A sombra não é um corpo. Não tem fisicalidade. Não tem cheiro, nem temperatura. Para ser visível precisa de um objecto. Para ter dimensão ou mover-se precisa que o objecto também se mova. A sombra depende de tudo o que o objecto é e faz para poder existir, para poder ser sombra.
Desde sempre a sombra tem uma conotação negativa. Está associada à dissimulação, a actos velados, à mentira e à sonegação de intenções. O contexto de preguiça, passividade ou subalternidade está ligado a “estar na sombra” ou “viver na sombra”. Seja qual for o ângulo, devemos evitar “as sombras”, os “assombramentos” ou as situações mais “sombrias” da vida.
Já todos entendemos que se está a desenhar uma “sombra” nas costas do mandato de Bruno de Carvalho. E não refiro oposição. Oposição não é um conceito “sombrio”, mas sim de confronto aberto. Oposição significa que existe algo contra qualquer coisa, para “fazer” oposição é preciso existir, ter corpo e mover-se, ter cheiro e voz. A “sombra” que falo não se pode chamar oposição, isso seria elogiar a cobardia de quem só fará “oposição” se isso lhe der jeito, se o adversário estiver fragilizado e se o gang parecer maior que o opositor já declarado.
Estas sombras não falam, mas espalham cartazes e panfletos. Não agem, mas jantam. Não se apresentam, mas são mencionados na imprensa. Porquê? Não estão convictos das suas ideias? Não estão convictos dos malefícios da presidência da BdC? Não estão convictos que o Sporting merece a sua voz de “oposição”? Não consigo responder a estas perguntas, ainda não falo “sombrês” e só me ocorre ainda mais uma questão, para mim determinante: Se nos mandam “acordar” para um Sporting em perigo, não seria porreiro conhecermos de onde vem o aviso para podermos todos aferir se é fidedigno? É que se um vegetariano me disser que devo evitar aquele talho específico ou se um muçulmano me aconselhar a não entrar naquela igreja específica…digamos que desconfiarei das boas intenções do “avisante”.
As sombras não falam, mas se ouvirem, escutem-me. Não é assim que ajudarão o clube, não é assim que vencerão eleições ou sequer conseguirão posicionar-se para tal. Enquanto não se definirem como independentes de murmúrios, de panfletos e outras acções anónimas, não serão mais que sombras deste presidente, não serão mais que letras mortas impressas em papel ou cartão. A cada notícia de jornal ou jantar cavam um fosso entre um possível debate de ideias e a vontade de o escutar. Saiam da sombra se são sportinguistas, falem, apresentem-se, digam o que são e ao que se propõem, larguem as manobras de “procurar de um nome forte” ou “escutar os sportinguistas”…quem é leão a sério não se escondeu para ter de ser procurado nem precisa de iniciar nenhum processo de escuta porque o faz tão naturalmente como respira. Saiam da sombra!
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
30 Março, 2016 at 19:50
Os peões estão em movimento, veremos se no final da época o Rei dá a cara.
30 Março, 2016 at 19:52
Excelente texto LdP 😉
30 Março, 2016 at 19:55
Sabendo Nós que a discussão é bem vinda, resta-me concluir que quem está na sombra não tem argumentos, espera apenas por passos em falso para poder criticar. Muita curiosidade em ver o que aí vem, não me parece que alguém se chegue à frente.
30 Março, 2016 at 19:57
Sombras? Pensava que eram ratos.
30 Março, 2016 at 20:01
Isso, ratos do esgoto, alguns näo passam disso mesmo
30 Março, 2016 at 20:51
Os ratos também produzem sombras…
(quiçá as piores)
SPOOOOOOOORTING!
31 Março, 2016 at 3:59
https://www.google.pt/search?q=banksy+rat&prmd=inv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwizxMW79unLAhXCNhoKHeHtBdQQ_AUIBygB&biw=360&bih=563#tbm=isch&q=rat+street+art&imgrc=C-Ul0lp674SayM%3A
30 Março, 2016 at 20:00
Cá estou à espera de ver a cara da “oposição-sombra”. Espero que não seja o rui barreiro, porque isso seria mesmo…cómico.
31 Março, 2016 at 10:54
Rui Barreiro é um peão de brega, um moço de recados.
31 Março, 2016 at 12:11
Rui Barreiro é só usado para dinamitar o caminho. Não é general de nada.
30 Março, 2016 at 20:05
Sim amiga Maria…
Ratos…”na sombra…!”
Só se tornarão visiveis…se a água “lhes começar a chegar aos gorgomilos”…
Nesse momento então…é ve-los a sair em louca correria “enfileirados” uns atrás dos outros…
Beijinho do Max…
E para o amigo Leão de Plástico os meus parabéns…
Mas só poderia mesmo ser… mais uma boa posta…!
SL
30 Março, 2016 at 20:08
«Caso o Sporting não seja campeão, “o burburinho é capaz de aumentar.” “Sendo campeão, não apaga tudo, mas é capaz de amenizar um pouco todo este burburinho”»
Esta afirmação, vinda de um Sportinguista, mostra bem que a “sombra” não quer o Sporting campeão.
E porquê?
Porque não ajuda nada nos objectivos traçados pela “sombra”
30 Março, 2016 at 20:11
A equipa está bem montada, para já avançam os “apoiantes” do novo Sporting, depois entram em força os antigos presidentes e no fim surge o rosto grande, emparelhado por grandes nomes do futebol português.
Chamem cobardia, mas é a estratégia de comunicação montada.
31 Março, 2016 at 12:04
+1 pavel pela tua analise com qual concordo totalmente
30 Março, 2016 at 20:28
E mostra que mesmo sendo campeão a sombra não vai desmobilizar…
30 Março, 2016 at 20:29
Claro que não, começou a campanha eleitoral.
30 Março, 2016 at 21:23
Para que se saiba…
Fica aqui expresso que o Max…(a manter-se o trabalho que BC tem feito à frente do Clube…)…
Aconteça o que acontecer (e eu “quero ser” Campeão com o Sporting…!! )…
Os meus votos vão…para Bruno de Carvalho…!!
