Depois de ter começado a época aos soluços, com duas derrotas nas visitas a Rennes e a Lyon, ambas por 1-0, o Marselha é, actualmente, o líder do campeonato francês, com mais um ponto do que o PSG, muito por culpa da vitoria na recepção aos parisienses (1-0).
Na Champions, derrota em Madrid, frente ao Real (2-1), e vitória com goleada, frente ao Ajax (4-0), ou seja, os franceses chegam a Alvalade precisamente na mesma situação do Sporting.
Este é, também por isso, um jogo muito importante, mas eu iria mais longe: olhando para o nosso calendário na Champions, acredito, sinceramente, que esta é a partida que fará toda a diferença entre termos ou não termos hipótese de ficar nos oito primeiros e evitar o playoff.
Frente aquele que será o adversário mais forte que enfrentámos até ao momento, frente a um dos melhores treinadores do mundo, Roberto de Zerbi, frente a uma equipa exímia nas transições e no futebol vertical, que poderá facilmente partir-nos ao meio de não funcionarmos como equipa, esta é uma daquelas noites que precisamos para crescer e para cimentar uma posição na principal prova mundial de clubes.
Têm a palavra os nossos Leões!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
24 Outubro, 2025 at 10:00
Bom dia,
niguem falou nisso porque a bola entrou mas no remate do Alison o defesa parece-me cortar a bola com a mão (que sai de trás das costas) e seria sempre penalti não acham ?
Mas sem dúvida que foi melhor assim….seria uma pressão enorme para o Suarez
24 Outubro, 2025 at 10:04
Eu não vi o golo porque estava a olhar para o arbitro a gritar por penalti.
Acho que sim. Se não fosse golo, era penalti…
24 Outubro, 2025 at 10:11
Lindo! A explicação do Tiago já me fez rir!
24 Outubro, 2025 at 14:34
Estavas a fazer umas macacadas em vez de ver o golo 😀
24 Outubro, 2025 at 14:35
Foi mais ou menos isso.
Neste caso para o sitio certo.
24 Outubro, 2025 at 14:40
Concordo…
Dos poucos que merecem a canalização de macacadas….
24 Outubro, 2025 at 11:10
Bom dia Tasqueiros!
O futuro é risonho! Afinal jogámos bem contra o Marselha, e estamos tão bem como o fcp e bem melhor que o slb.
Agora sim compreendo que se pode de facto gastar mais de 200M€ no estádio, visto que os espectáculos de qualidade estão desde já garantidos!
🙂 🙂 🙂
Z
24 Outubro, 2025 at 11:35
🙂
Se um gajo não se rir, deprime.
24 Outubro, 2025 at 11:40
Investir 200 milhões até poderia ser um oportunidade de negócio.
Agora, fazer um negócio desta dimensão com a naturalidade de quem faz um negócio menor qualquer é que não é natural
Nota a evolução pensada aprior. Estádio 50 milhoes. Depois plantam notícia de intenção de negócio, para pouco depois darem o negócio como consumado.
Se isto não é no mínimo estranho ?
E como costumo dizer, onde não há transparência é porque há outras coisas menos claras.
O Varandas é concerteza um testa de ferro de outros mega interesses.
No entanto, o homem já se acha dono e senhor do clube. Nem se digna a dar uma explicação aos sócios. Muito menos uma assembleia.
24 Outubro, 2025 at 12:21
Cairá, como todos. O seu tempo chegará. Só é pena se arrastar o clube com ele.
25 Outubro, 2025 at 9:58
Claro que vai cair.
Como todos os líderes que se prestam a ser coniventes com outros interesses que não o servir opaís / instituição/ clube.
O problema é o clube servir como meio para outras subserviencias.
Vamos a curto / médio prazo entender a extensão deste projecto. E o impacto no clube do mesmo.
Por ora, ainda entendi muito pouco sobre o que está em causa….
25 Outubro, 2025 at 14:50
Se arrastar?!?
Mas há dúvidas??!
Eu não tenho dúvidas.
O clube vai falir e a sad.
e Será vendido a uns pétrodollars.
Nessa altura espero que a maioria dos sócios finamente acorde, cague no orgulho e recomece com o clube na terceira divisão em vez de vender definitivamente a alma.
O Sporting campo grande football clube já não é dos sócios oficiosamente.
quando for oficial deixa de existir para mim.
Não serei nunca fã dum clube empresa
24 Outubro, 2025 at 11:43
Um pouco mais de detalhe relativamente ao investimento.
de Sportinguista de 5 votos, Facbook
“A Sporting SAD emitiu ontem o comunicado que concretiza a colocação do empréstimo obrigacionista de 225M Eur. Falámos disso há dias. Na altura não tínhamos detalhes que este comunicado vem desvendar. Alguns são significativos e não meros “detalhes”.
Eu próprio incorri no erro de pensar, quando falámos nisto há dias, que os 225 eram para “investir no estádio”. Mas o comunicado elenca 4 objetivos:
1. Financiar o projeto de transformação do estádio → investimento futuro
2. Reembolsar a SAD pelos investimentos já realizados → investimento passado
3. Financiar a atividade corrente da Sporting Entertainment (que eu estimo como algo menor no meio disto tudo)
4. Reembolsar dívida à SAD, que será usada para liquidar a titularização da divida da NOS (os famosos “adiantamentos sobre receitas futuras”).
Ora isto muda um pouco o figurino. Não sei os valores exatos mas, assumindo, por aquilo que vamos sabendo, que as percentagens que isto representa são 30% (investimento passado), 30% (resgate da titularização da divida da NOS), e 10% (financiar a atividade corrente), restam 30% para investimentos futuros. Ou seja, sensivelmente 70M Eur o que é muito mais razoável que pensar em investir +225 M Eur em obras.
Os outros dois elementos significativos são o assumir como seus (por parte da Sporting Entertainment) os investimentos já realizados pela SAD. O que significa que no imediato todo o dinheiro gasto nas obras já feitas (+- 60M – 65M) volta a entrar na SAD e fica disponível, liquido, prontinho a ser estourado num bom mercado de inverno (estou a brincar, esqueçam esta parte do “estourar”). Mas fica disponível.
E acima de tudo clarifica os balanços das duas empresas, porque uma tinha passivos associados a um ativo que estava noutra. A SAD fica mais “limpinha” e é mais fácil entender doravante os balanços de ambas e o consolidado do Grupo Sporting.
Finalmente, a eliminação da operação “Lion Finance no. 2″, recuperando os fluxos futuros da NOS, tem impacto imediato na diminuição do custo do financiamento, e melhorar o perfil de divida da SAD (porque uma maturidade de 28 anos é o que nós chamamos na minha aldeia, “a la long”), e permite voltar a ter controlo e previsibilidade sobre fluxos financeiros estratégicos como são os direitos televisivos.
Uma nota para a procura. Nestas operações a “procura”, ou seja, a quantidade de malta (ou investidores institucionais, neste caso) que está disposta a entrar neste negócio, representa a confiança que a instituição suscita. Não confundamos com “O Sporting podia ter ido aos 2Bi”, porque se fosse esse o número pedido provavelmente muitos dos investidores que procuraram iriam retrair-se.
Mas é uma procura de 8,5x que reflete confiança na sociedade em mercados internacionais e investidores institucionais, que normalmente são mais precavidos e exigentes que o Zé Decilitro, lá na minha aldeia, que investiria no Sporting só porque sim, caso o dinheiro não lhe fizesse falta para a bagaceira.”
24 Outubro, 2025 at 12:23
Primeiro, obrigado.
Segundo: quando ouvir isso de fonte oficial e em sede própria, poderei avaliar e decidir se fico ou não mais descansado.
Terceiro: nunca gostei de ser tratado com um misto de desprezo e soberba. Raramente dou uma segunda oportunidade a quem me trata assim. Escolho as minhas companhias e as agremiações de que sou sócio, associado, membro.
24 Outubro, 2025 at 12:39
Ultra leigo nas questões técnicas. Mas nunca percebi como é que contrair divida para pagar divida é algo bom. Na minha mente, divida é para pagar, não para empurrar.
Pagamos uma divida de 40/60M em adiantamentos, contraímos uma com juros mais baixos, mas de 220M. É isso? Perdemos dividas a curto prazo, emitimos uma bem maior mas como é a longo prazo ficamos melhor? E criou-se uma empresa só para se fazer isto é isso?
Sou demasiado pessimista para entrar nestas merda. Contrair divida para pagar casa já é um pesadelo do crlho, porque o controlo que um gajo tem da vida nunca está nem perto dos 100%. Nem quero imaginar como seria pedir centenas de milhões, numa merda tão volátil como o futebol (que no fim é o que move o Clube) para pagar daqui a 30 anos.
