar ? Dass..sempre a mesma merda.
Tens-te em tão grande conta e não consegues ser educado ?
2 Dezembro, 2024 at 22:51
Mentiste. Ponto.
O resto és tu a ser criança…
2 Dezembro, 2024 at 20:47
O bombeiro pirómano está de volta:
“Não se pode ser amador nestas coisas. Há que saber lidar com o que é uma estrutura do futebol profissional e principal de uma equipa como é o Sporting. Isso não aconteceu. E acho que está à vista que o atual presidente ainda é amador. Apareceu quando as coisas correram bem, mas os sinais desse tal amadorismo mais tarde ou mais cedo podiam dar resultado e está aí à vista infelizmente”,
Estamos tão fodidos, quando até os espadinhas já se revoltam contra o homem da casa das máquinas.
“Fácil, fácil”
2 Dezembro, 2024 at 20:58
Esse é que devia ter sido expulso de sócio quando saiu do estádio com a pen carregada com os dados de todos os sócios… mas como já li hoje algures… “quando um clube não se dá ao respeito”, ou finge fazê-lo circunstancialmente porque isso dá jeito a alguns… entretanto o Pacheco diz que nunca se viu demitir um presidente por se ter enganado na escolha de um treinador… ui, se não foi o JJ que acabou por foder o “belzebu” eu vou ali e já venho.
2 Dezembro, 2024 at 21:05
Saiu o Amorim e o Vagindasbandas ja esta a meter o bedelho onde não é chamado.
E com isso os resultados estao à vista.
O que anda a fazer o empresário de um certo jogador dia sim dia sim em Alvalade ?
Ninguém, mas mesmo Ninguém sabe o que vale JP.
MAS todos sabemos que ainda não tem “cabedal” para barrar o zétoino viguingasdabandas.
2 Dezembro, 2024 at 21:08
O Sporting neste momento está com um futebol deprimente igual ao do Porto…
Zero ideias, zero fio de jogo… Tudo sobre brasas.
2 Dezembro, 2024 at 21:31
40m, 1 oportunidade aos 30m…
Futebol muito trapalhão, similar ao nosso na 6a.
Aquela cena de cada bola no Samu era golo, deve ter acabado porque o gajo já teve várias bolas e falhou todas.
Quase golo do Casa Pia aos 44m.
2 Dezembro, 2024 at 21:19
Mas quem é que estava a falar com o Senhor ? Nem sequer o ouvi propor a demissão do Varandas.
E se não ” cumprir os minimos ” é comigo , não perca tempo com o que escrevo Senhor, siga.
2 Dezembro, 2024 at 21:29
Nós também levamos isto demasiado a sério, verdade seja dita. São ciclos e é pena que os nossos ciclos positivos sejam escassos.
O Varandas é o que é e a estrutura que Amorim montou – e agora levou – foi uma excepção na história do nosso querido clube.
Saibamos estar lá sempre, independentemente de peões ou Lion Seats.
SL.
P.S.: alguém com ingresso para terça que queira vender?
2 Dezembro, 2024 at 21:37
Intervalo com 0-0 e 1 oportunidade para cada lado.
Este Porto não joga nada, nem se vê evolução na equipa. Curiosamente, o nosso futebol na 6a feira foi muito igual a isto.
2 Dezembro, 2024 at 21:39
Sábado.
2 Dezembro, 2024 at 21:43
Isso.
Já me parece há tanto tempo, tal é a tristeza.
2 Dezembro, 2024 at 21:38
Como no jogo do Sporting.
O porto tinha direito a um penalty mesmo na última jogada da primeira parte e nada.
Tudo canalizado pró mesmo clube, é incrível, isto não tem adjectivos.
Tirar dois clubda corrida para colocar lá um, e há-de lá estar, este campeonato português é uma nojeira completa.
O porto que não queira dar ao chinelo na segunda parte não.
2 Dezembro, 2024 at 21:41
Ainda há dúvidas de quem vai ser campeão ?
2 Dezembro, 2024 at 21:45
Nem há 1 mês, nem agora…
Mas não é o mesmo clube.
2 Dezembro, 2024 at 21:44
Não fiquei com a ideia de ser penalti… mas as repetições foram más.
2 Dezembro, 2024 at 21:51
não é penálti nenhum, não comecem… a bola bate na barriga do jogador do casa pia e ressalta para a mão… nem sequer aumenta a volumetria do corpo…
2 Dezembro, 2024 at 23:09
Não percebo!
O Porto aflitinho, sobre brasas, e a bola bate na barriga e ressalta no braço do jogador do Casa Pia e nem o árbitro nem o VAR assinalam grande penalidade para o Porto.
Mas estes árbitros não sabem que estão comprados?
Se fosse o Pinto da Costa não pagava a avença…
2 Dezembro, 2024 at 21:58
Também não me pareceu penalty.
A solução “promoção do adjunto ” que faz muito mais sentido e é mais comum que a arranjada pelo Varandas ,também não está a resultar no porto.
2 Dezembro, 2024 at 22:00
Golo do Porto, num erro do CP…
2 Dezembro, 2024 at 22:03
2-0
Esta o Samu não falhou.
2 Dezembro, 2024 at 22:07
A uma ou duas semanas atrás no Placard jogava sempre de caras na vitória do Sporting, agora não, agora jogo quase de caras na vitória do rival e digo quase porque o rival não joga nada de jeito mas é empurrado. Por isso pode falhar um jogo ou outro. O Sporting não, era demolidor.
Mas sem ser nos jogos grandes, é vitória do rival quase certa.
3 Dezembro, 2024 at 9:48
O placard deixa te jogar no campeao? Podes apostar que a equipa X vai ganhar a Liga? E ao contrário, apostar que não ganha?
2 Dezembro, 2024 at 22:08
Que vergonha de campeonato da mentira, o campeonato da corrupção, o campeonato poortuguês…
O casa pia em Alvalade foi a nojeira e a vergonha que se viu …
Já hoje … Espaço a montes para os bimbos jogarem … Ao samu não marcam com a agressividade que marcam o Gyokeres …
Isto é uma vergonha. É um país minado pela corrupção …
2 Dezembro, 2024 at 22:52
🙂
Não surpreendes!
2 Dezembro, 2024 at 22:58
Gosto muito de ti Xupa! este Natal levo-te umas chouriças, um bolo rei sem favas mas com brinde secreto, e um garrafão do melhor tinto lá da terra, para depois bebermos aqui na Tasca…
+1906
2 Dezembro, 2024 at 23:35
Imbecil do caralho!
2 Dezembro, 2024 at 23:24
É preciso uma “limpeza”…
2 Dezembro, 2024 at 22:56
A realidade é que…
O FCPorto já foi à Luz e a Alvalade e vai a 3 pontos do Sporting e possivelmente a 1 do Benfic@. É a única equipa que tem por vitórias todos os jogos fora dos 5 que eu mencionei como de grau de dificuldade mais elevada – 2 com cada um dos rivais e a ida a Braga!
Sporting já perdei aí 3 pontos e o Benfic@ 5…
Não jogam um cu mas é esta a realidade!
2 Dezembro, 2024 at 23:12
Estão em crise, não jogam nada, estão a 3 pontos do Sporting que joga (jogava) de caray e estava prestes a bater todos os recordes do Universo.
