O Sporting vence 3-1, sem o goleador e metade dos titulares, isolando-se ainda mais dos rivais na liderança do campeonato.
Aqui na Tasca, parece que estamos no ano do sétimo lugar. Suspira-se por reforços (mas quando se diz que vêm não prestam, porque não são nem o último ‘hype’ da moda no lanterna vermelha do Tugão nem titulares do PSG ou Arsenal, a eterna dicotomia sportinguista) e por ‘um dos melhores treinadores do Mundo’, que actualmente está prestes a conseguir o feito inédito de afundar para os lugares de despromoção (!!) uma equipa que cresci a ver ser vencedora crónica do melhor campeonato do Mundo, e que mesmo nos altos e baixos dos últimos anos, nunca esteve sequer em risco de deixar de ser um dos ‘big 7’.
Entretanto, o nosso ‘treinador banal’ que não dá mais do que isto, etc. perde um jogador por partida, tem S E T E titulares lesionados (contando já com o de hoje) e consegue continuar a transformar os cacos numa equipa coesa. Isto além da tão propalada aposta na formação (mas ai não, que ir para a Europa com uma turma do secundário no banco é uma palhaçada e uma vergonha – agora imaginem o que diriam os rivais se fossem eles nessa situação. Pois.) e de ter recuperado um jogador que muitos davam como apenas mais um ‘flop’, mas que afinal, no lugar dele – pasme-se! – rende!! Mais uma embirração de estimação de ‘um dos melhores treinadores do Mundo’, e que ia seguindo o mesmo caminho da anterior (agora pensem onde estaria Fatawu com o Rui Borges…)
Pedro com todo o respeito e pq as “bocas” foram para mim mantenho aquilo que é a minha opinião
Amorim é dos melhores treinadores do mundo e o melhor que vi no meu clube a semelhança com Boby Robson.
Aquilo que ele está a fazer no Utd a mim já nada me diz. Exemplo disso e que deita por terra o teu curtíssimo argumento é o que está acontecer ao Guardiola.
Falando do que nos interessa que é o nosso clube eu bem sei que as ausencias fazem a diferença.
Mas isso não inviabiliza que hj em dia sejas uma equipa banal a fazer algo banal e que não augura nada de bom a meu ver.
A somar a isso tens um plantel fustigado por lesões e que está sem soluções.
Continuo achar mesmo assim RB um gajo banal á beira de Ruben que era e é diferenciado em tudo.
Não eram SÓ para si, Rui. Mas penso que um grande treinador consegue treinar QUALQUER clube (o Guardiola é circunstancial, antes sempre teve sucesso. O Mourinho, o Felipão, etc.) É isso que distingue um Ferguson de um Moyes.
Quanto a treinadores, o meu favorito que vi no Sporting (de 1994 em diante, pois antes era muito novo e não seguia ou não me lembro) foi de longe o Boloni. Esse sim, a tal lufada de ar fresco.
Obrigado pelo comentário. Debater assim, sim. Desculpe por falar um pouco ‘a quente’, mas não gosto do que este espaço se está a tornar.
O Boloni não achei nada de especial, tinha uma dupla (JVP, Jardel) que ganhou o campeonato sozinha e ainda Quaresma Pedro Barbosa etc… No ano a seguir foi um desastre pegado, nunca fez nada fora do Sporting. Melhores que ele foram Mirco Jozic, Paulo Bento durante uns 2 anos, JJ no primeiro ano, e de muito longe RA. Até o LJ esteve ao nível do Boloni.
Também adorei o Jozic. O futebol do PB tinha muuuuito menos vertigem que o deles, era eficaz, mas era muito chato. JJ também gostei muito, mas já não era puto para me entusiasmar como com Boloni e Jozic.
Se é pela “vertigem”, o peseiro, no ano do quase (como a lampionanagem delira em referir) fez muito melhor q a maioria. Aliás, sendo justo, com uma pitada de sorte tinha dado títulos ao melhor estilo Varagatanas.
O Boloni era absolutamente mediano… Vá, um bocadinho mais que suficiente…
Para mim, do melhor, Robson, Josic, Paulo Bento e Amorim. O melhor futebol, para mim, foi com Josic e com Amorim neste ultimo ano. O Josic foi o 1º treinador onde era fácil perceber tudo o que a equipa e cada jogador faziam em campo. Era o que eu chamava, na altura, uma “orquestra afinada” porque se percebia o “som” de cada jogador em campo! Com o Amorim também vi isto neste ultimo ano – de Novembro de 23 a Novembro de 24!
Eu acho que o Leonardo Jardim foi um treinador TOP do Sporting, e só não deu mais porque tinha uma equipa em construção e foi embora no final do ano (pago pelo Mónaco). Acredito que com continuidade poderia ter tido um sucesso mais próximo do que Amorim teve.
Concordo que a equipa agora não tem nada de autor como acontecia com estas duas últimas do RA. E que faz movimentos muito mais simples e básicos e que o futebol não tem o mesmo nível. Mas o RB tem coisas importantes, parece ser bom a conduzir o Balneário e a manter a malta calma e motivada, e isso no futebol de hoje é super importante e era também nisso que o RA era muito forte. Quanto ao futebol básico na verdade ele não tem tido grande possibilidade de ir muito além disto porque não há tempo para trabalhar com tantos jogos e com tanta necessidade de gerir o físico devido a tantas ausências. A facilidade com que o SCP de RA destes últimos tempos se conseguia moldar ao cenário do jogo e ter tantas soluções diferentes leva tempo e muita afinação e repetição. O primeiro título do RA também foi muito a fazer o banal.
Alguém viu as linhas de fora de jogo no golo do Farense? Está errada por uns 20 cm, devia estar no joelho do avançado que é a parte do corpo que está mais adiantada,mas está um palmo mais para trás. Os grunhos da sportv nem com montes de ecrãns viram…
Isso apaga as miseráveis decisões de gestão desportiva? Ou isso acontece apesar destas? E estas devem ser apontadas, censuradas, nem que seja em conversa entre nós – já que os sócios e os adeptos são, actualmente, meros consumidores?
Caro Sniper, claro que devem ser discutidas. Mas isto ultimamente anda novamente irrespirável. Há umas semanas gostei de vir ao Tasco, tomar a minha bica e discutir futebol. Mas há dias em que nem se consegue entrar aqui, é só malta a gritar e criticar. Eu apenas tento dar a minha perspectiva de ‘outsider’, de adepto normal.
Eu não ando a conspurcar a tasca com o bota a baixo sistemático e sem qualquer fundamento só com a vontade de bater no varandas mas que os sinais não são bons não são.
A direção do Sporting não faço ideia se pode ou não pode mas que tinha aqui uma oportunidade de ouro para matar esta merda, tinha e desperdiciou-a com Bieis, mantendo o RB em sobressaltos constantes.
Estão a 6 mas imagina que estavam a 1? Acreditavas? Eu não…
Epá, a miserável gestão desportiva, se o Amorim não tem saído, ou se o imbecil tem escolhido um treinador como deve ser, fazia-nos ter uma mão no campeonato nesta altura, com mais de 10 pontos de avanço a qualquer uma das nádegas…
O Bragança está péssimo fisicamente, ou é impressão minha? Só Harder, apesar do golo, gostava que levantasse a cabeça pelo menos para ver quando tem um gajo mesmo á frente dele e que rematar nessas condições não faz sentido
Alguém sabe explicar em que o Travassos é pior que o Fresneda?
Vi mais do Travassos hoje que todos os minutos jogados pelo Fresneda com a verde e preta…
O gajo foi bem emprestado porque precisava de subir o nível de exigência para ver se dava ou não… Teve 2 lesões graves e está em recuperação das capacidades que tinha antes disso!
Uma coisa é constatar que Fresneda desenrasca e que é melhor que Esgaio, outra é concluir que tem qualidade para ser jogador do Sporting.
O Esgaio não finta um hidrante, Fresneda nem tenta…
Mas tu tens tido jogadores assim tao bons para todas as posicoes a sair da academia? A esmagadora maioria é fraca, medíocre… Fresneda é um lateral util defensivamente como o é Reis e pouco afoito no ataque… como é Reis. A maior diferença é que um tem 30 e o outro 20 e escassos minutos. Nao sendo o típico lateral ofensivo que gostamos e precisamos, como Porro ou Grimaldo é o tipo de jogador que tambem é necessário num plantel…
E é brilhante? Nao mas olha… hoje até marcou e ia marcando com o Bolonha, vai à luta e sempre é muito mais jogador e muito mais util que o melhor amigo de RA. Eu também preferia ter um lateral esquerdo de raiz e continuamos a adaptar extremos. Eu tambem acho que precisamos de upgrade a lat dto, titular mas penso o mesmo à esquerda…
Nao podemos ter um plantel só de craques mas os Reis e Paulinhos, quando ha Gyos e Nuno Mendes e Porros tambem sao necessários.
Nao vejo o Fresneda com essa negatividade toda. As merdas que ele fez hoje vi Trincao e Diomande fazer igual ou pior hoje…
É zero no um para um como é o Reis…como era Caneira, como é Nuno Santos (safa o remate e cruzamento) etc.
É zero no um para um como Quenda e sobretudo Geny são zero total a defender e a posicionar-se sem bola.
É tão zero quanto Trincão e Geny são tão bons tecnicamente e ao mesmo tempo gravemente limitados a tomar decisoes. Diomande é outro e ia correndo mal com aquel calcanhar idiota… idem com Inacio com Bolonha e em Leipzig.
Teem todos características proprias e fora Gyo e Hjulm ha Morita como diferenciado (em parte Bragança), Maxi. O resto é medíocre mas lutador ou fraco com alguns aspectos bons, os tais agitadores tecnicistas mas com cerebro de esquilo, os tais coxos mas lutadores ou então sao miudos, alguns com talento mas que precisam de tempo para evoluir e serem trabalhados.
É um plantel de putos de 17/19/20 anos levado às costas por Gyo e Hjul, coadjuvados por Morita (sempre aleijado), Maxi e pouco mais neste momento.
Muito subjectivo isso…se formos mesmo por aí e com essa exigencia toda, sendo coerente se achas que não tem qualidade para ser jogador do Sporting (como se estivesses habituado a ter planteis galacticos em Alvalade) então tens de eliminar 70% dos jogadores que constituem o plantel.
Matheus Reis é um bom suplente e ninguém pedia a ele que fosse um Nuno Mendes.
Eu não peço um Porro 2.0, nem um sobredotado.
Agora um lateral que só sabe defender e é fraco a atacar é pouco para aquilo que eu penso ser necessário para o Sporting.
E todos os outros podem ter pontos fortes e fracos, mas naquilo que é a sua função têm ser minimamente competentes.
Um guarda-redes que não saiba sair a jogar não serve.
Um central que só ganhe lances aéreos e seja lento, não serve.
Um médio que não marque bem lute pela posse da bola, e só saiba jogar quando tem a bola nos pés, não serve.
Um avançado que não saiba fazer golos, não serve.
Um lateral que não dmsaiba fintar e centrar, não serve…
Eu explico: o Amorim queria o Zanoli. Não teve o Zanoli. Teve o Fresneda. Por pirraça, fez questão de o utilizar sempre mal, incluindo ir contra os seus desejos expressos, numa de queimar o gajo que lhe tinham impingido em vez do escolhido por ele.
Já que falam desse senhor, gostava de deixar aqui um apontamento interessante quase 3 meses depois:
O Sporting continua em primeiro e o United continua em décimo terceiro.
O Amorim preferir o Esgaio ao Fresneda é uma merda que eu NUNCA vou entender… Mas o Amorim é um gajo de fetiches… e tem os seus ódios de estimação também…
Se calhar todos os treinadores são assim… Mas no Amorim isso vê-se a léguas… Nos outros não!
Para mim isso é o que menos importa.
Gostava de ver algo no Fresneda que me dissesse que não temos melhor na Academia ou que é realmente um jogador para equipas de topo.
Pergunto, sabendo o que sabemos hoje, voltarías a pagar 9M?
O gajo era um puto das selecções jovens de Espanha e era apontado como promissor…
Quando vais buscar um gajo destes, pagas o valor dele mais uma parte do potencial que tem…
Eu não conhecia o gajo – não sigo o futebol ao ponto de conhecer todos os jogadores e mais alguns! Não faço ideia o que era.
O que sei que que esteve cá ano e meio sem ser utilizado ou a ser utilizado em tudo o que era lugar menos no lugar dele… Isso eu sei.
