É um estádio bonito, novo, arejado
Moreirense vs Sporting Clube de Portugal
20h15
Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Nem o frio que começa a fazer-se sentir, nem o preço dos bilhetes, nem aquele balde de gelo de há cinco dias irá impedir a onda verde de apoiar passivamente em Moreira de Cónegos. É um momento da verdade, e os Sportinguistas não vão falhar!
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Moreirense segue tranquilamente no oitavo lugar da Liga, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas, com os dois empates e três vitórias a serem alcançadas no seu reduto, com destaque para o empate contra o Benfica do Sr Roger, e, mais recentemente, para a vitória, por 2-1, frente ao FCP, eliminando os azuis e brancos da Taça de Portugal. Curiosamente, os homens do Minho têm o quinto melhor ataque da competição, mesmo jogando tantas e tantas vezes em transição, no seu habitual 4-2-3-1.
Este homem é um Mister!
César Peixoto esfrega as mãos de feliz, pois parece que finalmente vai ter uma época tranquila, e o que lhe desejo é que tenha acertado em cheio no que vai acontecer esta noite, quando disse, na antevisão, que o Sporting ia com tudo a Moreira!
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Alanzinho e Gabrielzinho são a dupla agitadora do Moreirense, disparando rapidamente em direcção à área adversária.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
João, mais do que palavras, precisamos de uma reacção a sério. Hoje é uma final e eu quero o SPORTING bicampeão!
Vamos jogar no totobola
Moreirense vs Sporting Clube de Portugal – 2
6 Dezembro, 2024 at 12:51
Pior é que penso que fosse mais fácil arranjar um bom treinador logo depois da saída do Amorim que depois de a equipa cair a pique, mas o treinador nao muda a curto prazo agora tal é o delírio do action-man que faz de presidente.
6 Dezembro, 2024 at 12:57
Eu peço desculpa pelo simplicidade do meu comentário que até pode ofender os enormes e bons comentarios que tenho lido por aqui mas aqui vai:
O problema do Sporting não é varandas, muito menos será JP nem seria Conceição ou Abel. O problema do Sporting foi a saída do seu mentor.
A saída do Amorim e de todo a sua estrutura e sobretudo o desaparecimento dos processos sejam eles comunicacionais, sejam eles de treino, feedbacks, estatuto e carisma são e seriam sempre um problema que não se resolvia (como muitos defendem) com uma simples troca de treinador.
O Sporting no ultimo dia de Amorim perdeu a época por toda a conjuntura que Amorim criou e a quem deverá ser dado todo o mérito!
Amorim não era e todos sabemos disso um simples treinador, logo, a sua substituição não pode ser apenas uma simples troca por troca.
O Sporting terá de se reencontrar e começar tudo de novo pq este contexto é irrepetível e os jogadores nca mais serão os mesmos sem ele. Uns melhoram (poucos, diria eu) mas a grande maioria piorará de rendimento, como se tem visto.
Um bem haja a todos em mais um momento em que todos sofremos cada um á sua maneira.
6 Dezembro, 2024 at 13:02
Mas o problema passa a ser Varandas. É ele o líder. É ele o responsável. É ele que tem de decidir. E (para já) decidiu mal. E quando mais tempo demorar a decidir de novo pior. Como eu já disse atrás: Pior do que cometer um erro é insistir nele.
6 Dezembro, 2024 at 13:22
Não perceber que o problema disto chama-se varandas é mesmo estar noutra onda completamente diferente.
E não é no momento da substituição do Amorim e na escolha do JP.
É sim no momento da renovação do contrato de Amorim nas condições que foram.
Acho isto tão básico de perceber que chega a ser frustrante.
Estava na cara o risco que havia ao renovar o contrato nas condições que foram.
Contou-se com o ovo no cú da galinha. Com uma suposta decência que afinal de contas Amorim era tão querido que pasmem-se até se motiva a saída e percebe-se tudo direitinho com uma treta do género….”mas tens a renovação em cima da mesa se quiseres”.
Não queria renovar com garantias de não lixar uma época inteira ao clube, que fosse à vida dele. Era melhor esse momento para tratar da transição do que esta.
Aliás estamos todos a assistir como correm transições destas.
Surpresa do crl…
Pior ainda quando fizemos um esforço financeiro brutal para segurar esta equipa.
Ainda se dão ao luxo de ficarem contentes porque Amorim teve uma despedida em grande? Ganhou ao city, não perdeu nenhum jogo para o campeonato…
Ainda ficam todos inchados porque até vendemos treinadores?
Esta direção ao lidar com estes assuntos desta maneira devia ser encarado como uma pazada de merda na cara de quem votou nesta besta.
Mas pronto…
Isto sou eu que devo ter mau feitio.
6 Dezembro, 2024 at 13:30
O problema era de base. Discutimos isto várias vezes há quase 2 anos. O problema nunca seria despedir o Amorim por maus resultados, o problema seria sempre o Varandas ficar. E o Amorim ter ficado criou uma bolsa financeira enorme, que se forem inteligentes aproveitam em Janeiro já, porque se não venderem malta já em Janeiro, em Junho vão valer entre 60%/70% do que valem agora, e para o ano tudo fica muito mais complicado.
Lá está, o problema foi eleger um gajo que já tinha provado por A+B ser um inepto. Sempre esteve à vista, o Amorim disfarçava porque na realidade também era Presidente do Clube, mas a incapacidade mediocridade do Varandas sempre estiveram à vista, só não viu quem não quis, ou quem não sabe distinguir um bom Presidente de uma valente merda, mas também para o nosso histórico quem elege o Godinho elege o Varandas na boa.
6 Dezembro, 2024 at 13:43
Eleger não. Reeleger!
6 Dezembro, 2024 at 13:51
“O problema nunca seria despedir o Amorim por maus resultados, o problema seria sempre o Varandas ficar.”
Pois mas a maioria inteligente que vota no Sporting não percebeu isso.
Fazer o quê?
“E o Amorim ter ficado criou uma bolsa financeira enorme, que se forem inteligentes aproveitam em Janeiro já, porque se não venderem malta já em Janeiro, em Junho vão valer entre 60%/70% do que valem agora, e para o ano tudo fica muito mais complicado.”
A decisão da renovação deixa-nos perante uma decisão de contenção de danos.
Como não amar este nível de gestão do clube.
E o Miguel ainda diz que tinha renovado com o Amorim nas mesmas condições.
Fazer o quê?
6 Dezembro, 2024 at 13:39
Não concordo.
Só renovavas com essa clausula.
Percebes isso ou não?
Tu, no lugar do Varandas, não deixavas de renovar.
Vires com essa conversa é quereres enganar as pessoas.
Aliás, a prova que o Varandas fez bem em renovar é o futebol que o ultimo ano da equipa jogou… A prova é também o que se seguiu ao Amorim ter saído, que se não renovas tinha acontecido mais cedo.
É óbvio que o problema é na escolha de quem sucede ao Amorim, seja agora, fosse se não tivesse renovado! O Amorim podia ter saído e tu teres resolvido a questão bem, contratando um bom treinador – e tiveste tempo de sobra para isso porque tiveste 3 semanas entre o United te contactar e o Amorim fazer o ultimo jogo, além de que já sabias que o Amorim ia embora e devias estar a procurar um treinador para a próxima época, de quem o JP deveria ser o adjunto!
Portanto, se tens um gajo competente e profissional, tinhas resolvido a situação de uma forma absolutamente aceitável e positiva!
6 Dezembro, 2024 at 13:48
No momento em que aceitas uma cláusula com “lista de tubarões” como condição para renovar com um treinador, só se fores um anjinho (ou um Varandas) para não anteveres e preparares um plano B para essa eventualidade.
Ele só seria apanhado de surpresa se fosse ingénuo ou muito estúpido. Ah, espera…
6 Dezembro, 2024 at 14:11
Sim, não devia ter sido apanhado de surpresa.
Mas eu disse isso num dos meus comentários mais longos.
Claro que sendo um pavão imbecil, é de esperar tudo o que seja incompetência vinda dali!
6 Dezembro, 2024 at 14:20
Tu achas que compensou o varandas apanhar a surpresa que só mostra ainda mais que o gajo anda a dormir.
Para mim não.
Aliás o que leio por aí é que já equacionam vender o Gyokeres e companhia em janeiro para não perdermos dinheiro.
Só isso revela a merda de decisão que foi.
6 Dezembro, 2024 at 13:49
Percebi isso muito bem.
Eu no lugar do varandas não renovava.
Não era preciso ser um gajo com um cérebro por aí além para perceber no risco iminente desta merda acontecer.
Ainda mais com os sinais que ia dando.
Pior ainda quando vês alguns clubes dessa lista com altas probabilidades de virem atrás do Amorim.
Depois, começas a tomar decisões de fundo como a não concretização de determinadas vendas com vista a um objetivo assente num treinador no qual já tens este risco associado.
Resultado:
Ficaste sem o treinador.
Fodeste uma época inteira.
Desvalorizas os ativos.
Há mas neste tempo jogaste bom futebol.
Parabéns.
Estás em vias de foder não só esta época como afundar o clube na merda por muitos mais.
Decisão de gestão fantástica.
“O Amorim podia ter saído e tu teres resolvido a questão bem, contratando um bom treinador – e tiveste tempo de sobra para isso porque tiveste 3 semanas entre o United te contactar e o Amorim fazer o ultimo jogo, além de que já sabias que o Amorim ia embora e devias estar a procurar um treinador para a próxima época, de quem o JP deveria ser o adjunto!”
Pois….Amorim também podia não ter renovado e ainda tinhas mais tempo para tudo isso.
Não entendes o que é a gestão do risco na tomada de decisões?
Ok…
6 Dezembro, 2024 at 14:13
Tu no lugar do Varandas não renovavas…
1º, perdias o treinador que te estava a segurar no lugar!
2º, cometias o erro de escolher mal mais cedo.
Olha que era porreiro!
Aplaudo!
6 Dezembro, 2024 at 14:20
Eu também não renovava.
Até deixava essa clausula na boa, mas não permitia que fosse acionada a meio do ano. No limite só dentro das janelas de mercado, que já limita imenso a “procura”….
Nada é pior do que ficar sem treinador a meio do ano. É 1.000 vezes preferível ele nem começar.
Eu preferia 1.000 vezes ficar sem o Amorim no Verão e planear a época com um treinador novo e ele preparar tudo com a mão dele, com jogos amigáveis e tal, do que o que nos aconteceu…um all in na manutenção de plantel numa época que tudo morre em Novembro.
6 Dezembro, 2024 at 14:25
Mas a cena é estarmos a assumir que isto foi sequer passar pela cabeça ao varandas… Mas alguma vez???
Mas alguma vez o varandas pensou nalguma merda que fosse?? Pá, não acredito…
Eu não acredito que o varandas tenha sequer pensado alguma vez que era preciso escolher um treinador. Não acredito.
