Já ouvi falar na lateral esquerdo do Vitória, até termina contrato este ano, não decorei o nome. Apareceu os dados do chuteiranocacifo não há mesmo maneira de arranjar isto?
Bom dia. Desde que saiu em busca da sua cadeira de sonho, o sonso não para de bater recordes:
Since Amorim’s appointment in November, United have collected just seven points from a possible 24, having won twice, drawn once and lost five times in eight Premier League matches.
The numbers do not make happy reading for United fans.
Manchester United lost six games in all competitions in December, only the third month in their history in which they have lost so many and the first since 1962.
United conceded 18 goals in December, their most in a month since March 1964 (also 18).
Since Amorim’s first game in charge on November 24, only Southampton (7) have lost more games in all competitions among Premier League clubs than United.
United have lost three consecutive home league games for the first time since February 1979, while they have lost three consecutive Premier League games within the same season for the first time since December 2015 under Louis van Gaal.
E que assim continue.
Por acaso estive a ler alguns comentários, achei curioso que uma das maiores criticas vai de encontro ao que aqui apontei muitas vezes, principalmente em jogos de maior exigência, que é o do meio campo a 2.
Cá dava para ir passando pelos pingos da chuva porque a diferença para as outras equipas era, e é, muito grande, e o andamento dos jogos é relativamente baixo.
Em Inglaterra, não sendo assim, ou a equipa está a funcionar bem, ou estás sempre sujeito ao desastre…
Curiosamente, eu falei nessa possibilidade quando se confirmou a ida de ele para lá… Uma coisa era ter uma pré-época para afinar a coisa, com jogadores já escolhidos por ele, e outra é implementar isso durante a competição, com jogadores que nem ele escolheu e que são muito questionáveis para o sistema!
Não vou dizer que era uma cena tão óbvia como a escolha do JP ir dar maus resultados, mas era uma cena que tinha uma alta possibilidade de dar mau resultado.
A questão que se coloca, perante o que está a acontecer – e com as prováveis derrotas com Liverpool e Arsenal já de seguida – é como é que os jogadores vão ter confiança no treinador depois deste descalabro?
Do meu ponto de vista, ter confiança no treinador é uma das cenas principais para uma equipa funcionar – e basta ver o boost que o Vitor Pereira trouxe ao Wolverhampton, ou a diferença entre o impacto do JP e do Rui Borges no Sporting!
Duvido que despeçam o Amorim esta época… mas não digo que seja impossível. Mas se o despedirem, o gajo cai bastante na cotação internacional – e provavelmente iria voltar a Portugal para recuperar disso!
Já é homenzinho para perceber que para cada decisão que toma há consequências. Por isso é preciso ponderação.
Deixou-se levar por quem estava apaixonado por ele em vez de se olhar ao espelho.
Iludiu-se em vez de tomar um banho de humildade.
Está aí o resultado….
O “e se corre bem” funciona apenas quando corre bem.
Quando corre mal é um azar do crl….
Há quem diga que são precisas condições, estaleca e doses de realismo.
Há quem ache que é só preciso acreditar muito.
A história explica….
Só me chateia se o gajo tentar uma fuga para a frente para ver se não é já corrido, e uma fuga para a frente neste caso seria vir cá sacar o Gyokeres em Janeiro.
Não era nada que me admirasse. Ele disse que nao vinha ca buscar jogadores, mas ja se percebeu que no caso do Amorim a palavra dele vale pouco, e se o Gyokeres o ajudar a safar o couro, nao tenho duvidas que vai tentar tudo para vir ca busca-lo em Janeiro.
Só espero que o Viana nao deixe o Gyokeres sair para o seu futuro rival de Manchester.
Não há nenhuma surpresa no que ele está a fazer. Há que afastar um número sério de jogadores que tem de ser colocados em campo de modo a que provem não conseguirem jogar no sistema dele. E depois hão de vir as compras dos que entendem o que ele precisa e na próxima época nem vai parecer o mesmo United.
Tudo de acordo com o planeado mesmo que o planeado pareça pobre.
Sim….mas para isso é preciso sobreviver até ao fim desta temporada.
E mesmo assim….
Estão mesmo a ver os donos do Man Utd aguentarem um treinador quando se começar a colocar em causa ir parar ao Championship.
Com este plantel, com este sistema de jogo, neste campeonato, com esta estrutura….
E para quem acha que isso é impossível só porque a equipa se chama Man Utd….
Acho que o gajo está a jogar um jogo bem perigoso. Está a rodar demasiado o que nunca foi hábito dele por cá. Acho que o facto de não ter ainda feito um 11 igual é uma maneira de pressionar a direção tal como fez por cá n vezes. A diferença é que o Ratcliffe não é o Varandas. Acho que metade das derrotas ele tinha calculadas, perder com o Arsenal, City, Newcastle e até com o Nottingham podia ser encarado como normal, mas ganhou ao City, o que aumenta logo as espectativas e depois espetou-se como o Latifi contra o Bournmouth e o Wolves. Em Janeiro vai ter de vender pelo menos uns 6 e comprar outros 6, compor o meio campo, compor a defesa, e rezar para que a direção arranje dinheiro para tudo. Em Fevereiro vai ter de criar uma bolsa grande de pontos (o que não será dificil porque os 3 que descem já estão praticamente escolhidos), para depois em Março voltar a encher a bilha com tranquilidade. Acho que os adeptos vão aceitar tudo, acho que a direção também vai aceitar se vir melhorias.
Agora, se não conseguir nada em Janeiro, se em Fevereiro não conseguir amealhar pontos, se a equipa continuar a jogar pior (que acho que nunca aconteceu por aqui) bem que se pode fdr em Junho. De qualquer maneira, se em Junho se fdr terá braços abertos em PT no clube do coração, se ficar mais meia época no United o que não é possivel, até o seu regresso ao Tugão pode ficar complicado.
O Amorim que se foda. Teve a hipótese de escrever o seu nome num Bi,que seria único na nossa história nos últimos 70 anos. Cagou para o nosso clube, mentiu aos adeptos, mentiu aos jogadores e mentiu ao capitão Bananas, quando reforçou a ideia de ganhar o Bi.
Pagamos caro com isso. Perdemos estupidamente 8 preciosos pontos e queimou se um futuro treinador e um homem, João Pereira, que não teve a culpa de o porém num posto em que não estava minimamente preparado.
Agora é arrepiar caminho, ganhando já amanhã em Guimarães, jogando e ganhando depois contra tudo e contra todos. As nádegas, o jornalixo português, os árbitros, o concelho de dispicina, a própria Liga e toda a merda que gravita em torno do futebol português.
Já começou o ataque cerrado ao nosso clube, desde ontem, primeiro dia do ano, ao “transferirem” o nosso Viking e mais o Trincao.
O caminho será árduo e muito minado até ao almejado campeonato.
Será preciso darem todos 200 % para a glória.
SL
Caro Leaocabril,
Também reparei nessa do ataque ao Gyokeres – expectável.
Se nós tivessemos um Presidente, em vez de um bananas/merdas, e se não tivessemos o Zenha “engana ingleses”, o Gyokeres só ía, principlamente para o MU e nesta altura do ano, pela cláusula (e para além de baterem a cláusula, é preciso que o jogador queira sair – o que eu não duvido com a possibilidade Premier League o jogador não quisesse, nada a apontar). Assim, caso a hipótese se coloque de verdade, para o MU ou qualquer outro clube, vai e nem é preciso accionar a cláusula, vai para uma quantia choruda e mais umas cenouras, por o interesse deles não é defender o Sporting (e dessa forma já têm a desculpa para deixar fugir o bi, depois da merda que fizeram na saída e sucessão do Amorim).
Mesmo para sair pela clausula a coisa não é assim simples e linear – e viu-se isso quando o Enzo saiu para o Chelsea, onde foi preciso pagar mais que a clausula!
Ontem, no programa que o Xupa não perde, falaram que a clausula só é válida no verão… Tenho as minhas duvidas que seja assim…
É mais ainda…. o valor da cláusula só é válido no verão e o clube no mercado de Janeiro pede o dinheiro que quiser porque em última análise SE quiser opta por ficar com o jogador, que tem contrato…., porque NAO É OBRIGADO A VENDER!! Mas com os bonecos vauandas & zenha…
(Já ia responder com as credenciais do Visconti hoje…)
“Pagamos caro com isso. Perdemos estupidamente 8 preciosos pontos e queimou se um futuro treinador e um homem, João Pereira, que não teve a culpa de o porém num posto em que não estava minimamente preparado.”
Tudo isso é muito mais culpa do Varandas e da sua opção descabida pelo João Pereira do que do Amorim…
O Amorim falhou como ser humano ao não manter a palavra e o compromisso que ele próprio tinha pedido aos outros. Foi um gajo baixo, sem valores, egoísta…
Mas isso é uma coisa!
O que se passou depois dele sair deve-se à escolha que foi feita para o substituir, e isso é 90% culpa do Varandas – porque era óbvio que a probabilidade de dar mau resultado era enorme – e 10% do próprio João Pereira que tinha obrigação de perceber que não estava à altura e que a probabilidade de dar mau resultado era enorme!
Como profissionais do ramo, ambos TINHAM DE SABER que a probabilidade de dar mau resultado era gigante e tinham de ter evitado que isso pudesse acontecer! O Varandas fodeu o Sporting e o João Pereira e o João Pereira fodeu-se a si próprio e ao Sporting!
Se puserem a foto a preto e branco, parece que voltamos aos Cinco Violinos! Até o corte de cabelo do craque ajuda, com um ar levemente retro. Grande jogador, bela camisola, memória eterna dessa nossa mítica equipa.
Já leram a crónica do Carlos Barbosa da Cruz, no Record? Que nojo. Um exercício de branqueamento, desculpabilização e elogio da direcção. Realmente, estas múmias..
Os gajos até acharam que o pavão imbecil foi o dirigente do ano – quando este ano tinhas a secção do Futsal, do Andebol ou do Atletismo com épocas quase perfeitas…
Estes marretas do grupo Stromp são isso mesmo, marretas. Estão ao nível do Varandas em competência e visão desportiva! São uma espécie de doença no Sporting!
O que é uma pena pois podiam ser um grupo de analise e ajuda aos caminhos que o Sporting traça!
Depois do que o mundo presenciou em mês e meio sem Amorim, virão muitos destes nojáveis sem coluna “trabalhar” para “construir” as percepções sobre Varandas.
Terão de esfregar muito…
O tal comboio que não parava muitas vezes, o mais certo é ter ainda umas poucas estações e apeadeiros pela frente….
Amorim precipitou-se claramente.
Amorim está a ser casmurro novamente.
Não auguro nada de bom para ele no Man Utd. Nem tão pouco está a aproveitar para trabalhar no seu “currículo” da melhor maneira.
O nosso treinador esteve muito bem na ci, nesse sentido, acho que vai conseguir continuar a transmitir confiança à equipa. O jogo contra o vitoria vai ser muito complicado e nesse sentido teremos que estar preparados para as dificuldades que eles nos vão criar.
Ainda assim, já tiveram mais algum tempo para trabalhar, para criar novas rotinas, perceber melhor as ideias do treinador, por isso estou confiante de que vamos voltar a fazer um bom jogo, nesse sentido.
O jogo de amanhã é uma final, como aliás vão ser todos os jogos a partir de agora, não há margem para erros.
Sendo que o Vitória normalmente joga o jogo pelo jogo, acho que vamos ter o espaço necessário e como a equipa gosta de ter…por outro lado preciso jogar no máximo desde o 1minuto pois eles jogam bem á bola.
Ainda não teve o tempo suficiente, só no aspecto de moral de grupo. As rotinas, as explicações sobre tantas funções dentro do campo dos vários lugares para atingirem a mecanização ainda é muito pouco tempo. Começou só bem, o que já é bom, aliás, muito bom. O que tenho é muito receio de “sabotagem” do exterior a este começo, isto é que me leva a ter cuidados e caldos de galinha.
Vamos ser ambiciosos, destemidos mas com os pés assentes no chão.
Puxando pela equipa.
Onde vai um, iremos todos.
Em primeiro lugar o Sporting, em segundo boa tarde.
Só para lembrar em relação ao Gyokeres ou a qualquer outro jogador que as clausulas de rescisão por norma apenas são válidas no mercado de verão e com datas bem definidas, espero que o capitão bananas não tenha feito mais contratos absurdos.
Não havendo cláusula de rescisão nesta altura e em especial para o MU é pedir 200 milhões de euros.
Sporting Sempre
Gosto da ideia que Rui Borges tem e que passa por dar confiança aos jogadores e “mostrar-lhes” que são bons, melhores que os outros – e por isso são campeões nacionais – e que se jogarem o que souberem limpam o Vitória. Com maior ou menor dificuldade. Vai ser duro, não duvido.
Pessoalmente, aprecio imenso esta narrativa. Dito doutra forma, o que diz RB é isto: o que temos no plantel é suficiente, há talento, arte e recursos, mas todos terão que dar o máximo para trazer os três pontos. Só controlamos aquilo que podemos controlar, e se o fizermos bem, continuaremos bem colocados para chegar ao Bi. Vai ser uma das melhores partidas do campeonato!
Está a pegar por onde o JP devia de ter pegado (não que fosse ter resultado porque acho que o problema do JP era bem maior do que a confiança da equipa). O Amorim faz falta, mas o mais importante continua por cá. Os jogadores têm qualidade, a equipa tem qualidade, acho que o único que não tem esperança é o Esgaio, porque até o Juste fez um jogo gigante contra o Carnide e parecia já descartado. O discurso tem de ser este, se estão no Sporting é porque têm qualidade, se foram campeões é porque têm qualidade, e se têm qualidade podem ganhar qualquer jogo. Há lesões importantes? Não importa, há qualidade no banco, há jogadores para entrar, e todos contam. Passar a mensagem é muito importante, e se consegue passar o que diz nas CIs para o treino vai ter o trabalho facilitado.
Este pensamento do RB tem a ver com a capacidade de inteligência de saber motivar, tem a ver com o pensamento que qualquer treinador deve ter em fazer o trabalho de casa ANTES de falar com os seus jogadores para ser capazes de os motivar, é o chamado trabalho de casa, não é só agarrar na mochila e ir pró treino.
Estas palavras de RB, mostra que depois quando ninguém está a treinar e sossegados em casa , aquela cabeça trabalha “24 horas por dia” na preocupação do seu trabalho e do seu grupo.
Agora se vai ter êxito, isso é outra coisa, que tem não só a ver com ele, mas com tudo o que o rodeia, especialmente com quem poderes de decisões e nomeadamente com os apitos. Mas isto é outra conversa.
Mas RB com esta palavras mostra o seu trabalho invisível, que faz em si próprio, procura também a parte mental para motivar os seus ” guerreiros no campo de batalha”.
Como já disse á dias, há quem não tenha nascido para ser treinador e há quem tenha nascido. Simples.
Este, tudo indica que nasceu.
Falta a parte que o rodeia e influi e decide.
E depois é a capacidade de saber passar a msg.
Pensar e não conseguir que chegue a quem pretende nunca serve de nada.
Facilidade de comunicação, não só na oralidade, também nos gestos e nas expressões faciais, tudo é importante.
Parece que RB tem.
Tirando em poder vir para PT e pró clube do seu coração, que é o que me preocupa, o resto, nem sei, nem quero saber que quem é este RA.
A partir do momento que saiu do SCP, deixei de saber quem é este rapaz, nem tenho interesse nenhum em saber quem é.
Pura e simplesmente desconheço.
O único receio é se por acaso vier pró rival, se no Sporting era o que era, no rival com as costas quentes de um todo o exterior, então será sim um bico de obra. Até lá, IGNORO-O pura e simplesmente.
Não foi ter ido embora.
Foi, exigir, convencer, levar as tropas consigo, e depois, passem bem que vou mas é á minha vida.
Porque rescindir qualquer treinador ou jogador rescinde.
O grave foi o conteúdo.
Mas não foi só ele o culpado, sendo ele á cabeça.
E nunca se sabe, eu escrevi-o aqui também, nunca se sabe, se os jogadores do MU vendo este exemplo, já não acreditam tanto nele. Estas coisas são complicadas, não é só irmos à nossa vida. Quando se as tomam temos sempre que pesar os prós e os contra. Mas pode ser que não, mas nunca é de descartar. O mundo hoje em dia já é pequenino, as notícias correm num segundo a todo o lado. Eu pelo menos se fosse jogador ficava com um olho no burro outro no dono.
