O Suarez tira-me do sério, é um excelente jogador não duvido, mas a mania dele de adornar os lances* ainda nos vai custar caro, nós precisamos de um gajo que a meta lá para dentro da forma mais simples possivél, não é de um avançado que de vez em quando marca um grande golo, para isso estão lá o pote e o trincão e todos nóas sabemos o que aqui se diz deles dia sim, dia sim…
* primeiro a “cabeçada” só tinha de lhe dar uma marrada em frente que era golo, mas não, decidiu meter a bola ao segundo poste e nem na baliza acertou…na “bergkampada” faz o impossivél com um toque habilidoso passa a bola por cima do central e depois com o redes no chão em vez de “passar” a bola para dentro da baliza decidiu que o toque maravilha não era suficiente e quis driblar o redes…Eu queria saber o que é que tinha acontecido se num canto ou num livre o Tondela tivesse empatado…
O Suárez é isto mesmo, capaz de marcar golos de levantar o estádio e de falhar golos escandalosos, depois tem uma eficácia muito baixa. Eu não desgosto do jogador mas não é PL… vai falhar mais golos feitos do que marcar golos à PL.
Grande jogo ontem e espero que continuem assim, até para eu engolir as palavras que dedico ao RB, embora as sensações da vitória frente ao penúltimo classificado não tenham sido as mesmas quando jogamos com uma equipa de topo, esperemos que mude.
Fresneda a melhorar a cada jogo e já muito à frente de Vagiannidis, embora aquele pé esquerdo seja mesmo cego.
Gostava de ver RB a apostar mais na formação, em especial em jogadores como Flavio Goncalves, Salvador Blopa, Eduardo Felicíssimo, José Silva, Diego Callai e não falo de Diogo Travassos porque está emprestado.
O vice-presidente do Sporting Francisco Salgado Zenha considerou esta segunda-feira que o financiamento de 225 milhões de euros (ME) atesta a solidez e ambição da sociedade desportiva leonina.
“Há apenas alguns anos, o Sporting Clube de Portugal vivia um momento de fragilidade financeira. Hoje, dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição”, começa por dizer o também administrador da SAD do clube, responsável pela área financeira.
Na quarta-feira, o Sporting concretizou uma emissão de 225 ME de obrigações, através da sociedade Sporting Entertainment, detida pela SAD dos bicampeões nacionais de futebol, para financiar a renovação do Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os leões informam que a operação tem um prazo de maturidade de 28 anos e uma taxa de juro fixa anual de 5,75%, sendo feita através de colocação privada junto de investidores institucionais internacionais, com custos de 0,16% por ano do valor total da mesma.
O Sporting pretende financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade, bem como reembolsar a SAD ‘leonina’ em relação ao valor do investimento por esta já incorrido na renovação daquele recinto, inaugurado em 2003.
Financiar a atividade corrente da Sporting Entertainment é outra das metas da direção presidida por Frederico Varandas, que visa igualmente reembolsar a dívida à SAD, responsável pela administração do futebol profissional do segundo colocado da I Liga.
Na sua publicação na rede social LinkedIn, Salgado Zenha explica que a operação foi liderada pelo mercado norte-americano, teve uma procura 8,5 vezes superior à oferta, concluindo que “demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de ‘sports entertainment'”.
“Para o Sporting Clube de Portugal, significa mais do que um selo financeiro – é o reconhecimento internacional de um projeto reconstruído sobre rigor, visão e credibilidade. É a confirmação de que o clube voltou a inspirar confiança e respeito no panorama global”, acrescenta o dirigente.
Salgado Zenha assegura que esta operação “marca uma nova era” para a estrutura ‘leonina’: “A de uma instituição financeiramente sólida, globalmente respeitada e pronta para transformar a forma como vivemos o desporto e o entretenimento”.
A transformação do Estádio José Alvalade surge no plano estratégico apresentado pelo Sporting para o período 2024-2034, decorrendo de forma faseada desde há cinco anos.
O fecho do fosso no final da época passada e a remoção dos dois ecrãs gigantes originais nos topos possibilitaram a criação de 2.000 cadeiras nas bancadas, com as novidades na experiência dos adeptos a incluírem ainda ‘lounges’ de acesso exclusivo, um ‘hall vip’ com vista para a entrada dos jogadores, lugares junto aos bancos de suplentes e novos ecrãs.
As mudanças no perímetro exterior passaram pela remoção de fachadas em azulejo, por novas pinturas e pelo aumento do número de portas, além da substituição de torniquetes, da troca integral de cadeiras multicolor por outras verdes e da instalação de um sistema de iluminação LED, entre obras em espaços complementares e nos acessos ao recinto.
O Sporting concluiu ainda a aquisição do espaço comercial Alvaláxia, contíguo ao estádio e alienado em 2007, numa operação avaliada em 17 ME, que foi aprovada pelos sócios do clube em outubro de 2024, numa Assembleia Geral realizada no Pavilhão João Rocha.
O novo museu dos ‘leões’ deve ser construído nesse espaço, que complementa as obras de remodelação em curso no lado poente do recinto e passará a integrar o projeto da ‘Cidade Sporting’, estando previstas intervenções no setor nascente para 2026/2027.
Com capacidade para 52.000 espetadores, o Estádio José Alvalade recebeu cinco jogos do Euro2004, mais as finais da então designada Taça UEFA de 2004/05 – perdida pelo Sporting frente aos russos do CSKA Moscovo – e da Liga dos Campeões feminina de 2024/25, sendo um dos três recintos nacionais propostos pela candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial2030, a par dos Estádios da Luz e do Dragão.
Filtrar por modalidades
16:45 Sporting
Cação do Manchester City: ex-Sporting vai dirigir os sub-15 do clube iomo a “depressão” afetou Piccini no Sporting: «Antes de chegar a Lisboa já era um jogador de m…»
16:33 Sporting
Sporting coloca à venda bilhetes para a visita à Juventus na Cham promete “bastantes alterações” contra o Alverca e faz apelo aos adeptos do Sporting
15:15 Internacional
Pedro Coelho reforça formnglês
12:11 Sporting
Salgado Zenha diz que financiamento de 225 milhões atesta solidez do Sporting
09:41 Sporting
Barcelona entre os cinco ‘espiões’ no Tondela-Sporting
Notícias
O Record Recomenda para si
A crónica do FC Porto-Sp. Braga, 2-1: dragão mais líder
A crónica do FC Porto-Sp. Braga, 2-1: dragão mais líder
Antídoto com os grandes está por encontrar
Antídoto com os grandes está por encontrar
Luis Suárez senta-se à mesa dos artilheiros
Luis Suárez senta-se à mesa dos artilheiros
Josué Sá pede desculpa pela expulsão: «Assumo a responsabilidade, mas vou estar atento…»
Josué Sá pede desculpa pela expulsão: «Assumo a responsabilidade, mas vou estar atento…»
Já são conhecidos os árbitros para os jogos de Benfica, Sporting e Sp. Braga nos ‘quartos’ da Allianz Cup
Já são conhecidos os árbitros para os jogos de Benfica, Sporting e Sp. Braga nos ‘quartos’ da Allianz Cup
Custódio quer um Alverca competitivo em Alvalade: «Temos de ser cuidadosos em relação à gestão»
Custódio quer um Alverca competitivo em Alvalade: «Temos de ser cuidadosos em relação à gestão»
Noronha Lopes promete luta a Rui Costa: «Quase 60% dos benfiquistas não se reveem no rumo que o clube está a tomar»
Noronha Lopes promete luta a Rui Costa: «Quase 60% dos benfiquistas não se reveem no rumo que o clube está a tomar»
O grande dilema: entre a paixão dos sócios e a lógica dos investidores
Outras Notícias
Isaltino Morais reforça o NOWIsaltino Morais reforça o NOW
Isaltino Morais reforça o NOW
Dragões, animais e muita ciência! Lisboa vai receber o Dragões, animais e muita ciência! Lisboa vai receber o ‘Halloween no Zoo 2025’
Dragões, animais e muita ciência! Lisboa vai receber o “Halloween no Zoo 2025”
João Diogo Manteigas: o homem que assumiu o papel de pai do filho de Simão Sabrosa depois do ex-jogador ter deixado de se dar com os filhos mais velhosJoão Diogo Manteigas: o homem que assumiu o papel de pai do filho de Simão Sabrosa depois do ex-jogador ter deixado de se dar com os filhos mais velhos
João Diogo Manteigas: o homem que assumiu o papel de pai do filho de Simão Sabrosa depois do ex-jogador ter deixado de se dar com os filhos mais velhos
Guerra por dinheiro. Negócios destroem amizade de Catarina Miranda e Sérgio Duarte: as acusações de aproveitamento da ribatejana e as declarações do GNRGuerra por dinheiro. Negócios destroem amizade de Catarina Miranda e Sérgio Duarte: as acusações de aproveitamento da ribatejana e as declarações do GNR
Guerra por dinheiro. Negócios destroem amizade de Catarina Miranda e Sérgio Duarte: as acusações de aproveitamento da ribatejana e as declarações do GNR
Signos. Quem fará uma entrada gloriosa em novembro? E quem estará em maus lençóis? Signos. Quem fará uma entrada gloriosa em novembro? E quem estará em maus lençóis?
Signos. Quem fará uma entrada gloriosa em novembro? E quem estará em maus lençóis?
Atenção! Estas tendências são tudo o que precisa para renovar o seu guarda-roupa (e o deles!)Atenção! Estas tendências são tudo o que precisa para renovar o seu guarda-roupa (e o deles!)
Atenção! Estas tendências são tudo o que precisa para renovar o seu guarda-roupa (e o deles!)
Pode gostar de ler
Minor Hotels
Minor Hotels: Retiros à Beira-mar
CUPRA
CUPRA Born 27.950€ + IVA (EMPRESAS E ENI)
Peugeot
Peugeot Gama 2008
record.pt
Como a “depressão” afetou Piccini no Sporting: «Antes de chegar a Lisboa j…
Jogos Santa Casa
Placard. Há 10 anos tudo ganhou outra emoção
record.pt
Atenção, Benfica: Bayer Leverkusen sem um habitual titular para a visita à…
record.pt
Escândalo na Turquia: federação revela que mais de 300 árbitros têm contas…
Pub
Comentários
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentário mais votado
Carlos SaHá 3 horas e 4 minutos
LEAO 1904, OS 225 M€ já se foram. 69 para recuperar os direitos televisivos. 50 para pagar as obras feitas no fecho do fosso e 65 para pagar a dívida da SAGASTA. RESTAM 40 MILHÕES DE EUROS. POR ISSO NÃO DIGAS ASNEIRAS, porque bem para pagar os EO já tens dinheiro. Se tens dúvidas do que estou a dizer lê o comunicado no Jornal A Bola.
Mais recentes
Carlos SaHá 1 horas e 33 minutos
225 000 000×0.0575=12 937 500×28=362 250 000 Milhões de euros. Ou seja, no mínimo o SCP ao fim dos 28 anos terá de pagar 225 000 000+362 250 000 = 587 250 000. A juntar a esta dívida estão os EO e a dívida atual de 300 M€ e capitais próprios de 50 M€. E os Sportinguistas estão todos contentes
0
0
Denunciar
Zetocaetano61Há 1 horas e 37 minutos
À Coincidência Carlos Sá é etçeital! Escusam de vir nas notícias do Sporting, fazer contas de mercieiro/bodegueiro, isso é para os vossos assuntos internos/ externos, tal qual os vocês candidatos lavaram na Praça Pública! Daqui é até uns 10 anos vocês vão ver a diferença. Mas isso é problema vosso! SL
0
0
Denunciar
Carlos SaHá 1 horas e 43 minutos
MANUEL RIJO ” Os fundos provenientes desta operação de financiamento destinam-se, nomeadamente a financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade; reembolsar a Sporting SAD relativamente ao valor do investimento por esta já incorrido com o projeto de renovação do Estádio José Alvalade” continua…..
0
0
Denunciar
Mane9Há 1 horas e 44 minutos
Ou seja, apesar de não ter pago o real valor das VMOC’s a banca nacional não o coloca na lista negra, como faria a qualquer um dos mortais e depois usa amigos para se financiar no estrangeiro sendo certo que nem se sabe quem são os financiadores e a pagar em 28 anos a 5% ao ano façam as contas. Zenha é o verdadeiro presidente do SCP.
0
0
Denunciar
sapus corruptusHá 2 horas e 4 minutos
Pessoal aqui a confundir EO com empréstimos bancários, é por isso que este país está como está…
3
0
Denunciar
MANUEL RIJOHá 1 horas e 28 minutos
E dívida financeira é o quê, grande as no? Engloba débitos a investidores e a empresas de financiamento. O problema dos periquitos é a capacidade limitada de só perceber de sumo de uva fermentada.
0
0
Denunciar
sapus corruptusHá 29 minutos e 50 segundos
Rijo: desafio-te aqui a dizer a diferença entre um EO e um empréstimo regular á banca, os 2 são instrumentos de dívida, aí estás certo…
0
0
Denunciar
sapus corruptusHá 26 minutos e 31 segundos
E continua….segundo este as no um EO é a MESMA coisa de um E bancário..
0
0
Denunciar
Comentários
Newsletters Record
Receba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting
ver exemplo
Insira o seu email
Subscrever
Autorizo expressamente o tratamento do meu endereço de correio eletrónico para efeito de envio de newsletters da Medialivre, S.A. Li e compreendi o direito de informação disponibilizado.
Pub
Ultimas de Sporting
À ‘Gazzetta dello Sport’, Piccini aborda o impacto que a saúde mental teve na sua carreira, incluindo em Alvalade, em 2017/18
Como a “depressão” afetou Piccini no Sporting: «Antes de chegar a Lisboa já era um jogador de m…»
Ex-lateral direito confessa ter sofrido problemas de saúde mental ao longo da carreira, com início no Betis, por culpa das críticas
Piccini diz adeus em carta emotiva: «O teu joelho far-te-á conhecer o inferno. Verás contratos desaparecer…»
Piccini faz um retiro do futebol: «Já não gosto do desporto há alguns meses e não quero ser um fardo»
Adeptos do Sporting prometem forte apoio em Turim
Sporting coloca à venda bilhetes para a visita à Juventus na Champions: o preço, as condições e os prazos
Os ingressos estarão disponíveis a partir desta terça-feira
Rui Borges quer marcar lugar na final four
Rui Borges promete “bastantes alterações” contra o Alverca e faz apelo aos adeptos do Sporting
Verdes e brancos defrontam amanhã (20h15) os ribatejanos em Alvalade, em jogo dos quartos-de-final da Allianz Cup
«Sporting ficou a dever quatro ou cinco golos»: a análise à vitória dos leões em Tondela
10 Minutos Record: o rescaldo das eleições na Luz, o passeio do Sporting e o teste do FC Porto
Pedro Coelho orientou vários escalões de formação dos verdes e brancos
Pedro Coelho reforça formação do Manchester City: ex-Sporting vai dirigir os sub-15 do clube inglês
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
Pedro Coelho na calha para suceder a João Pereira no comando da equipa B do Sporting
hO vice-presidente do Sporting Francisco Salgado Zenha considerou esta segunda-feira que o financiamento de 225 milhões de euros (ME) atesta a solidez e ambição da sociedade desportiva leonina.
“Há apenas alguns anos, o Sporting Clube de Portugal vivia um momento de fragilidade financeira. Hoje, dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição”, começa por dizer o também administrador da SAD do clube, responsável pela área financeira.
Pub
Na quarta-feira, o Sporting concretizou uma emissão de 225 ME de obrigações, através da sociedade Sporting Entertainment, detida pela SAD dos bicampeões nacionais de futebol, para financiar a renovação do Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os leões informam que a operação tem um prazo de maturidade de 28 anos e uma taxa de juro fixa anual de 5,75%, sendo feita através de colocação privada junto de investidores institucionais internacionais, com custos de 0,16% por ano do valor total da mesma.
O Sporting pretende financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade, bem como reembolsar a SAD ‘leonina’ em relação ao valor do investimento por esta já incorrido na renovação daquele recinto, inaugurado em 2003.
Financiar a atividade corrente da Sporting Entertainment é outra das metas da direção presidida por Frederico Varandas, que visa igualmente reembolsar a dívida à SAD, responsável pela administração do futebol profissional do segundo colocado da I Liga.
Na sua publicação na rede social LinkedIn, Salgado Zenha explica que a operação foi liderada pelo mercado norte-americano, teve uma procura 8,5 vezes superior à oferta, concluindo que “demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de ‘sports entertainment'”.
“Para o Sporting Clube de Portugal, significa mais do que um selo financeiro – é o reconhecimento internacional de um projeto reconstruído sobre rigor, visão e credibilidade. É a confirmação de que o clube voltou a inspirar confiança e respeito no panorama global”, acrescenta o dirigente.
Salgado Zenha assegura que esta operação “marca uma nova era” para a estrutura ‘leonina’: “A de uma instituição financeiramente sólida, globalmente respeitada e pronta para transformar a forma como vivemos o desporto e o entretenimento”.
A transformação do Estádio José Alvalade surge no plano estratégico apresentado pelo Sporting para o período 2024-2034, decorrendo de forma faseada desde há cinco anos.
Pub
O fecho do fosso no final da época passada e a remoção dos dois ecrãs gigantes originais nos topos possibilitaram a criação de 2.000 cadeiras nas bancadas, com as novidades na experiência dos adeptos a incluírem ainda ‘lounges’ de acesso exclusivo, um ‘hall vip’ com vista para a entrada dos jogadores, lugares junto aos bancos de suplentes e novos ecrãs.
As mudanças no perímetro exterior passaram pela remoção de fachadas em azulejo, por novas pinturas e pelo aumento do número de portas, além da substituição de torniquetes, da troca integral de cadeiras multicolor por outras verdes e da instalação de um sistema de iluminação LED, entre obras em espaços complementares e nos acessos ao recinto.