Eu acho extremamente difícil olhar para isto com bons olhos. Já não o faço quando aumentamos os EOs só porque sim quanto mais estas merdas. Mas pronto, pelos vistos afinal é bom. É o que o Sporting precisa neste momento. Pessoalmente pensava que o importante era pagar o que havia a pagar, ser muito mais responsável com o dinheiro que se tem e faz, aproveitando o bom momento, mas afinal o bom é contrair mais divida porque há plena confiança que daqui a 10 anos o Sporting não tem hipóteses nenhumas de ficar como ficou há apenas 12 anos… OK.
24 Outubro, 2025 at 15:44
Não é bom.
Pode ter um ou outro detalhe bom – substituir X de divida com Y juro por X de divida com juro de Y-Z… A mesma divida, a um juro mais barato.
A parte de passar a divida da SAD para a nova empresa – supostamente a um juro mais baixo – não é mau e se o juro for mesmo mais baixo é positivo.
Tudo o que corresponde a nova divida, que acrescenta à que já existia, é mau!
Estar tudo muito mal explicado, é mau, só por si!
E pode trazer água no bico porque pode ser que o interesse seja mesmo não explicar nada…
Enfim, eu não confio nestes gajos. Ponto.
São opacos, para mim não são competentes, e juntando estas 2 coisas só pode ser uma má Direcção! Aliás, estou farto de dizer que, apesar do lado positivo que é um aumento de receita significativo, tudo isso se perde com um aumento de despesa que não se compreende, nem se justifica!
24 Outubro, 2025 at 15:47
Além disso, o Varandas disse “vamos investir 200M€ no estádio, dos quais já investimos 50M€ este verão”!
Se não é assim, mentiu!
24 Outubro, 2025 at 15:54
Por isso não se entende onde vai buscar os 30% para isto e 30% para aquilo….
24 Outubro, 2025 at 19:47
Não tendo o vosso conhecimento isto foi o que me pareceu. No fim a impressão que fica é que se criou uma nova empresa para se ter juros mais baixos, mas tirando isso a merda é a mesma porque no fim quem paga é o Sporting.
O Varandas mentir é aquela coisa que não é novidade para ninguém. Eu já estou no ponto em que mesmo quando ele diz a verdade eu tenho de verificar com os meus olhos porque acho que é mentira.
24 Outubro, 2025 at 12:46
Escrevi o meu comentário abaixo sem ler este que o Lion eats tonight (by F.) partilha.
Em primeiro lugar, não consigo ver nada “clarificado” em relação ao que é escrito.
Pelo contrário, é uma grande salada, um comentário confuso que carece realmente de um comunicado oficial da Direcção do Sporting.
E um comunicado muito minuncioso e transparente, com explicação aos sócios já que estes não foram tidos nem achados numa decisão que irá afetar a vida do Clube (sim, a SAD pertence ao Clube) nos próximos anos.
Pelo que é escrito fico com a ideia que no meio de uma substituição de dívida também aproveita para financiar-se pois as dívidas à fornecedores já começavam a estrangular.
Uma última nota para a “quantidade” dos investidores institucionais.
Não se trata de confiança e credibilidade que as instituições suscitam, mas das garantias que apresentam para o caso de falha dos compromissos.
O Porto está numa situação bem pior que a nossa e também conseguiu fechar uma operação que lhe garante folego pelos próximos anos sem a pressão da dívida que acumulou nos últimos anos. E muito provavelmente em melhores condições.
Mas vamos aguardar…
24 Outubro, 2025 at 14:45
Só esclarecer que foi um comentário que vi escrito e apenas quis partilhar por parecer estar um pouco mais detalhado. Não faço juízos nem posso aferir da sua fiabilidade, mas é um tipo que costuma estar dentro dos assuntos e que merece alguma credibilidade, acho.
24 Outubro, 2025 at 15:01
Já tinha lido mas não percebo o suficiente para ficar descansado….
parece-me que continua o efeito bola de neve…
contrair nova divida para pagar anteriores…mas o bolo final é sempre a piorar.
Aceito que os juros futuros possam ser melhores que os atuais mas tambem com o alargar do tempo e o valor a aumentar, no final o que sei é que temos de pagar 20M todos os anos ! e estamos a falr de 25 anos !!!! quase 500 milhoes para pagar algo que estamos agora a “investir”
Como é que isso se consegue ? Será da mesma forma que o Rui Costa diz que vai faturar 40M com a cidade lampiã ?
Se a bola deixar de entrar e perdermos a champions como é que se vai pagar isso ?
Depois de venderem a cidade lampião aos rabolhos com mundos e fundos , chegou a vez de enganar os otários dos Leões….
Quem está a vender estas ideias megalomanas aos clubes está de parabéns…..
Verdadeira banha da cobra !
Basta ver qts pessoas vão ao pavilhão joao rocha e aproveitam o Sporting fora do futebol….
24 Outubro, 2025 at 15:09
Não precisam de vender ideia nenhuma.
A malta nem tem voto na matéria….
Diria mais que estão a enfiar goela abaixo de quem acha que o voto que têm guardado no bolso serviria para mais do que um pin e descontos na loja verde e bilhetes.
24 Outubro, 2025 at 15:03
“Eu próprio incorri no erro de pensar, quando falámos nisto há dias, que os 225 eram para “investir no estádio”. Mas o comunicado elenca 4 objetivos:
1. Financiar o projeto de transformação do estádio → investimento futuro
2. Reembolsar a SAD pelos investimentos já realizados → investimento passado
3. Financiar a atividade corrente da Sporting Entertainment (que eu estimo como algo menor no meio disto tudo)
4. Reembolsar dívida à SAD, que será usada para liquidar a titularização da divida da NOS (os famosos “adiantamentos sobre receitas futuras”).
Ora isto muda um pouco o figurino. Não sei os valores exatos mas, assumindo, por aquilo que vamos sabendo, que as percentagens que isto representa são 30% (investimento passado), 30% (resgate da titularização da divida da NOS), e 10% (financiar a atividade corrente), restam 30% para investimentos futuros. Ou seja, sensivelmente 70M Eur o que é muito mais razoável que pensar em investir +225 M Eur em obras.”
Não sei como é que alguém pode ficar descansado com isto….
O que vejo aqui é que grande parte da divida futura de 225M vais servir para pagar merdas do passado. Pior….juros sobre receitas já gastas.
Partindo do pressuposto que esta informação está correcta quer dizer que:
1- Obras futuras e passadas
2- Pagamento de dividas passadas
3- Atividade da Sporting Entertainment que é a menor fatia
4- Factoring ao Contrato da NOS
Portanto dos 225M são para pagar dividas passadas, juros de factoring e um parte para obras.
Onde é que vemos aqui investimento para o futuro a não ser na atividade da gestão do estádio que é futuro?
“Os outros dois elementos significativos são o assumir como seus (por parte da Sporting Entertainment) os investimentos já realizados pela SAD. O que significa que no imediato todo o dinheiro gasto nas obras já feitas (+- 60M – 65M) volta a entrar na SAD e fica disponível, liquido, prontinho a ser estourado num bom mercado de inverno (estou a brincar, esqueçam esta parte do “estourar”). Mas fica disponível.”
Como é que é?
O dinheiro gasto em obras no limite aumenta o valor do ativo imobilizado da Sporting Entertainment. Como é que se traduz num valor liquido para investir em transferências? É um raciocínio que não entendo…
“Finalmente, a eliminação da operação “Lion Finance no. 2″, recuperando os fluxos futuros da NOS, tem impacto imediato na diminuição do custo do financiamento, e melhorar o perfil de divida da SAD (porque uma maturidade de 28 anos é o que nós chamamos na minha aldeia, “a la long”), e permite voltar a ter controlo e previsibilidade sobre fluxos financeiros estratégicos como são os direitos televisivos.”
Este parágrafo para mim resume tudo.
O que esta direção está a fazer é um “Rolamento da dívida” aumentando ainda mais a divida para fazer face a despesas atuais, como são as obras do estádio.
É como o zé dos anzois dever 10.000 euros ao banco e pedir 15.000 para pagar os 10.000 anteriores e estoirar 5.000 em merda.
A coisa é gira e pode ser repetida até o banco dizer que não. Aí é que a porca torce o rabo.
Viver com o dinheiro dos outros é bom até que nos fechem a torneira e nos peçam para pagar….
24 Outubro, 2025 at 15:13
exatamente…. é o efeito bola de neve que já era feito com as subscrições de divida publicas anteriores.
