Este é o Bernardo.
O Bernardo ficou cego na madrugada de domingo, enquanto festejava o bicampeonato.
O Bernardo ficou cego na madrugada de domingo, enquanto festejava o bicampeonato, porque foi atingido por uma bala de borracha, disparada por um dos polícias do corpo de intervenção que chegaram ao Saldanha a carregar no gatilho indiscriminadamente.
O Bernardo estava desarmado, à espera que passasse o autocarro, envolto no espectáculo pirotécnico ali criado, e, tal como Ricardo Santos, em 2021, foi vítima de uma intervenção despropositada da polícia, ficando cego e com a sua vida alterada para sempre.
O Bernardo vai processar o estado (e bem), mas gostava que o Sporting, pela sua direcção, viesse exigir responsabilidades e explicações. Dizer que os adeptos do futebol não devem ser tratados como criminosos, na varanda da CML, é bonito, mas ficar calado quando, na prática, o são, trai qualquer beleza das palavras.
p.s. – O Bernardo foi o caso mais grave, resultante da bestialidade de quem, uma vez mais, se mostrou impreparado para lidar com uma festa
21 Maio, 2025 at 16:32
Era para comentar este assunto à 2 dias, mas ainda não…
21 Maio, 2025 at 16:59
Não tenho dúvidas que a central aplaude este estado de coisas.
E a essa hora já estavam na caminha como as pessoas de bem.
21 Maio, 2025 at 17:09
Nos festejos do campeonato 20/21, em que o Marquês esteve parcialmente interdito e apenas houve uma passagem do autocarro dos jogadores, eu estive com uma amiga, a minha filha e o namorado dela precisamente na Fontes Pereira de Melo que vem do Saldanha.
Inicialmente estivemos mesmo junto ao Marquês, do lado direito para quem desce. Do outro lado da avenida, em frente a nós, houve diversos confrontos, com o pessoal que lá estava a atirar tudo e mais alguma coisa aos polícias e estes a carregarem. E eu comentava que aqueles só faziam merda é só se perdiam as que caiam ao lado.
Como aquilo estava cada vez pior decidimos subir um pouco e ficámos, para que conhece, na encosta lateral na zona da saída do túnel. Zona onde estavam famílias e pessoal pacífico. Não houve quaisquer problemas… até o autocarro passar já na volta para alvalade. Logo após isso acontecer, para nossa surpresa a polícia começou a mandar gás lacrimogéneo para as pessoas que ali estavam a festejar ordeiramente, tendo a minha amiga sido atingida e tendo começado tudo a fugir cada um para seu lado após ser apanhado de surpresa.
Foi uma vingança contra pessoas que nada fizeram para aquilo acontecer por situações ocorridas não naquele local, mas uns metros mais abaixo e do outro lado da avenida.
Nos acontecimentos deste ano não posso opinar com certeza porque não estava lá mas não acho nada descabido que se tenha tratado de mais um episódio de cegueira da polícia contra os alvos errados
21 Maio, 2025 at 17:26
Viste a razão pela qual os “outros” os “não inocentes” como tu e os teus começaram a, segundo as tuas palavras “com o pessoal que lá estava a atirar tudo e mais alguma coisa aos polícias” viste como começou? O que aconteceu? A razão para os confrontos?
Não acho que a nossa massa adepta seja composta só por santos, mas há um facto indesmentível, as cargas policiais mais selváticas e violentas têm como destino os adeptos do Sporting, seja na festa, nos estádios em qualquer lado, até quando estão tranquilamente á porta da claque (essa gravada por camaras de segurança) e se isso não te desperta alguma desconfiança devo-te dizer que deverias estar mais atento e precavido, porque pelas costas dos outros vemos as nossas!!!