O Sporting concluiu ainda a aquisição do espaço comercial Alvaláxia, contíguo ao estádio e alienado em 2007, numa operação avaliada em 17 ME, que foi aprovada pelos sócios do clube em outubro de 2024, numa Assembleia Geral realizada no Pavilhão João Rocha.
O novo museu dos ‘leões’ deve ser construído nesse espaço, que complementa as obras de remodelação em curso no lado poente do recinto e passará a integrar o projeto da ‘Cidade Sporting’, estando previstas intervenções no setor nascente para 2026/2027.
Com capacidade para 52.000 espetadores, o Estádio José Alvalade recebeu cinco jogos do Euro2004, mais as finais da então designada Taça UEFA de 2004/05 – perdida pelo Sporting frente aos russos do CSKA Moscovo – e da Liga dos Campeões feminina de 2024/25, sendo um dos três recintos nacionais propostos pela candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial2030, a par dos Estádios da Luz e do Dragão.
Verdade, e eu sou sincero depois da época passada com exibições penosas e do que vi na pré não me parecia que o RB ia conseguir meter a equipa a jogar tanto.
Falta de motivação. Adversário fraco, por isso cagaram, e toca de ir para o recreio que a bola há-de entrar. Importa é mostrar as fintas que sabemos fazer para a malta do 12º e as miúdas verem como somos muita bons.
“98% dos municípios nas autárquicas tiveram um número de votantes abaixo das eleições do Benfica. Mais votantes para eleger os novos órgãos do clube da Luz do que em 302 dos 308 municípios portugueses.”
Não, quer dizer que Portugal tem uma densidade populacional muito concentrada em 2 pontos do país, com uma taxa de abstenção de 40%. Sendo que no Benfica podiam votar 160mil sócios e votaram 50% quando é muito mais difícil votar no Benfica do que no Município acho que isto diz muito mais do país e da distribuição do país, e da desertificação do país do que propriamente do Benfica. Há Municípios com menos população que Freguesias de Lisboa.
Não é essa a aritmética meu caro.
Votaram mais pessoas nas eleições do Benfica do que em 80% dos municípios, porque 80% dos municípios tem menos de 80 mil pessoas.
É simplesmente uma forma enganosa de trabalhar números verdadeiros.
Como eu dizer que votaram mais pessoas em Oeiras nas últimas autarquias, do que pessoas que votaram no Benfica. É verdade, mas é uma distorção dos números
Não há “um Benfica”, há vários. Tal como no nosso clube. Só há “um clube” quando se ganha. Ou quando quem manda sequestra a democracia associativa. Vale a pena perceber que, também aqui ao lado, o verniz estala, quando não se ganha ou quando se ganha bastante menos do que o nosso complexo hegemónico de campeões por direito divino dita.
O Rui costa que meta mas é um back stage nisso e aprenda com os world leaders em entertainement hubs, tomara eles terem um lifestyle como o nosso pleno de lounges e Lion seats.
De todos os alucinados megalómanos que se candidataram ao trono lampião, há um que se destaca pela o seu nível de alienação: João Diogo Manteigas.
Atentem bem nesta tirada:
“O Benfica é um estado laico dentro de um Estado. O Benfica é maior do que o próprio Estado. 82 mil pessoas provaram isso. Sintam essa força e respeitem-na”.
As declarações dele são de um nível estrato estreto estrito estrato esférico coiso. As entrevistas do Cristóvão, o que ficou em último, também são uma delícia. A alienação é uma doença do foro mental, alguém lhes diga. Mas, se calhar, apenas usam o que o povão benfiquista gosta de ouvir: somos o maior clube do mundo, mai’nada!
Fix o teu raciocínio está correctíssimo sobre os números lançados da votação, mas como uns 80% dos municípios tem menos de 20 mil habitantes podiamos quase dizer o mesmo sobre as eleições do FCPorto.
É uma forma de distorcer os números para parecer que o Benfica representa muito mais do que efectivamente representa.
80 mil votos é de facto espetacular e arrumam com o nosso magnânime líder , imperador “César Fuderico Varandas” que foi eleito com 90% e 12 mil votos.
Mas também não é preciso exagerar, brincar com os números é fácil, dou alguns exemplos.
O bloco de esquerda teve mais votos em Portugal do que o Benfica
Ou existem tantos Opel corsa em Portugal quanto benfiquistas
Agora por muito que nos custe, temos de admitir que o Rui costa aumentou brutalmente o número de sócios, que o estádio deles está sempre esgotado (mas esgotado a sério com lugares preenchidos) que tem cerca de 20 mil pessoas em lista de espera para comprar bilhetes de época, que aglutinam núcleos e sócios pais e pelo mundo fora e conseguem bater um recorde mundial de votantes que ultrapassa em 6x o das nossas últimas eleições, que conseguiram nos últimos anos dar um relevo e uma projeção á marca que dá 10-0 ao clube dos hub entertainement que também tem futebol.
Eu odeio tanto os lampiões como qualquer um de vocês, mas não sou burro nem sou cego para ver o trabalho que os outros fazem e bem.
Fingir que não vemos/enfiar a cabeça na areia não altera as coisas.
Muito pelo contrário, é percebendo a realidade que podemos trabalhar para contrariar, ou trabalhar para adquirir a mesma dimensão.
Mas não é a transformar o Estádio num camarote de luxo, um clube vazio de alma onde os adeptos valem o que o seu dinheiro puder comprar, que lá chegaremos.
Infelizmente é para isso, um clube desprovido de alma, que caminhamos à passo acelerado…
A grande diferença nem é no número de adeptos será no máximo 1M ou sócios, a enorme diferença chama-se MILITÂNCIA e esse será um dos pecados maiores do varandismo, está a acabar com a militância dos nossos adeptos e a seguir por esse caminho vão transformar o SCP numa espécie de as Mónaco…
Basta ver o ambiente em alvalade e qualquer jogo fora nomeadamente a norte…
Já agora para quem não sabe um hub entertainement é uma parolice que agora está na moda, que é fazer na zona do estádio e em volta uma espécie de feira popular onde as pessoas vem passear e gastar dinheiro.
O suposto paradigma comercial é que as pessoas vem passar o dia com a família a passear e consumir merdas e passam o dia lá quando há um jogo de futebol, algo estilo Disneylândia.
Nas mentes brilhantes de zenhas e companhia e dos seus acólitos burros, isto vai tudo gerar milhões de euros em merchandising, churros com chocolate e passeios na roda gigante.
Ontem vi uns 30 minutos do jogo do porto. Basicamente não saiam da área do Moreirense e o golo adivinhava-se a qq momento. Tb estão com a estrelinha e acho que dificilmente perdem este campeonato, sinceramente.
Um pormenor…as bolas paradas ofensivas deles a comparar com as nossas parece brincadeira de criança. A sorte tb dá trabalho.
Jonny, tenho esperança que o Rui Borges seja treinador, de facto. Tenho esperança em que as lesões nos dêem descanso. Tenho esperança em que cheguemos vivos a 31 de Dezembro. Tenho esperança que o Dr. Varandas, em início de Janeiro, faça acertos no plantel, de forma cirúrgica e perfeita, com ambição também. E que, tudo combinado, consigamos erguer mais 2 canecos, lá para a Primavera. Eu, crítico feroz, vejam lá, afinal sou sportinguista, afinal só quero é que o clube ande para a frente, afinal só quero é que todos nós tenhamos alegrias e que os patetas que nos dirigem acordem e percebam que um clube como o Sporting não é um clube de bridge no sótão lá de casa. Em suma, ainda há esperança, apesar de tudo. Se acredito? Acredito. Mas, sim, não vai ser nada fácil. Como em tudo, não depende só de nós. Como em tudo, depende também de nós.
O Moreirense não se escondeu do jogo e tentou sempre algo o que é de louvar. Fizeram um jogo muito parecido com o nosso no ano passado na altura do João Pereira Ball. Ainda assim, faltou-lhes mais argumentos, sobretudo no último terço.
O que notei nos tripeiros é que já não têm o mesmo andamento e confiança de há 1 mês. Vão deixar cair pontos e desta vez nós não podemos desperdiçar.
A sensação com que estou do Sporting é que está em modo de panela de pressão, a acumular e a acumular, mas depois nunca explode realmente e temos jogos miseráveis como o de paços de Ferreira ou braga em casa que suscitam dúvidas acerca do que esta equipa pode vir a ser até ao final do campeonato.
Mas o nosso jogo tem tendência a melhorar porque quantos mais minutos mais a equipa vai entrosar mais.
No caso que falas dos tripeiros é físico. E nesse caso com mais minutos, pior.
O caso do Ajax de farioli também dá que pensar.
Vamos ver.
Nem dou uns como vencedores antecipados, nem os outros como perdedores sem hipóteses.
Esses raciocínios deixo para quem anda aí com bolas de cristal.
Para mim é jogo a jogo e de um momento para o outro, uma lesão, uma bola no poste pode mudar o rumo do campeonato.
O Sporting para este ano, continuo a dizer que está com uma equipa competitiva, desde que queiram.
O lema tem mesmo de ser o do Rui Borges. Quanto faltar inspiração, nunca pode faltar atitude.
Só precisamos de atitude e simplificar os processos, fazendo o básico bem. Se o fizermos….
Eu acredito que vamos ter um campeonato muito disputado a 3, “corpo a corpo”.
Eu gosto bastante de ver Sporting e Porto jogar, gosto MUITO menos de ver o Benfica jogar e vai tudo depender da evolução e de como vai respondendo o plantel ás exigencias.
Estamos nos primeiros Km da Maratona. É impossivel de prever o que vai acontecer. Basta olhar para o ano passado para perceber isso. Sporting começa demolidor, acaba a ganhar o campeonato tendo os mesmos pontos que o Benfica para a ultima jornada, que começa completamente desastroso. O Porto que parece que teve um ano tenebroso…podia ter acabado Dezembro em primeiro lugar….
Como digo sempre. Estou mais preocupado em ver o Sporting evoluir e utilizar o plantel em toda a sua extensão, ver que resposta dá a equipa suplente, etc…do que andar ansioso que os outros percam pontos.
Mas se os outros não perderem pontos, matematicamente não seremos campeões e isso é factual :D.
O porto sinto que parte em vantagem, porque já jogou contra nós e lampiões.
O jogo que vamos fazer contra benfica pode complicar e muito as nossas contas. Não é definitivo mas fica muito complicado gerir a parte anímica.
Na segunda volta vamos ao dragão e recebemos os lampiões.
Não sei…
Parece que têm sempre uma “solução” quando o colectivo não está a funcionar:
Nas bolas paradas são (muito) fortes
Têm o “joker” do Mora, que sempre que entra muda o jogo (nós não temos!)
Defensivamente são melhores que nós
Em janeiro podemos com 40M que íamos rebentar no extremo no verão fazer retoques no mercado de inverno…ou então não e investimos isso para a próxima época.
Depende de como estivermos em janeiro.
Também cada vez gosto menos do mercado de inverno.
Esse do Inácio é o último que me lembro que correu bem.
Eu ia com estes…
Se houver merda, esta já foi feita em janeiro.
Prefiro que seja planeado com margem um bom plantel para o mercado de verão, com pré temporada, com o mesmo ou outro treinador….
O que gostava mesmo é que fechássemos o plantel desta vez mais cedo e de preferência com jogadores que se destaquem mesmo e já agora com jogadores fisicamente mais consistentes.
Nas aí há Diomande ou Edwards ou Xuta xuta, outro outros parecidos…
Jogadores que vieram em Dezembro para ir jogando, sem pressão, sem virem para ser titulares mas para começar a entrar e virem para ser alternativas…isso é mais fácil.
E se não forem alternativas, só não jogam, não estragam a equipa. O meu problema é nos vários casos que são mesmo disruptivos para a equipa…
Com este plantel penso que já temos jogadores suficientes para irem rodando e tendo minutos.
Diferente desses anos. Em que os planteis eram curtos demais.
Eu poupava para apostar forte em jogadores para o ano para entrar de caras no 11.
Se for para perder o Hjulmand, começava logo aqui.
Algum central também deve ir. Eu ia buscar um mais próximo do perfil do Diomande que do Debast.
Extremo esquerdo também é falha já há tempo demais.
Uma vez que pelo que percebo o Rodrigo e o Rayan estão mais na equipa A que o Flavio, meteria o Rodrigo atrás do Ioannidis.
Tive muitas muitas duvidas no triangulo Reis/Mangas/Alisson e eu acho que dificilmente este triangulo vai resultar. Para mim seria sempre Reis e Alisson na ala. Mas não vejo nenhum central que goste para jogar à esquerda com o Quaresma à direita. Pode ser o Muniz mas eu não sou fã do Muniz e acho que não tem nem perto da qualidade (principalmente ao choque e exposto num sistema com o do Sporting), que é preciso.
Não me consigo decidir qual seria o que tinha melhor resultado. Se Reis/Mangas e Alisson ou Muniz, Reis e Alisson. Mangas com Alisson acho que vão chocar muito e Mangas vai expor bastante a defesa com o Reis a central. Mas são os jogadores da equipa A. Acho que Reis a lateral fazendo muito de 3º central entregando a ala ao Alisson vai resultar melhor mas Muniz a central sou sincero…acho mesmo que não dá…qualquer encosto e bola direta e é um susto.
Eu punha o Muniz nem que fosse só para ver no que dá. Dependendo dos jogos na Taça da Liga, talvez possa merecer uma boa pré-época, e ser o sub do Inácio, porque é o único canhoto e porque tem sido titular no 1o classificado da 2a Liga.
Mas lá está. Eu não acredito nada no Muniz. Mesmo que corra bem este, acho que não é solução.
Se correr bem, acho mais fácil ser útil e resultar como solução o Reis a central do que o Muniz. Porque mesmo que corra bem o Muniz neste jogo porque apanha um avançado mais “soft”, basta apanhar um mais forte que estamos fodidos. Também acho que se o Mangas vai para o banco neste jogo fica dificil de recuperar o jogador….
Não sei…não sei mesmo…
Uma coisa para mim é clara.
O 11 para o Alverca para mim é:
Rui Silva
Fresneda, Diomande, Inácio, Araujo
Geny, Morten, Simões e Pote
Trincão e Suarez.
Zero destes jogadores devem jogar hoje. E entrar…só em ultimo ultimo caso…
Até porque andará muito por aqui o 11 também para Juve, eventualmente com uma ou outra alteração dependendo de como os suplentes vão dar resposta. Tipo Ioannidis, Quenda, Morita…pouco mais.
Não ia jogar com a Juventus com jogadores parados à uma semana e meia. Eventualmente o Simões podia ser poupado a Alverca e jogar com a Juve mas mais nenhum.
De resto, mais facilmente usava Quenda e Fotis com Juve, por exemplo.
Mas eu acho que a utilização do Muniz agora nas fases iniciais da Taça devem ser a pensar no próximo ano, coisa que a utilização do Matheus não é. Se o Inácio ficar, precisa de um suplente coisa que não tem e acho que procurar dentro deve ser sempre a 1a opção. Se responder bem nesta fase da Liga, se ao longo do ano for crescendo na 2a Liga, eu acho que é muito mais atrativo apostar no Muniz que tem 18 anos, do que no Matheus que vai sair.
O Mangas não se vai perder, eu acho que o mais importante era o Mangas achar-se porque o que o Mangas dá roça o 0. A utilidade do Mangas acabou, o que o Mangas fez podia ter sido feito pelo David Moreira. Assim que o Matheus ficou apto para jogar, a utilidade do Mangas desapareceu. O problema do Mangas for ter vindo.
Eu acho que até dava uma rotação maior do que a tua. Premiava os putos, dava 45min ao Morita para entrar em alta rotação, como se fosse jogar 90, e dava 45 ao Kocho. Se fazem par com o Rayan ou o Justo não sei, mas o par deles seria da B e iria fazer 90min ou perto disso. Muniz a central. Nel e Rodrigo a dividir minutos. Flávio Gonçalves ter minutos também.
Eu ia sempre encarar esta fase da Taça da Liga como jogos para premiar o bom trabalho inicial dos escalões de formação. O resto dos jogadores do plantel é para ter minutos durante os jogos da semana e não aqui.
Antes de pensar no próximo ano, prefiro pensar neste ano. Para testar para o próximo ano tem toda uma pré-época. Este é jogo para dar ritmo aos suplentes, não é para testes na B. Este ano vamos precisar muito que os suplentes tenham ritmo…demais para estar a gastar cartuxos com prémios e testes que não vão mais longe que isto.
Ainda por cima em ano de Mundial, dá na boa para começar com muitos putos a pré-época pelos que vão ao mundial.
E para este ano, tenho a certeza que mais depressa é o Reis solução a central do que o Muniz.
Não podia fazer o David Moreira. Porque o nosso lateral esquerdo a jogar com o Pote na frente é um lateral de fazer a ala toda. E o Mangas com o Pote à frente tem muito mais utilidade do que o David Moreira ou do que o Reis. O Reis eventualmente pode ser substituído pelo David Moreira. O Araujo, para jogar mais projetado, não.
O meu problema é meter o Mangas e o Alisson ao mesmo tempo com o Mangas a ter de jogar mais por dentro…nem o Alisson nem o Mangas têm qualidade para jogar por dentro. Não é com o Mangas só por si…eu acho que o Mangas facilmente tem muita utilidade a fazer a ala toda. E se é para fazer a ala toda, prefiro 1000 vezes o Mangas ao Reis.
Fisicamente sim mas tecnicamente acho que está a milhas….