Hoje não tenho duvida que o gajo é melhor que o Esgaio e que foi um absurdo utilizar o Esgaio e encostar este puto! E nisso o Amorim não tem desculpa, como não tem desculpa em ter utilizado o Fatawu na equipa principal 3 minutos e com isso inviabilizar a sua utilização na Youth League – ainda que eu ache que o gajo fez isso sem saber a consequência e que só disse isso para limpar a dita “estrutura” que não previu isso!
Agora, se os 9M€ foram bem pagos… Não te sei dizer.
Sei dizer-te que os 23M€ pagos pelo Paulinho foram mal pagos! 9M€ pelo Paulinho já era dinheiro a mais…
Epa e tens visto alguma coisa que justifique 19M por um miudo com 19 anos imberbe e com 2 tijolos nos pés? Eu nao.
Mas pode dar, é lutador, forte e de remate fácil. Mas é incapaz de driblar e pior.m, se integrar numa jogada colectiva, tabelas etc.
É um risco, pode dar como nao dar mas os 19M são apenas uma antecipação, um investimento no potencial. Que tem e acredito que se vá soltar mais e encontrar-se como jogador mas ao dia de hoje tem enormes limitações.
Ontem já fez muito mais combinações e pasme-se até uma assistência. Até os tijolos já não foram tão tijolos. A confiança os minutos em jogadores que conseguem aprender alguma coisa ( e o Harder parece ser assim) fazem milagres. A força e a qualidade a finalizar está lá. Tem números muito bons de golos/min para um puto de 19 anos com “tijolos” como dizes.
Exacto… ontem. Ontem correu bem e felizmente estas contente.
Quando fomos a Leipzig ninguém pensou isso, nem quando recebemos o Bolonha (mesmo quando marca um golo em 2 toques).
Precisa de ser trabalhado, confiança, tempo… faz parte do percurso mas nao vale 19M.
Pagaste o potencial.
Espero que tenham essa noção porque para o ano se o Varatangas achar que tá bom, é a nova referência titular quando Gyo sair… vamos sofrer e ele também.
Eu nunca mais vou criticar uma contratação que tenha tijolos nos pés !
Lembro-me bem do que disse de Slimani e no que ele se veio a tornar depois. Acho que a garra, a vontade e cabeça são muito mais dificieis de treinar do que os pés.
Por isso é que Harder ainda se pode tornar num jogador importante !
veja-se o oposto de edwards e mesmo trincão onde pezinhos não lhes faltam
A grande diferença entre mim e, por exemplo, o indivíduo que nos lidera o Sporting, é que eu tenho a consciência que sou incompetente, tanto para dirigente, como para jogador, e os meus talentos não vão mais longe do que o football manager que este ano até está atrasado…
Eu também me lesionei a ver o jogo numa jogada de ataque do Sporting dei um pontapé para a bola entrar mas acertei na mesa! Resultado 1 mês no estaleiro mas não vou à clínica do Varandas senão estou de baixa 3 meses!
Ui, ui. Isto a ser verdade.. Mas falta ver a conta de clientes, para perceber se há um determinado cliente que explica, sozinho, a evolução dos números.. Querem ver é que por aqui que começa o fim do consulado? Obrigado, Inácio, se for o caso!
As únicas coisas que o Miguel falou deste assunto, foram:
a) Quem contratou originalmente a Clinica do Varandas foi o Bruno de Carvalho e não o Varandas.
b) Se a Clínica funciona bem e faz bem o serviço para que foi contratada, não vejo que tenha de deixar de fazer o serviço porque o Varandas foi eleito presidente. Se servia antes, tem de servir depois!
c) Aceito que o facto do dono da Clínica ser o presidente do Clube levante questões e aceito que se debata o tema.
O Miguel não se pronunciou sobre mais coisa nenhuma no que diz respeito a este tema!
O Bruno não contratou nem a Expressão Verde, nem a Concorpus.
Ambas prestavam serviços quando necessário, assim como outras clínicas.
Como o Inácio referiu, o Sporting tinha médicos, fisioterapeutas, um corpo clínico liderado por Varandas mas que não eram funcionários das suas clínicas até Varandas apresentar a demissão.
A questão é que um grande número de jogadores/activos do Sporting apresentam mais lesõese tempo de recuperação do que era o habitual, e como tal é perfeitamente normal questionar-se o trabalho dos responsáveis pelo acompanhamento e tratamento dos atletas.
É nítido que há um problema grave e já que por iniciativa da Direcção não existe qualquer palavra aos sócios e adeptos, quem sabe assim consigamos saber quantos jogadores são tratados pela Concorpus, e quem são os actuais médicos encarregados desses tratamentos…
Agora mais a frio, como disse ontem, porque este Sporting, faz-me lembrar o meu saudoso Fiat 127, que mesmo numa noite a funcionar a 3 válvulas, me trouxe a casa. O que eu espero é que o Sporting, aproveitando a metáfora, cumpra como aquele, superando todas as vicissitudes, sem nunca deixar de me trazer a bom porto.
Quando fizemos o 2-0, recostei-me um pouco e pensei que talvez, neste fim de tarde, tivesse finalmente um jogo mais descansado. Mas a equipa pensou o mesmo (algo que deve ser só uma prerrogativa dos adeptos) e como habitual, o adversário reduziu a fechar o intervalo. Adorava ver o VAR a traçar as linhas deste lance e saber se, à semelhança do 1.º golo na Reboleira, se permitem algumas criatividades ao estilo da geometria selectiva (1 frame à frente ou atrás, também deve chegar). Mas aconteceu o golo e a verdade, é que o Sporting já tinha permitido muitas facilidades ao Farense noutros lances.
Ponto 1: Este Sporting é muito mais permissivo atrás, não sei se por estar ainda em adaptação ao novo modelo, se por fragilidades defensivas, quer de Fresneda, quer de Maxi (que até me pareceu um pouco melhor lá atrás). O que é certo é que a profundidade nas alas, continua a causar-nos problemas.
A 2.ª parte até pareceu mais controlada, fizemos mais do que suficiente para marcar mais que um golo, mas com o resultado na diferença mínima, ficou sempre a sensação de poder “acontecer Sporting”, a recente, maldita e tão filosofada expressão. Apareceu Harder, que deu uma peitaça nos fantasmas todos que já por ali andavam. Menos mal.
Ponto 2: O Sporting joga a um ritmo incrivelmente lento (cansaço e lesões, check), o que provoca uma certa angústia no adepto. Há jogadores que agravam esta sensação, com Trincão à cabeça (o fingir que defende no lance que dá golo ao Farense, é só uma amostrazinha), mas preocupa-me mais Quenda e Maxi, que invariavelmente jogaram a bola para trás. Como Harder, a funcionar em apoio, ainda tem muito para aprender, também não ajuda muito (o puto tem uma força brutal e vai melhorar, mas ainda é muito pouco consequente a reter a bola, driblar ou tabelar).
Ponto 3 e último: Os sinais de desaceleração do Sporting estão lá todos. Compreensivelmente, dirá a maioria, estamos em modo de sobrevivência, até porque parece que estamos a ter um novo lesionado a cada jogo (Geny agora) e o ritmo de recuperação não compensa (a culpa é do Inácio, claro). Joga-se pior, mais devagar e agora com porto e Dortmund, parece que estamos a levar com tudo ao mesmo tempo, precisamente na nossa fase mais fragilizada. Mas isto aconteceu com a entrada de Rui Borges e tirando um penalti/passe de Trincão na Taça da Carica, nem correu nada mal. Com o Dortmund, a este ritmo de jogo, prevejo que vamos passar mal, já com o porto, não sei, sinceramente. Vai depender muito do que os tripeiros conseguirem pôr no jogo. Como disse, temos que sobreviver a isto e precisamos desesperadamente de Gyokeres e Pote, pelo menos. Que esta semana seja de recuperação e que os recuperados sejam efetivamente a nossa melhor noticia.
Depois de ler os comentários, queria lembrar que o Harder, além do golo de peitaça, fez (mas fez mesmo, do nada) a assistência para o golo do Fresneda, numa jogada que começa com o Harder a recuperar uma bola perdida.
É pouco?
Sobre o Fresneda: duvido, mas admito, que possa evoluir. Do que vi, claramente insuficiente. Tanto com bola (apesar do bom golo ontem) como a defender.
O Burnley anunciou, na manhã desta segunda-feira, a contratação de Marcus Edwards, que foi emprestado pelo Sporting até ao final da temporada. Será pago um milhão de euros pelo empréstimo e haverá uma cláusula de compra obrigatória de 12 milhões de euros mediante certos objetivos. O emblema de Alvalade ficaria ainda com 10 por cento do valor de uma futura venda, revelou o jornalista Fabrizio Romano.
Um suposto atleta profissional que mais não é do que um chulo. Sem compromisso, capacidade de sacrifício… Mais um negócio ruinoso para os depauperados cofres leoninos…
Alô PJ?!? É favor investigar as contas neste scp 2.0 new era…
Jogo competente, 3 pontos que é o que temos de ir somando…ficou feito. Mas sinto a equipa muito cansada. E não noto isso no que eles correm, noto isso no toque de bola. Aos 10 minutos o toque de bola dos jogadores é muito melhor do que é aos 40 minutos. E piora ainda mais na 2ª parte. E nos jogadores melhores tecnicamente…o Trincão, o Quenda, o Bragança, o Araujo…Uma coisa é espetacular nesta equipa. Correr…nunca param de correr. Decidem pior, embrulham-se mais com a bola, têm mais dificuldade nos duelos…mas correr e entregarem-se ao jogo, disso não me queixo nada.
O Sporting entrou muito forte, muito dinâmico, a variar muito o centro de jogo, a jogar rápido, a encontrar espaços e a ganhar no 1×1…mas a quebra é evidente ao longo do jogo. Nisto eu acho que o RB geriu mal e tem gerido mal nos últimos jogos. É verdade que o banco não tem mil soluções, mas tem soluções e ele tem de acreditar nelas. Quando o jogo está mais dificil, ele tem de reagir. Nestes jogos tem feito lembrar o Amorim meio bloqueado no banco, sem conseguir ajudar a equipa. Trincão, Bragança, Maxi, Quenda…todos pediam substituição bem mais cedo. O golo deles veio trazer muita instabilidade à bancada…eu cada vez me irrito mais com a bancada de Alvalade e com a facilidade com que se viram contra a equipa. Irrita-me mil vezes mais isso que a pirotecnia e as multas. Na segunda parte a cada erro de um jogador parecia que a equipa estava a perder e que ia ser o final da luta pelo titulo. Numa equipa cansada e a tentar gerir o jogo, é completamente idiota esta merda. Mil vezes multas e pirotecnia à anormalidade dos adeptos que se viram à equipa com uma facilidade estupida.
Por posição:
GR, o Rui Silva esteve sempre seguro, esteve bem fora e na baliza. Parece muito seguro. Se não for grande coisa, pelo menos isso parece ser.
Os centrais, detestei o Diomande. No duelo deu-se bem, marcou o golo mas foi muito displicente o jogo todo mas em particular depois de marcar. Teve o jogo todo com a mania que estava a flutuar no campo e o RB ficou bem fodido com isso. Notou-se. O Inácio esteve bem o jogo todo.
Nas alas, o Fresneda foi mais do mesmo. O melhor que consegue fazer é isto, entrar para a área. Ia marcando já em várias ocasiões, desta vez marcou mesmo. De resto dá pouco ofensivamente, especialmente na ala mas é muito seguro defensivamente. Apesar disso o golo vem do lado dele que não conseguiu evitar o cruzamento. Na frente dele jogou Geny, Trincão e Quenda. O Quenda jogou particularmente bem quando foi para lá mas ele está a jogar bem em todo o lado. Claramente mais cansado fica mais complicativo, as pernas respondem pior e a cabeça também, mas é um jogador do crl. O Geny e o Trincão jogaram bem. Azar a bater à porta do Geny com o entorse…vamos ver como vai ser de recuperação. Pareceu chato mas estes entorses ás vezes doem de crl e mal dá para mexer o pé no momento mas depois não são tão más quanto parece. Nesta maré de azar, esperamos que tenhamos sorte no tempo de paragem. O Araujo parece-me que vai ser um jogador muito importante no Sporting. Voltamos ao mesmo, mais cansado decide pior mas tem uma alma no ponto certo (não é conflituoso mas tem raça para dar e vender), tem indiscutivelmente técnica, é muito inteligente…gosto muito do Maxi. Gostei da entrada do Afonso, é sinal que o RB continua à procura das soluções dentro de casa.