Podemos não ser campeões…mas não é… “por morrer uma andorinha que se acaba primevera…!!”
beijinhos amiga Alexia e SL
30 Março, 2016 at 20:22
Off:
http://www.fourfourtwo.com/features/joao-mario-man-united-linked-sporting-starlet-set-shine-euro-2016#:Yo8DuDQx5qc2GQ
vale a pena ler este artigo. Uma vez mais “made in” estrangeiro, porque a cs de cá prefere entreter os lampiões com gelados na testa.
30 Março, 2016 at 21:28
Ora meu amigo…
“Tudo isso é conversa…”
Eles ao falarem assim do João Mário, só comprovam que “ainda não ouviram falar”…
“Do tal…do mosntro…da ultima maravilha …”
Quer dizer…do “rinato”…
Abr e SL
31 Março, 2016 at 10:25
Por acaso também já fizeram um artigo sobre o “novo-eusébio versão 33.0” renato no mesmo site.
Eles seguem um bocado a moda, para arranjar mais visitas. Vale o que vale, a própria análise ao João Mário é muito superficial, qualquer pessoa a podia ter escrito. Onde está a info privilegiada ou a análise em detalhe? O que passa por jornalismo hoje em dia…
30 Março, 2016 at 20:33
Já todos percebemos que quem quiser ter visibilidade ou cobertura dos merdia, basta dizer que é sportinguista e crítico de BdC…
30 Março, 2016 at 20:41
acabei de ver algumas das declaracoes do paim…(depois de as ler tem de levar com letras minusculas, e nao tem a ver com a “perseguicao” que ele acha que está a ser “feita” por esta direccao…)
paim, ou estupidificou de vez ou levou com a “injeccao atrás da orelha”, comoalguem referiu alguns posts atrás…
quem é que se quer “unir” aos “ilustres ex-sportinguistas, (cof, cof)…), que o proprio paim “ajudou” a destituir??
sao esses “sportinguistas”, por quem ele sente agora tantas dores, úteis, ou merecedores de pertencer a quem ama o Clube, em vez de se querer servir dele??
Bruno de Carvalho nao consegue unir os Sportinguistas??
-quais??
-os que, pela calada da noite, eregem placards e lancam folhetos, com ataques de merda, que nem sequer correspondem á verdade??
-os que teem jantares com dirigentes e chefes de task-forces da agremiacao que nos tem roubado ao longo de todos os tempos?
– os que aproveitam a sua posicao dentro do conselho leonino, para atacar por dentro, quem está a levantar, (depois de o salvar da PER), o Clube de que se dizem “adeptos”?
estará paim a ser “apertado” por aquilo que fez, e agora a “pagar” na sua vida pessoal, a “desfacatez” de correr com os cancros do NOSSO CLUBE, e a ser obrigado a vir “vomitar” este algaraviado de asneiras??
faz algum sentido, depois do que iniciou, vir agora com esta “conversa encomendada? (curiosamente depois de um “jantar inocente”, que por acaso teve de ser “descoberto” pela maquina de desinformacao lampionica em primeiro lugar??
já agora, onde é que o pasquim, perdao paim, viu esse jantar ser “atacado” por alguem da Direccao?? perdi alguns episodios da novela “Agora que o clube dá lucro outra vez vamos reaver as mordomias”??
paim, paim…se te estao a “apertar” pede ajuda…
se é realmente aquilo que pensas…enganaste-me bem, fingindo ser um Sportinguista inteligente…afinal nem inteligente és, portanto esquece o Sportinguista…
“Bruno nao consegue unir os Sportinguistas”…paim dixit…ca puta de lata que é preciso ter na puta da cara…
queres mais sócios?
queres maiores assistencias no estadio?
queres mais socios pagantes?
queres uma maior onda verde?
queres maiores assistencias fora??
há certas merdas que me poem fora do serio…
desculpem o desabafo..
VIVA O SCP
30 Março, 2016 at 21:03
+1
Custa-me imenso concluir isto… mas o nosso grande clube ainda está cheio de ervas daninhas. Por isso é que acho que só existe um rumo e por isso é que, por mim, cortava qualquer laço com o passado recente do Sporting (excepção a todos os que apoiam este enorme trabalho que a direcção tem feito, obviamente).
Refundação.
SL.
30 Março, 2016 at 21:24
É caso para dizer: Até tu, paim?
30 Março, 2016 at 21:30
Mau…
Querem ver que o rapaz…
Queria “uma estátua”…??
SL
31 Março, 2016 at 9:51
Começo a achar que queria era um “tacho”
SL
31 Março, 2016 at 12:08
obviamente assentador
30 Março, 2016 at 22:11
Concordo totalmente
Também achei estranho, sobretudo vindo de quem ajudou a desmascarar a corja, e agora pasme-se fala de a direcção não saber unir.
Isto contra factos contundentes como as maiores assistências de sempre, e creio perto do dobro do numero de sócios pagantes.
Unir sim, esquecer o que alguns sócios fizeram ao Sporting, apagando o passado recente não.
A justiça tem de ser feita, se nada for provado óptimo (era bom que assim fosse, era sinal que ninguém se serviu do Sporting foi mesmo só incompetência, eu ficaria feliz.), mas se existirem razões para punir quem prejudicou deliberadamente o Sporting a nível financeiro, terá(ão) de ser responsabilizado(s), a história deve ficar clara e sem o menor rasto de desconfiança, só assim existem uniões sérias, baseadas na confiança.
Quem não deve não teme!
SL
31 Março, 2016 at 9:30
+1!!
O “problema” destes pains é que pensam que são mais que os outros, mas com o Bruno essas merdas acabaram!
Há Sócios!
Não há cá Sócios “Vip’s / Notáveis” e o caraças”!!
É tudo Igual e isso é que dói a estes palhaços que só querem notoriedade!
31 Março, 2016 at 11:28
E é isto, sem tirar nem pôr.
Quando li as declarações dele não queria acreditar.
30 Março, 2016 at 20:41
Em anos anteriores aos olhos dos sportinguistas pior que as anteriores direcções que estavam a levar o clube ao seu colapso era olhar á volta e não encontrar alternativas credíveis, assim agora na mesma linha de pensamento melhor que uma direcção em que acreditamos era olhar á volta e encontrarmos uma verdadeira alternativa critica, construtiva e que saiba reconhecer o bom trabalho que esta a ser feito para bem do clube e que também oiça os sócios e que não tenha medo de os ouvir. Não é o que esta acontecer, o que esta a acontecer é um conjunto de indivíduos execráveis, embalsamados que por oportunismo , que provavelmente ate espumaram quando ouviram falar dos milhões da “NOS” movidos por essa triste realidade tudo para mim nada para vocês, tentam de todas as formas um “assalto” ao clube. Gosto de alternativas, mas das genuinas.