Nunca matamos ninguém, nem nos estádios nem atropelados, á porta deles, as nossas claques nunca executaram publicamente á facada dissidentes, nunca explodimos carros de treinadores em conflito com o clube, nunca tivemos grupos organizados de “busca” de adeptos de outros clubes para os agredir selvaticamente, nunca sodomizamos, com paus, adeptos do nosso clube por terem publicamente amigos de outros clubes…
Mas somos nós que sistematicamente somos tratados como criminosos selvagens e atacados brutalmente pelas forças de segurança!!!
Não achas isto no mínimo estranho?????
21 Maio, 2025 at 18:04
Os únicos em Portugal tratados como “terroristas”.
21 Maio, 2025 at 18:45
Quanto ao “sermos só nós”, tens toda a razão. A impunidade dada, quer em Lisboa aos rabolhos, que começa nas falcatruas dos dirigentes e termina nas claques e adeptos, quer no Porto aos tripeiros, é de bradar aos céus.
Quanto aquele dia, do que me lembro não tinham razão nenhuma para fazer merda.
O Marquês estava vedado, a polícia estava do lado do Marquês e eles por detrás dos gradeamentos e inicialmente tudo tranquilo.
A longa espera pelo autocarro que chegou salvo erro apenas às 3 da manhã ajudou mas a espera foi para todos.
Aos poucos foram atirando garrafas aos polícias, foram derrubando os gradeamentos, quase todos de caras tapadas, e aí a polícia avançou.
Não os posso defender.
Agora, também considero que existe, na polícia, pessoal sedento de usar a força e que à primeira abertura nem olha a quem
21 Maio, 2025 at 21:21
APSP existe nas suas variadas vertentes para manter a ordem, diz-me se fazes o favor em que “capitulo” é que consta que manter a ordem é fazer disparos Á ALTURA DA CABEÇA num cenário em que estão milhares de civis…
Podes dar as voltas e voltinhas que quiseres e tens todo o direito a teres a tua opinião, o que não podes é desvirtuar os factos e ou o Bernardo tinha os olhos nos joelhos ou alguém disparou PROPOSITADAMENTE para a cabeça dos civis que ali estavam, porque ele nem foi o único a apresentar lesões na cabeça e eu duvido muito que tenham sido 7 ou 8 ricochetes…
21 Maio, 2025 at 22:06
Em lado nenhum me viste defender este acto.
Pelo contrário. Dei um exemplo anterior em que a polícia agiu mal.
Mas são trocas de opinião. O pior é para quem se aleijou
21 Maio, 2025 at 17:11
Isto é nojento e “digno” de uma ditadura sul-americana ou coreana e se parece que finalmente os Portugueses começam a pedir contas aos responsáveis políticos deste País (embora mal orientadas no meu entender) mais do que saber quem disparou, interessa saber quem mandou disparar e quem permitiu que fossem disparados tiros num cenário cheio, mas cheio de civis!!!
E o resto é conversa quem mandou disparar e quem deu cobertura a esses disparos, têm de ser responsabilizados e demitidos na hora, porque quem permite coisas destas em relação á população não pode NUNCA estar ligado ás forças de segurança!!!
Ou então mudem o nome em vez de “policia de choque” ou “brigada de intervenção” chamem-lhes logo SS..É mais curto e ao menos ficamos logo todos a saber ao que vamos…
21 Maio, 2025 at 17:36
Isso e, pior …
Os tiros foram disparados para a altura da cabeça…
Este tipo de disparo devem ser para as pernas…
Absolutamente inacreditável.
Hoje já a PSP veio referir que para a final da taça de Portugal, ninguém pode ‘acampar’ na mata do Jamor… Só a partir das 6 da manhã do dia do jogo…
21 Maio, 2025 at 17:47
Fazem merda e depois as pessoas é que pagam lol.
Eu sinceramente acho que muitos aproveitam para descarregar frustrações. No dia a dia, sozinhos se for preciso são abusados de alto abaixo por meliantes, e como não podem fazer nada, depois descarregam num contexto onde é mais difícil de identificar quem faz merda. Também diz muito da merda de treino que têm. Mas verdade seja dita, são negligenciados como a merda, e a coisa está tão mal que já começaram a alargar as candidaturas.