O José Silva acho bem mais perto. Tenho gostado muito da evolução dele. Fisicamente é forte, faz a ala toda com facilidade e tecnicamente acho que está melhor…não vejo qualidade para a equipa principal mas….mesmo ele não me parece…
O Blopa tenho duvidas que alguma vez consiga ter a técnica para jogar a este nivel. É bem mais novo, tem mais tempo, mas….velocidade de execução, velocidade de raciocínio, técnica com bola em espaços mais curtos….não estou a ver….
Não consigo antever mais do que estes 2 jogos porque depois ao terceiro depende muito do estado físico da equipa depois destes 2 jogos e da resposta que for dada por todos nestes 2 jogos.
Mas sendo o RR o jogador que está mais próximo da A…era o RR. Estou a meter o RR olhando para o que o RB tem convocado…
E não era para PdL, era para jogar atrás do PdL. Para mim os 2 ideais era o Mendonça ou o Flavio, eu gosto mais do Flavio…mas se quem tem ido a treino é o RR, quem tem andado a ser convocado para a A é o RR…era com o RR que ia….
Há ainda a hipótese de jogar com um trio de médio, com Kocho, Morita e Rayan. Mas eu não adoro a hipótese de deslocar o Morita ou o Kocho para a frente, até porque estão ambos a precisar de jogar na sua posição para ganhar ritmo e rotinas na posição deles….
Por isso deixava o homem recuperar.
Andar nisto de joga, lesão, joga, lesão, mostra que não está a ter tempo para recuperar…
Embora neste último não tenham especificado qual foi o mal estar que teve…
Para mim jogava contra o Alverca para o campeonato que é logo a seguir. Se a taça da liga for de conas…azar. Prefiro ter mais fresco o titular para a juventus e aproveitar o morita para o campeonato.
Ok mas tem de ser opção também para o jogo do campeonato.
Até fazia meio, meio com o Simões para ambos terem rotação e estarem prontos para a Juventus.
Para a Juventus mantinha a dupla Hjulmand, Simões e esses têm de estar em condições de voarem.
Com uma semana “limpa”, entre sexta e terça têm mais do que tempo de recuperar a 100%.
Eventualmente se o Kocho estiver bem no jogo com o Alverca ou o Morita estiver bem e dividir o jogo com o Alverca hoje com o Rayan, eventualmente deixava o Simões de fora sexta para jogar terça.
Mas era o único. De resto acho que jogadores como Quenda e Fotis eram mais uteis com Juve do que com Alverca com pouco tempo de recuperação, preferia que jogassem com a Juve. Não vejo outros a entrarem no campeonato ou na champios….
Depois no banco teria sempre o Rayan, o Mendonça, o RR (ou Flavio, depende do titular), Justo, o David Moreira, José Silva…com alguns da equipa titular para o caso de ter de ser. Diomande ou Inácio, Pote ou Trincão, Suarez e Morten…
Não sei quantos suplentes se pode levar hoje em dia, estou meio perdido nisso…
As intervenções aqui na tasca, a propósito do EO confirmam aritmeticamente com cálculos, valores mais reais a cima, dos que dei por calculo mental, cálculos que eu não fiz por falta de tempo e paciência .
Resumindo o genial do Salgado Zenha martelando os números justificativos da necessidade do EO, e massacrando-os, veio explicar com a treta da oferta e a procura no EO da SAD feita no mercado de capitais americano, algo muito simples .
Venderam a SAD por 225 Milhões € algo que valeria aproximadamente mais de 1’550 Milhões € a valores atuais . Daqui a 28 anos nunca se saberá quanto valeria se fosse bem gerida a dita SAD. Sendo que a pagar 30 M€ época levará 10 anos a pagar somente os Juros deste empréstimo Obrigacionista se entretanto O J P Morgan Bank não titularizar parcial e/ou completamente em bolsa as Obrigações da SAD por incumprimento contratual deste empréstimo .
Enfim ! … cumpre-se o que eu ando a dizer há anos …ou seja : VENDA DA SAD COMO FACTO CONSUMADO, para suprir necessidades de gestão financeira corrente do SCP, que deveria ser o dono da SAD, mas que de facto não o é !
Os verdadeiros Donos da SAD são o GRUPO STROMP onde estão analistas/financeiros como o José Pedro Rodrigues, que de facto não são analistas de coisa alguma, pois não vêem um numero do tamanho dum palácio como o Taj mahal, mas assim defendem os interesses do seu dono o Eng° Godinho Lopes .
Vocês têm o que merecem, porque já à muito deixaram de acreditar num futuro melhor para o clube, por abandono e porque este grupo de assaltantes ” Os STROMP ” não vos deixam fazer de facto !
Você aceitaram o v/destino por abandono, perseguindo um ex. Presidente, alguém que vos alertou para o perigo de “ABRIREM ESTA CAIXA DE PANDORA” entregando o clube a estes assaltantes engravatados !
Percebo a preocupação e ainda bem que existem sócios e adeptos preocupados.
Mas este EO não se traduz numa venda da SAD.
1º a SAD ainda tem %, proveniente das VMOC para realizar receita extraordinária que juntando à parte do capital social remanescente, mantendo os 50%, daria, digo eu, para pagar esses 225M.
Fazendo cálculos simples, compramos as VMOCs por 15,4 milhões de euros ao Novo Banco em dezembro de 2023. Previamente, o clube também tinha recomprado as VMOCs detidas pelo Banco Millennium BCP por 14 milhões de euros em março de 2022. Dá um total de 29.4M. Valor esse que foi apenas 30% do valor da divida que tínhamos. Adicionando inflação e outros aumentos fruto da valorização do m2 etc e tal…
Para perdermos a SAD teríamos que ter menos que os tais 50% da SAD.
Não estou a dizer que não chegaremos lá. Por este estilo de gestão é o mais certo.
Está nas mãos dos sócios que nem foram ouvidos para estas últimas tomadas de decisão, recuperarem o controlo do clube.
É exactamente esse o ponto nevrálgico da questão e da minha preocupação, meu caro Leão !
Recuperação do controlo do Sporting clube de Portugal pelos seus associados !
Estes senhores em 2018 ” dito pelo José Pedro Rodrigues que eu ouvi na televisão” fizeram a chamada ” Limpeza higiênica da Administração do SCP e dos seus funcionários, e logo de seguida começaram a limpeza/afastamento da grande maioria dos Sócios, para melhor fazerem as suas trafulhices !
Só não entendo a relação direta do financiamento dos 225M€ com a perda da SAD.
Não estou a dizer que o rumo que estamos a tomar não tem potencial para levar a esse destino.
Tem e é preocupante a forma como nos endividamos e para o quê.
Mas não posso dizer “Venderam a SAD por 225 Milhões€ algo que valeria aproximadamente mais de 1550 Milhões€ a valores atuais”.
Acho que não é correto.
Não estava a relacionar diretamente os factos, mas antes relaciona-los de forma indireta ou à forma encapotada/dissimulada, de o fazer, aquilo a que muitos chamam de engenharia financeira !…só rindo !…ah…ah…ah
Concordo contigo, Rampante, mas o Triste também aponta pontos preocupantes porque o que se fez deixa uma porta aberta a fazerem merda e nisso esta Direcção é forte…
As contas que tenho visto apontam para cerca de 20M€ por época para pagamento pelos tais 28 anos… Ora isto é uma barbaridade – é uma boa aquisição todos os anos que não se faz, por praticamente 3 décadas!
Enfim, eu que sou avesso a dever, acho tudo isto uma aberração…
Percebo que se substitua divida por divida igual a um juro menor – o que faz pagar menos e ser mais fácil ir amortizando – mas o que estes imbecis fazem é sempre aumentar a divida… Os EO que têm feito, sempre que possível, são superiores ao que necessitavam para pagar o anterior – mais divida! A antecipação da receita da NOS para comprar as VMOCs foi em ambos os casos bem superior ao que necessitavam para as comprar – mais divida!
E, de mais divida em mais divida, vai-se aumentando o passivo… que alguém algum dia terá de pagar, e com isso vai-se também aumentando a anualidade dos juros obrigatórios a pagar – que tira dinheiro à SAD para aquisições para o plantel!
Fazer divida constantemente, não é de bom gestor. Não me fodam…
Um bom gestor faz a empresa funcionar sem acrescentar divida regularmente. E, mais, vai amortizando a divida que existe!
Já falei aqui várias vezes no mérito que têm tido em aumentar constantemente as receitas do Clube… que hoje já significa muito dinheiro! Se juntarmos a isso o dinheiro que a anterior Direcção deixou do contrato com a NOS e a venda de jogadores – desde 2018! – ó pá, são “uma tonelada” de dinheiro que estes gajos têm tido à disposição e que têm gasto sem se perceber bem onde, em muitos casos!
Se esta merda é boa gestão…
Só o simples facto de emitirem divida nestas importâncias a 28 anos sem consultarem os sócios já é preocupante.
Quem faz isto, faz o que quer do clube.
Eles basicamente pegaram em receita, contrato NOS (entre outras coisas), anteciparam a receita através de factoring, com juros, que já estoiraram e transformaram em divida nova e ainda a aumentaram….portanto partiram do positivo e já passaram o ponto 0…..aliás foram bem fundo, mais concretamente 225M para os próximos 28 anos….
Basicamente é isso, com um detalhe que, na minha opinião, não podes expor dessa maneira.
Dos 225M€ deste empréstimo, uma parte é para substituir outras dividas a um juro supostamente mais baixo. Não sei ao certo quanto – imagino que a parte dos 50M€ das obras do verão, mais a parte da antecipação da NOS, que serão uns 100/115 M€ no conjunto! Eventualmente até mais um pouco…
Enfim, devia ser tudo muito melhor explicado mas estes gajos são tudo menos transparentes. São absolutamente opacos e, para mim, isso é sempre uma bandeira vermelha para as pessoas! Por isso é que não entendo como há uma maioria que lhes dá o benefício da duvida, quando parece que querem esconder tudo…
Sim é uma maneira muito pela rama porque não temos detalhes.
A única coisa que sei neste momento é que o Sporting, através da Sporting Entertainment pediu 225M à JP Morgan.
A JP Morgan emprestou 225M com um prazo de 28 anos e uma taxa fixa de 5,75%.
Depois procedeu ao reembolso da operação de titularização denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos dos direitos televisivos da NOS à Sagasta Finance, por 68.792.338,48.
A NOS em vez de pagar à Sagasta o restante do contrato que tem connosco, vai pagar diretamente ao Sporting. Mas com certeza não serão os 68.792.338,48. Portanto nesta brincadeira já perdemos dinheiro da NOS.
Os restantes 156.207.661,52€ ninguém sabe ainda como foram alocados ou para onde vão no futuro.
A tal falta de transparência que falas é sintomático de que estes gajos não têm, pelo menos para mim, o melhor perfil para liderar o Sporting.
Aproveitando a hora de almoço, para dialogar contigo, sem stress e insultos, aproveito para te dizer o que penso, ou seja …
Desculpa-me a franqueza, mas cheira-me a desculpabilização tua, de uma má gestão .
1 ° – Este Estádio José de Alvalade depois deste EO, o qual serve como desculpa justificativa, vai-se tornar no Estádio mais caro, por metro quadrado, não só da Europa, mas igualmente do Mundo.
2° – A recompra das VMOC’s, serviu para capitalizar credores, de um estádio cuja a sua construção, já tinha sido pago em 2,5 vezes o valor real da construção do próprio Estádio, bem como os juros do capital correspondente.
3° – Este EO corresponde a uma segunda VMOC encapotada, com pagamento a 30 anos, utilizando a mesma formula para endividamento e hipoteca do futuro do clube .
Esta administração, utiliza a mesma formula, dizendo que espera resultados diferentes, o que é só estúpido !… ou então ?… para os Sócios “estúpidos” comerem.
Nem sequer são originais, sendo que, utilizam grande parte deste dinheiro para gestão corrente, rolando divida a curto prazo .
Por outro lado em relação a AG e Eleições, desculpa meu caro amigo mas, um clube que tem 100/200 sócios, com 50 votos cada um, e mais 3000 ou 4000 com 25 votos cada um, dificilmente estes últimos,deixaram os restantes sócios tomarem decisões no caminho ou direção tomadas, em eleições ou AG´s .
Eu admitiria uma diferenciação eleitoral, no máxima de 15 votos por sócio, no seu máximo absoluto !
Nunca este absurdo de 50 votos por Sócio !
Todos os restantes associados estarão sempre condicionados, por esta “ditadura” eleitoral .
Eu não estou a desculpar nada. Muito pelo contrário.
Só acho é que quando emitimos uma opinião esta deve ser o mais rigorosa possível, correndo o risco de ser contra producente, ou seja em vez de alertarmos as pessoas, essas pessoas relativizarem os alertas e acharem que somos todos malucos.
Um pouco como a história do pedro e do lobo.
1- Isso não é bem assim. É só ver os valores dos outros estádios e estamos muito longe desses níveis. O EO que não é um EO na sua normal forma não é apenas para obras. Os 225M são divida da nova empresa de gestão do Estádio e entretenimento “Sporting Entertainment. Dentro dessa divida pagaram à Sagasta 69M que tinham proveniência da antecipação da NOS. Ou seja anteciparam, estoiraram, e agora pediram para pagar a antiga. Portanto é muito mais que obras.
2º As VMOC’s eram dividas aos bancos BES e BCP para além do estádio. O BdC fez o que um esforço tremendo para as recomprar a 30%. Esta direção usurpou os créditos desse trabalho. Cheira-me que vão ter que voltar a ficar sem essa % da SAD que recompraram a preços imbatíveis e que muito fizerem os rivais torcer.
3º Em parte concordo. Sobretudo é preocupante a ausência de consulta aos sócios. Mas se estes também votam em qualquer merda…
De resto concordo. Já o disse aqui. É uma democracia ridícula quando há esta disparidade absurda de votos. Mesmo assim a maioria estrondosa votou no varandas, logo há pouca esperança na capacidade de análise de quem vota.
Tudo o que mencionas agora, eu antecipei, com alguns meses de antecedência aqui na Tasca, nomeadamente a antecipação de créditos do Contrato da “NOS” ocorrida em fins de 2019 ! … Certo ?
Em 2021 já não existia créditos para antecipar !
Vamos continuar a empurrar o balcão com a barriga até quando ?…
Primeiro porque não sei em que é que vai ser aplicado o empréstimo. Aparentemente 70M foram para pagar o factoring da Sagasta que tinha juros muito maiores do que este….
Segundo porque não sei qual vai ser o montante do investimento e o retorno esperado. Até agora não ouvi nada que justifique minimamente um grande investimento, não vi nada que gerasse retorno sequer perto do investimento, mesmo que seja 150M (tirando o guito da Sagasta e um extra que seja para evitar novos pequenos créditos que são feitos todos os anos).
Precisava que este investimento fosse muito bem explicado e o que tenho assistido de silencio é MUITO preocupante porque é sinal que não sabem bem como explicar o que querem fazer de forma a convencer os sócios.
Isto tresanda a novo plano Roquete. Grandes ideias de rendimentos brutais, discursos sobre o clube deixar de depender da bola bater na trave…que nunca chegam e que basicamente o que acabam a fazer é a sugar dinheiro com fartura ao futebol e modalidades (principalmente este ultimo).
No entanto…
Que contas são essas? Como é que o Estádio de Alvalade é o mais caro do mundo por metro quadrado?! Só o do Barça está orçamentado em 1.5 B….o nosso, mesmo tendo em conta este investimento, deve bater ali nos 400 M se tanto…não sei se o estádio do Barcelona ocupa metade da cidade. E não estou sequer a ver Tottenham, Real, estádios nos EUA, etc…
Não consigo ver em caso nenhum como é que este empréstimo corresponde a uma venda da SAD ou sequer como é que pode acabar em venda da SAD por causa dele. Acho que pode originar uns milhões valentes do futebol e das modalidades a serem sugados para o pagar sem necessidade, daí a obrigar a venda do clube…não estou a ver.
Até que enfim… que vem alguém defender o defunto !
Para ti tudo deve ser difícil de discutir, quando queres defender o indefensável .
Mas que narrativa de merda é a tua ???…
Mas qual investimento ?… está tudo parvo ? Nem jogadores que sejam reais reforços, da equipa principal, vais ter em Janeiro ! … 400 M€ valor do Estádio José de Alvalade actual ??? … Quantas vezes ?
O teu argumento é o desespero da defesa do insustentável e indefensável !
Estádio tinha orçamento a rondar os 110, derrapou de crl e ficou por 180 ou 190…+ cerca de 150 a 200M agora que já incluem os 50 gastos no Verão. Sendo que este empréstimo foi de cerca de 230 dos quais 70 foi para pagar outro empréstimo.
Não sei bem o que é que achas que eu estou a defender…não consegui perceber se não leste ou se tens dificuldade em interpretar o que eu disse.
E é exatamente por causa de ti e desta conversa que eu tenho dificuldade em discutir. Porque isto que eles estão a fazer me parece (e já disse várias vezes), sem pés nem cabeça, mas depois vem alguém completamente “destravado” aos gritos em hipérbole e é dificil de explicar que isto parece sem sentido mas que o que estás a dizer não tem nenhum cabimento.
É como aquelas discussões em que há uma proposta de direita que eu não gosto e de repente aparece um gajo a dizer que é tudo fascista e que é o fim do mundo e que vamos entrar numa ditadura e uma pessoa…apesar de não gostar da proposta…tem de explicar que fascismo é outra coisa…
Segundo os sábios das teorias das boas, aqueles que conseguem ver para lá do que se vê, a Sad era para estar vendida à 5 anos e os Bolasies era exatamente para desvalorizar e vender a Sad. E no entanto…cá estamos e os Bolasies já foram de cona…
Eu estou preocupado com este empréstimo enorme que pode obrigar a um esforço grande do futebol para o pagar…daí a representar a venda da SAD ou o estádio mais caro do mundo vai uma distancia gigantesca…..