Depois há quem se recuse a admitir que o nosso campeonato é miserável no que respeita à competitividade…
2 Dezembro, 2024 at 23:36
Se continuássemos a jogar assim, estavam a 6…
3 Dezembro, 2024 at 9:43
Calma com essa da competitividade. É natural que os misters com equipas na Europa tenham de ter picos de forma agora. As restantes equipas tem de ter picos de forma nos últimos 10 jogos.
Não dá para estar em rendimento de topo a época toda. O que estás a ver são processos com timings diferentes.
Não fui ver, mas acho que se procurares as últimas 10 jornadas de cada liga verás os grandes rebentados e com jogos cheios de casos e penalties estranhos.
2 Dezembro, 2024 at 22:58
Bom trabalho de todas as partes para relançar o campeonato, inclusive do próprio Sporting!
Se esta jornada não tinha “script” não sei não.
Aguardo o próximo episódio da novela quinta feira… preocupado, no minimo.
SL
2 Dezembro, 2024 at 23:01
Essa do “script” está bem vista..
2 Dezembro, 2024 at 23:37
O “script” chama-se Frederico…
2 Dezembro, 2024 at 23:47
Apaf?!?
2 Dezembro, 2024 at 23:58
APAF sempre houve e foram passados a ferro enquanto a Frederico esteve no seu canto e quem sabia do assunto estava a trabalhar.
Quando o Frederico mexeu, veio o “script”…
3 Dezembro, 2024 at 9:40
Toda a gente sabe que os jogos a seguir á Europa são mais difíceis. O Braga e o Santa Clara uma vez feito o calendário da Champions gritavam por padres.
Eles queriam o Amorim e o Viana fora, agora falta lhes o Gyokeres. Depois vão querer o Hjulmand, o Pote e o Inácio. Enquanto não estivermos na luta pelo 3 lugar com o Braga não vão descansar.
2 Dezembro, 2024 at 23:56
Detesto este anormal do Pinotes Baptista… Que gajo mais asqueroso!
3 Dezembro, 2024 at 0:00
O gajo do FCPorto, Tiago não sei quê, arrasa o Pinotes e arrasa o Varandas… Dá-lhes um baile que até mete pena!
E diz tudo aquilo que eu acho do Sporting e que o imbecil do Pinotes não tem cérebro para ver…
3 Dezembro, 2024 at 1:31
Miguel cognominado “O Narciso” o homenzinho que tem sempre razão, o em terra de cegos quem tem um olho é reizinho! o homenzinho que antecipa todo e qualquer problema que surja no horizonte, o visionário conspiracionista…
3 Dezembro, 2024 at 9:11
Conheces-me de algum lado, imbecil?
3 Dezembro, 2024 at 9:38
Talvez ele seja o Pinotes.
3 Dezembro, 2024 at 10:37
Pode ser… 🙂
3 Dezembro, 2024 at 6:09
Bom dia Tasca
O doutor presidente da agremiação raramente tem duvidas e nunca se engana !
Nunca ouve ninguém porque se acha o homem providencial e insubstituível !
Até o FDP do canalha vendido do Marta Soares antigo presidente da Assembleia Geral já lhe veio chamar de AMADOR, para não lhe chamar AQUILO QUE TODA A GENTE VÊ QUE ELE É ….ou seja IMCOMPETENTE !
Quanto ao LAMPIÃO BEM FALANTE do Rubén Amorim NUNCA me enganei a respeito da sua falta de carácter e falta de compromisso com o clube !
Num clube que tem como seu presidente um FALTA DE CARACTER como o Varandas, juntou-se a FOME COM A VONTADE DE COMER e o desastre aconteceu !
O PROJECTO e a ESTRUTURA do Sporting de Lisboa era somente e apenas o Rubén Amorim que tinha sido escolhido e resultou apenas e só por um golpe !
Apenas uma semana após, o presidente palhaço do SCP ter vindo insultar dizendo as verdades a propósito dos roubos e bandalheira do SLB e FCP e do Futebol Português eis que ….
Com meia duzia de telefonemas, o SLB tira-lhe o Rubén Amorim !… e foi o desastre e a débacle do dito e inexistente Projecto e da inexistente de facto mas muito publicitada Estrutura no SCP !
APLAUDAM DE PÉ MENTECAPTOS DE ADEPTOS E SÓCIOS ! … se fazem o favor ! …pois com o João Pereira vai haver mais goleadas de 5 -1 em Alvalade e treinadores TRAIDORES A VIRAREM AS COSTAS AO CLUBE !
3 Dezembro, 2024 at 9:13
Bom dia, tasca.
Que estranho, as capas dos jornais já não trazem vendas de Gyokers e outros jogadores do SCP. Já não é preciso…. Aqui estão os sinais todos (como se fossem necessários mais) de que precisamos mesmo de resolver outros problemas. Tipo ter um treinador profissional.
3 Dezembro, 2024 at 9:51
Ontem um noticioso inglês dizia que o MU já tinha feito uma primeira abordagem junto do Sporting para saber em que condições poderá contratar Gyokeres.
Mas até podem ter recebido algum imput nacional para avançar com a notícia…
3 Dezembro, 2024 at 9:53
Com Rashford, Hojmuld e Zirkzee a marcar, a prioridade do United deve ser mesmo o Gyokeres…
Com as dificuldades que está em acertar com a ala esquerda e o meio campo….
3 Dezembro, 2024 at 9:55
Também não estou a ver.
Mais rapidamente levava o Pote…
3 Dezembro, 2024 at 10:15
Mais rápido leva o Huljmand do que o Pote… Ou o Diomande, se bem que nos últimos jogos pobre coitado do Diomande. Sinceramente não estou a ver ninguém nesta altura que possa interessar ao ManU. Mais facilmente vejo o Arsenal, o PSG ou até o City (dependendo se o Haland quiser ir embora para o Real) a vir buscá-lo do que o ManU.
3 Dezembro, 2024 at 9:20
Árbitro e Var para a jarra.
Entretanto perdemos 3 pontos.
Trabalho feito com sucesso.
Futebol podre que até mete nojo.
Já não bastava levarmos com um incompetente como o varandas ainda voltamos a levar com os mesmos filmes de sempre destes árbitros que não conseguem despir a camisola.
Revoltante.
3 Dezembro, 2024 at 9:31
A minha esperança:
Termos no plantel dois vikings que vão dar uns berros dentro daquele balneário para motivar os colegas a dar ainda mais.
Termos na equipa técnica pelo menos 2 elementos com sangue na guelra como o JP e o Neto.
Nada está perdido ainda.
Estamos na frente, caramba…
Só depende de nós.
3 Dezembro, 2024 at 9:34
Neste momento acreditava num maior sucesso do Neto a mister que no JP, que me parece meio atarantado…
Está a querer distanciar-se tanto da imagem de “enfant terrible” que tinha como jogador, mas agora acho que preferia o JP jogador no balneário do que este JP treinador sem tesão nenhuma… Parece um adolescente que vai à Kikas pela primeira vez…
3 Dezembro, 2024 at 9:37
Na minha opinião para ser um bom treinador não basta ter apenas conhecimentos técnico táticos.
Na minha opinião para ser um bom treinador é preciso acima de tudo ser um grande comunicador.
Vamos ver se as primeiras impressões que existem sobre o JP não são apenas isso e se ainda vai a tempo de evoluir e soltar-se mais. Se assim não for….
3 Dezembro, 2024 at 9:43
No dia em que se soube que o Amorim ia sair disse que tinha perdido toda a esperança para este ano.
Depois do jogo com o SC, fiquei com a certeza absoluta…
E tenho outra certeza.