Ultimamente tenho usado a frase demasiadas vezes, mas fds é mesmo tudo merda, quem sofre é quem não tem nada a ver com o assunto como o Bernardo
21 Maio, 2025 at 17:21
Não sei o que se passou por isso não quero cometer nenhuma injustiça. Mas sei isto: no caminho entre o estádio e o Marquês, que fizemos tranquilamente antes do autocarro sair, levei com pelo menos 5 petardos a estourar perto de mim. O último desses petardos estalou a um metro da minha filha de 10 anos, operada recentemente a um ouvido. Ficou a chorar e cheia de dores. Daqui a algum tempo veremos se não se estragou nada ali dentro…
Eu não gostava de ficar cego de um olho, e do que já li o rapaz era civilizado e estava ali a ver a festa com os amigos, o que torna tudo isto trágico. Mas tenho a certeza que é difícil à policia lidar com atrasados mentais sem cometer erros. Eu partilho essa dificuldade com a polícia.
21 Maio, 2025 at 17:42
Quanto á tua filha espero que não tenha sido nada mais do que o susto momentâneo. Eu tive um a rebentar ao lado do meu pé, por debaixo da Estação de Entrecampos, e no momento aquilo é uma merda do crlho agravado pelo eco.
Quanto ao resto, acho difícil olhar para uma festa, para o lançamento de petardos, potes de fumos e até foguetes e achar que é legítimo a polícia ter uma intervenção violenta. Uma coisa é confrontar malta desordeira que está só para destruir, o que também há, outra coisa é disparar num locar onde há pessoas que são meros “espectadores”. Aliás a própria policia devia de saber a diferença e os perigos que podem ocorrer quando se dispara na direção de uma multidão.
21 Maio, 2025 at 21:42
Isto
Nao ha explicação para polícias armados numa situação destas seja borracha ou não
21 Maio, 2025 at 17:37
https://x.com/tiagofrancisco/status/1925198611366773152
Vejam só este momento. Os outros elementos do corpo de intervenção continuam a andar de forma serena sem qualquer sinal de haver tensão vinda do lado dos adeptos . E depois vem o tipo armado em Rambo a disparar por razões que não se percebem, mas que nunca corresponderão à postura dos outros elementos da sua “equipa”…
21 Maio, 2025 at 19:14
Fdx, inacreditável!! Nada justifica aquele tipo de intervenção, nada!! Esse tipo tem de ser identificado e levado à justiça!
21 Maio, 2025 at 20:05
Este devia ser algum lampião doente.
21 Maio, 2025 at 17:54
É uma questão triste, mas que merece análise cuidada. Revejo-me nos vários comentários e algures entre a brutalidade da polícia e a estupidez de certos adeptos, haverá um centro que medeia o bom senso.
Custa-me ter a percepção de que parece haver mais violência contra o Sporting do que todos os outros. Posso ter a percepção errada, talvez, mas parece. Mas também me custa ler o comentário do Bala78 (que a miúda esteja bem), com quem me solidarizo de imediato. Tenho também uma filha de 10 e levei-a ao Marquês porque insistiu muito e nunca tinha ido. É terrível pensar que entre os nossos também haja tanta parvoice, mas existe por todo o lado.
Que se apure, embora ache que dificilmente não haja encobrimento da verdade pelas forças policiais, se tal for necessário.
