Muitos perguntarão por estes dias “será que o meu clube está metido nisto?”. Não sou vidente, mas consigo responder facilmente a esta. Sim. Em Portugal parafraseando Paulo Fonseca “não há anjinhos”. Todos fazem tudo, a todos. Há muitos anos que se sabe (mesmo para um gajo como eu que está de fora, bem de fora) o quanto se pratica o vale tudo na tentativa de levar vantagem para os jogos mesmo antes de entrar nas 4 linhas. É certo que as formas de coacção, trocas de favores, aliciamento ou favorecimento estão mais refinadas, mas por mais requintados que sejam os métodos, a verdade é que o futebol em Portugal ainda é terreno para os chicos-espertos e pouco recomendável para as almas impolutas que se retraem na hora de meter a mão na imundice.
A minha dúvida não é “se” é praticado o jogo da mala, mas sim há quantos jogos nesta edição Liga é que começou a ser praticado. A minha dúvida não é “quem” o está a praticar (estão todos) mas talvez “quem começou primeiro”. E sim, acho que é vergonhoso que se implemente este tipo de “incentivos”, sim…também acho que corrompe a verdade desportiva e…sim acho que quem opta por este tipo de intervenção deveria sofrer pesadas consequências (perda de pontos, castigos exemplares aos dirigentes, descida de divisão, etc). Mas chegados aqui batemos de frente no problema essencial do futebol português: quem dá o primeiro passo? Quem se atreverá a dizer “eu estou disposto a prejudicar o meu clube rejeitando este tipo de métodos, mesmo que saiba que vou ser gravemente prejudicado”? Quem porá a sua cabeça de dirigente (que dependem de resultados como qualquer agente no futebol) no cepo, para um bem comum, sabendo que provavelmente será um gesto inglório e destinado ao fracasso?
A questão do “jogo da mala” como de todos os outros “joguinhos” que apodrecem o nosso desporto-rei é que para que acabem terá de mudar não uma ou duas coisas, não uma ou duas pessoas, mas…tudo. Tudo e todos teriam de ser mudados. O calendário de provas, os modelos competitivos, o número de clubes em cada escalão, as regras para contratação e uso de jogadores estrangeiros, o estatuto de equipa profissional, o modelo de tributação dos profissionais de futebol, a deteção e desenvolvimentos dos árbitros, o estatuto de profissionalização dos árbitros, a transparência da escolha e relatórios dos observadores, as regras para o financiamento das SADs, a responsabilização dos dirigentes das SADs, os limites para o endividamento das SADs, enfim…podia apontar mais 30 áreas onde o nosso futebol está na pré-história, mas (como já ouço desde miúdo) “tudo vai demorar uma eternidade” até ser feito. A razão é clara, numa organização de excelência, num modelo de eficiência, num desenho que promova o mérito e não os “esquemas”…não há dinheiro a ganhar pela porta pequena, não há “prémios” paralelos e o caciquismo (pedra de toque do poder em Portugal) tende a dar lugar ao rigor e transparência…com perdas claras para os “amigos e familiares” da maioria dos dirigentes do futebol português.
Gosto que o Sporting seja bandeira de mudanças estruturais no futebol português, mas não sou hipócrita ao ponto de dizer que acho que BdC deva submeter o Sporting ao erro de se atirar para as “chamas” da virtude, sem que isso traga alguma coisa de bom a médio ou a longo prazo. Para todos os que correm a levantar a bandeira da “imaculada brancura” relembro que estamos em Portugal e que os nossos rivais são Luis Filipe Vieira e Pinto da Costa. Querer limpar merda com fitinhas de seda é capaz de ser complicado. Se alguém tiver ideias geniais que se chegue à frente, eu já perdi a esperança de isolar o meu clube numa redoma de virtude. As “redomas” encaixam-nos no 3º lugar, causam orçamentos deficitários, afastam os adeptos do estádio de Alvalade e sobretudo não provam absolutamente nada a ninguém. A mudança devia ser feita, mas como? Contamos com quem para mudar? Como se eliminam hábitos de décadas e esquemas que atravessa gerações? Olhamos para outros países e podemos até reparar que em assuntos estruturais os Governos obrigaram os clubes a mudar, mas mais uma vez…estamos em Portugal e contar com os políticos para trazer virtudes a alguma coisa coisa é como chamar um alcoólatra para gerir uma adega.
