Faltam apenas quatro jornadas para acabar o campeonato. Para alguns já está perdido. Divergem se o perdemos naquele empate estúpido com o Tondela… se foi antes na derrota com o União da Madeira ou se foi depois com o empate em casa com o Rio Ave ou fora em Guimarães ou sobretudo na dolorosa derrota em casa com o Carnide. A verdade é que todos esses pontos foram perdidos e nos dariam imenso jeito… mas neste momento não há nada a fazer em relação a isso, mas há tudo a fazer em relação aos últimos 4 jogos.

A razão diz-me que será muito difícil acabarmos em primeiro . Mas o coração este ano está a dar uma abada à razão. E diz-me que vamos ser campeões. Vou mandar a razão bugiar e dar a palavra ao coração:

na época 2012-2013 (o nosso annus horribilis) faltavam 3 jornadas para terminar o campeonato. O Porto estava com 4 pontos de atraso para o Benfica e dependente de terceiros. Mas surge um empate do Estoril em casa do Benfica colocando o Porto a 2 pontos e dependente do que pudesse fazer na penúltima jornada em que existia um Porto-Benfica. E aí Kelvin foi herói. Mas foi preciso antes existir um Jefferson… Na época passada aos 83 minutos estávamos a perder 2-0 com o Braga e com menos um jogador na final da Taça e… vencemos a Taça. Já imaginaram se em qualquer dos casos o Porto e o Sporting tivessem desistido de pensar que era possível?

Fiquei destroçado com a derrota com o Carnide. Mas depois disso ganhámos todos os jogos e sendo sempre superiores… a equipa acredita e está na luta. Vamos nós deixar de o fazer?

O Benfica tem vindo a ganhar com muita sorte os últimos jogos e à tangente. Para muitos pode ser a estrelinha de campeão. Para mim é um sinal de que estão a vacilar. Claro que se o golo do Setúbal tem entrado as coisas podiam ser diferentes. Não entrou, mas há ainda mais candidatos a Kelvin do ano. Pode começar já em Vila do Conde.

Quanto mais fortes nos mostrarmos mais intranquilidade vamos criar no adversário. E eles estão a ficar nervosos, como se viu por vários assobios no jogo com o Setúbal. Para isso temos de ganhar ao União e fazer o mesmo em todos os jogos.

Estamos todos a colocar muita esperança no jogo de Vila do Conde. É natural, foi um dos dois campos onde o Benfica perdeu pontos na época passada e os vila-condenses têm boa equipa. Será talvez o sítio mais provável para poderem perder pontos. Se isso acontecer acredito que vamos ganhar os outros jogos e sermos campeões.

Imaginem que o Benfica ganha esse jogo… resignamo-nos a 3 jornadas do fim e a 2 pontos de distância? Ou vamos ganhar ao Dragão e com a força dessa vitória retumbante mostrar a todos os lampiões que não lhes damos tréguas, que não vacilamos, que têm de suar até ao osso para nos poderem retirar um título que devia ser nosso por direito, pelo futebol que praticámos, pela onda que criámos? Por isso, aconteça o que acontecer em Vila do Conde, nada acaba nem nada está ganho para ninguém. Provavelmente os lampiões pensarão que sim, mas será que não se arranja por aí um Jefferson ou um Kelvin no Guimarães ou no Marítimo? Se forem campeões, têm de ganhar também todos os jogos deles e só poderão festejar na última jornada. Devemos isso a nós próprios e a… eles. Não os quero em festas antecipadas e se querem ganhar-nos terão de comer a relva até ao fim, até ao último jogo, até ao último minuto. Tem de ser este o espírito.

Por fim vamos ser campeões porque… tenho esse feeling como já não tinha há muito tempo. Provavelmente a razão mais absurda para todos é a mais forte para mim.

PS- aconteça o que acontecer esta foi uma época inesquecível e em que tivemos o Sporting de regresso com o seu estatuto de verdadeiro candidato ao título que sempre deve ser. Isso ninguém nos tira. Mas queremos o céu… E ele ainda é possível. Acreditemos sempre e sem vacilar que serão os outros a ceder. SPORTING!

ESCRITO POR Leoníssimo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]