Decididamente não foi bom pró currículo dele próprio.
E JHC só mais um pormenor, sem tirar-mos a razão um ao outro, ok ?
A atitude dele num Sporting tem uma dimensão ainda maior, do que tivesse feito o mesmo no Arrentela, com respeito pelo Arrentela, porque as dimensões do clube que se representa tem muito a ver com a imagem que podemos criar, e daí a ter-se mais cuidado ainda com as decisões que se possam ter.
Se fosse no Arrentela, provavelmente os jogadores e os adeptos do MU nem ligavam a isso, nem saberiam disso, mas felizmente o Sporting é um clube mundialmente conhecido.
Ainda é cedo mas…
Se aquilo acabar mal no MU, na europa, possivelmente, irão pensar que RA não será assim tão bom, e a tendência será juntar à atitude que teve com o desastre de MU se o tiver, claro. E também possivelmente os futuros jogadores noutros clubes interrogar-se-ao, será assim ? Dará para acreditar nestas juras ?
Penso eu.
Julgo eu.
Os resultados de RB provam que a melhor opção para todos , teria sido ele permanecer até final da época e depois ir á vida dele. Foi um garoto ingrato , tomou uma decisão irreflectida e agora está a pagar por isso tbém, depois de nos prejudicar sériamente .
Por mim pode apodrecer na 2a divisão inglesa.
Quanto a Gyokeres , não acredito que saia no mercado de inverno mas sim no verão . Claro que até o mercado fechar todos os dias haverá notícias sobre ele e outros elementos do plantel mas não prevejo grandes mudanças.
Desejo é que o “mercado ” nos traga todos os lesionados , para lutarmos em todas as frentes com melhores condições.
Gyokeres não comandou nem comandava um grupo de trabalho ao qual solicitou a alguns pra permanecerem cujo objectivo seria o Bi.
Era o líder, era quem comandava as tais tropas, não foi um soldado apenas que desertou, o lugar de RA era diferente era chefe de um grupo.
Mas posso não ter razão, é o meu ponto de vista, que pode estar também errado.
Um exemplo do que acabo de dizer.
Slimani ou outro qualquer, houve problemas ou com outro jogador qualquer, saiu foi o clube e o treinador que não o quis, foi um soldado que saiu, e o grupo continuou porque era só um soldado, o líder soube gerir o resto. Agora RA era o mentor, o líder, este lugar é mais complicado.
Não sei se me fiz entender, em relação a saídas abruptas, de um individual e outro que tinha o colectivo nas mãos.
Esta a minha ideia em relação à saída de Gyokeres.
O Sporting tem que procurar solução ou soluções pra um lugar que é individual.
Só para eu finalizar este assunto.
Opinião, gostaste de ter cá o RA ? Sim gostei.
Opinião, achas que fez um bom trabalho ? Sim fez.
Opinião, achas que liderou bem o grupo ? Sim liderou excepcionalnente bem, borrando a escrita nas duas últimas semanas.
Opinião, fazias o mesmo que RA em relação ao MU ? não, não faria, diria ao plantel que por eles, não os abandonaria, mas queria que eles morressem em campo em prol da conquista do Bi, como recompensa e como exemplo para eles.
Sobre Amorim, quero deixar a minha opinião no início de novo e importante ano para o Clube e SAD.
Compreendo as opiniões contrárias pois também fiquei lixado pela saída à meio da época, mas, colocando-me na posição de Amorim na data da decisão, provavelmente faria o mesmo, pesando também o facto de não ser sportinguista.
Antecipou em 6 meses uma decisão pois apareceu um dos clubes onde poderia provar as suas capacidades devido aos problemas que enfrenta (o MU, claro). Certamente não esperava encontrar as dificuldades que estão à vista.
No entanto não consigo odiar Amorim.
Deixou a equipa com uma pontuação fantástica para gerir, um plantel de 5 centenas de milhões de euros e que joga muito (e não o digo apenas por termos vencido o rival), um scouting montado, um modelo de jogo transversal à toda a formação, deixou uma casa organizada e não tem culpa que quem depois ficou à sua frente seja um nabo.
Se o Sporting sentiu o abanão foi pela inépcia e incapacidade comunicacional de Varandas, que geriu com as orelhas a transição técnica sem qualquer noção da realidade.
De certeza Amorim também acreditou que a sua substituição seria gerida por Varandas sem basófia e com pragmatismo.
Ainda assim será Bicampeão, tal como João Pereira, com todo o mérito.
Por fim, seria hipócrita da minha parte se escondesse que desejo todo o sucesso à Amorim e explico porquê.
Amorim salvou o Sporting de nova derrocada desportiva e principalmente financeira, agora pelas mãos de Varandas.
Pegou num Sporting doente, promoveu e valorizou a formação para conquistar o campeonato.
Construiu “A” estrutura que o Sporting nunca teve desde 2018, com um scouting profissional e uma equipa técnica que cresceu ao seu lado.
Construiu bons planteis, valorizou jogadores que garantiram a projecção do Sporting, a valorização da Marca, proporcionaram vendas milionárias que permitiram melhorar as infraestruturas, lutar por títulos, fazer boas exibições na Europa, maiores e melhores investimentos num plantel que hoje dá garantias de jogar com qualquer equipa de topo olhos nos olhos.
Trouxe orgulho ao Sporting e no futebol jogado, do melhor que vi em vida, e ajudou Varandas a vender camisolas, algumas das mais horríveis que já tivemos.
Com a sua saída pôs a nú, expôs ao Mundo (do futebol e não só) o que vale Frederico Varandas e a sua gestão (só por isso merecia uma estátua) mesmo que sem intenção.
Se tiver sucesso fora de Portugal será a prova de que as conquistas no Sporting não foram simples obra do acaso, resultado de pandemias ou rivais enfranquecidos por falta de dinheiro, guerras internas e casos judiciais. Talvez tenham ajudado mas não foi só isso, houve muita competência e garra!
O dia em que regressar, se for para um dos rivais, aí sim passarei a vê-lo como “inimigo”.
Até lá mantenho o meu sentimento de gratidão pelo seu trabalho no Sporting…
Pra dizeres mal do Varandas tu até juras que Cristo é filho de Maomé.
Que doença, parece pessoal. Se não fosse a cara de tanso do Varandas eu diria que ele ele roubou a namorada.
Realço a tua gratidão ao Sonso , porque na minha terra dizem que quem não se sente não é filho de boa gente.
Felizmente…a seriedade na argumentação por exemplo.
Vou-te só dar um exemplo . Eu se fosse como tu perante o falhanço do Rubem estaria aqui a proclamar que Rúben sem Varandas não vale nada , e que o seu sucesso no Sporting se devia ao presidente.
Se trocassemos de posição, não tenho dúvidas que irias argumentar deste modo.
O Rúben falhou em quê? Sabes porque foi contratado?
Podem tentar reescrever mais uma vez, mas o que fica é que Rúben Amorim é de longe o melhor treinador que o Sporting teve e não foi só pelos 2 campeonatos, mais cego que o cego….
Note-se também.
Também não odeio Amorim, sou da mesma opinião, não, não odeio.
Mas fez o seu trabalho, e bem, foi pago, foi profissional e arriverdeci.
Escrever, obrigado, não, não escrevo.
Trabalhou bem ? Sim trabalhou.
Mas ficar a morrer de amores, não vou ficar, e podia ter ficado sim senhor, apesar dele ser benfiquista, ficaria, se ele saísse só no final da época, mesmo não sendo campeão. A sê-lo, DE CERTEZA que o viriam buscar.
Mas odiar, não, não ideio.
Foi profissional enquanto não deu a resposta ao MU, depois, não foi.
Respeito a opinião.
Só um reparo, nunca o verei como um inimigo, mas sim como um adversário.
Tudo o resto, respeito a opinião JHC.
Abraço, foi bom diálogo.
JHC, Eu entendo perfeitamente a tua opinião, não posso dizer que estás errado. Eu não tinha nada contra o Amorim se ele tivesse saido no final do ano ou do contrato, mas depois de tudo o que ele disse e do show drop the mic, para mim é um gajo sem honra nem palavra. Por isso não lhe desejo sucesso nem incusseso, estou me a cagar para ele. Fez o que tinha de fazer como bom profissional no Sporting, e concordo plenamente contigo que fez um excelente trabalho em todas as vertentes que enunciaste e bem. A partir daí quero mais que ele se foda e vá treinar quem quiser.
E eu também compreendo o que dizes e o teu sentimento.
Amorim assumiu um compromisso e a meio caminho achou que deveria reconsiderar e aceitar outro compromisso em seu nome e da sua equipa. Terá de viver com isso.
Eu não sei se também aconteceu com algum tasqueiro, de por força de circunstâncias dar o dito pelo não dito, optar por um caminho diferente do inicial. Comigo já aconteceu e por razões familiares tive de mudar de país. Por vezes a decisão não envolve só a pessoa mas todas as pessoas e respectivas famílias à volta.
E no futebol, principalmente o português nem tudo gira a volta da competência e valor.
As probabilidades de sermos campeões no final desta época eram grandes, mas não uma certeza, tal como agora também não são com RB.
Deixou este sentimento de orfandade em muitos sportinguistas, sentimento de que não gosto.
Prefiro mais a indiferença de que falas.
Uma das coisas que mais apreciei em Amorim foi a constante tentativa de alterar a mentalidade de coitadinhos que grassava nos adeptos do Sporting, e o Sporting tem de ser, e provar que é maior que tudo isto que aconteceu nestes 2 meses.
Como referi, encontro mais razões para desejar boa sorte à Amorim que razões para desejar-lhe infortúnios…
O vice presidente dos lampiões Rui do
Passo que ainda não deve ter recuperado da bebedeira de vinho de pacote que apanhou na passagem de ano diz que o benfica tem de construir um estádio novo para 120 000 mil pessoas e deixar este para o futebol femenino e para o rugby e que para o mês que vem vão atingir os 400 000 mil sócios. O mais ridículo é que todos os jornais dão cobertura a este tipo de rabolhos alucinados com as manias de grandezas do costume.
O que ele quer é usufruir de dinheiro na construção desse estádio, porque sempre vão advir alguns apoios na construção do mesmo.
Já deve estar a magicar Portugal fazer parte da tríade do mundial.
Obviamente tem de se dar algum desconto fruto da gabarolice que essa gente debita mas também se deve reconhecer que o Benfic@ movimenta massas de gente/adeptos que nem o Sporting, nem o FCPorto conseguem fazer. Não reconhecer isso é recusar-se a ver a realidade, infelizmente!
Os gajos com um estádio para 100 mil pessoas, provavelmente metiam a rondar os 80 mil de média, e nos grandes jogos passavam os 90 mil à vontade! E ficavam com um estádio para finais europeias a ser usado, entre as 3 competições de clubes, regularmente – 1 vez a cada 5 anos, por exemplo!
Agora, fazer outro estádio, sem derrubar este, onde?
E o dinheiro para isso vão buscar onde?
Isto é um não assunto e só serve para mostrar bazófia…
400 mil sócios… basta estarem 15 ou 20 anos sem fazerem a renumeração!
Nós, acho que este ano vamos fazer isso – a renumeração – ou então é em 2026! Mas penso que será este ano, até porque em 2026 temos eleições!
Vocês são testemunhas do que vou dizer e humildade a mais também fica mal.
Lembram-se quando eu disse aqui que Quaresma não era para mim central mas sim um belíssimo lateral que podia dar e dei como exemplo aquela extraordinária descida na lateral ao “comer” João Mário do Porto e foi centrar pra aquele golo dd cabeça de Gyokeres, que depois foi injustamente anulado pelo árbitro?
Lembram-se de eu dizer que Quaresma nunca seria um bom central mas sim um extraordinário lateral direito que poderia às vezes saber fechar ao meio ? Lembram-se ?
Pois
Hoje RB disse na conferência de imprensa que Quaresma poderia ou iria ser um extraordinário latera direito.
Haja alguém que viu isso como eu.
Ainda bem RB, finalmente Quaresma poderá vir a ser um bom jogador nesta sua nova e verdadeira função ou lugar.
Porque sempre jogou a central pode bem fechar ao meio, não sendo para mim central. Quaresma andou até agora na sua carreira a jogar no lugar errado, mete Esgaio a um cantinho, tem tudo mais que o Esgaio (não é preciso muito) até ir à linha e centrar ele sabe melhor que o Esgaio.
FINALMENTE o Sporting tem um lateral direito em condições e foi preciso vir RB pró Sporting pra isso acontecer.
Nem RA foi capaz ou teve alcance pra ver isso.
Sinto-me realizado por ter sido o primeiro a dizer aqui isso de lateral em relação ao Quaresma.
Parabéns RB mostras que sabes da poda e que tens olhinhos.
Pode não ganhar o campeonato, mas para mim já deu mostras que é o treinador pró Sporting.
Foi verdade não foi que à muito tinha dito isto ? Vocês sabem que sim.
Estava à vista.
Eu ao dizer que RA nunca o colocou a lateral não estou a querer dizer que RA fez um mau trabalho.
Mas mesmo no sistema de RA 3x4x3 Quaresma podia muito belamente jogar no 4 do meio campo, mais que não fosse nos jogos a doer, porque o fazia bem, tanto que jogou contra o porto dessa vez, e fez um corredor que foi uma maravilha. Nesse jogou a central, mas aquela jogada mostrou-lhe muita coisa e sem rotina de fazer o vai e vem.
O Quaresma jogou várias vezes mais como lateral do que como central com o Amorim. Quando o Sporting defendia (e defendia várias vezes, como disse o RB) em 442.
O que o Quaresma nunca conseguiria fazer e que defendeste várias vezes é fazer de ala no sistema do Amorim. E o RB nunca disse que o Quaresma faria um bom ala.
Eu concordo com o RB, não concordo nada contigo.
E nota-se bem a confusão que fazes porque contra o Porto ele jogou a central pela direita, não como ala….quem jogou a ala nesse jogo foi o Geny. Quem fez o corredor todo foi o Geny, não o Quaresma. O Quaresma foi central pela direita que fez 2 ou 3 arrancadas.
Um dia vamos como Clube chegar à conclusão que o ponto assente é que são todos uma valente merda e que a única coisa em que realmente são bons é empurrar para baixo, e por isso temos de ser mais competentes que todos, incluindo os árbitros.
Ele sabe quais os motivos invocados para a destituição. Que não concorde e não tenha podido de defender é outra questão.
Depois a afirmação de que Varandas não estava em Alcochete no dia, já ouvi isso noutra ocasião.
Não lembro disso ter sido falado em tribunal pelas testemunhas, mas recordo de BdC dizer que Varandas não estava na Academia quando lá chegou…
Acho completamente indiferente perder com o Porco para a taça da liga. A taça da liga rebenta com as equipas todas…….até agradeço que se perca sem jogar a final…
São 2 jogos grandes, de alto grau de intensidade, que obriga a mais uma semana a jogar a meio da semana para quem vai à final e que cai em cima de uma fase horrível com competições europeias…
Jogas a 7 e a 10 ou 11, se fores à final, e só jogas para a CL dia 22…
Ou queres ganhar títulos, ou não…
Uma coisa que me irrita no nosso clube é a facilidade com que se desiste de competições – que não vês isso no Benfic@, nem no FCPorto – e é por isso que a nossa prestação na Europa é deprimente nestes últimos 50 anos, com uma ou outra excepção pelo meio!
Nunca vou concordar com isto – o que não quer dizer que, pontualmente num caso ou outro, isso possa acontecer!
Se formos à final, o jogo será pai no dia 11. Temos de ir hoje com tudo para o jogo do vitória. temos de ir com tudo para dia 7. Depois novamente com tudo para 11 ou 12. Vai rebentar a equipa, obviamente.
Sem a final podemos puxar o jogo do Rio Ave para quinta, termos mais do que tempo de descansar para o Rio Ave e preparar liga dos campeões a 22.
A final obriga a jogar a 11 ou 12, depois a jogar com o Rio Ave pai a 18 e depois champions a 22, Nacional a 25, Champions a 29.
É um forcing em Janeiro, no inicio deste ciclo (que depois vai enfiar playoff da champions, taça de PT, etc), por uma taça de merda que me gera zero de interesse….
Tu estavas disposto a oferecer o jogo contra o City para ir ganhar a Braga…e achas mal abdicar da taça da liga para tentar dar tudo no campeonato e champions!
É exatamente o oposto do que estás a dizer. É querer dar tudo na champions e campeonato e não rebentar a equipa num ciclo infernal forçado por uma taça de merda que só serve para vender derbies….