Queimámos um bom projeto de treinador. Eu acho que ele não chega ao Carnaval a treinar a equipa principal…Não acredito por 1 segundo que haja a paciência necessária para o JP crescer no trabalho, como cresceu o Amorim….
3 Dezembro, 2024 at 9:58
Não haverá paciência porque a conjuntura é também diferente. Enquanto o RA chegou com um clube em cacos e uma equipa fraca, teve margem para implementar o seu plano e desenvolver-se, o JP pega num clube na mó de cima, com ativos facilmente convertíveis em muito dinheiro (vamos ver se não esmorece o hype) e uma equipa bem organizada.
A margem e tolerância é sempre menor no segundo caso. E é aí que a porca torce o rabo e voltamos ao mesmo… quem escolheu assim, não deve ter entendido que a conjuntura também deve pesar na decisão. Uma coisa é decidir sobre uma base “nada a perder”. Outra coisa é decidir quando se tem tudo a perder.
Por isso é que na minha ideia tinha de ter vindo um gajo com tarimba e, eventualmente deixar crescer o JP onde estava. Quando imaginei o Sergio Conceição, não foi porque o acho uma simpatia ou porque não tenho memória. Era porque não é uma maçarico e teria sempre o respeito do balneário. Também pensei no Xavi por exemplo.
E mais uma vez digo, que ficar preso à ideia do “ah isto não se podia mudar tudo e era preciso aproveitar…” tem tanto de compreensível como aparenta ter de inútil (face aos últimos resultados).
E o mais irónico no meio desta merda toda, é que só me apetece terminar com um “Vamos ver…”
3 Dezembro, 2024 at 10:10
Pois, mas não foi por acaso que eu disse que logo quando o Amorim saiu…porque não via ninguém que fosse capaz de pegar e manter esta equipa.
Toda a conversa Sergio Conceição tem bases menos sólidas do que a conversa João Pereira:
1º Onde é que foram buscar que o plantel do Sporting tem respeito pelo SC?! Não sei onde foram desencantar isso…que eu saiba, mais de metade do plantel (principalmente os pesos pesados) têm um ódio visceral ao SC.
2º Uma equipa que teve dificuldade em medir os tempos de jogo e que o maior pecado foi falta de calma…Sergio Conceição?!?!
3º Sonham que o SC vai fazer tudo diferente do que sempre fez com base em nada…nunca foi o que o Sporting hoje precisava mas vai mudar radicalmente e encaixar só porque sim….é o que acontece a montes de gente, muda radicalmente a forma de jogar, a forma de gerir o plantel, a forma de se comportar, a forma como gere a relação com o clube…….
4º O SC detesta a direção do Sporting e vice versa. Alguma vez é saudável uma merda dessas?
A única coisa que o SC tem que podia ser benéfico é experiencia….mais nada. Parece-me TÃO curto para escolher um treinador. Para isso vão ao Rui Vitória, Fernando Santos, JJ….tudo tem experiencia e foram vencedores…..
Para mim a probabilidade de correr mal ao JP era grande, a probabilidade de correr mal ao SC era total….
Eu acho que o Abel é um treinador fraquíssimo, um Conceição em ponto pequeno….mal preferia o Abel ao Conceição….mesmo achando o Abel fraco e dificilmente fosse a minha escolha, dos 2 escolhia sempre o Abel….
Apesar de não gostar de nenhum….
3 Dezembro, 2024 at 10:24
Também não estou a ver o SC ter condições para treinar o Sporting. Percebo o que alicia as pessoas, mas pronto, acho que o que dizes são mais que razões suficientes para não vir. E não sei até que ponto o Abel tem personalidade para nos treinar também, nem vou à qualidade.
Como já disse, eu percebo a escolha do JP, o problema é que o downside era tão grande como o upside, não só podia descarrilar um ano de bi, como podia acabar com a carreira de um treinador que parecia ser promissor. E acho que é mais que notório que o JP devia de ter estado pelo menos mais 1 ou 2 épocas na B. Primeiro há que construir bons resultados e só depois subir, acho que o JP não deu o 1o passo e subiu logo.
3 Dezembro, 2024 at 10:27
Argumentos muito razoáveis.
De facto o ponto 2 e 4 da tua análise matam definitivamente a opção do SC. E eu até pensava nele como treinador, mas perante esses factos fica dificil manter a opção como válida.
A opção Abel, para quem pede experiência não sei como seria ao aterrar em Portugal e perceber todo um Mundo de diferença entre a qualidade de campeonatos. Teria tudo para correr mal.
Teria que ser outro treinador.
Talvez o que veria mais válido seria o Xavi.
Treinador que bebeu muito de um sistema tático onde a posse de bola era valorizada. Com tarimba de grandes balneários. Com a aura de ter sido um jogador conhecido por todos os jogadores do Sporting.
A aposta em JP tem muito risco associado e bem visto já por todos.
Partilho do mesmo sentimento final do Copo de 3….vamos ver…
3 Dezembro, 2024 at 10:55
Percebo Tiago, mas o que me parece que falta ao João Pereira é estaleca. E é normal que falte. Ele está a começar. Portanto não me parece que seja pouco relevante teres um treinador sem experiência numa fase em que ela faz toda a diferença.
E imaginar que os “pesos pesados” (quais??) do Sporting odeiam o Conceição é ignorar que no futebol, são todos uns invertebrados do caraças. É sempre juras de amor e tal e coiso e depois… uns rescindem, uns não renovam, uns festejam de um lado e depois vão para os rivais, etc. etc. etc. São os próprios intervenientes que se autodenominam de “profissionais”.
Em todo o caso, como disse, também podia ser o Xavi, ou até outro. O ideal para mim, para juntar um sistema semelhante e experiencia, era o Gasperini. Mas pronto…nós não somos o Manchester Utd não é?
O que está e como está, a continuar, é que me parece mais um tiro no pé. E tal como diz por aí o Sniper, espero estar totalmente enganado e não ter razão nenhuma.
Eu quero que resulte, mas receio que este passo seja a confirmação que o Amorim foi um grande golpe de sorte e nada mais que isso.
3 Dezembro, 2024 at 10:59
Percebo mais a vontade de ter o Xavi porque o perfil encaixa muito melhor…
Mas eu pessoalmente confesso que fiquei muito desiludido com o Xavi do Barcelona. Estava à espera de um futebol muito diferente. E por isso não morro de amores pelo Xavi. Mas ainda assim, bem mais interessante que os nomes que vejo por aqui…
3 Dezembro, 2024 at 11:38
Sempre disse que o Xavi era o treinador mais interessante dos que estavam livres, aliás é tão interessante como muitos dos que não estão livres. Já foi campeão num campeonato mais exigente que o nosso. Sabe o que é ter de trabalhar com jovens e suportado pela Academia, e sabe jogar um futebol atrativo, nem que seja a espaços. O Barça hoje tem um 11 jovem, muitos deles lançados pelo Xavi. Yamal, Fermin Lopez, Cubarsi, Garrido, o gajo lançou muito jovem de qualidade, quando tinha opções para não o fazer. Acho que se encaixava muito melhor em nós, do que muitos nomes que circulam por aí.
3 Dezembro, 2024 at 11:52
Concedo tudo menos o bom futebol a espaços…
Só se eu tive muito azar quando vi o Barcelona jogar com o Xavi a treinador ou esses espaços foram MESMO reduzidos…..tipo lusco fusco de vez em quando….
