Para lá de todos os elogios que este grupo, depois de serem abandonados pelo líder, num choque anímico fortíssimo, depois de um mês de inferno técnico/tático com perda de uma vantagem folgada no campeonato, depois de uma onda de lesões consecutivas que deixou um plantel curto ainda mais curto e sem algumas das suas principais figuras, merece pelo cerrar de dentes nas últimas duas semanas, há algo que deve ser colocado em cima da mesa: perdemos três finais consecutivas no espaço de seis meses, mais coisa menos coisa.
É verdade que conseguimos algo que faz sentido para um Clube como o nosso: estar nessas finais. Taça de Portugal, Supertaça, Taça da Liga, sendo campeões antes dessas três finais.
No final, nenhuma delas nos sorriu, por motivos bem diferentes.
Na Taça de Portugal, entre a expulsão de St Juste, à meia hora de jogo, e estarmos sem guarda redes, tendo que lançar para a titularidade um puto impreparado para a fogueira, perdemos com um Porto que nos era inferior (1-2).
Na Supertaça, com um Porto ainda mais inferior (o actual), chegámos aos 25 minutos a ganhar 3-0, passando literalmente a ferro o adversário. Acabámos a perder 3-4, no prolongamento, num jogo que passámos do brilhante ao patético.
Ontem, na Taça da Liga, perdemos em penáltis (1-1 no tempo regulamentar), numa final onde chegámos após tudo aquilo que escrevi no parágrafo inicial.
Curiosamente, das três finais, e tendo em conta que o trabalho de Rui Borges leva cerca de 15 dias, esta última pareceu-me aquela em que a equipa foi mais consistente ao longo dos 90 minutos. Mas não ganhámos. Mas podemos ter ganho algo muito importante para o resto da época. Mas não ganhámos. Mas os indicadores são bons.
Copo meio cheio, copo meio vazio (ou o caminho certo que falta tornar efectivo).
13 Janeiro, 2025 at 14:22
Pergunta para um milhão de euros!!!
Por que raio, continua Pedro Gonçalves lesionado e qual é a sua real lesão?
Começam a cheirar a merda estas lesões que só acontecem a nós.
Rotura muscular e já está no estaleiro há mais de 2 meses?
Fodasse!! Será que ninguém questiona estas merdas?
Bragança! O que tem ? Falta de cona?
Morita! O que tem? Falta de sushi?
Fodasse, mais a estas merdas que ninguém quer perguntar.
Que conas de sabão que saíram estes anjinhos.
Não arrebitem, que no sábado em Vila do Conde pode dar merda.
Neste momento são os Vikings e mais uns sonecas a jogar.
13 Janeiro, 2025 at 14:38
O Pote dizia-se que parava ate Janeiro…em que mes estamos? Pois.
13 Janeiro, 2025 at 14:41
Esqueçam o pote esta época, vai fazer mais meia dúzia de jogos.
13 Janeiro, 2025 at 15:18
Acho que o Pote está a ser preparado com calma, para entrar e não sair mais
13 Janeiro, 2025 at 15:10
Também não entendo.
Qualquer lesão/toque neste clube significa 2 meses de fora. Departamento de performance ainda deve estar de férias…
13 Janeiro, 2025 at 14:36
Como sei que há aqui maltinha que também gosta de tenis…
Brutal esta madrugada! Borges e Faria na segunda ronda do Austrália Open
Faria é doente pelo vosso clube! Joga com Dkoko, e sendo o melhor português que vi na vida a servir, tudo é possível
Xap, calma que isto são só CABALAS!
Estou a brincar com o Xap… É dos gajos que acho que mais respira Sporting, mas o ódio aos outros, dá em certos comentários.
São cabalas xap!
Abraço a todos! Quando souber horários do tênis, meto aqui
13 Janeiro, 2025 at 14:47
Vai ser duelo de gerações, só serviço não chega mas pode ajudar. Depois a experiência 37 vs 21 anos
13 Janeiro, 2025 at 15:15
Sim! Quase impossível! Ainda por cima contra o gajo que melhor responde aos serviços
13 Janeiro, 2025 at 17:17
Estava eu a passar em Oslo, em Setembro passado, quando reparo nuns jovens com indumentária com as cores e os símbolos do nosso país. Meto conversa e era.. a selecção de ténis! Rapazes simpáticos. Fiquei bem impressionado. Iam jogar contra a Noruega, nos dias seguintes.