“mas depois vem alguém completamente “destravado” aos gritos em hipérbole e é dificil de explicar que isto parece sem sentido mas que o que estás a dizer não tem nenhum cabimento.”
Este para mim é que é o real perigo.
A tal história do pedro e do lobo. Tanto gritamos que quando há algo de razoável somos todos metidos no mesmo saco dos malucos.
Um dia haverá o real perigo direto de isso acontecer…
E depois vamos todos ser metidos no mesmo saco de quem dizia que isto estrava a acontecer em 2019, 2020, 2021, 2023, 2025, 2026.
Ok. Acham que é isto que está aqui em jogo. Expliquem-me como. Não é com coisas como dizer que o nosso é o estádio mais caro do mundo ou que tem uma hipoteca do estádio que é uma coisa manifestamente impossivel de fazer sem aprovação acionista….
Expliquem-me como é que este empréstimo é com o objetivo de vender a SAD.
O estádio como hipoteca (como te pergunto mais abaixo), tenho mesmo muitas dúvidas….não em forma de hipoteca pura e dura, mas como garantia.
Isto porque quem pediu os 225M foi a Sporting Entertainment. Quando foi criada e depois da cisão fusão, foi transferido património da SAD para essa entidade num valor de 148M.
Esta mesma entidade foi criada nesse sentido de exploração de todo o espetáculo da SAD, onde se inclui estádio, museu….
Tenho muitas dúvidas que o estádio não tenha servido como garantia.
Agora, não digo que é com o objectivo de vender a SAD. Mas com este rumo autodestrutivo, não sobram muitos mais anéis e teremos de começar a pensar que qualquer dia vão os dedos…
O SCP tem como director financeiro um reles e Incompetente APRENDIZ de contabilista, que agora vem chamar de ” músculo Financeiro ” a uma hipoteca de receita anual correspondente a uma Liga dos campeões todos os anos durante 3 décadas !
Voltámos à velha forma de endividamento “sine die” e ” ad eternum “, do clube, entregando-o aos credores, por dividas que esta gente reles fez em 8 anos de mandato, tendo recebido entre outras coisas 500 M € em (cash/flow) do contrato da ” NOS ” à qual chamaram de ” Herança Pesada ” gozando convosco .
Dizendo-se agora estarem; “Felizes por terem reerguido o clube !…”
Desde 1998 até 2018 os bancos apropriaram-se à cabeça e por época, de 50% das receitas do clube, não deixando o clube sequer respirar desportivamente, era a CANGA DA DIVIDA !
Como os sócios burros do SCP, não aprenderam nada com esta canga ao pescoço do clube, aproveitaram a negociação feita pela administração e pelo próprio do Bruno de Carvalho, e eis que :
Narrativa desta administração atualmente :
Estamos a ganhar desportivamente, então vamos enfiar esta “bucha” pela goela abaixo desta carneirada de sócios ! … que eles comem tudo, sem nada terem !
Também eu, ando irritado há 4 dias , a ver esta palhaçada a desenrolar e não haver praticamente uma única voz que questione ou desmascare esta vergonha de atentado ao clube.
Contraem dividas em antecipação de receitas a 6% e depois uma festa do caralho porque para pagar os 100M que já foderam , agora pedem mais 200M mas já é a 5%….uau
Ainda vem com a narrativa que só tem crédito porque agora o clube está saudável, quando assumem ao mesmo tempo que parte deste crédito é para pagar os créditos dos anos anteriores quando o clube não era saudável.
Fodasse mas isto é gozar com quem? argumentos completamente incongruentes e contraditórios para justificar merda atrás de merda e a malta papa isto sem sequer somar 1+1
Clube de saloios e de mansos, em que vêm um palhaço qualquer com uns nomes em inglês, diz que vai fazer um entertainement hub e que vamos ter um granda lifestyle, onde já não é só futebol mas também emoção…… e Pumba lá vai a carneirada toda feliz ler o rascord e aplaudir o gênio criativo.
Já estou como tu, cambada de Burros e bimbos do caralho
Não cedam a narrativa encarnada, do perdão de divida ao SCP, porque não houve perdão de divida nenhum da banca ao SCP ! … pagámos e bem caro e com juros, o nosso Estádio e academia e com muita venda de patrimônio do clube !
Eu não nasci ontem e lembro-me muito bem da enorme quantidade de terrenos, que havia no campo grande até à base da Força Aérea do Lumiar, percurso que fiz várias vezes na segunda circular, e do outro lado do antigo Estádio José de Alvalade do lado do bairro de Alvalade, onde hoje está o metro, que era propriedade do Sporting CP, e que foi tudo vendido por gestores oportunistas, ditos empresários, que falidos, para safarem as suas empresas, tudo venderam em nome de um futuro que nunca chegou .
Até aparecer um Bruno de Carvalho que de facto acrescentou PATRIMÔNIO ao clube !
Eu não nasci ontem e conheço o clube por dentro, ainda muitos de vocês não eram nascidos !
Eu detesto que me tomem por parvo, e o que estes senhores monárquicos e afins, bem como o empresário Eng° Godinho Lopes do ” Lobby ” da construção civil, estão a fazer ao clube é encapotadamente, darem o valor do metro quadrado do Estádio José de Alvalade actual, como garantia de EO’s, para alavancarem o desvios de fundos, numa gestão ruinosa do clube !
Daí a conversa da centralização do nosso Estádio na cidade de Lisboa, bem como do preço do metro quadrado desses terrenos, junto da J P Morgan Bank !
Aqui na Parvônia Portuguesa e europeia já todos os conhecem !
Foram-se os Anéis ( Terrenos ), foram os dedos com a banca Portuguesa, e irão as mãos ( se deixarem) com a demolição do Estádio para empreendimentos imobiliários
à banca Americana . Vejam o que fizeram com o empreendimento imobiliário nos terrenos do antigo Estádio José de Alvalade e a sua venda.
CHUPAR O CLUBE ATÉ AO TUTANO !!!!
Se um dia isto acontecer, não podem dizer que não sabiam ! Eu avisei !
O meu Presidente foi o Senhor João Rocha, que bateu com a porta no Sporting CP, e do país após revolução 25 Abril, e foi gerir para os EU o seu império industrial, que ele próprio construiu, por estar farto de aturar esta gente dissimulada que tomou conta do clube na sua ausência .
O Sporting CP precisava mais dele, do que ele do SCP ! …
Deve ser extremamente difícil conseguir um crédito na banca em que pedes 225M a 28 anos e pagas 580M e dás como garantia um estádio no centro de Lisboa.
É de louvar e admirar o magnífico esforço negocial que deve ter sido feito para conseguir tal proeza, ao alcance de muito poucos.
Para mim já se justificava uma estátua ao Varandas e outra ao Zenha , porque num país de iletrados como o nosso, qualquer flyer da Remax feito por um estagiário serve para engrupir 90% da população.
De forma encapotada é evidente que sim, quais achas que são as garantias que o banco pede para emprestar 225M ?
Se o Sporting não pagar achas que vão penhorar o salário do Zenha?
“É que o estádio não é sequer da entidade a quem foi feito o empréstimo…”
Não é? Não tenho tanta certeza….
O empréstimo de 225M foi feito à Sporting Entertainment que……”Em comunicado, a SAD liderada por Frederico Varandas aponta que “destacou parte do seu património, correspondente a todas as operações e atividades das unidades de negócio identificadas no Projecto de Cisão-Fusão incluindo todos os direitos de propriedade, direitos e ativos da Sporting SAD relativos (….)”
A transmissão de ativos para esta empresa foi de 148M….
Ah e tal o estádio pertence ao clube e a dívida é da SAD, achas que os gajos são otários ?
Ou penhoras o estádio, ou penhoras os jogadores, ou penhoras todas as receitas, como é evidente alguma coisa é dada como garantia, ou vocês nunca pediram um empréstimo?
De facto não 🙂
Mas os empréstimos não são dados ao acaso só porque acreditam muito no projeto, há cláusulas de salvaguarda, se o Sporting em dezembro não pagar, onde é que achas que eles vão buscar o dinheiro, repito, ao salário do Zenha?
Não há hipotecas encapotadas pq estão sujeitas a registo. O cenário já é negro. Não é preciso carregar ainda mais nas cores com falta de rigor e, desculpa o termo mas não há outro, invenções.
Mas pode muito bem ter servido de garantia. Até porque foi parte do património transferido para a Sporting Entertainment na fusão cisão….e foi a Sporting Entertainment que “pediu” os 225M.
Achas mesmo que uma série de fundos de pensões dos EUA estão interessados em explorar os direitos de superficie do estádio de Alvalade?!
A sério?
O que eles querem é receber a guita. E sabem que a Sporting Sad é a acionista da Sporting Entertainment e percebem que caso corra mal, a Sporting Sad vai fazer tudo para pagar o empréstimo obrigacionista a não ser que vá à falência. Coisa que eles percebem que é muito dificil e de um risco muito pequeno.
27 Outubro, 2025 at 17:04
Olha 1
27 Outubro, 2025 at 17:15
O Suarez tira-me do sério, é um excelente jogador não duvido, mas a mania dele de adornar os lances* ainda nos vai custar caro, nós precisamos de um gajo que a meta lá para dentro da forma mais simples possivél, não é de um avançado que de vez em quando marca um grande golo, para isso estão lá o pote e o trincão e todos nóas sabemos o que aqui se diz deles dia sim, dia sim…
* primeiro a “cabeçada” só tinha de lhe dar uma marrada em frente que era golo, mas não, decidiu meter a bola ao segundo poste e nem na baliza acertou…na “bergkampada” faz o impossivél com um toque habilidoso passa a bola por cima do central e depois com o redes no chão em vez de “passar” a bola para dentro da baliza decidiu que o toque maravilha não era suficiente e quis driblar o redes…Eu queria saber o que é que tinha acontecido se num canto ou num livre o Tondela tivesse empatado…
27 Outubro, 2025 at 18:25
O Suárez é isto mesmo, capaz de marcar golos de levantar o estádio e de falhar golos escandalosos, depois tem uma eficácia muito baixa. Eu não desgosto do jogador mas não é PL… vai falhar mais golos feitos do que marcar golos à PL.
28 Outubro, 2025 at 10:51
É isto.
27 Outubro, 2025 at 22:40
O Suarez é uma versão tunnig do fredy montero. Disse-o á sua chegada.
27 Outubro, 2025 at 17:18
Grande jogo ontem e espero que continuem assim, até para eu engolir as palavras que dedico ao RB, embora as sensações da vitória frente ao penúltimo classificado não tenham sido as mesmas quando jogamos com uma equipa de topo, esperemos que mude.
Fresneda a melhorar a cada jogo e já muito à frente de Vagiannidis, embora aquele pé esquerdo seja mesmo cego.
Gostava de ver RB a apostar mais na formação, em especial em jogadores como Flavio Goncalves, Salvador Blopa, Eduardo Felicíssimo, José Silva, Diego Callai e não falo de Diogo Travassos porque está emprestado.
27 Outubro, 2025 at 17:41
O vice-presidente do Sporting Francisco Salgado Zenha considerou esta segunda-feira que o financiamento de 225 milhões de euros (ME) atesta a solidez e ambição da sociedade desportiva leonina.
“Há apenas alguns anos, o Sporting Clube de Portugal vivia um momento de fragilidade financeira. Hoje, dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição”, começa por dizer o também administrador da SAD do clube, responsável pela área financeira.
Na quarta-feira, o Sporting concretizou uma emissão de 225 ME de obrigações, através da sociedade Sporting Entertainment, detida pela SAD dos bicampeões nacionais de futebol, para financiar a renovação do Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os leões informam que a operação tem um prazo de maturidade de 28 anos e uma taxa de juro fixa anual de 5,75%, sendo feita através de colocação privada junto de investidores institucionais internacionais, com custos de 0,16% por ano do valor total da mesma.
O Sporting pretende financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade, bem como reembolsar a SAD ‘leonina’ em relação ao valor do investimento por esta já incorrido na renovação daquele recinto, inaugurado em 2003.
Financiar a atividade corrente da Sporting Entertainment é outra das metas da direção presidida por Frederico Varandas, que visa igualmente reembolsar a dívida à SAD, responsável pela administração do futebol profissional do segundo colocado da I Liga.
Na sua publicação na rede social LinkedIn, Salgado Zenha explica que a operação foi liderada pelo mercado norte-americano, teve uma procura 8,5 vezes superior à oferta, concluindo que “demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de ‘sports entertainment'”.
“Para o Sporting Clube de Portugal, significa mais do que um selo financeiro – é o reconhecimento internacional de um projeto reconstruído sobre rigor, visão e credibilidade. É a confirmação de que o clube voltou a inspirar confiança e respeito no panorama global”, acrescenta o dirigente.
Salgado Zenha assegura que esta operação “marca uma nova era” para a estrutura ‘leonina’: “A de uma instituição financeiramente sólida, globalmente respeitada e pronta para transformar a forma como vivemos o desporto e o entretenimento”.
A transformação do Estádio José Alvalade surge no plano estratégico apresentado pelo Sporting para o período 2024-2034, decorrendo de forma faseada desde há cinco anos.
O fecho do fosso no final da época passada e a remoção dos dois ecrãs gigantes originais nos topos possibilitaram a criação de 2.000 cadeiras nas bancadas, com as novidades na experiência dos adeptos a incluírem ainda ‘lounges’ de acesso exclusivo, um ‘hall vip’ com vista para a entrada dos jogadores, lugares junto aos bancos de suplentes e novos ecrãs.
As mudanças no perímetro exterior passaram pela remoção de fachadas em azulejo, por novas pinturas e pelo aumento do número de portas, além da substituição de torniquetes, da troca integral de cadeiras multicolor por outras verdes e da instalação de um sistema de iluminação LED, entre obras em espaços complementares e nos acessos ao recinto.
O Sporting concluiu ainda a aquisição do espaço comercial Alvaláxia, contíguo ao estádio e alienado em 2007, numa operação avaliada em 17 ME, que foi aprovada pelos sócios do clube em outubro de 2024, numa Assembleia Geral realizada no Pavilhão João Rocha.
O novo museu dos ‘leões’ deve ser construído nesse espaço, que complementa as obras de remodelação em curso no lado poente do recinto e passará a integrar o projeto da ‘Cidade Sporting’, estando previstas intervenções no setor nascente para 2026/2027.
Com capacidade para 52.000 espetadores, o Estádio José Alvalade recebeu cinco jogos do Euro2004, mais as finais da então designada Taça UEFA de 2004/05 – perdida pelo Sporting frente aos russos do CSKA Moscovo – e da Liga dos Campeões feminina de 2024/25, sendo um dos três recintos nacionais propostos pela candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial2030, a par dos Estádios da Luz e do Dragão.
Filtrar por modalidades
16:45 Sporting
Cação do Manchester City: ex-Sporting vai dirigir os sub-15 do clube iomo a “depressão” afetou Piccini no Sporting: «Antes de chegar a Lisboa já era um jogador de m…»
16:33 Sporting
Sporting coloca à venda bilhetes para a visita à Juventus na Cham promete “bastantes alterações” contra o Alverca e faz apelo aos adeptos do Sporting
15:15 Internacional
Pedro Coelho reforça formnglês
12:11 Sporting
Salgado Zenha diz que financiamento de 225 milhões atesta solidez do Sporting
09:41 Sporting
Barcelona entre os cinco ‘espiões’ no Tondela-Sporting
Notícias
O Record Recomenda para si
A crónica do FC Porto-Sp. Braga, 2-1: dragão mais líder
A crónica do FC Porto-Sp. Braga, 2-1: dragão mais líder
Antídoto com os grandes está por encontrar
Antídoto com os grandes está por encontrar
Luis Suárez senta-se à mesa dos artilheiros
Luis Suárez senta-se à mesa dos artilheiros
Josué Sá pede desculpa pela expulsão: «Assumo a responsabilidade, mas vou estar atento…»
Josué Sá pede desculpa pela expulsão: «Assumo a responsabilidade, mas vou estar atento…»
Já são conhecidos os árbitros para os jogos de Benfica, Sporting e Sp. Braga nos ‘quartos’ da Allianz Cup
Já são conhecidos os árbitros para os jogos de Benfica, Sporting e Sp. Braga nos ‘quartos’ da Allianz Cup
Custódio quer um Alverca competitivo em Alvalade: «Temos de ser cuidadosos em relação à gestão»
Custódio quer um Alverca competitivo em Alvalade: «Temos de ser cuidadosos em relação à gestão»
Noronha Lopes promete luta a Rui Costa: «Quase 60% dos benfiquistas não se reveem no rumo que o clube está a tomar»
Noronha Lopes promete luta a Rui Costa: «Quase 60% dos benfiquistas não se reveem no rumo que o clube está a tomar»
O grande dilema: entre a paixão dos sócios e a lógica dos investidores
Outras Notícias
Isaltino Morais reforça o NOWIsaltino Morais reforça o NOW
Isaltino Morais reforça o NOW
Dragões, animais e muita ciência! Lisboa vai receber o Dragões, animais e muita ciência! Lisboa vai receber o ‘Halloween no Zoo 2025’
Dragões, animais e muita ciência! Lisboa vai receber o “Halloween no Zoo 2025”
João Diogo Manteigas: o homem que assumiu o papel de pai do filho de Simão Sabrosa depois do ex-jogador ter deixado de se dar com os filhos mais velhosJoão Diogo Manteigas: o homem que assumiu o papel de pai do filho de Simão Sabrosa depois do ex-jogador ter deixado de se dar com os filhos mais velhos
João Diogo Manteigas: o homem que assumiu o papel de pai do filho de Simão Sabrosa depois do ex-jogador ter deixado de se dar com os filhos mais velhos
Guerra por dinheiro. Negócios destroem amizade de Catarina Miranda e Sérgio Duarte: as acusações de aproveitamento da ribatejana e as declarações do GNRGuerra por dinheiro. Negócios destroem amizade de Catarina Miranda e Sérgio Duarte: as acusações de aproveitamento da ribatejana e as declarações do GNR
Guerra por dinheiro. Negócios destroem amizade de Catarina Miranda e Sérgio Duarte: as acusações de aproveitamento da ribatejana e as declarações do GNR
Signos. Quem fará uma entrada gloriosa em novembro? E quem estará em maus lençóis? Signos. Quem fará uma entrada gloriosa em novembro? E quem estará em maus lençóis?