21 Maio, 2025 at 18:12
Forte abraço ao Bernardo Topa.
https://cnnportugal.iol.pt/sporting/festejos-do-titulo/tenho-1-92m-foi-um-tiro-certeiro-adepto-do-sporting-que-perdeu-um-olho-em-intervencao-da-psp-fala-ao-pais-para-que-isto-nao-volte-a-acontecer/20250520/682c86afd34ef72ee44637c1
21 Maio, 2025 at 18:50
Às vezes esquecemos que são apenas 22 jovens milionários atrás de uma bola. Que é isso que é no fundo. Ao Bernardo valeu de muito. Ficou com o bi cravado na carne. Bela m…a
21 Maio, 2025 at 19:07
Mesmo…
21 Maio, 2025 at 21:31
Isso.
21 Maio, 2025 at 20:07
Preparem-se que isto vai piorar, as pessoas são cada vez menos humanas. E para os que nos desgovernam, somos apenas números.
21 Maio, 2025 at 20:52
Estava nessa zona. Vi pessoas com marcas nas costas, pernas, um rapaz com a cabeça aberta…demasiado mau!!
Coitado do Rodrigo ficará limitado para o resto da vida quando apenas queria festejar como tantos milhares.
Que esse fdp seja castigado!
21 Maio, 2025 at 21:11
Estive lá bem perto pouco antes. O ano passado tinha visto o autocarro passar no Saldanha e houve imenso fogo de artifício mas menos gente do que estava desta vez. Um pouco mais abaixo onde esperei com o meu filho de 10 anos que já estava podre depois de termos estado no estádio, de depende acenderam cartuchos de pirotecnia no chão no meio da malta e tivemos todos de nos desviar com pentardos e foguetes a rebentar a poucos metros de nós. No Saldanha estava muita malta e alguns de cara tapada no meio da rotunda com potes.de.fumo. no meio de tanta gente, fumos e fogo de artifício não é difícil de acreditar que algum policial tenha avaliado mal a perigosidade da situação. Mas.deviam estar treinados para isso.
21 Maio, 2025 at 22:10
Isto é simplesmete inaceitavel e deve ser investigado até as ultimas consequencias.
Que me perdoe o Bernardo (a quem desde já estou diposto a ajudar) por “extrapolar” a minha opinião.
Este é cada vez mais o país e o mundo que temos. Este vai ser o país do “chega” e o mundo do trump.
Não há qualquer explicação para diparar balas de borracha à altura da cabeça nun cenário de festejos… a não ser que o “agente” se sinta protegido para o fazer.
Preparem-se.. Vêm aí dias piores. Muito piores.
Z
21 Maio, 2025 at 22:35
Filhos da puta
É só o que me apraz dizer
E que vão todos para o caralho até às mais altas instâncias.
Quem permitiu isto é quem manda.
Quem manda ir armado.
Inadmissível balas, sejam de borrachas seja do que for.
Disparassem marshmallows.
Nem numa manifestação quanto mais numa celebração.
Por muitos excessos que haja, esta merda não é guerra, não é criminosos.
Tenho muita pena pela vida difícil da bófia hoje em dia.
deve ser frustrante em muitos aspectos.
vêm muita merda, a justiça é lenta e funciona mal mas vão descarregar frustrações no caralho que os foda
22 Maio, 2025 at 6:34
Bom dia Tasca
Um braço meu, muito apertado e solidário, ao Bernardo Topa Grande vitima, e a todas os sportinguistas vitimas de violência física e mortal , que são vários ao longo desse território a que chamam de país, do anti-Sportinguismo básico, civil, Policial e NAZI que continua impune nesse país sul-americano/coreano do norte .
Dito isto ….
Deixo-vos esta pérola de texto de Pedro correia no @ ” És a nossa Fé ”
” ”
De Pedro Correia no @ ” És a nossa Fé ”
Eu diria a propósito deste escarro de pessoa o seguinte :
” O VÓMITO de um Labrego ”
”
Pedro Correia 22.05.25
poison.jpeg
– Conseguiram ser letais ao Sporting até ao fim.