E quando houve o embroglio andou fdd de raiva “agora vou-te lixar!! Queres ir embora? Só vais daqui a 3 semanas e quero mais 1M!!” E depois foi pró boneco que tinha à mao… Já lá tava, vai este.
Se o Amorim tivesse ido pro west ham, era o João pereira que ia na mesma…
6 Dezembro, 2024 at 14:30
Tal e Qual TCdL.
É tão fácil que chega a ser frustrante…como já disse….
6 Dezembro, 2024 at 14:36
Eu acho que é pior que isso…
Eu acho que passou pela cabeça dele mas ele achava que era muita esperto e por isso a transição ia ser na boa porque a estrutura é coiso e tal….
Não acho que tenha sido burrice, acho que foi (como tem sido a maior parte das vezes), ele achar-se muita bom e ser uma merda….
6 Dezembro, 2024 at 14:45
Também me parece.
Na cabeça dele o JP é o próximo Amorim.
Quando ele decidiu que o Silas seria treinador disse:
“«Quando estávamos a assinar os contratos perguntei ao mister se sabia qual a primeira vez que o tinha visto ao vivo. Ele pensava que eu estava a falar como jogador, mas não. A primeira vez que o vi ao vivo foi em 2002, estava ele então a jogar na União de Leiria, e vi-o de cachecol do Sporting no Rossio, a festejar o título»”
Aquele clique que leva um gajo a escolher o próximo treinador….
Quando ele decidiu que o JP seria treinador foi ainda quando este era jogador.
Varandas deve achar que tem um dom qualquer.
É só mais um alucinado que acha que tem um dom.
Para mim tem o dom do Mirdas….em tudo o que toca transforma-se em M***
6 Dezembro, 2024 at 15:20
Sim é tudo mais convicção do gajo do que outra coisa qualquer. Uma coisa que ninguém pode apontar ao Varandas é falta de amor próprio, nisso é igual ao seu antecessor, a diferença é que o Varandas não tem uma unha de competência ou carisma no corpo dele.
6 Dezembro, 2024 at 15:30
Comparação muito boa.
6 Dezembro, 2024 at 15:46
Uma coisa és tu, outra é o Varandas no contexto em que o Varandas estava.
No contexto em que o Varandas estava, tu, o Rampante fosse quem fosse, assinava o contrato com aquela clausula e fazia o que o Amorim queria. Ponto.
É disso que eu falo.
Deixem de inventar.
Sabes lá tu o que fazias, se não estavas lá nem sabias, estando lá, em que contexto estavas…
Naquele contexto, onde estavas completamente dependente do Amorim, é evidente que assinavas o novo contrato assim. Dizeres o contrário é estares a mentir na minha opinião!
6 Dezembro, 2024 at 16:08
Concordo.
6 Dezembro, 2024 at 16:12
O teu argumento é que eu não sei o que eu faria mas tu tens a certeza sobre o que eu faria?!
Pronto…assim fico sem argumentos….
Isso é que é querer ter razão à força….
6 Dezembro, 2024 at 16:54
Para decidir daquela maneira tens de te por naquelas circunstâncias primeiro. E da maneira como se partilham ideias e o que se quer do Clube, pelo menos eu pessoalmente, caso tivesse capacidades para ser Presidente do Sporting nunca me iria por numa posição em que o Varandas está, porque penso ter ideia clara do que quero para o Clube e de como quero que o Clube funcione, duas coisas que o Varandas não parece ter a mínima ideia do que são.
6 Dezembro, 2024 at 14:29
Mas tu estás a analisar as coisas como sendo o Varandas.
Logo aí estás a inquinar as merdas.
Obviamente sendo nós o varandas que vamos decidir como uns atrasados mentais.
Isso está fora de questão.
Eu decidiria como sendo eu.
Como não estando com os tomates na mão do Amorim porque me momento algum me meteria numa situação dessas.
O TCdL dá alguns dos exemplos que eu já dei.
Havia n possibilidades das duas partes acabarem por renovar sem ficares nesta merda em que te encontras hoje e era muito mas mesmo muito previsível….menos para um atrasado mental como o varandas.
Vir a meio da época é uma merda monstra.
A equipa ver o treinador sair assim é uma merda monstra.
Pior ainda numa época onde tens ativos brutais e podes valorizar esse facto.
Hoje estás a pensar em contenção de danos.
Será melhor vender já em Janeiro?
Ou perder tudo…campeonato…encaixe financeiro…
Estás nesta situação primeiramente por causa da renovação e da inabilidade de evitar o que vivemos hoje de um varandas.
Não estás porque é o JP o novo treinador.
6 Dezembro, 2024 at 15:58
Não é como sendo o Varandas.
É como estando no contexto em que o Varandas estava. É um pouco diferente.
Tu também analisas as coisas sem saber metade das conversas ou do que se negociou.
Sabes lá tu se tendo sido eleito presidente do Sporting – vamos fazer esse exercício de faz de conta – em 2018, ainda hoje lá estava, como está o Varandas?
Não sabes essa merda.
Podes discordar do gajo ter aceitado a clausula – que isso eu compreendo e aceito essa opinião – mas não podes dizer que farias diferente porque não sabes, se fosses tu a lá estar, em que contexto estarias e a que serias obrigado a fazer, até contra a tua vontade.
Lugares de poder não são decisões lineares a toda a hora e sempre. Há condicionantes.
E em negociações, estando numa posição de fraqueza – como o Varandas estava – há muita merda que não queres engolir mas engoles… E partir para um debate deste tipo com uma posição de “eu fazia tudo o que queria” é conversa para encher chouriço. A vida não é assim, e muito menos a este nível que envolvem muitos M€…
Por isso, eu volto a dizer, que tu não controlavas a saída do Amorim.
O que tu controlas é quem tu escolhes para lhe suceder. Mais nada.
E deste que fizesses aí um bom trabalho – que o Varandas, incompetente como é, não fez – a coisa iria correr bem porque tu tinhas uma equipa motivada para ganhar o campeonato e fazer uma boa CL. “Só” tinhas de escolher bem – que já é um fardo!
Mas o Varandas escolheu mal e ainda se meteu a jeito de ser alvo de chacota com as merdas que disse. Gajo mais imbecil, não me lembro!
6 Dezembro, 2024 at 14:17
Quando foi a renovação, salvo erro tinha havido um verão quente….a vingança serve-se fria.
6 Dezembro, 2024 at 14:34
Nem quero ir por aí porque já vamos para as conspirações.
Mas pode ter sido um sinal que Amorim estava escaldado com a treta do M. Nunes.
No entanto a decisão partiria sempre do varandas. Aceitar as condições ou não. Tentar negociar como fazem tantos outros ou não.
6 Dezembro, 2024 at 14:41
Foi logo a seguir à saída do M. Nunes, sim…
O Amorim estava fodido com a saída à papo seco do M. Nunes e por isso só queria oportunidade de sair.
O Viana devia estar do lado do Amorim e por isso enrolaram o Varandas no contrato. E o Varandas não só foi enrolado aí como foi enrolado a seco neste Verão….Amorim e Viana a fazer contas à sua vida e com tudo preparado para darem o salto ou darem nas vistas para dar o salto o mais cedo possivel e ele encavado bemmmm fundo…..
E não estava assim tão longe quanto isso, falámos aqui disso no Verão. Este ano estava a ser preparado em formato All In do que Amorim queria para o manter e depois quando saísse ia ficar tudo “então e agora?!”. Pensei mais a meio do ano e no final do ano, não pensei que fosse a seguir ao tiro de partida da época….
Mas pronto…vamos acabar a vender o Morten por pouco mais que o M. Fernandes e sem M. Fernandes que se calhar até tinha dado algum jeito este ano……
Enfim…
6 Dezembro, 2024 at 15:43
Eu ainda há tempos tinha dito…
Até falei disso por causa das constantes lesões…. Mas isto é teoria da conspiração, nada mais que isso… Até porque o Amorim não podia saber quando é que despediam o careca lá do iunaite.
Mas a equipa começar a época a jogar duas velocidades acima de toda a gente, nunca tirar o pé do acelerador… Tavam num pico de forma incrível. E essa merda não dura uma época inteira! Serviu para o Amorim dar ainda mais nas vistas e poder ir à sua vida em altas… Quem fique, apanhe os cacos
6 Dezembro, 2024 at 15:59
Nao… eu nao renovava.
Atao eu garanto que ele nao sai, por 30M, porque é o Benfica mas só 10M para colossos quando 10M para eles não é muito dinheiro?
Podes dizer me que o momentum na altura nao era o mesmo de hoje… mas o momentum só conta para o Benfica?
Ele ja queria sair sem sequer ser campeao em Abril 2024, fez tudo para isso com a complacência de Varandas…
Assumindo a questão de momentum, aí , na minha opiniao ja tinha de ter um plano de accao.
Preferiu jogar a roleta russa e esperar passivamente que ninguem vinha buscá-lo…correu mal. Acreditou no lado humano (de um ultra lamp assumido) depois do drop mic ‘vamos ver’ moment… correu mal.
Para mim o erro começa no contrato.
Num momento completamente diferente do futebol, do Sporting, ha 10 anos, com uma época, depois do 7o lugar Jardim faz 2o lugar e Monaco veio buscá-lo, no fim da época, por 3M.
O Sporting de RA,Coates,Hjulmand,Gyo campeão… está num patamar desportivo, de potencial e visibilidade que não tem nada a ver entao ao dia de hoje 10M nao é grande coisa. E aceitaria no fim da época. Arriscar poder sair a meio é uma aberração.
Mesmo assumindo o momentum do final de 23/24, olhando para o contexto, a personalidade de RA e a vontade dele de sair Varandas tinha de agir, mesmo que a decisao nao fosse popular… o Sporting de agora supostamente mexe-se bem com JM, tinha de arranjar forma de o colocar fora e garantir um treinador comprometido. Mas la está… o problema começa em 2022 quando em definitivo Varandas põe o clube nas mãos de RA e Viana.
Varandas é pago para proteger os interesses do Sporting. Preferiu arriscar jogando com politica, protegendo o seu proprio lugar porque ele sempre soube que era completamente dependente de RA.
Nada sobrevive a isto, nenhuma grande empresa vai por aí abaixo só por causa de um dos managers.
6 Dezembro, 2024 at 15:26
Decidiu mal no planeamento geral, na gestao do contrato de RA (porque dependia cm sempre dele) e decidiu pessimamente no JP… mas a raiz do problema é o contrato de RA.
Agora é tarde demais.
6 Dezembro, 2024 at 13:30
O problema do Sporting nunca pode ser um empregado, ainda por cima por ser muito bom.
O problema é quem dirige!
Tu não votas no Amorim.
Tu votas numa Direcção e é à Direcção que tens de pedir contas.
E as contas que tens de pedir não é nunca por o Amorim ir embora quando ele próprio decide ir embora. É o que é que fizeste para o substituir.
Estou 100% em desacordo com a tua analise.