30 Março, 2016 at 20:57
Off-Topic tenho lido aqui que nunca como agora tivemos uma selecção que finalmente dá gosto de ver, alem da academia do Sporting que fornece a maioria dos jogadores, existe um nome que convém salientar Rui Jorge, que excelente trabalho que esta a fazer nos Sub-21.
30 Março, 2016 at 21:20
FILHA DA PUTA DA SOMBRA!!!
30 Março, 2016 at 21:23
O nosso Presi escreveu no Facebook.
«A construir o futuro!
A) Recuperação de passes de jogadores
Desde 27 de Março de 2013 que a actual Direcção do Sporting Clube de Portugal recuperou percentagens significativas de passes de 37 jogadores, que como é sabido se encontravam em fundos (e outros investidores).
A destacar:
Jogador/
% recuperada/ % actual SCP
Adrien Silva
50% 100%
Carlos Mané
40% 100%
João Mário
30% 75%
Matheus Pereira
20% 100%
Rui Patrício
35% 100%
Tobias Figueiredo
20% 50%
William Carvalho
40% 100%
B) Integração no plantel principal e início de titularidade
Direcção de Filipe Soares Franco
Rui Patrício
Integração no plantel principal e início da titularidade a 19.11.2006 Marítimo
Final do contrato a 27 Março 2013: 30.06.2018
Final do contrato actual: 30.06.2022
Adrien Silva
Integração no plantel principal e início da titularidade a 17.08.2007 Académica
Final do contrato a 27 Março 2013: 30.06.2017
Final do contrato actual: 30.06.2021
Direcção de Bruno de Carvalho
Época 2013/14
William Carvalho
Nota: Jogou 1 minuto contra Guimarães a 3.04.2011 de seguida foi emprestado ao Cercle Brugge (estando planeado lá ficar até final de contrato ficando assim jogador do Cercle Brugge)
Integração no plantel principal e início da titularidade a 18.08.2013 Arouca
Final do contrato a 27 Março 2013: 30.06.2014 (estava a 6 meses de poder assinar livre por quem quisesse)
Final do contrato actual: 30.06.2020
Carlos Mané
Integração no plantel principal e início da titularidade a 5.10.2013 Setúbal
Final do contrato a 27 Março 2013: 30.06.2015
Final do contrato actual: 30.06.2020
Época 2014/15
João Mário
Nota: Jogou 14 minutos contra Lazio a 14/12/2011 e 10 minutos contra Marítimo a 10/2/2013
Integração no plantel principal e início da titularidade a 17.09.2014 Maribor
Final do contrato a 27 Março 2013: 30.06.2015
Final do contrato actual: 30.06.2020
Tobias Figueiredo
Integração no plantel principal e início da titularidade a 29.12.2014 Guimarães
Final do contrato a 27 Março 2013: 30.06.2016
Final do contrato actual: 30.06.2021
Época 2015/16
Gelson Martins
Nota: Em 2014/15 jogou um total de 33 minutos em 2 jogos da Taça da Liga, devido à decisão de jogar sobretudo com jogadores da equipa B)
Integração no plantel principal e início da titularidade a 9.08.2015 Benfica
Final do contrato a 27 Março 2013: sem CTD – apenas contrato de formação
Final do contrato actual: 30.06.2021
Matheus Pereira
Integração no plantel principal e início da titularidade a 1.10.2015 Besiktas
Final do contrato a 27 Março 2013: 30.06.2015
Final do contrato actual: 30.06.2020
Rúben Semedo
Nota: Jogou 44 minutos contra o Alba a 20.10.2013 e 5 minutos contra o Benfica a 9.8.2015
Integração no plantel principal e início da titularidade a 30.01.2016 Académica
Final do contrato a 27 Março 2013: sem CTD – apenas contrato de formação
Final do contrato actual: 30.06.2022
C) Plantel Principal 2015/16 – Contratação e Lançamento
Rui Patrício – Lançado em 2006/07 (Direcção Filipe Soares Franco)
Azbe Jug – Contratação da actual Direcção
João Pereira – Contratação da actual Direcção
Ezequiel Schelotto – Contratação da actual Direcção
Tobias Figueiredo – Lançado pela actual Direcção
Ruben Semedo – Lançado pela actual Direcção
Sebastián Coates – Contratação da actual Direcção
Naldo Pereira – Contratação da actual Direcção
Paulo Oliveira – Contratação da actual Direcção
Ewerton Santos – Contratação da actual Direcção
Jefferson Nascimento – Contratação da actual Direcção
Marvin Zeegelaar – Contratação da actual Direcção
Ricardo Esguaio – Lançado pela Direcção de Godinho Lopes
William Carvalho – Lançado pela actual Direcção
Bruno Paulista – Contratação da actual Direcção
Adrien Silva – Lançado em 2007/08 (Direcção Filipe Soares Franco)
Alberto Aquilani – Contratação da actual Direcção
João Mário – Lançado pela actual Direcção
André Martins – Lançado pela Direcção de Betencourt
Carlos Mané – Lançado pela actual Direcção
Gelson – Lançado pela actual Direcção
Matheus Pereira – Lançado pela actual Direcção
Bryan Ruiz – Contratação da actual Direcção
Bruno César – Contratação da actual Direcção
André Carrillo – Contratação da Direcção de Godinho Lopes (saída no final da época)
Teo Gutierrez – Contratação da actual Direcção
Fredy Montero – Contratação da actual Direcção (vendido em Janeiro)
Islam Slimani – Contratação da actual Direcção
Hernán Barcos – Contratação da actual Direcção
D) Compras e vendas de jogadores pela actual Direcção
Conforme se pode ver no mapa em anexo, temos:
1. Nos 8 jogadores comprados pela actual Direcção e já vendidos houve um lucro total de €5,38 milhões (existindo ainda a possibilidade de lucro adicional pelos variáveis e % detidas).
