A pior noticia para o hóquei do Sporting, Bridge era um jogador chave para o futuro e a renovação que o Sporting vai efetuar na modalidade, estava num grande momento com 4 golos no playoff é uma lesão gravissima que coloca a sua carreira em risco, para o Sporting é uma perda brutal
Eu acho que se tem de mudar uma certa mentalidade que existe sobre o basquetebol. Chamem-me maluco mas para mim existe um fascínio desmedido em torno dos jogadores americanos, nada contra, é claramente de longe a nação número 1 deste desporto, no entanto os que normalmente vêm parar à nossa liga e equipa estão claramente a anos-luz dos melhores e até mesmo de alguns que não chegam à NBA mas afirmam-se por exemplo na euroliga ou ligas mais cotadas da Europa. Além disso, o jogo europeu é muito diferente do americano, menos espaço, mais tático, e às defesas é permitido que sejam mais agressivas e físicas. Na minha opinião, devia-se apostar em certos mercados da Europa para a contratação de jogadores estrangeiros, existe muito talento no leste e europa central que acaba por ficar mais barato do que os americanos e são capazes de render mais a longo prazo pelo clube.
Na passada semana, o Tiago CL deixou num comentário solto a preocupação com a formação do Sporting.
Era para comentar nesse dia, mas depois achei melhor esperar pelo final oficial da época para tecer algumas considerações sobre o assunto. Neste momento ainda decorre o campeonato de Juniores B com Benfica e Porto empatados mas penso que já é possível fazer um balanço.
Primeiro, os resultados de mais uma época que, não fosse a subida de divisão da equipa B e termos chegado aos oitavos da Youth League, seria muito provavelmente a pior época da história da formação verde e branca:
Sporting B – 4º lugar da Liga3 e promoção à Liga2.
Sporting sub-23 – 7º lugar na Liga Revelação (Torreense Campeão), eliminados pelo Farense na fase de apruramento da Taça Revelação (Benfica vencedor).
Sporting Juniores – Salvação no grupo de despromoção após vitória sobre o Lusitânia dos Açores. Pior participação de sempre neste escalão (Benfica campeão).
Sporting Juvenis – 4º lugar atrás de Benfica (campeão), Porto e Braga. É onde encontramos o guarda-redes Alexandre Tverdohlebov, único jogador do Sporting na final de ontem do Europeu SUB-17, e que não saiu do banco.
Sporting Juvenis B – 4º lugar na fase regular, salvação no grupo de despromoção. Porto e Benfica ainda lutam pelo título.
Sporting Iniciados A – 2º lugar (Benfica campeão).
Sporting Iniciados B – 5º lugar (Benfica campeão).
A Seleção Portuguesa de sub-17 foi Campeã Europeia no dia de ontem com apenas 1 jogador do Sporting (sem qualquer minuto de jogo em todo o torneio).
Como somos bons a desculpar, vou deixar aqui as minhas “atenuantes”:
– Jogamos na formação com jogadores vários escalões acima da sua idade (as outras equipas também)
– Mais importante que os títulos é formarmos jogadores para a equipa A (os outros também e os jovens já sobem sabendo o que é ser Campeão)
– Fomos Bicampeões e fizemos a dobradinha, e muitos jovens da Academia foram chamados (expectante pela continuidade)
Com esta última acabamos por esconder ou relativizar tudo o que correu mal, mas como já tenho dito aqui, quando Amorim abandonou o barco a estrutura toda abanou porque era ele o cimento que a mantinha de pé. A formação também sofreu com a saída.
Equipa principal, 11 jogos, 33 pontos, invictos, a caminho da melhor Champions deste século, e no minuto seguinte…Varandas pega no leme, promove João Pereira, e instantaneamente começamos a perder jogos e pontos, as lesões sucedem-se em catadupa (coincidência o preparador físico e o médico foram com Amorim para Inglaterra), e se para a equipa principal tivémos sorte de Viana, Zenha e restante CD obrigarem Varandas a enfrentar o Benfica com novo treinador (e assim salvaram a época), na formação as alterações quase levaram à despromoção dos Juniores.
Aparentemente Mauro Miguel deixará o Sporting e será outro o timoneiro nos Juniores. Resta saber se Filipe Neto manter-se-á nos sub-23 (cada vez percebo menos para que servem), sendo que Pedro Coelho deverá continuar o trabalho, agora na Segunda Liga, onde se adivinham muitas dificuldades.
Há pouco tempo escrevíamos aqui que o Sporting era sempre o Clube mais representado nas Seleções jovens.
Se não representarem as Seleções jovens e a principal, e a nossa aposta for feita em gastar milhões em estrangeiros para termos o plantel mais valioso, rapidamente seremos outra vez ultrapassados pelos rivais.
O Porto prepara-se para erguer uma Academia de forma a secar tudo á Norte. E mesmo sem ter academia conseguiu formar vencedores da Youth League que são hoje activos valiosos (incluindo um recém vencedor da Liga dos Campeões), e hoje têm um puto com 17 anos prestes a tornar-se no internacional mais jovem de sempre pela A.
A Academia não pode servir apenas para equilibrar as contas quando há dificuldades de tesouraria.
Aqueles que serviram de pronto-socorro na altura das lesões não podem de forma alguma deixar de ser inseridos no plantel principal na próxima época.
Os empréstimos têm resultados próximos do zero (o que levaria à outra reflexão sobre a forma como estão a ser geridos), e como Rui Borges não teve ainda oportunidade de trabalhar as suas ideias com os jovens, mantenho as minhas dúvidas quanto à sua capacidade de fazer os jogadores evoluírem (miúdos e graúdos).
Por fim, a propósito de dificuldades de tesouraria, Mateus Fernandes foi escolhido Jogador do Ano pelos adeptos do Southamptom.
Irá jogar a Championship, mas para primeira época no melhor e mais competitivo campeonato do Mundo, não deixa de ser uma entrada em grande…
Não sou de ligar muito aos resultados da formação, normalmente só olho para os jogadores a partir dos sub23 que é quando deixam de jogar na formação.
Mas algo está muito errado quando temos os resultados que temos tido. Uma coisa é não ligar aos titulos, outra coisa é…isto….
Não me preocupa muito esta cena dos sub17. A seleção do ano passado tinha MUITO mais talento do que esta e nessa havia muito Sporting. Esta é mais coesa e acaba por ganhar mas aposto o que quiseres que a do ano passado vai dar MUITO mais e melhores jogadores do que esta…
Outra coisa que detesto é esse principio estupido de jogar tudo acima de escalão e às vezes 2 acima. Do ponto de vista de equipa A, isso é péssimo. Ou chegam à A cedo demais, sem contratos de Sénior maior de idade e ficam dificeis de segurar. Ou dão para segurar e aos 19/20 estão doidos por sair porque a ascensão foi rápida demais. Ou perdem-se pelo caminho.
Um caso ou outro…de jogadores especial e bons demais para o escalão em causa…tudo bem. Por principio, acho completamente absurdo.
“Outra coisa que detesto é esse principio estupido de jogar tudo acima de escalão e às vezes 2 acima. Do ponto de vista de equipa A, isso é péssimo. Ou chegam à A cedo demais, sem contratos de Sénior maior de idade e ficam dificeis de segurar. Ou dão para segurar e aos 19/20 estão doidos por sair porque a ascensão foi rápida demais. Ou perdem-se pelo caminho. ”
O Ajax fez isso durante décadas e deu-se bem… Nunca foi um problema.
Se forem bons, e jogarem dos 17 aos 21, são 4 anos que dão rendimento desportivo e vendes os gajos na altura certa para valorizar o potencial que têm…
Nem todos conseguem… Alguns demoram mais tempo e só aparecem aos 19/20 e só os podes vender aos 23/24, que já não é a mesma coisa!
Nani durou 2 anos.
Ronaldo nem 1 ano como titular absoluto.
Quenda durou 1 ano.
Hugo Viana durou 1 ano.
Quaresma durou 2 anos.
Nuno Mendes durou 1 ano.
Esses jogadores “especiais”, quando se afirmam no Sporting…saem logo a seguir.
Piora ainda mais quando depois têm contrato de formação…
E as décadas que o Ajax fez isso não são as décadas atuais. Agora demora anos a fio a fazer 1 equipa de qualidade a sério.
E quando isso se faz por regra…depois perde-se tudo o resto. Aliás, basta ver a quantidade de jogadores nos ultimos tempos que tivemos dificuldade em fazer a transição porque era cedo demais para a A porque não estavam prontos mentalmente nem tinha a estrutura base para isso e que já estavam fartos da B.
Volto ao que disse. Uma coisa é fazer isso em casos especiais. Isso sempre aconteceu. Quaresma, Ronaldo, Viana, etc…os casos especiais sempre andaram escalões acima. Outra coisa é fazer disso regra. Essa “regra” não é benéfica para o Sporting.
O Ajax faz, ou fazia, isso por convicção.
O Sporting não faz assim… Ora faz, ora não faz…
E está pressionado a vender por causa da divida imensa e porque tem orçamentos que só com vendas se equilibram.
No Ajax não é bem assim. Há, ou havia, um maior equilíbrio no geral, pelo que não havia tanta pressão para vender logo…
É difícil estar a comparar, porque o Ajax fez isso durante décadas e o Sporting só faz às vezes…
Mas então tens de comparar outros critérios.
Quantos jogadores da formação chegam e fazem parte do plantel principal?
Quanto gastam em aquisições?
Daquilo que sei o Ajax forma para o plantel principal.
O grande problema de ter tantos jovens a chegarem ao mesmo tempo à idade sénior, com as portas da equipa A fechadas como é o nosso caso, é a gestão de carreira.
Entre a mediocridade dos sub-23, o trabalho na B com insípidas subidas à equipa principal para encher buracos, e empréstimos erráticos, em 8 anos de Varandas tu tens o Quenda que desde que foi vendido passou a ser suplente (outra gestão incompreensível).
No Ajax eles não gastam 20M num Harder ou 7M num Biel…
O preparador físico não foi com o Amorim. Ficou cá!
O Pedro Coelho acho que saiu do Sporting quando o João Pereira voltou a agarrar na equipa B. O treinador é um gajo que entrou na altura que o João Pereira saiu, qualquer coisa Gião.
Foi um ano mau para a formação – especialmente os escalões principais, Sub15, Sub17 e Sub19 – mas são coisas que acontecem. O que me parece é que nos últimos 2 anos houve pouco investimento em jovens jogadores – cada vez é mais difícil ir buscar jogadores a outros clubes porque a concorrência aumentou bastante.
Benfic@ e FCPorto apostam em força, Braga, Guimarães e outros, já não deixam sair os melhores com facilidade e dão boas condições de trabalho, o que faz os jovens manterem-se mais perto de casa facilmente.
Acho que estão a gastar demasiado dinheiro no Estádio, especialmente numa altura em que vamos passar 2 anos sem o dinheiro da NOS – que já foi todo consumido!
Investir 50M€ nisso – é o que tem vindo na CS – parece-me um absurdo, quer pelo timing, quer pelo retorno que dará… Quanto tempo levará a recuperar esses 50M€ com o aumento de mais 2 ou 3 mil lugares?
Continuo a questionar muito esta Direcção, que continuo a achar que tem coisas positivas mas que muito do sucesso dos últimos 4/5 anos está alavancado na competência acima da média do Amorim – foi ele, gostem ou não, quem mudou o paradigma do FM do Clube!
Há muita decisão que acho questionável, muito questionável, e que, para mim, é uma clara má opção no momento… Esta cena do Estádio, a cena de contratar o Biel, a cena de apostar no João Pereira, uma cena de puro amadorismo…
Nuno Mendes no 11 da Champions. O rapaz é um talento geracional. Nos últimos 30 anos devemos ter formado 2 como ele.
Suplente do Bruno Costa, o 50º melhor médio da Europa também foi escolhido.
Ver se o careca tem mãos para pegar em 3 jogadores que ganharam a CL e fazer alguma coisa de jeito, o que duvido.
Iguais ao Nuno Mendes só mesmo o Cristiano e o Nani. O Nuno Mendes tem a capacidade e a mentalidade de estar entre os melhores durante uma década. O Quaresma nunca teve a mentalidade, o Moutinho nunca teve a qualidade. Mesmo o Nani conseguiu chegar lá, mas não teve mentalidade para continuar no topo.
Para mim o Nuno Mendes é claramente o melhor lateral esquerdo do mundo, e com alguma distancia. Só as lesões fazem com que não seja completamente evidente para toda a gente.
Não há nenhum lateral esquerdo que eu veja com perto da qualidade dele. O Nuno Mendes faz tudo bem. É bom a fazer tudo.
Melhores do mundo na sua posição, só formámos mesmo esses 2 nos ultimos 30 anos…
É o que eu acho. O Nuno Mendes já no Sporting fazia tudo bem. Jogo exterior, jogo interior, leitura do timing do passe, tem um passe longo fantástico, rápido etc. O Nani fazia tudo bem para um extremo, o Nani não teve mentalidade para se aguentar no topo, mas ali em 2012 ele era um dos melhores na sua posição. Acho que está no mesmo patamar que o Nuno Mendes agora, mas acho que daqui a 2 ou 3 anos, só mesmo o Cristiano estará no mesmo patamar que o Nuno Mendes.
Foi mal aproveitado internacionalmente. Não vejo o Neves ou o Vitinha serem melhores do que era o Moutinho na sua altura! Vejo muito a mesma qualidade!
O Nani chegou onde podia.
Não foi pela mentalidade que não foi mais longe. Não concordo nada com isso!
Nem todos chegam a um Ronaldo…
Estar um pouco abaixo, nem que seja uns 2 patamares, é ser um jogador do caraças também.
Acho que o Vitinha é muito melhor do que alguma vez foi o Moutinho. O Neves é bem melhor.
O Moutinho era bom mas não era decisivo. Era um equilibrador e essencialmente um trabalhador. Estes são decisivos. São capazes de serem equilibradores mas depois são mais do que isso.
Por isso é que o Moutinho era um ótimo jogador mas longe dos melhores do mundo. E estes estão entre os melhores do Mundo. Porque estes têm o que o Moutinho tinha, mas depois têm mais…muito mais…
O Vitinha e o Neves têm aquilo que o Moutinho nunca teve que é chegada à área. O Moutinho chegava ao último terço e dificilmente fazia a diferença. O Vitinha então é muito mais versátil que o Moutinho. Faz muito mais. O Moutinho tinha qualidade de passe, e era um gajo esforçado, mas nunca teve qualidade superlativa.
O Nani teve um pico muito alto, mas acabou muito rápido, porque não teve mentalidade para mais. O que o Fergunson fez com o Nani tinha feito com o Ronaldo, tentou moldar o gajo, e não tinha paciência para as merdas dele, o Cristiano aguentou a pressão, o Nani perdeu o lugar para o Valência se não estou em erro e foi para o Fenerbace
O jogo nunca rodou em torno no Moutinho. Ele era o apoio ao jogo todo mas não girava o jogo todo em torno do Moutinho. Não tinha nem essa personalidade nem essa qualidade.
Era um ótimo médio centro que equilibrava muito a equipa. Eventualmente daria um bom suplente de uma equipa de topo.