Não sei o que fazes na vida – e isso até podia ser importante se por acaso dirigisses alguma coisa – mas nem é preciso ir por aí porque a vida de toda a gente tem momentos em que se complica e é preciso tomar uma decisão certa para seguirmos em frente bem…
Alguém aqui deu um exemplo perfeito, que vou replicar para que tu entendas como estás absolutamente errado, na minha opinião…
Tu tens um restaurante – é teu!
Tens um cozinheiro fantástico e isso traz-te sucesso.
O cozinheiro sai – ao contrário do comentário original, onde sai porque quer, aqui sai porque fica doente e tem de deixar de trabalhar, só para tornar a coisa mais dramática!
Tu, dono do restaurante, tens de contratar outro cozinheiro, e vais buscar um gajo que grelha os hambúrgueres no McDonald’s. Sempre achaste os hambúrgueres bom e já pensavas há 4 anos que o gajo podia substituir o teu “chef”. Além disso, pensas, ainda poupas bom dinheiro porque o “chef” ganhava um balúrdio!
De repente o teu restaurante começa a ter os clientes a reclamar e vão deixando de lá ir.
De quem é a culpa?
a) é do “chef”, que morreu e não tinha nada que o fazer
b) é da vida, que tem destas coisas
c) é do cozinheiro novo, que foste buscar ao McDonald’s
d) é tua, que és um imbecil e não percebeste que trocaste um “chef” por um gajo que virava hambúrgueres no McDonal’s
Vá, fico à espera da tua resposta! 🙂
6 Dezembro, 2024 at 13:41
Esqueceste de algo importante
O problema aqui nao sao os clientes do restaurante. Aqui trata se dos funcionários que trabalhavam com o chefe de cozinha.
Podia vir o melhor chefe de cozinha do mundo que o problema iria ser o mesmo na minha opinião!
6 Dezembro, 2024 at 13:52
Os funcionário fazem o que o Chefe da cozinha diz para fazer, ou não sabes isso?
É o chefe da cozinha que prepara tudo e decide estratégias e pratos.
E tu substituis o Chefe top por um Chefe que era “vira hambúrgueres” no McDonald’s e não está preparado para dirigir uma cozinha.
O problema não são os outros cozinheiros. É a tua escolha que foi a errada. Os outros cozinheiros já lá estavam todos e funcionavam perfeitamente com o Chefe antigo…
Tu é que estás a ver mal a coisa.
Tudo funciona bem na equipa!
A única merda que mudaste no Sporting foi a equipa técnica.
O que é que deixou de funcionar?
A equipa.
Quem é que mete a equipa a funcionar?
A equipa técnica!
Então o que é que não está a cumprir o seu papel?
A equipa técnica.
Quem escolheu a equipa técnica?
O Varandas.
Então onde é que está o problema?
Na escolha do Varandas!
Esta merda até um puto de 8 anos percebe!
6 Dezembro, 2024 at 14:00
Há cozinhas que até podes colocar lá o melhor chef com não sei quantas estrelas michelin que os outros cozinheiros são capazes de fazer a folha ao chefe.
Basta os cozinheiros amuarem. A mensagem não passar. A substituição do chefe anterior ter sido feita de forma merdosa….
Até porque fica mais barato substituir 1 chefe do que 20 e tal cozinheiros….
6 Dezembro, 2024 at 14:20
Há de tudo na vida!
A probabilidade de escolheres outro “Chef” e a coisa correr bem é infinitamente maior do que se escolheres o “vira hambúrgueres” do McDonald’s…
Digo eu!
Mas pode ser igual ou inferior, sei lá…
6 Dezembro, 2024 at 14:02
Eu tenho 7 e portanto mantenho a minha opinião que na tua é uma falta de visão tremenda da minha parte.
Lamento Miguel, mas não concordo ctg!
No contexto á data da saída do Amorim não havia substitutos. Nem JP nem ninguém. Amorim nesta fase era insubstituível sobretudo pela ligação aos jogadores e pelo papel determinante que tinha em todo o processo.
Nem tu nem um velho com 90 anos pode garantir que com outra escolha de eq.tecnica estaríamos melhor.
Só uma nota para finalizar
Eu não apoio nem fui de acordo com a escolha de JP mas qualquer um que viesse iria fazer pior. É inevitável!!
Mas pior que tudo isso é ou foi a forma como varandas se comprometeu com as palavras sobre JP. Terá agora que lidar com elas e ele já nos mostrou que vai levar a sua avante mesmo que isso o faça cair.
6 Dezembro, 2024 at 14:18
“Nem tu nem um velho com 90 anos pode garantir que com outra escolha de eq.tecnica estaríamos melhor.”
Portanto, ninguém garante que estariamos melhor do que com o JP que perdeu os 3 jogos importante que fizemos, sendo 2 no campeonato com equipas fracas…
“Eu não apoio nem fui de acordo com a escolha de JP mas qualquer um que viesse iria fazer pior. É inevitável!!”
Aqui tu já garantes e era inevitável…
Portanto, tu tens a única bola de cristal do mundo!
Rui Cunha, isto realmente faz-te parecer ter 7 anos, que eu sei que não tens. Mas que a tua argumentação é fácil de desmontar como a um miúdo de 7 anos, lá isso é…
6 Dezembro, 2024 at 15:32
Desculpa lá mas a partir do momento em que o responsável por substituir o treinador não consegue encontrar uma solução de jeito, logo ele que diz à boca cheia que percebe muito de futebol, esse responsável passa a ser o principal problema.
E não é de agora, estava à vista de todos que esse principal responsável é uma valente merda a escolher treinadores, porque já tinha escolhido 4 ou 5 sem sucesso, e não é por ter acertado um em 4 ou 5 que de repente vai passar a ser o maior. Toda a gente dizia que assim que o Amorim saísse isto descambava. Não é porque somos viuvas, e queremos o mal do clube, mas sim porque é o que estava à vista de toda a gente.
Esse principal responsável tem um nome: Frederico Varandas.
Se cada vez que vais cozinhar queimas a comida, não é por uma vez em que conseguiste fazer um prato de jeito que te vais tornar um chef.
6 Dezembro, 2024 at 16:02
Obviamente!
7 Dezembro, 2024 at 0:05
O que aqui diz o nosso amigo Cunha é uma verdadeira conversa de Chacha. Parece que o clube só existe desde que veio esse lampião para o clube, Viktor não marca golos, Catamo dá golos a marcar, árbitros a gamar, bolas na barra. Concordo que João Pereira não é culpado de tudo, foi é arriscado contrata-,lo, mas o grande culpado é o Varandim.
6 Dezembro, 2024 at 13:09
O treinador que estava a ser “formado” era o Celikaya, não o João Pereira.
Se não me engano, era amigo do Amorim, daí se ter mantido tanto tempo na equipa B, com os paupérrimos resultados e exibições conhecidas.
O resto é tudo conversa daquela personagem que detesto e está à frente do meu clube.
Espero bem que me engane, mas vai manter o JP mais uns jogos.
Este manter, implica um jogo super importante na Champions e não perder o comboio do campeonato.
Tempos complicados para nós.
6 Dezembro, 2024 at 13:26
Não sei quem estava a ser formado mas Varandas já se referia a JP como futuro treinador, ainda ele jogava na Turquia.
O que me leva a outra conclusão. Ou ainda vamos ter uma grande e feliz surpresa ou a preparação foi mal feita , ou o “”preparado” foi mal escolhido.
Como já não acredito muito na surpresa , estaremos na presença de um falhanço enorme do Varandas .
6 Dezembro, 2024 at 13:17
Que miséria é este país… Não pelo país em si mesmo mas, sobretudo pelas pessoas que cá vivem…
Um povo na sua maioria composto de mesquinhos, invejosos, traidores, BILTRES.
No SCP que aprendi a amar sempre houve alguma diferença, pese embora também existissem muitos com aquelas características típicas a que aludi anteriormente. Durante cerca de 4 décadas, o período de ascensão do clube dos corruptos do norte, fomos roubados, espoliados de títulos, vilipendiados por rivais e instituições que superintendem o futebol em Portugal. Contudo, resistiamos sempre com orgulho nas nossas cores.
Ora, o que aconteceu há cerca de 11 anos atrás foi que a descendência de presidentes culminou com uma das piores presidências de sempre, godinho Lopes, deixando o clube em 13° lugar, á beira de um PER, a ter que vender jogadores para pagar a luz, os rivais a pedirem “faz falta um SCP forte”, etc … Surgiu um movimento nas bases leoninas que levou á presidência um tipo normal mas com um grande problema, era louco pelo SCP.
Resultado, o SCP mexeu-se, revoltou se, reestruturou se, reinventou se e, apesar de em 4 anos não nos terem deixado vencer, recuperou se o Orgulho leonino.
Depois, bem depois foi o que já sabemos, que culminou com a eleição, em setembro 2018, deste fantoche que se diz presidente do SCP. Até 2020 foi um rol de erros, falhanços até que entrou o rabolho amendoim… E veio aquele campeonato do COVID…
Quando aquilo, em outubro 2022, começou a descambar, e, só não descambou mesmo porque o ex presidente da mesa da assembleia geral, fez ouvidos de mercador aos diversos pedidos de AG’s extraordinárias, ultrapassando claramente as suas obrigações pois não fez valer os estatutos do SCP que era só a sua primordial função. Ora perante este cenário o que fez o BILTRE que se diz presidente do SCP, renovou o contrato com o rabolho amendoim… Ainda assim o SCP ficou num vergonhoso 4° lugar. Em 2023/24 e, depois da chegada de gyokeres tudo mudou e o SCP chegou ao título com naturalidade. Ainda perdeu a taça de Portugal e já nesta época a Supertaça dando vida ao foucomput@s. Que entretanto tinha mudado de direcção e treinador…
Depois foi um vendaval leonino… Até á 11a jornada e também na Champions… Aí ocorre o terramoto com a saída do treinador que muitos endeusaram mas, não foi só o treinador, foi a equipa técnica também… O que fez o desmiolado do BILTRE?!?
Recebeu 11 M € a pronto do man Utd e ainda se gabou que a decisão de apostar num suposto treinador como este JP ia poupar um dinheirão em salários.
O resultado está á vista de todos … E agora?
Quo vadis SCP?!?
6 Dezembro, 2024 at 13:23
Agora é o mesmo de sempre.
Consequências….zero(0)…
6 Dezembro, 2024 at 13:41
“Um povo na sua maioria composto de mesquinhos, invejosos, traidores, BILTRES.”
Não concordo!
Um povo na sua maioria composto de ignorantes e corruptos.
Para mim é muito mais assim!
6 Dezembro, 2024 at 13:49
Tem graça. Afinal os croquetes mudaram de lugar. Pareces a tal linhagem elitista a falar .
Tu é que sabes por onde te movimentas , mas não tenho nada essa ideia do povo português onde orgulhosamente me incluo.
6 Dezembro, 2024 at 13:54
O povo português é diferente de alguns, mas não é muito diferente de tantos outros.
É como o Sporting.
Não tem adeptos assim tão diferentes de todos os outros clubes.