2. Na época 2013/14 entre empréstimos e compras houve 11 entradas. Entre os custos dos empréstimos/compras há já um lucro de €1,79M. Destes jogadores 2 mantém-se no plantel A e 2 emprestados.
3. Na época 2013/14 de jogadores não adquiridos por esta Direcção concretizaram-se vendas de €20.617.000,00 (Bruma, Ilori, Arias, Schaars, Gelson, Rinaudo) – existem ainda variáveis e % de passes a receber no futuro.
4. Assim, até este momento a época de 2013/14 deu um lucro de €22.403.000,00.
5. Na época 2014/15 entre empréstimos e compras houve 12 entradas. Destes jogadores 2 mantém-se no plantel A, 1 no plantel B e 6 emprestados.
6. Na época 2014/15 de jogadores não adquiridos por esta Direcção concretizaram-se vendas/empréstimos de €8.200.000,00 (Leonardo Jardim, Dier, Wilson e Viola) – existem ainda variáveis e % de passes a receber no futuro.
7. Na época 2015/16 entre empréstimos e compras houve 13 entradas, estando 12 no plantel A, e 1 que saíu ainda na pré-época.
8. Na época 2015/16 de jogadores não adquiridos por esta Direcção concretizaram-se vendas/empréstimos de €6.400.000,00 (Cédric, Betinho e Rúbio) – existem ainda variáveis e % de passes a receber no futuro.
9. Significa que até este momento existe um saldo entre compras e vendas positivo de €11.940.000,00.
10. No plantel da equipa B, de 2013/14 a 2015/16 verificou-se a entrada de 11 jogadores. Considerando o investimento realizado e apenas as vendas já efectuadas, ao nível do plantel B, verifica-se um lucro de €240.000,00.
11. Tendo em consideração que o caso Rojo – Doyen ainda se encontra em tribunal, optou-se não incluir os €20.000.000,00 respectivos nestas contas, que ficariam com um saldo total de €32.180.000,00.»
30 Março, 2016 at 21:42
Nem sombras nem notaveis…
Ha e mais de 137 mil notaveis…SAO OS SOCIOS!!
31 Março, 2016 at 10:12
mas como tu bem sabes …nem todos os socios têm nem o mesmo numero de votos nem as mesma ideias ….. pela obra por tudo o que ele representa e e fez pelo Sporting espero mesmo que O bruno ganhe 🙂 …
30 Março, 2016 at 21:53
E quem será o Rei das Sombras?
Vai uma apostinha?
30 Março, 2016 at 22:10
O Rei das sombras não sei, mas que há um
tipo chamado Rui Cordeiropalhaço a prestar-se ao papel de lebre de um futuro candidato, isso não há duvida.30 Março, 2016 at 22:36
Ninguém. É só ruido mas nas eleições perdem por falta de comparência.
30 Março, 2016 at 22:53
Há muito mais do que ruído, com excelentes contactos e muitos €.
31 Março, 2016 at 0:31
Pavel : Não leves a mal, mas desde que queimei o fusível a fazer contas de quem seria o novo treinador dos porcos, que estou sempre descansada quanto aos teus comentários. 🙂
31 Março, 2016 at 1:06
Levar a mal, nunca. Somos Sporting, que é o que mais interessa.
31 Março, 2016 at 1:06
Levar a mal, nunca. Somos Sporting, que é o que mais interessa.
30 Março, 2016 at 23:01
Andam a ver qual é a receptividade. Se for pouca, creio que não avançará nenhum “ilustre”. Pode avançar um Rui Barreiros, que precisa do Sporting para se promover e tentar desgastar o Bruno de Carvalho (até porque interessa aos nossos rivais que haja a ideia de que o Sporting é um clube dividido). Mas quem já tiver algum nome na praça não avançará para perder, muito menos se incorrer numa humilhação nas urnas.
30 Março, 2016 at 23:00
O Paim tem o direito à sua opinião.
O EsseEle ganhou o 2º jogo ao FeCePe… os porkitos falharam 2 penalties (cada um mais discutivel que o outro) em cima do apito, um dava a vitória, outro dava o empate no prolongamento. Começo a ver a coisa a pender para aquele lado… e nós sem guarda-redes 🙁
30 Março, 2016 at 23:05
Creio que ninguém escreveu, ainda, mas a final 8 da Taça de Portugal em Futsal realiza-se na Póvoa de Varzim, no primeiro fim de semana do mês de maio.
31 Março, 2016 at 1:49
Boa Pavel, vou lá estar sendo assim 😉
30 Março, 2016 at 23:56
Subscrevo tudo. E acrescento mais: se existir oposição aberta, eventualmente, que seja respeitada ao máximo! Importa discutir o Sporting e levantar cada vez mais questões em torno do mesmo. É sinal que não andamos todos preocupados que o clube acabe e que podemos ouvir todas as vozes.
Mas, por favor, falem-me de futebol e modalidades. Falem me de um projecto, da Academia, de marketing e valorização da marca. Concentrar o debate Sporting em torno do estilo do presidente, de como fala ou não fala, da voz de bagaço e do Facebook, é redutor e pouco interessante. Quero ouvir pontos de vista sobre gestão, não sobre retórica. Não me chateiem com esse tipo de debate pouco interessante e com o qual não quero ter nada a ver como sócia.
Se o Bruno é impulsivo, se dorme bem ou mal, se fuma ou come vegetais, que eu saiba, não esclarece os sócios em quem devem votar.
31 Março, 2016 at 0:09
isso acho que é mesmo o mais importante, não é menorizar ou censurar as opiniões alheias… que se discuta o Sporting e se lute por um Sporting maior e melhor. Sempre!!
31 Março, 2016 at 11:32
“Mas, por favor, falem-me de futebol e modalidades. Falem me de um projecto, da Academia, de marketing e valorização da marca. ”
Nem mais Maria, estou farto de ouvir falar do Presidente, do que ele diz, do que faz ou deixa de fazer, do modo como o faz ou diz…
31 Março, 2016 at 0:16
Off. É verdade que andam com a casa às costas, que, geralmente, têm poucos adeptos a verem os vossos jogos, mas está na altura da equipa de andebol mostrar o que vale. Assumam-se como leões ou como bichos.
31 Março, 2016 at 0:33
Este fds é já para ganhar a taça!!