A meio campo, gostei muito do Morten, como tenho gostado e gostei muito do puto. Dinâmicos, fortes, o Morten mais seguro que o puto com bola mas ambos bem. Não era jogo para serem eles a aparecer porque o meio estava super-lotado mas jogaram muito bem. Dinamicos, a encherem o campo, a fazerem a bola girar. Continuo a não achar o puto nada curto e acho cada vez menos curto. O que gostei menos foi mesmo o Bragança que lá está…estava claramente cansado, toque de bola mais pesado, mais tempo para decidir…e notou-se que entrou bem mas foi claramente caindo de produção com o tempo a acumular e piorou ainda mais a jogar na frente e onde tem de decidir melhor. Tal como o Trincão, uma das coisas que admiro imenso nele nesta altura é que eles não param de correr. O Trincão foge mais ao choque mas correm como crl, quase até caírem para o lado.
O Harder…mereceu este jogo. Golo e assistência, boas tomadas de decisão, fresco, sempre acordado. É sempre possível pedir melhor, é sempre possível dizer que é curto…mas eu tenho duvidas que fosse possível ir buscar muito melhor já e menos ainda com o potencial dele. Cada vez gosto mais do puto e acho mais que acertámos em cheio. Vai ser um craque a sério, assim continue a sua evolução.
Está feito este ciclo infernal. Acabamos o ciclo com passagem na Champions e 6 pontos de vantagem para o 2º. Quase impossível pedir melhor. Agora é uma semana para preparar o jogo no dragão, tentar que Morita e Gyokeres recuperem, dar treino ao gajo novo e preparar novo ciclo infernal em fevereiro com decisões na Champions e Taça de PT e onde todos vão ser precisos. E ver quem mais recupera, de preferência sem novas lesões…esperando que este Biel que vem consiga somar à equipa e somar rapidamente. Tenho muitas duvidas mas espero que sim…precisamos de todos! Gostei de ver o Afonso a entrar, é a posição ideal para ele, vamos ver se consegue dar o salto e se as lesões o deixam ter seguimento. A sensação que tenho é que lutamos mais contra o nosso departamento clinico do que contra os adversários. A lesão do Geny é azar, acontece…mas soma a uma carrada delas que não é azar e a recuperações que demoram uma eternidade com o treinador a dizer que não sabe de nada e logo se vê, que soma a recaídas…
Foi um daqueles jogos mais sofridos porque a equipa claramente não tem mais no tanque. Mas já houve uma maior tentativa de gerir o jogo, ter a posse, circular a bola e ter bola para não ter de correr. O problema é que estávamos naquele fio em que defensivamente estavam todos borrados. O golo deles cai literalmente do céu, acho muito redutor o lance vir do lado do Fresneda quando há muitas más decisões nesse lance, mas deixou logo a equipa nervosa. A equipa apenas ficou tranquila depois do 3, o que pronto. Que façam bem a recuperação até ao jogo do Dragão.
Não acho nada que a equipa estivesse defensivamente insegura.
Até acho que o pior foi mesmo acharem-se seguros demais, especialmente o Diomande. Porque nunca senti insegurança de nenhum defesa, antes pelo contrário.
Eu acho que há ali uns momentos em que jogaram a medo, estavam a conseguir ter bola, mas depois deixaram o jogo partir porque começaram a ter demasiada pressa em meter a bola no último terço. Pessoalmente acho que falta a esta equipa, principalmente nas condições físicas em que estão, ter calma e jogar sem baliza.
– Fresneda: não percebo as criticas ao jogador. Não é um Porro ou um Joao Luiz, que foram os melhores laterais direitos que me lembro de ver no Sporting, mas não é um cepo total. É esforçado, tem dado o melhor que consegue dar à equipa, ontem foi premiado com um golo “à ponta de lança”, num movimento semelhante ao que já tinha feito contra o Nacional, e que nao deu golo porque o redes defendeu por instinto. Quando os jogadores dão o que podem dar em campo, não os consigo criticar.
– Ainda Fresneda: se não percebo as criticas ao jogador, muito menos percebo porque é que no periodo em que não esteve lesionado, não era opção para o Amorim. É incompreensível como é que se prefere um gajo (Esgaio) que enterra a equipa de cada vez que entra, ao Fresneda, que também dá algumas casas, mas nada que se compare ao Esgaio. Muitos pontos e milhoes nos custou esta insistencia.
– Harder: igual ao Fresneda. Não percebo a critica. Estavam a espera que fosse outro Gyokeres? Ainda nao perceberam que Gyokeres só há um? O miudo tenta, dá-se ao jogo, remata quando pode, que é algo que eu muitas vezes critico outros jogadores por nem sequer tentarem o remate, e perderem-se em fintas. Ontem ainda fez uma assistencia e um golo. O que querem mais de um puto de 19 anos que está a ter a sua primeira experiencia fora da Dinamarca?
– Bragança: está muito fora do jogo. E tem sido assim ultimamente. Antes da lesao estava bastante bem, vinha varias vezes entre linhas dar linhas de passe aos colegas, agora parece que isso desapareceu. É possivel que nao tenha recuperado ainda na totalidade da lesao.
– Matheus Reis: mais um mal amado, que eu nao percebo a razao. É mais um gajo que dá sempre o que pode. Ontem entra, tem uma ou outra desmarcação pela esquerda (e tem gajos que lhe metem a bola quando se descmarca, ao contrário do Trincao, que faz sempre mais uma fintinha), e numa dessas desmarcacoes faz a assistencia para o terceiro golo.
– Trincao: o costume. Nao tenho paciencia para este gajo. Perde-se em fintas e rotacoes, quando pode ser mais eficaz a soltar a bola. Ontem perdi a conta ao numero de vezes que ele tem alguem (Geny ou Fresneda) a desmarcar-se pela ala, e em vez de lhe meter a bola, vai para o meio, para uma finta, e acaba por perder a bola. Alguém meta na cabeça deste gajo que é para jogar SIMPLES. Aliás, o primeiro e terceiro golos saem de jogadas, em que alguem se desmarca pela ala, e o gajo que tem a bola mete rapidamente nesse gajo. O golo contra o Bolonha, idem. O Trincao teve n oportunidades para fazer isto no jogo todo, e quase nunca o fez. É comparar estas jogadas com uma do Quenda que ve o Maxi a desmarcar-se e lhe mete a bola, ele cruza e ia dando golo do Inacio. O Trincao quase nunca consegue fazer isto.
Como advogado oficial do Fresneda aqui na Tasca, pah eu não sei o que é que querem mais do rapaz. É um lateral tradicional, por norma os laterais não fazem grandes fintas. Um gajo olha para os rivais e tirando passarem em velocidade, também raramente fintam. Zaidu, Martim, João Mário, ultra sobrevalorizado do Carreras, Bah, Francisco Moura, nenhum é um gajo exímio no 1×1. Por norma a melhor maneira de utilizar um lateral é no overlap, e através de combinações, mas para se fazer combinações não se pode ter 2 fuços do caralho na ala direita como são o Trincão e o Geny. De qualquer maneira, foi apenas o 5o jogo a titular seguido e marcou um golo. Ofensivamente tem claros problemas, o que é normal, defensivamente acho muito difícil alguém se queixar do que oferece.
O MR é outro. Eu não sei o que é que se quer mais do gajo. Ofensivamente é débil, defensivamente é certinho. Por norma é o que se quer. Normalmente quem ataca bem, depois é uma merda no 1×1 defensivo. Eu prefiro um Mateus Reis que vai sempre ser um chato do crlho defensivamente, que dá consistência defensiva à equipa, e que é uma merda para ser ultrapassado do que um Grimaldo que contra metade da tabela era fantástico porque só sabia atacar, mas depois quando apanhava um Galeno ou assim num dia bom e tinha pesadelos a noite toda porque era uma valente merda a defender. Mas são opções, eu acho que há muita gente ainda presa ao 3-4-3 do Amorim e que acha que o lateral tem de ter comportamentos de extremos porque tem um central a fazer a dobra na ala, infelizmente agora não há 3 centrais para ninguém, há 2 e apenas 2 médios por isso o lateral tem de ser muito mais forte defensivamente do que ofensivamente.
“Por norma a melhor maneira de utilizar um lateral é no overlap, e através de combinações, mas para se fazer combinações não se pode ter 2 fuços do caralho na ala direita como são o Trincão e o Geny.”
Eu acho muitas das criticas têm a ver com as expectativas que o pessoal tem dos jogadores.
Querem que o Reis seja um Nuno Mendes ou um Nuno Santos.
Querem que o Fresneda seja um Porro.
Querem que o Harder seja um Gyokeres.
Quando o Pote bazar, vao querer que o substituto seja um Pote. Etc.
Ou isso ou estão sempre à espera que o plantel do Sporting seja tipo uma constelacao de estrelas como o do Real Madrid, e não percebem que não dá para isso.
Bom exemplo. Eu não quero que o Reis seja o Nuno Santos porque o NS defende mal como a merda. Nunca será o lateral no Sporting, será sempre opção para a frente porque o NS tem muitas dificuldades defensivas, e se numa defesa a 5 não faz mossa, a 4 é boa receita para dar merda em vários jogos.
Quando são todos uma merda, é dificil criar expectativas. É o que venho a dizer, a malta que anda aos berros por exigência e o caraças vive numa realidade paralela. Mais nada. O que se está a passar na mesa do lado é prova disso, vivem numa realidade paralela, ao lado do macaco com pratinhos que está na cabeça do Varandas.
Porque os nossos jogadores da frente têm mais na cabeça puxar para o meio e tentar o remate ao invés de ir à linha e cruzar.
Parece que há uma regra no Sporting que os jogadores não podem ir à linha e cruzar.
Aliás quando vão ou a bola vai para as couves ou sai sempre fora do alcance do avançado.
O que sinto mais confusão no futebol do Sporting já há alguns anos é que pura e simplesmente abandonaram essas jogadas. Ou não treinam ou estão proibidos de fazer.
Eu olho para outras equipas e parece que as coisas saem sem qualquer dificuldade.
Jogador liberto na linha. Bola metida lá de primeira. Cruzameno para o avançado que tenta atacar a baliza. Ou bolas metidas na cabeça ou rasteiras para o remate do avançado ou recuada para o jogador que aparece à entrada da área.
No Sporting:
Os avançados não metem no lateral.
Os avançados puxam quase sempre para dentro e ou tentam o remate quase sempre desenquadrado ou contra o adversário ou cruzam para o 2º poste quase sempre de forma inconsequente.
Os laterais quando recebem a bola quase sempre metem a bola para o meio ou para trás.
Os laterais quando cruzam é quase sempre à toa.
As bolas paradas é mais do mesmo e sofrem por consequência disto mesmo.
Precisamos urgentemente de treinar estas nuances do jogo.
Tem muito a ver com o gyokeres não ser especialmente forte no ataque aos cruzamentos. E ser demolidor no ataque ao espaço entre centrais e laterais e muito forte a servir de apoio.
É verdade, mas a variedade trás muitas vantagens, principalmente agora que o Gyo não está. O Sporting ofensivamente tem muitos poucos movimentos, e pior, tem muito pouca gente com faro de golo. Ontem há lá 3 ou 4 cruzamentos, outra vez, que vão para zonas onde deveria de aparecer o 2o avançado, que é ou 2o poste, ou centro da área, e não aparece ninguém, mas mesmo ninguém. Quer dizer, aparece o Fresneda quando faz o movimento, mas não é ele que tem de aparecer ali para finalizar, tem de ser o 2o avançado. Depois é normal que se ande a pedir ao Fresneda para ser melhor a atacar, porque quem tem de atacar bem não o sabe fazer.
Ser o Fresneda o gajo que tem sido mais consequente e fazendo o movimento típico de avançado diz muito da falta de preparação que existe nestes lances.
E não é do RB…vem do tempo do Amorim ou até antes.
Não é só o Gyokeres que não é forte nos cruzamentos… Nenhum dos que aparecem na área são bons de cabeça. Nenhum! Nem sequer são medianos – excepto o Gyokeres! Os outros são todos fracos… Geny, Trincão, Pote, Maxi, Bragança ou Morita…
Especialmente com movimentos bem trabalhados.
Cruzamentos rasteiros onde temos de ter alguém a aparecer no 1º poste, no 2º, marca de penalti e fora de área.
Se não temos bons cabeceadores não há interesse em mandar bolas altas.
Mas não aproveitarmos a linha para cruzar;
Não conseguirmos fazer triangulações;
Não metermos aquelas bolas nas costas entre o central e o lateral.