3 Dezembro, 2024 at 11:54
E também te digo…
MUITO, mas MUITO dificilmente via o Xavi entrar no Sporting hoje e conseguir ser uma continuidade do Amorim e ser campeão este ano…
Acho mais fácil se me disseres….Xavi entra em Março/Abril para preparar a próxima época…ou mesmo no fim da época…
3 Dezembro, 2024 at 10:15
Obvio. O Sporting de hoje não o Sporting de ha 4/5 anos.
Mas assim ameaça rapidamente lá voltar.
3 Dezembro, 2024 at 10:34
Sim, claro. Por isso é que era sempre uma missão quase impossivel.
Mas vendo hoje, acho que há um problema de base…
É que a transição não era fácil e foi mal feita.
Ou seja…aquele discurso de está tudo pensado e está tudo na mesma, só muda o treinador e os jogadores ficarem com o peso de tentar mostrar que conseguem ser campeões sem o Amorim, o Morten vir dizer que vamos tentar provar que conseguimos ganhar sem o Amorim, a conversa do Varandas de que é na boa e que isto é simples de resolver, o discurso do próprio Amorim…
Para mim foi um erro. Não gostei logo que ouvi e hoje, depois do jogo com o SC, fico com a certeza que foi um erro. Aumentou o peso em cima de todos. JP e jogadores, criou uma expetativa completamente errada nos adeptos e tornou a missão ainda mais complicada. Tudo para tentar manter um balão cheio….os únicos que vivem bem com esse balão cheio (e não é sempre) são os lampiões. O Sporting tem de alimentar sempre a adversidade…
Tinha sido muito mais “avisado” ter um discurso de que é um grande revés, vamos tentar dar a volta, vamos procurar soluções. E depois, dar força ao treinador (acreditamos que o JP vai conseguir dar a volta a esta grande dificuldade, o JP é o lider que precisamos, etc) e não meter o peso em cima dos jogadores resolverem….
Mesmo aquele tempo que o Amorim ficou a mais….dificultou ainda mais a transição porque aumentou o peso em cima do JP e mesmo os adeptos fizeram “o luto” e por isso o JP ainda entra com mais peso….
Eu digo desde o inicio…substituir um grande treinador é muito mais dificil do que entrar num clube em crise. É muito mais. Dar a ideia que é mais fácil porque “a máquina está montada” é uma estupidez…porque é mentira e porque cria uma pressão injusta em quem fica e em quem chega….
3 Dezembro, 2024 at 9:38
Já o disse: O JP tem de ser fiel a ele próprio. Será a única maneira de ele ter sucesso.
3 Dezembro, 2024 at 12:05
Sucesso ?!?
Aonde?!?
Não estou a ver isso suceder neste nouvelle scp … E nota, não tenho nada contra o JP …
3 Dezembro, 2024 at 12:15
Um esboço de sucesso. Um lampejo. Um início para alcançar o sucesso. Sei lá, já não sei de nada.
Acho que isto foi gerido de uma forma tão errática, típica de quem não tem qualquer competência para o cargo que ocupa que já não tenho pachorra para desconstruir o que foi feito e projetar o que fazer.
É deixar andar. É o que eu sinto. Não posso fazer nada… sou um mero sócio que existe para pagar quotas. A minha voz, o meu voto, o meu protesto tem 0 impacto naquilo que acontece no clube.
3 Dezembro, 2024 at 9:52
“Parece um adolescente que vai à Kikas pela primeira vez…”
E não é?
3 Dezembro, 2024 at 9:28
A aguardar o Off Topic de hoje para colocar dois textos que acho bastante interessantes…
3 Dezembro, 2024 at 10:39
Puxa da cadeira…
3 Dezembro, 2024 at 12:26
🙂
3 Dezembro, 2024 at 10:09
Se o Pereira chegar a Janeiro já em terceiro lugar, vai acabar por ser despedido e virá a tal aposta séria sem a pressão de ter de nos dar o Bi.
Na janela de Janeiro, vai se ver quem é o Pereira. Na Bola dizem que não compra ninguém, ora isso é um sinal obvio de que é uma bucha entre managers de renome.
Se a vida correr bem ao Pereira e em Janeiro estivermos no taco a taco, precisamos do novo Pote. E nesse caso ele leva isto até final, ganhando algo ou não. Se ganhar e de facto estiver ao nível, tem emprego na próxima época.
O mais provável é ser bucha. Não fazemos nada em Janeiro, em Junho vendemos o que pudermos e damos condições a um novo manager de construir um plantel para a sua ideia de jogo.
Se o mister vier do estrangeiro, não sabe nada de como jogar á bola aqui em Portugal. O ideal seria um retorno de um mister português, Jardim, Paulo Fonseca, Abel, até um Mourinho convinha perguntar se não quereria. Perdíamos menos tempo a ver um Terzic estupefacto com o Casa Pia que defendia tão diferente connosco ou com o Porto.
Cheira me a Bucha. Em Janeiro já se vai ver se é ou se o JP consegue ter rendimento com um plantel e um esquema que aceitou mas onde não tem ascendente, onde vários buscam saída gloriosa mas já nem sabem quem é o director que os vai vender. Muita ansiedade, digamos.
3 Dezembro, 2024 at 10:13
Mourinho?!?!?!?
Credo……
3 Dezembro, 2024 at 10:17
Um optimista portanto…
3 Dezembro, 2024 at 10:28
Fetiche e falácia de que o treinador nacional é que percebe do que se passa cá dentro, como se o campeonato português fosse algo incrivel e complexo para um bom treinador estrangeiro chegar cá e ganhar. O Schmit foi campeão assim que chegou, e vai embora porque tinha o balneário todo minado.
O importante é escolher um bom treinador, e tirando o Paulo Fonseca, os nomes que dizes é tudo merda, e não sei até que ponto o Paulo Fonseca é realmente bom para um clube que precisa de ganhar.
3 Dezembro, 2024 at 12:07
O fonseca(galhão)?!?
Minha Nossa, larguem os psicotrópicos …
3 Dezembro, 2024 at 10:28
É assim.
Escusado será ter esperanças em JP, para mim, já vi o suficiente e quanto mais tempo pior, isto é para mim, mais vai existir diferença prós rivais, mesmo que se possa ganhar alguns joguitos.
Depois, estou de acordo nesses nomes todos à excepção de Mourinho, não concordo em nada com o nome de Mourinho, mas lá está quem o ajuda por trás pode ter influência, tal como teve RA, e isso tem um peso enormíssimo.
Mas pronto é resolverem QUANTO ANTES. Costuma-se dizer que tempo é dinheiro, o nosso caso, tempo é dinheiro pra evitar desvalorizações de jogadores importantes e tempo também são pontos pra evitar que se percam mais ainda.
Mas quem manda, manda e terá a obrigação de zelar pelos interesses do clube, a não ser, que já lhe tenham segredado que esta época é tirar o cavalinho da chuva.
Dizia o cego, a ver vamos.
Mas não estou nadinha esperançado pró resto da época, nadinha mesmo.
3 Dezembro, 2024 at 12:10
Cheira-me que isto vai ser uma ‘montanha russa’ de resultados … Com o SCP a cair na classificação …
Depois deixam o JP vencer a taça da liga em Janeiro por forma a acalmar a contestação pelas bandas de Alvalade …
Fica até ao fim da época e depois é exonerado …
3 Dezembro, 2024 at 10:13
” Parece um adolescente que vai à Kikas pela primeira vez…”
Já valeu a pena passar por aqui .