Não mais do que isso. Não é por acaso que ele nunca deu o salto, nem depois de se campeão no Monaco e de toda a gente dar esse salto.
Acho que o que faltou ao Moutinho que o podia ter dado o passo seguinte foi sempre golo. Se o Moutinho tem o golo que por exemplo o Adrien tinha e nem era assim grande coisa, o Moutinho teria chegado muito mais longe. Só com golo.
O Neves e o Vitinha dão muito mais coisas do que dá o Moutinho. Acho o Neves muito semelhante ao Moutinho, mas muito mais dinâmico, com mais pulmão, e mais talhado para o futebol moderno. É algo que me impressiona bastante nos 3 médios do PSG. O Fabian Ruiz é por norma o que ocupa terrenos mais avançados, mas os 3 têm capacidade de através de constantes movimentações trocarem as posições e os papeis entre si.
O Nani teve claros problemas com o Ferguson porque o Ferguson queria menos umas coisas e mais outras, e o Nani nunca conseguiu mudar esse chip. Não foram só as lesões, ele e o Ferguson nunca encaixaram realmente. O Nani nunca foi um gajo de dar 100%, correr até cair… Faltou-lhe muito isso também. Se olhares para o Ronaldo e para o Nuno eles sempre correm até não dar mais, mesmo que o Ronaldo fosse durante muito tempo langão a defender, mas isso acentuou-se muito mais no Real do que no ManU, no ManU ele defendia mais.
A vantagem do PJR têm de funcionar, os Leões de Porto Salvo vão deixar a pele na quadra mas acredito que vamos chegar ao penta, Zicky terá a palavra.
Rúben Teixeira e Bruno Maior são nossos…..
“Um estudo da Football Benchmark Group mostrou quais são os clubes mais valiosos da Europa de 2025
Espanha e Inglaterra dominam a lista
O Benfica aparece como o clube mais valioso de Portugal, logo à frente do FC Porto em 2025. Um levantamento realizado pelo Football Benchmark Group listou os valores dos principais clubes da Europa, com o Real Madrid a liderar o ranking.
Na relação, o clube espanhol encontra-se avaliado em 6,5 mil milhões de euros, mais de mil milhões acima do segundo colocado, o Manchester City, com valor estimado em 5,1 mil milhões de euros. O Manchester United, com 5,1 mil milhões, completa o pódio dos clubes mais valiosos da Europa.
A nível doméstico, o Benfica é o primeiro português do ranking e está na 22.ª colocação numa avaliação de 623 milhões de euros. Pouco depois, surge o FC Porto na 24.ª posição com o valor de 576 milhões de euros.
Curiosamente, nem Benfica, nem FC Porto alteraram as suas posições se comparado à última lista divulgada pela Football Benchmark Group. O Sporting, por sua vez, não integra o ranking do estudo realizado pela instituição – são 32 clubes europeus na avaliação.
Arsenal, o destaque do top 10
O Arsenal saltou três posições para assumir a 7.ª colocação entre os mais valiosos do continente, com 4 mil milhões de euros. Já o Barcelona, outro que ascendeu dois lugares, ocupa a 4.ª posição avaliado em 4,4 mil milhões de euros. Os dois clubes voltaram às meias-finais da Champions League esta época.
Confira o top 10 dos clubes mais avaliados da Europa de 2025:
1. Real Madrid – 6,2 mil milhões de euros
2. Manchester City – 5,1 mil milhões de euros
3. Manchester United – 5,1 mil milhões de euros
4. Barcelona – 4,4 mil milhões de euros
5. Bayern de Munique – 4,2 mil milhões de euros
6. Liverpool – 4,2 mil milhões de euros
7. Arsenal – 4 mil milhões de euros
8. PSG – 3,7 mil milhões de euros
9. Tottenham – 3,6 mil milhões de euros
10. Chelsea – 3 mil milhões de euros”
Nós temos o plantel mais valioso entre portas, eles são o clube mais valioso.
Muito importante, para evitar deslumbramentos. Temos muita sopinha para comer, se quisermos ser um clube mais pujante, dentro e fora de portas, mais sustentável, mais ganhador.. e mais imune a manobras fora de campo.
O melhor que se conseguiu nesta direção, não faço ideia se é propositado ou quem o conseguiu implementar, é esta “identidade” de clube “família” com grande empatia entre adeptos e atletas com este sentimento de que adeptos e atletas se “conhecem” quase pessoalmente, que atletas também são um pouco adeptos e os adeptos também ajudam os atletas.
E essa mesma “marca” está em várias modalidades: futebol, futsal e Andebol à cabeça. Acho que o clube devia mesmo agarrar este branding como matriz e isso implica alguma coisa na escolha de atletas e treinadores para as vária modalidades, um determinado “perfil” o fomentar de interesse pela vida do clube de todos, uma cultura de comunidade entre os vários desportos SCP. Esta identidade é importante para fazer crescer a base, atrair adeptos e aumentar o valor de mercado, assim se saiba trabalhar ao longo do tempo e conseguir fazer esta identidade resistir aos anos em que a bola bate no poste.
Em relação à discusão da formação. Um dos problemas começa a partir do momento em que o Benfica passa a trabalhar a formação e a ser um concorrente na captação de talento. Isso agrava-se agora ainda mais quando SCP e SLB dificilmente apanham um talento de Leiria para cima tendo a concorrência de Braga com excelentes condições a juntar-se ao Porto.
Acho que nunca houve tantos miudos a jogar futebol federado como hoje em dia. Há clubes em todo o lado, mas isso também faz com que Pais e miudos tenham escolha e vão para onde é mais conveniente, até familiarmente.
Para mim o problema é mesmo esse como detetar e apanhar talento. A maneira de trabalhar é muito idêntica em todo o lado, toda a gente estuda e até os clubes de bairro vão tendo malta jovem que está a estudar desporto e a tirar os cursos de treinador e ensinam e treinam bem os miudos. Depois levar um miudo para o SCP vai depender de muita coisa, até certa idade os pais vão para onde for mais perto e fácil de o levar. Logo aí o SCP tem o Polo da UL o que lhes dá acesso a alguns miudos de Lisboa, mas depois tem Alcochete que é longe de tudo.
O Benfica no Seixal tem todos os miudos do Seixal Almada e Barreiro que conseguem ir mais facilmente para ali treinar. O SCP devia ter uma academia até aos sub 16 numa zona mais central e depois dos 16 sim poderiam estar em Alcochete. Isso parece-me logo uma desvantagem atualmente.
Depois há a questão da deteção do talento, que muita vezes tem mais que se lhe diga do que parece. O meu puto começou a jogar este ano em competição no campeonato da Associação de Futebol de Setúbal. Por isso tenho visto muitos jogos de miudos aqui da zona com 9/10 anos.
E o que vejo é que os que se destacam muitas vezes tem mais a ver com terem uma maturidade superior aos outros (serem mais focados concentrados lerem melhor o jogo), ou terem menos medo do choque e da bola ou serem mais atrevidos para tentar driblar e não com realmente terem uma capcidade cognitiva física ou de coordenação que os outros não tenham. Ou seja não me parece que os outros não possam um dia até ter potencial para ser melhores. Mas são estes que vão chegar mais longe porque os outros que não aparecem nestas idades vão ficando para trás e muitos parece-me que mais tarde até poderiam ter mais potencial. Acho que devia haver mais trabalho em manter todos os miudos que têm disciplina e vontade para treinar até aos 13 14 anos a jogar e sem desmotivarem. O que acontece hoje é que muitos com 11 12 deixam de querer jogar porque os pais gritam, porque não conseguem jogar e porque há logo uma competitividade desmedida.
Há muito poucos miudos que realmente se destaquem dos outros em coordenação física e capacidade de enteder o jogo. Há 3 ou 4 nas 10 melhores equipas do distrito.
Há muito poucos Nuno Mendes e Yamals, Ronaldos eNanis, miudos que conseguem ter uma facildade com a bola que os outros não têm.
Mas depois há muitos potenciais Hujlmands, Rices, Odegards etc.. jogadores que entendem o jogo os timings, e que fazem bem o básico e outros potenciais Gyokeres que quando crescerem vão ter capacidades físicas muito acima da média e que conseguem aperfeiçoar o gesto técnico mais tarde para tirar partido delas. E esses tenho dúvidas que sejame sempre os que aparecem a destacar-se aos 9/10/11 anos. Há muitos com capacidades cognitivas e técnicas que são postos de lado porque com essas idades não são combativos, têm medo do choque ou são ainda muito distraídos, que perdem a vontade. Isto entronca nesta coisa de miudos sempre muito novos e a jogar acima das idades deles. Eu vejo isso para ums 5/6 daqueles que realmente estão muito acima e que precisam de estímulos mais difícies. Mas nesta competição toda por talento acho que há trabalho a fazer na deteção/fomentação de late bloomers e que o SCP não pode também descurar.
Sem querer elaborar muito. Acho que uma boa escola devia conseguir pegar num jovem “normal” e incutir-lhe boas práticas, métodos de treino, acompanhamento mental e nutricional e transformá-lo num jogador de futebol profissional bom o suficiente para poder, no mínimo dos mínimos, cumprir na equipa principal do Sporting.
Prefiro 11 João Simões por ano (1 pra cada posição) do que 1 Ronaldo de 20 em 20 anos.
Sou frontalmente contra fazer contratações de gajos que “vamos ver”. Muito, mas muito dificilmente contrataria jogadores estrangeiros por milhões com 19, 20 anos. Ou, se fizesse isso, desmantelaria a academia, porque não está lá a fazer nada..
A minha opinião, como sempre.
Mesmo na formação, e há quem não concorde, dizia eu, mesmo na formação os miúdos e as equipas que pertencem serem campeões motiva, como motiva nos AAs, o trabalhar em cima de vitórias ou campeonatos dá alento a quem treina ou a quem joga, deiem-lhe as voltas que derem, vitórias são vitórias e derrotas são derrotas. Mesmo num miúdo é difícil explicar que está numa fase de formação e que há-de ter vitórias e que o objectivo é mais à frente, seja em que idade for, todos queremos ganhar.
Isto ir falar nos jogadores ou miúdos, que jogam às carradas nos escalões acima do seu, nos clubes chamados grandes, esta é quase a moda.
A minha opinião e baseado no que disse atrás:
Às carradas, obviamente que discordo e muito, deve-se jogar no escalão que é o seu, mesmo sem uma ou outra estrela a equipa pode ser campeã, em jogos decisivos essa uma ou outra estrela que joga no escalão acima pode vir ajudar fazendo-lhe ver que o ter vindo ao seu escalão não significa que não deva ter o dever de trabalhar em prol da sua equipa de origem, porque se se envaidecer e não ajudar, não volta pró escalão acima e continua no seu próprio escalão.
Assim.
Estou a querer dizer, que jogar no escalão acima, SÓ aqueles que dão indicações de poderem lá jogar em todos os itens, desde o técnico, mental, e a outros parâmetros, MAS ÀS CARRADAS NÃO, NÃO SOU DE ACORDO, matam-se os miúdos de muitas formas, percebo que lhes é exigido mais trabalho, com mais obstáculos e que eles terão que os saber ultrapassar, mas perante não serem capazes de ter vitórias ou de não poderem lutar pra serem campeões tira-se-lhes muito estímulo, muita alegria, muita motivação, muita concentração e muita vontade de conseguir atingir glória porque serão quase incapazes.
Agora.
Fazer um ou outro jogar num escalão acima porque mostra condições pra isso, concordo porque esse além de JÁ ter condições superiores precisa de mais exigências que já não tem no seu que está demasiado fácil para ter num com mais dificuldades. MAS ISTO PODERÁ E CONCORDO QUE SEJA COM UM OU DOIS.
Fazê-los subir às tais carradas é um erro crasso, enorme, destruidor de equipas, de treinadores e de miúdos/jogadores.
Isto, penso eu, posso estar errado, e não sei se me consegui explicar bem a escrever, falar frente a frente talvez explicasse ainda melhor.
Nesta vida, todos gostamos de ganhar, de ser campeões, de ser os melhores, tenhamos 7,8 ou 9 anos ou tenhamos 35 ou 38 anos. As vitórias são as vitaminas ou doping para queremos mais e melhor.
As derrotas são o que nos leva às vezes a desistir, e tenho aquela velha máxima, SÓ PERDE QUEM DESISTE.
E não estou a falar no campo da captação ou representatividade.
Porque aqui, acho eu, que se desperdiça muitos jogadores que acabam ou acabaram ou que foram jogadores à muitos anos, são pessoas com um acumular de experiências enriquecedoras, que conhecem muito dos segredos que o futebol comporta, em cada distrito, o Sporting devia saber aproveitar estas pessoas que muitas vezes aliado ao conhecimento de experiência adquirida têm o amor ao nosso clube. Às vezes, damos mais valor a um jovem que tenha acabado a sua formação e que não tenha estas experiências acumuladas, que são, tão, mas tão importantes, não tenho nada contra quem acaba a sua formação, pelo contrário, tem conhecimentos novos, têm formas boas de trabalhar novas, mas desperdiçar quem tem os segredos e o acumular de muitos anos considero um autêntico desperdício.
TODOS SOMOS ÚTEIS, E TODOS CABEMOS NO FUTEBOL.
Por exemplo, ontem Bino foi campeão da Europa sub-17 e foi jogador como sabem, mas haverá exemplos e exemplos em quantidade grande por esse país fora.
Catamo salvo erro tem contrato com o Sporting até 2028.
À pouco tempo, li ou ouvi, já não sei bem, que o Sporting estaria perto finalmente do acordo com o Amora.
Estou a vendê-la pelo mesmo preço que a comprei.
Mas sim, acho que este assunto já devia estar resolvido a muito tempo.
Como diz o outro.
Àcanos.
Quase a acertar num dos meus palpites.
João Feliz muito perto de ser jogador do rival.
E é evidente, se vier, o que acho que sim, irá voltar a fazer exibições que fazia antes de sair.
Porque o campeonato português dá outras facilidades, porque os jogadores adversários são mais acessíveis, porque as equipas adversárias também são mais acessíveis, porque jogará num clube que cujo contexto no futebol nacional é muitíssimo diferente dos clubes por onde tem passado.
Resumindo, todos sabem, não somos das ligas mais exigentes pelo contrário.
Reparem na frase que Deco deu a propósito de João Feliz, diz Deco “.. e um jogador que desiste muito depressa..”
Cá não vai desistir muito depressa, lá fora, não existe sequer tempo pra parar ou pensar, cá existe muito tempo para isso, e há quem não tenha espírito de constante esforço e sofrimento.
Palhinha à pouco tempo disse acerca de Gyokeres, “… que se prepare porque quando sair irá encontrar mais dificuldades e diferentes.. ”
João Feliz, se regressar, irá reencontrar as suas performances do passado.
Jogadores de origem de clubes diferentes, para não dizerem coisinhas.
Reparem, BF e Bernardo Silva, quando olhamos pra eles nos finais dos jogos, parece que estão estourados, deram e dão tudo sempre e constantemente, depois, a qualidade técnica acrescenta.
Quem não o fizer, sai pela porta pequena.
Nos clubes estrangeiros não há contemplações.