Nada…
Estamos a meter muito pouca gente na área do adversário aquando do momento ofensivo …
Por isso os cruzamentos ao 2° poste raramente funcionam porque, pura e simplesmente, não está lá nenhum jogador do SCP…
Ao contrário de algumas opiniões acho que o Hjulmand ontem fez um péssimo jogo… Sempre atrasado, não arriscou nada … E continuo a manter a opinião que o João Simões ainda não está minimamente preparado. Se jogar mais recuado no meio campo então desaparece… Bragança nem o reconheço…
As sucessivas lesões, jogadores sobrecarregados e constantes alterações das metodologias de treino nos últimos 75-90 dias conduziram o futebol do SCP a algo sem consistência, baseado em rasgos individuais. O pior é que são os jogadores a rasgar, numa cadência de 1 por jogo…
O Hjulmand é basicamente a cola desta equipa.
É o elemento que faz a ligação.
É dos poucos que quando a bola lhe chega aos pés há um seguimento lógico, simples e muito bem executado.
Já para não falar na pressão muito bem feita no momento de recuperar a bola.
Eu nem acho que colocamos pouca gente na area. Ontem se calhar colocámos, mas tenho visto jogos em que ha 4 ou 5 gajos nossos na area e o cruzamento é uma valente merda. Vai para terra de ninguem, ou para um adversario.
Normalmente são cruzamentos feitos da direita, pelo Geny.
O Trincao nem cruza. Enrola-se com um adversario, ou sozinho com a bola, ou quando o rei faz anos lá manda uma buja la para dentro.
Eu acho que isso acontece mais com o passar do tempo. Ontem na segunda parte notou-se muito mas tem a ver com o cansaço. Há vários lances em que a bola vai para a zona de quem entra de trás mas que não chegou porque estava claramente cansado.
Na primeira parte, por exemplo, não concordo. Vários lances com Harder, Trincão, Fresneda, Bragança e Geny ou Quenda na área. Com o passar do tempo e com o peso nas pernas é que quem vinha de trás teve mais dificuldade em entrar…
Mas com o Bolonha o golo foi Quenda, desmarcação do Simoes, bola metida, golo do Harder.
Ontem fizeram duas ou tres jogadas assim. Bola metida no gajo que se desmarca para a linha, cruzamento. Duas deram golo, outra ia dando golo do Inácio.
Curiosamente (ou talvez não) foram todas pelo lado esquerdo.
Porque na direita com o Trincão, e com o Geny esqueçam esse tipo de jogada.
O Trincão ou vai para dentro ou da duas voltinhas com a bola até a perder.
O Geny em vez de meter no gajo que se está a desmarcar, tenta ele ir à linha e 80% das vezes perde a bola.
Ainda é muito pouco e quando acontece parece muito aos repelões, veja-se o caso do golo do harder contra o bolonha que chegou a tocar 2 vezes na bola com ambos os pés 😀
Da minha parte eu não tenho problema com o Fresneda.
O Fresneda tem alma como eu gosto, fisicamente é fortissimo, defensivamente é muito seguro. O que acho é que há jogos em que o Sporting sente falta de um lateral que vê muito mais ofensivamente. Que seja capaz de aproveitar e criar vantagem, que tenha boa definição, que dê mais ofensivamente porque ele não dá.
Mas é o que é e eu sou o primeiro a dizer que lateral direito não era um prioridade. Estou tranquilo com Fresneda e Quaresma. Mas tenho pena que não dê mais ofensivamente.
Tiago, permite-me uma (rara) discordância. Eu até tenho alguma fé no Fresneda, mas não acho que defensivamente seja muito seguro, pelo menos para já. Tem muito que melhorar, até porque já teve algumas situações em que é batido na linha, no um-para-um, permitindo o cruzamento (ainda ontem no golo, embora Trincão tenha atrapalhado também) e tem alguma dificuldade quando é apanhado junto à linha de costas para o seu meio campo, tendo tendência a inventar um pouco e a perder a bola. Isto não é estar a bater no jogador, mas sim a dizer que pode melhorar até se poder dizer que é muito bom defensivamente. Minha opinião, tão só.
Ou seja. O Quaresma é mais forte defensivamente, claro. Mas para lateral, acho o Fresneda bastante seguro defensivamente. É batido por vezes mas ganha a grande maioria dos lances. Posicionamento também é bom. Fisicamente é forte e isso ajuda.
A equipa está completamente de rastos…nota-se a milhas.
Eles querem e não se negam ao esforço mas chega um altura que as pernas não respondem como deviam. É normal.
Ontem aos 50/60 minutos estavam todos em subrendimento com exceção do Harder e do Freneda e claro os suplentes que entraram.
Mais a lesão do Geny que é dos poucos a disfarçar o cansaço pelo seu estilo de jogo eléctrico e sempre a arriscar e a partir para cima. Já agora os 2 golos iniciais começam com ele, um cruzamento depois de bater o lateral que acaba por ir ter a Harder que centra para Fresneda e o canto que ganha quando se lesiona.
Vai fazer muita falta mas há aqui muita gente que só se vai aperceber nos próximos jogos.
Já o Quenda fez uma primeira parte horrível, a receber e a passar quase exclusivamente para trás e pouco mais. Na 2a melhorou mas pouco.
Ontem disse e podem cobrar: esta equipa neste estado físico e com as lesões não vence nenhum jogo nas próximas semanas.
Ladrão, Borussia 2x e mesmo o jogo do campeonato em casa.
Claro que espero não ter razão, mas do que tenho visto e especialmente depois de ontem tenho poucas dúvida disso.
Li noticias de que o cepo Essugo vai para o Chelsea por 25 milhões.
Ainda pensei que já estávamos no dia 1 de Abril, mas não.
Ou o rapaz teve uma evolução exponencial ou aquele Essugo que eu vi jogar era um autêntico tamanco que apenas se evidenciava pela estampa física.
A ser verdade, parabéns Essugo.
Nota: só espero que este não seja um daqueles negócios à rabolhos que depois nos obriga a comprar um embuste por um valor idêntico, tipo o carrossel do mendilhões.
Nunca mais me esqueci quando o Sporting comprou o Gyokeres ao Conventry que foi buscar para seu substituto um avançado centro ao Everton que por sua vez veio comprar o Chermiti ao Sporting.
Até fiquei com a cabeça à roda
O Essugo está a fazer uma grande temporada numa liga superior á nossa e tem sido muito falado em Espanha. Eu estaria a pensar nele para substituir o Hulmand para o ano agora que parece estar preparado para o alto nível.
Posso garantir que se o Hugo Viana se conseguir despachar a tempo da reunião onde está a ser negociado o Nico Gonzalez para o Manchester City, ele ainda vai tentar trazer uma truta para o Sporting até à meia noite.
Garanto também que se não conseguir ele assume a responsabilidade e pede a demissão já amanhã.
2 Fevereiro, 2025 at 21:21
O Sporting vence 3-1, sem o goleador e metade dos titulares, isolando-se ainda mais dos rivais na liderança do campeonato.
Aqui na Tasca, parece que estamos no ano do sétimo lugar. Suspira-se por reforços (mas quando se diz que vêm não prestam, porque não são nem o último ‘hype’ da moda no lanterna vermelha do Tugão nem titulares do PSG ou Arsenal, a eterna dicotomia sportinguista) e por ‘um dos melhores treinadores do Mundo’, que actualmente está prestes a conseguir o feito inédito de afundar para os lugares de despromoção (!!) uma equipa que cresci a ver ser vencedora crónica do melhor campeonato do Mundo, e que mesmo nos altos e baixos dos últimos anos, nunca esteve sequer em risco de deixar de ser um dos ‘big 7’.
Entretanto, o nosso ‘treinador banal’ que não dá mais do que isto, etc. perde um jogador por partida, tem S E T E titulares lesionados (contando já com o de hoje) e consegue continuar a transformar os cacos numa equipa coesa. Isto além da tão propalada aposta na formação (mas ai não, que ir para a Europa com uma turma do secundário no banco é uma palhaçada e uma vergonha – agora imaginem o que diriam os rivais se fossem eles nessa situação. Pois.) e de ter recuperado um jogador que muitos davam como apenas mais um ‘flop’, mas que afinal, no lugar dele – pasme-se! – rende!! Mais uma embirração de estimação de ‘um dos melhores treinadores do Mundo’, e que ia seguindo o mesmo caminho da anterior (agora pensem onde estaria Fatawu com o Rui Borges…)
Make it make sense, pessoal. Please.
2 Fevereiro, 2025 at 21:37
Pedro com todo o respeito e pq as “bocas” foram para mim mantenho aquilo que é a minha opinião
Amorim é dos melhores treinadores do mundo e o melhor que vi no meu clube a semelhança com Boby Robson.
Aquilo que ele está a fazer no Utd a mim já nada me diz. Exemplo disso e que deita por terra o teu curtíssimo argumento é o que está acontecer ao Guardiola.
Falando do que nos interessa que é o nosso clube eu bem sei que as ausencias fazem a diferença.
Mas isso não inviabiliza que hj em dia sejas uma equipa banal a fazer algo banal e que não augura nada de bom a meu ver.
A somar a isso tens um plantel fustigado por lesões e que está sem soluções.
Continuo achar mesmo assim RB um gajo banal á beira de Ruben que era e é diferenciado em tudo.
É a minha opinião sem ofender ng!
SL
2 Fevereiro, 2025 at 21:46
Não eram SÓ para si, Rui. Mas penso que um grande treinador consegue treinar QUALQUER clube (o Guardiola é circunstancial, antes sempre teve sucesso. O Mourinho, o Felipão, etc.) É isso que distingue um Ferguson de um Moyes.
Quanto a treinadores, o meu favorito que vi no Sporting (de 1994 em diante, pois antes era muito novo e não seguia ou não me lembro) foi de longe o Boloni. Esse sim, a tal lufada de ar fresco.
Obrigado pelo comentário. Debater assim, sim. Desculpe por falar um pouco ‘a quente’, mas não gosto do que este espaço se está a tornar.
2 Fevereiro, 2025 at 21:54
O Boloni não achei nada de especial, tinha uma dupla (JVP, Jardel) que ganhou o campeonato sozinha e ainda Quaresma Pedro Barbosa etc… No ano a seguir foi um desastre pegado, nunca fez nada fora do Sporting. Melhores que ele foram Mirco Jozic, Paulo Bento durante uns 2 anos, JJ no primeiro ano, e de muito longe RA. Até o LJ esteve ao nível do Boloni.
2 Fevereiro, 2025 at 21:56
Também adorei o Jozic. O futebol do PB tinha muuuuito menos vertigem que o deles, era eficaz, mas era muito chato. JJ também gostei muito, mas já não era puto para me entusiasmar como com Boloni e Jozic.
3 Fevereiro, 2025 at 5:50
Se é pela “vertigem”, o peseiro, no ano do quase (como a lampionanagem delira em referir) fez muito melhor q a maioria. Aliás, sendo justo, com uma pitada de sorte tinha dado títulos ao melhor estilo Varagatanas.
2 Fevereiro, 2025 at 22:13
O Boloni era absolutamente mediano… Vá, um bocadinho mais que suficiente…
Para mim, do melhor, Robson, Josic, Paulo Bento e Amorim. O melhor futebol, para mim, foi com Josic e com Amorim neste ultimo ano. O Josic foi o 1º treinador onde era fácil perceber tudo o que a equipa e cada jogador faziam em campo. Era o que eu chamava, na altura, uma “orquestra afinada” porque se percebia o “som” de cada jogador em campo! Com o Amorim também vi isto neste ultimo ano – de Novembro de 23 a Novembro de 24!
3 Fevereiro, 2025 at 13:09
Eu acho que o Leonardo Jardim foi um treinador TOP do Sporting, e só não deu mais porque tinha uma equipa em construção e foi embora no final do ano (pago pelo Mónaco). Acredito que com continuidade poderia ter tido um sucesso mais próximo do que Amorim teve.
2 Fevereiro, 2025 at 21:50
Concordo que a equipa agora não tem nada de autor como acontecia com estas duas últimas do RA. E que faz movimentos muito mais simples e básicos e que o futebol não tem o mesmo nível. Mas o RB tem coisas importantes, parece ser bom a conduzir o Balneário e a manter a malta calma e motivada, e isso no futebol de hoje é super importante e era também nisso que o RA era muito forte. Quanto ao futebol básico na verdade ele não tem tido grande possibilidade de ir muito além disto porque não há tempo para trabalhar com tantos jogos e com tanta necessidade de gerir o físico devido a tantas ausências. A facilidade com que o SCP de RA destes últimos tempos se conseguia moldar ao cenário do jogo e ter tantas soluções diferentes leva tempo e muita afinação e repetição. O primeiro título do RA também foi muito a fazer o banal.