Jogas dia 7 com o FCPorto – tens 3 dias de intervalo o que dá perfeitamente para recuperar!
Eventualmente jogas dia 11 a final com o Benfic@ – mais 3 dias pelo meio para recuperar, o que chega!
Jogas dia 18 com o Rio Ave – até podes antecipar o jogo para 16 ou 17 na boa!
Jogas dia 22 em Leipzig – tens 3 dias pelo meio se jogares a 18!
Jogas a 25 em casa com o Nacional!
Jogas a 29 em casa com o Bolonha!
A sério, ou somos um clube que quer ganhar todas as competições, ou não somos… Deixem-se de merdas!
Eu não vejo o FCPorto e o Benfic@ com essa conversa de fraco…
Tens 3 jogadores de fora – não meio plantel: Nuno Santos, que já nem conta, Bragança e Pote que estão quase a voltar. Provavelmente já vais ter o Bragança com o FCPorto e o Pote com o Leipzig!
Mas há quem pense pequeno e não tenha tanta exigência como acontece no Benfic@ e no FCPorto. Depois queixam-se que eles ganham mais…
Estou-me a borrifar para o que eles querem ou não querem.
O mesmo 11 de 3 em 3 dias durante 3/4 semanas dá várias lesões e não estamos em ponto que nos sirva ter várias lesões.
O Corolário disso é mesmo jogadores depois jogos champions ou campeonato com metade da equipa por arames e provavelmente parte dela com putos.
E o único jogo possivel de gerir é mesmo o Porto. Para mim aponto a passar bem na champions e manter o primeiro lugar.
Correr o risco de não conseguir por lesões ou sobrecarga desses jogos, acontece. Já é duro fazer isto com plantel curto.
Correr o risco grande de isso acontecer para ganhar a taça de campeão de inverno, nunca na vida!
E não sei que amigos tens de Porto e Benfica, os que eu conheço, 90% pensa exatamente o mesmo que eu. E todos se estão a borrifar para a taça da carica, só não querem perder clássicos.
Vários amigos meus do Porto dizem que se o jogo fosse contra o Braga, se estavam literalmente a cagar para se ganhavam ou perdiam…só o facto de ser contra o Sporting lhes gera alguma migalha de interesse e de vontade de ganhar e querem bem é que a taça da carica se foda….
Com o plantel como está, como é que dá para rodar 4 e manter a equipa competitiva contra o Porto ou vitória fora?
No banco temos Harder, Araujo, Fresneda, Simões, Debast, Edwards, Kovacevic, Couto e Arreiol.
Faz aí um 11 com 4 destes jogadores que seja competitivo contra o Porto com a mesma segurança do 11 atual. O unico caso que vejo como possivel é o Araujo. De resto é um claro douwngrade do titular para um destes. E por isso meter 4 destes é fazer o que eu disse…praticamente abdicar do jogo contra o Porto.
E pior que isso, depois temos de rodar mais uns quantos para a final….
Isso era verdade com o plantel completo. Com Pote, com Bragança, com Inácio…aí sim! Dava para rodar 4 jogadores de jogo para jogo, até dava para rodar jogadores diferentes para não fazer praticamente ninguém 3 seguidos e aí manter a equipa competitiva.
Como a equipa está agora, nem pensar….rodar 4 é praticamente abdicar do jogo. Faz aí 4 onzes seguidos com rotação de 4 jogadores diferentes de jogo para jogo mantendo a equipa competitiva com o plantel como está atualmente…para eu perceber.
Apetecia-me entrar num rant de como a taça da liga é uma competição de merda que banaliza completamente os derbies ou clássicos. Mas é o que é. Por mim seria sempre oportunidade para dar rotação às 2as linhas e nada mais que isso. A menos que o calendário seja completamente leve, tipo apanhar uma equipa de 5a linha da Europa depois ou uma equipa de fundo da tabela que joga tipo o Boavista, nem a final vale a pena estar a hipotecar hipóteses de ganhar, seja o adversário o Porto ou Benfica.
Calha sempre numa altura super congestionada do calendário.
E são sempre derbies que fodem a equipa toda…
Eu por mim era mesmo isso….
Só não mudo mais porque não há mais jogadores.
Mas sei que a maioria dos adeptos fica fodido até à 5ª casa de perder com o Porto e vai atirar-se ao treinador novo e o crl…e o treinador vai sentir necessidade de ganhar para se afirmar…uma merda…
Há mais interesse em ganhar ao rival porque até no torneio do Guadiana sabe bem ganhar ao rival, do que na merda da taça….
Correr o risco de lixar o plantel de vez, que está já muito espremido por má utilização…para ganhar a merda da taça da carica…para mim é uma opção completamente errada….
Temos demasiadas pessoas que acham que o campeonato é ganhar aos rivais…
Estamos numa fase do Clube em que é muito mais importante ganhar o Campeonato do que outra coisa qualquer. Quando o Amorim chegou aceitava o esforço porque era preciso criar habituação de vencer, agora as prioridades são outras e a Taça da Liga, que ninguém liga e ninguém quer saber está bem longe das minhas prioridades, principalmente quando há jogos bem mais importantes este mês e é importante reabilitar jogadores.
Até era bom para dar ritmo a tudo, para jogar com vários jogadores juntos e fazer a equipa crescer como um todo…
Estava-me a cagar para ganhar ou perder mas o proposito era mesmo aumentar o plantel, fazer equipas em que todos contam sem desiquilibrar a equipa.
Neste caso em que se esmifrou o plantel estupidamente entre o final do Amorim e o JP, ia mesmo com putos e estava-me a cagar mesmo! Equipa a 100% hoje e para dia 07 ia com suplentes que quero ver se dava para manter, putos e com os 2 ou 3 impossíveis de substituir. Para não fazer uma equipa muito desconexa que depois também deite abaixo psicologicamente os jogadores.
Já no ano passado a equipa foi por arames e graças a Deus não foi à final e foi possivel recuperar o plantel depois disso. Se fossemos à final e desse lesões e cansaço acumulado, não sei se tinha corrido bem. Foi a altura mais tremida fisicamente do ano até essa altura, que só foi superada depois da fase que acaba com a nossa vitória contra os lamps. Felizmente não fomos à final…
Bragança estava a voltar, Morita estava fora, Just a voltar, Diomande fora, Geny fora. Que me lembre no banco estava Paulinho, Reis e Bragança e St Just a volta.
E não tínhamos 2 jogos de champions logo a seguir.
E nessa altura depois tivemos jogo fácil na TP que deu para rodar a equipa toda, jogos com o Young Boys também com muita gestão…e aí a equipa recupera um bocado de folego.
O JP na minha opinião já levou com um plantel estupidamente esmifrado.
O Amorim na sua cruzada de sair com folha limpa derreteu alguns jogadores sem pensar no amanhã, muito porque não tinha mesmo de levar com o amanhã….a pimenta estava enterrada completamente no “c*” do JP.
Não é bem tristeza…essas noticias são mesmo só para enganar quem não sabe ler…
Estão a comparar patrimonio com rendimento anual.
O patrimonio de Portugal e o rendimento anual são muito mais valiosos do que o que o Elon Musk tem.
Como podes perceber na noticia, já foi impressionante duplicar a fortuna e mesmo assim essa duplicação é inferior ao PIB português (197 mM vs 267 mM). Ou seja, o rendimento dele neste ano, e foi algo muito impressionante, é inferior ao rendimento anual de Portugal.
Se o gajo cresceu em 2024 quase 200 mil milhões de euros e se o PIB de Portugal em 2024 foi de cerca de 270 mil milhões de euros, o gajo sozinho ficou a 70 mil milhões de produzir o que Portugal inteiro produz num ano!
Isto tem de mostrar que algo vai mal em Portugal. O ponto é esse! E nem falo na barbaridade que é um gajo ter esse património…
É como a questão da análise do próprio PIB.
É uma grande mentira que se as pessoas percebessem bem como se mede o PIB se calhar deixam de ligar a essas merdas.
Só pelo facto da União Europeia ter pedido para que todos os países do bloco incluíssem atividades ilícitas no cálculo do PIB….só por aqui dá para perceber algumas coisas….
Um gajo a gerir dinheiro e empresas consegue fazer aquilo… Portugal inteiro, com a ajuda da UE, faz o quê? Explora quem trabalha ao limite… e tem o país cada vez mais na cauda da Europa…
A questão é esta!
Claro que o património de cerca de 900 anos de Portugal é maior que o património de 50 ou 60 anos do Musk… Agora, o que actualmente fazem com esse património, eu dou muito mais valor ao que o Musk faz, do que Portugal, que é o meu país!
Recua 50 anos atrás – que, por coincidência calha em 74 – e vê o que cresceu Portugal e o que cresceu o Musk, partindo quase do zero! O ponto é este!
Mostra é claramente que não houve vontade de evoluir o país, enquanto do outro lado tens um gajo pró-activo que vai crescendo e desenvolvendo o seu património e o mundo!
Claro que a comparação não pode ser linear…
Mas para teres comparações lineares basta ver como vais caindo no ranking dos países da UE… Com mais um bocadinho de esforço, rapidamente chegaremos ao ultimo lugar! E o que é pior ainda, é que os países que antes puxavam a Europa para cima – Alemanha, França, Inglaterra, etc. – hoje estão cheios de problemas e a crescer muito pouco e mesmo assim vão-se afastando de nós, ou nós deles, que é mais correcto dizer!
Potencial não é ilimitado. Existem demasiadas obrigações sociais que um país tem que uma empresa não tem.
Depois, o valor que eles apontam ao Musk é completamente irrelevante. Tesla, X essas empresas pesam pouco no real valor da sua riqueza, até porque a SpaceX não está cotada em bolsa. Provavelmente ele vale o dobro do que está avaliado, se é que não vale mais.
Mas é uma conversa tão irrelevante e tão desnecessária, que é só mesmo para criar engagement e meter as pessoas a reclamar.
Sim, os outros países não têm obrigações sociais. Só Portugal é que tem…
Quando dás subsídios – as tais obrigações sociais – a pessoas que nada contribuem, quando dás Saúde e Ensino a quem nem sequer vive em Portugal, quando dás casas a quem nada faz para as ter ou pagar, pois, fica complicado…
O Musk dá altos ordenados – acima da média para os sectores onde funciona – aos empregados. Mas faz isso com o dinheiro que gera.
Portugal faz isso para alguns empregados do Estado, mas com o dinheiro que quem trabalha gera!
Enfim, isto não é linear e levava a uma grande discussão…
Se gerissem o país como se gere uma empresa ou como se gere uma casa/família, se calhar tínhamos um país muito melhor.
Se eu tenho a preocupação de não gastar mais do que posso, de ter poupança, de garantir que sou tratado e os meus filhos também, que me educo e aprendo, etc., tudo isso com o dinheiro do meu trabalho, o país devia fazer o mesmo…
Eu estava a falar em pais como figura geral. Nenhum pais cresce como as empresas, da mesma maneira que nenhum pais afunda como afundam as empresas. Um pais aumentar a sua produção anual em 5% durante 10 anos seria fantástico, mesmo assim apenas teria crescido metade do que cresceu o Musk num ano. É completamente diferente. Estás a descorar completamente a volatilidade que é o mercado em que o Musk está inserido. Um defeito num produto Tesla pode criar um buraco de centenas de milhões, enquanto um ano menos bom numa economia estabelecida significa muito pouco.
Pelo menos é até aqui que consigo argumentar porque é o limite do meu conhecimento.
Tristeza maior ainda é haver pessoas que olham para Musk como um salvador , um predestinado, um sobredotado cuja única motivação é fazer o bem e pugnar pelo progresso da Humanidade.
Eu conheço algumas.
+1
E largamente mais que perigoso.
Mas também um dia há-de cair, só que antes, faz o que faz, e muitos irão sofrer às suas custas.
Dizia um pensador :
Todos os impérios criam a sua própria destruição.
E comentamos nós, só que até la, muitos morrem e sofrem.
Caiu o império português, espanhol, romano, grego, otomano, ,etc, e há-de cair o americano, russo, chinês e outros, e outros hão-de nascer.
É só ler a história.
Durante o caminho as civilizações vão sofrendo de várias formas.
O Musk e o Trump juntos não vai dar.
Haveremos de assistir a alguns episódios.
Um poleiro nunca dá pra dois.
Pode ser que seja a salvação dos americanos e do mundo.
Vamos ver no que dá.
Este ano de 2025 vai ter muitas e boas novidades no contexto sócio político tuga …
Ora lá para Outubro 2025 iremos ter eleições autárquicas.
De frisar que o papagaio mor, o marselfie, já não vai poder exercer a sua influência no orçamento de estado para 2026, pois em setembro do corrente perde uma série de poderes, devido a estar a 6 meses das eleições para a presidência da república em 2026.
Mas, algo que vai ser um autêntico regabofe em 2025, e que ninguém fala, vai ser a desagregação das juntas de freguesia… Isso vai (re)criar mais de 300 juntas de freguesia e respectivos cargos … Grosso modo estamos a falar de mais 3 mil novos cargos públicos… Ou tachos.
De referir que esta desagregação de freguesias decorre do que foi feito em 2013, na altura da troika, onde se procedeu á agregação de freguesias para “poupar” recursos…
E agora, qual é o argumento para este alargamento?!? Será que é porque têm que gastar o PRR?!?
Foste rebentar com um ninho de vespas… Vou buscar pipocas e vinho de pacote, e volto só para ver, porque política e religião, só falo cara a cara e com quem conheço…
A agregação de Freguesias foi algo positivo, imposto pela Troika, ou nunca o fariam.
Agora vão voltar ao normal, e desagregar novamente as Freguesias para “fazerem” mais os tais 3000 “jobs for the boys” que o sistema – com PS e PSD à cabeça porque são os que garantem mais tachos – vais requerendo…
Agora, não fazem isto porque se agregou Freguesias antes.
Fazem isto porque o sistema “precisa” de mais lugares para meter mais gente a mamar à grande…
A Troika não tem nada a ver com isto. São PS e PSD, que mandam no sistema e praticamente são o sistema, que querem que se faça isto! E o que ainda é mais triste é só o Chega estar contra isto. O resto nem pia…
O objetivo não é melhorar o país, é ser reeleito, a partir daí aumentos de reformas, ordenados mínimos e funcionários públicos é sempre um fartote.
Ajudem-me só a perceber uma coisa. Espanha tem um ordenado mínimo apenas superior em 200e que o nosso. A população é de 4x mais. O PIB é 12x superior ao nosso. Como é que não aumentando o PIB para números sequer semelhantes aos espanhóis conseguimos um aumento do ordenado mínimo cada vez mais perto do deles, e não só, ao mesmo tempo que conseguimos o objetivo do aumento do ordenado mínimo que é a melhoria da qualidade de vida das pessoas?
Mas isso nada tem a ver com o aumento das Freguesias…
Meu caro, temos o país e os governantes que o povo escolhe e merece! Eles não se auto elegem…
Ainda há talvez uma semana, vi um vídeo em que a Fátima Felgueiras tinha acabado de chegar do Brasil, para onde tinha fugido, a 10 dias das eleições autárquicas… E foi eleita nessas eleições.
Agora, a culpa é dela ou é das pessoas que elegeram uma pessoa fugida à justiça?
Engraçado é ver, em paralelo com isto, o aumento do custo de vida… Com a carga fiscal que se pratica por cá, estes aumentos no ordenado mínimo são quase imediatamente absorvidos …
Um dos principais problemas é termos uma população subserviente e que vive com medo… Só assim foi possível manter os salários quase na mesma durante 20 anos … Enquanto isso, o custo de vida disparou para mais do dobro…
Como temos uma população acrítica e que se deixa manipular facilmente… Sem qualquer tipo de consciência colectiva … É fácil, fácil…
Enquanto as pessoas não se capacitarem que têm mais poder do que pensam, isto nunca vai mudar …
Eu tenho na minha cabeça a ideia mirabolante de que as pessoas viviam muito mais confortáveis com um ordenado mínimo de 450e do que vivem agora com o dobro. Nessa altura era adolescente por isso a única coisa que sei é que os meus pais traziam para casa muito mais coisas nessas alturas do que trazem agora, e que os serviços funcionavam melhor.