Maxi Pereira no Sporting, seguiu esse caminho, o do sofrimento, esforço, entrega e foi recompensado, não porque seja um jogador acima da média, não, não é, mas pró nosso contexto e com os mínimos exigíveis tecnicamente, tudo junto, torna-se um jogador muito útil ao nosso clube, à equipa e ao treinador.
Matheus Reis também é muito isso.
O Sporting sai beneficiado em ter jogadores com entrega total, tal como Hjulmand, mas Hjulmand já tem MAIS outros pormenores a acrescentar e melhores, Bragança conseguiu estabilidade porque TAMBÉM subiu os seus níveis de esforço e entrega.
Resumindo
O futebol de hoje, não se compadece com entrar e sair do campo só pra uns floreados porque se tem categoria.
Tenho um pressentimento que Gyokeres será vendido, não abaixo dos 100, talvez até um pouco acima.
Menos de 100, é que me parece que não.
Mas é só pressentimento.
Vamos ver, no que dá.
Opinião, desculpe lá mas com que dados faz essa afirmação? Dos jornaleiros avençados?
Neste momento zero propostas conhecidas por um jogador que foi o melhor marcador e jogador do campeonato português nas 2 últimas épocas. Zero propostas!
Quem são os pretendentes que os jornais cospem para o ar?
Os italianos que enfrentam problemas financeiros?
Acreditas mesmo que o Nápoles iria entrar num leilão de 100M? Ou a Juventus que também enfrenta problemas financeiros e limitações com o fairplay financeiro?
Ou o Atletico de Madrid, “caído do céu”, 1 dia depois do Deco dizer que o Barcelona não está interessado?
Agora que já é notícia que o Arsenal virou-se para o Sesko, teremos todos os dias interessados em Gyokeres, mas só interessados “pobres” e que raramente entram em loucuras.
No final ainda vai parar ao MU por 70M e ainda somam mais um puto da formação para chegar aos 80M…
Mas também digo que se o empresário do sueco não consegue convencer nenhum grande clube europeu à contratar Gyokeres, mais vale despedí-lo e contratar o César Boaventura…
E parece que estás preocupado que o Gyokeres saia…por mim não sai,que fique por cá muitos anos,olha que caralho agora preocupado porque não existem propostas, realmente o mundo anda ao contrário,só pode.
Tenho opinião,ao contrário de ti e de quase todos os sportinguistas não fico nada chateado se o empresário do gyokeres não o vender daqui para fora,mas a tua prioridade nunca foi o Sporting,bem pelo contrário, é só falar mal, só isso.
Vale o que vale mad num podcast com um antigo colega do Coventry o Gyo da a entender que sim, haverão novidades relativamente ao Arsenal..
Ele vai sair, ele precisa de ir para outra liga que esta merda e precisa de se desafiar, evoluir. É o expectavel num animal competitivo que é…
Nós ganhámos muito com ele, valorizámos, aguentámos 2 anos com sucesso desportivo (como deve ser sempre), e temos de encaixar dinheiro.
Precisamos de respeitar este ciclo mas temos de continuar a ser muito eficazes no scouting de posições chave, manter Hjul mais uma época. Mas para isto tudo funcionar, para la do scouting, é preciso treinador.
O problema é o treinador, com ele vi uma equipa a defender globalmente bem, muita alma, muita entrega mas a atacar e construir a regredir.
Uma equipa com moral porque havia Hjul no combate e a equilibrar, a liderar, Gyo a liderae tambem, a resolver aos solavancos e alguns rasgos na liga de Trincão. De resto o jogo foi cada vez mais anárquico, sem capacidade de gestão da posse, muita finta em zona de construçao e proibida…
Vamos ver o que Varandas/RB realmente valem a partir de agora, sem as bases RA e sem Gyo.
Só temos um caminho, continuar a ser competitivos e apontar ao tri mas duvido muito com RB.
“Presunção e água benta, cada um toma a que quer…” E o mais curioso é que chegas lá mais …
Parece-me claro que ou o negócio com o Arsenal já está feito ou preso por detalhes. Mas estando ou não, a venda só se concretizará em Julho e o mercado não tem qualquer necessidade de movimentos muito acelerados.
30 de junho.
Este exercício já está “garantido” com Quenda, Essugo e Edwards.
É verdade que o interessante para nós é termos a venda a entrar em Julho, mas os clubes endinheirados não contratam pelo nosso calendário.
O que acho estranho é não ver mais nenhum outro nome inglês entre os interessados…
Até porque se estão lembrados, em janeiro o PSG avançava com os 100 milhões pelo Gyokeres, o que motivou a o negócio não se fazer, foi que Luis Henrique disse logo que com ele não iria jogar muito.
E depois de Luís Henrique ganhar a champions, também não estou a vê-lo a sair. Depois, já houve ofertas de 80, segundo dizem.
Também, verdade ou não, o At. Madrid a entrar na corrida, verdade ou não, não se sabe, o Atleti foi o clube que deu 126 pelo prodígio que desiste depressa.
Pra clubes italianos é que não acredito nada, porque financeiramente não estão em condições de fazerem uma oferta de 100 milhões, nem pouco mais ou menos.
Pró Bayern, também não acredito muito, embora já haja mais uma margenzita maior que os italianos, mas o Bayern é daqueles clubes que não gasta à maluca, estudam sempre bem o passo que dão.
Neste mês de junho as coisas vão demorar para muitos jogadores e para muitos clubes, o mundial de clubes pode influenciar alguma coisa.
Vamos ver, o que isto tudo dará.
Foi a proposta do Correio da Manhã a que o Sporting respondeu não ter chegado qualquer proposta dis ingleses.
A existir o tal acordo de cavalheiros entre Varandas e Gyokeres, quando o Arsenal apresentar realmente a proposta ao Sporting, tenho poucas dúvidas que Gyokeres ouça qualquer outra alternativa…
Estes sub17 têm qualidade mas foram campeões por uma sistema bem trabalho e uma equipa com intensidade.
Mas sinceramente…não vejo ali muito talento. Aliás, o melhor jogador é o Quintas que é um trinco moderno. E é o único que vejo com qualidade para jogar ao mais alto nivel apesar de não ser um mais alto nivel de tipo…melhores médios do mundo. O resto…podem fazer uma carreira boa mas não vejo hipótese nenhuma de serem mais do que jogadores interessantes em PT.
Curiosamente na seleção do ano passado havia MUITO mais talento mas o selecionador era muito pior…mas muito pior…e que nunca conseguiu fazer de uma seleção (essa sim) ultra talentosa…numa equipa verdadeiramente.
Para se perceber, dos últimos vencedores dos sub17 portugueses, fez carreira de jeito:
Diogo Costa
Diogo Dalot
Rafael Leão (que era suplente)
O resto…só o Florentino sequer se fixou (e mesmo assim estou a ser muito simpático) sequer num grande em PT.
A equipa do ano passado era tão boa que Quenda e Mora já se fixaram, Simões para lá caminha, Afonso Patrão está a caminho disso no Braga. Estes acho que nem nas equipas B respetivas andam a jogar…
O que costuma acontecer é um clube pagara a outro para lhe vender o jogador e caso o clube não queira libertá-lo, o jogador paga a cláusula de rescisão (na prática, é o clube comprador).
E se for o inverso?
Se um clube quer vender (ou ver-se livre) um jogador a outro clube e o jogador não querer?
O clube paga ao jogador o valor da cláusula de rescisão?
Sei que normalmente quando um clube que ver-se livre de um jogador, chegam a uma rescisão amigável. Mas se o quiser vender a outo clube e o jogador não aceitar?
Se o clube quer rescindir com o jogador, tem de lhe pagar os ordenados todos até ao final do contrato, se não me engano. É essa a “clausula” de rescisão.
Penso que, apesar de ser uma questão desportiva, terá sempre de obedecer a legislaçãolaboral.
Não podes obrigar o funcionário a trabalhar para outra empresa se ele não quiser…
Não, mesmo em empréstimos o jogador nunca é obrigado a aceitar. E tens vários casos de jogadores que não aceitam ir para determinado clube e a venda não se faz. Não acontece mais porque muitas vezes o Jogador ou vai ganhar mais ou mesmo que não goste muito do clube que apareceu também não quer ficar sem jogar no clube onde está até acabar o contrato.
Oh Santinhos, sobre o tema do “Gyokeres” e “zero propostas” e “dia 1 de Julho”, e etc… Metam uma coisa na cabeça…
O dr vagabandas fez um acordo com o Gyo ao estilo do que tinha com o rubão… Acho que até aqui concordamos todos.
O que isto quer dizer é que ao Sporting só vai chegar UMA proposta que é aquela que o Gyokeres quiser. O clube em causa já sabe quanto terá que pagar ao Sporting, não vai haver nenhuma negociação co o Sporting. As negociações são entre o Gyo e o seu futuro clube.
O Fabrizio há meses falou que uma proposta entre os 65 e os 75M chegaria para levar o Gyokeres… Ficarei realmente impressionado se o negócio ultrapassar os 85M sem objetivos.
Eu não sei dizer até que ponto as informações que chegam ao Fabrizio não são fornecidas pelos empresários dos jogadores, mas mesmo esse acordo de cavalheiros dos 70M nunca passou de especulação.
Se não houver esse acordo, e só acredito se for oficialmente divulgado, a cláusula serão os 100M e aí já acredito que pouquíssimos clubes avancem para a sua contratação.
Mesmo um valor de 85M só está ao alcance de clubes ingleses e 1 ou 2 emblemas franceses e espanhóis, e o Bayern.
Gyokeres está a fazer o papel dele, confia no empresário e se o projecto que aparecer não for aliciante do ponto de vista desportivo, não acredito que saia esta época do Sporting.
Aqui tem tudo e mais não sei o quê….
As informações são sempre fornecidas pelos empresários. Quem negoceia transferências não são os clubes, principalmente quando há um acordo prévio para que o jogador saia caso apareçam boas propostas. O 1o contacto é sempre com o empresário. Se o Presidente for bom Presidente como o Varandas, o empresário negoceia os valores pelo qual a transferência é feita, para que não haja birra.
O projeto interessa para equipas de nível do Sporting, acima o “projeto” é irrelevante. Se o projeto importasse ninguém assinava pelo Arsenal, ou pelo Tottenham… O “projeto” é muito importante para criar imagem, assim que a imagem está criada o projeto sai pela janela fora. Jogar EPL + CL ter a oportunidade de ter patrocínios mais aliciantes, vale muito mais do que aquilo que o Sporting pode oferecer.
A melhor altura para o Gyokeres sair e dar o salto na carreira é esta, para o ano nunca se sabe o que pode acontecer, principalmente com um treinador que ele “não conhece”.
Pelo lado racional e do jogagor, o mais certo é ser como dizes, e por isso Gyokeres não diz sim nem sopas.
Mas ainda assim quero acreditar que Gyokeres só abdicará de ficar mais uma época rm Portugal se o destino proposto for a Premier League.
Custa-me acreditar que aceitará ir para o Atletico de Madrid ou mesmo para uma Juventus. Para o Nápoles até aceitaria porque tenho amigos napolitanos e sinto simpatia pelo clube 🙂 , mas mesmo assim…
Também sou levado a concordar JHC, mas estou em acreditar, que o tal empresário milagroso, estará também a trabalhar no assunto, e o próprio Gyokeres sabe, como é natural o que se passa, mas também já deve ter sido aconselhado para não se abrir porque deverá haver muitas condicionantes entre elas as continhas a entrarem nos R&C dos clubes interessados em vender e comprar. Mas há “milagres” nestas coisas e avanços e recuos de uns e de outros.
Acho difícil nós adeptos sabermos alguma coisa antes do 1 de Julho, no entanto, como disse atrás, às vezes há milagres.
O Kochorashvili contratou-se logo porque o montante não era grande e a aposta no jogador foi uma tentativa de antecipação a outros clubes provavelmente, e houve mais factores a influenciar a contratação, por exemplo a saída confirmada de Edwards. No entanto, Kochorashvili, não será, ainda, por enquanto, um valor em termos de qualidade confirmada, mas o valor foi acessível para se proceder ao risco.
O Rui Silva, era e foi uma necessidade premente prá altura que foi e prá conquista do Bi, tinha mesmo que ser, porque se Israel se lesionasse o Bi ía por água abaixo com toda a certeza.
Mais contratações agora, irão demorar por certo e demorará muito ou muitíssimo a questão do PdL porque quer a vender-mos ou não o Gyokeres ou a contratar-mos outro PdL, as verbas da venda e da compra respectivamente serão as mais avultadas.
Depois, ainda, haverá talvez, a tentativa de satisfazer o RB com o pedido do seu lateral direito.
Penso eu, que se houver alguma novidade poderá ser a de Morita, e aqui eu desejo muito que sim, mas mesmo muito. Mesmo com o problema da sua selecção, e com as suas ausências, Morita empresta ao nosso meio campo um equilíbrio e qualidade que passa despercebido a todo o “mundo” , entendo que adaptado como está ao clube e aos colegas, Morita pode ser gerido prá aqueles jogos ou alturas que decidem muita coisa na época, chamei-lhe à tempos de reloginho suíço, pode ficar caro, mas nunca será um tiro no escuro como pode acontecer com uma contratação nova, vale a pena prolongar a sua estadia entre nós. E ademais, é um excelente profissional.
São 22 jogadores
J. Simões iria deambular entre a equipa B e a A, para ganhar ritmo e reforçar a equipa B que vai precisar de ser bem composta.
Era bom que a equipa B se mantivesse, em termos de exigência a segunda liga é excelente para evoluções e confirmações.
Não precisariamos de muitas contratações nem de fazer muitos investimentos na equipa A, houve muitos jogadores nossos que não os tivemos devido a lesões infelizmente, seriam e serão os nossos reforços. Além da questão do PdL, a manutenção do plantel seria ou será o nosso maior reforço. O conhecimento entre todos os jogadores é um factor importantíssimo, não há necessidade de adaptações ao clube e aos colegas.
Tenhamos esperança que os lesionados recuperem bem, tem a palavra o departamento médico.
Eu sou dos poucos que gostava que o Sporting passasse para 4231. E por mim seria algo do genero:
Rui Silva
Israel
Quaresma
Contratação de lateral ofensivo
Diomande
Inácio
Debast
1 contratação de central, de preferencia canhoto e fisicamente forte
Maxi
M. Reis ou se castigo pesado, contratação
Morten
Kochorashvili
Simões
1 contratação
Quenda/Catamo/Trincão/Alisson/Nuno Santos/Pote + 1 contratação de um 10, porque destes acho que só o Pote pode ser.
Harder
1 Contratação
Saída inevitável de Gyokeres.
Morita porque não quero que entre no ultimo ano de contrato.
Fresneda porque tem pouco espaço e precisamos de lateral ofensivo.
St. Just porque…não está cá a fazer nada e prefiro aplicar o ordenado dele em alguém que jogue com regularidade.
Putos da B que chamava à pré-época para ver se dava para fechar lugares que precisamos:
Rodrigo Dias
David Moreira
Arreiol
Mendonça
Afonso
Nel
Depois tudo depende do dinheiro que temos e de quem está de jeito no mercado. Idealmente nenhum destes tapa contratações e farão 1 ano limpo na 2ª liga, mas acho que são os que estão mais próximos da qualidade que a A precisa. E serão chamados à A em caso de lesões. E desta vez sem andar a espalhar minutos por putos infinitos, de preferencia. Concentrar nestes a transição entre a A e a B.