13 Janeiro, 2025 at 14:37
Para mim era simples, gastava as fichas todas num 8 que viesse para ser titular.
13 Janeiro, 2025 at 14:43
Um bocado em modo sonhador, Bae Jun-ho do Stoke City, um dos dois clubes aqui ‘da terra’, e aquele que neste momento joga no escalao mais alto (o Port Vale esta na League Two creio, e o Stoke no Championship.)
13 Janeiro, 2025 at 15:12
Também!!! Sem Bragança, Morita é mesmo necessário. João Simões é curto!
13 Janeiro, 2025 at 15:17
Mas achas razoável gastar sei lá…10M…num médio centro titular que daqui a 1 mês em principio facilmente será 4ª opção?
Eu continuo na minha…acho muito mais “critico” um ala direito ou numero 10….
13 Janeiro, 2025 at 15:24
Tiago, o que te parece o Mathias Kvistgaarden?
Já se falou deste nome ainda antes de se contratar o Harder. Tem uns bons números e parece-me um gajo para fazer de Pote, exceto na versatilidade para jogar a meio campo. E é nórdico, o que nos tem trazido boas indicações em termos de postura e profissionalismo!
13 Janeiro, 2025 at 15:29
Não conheço.
Conheço os números, não vi jogar. E só costumo falar de jogadores que conheço relativamente bem de ver jogar. Só conhecendo bem é que consigo +- tentar prever como poderia encaixar.
Não acho fácil o transfere Brondby, campeonato português. Logo à partida. Numa posição tão tática como 10, interior esquerdo ofensivo. E como sabem, não sou grande fã destes riscos de campeonatos muito exóticos, principalmente quando precisamos de impacto imediato…
13 Janeiro, 2025 at 15:39
Esse é o maior problema que temos agora. Vamos contratar para o meio campo, contrato de 3 anos que por norma é o base, para em Junho termos nos quadros do Clube Morten, Morita, Bragança, Essugo, Simões + contratação, ou seja 6. Mesmo que o Simões não conte, são 5 para 2 lugares. Ou seja, vamos contratar agora à pressão, mais caro porque é o mercado de Inverno para depois em Julho termos de, em principio, contratar um sub para o Morten a nível de qualidade, e ficarmos aqui com um eventual 5o homem porque o Simões “não serve”. É que irmos buscar alguém agora para o meio campo, não nos dá garantias que será melhor que Morita ou Bragança, nem do que um Essugo depois de uma época de LaLiga.
13 Janeiro, 2025 at 15:47
Eu já acho que não é nada fácil ser um jogador da qualidade do João Simões mesmo que mais velho e por isso mais experiente, quanto mais que os outros…
Tipo, o Handell era uma boa aposta. Mas…não estou a ver tirar ninguém do Vitória neste momento com menos de 15/20M. Depois da venda do Alberto por 15…
Vamos a Fama buscar o Youssouf? Outro que deve andar nos 10/15M…
E para mim ambos seriam ambos 4º médio em Fevereiro…só se der para o Bragança jogar mais na frente e o Pote na esquerda para ir rodando a equipa…mas mesmo assim acho mais simples e importante ir buscar um ala esquerdo.
Também não tenho vontade de andar a ir buscar os Fujimotos da vida….em que vai dar outro Arthur ou Rochinha….
E temos dinheiro sequer para isto tudo?
13 Janeiro, 2025 at 15:52
Ninguém sabe quando volta Bragança, nem Morita…é tipo daqui a 2 semanas? 1 mês, 2 meses?? É que até lá só tens 2 médios disponiveis …para jogar campeonato e champions.
13 Janeiro, 2025 at 15:57
Vamos contratar para 2 semanas ou 3?
Teoricamente o Bragança está a rebentar e o Morita volta a meio de Fevereiro.
13 Janeiro, 2025 at 15:56
É isso tudo. Mas repara que os 10/15M agora, se calhar em Agosto são 5/10, porque o mercado de Inverno é sempre naturalmente inflacionado. Isto quando o Sporting já andou a vender para comprar este ano, e para um gajo que daqui a 3 ou 4 semanas pode-se tornar irrelevante? Não vale a pena o esforço.