6 Dezembro, 2024 at 14:01
Plenamente de acordo , há 2/3 dias atrás escrevi isso aqui..
Daí a uma maioria de corruptos e ignorantes vai o passo de um gigante.
6 Dezembro, 2024 at 14:09
Não sei de onde tiras essa conclusão do que o Rampante diz…
“O povo português é diferente de alguns…”, os suíços, por exemplo, ou os nórdicos! “… mas não é muito diferente de tantos outros”, os franceses, os espanhóis, por exemplo.
E hoje, na minha opinião – que vale o que vale – a maioria das pessoas são ignorantes, porque é isso que as elites fomentam de forma a as controlarem!
Isto dava uma grande conversa mas não me apetece!
Eu leio as tuas opiniões sobra tanta coisa no Sporting, e fico quase sempre a achar que tu do Sporting sabes muito pouco – apesar de teres próximo da minha idade e de não duvidar do teu sportinguismo!
6 Dezembro, 2024 at 14:03
Ele não entende assim…
Eu penso exactamente como tu…
6 Dezembro, 2024 at 14:01
Não sei se consegues chegar lá sozinho, mas eu também me incluo no povo português – porque nasci cá, vivi toda a vida cá menos um período em que estudei nos EUA, trabalhei cá toda a vida… Sou um gajo do povo – nem sequer nasci rico!
Agora, tu podes ter a opinião que quiseres.
O que eu vejo é Portugal cada vez mais no fundo da UE… O que eu vejo é que eu, a entrar nos 30s, comprei duas casas que paguei sozinho com o meu ordenado, e que os meus filhos não conseguem comprar uma, em parceria com o/a companheiro/a… Comprei carro para mim e para a minha namorada – que mais tarde foi a minha mulher e mãe dos meus filhos – e eles não conseguem e vão ficando com os meus quando eu compro um novo agora.
Se tu achas que em 50 anos, sempre a votar nos mesmos, isto mostra que o povo é inteligente, bem, é contigo… Eu acho que nem mostra que tu és inteligente, mas é só a minha opinião! Não muda nada no mundo nem em Portugal! É exactamente como darmos a nossa opinião sobre o Sporting aqui não muda nada na forma como o Sporting é gerido! É só uma opinião.
6 Dezembro, 2024 at 14:09
Apesar da mesma fanfarronice de de sempre , que aliás condenas nos outros, e se traduz por – ” não sei se consegues chegar lá sozinho ” , eu vou-te dar mais uma vez o privilégio de uma resposta minha.
É extraordinário que alguém como tu que realça ter vivido nos EUA por algum tempo , venha chamar a maioria dos portugueses de ignorantes.
É a piada do dia.
6 Dezembro, 2024 at 14:26
Tu tens um problema qualquer com o português… Sinceramente, não sei se te consigo ajudar!
Portanto, tu atacas-me na minha opinião por te sentires ofendido por eu achar que a maioria dos portugueses são ignorantes ou corruptos, e rematas que és português, como se eu não fosse…
Por isso é que fui irónico e disse “não sei se chegas lá sozinho [ … ] mas eu também sou português.”
Depois, o que caralho tem a ver eu ter estudado nos EUA – também estudei cá – com o facto de eu achar a maioria dos portugueses ignorantes?
Quem estudou nos EUA não pode achar os portugueses ignorantes?
Isso está escrito onde?
Decididamente tu tens um problema em entender as coisas…
6 Dezembro, 2024 at 14:31
Não chegaste lá….estava a tentar que estabelecesses uma comparação entre o povo português e o americano, mas parece ser demais para ti.
Podes ter vivido na América mas tens muito pouco mundo.
6 Dezembro, 2024 at 14:37
O povo americano é muito pouco conhecido por ter muito mundo.
Aliás é até bastante ignorante. Na minha opinião.
São precisamente aqueles americanos que viajam e conhecem outros países que abrem os seus horizontes ao ponto de fazer esta critica.
6 Dezembro, 2024 at 15:42
Eu estudei lá, bronco!
Estou a cagar para o povo americano.
Fui lá estudar, fiz o que tinha de fazer, e vim embora.
O que caralho tem o povo americano com o que eu disse antes? Nada. Zero.
E se tiver, só prova o que eu disse, e não o contrário!
Nem sabem onde é Portugal ou o que é Lisboa e cenas assim – principalmente a juventude!
Toma os comprimidos.
Bem me queres atacar mas nem chegas perto… Só te deixas é ficar mal a ti… Poupa-te!
6 Dezembro, 2024 at 15:42
Obviamente, Rampante!
6 Dezembro, 2024 at 21:53
A palavra BILTRE engloba isso que referes e muito mais …
6 Dezembro, 2024 at 13:54
Jaime Marta Soares prestou declarações ao jornal Record, após a derrota do Sporting frente ao Moreirense, terceira derrota consecutiva dos leões. O antigo dirigente considerou “amadora” a forma como o Clube lidou com a substituição de Ruben Amorim do cargo de treinador.
“O que se está a passar é dramático e impõe-se um esclarecimento pois este silêncio é ensurdecedor. Dar espaço de manobra a João Pereira pode dar azo a criar outras situações umas atrás das outras… não há milagres”, começou por dizer, acrescentando que “no Sporting há boas ferramentas e bons artificies, agora é preciso meter um novo mestre na batuta”.
“Neste processo dá claramente a impressão que foi feito tudo em cima do joelho. Ninguém é perfeito e o que se está a passar é dramático. Não tenho nada contra o Ruben mas a saída dele a meio da época tem de ser analisada. Disseram-nos que tínhamos um treinador preparado e não é o que vemos por isso neste processo, repito, houve falta de profissionalismo por isso é preciso que alguém assuma que as coisas não estão a correr bem”, atirou Jaime Marta Soares.
O antigo dirigente disse, de seguida: “Depois daquele jogo vimos um discurso do treinador que nos deixou a todos de boca aberta. É impossível continuar nesta incerteza, e o João Pereira como treinador também tem de assumir as suas responsabilidades mas não é só ele… o responsável pelo erro de casting também tem de falar. (…) Ontem não houve desculpas para nada ao contrário do que sucedeu com o jogo com o Santa Clara que houve um roubo lesa pátria… a equipa até começou a ganhar, mas a bola queimava. Nota-se que a equipa está insegura e manter a situação cria mais instabilidade”.
Por último, deixou um lamento: “Só posso pedir a Deus que perdoe os malfeitores que querem achincalhar o meu nome pois eu já o fiz. Quando o fazem é por não terem argumentos… Lembro que sou sócio há 55 anos e, infelizmente, vejo que tive razão antes do tempo”, atirou, depois de ter sido criticado por questionar algumas decisões no Clube de Alvalade.
6 Dezembro, 2024 at 13:58
A ironia do destino.
Os malfeitores que estão a morder a mão que lhes deu de comer.
O Sporting com as suas intrigas do costume.
Mas só enquanto houver dinheiro.
Quando o dinheiro acabar todos estes malfeitores largarão a carcaça do leão.
6 Dezembro, 2024 at 14:26
Continuar a defender que o que Amorim fez é normal — abandonar o compromisso de disputar a época 2024-25 pelo Sporting e tentar o bicampeonato inédito em 70 anos — só vamos estar a criar condições para que se repita no futuro.
Há coisas que são inegociáveis e ser uma pessoa inteira para mim é uma delas. Se aceitamos que o Amorim foi só uma pessoa igual a outras que defendeu os interesses dele, não podemos ficar surpreendidos quando outros fizerem o mesmo, por exemplo, já em Janeiro.
Amorim sabia perfeitamente o que estava a fazer, daí aquele comportamento surreal e comprometido nas CI antes de se consumar a transferência.
Varandas é incompetente e pateta? E novidades?
O Varandas não muda nem nós o podemos mudar, mas o que podemos mudar é a escala de valores em que funciona a instituição Sporting. Honra. Devoção. Respeito. São inalienáveis se queremos o vínculo que o andebol e o futsal têm com a ambição de defender o símbolo e ser sempre mais e mais competitivos.
Ser competitivo e ao mesmo tempo estar pronto para deixar cair o clube no dia seguinte e em qualquer circunstância, não serve.
Depois, o Amorim até um analista levou. Como é que isto pode ser possível? Como é que pode ser possível que um clube que está em segundo lugar na Champions, ou seja, que está em segundo lugar na maior competição de clubes no mundo, e a que traz mais receitas, fique até sem funcionários que não são treinadores, com a época em andamento?
Um novo treinador — que é urgente — não vai resolver nada no longo prazo se não mudar de uma vez por todas aquilo que tem de mudar: no Sporting só pode trabalhar gente para quem o Sporting, desportivamente, é sempre a prioridade.
6 Dezembro, 2024 at 22:05
Como assim não deviamos estar todos aqui a bater palminhas e a comprar cachecois do United?
Ingratos
6 Dezembro, 2024 at 14:33
Pior que a depressão já anunciada e que só não antevia quem professa esta fé há pouco tempo, só levar com o discurso bafiento do «atigamente é que era bom».
Raisparta isto tudo!
SL
6 Dezembro, 2024 at 15:16
Sinceramente acho que já esgotei a minha paciência, a minha retórica, a minha argumentação, as metáforas, as hipérboles, tentei tudo.
Começo por perguntar se um clube que todos os anos apresenta um passivo em crescendo mas com R/c positivos em nada vos causa estranheza, quando é só perceber que se eu deixar de pagar as minhas dívidas também apresento um ano super favorável.
Depois um gajo que chegou ao poder da forma que chegou, que desde aí vive num permanente revisionismo histórico , mentindo descaradamente sobre o passado e o presente , vangloriando – se a cada oportunidade como sendo um Messias, um visionário, um mago das finanças e o salvador do clube, mas ao mesmo tempo tenta calar quem o contesta ou questiona, seja por humilhação pública ou espancamento policial, não cumprindo estatutos e até instaurando normas anti constitucionais como proibir de entrar no estádio com um adereço que mencione juve Leo. Este é um homem que se diz pleno de princípios éticos e morais mas que quando corre mal é sempre culpa no alheio, responsabilidade dos outros, da desonestidade intelectual, do azar, dos orçamentos, do covid, da inflação, do mercado, etc.
Se este é o homem que testemunha contra o próprio clube para tentar entalar o seu antecessor, que se escusa de defender a idoneidade do clube quando do caso das falsidades inventadas no caso cashball, que se escusa a levar os casos vergonhosos do Benfica até ao limite possível em tribunal , se é este tipo de pessoa em que se revêm porque no fundo esta é a personagem que nos dirige.
Muito mais havia a dizer sobre o Varandas, mas nem vale a pena, porque tanto mas tanto já foi aqui dito que grande parte dos tasqueiros está farta de o saber.
