…ficamos a desejar que volte rápido e que ainda seja possivel atingir algum objectivo quando for integrado a 100%
Mas não deixa de ser má gestão não atacar o mercado de inverno em busca de alguem que ajudasse a colmatar a coisa, sobretudo sabendo que só em Março/Abril é que Pote volta
Ficamos com um super mega departamento que não serve sequer para evitar que um jogador de alta competição desenvolva fibroses e tem no estaleiro outros tantos que só servem neste momento para engrossar a folha de vencimentos.
Entretanto é giro dizer que um jogador foi tão bom em 8 jornadas ao ponto de estar no top 4 de umas quantas merdas mas já não joga há 14 jornadas e vamos ver quantas precisa mais para ganhar o ritmo perdido.
Mas é aguardar por sexta feita.
O Sr Doutor Capitão de Kandahar especialista em cabeça, membros e pernas, já tem uma tonelada de areia para atirar para os olhos dos comedores de colheradas de merda que votaram em força para este 2º mandato.
Desconfio que sexta o heroi de Kandahar vai anunciar a sua candidatura a presidente da República! Ja temos um almirante, o Tino de Rans e a Cristina…fica a faltar um palhaço.
Pois teoricamente tens razão, na realidade em Portugal vai ganhar quem os arbitros e VARes quiserem e todos sabemos quem eles NÃO querem que ganhe…
Assim e só falando das escandalosas tens 4 pontos a mais do que deverias (duas vitórias que deveriam ser empates) a última foi a do penalti escondido pela btv do florentino no último minuto…
Já o SCP tem 5 pontos a menos a inacreditável arbitragem/VAR que transformaram uma vitoria numa derrota ao “perdoarem” 3 penaltis aos açoreanos e a vitória transformada em empate no Dragão ao perdoarem ao fcporko um penalti no último minuto…
E nem sequer vou discutir o penalti sobre o Gyo no Dragão, porque se aquele não é, então o do Mortem no último jogo também não é, ou o oposto, nenhum é, agora um ser e outro não, bem tira as tuas conclusões…
Ou seja estás a 2 pontos quando (no mínimo) devias estar a 11 e vens falar dos putos da equipa B?
O do Morten não é por 2 motivos: fora de jogo de 3 elementos do Arouca quando a bola é cabeceada para aquela zona; agarrão inicial do jogador do Arouca ao Morten.
Mas alguém quer saber disto? Alguém faz alguma coisa para mudar isto?
Pois…
Com lesões gravíssimas… A parte muscular vai atrofiar… Eu acho que acaba a carreira de futebol ao mais alto nível… Fora as lesões diferentes que aparecem no pós operatório…
Eu sei que não será um bom exemplo uma vez que está de novo lesionado mas acho que Nuno Santos recuperou de 2 lesões semelhantes no inicio da carreira sénior, embora não tenha sido recuperado pelo departamento médico do Varandas, do Sporting queria eu dizer.
SL
Há comentadores que estão a tentar convencer as pessoas que 6 ou 7 lesões de titulares e os jogos uns atrás dos outros em cima das pernas sempre dos mesmos jogadores não serve como justificação para jogar pior….
Como se o cansaço dos jogadores fosse um mito e como se perder 6 ou 7 titulares fosse banal….
Ás vezes basta perder um dos melhores jogadores da Liga para haver uma quebra na equipa como um todo. Acho que o post reflete um pouco isso, a importância de um gajo que desde que chegou contribui para a equipa com mais de 30 golos por época faz a diferença. Quando a quebra não existe é porque talvez o jogador não seja assim tão importante.
Este problema da catadupa de lesões no plantel tem vários ângulos de análise …
– Quebra no rendimento desportivo
– Quebra no valor dos jogadores
– Quebra na forma como potenciais aquisições olham para o SCP, recusando vir para um clube á deriva
– Etc, etc
Quebra na competitividade interna face aos rivais, sobretudo à rabolhagem que segue em frente na principal competição da uefa, num grupo teoricamente mais difícil que o nosso, valorizando jogadores, potenciando a marca e criando nos jogadores e massa adepta um incentivo ainda maior para o que falta jogar no campeonato. A antítese perfeita do melhor sporting das últimas décadas com uma gestão de 6 anos que trabalha sem qualquer tipo de oposição! Se isto não é o espelho do miserabilismo então não sei o que seja!
Basta ir aqui pelas caixas de comentário desde o início da época e ver a opinião da escumalha acerca do plantel aconchegado do Amorim, Viana e Banandas, tão elogiados pelos chupapilas de serviço.
Sempre se disse que um plantel, com, por exemplo, 3 médios, e isso a propósito da venda de Mateus Fernandes por objectivos que podem chegar aos 20M, era um erro, e que enfrentar Supertaça, Liga, Taça, Taça da Liga, Liga dos Campeões, apenas com 20 jogadores entre os quais 3 médios, era um erro crasso.
E isso antes de se saber da bela merda que são as unidades de performance doutor Comédias… Que nos retira em média 5 jogadores titulares por jogo (!!)
Os 20M seriam amplamente reembolsados nos confrontos europeus, por exemplo, que estariam perfeitamente ao alcance de um Sporting regenerado. Já para não falar na conquista do bicampeonato que justificaria bem tal investimento.
Assim, e depois de andarmos a jogar a sério a Taça da Liga, que não ganhámos, de perdermos a Supertaça que moralizou o FC Porto,
andamos em Fevereiro a humilhantemente abdicar da Liga dos Campeões, por não termos pedalada física.
Gestão desportiva?? Foda-se.
Dar prioridade à Taça da Liga em deterimento da Liga dos Campeões? E dando de barato que no início da época não se previa uma maré de lesões, abdicar em Janeiro de equilibrar o plantel?
Enfiem a gestão desportiva, toda a estrutura e os invisíveis talentos de gestão futebolística e medicinal do doutor Bagago na peida!
Eu continuo a dizer que o plantel do Sporting era da dimensão correta em numero de jogadores.
Volto ao mesmo. O problema atual não é a dimensão do plantel, é a incompetência do departamento da piça que corta metade do plantel…
Tal como disse que era absurdo, como as coisas estavam, disputar a taça da liga com tudo e foi isso que nos trouxe até aqui. Foi a oportunidade que o Sporting teve de “respirar fundo” e preparar esta sequencia. E aí é um problema de planeamento, volto a dizer, não é de dimensão do plantel.
O plantel, no início do ano não era desiquilibrado e curto.
Dentro do sistema que era utilizado, os jogadores a quem se pedia mais intensidade e distancias a percorrer tinham alternativas com exceção do Pote.
No ano passado achava mais curto e correu melhor. Há sempre o fator sorte mas não acho que tenha sido apenas sorte.
A minha maior queixa no início do ano até era na baliza. Faltava 1 titular.
A segunda maior queixa era uma alternativa ao Pote.
Ao mudar o sistema tático de forma tão drástica há posições que ficaram curtas e passaram a ser exigidas cargas de trabalho e zonas de pressão totalmente diferentes a alguns jogadores.
O plantel para a forma em jogamos agora sim, é curtíssimo. Algumas posições nem titulares de nível Sporting temos, quanto mais alternativas.
Isso torna-se uma bola de neve e com apostas nas competições erradas e um “departamento de performance” aparentemente amador, torna-se a tempestade perfeita.
Óbvio que é por questões orçamentais.
Mau planeamento.
Assim como disse em baixo, no momento da renovação do contrato do Amorim que possibilitou uma época ser abalada pelas suas fundações, ir para uma época onde se aposta tudo no mercado de verão sem deixar margem para em janeiro corrigir o que pudesse ser corrigido é gestão de gente que não tem sequer a noção que é preciso estar preparado para vários cenários que não apenas o do ” e se corre bem”.
Se isso significasse equilibrar o plantel e ainda ter o tal plafond…sim vendia.