Agora pelos vistos os engravatados arranjaram outra forma de conseguir ainda mais dinheiro e sem chatices do povo aderir ou não
24 Outubro, 2025 at 15:24
Vou ser o mais pessimista possivel, ainda mais do que o normal, mas o que me cheira é que há cobranças a bater à porta, e como não há dinheiro para as pagar, pede-se um empréstimo que cobre praticamente tudo. O orçamento do Sporting no futebol deve andar por volta dos 80M (a ser generoso porque só o ordenado do Trincão são quase 10% disto), mais os juros que têm de ser pagos, mais gastos de mil e uma coisa, mais mercados, e o Sporting ainda se vai enfiar em mais encargos a 30 anos.
Em +-20 anos o Sporting foi campeão 2x, ia falindo, e voltou a ser campeão. A volatilidade disto é tão grande. Se voltarmos a uma situação financeira remotamente parecida com 2012, Deus queira que não, onde é que se vai buscar dinheiro para pagar estes juros anuais se mal para a despesa corrente dá? Independentemente de ser bom hoje, é um acto de gestão completamente irresponsável.
24 Outubro, 2025 at 15:34
Esta merda dos 225M já está feita.
Não conseguimos voltar atrás.
Onde eu ainda vejo solução é vender os anéis que são a % de capital social mantendo os 51% que adquirimos com as VMOCs.
Se deixarmos esta direção ter de vender essa parte de capital social, esqueçam para limpar as cagadas que têm vindo a fazer…..
O Clube vai ter um dono oficialmente…e nessa altura nem o estatuto de sócios terão nem que seja só de nome como acontece hoje em dia.
E ainda há quem ache que financeiramente estamos numa boa posição….
24 Outubro, 2025 at 19:48
Eu acho que há muito património para vender, e depois sim vem a Sad, mas lá está, estou a ser o mais pessimista possivel.
24 Outubro, 2025 at 15:36
Finalmente, algum esclarecimento…
24 Outubro, 2025 at 15:47
Ficaste esclarecido com um bitaite de alguém?
Pensava que só ficavas esclarecido com factos….
“Ora isto muda um pouco o figurino. Não sei os valores exatos mas, assumindo, por aquilo que vamos sabendo, que as percentagens que isto representa são…”
Esta passagem revela isso mesmo. É um conjunto de especulações. Atira umas percentagens para o ar…
Não é porque a procura é muita que mostra que a operação é muito bem feita.
Mostra que quem está a colocar divida tem garantias para executar e por isso reduz o risco do investimento.
Se o Sporting tem ativos que podem responder perante a divida está ótimo.
Agora para o sócio achar que isso basta para justificar o aumento brutal de divida….
24 Outubro, 2025 at 15:49
Fiquei esclarecido que os 225M€ não são para investir no estádio…
Só isso!
Porque uma das minhas preocupações era o que caralho iam fazer no estádio para custar 200M€?
24 Outubro, 2025 at 15:55
Mas isto foi um comentário.
A mim não me esclarece nada.
Se fosse alguém da direção….
O que ouvi e tu falaste nisso, foi o presidente dizer que seriam 200M para o estádio.
Mentiu?
24 Outubro, 2025 at 16:43
Isto são factos:
Comunicado à CMVM:
“SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD Sociedade emitente de ações admitidas à negociação em mercado regulamentado Capital Social: € 201 990 453 Capital Próprio aprovado em Assembleia Geral de 3 de Outubro de 2025 € 40 928 000 Sede Social: Estádio José de Alvalade – Rua Professor Fernando da Fonseca, Lisboa Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa com o número único de matrícula e de identificação fiscal 503.994.499
COMUNICADO
A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante Sporting SAD ou Sociedade) vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Abril, prestar a seguinte informação ao mercado:
Na presente data, a Sporting Entertainment, S.A. (adiante, “Sporting Entertainment”), sociedade cujo capital social é integralmente detido pela Sporting SAD, concretizou uma emissão de obrigações no montante de EUR 225.000.000 (duzentos e vinte e cinco milhões de euros), com um prazo de maturidade de 28 anos e uma taxa de juro fixa anual de 5,75%, que corresponde a um spread sobre Mid-Swaps de 2,85%, através de colocação privada junto de investidores institucionais internacionais, representando os custos totais de estruturação e assessoria financeira e jurídica desta operação 0,16% por ano do valor total da mesma.
Os fundos provenientes desta operação de financiamento destinam-se, nomeadamente a (i) financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade; (ii) reembolsar a Sporting SAD relativamente ao valor do investimento por esta já incorrido com o projeto de renovação do Estádio José Alvalade, (iii) financiar a actividade corrente da Sporting Entertainment e (iv) reembolsar a dívida existente à Sociedade, a qual, por sua vez, liquidará, proximamente e de forma antecipada, a operação de titularização de créditos denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos emergentes do Contrato de Cessão de Direitos Televisivos da NOS à Sagasta Finance STC, S.A..
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD Sociedade emitente de ações admitidas à negociação em mercado regulamentado Capital Social: € 201 990 453 Capital Próprio aprovado em Assembleia Geral de 3 de Outubro de 2025 € 40 928 000 Sede Social: Estádio José de Alvalade – Rua Professor Fernando da Fonseca, Lisboa Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa com o número único de matrícula e de identificação fiscal 503.994.499
Sublinha-se que a concretização desta operação se enquadra nos objectivos estratégicos de tornar o Sporting um entertainment e lifestyle hub de referência global, permitindo, adicionalmente, estender o prazo médio da dívida e reduzir o custo médio de financiamento.
A Sporting SAD congratula-se com a elevada procura registada nesta emissão de quase 2000 milhões de euros, ou seja, uma procura de 8,5x superior à oferta, bem como com a robustez e dimensão dos investidores institucionais que participaram na mesma, o que demonstra a confiança do mercado com a atribuição de uma notação de investment grade BBB e BBB- pelas agências DBRS e Fitch, respectivamente.
Lisboa, 22 de outubro de 2025”
_______________________________________________________________
Depois tens outro comunicado oficial:
A SAD do Sporting procedeu ao reembolso da operação de titularização denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos dos direitos televisivos da NOS à Sagasta Finance, por quase 69 milhões de euros. Em comunicado enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD “leonina” refere que a operação não teve “quaisquer encargos financeiros associados”.
“Na sequência da conclusão da operação de emissão de obrigações da Sporting Entertainment, S.A. (adiante Sporting Entertainment) realizada no dia 22 de outubro de 2025, informa-se que, na presente data, a operação de titularização de créditos denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos emergentes do Contrato de Cessão de Direitos Televisivos da NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A. (adiante Contrato NOS) à Sagasta Finance STC, S.A. (adiante Sagasta Finance) e na subsequente emissão de obrigações emitidas pela Sagasta Finance foi, por deliberação unânime dos obrigacionistas, reembolsada, integralmente, pelo montante de EUR 68.792.338,48”, lê-se comunicado.
Ou seja dos 225M que a Sporting Entertainment, S.A. se financiou, 68.792.338,48€ foram para pagar à Sagasta Finance STC, S.A. de receitas do Contrato de Cessão de Direitos Televisivos da NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A..
O resto dos 30% aqui e ali é tudo suposições.
Vou esperar para ver mais comunicados que não sejam palpites.
Coisa que devia ter sido esclarecida previamente em AG e votada pelos sócios.
Um coisa eu sei. Quem faz as coisas assim, não terá as melhores intenções.
24 Outubro, 2025 at 16:51
Para resumir porque há malta que não gosta de testamentos.
Comunicado CMVM:
“Os fundos provenientes desta operação de financiamento destinam-se, nomeadamente a
(i) financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade;
(ii) reembolsar a Sporting SAD relativamente ao valor do investimento por esta já incorrido com o projeto de renovação do Estádio José Alvalade,
(iii) financiar a actividade corrente da Sporting Entertainment e
(iv) reembolsar a dívida existente à Sociedade, a qual, por sua vez, liquidará, proximamente e de forma antecipada, a operação de titularização de créditos denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos emergentes do Contrato de Cessão de Direitos Televisivos da NOS à Sagasta Finance STC, S.A..”.
Este último ponto após comunicado do Clube resultou já no pagamento de 68.792.338,48€.
24 Outubro, 2025 at 17:35
Miguel, a outra “preocupação”/interrogação que tinhas e que destacastes várias vezes fica também respondida.
Anteciparam toda a almofada da NOS antes do final do contrato e agora recorrem à novo instrumento para garantir o dinheiro que tapava os buracos e para as dívidas imediatas que o FIX refere mais acima…
25 Outubro, 2025 at 12:08
Também fiquei com essa sensação, de que uma grande parte do dinheiro era para abater na dívida entre o clube e a SAD, e que esse dinheiro ficava “dentro” de casa.