6 Dezembro, 2024 at 15:42
Esquece, a maior parte dos sócios, talvez não dos adeptos mas também são muitos, tem um complexo de caudilho, quando encontram um “heroi” mesmo que seja de kandhaar, em que se revêm ficam cegos e surdos e recusam raciocinar, provavelmente porque pensar pela própria cabeça “doi muito” e é mais fácil seguir cegamente, não questionar e muito menos contestar…
O que demonstra o seguinte, nós não somos “diferentes” somos exatamente iguais aos outros Portugueses, como é demonstrado pelas sucessivas votações, sem o mínimo de exigência ou questionamento, dos diversos “caudilhos” que as máquinas partidárias vão apresentando…Tomate, tomato…
6 Dezembro, 2024 at 15:46
Sem dúvida, a explicação deste fenómeno talvez venha mesmo daí, é preciso encontrar um herói e um bandido, a partir daí agarram-se que nem uma lapa à retórica e a fé inabalável, para que nunca tenham de chegar à conclusão que talvez estivessem errados
6 Dezembro, 2024 at 15:43
Esqueceste-te de uma coisa.
Um gajo que à primeira oportunidade que tem aumenta o seu salário, e o dos amigos, sem fazer nada que o justifique.
6 Dezembro, 2024 at 15:47
Eu não esqueço Tanaka, tanto mais havia a dizer, mas não vou escrever 3 páginas, resumi o que acho essencial.
6 Dezembro, 2024 at 15:53
Eu aumentava-o outra vez se ele se fosse embora já!!!
6 Dezembro, 2024 at 15:19
Assim de repente, as lágrimas daquele senhor a ser entrevistado em Alvalade, quando foi confirmada a saída do Amorim, são a imagem perfeita para ilustrar o momento atual.
É uma tristeza, com um responsável.
Surfar uma onda de bons resultados, dá para tudo: lançar 1000 equipamentos, apresentar um projecto 2.0 e até coisas sem grande sentido para um clube de futebol. Salvam-se naturalmente 4 ou 5 coisas bem feitas, sendo uma delas a escolha do Amorim. Mas as merdas feitas são tão grandes que faz confusão:
1 – Desrespeito aos sócios e adeptos do clube de várias formas
2 – Não ter ultrapassado o passado e aproveitado momentos bons para unir as pessoas ao clube
3 – Falta de transparência na forma como é gerido o clube e cortar a voz dos sócios
4 – Tomar decisões importantes na SAD, sem consultar os sócios
5 – Fazer contratos com funcionários sem salvaguardar os interesses do clube
6 – Dizer disparates sem fim e ficar calado quando devia impor-se junto das instituições que nos gozam
Há muito mais por onde pegar.
Não me venham com os títulos. Esses, estão agora comprovados que foram ganhos pelo Ruben Amorim e pela equipa que ele formou. Não há estrutura nenhuma. Há um conjunto de pessoas que foi se aproveitou dos momentos e foi à boleia.
Para mim o Varandas continua a não servir, como não servia antes de Ruben Amorim. Teve uns anos de sossego à conta dos resultados daquele. E não me venham com Bruno de Carvalho. Nem um, nem outro são para mim merecedores de presidente do clube. Este é um problema grande que não se resolve antes de eleições.
Eu defendo que deve vir outro treinador. Gostaria de ver Xavi treinar o Sporting. Mas isso não é resolver o problema de fundo. É tentar voltar a repetir a receita, que é ter bons resultados a camuflar a incompetência enraizada.
6 Dezembro, 2024 at 15:29
Eu já dizia isso.
Achei logo uma estupidez brutal reeleger o varandas só porque era Amorim presidente.
É mesmo de gente que baralha tudo.
Fica claro onde reside a inteligência da maioria dos sócios do Sporting Clube de Portugal.
Não há milagres….
7 Dezembro, 2024 at 20:22
‘Salvam-se naturalmente 4 ou 5 coisas bem feitas, sendo uma delas a escolha do Amorim…’
Mas nem sao eles que escolheram RA…
6 Dezembro, 2024 at 15:35
Relativamente ao povo português e aos sportinguistas, não acho que seja um povo com qualidades muito diferentes de quaisquer outros, sendo mesquinho, preguiçoso, invejoso ou corrupto, como aqui escreveram .
Para mim o problema principal é a ignorância que é fomentada pelos nossos próprios governantes, porque assim lhes interessa. Ignorância cultural, ignorância financeira, ignorância política. Temos cada vez mais alunos a sair com o 12 ano que sabem ler um texto mas que não conseguem perceber o que lá está escrito, que não têm capacidade de análise, de síntese, de compreensão. Em termos estatísticos é uma população com cada vez mais educação, em termos práticos não são analfabetos mas são iletrados.
Depois o que também é um fenómeno social que tem a ver com a natureza do ser humano é que 90% prefere ser carneiro, não pensar muito e alinhar com o rebanho do que ser mal visto por pensar ou agir de forma diferente.
Ouro sobre azul para os nossos governantes, aproveitar e até fomentar a sua ignorância, formatar a população a obedecer e a seguir em linha e a comer o que lhes servem na manjedoura e transformar a sociedade numa espécie de ditatura encapotada do pensamento e das regras sociais.
6 Dezembro, 2024 at 15:51
Digo isso tantas vezes, no tempo da outra senhora cultivava-se o analfabetismo, deu-se o 25 de Abril, vieram novos governantes, mas o “dilema” é o mesmo como controlar o “rebanho” para não andar por aí tresmalhado a balir por tudo e por nada?
Simples, opta-se pela segunda melhor coisa, analfabetos já não podemos ser, tempos modernos, UE, etc, então que sejam incultos e iletrados, ou seja podem ler, mas não podem compreender…Simples!!!
6 Dezembro, 2024 at 15:57
Pois, já Orwell escrevia sobre isso em 1948 num livro chamado 1984. Esse livro é uma Bíblia que explica uma série de fenómenos da nossa sociedade actual, o revisionismo histórico, a necessidade de encontrar inimigos para focalizar o descontentamento, o governo que controla tudo para o bem de todos e especialmente neste caso para quem se lembra a redução da dialética num novo dicionário que retirava metade das palavras, a “nova língua” . O objetivo era quanto menos tivessem acesso à cultura e quanto pior se soubessem expressar, menos saberiam raciocinar
6 Dezembro, 2024 at 17:02
Já tínhamos falado disso há uns 3 anos, salvo erro 🙂
Brave New World do Aldous Huxley também é um excelente retrato da sociedade atual. A permissa é: um governo totalitário Mundial acabou com o sofrimento de todo o Mundo.
Como: através de terapias comportamentais de exposição à nascença, engenharia genética separando a sociedade por castas, censura a toda a informação que possa causar sofrimento e ansiedade à população e quando tudo isto não funciona, passamos consumo de Soma, uma droga que te leva para um “retiro” onde não há sofrimento que te atormente. Escrito em 1932. Posteriormente publicou o Brave New World Revisited em 1958, onde escreve sobre como o mundo evoluiu nesses quase 30 anos.
Também terminei a trilogia do Yuval Noah Harari: Sapiens (breve história do passado), Homo Deus (breve história do futuro) e 21 Lições para o Século 21 (fala do presente e do futuro). É engraçado ver como as coisas evoluíram a nível geopolítico comparativamente ao que foi escrito neste último livro entre 2016-2018.
E claro, sem deixar de parte como a IA e os algoritmos por ela gerados irão influenciar a nossa viva nos próximos 20 a 30 anos.
Estou ansioso por ler o seu novo livro Nexus, sobre redes de informação.
6 Dezembro, 2024 at 17:21
Conheço perfeitamente, o Huxley é dos meus escritores favoritos e li não só esse como o doors of perception é quase todos os seus romances, mas o Orwel para mim é de um genialidade à parte e em cada livro aborda temas altamente pertinentes de como funciona a humanidade, a sociedade e temas que continuaram sempre actuais. Aconselho vivamente.
-O vil metal
-Homenagem à catalunha
-A filha do reitor
-Na penúria de Londres a paris
-1984
-O Triunfo dos porcos
6 Dezembro, 2024 at 17:22
O Harari não conheço mas vou pesquisar, obrigado.
6 Dezembro, 2024 at 18:35
O Triunfo dos Porcos
https://www.youtube.com/watch?v=hIbHKf6S_os
6 Dezembro, 2024 at 20:43
Homenagem à Catalunha está na estante há algum tempo, ainda não decidi pegar nele!
Harari é um filósofo/historiador Israelita. Já é do século 21 pelo que a linguagem e a forma de expor as ideias já são mais adptadas aos nossos tempos. Foi um dos experts em IA que se pronunciou há 2 anos na carta para travarem o desenvolvimento desenfreado da IA.
Doors of Perception é dos meus livros preferidos. Os estados alterados de consciência, quimicamente induzidos ou não, intrigam-me e é uma área pela qual me interesso particularmente.
6 Dezembro, 2024 at 19:05
Não te escapou certamente, um dado importantíssimo do “admirável mundo novo” que era a estratificação da informação publica, consoante a casta a que pertencias e.g. os operarios liam o jornal castanho, os quadros o verde, os intelectuais o amarelo…
O ponto fulcral é que era o mesmo departamento que “fazia” todas as noticias metendo mais “molho” ou menos “molho” consoante o teu nível intelectual, para quê “chatear” o rebanho com pormenores? Mas a fonte informativa era a mesma e isso é que é importante…
6 Dezembro, 2024 at 20:56
Confesso que já não me recordo desse pormenor.
O que mais me ficou do livro foi a vontade e a ousadia do John The Sauvage de querer ser livre e ser livre significa ter o direito a sofrer. Ser livre para ser humano no fundo, diria eu.
Ser diferente quando toda a gente quer ser igual é um ato de coragem e não um “erro” ou um “defeito”. Quando o voltar a ler, provavelmente vou ter outras interpretações.
Vindo do quadrante das ciências naturais e exatas, é por vezes difícil integrar conceitos mais abstratos da filosofia, mais humanísticos. É por isso que tenho lido muito mais nestes géneros do que propriamente da minha “área”.
6 Dezembro, 2024 at 22:04
Eu não estava a dizer que a parte da informação era a mais importante mensagem do livro (tem tantas) so o mencionei porque era muito relevante para a discussão que estávamos a ter, como o rebanho é controlado para obter os resultados desejados pela elite governativa…
6 Dezembro, 2024 at 18:59
Aqui o humilde estudante de filosofia recomenda que leias o Huxley e o Orwell em conjunto e também se conseguires a correspondência entre os dois…
6 Dezembro, 2024 at 16:07
Foda-se, Rodrigo, que comentário fantástico.
Subscrevo tudo.
Está tudo aí.
Parabéns!
6 Dezembro, 2024 at 16:24
Isso mesmo, Rodrigo.
Concordo.
7 Dezembro, 2024 at 0:11
Sem dúvida nenhuma.
Totalmente de acordo.
Como digo, há quase duas décadas para cá… Em poortugal vivemos numa ditadura encapotada…
6 Dezembro, 2024 at 16:02
Creio que se confunde formação académica com formação pessoal
Da mesma forma que s confunde a cultura individual com a cultura institucionalizada
Uma pessoa pode não ter estudos académicos e ter uma excelente formação e rica cultura pessoal.