Preferencialmente o Inácio que tem mais mercado e tem estado com lesões atrás de lesões.
Tem o pró de saber sair a jogar mas temos lá o Debast.
Diomande não temos outro jogador que oferece a parte da marcação e físico que ele oferece.
Mas isso era eu….que penso de forma diferente do Amorim no que a gestão de planteis diz respeito.
Mas não me parece uma coisa assim tão evidente e no inicio da época, éramos poucos os que defendiam uma coisa dessas…vender um titularão por menos do que a clausula (e bem abaixo, se não me engano são ambas de 60M) para contratar 3 jogadores (porque a vender 1 deles, tínhamos de comprar na mesma 1 central).
O que quero dizer com isto é que…eu posso achar isto, tu também…mas não é uma decisão evidente e tanto não é que poucos concordavam.
Pois.
Mas quem está a dirigir o clube tem de ser superior aos estados de alma dos adeptos em determinados momentos.
Imagina o seguinte cenário:
Vendíamos o tal titularão Inácio por 40M e iamos buscar outro Gyokeres e Hjulmand no que à qualidade sem margem para dúvidas que ambos têm por 20M cada para posições que realmente precisávamos.
Achas mesmo que ia haver algum tipo de dúvida do excelente mercado que fizemos?
Eu aplaudia de pé…mesmo sendo o varandas.
Meu caro Tiago, és das opiniões que mais aprecio ler por aqui.
Rrabalho em aviação. Quando uma aeronave sofre um incidente nunca é apenas um factor. É uma soma delas, que sobrepostas, proporcionam o evento catastrófico.
E é comum no fim ouvir os actores que tinham nas mãos o poder de ter alterado o desfecho, dizer que podiam ter agido de outra forma, mas que se deleixaram. Deixaram passar. Era só aquela vez.
Cada factor só por si, era insuficiente para ser catastrófico. Pois.
Mas: Plantel curto + (unidades de performance + onda de lesões) + mudança de equipa técnica e nova tática + calendário cheio e com competições mal geridas(TdL) = clusterfuck que se observa estes dias
E se haverá quem defenda a estrutura doutor jivago porque não previu, então eu respondo que se só está lá para reagir então não tem competência para ser presidente do Sporting Clube de Portugal, e que ao invés de acrescentar prestígio europeu, como vai ser a humilhante presença de logo à noite que prova que de facto não temos qualidade (leia-se directiva e de gestão) para andar na Liga dos Campeões, e mais vale vender a nossa participação ao Sporting Clube de Braga e eles que sejam tão grandes como os maiores da Europa.
Vou fazer aqui um histórico…que penso que explica o que eu penso apesar de estar mesmo a ver que vem texto gigante.
Em primeiro lugar, eu gosto de planteis curtos, compactos e homogéneos. Para mim um plantel de um clube formador não deve ter mais de 20 jogadores, para lá dos 20 estão os putos. Porque acho que para ter um plantel de mais de 20, é preciso gastar os mesmos recursos em mais jogadores, o que aumenta o risco de a qualidade deles ser menor e de haver um fosso ainda maior de titulares para os suplentes (apesar de serem muitos). Isto é um principio que eu tenho do que tenho visto no futebol atualmente e é o que me parece a forma correta de gerir um clube. 20 da equipa principal, fora deste plantel há putos de muita qualidade a pedirem minutos em caso de necessidade extrema.
Este ano havia 2 caminhos. Vender um peso pesado e trabalhar com dinheiro a sério ou não vender e tentar remendar o que havia.
Eu nunca gostei muito da ideia de não vender…disse-o aqui. E quando essa ideia “forçou” a vender o M. Fernandes então, foi mesmo contra! Mas…era uma ideia dominante. Manter os pesos pesados (diga-se…Gyokeres, Morten, Inácio, Diomande). Por mim tínhamos vendido 1 deles mesmo que abaixo das tão faladas clausulas (de preferencia um dos centrais), pegávamos nesse dinheiro e reforçávamos os 20 do plantel. Ou seja, nada de Esgaios ou Fresneda ou Edwards (se o treinador tivesse a certeza que não os queria), ir o substituto do que saísse e +2 alternativas muito fortes mantendo a dimensão do plantel.
Outra hipótese era vender e aumentar o plantel. Ou seja, em vez de 2 alternativas muito fortes, ir buscar 4 ou 5 daqueles que o scouting encontra-se mas que fosse de mais duvidas….os Bieles da vida. Eu não simpatizo nada com esta ideia, remonta-me ao tempo JJ, tudo o que vejo com planteis desta dimensão me dizem que isto não é positivo.
O caminho que se escolheu foi a terceira via, que era não vender nenhum dos pesos pesados, cobrir as saídas que houve (Paulinho, Coates, Adan, Neto) e ir com estes. E eu percebo esta ideia e simpatizo. Como digo os planteis que menos gosto (de longe) é o estilo JJ em que tem um plantel de 30 jogadores. Era o que havia.
E aqui o ponto fulcral é a saída do Amorim.
Com a saída do Amorim e mudança do sistema, o plantel fica curto em algumas posições numa altura que já gastámos o dinheiro que tínhamos no Verão. Além disso, perdemos o gajo que melhor conhecia os jogadores e por isso que melhor os sabia gerir.
Há sempre lesões. A lesão do Diomande no inicio é normal (um entorse), a lesão do Bragança é azar, do Geny idem (entorse)…a estas “normais”, pode juntar-se +1/2 lesões musculares…muito raramente um plantel bem gerido com um departamento médico que exista tem pior que isto. E um bom plantel, bem feito, com 3 ou 4 lesões no pico de lesões juntas mas ocasionais, vive à vontade.
O que mata o plantel é esta catadupla de lesões que demora meses a fio a resolver e as milhares de recaídas. E para mim mataria qualquer plantel…porque podíamos ter 30 jogadores que lesionando os principais, num plantel muito grande a quebra de qualidade para os outros é gigantes…aliás, até acho que um plantel maior e com quebras maiores de qualidade vivia bem pior do que este com estas lesões.
É por isso que eu não acho que o problema seja a dimensão do plantel. O problema é o Quaresma ter uma lesão e logo a seguir uma recaída. O Pote tem lesão muscular e recaída ande 5 meses para tratar uma lesão muscular que no máximo era para mês e meio. O Morita vai na 3ª recaída. O Gyokeres está à 1 mês a ser “gerido” no vai não vai sem sequer ter lesão. Isto é que assassina qualquer plantel e qualquer hipótese de ir a algum lado.
O Bragança não tinha problema se não estivesse o Morita entre lesão e recaída à 3 meses. A primeira lesão do Pote era chata mas era o que era…1 mesinho e tal no estaleiro. Não podia era demorar 5 meses a tratar uma lesão muscular porque depois apanha todos os outros azares. O problema do Geny não tinha problema particular se não se juntasse a todas as outras. O Gyokeres podia na boa ter parado 1 ou 2 semanas. Não podia era estar 1 mês a jogar entre 30 minutos e parar completamente.
O problema principal e garrafal, para mim, é claramente o departamento médico do Sporting não valer a ponta de uma piça. E apanha um treinador que ainda não conhece bem os jogadores e por isso não os consegue gerir como o Amorim conseguia e cobrir a merda que é o departamento médico. Para além da mudança do treinador, claro…que faz toda a diferença também.
O problema desta época começou logo na renovação do contrato do Amorim.
Esta direção ter aceite a possibilidade de um tubarão desta europa vir cá bater uns trocos e levar um treinador para resolver os seus problemas foi ridículo.
Tudo isto era esperado.
Sem o treinador que montou o plantel, que já conhecia os jogadores, que já sabia como o tal departamento de merda funcionava, obviamente que iriamos sofrer.
Vamos ver se mesmo assim ainda conseguimos.
Cada vez tenho mais dúvidas.
A maioria dos jogadores, não só no Sporting, estão a dar o peido por essa europa fora.