O que não concordo é a forma com o varandas comunica com os sócios e adeptos, num claro desprezo por eles. Depois claro dá espaço a urubus que só querem falar mal do Sporting, e não se calam.
Obrigado pelo esclarecimento.
24 Outubro, 2025 at 11:46
Não gosto de comentar treinadores e por isso raramente escrevo sobre Rui Borges. Falei no início da sua forma de estar no banco, e da pasmaceira repleta de lugares comuns que são as suas CI.
Um gajo ouve, concorda, e passados 2 minutos já não lembra o que disse. Fora isso não teci grandes considerações sobre o seu papel enquanto treinador.
Mantivemos praticamente o mesmo plantel campeão.
Substituímos Gyokeres por 2 avançados que aparentemente encaixam na ideia de jogo de RB.
Temos um plantel de 450 milhões, com jogadores bicampeões, que na época passada jogavam de olhos fechados um futebol como raramente vimos em Alvalade, e que ainda recebeu reforços de acordo com as ideias de Rui Borges.
Se fossem satisfazer todos os nossos pedidos, tínhamos um plantel com 40 jogadores, e dos campeões só restaríam 3 ou 4. É por isso também que não entro na discussão de composições de plantel, apesar de não concordar com o modelo hoje seguido, com quase nenhuma aposta na Academia.
Ainda estamos no início da época e os resultados (mais que as exibições) são positivos e permitem estarmos na corrida por todos os títulos em jogo.
Somos muitíssimo superiores à 95% das equipas do nosso campeonato e mesmo os rivais não nos são superiores, na minha opinião.
Como é perceptível pelas minhas palavras acima, não são os resultados a fazer-me criticar Rui Borges e o departamento de futebol, nem as escolhas do 11, nem as substituições, nem as apostas para as provas internas e externas.
Aquilo que realmente a mim preocupa neste momento é a gestão feita no Sporting (todo o universo Sporting) à volta do futebol, ou mais concretamente suportado no sucesso do futebol.
O fecho do fosso, a compra do Alvaláxia, o Sporting 2.0 em toda a sua dimensão, nunca seríam possíveis sem o sucesso desportivo obtido por todo o trabalho desenvolvido por Ruben Amorim e a sua equipa na construção da estrutura de futebol do Sporting e que possibilitou a conquista de 3 campeonados e outros tantos trofeus.
E digo apenas desportivo porque não considero sucesso financeiro uma dívida à fornecedores próxima dos 200 milhões de euros, em que os resultados das contas estão totalmente depentes de receitas extraordinárias.
E é neste ponto que centro as minhas dúvidas e receios, mais que no modelo e jogadores para executá-lo, apesar de estar tudo ligado.
Gostemos ou não, com Amorim víamos organização, víamos um rumo, víamos valorização de jogadores e da Marca, alicerçados num futebol atrativo e competente, e muitas vezes entusiasmante.
No período Amorim conquistamos campeonatos, pusemos a Europa a olhar para nós, valorizamos e “vendemos” jogadores por valores nunca antes vistos no Sporting (apesar de muitos pessimamente negociados).
O Sporting seria um paraíso eterno se a estrutura não fosse Amorim e seus parceiros, se como acontece em outros clubes o sucesso e crescimento não estivessem tão dependentes de alguém que deveria ser uma peça do todo, mesmo que uma das mais importantes.
Entretanto temos notícias de um empréstimo de 225 milhões de euros para obras de requalificação que condicionarão as contas da SAD por muitos anos, bem como as próximas Direcções colocando nas suas costas compromissos anuais brutais com juros, à somar a outros juros bancários de empréstimos e antecipações, a somar aos compromissos das dívidas à fornecedores, sem falar da massa salarial de uma estrutura gigantescamente gorda.
E como iremos cumprir essas obrigações?
Com receitas das competições europeias, venda de camisolas coloridas e………..venda de jogadores valorizados por Rui Borges e pelo futebol praticado.
Podemos andar todos aqui às cabeçadas, a reclamar das exibições do Quenda (cujo dinheiro da venda já teremos derretido nos avançados), das voltinhas do Trincão, dos apagões do Pote e das casas do Inácio, mas quando olho para o todo, aquilo que vejo é a desvalorização de todo um plantel campeão graças a um futebol pouco atrativo, confuso e que apenas resulta em vitórias devido a maior qualidade dos nossos quando comparados (internamente) aos dos nossos adversários em que raramente encontramos um jogador com lugar no nosso banco de suplentes.
Para conseguirmos receitas na ordem das que conseguimos num passado recente, teremos de apresentar vídeos dos nossos jogadores na época passada.
Morten e Diomandé terão mercado, mas dificilmente conseguiremos algo próximo das cláusulas de rescisão.
João Simões é a única amostra da nossa formação com alguma valorização por estar a conseguir agarrar a oportunidade, mas é muito pouco para um clube que se diz formador por excelência.
O único “externo” que aparentemente valorizará é Alysson que partiu do -1.
Pergunto, olhando para aquilo quem hoje vemos e sabemos, conseguem ver algo parecido com aquilo que Varandas está a tentar vender, um Clube pujante para dominar o futebol português nos próximos anos?
Se pusermos os óculos verdes e olharmos apenas para o presente, com o Bicampeonato “no bucho”, até somos capazes de acreditar em Varandas.
Eu cá vejo uma queda vertical e a bancarrota a bater à porta daqui a poucos anos, quando Varandas já estiver noutras paragens, a gozar o dinheiro que entretanto ganhou.
Não me tenho como um pessimista, mas não vejo como teremos sucesso no cenário em que nos encontramos hoje…
24 Outubro, 2025 at 12:20
Excelente retrato do SCP com a assinatura de varandas.
Enquanto a maioria dos Sócios não se refletir nele e as Assembleias Gerais forem o que são, de nada vale.
Protagonistas que queiram ser trucidados e apelidados de novos DJ’s drogados, cheguem-se à frente e desmascarem esta vergonha!!!
L SL
24 Outubro, 2025 at 15:06
Obrigado
SL
24 Outubro, 2025 at 12:24
Bom comentário, JHC.
24 Outubro, 2025 at 15:07
Obrigado
SL
24 Outubro, 2025 at 12:28
Isto!
24 Outubro, 2025 at 15:07
Obrigado
SL
24 Outubro, 2025 at 13:15
Muito bem JHC…pouco ou nada tenho a acrescentar
24 Outubro, 2025 at 15:07
Obrigado
SL
24 Outubro, 2025 at 14:36
Esse futebol ‘que raramente vimos em Alvalade’ durou ate Novembro… calma.
24 Outubro, 2025 at 15:58
Não foi raramente, para mim!
Para mim foi “nunca visto”!
Levo mais de meio século a ver bola e nunca vi uma equipa do Sporting a entrar em campo em Portugal e pensar, jogo após jogo, “e hoje damos quantos” com um futebol de encher o olho?
24 Outubro, 2025 at 14:39
“E digo apenas desportivo porque não considero sucesso financeiro uma dívida à fornecedores próxima dos 200 milhões de euros, em que os resultados das contas estão totalmente dependentes de receitas extraordinárias.”
Como assim?
Como justificas os aumentos dos salários se não houve sucesso financeiro? Só com os desportivos?
Credo ainda me lembro de um desses notáveis dizer que a direção não devia receber prémios desportivos.
Realmente as coisas mudam com uma rapidez…
24 Outubro, 2025 at 15:02
E segundo ouço também o Benfica prepara-se para fazer o mesmo, empréstimo e ordenado para o futuro presidente. Excepto se votarem no Vieira, que esse trabalha por amor ao clube…
24 Outubro, 2025 at 15:06
Sim.
Até o estudo do mercado que o varandas fez para chegar ao salário que merecia foi todo ele justo.
Comparou alhos com bugalhos para tirar mais uns cobres ao clube. E já vai em 2 aumentos….
Tudo a comer e a calar. Que a malta é gente de bem e não faz banzé. Só quando está lá um gajo que veste cabedal e não tem estilo nenhum.
24 Outubro, 2025 at 15:11
Pois foi.
Se não me engano comparou com salários de administradores de empresas que nada tinham a ver com o futebol.
Há que reconhecer que da casa das máquinas da vilanagem o gajo é especialista…
24 Outubro, 2025 at 15:12
Foi isso mesmo.
24 Outubro, 2025 at 15:11
Nos lampiões….não me faz tanta confusão.
Podem continuar o espetáculo dos últimos anos que está top.
24 Outubro, 2025 at 15:06
Sempre disse que quando não há dinheiro não há palhaços !