Meus caros, isto não está fácil. Especialmente para quem quer fazer “o bem”, “o certo”…o futebol português é ingrato e os adeptos são dos mais ingratos de todos. Com a mesma mão que pedem títulos acenam negativamente aos “jogos das malas”. Infelizmente uma e outra coisa andam, por excesso, de mãos bem dadas. Repito o desafio: como mudar?
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
4 Maio, 2016 at 12:02
Uma visao realista do que é o Mundo do futebol Portugues…
Tudo o resto é paisagem virtual…
Se gosto?? Não…
Se é necessário??? É…
4 Maio, 2016 at 12:02
Se não os consegues vencer junta-te a eles?
Tô fora!
4 Maio, 2016 at 12:24
+1
4 Maio, 2016 at 15:13
+1
4 Maio, 2016 at 12:03
Concordo contigo LDP …esta coisa de sermos uns anjinhos os mais educadinhos etc … só nos leva a isso 3 º2 lugares e uma ingratidão da filha da mãe …. sou como todos nós aqui se gostava que fosse diferente? claro que gostava!!!!! mas não é …. por isso é lutar com as armas que temos a nossa disposição e legais … que eu saiba apesar de reprovavel oferecer um premio a outra equipa para jogar e se esforçar contra o nosso adversario não é crime … crime é comprar e corromper arbitros … crime são os vouchers …crime é roubar ( isso o carnide faz a todos os clubes contra quem joga ) … crime é mentir em tudo ..contas …ano de fundação … numero de socios … etc
4 Maio, 2016 at 12:07
É ilegal,sim.
4 Maio, 2016 at 12:12
Não é crime, mas é ilegal.
4 Maio, 2016 at 12:16
Pronto não é crime … é ilegal … que seja … ninguem tem certezas de nada … contra aqueles corruptos eu gostava de ganhar a rouba los indecentemente olhem com 5 penaltis inventados e 4 perdoados a nos … é que para ver como lhes doi …. sim doer mesmo
4 Maio, 2016 at 12:18
Que autoridade moral tens para falar dos outros quando fazes a mesma coisa?
4 Maio, 2016 at 12:22
eu nao estou a dizer que tenho autoridade nenhuma … estou a dizer que nesta Pais neste burgo ou jogas o mesmo jogo ou então contestas te com que eles querem…
e alias quem diz aqui que se fez ? o que eu acho que eles nao vão parar e ou abrimos a pestana ou então somos campeoes daqui a 30 anos …
4 Maio, 2016 at 12:26
Porreiro! Bora oferecer também uns jantares aos árbitros.
4 Maio, 2016 at 14:33
E putas e vinho verde como o FCP
4 Maio, 2016 at 15:00
Esta(mo)s a mais neste mundo minha cara…
Isto de não viver ao sabor do vento e andar atrás das massas não é para todos, é para muito poucos.
4 Maio, 2016 at 12:43
Aparece um gajo todo borrado com merda da cabeça aos pés e outro com uma “cagadela” de mosca numa camisa branca… Estão os 2 sujos???
Não brinquem comigo… Quantas “cagadelas” de mosca tem o outro debaixo da merda toda que lhe cobre o corpo…
SL
4 Maio, 2016 at 13:29
Ambos cheiram a merda….com intensidades diferentes mas ambos cheiram a merda e andam com moscas à volta…
Eu cheirar a merda a mim é uma coisa que me chateia….eu sei que tenho um feitio complicado mas é assim…
4 Maio, 2016 at 13:51
Cheirar a merda é uma merda.
4 Maio, 2016 at 12:19
Lindo! Agora vamos entrar por vias ilegais porque pode ser que não se descubra. Bora ser igual aos outros. Ao que chegámos. 🙁
4 Maio, 2016 at 12:23
Não concordo nada. 100000x ganhar-lhes a ser roubados do que ganhar a sermos ajudados.
4 Maio, 2016 at 14:00
que nao concordes eu até aceito … mas eu gostava …e quando estivessem a chorar ( é so um jogo) ao contrario d e muitos eu nao apregoo ter bom caracter mas tenho o e não aceito lições de moral de ninguem … não era por um jogo que morriam e alias não era por um jogo que fazia de nos corrutpos (o arbitro podia estar num mau dia e nao ver bem) … só queria que eles sentissem o que nos sentimos entendem o faço um desenho ….