São muitos jogos, muitas competições…
O que acho é que a gestão do plantel no Sporting neste momento assenta em 2 fatores:
1- Tens um plantel curto porque queres investir em jogadores de topo e comprometes orçamento para equilibrar o plantel e ou tens sorte de ter jogadores que não se lesionam ou se estes se lesionam vai ter uma desculpa para um resto de época de merda porque no banco não tens jogadores com capacidade mínima aceitável devido ao GAP que existe.
2- Tens um plantel adequado à realidade dos dias de hoje e números de jogos que te permitem fazer uma maior rotação sem perder grande qualidade mas comprometes nos craques tendo um plantel mais homogéneo.
Pessoalmente prefiro a 2ª opção.
Prefiro ter gajos que corram do que gajos que marcam num jogo o golo puskas mas nos outros não sabem nem conseguem ajudar a equipa.
Dizem que os chineses dizem que crise significa oportunidade. É uma treta porque o símbolo de um e outro são completmaente diferentes.
Mas vamos tomar a coisa como boa. Da crise de lesões poderiam aparecer oportunidades de miudos ou reservas aparecerem.
Imaginemos que o titular Pote tinha como suplente um puto ou um maduro à espera de aparecer e se mostrar e que aproveitava a lesão, ou a sua ida para o banco ou bancada para descanso para se mostrar e se valorizar? Bem como Nuno Santos, Morita/Bragança. Vai resultando com a evolução do Harder, por exemplo, que de outra forma estaria tapado a 100% pelo Gyokeres.
Um plantel sem lesões são 22 jogadores e mais um, no mínimo, e uma rotação entre eles para manter. Quanto mais se falamos em lesões graves, como é o caso. E houve oportunidade para corrigir em Janeiro. Também poderemos perguntar, se a equipa B ou os sub-23 não existem para alimentar a equipa principal, então servem para quê? Não há qualidade para evoluir? Então serve para quê? Tachos para o João Pereira e sus muchachos? Porque para ganharem troféus, já sabemos que não é de certeza.
Tudo isto atempadamente e competentemente gerido e comecávamos a ter algo parecido a uma estrutura de futebol profissional, não vos parece?
Isso não é bem assim
A crise significa oportunidade. É um fato. Mas não quer necessariamente dizer que é para o mesmo individuo, entidade, organização….
Aliás no meu entendimento a oportunidade pela via da crise, normalmente está associada à crise de outros. A oportunidade advém de alguém que não sofreu com a crise, aproveitar da vantagem que tem para se aproveitar de quem foi ao lodo com a tal crise.
Levando isto para o nosso cenário, de facto existe uma oportunidade na nossa crise. Mais concretamente nos lampiões que têm um camião de jogadores, onde sai um e entra outro com mais ou menos a mesma qualidade, e que podem ser assim campeões aproveitando assim a oportunidade da nossa crise que provém do plantel desequilibrado que temos porque decidimos investir tudo num par de “trutas” e depois ficou a faltar para manter equilíbrio.
Se tivéssemos uma equipa B com qualidade aproximada até podia aceitar a forma como foi definido o plantel. Mas não. Mais fácil de ver quando temos um Esgaio e meia dúzia de miúdos que não estão minimamente ao nível do Sporting no banco.
E depois querem estes senhores atirar areia para a vista dos adeptos e sócios com expressões e inglesismos. Vem lá tudo isso na sexta-feira, mais do mesmo.
Parece eu na escola à segunda-feira quando tinha que ir apresentar os trabalhos de casa não feitos por ter andado na rambóia e inventava verbo de caralho para desviar, às vezes até desafiava o prof. a comentar o fim de semana futebolístico a ver se os minutos da aula passavam…
Assim mesmo não tenho dúvidas que na sexta vem lá discurso varandista acerca de claques ou dos motivos porque não enviaram condolências ao Pinto da Costa. Abrir umas frentes de batalha para desviar atenções do facto comprovado de que meter o Paulinho roupeiro a presidente do Sporting e ele não faria pior.
Pah, é um piloto a quem dão um Renault 5 para as mãos com 3 pneus furados e com o tanque na reserva porque diz que é mais levezinho assim e mandam correr as 24 horas de LeMans .
Porque eles têm o principio que tudo começa e acaba na tática. Precisam de vender “o peixe” deles. Porque se o problema é físico, ficam com pouco ou nada para dizer.
Claro que há uma parte que é tatica. Mas a pergunta é…como é que se trabalha uma equipa que joga de 3 em 3 dias à meses a fio e cheia de lesões e de jogadores em gestão?!
Obviamente que a equipa não pode crescer taticamente sem ser trabalhada. Não é possivel. E não é possivel trabalhar a equipa a jogar com este ritmo e sempre com os mesmos a jogar ou no estaleiro.
Além disso eles jogam com outra coisa.
Se o Sporting melhorar…é tatico. Variações e jogadores em posições e o crl…
Se o Sporting não melhorar com o tempo, veem…era tático e com tempo não melhorou!
Confesso que me enerva um bocado pessoas que acham que sabem mais que os treinadores. Comentadores então….é ao cubo. Para mim um bom comentador é o que consegue perceber o que o treinador está a fazer, consegue explicar as opções do treinador e pode apresentar alternativas que poderiam funcionar eventualmente.
Comentadores com a mania, que não são capazes de fazer isto e que vivem de frases grandes para o clique e completamente monocórdicos no que comentam (porque os problemas são sempre os mesmos para qualquer equipa, as soluções são sempre as mesmas para qualquer equipa, o que se quer é sempre o mesmo…são monocordicos, vêm só um futebol e tudo o resto é merda e devia de ser como eles querem), dizem-me pouco.
Um comentador dizer que não percebe o treinador ou que não seja capaz de explicar o angulo do treinador (que obviamente é inteligente e que toma decisões inteligentes, concorde-se ou não), é limitação do comentador, não do treinador.
Para pessoas que não conseguem perceber as opções, os processos mentais dos treinadores, o que querem e tudo mais…estamos cá nós todos, adeptos. Para comentador gosto de ter mais do que isso….
E eu não adoro o Freitas Lobo mas ele tem este lado. Ele simpatiza naturalmente com o treinador e por isso tenta explicar o ponto do treinador e o que o treinador procura.
Eu acho que ele se deixa levar um bocado pelo momento e é demasiado entusiasmado com tudo mas tem esse lado do comentador que eu gosto. Tenta fazer isso…dá a visão dele do que o que o treinador quer, dá a visão dele do jogo, dá alternativas que ele ache…concorde ou não com ele, há um respeito intelectual pelo treinador e pelas varias versões de “futebol” que existem.
“Cristiano Ronaldo faz tratamento milagroso com placenta de égua.”
“Cristiano Ronaldo tem procurado uma abordagem inovadora na recuperação física: terapia com placenta de égua para os músculos e ossos. A especialista no tratamento do craque português é a terapeuta sérvia Marijana Kovacevic, cujo trabalho, de acordo com o El Mundo, envolve diversas personalidades do desporto, como Diego Costa, Modric, Novak Djokovic, Van Persie, Lampard e Wayne Rooney…”
Parece que no caso do Pote o problema esteve na nacionalidade da égua, que era Sueca!
O plantel é curto e foi mal montado, é uma evidência.
Especialmente numa época com mais jogos de sempre devido ao formato da Champions e em que queríamos atingir o BI.
Ainda mais curto ficou com a venda em saldos de Mateus e as lesões graves antes de Janeiro.
E se tivermos em consideração que havia jogadores só para fazer monte e que não se pode contar com eles para nada (Esgalho, Edwards e St Juste à cabeça) ou jogadores que o Amendoim nunca ia apostar como Fresneda ou Simões (outro que ia andar a época a entrar aos 90 numa vitória por 4-0 em casa como fez várias vezes com outros miúdos no passado) pior é a situação.