Quanto ao Simões acho que a malta não tem muita noção do que está ali. Um puto de 18 anos acabados de fazer, que entra e tem a mínima compostura, clareza e qualidade de passe, com boa chegada na área. É melhor que o resto? Não, mas isso o Mateus Fernandes também não era quando se estriou e agora anda a maioria a chorar-se por ele. São miúdos que precisam de jogo e habituação. O Simões cai na A de paraquedas, numa equipa completamente rebentada e não compromete. É isso que se pede a um 4o médio. Que entre e não comprometa. Eu acho que o Simões chega e sobra para 4o médio.
13 Janeiro, 2025 at 15:59
Tive esta mesma conversa vezes sem conta sobre o M. Fernandes e sobre o Essugo…..tive com o Bragança….etc….
É conversa com todos os putos que entram para o meio-campo.
E o M. Fernandes e o Essugo entraram pior na equipa que o Simões e não foi em derbies, mas pronto….
Eu gosto muito do Simões e acho que está ótimo para 4º médio. Mas pronto….
Depois é ler que não se aposta na formação e anda tudo a dormir quando depois eles mostram emprestados….enfim….
13 Janeiro, 2025 at 16:11
Maior parte das vezes o talento está lá, precisam de jogo. O Simões e o Essugo parecem-me claramente casos a parte porque apareceram muito novos. O Essugo assim que sai para empréstimo chega ao Chaves e vira patrão do meio campo. No Las Palmas quase sempre titular, tem mais minutos em 13 jogos do que desde que se estriou pelo Sporting. O Simões fez jogos muito competentes, entrou quase sempre bem (em Alvalade contra os Rabolhos complicou, mas é natural). Precisa de tempo e de ser aposta. Agora se já se está a mandar o Simões embora, para ir buscar um 4o médio, que raramente vai jogar pah é assumir logo que a formação é merda e não conta para nada.
13 Janeiro, 2025 at 16:16
É isso.
13 Janeiro, 2025 at 16:16
Calma… tu estas a ver o 4o médio como o último da hierarquia de 4 médios. Com tantos jogos e um sistema que pede alta rotaçao não podes ver assim.
Eu vejo 2 + 2… vejo Bragança mais parecido com Morita e portante substitutos mútuos naturais mas não vejo ninguem para Morten… é tudo muito macio e light… como o Simoes.
As vezes o jogo contra equipas encostadas pede a construçao de Morita/Bragança por exemplo e porque nao os 2 ao mesmo tempo… Ja para os duelos e ser o pêndulo táctico não há ninguem para render ou fazer par com Morten quando o jogo pede outra capacidade e entrega… e gerir mantendo as ambições intactas.
Simoes é mais um parecido com os peso pluma do meio campo, terá o seu tempo para evoluir e ter o seu espaço e como dizes, é um miudo num contexto dificil. Precisamos de algo mais para a 2a metade da temporada.
13 Janeiro, 2025 at 16:31
Não concordo, especialmente numa equipa com 3 médios. Já não concordava a 2, a 3 ainda concordo menos.
No inicio do ano o nosso melhor meio campo (até o Morten “aquecer” e o Morita cair de rendimento por causa das seleções) era Bragança e Morita. Foram os nosso melhores jogos no inicio do ano, para mim. O Morten demorou a ganhar forma. Se juntar a estes um numero 10 como o Pote ou outro que seja médio (e não um ala como o Trincão), acho que dá na boa para qualquer jogo.
É o ideal? Não. Nisso concordo. É critico para ganhar o campeonato de forma a ser uma prioridade absoluta? Para mim não…
13 Janeiro, 2025 at 16:31
Certo.
A questão aqui é que o Simoes é neste momento o 2medio…e depois não há mais nada!!
E é com o Simoes que vais jogar o resto do mês, por exemplo, na Alemanha e no porto onde decides muito do campeonato. E eu acho que ele não está preparado.
E não venham com “joga o Debast”
13 Janeiro, 2025 at 16:41
Para mim joga o Simões.
Mas a situação é que é fora do normal e levou a isto.
É como a cena da taça de PT. Devemos ter 3 GR de grande nivel para o caso de 2 se lesionarem? Epah, não. Se acontecer? Temos de lidar com isso…
Uma coisa que me deixa curioso é…
Eu não desgosto do Alexandre Brito mas não tenho duvidas que o Arreiol é melhor que o Brito. Não percebo muito bem porque é que o Brito está “à frente” do Arreiol no plantel…
13 Janeiro, 2025 at 15:55
Sendo que Simões nao conta para mim para ja, muito verde, Morita não dura mais que 45/55′ em alto ritmo (tem lesoes frequentes), Hjulmand não tem real substituto (e nao pára) e tenho dúvidas quanto a Essugo… falta sim o 4o médio num sistema de 2.