Cada vez gosto menos do Governo, cada vez gosto menos que o Governo esteja enfiado em tudo, e cada vez abomino mais nacionalizações e que mais. O resultado é que é tudo sorvedor, só dá despesas, despesas essas que se traduzem em aumento dos impostos. Mas lá está, percebo pouco disso, o que percebo melhor é que o ordenado mínimo aumenta, e o que me sobra na carteira ao fim do mês diminui.
Na minha opinião estás a entrar um pouco em contradição FIX.
Pelo teu comentário:
-antigamente vivia-se melhor;
-antigamente traziam-se mais coisas para casa;
-antigamente os serviços funcionavam melhor;
mas…
-cada vez gostas menos do Governo;
-cada vez gosta menos que o Governo esteja enfiado em tudo;
….
O que é estranho é que cada vez tem menos presença do Estado, cada vez tem menos empresas do Estado, cada vez tem mais presença de entidades privadas, muitas delas em áreas fundamentais como por exemplo a energia.
Antigamente tinhas mais presença do Estado.
Estaremos sim a ser “vitimas” do tal capitalismo?
As inflações….
Acho que não há contradição nenhuma e estás a ver mal a coisa!
Se ele acha que antes era mais fácil – e eu acho o mesmo, por exemplo comparando o que era a minha vida na década dos 20 anos com o que é a vida dos meus filhos na década dos 20 anos deles – é natural que ele cada vez goste menos do Governo e do Estado.
E é verdade que cada vez o Estado se mete em mais coisas – e é isso que condiciona o desenvolvimento dos países! Aliás, vendo de forma simples e linear, por o Estado se meter em mais coisas é que gasta cada vez mais e, por isso, é que cada vez cobra mais impostos e cada vez as pessoas e as famílias estão mais sufocadas!
Estou muito mais de acordo com a opinião do FIX do que com a tua…
Se o Estado cobra mais, é natural que as empresas privadas também cobrem mais, para compensar o dinheiro que o Estado lhes leva.
Isto é uma bola de neve!
Por exemplo, o Estado aumenta as taxas dos combustíveis, os combustíveis ficam mais caros, as empresas privadas aumentam os preços dos seus produtos para compensar isso…
“E é verdade que cada vez o Estado se mete em mais coisas”
É com esta parte em que não concordo nada.
É não ter a noção de qual era a participação do Estado em inúmeras áreas da sociedade no tal antigamente que vocês falam.
A vossa noção de participação do Estado parece-me que se está a resumir apenas à carga fiscal….e mesmo aí….
Digo mais.
Os preços quando aumentam nada têm a ver com a carga fiscal.
A inflação não tem nada a ver com os impostos.
Muito pelo contrário.
A inflação provém sobretudo de haver “demasiado” dinheiro a circular na economia.
A inflação antecede o aumento da receita fiscal, porque contribui para um aumento da receita arrecada sobretudo pelos impostos sobre o consumo (IVA) e isso porque aumenta a base tributável….mas a taxa mantendo-se fixa não é por isso que vai haver mais ou menos inflação.
A inflação acontece porque as pessoas têm dinheiro para consumir, mesmo que quem coloca os bens no mercado aumente os preços todas as semanas. Isso acontece porque há dinheiro na economia. Daí que a medida que está nos livros é que se devem aumentar as taxas de juro para tirar esse mesmo “excesso de dinheiro” do mercado e assim limitar essa folga de quem compra e praticamente levar a que os fornecedores de bens comecem a ficar com eles nos armazéns e sejam obrigados a parar com os aumentos dos preços se querem mesmo vender o produto.
Mas acho que tem mais a ver com a cada vez maior informatização das coisas do que propriamente o Estado ser mais ou menos participativo na economia ou até mesmo a carga fiscal ser maior ou menos.
Acho que tem a ver mais com mudanças profundas ao nível global.
Muitos dizem que vamos e estamos já a sentir mudanças ao mesmo nível daquelas que se viveram na altura da revolução industrial.
As máquinas substituíram as pessoas. Antes era preciso ter um trabalhador com talento e esse talento era pago. Depois já só era preciso alguém que soubesse manusear a máquina e aí haviam mais pessoas capazes de fazer a tarefa e os salários baixaram. Ao mesmo tempo para fazer uma coisa eram precisas mais pessoas, há medida que o tempo passa cada vez precisas de menos pessoas para desempenhar a mesma tarefa o que leva a taxas de desemprego mais altas.
O mundo está a mudar.
Os governos de facto podem tomar medidas, mas contra o capitalismo, interesses e a vontade de fazer cada vez mais dinheiro, e onde o poder estar concentrado em cada vez menos pessoas….
Não vai ser fácil.
No que toca a PPP tenho uma ideia diferente. Há uns anos que por exemplo os hospitais passaram a ser totalmente do Estado e pioraram. Depois há todo um caso da SS que gasta mais do que nunca, o que reflete uma maior influência na sociedade, e esse dinheiro tem de ser compensado de algum lado.
Não posso argumentar contigo porque não domino na mínima o assunto da Economia, mas sei que quando gasto 2€ em gasolina 1 vai para o Estado. Quando pago a conta do gás, mais de 40% são impostos. Quando vou ás compras vejo demasiadas coisas tabeladas a 23% quando antigamente não era assim. Quando viajo para o norte pago mais de 40€ em portagens para conduzi em estradas horríveis.
Tu até podes ter razão no que dizes, mas a verdade é que quando recebo sinto que o meu patrão da com uma mão e o Estado tira com a outra.
O SNS gasta muito porque é um autêntico sugadouro. Os fornecedores do SNS (ou alguns dos) são autênticos vampiros do SNS, com orçamentos e faturação mais do que exacerbada face aos serviços prestados.
Pois mas não deve ser só por isso. A ideia que fica é que o Estado opera muito acima das suas capacidades, mas como tem um financiamento garantido, ao contrário das empresas, estão-se a cagar para como são geridas as suas operações. Uma empresa procurava soluções novas porque aumentar os preços não é sustentável num mercado em contração, o Estado aumenta os custos porque é mais fácil e menos chato do que procurar parceiros mais acessíveis. E o Estado tem uma grande atenuante em relação ao SNS, ao contrário das empresas que mudam de fornecedores o produto/serviço pode sofrer alterações e piorar um pouco, o SNS ficar pior só mesmo numa hecatombe porque está pelas horas da morte.
Boa tarde.
Hoje não devo conseguir ver o jogo, mas espero que consigamos ganhar. É importante irmos estando à frente. Perdemos a margem que tínhamos. Temos de ganhar margem de novo.
Vamos ver como se sai o RB em Guimarães. Se pudesse escolher, não faria este jogo já. Os homens estarão por certo desejosos de ganhar ao ex-treinador.
Sobre a discussão acima, eu entendo o desvalorizar da Taça da Liga, mas é uma competição e não devemos aceitar que vamos para perder. Isso não pode existir no Sporting. O que se deve fazer é rodar muito a equipa para não matar os titulares. É dar minutos e tempo de jogo a quem precisa, mas com olhos na vitória. Mas rodar é imperativo.
Nesse valia tudo, que o diga o tiquinho soares….
Mas RA acabou com a Calimerandia, foi recuperada pela…. no curto reinado de JP, agora Rui Borges é tudo menos Calimero.
2 Janeiro, 2025 at 9:34
Bom dia!
Primeiros!
Bom Ano!
SL!
2 Janeiro, 2025 at 9:55
Bom dia e bom ano a todos.
Janeiro.
Mercado de transferências.
Leonardo Lelo, diz alguma coisa a alguém?
2 Janeiro, 2025 at 10:25
Já ouvi falar na lateral esquerdo do Vitória, até termina contrato este ano, não decorei o nome. Apareceu os dados do chuteiranocacifo não há mesmo maneira de arranjar isto?
2 Janeiro, 2025 at 10:52
Já foi um hype…
Parece um jogador que cumpre mas sem ser diferenciado.
2 Janeiro, 2025 at 12:26
Isso!
2 Janeiro, 2025 at 10:30
Bom dia. Desde que saiu em busca da sua cadeira de sonho, o sonso não para de bater recordes:
Since Amorim’s appointment in November, United have collected just seven points from a possible 24, having won twice, drawn once and lost five times in eight Premier League matches.
The numbers do not make happy reading for United fans.
Manchester United lost six games in all competitions in December, only the third month in their history in which they have lost so many and the first since 1962.
United conceded 18 goals in December, their most in a month since March 1964 (also 18).
Since Amorim’s first game in charge on November 24, only Southampton (7) have lost more games in all competitions among Premier League clubs than United.
United have lost three consecutive home league games for the first time since February 1979, while they have lost three consecutive Premier League games within the same season for the first time since December 2015 under Louis van Gaal.
2 Janeiro, 2025 at 10:49
E que assim continue.
Por acaso estive a ler alguns comentários, achei curioso que uma das maiores criticas vai de encontro ao que aqui apontei muitas vezes, principalmente em jogos de maior exigência, que é o do meio campo a 2.
Se por cá dá para disfarçar, na PL não perdoam.
2 Janeiro, 2025 at 12:40
Exacto!
Cá dava para ir passando pelos pingos da chuva porque a diferença para as outras equipas era, e é, muito grande, e o andamento dos jogos é relativamente baixo.
Em Inglaterra, não sendo assim, ou a equipa está a funcionar bem, ou estás sempre sujeito ao desastre…
Curiosamente, eu falei nessa possibilidade quando se confirmou a ida de ele para lá… Uma coisa era ter uma pré-época para afinar a coisa, com jogadores já escolhidos por ele, e outra é implementar isso durante a competição, com jogadores que nem ele escolheu e que são muito questionáveis para o sistema!
Não vou dizer que era uma cena tão óbvia como a escolha do JP ir dar maus resultados, mas era uma cena que tinha uma alta possibilidade de dar mau resultado.
A questão que se coloca, perante o que está a acontecer – e com as prováveis derrotas com Liverpool e Arsenal já de seguida – é como é que os jogadores vão ter confiança no treinador depois deste descalabro?
Do meu ponto de vista, ter confiança no treinador é uma das cenas principais para uma equipa funcionar – e basta ver o boost que o Vitor Pereira trouxe ao Wolverhampton, ou a diferença entre o impacto do JP e do Rui Borges no Sporting!
Duvido que despeçam o Amorim esta época… mas não digo que seja impossível. Mas se o despedirem, o gajo cai bastante na cotação internacional – e provavelmente iria voltar a Portugal para recuperar disso!
2 Janeiro, 2025 at 10:50
Não tenho pena nenhuma dele.
Já é homenzinho para perceber que para cada decisão que toma há consequências. Por isso é preciso ponderação.
Deixou-se levar por quem estava apaixonado por ele em vez de se olhar ao espelho.
Iludiu-se em vez de tomar um banho de humildade.
Está aí o resultado….
O “e se corre bem” funciona apenas quando corre bem.
Quando corre mal é um azar do crl….
Há quem diga que são precisas condições, estaleca e doses de realismo.
Há quem ache que é só preciso acreditar muito.
A história explica….
2 Janeiro, 2025 at 16:53
Idem aqui.
Só me chateia se o gajo tentar uma fuga para a frente para ver se não é já corrido, e uma fuga para a frente neste caso seria vir cá sacar o Gyokeres em Janeiro.
Não era nada que me admirasse. Ele disse que nao vinha ca buscar jogadores, mas ja se percebeu que no caso do Amorim a palavra dele vale pouco, e se o Gyokeres o ajudar a safar o couro, nao tenho duvidas que vai tentar tudo para vir ca busca-lo em Janeiro.
Só espero que o Viana nao deixe o Gyokeres sair para o seu futuro rival de Manchester.
2 Janeiro, 2025 at 12:03
Não há nenhuma surpresa no que ele está a fazer. Há que afastar um número sério de jogadores que tem de ser colocados em campo de modo a que provem não conseguirem jogar no sistema dele. E depois hão de vir as compras dos que entendem o que ele precisa e na próxima época nem vai parecer o mesmo United.
Tudo de acordo com o planeado mesmo que o planeado pareça pobre.
2 Janeiro, 2025 at 13:13
Sim….mas para isso é preciso sobreviver até ao fim desta temporada.
E mesmo assim….
Estão mesmo a ver os donos do Man Utd aguentarem um treinador quando se começar a colocar em causa ir parar ao Championship.
Com este plantel, com este sistema de jogo, neste campeonato, com esta estrutura….
E para quem acha que isso é impossível só porque a equipa se chama Man Utd….
2 Janeiro, 2025 at 14:45
Acho que o gajo está a jogar um jogo bem perigoso. Está a rodar demasiado o que nunca foi hábito dele por cá. Acho que o facto de não ter ainda feito um 11 igual é uma maneira de pressionar a direção tal como fez por cá n vezes. A diferença é que o Ratcliffe não é o Varandas. Acho que metade das derrotas ele tinha calculadas, perder com o Arsenal, City, Newcastle e até com o Nottingham podia ser encarado como normal, mas ganhou ao City, o que aumenta logo as espectativas e depois espetou-se como o Latifi contra o Bournmouth e o Wolves. Em Janeiro vai ter de vender pelo menos uns 6 e comprar outros 6, compor o meio campo, compor a defesa, e rezar para que a direção arranje dinheiro para tudo. Em Fevereiro vai ter de criar uma bolsa grande de pontos (o que não será dificil porque os 3 que descem já estão praticamente escolhidos), para depois em Março voltar a encher a bilha com tranquilidade. Acho que os adeptos vão aceitar tudo, acho que a direção também vai aceitar se vir melhorias.
Agora, se não conseguir nada em Janeiro, se em Fevereiro não conseguir amealhar pontos, se a equipa continuar a jogar pior (que acho que nunca aconteceu por aqui) bem que se pode fdr em Junho. De qualquer maneira, se em Junho se fdr terá braços abertos em PT no clube do coração, se ficar mais meia época no United o que não é possivel, até o seu regresso ao Tugão pode ficar complicado.
2 Janeiro, 2025 at 10:55
O Amorim que se foda. Teve a hipótese de escrever o seu nome num Bi,que seria único na nossa história nos últimos 70 anos. Cagou para o nosso clube, mentiu aos adeptos, mentiu aos jogadores e mentiu ao capitão Bananas, quando reforçou a ideia de ganhar o Bi.
Pagamos caro com isso. Perdemos estupidamente 8 preciosos pontos e queimou se um futuro treinador e um homem, João Pereira, que não teve a culpa de o porém num posto em que não estava minimamente preparado.
Agora é arrepiar caminho, ganhando já amanhã em Guimarães, jogando e ganhando depois contra tudo e contra todos. As nádegas, o jornalixo português, os árbitros, o concelho de dispicina, a própria Liga e toda a merda que gravita em torno do futebol português.
Já começou o ataque cerrado ao nosso clube, desde ontem, primeiro dia do ano, ao “transferirem” o nosso Viking e mais o Trincao.
O caminho será árduo e muito minado até ao almejado campeonato.
Será preciso darem todos 200 % para a glória.
SL
2 Janeiro, 2025 at 11:54
Caro Leaocabril,
Também reparei nessa do ataque ao Gyokeres – expectável.
Se nós tivessemos um Presidente, em vez de um bananas/merdas, e se não tivessemos o Zenha “engana ingleses”, o Gyokeres só ía, principlamente para o MU e nesta altura do ano, pela cláusula (e para além de baterem a cláusula, é preciso que o jogador queira sair – o que eu não duvido com a possibilidade Premier League o jogador não quisesse, nada a apontar). Assim, caso a hipótese se coloque de verdade, para o MU ou qualquer outro clube, vai e nem é preciso accionar a cláusula, vai para uma quantia choruda e mais umas cenouras, por o interesse deles não é defender o Sporting (e dessa forma já têm a desculpa para deixar fugir o bi, depois da merda que fizeram na saída e sucessão do Amorim).
2 Janeiro, 2025 at 12:51
Mesmo para sair pela clausula a coisa não é assim simples e linear – e viu-se isso quando o Enzo saiu para o Chelsea, onde foi preciso pagar mais que a clausula!
Ontem, no programa que o Xupa não perde, falaram que a clausula só é válida no verão… Tenho as minhas duvidas que seja assim…
2 Janeiro, 2025 at 13:08
É mais ainda…. o valor da cláusula só é válido no verão e o clube no mercado de Janeiro pede o dinheiro que quiser porque em última análise SE quiser opta por ficar com o jogador, que tem contrato…., porque NAO É OBRIGADO A VENDER!! Mas com os bonecos vauandas & zenha…
(Já ia responder com as credenciais do Visconti hoje…)
2 Janeiro, 2025 at 13:08
Viscondinho
2 Janeiro, 2025 at 14:49
Mas vocês acham que está direção, se vier uma oferta de, por exemplo, 80 milhões, mesmo do MU, tem lá tomates para bater o pé?