31 Março, 2016 at 0:32
Um dos textos mais lugubres do LdP.
Medo. Por aquilo que pode vir a ser…
Para recordar daqui a um ano
SL
31 Março, 2016 at 0:44
Qual sombra qual quê?? Estes gajos têm que ser CORRIDOS à pedrada e se não o forem têm que sentir MEDO de abrir a boca.
Esta é a democracia que o nosso clube precisa por agora. Se sou carneiro?? Não! Aquário mas que não come gelados com a testa.
Este deveria ser um “não assunto” olhando aos últimos 20 anos do nosso clube. Haja paciência para aturar a lata destes tipos.
RUA!!!!
EU QUERO O CR7 DE VOLTA AO SPORTING
31 Março, 2016 at 0:44
A limpeza no Sporting ainda não terminou. A auditoria foi o começo. Mas ainda há que eliminar alguns (poucos) ratos de esgoto que se dizem sócios. Há que os escomungar. Este tipo de sócios não interessam pois não sentem o Sporting quais abutres que seguem apenas os seus interesses pessoais e vaidades procurando repetidamente encontrar forma de sugar o Sporting.
São sangessugas que devemos eliminar de sócios para que nunca mais tenham qualquer hipótese, por mais pequena que seja, de algum dia chegarem a dirigentes do clube. Já chega desses otários que só vêm jogos quando lhes convém porque na prática não ligam nada ao clube e seus associados.
31 Março, 2016 at 0:47
RUA com esta escumalha!
Não perder tempo com isto. As eleições do próximo ano nem deveriam existir. O trabalho está bom (não ótimo) e compará-lo com a CORJA anterior é brincadeira, por isso: RUA!!
31 Março, 2016 at 8:13
Não tenho duvida que a melhor altura para desmascarar e desmontar essa escória é mesmo na fase inicial. “Pluralismos”?? Enquanto assaltavam o clube o “pluralismo” deles resumia-se a “Ou nós ou o Caos” mais a profecia do “quem fosse contra ia acabar com o Sporting”, Sporting esse que ficou no estado em que se sabe quando foram escorraçados pelos sócios.
31 Março, 2016 at 8:26
O problema é que não foram escorraçados pq muito Sportinguista mal informado votou no Peyroteo de ocasiao…
Daqui ha um ano sim, vao ser escorraçados… Nas urnas e sem sacos azuis.
31 Março, 2016 at 8:31
Sim é verdade. E como já tinham usado o truque das afinações tiveram que usar o truque das sondagens ao contrário:
http://fotos.sapo.pt/pedrocorreia8/fotos/?uid=2zgbtoHKMPaTBOnR0z0O
#valiatudo!
31 Março, 2016 at 2:32
Acho preocupantes as declarações do Miguel Paim. Á partida tem direito á sua opinião mas fico com duvidas se alguém faz este tipo de declarações porque acha mesmo ou é “incentivado” ou “apertado” até as fazer… Nunca me esqueço do Pedro cunha ferreira, também conhecido como o “cambalhotas”, um dos principais e inteligentes rostos que lutava contra a incompetência e aldrabices em vigor e acabou por ser bem calado e “estimulado” a integrar a lista de godinho lopes ficando com o seu tachinho chamado Academia Sporting.
Agora Miguel Paim, não me esqueci do seu importante papel no passado recente do clube (inclusivamente acusado de ser manipulado por BDC) mas vou esperar por cenas dos próximos episódios para tentar perceber melhor estas declarações…
Volto a repetir-me, para mim é preocupante as criticas à actual direção partirem de quadrantes diferentes dos habituais (aka carlos barbosa, dias da cunha, etc…)
SL
31 Março, 2016 at 8:08
E ainda há quem venha dizer (ás escondidas) que Alcochete é o Caos… E quando esteve entregue a um perfeito impreparado e desabilitado, era o quê?
31 Março, 2016 at 8:54
Mas quais críticas? O repetido choradinho que o presidente não consegue unir? A crítica à “perseguição” a quem esteve no jantar quando não houve uma declaração da direção acerca do mesmo? Não passam disso. Meias palavras, choradinho, burburinho, falta união e não passam disso.
O presidente não consegue unir e a sua direção consegue o recorde de gamebox vendidas, de ocupação no estádio e de número de sócios.
Refira-se que estes jantares anónimos de crítica à atual direção, anunciados no dia seguinte pela central de propaganda Lampiónica, em que os responsáveis se ficam por meias palavras, não consubstanciam as críticas, enfim, não se assumem, dão um grande contributo para acabar com a proclamada “falta de união”…
Assembleias gerais e clareza de posições está quieto!
31 Março, 2016 at 8:05
“As 80 sombras dos boys”
Quem não dá a cara é por vergonha de andar a dar o cuzinho…
Fracos… Obscuros…
Não vão passar de nota de rodapé (se tanto).
31 Março, 2016 at 8:22
Mas o que disse o Paim???
31 Março, 2016 at 8:29
“O que disse o Paim”??? Eu pergunto antes: Mas quem é o Paim no Sporting???
31 Março, 2016 at 8:31
Miguel Paim, um dos rostos do movimento Dar Rumo ao Sporting, que conduziu à destituição de Godinho Lopes e subsequente eleição de Bruno de Carvalho, mostra-se desiludido com o rumo que o clube tomou nos últimos três anos. Apesar disso, considera não ser este o momento ideal para o aparecimento de candidaturas à presidência do clube.
“Parecia-me mais normal que toda a gente estivesse concentrada em torno da equipa de futebol. Eu acho que o Sporting vai ser campeão e que todos nós devíamos concentrar-nos nisso, em vez de andarmos para aqui com ‘fait-divers'”, argumenta o associado leonino, não se mostrando surpreendido com o anúncio da recandidatura de Bruno de Carvalho: “Vejo a recandidatura como um reflexo das movimentações que por aí andam. Foi uma necessidade de marcar já uma posição face a eventuais alternativas que possam surgir.”
«Bruno não consegue unir»
Afastado, por motivos profissionais e pessoais do dia-a-dia do clube, Miguel Paim foi um dos associados presentes no jantar que na passada semana juntou diversos antigos apoiantes do atual presidente, que dele divergiram pelos mais diversos motivos. Um encontro em que as pessoas falaram do Sporting, de futebol e também das suas vidas pessoais. Paim não percebe, por isso, o alarido criado em torno do evento.