Ahahah.
Haja alegria porque está um bonito dia.
3 Dezembro, 2024 at 10:33
Bom, esta vai para os teóricos da coisa que só sabem ver o quintal, quando muito até Badajoz.
Se eu mandasse, já tinha tentado contratar os subsitutos de Hugo Viana e de Rúben Amorim. Seriam eles:
a) Director Desportivo: Tony D’Amico.
b) Treinador Principal: Gian Piero Gasperini. Gosto do Inzaghi, mas admito que já esteja fora das nossas possibilidades. Ganha 5 milhões por época, nada de impossível, dado o histórico com Jesus e Amorim.
c) Head of Scouting: Dario Rossi ou o seu antecessor (cujo nome desconheço).
https://matchmetrics.com/insights/atalanta-bergamo-the-road-to-success/
Provavelmente, não conseguiríamos os três.
Ter ambição é ser capaz de pensar coisas assim.
3 Dezembro, 2024 at 10:37
Não sei porque é que és tão modesto.
a) Director Desportivo: Klopp
b) Treinador Principal: Guardiola
c) Staff todo de Scouting: Brighton
É só ser ambicioso e pensar em grande, porque o Sporting é gigante!!!
Fazes lembrar aquela conversa de gajos do “o que fazias se ganhasses o Euromilhões”. E eles andam…”eu só queria 5 ou 6 Milhões, já me resolvia.
Se é para sonhar com impossíveis, para quê ficar nos 5 ou 6 M. É logo aos 200M….
3 Dezembro, 2024 at 13:44
Comentário “construtivo” de alguém que convive mal com a opinião alheia. Já tinha reparado.
No dia em que o Sporting não for capaz de ir buscar um técnico ou um jogador a um clube como a Atalanta, mais vale entregar as chaves.
Valor de aquisição do plantel 2023/2024: 211 milhões
Valorização do plantel no Verão: 385 milhões
Custo com salários plantel: 48 milhões
Valor de aquisição do plantel actual:
Valorização do plantel actual: 444 milhões
Custo com salários plantel: cerca de 30 milhões de euros (por confirmar)
Achar que é impossível é mesmo de quem pensa pequenino. Força nisso.
3 Dezembro, 2024 at 13:45
Os primeiros valores são da Atalanta.
Os segundos do Sporting.
3 Dezembro, 2024 at 14:11
Então podes entregar as chaves…
O Gasperini não saí da Atalanta para clube nenhum a não ser que apareça um gigante europeu….
Se fosse por dinheiro estava no Nápoles.
3 Dezembro, 2024 at 19:35
Para um clube dirigido por certas pessoas, nunca. Para um clube dirigido pelas pessoas certas, só ele saberia responder.
3 Dezembro, 2024 at 10:37
Correndo o risco de ser chamado profeta da desgraça, vejo a possibilidade de nos acontecer uma merda catastrófica.
JP falha o bi campeonato.
Treinador que até poderia ser um bom projeto à imagem de um Amorim é completamente queimado porque foi atirado aos leões cedo demais e em circunstâncias que correndo mal arruínam completamente a possibilidade de permanecer como treinador no Sporting.
Esta direção de gente incompetente vai querer à força toda dar a volta à situação, e volta ao estado em que estava quando decidiu apostar tudo num tal treinador chamado Amorim. Vamos a mais um all in.
Esta corrida para a frente sem noção, vai fazer com que desperdicemos a oportunidade de equilibrar as contas graças aos “investimentos” que temos vindo a fazer e que aumentaram em muito as dividas que temos, com as vendas mais que previsíveis de Gyokeres e outros que estão na montra.
Ao invés de estabilizarmos, vamos dar tudo mais uma vez, mas desta feita arriscando não só num treinador mas em tentar arranjar novos Gyokeres.
Tenho receio que esteja aí ao virar da esquina um peido mestre que pode ser catastrófico.
Haja noção….
Esperança:
Que JP, Neto, os vikings, n.santos e companhia arranjem forças para mostrar a todos nós que têm mais que capacidades para dar a volta a tudo isto e voltarem a ser campeões.
Que seja possível fazer um transição mais controlada e pacifica do que se espera neste momento e comecemos a próxima época com confiança renovada.
3 Dezembro, 2024 at 10:45
Eu na altura disse…
Como não via ninguém capaz de pegar no Sporting e achando (porque achei logo que foi garantida a saída do Amorim), que esta época tinha acabado de ir de crl….
A alternativa que via era ir buscar um treinador feixe meu (o A. Pacheco), um gajo que vê o jogo para a frente, que é capaz de trabalhar os jogadores individualmente e que não tinha nada a perder, ver o que conseguia fazer esta época e deixar o JP crescer.
E depois programar o próximo ano. Com o JP, se ele crescesse e mostrasse na equipa B que consegue fazer uma equipa equilibrada no futebol sénior, ou ir buscar um treinador de projeto para acabar o ano e preparar os próximos 2 ou 3 anos. Isto se o AP não corresse bem (que acho que dificilmente corria…como achava qualquer um…).
Mas isto era admitir que este ano tinha ido de crl, mesmo não o dizendo….e ninguém queria fazer isso. Nem direção nem adeptos….
3 Dezembro, 2024 at 11:15
Tiago Coração de Leão, digo lhe que é das pessoas que mais aprecio nesta Tasca. E no seu caso me surpreendeu, porque você não se revoltou tal como muitos tasqueiros, com a entrega do cargo de treinador a um treinador inexperiente e sem créditos firmados como o jp.
É que você percebe de bola.
Bem sei que estamos numa tasca, mas nem todos tiveram a percepção do que significava a saída do treinador em novembro e da maneira que foi. Tudo sso já era mau
Depois para piorar entregar um cargo destes a um gajo que até pode ser ótima pessoa e amigo da malta, mas que não tem ainda a aptidão para conduzir um cargo com tamanha exigência.
3 Dezembro, 2024 at 11:21
Porque não via nenhuma boa solução e porque dei logo esta época por indo cum crl…
Houve muitos que viam, eu não via ninguém…e por isso aceito o desconhecido.
Disse apenas isto, que é….se eu conhecesse bem o JP e achasse que não estava pronto (e achava dificil estar pronto como que vi mas não conhecendo não ia “matar” a solução), o que ia buscar era isto….Um Álvaro Pacheco e depois logo via. E dava a época por perdida. Ia no sentido de que é dos que acho que o perfil até encaixaria +- no Sporting e que era fácil de dar tempo e de pois acabar no final da época ou a chegar ao final da época…
Não dava no discurso…faria sempre o discurso de que é um enorme revês mas vamos todos tentar dar a volta.
Mas mentalmente e na preparação interna com a estrutura…ia já para a próxima época.
3 Dezembro, 2024 at 11:22
E agradeço a delicadeza por gostar de me ler, claro. Heheh
3 Dezembro, 2024 at 11:26
Eu alinho com o Paulo. É o melhor analista aqui da Tasca. Acresce que não é ofensivo, mal educado ou faccioso. Crítico do Varandas por exemplo mas com bom senso e equilibrio.
Parabéns Tiago .
3 Dezembro, 2024 at 11:34
É porque não o leste quando o Amorim não metia o Quaresma.
Ou quando venderam o M. Fernandes.
Tem a sorte de se controlar mais que os outros…
😀 😀 😀
3 Dezembro, 2024 at 11:40
Foda-se……..
Um gajo já está deprimido….e tu vens meter álcool na ferida ….