O ano passado por esta altura andamos a gemer e a rezar e lá correu bem, e estes génios acharam que era só rezar muito que corria bem outra vez. Tudo baseado na fé do “se corre bem”. Rir para não chorar.
Mas o pior mesmo é o que não foi feito em Janeiro. Com mudança de sistema (só por isso eram necessário pelo menos mais um médio e um extremo) lesões prolongadas e jogadores de rastos a incompetência é tanta que não conseguiram um reforço digno desse nome.
A desculpa da falta de dinheiro é para burro comer, como se não existissem empréstimos, negócios com pagamentos avançados, trocas de jogadores, regresso de emprestados, etc.
Quando se é incompetente em todas as vertentes do clube, desde financeira a desportiva, passando pelo know-how e à vontade para andar do mercado, qualquer desculpa esfarrapada serve. E há quem a coma.
Ontem, os lampiões mostraram o jeitaço que deu terem ido buscar 2 ou 3 jogadores baratos e conhecedores do campeonato, mas sobretudo úteis para dar descanso aos bons jogadores. É simples, não é preciso reinventar o futebol com teorias estratosféricas e baseadas em FMs.
Aliás, ontem ao ver os jogos e resultados da Champions (mesmo de clubes que foram eliminados) senti vergonha de quem está a frente deste clube o fazer tão pequenino e medíocre, especialmente lá fora. E com a anuência de muitos adeptos que aceitam desculpas esfarrapadas e acham normal um clube que quer ser “Tão grande como os maiores da Europa”, todos os anos ter de abdicar de competir noutra frentes para poder tentar ganhar um campeonato.
É ridículo, síndrome de mentalidade tacanha e pequenina e por isso é que nunca passamos disto.
Hoje resta rezar (mas muito) para não sairmos de lá com mais de 5 no saco para a vergonha não ser ainda maior.
Depois ficam melindrados com quem grita que o rei ia nu. Como se fosse preciso ser bruxo para ver o que aí vinha.
Recordemos que hoje vamos fazer gestão com B’s e rezando para não sermos humilhados, e a maioria acha bem…
…quando há uns meses atrás andámos a esgotar-nos em prolongamentos na taça da liga e a maioria batia no peito porque “o Sporting entra nas competições para ganhar” e “não podemos ter mentalidade de clube pequeno!”
Nem mais. E muitos de nós dissemos aqui que podíamos bem mandar a taça da carioca às favas e gerir aí o plantel.
Mas sabemos bem que o Capitão Vagangas não podia perder a oportunidade de ganhar uma taça de lata para depois poder andar de papo cheio a dizer que ganhou mais troféus que este e aquele.
Isto hoje pode ser feio. Se os alemães não tiverem um pouco de dó, e normalmente não têm, pode ficar muito feio. Quem tiver muita fé, que acenda uma velinha, por favor.
Um dia vou poder explicar ao meu neto que perdemos o campeonato 24 /25 porque tivemos um jogador chamado pote lesionado em novembro.
Obrigado tasca… de facto assim há sempre desculpas
18 Fevereiro, 2025 at 16:45
…ficamos a desejar que volte rápido e que ainda seja possivel atingir algum objectivo quando for integrado a 100%
Mas não deixa de ser má gestão não atacar o mercado de inverno em busca de alguem que ajudasse a colmatar a coisa, sobretudo sabendo que só em Março/Abril é que Pote volta
18 Fevereiro, 2025 at 17:34
Veio o biel…
Diz que é ‘muito bom’ …
Minha nossa Senhora de Fátima…
18 Fevereiro, 2025 at 16:47
Como ficamos?
Ficamos com um super mega departamento que não serve sequer para evitar que um jogador de alta competição desenvolva fibroses e tem no estaleiro outros tantos que só servem neste momento para engrossar a folha de vencimentos.
Entretanto é giro dizer que um jogador foi tão bom em 8 jornadas ao ponto de estar no top 4 de umas quantas merdas mas já não joga há 14 jornadas e vamos ver quantas precisa mais para ganhar o ritmo perdido.
Mas é aguardar por sexta feita.
O Sr Doutor Capitão de Kandahar especialista em cabeça, membros e pernas, já tem uma tonelada de areia para atirar para os olhos dos comedores de colheradas de merda que votaram em força para este 2º mandato.
18 Fevereiro, 2025 at 17:36
+1
18 Fevereiro, 2025 at 17:58
Desconfio que sexta o heroi de Kandahar vai anunciar a sua candidatura a presidente da República! Ja temos um almirante, o Tino de Rans e a Cristina…fica a faltar um palhaço.
18 Fevereiro, 2025 at 16:53
Que desespero.
A falta que este gajo faz ao lado do Gyokeres.
Algo se passou que não está a ser revelado. Este silêncio é revelador de tal
18 Fevereiro, 2025 at 17:17
Estamos bem fodidos. Estas lesões têm que ter uma explicação. É apurar as causas e os responsáveis e mandá-los a fava.
18 Fevereiro, 2025 at 17:43
Toda a gente sabe que a culpa é do maluco do BdC.
Mas ainda há dúvidas?
18 Fevereiro, 2025 at 17:45
Se não for do BdC é da ‘escumalha’ …
18 Fevereiro, 2025 at 17:46
É verdade… Já me esquecia disso.
A culpa é dos adeptos e das claques.
18 Fevereiro, 2025 at 17:22
Este ano podemos esquecer o Pote. SL
18 Fevereiro, 2025 at 18:02
Acho óbvio que se trata puramente da falta de apoio da escumalha.
18 Fevereiro, 2025 at 18:29
O Paulo Lopes já falou sobre o tempo, como muitos sportinguistas noutras redes sociais, mas para já só observo.
Agora vou só gritar Benfica bem alto se houver minuto de silêncio! No caso de não haver, grito Benfica na mesma!
Malta, respirem! Quem tiver melhores putos na B, vai ser campeão, apesar de o meu Clube se ter reforçado melhor em Dezembro
Até amanhã
18 Fevereiro, 2025 at 21:07
Pois teoricamente tens razão, na realidade em Portugal vai ganhar quem os arbitros e VARes quiserem e todos sabemos quem eles NÃO querem que ganhe…
Assim e só falando das escandalosas tens 4 pontos a mais do que deverias (duas vitórias que deveriam ser empates) a última foi a do penalti escondido pela btv do florentino no último minuto…
Já o SCP tem 5 pontos a menos a inacreditável arbitragem/VAR que transformaram uma vitoria numa derrota ao “perdoarem” 3 penaltis aos açoreanos e a vitória transformada em empate no Dragão ao perdoarem ao fcporko um penalti no último minuto…
E nem sequer vou discutir o penalti sobre o Gyo no Dragão, porque se aquele não é, então o do Mortem no último jogo também não é, ou o oposto, nenhum é, agora um ser e outro não, bem tira as tuas conclusões…
Ou seja estás a 2 pontos quando (no mínimo) devias estar a 11 e vens falar dos putos da equipa B?
Sinceramente não parece teu…
18 Fevereiro, 2025 at 21:17
O do Morten não é por 2 motivos: fora de jogo de 3 elementos do Arouca quando a bola é cabeceada para aquela zona; agarrão inicial do jogador do Arouca ao Morten.
Mas alguém quer saber disto? Alguém faz alguma coisa para mudar isto?
Pois…
18 Fevereiro, 2025 at 22:28
Ninguém quer saber dos jogadores virem de fora de jogo porque não vão à bola…

19 Fevereiro, 2025 at 6:58
#SONSO
Z
19 Fevereiro, 2025 at 14:08
Eu falei? Não me lembro, o que eu disse?
18 Fevereiro, 2025 at 19:36
Ficamos com a certeza da incompetência de quem era suposto sê-lo, pelo cargo ou pelos cargos que ocupa(m).
18 Fevereiro, 2025 at 19:58
Ficamos fodidos!