“Esta espécie de perseguição aos sportinguistas que jantaram é demonstrativa do sentimento de que perseguição que se vive no Sporting. Bruno de Carvalho não consegue unir os sportinguistas”, argumenta o sócio dos leões, estranhando: “Estando a equipa na luta pelo título, havia de haver concentração à volta da equipa de futebol e não estarem preocupados com quem janta com quem ou quem fala ou deixa de falar.”
Por isso, Miguel Paim deixa um apelo a todos aqueles que, a um ano do final do mandato, já parecem preparados para a guerra eleitoral. “Apelaria à paz e à estabilidade em torno do clube, numa fase crucial da época. Haverá tempo para debater o Sporting no futuro. Assim as pessoas o queiram. E dirijo-me tanto a um lado como ao outro”, afirma, admitindo que, caso o Sporting não seja campeão, “o burburinho é capaz de aumentar.” “Sendo campeão, não apaga tudo, mas é capaz de amenizar um pouco todo este burburinho”, acrescenta.
31 Março, 2016 at 8:53
Não acho as declarações do Paim nada impróprias. Lá porque ajudou a destituir a direcção anterior não tem obrigatoriamente de ser um alinhado com a direcção actual.
Paim preferia um presidente mais aglutinador. Eu não acho que isso seria possível no contexto de guerra e jogo de interesses em que vive o futebol português, mas respeito quem assim pense.
Sobretudo respeito quem dá a cara e diz o que pensa com frontalidade. Não são os Pains do Sporting que irão surgir por detrás da sombra prontos a espetar o punhal traiçoeiro na actual direcção em busca apenas do poder e não nos interesses do Sporting. Tenho pena é que os Pains não percebam que a sua abertura de espírito e liberdade de opinião esteja a ser instrumentalizada por esses traidores. Mas também acredito que o Paim seja suficientemente inteligente para se desmarcar de certo movimentos quando isso fôr mesmo necessário.
31 Março, 2016 at 10:56
+1
Nem mais, completamente de acordo com este comentário.
31 Março, 2016 at 12:38
Desculpa lá Rugido Verde , ( e Slayer), mas estas declarações, nesta altura, em que as facas longas andam a ser “afiadas”, só podem ser vistas como uma tomada de posição…
Ninguém é ingénuo ao ponto de, ao pé de uma fogueira, lançar um frasco de alcóol e pensar que ia apagar o fogo…
São tudo menos inocentes, estas afirmações…
31 Março, 2016 at 8:42
BdC ganha as próximas eleições com ou sem campeonato e contra qq que seja o opositor.
Só não ganharia se entretanto cometesse um erro grave que ofendesse a massa adepta. Ora sendo ele na sua génese um presidente-adepto, acho muito difícil isso acontecer.
Portanto, neste cenário de vitória quase garantida, o melhor que pode acontecer a BdC é que o principal rosto que se esconde por trás das sombras apareça e vá a votos. Assim a questão fica arrumada por mais uns tempos. O pior que pode acontecer é não aparecer nenhum candidato com um mínimo de carisma a fazer oposição a BdC. Seriam mais 4 anos de sombras e suspeições, para as quais eu começo a ficar verdadeiramente sem paciência.
O meu conselho para BdC seria de continuar como até aqui mas mudando a estratêgia de comunicação: eliminar por completo o Facebook e utilizar apenas os comunicados do clube para as informações mais importantes. Eu gosto dos comunicados: não dão oportunidade aos abutres ou aos simplesmente parvos de contra-argumentarem com insultos ou baboseiras.
Em conclusão, este é um assunto que não me preocupa muito.
31 Março, 2016 at 8:43
Ora deixa cá ver se percebo: O Paim apela à ‘Paz’ e em simultâneo fala num burburinho que ele garante ser inevitável (e que alimenta) com a certeza própria de quem segue algo programado. Continuo a perguntar:
Quem é o Paim no Sporting???
Quem é o Rui qualquer-coisa senão uma marioneta sem vontade própria???
“Jantares de associados”?? Há quem lhe chame isso, eu chamo-lhe antes uma espécie de altar portátil para a celebração da missa de ressuscitação da Seita da pilhagem. É capaz de ser mais isso.
31 Março, 2016 at 9:53
100% de acordo!
Essa dos “jantares de associados tb achei piada. Ainda no sábado estive num jantar onde eramos 7 sportinguistas e 4 Benfiquistas (daqueles raros que ainda conseguem ter noção da realidade. Entre os sportinguistas 1 tem gamebox e 4 (eu e a minha mulher inclusive) revelaram vontade de a comprar para a próxima época. Os sete estávamos de acordo sobre o excelente trabalho desta direcção. e da importância da continuidade da mesma. Os benfiquistas concordavam mas apontavam vários defeitos. Após uma conversa calma, animada, com predisposição de todos para ouvir os argumentos de ambas as partes e no fim de algumas garrafas de vinho já eram os benfiquistas que diziam não compreender como havia sportinguistas contra esta direcção.
Em relação ao Paím… Simplesmente mais um Paím que prometia muito mas deixou-se deslumbrar…
31 Março, 2016 at 10:35
Essa da Seita da Pilhagem e muito bem achada!
31 Março, 2016 at 9:12
excelente prosa Leão de plastico … as sombras algum dia deixaram de ser isso apenas e só sombras … confesso que tenho algum receio das proximas eleições … há muito sportingistas que não estão devidamente informados … os meus votos sem a quem pertencem …
31 Março, 2016 at 9:25
Venham eles.
Tragam propostas. Apresentem ideias. Digam o que teriam feito se pegassem no Sporting qd Bruno entrou.
Vou-me rir seguramente com a quantidade de barbaridades que vão ser vomitadas.
Aliás, a campanha começou há muito.
Agora o Sporting é nosso, teremos direito à opção. Durante 30 anos não foi.
Levamos porrada de fora e não caímos, certamente não cairemos com a porrada de dentro.