2 Fevereiro, 2025 at 22:14
Super de acordo contigo!
2 Fevereiro, 2025 at 21:50
“ Mas isso não inviabiliza que hj em dia sejas uma equipa banal a fazer algo banal e que não augura nada de bom a meu ver.”
O que eu acho também. Espero estar enganado.
2 Fevereiro, 2025 at 23:18
O melhor que vi foi o Malcolm Alisson
2 Fevereiro, 2025 at 21:22
Alguém viu as linhas de fora de jogo no golo do Farense? Está errada por uns 20 cm, devia estar no joelho do avançado que é a parte do corpo que está mais adiantada,mas está um palmo mais para trás. Os grunhos da sportv nem com montes de ecrãns viram…
2 Fevereiro, 2025 at 21:26
Só para que se tenha ideia.
LESIONADOS DO SPORTING:
Gyokeres (PL titular)
Nuno Santos (DAE titular)
Morita (MC titular)
Geny Catamo (ED titular)
EM RECUPERAÇÃO/GESTÃO
Matheus Reis (DAE suplente/primeira opção)
Debast (DC/MDC suplente/primeira opção)
Bragança (MAC/2PL titular / MC suplente/primeira opção)
E ganhámos!
E pontuámos na Champions!
2 Fevereiro, 2025 at 21:30
Isso dá algum título, caro Pedro?
Isso apaga as miseráveis decisões de gestão desportiva? Ou isso acontece apesar destas? E estas devem ser apontadas, censuradas, nem que seja em conversa entre nós – já que os sócios e os adeptos são, actualmente, meros consumidores?
Make it sense? Perfeitamente reversível.
2 Fevereiro, 2025 at 21:34
Caro Sniper, claro que devem ser discutidas. Mas isto ultimamente anda novamente irrespirável. Há umas semanas gostei de vir ao Tasco, tomar a minha bica e discutir futebol. Mas há dias em que nem se consegue entrar aqui, é só malta a gritar e criticar. Eu apenas tento dar a minha perspectiva de ‘outsider’, de adepto normal.
2 Fevereiro, 2025 at 21:43
E bem Pedro!
Eu não ando a conspurcar a tasca com o bota a baixo sistemático e sem qualquer fundamento só com a vontade de bater no varandas mas que os sinais não são bons não são.
A direção do Sporting não faço ideia se pode ou não pode mas que tinha aqui uma oportunidade de ouro para matar esta merda, tinha e desperdiciou-a com Bieis, mantendo o RB em sobressaltos constantes.
Estão a 6 mas imagina que estavam a 1? Acreditavas? Eu não…
2 Fevereiro, 2025 at 22:30
Epá, a miserável gestão desportiva, se o Amorim não tem saído, ou se o imbecil tem escolhido um treinador como deve ser, fazia-nos ter uma mão no campeonato nesta altura, com mais de 10 pontos de avanço a qualquer uma das nádegas…
Deixem de dizer disparates!
2 Fevereiro, 2025 at 21:36
Pote … desde não sei quando que não joga.
2 Fevereiro, 2025 at 21:43
Há quase 3 meses …
2 Fevereiro, 2025 at 21:32
O golo do Harder é com o ombro??
2 Fevereiro, 2025 at 21:38
Peitaça pareceu-me
2 Fevereiro, 2025 at 21:50
Golo cheio de vontade…
Com o ombro que está mais á mao
2 Fevereiro, 2025 at 22:34
Foi com o peito!
2 Fevereiro, 2025 at 21:47
O Kikas vai marcar.
2 Fevereiro, 2025 at 21:57
O Bragança está péssimo fisicamente, ou é impressão minha? Só Harder, apesar do golo, gostava que levantasse a cabeça pelo menos para ver quando tem um gajo mesmo á frente dele e que rematar nessas condições não faz sentido
2 Fevereiro, 2025 at 22:03
Alguém sabe explicar em que o Travassos é pior que o Fresneda?
Vi mais do Travassos hoje que todos os minutos jogados pelo Fresneda com a verde e preta…
2 Fevereiro, 2025 at 22:33
Para o ano o Travassos pode ser opção…
O gajo foi bem emprestado porque precisava de subir o nível de exigência para ver se dava ou não… Teve 2 lesões graves e está em recuperação das capacidades que tinha antes disso!
2 Fevereiro, 2025 at 22:39
Fresneda tem estado mal? Foda-se…
O que não se percebe é como é que havendo Fresneda, quando necessário, jogou sempre Esgaio com RA…
2 Fevereiro, 2025 at 22:47
Uma coisa é constatar que Fresneda desenrasca e que é melhor que Esgaio, outra é concluir que tem qualidade para ser jogador do Sporting.
O Esgaio não finta um hidrante, Fresneda nem tenta…
2 Fevereiro, 2025 at 22:50
E aquilo que questiono é a razão de não termos na Academia ninguém capaz de fazer melhor que Fresneda…
3 Fevereiro, 2025 at 0:18
Mas tu tens tido jogadores assim tao bons para todas as posicoes a sair da academia? A esmagadora maioria é fraca, medíocre… Fresneda é um lateral util defensivamente como o é Reis e pouco afoito no ataque… como é Reis. A maior diferença é que um tem 30 e o outro 20 e escassos minutos. Nao sendo o típico lateral ofensivo que gostamos e precisamos, como Porro ou Grimaldo é o tipo de jogador que tambem é necessário num plantel…
E é brilhante? Nao mas olha… hoje até marcou e ia marcando com o Bolonha, vai à luta e sempre é muito mais jogador e muito mais util que o melhor amigo de RA. Eu também preferia ter um lateral esquerdo de raiz e continuamos a adaptar extremos. Eu tambem acho que precisamos de upgrade a lat dto, titular mas penso o mesmo à esquerda…
Nao podemos ter um plantel só de craques mas os Reis e Paulinhos, quando ha Gyos e Nuno Mendes e Porros tambem sao necessários.
Nao vejo o Fresneda com essa negatividade toda. As merdas que ele fez hoje vi Trincao e Diomande fazer igual ou pior hoje…
Nao ha
2 Fevereiro, 2025 at 22:52
Será melhor tentar e falhar, ou não tentar?
Eu não corro rápido, logo, não vou apostar uma corrida com o Obikwelu…seria melhor apostar e perder feio?
2 Fevereiro, 2025 at 23:05
Exato.
Fresneda é zero no um para um e por isso nem tenta…
3 Fevereiro, 2025 at 0:35
É zero no um para um como é o Reis…como era Caneira, como é Nuno Santos (safa o remate e cruzamento) etc.
É zero no um para um como Quenda e sobretudo Geny são zero total a defender e a posicionar-se sem bola.
É tão zero quanto Trincão e Geny são tão bons tecnicamente e ao mesmo tempo gravemente limitados a tomar decisoes. Diomande é outro e ia correndo mal com aquel calcanhar idiota… idem com Inacio com Bolonha e em Leipzig.
Teem todos características proprias e fora Gyo e Hjulm ha Morita como diferenciado (em parte Bragança), Maxi. O resto é medíocre mas lutador ou fraco com alguns aspectos bons, os tais agitadores tecnicistas mas com cerebro de esquilo, os tais coxos mas lutadores ou então sao miudos, alguns com talento mas que precisam de tempo para evoluir e serem trabalhados.
É um plantel de putos de 17/19/20 anos levado às costas por Gyo e Hjul, coadjuvados por Morita (sempre aleijado), Maxi e pouco mais neste momento.
3 Fevereiro, 2025 at 11:13
Subscrevo
3 Fevereiro, 2025 at 0:41
Muito subjectivo isso…se formos mesmo por aí e com essa exigencia toda, sendo coerente se achas que não tem qualidade para ser jogador do Sporting (como se estivesses habituado a ter planteis galacticos em Alvalade) então tens de eliminar 70% dos jogadores que constituem o plantel.
3 Fevereiro, 2025 at 1:21
Matheus Reis é um bom suplente e ninguém pedia a ele que fosse um Nuno Mendes.
Eu não peço um Porro 2.0, nem um sobredotado.
Agora um lateral que só sabe defender e é fraco a atacar é pouco para aquilo que eu penso ser necessário para o Sporting.
E todos os outros podem ter pontos fortes e fracos, mas naquilo que é a sua função têm ser minimamente competentes.
Um guarda-redes que não saiba sair a jogar não serve.
Um central que só ganhe lances aéreos e seja lento, não serve.
Um médio que não marque bem lute pela posse da bola, e só saiba jogar quando tem a bola nos pés, não serve.
Um avançado que não saiba fazer golos, não serve.
Um lateral que não dmsaiba fintar e centrar, não serve…
2 Fevereiro, 2025 at 22:49
Tu aprovas a merda toda que o Bagandas faz , por isso vês uma estrela no Fresneda. Bebe menos.
2 Fevereiro, 2025 at 23:07
Uns aprovam tudo, outros criticam tudo…
O mais provável é estarem ambos errados!
3 Fevereiro, 2025 at 7:23
Um dia acertas Serôdio. Até lá é uma questão de não ter vergonha.
3 Fevereiro, 2025 at 12:22
Vais com tanta sede ao pote Banano que até tropeças.
O comentário não foi meu, já devias conhecer ao que tu te agarras à minha braguilha.
3 Fevereiro, 2025 at 12:20
Este comentário não foi meu.
Cherba…….isto parece a rouloute do Vagangas.
2 Fevereiro, 2025 at 22:50
Embirrações de estimação.
Eu explico: o Amorim queria o Zanoli. Não teve o Zanoli. Teve o Fresneda. Por pirraça, fez questão de o utilizar sempre mal, incluindo ir contra os seus desejos expressos, numa de queimar o gajo que lhe tinham impingido em vez do escolhido por ele.
Sorte teve o Harder de não lhe acontecer o mesmo…
2 Fevereiro, 2025 at 23:02
Já que falam desse senhor, gostava de deixar aqui um apontamento interessante quase 3 meses depois:
O Sporting continua em primeiro e o United continua em décimo terceiro.
SL
2 Fevereiro, 2025 at 23:06
O Amorim preferir o Esgaio ao Fresneda é uma merda que eu NUNCA vou entender… Mas o Amorim é um gajo de fetiches… e tem os seus ódios de estimação também…
Se calhar todos os treinadores são assim… Mas no Amorim isso vê-se a léguas… Nos outros não!
2 Fevereiro, 2025 at 23:24
A utilização do Fatawu nas competições europeias, impedindo que o fizesse nos sub-19, ou foi propositada ou por ignorância vs incompetência.
É que nunca teve grandes oportunidades/minutos para poder dizer que tinha sido opção.
Já com Fresneda foi semelhante. Então colocar o miúdo a defesa esquerdo …
3 Fevereiro, 2025 at 0:48
Esse foi outro que só jogava nos sub-19, contra FCP no dragão ou Champions… na liga não dava.
2 Fevereiro, 2025 at 23:38
Para mim isso é o que menos importa.
Gostava de ver algo no Fresneda que me dissesse que não temos melhor na Academia ou que é realmente um jogador para equipas de topo.
Pergunto, sabendo o que sabemos hoje, voltarías a pagar 9M?
2 Fevereiro, 2025 at 23:53
O gajo era um puto das selecções jovens de Espanha e era apontado como promissor…
Quando vais buscar um gajo destes, pagas o valor dele mais uma parte do potencial que tem…
Eu não conhecia o gajo – não sigo o futebol ao ponto de conhecer todos os jogadores e mais alguns! Não faço ideia o que era.
O que sei que que esteve cá ano e meio sem ser utilizado ou a ser utilizado em tudo o que era lugar menos no lugar dele… Isso eu sei.
Hoje não tenho duvida que o gajo é melhor que o Esgaio e que foi um absurdo utilizar o Esgaio e encostar este puto! E nisso o Amorim não tem desculpa, como não tem desculpa em ter utilizado o Fatawu na equipa principal 3 minutos e com isso inviabilizar a sua utilização na Youth League – ainda que eu ache que o gajo fez isso sem saber a consequência e que só disse isso para limpar a dita “estrutura” que não previu isso!
Agora, se os 9M€ foram bem pagos… Não te sei dizer.
Sei dizer-te que os 23M€ pagos pelo Paulinho foram mal pagos! 9M€ pelo Paulinho já era dinheiro a mais…
3 Fevereiro, 2025 at 0:24
Também não sei dizer.