Mas infelizmente o que não falta são palhaços nesta direção…..
Acho estranho é que não haja uma voz que se levante contra isto ?!
Ou que pelo menos peça clarificações a esta corda que colocam no pescoço do clube
Estarão já todos empaturrados de croquetes neste Sporting 2.0 ?
24 Outubro, 2025 at 15:59
Muito bom, JHC!
Parabéns.
És dos poucos com cérebro e visão…
24 Outubro, 2025 at 17:20
Também não exageres! 🙂
Mas obrigado 🙂
24 Outubro, 2025 at 17:29
“Pergunto, olhando para aquilo quem hoje vemos e sabemos, conseguem ver algo parecido com aquilo que Varandas está a tentar vender, um Clube pujante para dominar o futebol português nos próximos anos?”
É o meu ponto. Nao vejo aquilo que gozamos hoje, feito na base do trabalho de RA, ser refeito ou mantido com RB. Por tudo o que tem mostrado há 10 meses. Bicampeao? Certo… tem 5% desse mérito qur face ao contexto JP é decisivo naquele momento. Mas face à contexto Sporting, geral, historico, desportivo, estrategico etc RB é minusculo ao lado de RA.
Com todos os seus defeitos e erros em 4 anos RA rompeu o paradigma da tragedia e mentalidade de perdedores mostrando o caminho para a vitoria no campeonato 20 anod depois, montando um plantel estruturalmente com pés e cabeça para o sistema. Nao vejo o RB com essa visao e capacidade.
Muitos aqui acham que esta tudo bem com o 442… para mim basta olhar para o recrutamento, as soluções de meio campo, o equiibrio entre as alas, admitir que um Alisson, Mangas ou Jota Silva possam jogar no Sporting, joga com 2 centrais e dos 4 existentes no plantel tem um que é uma nulidade nesse sistema (Quaresma), dizer que que podemos perder todos os jogos com os grandes que ganhando os outros todos é campeao, levar golos de qualquer equipa etc etc… fraquinho. Mas é o espelho da direccao que acertou no totobola com RA e sabendo disso foi fazendo os contratos que ele queria… alias eles nem no RA acertaram. Ele foi indicado.
Agora, como estou farto de dizer… sao 7 treinadores em 7 anos. E durante essas 7 épocas houve estabilidade durante 4… As 3 restantes teem 6… isto é um bom indicador da viabilidade do futebol do Sporting e consequentemente financeira com esta direcçao? Nao creio.
24 Outubro, 2025 at 15:16
Do comentário que transcrevi acima, a única coisa que vejo nas 4 opções é:
– Reestruturação de divida, que no fundo é trocar uma taxa pior por outra que já tínhamos ou uma taxa parecida por mais anos para pagar a divida (quem vier atrás que feche a porta);
– investimento em infraestrutura sem se perceber como se recupera o investimento, se é que se recupera ou sendo algo para e com o futuro, que tipo de receita após recuperação de investimento se espera.
E é isto.
24 Outubro, 2025 at 15:41
Restruturação de divida é quando ganhas algo com isso.
A restruturação da divida que o gordo DJ fez e que esta direção colheu os louros passámos de uma divida das VMOCs de 100% para 30%.
Para além disso passamos a deter muito mais capital da SAD.
Isto foi a melhor coisa que já vi um presidente de um clube fazer. Tão boa que até aos dias de hoje está marcado nos nossos rivais como ferro em bois.
Restruturar divida à moda do Zenha é pedir 225.000.000 para pagar 150.000.000 em dividas que estão a bater à porta, (muita dela criada para antecipar receitas) e estoirar 75.000.000 em merda de obras que ninguém pediu nem trazem rentabilidade suficiente que justifiquem a dívida nova, mas que servem para lhes encher os bolsos em derrapagens que ninguém irá fiscalizar.
Qualquer parolo faz isto. É viver com o dinheiro dos papás e fazer-se de rico junto dos amiguinhos.
24 Outubro, 2025 at 15:48
Reestruturar é alterar algo mantendo uma base semelhante, para o bem ou para o mal. Não vou entrar agora em semânticas, mas pareceu-me evidente a minha opinião quando disse “trocar uma taxa pior por outra que já tínhamos ou uma taxa parecida por mais anos para pagar a divida”. A minha opinião, é de resto, igual à tua, portanto estamos de acordo.
24 Outubro, 2025 at 15:53
Isso sim, aceitava.
Pegar numa divida de X Milhões a uma taxa de 6% e pedir os mesmo X Milhões a uma taxa de 5.5% é sim uma restruturação, bem feita. Bem, melhor que esta, digamos assim.
Mas não é isso que está em causa.
Depois não sei onde vai buscar as percentagens para cativar os 225M, de 30% para isto e mais 30% para aquilo, quando o próprio varandas disse que eram 200M para o estádio?
Não o ouvi falar em pagar juros de factoring do contrato NOS.
Não o ouvi falar em pagar a fornecedores.
O que ouvi é que serão 200M de divida nova.
24 Outubro, 2025 at 16:01
Muito bem dito!
24 Outubro, 2025 at 17:17
“até aos dias de hoje está marcado nos nossos rivais como ferro em bois”
🙂 nem mais!
24 Outubro, 2025 at 17:18
E é tudo isso que dizes!
24 Outubro, 2025 at 19:22
Subscrevo Rampante se me permites
24 Outubro, 2025 at 15:57
Muito dura o Sporting… !!
Com a bandidagem que já teve à frente, economicamente sempre em sangria, a esparramar na rua para estragar ou alguém lho beber, e ainda vai conseguindo mais sangue e pele para uns manhosos se irem vestindo.
E o que ainda vai dando alguma alma a isto são alguns carolas, que vão sempre existindo aqui pelo meio, a aguentar modalidades e dando algum alento à malta.
O que este clube podia ser …
24 Outubro, 2025 at 16:05
Essa é que é essa.
O que me tem admirado é a longevidade do clube.
Mas penso que o canto do cisne foi aquele período do BdC em que milagrosamente conseguiu um super desconto para toda a divida e merda acumulada.
Hoje isso já não será possível.
Vamos ao fundo e não haverá escapatória.
Os sócios estão mais dormentes e estupidificados como nunca e o tratamento dado ao último burro que se meteu nisto por amor ao clube serviu de exemplo para não repetirem a brincadeira.
24 Outubro, 2025 at 16:35
” Eu cá vejo uma queda vertical e a bancarrota ”
Um anormal qualquer escreve isto , e depois aparecem 1/6 dúzia de calhaus a apoiar e a bater palmas.
Fodasse…ao que a Tasca chegou.
24 Outubro, 2025 at 16:47
Que prefiras viver na ignorância é contigo.
As pessoas aplaudem porque cada vez é mais raro haver alguém com capacidade de dizer que o rei vai nú.
Hoje em dia a maioria ou está dormente, ou estupidificada ou cala-se bem caladinha porque anda a mamar.
A minoria merece palmas, sim.
Mesmo que sejam “1/6 dúzia”, isto é, apenas 2….que te fazem uma confusão tremenda.
Continua a chamar calhaus aos outros….
24 Outubro, 2025 at 17:01
Já tu Pacheco não vês é nada, nem no estádio, nem no Sporting, nem no país Todo o teu cérebro está concentrado no esforço de colocar um pé diante do outro sem cair
24 Outubro, 2025 at 17:16
Não é do teu tempo, mas já aconteceu.
Com a idade vais perceber melhor do que muitos de nós estamos a falar…
24 Outubro, 2025 at 17:24
Ele é de um tempo em que 2013 não existiu e até 2018, não se lembra muito bem.
Depois o clube foi salvo pelo Varandas e renasceu das cinzas apesar de uma herança pesada de 400M em contratos e um plantel de 200M no bolso para desbaratar.
Não está sozinho
24 Outubro, 2025 at 19:52
Pacheco não era do Sporting há 10 anos, por isso é normal que não consiga sequer equacionar essa opção. Não sei se sabe mas o Sporting já ganhou 2 campeonatos em 3 e passados 10 anos ia fechando as portas.
24 Outubro, 2025 at 16:50
Off Topic
Como gosto de politica, ao dia de hoje em quem votavam para as presidenciais?
– GOUVEIA E MELO
– ANTÓNIO JOSÉ SEGURO
– MARQUES MENDES
– COTRIM FIGUEIREDO
– ANDRÉ VENTURA
– CATARINA MARTINS
– ANTÓNIO FILIPE
– JORGE PINTO
– JOANA AMARAL DIAS
– TINO DE RANS
24 Outubro, 2025 at 16:53
Em nenhum.
24 Outubro, 2025 at 16:54
Explicando.