Desperdiçámos um craque por uma época que morreu em Novembro……
3 Dezembro, 2024 at 11:49
😀 😀 😀
3 Dezembro, 2024 at 11:39
Obrigado! 😀
3 Dezembro, 2024 at 15:11
O Carnide rescindiu com o mago que ia conquistar a CL e contratou um gajo a quem já pintaram os muros e voltou a ser o favorito.
Já perdestes o Marius Niculae a meio de uma época e a vida continuou, bem sei que um treinador é muito diferente, e então o Amorim que foi
de fraco a salvador. Álvaro Pacheco, sempre foi o meu preferido mas numa época a iniciar, neste panorama era Sérgio Conceição e sem mas.
3 Dezembro, 2024 at 11:27
Apreciação ponderada, gostei também
3 Dezembro, 2024 at 10:57
Bom dia.
Dia 3 de Dezembro de 2024 e há sportinguistas que acham que há uma estrutura no clube e mais insano ainda que teve alguma coisa a ver com os últimos anos. 😀 😀 😀
“Daqui a quatgo agnus um colosso vem buscar o Jogão Pegueiga”
Só esta tirada dava para internar o pavão. É preciso não ter mesmo noção da realidade, viver numa realidade paralela e ser muito presunçoso e ao mesmo tempo palerma para debitar tal barbaridade.
Apertem o cinto.
3 Dezembro, 2024 at 11:05
A mim custa-me perceber algumas ideias que passam por aqui…
Num campeonato em que a diferença entre os 3 grandes e as restantes equipas é enorme – com a excepção do Braga, em que é só grande – perder pontos como o Benfic@ e o Sporting já perderam – Santa Clara, Moreirense e Famalicão – é um revés enorme na luta pelo titulo e causa pressão acrescida nos outros 5 jogos que tenho aqui falado – os 4 com os 2 rivais mais a ida a Braga!
Este, para mim, é o contexto do campeonato, da luta pelo titulo, para os 3 grandes.
Ora, neste contexto, não percebo como se pode pedir tempo para um treinador crescer… E o que é isso de tempo para um treinador crescer?
É estar disposto a aceitar empates e derrotas onde não é suposto acontecerem?
Se for isso, então é aceitar que se deixa de lutar pelo campeonato, no meu ponto de vista! E isso, com o plantel que temos, com o que o Amorim já tinha conseguido fazer com a equipa, parece-me ABSOLUTAMENTE INACEITÁVEL!
No ponto em que o Amorim deixou a equipa – em 1º na Liga, com “5” pontos de avanço ao Benfic@ e 6 ao FCPorto, a jogar um bom futebol que era elogiado por toda a gente, e em 2º lugar na CL – não era altura para ter um treinador que precisa de tempo para se encontrar e evoluir. Não era, ponto! E é esse o erro crasso do Frederico gabarolas!
Haver adeptos que acham que vamos dar tempo ao JP e que, mesmo assim, vamos lutar pelo bi campeonato e tentar o apuramento directo na CL, é uma cena que me deixa estupefacto!
A probabilidade dos próximos 2 jogos já “estragarem” tudo o que de bom o Amorim fez esta época – a vantagem sobre os rivais e a excelente oportunidade para o apuramente directo na CL – é muito grande, na minha opinião.
Eu até acho que vamos ter uma arbitragem favorável com o Moreirense – acho que essa possibilidade existe porque foi óbvio o nosso prejuízo na jornada passada e podem querer compensar – mas a jogar o que se jogou no sábado, não acho fácil ganhar esse jogo!
Eu vejo a coisa muito tremida – muito porque toda a confiança da equipa desapareceu – e custa-me a compreender como há pessoal com tanta fé ainda…
Claro que nada está perdido, porque a vantagem era grande. Mas eu não olho a isso como o ponto principal. Para mim o ponto principal, e que sempre apontei aqui, é a confiança na equipa ter desaparecido… E se desapareceu antes do jogo com o St. Clara, depois da derrota deve estar pior ainda… Por isso, o normal é ver o futuro próximo com pessimismo e não com fé ou esperança – que pode haver, haverá até sempre alguma, mas racionalmente é mais o pessimismo que me parece o normal!
E, como disse ontem, o que eu imagino é que vamos chegar ao jogo com o Benfic@ sem avanço nenhum e que vamos dobrar o ano atrás do Benfic@ na CL… E isso, para o que todos nós sentíamos há um mês ou 2 é absolutamente frustrante e uma tristeza!
E tudo porque um imbecil não percebeu que não se podia apostar em alguém sem nome, sem experiência, em alguém que levantasse duvidas ao plantel!
3 Dezembro, 2024 at 11:13
Concordo contigo que é completamente incompatível alguém pedir tempo ao JP e achar que vamos ser bi-campeões.
Ou se dá tempo ao JP para crescer (que acho impossivel, o Sporting não está em estado disso), ou se ataca o Bi-campeonato e aí não há tempo para crescer.
Mas quem fez verdadeiramente essa confusão não foram os adeptos…foi a direção do Sporting. Quando nomeia o JP e depois o discurso é que vai ficar tudo igual e que saí Amorim e entra JP e vai rolar tudo naturalmente….
3 Dezembro, 2024 at 11:28
Lá está.
Mas o investimento para esta época apontava para o BI.
Não podem agora mudar a estratégia e ignorar o investimento ou melhor o terem segurado jogadores importantes e vamos numa de e se corre bem outra vez.
Ter vindo o JP é tudo menos condizente com uma aposta séria para atacar o BI.
Até pode correr bem.
Até pode o JP concretizar já aquilo que era o seu potencial.
Mas volto a dizer. É um risco enorme.
E tudo tem a base de um erro, mais um, da direção ao ter aceite a renovação do Amorim nas condições que foram.
Para quem acha que foi melhor renovar com Amorim com as condições que foram, tem aí em direto e a cores o resultado.
3 Dezembro, 2024 at 11:45
Epah mas para mim o problema é exatamente esse…
É achar que “só” saiu o Amorim e por isso é manter a estratégia.
Saiu o principal mentor e alicerce de todo o projeto numa altura da época de jogos atrás de jogos.
O enorme risco de perder estava em perder o Amorim. A partir do momento em que perdemos o Amorim……qualquer solução é má e por isso têm exatamente de mudar de estratégia. Mudar o discurso, mudar o mindset da época….
Eu nunca percebi (e disse-o aqui montes de vezes) a lógica de “só” mudou o treinador. Como se tipo…fosse um pormenor. Era a peça mais importante do Sporting! Para mim muito mais do que qualquer jogador. Eu disse. Preferia MIL vezes ter perdido o Gyokeres por 80M do que o Amorim no meio do nada.
Eu não percebo como é que, nesta altura, depois de tudo o que passámos com treinadores….ainda há quem ache que o treinador é um pormenor. Que em determinada altura adeptos de lampiões tenham achado…percebo. Que em anos de apito dourado adeptos do porco tenham achado…percebo. Adeptos do Sporting? Com tudo o que sofremos?
Nunca vou perceber…..
3 Dezembro, 2024 at 11:54
O que quis dizer é que se tivessem apostado num treinador com maior experiência seria mais condizente com a aposta que fizeram para esta época atacar o bi e terem feito o esforço financeiro de manter os melhores jogadores.
Ao invés de arriscar no JP, que até pode correr bem. Mas o risco é enorme.
O erro vem desde o momento em que decidiram aceitar a renovação do Amorim naqueles moldes.