31 Março, 2016 at 9:30
estao demasiado confiantes … há pessoas que tem muitos votos que não gostam do Bruno basta ouvirmos as conversas ( apesar de cada vez ser em menos numero) a nossa volta no estadio e eu estou num sector que até é mais brunista 🙂 mas existem sempre vozes que dizem que nao gostam dele e que votaram contra …este é o meu medo .. não tenho medo do dialogo nem da obra já feita … tenho medo daqueles para quem isto nao interessa nada e apenas veem o ” feitio ” ou personalidade do Bruno …
31 Março, 2016 at 9:48
Isso e uma coisa que parece não ter paralelo nos clubes rivais: É que no Sporting parece haver gente e especialmente com idade mais avançada logo com mais votos, agarrada a um cisma ou preconceito de aparências e (falso) elitismo, que não está preocupada se o clube ganha ou perde, se dá lucro ou prejuízo mas antes em ver o Sporting representado por uns senhorezinhos da alta sociedade, com nomes com duas consoantes seguidas, que usam botões de punho, cheios de poses e rebites ou afectações que em alguns casos não passam de meros impostores e/ou convivem bem com a corrupção. É o que é. A Dinastia dos Metralhas tinha simpatizantes… porque sim.
31 Março, 2016 at 9:56
isto é historico não é só no nosso clube … nos outros não se nota tanto porque ganham ( e quando se ganha não há argumentos que lhes valham o pelo menos ganhavam) o que acontece é que no nosso depois de uma ditadura de 17 anos ficamos presos a um pensamento ( não nós mas muitos) como aconteceu em Portugal depois da ditadura de 40 anos fascista … isto de romper barreiras de um ” garoto ” do povo chegar ver e vencer 🙂 não é uma coisa bem aceite na nossa sociedade …. lá esta ” medos ” preconceitos … os meus votos estão entregues até prova do contrario Bruno de Carvalho foi o melhor presidente que conheci sem tirar o sempre eterno Joao Rocha ( apesar de o contexto ser bem diferente)
31 Março, 2016 at 10:07
Bom dia tasqueiros,
Vou lendo o que se escreve por aqui e por alguns outros blogs leoninos, fico a achar que sou muito burro.
Não me passa pela cabeça outra hipótese que não a de Bruno de Carvalho continuar o seu trabalho à frente do clube, sou a favor de alternativas, de outras propostas, acho que o pior que podia acontecer era só haver uma lista, como acontece lá em cima no porco. Agora qualquer (c)roquete que apareça vai ser associado ao passado negro, alguém de fora desse circulo terá dificuldade em reunir apoios, teria de aparecer com uma equipa muito forte. Lembro que a direcção do BdC não tinha nomes conhecidos da maioria dos sportinguistas, apenas na Mesa da Assembleia Geral havia figuras publicas.
Resumindo: propostas positivas sempre, bota abaixo não!
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
31 Março, 2016 at 10:31
Bom dia:
Em relação às sombras nunca gostei a não ser quando está calor. As sombras que não nos deixam ver quem está à nossa frente são sempre de evitar.
BdC só estará em perigo de sair do Sporting se se verificarem situações excepcionais e em conjunto: ficarmos em terceiro neste campeonato, na próxima época ficarmos arredados desde cedo da discussão pelo título e se por qualquer motivo as obras do Pavilhão derraparem nos prazos. Ou ainda se acontecer algo de excepcional que agora não estamos a prever. Mesmo assim, tudo dependerá de vários factores, nomeadamente de quem aparece a corporizar alternativa.
De outra forma será muito difícil retirar BdC da presidência. Porque todos nos lembramos de onde partimos. Estivemos 5-6 anos sem lutar pelo título e sem sequer fazer cócegas aos rivais. Eramos ridicularizados, agora somos odiados por muitos. Diziam que gostavam que fossemos mais competitivos (blá blá), agora fazem de tudo para que deixemos de o ser. Prefiro assim.
Mas não tenham dúvidas… se infelizmente não formos campeões (espero que o sejamos e será uma grande desilusão se acontecer) esta época tudo farão para atacar a Direção, desde ex-dirigentes a rivais, etc. etc. Assistir-se-á a um grande ataque. Neste momento não há rosto na oposição e sobretudo não há projectos ou ideias de rumo. Há crítica sistemática, porque sim. Não concordo em tudo com esta Direção, há várias questões da Comunicação que têm de ser revistas, mas não lhe retiro mérito. E até ver o balanço é positivo e continuará a ser mesmo que percamos o campeonato.
Quanto ao Paim, agradeço ter tido a coragem juntamente com o André Patrão de numa altura gravíssima e em que o clube estava em risco, ter conseguido que se marcacassem eleições e desta forma terem-nos ajudado a livrar-nos da pior Direcção de sempre. Não o esqueço. Em relação à entrevista ao Record, podemos discordar da oportunidade, a maioria do que diz é verdade (temos de estar unidos) mas depois há uma parte que é claramente evitável nesta altura: “está desiludido com estes 3 anos”. Tem direito a dizer isso, como nós também temos de dizer que estamos desiludidos com estas declarações nesta altura.
Mas em relação a ele, mais do que aquilo que disse, temos de nos questionar porque motivo o Record o vai entrevistar mas não o faz ao Patrão (provavelmente este não diria que estava desiludido… e isso não interessava) e porque motivo um jantar de sportinguistas que discutiram o Sporting, embora aparentemente estejam contra a Direção é notícia (obviamente que alguém presente no jantar deu a informação ao Braz). É isto que irrita e intriga ou talvez não…. A sombra não mostra nem apresenta nada. Apenas se limita a dar a conhecer que existe. E sendo (apenas) isso é claramente muito pouco. Venha uma oposição com ideias, responsável e que faça a Direção fazer ainda melhor trabalho ou mostrar que é altura de ceder o lugar a outros . Todos ganhamos com isso. Agora sombras é que não.
Siga a dança, que neste caso é o campeonato e vamos todos mais uma vez mobilizar-nos para apoiar a equipa no Restelo. Porque ainda acreditamos e porque um Leão não se rende nem deixa o adversário respirar.
Saudações leoninas.
31 Março, 2016 at 11:18
Só acrescento : E terá o Paim respondido assim taxativamente o que está escrito no rascord?