4 Maio, 2016 at 12:11
Vamos lá esclarecer aqui uma coisa que tenho lido e que já contrariei noutro post mas ficou perdido:
Dar dinheiro a um clube terceiro para este ganhar o seu jogo não é só eticamente como também é ilegal.
A consequência não passa de uma multa mas não deixa de ser ilegal.
Com isto, espero que o Sporting não tenha entrada neste jogo. Mesmo. É mandar para o lixo tudo o que temos vindo a lutar em prol da verdade desportiva.
REGULAMENTO DISCIPLINAR DA LIGA
SUBSECÇÃO II
INFRACÇÕES DISCIPLINARES GRAVES
Artigo 84.º
Incentivos ilícitos a clubes terceiros
O clube que, por si ou por interposta pessoa, oferecer, prometer ou entregar dinheiro ou qualquer outra vantagem patrimonial ou não patrimonial a um terceiro clube, sem que lhe seja devido, com vista à obtenção de um resultado positivo por parte deste num jogo oficial, assim como este terceiro clube, serão punidos com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 125 UC e o máximo de 250 UC.
4 Maio, 2016 at 12:18
Ou seja… é um caso perfeito de dolo sem intenção, porque provar que se compraram Andrés Hortas e se deram Migueis Rosas para facilitar ou dificultar algo é basicamente impossível. Um caso perfeito para os ti Herculanos desta vida.
4 Maio, 2016 at 12:20
Exacto. Como em tudo, a maior dificuldade nestes casos é a prova. E o vieira não é nenhum anjinho
4 Maio, 2016 at 12:14
Completamente contra entrar nestes esquemas.
Nao são estes os valores que o SCP defende.
4 Maio, 2016 at 12:17
E mais, andarmos a mandar bocas para o ar em relação ao que os outros fazem e depois ir fazer igual, é parvo. Para isso mais valia terem vergonha e tarem calados
4 Maio, 2016 at 12:24
Qualquer dia andamos a pagar jantares aos árbitros porque os outros também fazem e só com uns incentivos para correrem um bocadinho mais não vamos lá.
4 Maio, 2016 at 12:21
É um tema complicado…Por um lado queremos justiça, igualdade e transparência…por outro temos consciência que se enveredar-mos por este caminho, vamos percorrê-lo sozinho e as consequências disso estão bem vivas na memória de cada Sportinguista.
Não gosto que se jogue nos bastidores e também não me agrada que o Sporting algum dia tenha do o fazer, no entanto, acho que é um mal necessário para conseguir navegar na merda que é o futebol português.
4 Maio, 2016 at 12:22
Mas estamos a brincar ou quê…?!?!
O único jogo da mala conhecido e reconhecido pelos próprios… é…
1) aquela mala que compra bancadas inteiras aos clubes adversários, subvencionando-os, na prática!
2) aquela mala que compra jogadores ou “direitos de preferência” imediatamente antes ou depois dos jogos!
3) aquela mala cheia de 4 vouchers para todos os árbitros, observadores e delegados da liga nos jogos da equipa A e equipa B!
4) aquela mala que financia a formação de árbitros e até faz do “pinóquio gil” (entre outros jagunços dos No Name)… artistas do apito!
5) aquela mala que apadrinha no estádio da luz a celebração de contratos televisivos de outros clubes
6) aquela mala que empresta dinheiro à LIGA. Dizem também que emprestou dinheiro ao jornal “a borla” e pagou salários em atraso aos pastéis…
7) aquela mala que estava cheia com 9 quilos de coca
8) aquela mala onde escondem 40% dos valores das transferências para pagar… “comissões”
Este é que é o verdadeiro jogo da mala do venfique…
4 Maio, 2016 at 16:06
Disseste-a toda…
4 Maio, 2016 at 12:24
Boa posta sobre o jogo da mala:
http://misterdocafe.blogspot.com.es/2016/05/o-jogo-da-mala-o-filme-da-propaganda.html
4 Maio, 2016 at 13:36
Está aqui tudo…
SL
4 Maio, 2016 at 15:56
É partilhar, partilhar, partilhar…
4 Maio, 2016 at 12:26
sabem o que vos digo … como somos todos parvos …fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii volto quando isto se puder discutir sem ser insultado e sem ser achincalhado por ter ideias diferentes … eu durmo tranquila sei reger a minha vida pelos padroes que me foram incutidos e como não coloco ninguem em questão também não gosto que mo façam … …
e sim gostava muito que eles provassem do veneno deles … se forem roubados num jogo contra nos ainda nos ficam a dever milhentos ….