Signos. Quem fará uma entrada gloriosa em novembro? E quem estará em maus lençóis?
Atenção! Estas tendências são tudo o que precisa para renovar o seu guarda-roupa (e o deles!)Atenção! Estas tendências são tudo o que precisa para renovar o seu guarda-roupa (e o deles!)
Atenção! Estas tendências são tudo o que precisa para renovar o seu guarda-roupa (e o deles!)
Pode gostar de ler
Minor Hotels
Minor Hotels: Retiros à Beira-mar
CUPRA
CUPRA Born 27.950€ + IVA (EMPRESAS E ENI)
Peugeot
Peugeot Gama 2008
record.pt
Como a “depressão” afetou Piccini no Sporting: «Antes de chegar a Lisboa j…
http://www.carmine.pt
Carmine.pt
Jogos Santa Casa
Placard. Há 10 anos tudo ganhou outra emoção
record.pt
Atenção, Benfica: Bayer Leverkusen sem um habitual titular para a visita à…
record.pt
Escândalo na Turquia: federação revela que mais de 300 árbitros têm contas…
Pub
Comentários
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentário mais votado
Carlos SaHá 3 horas e 4 minutos
LEAO 1904, OS 225 M€ já se foram. 69 para recuperar os direitos televisivos. 50 para pagar as obras feitas no fecho do fosso e 65 para pagar a dívida da SAGASTA. RESTAM 40 MILHÕES DE EUROS. POR ISSO NÃO DIGAS ASNEIRAS, porque bem para pagar os EO já tens dinheiro. Se tens dúvidas do que estou a dizer lê o comunicado no Jornal A Bola.
Mais recentes
Carlos SaHá 1 horas e 33 minutos
225 000 000×0.0575=12 937 500×28=362 250 000 Milhões de euros. Ou seja, no mínimo o SCP ao fim dos 28 anos terá de pagar 225 000 000+362 250 000 = 587 250 000. A juntar a esta dívida estão os EO e a dívida atual de 300 M€ e capitais próprios de 50 M€. E os Sportinguistas estão todos contentes
0
0
Denunciar
Zetocaetano61Há 1 horas e 37 minutos
À Coincidência Carlos Sá é etçeital! Escusam de vir nas notícias do Sporting, fazer contas de mercieiro/bodegueiro, isso é para os vossos assuntos internos/ externos, tal qual os vocês candidatos lavaram na Praça Pública! Daqui é até uns 10 anos vocês vão ver a diferença. Mas isso é problema vosso! SL
0
0
Denunciar
Carlos SaHá 1 horas e 43 minutos
MANUEL RIJO ” Os fundos provenientes desta operação de financiamento destinam-se, nomeadamente a financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade; reembolsar a Sporting SAD relativamente ao valor do investimento por esta já incorrido com o projeto de renovação do Estádio José Alvalade” continua…..
0
0
Denunciar
Mane9Há 1 horas e 44 minutos
Ou seja, apesar de não ter pago o real valor das VMOC’s a banca nacional não o coloca na lista negra, como faria a qualquer um dos mortais e depois usa amigos para se financiar no estrangeiro sendo certo que nem se sabe quem são os financiadores e a pagar em 28 anos a 5% ao ano façam as contas. Zenha é o verdadeiro presidente do SCP.
0
0
Denunciar
sapus corruptusHá 2 horas e 4 minutos
Pessoal aqui a confundir EO com empréstimos bancários, é por isso que este país está como está…
3
0
Denunciar
MANUEL RIJOHá 1 horas e 28 minutos
E dívida financeira é o quê, grande as no? Engloba débitos a investidores e a empresas de financiamento. O problema dos periquitos é a capacidade limitada de só perceber de sumo de uva fermentada.
0
0
Denunciar
sapus corruptusHá 29 minutos e 50 segundos
Rijo: desafio-te aqui a dizer a diferença entre um EO e um empréstimo regular á banca, os 2 são instrumentos de dívida, aí estás certo…
0
0
Denunciar
sapus corruptusHá 26 minutos e 31 segundos
E continua….segundo este as no um EO é a MESMA coisa de um E bancário..
0
0
Denunciar
Comentários
Newsletters Record
Receba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting
ver exemplo
Insira o seu email
Subscrever
Autorizo expressamente o tratamento do meu endereço de correio eletrónico para efeito de envio de newsletters da Medialivre, S.A. Li e compreendi o direito de informação disponibilizado.
Pub
Ultimas de Sporting
À ‘Gazzetta dello Sport’, Piccini aborda o impacto que a saúde mental teve na sua carreira, incluindo em Alvalade, em 2017/18
Como a “depressão” afetou Piccini no Sporting: «Antes de chegar a Lisboa já era um jogador de m…»
Ex-lateral direito confessa ter sofrido problemas de saúde mental ao longo da carreira, com início no Betis, por culpa das críticas
Piccini diz adeus em carta emotiva: «O teu joelho far-te-á conhecer o inferno. Verás contratos desaparecer…»
Piccini faz um retiro do futebol: «Já não gosto do desporto há alguns meses e não quero ser um fardo»
Adeptos do Sporting prometem forte apoio em Turim
Sporting coloca à venda bilhetes para a visita à Juventus na Champions: o preço, as condições e os prazos
Os ingressos estarão disponíveis a partir desta terça-feira
Rui Borges quer marcar lugar na final four
Rui Borges promete “bastantes alterações” contra o Alverca e faz apelo aos adeptos do Sporting
Verdes e brancos defrontam amanhã (20h15) os ribatejanos em Alvalade, em jogo dos quartos-de-final da Allianz Cup
«Sporting ficou a dever quatro ou cinco golos»: a análise à vitória dos leões em Tondela
10 Minutos Record: o rescaldo das eleições na Luz, o passeio do Sporting e o teste do FC Porto
Pedro Coelho orientou vários escalões de formação dos verdes e brancos
Pedro Coelho reforça formação do Manchester City: ex-Sporting vai dirigir os sub-15 do clube inglês
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
Pedro Coelho na calha para suceder a João Pereira no comando da equipa B do Sporting
hO vice-presidente do Sporting Francisco Salgado Zenha considerou esta segunda-feira que o financiamento de 225 milhões de euros (ME) atesta a solidez e ambição da sociedade desportiva leonina.
“Há apenas alguns anos, o Sporting Clube de Portugal vivia um momento de fragilidade financeira. Hoje, dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição”, começa por dizer o também administrador da SAD do clube, responsável pela área financeira.
Pub
Na quarta-feira, o Sporting concretizou uma emissão de 225 ME de obrigações, através da sociedade Sporting Entertainment, detida pela SAD dos bicampeões nacionais de futebol, para financiar a renovação do Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os leões informam que a operação tem um prazo de maturidade de 28 anos e uma taxa de juro fixa anual de 5,75%, sendo feita através de colocação privada junto de investidores institucionais internacionais, com custos de 0,16% por ano do valor total da mesma.
O Sporting pretende financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade, bem como reembolsar a SAD ‘leonina’ em relação ao valor do investimento por esta já incorrido na renovação daquele recinto, inaugurado em 2003.
Financiar a atividade corrente da Sporting Entertainment é outra das metas da direção presidida por Frederico Varandas, que visa igualmente reembolsar a dívida à SAD, responsável pela administração do futebol profissional do segundo colocado da I Liga.
Na sua publicação na rede social LinkedIn, Salgado Zenha explica que a operação foi liderada pelo mercado norte-americano, teve uma procura 8,5 vezes superior à oferta, concluindo que “demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de ‘sports entertainment'”.
“Para o Sporting Clube de Portugal, significa mais do que um selo financeiro – é o reconhecimento internacional de um projeto reconstruído sobre rigor, visão e credibilidade. É a confirmação de que o clube voltou a inspirar confiança e respeito no panorama global”, acrescenta o dirigente.
Salgado Zenha assegura que esta operação “marca uma nova era” para a estrutura ‘leonina’: “A de uma instituição financeiramente sólida, globalmente respeitada e pronta para transformar a forma como vivemos o desporto e o entretenimento”.
A transformação do Estádio José Alvalade surge no plano estratégico apresentado pelo Sporting para o período 2024-2034, decorrendo de forma faseada desde há cinco anos.
Pub
O fecho do fosso no final da época passada e a remoção dos dois ecrãs gigantes originais nos topos possibilitaram a criação de 2.000 cadeiras nas bancadas, com as novidades na experiência dos adeptos a incluírem ainda ‘lounges’ de acesso exclusivo, um ‘hall vip’ com vista para a entrada dos jogadores, lugares junto aos bancos de suplentes e novos ecrãs.
As mudanças no perímetro exterior passaram pela remoção de fachadas em azulejo, por novas pinturas e pelo aumento do número de portas, além da substituição de torniquetes, da troca integral de cadeiras multicolor por outras verdes e da instalação de um sistema de iluminação LED, entre obras em espaços complementares e nos acessos ao recinto.
O Sporting concluiu ainda a aquisição do espaço comercial Alvaláxia, contíguo ao estádio e alienado em 2007, numa operação avaliada em 17 ME, que foi aprovada pelos sócios do clube em outubro de 2024, numa Assembleia Geral realizada no Pavilhão João Rocha.
O novo museu dos ‘leões’ deve ser construído nesse espaço, que complementa as obras de remodelação em curso no lado poente do recinto e passará a integrar o projeto da ‘Cidade Sporting’, estando previstas intervenções no setor nascente para 2026/2027.
Com capacidade para 52.000 espetadores, o Estádio José Alvalade recebeu cinco jogos do Euro2004, mais as finais da então designada Taça UEFA de 2004/05 – perdida pelo Sporting frente aos russos do CSKA Moscovo – e da Liga dos Campeões feminina de 2024/25, sendo um dos três recintos nacionais propostos pela candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial2030, a par dos Estádios da Luz e do Dragão.
27 Outubro, 2025 at 17:43
Desculpem a confusão!
27 Outubro, 2025 at 18:21
Eheheh
27 Outubro, 2025 at 19:20
😀 😀 😀
27 Outubro, 2025 at 21:33
Demorei duas horas para ler tudo.
🙂
27 Outubro, 2025 at 17:45
perante a exibição de ontem se o treinador fosse amorim ou mourinho era futebol champagne.
27 Outubro, 2025 at 18:28
Verdade, e eu sou sincero depois da época passada com exibições penosas e do que vi na pré não me parecia que o RB ia conseguir meter a equipa a jogar tanto.
27 Outubro, 2025 at 19:21
Exibição champanhe foi o que eram as exibições nas primeiras 11 jornadas da época passada. Ontem foi “só” um exibição bem conseguida!
27 Outubro, 2025 at 21:32
COncordo mas o ponto aqui é que isto seriam as 1as páginas caso o treinador fosse outro…
27 Outubro, 2025 at 21:43
E já agora não percebo como é que com o Paços foi a miséria que foi e com o Tondela a equipa parece outra, a paragem das selecções não explica tudo.
27 Outubro, 2025 at 22:16
Pois não!
28 Outubro, 2025 at 0:25
Falta de motivação. Adversário fraco, por isso cagaram, e toca de ir para o recreio que a bola há-de entrar. Importa é mostrar as fintas que sabemos fazer para a malta do 12º e as miúdas verem como somos muita bons.
27 Outubro, 2025 at 21:35
E se fossem eles a fazer alterações tácticas consoante o jogo, eram génios e muito à frente.
27 Outubro, 2025 at 19:15
Quem manda o Picini
Quem manda o Piccini frequentar a tasca do Cherba…..ou outros locais afins…
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/como-a-depressao-afetou-piccini-no-sporting-antes-de-chegar-a-lisboa-ja-era-um-jogador-de-m?ref=HP_DestaquesPrincipais
27 Outubro, 2025 at 22:21
Ahahha.
Comentário do dia.
27 Outubro, 2025 at 19:46
https://www.tremdogalo.com/
Esperemos que chegue aos 33
27 Outubro, 2025 at 21:30
Contexto: https://leonino.pt/adeptos-contam-dias-para-despachar-avancado-que-custou-fortuna-ao-sporting.
27 Outubro, 2025 at 22:28
Sintomático…
27 Outubro, 2025 at 20:05
“98% dos municípios nas autárquicas tiveram um número de votantes abaixo das eleições do Benfica. Mais votantes para eleger os novos órgãos do clube da Luz do que em 302 dos 308 municípios portugueses.”
in Rascord
Que nojo de “notícia”!
27 Outubro, 2025 at 20:20
Portanto isso quer dizer que votaram menos de 80.000 pessoas nas autárquicas ou são contas á lampião?
27 Outubro, 2025 at 20:54
Não, quer dizer que Portugal tem uma densidade populacional muito concentrada em 2 pontos do país, com uma taxa de abstenção de 40%. Sendo que no Benfica podiam votar 160mil sócios e votaram 50% quando é muito mais difícil votar no Benfica do que no Município acho que isto diz muito mais do país e da distribuição do país, e da desertificação do país do que propriamente do Benfica. Há Municípios com menos população que Freguesias de Lisboa.
27 Outubro, 2025 at 23:21
Não embarques no “6 milhões” de rabolhos parte 2, porque é isso que a notícia é mentira e propaganda
Pensa comigo descontamos 6 municípios Lisboa Porto Braga Guimarães Faro e Coimbra então no resto do país votaram menos de 80.000 pessoas?
Na amadora (1M) Almada, Setúbal, Évora, Beja, Viseu não votaram 80k?
Nas autárquicas vota-se por Freguesia os rabolhos votam nos núcleos se na tua freguesia não houver vais ao próximo…
Não caias em propaganda saloia…
27 Outubro, 2025 at 23:44
Não é essa a aritmética meu caro.
Votaram mais pessoas nas eleições do Benfica do que em 80% dos municípios, porque 80% dos municípios tem menos de 80 mil pessoas.
É simplesmente uma forma enganosa de trabalhar números verdadeiros.
Como eu dizer que votaram mais pessoas em Oeiras nas últimas autarquias, do que pessoas que votaram no Benfica. É verdade, mas é uma distorção dos números
27 Outubro, 2025 at 23:51
Para ser mais preciso, neste caso específico 98% dos municípios aparentemente tiveram menos de 82 mil votos nas últimas eleições.
É verdade, mas é uma forma completamente distorcida de analisar a realidade
27 Outubro, 2025 at 22:01
Ora 2 e 2 são 4, tira 3 e mete 5…bem deve ser isso ….83M de benfiquistas no mundo
27 Outubro, 2025 at 22:29
27 Outubro, 2025 at 20:57
Moreirense 1-0 FC Porto em directo na TVI.
Que assim termine…
27 Outubro, 2025 at 21:05
Fdx, penalti estúpido de um imbecil do Moreirense.
27 Outubro, 2025 at 22:30
Perderam 1-2 para aqueles bimbos…
27 Outubro, 2025 at 21:26
Não há “um Benfica”, há vários. Tal como no nosso clube. Só há “um clube” quando se ganha. Ou quando quem manda sequestra a democracia associativa. Vale a pena perceber que, também aqui ao lado, o verniz estala, quando não se ganha ou quando se ganha bastante menos do que o nosso complexo hegemónico de campeões por direito divino dita.
https://blogvisaodemercado.pt/2025/10/27/o-benfica-mediatico-e-das-redes-sociais-foi-superado-pelo-benfica-do-povo/
27 Outubro, 2025 at 22:04
O Rui costa que meta mas é um back stage nisso e aprenda com os world leaders em entertainement hubs, tomara eles terem um lifestyle como o nosso pleno de lounges e Lion seats.
27 Outubro, 2025 at 22:41
#Corporate
#DiamondsForThePigs
#VarandasFamily
27 Outubro, 2025 at 22:32
De todos os alucinados megalómanos que se candidataram ao trono lampião, há um que se destaca pela o seu nível de alienação: João Diogo Manteigas.
Atentem bem nesta tirada:
“O Benfica é um estado laico dentro de um Estado. O Benfica é maior do que o próprio Estado. 82 mil pessoas provaram isso. Sintam essa força e respeitem-na”.
27 Outubro, 2025 at 22:46
Pelas minhas contas só sobraram cerca de 10 milhões, duzentas e vinte e sete mil pessoas em Portugal que não votaram nas eleições do Benfica
27 Outubro, 2025 at 22:53
Eheheh! Mas sabes que na aritmética “Venfiquista” 82.000 > 10.227.000.
28 Outubro, 2025 at 8:01
As declarações dele são de um nível estrato estreto estrito estrato esférico coiso. As entrevistas do Cristóvão, o que ficou em último, também são uma delícia. A alienação é uma doença do foro mental, alguém lhes diga. Mas, se calhar, apenas usam o que o povão benfiquista gosta de ouvir: somos o maior clube do mundo, mai’nada!
27 Outubro, 2025 at 22:49
Este porto está mesmo com a estrelinha fodasse.
27 Outubro, 2025 at 23:00
Fix o teu raciocínio está correctíssimo sobre os números lançados da votação, mas como uns 80% dos municípios tem menos de 20 mil habitantes podiamos quase dizer o mesmo sobre as eleições do FCPorto.
É uma forma de distorcer os números para parecer que o Benfica representa muito mais do que efectivamente representa.
80 mil votos é de facto espetacular e arrumam com o nosso magnânime líder , imperador “César Fuderico Varandas” que foi eleito com 90% e 12 mil votos.