Acho que o Felicissimo é pior que o Arreiol e está menos preparado. Acho que o Felicissimo tem tudo a ganhar com um ano muito estável na B.
Nel e Afonso estiveram entre os melhores da B e os que mais facilmente lidaram com a Liga 3…por isso para mim são os que estão mais próximos. O Afonso até jogou por dentro como avançado centro e na Ala, exatamente o que precisamos….
Também não os vejo com andamento para a A, mas acho que faria sentido dar-lhes a pré-época. Também dava ao Travassos. A pré-época precisa de jogadores…
Pessoalmente até prefiro o Gabi a ambos mas tal como Felicissimo, precisa de jogar e de se afirmar na B.
Tiago, eu percebo a questão de preferires o 4x2x3x1, mas acho que temos vários jogadores que se enquadram muito mais em 3x4x3 do que em 4x2x3x1. As dinâmicas podem ser alteradas, e RB já várias vezes mesmo mantendo o sistema, alterou dinâmicas e isso pode ser importante.
Por exemplo, Quaresma dará melhor lateral direito do que central direito? Tenho mesmo muitas dúvidas.
Num 4x2x3x1 onde encaixa Geny Catamo?
Num 4x2x3x1, faz sentido Debast ser central?
E Nuno Santos?
Enganei-me nos médios. Precisamos de 2. Na minha cabeça contei com o Debast para central e médio. Erradamente.
Acho que o Quaresma dará um otimo lateral para jogar por dentro. Capaz de criar superioridade na primeira fase de construção, a meio campo e na ala (estou demasiado otimista com o RB e a ver o Guardiola, admito…hehhe). Daí achar que precisamos depois de outro que faça a ala em outros jogos.
O Geny encaixa como médio ala direito. O Nuno Santos como médio ala esquerdo (até porque ambos têm golo e boa capacidade para entrar na área ou de jogar abertos). Até acho que é o melhor lugar para ambos.
Debast é a minha única duvida neste sistema. Entre médio e central. Só testando. Mas ele jogou muito a 2 na defesa na Belgica, acho que é bem capaz. Depende do que tiver crescido na capacidade de choque. Se o Debast contar para médio, precisamos de 2 centrais e 1 médio, se contar para central, 1 central e 2 médios. E o Simões, de preferencia, passava para 5ª opção e a jogar preferencialmente na B na 2ª liga. Mas era daqueles que eu deixo em aberto porque depende muito da resposta que desse na pré-época.
Se fica a MAIOR parte do plantel, a minha opinião é que não faz sentido mudar o sistema táctico, mudar, considero que mexera com rotinas, e rotinas é um pormenor que possivelmente teremos vantagem em relação às equipas adversárias que ainda terão que as adquirir. Será digamos assim, um partir um pouco à frente dos outros.
Eu mantinha o 3x4x3, devido a essa razão, o plantel mantem-se quase todo.
Se houvesse saída de 6 ou 7 ou entrada de 6 ou 7 que pertencessem aquele lote de “mais” titulares, aí pensaria duas vezes.
Assim
Não estou de acordo em mudar o 3x4x3.
Poderá haver é uma maior flexibilidade.
Acho que um treinador de qualidade implementa a sua forma de jogar e o seu modelo.
Percebo o problema do RB com o decorrer da época e com todas as lesões mas com pré-época e com várias saídas que vão ter de acontecer (Gyokeres, Morita e St. Just), não vejo porquê insistir num modelo e sistema em que ele claramente não está confortável e que tem dificuldade em imprimir as dinâmicas que quer ver na equipa.
Se o RB continua apenas a tentar emular o sistema do Amorim…para mim tem os dias contados. Não passará de um Rui Vitória. Se quer crescer é a aprofundar o seu sistema e forma de jogar.
Eu atribuo as dificuldades do RB na gestão de jogos e no futebol da equipa à dificuldade de implementar as dinâmicas que ele gosta neste sistema. Se não era isso ou se se mantem nessa zona de desconforto…não vai durar…
Ele é campeão, é a altura da afirmação dele. É a altura de meter o pé na porta e seguir o caminho dele.
A nível geral, o FF está numa fase em que pouco evolui…
Para mim faltam melhores treinadores, mais exigentes! Só assim vão evoluir daqui para a frente…
Cá a coisa vai no mesmo caminho mas pior ainda, porque a evolução é zero.
Está tudo estagnado há uns 3 anos, com uma ou outra excepção – jogo mais bem conseguido!
Ou abrem a pestana, ou arriscam a que venha o desinteresse em vez de mais interesse!
Têm de começar por atrair bons treinadores…
Se isso, nada mais evolui!
Mas eu pergunto, não tínhamos já feito resultados bonzinhos ou menos maus, contra até, equipas de algum valor em tempos recentes ?
Não se pede conquistas de europas, mundiais, etc, só se pede evolução ou consolidação de prestações, mas nestes últimos 3 jogos regredimos, 0-7 , 0-6 e 0-3 .
Possivelmente será altura para alterar alguma coisa, ou não ?
Em teoria … É evidente que se deveria mudar muita coisa neste domínio do futebol feminino em poortugal …
Mas, á boa maneira portuga, dos esquemas, compadrios e demais situações obscuras … Agora faz-se silêncio e … Depois já ninguém se lembra …
E eu sou sincero, estou me a marimbar para o futebol feminino que, é apenas algo circunstancial … Algo que não só não tem sustentação como não lhe prevejo futuro nenhum … Só que, em no poortugal dos pequeninos quando interessa é um show off brutal … Quando corre mal, é o SILÊNCIO DOS INCOMPETENTES …
Façam um favor ao futebol, aos clubes e principalmente aos jogadores, acabem com este aborto de competição que é a liga das nações.
Acabem com isto sff, o futebol agradece.
Depois de uma época exigente para todos e para todas, agora espetam com umas meias finais e final de liga das nações e com um campeonato do mundo de clubes, que é pra rebentarem com os(as) pobres dos jogadores (as).
E depois, com isto, ainda complicarem mais os inícios de época das equipas, e por sua vez, começarem a complicar a época porque uns chegam mais tarde outros mais cedo, outros quase que ligam o fim com o princípio de outra.
E depois, catrefada de lesões, sobrecarga de fadiga, e os rendimentos nunca serão os mesmos. E depois, os adeptos admiram-se com quebra de rendimentos.
E compensará ir buscar por exemplo mais uns 30 milhões ao campeonato do mundo de clubes, se depois têm que ter um plantel com mais jogadores para fazerem frente ao desgaste e à rotação ?
Compensará ?
E depois, lá estarão os treinadores com problemas também para terem, um plantel vasto, satisfeito.
Tudo tem consequências.
É pensar bem no que andam a fazer ou a “matar” neste caso o futebol.
Antigamente e até à pouco tempo, a disputa da final da champions era o último jogo da época a nível internacional, simbolizava a disputa do jogo mais importante de uma época de futebol, agora, é uma misxelandia que ninguém percebe nada de nada, ou pior, percebemos.
2 Junho, 2025 at 8:51
https://www.zerozero.pt/noticias/facundo-bridge-afastado-do-playoff-por-lesao-no-tendao-de-aquiles/831445
A pior noticia para o hóquei do Sporting, Bridge era um jogador chave para o futuro e a renovação que o Sporting vai efetuar na modalidade, estava num grande momento com 4 golos no playoff é uma lesão gravissima que coloca a sua carreira em risco, para o Sporting é uma perda brutal
2 Junho, 2025 at 9:26
Preisamos de mais qualidade nos plantéis de futsal e de hóquei.
A lesão é uma grande perda, no imediato, sim.
Futebol feminino: do zero, para ganhar, em Portugal e na Europa – isso é que era.
Basquetebol: nem sei que diga..
2 Junho, 2025 at 9:34
Sobre o basketball… É começar quase do zero … Mantinha o Luís Magalhães.
Futsal está tudo a desabar… É o que dá não reforçar …
Futebol feminino não acompanho…
2 Junho, 2025 at 14:50
Eu acho que se tem de mudar uma certa mentalidade que existe sobre o basquetebol. Chamem-me maluco mas para mim existe um fascínio desmedido em torno dos jogadores americanos, nada contra, é claramente de longe a nação número 1 deste desporto, no entanto os que normalmente vêm parar à nossa liga e equipa estão claramente a anos-luz dos melhores e até mesmo de alguns que não chegam à NBA mas afirmam-se por exemplo na euroliga ou ligas mais cotadas da Europa. Além disso, o jogo europeu é muito diferente do americano, menos espaço, mais tático, e às defesas é permitido que sejam mais agressivas e físicas. Na minha opinião, devia-se apostar em certos mercados da Europa para a contratação de jogadores estrangeiros, existe muito talento no leste e europa central que acaba por ficar mais barato do que os americanos e são capazes de render mais a longo prazo pelo clube.
2 Junho, 2025 at 8:55
Bom dia!
Quem pede 90 pede 100!
2 Junho, 2025 at 9:18
Bom dia
Curioso para ver o nosso Georgiano “Kocho”. Parece boa aquisição.
Ainda assim, tentava o regresso do MFernandes até porque não sabemos como vai regressar Bragança.
Fresneda também deve ir de vela certo? Quem entra?
2 Junho, 2025 at 9:37
Não comecem já a dar “ideias” de alcunhas para o jogador…
“Kocho”, ou côxo?!?
Espero que seja um jogador que acrescente…
2 Junho, 2025 at 9:45
“Giorgi Kochorashvili”
Dá para vários “memes”…
“Kocho”, “Choras”, “Villi”…
2 Junho, 2025 at 17:12
Eheheh
3 Junho, 2025 at 17:03
Hahaha
2 Junho, 2025 at 9:35
Na passada semana, o Tiago CL deixou num comentário solto a preocupação com a formação do Sporting.
Era para comentar nesse dia, mas depois achei melhor esperar pelo final oficial da época para tecer algumas considerações sobre o assunto. Neste momento ainda decorre o campeonato de Juniores B com Benfica e Porto empatados mas penso que já é possível fazer um balanço.
Primeiro, os resultados de mais uma época que, não fosse a subida de divisão da equipa B e termos chegado aos oitavos da Youth League, seria muito provavelmente a pior época da história da formação verde e branca:
Sporting B – 4º lugar da Liga3 e promoção à Liga2.
Sporting sub-23 – 7º lugar na Liga Revelação (Torreense Campeão), eliminados pelo Farense na fase de apruramento da Taça Revelação (Benfica vencedor).
Sporting Juniores – Salvação no grupo de despromoção após vitória sobre o Lusitânia dos Açores. Pior participação de sempre neste escalão (Benfica campeão).
Sporting Juvenis – 4º lugar atrás de Benfica (campeão), Porto e Braga. É onde encontramos o guarda-redes Alexandre Tverdohlebov, único jogador do Sporting na final de ontem do Europeu SUB-17, e que não saiu do banco.
Sporting Juvenis B – 4º lugar na fase regular, salvação no grupo de despromoção. Porto e Benfica ainda lutam pelo título.
Sporting Iniciados A – 2º lugar (Benfica campeão).
Sporting Iniciados B – 5º lugar (Benfica campeão).
A Seleção Portuguesa de sub-17 foi Campeã Europeia no dia de ontem com apenas 1 jogador do Sporting (sem qualquer minuto de jogo em todo o torneio).
Como somos bons a desculpar, vou deixar aqui as minhas “atenuantes”:
– Jogamos na formação com jogadores vários escalões acima da sua idade (as outras equipas também)
– Mais importante que os títulos é formarmos jogadores para a equipa A (os outros também e os jovens já sobem sabendo o que é ser Campeão)
– Fomos Bicampeões e fizemos a dobradinha, e muitos jovens da Academia foram chamados (expectante pela continuidade)
Com esta última acabamos por esconder ou relativizar tudo o que correu mal, mas como já tenho dito aqui, quando Amorim abandonou o barco a estrutura toda abanou porque era ele o cimento que a mantinha de pé. A formação também sofreu com a saída.
Equipa principal, 11 jogos, 33 pontos, invictos, a caminho da melhor Champions deste século, e no minuto seguinte…Varandas pega no leme, promove João Pereira, e instantaneamente começamos a perder jogos e pontos, as lesões sucedem-se em catadupa (coincidência o preparador físico e o médico foram com Amorim para Inglaterra), e se para a equipa principal tivémos sorte de Viana, Zenha e restante CD obrigarem Varandas a enfrentar o Benfica com novo treinador (e assim salvaram a época), na formação as alterações quase levaram à despromoção dos Juniores.
Aparentemente Mauro Miguel deixará o Sporting e será outro o timoneiro nos Juniores. Resta saber se Filipe Neto manter-se-á nos sub-23 (cada vez percebo menos para que servem), sendo que Pedro Coelho deverá continuar o trabalho, agora na Segunda Liga, onde se adivinham muitas dificuldades.
Há pouco tempo escrevíamos aqui que o Sporting era sempre o Clube mais representado nas Seleções jovens.
Se não representarem as Seleções jovens e a principal, e a nossa aposta for feita em gastar milhões em estrangeiros para termos o plantel mais valioso, rapidamente seremos outra vez ultrapassados pelos rivais.
O Porto prepara-se para erguer uma Academia de forma a secar tudo á Norte. E mesmo sem ter academia conseguiu formar vencedores da Youth League que são hoje activos valiosos (incluindo um recém vencedor da Liga dos Campeões), e hoje têm um puto com 17 anos prestes a tornar-se no internacional mais jovem de sempre pela A.
A Academia não pode servir apenas para equilibrar as contas quando há dificuldades de tesouraria.
Aqueles que serviram de pronto-socorro na altura das lesões não podem de forma alguma deixar de ser inseridos no plantel principal na próxima época.
Os empréstimos têm resultados próximos do zero (o que levaria à outra reflexão sobre a forma como estão a ser geridos), e como Rui Borges não teve ainda oportunidade de trabalhar as suas ideias com os jovens, mantenho as minhas dúvidas quanto à sua capacidade de fazer os jogadores evoluírem (miúdos e graúdos).
Por fim, a propósito de dificuldades de tesouraria, Mateus Fernandes foi escolhido Jogador do Ano pelos adeptos do Southamptom.
Irá jogar a Championship, mas para primeira época no melhor e mais competitivo campeonato do Mundo, não deixa de ser uma entrada em grande…
2 Junho, 2025 at 9:44
E a culpa era dos “colchões” …
Ta bem tá…
Vergonhoso o estado da formação leonina…
2 Junho, 2025 at 11:03
Não sou de ligar muito aos resultados da formação, normalmente só olho para os jogadores a partir dos sub23 que é quando deixam de jogar na formação.
Mas algo está muito errado quando temos os resultados que temos tido. Uma coisa é não ligar aos titulos, outra coisa é…isto….