4 Maio, 2016 at 17:57
Não gosto de ser beneficiado… Mas confesso que me soube pela vida ganhar com casos em pleno bordel!
Provar do próprio veneno… LOVE IT!
4 Maio, 2016 at 12:32
Se é para sermos diferentes só quando dá jeito, não contem comigo.
Afinal se denunciámos os vouchers, e se temos “certezas” que os rivais foram por esta via, porque raio é que nesta situação, em vez de irmos a reboque, não voltamos a denunciar o que se passa.
Há uma diferença entre não abdicar de certos princípios e ser anjinho. Espertos são aqueles que sabem utilizar as regras a seu favor e não aqueles dispostos a quebra-las.
4 Maio, 2016 at 12:37
Isto.
4 Maio, 2016 at 13:38
Pimba e depois pumba.
Capitao
4 Maio, 2016 at 15:18
É isso tudo, já noutro post me tinha insurgido a propósito de ser tão mau como os outros. Prefiro nunca ganhar nada do que ganhar com esquemas. Que sabor tem uma vitória quando não existe mérito nela!?
Para mim é 0.
4 Maio, 2016 at 17:09
Ou “bola” como diria o Presi
4 Maio, 2016 at 12:34
1º Nunca admitiria em caso nenhum e com explicação nenhuma que se descubra que o Sporting dá incentivos a clubes adversários para ganharem os seus jogos. Por mais que os outros todos o façam! Quem terá coragem de dar o primeiro passo?!?! Sempre o Sporting!
2º É mais fácil do que isso! Para acabar com metade dos problemas e teias entre clubes na primeira liga é limitar o nº de jogadores com contrato por clube e auditorias trimestrais aos movimentos bancário e de caixa dos clubes todos da primeira liga! Verificando a legalidade das transacções, que os ordenados e prémios estão a ser pagos e por quem. É criar uma entidade independente (ou organismo autónomo como gostam no futebol) que tenha como trabalho única e exclusivamente isso! E depois ser obrigatório a publicação de transferências (em valor total do trimestre) de valor superior a X% do activo para uma entidade.
O caminho para a moralização do futebol tuga não tem nada a ver com o nº de clubes na primeira liga nem com mais receitas ou o que quer que seja…tem a ver com o caminho da transparência total! Em PT e no futebol em particular acho que já todos percebemos que quantos mais o clubes têm mais sugam e mais precisam…
4 Maio, 2016 at 12:49
Essa das auditorias tem muito que se lhe diga. As contas do BES também tinham sido auditadas e estava tudo bem… afinal só faltavam 3.900 mil milhões! Normal não terem dado conta.
Tenho um primo que trabalhou numa auditora (das mais reconhecidas) e despediu-se porque era obrigado pelo chefe a retirar informações dos relatórios. É um mundo cão…
4 Maio, 2016 at 13:02
Eu conheço bem o mundo…daí eu não dizer que é uma auditoria feita por uma consultora independente contratada por um clube e ter dito que deve ser um organismo autónomo a regê-la com regras de report bem definidas e com obrigatoriedade de prestar informação com parâmetros bem definidos!
Não estou a falar de auditoria para verificar se as contas estão correctas, porque essas os clubes têm…tou a dizer de prestar informação relevante ao mercado.
Diz-me uma coisa…o que achas da auditoria de gestão feita agora no mandato do BdC?!
4 Maio, 2016 at 13:04
Basta serem uma SA para terem de ser auditadas.
4 Maio, 2016 at 13:09
Pois…mas isso é uma certificação legal de contas…
Eu estou a falar de uma análise trimestral a todos os movimentos bancários e de terceiros da empresa com obrigação não de os certificar mas de reporte de transacções de montantes acima de X% ou do saldo no final do trimestre, ou do activo ou de um qualquer parâmetro estabelecido…
Serviria também para garantir o cumprimento do pagamento de Salários, do pagamento de impostos, etc!