Uns não têm o mínimo de competência, outros não tem liberdade partidária suficiente.
24 Outubro, 2025 at 16:53
Eu confesso, que normalmente voto à direita, mas ao dia de hoje, estou muito dividido.
Gouveia e Melo tem se revelado desilusão.
Marques Mendes nunca terá o meu voto
Catarina, António Filipe e Jorge Pinto seria mau demais.
O resto, o meu preferido é Cotrim, mas receio que o meu voto seja desperdiçado já que quase não tem hipótese de ir a uma 2ª volta.
Sobra Seguro, do qual nutro bastante simpatia, e é dos poucos socialistas em que vejo sentido de estado.
Ventura seria o voto apenas de protesto, que nao excluo.
24 Outubro, 2025 at 16:58
És mau de mais, tu.
24 Outubro, 2025 at 17:03
Cotrim obviamente. Pode ser um voto inútil, mas ao menos durmo de consciência tranquila de não ter apoiado mais um paspalho
24 Outubro, 2025 at 17:38
Justificação top! 🙂
24 Outubro, 2025 at 18:14
LEL!
24 Outubro, 2025 at 19:55
O Seguro é um merdas. Foi fodido pelo próprio partido e apresenta-se com o apoio desse partido. Se fosse independente ainda vá, mas como também adora o Mário Soares pode ir para o crlho.
O único dessa lista que acredito que o faça pelo minimo de patriotismo possivel é o Gouveia e Melo e o Tino de rãs, o que me vai fazer com que esse domingo seja igual a tantos outros. Essa lista é o espelho da pobreza politica que vai em Portugal.
24 Outubro, 2025 at 19:02
Manuel João Vieira , o “eterno candidato Vieira”…
25 Outubro, 2025 at 3:43
se é para ser troll que seja à séria :)) este é o candidato vieira que se tolera melhor.
25 Outubro, 2025 at 12:38
Só faltam 3500 assinaturas! Já faltou mais
25 Outubro, 2025 at 10:44
Na Joana. Já aqui na Tasca é um mito… Há nomes que não falham.
26 Outubro, 2025 at 1:24
Punha lhe a minha tinta da caneta, na boa
25 Outubro, 2025 at 21:40
Candidato Vieira. Hoje e sempre.
24 Outubro, 2025 at 16:59
E também outro Off Topic
Vi uma parte do debate dos candidatos às eleições do Benfica.
Por ter vários amigos que discutimos bastante, e que muito se dividem, quis ver alguma coisa e perceber como pensam lidar com o clube
E se fosse benfiquista garanto-vos que não estaria descansado.
Não tem ninguem que se mostre minimamente preparado para ser alternativa a Rui Costa.
Parece-me que Rui Costa, é o melhor preparado e com algo mais palpável e isso é uma preocupação para eles.
LFV é neste momento apenas o museu. Passado, conquistas passadas e mais nada. Que cancro para todos seria voltar.
Mayer é um gajo com capacidade, mas transmite muito pouco.
Manteigas terá uma boa votação, e voltará a ser candidato. Reunindo mais apoios e mais pessoas com capacidade, acho que poderá vir a ser um serio candidato, mas não ainda.
Cristovão, é um gajo apenas que é candidato.
Noronha transmite total desconfiança. Tem muitos apoios, é certo. Mas não parece ter projeto e capacidade. Parece uma figura a mando de alguém.
24 Outubro, 2025 at 18:20
Eu estou com o Miguel, vou votar no Andrézito. Dizem que é amigo do Brunão , o que é sempre de realçar.
25 Outubro, 2025 at 15:15
É
são amigos desde que o DJ era presidente do SCP e o ventura era o único comentador isento.
Claramente, como escrevem acima o clone Pacheco tem 10 anos
24 Outubro, 2025 at 18:21
Entretenham-se. Nunca se esqueçam da velha máxima de estratégia militar: “conhece o inimigo melhor do que te conheces a ti”.
https://www.abola.pt/liveblog/debate-entre-candidatos-a-presidencia-do-benfica-siga-aqui?srsltid=AfmBOopaywwRL6X_ms80FOaGciW2mES33m32_QBgjLPj0W2fImELEQgu
25 Outubro, 2025 at 10:42
O que é que esses militares ganharam? Isso é mais ou menos ao contrário do Sun Tsu ou lá como se chama o manual de filosofia marcial dos chineses.
25 Outubro, 2025 at 11:05
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”
24 Outubro, 2025 at 18:21
No benfica voto no Vieira , porque dizem que é amigo do camarada Jerónimo. Será?
24 Outubro, 2025 at 18:38
Finalmente recebi o novo cartão de sócio.
Em relação ao futebol, continua uma merda, com alguns bons resultados, como o do contra o Marselha.
O futebol jogado pelas nossas vedetas é muito fraquinho, os índices físicos ainda são piores, o que no início da época é incompreensível, as lesões são outro caso de estudo, vide casos de Nuno Santos e Bragança, e a época muito mal planeada por uma estrutura que ninguém sabe se o fez por incompetência ou simplesmente por achar que estão a jogar o FM.
Em relação a esta questão dos 225 milhões de euros, e em jeito de brincadeira ou talvez não, na última assembleia geral para aprovação das contas, em que estas foram aprovadas por esmagadora maioria, ninguém deve ter reparado na alínea em tinta invisível acerca deste assunto?
Pois é, agora já está.
O Sporting parece um filme do 007, ” batido, não mexido”.
24 Outubro, 2025 at 18:59
O meu clube em Inglaterra já foi de vela.
Sheffield Wednesday declarado insolvente.
https://www.abola.pt/noticias/um-dos-mais-antigos-clubes-do-mundo-declara-insolvencia-e-fica-com-pontos-negativos-2025102415212744845
24 Outubro, 2025 at 19:06
Uma desgraça… Tudo devido a um presidente miserável…
24 Outubro, 2025 at 19:42
É o que dá estes clubes com donos. Pobres adeptos.
25 Outubro, 2025 at 15:17
O SCP tb tem donos
24 Outubro, 2025 at 22:52
Estava a ver a tabela classificativa da 2ª divisão e reparei que o Leicester está a meio da tabela com aquele jogador fabulático que ainda hoje indigana muita gente de como foi mandado embora para ter cá o Quenda e Trincão – Fatawu que com o Plata aquecem bem o banco de suplentes.
25 Outubro, 2025 at 9:30
Por isso é que estão a meio da tabela. Não põem os melhores a jogar…
25 Outubro, 2025 at 15:17
🙂
24 Outubro, 2025 at 22:45
Já tenho as mãos na beta do novo Football Manager 26.
Cheio de bugs, como é natural.
Mesmo assim o Benfica já levou 4 na Supertaça.
24 Outubro, 2025 at 22:48
Eheheh
25 Outubro, 2025 at 10:54
🙂
25 Outubro, 2025 at 10:56
Treinas o Sporting? Manda aí o teu onze dos 4 a zero.
25 Outubro, 2025 at 13:38
Rui Silva
Fresneda Diomande Inácio Maxi
Hjulmand Morita
Trincão Pote Geny
Suarez
Fresneda e Maxi Alas bem ofensivos
Centrais a trocarem a bola
Medios defensivos a mastigarem jogo
Trincão organizador de jogo a partir da ala, partiu a louça toda, hattrick, o outro golo do Morita numa ressaca de canto
Pote segundo avançado
Preferi o Geny caça-rabolho em vez do Quenda
Suarez avançado entre linhas, apagadito
Equipa com mentalidade equilibrada em vez do habitualmente Ofensiva
Marcações cerradas imediatamente na defesa adversária, até ao pescoço é canela
Contratei o Renan Lodi que estava sem contrato mas não sei bem o que lhe fazer, já vale 50M mas não tira o lugar ao Maxi que parte a louça toda
Entraram já na segunda parte aos 65 mins Kosho, Quenda e Alisson pelo Morita, Geny e Trincão, aos 80 Debast e Ioannidis por Diomande e Suarez
25 Outubro, 2025 at 13:59
Também contratei o Rafinha ex-PSG e Barcelona que estava sem contrato vindo das arábias, mas não foi a jogo na supertaça
Tinham oferecido 60M pelo Trincão lá nas arábias e aceitei logo e procurei alternativa, mas o gajo recusou ir e afinal não foi preciso
Vi o Yeremay mas querem 30M no mínimo pelo gajo e tenho mais que fazer à minha vida
25 Outubro, 2025 at 14:03
Força nisso…
25 Outubro, 2025 at 14:07
O meu projecto é o ‘finance troubled’ Sheffield Wednesday…
Sem dinheiro… Considerado candidato á descida no Championship… Com umas aquisições de ‘free agents’ e uns empréstimos… Estou a 4 jogos do fim da 1@ época… Quase a subir para a Premier League… Com um ‘board take over’ que nunca mais acontece…
Enfim, cenas…
25 Outubro, 2025 at 15:32
Excelente. Também gosto de treinar clubes pequenos, a seguir a treinar o Sporting. Nós anteriores era despedir o treinador da B e assumir eu aquilo.