18 Fevereiro, 2025 at 20:25
Quiseram acelerar a recuperação e acabaram com o resto… E vamos a ver se isto não tem implicações graves na carreira do jogador!!!
18 Fevereiro, 2025 at 22:50
No caso do Bragança, parece-me evidente que vai condicionar a carreira toda.
19 Fevereiro, 2025 at 5:31
Em 3 anos e meio ficar 2 anos parado …
Com lesões gravíssimas… A parte muscular vai atrofiar… Eu acho que acaba a carreira de futebol ao mais alto nível… Fora as lesões diferentes que aparecem no pós operatório…
Vai ser sempre um jogador condicionado…
19 Fevereiro, 2025 at 9:41
Eu sei que não será um bom exemplo uma vez que está de novo lesionado mas acho que Nuno Santos recuperou de 2 lesões semelhantes no inicio da carreira sénior, embora não tenha sido recuperado pelo departamento médico do Varandas, do Sporting queria eu dizer.
SL
19 Fevereiro, 2025 at 9:53
Há comentadores que estão a tentar convencer as pessoas que 6 ou 7 lesões de titulares e os jogos uns atrás dos outros em cima das pernas sempre dos mesmos jogadores não serve como justificação para jogar pior….
Como se o cansaço dos jogadores fosse um mito e como se perder 6 ou 7 titulares fosse banal….
19 Fevereiro, 2025 at 10:02
Ás vezes basta perder um dos melhores jogadores da Liga para haver uma quebra na equipa como um todo. Acho que o post reflete um pouco isso, a importância de um gajo que desde que chegou contribui para a equipa com mais de 30 golos por época faz a diferença. Quando a quebra não existe é porque talvez o jogador não seja assim tão importante.
19 Fevereiro, 2025 at 10:22
Sabes o que faz mesmo mesmo mal as pernas dos jogadores? Perder. Perder é o evento mais destrutivo da saúde mental e física de um plantel.
19 Fevereiro, 2025 at 14:57
Se isso fosse verdade em vez de preparadores fisicos tinham mental coaches e estava resolvido.
19 Fevereiro, 2025 at 10:11
Este problema da catadupa de lesões no plantel tem vários ângulos de análise …
– Quebra no rendimento desportivo
– Quebra no valor dos jogadores
– Quebra na forma como potenciais aquisições olham para o SCP, recusando vir para um clube á deriva
– Etc, etc
19 Fevereiro, 2025 at 10:28
Quebra na competitividade interna face aos rivais, sobretudo à rabolhagem que segue em frente na principal competição da uefa, num grupo teoricamente mais difícil que o nosso, valorizando jogadores, potenciando a marca e criando nos jogadores e massa adepta um incentivo ainda maior para o que falta jogar no campeonato. A antítese perfeita do melhor sporting das últimas décadas com uma gestão de 6 anos que trabalha sem qualquer tipo de oposição! Se isto não é o espelho do miserabilismo então não sei o que seja!
19 Fevereiro, 2025 at 10:43
Basta ir aqui pelas caixas de comentário desde o início da época e ver a opinião da escumalha acerca do plantel aconchegado do Amorim, Viana e Banandas, tão elogiados pelos chupapilas de serviço.
Sempre se disse que um plantel, com, por exemplo, 3 médios, e isso a propósito da venda de Mateus Fernandes por objectivos que podem chegar aos 20M, era um erro, e que enfrentar Supertaça, Liga, Taça, Taça da Liga, Liga dos Campeões, apenas com 20 jogadores entre os quais 3 médios, era um erro crasso.
E isso antes de se saber da bela merda que são as unidades de performance doutor Comédias… Que nos retira em média 5 jogadores titulares por jogo (!!)
Os 20M seriam amplamente reembolsados nos confrontos europeus, por exemplo, que estariam perfeitamente ao alcance de um Sporting regenerado. Já para não falar na conquista do bicampeonato que justificaria bem tal investimento.
Assim, e depois de andarmos a jogar a sério a Taça da Liga, que não ganhámos, de perdermos a Supertaça que moralizou o FC Porto,
andamos em Fevereiro a humilhantemente abdicar da Liga dos Campeões, por não termos pedalada física.
Gestão desportiva?? Foda-se.
Dar prioridade à Taça da Liga em deterimento da Liga dos Campeões? E dando de barato que no início da época não se previa uma maré de lesões, abdicar em Janeiro de equilibrar o plantel?
Enfiem a gestão desportiva, toda a estrutura e os invisíveis talentos de gestão futebolística e medicinal do doutor Bagago na peida!
19 Fevereiro, 2025 at 10:48
Eu continuo a dizer que o plantel do Sporting era da dimensão correta em numero de jogadores.
Volto ao mesmo. O problema atual não é a dimensão do plantel, é a incompetência do departamento da piça que corta metade do plantel…
Tal como disse que era absurdo, como as coisas estavam, disputar a taça da liga com tudo e foi isso que nos trouxe até aqui. Foi a oportunidade que o Sporting teve de “respirar fundo” e preparar esta sequencia. E aí é um problema de planeamento, volto a dizer, não é de dimensão do plantel.
19 Fevereiro, 2025 at 10:53
O plantel foi mal feito, é desiquilíbrado e curto. Curto não, curtíssimo.
O resto dos gabinetes disto e unidades de performance, etc, isso é só tanga …
19 Fevereiro, 2025 at 11:40
O plantel, no início do ano não era desiquilibrado e curto.
Dentro do sistema que era utilizado, os jogadores a quem se pedia mais intensidade e distancias a percorrer tinham alternativas com exceção do Pote.
No ano passado achava mais curto e correu melhor. Há sempre o fator sorte mas não acho que tenha sido apenas sorte.
A minha maior queixa no início do ano até era na baliza. Faltava 1 titular.
A segunda maior queixa era uma alternativa ao Pote.
Ao mudar o sistema tático de forma tão drástica há posições que ficaram curtas e passaram a ser exigidas cargas de trabalho e zonas de pressão totalmente diferentes a alguns jogadores.
O plantel para a forma em jogamos agora sim, é curtíssimo. Algumas posições nem titulares de nível Sporting temos, quanto mais alternativas.
Isso torna-se uma bola de neve e com apostas nas competições erradas e um “departamento de performance” aparentemente amador, torna-se a tempestade perfeita.
19 Fevereiro, 2025 at 11:49
E o que se fez com a janela de Janeiro para resolver esse problema?
Porque chegamos a janeiro sem dinheiro?
Sorte?….Talvez incompetência.
19 Fevereiro, 2025 at 11:53
Porque não vendemos grande coisa e o dinheiro não nasce das pedras…
19 Fevereiro, 2025 at 11:58
Óbvio que é por questões orçamentais.
Mau planeamento.
Assim como disse em baixo, no momento da renovação do contrato do Amorim que possibilitou uma época ser abalada pelas suas fundações, ir para uma época onde se aposta tudo no mercado de verão sem deixar margem para em janeiro corrigir o que pudesse ser corrigido é gestão de gente que não tem sequer a noção que é preciso estar preparado para vários cenários que não apenas o do ” e se corre bem”.
19 Fevereiro, 2025 at 12:08
Preferias ter começado o campeonato sem o Araujo ou sem o Harder?!
19 Fevereiro, 2025 at 13:05
Preferia ter vendido um central para equilibrar o resto do plantel e ter um fundo de maneio para possíveis acertos em janeiro.
19 Fevereiro, 2025 at 14:00
Vendias o Inácio ou o Diomande por 40M?
19 Fevereiro, 2025 at 15:05
Se isso significasse equilibrar o plantel e ainda ter o tal plafond…sim vendia.
Preferencialmente o Inácio que tem mais mercado e tem estado com lesões atrás de lesões.
Tem o pró de saber sair a jogar mas temos lá o Debast.
Diomande não temos outro jogador que oferece a parte da marcação e físico que ele oferece.