Mas também não é preciso exagerar, brincar com os números é fácil, dou alguns exemplos.
O bloco de esquerda teve mais votos em Portugal do que o Benfica
Ou existem tantos Opel corsa em Portugal quanto benfiquistas
Etc etc
27 Outubro, 2025 at 23:02
*tantos Opel corsa quanto benfiquistas que votaram
27 Outubro, 2025 at 23:10
Agora por muito que nos custe, temos de admitir que o Rui costa aumentou brutalmente o número de sócios, que o estádio deles está sempre esgotado (mas esgotado a sério com lugares preenchidos) que tem cerca de 20 mil pessoas em lista de espera para comprar bilhetes de época, que aglutinam núcleos e sócios pais e pelo mundo fora e conseguem bater um recorde mundial de votantes que ultrapassa em 6x o das nossas últimas eleições, que conseguiram nos últimos anos dar um relevo e uma projeção á marca que dá 10-0 ao clube dos hub entertainement que também tem futebol.
Eu odeio tanto os lampiões como qualquer um de vocês, mas não sou burro nem sou cego para ver o trabalho que os outros fazem e bem.
27 Outubro, 2025 at 23:39
Fingir que não vemos/enfiar a cabeça na areia não altera as coisas.
Muito pelo contrário, é percebendo a realidade que podemos trabalhar para contrariar, ou trabalhar para adquirir a mesma dimensão.
Mas não é a transformar o Estádio num camarote de luxo, um clube vazio de alma onde os adeptos valem o que o seu dinheiro puder comprar, que lá chegaremos.
Infelizmente é para isso, um clube desprovido de alma, que caminhamos à passo acelerado…
28 Outubro, 2025 at 0:02
A grande diferença nem é no número de adeptos será no máximo 1M ou sócios, a enorme diferença chama-se MILITÂNCIA e esse será um dos pecados maiores do varandismo, está a acabar com a militância dos nossos adeptos e a seguir por esse caminho vão transformar o SCP numa espécie de as Mónaco…
Basta ver o ambiente em alvalade e qualquer jogo fora nomeadamente a norte…
28 Outubro, 2025 at 11:26
+1906
27 Outubro, 2025 at 23:18
Já agora para quem não sabe um hub entertainement é uma parolice que agora está na moda, que é fazer na zona do estádio e em volta uma espécie de feira popular onde as pessoas vem passear e gastar dinheiro.
O suposto paradigma comercial é que as pessoas vem passar o dia com a família a passear e consumir merdas e passam o dia lá quando há um jogo de futebol, algo estilo Disneylândia.
Nas mentes brilhantes de zenhas e companhia e dos seus acólitos burros, isto vai tudo gerar milhões de euros em merchandising, churros com chocolate e passeios na roda gigante.
28 Outubro, 2025 at 11:27
Nem mais.
28 Outubro, 2025 at 11:29
Vão fazer uns milhões do caralho com famílias nos jogos ás 8 da noite de Domingo, Segunda ou sexta…
Vai ser um fartote de faturar…
28 Outubro, 2025 at 11:35
Arrisco dizer que as roulotes farão mais dinheiro que o tal hub….
A não ser que depois da guerra que varandas lançou contra as claques, vire agora agulhas contra as roulotes….
27 Outubro, 2025 at 23:19
Desculpem lá os testamentos mas estou solenemente irritado com esta merda toda e nem me apetece falar de futebol
28 Outubro, 2025 at 9:15
Verdade!
28 Outubro, 2025 at 5:00
O braga tem um jogador que se chama Fodé Pascoal…. ojogo hoje na primeira capa tem como título: toda a história de Fode Pascoal”
Lindo! Ahahahah
28 Outubro, 2025 at 8:04
LOL
28 Outubro, 2025 at 8:05
Uma pena. Campeões fazem-se com resultados como o de ontem do Frutaria Corrupta do Porto. Precisamos que eles percam pontos.
28 Outubro, 2025 at 8:34
Bom dia
Ontem vi uns 30 minutos do jogo do porto. Basicamente não saiam da área do Moreirense e o golo adivinhava-se a qq momento. Tb estão com a estrelinha e acho que dificilmente perdem este campeonato, sinceramente.
Um pormenor…as bolas paradas ofensivas deles a comparar com as nossas parece brincadeira de criança. A sorte tb dá trabalho.
28 Outubro, 2025 at 9:40
Jonny, tenho esperança que o Rui Borges seja treinador, de facto. Tenho esperança em que as lesões nos dêem descanso. Tenho esperança em que cheguemos vivos a 31 de Dezembro. Tenho esperança que o Dr. Varandas, em início de Janeiro, faça acertos no plantel, de forma cirúrgica e perfeita, com ambição também. E que, tudo combinado, consigamos erguer mais 2 canecos, lá para a Primavera. Eu, crítico feroz, vejam lá, afinal sou sportinguista, afinal só quero é que o clube ande para a frente, afinal só quero é que todos nós tenhamos alegrias e que os patetas que nos dirigem acordem e percebam que um clube como o Sporting não é um clube de bridge no sótão lá de casa. Em suma, ainda há esperança, apesar de tudo. Se acredito? Acredito. Mas, sim, não vai ser nada fácil. Como em tudo, não depende só de nós. Como em tudo, depende também de nós.
28 Outubro, 2025 at 11:30
Tou como tu mas … Será que vai haver competência para atingirmos o desiderato que todos almejamos?!?
28 Outubro, 2025 at 9:24
Ontem não tivessem os gajos do Moreirense sido burros a fazer penalti estupidamente, tinham sacado pontos aos tripeiros.
Bem que tinha dito que quando lá fomos que os outros também iriam sofrer. É um campo dificil de jogar.
O próximo teste dificil para os tripeiros será a deslocação ao Famalicão depois de um jogo na holanda. Espero que percam pontos. Vamos ver…
28 Outubro, 2025 at 9:38
O Moreirense não se escondeu do jogo e tentou sempre algo o que é de louvar. Fizeram um jogo muito parecido com o nosso no ano passado na altura do João Pereira Ball. Ainda assim, faltou-lhes mais argumentos, sobretudo no último terço.
O que notei nos tripeiros é que já não têm o mesmo andamento e confiança de há 1 mês. Vão deixar cair pontos e desta vez nós não podemos desperdiçar.
A sensação com que estou do Sporting é que está em modo de panela de pressão, a acumular e a acumular, mas depois nunca explode realmente e temos jogos miseráveis como o de paços de Ferreira ou braga em casa que suscitam dúvidas acerca do que esta equipa pode vir a ser até ao final do campeonato.
28 Outubro, 2025 at 9:44
Mas o nosso jogo tem tendência a melhorar porque quantos mais minutos mais a equipa vai entrosar mais.
No caso que falas dos tripeiros é físico. E nesse caso com mais minutos, pior.
O caso do Ajax de farioli também dá que pensar.
Vamos ver.
Nem dou uns como vencedores antecipados, nem os outros como perdedores sem hipóteses.
Esses raciocínios deixo para quem anda aí com bolas de cristal.
Para mim é jogo a jogo e de um momento para o outro, uma lesão, uma bola no poste pode mudar o rumo do campeonato.
O Sporting para este ano, continuo a dizer que está com uma equipa competitiva, desde que queiram.
O lema tem mesmo de ser o do Rui Borges. Quanto faltar inspiração, nunca pode faltar atitude.
Só precisamos de atitude e simplificar os processos, fazendo o básico bem. Se o fizermos….
28 Outubro, 2025 at 9:56
Volto ao que já disse antes.
Eu acredito que vamos ter um campeonato muito disputado a 3, “corpo a corpo”.
Eu gosto bastante de ver Sporting e Porto jogar, gosto MUITO menos de ver o Benfica jogar e vai tudo depender da evolução e de como vai respondendo o plantel ás exigencias.
Estamos nos primeiros Km da Maratona. É impossivel de prever o que vai acontecer. Basta olhar para o ano passado para perceber isso. Sporting começa demolidor, acaba a ganhar o campeonato tendo os mesmos pontos que o Benfica para a ultima jornada, que começa completamente desastroso. O Porto que parece que teve um ano tenebroso…podia ter acabado Dezembro em primeiro lugar….
Como digo sempre. Estou mais preocupado em ver o Sporting evoluir e utilizar o plantel em toda a sua extensão, ver que resposta dá a equipa suplente, etc…do que andar ansioso que os outros percam pontos.
28 Outubro, 2025 at 10:06
Concordo.
Mas se os outros não perderem pontos, matematicamente não seremos campeões e isso é factual :D.
O porto sinto que parte em vantagem, porque já jogou contra nós e lampiões.
O jogo que vamos fazer contra benfica pode complicar e muito as nossas contas. Não é definitivo mas fica muito complicado gerir a parte anímica.
Na segunda volta vamos ao dragão e recebemos os lampiões.
28 Outubro, 2025 at 10:12
Não é verdade.
Estamos a 3 pontos do Porto. Se ganharmos todos os jogos somos campeões….
28 Outubro, 2025 at 10:26
Certo para o Porto tem de perder esses 3 pontos contra nós 😀
28 Outubro, 2025 at 10:33
Pois…daí dependermos só de nós. 🙂
28 Outubro, 2025 at 10:07
Não sei…
Parece que têm sempre uma “solução” quando o colectivo não está a funcionar:
Nas bolas paradas são (muito) fortes
Têm o “joker” do Mora, que sempre que entra muda o jogo (nós não temos!)
Defensivamente são melhores que nós
28 Outubro, 2025 at 10:10
Pois…
Vamos ver como corre.
Em janeiro podemos com 40M que íamos rebentar no extremo no verão fazer retoques no mercado de inverno…ou então não e investimos isso para a próxima época.
Depende de como estivermos em janeiro.
28 Outubro, 2025 at 10:20
Sabes o que me rebenta sempre na cabeça quando ouço falar em investir forte no mercado de inverno?!
Weigl para o Benfica quando eles estavam bem, parecia “batota” e eles perdem os pontos de vantagem.
Pepe no Porto quando eles estavam bem e parecia entregue….e perdem a vantagem.
Paulinho no Sporting, claramente o que o treinador achava que precisava…e perdemos gás (não perdemos o campeonato mas perdemos claramente gás).
Slimani parecia mesmo o que o Sporting precisava e não deu nada.
Eu sei lá…
Eu acho que vive tudo a sonhar com o mercado de inverno do Inácio e 90% das vezes que equipas tentam dar o salto em Dezembro…não dão salto nenhum….
28 Outubro, 2025 at 10:30
Também cada vez gosto menos do mercado de inverno.
Esse do Inácio é o último que me lembro que correu bem.
Eu ia com estes…
Se houver merda, esta já foi feita em janeiro.
Prefiro que seja planeado com margem um bom plantel para o mercado de verão, com pré temporada, com o mesmo ou outro treinador….
O que gostava mesmo é que fechássemos o plantel desta vez mais cedo e de preferência com jogadores que se destaquem mesmo e já agora com jogadores fisicamente mais consistentes.
28 Outubro, 2025 at 10:32
Um acerto ou outro, tudo bem…para ir jogando com calma, para ir entrando, etc.
Rebentar 40M num gajo para vir revolucionar….não.
28 Outubro, 2025 at 10:37
Mesmo esses acertos só me fazem lembrar os Pontellos, Kobas….
28 Outubro, 2025 at 11:08
Nas aí há Diomande ou Edwards ou Xuta xuta, outro outros parecidos…
Jogadores que vieram em Dezembro para ir jogando, sem pressão, sem virem para ser titulares mas para começar a entrar e virem para ser alternativas…isso é mais fácil.
E se não forem alternativas, só não jogam, não estragam a equipa. O meu problema é nos vários casos que são mesmo disruptivos para a equipa…
28 Outubro, 2025 at 11:12
Com este plantel penso que já temos jogadores suficientes para irem rodando e tendo minutos.
Diferente desses anos. Em que os planteis eram curtos demais.
Eu poupava para apostar forte em jogadores para o ano para entrar de caras no 11.
Se for para perder o Hjulmand, começava logo aqui.
Algum central também deve ir. Eu ia buscar um mais próximo do perfil do Diomande que do Debast.
Extremo esquerdo também é falha já há tempo demais.
Todos os euros serão precisos…
28 Outubro, 2025 at 10:11
O meu 11 para hoje era:
Virginia,
Vaggianidis, Quaresma, Reis, Mangas
Quenda, Morita, Kocho, Alisson
Flavio e Ioannidis.
Uma vez que pelo que percebo o Rodrigo e o Rayan estão mais na equipa A que o Flavio, meteria o Rodrigo atrás do Ioannidis.
Tive muitas muitas duvidas no triangulo Reis/Mangas/Alisson e eu acho que dificilmente este triangulo vai resultar. Para mim seria sempre Reis e Alisson na ala. Mas não vejo nenhum central que goste para jogar à esquerda com o Quaresma à direita. Pode ser o Muniz mas eu não sou fã do Muniz e acho que não tem nem perto da qualidade (principalmente ao choque e exposto num sistema com o do Sporting), que é preciso.
Não me consigo decidir qual seria o que tinha melhor resultado. Se Reis/Mangas e Alisson ou Muniz, Reis e Alisson. Mangas com Alisson acho que vão chocar muito e Mangas vai expor bastante a defesa com o Reis a central. Mas são os jogadores da equipa A. Acho que Reis a lateral fazendo muito de 3º central entregando a ala ao Alisson vai resultar melhor mas Muniz a central sou sincero…acho mesmo que não dá…qualquer encosto e bola direta e é um susto.
28 Outubro, 2025 at 10:17
Eu punha o Muniz nem que fosse só para ver no que dá. Dependendo dos jogos na Taça da Liga, talvez possa merecer uma boa pré-época, e ser o sub do Inácio, porque é o único canhoto e porque tem sido titular no 1o classificado da 2a Liga.
28 Outubro, 2025 at 10:26
Percebo.
Mas lá está. Eu não acredito nada no Muniz. Mesmo que corra bem este, acho que não é solução.
Se correr bem, acho mais fácil ser útil e resultar como solução o Reis a central do que o Muniz. Porque mesmo que corra bem o Muniz neste jogo porque apanha um avançado mais “soft”, basta apanhar um mais forte que estamos fodidos. Também acho que se o Mangas vai para o banco neste jogo fica dificil de recuperar o jogador….
Não sei…não sei mesmo…
Uma coisa para mim é clara.
O 11 para o Alverca para mim é:
Rui Silva
Fresneda, Diomande, Inácio, Araujo
Geny, Morten, Simões e Pote
Trincão e Suarez.
Zero destes jogadores devem jogar hoje. E entrar…só em ultimo ultimo caso…
Até porque andará muito por aqui o 11 também para Juve, eventualmente com uma ou outra alteração dependendo de como os suplentes vão dar resposta. Tipo Ioannidis, Quenda, Morita…pouco mais.
28 Outubro, 2025 at 10:40
Por momentos pensei que era esse o teu 11 para o jogo de logo que é contra esse mesmo Alverca 😀
Mesmo para o campeonato eu rodava alguns e investia forte contra a juventus.
Depois vamos ao Santa Clara….
Se jogamos bem contra um Alverca, também teremos condições para o outro Alverca 🙂
28 Outubro, 2025 at 10:59
Não ia jogar com a Juventus com jogadores parados à uma semana e meia. Eventualmente o Simões podia ser poupado a Alverca e jogar com a Juve mas mais nenhum.
De resto, mais facilmente usava Quenda e Fotis com Juve, por exemplo.
28 Outubro, 2025 at 10:48
Mas eu acho que a utilização do Muniz agora nas fases iniciais da Taça devem ser a pensar no próximo ano, coisa que a utilização do Matheus não é. Se o Inácio ficar, precisa de um suplente coisa que não tem e acho que procurar dentro deve ser sempre a 1a opção. Se responder bem nesta fase da Liga, se ao longo do ano for crescendo na 2a Liga, eu acho que é muito mais atrativo apostar no Muniz que tem 18 anos, do que no Matheus que vai sair.
O Mangas não se vai perder, eu acho que o mais importante era o Mangas achar-se porque o que o Mangas dá roça o 0. A utilidade do Mangas acabou, o que o Mangas fez podia ter sido feito pelo David Moreira. Assim que o Matheus ficou apto para jogar, a utilidade do Mangas desapareceu. O problema do Mangas for ter vindo.
Eu acho que até dava uma rotação maior do que a tua. Premiava os putos, dava 45min ao Morita para entrar em alta rotação, como se fosse jogar 90, e dava 45 ao Kocho. Se fazem par com o Rayan ou o Justo não sei, mas o par deles seria da B e iria fazer 90min ou perto disso. Muniz a central. Nel e Rodrigo a dividir minutos. Flávio Gonçalves ter minutos também.
Eu ia sempre encarar esta fase da Taça da Liga como jogos para premiar o bom trabalho inicial dos escalões de formação. O resto dos jogadores do plantel é para ter minutos durante os jogos da semana e não aqui.
28 Outubro, 2025 at 10:56
Antes de pensar no próximo ano, prefiro pensar neste ano. Para testar para o próximo ano tem toda uma pré-época. Este é jogo para dar ritmo aos suplentes, não é para testes na B. Este ano vamos precisar muito que os suplentes tenham ritmo…demais para estar a gastar cartuxos com prémios e testes que não vão mais longe que isto.
Ainda por cima em ano de Mundial, dá na boa para começar com muitos putos a pré-época pelos que vão ao mundial.
E para este ano, tenho a certeza que mais depressa é o Reis solução a central do que o Muniz.
Não podia fazer o David Moreira. Porque o nosso lateral esquerdo a jogar com o Pote na frente é um lateral de fazer a ala toda. E o Mangas com o Pote à frente tem muito mais utilidade do que o David Moreira ou do que o Reis. O Reis eventualmente pode ser substituído pelo David Moreira. O Araujo, para jogar mais projetado, não.