O melhor será dar mais algum tempo…
3 Fevereiro, 2025 at 8:55
É, tem o polinómio alinhado, como se diz por aqui…
3 Fevereiro, 2025 at 0:54
Epa e tens visto alguma coisa que justifique 19M por um miudo com 19 anos imberbe e com 2 tijolos nos pés? Eu nao.
Mas pode dar, é lutador, forte e de remate fácil. Mas é incapaz de driblar e pior.m, se integrar numa jogada colectiva, tabelas etc.
É um risco, pode dar como nao dar mas os 19M são apenas uma antecipação, um investimento no potencial. Que tem e acredito que se vá soltar mais e encontrar-se como jogador mas ao dia de hoje tem enormes limitações.
3 Fevereiro, 2025 at 1:26
Por acaso até tenho visto. Sabe fazer golos que é a função para a qual foi contratado…
3 Fevereiro, 2025 at 10:41
Ontem já fez muito mais combinações e pasme-se até uma assistência. Até os tijolos já não foram tão tijolos. A confiança os minutos em jogadores que conseguem aprender alguma coisa ( e o Harder parece ser assim) fazem milagres. A força e a qualidade a finalizar está lá. Tem números muito bons de golos/min para um puto de 19 anos com “tijolos” como dizes.
3 Fevereiro, 2025 at 11:48
Exacto… ontem. Ontem correu bem e felizmente estas contente.
Quando fomos a Leipzig ninguém pensou isso, nem quando recebemos o Bolonha (mesmo quando marca um golo em 2 toques).
Precisa de ser trabalhado, confiança, tempo… faz parte do percurso mas nao vale 19M.
Pagaste o potencial.
Espero que tenham essa noção porque para o ano se o Varatangas achar que tá bom, é a nova referência titular quando Gyo sair… vamos sofrer e ele também.
3 Fevereiro, 2025 at 12:44
Eu nunca mais vou criticar uma contratação que tenha tijolos nos pés !
Lembro-me bem do que disse de Slimani e no que ele se veio a tornar depois. Acho que a garra, a vontade e cabeça são muito mais dificieis de treinar do que os pés.
Por isso é que Harder ainda se pode tornar num jogador importante !
veja-se o oposto de edwards e mesmo trincão onde pezinhos não lhes faltam
3 Fevereiro, 2025 at 0:46
Exacto… só jogava na taça da liga ou… contra a Atalanta. De resto era Geny ou Esgaio. Faz sentido.
Se calhar com o Harder teve de ser, nao tinha escolha…
3 Fevereiro, 2025 at 0:09
Isto de ver jogos do Sporting é perigoso até para os adeptos porque a coisa pega-se.
Pouco depois de acabar o jogo mandei uma corrida aqui em casa da sala ao quarto e senti logo o joelho picar.
A diferença é que eu tenho 48 anos e já lá vai o tempo de jogar à bola entre amigos…
3 Fevereiro, 2025 at 0:23
Faz gelo, recupera em casa.
Se te aconselharem uma clínica chamada Comcorpus ignora, enquanto ainda tens joelhos…
3 Fevereiro, 2025 at 0:31
🙂
3 Fevereiro, 2025 at 1:02
Epah …48 anos. Que maravilha. Porque não tentas o Sporting.?
Parece que estão com falta de jogadores para fevereiro….
3 Fevereiro, 2025 at 8:42
A grande diferença entre mim e, por exemplo, o indivíduo que nos lidera o Sporting, é que eu tenho a consciência que sou incompetente, tanto para dirigente, como para jogador, e os meus talentos não vão mais longe do que o football manager que este ano até está atrasado…
3 Fevereiro, 2025 at 1:29
Eu também me lesionei a ver o jogo numa jogada de ataque do Sporting dei um pontapé para a bola entrar mas acertei na mesa! Resultado 1 mês no estaleiro mas não vou à clínica do Varandas senão estou de baixa 3 meses!
3 Fevereiro, 2025 at 9:01
Katchim plim plim
https://x.com/AlexMilhas1906/status/1886196517217665483
3 Fevereiro, 2025 at 9:16
Ui, ui. Isto a ser verdade.. Mas falta ver a conta de clientes, para perceber se há um determinado cliente que explica, sozinho, a evolução dos números.. Querem ver é que por aqui que começa o fim do consulado? Obrigado, Inácio, se for o caso!
3 Fevereiro, 2025 at 9:16
É a inflacção…
3 Fevereiro, 2025 at 11:25
O Miguel já vem dizer que isto não é bem assim e tal e coiso … Mais um testamento e … Não sobra nada…
3 Fevereiro, 2025 at 12:12
As únicas coisas que o Miguel falou deste assunto, foram:
a) Quem contratou originalmente a Clinica do Varandas foi o Bruno de Carvalho e não o Varandas.
b) Se a Clínica funciona bem e faz bem o serviço para que foi contratada, não vejo que tenha de deixar de fazer o serviço porque o Varandas foi eleito presidente. Se servia antes, tem de servir depois!
c) Aceito que o facto do dono da Clínica ser o presidente do Clube levante questões e aceito que se debata o tema.
O Miguel não se pronunciou sobre mais coisa nenhuma no que diz respeito a este tema!
3 Fevereiro, 2025 at 13:00
O abecedário tem mais letras …
Vê lá bem se só foi isso que disseste?
Não te acanhes…
3 Fevereiro, 2025 at 16:47
O Bruno não contratou nem a Expressão Verde, nem a Concorpus.
Ambas prestavam serviços quando necessário, assim como outras clínicas.
Como o Inácio referiu, o Sporting tinha médicos, fisioterapeutas, um corpo clínico liderado por Varandas mas que não eram funcionários das suas clínicas até Varandas apresentar a demissão.
A questão é que um grande número de jogadores/activos do Sporting apresentam mais lesõese tempo de recuperação do que era o habitual, e como tal é perfeitamente normal questionar-se o trabalho dos responsáveis pelo acompanhamento e tratamento dos atletas.
É nítido que há um problema grave e já que por iniciativa da Direcção não existe qualquer palavra aos sócios e adeptos, quem sabe assim consigamos saber quantos jogadores são tratados pela Concorpus, e quem são os actuais médicos encarregados desses tratamentos…
3 Fevereiro, 2025 at 12:24
Ah caralho. Este quando sair do clube não vai andar a DJ ou no Big brother de certezinha.
Está bem abotoado pro resto da vida. Qual Vieira, qual Pinto. Este em 5 anos meteu-os no bolso.
3 Fevereiro, 2025 at 9:46
Isto é faturação global da clínica ou só ao Sporting?
3 Fevereiro, 2025 at 14:03
Isto é que é a questão importante. Agora quanto fatura ou deixa de faturar é problema deles. SL
3 Fevereiro, 2025 at 9:57
Agora mais a frio, como disse ontem, porque este Sporting, faz-me lembrar o meu saudoso Fiat 127, que mesmo numa noite a funcionar a 3 válvulas, me trouxe a casa. O que eu espero é que o Sporting, aproveitando a metáfora, cumpra como aquele, superando todas as vicissitudes, sem nunca deixar de me trazer a bom porto.
Quando fizemos o 2-0, recostei-me um pouco e pensei que talvez, neste fim de tarde, tivesse finalmente um jogo mais descansado. Mas a equipa pensou o mesmo (algo que deve ser só uma prerrogativa dos adeptos) e como habitual, o adversário reduziu a fechar o intervalo. Adorava ver o VAR a traçar as linhas deste lance e saber se, à semelhança do 1.º golo na Reboleira, se permitem algumas criatividades ao estilo da geometria selectiva (1 frame à frente ou atrás, também deve chegar). Mas aconteceu o golo e a verdade, é que o Sporting já tinha permitido muitas facilidades ao Farense noutros lances.
Ponto 1: Este Sporting é muito mais permissivo atrás, não sei se por estar ainda em adaptação ao novo modelo, se por fragilidades defensivas, quer de Fresneda, quer de Maxi (que até me pareceu um pouco melhor lá atrás). O que é certo é que a profundidade nas alas, continua a causar-nos problemas.
A 2.ª parte até pareceu mais controlada, fizemos mais do que suficiente para marcar mais que um golo, mas com o resultado na diferença mínima, ficou sempre a sensação de poder “acontecer Sporting”, a recente, maldita e tão filosofada expressão. Apareceu Harder, que deu uma peitaça nos fantasmas todos que já por ali andavam. Menos mal.
Ponto 2: O Sporting joga a um ritmo incrivelmente lento (cansaço e lesões, check), o que provoca uma certa angústia no adepto. Há jogadores que agravam esta sensação, com Trincão à cabeça (o fingir que defende no lance que dá golo ao Farense, é só uma amostrazinha), mas preocupa-me mais Quenda e Maxi, que invariavelmente jogaram a bola para trás. Como Harder, a funcionar em apoio, ainda tem muito para aprender, também não ajuda muito (o puto tem uma força brutal e vai melhorar, mas ainda é muito pouco consequente a reter a bola, driblar ou tabelar).
Ponto 3 e último: Os sinais de desaceleração do Sporting estão lá todos. Compreensivelmente, dirá a maioria, estamos em modo de sobrevivência, até porque parece que estamos a ter um novo lesionado a cada jogo (Geny agora) e o ritmo de recuperação não compensa (a culpa é do Inácio, claro). Joga-se pior, mais devagar e agora com porto e Dortmund, parece que estamos a levar com tudo ao mesmo tempo, precisamente na nossa fase mais fragilizada. Mas isto aconteceu com a entrada de Rui Borges e tirando um penalti/passe de Trincão na Taça da Carica, nem correu nada mal. Com o Dortmund, a este ritmo de jogo, prevejo que vamos passar mal, já com o porto, não sei, sinceramente. Vai depender muito do que os tripeiros conseguirem pôr no jogo. Como disse, temos que sobreviver a isto e precisamos desesperadamente de Gyokeres e Pote, pelo menos. Que esta semana seja de recuperação e que os recuperados sejam efetivamente a nossa melhor noticia.
3 Fevereiro, 2025 at 10:30
Depois de ler os comentários, queria lembrar que o Harder, além do golo de peitaça, fez (mas fez mesmo, do nada) a assistência para o golo do Fresneda, numa jogada que começa com o Harder a recuperar uma bola perdida.
É pouco?
Sobre o Fresneda: duvido, mas admito, que possa evoluir. Do que vi, claramente insuficiente. Tanto com bola (apesar do bom golo ontem) como a defender.
3 Fevereiro, 2025 at 10:45
O Burnley anunciou, na manhã desta segunda-feira, a contratação de Marcus Edwards, que foi emprestado pelo Sporting até ao final da temporada. Será pago um milhão de euros pelo empréstimo e haverá uma cláusula de compra obrigatória de 12 milhões de euros mediante certos objetivos. O emblema de Alvalade ficaria ainda com 10 por cento do valor de uma futura venda, revelou o jornalista Fabrizio Romano.
SL
3 Fevereiro, 2025 at 11:32
Que miséria…
Um suposto atleta profissional que mais não é do que um chulo. Sem compromisso, capacidade de sacrifício… Mais um negócio ruinoso para os depauperados cofres leoninos…
Alô PJ?!? É favor investigar as contas neste scp 2.0 new era…
3 Fevereiro, 2025 at 10:48
Bom dia, tasca!
Jogo competente, 3 pontos que é o que temos de ir somando…ficou feito. Mas sinto a equipa muito cansada. E não noto isso no que eles correm, noto isso no toque de bola. Aos 10 minutos o toque de bola dos jogadores é muito melhor do que é aos 40 minutos. E piora ainda mais na 2ª parte. E nos jogadores melhores tecnicamente…o Trincão, o Quenda, o Bragança, o Araujo…Uma coisa é espetacular nesta equipa. Correr…nunca param de correr. Decidem pior, embrulham-se mais com a bola, têm mais dificuldade nos duelos…mas correr e entregarem-se ao jogo, disso não me queixo nada.
O Sporting entrou muito forte, muito dinâmico, a variar muito o centro de jogo, a jogar rápido, a encontrar espaços e a ganhar no 1×1…mas a quebra é evidente ao longo do jogo. Nisto eu acho que o RB geriu mal e tem gerido mal nos últimos jogos. É verdade que o banco não tem mil soluções, mas tem soluções e ele tem de acreditar nelas. Quando o jogo está mais dificil, ele tem de reagir. Nestes jogos tem feito lembrar o Amorim meio bloqueado no banco, sem conseguir ajudar a equipa. Trincão, Bragança, Maxi, Quenda…todos pediam substituição bem mais cedo. O golo deles veio trazer muita instabilidade à bancada…eu cada vez me irrito mais com a bancada de Alvalade e com a facilidade com que se viram contra a equipa. Irrita-me mil vezes mais isso que a pirotecnia e as multas. Na segunda parte a cada erro de um jogador parecia que a equipa estava a perder e que ia ser o final da luta pelo titulo. Numa equipa cansada e a tentar gerir o jogo, é completamente idiota esta merda. Mil vezes multas e pirotecnia à anormalidade dos adeptos que se viram à equipa com uma facilidade estupida.