Muitos analfabetos quizas percebiam aquilo que aqui foi dito sobre a falta de dignidade do Amorim e a incapacidade do varandas na escolha de um aprendiz para treinador. Outros com a dita formação e cultura insistiram nesssa fé inconsciente e cega e agora que estamos na fase das consequências talvez já se tenham dado conta do erro que afincadamente defenderam. Muito haveria para dizer sobre este tema, mas não creio ser o momento apropriado.
Aliás o engano faz parte da nossa natureza humana. Ou se aprende ou se fica estagnado …
6 Dezembro, 2024 at 16:16
No entanto a junção de uma boa formação /carreira académica e/ou profissional com um caráter recto / digno resulta numa classe média que pode ser muito incomoda para o poder instituido
6 Dezembro, 2024 at 16:33
A formação académica pouco tem a ver, porque pode ser apenas circunstancial. Eu explico, fiz 3 anos em economia na universidade e metade dos meus colegas passavam a cabular, depois tirei um curso de arquitectura de 6 anos, metade dos meus colegas passavam só porque iam às aulas sendo péssimos arquitectos.
Ou seja ter uma formação superior não te torna necessáriamente mais entendido ou mais capaz de entender vários aspectos importantes, podes saber muito sobre arquitectura e não perceber nada de história de geo política, ou de economia. Pode te dar algumas ferramentas extra mas não é por aí de todo, nem pretendo de forma nenhuma alegar que uma formação superior te torna mais capaz, até porque conheço muitas pessoas inteligentissimas e cultas sem curso profissional.
Falo mais da educação geral até ao 12 ano, em que te obrigam a decorar coisas sem as perceber, em que te enchem de aulas de matemática sem qualquer aplicação prática, em que de dão história saltando dos gregos para 2 guerra mundial, depois dão o renascimento e a seguir voltam para os egípcios, perdendo se qualquer noção do enquadramento ou da sequência histórica que é o mais importante para se entender a evolução do pensamento e dos acontecimentos, isto só para dar alguns exemplos. As pessoas saiem da escola e não se lembram de nada nem sabem praticamente nada.
6 Dezembro, 2024 at 19:26
Essa “desordem” cronológica é propositada, é mais fácil promover determinadas teorias “modernas” e.g. o Wokismo se retirares a perspetiva e o contexto histórico sequencial…
Se as pessoas tivessem a perfeita noção que um “crime” contra a humanidade e civilização varia conforme a cronologia histórica e que isso nada tem a ver com o certo e errado digamos “cósmico” ou absoluto, era muito mais difícil vender determinado “peixe”
Noutro dia no canal História uma intelectual Woke dizia que o Júlio César promoveu um genocídio na invasão da Gália, em termos actuais ela tem razão, mas o que se “esqueceu” de dizer, se calhar por falta de tempo, foi que naquela altura histórica todos faziam o mesmo, O Rei do Ponto, o Mitriades, Cartago etc etc etc o Julio César era apenas muito melhor general do que os outros (com excepção talvez do Anibal) e por conseguinte anexou muito mais território, mas fez EXATAMENTE o mesmo que os outros, exterminou os combatentes e escravizou uma percentagem significativa dos não combatentes!!!
O problema é que se ela contextualizasse e usasse a cronologia histórica não conseguia fazer essa afirmação porque naquela era, todos eram genocidas…E manteve-se o mesmo durante séculos a invasão da horda saxã a Inglaterra é a prova provada, eles estavam lá para exterminar os bretões/celtas e ocupar as terras
É tão simples que até doi…
6 Dezembro, 2024 at 19:34
E sim, para os puristas, eu sei perfeitamente que as guerras púnicas são anteriores ao Júlio…
6 Dezembro, 2024 at 20:56
Exacto, no outro dia estava a tentar explicar isso aos meus filhos, para entenderes a história tens de a contextualizar, o que acontecia e como funcionava há 2000 anos, há 1000 anos, há 500 ou há 100.
Por exemplo hoje em dia felizmente a escravatura é algo inadmissível, mas até há 200 anos atrás era algo perfeitamente normal, não estou a dizer que era fixe, estou a dizer que era normal, salvo raras e honrosas excepções os seres humanos não tinham as noções éticas e equitativas que hoje temos. Não podes olhar para os egípcios, os gregos, os romanos, ou época mediaval à luz do século 21, porque não faz sentido. Os romanos escravizam povos que se eecravizavam entre eles e mesmo assim os romanos apesar de todos os genocídios eram dos mais democráticos, foi o único imperio onde podias nascer escravo e acabar general ou cidadão romano.
No outro dia dei uma explicação à minha filha sobre a revolução francesa da qual ela não entendia patavina, para o fazer expliquei primeiro os movimentos que estavam a acontecer na Europa, quando tu encaixas as coisas cronologicamente de repente tudo faz muito mais sentido. Como por exemplo compreender Marx e as suas questões sociais no meio de uma revolução industrial e cultural visto à luz do início do século xx é completamente diferente, até o meu escritor favorito orwel foi comunista e depois percebeu o que estava por detrás do conceito ideológico e como na verdade funcionava. Eu adoro história e a cronologia, os impérios, as revoluções, as guerras, as ditaduras e todos os acontecimentos tem uma lógica subsequente.
Na minha opinião quem sabe de história percebe que temos uma sociedade longe de perfeita, mas muito melhor, mais justa e equilibrada do que alguma vez existiu. Pode ser ainda melhor, sem dúvida, mas as coisas têm evoluído muito positivamente.
6 Dezembro, 2024 at 22:08
Temos de beber uma jola nas roulotes um dia destes…
6 Dezembro, 2024 at 23:35
Só uma curiodidade histórica.
A maior parte não saberá.
Alguns sim, saberão.
Sabiam que a maior parte, não todas, mas a maior parte da pedra do Voliseu Romano foi canalizada prá construção da Basílica de S. Pedro, por ordem dos Papas na altura, que era quem detinham um grande poder ?
É apenas uma curiosidade.
Também adoro história.
6 Dezembro, 2024 at 23:35
* Coliseu
6 Dezembro, 2024 at 16:03
Estou curioso para saber que contracto fez o varandas com o amigo de ,quatro anos João Pereira
Estou em crer que vamos ter outra surpresa ….
6 Dezembro, 2024 at 16:16
Sobre povos cultos e analfabetos eu gostava de dizer o seguinte. Alguns como o Miguel classificaram o povo português de corrupto e ignorante porque elegeu o Varandas , mas esquecem-se que é o mesmo povo que elegeu o BdC.
O povo português não pode ser culto e integro quando elege o BdC e corrupto e ignorante quando elege o Varandas.
Haja coerência.
6 Dezembro, 2024 at 16:23
“Alguns como o Miguel classificaram o povo português de corrupto e ignorante porque elegeu o Varandas ,”
Nada disso.
O Miguel fala dos políticos.
6 Dezembro, 2024 at 16:25
” Um povo na sua maioria composto de ignorantes e corruptos.”
Está escrito , não podes desmentir.
6 Dezembro, 2024 at 16:34
Sim, mas não é isso PORQUE ELEGEU O VARANDAS, como tu afirmas.
6 Dezembro, 2024 at 17:00
Não é mas também, Jaime. O Miguel não foi um dos que elegeu o varandas?!
6 Dezembro, 2024 at 19:16
Nas primeiras eleições, sim.
6 Dezembro, 2024 at 16:35
Tu escreveste “Alguns como o Miguel classificaram o povo português de corrupto e ignorante porque elegeu o Varandas“. E não é por isso que é corrupto e ignorante. Ou, pelo menos, não é só por isso.
6 Dezembro, 2024 at 16:39
Registo o teu esforço mas é melhor desistires é uma batalha perdida. Vai lá ler o contexto todo.
6 Dezembro, 2024 at 17:43
Tu tens uma deficiência qualquer com o português… Tiras conclusões baseadas em nada…
Quando uma pessoa escreve…
Um povo na sua maioria composto de ignorantes e corruptos.”
… como é que tu tiras daqui que é porque elegeu o Varandas?
O povo português elegeu o Varandas, Pacheco?
Ou quem elegeu o Varandas foram os sócios do Sporting?
Santa Engrácia te ajude, porque isso nem com comprimidos vai lá…
Quando entras neste registo, até dás pena. E olha que eu simpatizava contigo, apesar de poucas vezes estar de acordo com as tuas opiniões. Via alguma “bondade” – não encontro palavra melhor, desculpa – nessas opiniões, apesar de não concordar com elas. Afinal não era isso, e era só estares a leste do que se fala – e olha que me parece que o leste tem bastante a ver com essa tua falta de perceberes o ponto importante das coisas!
6 Dezembro, 2024 at 18:07
Já te chamaram Miguel o Escroto e Miguel o Narciso. Não concordo com nada disso.
Tu és Miguel o Charlatão. Porque é charlatanice as tentativas que tu fazes de deturpar tudo o que os outros dizem , e as tentativas de ocultar aquilo que disseste mas de que te arrependes.
Os sócios do Sporting não fazem parte do povo português ? O Xupa não disse aquilo tudo a propósito da eleição do Varandas ?
Assume o que escreves pá e deixa-te de malabarismos.
6 Dezembro, 2024 at 16:41
Para mim a questão da corrupção tem a ver com a banalização e aceitação do mesmo, o que é extremamente grave.
Quando se arranjam ditados do género, só é bandido se for apanhado, ou se fosse eu fazia o mesmo, ou se fazem programas televisivos sobre bandidos, assassinos e psicopatas, procurando justificações e culpas na sociedade, estamos a abrir caminho para justificar tais actos. Estamos a passar a mensagem que é aceitável ou desculpável. Evidentemente que há histórias trágicas e atenuantes, mas o crime nunca deve ser enaltecido e justificado.
6 Dezembro, 2024 at 17:44
Penso o mesmo!
É bom ver que não sou o único ET por aí…
6 Dezembro, 2024 at 16:18
https://scontent.flis6-2.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/468731352_2983863568456530_8189413984055168425_n.jpg?_nc_cat=101&ccb=1-7&_nc_sid=127cfc&_nc_ohc=ZgqekbPC0QoQ7kNvgFOH2Po&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.flis6-2.fna&_nc_gid=Ay8jepaLcY1oYacQDr_Cj2O&oh=00_AYAo3v8Tjt7g7uEa1zxTJUR3UK_2KdOaIEdIoyuN7IVLjw&oe=6758DA65
Tudo muito bonito, mas depois deste jogo já fizeram 2 e voltaram a perder.
Se perder com o Arsenal foi inaceitável, que dirá de perder com Santa Clara e Moreirense (isto até parece para os Apanhados, só que não).
6 Dezembro, 2024 at 16:20
Eu sei, eu sei… Ele falava do resultado de 5-1…
Mas para mim prefiro perder 5-1 com o Arsenal e ganhar os jogos com o Santa Clara e Moreirense.