O meu problema é meter o Mangas e o Alisson ao mesmo tempo com o Mangas a ter de jogar mais por dentro…nem o Alisson nem o Mangas têm qualidade para jogar por dentro. Não é com o Mangas só por si…eu acho que o Mangas facilmente tem muita utilidade a fazer a ala toda. E se é para fazer a ala toda, prefiro 1000 vezes o Mangas ao Reis.
28 Outubro, 2025 at 13:20
Esta época anida anão via nada, mas o ano passado vi 2,3 jogos e gostei muito do Blopa, pelo menos na vertente física.Qual a vossa opinião?
28 Outubro, 2025 at 14:18
Fisicamente sim mas tecnicamente acho que está a milhas….
O José Silva acho bem mais perto. Tenho gostado muito da evolução dele. Fisicamente é forte, faz a ala toda com facilidade e tecnicamente acho que está melhor…não vejo qualidade para a equipa principal mas….mesmo ele não me parece…
O Blopa tenho duvidas que alguma vez consiga ter a técnica para jogar a este nivel. É bem mais novo, tem mais tempo, mas….velocidade de execução, velocidade de raciocínio, técnica com bola em espaços mais curtos….não estou a ver….
28 Outubro, 2025 at 13:42
Alverca 1
Virgínia
Vaginas, Quaresma, Reis, Mangas
Rayan, Kocho
Simões/Morita
Quenda/Geny, Fotis, Alisson
Alverca 2
Rui Silva
Fresneda, Diomandé, Inácio, Reis
Hjulmand, Morita
Trincão
Geny/Quenda, Suárez, Pote
Juve
Rui Silva
Fresneda, Diomandé, Inácio, Maxi
Hjulmand, Simões
Trincão/Suárez
Quenda, Suárez/Fotis, Pote
Rotação q.b. sem perder qualidade nos dois jogos importantes.
28 Outubro, 2025 at 14:35
Não consigo antever mais do que estes 2 jogos porque depois ao terceiro depende muito do estado físico da equipa depois destes 2 jogos e da resposta que for dada por todos nestes 2 jogos.
28 Outubro, 2025 at 10:26
Eu não consigo gostar do Rodrigo.
É uma nulidade enquanto PL.
28 Outubro, 2025 at 10:31
Eu disse o meu. Para mim era claramente o Flavio.
Mas sendo o RR o jogador que está mais próximo da A…era o RR. Estou a meter o RR olhando para o que o RB tem convocado…
E não era para PdL, era para jogar atrás do PdL. Para mim os 2 ideais era o Mendonça ou o Flavio, eu gosto mais do Flavio…mas se quem tem ido a treino é o RR, quem tem andado a ser convocado para a A é o RR…era com o RR que ia….
Há ainda a hipótese de jogar com um trio de médio, com Kocho, Morita e Rayan. Mas eu não adoro a hipótese de deslocar o Morita ou o Kocho para a frente, até porque estão ambos a precisar de jogar na sua posição para ganhar ritmo e rotinas na posição deles….
28 Outubro, 2025 at 10:36
Sim o Flavio tem de começar a ter já minutos na A para lhe ir dando um cheirinho.
Para mim logo arrancava com:
Virginia
Vagiannidis Quaresma Reis Mangas
Quenda Kocho Rayan Alisson
Flávio Ioannidis
Mas é como tu dizes….o Rui Borges já meteu na fila da frente o Ribeiro e o Rayan.
Embora o Flávio e o Nel saíram ao intervalo no jogo da B….
Quem jogar que aproveite os minutos.
28 Outubro, 2025 at 10:38
Sem Morita?!!?
Ia sempre com Morita…precisa de jogar.
28 Outubro, 2025 at 10:43
Teve problemas….
Por isso deixava o homem recuperar.
Andar nisto de joga, lesão, joga, lesão, mostra que não está a ter tempo para recuperar…
Embora neste último não tenham especificado qual foi o mal estar que teve…
Para mim jogava contra o Alverca para o campeonato que é logo a seguir. Se a taça da liga for de conas…azar. Prefiro ter mais fresco o titular para a juventus e aproveitar o morita para o campeonato.
28 Outubro, 2025 at 10:46
Quando? Quando o Borges disse aquilo do Tondela eu atribui a gripes ou viroses ou assim, não a lesão.
Ele tem de começar a jogar algures…não fazia o jogo todo, fazia ali 60 minutos ou assim…mas era titular…
Sem Morita, sim…Rayan ou Justo. Não sei porque é que o Rayan deixou de jogar na A depois de ir à seleção….
28 Outubro, 2025 at 10:53
Ok mas tem de ser opção também para o jogo do campeonato.
Até fazia meio, meio com o Simões para ambos terem rotação e estarem prontos para a Juventus.
Para a Juventus mantinha a dupla Hjulmand, Simões e esses têm de estar em condições de voarem.
28 Outubro, 2025 at 11:00
Meio meio, no campeonato.
Na taça da liga o morita 45 minutos, Rayan os outros 45.
Kocho não sei se consegue jogar os 90min.
28 Outubro, 2025 at 11:04
Com uma semana “limpa”, entre sexta e terça têm mais do que tempo de recuperar a 100%.
Eventualmente se o Kocho estiver bem no jogo com o Alverca ou o Morita estiver bem e dividir o jogo com o Alverca hoje com o Rayan, eventualmente deixava o Simões de fora sexta para jogar terça.
Mas era o único. De resto acho que jogadores como Quenda e Fotis eram mais uteis com Juve do que com Alverca com pouco tempo de recuperação, preferia que jogassem com a Juve. Não vejo outros a entrarem no campeonato ou na champios….
28 Outubro, 2025 at 10:43
Depois no banco teria sempre o Rayan, o Mendonça, o RR (ou Flavio, depende do titular), Justo, o David Moreira, José Silva…com alguns da equipa titular para o caso de ter de ser. Diomande ou Inácio, Pote ou Trincão, Suarez e Morten…
Não sei quantos suplentes se pode levar hoje em dia, estou meio perdido nisso…
28 Outubro, 2025 at 10:51
O Ioaniddis é melhor finalizador que Suarez. Em jogos “grandes” não tenho dúvidas de quem jogaria
O Nel parece me melhor jogador que RR
28 Outubro, 2025 at 11:00
Sobre o Nel, o Nel é mais PdL do que o RR. Eu acho que o RR é mais 2º avançado.
Por isso para jogar atrás do Fotis, entre os 2 ia para o RR. Se fosse para jogar na frente, tinha mais duvidas…
28 Outubro, 2025 at 10:40
Tasca
As intervenções aqui na tasca, a propósito do EO confirmam aritmeticamente com cálculos, valores mais reais a cima, dos que dei por calculo mental, cálculos que eu não fiz por falta de tempo e paciência .
Resumindo o genial do Salgado Zenha martelando os números justificativos da necessidade do EO, e massacrando-os, veio explicar com a treta da oferta e a procura no EO da SAD feita no mercado de capitais americano, algo muito simples .
Venderam a SAD por 225 Milhões € algo que valeria aproximadamente mais de 1’550 Milhões € a valores atuais . Daqui a 28 anos nunca se saberá quanto valeria se fosse bem gerida a dita SAD. Sendo que a pagar 30 M€ época levará 10 anos a pagar somente os Juros deste empréstimo Obrigacionista se entretanto O J P Morgan Bank não titularizar parcial e/ou completamente em bolsa as Obrigações da SAD por incumprimento contratual deste empréstimo .
Enfim ! … cumpre-se o que eu ando a dizer há anos …ou seja : VENDA DA SAD COMO FACTO CONSUMADO, para suprir necessidades de gestão financeira corrente do SCP, que deveria ser o dono da SAD, mas que de facto não o é !
Os verdadeiros Donos da SAD são o GRUPO STROMP onde estão analistas/financeiros como o José Pedro Rodrigues, que de facto não são analistas de coisa alguma, pois não vêem um numero do tamanho dum palácio como o Taj mahal, mas assim defendem os interesses do seu dono o Eng° Godinho Lopes .
Vocês têm o que merecem, porque já à muito deixaram de acreditar num futuro melhor para o clube, por abandono e porque este grupo de assaltantes ” Os STROMP ” não vos deixam fazer de facto !
Você aceitaram o v/destino por abandono, perseguindo um ex. Presidente, alguém que vos alertou para o perigo de “ABRIREM ESTA CAIXA DE PANDORA” entregando o clube a estes assaltantes engravatados !
Bem feito !
28 Outubro, 2025 at 10:47
Correcção
… Já há muito ( tempo ) deixaram de acreditar ….
28 Outubro, 2025 at 10:52
Percebo a preocupação e ainda bem que existem sócios e adeptos preocupados.
Mas este EO não se traduz numa venda da SAD.
1º a SAD ainda tem %, proveniente das VMOC para realizar receita extraordinária que juntando à parte do capital social remanescente, mantendo os 50%, daria, digo eu, para pagar esses 225M.
Fazendo cálculos simples, compramos as VMOCs por 15,4 milhões de euros ao Novo Banco em dezembro de 2023. Previamente, o clube também tinha recomprado as VMOCs detidas pelo Banco Millennium BCP por 14 milhões de euros em março de 2022. Dá um total de 29.4M. Valor esse que foi apenas 30% do valor da divida que tínhamos. Adicionando inflação e outros aumentos fruto da valorização do m2 etc e tal…
Para perdermos a SAD teríamos que ter menos que os tais 50% da SAD.
Não estou a dizer que não chegaremos lá. Por este estilo de gestão é o mais certo.
Está nas mãos dos sócios que nem foram ouvidos para estas últimas tomadas de decisão, recuperarem o controlo do clube.
28 Outubro, 2025 at 11:25
Leão Rampante
É exactamente esse o ponto nevrálgico da questão e da minha preocupação, meu caro Leão !
Recuperação do controlo do Sporting clube de Portugal pelos seus associados !
Estes senhores em 2018 ” dito pelo José Pedro Rodrigues que eu ouvi na televisão” fizeram a chamada ” Limpeza higiênica da Administração do SCP e dos seus funcionários, e logo de seguida começaram a limpeza/afastamento da grande maioria dos Sócios, para melhor fazerem as suas trafulhices !
Percebes amigo ?…
28 Outubro, 2025 at 12:28
Eu percebo.
Só não entendo a relação direta do financiamento dos 225M€ com a perda da SAD.
Não estou a dizer que o rumo que estamos a tomar não tem potencial para levar a esse destino.
Tem e é preocupante a forma como nos endividamos e para o quê.
Mas não posso dizer “Venderam a SAD por 225 Milhões€ algo que valeria aproximadamente mais de 1550 Milhões€ a valores atuais”.
Acho que não é correto.
Só isso.
28 Outubro, 2025 at 12:56
Desculpa, mas não me fiz entender !
Não estava a relacionar diretamente os factos, mas antes relaciona-los de forma indireta ou à forma encapotada/dissimulada, de o fazer, aquilo a que muitos chamam de engenharia financeira !…só rindo !…ah…ah…ah
Que fique claro !
28 Outubro, 2025 at 12:37
Concordo contigo, Rampante, mas o Triste também aponta pontos preocupantes porque o que se fez deixa uma porta aberta a fazerem merda e nisso esta Direcção é forte…
As contas que tenho visto apontam para cerca de 20M€ por época para pagamento pelos tais 28 anos… Ora isto é uma barbaridade – é uma boa aquisição todos os anos que não se faz, por praticamente 3 décadas!
Enfim, eu que sou avesso a dever, acho tudo isto uma aberração…
Percebo que se substitua divida por divida igual a um juro menor – o que faz pagar menos e ser mais fácil ir amortizando – mas o que estes imbecis fazem é sempre aumentar a divida… Os EO que têm feito, sempre que possível, são superiores ao que necessitavam para pagar o anterior – mais divida! A antecipação da receita da NOS para comprar as VMOCs foi em ambos os casos bem superior ao que necessitavam para as comprar – mais divida!
E, de mais divida em mais divida, vai-se aumentando o passivo… que alguém algum dia terá de pagar, e com isso vai-se também aumentando a anualidade dos juros obrigatórios a pagar – que tira dinheiro à SAD para aquisições para o plantel!
Fazer divida constantemente, não é de bom gestor. Não me fodam…
Um bom gestor faz a empresa funcionar sem acrescentar divida regularmente. E, mais, vai amortizando a divida que existe!
Já falei aqui várias vezes no mérito que têm tido em aumentar constantemente as receitas do Clube… que hoje já significa muito dinheiro! Se juntarmos a isso o dinheiro que a anterior Direcção deixou do contrato com a NOS e a venda de jogadores – desde 2018! – ó pá, são “uma tonelada” de dinheiro que estes gajos têm tido à disposição e que têm gasto sem se perceber bem onde, em muitos casos!
Se esta merda é boa gestão…
28 Outubro, 2025 at 14:18
Todos eles são pontos preocupantes.
Só o simples facto de emitirem divida nestas importâncias a 28 anos sem consultarem os sócios já é preocupante.
Quem faz isto, faz o que quer do clube.
Eles basicamente pegaram em receita, contrato NOS (entre outras coisas), anteciparam a receita através de factoring, com juros, que já estoiraram e transformaram em divida nova e ainda a aumentaram….portanto partiram do positivo e já passaram o ponto 0…..aliás foram bem fundo, mais concretamente 225M para os próximos 28 anos….
28 Outubro, 2025 at 14:40
Basicamente é isso, com um detalhe que, na minha opinião, não podes expor dessa maneira.
Dos 225M€ deste empréstimo, uma parte é para substituir outras dividas a um juro supostamente mais baixo. Não sei ao certo quanto – imagino que a parte dos 50M€ das obras do verão, mais a parte da antecipação da NOS, que serão uns 100/115 M€ no conjunto! Eventualmente até mais um pouco…
Enfim, devia ser tudo muito melhor explicado mas estes gajos são tudo menos transparentes. São absolutamente opacos e, para mim, isso é sempre uma bandeira vermelha para as pessoas! Por isso é que não entendo como há uma maioria que lhes dá o benefício da duvida, quando parece que querem esconder tudo…
28 Outubro, 2025 at 15:05
Da NOS são 69M que pagamos à Sagasta.
Sim é uma maneira muito pela rama porque não temos detalhes.
A única coisa que sei neste momento é que o Sporting, através da Sporting Entertainment pediu 225M à JP Morgan.
A JP Morgan emprestou 225M com um prazo de 28 anos e uma taxa fixa de 5,75%.
Depois procedeu ao reembolso da operação de titularização denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos dos direitos televisivos da NOS à Sagasta Finance, por 68.792.338,48.
A NOS em vez de pagar à Sagasta o restante do contrato que tem connosco, vai pagar diretamente ao Sporting. Mas com certeza não serão os 68.792.338,48. Portanto nesta brincadeira já perdemos dinheiro da NOS.
Os restantes 156.207.661,52€ ninguém sabe ainda como foram alocados ou para onde vão no futuro.
A tal falta de transparência que falas é sintomático de que estes gajos não têm, pelo menos para mim, o melhor perfil para liderar o Sporting.
28 Outubro, 2025 at 12:43
Leão Rampante
Aproveitando a hora de almoço, para dialogar contigo, sem stress e insultos, aproveito para te dizer o que penso, ou seja …
Desculpa-me a franqueza, mas cheira-me a desculpabilização tua, de uma má gestão .
1 ° – Este Estádio José de Alvalade depois deste EO, o qual serve como desculpa justificativa, vai-se tornar no Estádio mais caro, por metro quadrado, não só da Europa, mas igualmente do Mundo.
2° – A recompra das VMOC’s, serviu para capitalizar credores, de um estádio cuja a sua construção, já tinha sido pago em 2,5 vezes o valor real da construção do próprio Estádio, bem como os juros do capital correspondente.
3° – Este EO corresponde a uma segunda VMOC encapotada, com pagamento a 30 anos, utilizando a mesma formula para endividamento e hipoteca do futuro do clube .
Esta administração, utiliza a mesma formula, dizendo que espera resultados diferentes, o que é só estúpido !… ou então ?… para os Sócios “estúpidos” comerem.
Nem sequer são originais, sendo que, utilizam grande parte deste dinheiro para gestão corrente, rolando divida a curto prazo .
Por outro lado em relação a AG e Eleições, desculpa meu caro amigo mas, um clube que tem 100/200 sócios, com 50 votos cada um, e mais 3000 ou 4000 com 25 votos cada um, dificilmente estes últimos,deixaram os restantes sócios tomarem decisões no caminho ou direção tomadas, em eleições ou AG´s .
Eu admitiria uma diferenciação eleitoral, no máxima de 15 votos por sócio, no seu máximo absoluto !
Nunca este absurdo de 50 votos por Sócio !
Todos os restantes associados estarão sempre condicionados, por esta “ditadura” eleitoral .
Não sei se me fiz entender ?…
28 Outubro, 2025 at 14:32
Eu não estou a desculpar nada. Muito pelo contrário.
Só acho é que quando emitimos uma opinião esta deve ser o mais rigorosa possível, correndo o risco de ser contra producente, ou seja em vez de alertarmos as pessoas, essas pessoas relativizarem os alertas e acharem que somos todos malucos.
Um pouco como a história do pedro e do lobo.
1- Isso não é bem assim. É só ver os valores dos outros estádios e estamos muito longe desses níveis. O EO que não é um EO na sua normal forma não é apenas para obras. Os 225M são divida da nova empresa de gestão do Estádio e entretenimento “Sporting Entertainment. Dentro dessa divida pagaram à Sagasta 69M que tinham proveniência da antecipação da NOS. Ou seja anteciparam, estoiraram, e agora pediram para pagar a antiga. Portanto é muito mais que obras.