Mas isso era eu….que penso de forma diferente do Amorim no que a gestão de planteis diz respeito.
19 Fevereiro, 2025 at 15:09
Estou de acordo contigo.
Mas não me parece uma coisa assim tão evidente e no inicio da época, éramos poucos os que defendiam uma coisa dessas…vender um titularão por menos do que a clausula (e bem abaixo, se não me engano são ambas de 60M) para contratar 3 jogadores (porque a vender 1 deles, tínhamos de comprar na mesma 1 central).
O que quero dizer com isto é que…eu posso achar isto, tu também…mas não é uma decisão evidente e tanto não é que poucos concordavam.
19 Fevereiro, 2025 at 16:29
Pois.
Mas quem está a dirigir o clube tem de ser superior aos estados de alma dos adeptos em determinados momentos.
Imagina o seguinte cenário:
Vendíamos o tal titularão Inácio por 40M e iamos buscar outro Gyokeres e Hjulmand no que à qualidade sem margem para dúvidas que ambos têm por 20M cada para posições que realmente precisávamos.
Achas mesmo que ia haver algum tipo de dúvida do excelente mercado que fizemos?
Eu aplaudia de pé…mesmo sendo o varandas.
19 Fevereiro, 2025 at 11:04
Meu caro Tiago, és das opiniões que mais aprecio ler por aqui.
Rrabalho em aviação. Quando uma aeronave sofre um incidente nunca é apenas um factor. É uma soma delas, que sobrepostas, proporcionam o evento catastrófico.
E é comum no fim ouvir os actores que tinham nas mãos o poder de ter alterado o desfecho, dizer que podiam ter agido de outra forma, mas que se deleixaram. Deixaram passar. Era só aquela vez.
Cada factor só por si, era insuficiente para ser catastrófico. Pois.
Mas: Plantel curto + (unidades de performance + onda de lesões) + mudança de equipa técnica e nova tática + calendário cheio e com competições mal geridas(TdL) = clusterfuck que se observa estes dias
E se haverá quem defenda a estrutura doutor jivago porque não previu, então eu respondo que se só está lá para reagir então não tem competência para ser presidente do Sporting Clube de Portugal, e que ao invés de acrescentar prestígio europeu, como vai ser a humilhante presença de logo à noite que prova que de facto não temos qualidade (leia-se directiva e de gestão) para andar na Liga dos Campeões, e mais vale vender a nossa participação ao Sporting Clube de Braga e eles que sejam tão grandes como os maiores da Europa.
19 Fevereiro, 2025 at 11:45
Vou fazer aqui um histórico…que penso que explica o que eu penso apesar de estar mesmo a ver que vem texto gigante.
Em primeiro lugar, eu gosto de planteis curtos, compactos e homogéneos. Para mim um plantel de um clube formador não deve ter mais de 20 jogadores, para lá dos 20 estão os putos. Porque acho que para ter um plantel de mais de 20, é preciso gastar os mesmos recursos em mais jogadores, o que aumenta o risco de a qualidade deles ser menor e de haver um fosso ainda maior de titulares para os suplentes (apesar de serem muitos). Isto é um principio que eu tenho do que tenho visto no futebol atualmente e é o que me parece a forma correta de gerir um clube. 20 da equipa principal, fora deste plantel há putos de muita qualidade a pedirem minutos em caso de necessidade extrema.
Este ano havia 2 caminhos. Vender um peso pesado e trabalhar com dinheiro a sério ou não vender e tentar remendar o que havia.
Eu nunca gostei muito da ideia de não vender…disse-o aqui. E quando essa ideia “forçou” a vender o M. Fernandes então, foi mesmo contra! Mas…era uma ideia dominante. Manter os pesos pesados (diga-se…Gyokeres, Morten, Inácio, Diomande). Por mim tínhamos vendido 1 deles mesmo que abaixo das tão faladas clausulas (de preferencia um dos centrais), pegávamos nesse dinheiro e reforçávamos os 20 do plantel. Ou seja, nada de Esgaios ou Fresneda ou Edwards (se o treinador tivesse a certeza que não os queria), ir o substituto do que saísse e +2 alternativas muito fortes mantendo a dimensão do plantel.
Outra hipótese era vender e aumentar o plantel. Ou seja, em vez de 2 alternativas muito fortes, ir buscar 4 ou 5 daqueles que o scouting encontra-se mas que fosse de mais duvidas….os Bieles da vida. Eu não simpatizo nada com esta ideia, remonta-me ao tempo JJ, tudo o que vejo com planteis desta dimensão me dizem que isto não é positivo.
O caminho que se escolheu foi a terceira via, que era não vender nenhum dos pesos pesados, cobrir as saídas que houve (Paulinho, Coates, Adan, Neto) e ir com estes. E eu percebo esta ideia e simpatizo. Como digo os planteis que menos gosto (de longe) é o estilo JJ em que tem um plantel de 30 jogadores. Era o que havia.
E aqui o ponto fulcral é a saída do Amorim.
Com a saída do Amorim e mudança do sistema, o plantel fica curto em algumas posições numa altura que já gastámos o dinheiro que tínhamos no Verão. Além disso, perdemos o gajo que melhor conhecia os jogadores e por isso que melhor os sabia gerir.
Há sempre lesões. A lesão do Diomande no inicio é normal (um entorse), a lesão do Bragança é azar, do Geny idem (entorse)…a estas “normais”, pode juntar-se +1/2 lesões musculares…muito raramente um plantel bem gerido com um departamento médico que exista tem pior que isto. E um bom plantel, bem feito, com 3 ou 4 lesões no pico de lesões juntas mas ocasionais, vive à vontade.
O que mata o plantel é esta catadupla de lesões que demora meses a fio a resolver e as milhares de recaídas. E para mim mataria qualquer plantel…porque podíamos ter 30 jogadores que lesionando os principais, num plantel muito grande a quebra de qualidade para os outros é gigantes…aliás, até acho que um plantel maior e com quebras maiores de qualidade vivia bem pior do que este com estas lesões.
É por isso que eu não acho que o problema seja a dimensão do plantel. O problema é o Quaresma ter uma lesão e logo a seguir uma recaída. O Pote tem lesão muscular e recaída ande 5 meses para tratar uma lesão muscular que no máximo era para mês e meio. O Morita vai na 3ª recaída. O Gyokeres está à 1 mês a ser “gerido” no vai não vai sem sequer ter lesão. Isto é que assassina qualquer plantel e qualquer hipótese de ir a algum lado.
O Bragança não tinha problema se não estivesse o Morita entre lesão e recaída à 3 meses. A primeira lesão do Pote era chata mas era o que era…1 mesinho e tal no estaleiro. Não podia era demorar 5 meses a tratar uma lesão muscular porque depois apanha todos os outros azares. O problema do Geny não tinha problema particular se não se juntasse a todas as outras. O Gyokeres podia na boa ter parado 1 ou 2 semanas. Não podia era estar 1 mês a jogar entre 30 minutos e parar completamente.
O problema principal e garrafal, para mim, é claramente o departamento médico do Sporting não valer a ponta de uma piça. E apanha um treinador que ainda não conhece bem os jogadores e por isso não os consegue gerir como o Amorim conseguia e cobrir a merda que é o departamento médico. Para além da mudança do treinador, claro…que faz toda a diferença também.
19 Fevereiro, 2025 at 11:54
O problema desta época começou logo na renovação do contrato do Amorim.
Esta direção ter aceite a possibilidade de um tubarão desta europa vir cá bater uns trocos e levar um treinador para resolver os seus problemas foi ridículo.
Tudo isto era esperado.
Sem o treinador que montou o plantel, que já conhecia os jogadores, que já sabia como o tal departamento de merda funcionava, obviamente que iriamos sofrer.
Vamos ver se mesmo assim ainda conseguimos.
Cada vez tenho mais dúvidas.