O pior é que perdemos os 3 jogos…
6 Dezembro, 2024 at 16:35
Estou á espera das declarações do presidente que dá a cara nas derrotas…
6 Dezembro, 2024 at 16:37
Para quê? Para ouvires disparates e estórias da carochinha?
O Varandas calado é um poeta.
6 Dezembro, 2024 at 16:43
Por uma questão de coerência, gosto de gajos de coerentes e honestos com os seus associados. Agora a sério, acho que o gajo deve explicações ao pessoal.
6 Dezembro, 2024 at 23:18
Nuca irá dar as explicações que esperamos.
6 Dezembro, 2024 at 23:18
*Nunca
6 Dezembro, 2024 at 23:40
Mas nunca desde que foi eleito isso aconteceu, por isso continua coerente. Nas derrotas, o treinador que assuma sozinho… Nas vitórias, foi ele que foi um génio! Desculpa, mas coerente é o que ele tem sido!
Podes é acusa-lo de dizer uma coisa e fazer o oposto.
6 Dezembro, 2024 at 16:55
Em Portugal há uma tendência péssima para a banalização dos crimes de corrupção, peculato ou favorecimento, aí sim somos bastante diferentes dos povos nórdicos. Nessa parte deveria sim haver uma educação social que ostracizasse e castigasse esse tipo de crime. Ao invés os corruptos que enriqueceram à conta de roubar os clubes, ou o estado que somos nós, são olhados quase com admiração.
6 Dezembro, 2024 at 17:04
Homicídio qualificado acarreta uma pena máxima de 25 anos que é facilmente atenuada. Violação de menores, 10 anos que nunca os são. Queres maior banalização do que isto? Se crimes básicos são completamente banalizados como é que vamos pedir que alguém seja intransigente com crimes mais complexos como os de corrupção? O criminoso é um coitadinho há décadas, e cada vez vai ficar mais coitadinho e por isso se o reles assassino é um pobre coitado, o gajo que traficou influências durante anos ainda mais coitado é, porque ao menos não matou ninguém, coitado.
6 Dezembro, 2024 at 17:13
Sem duvida, eu sou absolutamente contra a pena de morte mas absolutamente a favor da penas acumuladas, sem direito a liberdade condicional. Um homicída sair ao fim de 10 anos é uma vergonha total. Um duplo ou triplo homicídio ter como pena máxima 25 anos também acho uma vergonha. Ainda agora se deu um caso de um gajo que matou a namorada, apanhou 10 anos, saiu e matou logo outra a seguir. Uma autêntica República das bananas.
6 Dezembro, 2024 at 17:46
Eu sou a favor da pena de morte em certos casos…
6 Dezembro, 2024 at 18:00
Não pode ser Miguel, numa sociedade evoluída, não há lugar para o estado assumir a responsabilidade de tirar a vida a alguém, por muito graves que sejam os crimes. Nem vou pelo argumento de poder haver um erro técnico, é mesmo uma questão ética. Já prisão perpétua para esse tipo de crimes graves a mim não me incomoda nada.
6 Dezembro, 2024 at 18:03
Se alguém fizesse mal aos meus filhos, podes ter a certeza que eu matava o gajo, mas sem ser apanhado. Podem dizer que é incorrecto e que não se deve resolver assim, percebo perfeitamente, mas não deixava de o fazer. Na na minha perspectiva quem faz uma merda dessas também se sujeita às consequências
6 Dezembro, 2024 at 18:54
Como católico não concordo com a pena de morte, mas nada contra perpétua, ou então apanharem 30/40 mas terem de ser produtivos de alguma maneira. Mas lá está, é tudo tão banal que reclamar de corrupção é quase uma futilidade
6 Dezembro, 2024 at 23:46
Mas qual é que é o sentido utilitário em ter um gajo preso até morrer?
Qual é o papel das prisões? Para que servem? Não são as prisões uma forma de re-socializar quem, por qualquer razão, não conseguiu seguir as normas impostas ao ponto de ter que ser “afastado” da sociedade?
Se as prisões são simplesmente para castigar, parece um desperdício enorme de recursos públicos por uma questão meramente vingativa…
6 Dezembro, 2024 at 17:23
A falta dessa educação vem de muito cedo nas nossas vidas.
Quando estava na escola o pessoal vangloriava-se sempre de quando tinha furado o esquema, a malta que copiava, os que cabulavam e não eram apanhados, etc, etc. Estes eram os herois, porque tinham “furado o esquema”. Os gajos que se comportavam bem, eram os otarios, e eram sempre gozados.
Eu póprio furei o esquema algumas vezes, mas agora olhando para trás vejo que este “endeusamento” de quem fura o esquema acaba por ter repercussão depois no futuro, quando continua a acontecer. Quem foge aos impostos ou arranja “esquemas” não é mal visto, como é nas sociedades nórdicas, mas sim visto como inteligente (ou melhor dizendo, chico esperto) porque arranjou uma forma de fugir ao sistema.
Numa sociedade que admira estes personagens desde cedo, querem o quê? Que depois funcione com base em valores morais e éticos? Não dá…
6 Dezembro, 2024 at 17:37
Concordo totalmente mas com um pequeno aparte, muitas empresas tentam fugir aos impostos em Portugal, embora de uma forma tecnicamente legal por uma simples razão, é que os impostos para as empresas são de um absurdo inimaginável. Muitos de vocês acham que se trata apenas da taxa de IRC, mas não é de todo, porque se tivessem ideia do que pagamos de segurança social, salários com 13, 14 mês também na segurança social, imi, seguros de acidentes, de actividade, de risco, de automóveis, em cada uma impostos de selo, alvarás, tributação autónoma, pagamento por conta, certidão permanente, taxas e taxinhas intermináveis. Eu por exemplo que sou sócio único pago 21% de IRC o restante que sobra do lucro vai para IRS onde pago novamente 28 %. Fiz um Excell em tempos e maior parte das pessoas nem acredita, mas de toda a riqueza que a actividade da minha empresa cria, cerca de 70% vai para o estado.
A minha empresa é lucrativa mas todos os anos tenho exactamente o mesmo dinheiro na conta que tinha no ano anterior.
6 Dezembro, 2024 at 17:40
As pessoas esquecem muitas vezes que as empresas geram riqueza para o país não necessariamente nos impostos que pagam mas nos postos de trabalho que criam directa e indirectamente e que são o motor da economia.
6 Dezembro, 2024 at 17:57
Depois englobas e recuperas parte dos 28% em sede de irs
6 Dezembro, 2024 at 18:12
Recuperas em quê? Em despesas de saúde 250€, em despesas de educação 200€? No IRS não recuperas praticamente nada acredita em mim, eu até estava a ser meigo com os 28%
Se eu fizer 60 mil lucro, pago 12 mil de IRC, os 48 mil entram no IRS onde me tributam neste escalão 45% ou seja mais 22 mil. No final paguei somados 34 mil de impostos e fiquei com 26 mil sobre 60 mil de lucro ou seja 57%.
6 Dezembro, 2024 at 18:16
Fico com 43% e paguei 57% bem maenos de metade de toda a riqueza que criei. O que dividido equivale a um salário de 2200€ mensais mais salário base que quase todos optam por salário mínimo. 3000€ por mês para gerir sozinho uma empresa que dá 8 empregos e gera cerca de 400 mil euros de riqueza na economia
6 Dezembro, 2024 at 21:30
A esmagadora maioria das pessoas não faz ideia.
Depois admiram-se e ficam ofendidinhos por eu achar que a maioria são ignorantes ou corruptos.
Fazer uma empresa, gerir um negócio, requer muito sacrifício e muito tempo de dedicação. Requer conhecimento. Todos os erros têm um custo pessoal grande acrescido dum custo económico. E já nem falo em termos de preocupação, que é constante.
Ficas com 43% do dinheiro que geraste.
Agora vai gastar esse dinheiro e ainda te levam 23% de imposto em cima…
O mais ridículo de tudo é que hoje nem precisam duma pistola e duma mascarilha para te assaltarem!
6 Dezembro, 2024 at 19:05
esta é de borla, e só por seres um gaulês de gema:
Artigo 40.º-A do Código do IRS
Dupla tributação económica
1 – Os lucros devidos por pessoas coletivas sujeitas e não isentas do IRC são, no caso de opção pelo englobamento, considerados em apenas 50 % do seu valor.
2 – O disposto no número anterior é aplicável se a entidade devedora dos lucros ou que é liquidada tiver a sua sede ou direção efetiva em território português e os respetivos beneficiários residirem neste território.
6 Dezembro, 2024 at 19:50
Clarificando:
A empresa paga 21% IRC e pode distribuir o restante lucro com a retenção de mais 28%.
Ou seja uma tributação de 49%. Pode ficar por aqui OU:
Se o beneficiários dos dividendos tiver e só se tiver outros rendimentos pode optar pois não é obrigado pelo englobamento dos dividendos e considera nesta situação apenas 50% do valor recebido.
Aqui dependendo da totalidade dos rendimentos vai pagar a taxa de IRS que corresponde ao seu escalão, pode ser atrativo em caso de baixos rendimentos, pois pode recuperar um pouco da retenção de 28%, mas na generalidade dos casos que conheço o melhor mesmo ficar pela retenção de 28% e não mexe mais … 🙂 a maior parte dos casos que conheço mesmo considerando apenas 50% dos dividendos acabam por pagar mais de 28%
6 Dezembro, 2024 at 20:13
Malcom, não existe taxa de 56% no IRS, por isso é sempre vantajoso, a menos que tenha juros de DP escabrosos.
A retenção efetuada é considerada na totalidade, os lucros em apenas 50%, assim apenas se estiveres numa taxa de 56% é que o efeito seria nulo….
6 Dezembro, 2024 at 20:59
Phonix que é só contabilistas aqui, que medo. Mas acho que genericamente não disse nenhuma asneira 🙂
6 Dezembro, 2024 at 21:22
Sim tens razão … bem visto. Com o desconto de 50% acaba por ser sempre mais vantajoso embora a vantagem se atenue na medida que o rendimento aumenta.
Quando fiz o primeiro comentário estava a raciocinar mais em termos de juros e rendas que são as situações que lido mais, que não tem desconto e muitas vezes quando se juntam a outros rendimentos acabam por dar uma taxa maior que os 28%. Mas sim os dividendos quando entram apenas em metade, mesmo que isso signifique pagar a taxa do escalão máximo que é 48% acaba por ser inferior aos 28% sobre a totalidade.
Elementar, mas fiz confusão, sorry …
6 Dezembro, 2024 at 21:35
Não Rodrigo, um pequeno erro nas contas mas genericamente dizes que os rendimentos obtidos através das empresas pagam uma brutalidade …. mas não é só as empresas, o rendimento do trabalho também é brutalmente castigado, só se safa quem vive de rendimentos de capitais (juros) e prediais, que podem safar-se com uma tributação bem mais pequena.
7 Dezembro, 2024 at 0:17
Não sei quem falava aqui no 1984 e no admirável mundo novo.