Desde o apito inicial até ao último minuto deste bicampeonato conquistado pelo Sporting, não largaram telemóveis nem computadores ao longo dos jogos, sempre a destilar ódio aos jogadores, ao treinador, ao presidente. Incansáveis, numa espécie de concurso interno para ver qual destas hienas conseguia vomitar as frases mais imbecis na venenosa Baiuca das Viúvas.
Durante o jogo decisivo do título, enquanto o onze orientado por Rui Borges enfrentava o V. Guimarães no relvado de Alvalade, foram evacuando estes dejectos:
«Varandas entrou no Sporting com o seu toque de mirdas.»
«Se tivéssemos um presidente líder sem medo e corajoso…»
«O Varandas não estava à espera de chegarmos à última jornada a lutarmos pelo título.»
«Bancadas com bandeiras e outras não num dia como este? Trabalho rasco da imagem do Sporting num dia histórico.»
«Nós não estamos a jogar bem…»
«Isto não é jogar… Isto não é nada…»
«O Trincão ainda nem tocou na bola… Pote… Nada… Morita fraco.»
«Este Morita c*****o… Tá tudo borrado…»
«Que miséria de jogo…»
«Não vi a primeira parte.»
«A antena 1 diz que o nosso jogo está estranho.»
«Mas que miséria de 1ª parte…»
«Não damos um chuto c*****o. Este treinador não sabe mais… nunca soube.»
«opah metam o Trincão na P**A QUE O PARIU!!!»
«QUE DESAPAREÇA PARA NUNCA MAIS VOLTAR NO FIM DA ÉPOCA C*****. FILHA DA P**A MAIS INUTIL QUE VI JOGAR A TITULAR UMA ÉPOCA INTEIRA NO SPORTING.»
«Pote uma vergonha. Só o vejo a falar com meio mundo… jogar está quieto.»
«Faltam homens com H em campo.»
‘Uma equipa que faz isto em casa a depender de si mesmo não merece. Com muita pena minha não merecem mesmo.»
«Não estou a ver o jogo.»
«Vai-te f***r varandas.»
«Normalmente não jogamos nada na segunda parte. Agora foi na primeira, medo. Trincão, Pote e Morita não estão em campo, com menos três não está mal o resultado.»
«pote e trinconas OUT… Nada não fazem nada, nem pressionam, nem disputam as bolas, não rematam com qualidade, nada.»
«Tem tudo para correr mal. Fica o aviso! Eu avisei que as pernas iam tremer.»
«Uma equipa que precisa de ganhar para ser campeã e está a jogar a passo.»
«Para não variar, NÃO JOGAMOS PONTA DE UM CORNO COM ESTE CAMPÓNIO!»
«O camponês se não ganha hoje nem começa a época c*****o!»
«Até podemos ser campeões mas este treinador não tem capacidade para pôr esta equipa a jogar um bom futebol.»
«Que se f**a varandas.»
«Varandas vai para o c*********o seu pavão…»
«Podia ganhar o decacampeonato. Jamais me associaria ao varandas e #varandasout para sempre»
«Obrigado, BdC. Sem ti, nada seria possível.»
«Obrigado, BdC! (…) Vai-te f***r Trincão, mas obrigado pelos golos. Vai-te f***r Amorim. Vai-te f***r, João Pereira.»
Escumalha mesmo. Do princípio ao fim. ”
_____________________ X ____________________
Meu comentário final : Há gente que nem nas vitórias são dignos . Fazem questão de mostrar sempre o quanto são nojentos ; imundos; indignos; Mal-educados, e o pior é que estes croquetes PODRES, Esqueletos de armário fechado, têm seguidores no Sporting CP, e no País e tresandam de mau cheiro !
Enfim não se admirem por eu ter asco e ódio mesmo a este tipo de gente como o Pedro Correia !
A ele ( Este nojo ), não há bala, nem bastão, que o atinja ! Que pena, pois merecia !!!!
22 Maio, 2025 at 14:44
Um dos maiores palermas da blogoesfera leonina. E há muitos.