Não me preocupa muito esta cena dos sub17. A seleção do ano passado tinha MUITO mais talento do que esta e nessa havia muito Sporting. Esta é mais coesa e acaba por ganhar mas aposto o que quiseres que a do ano passado vai dar MUITO mais e melhores jogadores do que esta…
Outra coisa que detesto é esse principio estupido de jogar tudo acima de escalão e às vezes 2 acima. Do ponto de vista de equipa A, isso é péssimo. Ou chegam à A cedo demais, sem contratos de Sénior maior de idade e ficam dificeis de segurar. Ou dão para segurar e aos 19/20 estão doidos por sair porque a ascensão foi rápida demais. Ou perdem-se pelo caminho.
Um caso ou outro…de jogadores especial e bons demais para o escalão em causa…tudo bem. Por principio, acho completamente absurdo.
2 Junho, 2025 at 11:32
“Outra coisa que detesto é esse principio estupido de jogar tudo acima de escalão e às vezes 2 acima. Do ponto de vista de equipa A, isso é péssimo. Ou chegam à A cedo demais, sem contratos de Sénior maior de idade e ficam dificeis de segurar. Ou dão para segurar e aos 19/20 estão doidos por sair porque a ascensão foi rápida demais. Ou perdem-se pelo caminho. ”
O Ajax fez isso durante décadas e deu-se bem… Nunca foi um problema.
Se forem bons, e jogarem dos 17 aos 21, são 4 anos que dão rendimento desportivo e vendes os gajos na altura certa para valorizar o potencial que têm…
Nem todos conseguem… Alguns demoram mais tempo e só aparecem aos 19/20 e só os podes vender aos 23/24, que já não é a mesma coisa!
2 Junho, 2025 at 11:44
Pois, mas o Sporting não é o Ajax.
Nani durou 2 anos.
Ronaldo nem 1 ano como titular absoluto.
Quenda durou 1 ano.
Hugo Viana durou 1 ano.
Quaresma durou 2 anos.
Nuno Mendes durou 1 ano.
Esses jogadores “especiais”, quando se afirmam no Sporting…saem logo a seguir.
Piora ainda mais quando depois têm contrato de formação…
E as décadas que o Ajax fez isso não são as décadas atuais. Agora demora anos a fio a fazer 1 equipa de qualidade a sério.
E quando isso se faz por regra…depois perde-se tudo o resto. Aliás, basta ver a quantidade de jogadores nos ultimos tempos que tivemos dificuldade em fazer a transição porque era cedo demais para a A porque não estavam prontos mentalmente nem tinha a estrutura base para isso e que já estavam fartos da B.
Volto ao que disse. Uma coisa é fazer isso em casos especiais. Isso sempre aconteceu. Quaresma, Ronaldo, Viana, etc…os casos especiais sempre andaram escalões acima. Outra coisa é fazer disso regra. Essa “regra” não é benéfica para o Sporting.
2 Junho, 2025 at 16:35
O Ajax faz, ou fazia, isso por convicção.
O Sporting não faz assim… Ora faz, ora não faz…
E está pressionado a vender por causa da divida imensa e porque tem orçamentos que só com vendas se equilibram.
No Ajax não é bem assim. Há, ou havia, um maior equilíbrio no geral, pelo que não havia tanta pressão para vender logo…
É difícil estar a comparar, porque o Ajax fez isso durante décadas e o Sporting só faz às vezes…
2 Junho, 2025 at 12:38
Mas então tens de comparar outros critérios.
Quantos jogadores da formação chegam e fazem parte do plantel principal?
Quanto gastam em aquisições?
Daquilo que sei o Ajax forma para o plantel principal.
O grande problema de ter tantos jovens a chegarem ao mesmo tempo à idade sénior, com as portas da equipa A fechadas como é o nosso caso, é a gestão de carreira.
Entre a mediocridade dos sub-23, o trabalho na B com insípidas subidas à equipa principal para encher buracos, e empréstimos erráticos, em 8 anos de Varandas tu tens o Quenda que desde que foi vendido passou a ser suplente (outra gestão incompreensível).
No Ajax eles não gastam 20M num Harder ou 7M num Biel…
2 Junho, 2025 at 11:16
O preparador físico não foi com o Amorim. Ficou cá!
O Pedro Coelho acho que saiu do Sporting quando o João Pereira voltou a agarrar na equipa B. O treinador é um gajo que entrou na altura que o João Pereira saiu, qualquer coisa Gião.
Foi um ano mau para a formação – especialmente os escalões principais, Sub15, Sub17 e Sub19 – mas são coisas que acontecem. O que me parece é que nos últimos 2 anos houve pouco investimento em jovens jogadores – cada vez é mais difícil ir buscar jogadores a outros clubes porque a concorrência aumentou bastante.
Benfic@ e FCPorto apostam em força, Braga, Guimarães e outros, já não deixam sair os melhores com facilidade e dão boas condições de trabalho, o que faz os jovens manterem-se mais perto de casa facilmente.
Acho que estão a gastar demasiado dinheiro no Estádio, especialmente numa altura em que vamos passar 2 anos sem o dinheiro da NOS – que já foi todo consumido!
Investir 50M€ nisso – é o que tem vindo na CS – parece-me um absurdo, quer pelo timing, quer pelo retorno que dará… Quanto tempo levará a recuperar esses 50M€ com o aumento de mais 2 ou 3 mil lugares?
Continuo a questionar muito esta Direcção, que continuo a achar que tem coisas positivas mas que muito do sucesso dos últimos 4/5 anos está alavancado na competência acima da média do Amorim – foi ele, gostem ou não, quem mudou o paradigma do FM do Clube!
Há muita decisão que acho questionável, muito questionável, e que, para mim, é uma clara má opção no momento… Esta cena do Estádio, a cena de contratar o Biel, a cena de apostar no João Pereira, uma cena de puro amadorismo…
2 Junho, 2025 at 12:41
Tens razão, não lembrava que o Pedro Coelho havia saído quando o JP regressou…
2 Junho, 2025 at 10:13
Nuno Mendes no 11 da Champions. O rapaz é um talento geracional. Nos últimos 30 anos devemos ter formado 2 como ele.
Suplente do Bruno Costa, o 50º melhor médio da Europa também foi escolhido.
Ver se o careca tem mãos para pegar em 3 jogadores que ganharam a CL e fazer alguma coisa de jeito, o que duvido.
2 Junho, 2025 at 10:20
Nos ultimos 30 anos ha Quaresma, Cristiano, Moutinho etc
2 Junho, 2025 at 10:44
Iguais ao Nuno Mendes só mesmo o Cristiano e o Nani. O Nuno Mendes tem a capacidade e a mentalidade de estar entre os melhores durante uma década. O Quaresma nunca teve a mentalidade, o Moutinho nunca teve a qualidade. Mesmo o Nani conseguiu chegar lá, mas não teve mentalidade para continuar no topo.
2 Junho, 2025 at 11:11
Para mim o Nuno Mendes é claramente o melhor lateral esquerdo do mundo, e com alguma distancia. Só as lesões fazem com que não seja completamente evidente para toda a gente.
Não há nenhum lateral esquerdo que eu veja com perto da qualidade dele. O Nuno Mendes faz tudo bem. É bom a fazer tudo.
Melhores do mundo na sua posição, só formámos mesmo esses 2 nos ultimos 30 anos…
2 Junho, 2025 at 11:34
É o que eu acho. O Nuno Mendes já no Sporting fazia tudo bem. Jogo exterior, jogo interior, leitura do timing do passe, tem um passe longo fantástico, rápido etc. O Nani fazia tudo bem para um extremo, o Nani não teve mentalidade para se aguentar no topo, mas ali em 2012 ele era um dos melhores na sua posição. Acho que está no mesmo patamar que o Nuno Mendes agora, mas acho que daqui a 2 ou 3 anos, só mesmo o Cristiano estará no mesmo patamar que o Nuno Mendes.
2 Junho, 2025 at 13:00
E o Figo???
2 Junho, 2025 at 13:46
Foi à mais.
o Figo chega à equipa principal em 91…
2 Junho, 2025 at 11:28
Eu acho que o Moutinho tinha qualidade…
Foi mal aproveitado internacionalmente. Não vejo o Neves ou o Vitinha serem melhores do que era o Moutinho na sua altura! Vejo muito a mesma qualidade!
O Nani chegou onde podia.
Não foi pela mentalidade que não foi mais longe. Não concordo nada com isso!
Nem todos chegam a um Ronaldo…
Estar um pouco abaixo, nem que seja uns 2 patamares, é ser um jogador do caraças também.
2 Junho, 2025 at 11:36
Acho que o Vitinha é muito melhor do que alguma vez foi o Moutinho. O Neves é bem melhor.
O Moutinho era bom mas não era decisivo. Era um equilibrador e essencialmente um trabalhador. Estes são decisivos. São capazes de serem equilibradores mas depois são mais do que isso.
Por isso é que o Moutinho era um ótimo jogador mas longe dos melhores do mundo. E estes estão entre os melhores do Mundo. Porque estes têm o que o Moutinho tinha, mas depois têm mais…muito mais…
2 Junho, 2025 at 11:39
É isso. A carreira do Moutinho é perfeita para aquilo que o Moutinho foi como jogador.
2 Junho, 2025 at 11:38
O Vitinha e o Neves têm aquilo que o Moutinho nunca teve que é chegada à área. O Moutinho chegava ao último terço e dificilmente fazia a diferença. O Vitinha então é muito mais versátil que o Moutinho. Faz muito mais. O Moutinho tinha qualidade de passe, e era um gajo esforçado, mas nunca teve qualidade superlativa.
O Nani teve um pico muito alto, mas acabou muito rápido, porque não teve mentalidade para mais. O que o Fergunson fez com o Nani tinha feito com o Ronaldo, tentou moldar o gajo, e não tinha paciência para as merdas dele, o Cristiano aguentou a pressão, o Nani perdeu o lugar para o Valência se não estou em erro e foi para o Fenerbace
2 Junho, 2025 at 11:47
O jogo nunca rodou em torno no Moutinho. Ele era o apoio ao jogo todo mas não girava o jogo todo em torno do Moutinho. Não tinha nem essa personalidade nem essa qualidade.
Era um ótimo médio centro que equilibrava muito a equipa. Eventualmente daria um bom suplente de uma equipa de topo.
Não mais do que isso. Não é por acaso que ele nunca deu o salto, nem depois de se campeão no Monaco e de toda a gente dar esse salto.
2 Junho, 2025 at 13:42
Acho que o que faltou ao Moutinho que o podia ter dado o passo seguinte foi sempre golo. Se o Moutinho tem o golo que por exemplo o Adrien tinha e nem era assim grande coisa, o Moutinho teria chegado muito mais longe. Só com golo.
O Neves e o Vitinha dão muito mais coisas do que dá o Moutinho. Acho o Neves muito semelhante ao Moutinho, mas muito mais dinâmico, com mais pulmão, e mais talhado para o futebol moderno. É algo que me impressiona bastante nos 3 médios do PSG. O Fabian Ruiz é por norma o que ocupa terrenos mais avançados, mas os 3 têm capacidade de através de constantes movimentações trocarem as posições e os papeis entre si.
2 Junho, 2025 at 12:19
O Nani teve lesoes graves, uma das quais no United, que o impediram de chegar a outros patamares.
Mas ainda assim acho que teve uma carreira muito bem conseguida, com uma Champions e um Campeonato Europeu pelo meio, fora os outros titulos.
2 Junho, 2025 at 13:39
O Nani teve claros problemas com o Ferguson porque o Ferguson queria menos umas coisas e mais outras, e o Nani nunca conseguiu mudar esse chip. Não foram só as lesões, ele e o Ferguson nunca encaixaram realmente. O Nani nunca foi um gajo de dar 100%, correr até cair… Faltou-lhe muito isso também. Se olhares para o Ronaldo e para o Nuno eles sempre correm até não dar mais, mesmo que o Ronaldo fosse durante muito tempo langão a defender, mas isso acentuou-se muito mais no Real do que no ManU, no ManU ele defendia mais.
2 Junho, 2025 at 12:17
Nuno Mendes não jogou ainda uma época completa de senior em que nao tivesse sido campeao, se nao me engano. 1 vez no Sporting, 4 no PSG.
Fora os outros trofeus que entretanto ja venceu, onde se inclui agora uma champions.
E isto tudo aos 22 anos.
2 Junho, 2025 at 10:18
A vantagem do PJR têm de funcionar, os Leões de Porto Salvo vão deixar a pele na quadra mas acredito que vamos chegar ao penta, Zicky terá a palavra.
Rúben Teixeira e Bruno Maior são nossos…..
2 Junho, 2025 at 12:54
https://leonino.pt/escandalo-no-porto-sporting-arbitros-fecham-olhos-a-expulsao-e-entregam-vitoria-aos-dragoes
2 Junho, 2025 at 13:58
É fazer queixa no MP , mandato de captura e por a Interpol no encalço do agressor
2 Junho, 2025 at 14:20
Subscrevo! A ver se fecham de vez essa merda do Leonino CMTV…
2 Junho, 2025 at 14:28
“Um estudo da Football Benchmark Group mostrou quais são os clubes mais valiosos da Europa de 2025
Espanha e Inglaterra dominam a lista
O Benfica aparece como o clube mais valioso de Portugal, logo à frente do FC Porto em 2025. Um levantamento realizado pelo Football Benchmark Group listou os valores dos principais clubes da Europa, com o Real Madrid a liderar o ranking.
Na relação, o clube espanhol encontra-se avaliado em 6,5 mil milhões de euros, mais de mil milhões acima do segundo colocado, o Manchester City, com valor estimado em 5,1 mil milhões de euros. O Manchester United, com 5,1 mil milhões, completa o pódio dos clubes mais valiosos da Europa.
A nível doméstico, o Benfica é o primeiro português do ranking e está na 22.ª colocação numa avaliação de 623 milhões de euros. Pouco depois, surge o FC Porto na 24.ª posição com o valor de 576 milhões de euros.
Curiosamente, nem Benfica, nem FC Porto alteraram as suas posições se comparado à última lista divulgada pela Football Benchmark Group. O Sporting, por sua vez, não integra o ranking do estudo realizado pela instituição – são 32 clubes europeus na avaliação.
Arsenal, o destaque do top 10
O Arsenal saltou três posições para assumir a 7.ª colocação entre os mais valiosos do continente, com 4 mil milhões de euros. Já o Barcelona, outro que ascendeu dois lugares, ocupa a 4.ª posição avaliado em 4,4 mil milhões de euros. Os dois clubes voltaram às meias-finais da Champions League esta época.
Confira o top 10 dos clubes mais avaliados da Europa de 2025:
1. Real Madrid – 6,2 mil milhões de euros
2. Manchester City – 5,1 mil milhões de euros
3. Manchester United – 5,1 mil milhões de euros
4. Barcelona – 4,4 mil milhões de euros
5. Bayern de Munique – 4,2 mil milhões de euros
6. Liverpool – 4,2 mil milhões de euros
7. Arsenal – 4 mil milhões de euros
8. PSG – 3,7 mil milhões de euros
9. Tottenham – 3,6 mil milhões de euros
10. Chelsea – 3 mil milhões de euros”
Nós temos o plantel mais valioso entre portas, eles são o clube mais valioso.
2 Junho, 2025 at 15:04
Muito importante, para evitar deslumbramentos. Temos muita sopinha para comer, se quisermos ser um clube mais pujante, dentro e fora de portas, mais sustentável, mais ganhador.. e mais imune a manobras fora de campo.