Mas ainda melhor que esse, será o journeyman save que vou fazer a começar desempregado e sem curso de treinador.
25 Outubro, 2025 at 9:37
Bloco com poucas notas mas com comentários a dar com um pau. Parece o Sporting. A direção/dono do tasco ignora os sócios/adeptos, mas eles continuam a aparecer. Aproveita e pede um empréstimo de uns milharzitos para obras de melhoramento, ó Cherba. Depois ficas com 4.750,00 para ti e dás 250,00 a alguém que abra a porta todos os dias com um novo cantinho do off-topic, pelo menos. Já é uma melhoria…
25 Outubro, 2025 at 10:13
O Cherba está a preparar a campanha para as presidenciais.
25 Outubro, 2025 at 10:46
Hehehe bem metida
25 Outubro, 2025 at 12:57
🙂
25 Outubro, 2025 at 10:51
Pessoas quem podem perguntar qual a ideia dos 225M na segurança de que sabem mais do que a imprensa nos diz.
https://www.apollo.com/aboutus/leadership-and-people
25 Outubro, 2025 at 11:13
Vou escrever-lhes! 🙂
26 Outubro, 2025 at 1:25
Depois mete aqui a resposta deles
25 Outubro, 2025 at 10:55
De acordo com o ZZ somos a equipa das maiores 7 ligas da Europa que mais desperdiça oportunidades de golo e a segunda a cria las.
https://www.zerozero.pt/noticias/-i-a-grande-e-a-portuguesa-i-sporting-e-quem-mais-grandes-oportunidades-desperdica-nas-i-big-7-i-/957560
Se o Mundo tivesse de conhecer o Sporting através da Tasca como eu, nunca acreditaria em tal coisa.
Como explicam? … Viva o Borges e o Híbrido!
25 Outubro, 2025 at 11:03
Obrigado Agostinho.
Mas continuo sem dormir descansado.
Temos bons jogadores na finta curta. Bons tecnicistas. Sem dúvida. Talvez seja mesmo o nosso ponto mais forte.
25 Outubro, 2025 at 11:08
Dado termos o Trincao e ele só saber jogar numa zona, gostava que o Borges começasse a preparar o nosso plantel para jogarmos em 4222 com Morten e Simões, Trincao e Pote, Ioanidis e Suarez. Mais o Maxi a 3 e o Quaresma a equilibrar do outro lado… Não temos banco para sustentar isto mas acho que era o onze mais impossível de defender para os nossos adversários.
25 Outubro, 2025 at 11:09
As estatísticas ganham jogos, campeonatos, taças? Pergunta retórica. Talvez indiciem que podemos, se engatarmos, melhorar o desempenho – e isso é bom. Mas não chegam, só por si. Precisamos de mais, precisamos de melhor, desde logo muito mais eficácia. Dito isto, nada faz do plantel um bom plantel, nem do treinador um excelente treinador, nem da época em curso uma boa época. Esperemos que o futuro próximo nos traga boas notícias.
25 Outubro, 2025 at 13:00
As outras “big” tem 90% de mijas na escada como o nosso campeonato?
Ou rematam entre 0 ou 2 vezes em direcção ä nossa baliza em 100 minutos de jogo?
Estatísticas que valem o que valem…
25 Outubro, 2025 at 11:00
Obrigado Agostinho.
Mas continuo sem dormir descansado. 🙂
Temos bons jogadores na finta curta. Bons tecnicistas. Sem dúvida. Talvez seja mesmo o nosso ponto mais forte.
25 Outubro, 2025 at 11:02
Se houvessem eleições no Sporting e os candidatos fossem 4 :
Rui Costa.
Filipe Vieira.
Noronha.
Varandas
Em quem votavam ?
🙂
25 Outubro, 2025 at 11:05
O Varandas votava Luís Filipe Vieira. Por causa da Máquina Benfiquista que ele tanto admirou.
Eu também votava Luís Filipe Vieira mas como homenagem á capacidade da medicina moderna que o recuperou completamente do Alzheimer. Acho que nunca vi ninguém recuperar tão bem da doença. Teria o meu voto por isso, por saber ir á demência e voltar sem deixar rastos.
25 Outubro, 2025 at 11:09
Não se faz, Paulo. 🙂
26 Outubro, 2025 at 1:29
Noronha
O Rui Costa é doente tipo Eusébio que falhava penaltis de propósito contra o carnide
O Vieira não duvido, se fosse do interesse dele, até punha o Sporting competitivo mas tenho um problema com o mafiosos.
Varandas…
Noronha é o único que não conheço. Como dizia o Tiririca, pior não fica
25 Outubro, 2025 at 11:12
Noronha 35%
Rui Costa 30%
Luis Filipe Vieira 15%
Manteigas 10%
Mayer 5%
Cristóvão 5%
25 Outubro, 2025 at 11:25
Se for assim a segunda volta promete…
25 Outubro, 2025 at 11:48
Bom dia
Falar de eleições de clubes rivais…tb é uma coisa que não percebo. Quero é que se fodam e nem 5 segundos da minha vida perco com isso
25 Outubro, 2025 at 12:14
+1906
25 Outubro, 2025 at 14:48
Quem? Eles, as eleições ou nós que pensamos diferente? É para um amigo.
25 Outubro, 2025 at 12:37
Bom dia Tasca
Eu desisto do Sporting CP enquanto clube !
Na quarta feira estavam no estádio José de Alvalade 41 280 espectadores para ver o Sporting CP jogar contra o Marselha para a Liga dos campeões .
Ou seja, nem na liga dos campeões conseguem chegar sequer aos 50 000 espectadores num estádio de 52 000 espectadores de lotação máxima .
Do empréstimo obrigacionista de 225 M€ a 28 anos para liquidação, uma parte significativa 68,8 M€ já desapareceram, para recomprar e readquirir os direitos televisivos, que tinham sido vendidos por esse valor em 2020 ?…(2021) para ter nesse ano liquidez financeira que não existia nessa altura, o que é uma gestão financeira desastrosa .
Dos 163 M€ restantes ver-se-á aonde vão parar, sendo que, as obras super-contratualizadas servirão sempre como desculpa para o desaparecimento do dinheiro .
Um operador no mercado publicitário, especialista em direitos televisivos, vai pagar ao SCP menos de 40 M€ a dois anos ( 20 M€/ano), pela transmissão dos jogos do SCP, pelo simples facto de o SCP estar a perder representatividade popular, com perda absolutamente absurda, de Sócios e consequentemente de adeptos, pelo que o valor comercial da marca Sporting CP, estará a níveis absolutamente baixos e sem interesse televisivo .
Veja-se que o Sporting CP é BICAMPEÃO NACIONAL e nas televisões não se fala nem do Clube, e menos ainda do facto de ser BICAMPEÃO NACIONAL .
O desaparecimento do SCP na comunicação social, ou as notícias extremamente negativas para a marca Sporting CP, provoca uma deserção de adeptos e sócios afectos ao SCP, a qual significa um enorme desastre comercial e financeiro no futuro do clube . Será praticamente impossível o SCP recuperar deste afastamento em muitos casos definitivo, de adeptos e sócios, que tem sido promovido pela direcção e Órgãos Sociais do SCP .
O desastre e o desaparecimento a prazo do Clube, será de facto um desastre Bíblico .
Para memória futura aqui na tasca .
AGORA PENSEM SE QUISEREM …
Em Março do próximo ano 2026, haverá um simulacro de eleições no SCP, com vencedor pré-definido pelo grupo Stromp, para um mandato de 4 anos .
Absolutamente definido está já, a CANGA DA DIVIDA no EO de 225 M€, com encargos anuais absurdos, sendo estes astronômicos e incomportáveis, para os próximos 28 ANOS da vida do Sporting CP acrescentando o Passivo anteriormente existente ao EO, ( na ordem dos 200 M€).
Bastará a falha da presença do SCP, num ano, numa época, na Liga dos Campeões, para o desastre acontecer !!!
Quem é que; seja ele gordo ou magro, no seu perfeito juízo e sem ser LOUCO, vai assumir a direcção dos destinos de um clube falido, como o Sporting CP será num futuro muito próximo .
Isto são factos, mesmo sendo pesadelos !