4 Maio, 2016 at 13:29
Da auditoria de gestão não te sei responder. Nunca fui ver os resultados (acho que os sócios podem ver mas n tenho a certeza) e tem saído muito pouca coisa cá para fora…
Percebo a tua ideia mas isso de organismos autónomos em Portugal acabam sempre por ser controlados…
4 Maio, 2016 at 13:33
Todos os sócios têm acesso à auditoria se assim quiserem.
4 Maio, 2016 at 13:07
Hás-de me dizer quem é que hoje vive sem uma contabilidade criativa 😉
4 Maio, 2016 at 13:18
Heheheh! É verdade! E é por isso que eu acho que ao nível do futebol, mais importante que análise contabilística, certificação de contas, etc (também importantes mas enfim…não me vou estender muito aqui…a criatividade abunda em todos e há muita margem para essa criatividade…) era uma auditoria/análise/o que lhe quiserem chamar à tesouraria dos clubes…trimestral, com obrigações de reporte e de prestação de informação aos adeptos! Foram pagos os salários?! Foram pagas comissões este trimestre de valor relevante?! A quem?! Não olhar para os movimentos contabilísticos (podem-se esconder, interpretar, embelezar, etc) mas para os movimentos de tesouraria…
4 Maio, 2016 at 13:21
Isso mesmo 😉 concordo.
Agora Balancetes é mato, fazemos um para as finanças, um para os bancos, um para a contabilidade (o verdadeiro) etc etc.
E atenção, sem cometer irregularidades.
Como disse aí mais acima, há muita maneira de matar pulgas.
4 Maio, 2016 at 12:34
Ser anjinho é uma coisa, recusar entrar em esquemas é outra.
Não quero acreditar que o Sporting ande a oferecer malas com dinheiro aos adversários do carnide. Isso não é connosco, ponto.
Ser anjinho é ceder nas datas de jogos, como fizemos na luz quando aquela merda se ia desfazendo aos bocados e nós tinhamos o William a cumprir castigo.
Ser anjinho é não entrar em campo ao mesmo tempo que o nosso adversário direto, como fizemos na taça da liga.
Ser anjinho é deixar os nossos jogadores emprestados jogar (e marcar contra nós), imagine-se numa final da taça!?!?
Ser anjinho é não dar um murro na mesa e não pedir explicações a Liga sobre as 120 horas de descanso do carnide, que teve durante toda a época. Facebook é fixe, mas não é aí que se resolvem estas coisas.
Mas estamos no bom caminho, há uns anitos teríamos levado 3 pénalti no dragão. Só levamos 1, estamos a melhorar. É que estar lá em cima (em 2º, a jogar como se estivéssemos em 1º) dá outra força à nossa voz.
4 Maio, 2016 at 12:35
Quando se quer meter no mesmo saco corrupção e incentivos está o mundo perdido.
Corrupção:
– Pagar a árbitros para prejudicarem um clube em favor de outro.
– Pagar a uma equipa para perder perante outra.
Incentivos:
-Incentivar uma equipa a dar o litro para ganhar a outra, seja por empréstimo de jogadores, seja por um premio aos jogadores.
4 Maio, 2016 at 12:47
Isto…
SL
4 Maio, 2016 at 12:52
Então por uma coisa não ser crime mas só uma violação disciplinar já podemos fazer?
4 Maio, 2016 at 13:02
Há muitas maneiras de matar pulgas …
4 Maio, 2016 at 13:06
Comportar-se como uma pulga não me parece o melhor método…
4 Maio, 2016 at 13:20
Por mais que me digam que é muito eficaz eu não vou sugar o sangue da pulga! 🙂 🙂
4 Maio, 2016 at 18:01
+1
e o melhor é que se discute aqui propaganda lampionica e tudo vai atrás, realmente eles conseguem o que querem, até os proprios sportinguistas discutem essa merda.
é preciso fazer um desenho ?
4 Maio, 2016 at 12:35
Incrível. Absolutamente incrível.