2 Junho, 2025 at 16:47
O melhor que se conseguiu nesta direção, não faço ideia se é propositado ou quem o conseguiu implementar, é esta “identidade” de clube “família” com grande empatia entre adeptos e atletas com este sentimento de que adeptos e atletas se “conhecem” quase pessoalmente, que atletas também são um pouco adeptos e os adeptos também ajudam os atletas.
E essa mesma “marca” está em várias modalidades: futebol, futsal e Andebol à cabeça. Acho que o clube devia mesmo agarrar este branding como matriz e isso implica alguma coisa na escolha de atletas e treinadores para as vária modalidades, um determinado “perfil” o fomentar de interesse pela vida do clube de todos, uma cultura de comunidade entre os vários desportos SCP. Esta identidade é importante para fazer crescer a base, atrair adeptos e aumentar o valor de mercado, assim se saiba trabalhar ao longo do tempo e conseguir fazer esta identidade resistir aos anos em que a bola bate no poste.
2 Junho, 2025 at 17:43
Pois bem.
Essa identidade é do clube e de quem o dirige.
Sempre foi assim desde os tempos da porta 10 A.
É algo a valorizar
2 Junho, 2025 at 17:46
É algo que existe desde que regressaram as principais modalidades ao Clube e que passou também a existir com a chegada de Amorim.
É sem dúvida a grande mais valia que temos neste momento…
2 Junho, 2025 at 17:51
“também a existir no futebol com a chegada de Amorim”
2 Junho, 2025 at 16:10
Só para terem conhecimento.
Leonardo Jardim derrotou Abel Ferreira no Brasil.
Cada um com as suas características, obviamente.
2 Junho, 2025 at 17:47
Leonardo Jardim já tem o lugar em risco e já falam em outro treinador português para o seu lugar.
Ganhou mais alguns dias…
2 Junho, 2025 at 16:38
Em relação à discusão da formação. Um dos problemas começa a partir do momento em que o Benfica passa a trabalhar a formação e a ser um concorrente na captação de talento. Isso agrava-se agora ainda mais quando SCP e SLB dificilmente apanham um talento de Leiria para cima tendo a concorrência de Braga com excelentes condições a juntar-se ao Porto.
Acho que nunca houve tantos miudos a jogar futebol federado como hoje em dia. Há clubes em todo o lado, mas isso também faz com que Pais e miudos tenham escolha e vão para onde é mais conveniente, até familiarmente.
Para mim o problema é mesmo esse como detetar e apanhar talento. A maneira de trabalhar é muito idêntica em todo o lado, toda a gente estuda e até os clubes de bairro vão tendo malta jovem que está a estudar desporto e a tirar os cursos de treinador e ensinam e treinam bem os miudos. Depois levar um miudo para o SCP vai depender de muita coisa, até certa idade os pais vão para onde for mais perto e fácil de o levar. Logo aí o SCP tem o Polo da UL o que lhes dá acesso a alguns miudos de Lisboa, mas depois tem Alcochete que é longe de tudo.
O Benfica no Seixal tem todos os miudos do Seixal Almada e Barreiro que conseguem ir mais facilmente para ali treinar. O SCP devia ter uma academia até aos sub 16 numa zona mais central e depois dos 16 sim poderiam estar em Alcochete. Isso parece-me logo uma desvantagem atualmente.
Depois há a questão da deteção do talento, que muita vezes tem mais que se lhe diga do que parece. O meu puto começou a jogar este ano em competição no campeonato da Associação de Futebol de Setúbal. Por isso tenho visto muitos jogos de miudos aqui da zona com 9/10 anos.
E o que vejo é que os que se destacam muitas vezes tem mais a ver com terem uma maturidade superior aos outros (serem mais focados concentrados lerem melhor o jogo), ou terem menos medo do choque e da bola ou serem mais atrevidos para tentar driblar e não com realmente terem uma capcidade cognitiva física ou de coordenação que os outros não tenham. Ou seja não me parece que os outros não possam um dia até ter potencial para ser melhores. Mas são estes que vão chegar mais longe porque os outros que não aparecem nestas idades vão ficando para trás e muitos parece-me que mais tarde até poderiam ter mais potencial. Acho que devia haver mais trabalho em manter todos os miudos que têm disciplina e vontade para treinar até aos 13 14 anos a jogar e sem desmotivarem. O que acontece hoje é que muitos com 11 12 deixam de querer jogar porque os pais gritam, porque não conseguem jogar e porque há logo uma competitividade desmedida.
Há muito poucos miudos que realmente se destaquem dos outros em coordenação física e capacidade de enteder o jogo. Há 3 ou 4 nas 10 melhores equipas do distrito.
Há muito poucos Nuno Mendes e Yamals, Ronaldos eNanis, miudos que conseguem ter uma facildade com a bola que os outros não têm.
Mas depois há muitos potenciais Hujlmands, Rices, Odegards etc.. jogadores que entendem o jogo os timings, e que fazem bem o básico e outros potenciais Gyokeres que quando crescerem vão ter capacidades físicas muito acima da média e que conseguem aperfeiçoar o gesto técnico mais tarde para tirar partido delas. E esses tenho dúvidas que sejame sempre os que aparecem a destacar-se aos 9/10/11 anos. Há muitos com capacidades cognitivas e técnicas que são postos de lado porque com essas idades não são combativos, têm medo do choque ou são ainda muito distraídos, que perdem a vontade. Isto entronca nesta coisa de miudos sempre muito novos e a jogar acima das idades deles. Eu vejo isso para ums 5/6 daqueles que realmente estão muito acima e que precisam de estímulos mais difícies. Mas nesta competição toda por talento acho que há trabalho a fazer na deteção/fomentação de late bloomers e que o SCP não pode também descurar.
4 Junho, 2025 at 22:23
Visão muito interessante.
Sem querer elaborar muito. Acho que uma boa escola devia conseguir pegar num jovem “normal” e incutir-lhe boas práticas, métodos de treino, acompanhamento mental e nutricional e transformá-lo num jogador de futebol profissional bom o suficiente para poder, no mínimo dos mínimos, cumprir na equipa principal do Sporting.
Prefiro 11 João Simões por ano (1 pra cada posição) do que 1 Ronaldo de 20 em 20 anos.
Sou frontalmente contra fazer contratações de gajos que “vamos ver”. Muito, mas muito dificilmente contrataria jogadores estrangeiros por milhões com 19, 20 anos. Ou, se fizesse isso, desmantelaria a academia, porque não está lá a fazer nada..
2 Junho, 2025 at 16:53
A minha opinião, como sempre.
Mesmo na formação, e há quem não concorde, dizia eu, mesmo na formação os miúdos e as equipas que pertencem serem campeões motiva, como motiva nos AAs, o trabalhar em cima de vitórias ou campeonatos dá alento a quem treina ou a quem joga, deiem-lhe as voltas que derem, vitórias são vitórias e derrotas são derrotas. Mesmo num miúdo é difícil explicar que está numa fase de formação e que há-de ter vitórias e que o objectivo é mais à frente, seja em que idade for, todos queremos ganhar.
Isto ir falar nos jogadores ou miúdos, que jogam às carradas nos escalões acima do seu, nos clubes chamados grandes, esta é quase a moda.
A minha opinião e baseado no que disse atrás:
Às carradas, obviamente que discordo e muito, deve-se jogar no escalão que é o seu, mesmo sem uma ou outra estrela a equipa pode ser campeã, em jogos decisivos essa uma ou outra estrela que joga no escalão acima pode vir ajudar fazendo-lhe ver que o ter vindo ao seu escalão não significa que não deva ter o dever de trabalhar em prol da sua equipa de origem, porque se se envaidecer e não ajudar, não volta pró escalão acima e continua no seu próprio escalão.
Assim.
Estou a querer dizer, que jogar no escalão acima, SÓ aqueles que dão indicações de poderem lá jogar em todos os itens, desde o técnico, mental, e a outros parâmetros, MAS ÀS CARRADAS NÃO, NÃO SOU DE ACORDO, matam-se os miúdos de muitas formas, percebo que lhes é exigido mais trabalho, com mais obstáculos e que eles terão que os saber ultrapassar, mas perante não serem capazes de ter vitórias ou de não poderem lutar pra serem campeões tira-se-lhes muito estímulo, muita alegria, muita motivação, muita concentração e muita vontade de conseguir atingir glória porque serão quase incapazes.
Agora.
Fazer um ou outro jogar num escalão acima porque mostra condições pra isso, concordo porque esse além de JÁ ter condições superiores precisa de mais exigências que já não tem no seu que está demasiado fácil para ter num com mais dificuldades. MAS ISTO PODERÁ E CONCORDO QUE SEJA COM UM OU DOIS.
Fazê-los subir às tais carradas é um erro crasso, enorme, destruidor de equipas, de treinadores e de miúdos/jogadores.
Isto, penso eu, posso estar errado, e não sei se me consegui explicar bem a escrever, falar frente a frente talvez explicasse ainda melhor.
Nesta vida, todos gostamos de ganhar, de ser campeões, de ser os melhores, tenhamos 7,8 ou 9 anos ou tenhamos 35 ou 38 anos. As vitórias são as vitaminas ou doping para queremos mais e melhor.
As derrotas são o que nos leva às vezes a desistir, e tenho aquela velha máxima, SÓ PERDE QUEM DESISTE.
Vivó Sporting
2 Junho, 2025 at 16:54
Ah
E importante.
Não devemos fazer, só porque os outros fazem, este é outro grande erro.
2 Junho, 2025 at 17:15
E não estou a falar no campo da captação ou representatividade.
Porque aqui, acho eu, que se desperdiça muitos jogadores que acabam ou acabaram ou que foram jogadores à muitos anos, são pessoas com um acumular de experiências enriquecedoras, que conhecem muito dos segredos que o futebol comporta, em cada distrito, o Sporting devia saber aproveitar estas pessoas que muitas vezes aliado ao conhecimento de experiência adquirida têm o amor ao nosso clube. Às vezes, damos mais valor a um jovem que tenha acabado a sua formação e que não tenha estas experiências acumuladas, que são, tão, mas tão importantes, não tenho nada contra quem acaba a sua formação, pelo contrário, tem conhecimentos novos, têm formas boas de trabalhar novas, mas desperdiçar quem tem os segredos e o acumular de muitos anos considero um autêntico desperdício.
TODOS SOMOS ÚTEIS, E TODOS CABEMOS NO FUTEBOL.
Por exemplo, ontem Bino foi campeão da Europa sub-17 e foi jogador como sabem, mas haverá exemplos e exemplos em quantidade grande por esse país fora.
2 Junho, 2025 at 17:27
Alguém sabe quantos jogadores do Sporting fazem parte desta seleção de sub 17 que foi campeã da Europa?
SL
2 Junho, 2025 at 17:28
1
GR suplente
2 Junho, 2025 at 17:43
Obrigado Tiago
2 Junho, 2025 at 17:39
Atletico de Madrid interessado em Gyokeres.
Estão todos interessados mas ninguém chega-se à frente.
Ainda vou ver um leilão ao contrário.
Aston Villa interessado em Catamo.
Leões pedem 30M.
Sporting tem 25% do passe, o Amora divide com o clube formador a restante percentagem.
Olho para estas notícias e não deixo de pensar que não somos nós a controlar as coisas, apesar do aparente conforto financeiro que garantem que temos.
Algo me diz que mais dia menos dia temos outro EO…
2 Junho, 2025 at 18:31
Catamo salvo erro tem contrato com o Sporting até 2028.
À pouco tempo, li ou ouvi, já não sei bem, que o Sporting estaria perto finalmente do acordo com o Amora.
Estou a vendê-la pelo mesmo preço que a comprei.
Mas sim, acho que este assunto já devia estar resolvido a muito tempo.
Como diz o outro.
Àcanos.
2 Junho, 2025 at 17:55
Quase a acertar num dos meus palpites.
João Feliz muito perto de ser jogador do rival.
E é evidente, se vier, o que acho que sim, irá voltar a fazer exibições que fazia antes de sair.
Porque o campeonato português dá outras facilidades, porque os jogadores adversários são mais acessíveis, porque as equipas adversárias também são mais acessíveis, porque jogará num clube que cujo contexto no futebol nacional é muitíssimo diferente dos clubes por onde tem passado.
Resumindo, todos sabem, não somos das ligas mais exigentes pelo contrário.
Reparem na frase que Deco deu a propósito de João Feliz, diz Deco “.. e um jogador que desiste muito depressa..”
Cá não vai desistir muito depressa, lá fora, não existe sequer tempo pra parar ou pensar, cá existe muito tempo para isso, e há quem não tenha espírito de constante esforço e sofrimento.
Palhinha à pouco tempo disse acerca de Gyokeres, “… que se prepare porque quando sair irá encontrar mais dificuldades e diferentes.. ”
João Feliz, se regressar, irá reencontrar as suas performances do passado.
2 Junho, 2025 at 18:01
Jogadores de origem de clubes diferentes, para não dizerem coisinhas.
Reparem, BF e Bernardo Silva, quando olhamos pra eles nos finais dos jogos, parece que estão estourados, deram e dão tudo sempre e constantemente, depois, a qualidade técnica acrescenta.
Quem não o fizer, sai pela porta pequena.
Nos clubes estrangeiros não há contemplações.
2 Junho, 2025 at 18:06
Maxi Pereira no Sporting, seguiu esse caminho, o do sofrimento, esforço, entrega e foi recompensado, não porque seja um jogador acima da média, não, não é, mas pró nosso contexto e com os mínimos exigíveis tecnicamente, tudo junto, torna-se um jogador muito útil ao nosso clube, à equipa e ao treinador.
2 Junho, 2025 at 18:14
Matheus Reis também é muito isso.
O Sporting sai beneficiado em ter jogadores com entrega total, tal como Hjulmand, mas Hjulmand já tem MAIS outros pormenores a acrescentar e melhores, Bragança conseguiu estabilidade porque TAMBÉM subiu os seus níveis de esforço e entrega.
Resumindo
O futebol de hoje, não se compadece com entrar e sair do campo só pra uns floreados porque se tem categoria.
2 Junho, 2025 at 21:09
Maxi pereira??
2 Junho, 2025 at 22:58
Já rectifiquei, queria dizer, Máxi Araújo.
Desculpem.
2 Junho, 2025 at 22:56
Desculpem, quis dizer Maxi Araújo.
Meu Deus, onde fui buscar o Pereira, não, quis e queria dizer Maxi Araújo.
2 Junho, 2025 at 19:09
Futebol Feminino a levar uma razia.
Obrigado, Jacynta.
https://pbs.twimg.com/media/GsdJKnBXkAAoVkv?format=jpg&name=large
3 Junho, 2025 at 9:59
Jacynta é fraca jogadora, apesar de ser uma mulher bonita… 🙂
2 Junho, 2025 at 19:21
O CANEIRA É UM MONTE DE MERDA!
2 Junho, 2025 at 20:01
Subscrevo
2 Junho, 2025 at 20:10
E novidades?
2 Junho, 2025 at 19:23
Rui Borges o Figo de Mirandela. Quando os italianos descobrirem as alheiras elaboradas de forma tradicional….