A partir daí….
3 Dezembro, 2024 at 11:57
Em parte tinhas de achar que o Amorim apenas era uma peça e que a restante máquina ia continuar a funcionar porque a Estrutura do Futebol do Sporting era extremamente competente. Se andas há mais de 2 anos atento ao que se passa e sabes que o Amorim era a máquina, e praticamente a totalidade da estrutura do Sporting, percebias que para substituir o Amorim não se podia ir buscar um gajo qualquer. E o JP que me desculpe, mas neste momento ele é um gajo qualquer.
3 Dezembro, 2024 at 17:28
“O enorme risco de perder estava em perder o Amorim. A partir do momento em que perdemos o Amorim……qualquer solução é má e por isso têm exatamente de mudar de estratégia. Mudar o discurso, mudar o mindset da época….”
Discordo completamente.
Pessoas a sair das empresas acontecem em todo o mundo, a toda a hora, inclusive pessoas com imensa preponderância nas empresas, como era o caso do Amorim.
Não se controla isso!
Nem no Sporting – logo a saída do Amorim não é culpa nem do Varandas, nem de ninguém, a não ser do próprio Amorim que quis sair! – nem em lado nenhum!
À vezes consegues evitar isso se aumentares muito o ordenado mas muitas vezes nem assim consegues, porque sair ou ficar é uma decisão que é o próprio a tomar.
O Amorim tomou a decisão, está tomada!
O que se tem de fazer é, a partir daí, resolver da melhor forma possível a situação. Isso é que se controla. E, por vezes, até sai um bom e vem um melhor… Essa sena do “qualquer solução é má” ou “é sempre mau” é conversa para boi dormir!
Claro que não é fácil e, acima de tudo, nunca consegues substituir por “algo” igual. Isso é que é preciso ter em conta para não se cair em comparações estúpidas.
A obrigação de quem gere a empresa é encontrar uma boa solução. Não é encontrar a menos má… Há sempre uma boa solução porque gente competente há muita por aí, mesmo sabendo que são bem mais os incompetentes. Ninguém é insubstituível – e isso está mais que provado!
Por isso a Direcção, com o Varandas à cabeça, tinha de escolher bem uma pessoa para pegar no ponto em que a equipa estava e levá-la para a frente no mesmo registo – bom futebol, vencer, dar espectáculo, manter a confiança acima de tudo!
E foi o que não fez!
Não escolheu bem.
Pior!
Escolheu mal porque ao escolher um treinador que toda a gente desconhece – porque nada de relevante fez nos 2 anos que leva de treinador – criou a duvida no plantel e com a duvida veio a falta de confiança – que foi agravada no miserável jogo que se fez contra o Arsenal! Em cima disso falhas redondamente com o Santa Clara pelo que agravas as duvidas, baixas a confiança – com o extra que toda a postura do JP nas CI é simplesmente assustadora para quem percebe o mínimo de motivação e de como funciona a mente humana, especialmente na alta competição.
Se nós, adeptos – e basta ler alguns comentários que abordam isso aqui na Tasca – percebemos que o JP está perdido, nervoso, sem saber o que dizer, etc., nas CI, os jogadores percebem isso muito melhor.
Se os jogadores duvidam do treinador, só por ser um nome sem expressão para eles, já é mau, se percebem todo este nervosismo, só piora… E devem ter percebido isso nos dias antes do jogo com o Arsenal…
Depois no jogo, há vários erros do JP… Só piora…
Na CI só se enterrou mais, o que piora a situação…
Eu já estava à espera que pudesse acontecer o que aconteceu com o Santa Clara – era fácil prever essa possibilidade! Uma equipa cheia de duvidas, uma equipa sem norte, sem rumo, uma equipa entregue a si própria… Quem viu o jogo na TV e viu a cara do JP no banco, percebe a impotência que estava ali – e os jogadores percebem isso muito melhor que nós!
Eu não prevejo nada de bonito para 5ª feira… Temo um descalabro!
Até me dá pena o JP estar a passar por isto, mas também é um bocadinho culpa dele, que quis assumir já a coisa – e na minha opinião não o devia ter feito, para se defender!
Agora, tudo isto tem a ver só com uma coisa: o Varandas percebe bola desta merda, ou nunca meteria uma equipa de milhões nas mãos dum inexperiente! Foi a cagança do gajo que o fez avançar para o JP – e isso é fácil de ver pelas declarações dele na apresentação do substituto do Amorim! “Fui eu que trouxe o Amorim, contra a opinião de todo o mundo, porque eu é que percebo disto e vocês não pescam nada disto, e estou aqui a escolher o próximo treinador dum grande clube da Europa, daqui a 4 ou 5 anos, porque sou o único iluminado na sala”!
Um gajo humilde, profissional, e, acima de tudo, a querer o bem do Sporting acima do bem dele, tinha ido buscar o Conceição porque toda a gente sabe que é um bom profissional, competente, defende a camisola que veste, e seria visto como um ao nível do Amorim. E digo o Conceição porque para mim seria a escolha mais óbvia e com mais probabilidade de manter o sucesso na equipa. Mas podia ir buscar um gajo estrangeiro desde que fosse deste nível – e isso eu não posso escolher porque nenhum dos que estão livres e podiam vir me dava, a mim, pessoalmente, as mesmas “certezas”, convicções, que o Conceição me dá! Mas com certeza, quem percebe mais disto que eu, saberia apontar 2 ou 3 técnicos estrangeiros livres capazes de manter o plantel confiante que chegariam lá, sem levantar muitos duvidas!
Enfim, não é verdade que qualquer escolha fosse má!
É verdade que quem viesse nunca seria igual ao Amorim mas isso é outra coisa.
3 Dezembro, 2024 at 11:53
O JP podia vir a ser bom, mas neste momento a única coisa que se podia dizer factualmente do JP é que era melhor treinador do que o Celikaya. O JP neste momento tem 40 e poucos jogos, 17v. É isto que o JP era quando foi promovido. Era um risco demasiado grande, mas foram as opções que foram tomadas. A partir daí, ao primeiro percalço dificilmente se muda de rumo, porque a verdade é que a confiança não está lá, porque o palmarés não está lá.
3 Dezembro, 2024 at 12:23
Eu não acho que isto é só … Confiança … E/ou palmarés …
É acima de tudo COMPETÊNCIA e, neste momento, João Pereira pura e simplesmente não a tem para ser treinador do SCP.
É que não tem nada que se aproveite … Não tem postura, carisma, timming de intervenção durante os jogos, leitura de jogo, golpe de asa … Nada, zero …
Portanto, esta decisão de o promover a treinador principal era há 1 mês completamente absurda e desprovida de qualquer senso comum, lógica e razoabilidade. Claro que a mesma só poderia ser tomada por um abstinente mental, um gago ressabiado, mesquinho e vingativo, um BILTRE.
Parece que ainda não conseguiram ver isto, mesmo depois das “experiências recentes” … E ainda por cima as duas em Alvalade … Duas vergonhas, duas humilhações como há muito tempo já nem me lembrava …
3 Dezembro, 2024 at 16:07
Exactamente.
3 Dezembro, 2024 at 12:20
Claro que o problema parte dessa estupidez da Direcção – Frederico Varandas, o pavão!