Meus senhores
O Presidente do conselho diretivo do Sporting CP Frederico Varandas, que é Capitão do Exército Português e que esteve destacado (segundo rezam as crônicas ) em Kandahar no Afeganistão afirmou a semana passada :
” – Estou muito feliz por ter conseguido reerguer o clube ! … ”
Eu pergunto … Qual clube terá ele conseguido reerguer ?
O Sporting CP NÃO FOI ! … de certeza absoluta !
Este senhor Varandas é um alucinado, que toma alucinogênios de certeza absoluta !
Este gajo sofre de um trauma psicológico !
Tem um TSPT de guerra – Transtorno de Stress Pós – Traumático, provocado pelo ” ditos combates ? …” em Kandahar no Afeganistão !
Este gajo é um “incapacitado de guerra” do Exército Português .
Mas conseguiu fazer uma imensa fortuna à custa do Sporting CP !
Já lá dizia o Presidente Gordo em 2018 : ” – É tão fácil roubar um clube de futebol ! ”
Ninguém o quis ouvir ! … Agora não se lamentem da vossa sorte enquanto clube !
Os senhores 100 … ou 200 Sócios, com 50 votos por pessoa do GRUPO STROMP, deveriam ver um filme que tem com título ” A VÃ GLÓRIA DE MANDAR “, pois eles mandam, mas terão sempre uma vã glória !… São o cancro do Sporting CP !
Nem sei, para que é que eu perco o meu tempo nisto ?
Eu disse aqui na Tasca e repeti várias vezes desde há uns anos, que em final de 2019 os valores do contrato da “NOS” já teriam desaparecido ! … Lembram-se ?
Pois bem, esta recompra dos direitos televisivos do clube, agora … hoje em dia, pelo valor de 68,8 M€, para readquirir os direitos televisivos do SCP, que tinham sido vendidos por estes gatunos em 2020, para terem liquidez nessa altura, é a prova que faltava, de que eu falava verdade .
Se aos 500 M€ do contrato da ” NOS ” desaparecidos dos cofres de Alvalade, juntarmos o passivo de cerca de 200 M€ já existente anteriormente, a este EO de 225 M€, de divida internacional a pagar, se a isto juntarmos o valor enorme dos direitos de Superfície do terreno do antigo Estádio José de Alvalade, readquiridos CML e vendidos a preço de ouro, para a urbanização em construção, então … terão desaparecido nestes últimos 8 anos mais de 1000 Milhões de Euros dos cofres Sporting CP, com beneficiários vários, entre eles o sócio expulso Godinho Lopes .
Depois disto tudo; a Gestão danosa do Eng° Godinho Lopes, parece uma brincadeira de crianças !
Realmente estes gajos roubaram em grande, e conseguirão falir o Sporting CP, num abrir e fechar olhos, avisando toda a gente do que estavam a fazer !
INACREDITÁVEL !
Enquanto tudo isto se passa no Sporting CP
Ali ao lado no bairro de Benfica, aproveitam umas eleições minimamente decentes, para dar dimensão nacional e internacional ao clube deles, e assim de seguida negociarem os valores direitos televisivos, que serão os mais valorizados no país futebolístico muito superiores a FC Porto e a milhas de distancia mais valiosos do que os valores negociados pelos dirigentes vaidosos e incompetentes do Sporting CP .
Infelizmente para mim, nos rabolhos do SLB até os dirigentes são melhores e mais competentes, não existindo dentro do clube deles “clubes chiques STROMP” de arrivistas e fachistas vaidosos e incompetentes .
No clube deles o clube é mesma o MAIS IMPORTANTE, é de facto para eles uma religião !
25 Outubro, 2025 at 21:21
Larga a droga palhacito. lol
25 Outubro, 2025 at 12:58
Hoje é dia do Carnide.
Só se vê Carnide.
Só se fala Carnide.
Só se sente Carnide.
A CS tuga rejubila e encanta se com o Carnide.
No final, ganha o Arouca.
25 Outubro, 2025 at 13:02
Vitória do Rui Costa e do Arouca era o melhor que podia acontecer ao futebol português
25 Outubro, 2025 at 14:49
Assino já por baixo! Sou apoiante do Rui Costa, desde pequenino! E do Arouca, pelo menos até ao final do jogo!
25 Outubro, 2025 at 17:56
Eu também sou apoiante do banana mor dos rabolhos ! Só não gosto do Jerónimo nem do Andrésito como foi dito aqui na tasca outro dia pelo meu palhaço bot! Isso que fique bem claro….lol
Enterra o Carnide ò Banana!!!
25 Outubro, 2025 at 13:11
Arouca ganhar. Essa é que era! 🙂
25 Outubro, 2025 at 13:31
Meu caro
A Comunicação Social em Portugal está ao serviço do Carnide !
Eu gostava que um míssil Tomahauk com ogiva nuclear destruí-se aquele clube !
É tudo !
Nas eleições de Março do próximo ano no teu clube o SCP, quem for votar a Lisboa, vota !…
Os sócios de Bragança ou de Portimão não tem mesas de voto próxima, para votar e por não contam entre os vivos.
De qualquer maneira os votos não favoráveis à causa Stromp, serão sempre queimados e desaparecerão num Churrasquinho logo após as eleições, não figurando em nenhum documento oficial ou ata do clube !
É o clube que tens e é com ele que te contentarás !
Quem não for a Lisboa não vota !
Quero ver a dimensão do clube, quando os já poucos sócios pagantes lisboetas existentes, deixarem de pagar as quotas, e deixarem de pagar os lugares no estádio com os novos aumentos de preços, por preferirem passar umas férias melhores no país, ou no estrangeiro !
Aí o Sócio -Cliente consumidor de merchandise, desaparecerá e o clube diminuirá enormemente de tamanha, até desaparecer !
Ninguém hoje em dia poderá dizer que não sabia, para que serviu a INVASÃO de Alcochete e consequente GOLPADA preparada pelos atuais dirigentes, Grupo Stromp na Marisqueira de cascais, com a ajuda preciosa d “ventoinhas ” Luis Filipe Vieira e NO NAME BOYS, cujos criminosos assassinos do Marco Ficcine apanharam 4 meses de prisão, por um crime de assassino qualificado, apoiados pelos advogados do Benfica !
É o país que temos !
25 Outubro, 2025 at 21:20
Larga a droga palhacito. lol
25 Outubro, 2025 at 13:28
Ver a RTP, a TV pública e financiada por todos os contribuintes, a dar desde o início do telejornal e durante 15 minutos a reportagem da eleição rabolha, denota bem o nível de subserviência que muitos lhe dão.
É por este e muitos exemplos, que muito filho da puta enriqueceu nos últimos 50 anos. O lambe botismo, o xupa pilas, o beija mão, o ajoelhar perante o Messias do clubismo tuga, o baixar da calcinha e o pôr areia no rabinho, perante mais uma enrabadela dada por aqueles que se sentem os senhores e donos desta bela merda de país.
Todos queremos um Carnide forte.
Sempre a perder
25 Outubro, 2025 at 13:40
Segunda Liga, Sporting deu chapa 4
O meu Leiria levou 3-1 do Leixões com o Naldo ex-Sporting a central, toda a equipa do Leixões com camisola a homenagear o falecido filho do Naldo que fez um grande jogo.
26 Outubro, 2025 at 1:33
O Naldo!!!
Triste para caralho .. Nenhum pai deveria ver um filho morrer
Leiria cabroes safodam
(um dia falaremos desta! É meio a brincar)
26 Outubro, 2025 at 6:45
Ahahah. Sim, tens que contar essa.
25 Outubro, 2025 at 14:01
Eu na minha juventude joguei futebol na AD Ovarense, vi o Basquetebol Vareiro ser Campeão Nacional por três vezes e joguei Hóquei em Patins na AD Sanjoanense .
Gosto muito de ver Hóquei em Patins !
Hoje a equipa de Hóquei do Sporting vai jogar mas só a perspectiva de os ver equipados de Rosa já tirou a vontade de ver o jogo !… por isso não verei o jogo !
Como aliás não vi o jogo de futebol para a taça de Portugal com o Paços de Ferreira nem o jogo das Liga dos Campeões com o Marseille, soube a lotação deste jogo por um jornal generalista que leio na internet, da imprensa do falecido Dr. Francisco Pinto de Balsemão :
O meu Sporting CP do Fraguito e com a listada Verde e branco já desapareceu há muito tempo desde 2018 !
Lamento muito, mas sou sócio da AD Ovarense !
25 Outubro, 2025 at 21:19
Larga a droga palhacito. lol
25 Outubro, 2025 at 18:10
Podes sempre comentar na Tasca do Lee Stringfellow.