3 Junho, 2025 at 0:17
Tenho um pressentimento que Gyokeres será vendido, não abaixo dos 100, talvez até um pouco acima.
Menos de 100, é que me parece que não.
Mas é só pressentimento.
Vamos ver, no que dá.
3 Junho, 2025 at 2:20
Opinião, desculpe lá mas com que dados faz essa afirmação? Dos jornaleiros avençados?
Neste momento zero propostas conhecidas por um jogador que foi o melhor marcador e jogador do campeonato português nas 2 últimas épocas. Zero propostas!
Quem são os pretendentes que os jornais cospem para o ar?
Os italianos que enfrentam problemas financeiros?
Acreditas mesmo que o Nápoles iria entrar num leilão de 100M? Ou a Juventus que também enfrenta problemas financeiros e limitações com o fairplay financeiro?
Ou o Atletico de Madrid, “caído do céu”, 1 dia depois do Deco dizer que o Barcelona não está interessado?
Agora que já é notícia que o Arsenal virou-se para o Sesko, teremos todos os dias interessados em Gyokeres, mas só interessados “pobres” e que raramente entram em loucuras.
No final ainda vai parar ao MU por 70M e ainda somam mais um puto da formação para chegar aos 80M…
3 Junho, 2025 at 2:22
Mas também digo que se o empresário do sueco não consegue convencer nenhum grande clube europeu à contratar Gyokeres, mais vale despedí-lo e contratar o César Boaventura…
3 Junho, 2025 at 9:41
E parece que estás preocupado que o Gyokeres saia…por mim não sai,que fique por cá muitos anos,olha que caralho agora preocupado porque não existem propostas, realmente o mundo anda ao contrário,só pode.
3 Junho, 2025 at 10:46
E uma opinião sobre o assunto, tens?
3 Junho, 2025 at 11:11
Tenho, vestiste tanto e por tanto tempo, essa camisola de Sportinguista crítico que, cada vez que escreves, pareces um lampião.
3 Junho, 2025 at 12:51
Há alguma coisa no meu comentário que queiras refutar com dados concretos?
3 Junho, 2025 at 13:03
Tenho opinião,ao contrário de ti e de quase todos os sportinguistas não fico nada chateado se o empresário do gyokeres não o vender daqui para fora,mas a tua prioridade nunca foi o Sporting,bem pelo contrário, é só falar mal, só isso.
3 Junho, 2025 at 9:40
Quando termina esta época em termos contabilísticos?
3 Junho, 2025 at 10:00
30 de Junho…
1 de Julho já é 25/26!
3 Junho, 2025 at 10:02
Está aí a resposta para o tema Gyokeres
3 Junho, 2025 at 10:04
Ou seja, os clubes estão a espera do final do mês para fazerem propostas. Ceeeeeerto…
3 Junho, 2025 at 10:40
🙂
3 Junho, 2025 at 11:21
Tu sabes lá o que se passa.
Vale o que vale mad num podcast com um antigo colega do Coventry o Gyo da a entender que sim, haverão novidades relativamente ao Arsenal..
Ele vai sair, ele precisa de ir para outra liga que esta merda e precisa de se desafiar, evoluir. É o expectavel num animal competitivo que é…
Nós ganhámos muito com ele, valorizámos, aguentámos 2 anos com sucesso desportivo (como deve ser sempre), e temos de encaixar dinheiro.
Precisamos de respeitar este ciclo mas temos de continuar a ser muito eficazes no scouting de posições chave, manter Hjul mais uma época. Mas para isto tudo funcionar, para la do scouting, é preciso treinador.
O problema é o treinador, com ele vi uma equipa a defender globalmente bem, muita alma, muita entrega mas a atacar e construir a regredir.
Uma equipa com moral porque havia Hjul no combate e a equilibrar, a liderar, Gyo a liderae tambem, a resolver aos solavancos e alguns rasgos na liga de Trincão. De resto o jogo foi cada vez mais anárquico, sem capacidade de gestão da posse, muita finta em zona de construçao e proibida…
Vamos ver o que Varandas/RB realmente valem a partir de agora, sem as bases RA e sem Gyo.
Só temos um caminho, continuar a ser competitivos e apontar ao tri mas duvido muito com RB.
3 Junho, 2025 at 11:48
Análise lúcida com a qual concordo.
SL
3 Junho, 2025 at 12:24
Eu vi o podcast, e o amigo nafa mais faz que manifestar um desejo e atirar o barro à parede, ou seja, mais cuspidelas para o ar.
Os jornais ingleses dizem que o Arsenal tem outros alvos, e o empresário de Gyokeres disse há dias que há sondagens mas não há propostas.
Agora interessados vão surgir as dezenas até ao final do mês, que é como os jornais sobrevivem.
Quanto.ao resto do teu comentário, subscrevo…
3 Junho, 2025 at 11:56
“Presunção e água benta, cada um toma a que quer…” E o mais curioso é que chegas lá mais …
Parece-me claro que ou o negócio com o Arsenal já está feito ou preso por detalhes. Mas estando ou não, a venda só se concretizará em Julho e o mercado não tem qualquer necessidade de movimentos muito acelerados.
Há que alimentar as rotativas das impressoras…
3 Junho, 2025 at 12:49
Se o negócio já estiver feito com o Arsenal, também não tenho dúvidas que só será anunciado em Julho.
Até lá, só acredito quando do lado do Sporting disserem que chegaram propostas de clubes…
3 Junho, 2025 at 10:03
30 de junho.
Este exercício já está “garantido” com Quenda, Essugo e Edwards.
É verdade que o interessante para nós é termos a venda a entrar em Julho, mas os clubes endinheirados não contratam pelo nosso calendário.
O que acho estranho é não ver mais nenhum outro nome inglês entre os interessados…
3 Junho, 2025 at 10:17
É apenas um palpite.
Que pode ou não acontecer.
Vamos aguardar que isto vai demorar um bocadinho.
Logo se vê.
3 Junho, 2025 at 12:34
Até porque se estão lembrados, em janeiro o PSG avançava com os 100 milhões pelo Gyokeres, o que motivou a o negócio não se fazer, foi que Luis Henrique disse logo que com ele não iria jogar muito.
E depois de Luís Henrique ganhar a champions, também não estou a vê-lo a sair. Depois, já houve ofertas de 80, segundo dizem.
Também, verdade ou não, o At. Madrid a entrar na corrida, verdade ou não, não se sabe, o Atleti foi o clube que deu 126 pelo prodígio que desiste depressa.
Pra clubes italianos é que não acredito nada, porque financeiramente não estão em condições de fazerem uma oferta de 100 milhões, nem pouco mais ou menos.
Pró Bayern, também não acredito muito, embora já haja mais uma margenzita maior que os italianos, mas o Bayern é daqueles clubes que não gasta à maluca, estudam sempre bem o passo que dão.
Neste mês de junho as coisas vão demorar para muitos jogadores e para muitos clubes, o mundial de clubes pode influenciar alguma coisa.
Vamos ver, o que isto tudo dará.
3 Junho, 2025 at 11:04
Houve uma proposta rejeitada, do Arsenal. 70ME (ou de libras, não tenho a certeza). Foi antes do fim-de-semana.
3 Junho, 2025 at 12:35
Foi a proposta do Correio da Manhã a que o Sporting respondeu não ter chegado qualquer proposta dis ingleses.
A existir o tal acordo de cavalheiros entre Varandas e Gyokeres, quando o Arsenal apresentar realmente a proposta ao Sporting, tenho poucas dúvidas que Gyokeres ouça qualquer outra alternativa…
3 Junho, 2025 at 14:45
Foi do The Sun.
3 Junho, 2025 at 14:49
Pois…..
3 Junho, 2025 at 9:54
Porra…vais ter uma desilusão……
3 Junho, 2025 at 10:01
🙂
Obviamente!
3 Junho, 2025 at 10:12
Estes sub17 têm qualidade mas foram campeões por uma sistema bem trabalho e uma equipa com intensidade.
Mas sinceramente…não vejo ali muito talento. Aliás, o melhor jogador é o Quintas que é um trinco moderno. E é o único que vejo com qualidade para jogar ao mais alto nivel apesar de não ser um mais alto nivel de tipo…melhores médios do mundo. O resto…podem fazer uma carreira boa mas não vejo hipótese nenhuma de serem mais do que jogadores interessantes em PT.
Curiosamente na seleção do ano passado havia MUITO mais talento mas o selecionador era muito pior…mas muito pior…e que nunca conseguiu fazer de uma seleção (essa sim) ultra talentosa…numa equipa verdadeiramente.
3 Junho, 2025 at 10:28
Para se perceber, dos últimos vencedores dos sub17 portugueses, fez carreira de jeito:
Diogo Costa
Diogo Dalot
Rafael Leão (que era suplente)
O resto…só o Florentino sequer se fixou (e mesmo assim estou a ser muito simpático) sequer num grande em PT.
A equipa do ano passado era tão boa que Quenda e Mora já se fixaram, Simões para lá caminha, Afonso Patrão está a caminho disso no Braga. Estes acho que nem nas equipas B respetivas andam a jogar…
3 Junho, 2025 at 10:31
Uma dúvida (por desconhecimento, mesmo):
O que costuma acontecer é um clube pagara a outro para lhe vender o jogador e caso o clube não queira libertá-lo, o jogador paga a cláusula de rescisão (na prática, é o clube comprador).
E se for o inverso?
Se um clube quer vender (ou ver-se livre) um jogador a outro clube e o jogador não querer?
O clube paga ao jogador o valor da cláusula de rescisão?
Sei que normalmente quando um clube que ver-se livre de um jogador, chegam a uma rescisão amigável. Mas se o quiser vender a outo clube e o jogador não aceitar?
Alguém me pode elucidar?
3 Junho, 2025 at 10:36
Se o clube quer rescindir com o jogador, tem de lhe pagar os ordenados todos até ao final do contrato, se não me engano. É essa a “clausula” de rescisão.
E aí o jogador fica livre e vai para onde quer.
3 Junho, 2025 at 10:40
Obrigado.
3 Junho, 2025 at 10:42
Isso!
3 Junho, 2025 at 10:44
Ou seja, se um jogador não quiser ir para determinado clube, não há nada o contrato que o obrigue a tal (e não falo em empréstimos).
3 Junho, 2025 at 10:45
Porque esta é realmente a minha dúvida. Se há alguma obrigação do jogador aceitar a sua venda a u clube, mesmo contrariado e indemnizado.
3 Junho, 2025 at 10:58
Penso que, apesar de ser uma questão desportiva, terá sempre de obedecer a legislaçãolaboral.
Não podes obrigar o funcionário a trabalhar para outra empresa se ele não quiser…
3 Junho, 2025 at 15:53
Obrigado.
3 Junho, 2025 at 10:48
Não.
Se um jogador não quer ir para um clube, não vai. Legalmente não podes obrigar ninguém a ir “trabalhar” para onde ele não quer ir….
É impossivel fazer isso.
3 Junho, 2025 at 10:49
Obrigado.
3 Junho, 2025 at 10:54
Não, mesmo em empréstimos o jogador nunca é obrigado a aceitar. E tens vários casos de jogadores que não aceitam ir para determinado clube e a venda não se faz. Não acontece mais porque muitas vezes o Jogador ou vai ganhar mais ou mesmo que não goste muito do clube que apareceu também não quer ficar sem jogar no clube onde está até acabar o contrato.
3 Junho, 2025 at 15:54
Obrigado.
3 Junho, 2025 at 12:09
Bom dia!
Oh Santinhos, sobre o tema do “Gyokeres” e “zero propostas” e “dia 1 de Julho”, e etc… Metam uma coisa na cabeça…
O dr vagabandas fez um acordo com o Gyo ao estilo do que tinha com o rubão… Acho que até aqui concordamos todos.
O que isto quer dizer é que ao Sporting só vai chegar UMA proposta que é aquela que o Gyokeres quiser. O clube em causa já sabe quanto terá que pagar ao Sporting, não vai haver nenhuma negociação co o Sporting. As negociações são entre o Gyo e o seu futuro clube.
Z
3 Junho, 2025 at 12:13
Mas vamos imaginar que o Arsenal dá 70M e o atletico ou outro clube dá 90M….deve ser essa a força negocial que o varandas ainda poderá ter
3 Junho, 2025 at 12:15
Não tem… Porque fez um acordo e está refém desse acordo. Porvavelemente está contratualizado.
Estamos dependentes da boa vontade do GYO se um cenário desses aparecer.
Z
3 Junho, 2025 at 12:21
Além de que… por “força negocial” e vagandas na mesma frase é… Confundir toucinho com velocidade…
Z
3 Junho, 2025 at 12:24
Zandonaide e já agora que pareces estar bem informado, podes dizer-me o valor combinado por favor ?
3 Junho, 2025 at 12:27
Não faço ideia… Se soubesse teria dit acima, mas acho que já todos percebemos que existe.
Não me digas que estás em negação Chico… Assim como o Miguelito… Quando começa com a ladainha do “Tens provas”…
Z
3 Junho, 2025 at 13:26
Eheheh
3 Junho, 2025 at 13:24
O Fabrizio há meses falou que uma proposta entre os 65 e os 75M chegaria para levar o Gyokeres… Ficarei realmente impressionado se o negócio ultrapassar os 85M sem objetivos.
3 Junho, 2025 at 13:43
Eu não sei dizer até que ponto as informações que chegam ao Fabrizio não são fornecidas pelos empresários dos jogadores, mas mesmo esse acordo de cavalheiros dos 70M nunca passou de especulação.
Se não houver esse acordo, e só acredito se for oficialmente divulgado, a cláusula serão os 100M e aí já acredito que pouquíssimos clubes avancem para a sua contratação.
Mesmo um valor de 85M só está ao alcance de clubes ingleses e 1 ou 2 emblemas franceses e espanhóis, e o Bayern.
Gyokeres está a fazer o papel dele, confia no empresário e se o projecto que aparecer não for aliciante do ponto de vista desportivo, não acredito que saia esta época do Sporting.
Aqui tem tudo e mais não sei o quê….
3 Junho, 2025 at 13:54
As informações são sempre fornecidas pelos empresários. Quem negoceia transferências não são os clubes, principalmente quando há um acordo prévio para que o jogador saia caso apareçam boas propostas. O 1o contacto é sempre com o empresário. Se o Presidente for bom Presidente como o Varandas, o empresário negoceia os valores pelo qual a transferência é feita, para que não haja birra.
O projeto interessa para equipas de nível do Sporting, acima o “projeto” é irrelevante. Se o projeto importasse ninguém assinava pelo Arsenal, ou pelo Tottenham… O “projeto” é muito importante para criar imagem, assim que a imagem está criada o projeto sai pela janela fora. Jogar EPL + CL ter a oportunidade de ter patrocínios mais aliciantes, vale muito mais do que aquilo que o Sporting pode oferecer.
A melhor altura para o Gyokeres sair e dar o salto na carreira é esta, para o ano nunca se sabe o que pode acontecer, principalmente com um treinador que ele “não conhece”.
3 Junho, 2025 at 14:23
Pelo lado racional e do jogagor, o mais certo é ser como dizes, e por isso Gyokeres não diz sim nem sopas.