Dois livros cujas personagens principais fazem exactamente isso. Furam o sistema.
Se o sistema tem falhas evidentes e injustas, é óbvio que se tornaram ídolos aqueles que o furarem.
6 Dezembro, 2024 at 17:10
A diferença não me parece que esteja aí. A moldura penal nos países nórdicos não é mais gravosa que a nossa, e as prisões parecem hotéis.
6 Dezembro, 2024 at 17:19
Entretanto a Equipa B mais um vez é derrotada pelo Atlético (3-0) mas a desculpa é sempre a mesma: o que interessa é o “processo”… Pobre clube servido por gente tão desqualificada!
6 Dezembro, 2024 at 17:55
Bem contaram me agora que afinal o Varandas ontem chegou a casa todo fodido.
Virou se para mulher é disse porra já nos lixaram as férias da neve e vou ter de ficar cá para a semana, a sério fofinho, não podes delegar isso no Amorim? Não mor já não está cá, vou mesmo ter de ser eu.
Então e as nossas compras de natal, pergunta ela, não te preocupes querida, diz o Varandas, segunda e terça vamos às amoreiras e tratamos disso, mas na quarta tenho mesmo de ir ao escritório depois do almoço.
Isto contado pela empregada, portanto próxima quarta feira à tarde é capaz de haver novidades
6 Dezembro, 2024 at 18:01
Gostava tanto quando reclamavas da táctica em U do Amorim, aí não vislumbravas o que o mister preparava.
Agora é aguentar.
6 Dezembro, 2024 at 18:20
Haha, essa nao fui eu que inventei mas a certa altura em que não jogávamos um pirete, adequava- se perfeitamente ao estilo de jogo de Amorim. Fui crítico de Amorim sim, especialmente depois do 4 lugar, e das declarações idiotas que a certa altura fez, mas no ano passado apoiei incondicionalmente desde a primeira jornada e defendi o aqui muitas vezes.
6 Dezembro, 2024 at 18:08
As camadas jovens tem sido outra vergonha, ás vezes ainda perco alguns minutos a ver e dá pena, é tudo tão sofrido!
6 Dezembro, 2024 at 19:18
E aí está mais um no estaleiro. 2 médios disponíveis para um mês, onde muita coisa se decide. Mais um acto pouco inteligente desta equipa técnica
6 Dezembro, 2024 at 19:30
Decidir o quê? Já está mais que decidido!
6 Dezembro, 2024 at 21:35
Também acho…
6 Dezembro, 2024 at 23:56
A c anos.
6 Dezembro, 2024 at 23:59
E também não vai ser prá próxima época que vamos tornar a vencer.
6 Dezembro, 2024 at 19:57
Sempre temos o Mateus Fernandes.
Ah, espera…
6 Dezembro, 2024 at 22:12
Quem diria que iam faltar médios…
Vai na volta a equipa tecnica nem esteve para se chatear, pois agora já nem é problema deles.
Agora é aguentar
6 Dezembro, 2024 at 19:24
Tantas páginas de comentários, mas falta isto: o Sporting, está época morreu, acabou e pela amostra dificilmente se reerguer, pois não se vislumbra nada melhor que o Varandas.
Comprem flores.
6 Dezembro, 2024 at 19:57
O “problema” do varandas é principalmente a incompetência e a ignorância em termos de gestão…
O discurso dele (quando a coisa corre bem) é eu fiz isto, aquilo e aqueloutro…
O grande problema é que um bom gestor tem de ter mais, ou no minimo o mesmo, foco no que não se faz do que naquilo que se faz!!!
“Todas as empresas fazem contas aos custos de se fazer algo, muito poucas contabilizam os custos de o não fazer”
Philip Kotler
Agora, os que conseguirem, claro, só têm de fazer os paralelismos aos custos de não ter um acordo com o RA que defendesse o Sporting, os custos de não investir dinheiro num sucessor á altura, etc etc etc
6 Dezembro, 2024 at 21:12
Infelizmente acho que os prejuizos do que nos aconteceu com Amorim ( e prevejo este ano acabarmos em 3 ou 4 lugar graças ao know how do Varandas) , vão ascender a mais de 120M de euros. Entre receitas para o ano da champions perdidas, receitas de vendas de activos que vão ser desvalorizados, bilhetica, merchandise, sponsoring, um autêntico tiro de canhão no porta aviões que se vai refletir nos próximos anos.
No outro dia até sugeri aqui que se fosse eu teria proposto 10M a Amorim de prémio para terminar campeonato e champions, mas a malta riu se, mas eu acho que os prejuízos seriam bem menores. A partir do momento em que estavas na mão dele era pagar para minimizar.
A 2 opção caso ele não aceitasse era ele sair no dia seguinte pela porta pequena e investir nem que fosse 15 M num treinador de topo mundial e mostrar que o Sporting não dependia de ninguém.
O que aconteceu na minha perspectiva foi muito triste, o gajo faz o que faz, sai pela porta grande, a direção manda fazer camisolas de homenagem e agradecimento e saímos da situação com um treinador amador a fazer figura de palhaços.
6 Dezembro, 2024 at 21:38
Mantenho que se tens contratado um bom treinador para substituir o Amorim, tudo o resto era secundário e até podias homenagear o Amorim na mesma, em sinal de gratidão pelo que levantou o Sporting!
6 Dezembro, 2024 at 21:44
A respeito do que se falou acima “escravatura”, pergunto a vocês quem foram os trabalhadores que construíram o edifício do “Tribunal Judicial de Angra do Heroísmo” na década de 60???
Sabem quem foram? Os presos na cadeia de Angra do Heroísmo!!! Julgo que recebiam um salário, mas devia ser reduzido!!!
Quanto ao nosso Sporting, já temos um novo treinador?
Ainda não ouvi nada do que gostava de ouvir!!
SL
6 Dezembro, 2024 at 22:18
Sem entrar em dilemas éticos eu diria que foi uma evolução noutros tempos iam para as minas ou remar nas galés…
E o dilema ético é: se alguém tem uma dívida á sociedade de tal forma grave que só pode ser “paga” com prisão deve essa dívida ser saldada de forma passiva cumprindo exclusivamente o tempo ou deveria ser paga com algo mais?
É complicado….
7 Dezembro, 2024 at 1:06
Em El Salvador os presos têm de trabalhar para pagar o que gastam com a prisão e o Milei quer fazer o mesmo…
Eu não entendo é quem acha que um gajo vai para a prisão por fazer merda – que vai desde o pequeno delito a cenas absolutamente escabrosas – e não precisam de fazer nada que é tudo de borla… Só têm que estar ali e o povo paga tudo! Enfim, merdas que não entendo que se defenda!
7 Dezembro, 2024 at 10:56
Há muito que deixou de haver penitência nas prisões (penitenciárias) e esse parece-me o principal dilema ético, principalmente para as vítimas dos crimes! Acabar com as mordomias nas prisões, que todos sabemos existirem: Internet, telemóvel, TV, droga, visitas conjugais com tempo e espaço para “aliviar a pressão “, entre outras…. querem reduzir o crime? Não! Contribuirem com trabalho durante o tempo (já de si reduzido, por norma cumprem metade do tempo de pena…) é o mínimo!
6 Dezembro, 2024 at 21:45
“os presos da “
6 Dezembro, 2024 at 23:40
Varandas é um godinho lopes ou melhor é pior que godinho lopes com a excepção da muita sorte que godinho não teve inclusive foram ambos buscar treinador ao braguilha … oxalá assim continue com muita sorte precisamos disso caso contrário poderá nao ser bonito de se ver.
7 Dezembro, 2024 at 0:36
A conversa do Sr. Rui Cunha aqui em cima é de Chacha, parece que o clube só existe desde que veio esse lampião para o clube. Viktor já nao marca golos, Catamo dá golos a marcar, árbitros a gamar, bolas na barra, é lógico que o João Pereira não é culpado de tudo, oque foi arriscado foi contrata-lo, o grande culpado disto tudo é o Varandim.
7 Dezembro, 2024 at 0:43
As “claques” também pedem a demissão de João Pereira.
Se Varandas já não tinha outra alternativa que não fosse despedir ou despromover JP à B, agora fica encurralado pelas exigências das claques a juntar ao descontentamento dos sócios e adeptos.
Varandas terá de sair do buraco em que está enfiado, assumir a sua incapacidade e agir, uma vez mais para salvar também a sua pele…
7 Dezembro, 2024 at 1:09
Pelo caminho que vamos, o Varandas vai ser escorraçado em 2026.
Engraçado que há 2 meses – inicio de Outubro – eu era capaz de apostar como estava a caminho duma reeleição bem fácil… Como ser ele a ter de decidir algo muda o jogo desta forma!
7 Dezembro, 2024 at 1:48
E se quem manda e manipula o fantoche lhe ordenou criar este caos no SCP com objectivos ulteriores, como por exemplo, vender parte do capital social a preços mais baixos dos que estão actualmente… Incluindo a venda de activos que estavam hiper valorizados, etc … ???
7 Dezembro, 2024 at 10:39
Olhando ao histórico: a candidatura precoce, as declarações em tribunal, os comentários sobre o Cashball… faz sentido. Sempre pensou em si em primeiro lugar, nunca no Sporting!
7 Dezembro, 2024 at 11:27
Mesmo sendo factual muito do que aconteceu, é difícil (para não dizer impossível) provar que foi “orquestrado”.
O que não deixa dúvidas é o carácter do incompetente que preside o Clube…
7 Dezembro, 2024 at 1:36
O JP se for demitido da Equipa Principal, e para continuar no Sporting, só terá lugar no Polo EUL a treinar os sub 11…. é pena!!!
SL
7 Dezembro, 2024 at 1:42
E mesmo assim… Tenho muitas dúvidas…
7 Dezembro, 2024 at 9:43
Bom dia, isto é só estriste, um silêncio ensurdecedor.
7 Dezembro, 2024 at 9:43
Bom dia! O Mentecapto já destituiu o Joãozinho e foi buscar um treinador a sério ou não tem a mínima noção do que é que se está a passar???!!!
7 Dezembro, 2024 at 10:09
Onde há fumo há fogo…. parece-me que Abel será o próximo treinador do Sporting. Mais do que saber se será uma boa escolha, a questão principal é saber se vem ainda a tempo. E isso depende da inércia da direcção em afastar o JP.
7 Dezembro, 2024 at 10:26
Diz que é até o jogo na Bélgica.
Pergunto, e se ganharmos os 2 jogos?
7 Dezembro, 2024 at 11:25
Qual o próximo “Amarante”??
Fdx mas alguém acredita que esta equipa vá ganhar ao Bruges??
7 Dezembro, 2024 at 13:36
Até pode acontecer… maa será episódico…
7 Dezembro, 2024 at 10:32
Mesmo que já tenhas outro treinador vais ter de aguentar com este até o próximo tomar posse….
Ou vais colocar quem ?
Mais uma rodada.
Mais uma amostra de incompetencia