2 Janeiro, 2025 at 14:59
Até por menos…
2 Janeiro, 2025 at 12:48
“Pagamos caro com isso. Perdemos estupidamente 8 preciosos pontos e queimou se um futuro treinador e um homem, João Pereira, que não teve a culpa de o porém num posto em que não estava minimamente preparado.”
Tudo isso é muito mais culpa do Varandas e da sua opção descabida pelo João Pereira do que do Amorim…
O Amorim falhou como ser humano ao não manter a palavra e o compromisso que ele próprio tinha pedido aos outros. Foi um gajo baixo, sem valores, egoísta…
Mas isso é uma coisa!
O que se passou depois dele sair deve-se à escolha que foi feita para o substituir, e isso é 90% culpa do Varandas – porque era óbvio que a probabilidade de dar mau resultado era enorme – e 10% do próprio João Pereira que tinha obrigação de perceber que não estava à altura e que a probabilidade de dar mau resultado era enorme!
Como profissionais do ramo, ambos TINHAM DE SABER que a probabilidade de dar mau resultado era gigante e tinham de ter evitado que isso pudesse acontecer! O Varandas fodeu o Sporting e o João Pereira e o João Pereira fodeu-se a si próprio e ao Sporting!
2 Janeiro, 2025 at 13:15
Há um que se lixa sempre com essas avarias…o Sporting.
2 Janeiro, 2025 at 14:50
De acordo.
2 Janeiro, 2025 at 11:04
Bom dia.
Bom ano para todos.
A camisola que o Gyokeres tem vestida nas capas dos jornais de hoje, é LINDA!
2 Janeiro, 2025 at 11:25
Também reparei nisso e andamos nós a jogar com um pijama mal amanhado!
2 Janeiro, 2025 at 12:25
Se puserem a foto a preto e branco, parece que voltamos aos Cinco Violinos! Até o corte de cabelo do craque ajuda, com um ar levemente retro. Grande jogador, bela camisola, memória eterna dessa nossa mítica equipa.
2 Janeiro, 2025 at 12:51
Mesmo!
Linda!
2 Janeiro, 2025 at 13:18
Totalmente de acordo, camisola LINDA
2 Janeiro, 2025 at 11:08
Bom dia
Ganhar amanhã. É a única coisa que importa.
2 Janeiro, 2025 at 12:25
Isso mesmo
2 Janeiro, 2025 at 12:28
Já leram a crónica do Carlos Barbosa da Cruz, no Record? Que nojo. Um exercício de branqueamento, desculpabilização e elogio da direcção. Realmente, estas múmias..
2 Janeiro, 2025 at 12:55
Nenhuma novidade aí!
Os gajos até acharam que o pavão imbecil foi o dirigente do ano – quando este ano tinhas a secção do Futsal, do Andebol ou do Atletismo com épocas quase perfeitas…
Estes marretas do grupo Stromp são isso mesmo, marretas. Estão ao nível do Varandas em competência e visão desportiva! São uma espécie de doença no Sporting!
O que é uma pena pois podiam ser um grupo de analise e ajuda aos caminhos que o Sporting traça!
2 Janeiro, 2025 at 21:59
Esses e os outros “notaveis” não são “uma espécie de doença no Sporting” eles SÃO a doença do Sporting!!!
2 Janeiro, 2025 at 22:54
Provavelmente tens razão… porque essa gente, mesmo sendo menos, tem mais influência que a maioria dos sportinguistas!
2 Janeiro, 2025 at 15:05
Esse “senhor” dá me nauseas.
2 Janeiro, 2025 at 16:19
Depois do que o mundo presenciou em mês e meio sem Amorim, virão muitos destes nojáveis sem coluna “trabalhar” para “construir” as percepções sobre Varandas.
Terão de esfregar muito…
2 Janeiro, 2025 at 12:58
https://www.facebook.com/andre.pipa.7/posts/pfbid02QbfsKcj2wgX1kSqaVGh2vwtPpVrMAWLZfB8EHqXCaFqffB4Ui6kpUf4vh4juGcsPl?comment_id=965425038791914&reply_comment_id=580626444833745
Como sempre, um excelente André Pipa!
2 Janeiro, 2025 at 13:47
O tal comboio que não parava muitas vezes, o mais certo é ter ainda umas poucas estações e apeadeiros pela frente….
Amorim precipitou-se claramente.
Amorim está a ser casmurro novamente.
Não auguro nada de bom para ele no Man Utd. Nem tão pouco está a aproveitar para trabalhar no seu “currículo” da melhor maneira.
2 Janeiro, 2025 at 13:01
O nosso treinador esteve muito bem na ci, nesse sentido, acho que vai conseguir continuar a transmitir confiança à equipa. O jogo contra o vitoria vai ser muito complicado e nesse sentido teremos que estar preparados para as dificuldades que eles nos vão criar.
Ainda assim, já tiveram mais algum tempo para trabalhar, para criar novas rotinas, perceber melhor as ideias do treinador, por isso estou confiante de que vamos voltar a fazer um bom jogo, nesse sentido.
Nesse sentido, nesse sentido.
2 Janeiro, 2025 at 15:08
O jogo de amanhã é uma final, como aliás vão ser todos os jogos a partir de agora, não há margem para erros.
Sendo que o Vitória normalmente joga o jogo pelo jogo, acho que vamos ter o espaço necessário e como a equipa gosta de ter…por outro lado preciso jogar no máximo desde o 1minuto pois eles jogam bem á bola.
Não repetir a merda de jogo do ano passado, sff!!
2 Janeiro, 2025 at 22:35
Ainda não teve o tempo suficiente, só no aspecto de moral de grupo. As rotinas, as explicações sobre tantas funções dentro do campo dos vários lugares para atingirem a mecanização ainda é muito pouco tempo. Começou só bem, o que já é bom, aliás, muito bom. O que tenho é muito receio de “sabotagem” do exterior a este começo, isto é que me leva a ter cuidados e caldos de galinha.
Vamos ser ambiciosos, destemidos mas com os pés assentes no chão.
Puxando pela equipa.
Onde vai um, iremos todos.
2 Janeiro, 2025 at 13:22
Em primeiro lugar o Sporting, em segundo boa tarde.
Só para lembrar em relação ao Gyokeres ou a qualquer outro jogador que as clausulas de rescisão por norma apenas são válidas no mercado de verão e com datas bem definidas, espero que o capitão bananas não tenha feito mais contratos absurdos.
Não havendo cláusula de rescisão nesta altura e em especial para o MU é pedir 200 milhões de euros.
Sporting Sempre
2 Janeiro, 2025 at 13:27
Gosto da ideia que Rui Borges tem e que passa por dar confiança aos jogadores e “mostrar-lhes” que são bons, melhores que os outros – e por isso são campeões nacionais – e que se jogarem o que souberem limpam o Vitória. Com maior ou menor dificuldade. Vai ser duro, não duvido.
Pessoalmente, aprecio imenso esta narrativa. Dito doutra forma, o que diz RB é isto: o que temos no plantel é suficiente, há talento, arte e recursos, mas todos terão que dar o máximo para trazer os três pontos. Só controlamos aquilo que podemos controlar, e se o fizermos bem, continuaremos bem colocados para chegar ao Bi. Vai ser uma das melhores partidas do campeonato!
2 Janeiro, 2025 at 14:34
Está a pegar por onde o JP devia de ter pegado (não que fosse ter resultado porque acho que o problema do JP era bem maior do que a confiança da equipa). O Amorim faz falta, mas o mais importante continua por cá. Os jogadores têm qualidade, a equipa tem qualidade, acho que o único que não tem esperança é o Esgaio, porque até o Juste fez um jogo gigante contra o Carnide e parecia já descartado. O discurso tem de ser este, se estão no Sporting é porque têm qualidade, se foram campeões é porque têm qualidade, e se têm qualidade podem ganhar qualquer jogo. Há lesões importantes? Não importa, há qualidade no banco, há jogadores para entrar, e todos contam. Passar a mensagem é muito importante, e se consegue passar o que diz nas CIs para o treino vai ter o trabalho facilitado.
2 Janeiro, 2025 at 14:49
Este pensamento do RB tem a ver com a capacidade de inteligência de saber motivar, tem a ver com o pensamento que qualquer treinador deve ter em fazer o trabalho de casa ANTES de falar com os seus jogadores para ser capazes de os motivar, é o chamado trabalho de casa, não é só agarrar na mochila e ir pró treino.
Estas palavras de RB, mostra que depois quando ninguém está a treinar e sossegados em casa , aquela cabeça trabalha “24 horas por dia” na preocupação do seu trabalho e do seu grupo.
Agora se vai ter êxito, isso é outra coisa, que tem não só a ver com ele, mas com tudo o que o rodeia, especialmente com quem poderes de decisões e nomeadamente com os apitos. Mas isto é outra conversa.
Mas RB com esta palavras mostra o seu trabalho invisível, que faz em si próprio, procura também a parte mental para motivar os seus ” guerreiros no campo de batalha”.
Como já disse á dias, há quem não tenha nascido para ser treinador e há quem tenha nascido. Simples.
Este, tudo indica que nasceu.
Falta a parte que o rodeia e influi e decide.
2 Janeiro, 2025 at 14:54
E depois é a capacidade de saber passar a msg.
Pensar e não conseguir que chegue a quem pretende nunca serve de nada.
Facilidade de comunicação, não só na oralidade, também nos gestos e nas expressões faciais, tudo é importante.
Parece que RB tem.
2 Janeiro, 2025 at 15:02
Tirando em poder vir para PT e pró clube do seu coração, que é o que me preocupa, o resto, nem sei, nem quero saber que quem é este RA.
A partir do momento que saiu do SCP, deixei de saber quem é este rapaz, nem tenho interesse nenhum em saber quem é.
Pura e simplesmente desconheço.
O único receio é se por acaso vier pró rival, se no Sporting era o que era, no rival com as costas quentes de um todo o exterior, então será sim um bico de obra. Até lá, IGNORO-O pura e simplesmente.
2 Janeiro, 2025 at 15:07
Não foi ter ido embora.
Foi, exigir, convencer, levar as tropas consigo, e depois, passem bem que vou mas é á minha vida.
Porque rescindir qualquer treinador ou jogador rescinde.
O grave foi o conteúdo.
Mas não foi só ele o culpado, sendo ele á cabeça.
2 Janeiro, 2025 at 21:02
Que tropas? A equipa que sempre o acompanhou e em quem confia?
O mesmo que fazem os outros treinadores todos?
2 Janeiro, 2025 at 21:05
As tropas refiro-me aos jogadores, que são quem enfrenta os adversários nos “campos de batalha” chamados campos de futebol.
2 Janeiro, 2025 at 21:12
Por isso o encostaram à parede, segundo consta.
E nunca se sabe, eu escrevi-o aqui também, nunca se sabe, se os jogadores do MU vendo este exemplo, já não acreditam tanto nele. Estas coisas são complicadas, não é só irmos à nossa vida. Quando se as tomam temos sempre que pesar os prós e os contra. Mas pode ser que não, mas nunca é de descartar. O mundo hoje em dia já é pequenino, as notícias correm num segundo a todo o lado. Eu pelo menos se fosse jogador ficava com um olho no burro outro no dono.
Decididamente não foi bom pró currículo dele próprio.
Mas só conheço RB é o que me interessa.
2 Janeiro, 2025 at 21:14
A vulgar coluna vértebral.
Deve sempre ser e estar direitinha.
2 Janeiro, 2025 at 21:37
Então não levou ninguém!
Acusem-no do que fez, não do que não fez!
2 Janeiro, 2025 at 21:43
E JHC só mais um pormenor, sem tirar-mos a razão um ao outro, ok ?
A atitude dele num Sporting tem uma dimensão ainda maior, do que tivesse feito o mesmo no Arrentela, com respeito pelo Arrentela, porque as dimensões do clube que se representa tem muito a ver com a imagem que podemos criar, e daí a ter-se mais cuidado ainda com as decisões que se possam ter.
Se fosse no Arrentela, provavelmente os jogadores e os adeptos do MU nem ligavam a isso, nem saberiam disso, mas felizmente o Sporting é um clube mundialmente conhecido.
2 Janeiro, 2025 at 21:49
Ainda é cedo mas…
Se aquilo acabar mal no MU, na europa, possivelmente, irão pensar que RA não será assim tão bom, e a tendência será juntar à atitude que teve com o desastre de MU se o tiver, claro. E também possivelmente os futuros jogadores noutros clubes interrogar-se-ao, será assim ? Dará para acreditar nestas juras ?
Penso eu.
Julgo eu.
2 Janeiro, 2025 at 15:46
Os resultados de RB provam que a melhor opção para todos , teria sido ele permanecer até final da época e depois ir á vida dele. Foi um garoto ingrato , tomou uma decisão irreflectida e agora está a pagar por isso tbém, depois de nos prejudicar sériamente .
Por mim pode apodrecer na 2a divisão inglesa.
Quanto a Gyokeres , não acredito que saia no mercado de inverno mas sim no verão . Claro que até o mercado fechar todos os dias haverá notícias sobre ele e outros elementos do plantel mas não prevejo grandes mudanças.
Desejo é que o “mercado ” nos traga todos os lesionados , para lutarmos em todas as frentes com melhores condições.
2 Janeiro, 2025 at 16:14
Se Gyokeres sair agora também será um garoto ingrato?
2 Janeiro, 2025 at 16:37
Eu não confundo treinadores e jogadores.
2 Janeiro, 2025 at 18:48
Ao menos isso… 🙂
3 Janeiro, 2025 at 9:04
Por acaso até confundiste.
O RB pelo RA.
3 Janeiro, 2025 at 10:58
Só vontade de dizer mal gratuitamente. Enganar-me na sigla é confundir jogadores e treinadores? Ao nível a que isto chegou.
3 Janeiro, 2025 at 13:29
Como já te disse um dia.
Levas as coisas demasiado a sério.
Aprende a relaxar um pouco.
2 Janeiro, 2025 at 21:19
Gyokeres não comandou nem comandava um grupo de trabalho ao qual solicitou a alguns pra permanecerem cujo objectivo seria o Bi.
Era o líder, era quem comandava as tais tropas, não foi um soldado apenas que desertou, o lugar de RA era diferente era chefe de um grupo.
Mas posso não ter razão, é o meu ponto de vista, que pode estar também errado.
2 Janeiro, 2025 at 21:25
Um exemplo do que acabo de dizer.
Slimani ou outro qualquer, houve problemas ou com outro jogador qualquer, saiu foi o clube e o treinador que não o quis, foi um soldado que saiu, e o grupo continuou porque era só um soldado, o líder soube gerir o resto. Agora RA era o mentor, o líder, este lugar é mais complicado.
Não sei se me fiz entender, em relação a saídas abruptas, de um individual e outro que tinha o colectivo nas mãos.
Esta a minha ideia em relação à saída de Gyokeres.
O Sporting tem que procurar solução ou soluções pra um lugar que é individual.
2 Janeiro, 2025 at 21:39
Também o Vinagre e o Jesë foram soldados que saíram.
Outros foram convidados a sair como Nani e Matheus Nunes…
2 Janeiro, 2025 at 21:59
Reafirmo.
São casos individuais não o líder de um grupo, que o gere.
2 Janeiro, 2025 at 22:08
Só para eu finalizar este assunto.
Opinião, gostaste de ter cá o RA ? Sim gostei.
Opinião, achas que fez um bom trabalho ? Sim fez.
Opinião, achas que liderou bem o grupo ? Sim liderou excepcionalnente bem, borrando a escrita nas duas últimas semanas.
Opinião, fazias o mesmo que RA em relação ao MU ? não, não faria, diria ao plantel que por eles, não os abandonaria, mas queria que eles morressem em campo em prol da conquista do Bi, como recompensa e como exemplo para eles.
2 Janeiro, 2025 at 23:37
Para mim a palavra é uma só, seja presidente, jogador, capitão, fisiatra ou roupeiro.
Ou são homens e assumem o que dizem ou são iguais.
Isso de líderes, soldados ou o coiso valem bola…
2 Janeiro, 2025 at 16:05
Sobre Amorim, quero deixar a minha opinião no início de novo e importante ano para o Clube e SAD.
Compreendo as opiniões contrárias pois também fiquei lixado pela saída à meio da época, mas, colocando-me na posição de Amorim na data da decisão, provavelmente faria o mesmo, pesando também o facto de não ser sportinguista.