Mas ainda assim quero acreditar que Gyokeres só abdicará de ficar mais uma época rm Portugal se o destino proposto for a Premier League.
Custa-me acreditar que aceitará ir para o Atletico de Madrid ou mesmo para uma Juventus. Para o Nápoles até aceitaria porque tenho amigos napolitanos e sinto simpatia pelo clube 🙂 , mas mesmo assim…
3 Junho, 2025 at 15:14
Mesmo para a Premier dependerá muito do clube, acho.
Liverpool
Arsenal
City
Chelsea
em relação ao United tenho muitas duvidas!
3 Junho, 2025 at 14:23
Também sou levado a concordar JHC, mas estou em acreditar, que o tal empresário milagroso, estará também a trabalhar no assunto, e o próprio Gyokeres sabe, como é natural o que se passa, mas também já deve ter sido aconselhado para não se abrir porque deverá haver muitas condicionantes entre elas as continhas a entrarem nos R&C dos clubes interessados em vender e comprar. Mas há “milagres” nestas coisas e avanços e recuos de uns e de outros.
Acho difícil nós adeptos sabermos alguma coisa antes do 1 de Julho, no entanto, como disse atrás, às vezes há milagres.
3 Junho, 2025 at 14:45
O Kochorashvili contratou-se logo porque o montante não era grande e a aposta no jogador foi uma tentativa de antecipação a outros clubes provavelmente, e houve mais factores a influenciar a contratação, por exemplo a saída confirmada de Edwards. No entanto, Kochorashvili, não será, ainda, por enquanto, um valor em termos de qualidade confirmada, mas o valor foi acessível para se proceder ao risco.
O Rui Silva, era e foi uma necessidade premente prá altura que foi e prá conquista do Bi, tinha mesmo que ser, porque se Israel se lesionasse o Bi ía por água abaixo com toda a certeza.
Mais contratações agora, irão demorar por certo e demorará muito ou muitíssimo a questão do PdL porque quer a vender-mos ou não o Gyokeres ou a contratar-mos outro PdL, as verbas da venda e da compra respectivamente serão as mais avultadas.
Depois, ainda, haverá talvez, a tentativa de satisfazer o RB com o pedido do seu lateral direito.
Penso eu, que se houver alguma novidade poderá ser a de Morita, e aqui eu desejo muito que sim, mas mesmo muito. Mesmo com o problema da sua selecção, e com as suas ausências, Morita empresta ao nosso meio campo um equilíbrio e qualidade que passa despercebido a todo o “mundo” , entendo que adaptado como está ao clube e aos colegas, Morita pode ser gerido prá aqueles jogos ou alturas que decidem muita coisa na época, chamei-lhe à tempos de reloginho suíço, pode ficar caro, mas nunca será um tiro no escuro como pode acontecer com uma contratação nova, vale a pena prolongar a sua estadia entre nós. E ademais, é um excelente profissional.
3 Junho, 2025 at 14:46
Sei que Edwards e Kochorashvili não têm a mesma posição, quis-me referir em termos de entrada e saída de verbas.
Só isso.
3 Junho, 2025 at 15:06
Este era o plantel que eu gostava se fosse treinador do Sporting:
Rui Silva
Ricardo Velho
Quaresma
Diamonde
Inácio
St.Just
Debast
Contratação
Catamo
Fresneda
M.Reis
Maxi Araújo
Bragança
Hjulmand
Morita
J. Simões
Quenda
Pote
Trincao
N.Santos
Harder
Gyokeres (ou contratação)
São 22 jogadores
J. Simões iria deambular entre a equipa B e a A, para ganhar ritmo e reforçar a equipa B que vai precisar de ser bem composta.
Era bom que a equipa B se mantivesse, em termos de exigência a segunda liga é excelente para evoluções e confirmações.
Não precisariamos de muitas contratações nem de fazer muitos investimentos na equipa A, houve muitos jogadores nossos que não os tivemos devido a lesões infelizmente, seriam e serão os nossos reforços. Além da questão do PdL, a manutenção do plantel seria ou será o nosso maior reforço. O conhecimento entre todos os jogadores é um factor importantíssimo, não há necessidade de adaptações ao clube e aos colegas.
Tenhamos esperança que os lesionados recuperem bem, tem a palavra o departamento médico.
3 Junho, 2025 at 15:23
Eu sou dos poucos que gostava que o Sporting passasse para 4231. E por mim seria algo do genero:
Rui Silva
Israel
Quaresma
Contratação de lateral ofensivo
Diomande
Inácio
Debast
1 contratação de central, de preferencia canhoto e fisicamente forte
Maxi
M. Reis ou se castigo pesado, contratação
Morten
Kochorashvili
Simões
1 contratação
Quenda/Catamo/Trincão/Alisson/Nuno Santos/Pote + 1 contratação de um 10, porque destes acho que só o Pote pode ser.
Harder
1 Contratação
Saída inevitável de Gyokeres.
Morita porque não quero que entre no ultimo ano de contrato.
Fresneda porque tem pouco espaço e precisamos de lateral ofensivo.
St. Just porque…não está cá a fazer nada e prefiro aplicar o ordenado dele em alguém que jogue com regularidade.
Putos da B que chamava à pré-época para ver se dava para fechar lugares que precisamos:
Rodrigo Dias
David Moreira
Arreiol
Mendonça
Afonso
Nel
Depois tudo depende do dinheiro que temos e de quem está de jeito no mercado. Idealmente nenhum destes tapa contratações e farão 1 ano limpo na 2ª liga, mas acho que são os que estão mais próximos da qualidade que a A precisa. E serão chamados à A em caso de lesões. E desta vez sem andar a espalhar minutos por putos infinitos, de preferencia. Concentrar nestes a transição entre a A e a B.
3 Junho, 2025 at 15:50
Eu gosto do Felicíssimo.
Nel e Afonso Moreira não me convencem.
3 Junho, 2025 at 16:18
Acho que o Felicissimo é pior que o Arreiol e está menos preparado. Acho que o Felicissimo tem tudo a ganhar com um ano muito estável na B.
Nel e Afonso estiveram entre os melhores da B e os que mais facilmente lidaram com a Liga 3…por isso para mim são os que estão mais próximos. O Afonso até jogou por dentro como avançado centro e na Ala, exatamente o que precisamos….
Também não os vejo com andamento para a A, mas acho que faria sentido dar-lhes a pré-época. Também dava ao Travassos. A pré-época precisa de jogadores…
Pessoalmente até prefiro o Gabi a ambos mas tal como Felicissimo, precisa de jogar e de se afirmar na B.
3 Junho, 2025 at 16:39
O Arreiol não acaba contrato?
3 Junho, 2025 at 16:53
Não faço ideia
3 Junho, 2025 at 16:42
Tiago, eu percebo a questão de preferires o 4x2x3x1, mas acho que temos vários jogadores que se enquadram muito mais em 3x4x3 do que em 4x2x3x1. As dinâmicas podem ser alteradas, e RB já várias vezes mesmo mantendo o sistema, alterou dinâmicas e isso pode ser importante.
Por exemplo, Quaresma dará melhor lateral direito do que central direito? Tenho mesmo muitas dúvidas.
Num 4x2x3x1 onde encaixa Geny Catamo?
Num 4x2x3x1, faz sentido Debast ser central?
E Nuno Santos?
3 Junho, 2025 at 16:53
Enganei-me nos médios. Precisamos de 2. Na minha cabeça contei com o Debast para central e médio. Erradamente.
Acho que o Quaresma dará um otimo lateral para jogar por dentro. Capaz de criar superioridade na primeira fase de construção, a meio campo e na ala (estou demasiado otimista com o RB e a ver o Guardiola, admito…hehhe). Daí achar que precisamos depois de outro que faça a ala em outros jogos.
O Geny encaixa como médio ala direito. O Nuno Santos como médio ala esquerdo (até porque ambos têm golo e boa capacidade para entrar na área ou de jogar abertos). Até acho que é o melhor lugar para ambos.
Debast é a minha única duvida neste sistema. Entre médio e central. Só testando. Mas ele jogou muito a 2 na defesa na Belgica, acho que é bem capaz. Depende do que tiver crescido na capacidade de choque. Se o Debast contar para médio, precisamos de 2 centrais e 1 médio, se contar para central, 1 central e 2 médios. E o Simões, de preferencia, passava para 5ª opção e a jogar preferencialmente na B na 2ª liga. Mas era daqueles que eu deixo em aberto porque depende muito da resposta que desse na pré-época.
3 Junho, 2025 at 19:00
Se não me engano o De Bast fez a formação toda ou quase toda a médio, passou para central nos séniores se não estou em erro…
3 Junho, 2025 at 18:43
hehehe já contratámos um médio mas nem entra nessas contas 🙂
Z
3 Junho, 2025 at 15:21
Ups
Pany Varela sem clube.
Alô Sporting
3 Junho, 2025 at 16:02
A pouco esqueci-me de incluir o Kochorashvili, passariam a ser em vez de 22, seriam 23.
Tá bom assim.
3 Junho, 2025 at 15:27
E o Nuno Santos não conta?
3 Junho, 2025 at 17:24
Não sei para quem era, eu considerei como ala…
3 Junho, 2025 at 17:08
Se fica a MAIOR parte do plantel, a minha opinião é que não faz sentido mudar o sistema táctico, mudar, considero que mexera com rotinas, e rotinas é um pormenor que possivelmente teremos vantagem em relação às equipas adversárias que ainda terão que as adquirir. Será digamos assim, um partir um pouco à frente dos outros.
Eu mantinha o 3x4x3, devido a essa razão, o plantel mantem-se quase todo.
Se houvesse saída de 6 ou 7 ou entrada de 6 ou 7 que pertencessem aquele lote de “mais” titulares, aí pensaria duas vezes.
Assim
Não estou de acordo em mudar o 3x4x3.
Poderá haver é uma maior flexibilidade.
3 Junho, 2025 at 17:23
Acho que um treinador de qualidade implementa a sua forma de jogar e o seu modelo.
Percebo o problema do RB com o decorrer da época e com todas as lesões mas com pré-época e com várias saídas que vão ter de acontecer (Gyokeres, Morita e St. Just), não vejo porquê insistir num modelo e sistema em que ele claramente não está confortável e que tem dificuldade em imprimir as dinâmicas que quer ver na equipa.
Se o RB continua apenas a tentar emular o sistema do Amorim…para mim tem os dias contados. Não passará de um Rui Vitória. Se quer crescer é a aprofundar o seu sistema e forma de jogar.
Eu atribuo as dificuldades do RB na gestão de jogos e no futebol da equipa à dificuldade de implementar as dinâmicas que ele gosta neste sistema. Se não era isso ou se se mantem nessa zona de desconforto…não vai durar…
Ele é campeão, é a altura da afirmação dele. É a altura de meter o pé na porta e seguir o caminho dele.
3 Junho, 2025 at 20:09
Se não venderem este pelo valor da cláusula, não vendem nenhum!
https://x.com/Sporting_CPAdep/status/1929942420164096239
3 Junho, 2025 at 20:25
O FF anda pelas ruas da amargura…
Nada que não venha a falar há uns 3 anos…
A nível geral, o FF está numa fase em que pouco evolui…
Para mim faltam melhores treinadores, mais exigentes! Só assim vão evoluir daqui para a frente…
Cá a coisa vai no mesmo caminho mas pior ainda, porque a evolução é zero.
Está tudo estagnado há uns 3 anos, com uma ou outra excepção – jogo mais bem conseguido!
Ou abrem a pestana, ou arriscam a que venha o desinteresse em vez de mais interesse!
Têm de começar por atrair bons treinadores…
Se isso, nada mais evolui!
3 Junho, 2025 at 20:50
ahahhahaha
Ironia suprema …
As “navegadoras” mandaram o barco ao fundo na Madeira … Enfardaram 0-3 da Bélgica e são despromovidas …
E, poortugal é isto … Muita promoção, muito show off, mas, quase nenhuma substância …
Pelos vistos este “seleccionador” de meia tigela, vai continuar … É assim o poortugal das vacas sagradas …
Miserável a prestação desta selecção de chouriças mal amanhadas, feitas à pressão e de ‘ego inchado’ … Depois vai-se e ver e … É só merdum …
3 Junho, 2025 at 21:00
Mas eu pergunto, não tínhamos já feito resultados bonzinhos ou menos maus, contra até, equipas de algum valor em tempos recentes ?
Não se pede conquistas de europas, mundiais, etc, só se pede evolução ou consolidação de prestações, mas nestes últimos 3 jogos regredimos, 0-7 , 0-6 e 0-3 .
Possivelmente será altura para alterar alguma coisa, ou não ?
3 Junho, 2025 at 21:09
Em teoria … É evidente que se deveria mudar muita coisa neste domínio do futebol feminino em poortugal …
Mas, á boa maneira portuga, dos esquemas, compadrios e demais situações obscuras … Agora faz-se silêncio e … Depois já ninguém se lembra …
E eu sou sincero, estou me a marimbar para o futebol feminino que, é apenas algo circunstancial … Algo que não só não tem sustentação como não lhe prevejo futuro nenhum … Só que, em no poortugal dos pequeninos quando interessa é um show off brutal … Quando corre mal, é o SILÊNCIO DOS INCOMPETENTES …
3 Junho, 2025 at 20:54
Façam um favor ao futebol, aos clubes e principalmente aos jogadores, acabem com este aborto de competição que é a liga das nações.
Acabem com isto sff, o futebol agradece.
3 Junho, 2025 at 21:08
Liga das nações em masculino e em feminino. Acabem sff.
É que não tem interesse nenhum.
E a selecção feminina está, como disse, a regredir. Autenticamente.
3 Junho, 2025 at 21:09
Parece o futsal do SCP … A regredir a olhos vistos …
3 Junho, 2025 at 21:21
Depois de uma época exigente para todos e para todas, agora espetam com umas meias finais e final de liga das nações e com um campeonato do mundo de clubes, que é pra rebentarem com os(as) pobres dos jogadores (as).
E depois, com isto, ainda complicarem mais os inícios de época das equipas, e por sua vez, começarem a complicar a época porque uns chegam mais tarde outros mais cedo, outros quase que ligam o fim com o princípio de outra.
E depois, catrefada de lesões, sobrecarga de fadiga, e os rendimentos nunca serão os mesmos. E depois, os adeptos admiram-se com quebra de rendimentos.
Eu sei.
Outros valores se levantam.
Infelizmente.
3 Junho, 2025 at 21:50
Money, money, money …
3 Junho, 2025 at 21:27
E compensará ir buscar por exemplo mais uns 30 milhões ao campeonato do mundo de clubes, se depois têm que ter um plantel com mais jogadores para fazerem frente ao desgaste e à rotação ?
Compensará ?
E depois, lá estarão os treinadores com problemas também para terem, um plantel vasto, satisfeito.
Tudo tem consequências.
É pensar bem no que andam a fazer ou a “matar” neste caso o futebol.
3 Junho, 2025 at 21:36
Antigamente e até à pouco tempo, a disputa da final da champions era o último jogo da época a nível internacional, simbolizava a disputa do jogo mais importante de uma época de futebol, agora, é uma misxelandia que ninguém percebe nada de nada, ou pior, percebemos.