Por posição:
GR, o Rui Silva esteve sempre seguro, esteve bem fora e na baliza. Parece muito seguro. Se não for grande coisa, pelo menos isso parece ser.
Os centrais, detestei o Diomande. No duelo deu-se bem, marcou o golo mas foi muito displicente o jogo todo mas em particular depois de marcar. Teve o jogo todo com a mania que estava a flutuar no campo e o RB ficou bem fodido com isso. Notou-se. O Inácio esteve bem o jogo todo.
Nas alas, o Fresneda foi mais do mesmo. O melhor que consegue fazer é isto, entrar para a área. Ia marcando já em várias ocasiões, desta vez marcou mesmo. De resto dá pouco ofensivamente, especialmente na ala mas é muito seguro defensivamente. Apesar disso o golo vem do lado dele que não conseguiu evitar o cruzamento. Na frente dele jogou Geny, Trincão e Quenda. O Quenda jogou particularmente bem quando foi para lá mas ele está a jogar bem em todo o lado. Claramente mais cansado fica mais complicativo, as pernas respondem pior e a cabeça também, mas é um jogador do crl. O Geny e o Trincão jogaram bem. Azar a bater à porta do Geny com o entorse…vamos ver como vai ser de recuperação. Pareceu chato mas estes entorses ás vezes doem de crl e mal dá para mexer o pé no momento mas depois não são tão más quanto parece. Nesta maré de azar, esperamos que tenhamos sorte no tempo de paragem. O Araujo parece-me que vai ser um jogador muito importante no Sporting. Voltamos ao mesmo, mais cansado decide pior mas tem uma alma no ponto certo (não é conflituoso mas tem raça para dar e vender), tem indiscutivelmente técnica, é muito inteligente…gosto muito do Maxi. Gostei da entrada do Afonso, é sinal que o RB continua à procura das soluções dentro de casa.
A meio campo, gostei muito do Morten, como tenho gostado e gostei muito do puto. Dinâmicos, fortes, o Morten mais seguro que o puto com bola mas ambos bem. Não era jogo para serem eles a aparecer porque o meio estava super-lotado mas jogaram muito bem. Dinamicos, a encherem o campo, a fazerem a bola girar. Continuo a não achar o puto nada curto e acho cada vez menos curto. O que gostei menos foi mesmo o Bragança que lá está…estava claramente cansado, toque de bola mais pesado, mais tempo para decidir…e notou-se que entrou bem mas foi claramente caindo de produção com o tempo a acumular e piorou ainda mais a jogar na frente e onde tem de decidir melhor. Tal como o Trincão, uma das coisas que admiro imenso nele nesta altura é que eles não param de correr. O Trincão foge mais ao choque mas correm como crl, quase até caírem para o lado.
O Harder…mereceu este jogo. Golo e assistência, boas tomadas de decisão, fresco, sempre acordado. É sempre possível pedir melhor, é sempre possível dizer que é curto…mas eu tenho duvidas que fosse possível ir buscar muito melhor já e menos ainda com o potencial dele. Cada vez gosto mais do puto e acho mais que acertámos em cheio. Vai ser um craque a sério, assim continue a sua evolução.
Está feito este ciclo infernal. Acabamos o ciclo com passagem na Champions e 6 pontos de vantagem para o 2º. Quase impossível pedir melhor. Agora é uma semana para preparar o jogo no dragão, tentar que Morita e Gyokeres recuperem, dar treino ao gajo novo e preparar novo ciclo infernal em fevereiro com decisões na Champions e Taça de PT e onde todos vão ser precisos. E ver quem mais recupera, de preferência sem novas lesões…esperando que este Biel que vem consiga somar à equipa e somar rapidamente. Tenho muitas duvidas mas espero que sim…precisamos de todos! Gostei de ver o Afonso a entrar, é a posição ideal para ele, vamos ver se consegue dar o salto e se as lesões o deixam ter seguimento. A sensação que tenho é que lutamos mais contra o nosso departamento clinico do que contra os adversários. A lesão do Geny é azar, acontece…mas soma a uma carrada delas que não é azar e a recuperações que demoram uma eternidade com o treinador a dizer que não sabe de nada e logo se vê, que soma a recaídas…
3 Fevereiro, 2025 at 11:12
Foi um daqueles jogos mais sofridos porque a equipa claramente não tem mais no tanque. Mas já houve uma maior tentativa de gerir o jogo, ter a posse, circular a bola e ter bola para não ter de correr. O problema é que estávamos naquele fio em que defensivamente estavam todos borrados. O golo deles cai literalmente do céu, acho muito redutor o lance vir do lado do Fresneda quando há muitas más decisões nesse lance, mas deixou logo a equipa nervosa. A equipa apenas ficou tranquila depois do 3, o que pronto. Que façam bem a recuperação até ao jogo do Dragão.
3 Fevereiro, 2025 at 11:30
Não acho nada que a equipa estivesse defensivamente insegura.
Até acho que o pior foi mesmo acharem-se seguros demais, especialmente o Diomande. Porque nunca senti insegurança de nenhum defesa, antes pelo contrário.
3 Fevereiro, 2025 at 11:42
Eu acho que há ali uns momentos em que jogaram a medo, estavam a conseguir ter bola, mas depois deixaram o jogo partir porque começaram a ter demasiada pressa em meter a bola no último terço. Pessoalmente acho que falta a esta equipa, principalmente nas condições físicas em que estão, ter calma e jogar sem baliza.
3 Fevereiro, 2025 at 11:40
Não é “uma semana até ao jogo no dragão” .
São apenas 5 dias.
Jogamos ontem, domingo, e vamos jogar no dragão na próxima 6@ feira…
3 Fevereiro, 2025 at 12:41
Não o Quenda não jogou “particularmente bem”. Nem nada que se pareça.
Melhorou um pouco na 2a parte mas longe do que já fez.
3 Fevereiro, 2025 at 14:27
O Quenda jogou particularmente bem quando foi para a direita. Acho que jogou bem à esquerda mas jogou particularmente bem quando foi para a direita.
Principalmente para quem estava visivelmente cansado e de pernas pesadas.
3 Fevereiro, 2025 at 14:59
Melhorou à direita, sim. Não jogou particularmente bem nemnada que se pareça.
E na 1a parte à esquerda foi uma nulidade. O Geny em 20 minutos fez praticamente tanto como ele o jogo todo.
3 Fevereiro, 2025 at 11:05
Bom dia Tasca.
Notas soltas sobre o jogo de ontem:
– Fresneda: não percebo as criticas ao jogador. Não é um Porro ou um Joao Luiz, que foram os melhores laterais direitos que me lembro de ver no Sporting, mas não é um cepo total. É esforçado, tem dado o melhor que consegue dar à equipa, ontem foi premiado com um golo “à ponta de lança”, num movimento semelhante ao que já tinha feito contra o Nacional, e que nao deu golo porque o redes defendeu por instinto. Quando os jogadores dão o que podem dar em campo, não os consigo criticar.
– Ainda Fresneda: se não percebo as criticas ao jogador, muito menos percebo porque é que no periodo em que não esteve lesionado, não era opção para o Amorim. É incompreensível como é que se prefere um gajo (Esgaio) que enterra a equipa de cada vez que entra, ao Fresneda, que também dá algumas casas, mas nada que se compare ao Esgaio. Muitos pontos e milhoes nos custou esta insistencia.
– Harder: igual ao Fresneda. Não percebo a critica. Estavam a espera que fosse outro Gyokeres? Ainda nao perceberam que Gyokeres só há um? O miudo tenta, dá-se ao jogo, remata quando pode, que é algo que eu muitas vezes critico outros jogadores por nem sequer tentarem o remate, e perderem-se em fintas. Ontem ainda fez uma assistencia e um golo. O que querem mais de um puto de 19 anos que está a ter a sua primeira experiencia fora da Dinamarca?
– Bragança: está muito fora do jogo. E tem sido assim ultimamente. Antes da lesao estava bastante bem, vinha varias vezes entre linhas dar linhas de passe aos colegas, agora parece que isso desapareceu. É possivel que nao tenha recuperado ainda na totalidade da lesao.
– Matheus Reis: mais um mal amado, que eu nao percebo a razao. É mais um gajo que dá sempre o que pode. Ontem entra, tem uma ou outra desmarcação pela esquerda (e tem gajos que lhe metem a bola quando se descmarca, ao contrário do Trincao, que faz sempre mais uma fintinha), e numa dessas desmarcacoes faz a assistencia para o terceiro golo.
– Trincao: o costume. Nao tenho paciencia para este gajo. Perde-se em fintas e rotacoes, quando pode ser mais eficaz a soltar a bola. Ontem perdi a conta ao numero de vezes que ele tem alguem (Geny ou Fresneda) a desmarcar-se pela ala, e em vez de lhe meter a bola, vai para o meio, para uma finta, e acaba por perder a bola. Alguém meta na cabeça deste gajo que é para jogar SIMPLES. Aliás, o primeiro e terceiro golos saem de jogadas, em que alguem se desmarca pela ala, e o gajo que tem a bola mete rapidamente nesse gajo. O golo contra o Bolonha, idem. O Trincao teve n oportunidades para fazer isto no jogo todo, e quase nunca o fez. É comparar estas jogadas com uma do Quenda que ve o Maxi a desmarcar-se e lhe mete a bola, ele cruza e ia dando golo do Inacio. O Trincao quase nunca consegue fazer isto.
3 Fevereiro, 2025 at 11:27
Como advogado oficial do Fresneda aqui na Tasca, pah eu não sei o que é que querem mais do rapaz. É um lateral tradicional, por norma os laterais não fazem grandes fintas. Um gajo olha para os rivais e tirando passarem em velocidade, também raramente fintam. Zaidu, Martim, João Mário, ultra sobrevalorizado do Carreras, Bah, Francisco Moura, nenhum é um gajo exímio no 1×1. Por norma a melhor maneira de utilizar um lateral é no overlap, e através de combinações, mas para se fazer combinações não se pode ter 2 fuços do caralho na ala direita como são o Trincão e o Geny. De qualquer maneira, foi apenas o 5o jogo a titular seguido e marcou um golo. Ofensivamente tem claros problemas, o que é normal, defensivamente acho muito difícil alguém se queixar do que oferece.
O MR é outro. Eu não sei o que é que se quer mais do gajo. Ofensivamente é débil, defensivamente é certinho. Por norma é o que se quer. Normalmente quem ataca bem, depois é uma merda no 1×1 defensivo. Eu prefiro um Mateus Reis que vai sempre ser um chato do crlho defensivamente, que dá consistência defensiva à equipa, e que é uma merda para ser ultrapassado do que um Grimaldo que contra metade da tabela era fantástico porque só sabia atacar, mas depois quando apanhava um Galeno ou assim num dia bom e tinha pesadelos a noite toda porque era uma valente merda a defender. Mas são opções, eu acho que há muita gente ainda presa ao 3-4-3 do Amorim e que acha que o lateral tem de ter comportamentos de extremos porque tem um central a fazer a dobra na ala, infelizmente agora não há 3 centrais para ninguém, há 2 e apenas 2 médios por isso o lateral tem de ser muito mais forte defensivamente do que ofensivamente.
3 Fevereiro, 2025 at 11:38
“Por norma a melhor maneira de utilizar um lateral é no overlap, e através de combinações, mas para se fazer combinações não se pode ter 2 fuços do caralho na ala direita como são o Trincão e o Geny.”
Tal e qual.
3 Fevereiro, 2025 at 14:10
Eu acho muitas das criticas têm a ver com as expectativas que o pessoal tem dos jogadores.
Querem que o Reis seja um Nuno Mendes ou um Nuno Santos.
Querem que o Fresneda seja um Porro.
Querem que o Harder seja um Gyokeres.
Quando o Pote bazar, vao querer que o substituto seja um Pote. Etc.
Ou isso ou estão sempre à espera que o plantel do Sporting seja tipo uma constelacao de estrelas como o do Real Madrid, e não percebem que não dá para isso.