2º As VMOC’s eram dividas aos bancos BES e BCP para além do estádio. O BdC fez o que um esforço tremendo para as recomprar a 30%. Esta direção usurpou os créditos desse trabalho. Cheira-me que vão ter que voltar a ficar sem essa % da SAD que recompraram a preços imbatíveis e que muito fizerem os rivais torcer.
3º Em parte concordo. Sobretudo é preocupante a ausência de consulta aos sócios. Mas se estes também votam em qualquer merda…
De resto concordo. Já o disse aqui. É uma democracia ridícula quando há esta disparidade absurda de votos. Mesmo assim a maioria estrondosa votou no varandas, logo há pouca esperança na capacidade de análise de quem vota.
Estamos entregues à bicharada…
28 Outubro, 2025 at 15:02
Meu caro Leão
NÃO ANDO A GRITAR AO LOBO !
Tudo o que mencionas agora, eu antecipei, com alguns meses de antecedência aqui na Tasca, nomeadamente a antecipação de créditos do Contrato da “NOS” ocorrida em fins de 2019 ! … Certo ?
Em 2021 já não existia créditos para antecipar !
Vamos continuar a empurrar o balcão com a barriga até quando ?…
28 Outubro, 2025 at 14:55
É muito dificil para mim discutir este assunto…
Primeiro porque não sei em que é que vai ser aplicado o empréstimo. Aparentemente 70M foram para pagar o factoring da Sagasta que tinha juros muito maiores do que este….
Segundo porque não sei qual vai ser o montante do investimento e o retorno esperado. Até agora não ouvi nada que justifique minimamente um grande investimento, não vi nada que gerasse retorno sequer perto do investimento, mesmo que seja 150M (tirando o guito da Sagasta e um extra que seja para evitar novos pequenos créditos que são feitos todos os anos).
Precisava que este investimento fosse muito bem explicado e o que tenho assistido de silencio é MUITO preocupante porque é sinal que não sabem bem como explicar o que querem fazer de forma a convencer os sócios.
Isto tresanda a novo plano Roquete. Grandes ideias de rendimentos brutais, discursos sobre o clube deixar de depender da bola bater na trave…que nunca chegam e que basicamente o que acabam a fazer é a sugar dinheiro com fartura ao futebol e modalidades (principalmente este ultimo).
No entanto…
Que contas são essas? Como é que o Estádio de Alvalade é o mais caro do mundo por metro quadrado?! Só o do Barça está orçamentado em 1.5 B….o nosso, mesmo tendo em conta este investimento, deve bater ali nos 400 M se tanto…não sei se o estádio do Barcelona ocupa metade da cidade. E não estou sequer a ver Tottenham, Real, estádios nos EUA, etc…
Não consigo ver em caso nenhum como é que este empréstimo corresponde a uma venda da SAD ou sequer como é que pode acabar em venda da SAD por causa dele. Acho que pode originar uns milhões valentes do futebol e das modalidades a serem sugados para o pagar sem necessidade, daí a obrigar a venda do clube…não estou a ver.
28 Outubro, 2025 at 15:07
Tal e qual. Falta muita explicação.
A minha questão com o rumo que pode eventualmente levar a uma perda da SAD tem a ver com o estilo de gestão.
Mas é apenas um feeling e nada em concreto.
28 Outubro, 2025 at 15:18
Tiago
Até que enfim… que vem alguém defender o defunto !
Para ti tudo deve ser difícil de discutir, quando queres defender o indefensável .
Mas que narrativa de merda é a tua ???…
Mas qual investimento ?… está tudo parvo ? Nem jogadores que sejam reais reforços, da equipa principal, vais ter em Janeiro ! … 400 M€ valor do Estádio José de Alvalade actual ??? … Quantas vezes ?
O teu argumento é o desespero da defesa do insustentável e indefensável !
É tudo !
28 Outubro, 2025 at 15:22
Tiago
400 M€ valor do Estádio ? … Só te enterras !
Se para fechar o fosso do Estádio, foram 50 M€ !
Devem-te pagar mesmo bem para defenderes semelhante !!!!
28 Outubro, 2025 at 15:38
Estádio tinha orçamento a rondar os 110, derrapou de crl e ficou por 180 ou 190…+ cerca de 150 a 200M agora que já incluem os 50 gastos no Verão. Sendo que este empréstimo foi de cerca de 230 dos quais 70 foi para pagar outro empréstimo.
Não sei bem o que é que achas que eu estou a defender…não consegui perceber se não leste ou se tens dificuldade em interpretar o que eu disse.
E é exatamente por causa de ti e desta conversa que eu tenho dificuldade em discutir. Porque isto que eles estão a fazer me parece (e já disse várias vezes), sem pés nem cabeça, mas depois vem alguém completamente “destravado” aos gritos em hipérbole e é dificil de explicar que isto parece sem sentido mas que o que estás a dizer não tem nenhum cabimento.
É como aquelas discussões em que há uma proposta de direita que eu não gosto e de repente aparece um gajo a dizer que é tudo fascista e que é o fim do mundo e que vamos entrar numa ditadura e uma pessoa…apesar de não gostar da proposta…tem de explicar que fascismo é outra coisa…
Segundo os sábios das teorias das boas, aqueles que conseguem ver para lá do que se vê, a Sad era para estar vendida à 5 anos e os Bolasies era exatamente para desvalorizar e vender a Sad. E no entanto…cá estamos e os Bolasies já foram de cona…
Eu estou preocupado com este empréstimo enorme que pode obrigar a um esforço grande do futebol para o pagar…daí a representar a venda da SAD ou o estádio mais caro do mundo vai uma distancia gigantesca…..
28 Outubro, 2025 at 15:46
“mas depois vem alguém completamente “destravado” aos gritos em hipérbole e é dificil de explicar que isto parece sem sentido mas que o que estás a dizer não tem nenhum cabimento.”
Este para mim é que é o real perigo.
A tal história do pedro e do lobo. Tanto gritamos que quando há algo de razoável somos todos metidos no mesmo saco dos malucos.
28 Outubro, 2025 at 15:51
Exatamente Leão.
Um dia haverá o real perigo direto de isso acontecer…
E depois vamos todos ser metidos no mesmo saco de quem dizia que isto estrava a acontecer em 2019, 2020, 2021, 2023, 2025, 2026.
Ok. Acham que é isto que está aqui em jogo. Expliquem-me como. Não é com coisas como dizer que o nosso é o estádio mais caro do mundo ou que tem uma hipoteca do estádio que é uma coisa manifestamente impossivel de fazer sem aprovação acionista….
Expliquem-me como é que este empréstimo é com o objetivo de vender a SAD.
28 Outubro, 2025 at 16:30
O estádio como hipoteca (como te pergunto mais abaixo), tenho mesmo muitas dúvidas….não em forma de hipoteca pura e dura, mas como garantia.
Isto porque quem pediu os 225M foi a Sporting Entertainment. Quando foi criada e depois da cisão fusão, foi transferido património da SAD para essa entidade num valor de 148M.
Esta mesma entidade foi criada nesse sentido de exploração de todo o espetáculo da SAD, onde se inclui estádio, museu….
Tenho muitas dúvidas que o estádio não tenha servido como garantia.
Agora, não digo que é com o objectivo de vender a SAD. Mas com este rumo autodestrutivo, não sobram muitos mais anéis e teremos de começar a pensar que qualquer dia vão os dedos…
28 Outubro, 2025 at 11:16
Meus caros tasqueiros
O SCP tem como director financeiro um reles e Incompetente APRENDIZ de contabilista, que agora vem chamar de ” músculo Financeiro ” a uma hipoteca de receita anual correspondente a uma Liga dos campeões todos os anos durante 3 décadas !
Voltámos à velha forma de endividamento “sine die” e ” ad eternum “, do clube, entregando-o aos credores, por dividas que esta gente reles fez em 8 anos de mandato, tendo recebido entre outras coisas 500 M € em (cash/flow) do contrato da ” NOS ” à qual chamaram de ” Herança Pesada ” gozando convosco .
Dizendo-se agora estarem; “Felizes por terem reerguido o clube !…”
FILHOSDAPUTA !
28 Outubro, 2025 at 12:24
Bem dito!
SL
28 Outubro, 2025 at 13:22
Meus caros
Talvez o Soares Franco vos convença de que :
Desde 1998 até 2018 os bancos apropriaram-se à cabeça e por época, de 50% das receitas do clube, não deixando o clube sequer respirar desportivamente, era a CANGA DA DIVIDA !
Como os sócios burros do SCP, não aprenderam nada com esta canga ao pescoço do clube, aproveitaram a negociação feita pela administração e pelo próprio do Bruno de Carvalho, e eis que :
Narrativa desta administração atualmente :
Estamos a ganhar desportivamente, então vamos enfiar esta “bucha” pela goela abaixo desta carneirada de sócios ! … que eles comem tudo, sem nada terem !
Fico vermelho de raiva !
28 Outubro, 2025 at 14:12
Também eu, ando irritado há 4 dias , a ver esta palhaçada a desenrolar e não haver praticamente uma única voz que questione ou desmascare esta vergonha de atentado ao clube.
Contraem dividas em antecipação de receitas a 6% e depois uma festa do caralho porque para pagar os 100M que já foderam , agora pedem mais 200M mas já é a 5%….uau
28 Outubro, 2025 at 14:16
Ainda vem com a narrativa que só tem crédito porque agora o clube está saudável, quando assumem ao mesmo tempo que parte deste crédito é para pagar os créditos dos anos anteriores quando o clube não era saudável.
Fodasse mas isto é gozar com quem? argumentos completamente incongruentes e contraditórios para justificar merda atrás de merda e a malta papa isto sem sequer somar 1+1
28 Outubro, 2025 at 14:23
Clube de saloios e de mansos, em que vêm um palhaço qualquer com uns nomes em inglês, diz que vai fazer um entertainement hub e que vamos ter um granda lifestyle, onde já não é só futebol mas também emoção…… e Pumba lá vai a carneirada toda feliz ler o rascord e aplaudir o gênio criativo.
Já estou como tu, cambada de Burros e bimbos do caralho
28 Outubro, 2025 at 14:44
Subscrevo os 3 comentários…
Tens mais? 🙂
28 Outubro, 2025 at 15:10
Rodrigo, estou como tu.
Mas na verdade isto não é surpresa nenhuma.
28 Outubro, 2025 at 13:27
Tasca
Não cedam a narrativa encarnada, do perdão de divida ao SCP, porque não houve perdão de divida nenhum da banca ao SCP ! … pagámos e bem caro e com juros, o nosso Estádio e academia e com muita venda de patrimônio do clube !
Percebem agora !
28 Outubro, 2025 at 13:48
Tasca
Eu não nasci ontem e lembro-me muito bem da enorme quantidade de terrenos, que havia no campo grande até à base da Força Aérea do Lumiar, percurso que fiz várias vezes na segunda circular, e do outro lado do antigo Estádio José de Alvalade do lado do bairro de Alvalade, onde hoje está o metro, que era propriedade do Sporting CP, e que foi tudo vendido por gestores oportunistas, ditos empresários, que falidos, para safarem as suas empresas, tudo venderam em nome de um futuro que nunca chegou .
Até aparecer um Bruno de Carvalho que de facto acrescentou PATRIMÔNIO ao clube !
Eu não nasci ontem e conheço o clube por dentro, ainda muitos de vocês não eram nascidos !
PERCEBEM meus amigos ?!…
28 Outubro, 2025 at 14:19
Meus caros
Eu detesto que me tomem por parvo, e o que estes senhores monárquicos e afins, bem como o empresário Eng° Godinho Lopes do ” Lobby ” da construção civil, estão a fazer ao clube é encapotadamente, darem o valor do metro quadrado do Estádio José de Alvalade actual, como garantia de EO’s, para alavancarem o desvios de fundos, numa gestão ruinosa do clube !
Daí a conversa da centralização do nosso Estádio na cidade de Lisboa, bem como do preço do metro quadrado desses terrenos, junto da J P Morgan Bank !
Aqui na Parvônia Portuguesa e europeia já todos os conhecem !
Foram-se os Anéis ( Terrenos ), foram os dedos com a banca Portuguesa, e irão as mãos ( se deixarem) com a demolição do Estádio para empreendimentos imobiliários
à banca Americana . Vejam o que fizeram com o empreendimento imobiliário nos terrenos do antigo Estádio José de Alvalade e a sua venda.
CHUPAR O CLUBE ATÉ AO TUTANO !!!!
Se um dia isto acontecer, não podem dizer que não sabiam ! Eu avisei !
28 Outubro, 2025 at 14:29
Meus amigos,
A Piada disto tudo é que eles fazem isto, avisando-vos com antecedência o que vão fazer …lindo !
Se isto não é gozar com o clube ?… Então merda !
28 Outubro, 2025 at 14:39
O meu Presidente foi o Senhor João Rocha, que bateu com a porta no Sporting CP, e do país após revolução 25 Abril, e foi gerir para os EU o seu império industrial, que ele próprio construiu, por estar farto de aturar esta gente dissimulada que tomou conta do clube na sua ausência .
O Sporting CP precisava mais dele, do que ele do SCP ! …
Enfim !…
28 Outubro, 2025 at 15:05
Deve ser extremamente difícil conseguir um crédito na banca em que pedes 225M a 28 anos e pagas 580M e dás como garantia um estádio no centro de Lisboa.
É de louvar e admirar o magnífico esforço negocial que deve ter sido feito para conseguir tal proeza, ao alcance de muito poucos.
Para mim já se justificava uma estátua ao Varandas e outra ao Zenha , porque num país de iletrados como o nosso, qualquer flyer da Remax feito por um estagiário serve para engrupir 90% da população.
28 Outubro, 2025 at 15:22
Sem duvida!
90% dos “pachecos” aprovam qualquer merda…
28 Outubro, 2025 at 15:38
Mas o Sporting hipotecou o estádio? Não li isso.
28 Outubro, 2025 at 15:40
De forma encapotada é evidente que sim, quais achas que são as garantias que o banco pede para emprestar 225M ?
Se o Sporting não pagar achas que vão penhorar o salário do Zenha?
28 Outubro, 2025 at 15:43
Como é que se hipoteca uma coisa que não é nossa?
É que o estádio não é sequer da entidade a quem foi feito o empréstimo…
E é possivel hipotecar o estádio sem a aprovação dos acionistas? Como?
28 Outubro, 2025 at 15:54
“É que o estádio não é sequer da entidade a quem foi feito o empréstimo…”
Não é? Não tenho tanta certeza….
O empréstimo de 225M foi feito à Sporting Entertainment que……”Em comunicado, a SAD liderada por Frederico Varandas aponta que “destacou parte do seu património, correspondente a todas as operações e atividades das unidades de negócio identificadas no Projecto de Cisão-Fusão incluindo todos os direitos de propriedade, direitos e ativos da Sporting SAD relativos (….)”
A transmissão de ativos para esta empresa foi de 148M….
Não inclui, estádio, museu….?
28 Outubro, 2025 at 16:29
Segundo o que vi, não. E não era possivel passar sem aprovação dos acionistas.
Foi apenas os direitos de exploração e de superfície.
28 Outubro, 2025 at 16:32
Apenas… ;D
É como numa propriedade plena eu ter o usufruto e tu a nua propriedade. Quem lá vive sou eu. Tu tens o titulo.
28 Outubro, 2025 at 16:35
Sim, mas não podes vender a propriedade.
Se a empresa falir, os direitos respetivos vão de cona e voltam a quem tem a propriedade.
Não dá direito nenhum sobre o imóvel em si. Não é possivel destruir o estádio e construir um condomínio, como diziam.
28 Outubro, 2025 at 16:43
Isso não.
28 Outubro, 2025 at 15:43
Ah e tal o estádio pertence ao clube e a dívida é da SAD, achas que os gajos são otários ?
Ou penhoras o estádio, ou penhoras os jogadores, ou penhoras todas as receitas, como é evidente alguma coisa é dada como garantia, ou vocês nunca pediram um empréstimo?
28 Outubro, 2025 at 15:44
Alguma vez pediste um empréstimo obrigacionista?
28 Outubro, 2025 at 15:52
De facto não 🙂
Mas os empréstimos não são dados ao acaso só porque acreditam muito no projeto, há cláusulas de salvaguarda, se o Sporting em dezembro não pagar, onde é que achas que eles vão buscar o dinheiro, repito, ao salário do Zenha?
28 Outubro, 2025 at 16:05
Não. À Sad. Obviamente. A Sad tem de pagar.
28 Outubro, 2025 at 16:21
Não há hipotecas encapotadas pq estão sujeitas a registo. O cenário já é negro. Não é preciso carregar ainda mais nas cores com falta de rigor e, desculpa o termo mas não há outro, invenções.
28 Outubro, 2025 at 16:34
Certo.
Mas pode muito bem ter servido de garantia. Até porque foi parte do património transferido para a Sporting Entertainment na fusão cisão….e foi a Sporting Entertainment que “pediu” os 225M.
28 Outubro, 2025 at 16:36
Garantia é hipoteca. No caso do estádio, é a mesma coisa.
Não pode.
28 Outubro, 2025 at 16:45
Eu dizia a nível da exploração. Os tais direitos que a Sporting Entertainment obteve por parte da SAD.
28 Outubro, 2025 at 16:47
Mesmo que seja para explorar um espaço como o Estádio de Alvalade e todos os espaços envolventes…225M é uma pechincha.
O que eu gostava mesmo era de mais informação que esta direção achou por bem não providenciar.
28 Outubro, 2025 at 16:59
Achas mesmo que uma série de fundos de pensões dos EUA estão interessados em explorar os direitos de superficie do estádio de Alvalade?!
A sério?
O que eles querem é receber a guita. E sabem que a Sporting Sad é a acionista da Sporting Entertainment e percebem que caso corra mal, a Sporting Sad vai fazer tudo para pagar o empréstimo obrigacionista a não ser que vá à falência. Coisa que eles percebem que é muito dificil e de um risco muito pequeno.