Antecipou em 6 meses uma decisão pois apareceu um dos clubes onde poderia provar as suas capacidades devido aos problemas que enfrenta (o MU, claro). Certamente não esperava encontrar as dificuldades que estão à vista.
No entanto não consigo odiar Amorim.
Deixou a equipa com uma pontuação fantástica para gerir, um plantel de 5 centenas de milhões de euros e que joga muito (e não o digo apenas por termos vencido o rival), um scouting montado, um modelo de jogo transversal à toda a formação, deixou uma casa organizada e não tem culpa que quem depois ficou à sua frente seja um nabo.
Se o Sporting sentiu o abanão foi pela inépcia e incapacidade comunicacional de Varandas, que geriu com as orelhas a transição técnica sem qualquer noção da realidade.
De certeza Amorim também acreditou que a sua substituição seria gerida por Varandas sem basófia e com pragmatismo.
Ainda assim será Bicampeão, tal como João Pereira, com todo o mérito.
Por fim, seria hipócrita da minha parte se escondesse que desejo todo o sucesso à Amorim e explico porquê.
Amorim salvou o Sporting de nova derrocada desportiva e principalmente financeira, agora pelas mãos de Varandas.
Pegou num Sporting doente, promoveu e valorizou a formação para conquistar o campeonato.
Construiu “A” estrutura que o Sporting nunca teve desde 2018, com um scouting profissional e uma equipa técnica que cresceu ao seu lado.
Construiu bons planteis, valorizou jogadores que garantiram a projecção do Sporting, a valorização da Marca, proporcionaram vendas milionárias que permitiram melhorar as infraestruturas, lutar por títulos, fazer boas exibições na Europa, maiores e melhores investimentos num plantel que hoje dá garantias de jogar com qualquer equipa de topo olhos nos olhos.
Trouxe orgulho ao Sporting e no futebol jogado, do melhor que vi em vida, e ajudou Varandas a vender camisolas, algumas das mais horríveis que já tivemos.
Com a sua saída pôs a nú, expôs ao Mundo (do futebol e não só) o que vale Frederico Varandas e a sua gestão (só por isso merecia uma estátua) mesmo que sem intenção.
Se tiver sucesso fora de Portugal será a prova de que as conquistas no Sporting não foram simples obra do acaso, resultado de pandemias ou rivais enfranquecidos por falta de dinheiro, guerras internas e casos judiciais. Talvez tenham ajudado mas não foi só isso, houve muita competência e garra!
O dia em que regressar, se for para um dos rivais, aí sim passarei a vê-lo como “inimigo”.
Até lá mantenho o meu sentimento de gratidão pelo seu trabalho no Sporting…
2 Janeiro, 2025 at 16:23
Pra dizeres mal do Varandas tu até juras que Cristo é filho de Maomé.
Que doença, parece pessoal. Se não fosse a cara de tanso do Varandas eu diria que ele ele roubou a namorada.
Realço a tua gratidão ao Sonso , porque na minha terra dizem que quem não se sente não é filho de boa gente.
2 Janeiro, 2025 at 16:32
Eu sei que tu ainda não estás convencido. Precisas de mais colheradas…
2 Janeiro, 2025 at 16:35
Há um aspeto fundamental que nos distingue. A ti o que te move , o que te norteia , é arrasar o Varandas , a mim é a defesa do Sporting.
2 Janeiro, 2025 at 16:42
Há muito mais que nos distingue, felizmente…
2 Janeiro, 2025 at 16:48
Felizmente…a seriedade na argumentação por exemplo.
Vou-te só dar um exemplo . Eu se fosse como tu perante o falhanço do Rubem estaria aqui a proclamar que Rúben sem Varandas não vale nada , e que o seu sucesso no Sporting se devia ao presidente.
Se trocassemos de posição, não tenho dúvidas que irias argumentar deste modo.
2 Janeiro, 2025 at 17:17
O Rúben falhou em quê? Sabes porque foi contratado?
Podem tentar reescrever mais uma vez, mas o que fica é que Rúben Amorim é de longe o melhor treinador que o Sporting teve e não foi só pelos 2 campeonatos, mais cego que o cego….
2 Janeiro, 2025 at 18:36
Mais um que não se sente….
2 Janeiro, 2025 at 18:51
Pacheco, um gajo lê a tua argumentação e até fica surpreendido com uma coisa como esta…
“Eu não confundo treinadores e jogadores.”
É que qualquer um acharia isso possível…
2 Janeiro, 2025 at 21:34
Note-se também.
Também não odeio Amorim, sou da mesma opinião, não, não odeio.
Mas fez o seu trabalho, e bem, foi pago, foi profissional e arriverdeci.
Escrever, obrigado, não, não escrevo.
Trabalhou bem ? Sim trabalhou.
Mas ficar a morrer de amores, não vou ficar, e podia ter ficado sim senhor, apesar dele ser benfiquista, ficaria, se ele saísse só no final da época, mesmo não sendo campeão. A sê-lo, DE CERTEZA que o viriam buscar.
Mas odiar, não, não ideio.
Foi profissional enquanto não deu a resposta ao MU, depois, não foi.
2 Janeiro, 2025 at 21:36
Quer queiramos, quer não, vai marca-lo pra carreira e vida toda.
É a vida.
2 Janeiro, 2025 at 22:18
Respeito a opinião.
Só um reparo, nunca o verei como um inimigo, mas sim como um adversário.
Tudo o resto, respeito a opinião JHC.
Abraço, foi bom diálogo.
2 Janeiro, 2025 at 22:58
JHC, Eu entendo perfeitamente a tua opinião, não posso dizer que estás errado. Eu não tinha nada contra o Amorim se ele tivesse saido no final do ano ou do contrato, mas depois de tudo o que ele disse e do show drop the mic, para mim é um gajo sem honra nem palavra. Por isso não lhe desejo sucesso nem incusseso, estou me a cagar para ele. Fez o que tinha de fazer como bom profissional no Sporting, e concordo plenamente contigo que fez um excelente trabalho em todas as vertentes que enunciaste e bem. A partir daí quero mais que ele se foda e vá treinar quem quiser.
3 Janeiro, 2025 at 0:23
E eu também compreendo o que dizes e o teu sentimento.
Amorim assumiu um compromisso e a meio caminho achou que deveria reconsiderar e aceitar outro compromisso em seu nome e da sua equipa. Terá de viver com isso.
Eu não sei se também aconteceu com algum tasqueiro, de por força de circunstâncias dar o dito pelo não dito, optar por um caminho diferente do inicial. Comigo já aconteceu e por razões familiares tive de mudar de país. Por vezes a decisão não envolve só a pessoa mas todas as pessoas e respectivas famílias à volta.
E no futebol, principalmente o português nem tudo gira a volta da competência e valor.
As probabilidades de sermos campeões no final desta época eram grandes, mas não uma certeza, tal como agora também não são com RB.
Deixou este sentimento de orfandade em muitos sportinguistas, sentimento de que não gosto.
Prefiro mais a indiferença de que falas.
Uma das coisas que mais apreciei em Amorim foi a constante tentativa de alterar a mentalidade de coitadinhos que grassava nos adeptos do Sporting, e o Sporting tem de ser, e provar que é maior que tudo isto que aconteceu nestes 2 meses.
Como referi, encontro mais razões para desejar boa sorte à Amorim que razões para desejar-lhe infortúnios…
3 Janeiro, 2025 at 7:17
Subscrevo
2 Janeiro, 2025 at 19:11
O vice presidente dos lampiões Rui do
Passo que ainda não deve ter recuperado da bebedeira de vinho de pacote que apanhou na passagem de ano diz que o benfica tem de construir um estádio novo para 120 000 mil pessoas e deixar este para o futebol femenino e para o rugby e que para o mês que vem vão atingir os 400 000 mil sócios. O mais ridículo é que todos os jornais dão cobertura a este tipo de rabolhos alucinados com as manias de grandezas do costume.
2 Janeiro, 2025 at 19:45
Acabei de ler isso.
O estádio actual para o rugby e meninas do futebol. Ah ah ah
Não pode ser só vinho, tem que ter um metido qualquer coisa nos cornos.
400 mil, porque eles não morrem nem deixam de pagar quotas.
2 Janeiro, 2025 at 22:47
Com essa arruma com o Varandas……….. Oh Rui então o Benfica perdeu com o Sporting, o que acha do trabalho do Lage?
400 mil pá, chupa
3 Janeiro, 2025 at 0:04
O objectivo desta conversa é o mesmo daquela dos 14 Milhões de adeptos que o badocha do damaiense espumava pela boca …
Tangas. Mas são tangas que têm um propósito, mostrar que são grandes para negociar a nova cena dos direitos televisivos…
2 Janeiro, 2025 at 20:50
O que ele quer é usufruir de dinheiro na construção desse estádio, porque sempre vão advir alguns apoios na construção do mesmo.
Já deve estar a magicar Portugal fazer parte da tríade do mundial.
2 Janeiro, 2025 at 23:03
Obviamente tem de se dar algum desconto fruto da gabarolice que essa gente debita mas também se deve reconhecer que o Benfic@ movimenta massas de gente/adeptos que nem o Sporting, nem o FCPorto conseguem fazer. Não reconhecer isso é recusar-se a ver a realidade, infelizmente!
Os gajos com um estádio para 100 mil pessoas, provavelmente metiam a rondar os 80 mil de média, e nos grandes jogos passavam os 90 mil à vontade! E ficavam com um estádio para finais europeias a ser usado, entre as 3 competições de clubes, regularmente – 1 vez a cada 5 anos, por exemplo!
Agora, fazer outro estádio, sem derrubar este, onde?
E o dinheiro para isso vão buscar onde?
Isto é um não assunto e só serve para mostrar bazófia…
400 mil sócios… basta estarem 15 ou 20 anos sem fazerem a renumeração!
Nós, acho que este ano vamos fazer isso – a renumeração – ou então é em 2026! Mas penso que será este ano, até porque em 2026 temos eleições!
2 Janeiro, 2025 at 23:40
Subscrevo tudo.
2 Janeiro, 2025 at 19:52
Vocês são testemunhas do que vou dizer e humildade a mais também fica mal.
Lembram-se quando eu disse aqui que Quaresma não era para mim central mas sim um belíssimo lateral que podia dar e dei como exemplo aquela extraordinária descida na lateral ao “comer” João Mário do Porto e foi centrar pra aquele golo dd cabeça de Gyokeres, que depois foi injustamente anulado pelo árbitro?
Lembram-se de eu dizer que Quaresma nunca seria um bom central mas sim um extraordinário lateral direito que poderia às vezes saber fechar ao meio ? Lembram-se ?
Pois
Hoje RB disse na conferência de imprensa que Quaresma poderia ou iria ser um extraordinário latera direito.
Haja alguém que viu isso como eu.
Ainda bem RB, finalmente Quaresma poderá vir a ser um bom jogador nesta sua nova e verdadeira função ou lugar.
Porque sempre jogou a central pode bem fechar ao meio, não sendo para mim central. Quaresma andou até agora na sua carreira a jogar no lugar errado, mete Esgaio a um cantinho, tem tudo mais que o Esgaio (não é preciso muito) até ir à linha e centrar ele sabe melhor que o Esgaio.
FINALMENTE o Sporting tem um lateral direito em condições e foi preciso vir RB pró Sporting pra isso acontecer.
Nem RA foi capaz ou teve alcance pra ver isso.
Sinto-me realizado por ter sido o primeiro a dizer aqui isso de lateral em relação ao Quaresma.
Parabéns RB mostras que sabes da poda e que tens olhinhos.
Pode não ganhar o campeonato, mas para mim já deu mostras que é o treinador pró Sporting.
Foi verdade não foi que à muito tinha dito isto ? Vocês sabem que sim.
Estava à vista.
2 Janeiro, 2025 at 20:05
Lembrou e bem, mas no sistema de Rúben Amorim nunca seria essa a sua função, eu adoro a irreverência do Eduardo Quaresma.
2 Janeiro, 2025 at 20:20
Eu ao dizer que RA nunca o colocou a lateral não estou a querer dizer que RA fez um mau trabalho.
Mas mesmo no sistema de RA 3x4x3 Quaresma podia muito belamente jogar no 4 do meio campo, mais que não fosse nos jogos a doer, porque o fazia bem, tanto que jogou contra o porto dessa vez, e fez um corredor que foi uma maravilha. Nesse jogou a central, mas aquela jogada mostrou-lhe muita coisa e sem rotina de fazer o vai e vem.
3 Janeiro, 2025 at 8:53
Sendo o seu ponto fraco o jogo de cabeça, parece me muito acertado a posição de lateral.
3 Janeiro, 2025 at 9:16
Estás enganado.
O Quaresma jogou várias vezes mais como lateral do que como central com o Amorim. Quando o Sporting defendia (e defendia várias vezes, como disse o RB) em 442.
O que o Quaresma nunca conseguiria fazer e que defendeste várias vezes é fazer de ala no sistema do Amorim. E o RB nunca disse que o Quaresma faria um bom ala.
Eu concordo com o RB, não concordo nada contigo.
E nota-se bem a confusão que fazes porque contra o Porto ele jogou a central pela direita, não como ala….quem jogou a ala nesse jogo foi o Geny. Quem fez o corredor todo foi o Geny, não o Quaresma. O Quaresma foi central pela direita que fez 2 ou 3 arrancadas.
3 Janeiro, 2025 at 0:08
Confirmo Opinião.
Até digo mais, durante o jogo contra os rabolhos, cada vez que o quaresma tocava na bola lembrei me sempre da sua sábia Opinião.
SL
3 Janeiro, 2025 at 13:05
Eu disse o mesmo na altura.
2 Janeiro, 2025 at 21:22
Até parece que não somos o campeão em título e o 1º. Classificado nesta época porque mandam arbitrar os nossos jogos por gajos que não conhecemos.
O árbitro para Guimarães é um João Gonçalves.
Alguém sabe-me dizer quem é esse sujeito???
Será da estaleca do árbitro que dirigiu o nosso jogo com o Santa Clara?????!!!!
SL
2 Janeiro, 2025 at 22:22
Um dia vamos como Clube chegar à conclusão que o ponto assente é que são todos uma valente merda e que a única coisa em que realmente são bons é empurrar para baixo, e por isso temos de ser mais competentes que todos, incluindo os árbitros.
2 Janeiro, 2025 at 22:32
A ideia é meter alguém que ainda não tenha historial de roubos contra nós, portanto a lista fica muito curta…
2 Janeiro, 2025 at 21:57
https://www.youtube.com/watch?v=ALenyyvICD0&ab_channel=TiagoPaiva
🙂
2 Janeiro, 2025 at 23:49
Ele sabe quais os motivos invocados para a destituição. Que não concorde e não tenha podido de defender é outra questão.
Depois a afirmação de que Varandas não estava em Alcochete no dia, já ouvi isso noutra ocasião.
Não lembro disso ter sido falado em tribunal pelas testemunhas, mas recordo de BdC dizer que Varandas não estava na Academia quando lá chegou…
2 Janeiro, 2025 at 23:05
Alberto Baio e Tomas Handell ? duas posições carenciadas, 2 jovens formados no Vitória Guimarães, haverá arte e engenho?
3 Janeiro, 2025 at 0:13
Boa noite e EXCELENTE 2025 para TODOS!!!!!
RICARDO VELHO > KOVACEVIC
A BAIO > FRESNEDA + ESGAIO
T HANDEL > Z DEBAST
G SA > M EDWARDS
SL
3 Janeiro, 2025 at 8:50
Tb tenho cromos para trocar
Edward por Gustavo Sá.
Kovacevicv pelo Ricardo Velho.
Esgaio tenho muitos iguais , troco por qualquer outro cromo.
3 Janeiro, 2025 at 9:39
Bom dia tasca! Bom ano!
Para logo, ganhar ou ganhar.
Pelo que percebo não recuperou ninguém, por isso:
Israel
Fresneda, Diomande, Debast, Araujo
Geny, Morten, Morita, Quenda
Trincão e Gyokeres
Contra o Porto:
Quaresma, Diomande, St. Just, Reis
Geny, Morten, Simões, Araujo
Edwards, Gyokeres
Vamos ver quem recupera nestes jogos todos…Eu, como abdicava da taça da liga, fazia:
Em Guimarães:
Israel
Quaresma, Diomande, St. Just, Araujo
Geny, Morten, Morita, Quenda
Trincão e Gyokeres
Porto:
Kovacic
Fresneda, Diomande, Debast, Reis
Edwards, Morten, Simões, Afonso
Harder, Gyokeres
3 Janeiro, 2025 at 9:50
Ganhando hoje, embalamos…
3 Janeiro, 2025 at 9:53
Acho absolutamente determinante ganhar hoje.