3 Fevereiro, 2025 at 14:27
Completamente de acordo com isto.
3 Fevereiro, 2025 at 16:05
Bom exemplo. Eu não quero que o Reis seja o Nuno Santos porque o NS defende mal como a merda. Nunca será o lateral no Sporting, será sempre opção para a frente porque o NS tem muitas dificuldades defensivas, e se numa defesa a 5 não faz mossa, a 4 é boa receita para dar merda em vários jogos.
Quando são todos uma merda, é dificil criar expectativas. É o que venho a dizer, a malta que anda aos berros por exigência e o caraças vive numa realidade paralela. Mais nada. O que se está a passar na mesa do lado é prova disso, vivem numa realidade paralela, ao lado do macaco com pratinhos que está na cabeça do Varandas.
3 Fevereiro, 2025 at 11:37
Porque os nossos jogadores da frente têm mais na cabeça puxar para o meio e tentar o remate ao invés de ir à linha e cruzar.
Parece que há uma regra no Sporting que os jogadores não podem ir à linha e cruzar.
Aliás quando vão ou a bola vai para as couves ou sai sempre fora do alcance do avançado.
O que sinto mais confusão no futebol do Sporting já há alguns anos é que pura e simplesmente abandonaram essas jogadas. Ou não treinam ou estão proibidos de fazer.
Eu olho para outras equipas e parece que as coisas saem sem qualquer dificuldade.
Jogador liberto na linha. Bola metida lá de primeira. Cruzameno para o avançado que tenta atacar a baliza. Ou bolas metidas na cabeça ou rasteiras para o remate do avançado ou recuada para o jogador que aparece à entrada da área.
No Sporting:
Os avançados não metem no lateral.
Os avançados puxam quase sempre para dentro e ou tentam o remate quase sempre desenquadrado ou contra o adversário ou cruzam para o 2º poste quase sempre de forma inconsequente.
Os laterais quando recebem a bola quase sempre metem a bola para o meio ou para trás.
Os laterais quando cruzam é quase sempre à toa.
As bolas paradas é mais do mesmo e sofrem por consequência disto mesmo.
Precisamos urgentemente de treinar estas nuances do jogo.
3 Fevereiro, 2025 at 11:45
Tem muito a ver com o gyokeres não ser especialmente forte no ataque aos cruzamentos. E ser demolidor no ataque ao espaço entre centrais e laterais e muito forte a servir de apoio.
3 Fevereiro, 2025 at 11:53
É verdade, mas a variedade trás muitas vantagens, principalmente agora que o Gyo não está. O Sporting ofensivamente tem muitos poucos movimentos, e pior, tem muito pouca gente com faro de golo. Ontem há lá 3 ou 4 cruzamentos, outra vez, que vão para zonas onde deveria de aparecer o 2o avançado, que é ou 2o poste, ou centro da área, e não aparece ninguém, mas mesmo ninguém. Quer dizer, aparece o Fresneda quando faz o movimento, mas não é ele que tem de aparecer ali para finalizar, tem de ser o 2o avançado. Depois é normal que se ande a pedir ao Fresneda para ser melhor a atacar, porque quem tem de atacar bem não o sabe fazer.
3 Fevereiro, 2025 at 13:30
Tal e qual.
Ser o Fresneda o gajo que tem sido mais consequente e fazendo o movimento típico de avançado diz muito da falta de preparação que existe nestes lances.
E não é do RB…vem do tempo do Amorim ou até antes.
3 Fevereiro, 2025 at 12:23
Não é só o Gyokeres que não é forte nos cruzamentos… Nenhum dos que aparecem na área são bons de cabeça. Nenhum! Nem sequer são medianos – excepto o Gyokeres! Os outros são todos fracos… Geny, Trincão, Pote, Maxi, Bragança ou Morita…
3 Fevereiro, 2025 at 14:16
Ainda nao conesgui ver o suficiente do Harder de cabeça, porque raramente lhe chegam bolas para a cabeça.
Ontem na unica que chegou, rematou… de peito. 🙂
3 Fevereiro, 2025 at 16:11
Há formas de ultrapassar isso.
Especialmente com movimentos bem trabalhados.
Cruzamentos rasteiros onde temos de ter alguém a aparecer no 1º poste, no 2º, marca de penalti e fora de área.
Se não temos bons cabeceadores não há interesse em mandar bolas altas.
Mas não aproveitarmos a linha para cruzar;
Não conseguirmos fazer triangulações;
Não metermos aquelas bolas nas costas entre o central e o lateral.
Nada…
3 Fevereiro, 2025 at 11:56
Concordo e subscrevo.
Estamos a meter muito pouca gente na área do adversário aquando do momento ofensivo …
Por isso os cruzamentos ao 2° poste raramente funcionam porque, pura e simplesmente, não está lá nenhum jogador do SCP…
Ao contrário de algumas opiniões acho que o Hjulmand ontem fez um péssimo jogo… Sempre atrasado, não arriscou nada … E continuo a manter a opinião que o João Simões ainda não está minimamente preparado. Se jogar mais recuado no meio campo então desaparece… Bragança nem o reconheço…
As sucessivas lesões, jogadores sobrecarregados e constantes alterações das metodologias de treino nos últimos 75-90 dias conduziram o futebol do SCP a algo sem consistência, baseado em rasgos individuais. O pior é que são os jogadores a rasgar, numa cadência de 1 por jogo…
3 Fevereiro, 2025 at 13:32
O Hjulmand é basicamente a cola desta equipa.
É o elemento que faz a ligação.
É dos poucos que quando a bola lhe chega aos pés há um seguimento lógico, simples e muito bem executado.
Já para não falar na pressão muito bem feita no momento de recuperar a bola.
3 Fevereiro, 2025 at 14:22
Eu nem acho que colocamos pouca gente na area. Ontem se calhar colocámos, mas tenho visto jogos em que ha 4 ou 5 gajos nossos na area e o cruzamento é uma valente merda. Vai para terra de ninguem, ou para um adversario.
Normalmente são cruzamentos feitos da direita, pelo Geny.
O Trincao nem cruza. Enrola-se com um adversario, ou sozinho com a bola, ou quando o rei faz anos lá manda uma buja la para dentro.
3 Fevereiro, 2025 at 14:32
Eu acho que isso acontece mais com o passar do tempo. Ontem na segunda parte notou-se muito mas tem a ver com o cansaço. Há vários lances em que a bola vai para a zona de quem entra de trás mas que não chegou porque estava claramente cansado.
Na primeira parte, por exemplo, não concordo. Vários lances com Harder, Trincão, Fresneda, Bragança e Geny ou Quenda na área. Com o passar do tempo e com o peso nas pernas é que quem vinha de trás teve mais dificuldade em entrar…
3 Fevereiro, 2025 at 14:14
É verdade.
Mas com o Bolonha o golo foi Quenda, desmarcação do Simoes, bola metida, golo do Harder.
Ontem fizeram duas ou tres jogadas assim. Bola metida no gajo que se desmarca para a linha, cruzamento. Duas deram golo, outra ia dando golo do Inácio.
Curiosamente (ou talvez não) foram todas pelo lado esquerdo.
Porque na direita com o Trincão, e com o Geny esqueçam esse tipo de jogada.
O Trincão ou vai para dentro ou da duas voltinhas com a bola até a perder.
O Geny em vez de meter no gajo que se está a desmarcar, tenta ele ir à linha e 80% das vezes perde a bola.
3 Fevereiro, 2025 at 16:13
Ainda é muito pouco e quando acontece parece muito aos repelões, veja-se o caso do golo do harder contra o bolonha que chegou a tocar 2 vezes na bola com ambos os pés 😀
3 Fevereiro, 2025 at 11:42
Subscrevo
3 Fevereiro, 2025 at 11:50
Da minha parte eu não tenho problema com o Fresneda.
O Fresneda tem alma como eu gosto, fisicamente é fortissimo, defensivamente é muito seguro. O que acho é que há jogos em que o Sporting sente falta de um lateral que vê muito mais ofensivamente. Que seja capaz de aproveitar e criar vantagem, que tenha boa definição, que dê mais ofensivamente porque ele não dá.
Mas é o que é e eu sou o primeiro a dizer que lateral direito não era um prioridade. Estou tranquilo com Fresneda e Quaresma. Mas tenho pena que não dê mais ofensivamente.
3 Fevereiro, 2025 at 12:19
Tiago, permite-me uma (rara) discordância. Eu até tenho alguma fé no Fresneda, mas não acho que defensivamente seja muito seguro, pelo menos para já. Tem muito que melhorar, até porque já teve algumas situações em que é batido na linha, no um-para-um, permitindo o cruzamento (ainda ontem no golo, embora Trincão tenha atrapalhado também) e tem alguma dificuldade quando é apanhado junto à linha de costas para o seu meio campo, tendo tendência a inventar um pouco e a perder a bola. Isto não é estar a bater no jogador, mas sim a dizer que pode melhorar até se poder dizer que é muito bom defensivamente. Minha opinião, tão só.
3 Fevereiro, 2025 at 12:29
Percebo, mas para lateral discordo.
Ou seja. O Quaresma é mais forte defensivamente, claro. Mas para lateral, acho o Fresneda bastante seguro defensivamente. É batido por vezes mas ganha a grande maioria dos lances. Posicionamento também é bom. Fisicamente é forte e isso ajuda.
Para mim é a melhor característica do Fresneda.
3 Fevereiro, 2025 at 12:29
Concordo totalmente com a tua análise Tanaka. Ponto por por ponto!
3 Fevereiro, 2025 at 12:39
A equipa está completamente de rastos…nota-se a milhas.
Eles querem e não se negam ao esforço mas chega um altura que as pernas não respondem como deviam. É normal.
Ontem aos 50/60 minutos estavam todos em subrendimento com exceção do Harder e do Freneda e claro os suplentes que entraram.
Mais a lesão do Geny que é dos poucos a disfarçar o cansaço pelo seu estilo de jogo eléctrico e sempre a arriscar e a partir para cima. Já agora os 2 golos iniciais começam com ele, um cruzamento depois de bater o lateral que acaba por ir ter a Harder que centra para Fresneda e o canto que ganha quando se lesiona.
Vai fazer muita falta mas há aqui muita gente que só se vai aperceber nos próximos jogos.
Já o Quenda fez uma primeira parte horrível, a receber e a passar quase exclusivamente para trás e pouco mais. Na 2a melhorou mas pouco.
Ontem disse e podem cobrar: esta equipa neste estado físico e com as lesões não vence nenhum jogo nas próximas semanas.
Ladrão, Borussia 2x e mesmo o jogo do campeonato em casa.
Claro que espero não ter razão, mas do que tenho visto e especialmente depois de ontem tenho poucas dúvida disso.
3 Fevereiro, 2025 at 15:20
Li noticias de que o cepo Essugo vai para o Chelsea por 25 milhões.
Ainda pensei que já estávamos no dia 1 de Abril, mas não.
Ou o rapaz teve uma evolução exponencial ou aquele Essugo que eu vi jogar era um autêntico tamanco que apenas se evidenciava pela estampa física.
A ser verdade, parabéns Essugo.
Nota: só espero que este não seja um daqueles negócios à rabolhos que depois nos obriga a comprar um embuste por um valor idêntico, tipo o carrossel do mendilhões.
Nunca mais me esqueci quando o Sporting comprou o Gyokeres ao Conventry que foi buscar para seu substituto um avançado centro ao Everton que por sua vez veio comprar o Chermiti ao Sporting.
Até fiquei com a cabeça à roda
3 Fevereiro, 2025 at 15:33
Tb n percebo o que veem no Essugo.
Mas o Chermitti foi embora antes de vir o Viktor, creio…
3 Fevereiro, 2025 at 15:35
Afinal n, tem razao.
3 Fevereiro, 2025 at 15:43
A confirmar-se é realmente um bom negócio.
O Chelsea é só o clube mais parvo a nivel de contratações que me lembrio
3 Fevereiro, 2025 at 15:56
O Essugo está a fazer uma grande temporada numa liga superior á nossa e tem sido muito falado em Espanha. Eu estaria a pensar nele para substituir o Hulmand para o ano agora que parece estar preparado para o alto nível.
3 Fevereiro, 2025 at 16:02
Posso garantir que se o Hugo Viana se conseguir despachar a tempo da reunião onde está a ser negociado o Nico Gonzalez para o Manchester City, ele ainda vai tentar trazer uma truta para o Sporting até à meia noite.
Garanto também que se não conseguir ele assume a responsabilidade e pede a demissão já amanhã.
SL