Mas eu vejo muitos sócios a dizerem “deixem-no crescer” e ao mesmo tempo “vamos ser bi-campeões”… Epá, ou apostavas numa coisa, ou apostavas na outra. Sendo que a aposta inicial da época foi o bi-campeonato, eu acho uma parvoíce a aposta no JP porque vai crescer – pois isso implica “desistir” do campeonato, para mim! A não ser que o JP cresça duma forma nunca vista em alguém e que se faça, por exemplo, uma 2ª volta limpa, indo ganhar ao dragão e à Luz, e tudo o resto! Mas é óbvio que não acredito minimamente nisso…
3 Dezembro, 2024 at 16:06
Nao… tudo porque o imbecil nao percebeu que tinha de planear e tomar decisoes sem estados de alma ou simpatia, porque tinha de preparar um Sporting estrategicamente independente de treinador A ou B…e sobretudo ser capaz de negociar contratos feitos para serem cumpridos. Se o treinador não quiser é partir para outra, mesmo que não agrade a toda gente.
Isto nao aconteceu porque ele é simplesmente um idiota incompetente.
3 Dezembro, 2024 at 11:09
Vi ontem no 11 uma comparação Edwards/Harder e mostrou muito do que eu disse ontem…
Não jogaram nada de forma parecida. O Harder fez os movimentos de avançado e para mim o maior pecado foi estar longe da área e não perceber quando atacar a área.
O Edwards jogou de forma completamente diferente. Jogou entre linhas, a fazer o que um interior faz.
Entretanto já ouvi de tudo. Que o problema foi aproveitar pouco as alas, que o problema foi cruzar demais, que o problema foi alterar já demais face ao Amorim, que o problema foi não ter conseguido meter já o seu dedo e estar a conter-se nisso, que as alterações foram tarde demais, que as alterações foram cedo demais, que fez mal alterar os centrais no 11, que fez mal fazer as substituições dos centrais, que o Edwards devia ter ficado mais tempo, que o Edwards não devia ter sido titular…
Isto acontece porque o problema é mental e de gestão do jogo, não tático ou de jogadores….e por isso cada um tem a sua solução, porque não há um “pecado” tático ou de 11 obvio….
3 Dezembro, 2024 at 11:32
Eu continuo a achar um crime colocar o Harder na linha.
Se é para manter o Gyokeres e o Harder juntos, mais razoável seria meter o Gyokeres mais encostado na linha para aproveitar as diagonais onde ele é mais perigoso.
Acho piada que alguns que acham ideal meter Quendas e Geny ou outro tipo de avançados rápidos e que podem aproveitar o espaço a vir de trás nas alas não entendam que entre Gyokeres e Harder, quem pode aproveitar mais aquela posição na linha é o Gyokeres.
Mais ainda quando o ponto forte do Harder é o remate.
Eu não colocava nem um nem outro.
Mas entre um e outro….acho que tirávamos mais vantagem em colocar lá o Gyokeres.
3 Dezembro, 2024 at 11:50
Para meter o Harder eventualmente tinha de mudar mesmo o sistema…
“Rodar” a equipa, meter os 3 médios com 1 pivot e 2 a interiores mais à frente, provavelmente abdicar de Geny ou mesmo do Trincão para ficar só 1 deles na ala (mesmo que tivesse de ser o Trincão a jogar como ala ou tirar mesmo o Trincão)….e meter os 2 avançados na área….
Mas nem o Amorim conseguiu fazer isto bem com o Casa Pia. Ao intervalo, mesmo a ganhar, estava a tirar o Harder e na CI estava a admitir que o jogo não estava para ele…porque é preciso mudar muito a equipa e expô-la a muitas alterações…
E no final, não resultando, ia tudo dizer que tirou o abre-latas e que inventou e o crl…
Não gosto de ver nem o Harder nem o Gyokeres abertos num jogo com um autocarro….e um gajo que media bem o seu espaço de acção jogando com o Gyokeres era o Paulinho….
3 Dezembro, 2024 at 13:17
Eu também acho que não funciona.
Faz uma falta a esta equipa o Pote que nem sei bem o que dizer….
Esperar que a estrelinha se canse do frio de Manchester e volte…
3 Dezembro, 2024 at 11:40
A bola não entrou.
3 Dezembro, 2024 at 11:50
Acho inadmissível o Amorim não ter deixado a pen com a cábula e o varandas ter permitido um distrate destes! Um clube que não se dá ao respeito…
3 Dezembro, 2024 at 12:24
É óbvio que o problema é mental!
Mas era previsível que isso fosse acontecer, quando escolhes um gajo desconhecido e inexperiente, que levanta duvidas na esmagadora maioria do plantel!
Foi o meu ponto principal, mal se soube que o Amorim ia sair e nem se falava com certeza no JP… Sempre disse que o principal era ir buscar um gajo que o plantel achasse que estava à altura do Amorim. E por isso eu apontei ao Conceição – só porque é o gajo que eu tenho a certeza que todo o plantel veria assim. Agora, não era a única solução…
3 Dezembro, 2024 at 12:02
O melhor para o JP seria em janeiro vender alguns dos melhores jogadores (Gyokeres, Quenda, Diomande), assumir que vamos entrar em reconstrução e começar a preparar a próxima época. Como em 19/20 com o RA. No Verão saíriam os restantes: Huljmand, Inácio e Pote. Faziam o dinheiro possível com edwards e trincao e partiriamos novamente do 0.
Se mantivermos estes jogadores, vai obrigatoriamente haver pressão para muito mais e JP e a sua equipa não conseguem dar mais nesta altura. Não é de todo aquilo que precisamos e não é preciso ver mais. Adicionalmente, toda a conjuntura clássica do nosso futebol não ajuda.
Num mundo ideal, inexistente, admitiam todos que são uns tolinhos e iam buscar um treinador a sério que possa realmente potenciar o trabalho deixado e que façam os jogadores acreditar.
É preciso alguém que tenha personalidade e que saiba exatamente aquilo que quer e para onde quer ir… não pode ser um gajo amorfo. Para amorfo e transparente (no sentido pejorativo da palavra obviamente) já basta o líder máximo do clube.
3 Dezembro, 2024 at 12:26
Portanto, passas da expectativa duma época épica, para uma época de preparação da próxima…
Só mesmo um Varandas para ter esta visão!
3 Dezembro, 2024 at 13:19
Vou-te ver a escrever o mesmo daqui a uns meses.
3 Dezembro, 2024 at 17:35
Como assim?
A questão nunca se pode comparar o agora com o daqui a meses…
Agora tinhas de tomar opções para te manteres numa época épica.
Tomaste a opção errada, provavelmente lá para Fevereiro já desististe de lutar pelo campeonato e estás a preparar a próxima época!
Mas não fazes isso por opção. Fazes porque foste burro na tua decisão, o que é completamente diferente.
Quando partes para uma época com as expectativas de:
a) ganhar o campeonato, fazendo o bi – coisa que não consegues há 70 anos, ou lá o que é!
b) ganhar a TP
c) fazer a melhor CL da história
… se chegas a Fevereiro ou Março e estás a preparar a época seguinte e nada te resta nesta, é porque falhaste redondamente esta época!
3 Dezembro, 2024 at 17:00
Sobretudo que ainda acredita no JP..
3 Dezembro, 2024 at 17:38
Daqui a uns meses, se estiveres na luta com o Benfic@ – empatado ou à frente – sim, vou confiar no JP.
Hoje, 3 de Dezembro, digo-te que acho que vamos dobrar o ano atrás do Benfic@ no campeonato e na CL… e nunca mais os agarras…
Mas eu não sei o futuro. Só sei qual é a minha opinião…