Acho completamente indiferente perder com o Porco para a taça da liga. A taça da liga rebenta com as equipas todas…….até agradeço que se perca sem jogar a final…
3 Janeiro, 2025 at 10:43
A TL são 2 jogos…
3 Janeiro, 2025 at 10:48
São 2 jogos grandes, de alto grau de intensidade, que obriga a mais uma semana a jogar a meio da semana para quem vai à final e que cai em cima de uma fase horrível com competições europeias…
Rebenta sempre com as equipas que vão à final…
3 Janeiro, 2025 at 11:18
Jogas a 7 e a 10 ou 11, se fores à final, e só jogas para a CL dia 22…
Ou queres ganhar títulos, ou não…
Uma coisa que me irrita no nosso clube é a facilidade com que se desiste de competições – que não vês isso no Benfic@, nem no FCPorto – e é por isso que a nossa prestação na Europa é deprimente nestes últimos 50 anos, com uma ou outra excepção pelo meio!
Nunca vou concordar com isto – o que não quer dizer que, pontualmente num caso ou outro, isso possa acontecer!
3 Janeiro, 2025 at 11:25
A taça da liga?! Abdico lindamente.
Jogas doa 18 com o Rio Ave.
Se formos à final, o jogo será pai no dia 11. Temos de ir hoje com tudo para o jogo do vitória. temos de ir com tudo para dia 7. Depois novamente com tudo para 11 ou 12. Vai rebentar a equipa, obviamente.
Sem a final podemos puxar o jogo do Rio Ave para quinta, termos mais do que tempo de descansar para o Rio Ave e preparar liga dos campeões a 22.
A final obriga a jogar a 11 ou 12, depois a jogar com o Rio Ave pai a 18 e depois champions a 22, Nacional a 25, Champions a 29.
É um forcing em Janeiro, no inicio deste ciclo (que depois vai enfiar playoff da champions, taça de PT, etc), por uma taça de merda que me gera zero de interesse….
Tu estavas disposto a oferecer o jogo contra o City para ir ganhar a Braga…e achas mal abdicar da taça da liga para tentar dar tudo no campeonato e champions!
É exatamente o oposto do que estás a dizer. É querer dar tudo na champions e campeonato e não rebentar a equipa num ciclo infernal forçado por uma taça de merda que só serve para vender derbies….
3 Janeiro, 2025 at 11:48
Tipo:
11 para hoje: Máxima força.
11 para dia 11 ou 12: Máxima força.
11 para dia 17/18: Máxima força.
11 para 22: Máxima força…
Se tivessemos o plantel completo e não tivessemos rebentado com a “máxima força”, dava para gerir. Com metade do plantel de fora e a voltar…não.
3 Janeiro, 2025 at 12:04
Jogas hoje, dia 3…
Jogas dia 7 com o FCPorto – tens 3 dias de intervalo o que dá perfeitamente para recuperar!
Eventualmente jogas dia 11 a final com o Benfic@ – mais 3 dias pelo meio para recuperar, o que chega!
Jogas dia 18 com o Rio Ave – até podes antecipar o jogo para 16 ou 17 na boa!
Jogas dia 22 em Leipzig – tens 3 dias pelo meio se jogares a 18!
Jogas a 25 em casa com o Nacional!
Jogas a 29 em casa com o Bolonha!
A sério, ou somos um clube que quer ganhar todas as competições, ou não somos… Deixem-se de merdas!
Eu não vejo o FCPorto e o Benfic@ com essa conversa de fraco…
Tens 3 jogadores de fora – não meio plantel: Nuno Santos, que já nem conta, Bragança e Pote que estão quase a voltar. Provavelmente já vais ter o Bragança com o FCPorto e o Pote com o Leipzig!
Mas há quem pense pequeno e não tenha tanta exigência como acontece no Benfic@ e no FCPorto. Depois queixam-se que eles ganham mais…
3 Janeiro, 2025 at 12:10
Subscrevo em não concordar!
Neste caso de Taça da Liga, e também para o Clube, estou com o Tiago
3 Janeiro, 2025 at 12:11
Estou-me a borrifar para o que eles querem ou não querem.
O mesmo 11 de 3 em 3 dias durante 3/4 semanas dá várias lesões e não estamos em ponto que nos sirva ter várias lesões.
O Corolário disso é mesmo jogadores depois jogos champions ou campeonato com metade da equipa por arames e provavelmente parte dela com putos.
E o único jogo possivel de gerir é mesmo o Porto. Para mim aponto a passar bem na champions e manter o primeiro lugar.
Correr o risco de não conseguir por lesões ou sobrecarga desses jogos, acontece. Já é duro fazer isto com plantel curto.
Correr o risco grande de isso acontecer para ganhar a taça de campeão de inverno, nunca na vida!
E não sei que amigos tens de Porto e Benfica, os que eu conheço, 90% pensa exatamente o mesmo que eu. E todos se estão a borrifar para a taça da carica, só não querem perder clássicos.
Vários amigos meus do Porto dizem que se o jogo fosse contra o Braga, se estavam literalmente a cagar para se ganhavam ou perdiam…só o facto de ser contra o Sporting lhes gera alguma migalha de interesse e de vontade de ganhar e querem bem é que a taça da carica se foda….
3 Janeiro, 2025 at 14:14
Ninguém aqui defendeu que jogam os mesmos 11 sempre…
O que digo é que tens de meter um 11 para ganhar – e isso podes fazer rodando 3 ou 4 jogadores.
3 Janeiro, 2025 at 14:39
Como?!
Com o plantel como está, como é que dá para rodar 4 e manter a equipa competitiva contra o Porto ou vitória fora?
No banco temos Harder, Araujo, Fresneda, Simões, Debast, Edwards, Kovacevic, Couto e Arreiol.
Faz aí um 11 com 4 destes jogadores que seja competitivo contra o Porto com a mesma segurança do 11 atual. O unico caso que vejo como possivel é o Araujo. De resto é um claro douwngrade do titular para um destes. E por isso meter 4 destes é fazer o que eu disse…praticamente abdicar do jogo contra o Porto.
E pior que isso, depois temos de rodar mais uns quantos para a final….
Isso era verdade com o plantel completo. Com Pote, com Bragança, com Inácio…aí sim! Dava para rodar 4 jogadores de jogo para jogo, até dava para rodar jogadores diferentes para não fazer praticamente ninguém 3 seguidos e aí manter a equipa competitiva.
Como a equipa está agora, nem pensar….rodar 4 é praticamente abdicar do jogo. Faz aí 4 onzes seguidos com rotação de 4 jogadores diferentes de jogo para jogo mantendo a equipa competitiva com o plantel como está atualmente…para eu perceber.
3 Janeiro, 2025 at 10:43
Apetecia-me entrar num rant de como a taça da liga é uma competição de merda que banaliza completamente os derbies ou clássicos. Mas é o que é. Por mim seria sempre oportunidade para dar rotação às 2as linhas e nada mais que isso. A menos que o calendário seja completamente leve, tipo apanhar uma equipa de 5a linha da Europa depois ou uma equipa de fundo da tabela que joga tipo o Boavista, nem a final vale a pena estar a hipotecar hipóteses de ganhar, seja o adversário o Porto ou Benfica.
3 Janeiro, 2025 at 11:04
Nunca é.
Calha sempre numa altura super congestionada do calendário.
E são sempre derbies que fodem a equipa toda…
Eu por mim era mesmo isso….
Só não mudo mais porque não há mais jogadores.
Mas sei que a maioria dos adeptos fica fodido até à 5ª casa de perder com o Porto e vai atirar-se ao treinador novo e o crl…e o treinador vai sentir necessidade de ganhar para se afirmar…uma merda…
3 Janeiro, 2025 at 12:14
Estou contigo. Ainda por cima numa competição onde querem quase sempre jogos grandes, e onde existe quase uma obrigação de vencer, por ser a um rival…
Que se foda a Taça da Liga
3 Janeiro, 2025 at 12:21
É isso…
Há mais interesse em ganhar ao rival porque até no torneio do Guadiana sabe bem ganhar ao rival, do que na merda da taça….
Correr o risco de lixar o plantel de vez, que está já muito espremido por má utilização…para ganhar a merda da taça da carica…para mim é uma opção completamente errada….
3 Janeiro, 2025 at 12:30
Temos demasiadas pessoas que acham que o campeonato é ganhar aos rivais…
Estamos numa fase do Clube em que é muito mais importante ganhar o Campeonato do que outra coisa qualquer. Quando o Amorim chegou aceitava o esforço porque era preciso criar habituação de vencer, agora as prioridades são outras e a Taça da Liga, que ninguém liga e ninguém quer saber está bem longe das minhas prioridades, principalmente quando há jogos bem mais importantes este mês e é importante reabilitar jogadores.
3 Janeiro, 2025 at 13:19
100% de acordo.
Caguei para a taça da liga. Praticamente nem a contabilizo na lista de troféus ganhos.
Prefiro vencer uma supertaça.
3 Janeiro, 2025 at 14:15
Pois, é isso que não entendo e discordo!
3 Janeiro, 2025 at 14:23
Tipo noutro contexto…
Até era bom para dar ritmo a tudo, para jogar com vários jogadores juntos e fazer a equipa crescer como um todo…
Estava-me a cagar para ganhar ou perder mas o proposito era mesmo aumentar o plantel, fazer equipas em que todos contam sem desiquilibrar a equipa.
Neste caso em que se esmifrou o plantel estupidamente entre o final do Amorim e o JP, ia mesmo com putos e estava-me a cagar mesmo! Equipa a 100% hoje e para dia 07 ia com suplentes que quero ver se dava para manter, putos e com os 2 ou 3 impossíveis de substituir. Para não fazer uma equipa muito desconexa que depois também deite abaixo psicologicamente os jogadores.
3 Janeiro, 2025 at 14:33
Já no ano passado a equipa foi por arames e graças a Deus não foi à final e foi possivel recuperar o plantel depois disso. Se fossemos à final e desse lesões e cansaço acumulado, não sei se tinha corrido bem. Foi a altura mais tremida fisicamente do ano até essa altura, que só foi superada depois da fase que acaba com a nossa vitória contra os lamps. Felizmente não fomos à final…
Bragança estava a voltar, Morita estava fora, Just a voltar, Diomande fora, Geny fora. Que me lembre no banco estava Paulinho, Reis e Bragança e St Just a volta.
E não tínhamos 2 jogos de champions logo a seguir.
E nessa altura depois tivemos jogo fácil na TP que deu para rodar a equipa toda, jogos com o Young Boys também com muita gestão…e aí a equipa recupera um bocado de folego.
3 Janeiro, 2025 at 14:51
O JP na minha opinião já levou com um plantel estupidamente esmifrado.
O Amorim na sua cruzada de sair com folha limpa derreteu alguns jogadores sem pensar no amanhã, muito porque não tinha mesmo de levar com o amanhã….a pimenta estava enterrada completamente no “c*” do JP.
3 Janeiro, 2025 at 14:54
Sim mas também não se ajudou…
Lá está. Foi ele que meteu os 3 médios ao mesmo tempo e que fodeu o meio campo quando a equipa já estava na linha de água….
3 Janeiro, 2025 at 10:51
Jogo a Jogo….
3 Janeiro, 2025 at 11:13
https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/fortuna-de-elon-musk-vale-portugal-e-meio?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais
Que tristeza… 🙁
3 Janeiro, 2025 at 11:19
Não é bem tristeza…essas noticias são mesmo só para enganar quem não sabe ler…
Estão a comparar patrimonio com rendimento anual.
O patrimonio de Portugal e o rendimento anual são muito mais valiosos do que o que o Elon Musk tem.
Como podes perceber na noticia, já foi impressionante duplicar a fortuna e mesmo assim essa duplicação é inferior ao PIB português (197 mM vs 267 mM). Ou seja, o rendimento dele neste ano, e foi algo muito impressionante, é inferior ao rendimento anual de Portugal.
O patrimonio então nem se compara….
3 Janeiro, 2025 at 11:30
Eu até acho que a ideia não era comparar património e rendimento anual, mas colocar em perspectiva a riqueza de Elon Musk e a desigualdade existente…
3 Janeiro, 2025 at 11:45
A ideia é chocar…
Se for meter em perspectiva, explicavam que estavam a comparar o incomparável….
A ideia é gerar comentário a dizer “que tristeza” como que dizendo que somos mesmo pequeninos….
3 Janeiro, 2025 at 12:33
E não é chocante?
Se o gajo cresceu em 2024 quase 200 mil milhões de euros e se o PIB de Portugal em 2024 foi de cerca de 270 mil milhões de euros, o gajo sozinho ficou a 70 mil milhões de produzir o que Portugal inteiro produz num ano!
Isto tem de mostrar que algo vai mal em Portugal. O ponto é esse! E nem falo na barbaridade que é um gajo ter esse património…
3 Janeiro, 2025 at 11:34
Tal e Qual.
É como a questão da análise do próprio PIB.
É uma grande mentira que se as pessoas percebessem bem como se mede o PIB se calhar deixam de ligar a essas merdas.
Só pelo facto da União Europeia ter pedido para que todos os países do bloco incluíssem atividades ilícitas no cálculo do PIB….só por aqui dá para perceber algumas coisas….
3 Janeiro, 2025 at 12:12
Um gajo a gerir dinheiro e empresas consegue fazer aquilo… Portugal inteiro, com a ajuda da UE, faz o quê? Explora quem trabalha ao limite… e tem o país cada vez mais na cauda da Europa…
A questão é esta!
Claro que o património de cerca de 900 anos de Portugal é maior que o património de 50 ou 60 anos do Musk… Agora, o que actualmente fazem com esse património, eu dou muito mais valor ao que o Musk faz, do que Portugal, que é o meu país!
Recua 50 anos atrás – que, por coincidência calha em 74 – e vê o que cresceu Portugal e o que cresceu o Musk, partindo quase do zero! O ponto é este!
3 Janeiro, 2025 at 12:18
Pah, a comparação é tão estapafúrdia que nem vou comentar…
3 Janeiro, 2025 at 12:26
A comparação não tem nada de estapafúrdia.
Mostra é claramente que não houve vontade de evoluir o país, enquanto do outro lado tens um gajo pró-activo que vai crescendo e desenvolvendo o seu património e o mundo!
Claro que a comparação não pode ser linear…
Mas para teres comparações lineares basta ver como vais caindo no ranking dos países da UE… Com mais um bocadinho de esforço, rapidamente chegaremos ao ultimo lugar! E o que é pior ainda, é que os países que antes puxavam a Europa para cima – Alemanha, França, Inglaterra, etc. – hoje estão cheios de problemas e a crescer muito pouco e mesmo assim vão-se afastando de nós, ou nós deles, que é mais correcto dizer!
3 Janeiro, 2025 at 12:47
Potencial não é ilimitado. Existem demasiadas obrigações sociais que um país tem que uma empresa não tem.
Depois, o valor que eles apontam ao Musk é completamente irrelevante. Tesla, X essas empresas pesam pouco no real valor da sua riqueza, até porque a SpaceX não está cotada em bolsa. Provavelmente ele vale o dobro do que está avaliado, se é que não vale mais.
Mas é uma conversa tão irrelevante e tão desnecessária, que é só mesmo para criar engagement e meter as pessoas a reclamar.
3 Janeiro, 2025 at 13:25
Sim, os outros países não têm obrigações sociais. Só Portugal é que tem…
Quando dás subsídios – as tais obrigações sociais – a pessoas que nada contribuem, quando dás Saúde e Ensino a quem nem sequer vive em Portugal, quando dás casas a quem nada faz para as ter ou pagar, pois, fica complicado…
O Musk dá altos ordenados – acima da média para os sectores onde funciona – aos empregados. Mas faz isso com o dinheiro que gera.
Portugal faz isso para alguns empregados do Estado, mas com o dinheiro que quem trabalha gera!
Enfim, isto não é linear e levava a uma grande discussão…
Se gerissem o país como se gere uma empresa ou como se gere uma casa/família, se calhar tínhamos um país muito melhor.