Esses problemas de fim de época não existem quando queres ser bicampeao.
Nessa altura haverão propostas por Hjulmand, Morita, Simoes é para rodar num Estoril, Essugo é uma incognita etc etc
Não é por aí…
13 Janeiro, 2025 at 16:04
A previsão do Morita são 3 semanas. O Bragança deve regressar no fim do mês. Depois temos que ver que há sempre a opção do Pote descer para jogar a médio. No papel temos nesta altura 4 médios para 2 posições mas na realidade são 5.
Engordar o plantel porque supostamente podemos ser bicampões por contratar um médio não me parece ser boa opção. Para contratar um gajo que acrescente já tem de se desembolsar muito dinheiro, dentro de portas há poucos que sejam realmente melhores que o Simões e que depois consigam competir com os outros 3. Se o Sporting não é campeão, não vai ser por causa do meio campo com certeza.
13 Janeiro, 2025 at 16:23
1- Mas estas assim tao impressionado com o Simoes?
2- Pote que tem quase zero de intensidade física, participaçao defensiva e nos duelos conta como médio? Ate quando?
3- Com plantel tao limitado de solucoes ofensivas que façam a diferença (Gyo, Pote e a espaços Trincão) vamos continuar com o quase certo ‘se for preciso Pote é o 4o médio’?
13 Janeiro, 2025 at 16:27
4- É mentira que Morita tem lesoes recorrentes e aguenta no máximo 45/55′ por jogo?
5- Bragança é outro portento físico?
6- Tens 3 médios leves, 1,70m e maus no confronto físico. Serão Iniestas e Xavis? Não precisarás de um complemento diferente?
13 Janeiro, 2025 at 16:39
3- Não, para mim o 4º médio é o Simões. O Pote é uma 5ª opção de recurso. Há posições em que nem suplente temos…
4 , 5 e 6 – Não acho nada, mas nada, o Morita “peso leve” e mau no contacto e o Bragança não é fisicamente muito forte mas compensa claramente com uma capacidade de ler os lances superior aos outros.
Eu não me lembro nunca de ter jogado Morita e Bragança e achar que faltou foça ao meio campo.
É o que eu digo abaixo. É o ideal? Não…idealmente haveria um “Morten” suplente. É tão critico que devia ter prioridade absoluta sobre outras posições que eu acho que nem suplentes têm? Para mim, não.
13 Janeiro, 2025 at 16:53
Se a ordem de ideias é essa então também precisamos de ir buscar já um defesa esquerdo porque o Maxi de momento não tem suplente, um 10/2o avançado, porque o Trincao não tem suplente, e um extremo esquerdo porque o Quenda não tem suplente. Muito contratação para fazer pouco dinheiro para torrar, e o problema é o Simões pelos vistos
13 Janeiro, 2025 at 15:45
Ja nao existe verdadeiramente o10 nem este plantel é estruturado tacticamente para isso. O mais próximo e ja temos é Bragança e mais ofensivo o Pote. Precisas de um 8. Morita não dura mais que 60′ e esperemos que Hjulmand não se lesione…
13 Janeiro, 2025 at 15:49
Para mim o Pote é um numero 10. É perfeito para ali, para mim. Tipo Bruno Fernandes. O Bragança tenho mais duvidas, eu gosto de ver o Bragança a pegar no jogo a partir de trás…não sei se tão “dentro do bloco” se safa tão bem.
13 Janeiro, 2025 at 16:03
Bragança tem velocidade de raciocínio, passe, toque de bola e último passe e… não gosta muito de ir à dividida embora tenha melhorado aí. Pote sim mas para mim não tem a intensidade na participação no jogo de um puro 10. Vejo-o mais como um 9,5… mais letal junto ao ponta do que realmente a vir trabalhar mais o jogo… mas sim é o mais parecido que temos.
Com meio cp tao curto, tantos jogos e intensos com a CL por fazer, num sistema de 2 médios e 5 subs e as limitacoes evidentes de Morita no plano físico sim acho que para dominar os jogos precisamos de outro elemento com outra capacidade de trabalho e experiência que Simoes.