19 Fevereiro, 2025 at 11:09
A maioria dos jogadores, não só no Sporting, estão a dar o peido por essa europa fora.
São muitos jogos, muitas competições…
O que acho é que a gestão do plantel no Sporting neste momento assenta em 2 fatores:
1- Tens um plantel curto porque queres investir em jogadores de topo e comprometes orçamento para equilibrar o plantel e ou tens sorte de ter jogadores que não se lesionam ou se estes se lesionam vai ter uma desculpa para um resto de época de merda porque no banco não tens jogadores com capacidade mínima aceitável devido ao GAP que existe.
2- Tens um plantel adequado à realidade dos dias de hoje e números de jogos que te permitem fazer uma maior rotação sem perder grande qualidade mas comprometes nos craques tendo um plantel mais homogéneo.
Pessoalmente prefiro a 2ª opção.
Prefiro ter gajos que corram do que gajos que marcam num jogo o golo puskas mas nos outros não sabem nem conseguem ajudar a equipa.
19 Fevereiro, 2025 at 11:20
Dizem que os chineses dizem que crise significa oportunidade. É uma treta porque o símbolo de um e outro são completmaente diferentes.
Mas vamos tomar a coisa como boa. Da crise de lesões poderiam aparecer oportunidades de miudos ou reservas aparecerem.
Imaginemos que o titular Pote tinha como suplente um puto ou um maduro à espera de aparecer e se mostrar e que aproveitava a lesão, ou a sua ida para o banco ou bancada para descanso para se mostrar e se valorizar? Bem como Nuno Santos, Morita/Bragança. Vai resultando com a evolução do Harder, por exemplo, que de outra forma estaria tapado a 100% pelo Gyokeres.
Um plantel sem lesões são 22 jogadores e mais um, no mínimo, e uma rotação entre eles para manter. Quanto mais se falamos em lesões graves, como é o caso. E houve oportunidade para corrigir em Janeiro. Também poderemos perguntar, se a equipa B ou os sub-23 não existem para alimentar a equipa principal, então servem para quê? Não há qualidade para evoluir? Então serve para quê? Tachos para o João Pereira e sus muchachos? Porque para ganharem troféus, já sabemos que não é de certeza.
Tudo isto atempadamente e competentemente gerido e comecávamos a ter algo parecido a uma estrutura de futebol profissional, não vos parece?
19 Fevereiro, 2025 at 11:31
Isso não é bem assim
A crise significa oportunidade. É um fato. Mas não quer necessariamente dizer que é para o mesmo individuo, entidade, organização….
Aliás no meu entendimento a oportunidade pela via da crise, normalmente está associada à crise de outros. A oportunidade advém de alguém que não sofreu com a crise, aproveitar da vantagem que tem para se aproveitar de quem foi ao lodo com a tal crise.
Levando isto para o nosso cenário, de facto existe uma oportunidade na nossa crise. Mais concretamente nos lampiões que têm um camião de jogadores, onde sai um e entra outro com mais ou menos a mesma qualidade, e que podem ser assim campeões aproveitando assim a oportunidade da nossa crise que provém do plantel desequilibrado que temos porque decidimos investir tudo num par de “trutas” e depois ficou a faltar para manter equilíbrio.
Se tivéssemos uma equipa B com qualidade aproximada até podia aceitar a forma como foi definido o plantel. Mas não. Mais fácil de ver quando temos um Esgaio e meia dúzia de miúdos que não estão minimamente ao nível do Sporting no banco.
19 Fevereiro, 2025 at 10:54
+1906
19 Fevereiro, 2025 at 11:28
A crise leonina tem 2 nomes:
– Incompetência gigante
– Navegação à vista
E depois querem estes senhores atirar areia para a vista dos adeptos e sócios com expressões e inglesismos. Vem lá tudo isso na sexta-feira, mais do mesmo.
Parece eu na escola à segunda-feira quando tinha que ir apresentar os trabalhos de casa não feitos por ter andado na rambóia e inventava verbo de caralho para desviar, às vezes até desafiava o prof. a comentar o fim de semana futebolístico a ver se os minutos da aula passavam…
Assim mesmo não tenho dúvidas que na sexta vem lá discurso varandista acerca de claques ou dos motivos porque não enviaram condolências ao Pinto da Costa. Abrir umas frentes de batalha para desviar atenções do facto comprovado de que meter o Paulinho roupeiro a presidente do Sporting e ele não faria pior.
19 Fevereiro, 2025 at 12:19
+1906
19 Fevereiro, 2025 at 11:45
O Rui Borges tem sido MUITO criticado pela Sofia Oliveira e pelo Luís Freitas Lobo.
Confesso, que analisando o reino de RUI BORGES, temos:
POTE nunca esteve … e é tão influente …
N SANTOS nunca esteve … e tem se negligenciado a importância dele …
VIKTOR … o verdadeiro ainda não apareceu ..
MORITA pouco disse presente … e está lesionado …
DANI … o verdadeiro não esteve e agora lesão no mínimo de 6 meses …
INÁCIO esteve ausente no início …
CATAMO pouco se viu … e está lesionado …
QUARESMA … está a voltar mas lesionado quase sempre …
TRINCAO – está estourado
MORTEN – igual ao TRINCAO + castigos
DIAMOND … castigado 2 jogos
Méritos:
Apostou no J SIMÕES
A invenção de DEBAST no meio campo não considero falhada … foi invenção forçada face ao elevado número de lesões …
Não digo que não seja possível a crítica pertinente e justificada mas neste contexto … e, acrescento, plantel, não foi estruturado por ele …
SL
19 Fevereiro, 2025 at 12:44
É o último culpado.
Pah, é um piloto a quem dão um Renault 5 para as mãos com 3 pneus furados e com o tanque na reserva porque diz que é mais levezinho assim e mandam correr as 24 horas de LeMans .
19 Fevereiro, 2025 at 14:14
Porque eles têm o principio que tudo começa e acaba na tática. Precisam de vender “o peixe” deles. Porque se o problema é físico, ficam com pouco ou nada para dizer.
Claro que há uma parte que é tatica. Mas a pergunta é…como é que se trabalha uma equipa que joga de 3 em 3 dias à meses a fio e cheia de lesões e de jogadores em gestão?!
Obviamente que a equipa não pode crescer taticamente sem ser trabalhada. Não é possivel. E não é possivel trabalhar a equipa a jogar com este ritmo e sempre com os mesmos a jogar ou no estaleiro.
Além disso eles jogam com outra coisa.
Se o Sporting melhorar…é tatico. Variações e jogadores em posições e o crl…
Se o Sporting não melhorar com o tempo, veem…era tático e com tempo não melhorou!
Confesso que me enerva um bocado pessoas que acham que sabem mais que os treinadores. Comentadores então….é ao cubo. Para mim um bom comentador é o que consegue perceber o que o treinador está a fazer, consegue explicar as opções do treinador e pode apresentar alternativas que poderiam funcionar eventualmente.
Comentadores com a mania, que não são capazes de fazer isto e que vivem de frases grandes para o clique e completamente monocórdicos no que comentam (porque os problemas são sempre os mesmos para qualquer equipa, as soluções são sempre as mesmas para qualquer equipa, o que se quer é sempre o mesmo…são monocordicos, vêm só um futebol e tudo o resto é merda e devia de ser como eles querem), dizem-me pouco.
Um comentador dizer que não percebe o treinador ou que não seja capaz de explicar o angulo do treinador (que obviamente é inteligente e que toma decisões inteligentes, concorde-se ou não), é limitação do comentador, não do treinador.
Para pessoas que não conseguem perceber as opções, os processos mentais dos treinadores, o que querem e tudo mais…estamos cá nós todos, adeptos. Para comentador gosto de ter mais do que isso….
19 Fevereiro, 2025 at 14:19
E eu não adoro o Freitas Lobo mas ele tem este lado. Ele simpatiza naturalmente com o treinador e por isso tenta explicar o ponto do treinador e o que o treinador procura.