Se eu tenho a preocupação de não gastar mais do que posso, de ter poupança, de garantir que sou tratado e os meus filhos também, que me educo e aprendo, etc., tudo isso com o dinheiro do meu trabalho, o país devia fazer o mesmo…
3 Janeiro, 2025 at 14:05
Eu estava a falar em pais como figura geral. Nenhum pais cresce como as empresas, da mesma maneira que nenhum pais afunda como afundam as empresas. Um pais aumentar a sua produção anual em 5% durante 10 anos seria fantástico, mesmo assim apenas teria crescido metade do que cresceu o Musk num ano. É completamente diferente. Estás a descorar completamente a volatilidade que é o mercado em que o Musk está inserido. Um defeito num produto Tesla pode criar um buraco de centenas de milhões, enquanto um ano menos bom numa economia estabelecida significa muito pouco.
Pelo menos é até aqui que consigo argumentar porque é o limite do meu conhecimento.
3 Janeiro, 2025 at 14:18
Mas acho que só me dás razão!
E um país não vai à falência porque quando precisa de dinheiro há sempre maneiras de o arranjar, nem que seja aumentar impostos.
3 Janeiro, 2025 at 14:57
É misturar duas realidades distintas.
Vivem em universos diferentes logo as condições não são as mesmas.
Concluindo….não são comparáveis…
3 Janeiro, 2025 at 15:04
É tudo diferente…
Os objectivos de um pais são diferentes dos objectivos de um empresário;
As responsabilidades são radicalmente diferentes;
O modo de governo são completamente diferentes (entre país e empresas);
São 2 coisas incomparáveis…é completamente absurdo estar a falar disto….
3 Janeiro, 2025 at 12:07
Tristeza maior ainda é haver pessoas que olham para Musk como um salvador , um predestinado, um sobredotado cuja única motivação é fazer o bem e pugnar pelo progresso da Humanidade.
Eu conheço algumas.
3 Janeiro, 2025 at 12:13
O Musk tem os seus méritos.
Mas, para mim, um gajo que quer ter um exército de 1 bilião de robôs será sempre alguém que eu vejo como perigoso…
3 Janeiro, 2025 at 15:32
+1
E largamente mais que perigoso.
Mas também um dia há-de cair, só que antes, faz o que faz, e muitos irão sofrer às suas custas.
Dizia um pensador :
Todos os impérios criam a sua própria destruição.
E comentamos nós, só que até la, muitos morrem e sofrem.
3 Janeiro, 2025 at 15:39
Caiu o império português, espanhol, romano, grego, otomano, ,etc, e há-de cair o americano, russo, chinês e outros, e outros hão-de nascer.
É só ler a história.
Durante o caminho as civilizações vão sofrendo de várias formas.
3 Janeiro, 2025 at 15:44
O Musk é o gajo que eu vi em vida mais Bond vilan real de sempre….
3 Janeiro, 2025 at 15:51
O Musk e o Trump juntos não vai dar.
Haveremos de assistir a alguns episódios.
Um poleiro nunca dá pra dois.
Pode ser que seja a salvação dos americanos e do mundo.
Vamos ver no que dá.
3 Janeiro, 2025 at 12:02
Este ano de 2025 vai ter muitas e boas novidades no contexto sócio político tuga …
Ora lá para Outubro 2025 iremos ter eleições autárquicas.
De frisar que o papagaio mor, o marselfie, já não vai poder exercer a sua influência no orçamento de estado para 2026, pois em setembro do corrente perde uma série de poderes, devido a estar a 6 meses das eleições para a presidência da república em 2026.
Mas, algo que vai ser um autêntico regabofe em 2025, e que ninguém fala, vai ser a desagregação das juntas de freguesia… Isso vai (re)criar mais de 300 juntas de freguesia e respectivos cargos … Grosso modo estamos a falar de mais 3 mil novos cargos públicos… Ou tachos.
Portanto, isto promete…
3 Janeiro, 2025 at 12:10
De referir que esta desagregação de freguesias decorre do que foi feito em 2013, na altura da troika, onde se procedeu á agregação de freguesias para “poupar” recursos…
E agora, qual é o argumento para este alargamento?!? Será que é porque têm que gastar o PRR?!?
3 Janeiro, 2025 at 12:20
Foste rebentar com um ninho de vespas… Vou buscar pipocas e vinho de pacote, e volto só para ver, porque política e religião, só falo cara a cara e com quem conheço…
Mas que rebentaste o ninho, isso é certo
3 Janeiro, 2025 at 12:21
😀 😀 😀
3 Janeiro, 2025 at 12:21
Mas estou totalmente de acordo contigo
3 Janeiro, 2025 at 14:29
Ui o XAP e o Ginha em total acordo, novo ano, vida nova.
3 Janeiro, 2025 at 15:22
O fim está próximo…(escrito num cartaz de papelão)
3 Janeiro, 2025 at 12:20
A agregação de Freguesias foi algo positivo, imposto pela Troika, ou nunca o fariam.
Agora vão voltar ao normal, e desagregar novamente as Freguesias para “fazerem” mais os tais 3000 “jobs for the boys” que o sistema – com PS e PSD à cabeça porque são os que garantem mais tachos – vais requerendo…
Agora, não fazem isto porque se agregou Freguesias antes.
Fazem isto porque o sistema “precisa” de mais lugares para meter mais gente a mamar à grande…
A Troika não tem nada a ver com isto. São PS e PSD, que mandam no sistema e praticamente são o sistema, que querem que se faça isto! E o que ainda é mais triste é só o Chega estar contra isto. O resto nem pia…
3 Janeiro, 2025 at 12:41
O objetivo não é melhorar o país, é ser reeleito, a partir daí aumentos de reformas, ordenados mínimos e funcionários públicos é sempre um fartote.
Ajudem-me só a perceber uma coisa. Espanha tem um ordenado mínimo apenas superior em 200e que o nosso. A população é de 4x mais. O PIB é 12x superior ao nosso. Como é que não aumentando o PIB para números sequer semelhantes aos espanhóis conseguimos um aumento do ordenado mínimo cada vez mais perto do deles, e não só, ao mesmo tempo que conseguimos o objetivo do aumento do ordenado mínimo que é a melhoria da qualidade de vida das pessoas?
3 Janeiro, 2025 at 13:16
Tudo certo, isso, com o qual concordo!
Mas isso nada tem a ver com o aumento das Freguesias…
Meu caro, temos o país e os governantes que o povo escolhe e merece! Eles não se auto elegem…
Ainda há talvez uma semana, vi um vídeo em que a Fátima Felgueiras tinha acabado de chegar do Brasil, para onde tinha fugido, a 10 dias das eleições autárquicas… E foi eleita nessas eleições.
Agora, a culpa é dela ou é das pessoas que elegeram uma pessoa fugida à justiça?
3 Janeiro, 2025 at 13:19
Engraçado é ver, em paralelo com isto, o aumento do custo de vida… Com a carga fiscal que se pratica por cá, estes aumentos no ordenado mínimo são quase imediatamente absorvidos …
Um dos principais problemas é termos uma população subserviente e que vive com medo… Só assim foi possível manter os salários quase na mesma durante 20 anos … Enquanto isso, o custo de vida disparou para mais do dobro…
Como temos uma população acrítica e que se deixa manipular facilmente… Sem qualquer tipo de consciência colectiva … É fácil, fácil…
Enquanto as pessoas não se capacitarem que têm mais poder do que pensam, isto nunca vai mudar …
3 Janeiro, 2025 at 13:28
Enquanto as pessoas não forem exigentes e não tiverem literacia no geral, isto não muda…
3 Janeiro, 2025 at 14:09
Eu tenho na minha cabeça a ideia mirabolante de que as pessoas viviam muito mais confortáveis com um ordenado mínimo de 450e do que vivem agora com o dobro. Nessa altura era adolescente por isso a única coisa que sei é que os meus pais traziam para casa muito mais coisas nessas alturas do que trazem agora, e que os serviços funcionavam melhor.
Cada vez gosto menos do Governo, cada vez gosto menos que o Governo esteja enfiado em tudo, e cada vez abomino mais nacionalizações e que mais. O resultado é que é tudo sorvedor, só dá despesas, despesas essas que se traduzem em aumento dos impostos. Mas lá está, percebo pouco disso, o que percebo melhor é que o ordenado mínimo aumenta, e o que me sobra na carteira ao fim do mês diminui.
3 Janeiro, 2025 at 15:09
Na minha opinião estás a entrar um pouco em contradição FIX.
Pelo teu comentário:
-antigamente vivia-se melhor;
-antigamente traziam-se mais coisas para casa;
-antigamente os serviços funcionavam melhor;
mas…
-cada vez gostas menos do Governo;
-cada vez gosta menos que o Governo esteja enfiado em tudo;
….
O que é estranho é que cada vez tem menos presença do Estado, cada vez tem menos empresas do Estado, cada vez tem mais presença de entidades privadas, muitas delas em áreas fundamentais como por exemplo a energia.
Antigamente tinhas mais presença do Estado.
Estaremos sim a ser “vitimas” do tal capitalismo?
As inflações….
3 Janeiro, 2025 at 15:50
Acho que não há contradição nenhuma e estás a ver mal a coisa!
Se ele acha que antes era mais fácil – e eu acho o mesmo, por exemplo comparando o que era a minha vida na década dos 20 anos com o que é a vida dos meus filhos na década dos 20 anos deles – é natural que ele cada vez goste menos do Governo e do Estado.
E é verdade que cada vez o Estado se mete em mais coisas – e é isso que condiciona o desenvolvimento dos países! Aliás, vendo de forma simples e linear, por o Estado se meter em mais coisas é que gasta cada vez mais e, por isso, é que cada vez cobra mais impostos e cada vez as pessoas e as famílias estão mais sufocadas!
Estou muito mais de acordo com a opinião do FIX do que com a tua…
Se o Estado cobra mais, é natural que as empresas privadas também cobrem mais, para compensar o dinheiro que o Estado lhes leva.
Isto é uma bola de neve!
Por exemplo, o Estado aumenta as taxas dos combustíveis, os combustíveis ficam mais caros, as empresas privadas aumentam os preços dos seus produtos para compensar isso…
3 Janeiro, 2025 at 15:58
“E é verdade que cada vez o Estado se mete em mais coisas”
É com esta parte em que não concordo nada.
É não ter a noção de qual era a participação do Estado em inúmeras áreas da sociedade no tal antigamente que vocês falam.
A vossa noção de participação do Estado parece-me que se está a resumir apenas à carga fiscal….e mesmo aí….
3 Janeiro, 2025 at 16:06
Digo mais.
Os preços quando aumentam nada têm a ver com a carga fiscal.
A inflação não tem nada a ver com os impostos.
Muito pelo contrário.
A inflação provém sobretudo de haver “demasiado” dinheiro a circular na economia.
A inflação antecede o aumento da receita fiscal, porque contribui para um aumento da receita arrecada sobretudo pelos impostos sobre o consumo (IVA) e isso porque aumenta a base tributável….mas a taxa mantendo-se fixa não é por isso que vai haver mais ou menos inflação.
A inflação acontece porque as pessoas têm dinheiro para consumir, mesmo que quem coloca os bens no mercado aumente os preços todas as semanas. Isso acontece porque há dinheiro na economia. Daí que a medida que está nos livros é que se devem aumentar as taxas de juro para tirar esse mesmo “excesso de dinheiro” do mercado e assim limitar essa folga de quem compra e praticamente levar a que os fornecedores de bens comecem a ficar com eles nos armazéns e sejam obrigados a parar com os aumentos dos preços se querem mesmo vender o produto.
3 Janeiro, 2025 at 16:16
Para mim a vida também está a mudar.
Mas acho que tem mais a ver com a cada vez maior informatização das coisas do que propriamente o Estado ser mais ou menos participativo na economia ou até mesmo a carga fiscal ser maior ou menos.
Acho que tem a ver mais com mudanças profundas ao nível global.
Muitos dizem que vamos e estamos já a sentir mudanças ao mesmo nível daquelas que se viveram na altura da revolução industrial.
As máquinas substituíram as pessoas. Antes era preciso ter um trabalhador com talento e esse talento era pago. Depois já só era preciso alguém que soubesse manusear a máquina e aí haviam mais pessoas capazes de fazer a tarefa e os salários baixaram. Ao mesmo tempo para fazer uma coisa eram precisas mais pessoas, há medida que o tempo passa cada vez precisas de menos pessoas para desempenhar a mesma tarefa o que leva a taxas de desemprego mais altas.
O mundo está a mudar.
Os governos de facto podem tomar medidas, mas contra o capitalismo, interesses e a vontade de fazer cada vez mais dinheiro, e onde o poder estar concentrado em cada vez menos pessoas….
Não vai ser fácil.
3 Janeiro, 2025 at 17:06
No que toca a PPP tenho uma ideia diferente. Há uns anos que por exemplo os hospitais passaram a ser totalmente do Estado e pioraram. Depois há todo um caso da SS que gasta mais do que nunca, o que reflete uma maior influência na sociedade, e esse dinheiro tem de ser compensado de algum lado.
Não posso argumentar contigo porque não domino na mínima o assunto da Economia, mas sei que quando gasto 2€ em gasolina 1 vai para o Estado. Quando pago a conta do gás, mais de 40% são impostos. Quando vou ás compras vejo demasiadas coisas tabeladas a 23% quando antigamente não era assim. Quando viajo para o norte pago mais de 40€ em portagens para conduzi em estradas horríveis.
Tu até podes ter razão no que dizes, mas a verdade é que quando recebo sinto que o meu patrão da com uma mão e o Estado tira com a outra.
3 Janeiro, 2025 at 17:31
O SNS gasta muito porque é um autêntico sugadouro. Os fornecedores do SNS (ou alguns dos) são autênticos vampiros do SNS, com orçamentos e faturação mais do que exacerbada face aos serviços prestados.
3 Janeiro, 2025 at 18:43
Pois mas não deve ser só por isso. A ideia que fica é que o Estado opera muito acima das suas capacidades, mas como tem um financiamento garantido, ao contrário das empresas, estão-se a cagar para como são geridas as suas operações. Uma empresa procurava soluções novas porque aumentar os preços não é sustentável num mercado em contração, o Estado aumenta os custos porque é mais fácil e menos chato do que procurar parceiros mais acessíveis. E o Estado tem uma grande atenuante em relação ao SNS, ao contrário das empresas que mudam de fornecedores o produto/serviço pode sofrer alterações e piorar um pouco, o SNS ficar pior só mesmo numa hecatombe porque está pelas horas da morte.
3 Janeiro, 2025 at 12:42
Isso, o pessoal queixa se mas continua a votar nos mesmos há 50 anos com a esperança que algo vai mudar! Povo inteligente…
3 Janeiro, 2025 at 13:16
Obviamente!
3 Janeiro, 2025 at 13:54
Boa tarde.
Hoje não devo conseguir ver o jogo, mas espero que consigamos ganhar. É importante irmos estando à frente. Perdemos a margem que tínhamos. Temos de ganhar margem de novo.
Vamos ver como se sai o RB em Guimarães. Se pudesse escolher, não faria este jogo já. Os homens estarão por certo desejosos de ganhar ao ex-treinador.
Sobre a discussão acima, eu entendo o desvalorizar da Taça da Liga, mas é uma competição e não devemos aceitar que vamos para perder. Isso não pode existir no Sporting. O que se deve fazer é rodar muito a equipa para não matar os titulares. É dar minutos e tempo de jogo a quem precisa, mas com olhos na vitória. Mas rodar é imperativo.
3 Janeiro, 2025 at 15:07
Falando do jogo de hoje, vem-me à memória o gamanço do ano passado.
E que gamanço.
3 Janeiro, 2025 at 15:51
Foi o Eucalipto! 🙂
3 Janeiro, 2025 at 17:23
E dou outro, e do outro, e aquele 0-3 transformado em 3-3…
3 Janeiro, 2025 at 17:41
Nesse valia tudo, que o diga o tiquinho soares….
Mas RA acabou com a Calimerandia, foi recuperada pela…. no curto reinado de JP, agora Rui Borges é tudo menos Calimero.
3 Janeiro, 2025 at 15:18
Ganhar caralho!
SL
3 Janeiro, 2025 at 15:51
Tu ganhas o que quiseres… 😀 😀 😀
Isso é lá contigo!
3 Janeiro, 2025 at 16:41
Boa chalaça.
3 Janeiro, 2025 at 17:53
🙂
3 Janeiro, 2025 at 17:24
Chico Faria, onde andas tu meu caro!? Anda lá com as tuas premonições!