31 Março, 2016 at 11:31
Consta que negou ter dito isso assim…
31 Março, 2016 at 10:34
A partir do momento que esta direcção começou a responsabilizar as anteriores direcções pelos actos de má gestão a oposição começou a surgir. Algo me diz que os processos que entraram ainda vão dar muito que falar. Eu no lugar do Presidente aguardava serenamente até ao final da época e convocaria eleições e purgava de vez esta corja. O problema não é o facto de existir opiniões contrárias pois acho isso benéfico para o Clube, é o facto destas personagens quererem ocultar e eliminar qualquer tipo de indício que os possam comprometer e com isso utilizar todo tipo de estratégias para o conseguir.
SL
31 Março, 2016 at 10:39
BdC já disse que não antecipava eleições e a meu ver bem. Penso que os mandatos devem ser levados até ao fim (exceto na Direcção anterior em que até a sobrevivência do clube estava em risco). Se ele antecipar eleições (e até podem existir argumentos válidos que o defendam) será sempre aproveitado como crítica contra ele.
31 Março, 2016 at 10:43
E o que é que a escória não aproveita como critica contra ele? Há blogs onde tudo serve e o ultimo pretexto foi… o equipamento.
31 Março, 2016 at 10:50
Podem aproveitar o que quiserem… na maioria dos casos só aproveitam coisas sem sentido. Mas antecipar eleições não me parece que seja um ato justificável nesta altura. A Direção tem um mandato, está a trabalhar e no final irá a eleições, sujeitando-se ao escrutínio dos sócios. Isto para mim é a normalidade a funcionar.
31 Março, 2016 at 10:36
“Bom dia
Em relação ao mail abaixo, venho perguntar de será possivel acordar o pagamannto em 12 meses.
Gostaria de recuperar principalmente o número de votos, uma vez que acho que muito em breve irão ser necessários.
aguardando a V/ resposta
Saudações Leoninas”
Este foi o mail que enviei hoje, depois de saber o valor a pagar para voltar a ser sócio.
Recebi o emblema de prata em 2001 era o sócio 7184 (ainda fui sócio juvenil ) 🙂 Recuperar o numero para mim não é importante, os votos sim, que a corja vai voltar em força com o apoio do “resto do País”.
31 Março, 2016 at 10:47
E ainda quanto ao Paim… quanto a mim fiquei desiludido com parte das afirmações dele. Mas volto a frisar que tem direito à opinião dele, embora se lamente a altura em que o faz. Nesse aspeto (e apenas nesse) está quase a colocar-se ao nível de um Rui Barreiro que só aparece para criticar e em alturas em que mais seria aconselhável que se calasse.
Mas acho piada que alguns que estavam contra o Paim na altura em que ajudou a destituir a Direção anterior, agora o adotem como um grande sportinguista, só porque aparece em jantares em que parece que se contesta a Direcção.
Por isso, não valorizo demasiado estas declarações dele ao Record. Intriga-me mais é porque é que o Record sentiu (ou o que o levou a isso) ser importante ir ouvir o Paim… São as tais sombras….
31 Março, 2016 at 10:54
Eu sinceramente não entendo tanta preocupação com este tema…. o BdC foi eleito por larga maioria e nas próximas eleições será novamente eleito por larga maioria. Não tem um estilo ou postura consensual, mas tem feito um óptimo trabalho, obviamente com algumas falhas, o que é absolutamente legítimo. É normal e saudável que se questionem as coisas, as decisões, as posturas, os excessos e as omissões se as houver, que se discuta o dia-a-dia do clube. Oposição não é discordar, não é pontos. oposição é achar que se pode fazer melhor, conceber planos e estratégias alternativas e apresentá-las. E isso meus amigos é saudável, necessário e imprescindível. Ninguém alguma vez, no Sporting se demitiu de questionar e apreciar as decisões tomadas. fois isso que nos conduziu até aqui e é parte do nosso ADN. Menos histeria colectiva e mais serenidade e apoio.
31 Março, 2016 at 10:55
Agora a falha do presidente é não unir os Sportinguistas, bolas tudo serve para atacar.
Unanimidade não existe em lado nenhum, nem na Coreia do Norte, por isso é que uns são fuzilados.
Se a maior critica for essa tudo bem.
Agora criticas construtivas, alternativas ao trabalho da direcção? Já leram algumas? Eu não.
Só leio e ouço coisas vagas, mais união, falar menos etc… É essa a alternativa a esta direcção, vão unir mais os Sportinguistas, como? Vão oferecer jantares aos notáveis a assim há união como antigamente? Querem um presidente a falar menos como Vieira ou o Godinho que até metia dó? São essas as alternativas?
Por mim mantenho a direcção está a fazer um excelente trabalho, record de sócios, assistências e gameboxes, a lutar por títulos em todas as épocas.
Há 137.000 notáveis e isso é muito importante.
Querem uma critica construtiva, cá vai, mais promoção da marca Sporting. A loja verde tem de ser maior e mais apelativa, mais camisolas alternativas de épocas históricas, mais lojas itinerantes nos shoppings, caraças só há camisolas na Sportzone que são caras e não tem números nenhuns, mais merchandising, ai sim é uma área onde o boifica deve ser copiado, digo-o sem qualquer problema.
SL
31 Março, 2016 at 11:03
Pensando bem, quem está unir os sportinguistas são “eles”. Com todos estes ataques cada vez a união é maior. Vê-se em todo o lado, sendo os Estádios a maior prova disso.
31 Março, 2016 at 11:06
Só para dizer que a campanha #VoucherCortesia está genial. Genial.
31 Março, 2016 at 11:37
Ja fiz o meu post que partilho aqui convosco no ambito da iniciativa #VoucherCortesia:
“Sem Penalti,
Nem Cartão Vermelho
Anda assim o nosso eterno rival,
Apitos como o Paraty,
Num esquema bem velho,
manipulando em Portugal!”
31 Março, 2016 at 11:20
Estamos em”all-in” e por isso nao há espaço para aparecimento de “alternativas “. Desculpem mas neste momento não há intetesse em mudar rumo, para mais desconfiando das intenções. Deixemo-nos ir assim mais um mandato que ao fim de 8 anos poderemos avaliar melhor e, aí sim, contar títulos.
Agora sou eu que o digo “ou o que está ou o caos”. A mudança pode-nos levar, de novo, à beira da morte. Não podemos andar sempre nesta de mudanças. Tem que haver estabilidade.
EU QUERO VER O CR7 DE VOLTA AO SPORTING