Eu acho que ele se deixa levar um bocado pelo momento e é demasiado entusiasmado com tudo mas tem esse lado do comentador que eu gosto. Tenta fazer isso…dá a visão dele do que o que o treinador quer, dá a visão dele do jogo, dá alternativas que ele ache…concorde ou não com ele, há um respeito intelectual pelo treinador e pelas varias versões de “futebol” que existem.
19 Fevereiro, 2025 at 11:47
Mas afinal de contas o Pote tem doping por experiências com placenta de égua ou não?
19 Fevereiro, 2025 at 12:21
6@ feira o excelso e elegante dr capitão bananas explicará isso e muito mais, tintin por tintin…
Ou, não…
19 Fevereiro, 2025 at 14:20
Já são dois tasqueieos do Sporting a falar de doping…
19 Fevereiro, 2025 at 14:59
Porra….
Mas tu acreditas nisso?!
Tu?
Vá lá…..
19 Fevereiro, 2025 at 15:07
Não estou lá.
Por isso estou a perguntar.
Com este departamento de alta performance e com um presidente sem grandes valores uma pessoa até fica na dúvida.
19 Fevereiro, 2025 at 15:11
Esquece…
Não faz sentido nenhum…
O Pote tem um problema físico, não tem nada a ver com dopping…..é um disparate de quem passa a vida a inventar….
19 Fevereiro, 2025 at 15:18
O doping pode ter sido de um medicamento para tratar a lesão muscular!
Ninguém está aqui a dizer que o Pote se dopou!
Mas que já são muitas pessoas a falar disso, isso são
19 Fevereiro, 2025 at 15:32
A fonte é sempre a mesma.
Esquece isso…
Achas que um médico ia dar uma merda que acusa dopping ou pior, ia dar uma coisa que não sabe a composição e depois faz os testes de dopping e “ups!”?
E é uma substancia que fica no sistema 3 meses sem descer?
Tenham juizo…
Pergunta ao Leão Rampante de onde vem isto e vais perceber….
19 Fevereiro, 2025 at 16:32
Vem de boatos que li e ouvi por aí.
0% de fiabilidade.
Queria ver se alguém com “insides” se atravessava.
19 Fevereiro, 2025 at 17:41
O Sinner riu se
19 Fevereiro, 2025 at 15:39
“Cristiano Ronaldo faz tratamento milagroso com placenta de égua.”
“Cristiano Ronaldo tem procurado uma abordagem inovadora na recuperação física: terapia com placenta de égua para os músculos e ossos. A especialista no tratamento do craque português é a terapeuta sérvia Marijana Kovacevic, cujo trabalho, de acordo com o El Mundo, envolve diversas personalidades do desporto, como Diego Costa, Modric, Novak Djokovic, Van Persie, Lampard e Wayne Rooney…”
Parece que no caso do Pote o problema esteve na nacionalidade da égua, que era Sueca!
19 Fevereiro, 2025 at 16:30
Se calhar foi de mula.
Não havia dinheiro para a de égua.
19 Fevereiro, 2025 at 16:31
19 Fevereiro, 2025 at 13:34
O plantel é curto e foi mal montado, é uma evidência.
Especialmente numa época com mais jogos de sempre devido ao formato da Champions e em que queríamos atingir o BI.
Ainda mais curto ficou com a venda em saldos de Mateus e as lesões graves antes de Janeiro.
E se tivermos em consideração que havia jogadores só para fazer monte e que não se pode contar com eles para nada (Esgalho, Edwards e St Juste à cabeça) ou jogadores que o Amendoim nunca ia apostar como Fresneda ou Simões (outro que ia andar a época a entrar aos 90 numa vitória por 4-0 em casa como fez várias vezes com outros miúdos no passado) pior é a situação.
O ano passado por esta altura andamos a gemer e a rezar e lá correu bem, e estes génios acharam que era só rezar muito que corria bem outra vez. Tudo baseado na fé do “se corre bem”. Rir para não chorar.
Mas o pior mesmo é o que não foi feito em Janeiro. Com mudança de sistema (só por isso eram necessário pelo menos mais um médio e um extremo) lesões prolongadas e jogadores de rastos a incompetência é tanta que não conseguiram um reforço digno desse nome.
A desculpa da falta de dinheiro é para burro comer, como se não existissem empréstimos, negócios com pagamentos avançados, trocas de jogadores, regresso de emprestados, etc.
Quando se é incompetente em todas as vertentes do clube, desde financeira a desportiva, passando pelo know-how e à vontade para andar do mercado, qualquer desculpa esfarrapada serve. E há quem a coma.
Ontem, os lampiões mostraram o jeitaço que deu terem ido buscar 2 ou 3 jogadores baratos e conhecedores do campeonato, mas sobretudo úteis para dar descanso aos bons jogadores. É simples, não é preciso reinventar o futebol com teorias estratosféricas e baseadas em FMs.
Aliás, ontem ao ver os jogos e resultados da Champions (mesmo de clubes que foram eliminados) senti vergonha de quem está a frente deste clube o fazer tão pequenino e medíocre, especialmente lá fora. E com a anuência de muitos adeptos que aceitam desculpas esfarrapadas e acham normal um clube que quer ser “Tão grande como os maiores da Europa”, todos os anos ter de abdicar de competir noutra frentes para poder tentar ganhar um campeonato.
É ridículo, síndrome de mentalidade tacanha e pequenina e por isso é que nunca passamos disto.
Hoje resta rezar (mas muito) para não sairmos de lá com mais de 5 no saco para a vergonha não ser ainda maior.
Depois ficam melindrados com quem grita que o rei ia nu. Como se fosse preciso ser bruxo para ver o que aí vinha.
19 Fevereiro, 2025 at 13:41
Recordemos que hoje vamos fazer gestão com B’s e rezando para não sermos humilhados, e a maioria acha bem…
…quando há uns meses atrás andámos a esgotar-nos em prolongamentos na taça da liga e a maioria batia no peito porque “o Sporting entra nas competições para ganhar” e “não podemos ter mentalidade de clube pequeno!”
19 Fevereiro, 2025 at 15:06
Nem mais. E muitos de nós dissemos aqui que podíamos bem mandar a taça da carioca às favas e gerir aí o plantel.
Mas sabemos bem que o Capitão Vagangas não podia perder a oportunidade de ganhar uma taça de lata para depois poder andar de papo cheio a dizer que ganhou mais troféus que este e aquele.
19 Fevereiro, 2025 at 13:43
+1906
19 Fevereiro, 2025 at 13:59
Não será com dirigentes de faz de conta 2.0 que mudaremos essa mentalidade…
19 Fevereiro, 2025 at 15:07
Mais, são estes dirigentes 2.0 que andam há mais de 2 décadas a diminuir este clube ao tamanho de um qualquer braguilha.
E os patetas votam neles e revotam.
19 Fevereiro, 2025 at 14:12
+1!
19 Fevereiro, 2025 at 17:05
É tão isto, e nem precisamos de ler o Tarot para adivinhar.
19 Fevereiro, 2025 at 17:07
Isto hoje pode ser feio. Se os alemães não tiverem um pouco de dó, e normalmente não têm, pode ficar muito feio. Quem tiver muita fé, que acenda uma velinha, por favor.
19 Fevereiro, 2025 at 17:08
ONZE DO SPORTING: Rui Silva (GR); Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio; Esgaio, Hjulmand, João Simões, Matheus Reis; Biel, Quenda e Harder.
Bora Biel!!!
19 Fevereiro, 2025 at 20:26
Diz que é pena ele não ser português… o Martinez chamava-lhe um Figo…
20 Fevereiro, 2025 at 9:58
Um dia vou poder explicar ao meu neto que perdemos o campeonato 24 /25 porque tivemos um jogador chamado pote lesionado em novembro.
Obrigado tasca… de facto assim há sempre desculpas