O Carnide lança a atoarda. Os clubes visados (Guimarães e Marítimo) respondem indignados. E nós andamos a discutir se concordamos ou não com a prática da atoarda. Qual é o próximo passo? Dizer que “se os outros fazem nós também podenmos”? Vamos mesmo confirmar o que estes aldrabões insinuaram? Ou vamos exigir que provem e denunciar estas merdas?
Isto já é demais. Estamos a deixar que o Carnide crie a narrativa em vez de desafiarmos os aldrabões de provar aquilo que disseram. Como as sms que o Octávio tão bem recordou.
Acho bem falar sobre isto. Mas não porque apetece ao Carnide esconder as suas práticas acusando os outros do mesmo e sim porque se trata de um assunto grave do futebol português.
PS: Nada contra o post, javardeiro. Está no ponto como sempre. Mas eu recuso-me a dar eco ou a fazer “follow up” a acusações do Carnide. Sobretudo quando se trata de esconder os Andrés Hortas desta vida.
PS2: Se BdC entrasse nisto era para assinar a sua sentença de morte. Não tenho dúvidas que alguém quer apanhá-lo de calças na mão (Carlos Pereira?). Era destruir em 2 dias o que se trabalhou durante 3 anos.
4 Maio, 2016 at 13:11
(Sá)bias palavras.
Como (quase) sempre.
SL
4 Maio, 2016 at 13:19
Eu não diria melhor. Espero que durante toda a minha vida possa ter a superioridade moral de dizer e saber que o Sporting nunca se meteu em esquemas. Ponto.
4 Maio, 2016 at 13:19
Sá… Como sempre, tens toda a razão!
É isso que eles querem fazer… lançam o boato e a suspensão da forma que mais lhes convém e depois esperam que os sportinguistas entrem na onda e façam o resto do trabalho por eles.
Vamos ficar fora desta sff.
Eles que provem as histórias das malas, já que sabem tão bem do que falam.
Nada contra o post do LdP! Apenas não quero alimentar este tema.
4 Maio, 2016 at 13:34
“Ou vamos exigir que provem e denunciar estas merdas?”
Nem tem conversa. Chumbo no badocha!!!
O gajo enterrou-se e isto tem de ser falado até à exaustão, porque ou concretiza ou fica totalmente desacreditado.
4 Maio, 2016 at 15:25
Outra vez, mas esse animal já não está mais do que desacreditado!!!
4 Maio, 2016 at 16:36
tão óbvio!!!
Mas ele há Sportinguistas que gostam…. ai gostam gostam…
Eles metem escutas nos balneários e nós a falar no jogo da mala?????? tá tudo a perder o juízo!
4 Maio, 2016 at 17:59
nem mais!
4 Maio, 2016 at 18:10
+1
e o melhor é que se discute aqui propaganda lampionica e tudo vai atrás, realmente eles conseguem o que querem, até os proprios sportinguistas discutem essa merda.
fazem o jogo que eles pretendem, será que não sabem pensar pela propria cabeça ?
basta um boato lançado pelo estado lampionico através dos seus pontas de lança na cs ( não me digam que : rui gomes – o gordo pedro guerra – diamantinho – o outro gordo do trio – o gabriel cabrão – o ex dirigente do estoril etc. mereçem credibilidade ).
não gozem comigo.
estamos a discutir um não assunto.
defendem mas é o sporting contra este estado lampionico isso é que intressa, estamos a ser bombardeados caralho e ainda se deixam influenciar pelo inimigo ?
é preciso fazer um desenho ?
4 Maio, 2016 at 12:45
Simples, obrigar a UEFA a fazer o que lhe compete e meter ordem nesta merda… em vez de empurrar com a barriga e fingir que esta tudo bem.
Entre 1988 e 1992 os clubes Ingleses foram banidos das provas da UEFA por problemas de hooliganismo e corrupcao.
Em 1992 fundaram a Premier League e definiram uma estrategia para se tornarem a maior liga do mundo (todos os clubes).
Resultados:
– Hoje sao a liga que gera mais receitas sendo que os terceiro e quarto escalao (League I & League II) contam com mais receitas liquidas que 90% dos clubes da Liga Portuguesa.
– Os clubes Ingleses sao presenca assidua nas fases adiantadas das provas Europeias.
– Os direitos de transmissao da TV para jogos da Premier League sao os mais valiosos do mundo.
– Os arbitros (que tambem erram) sao dos menos criticados em todo o mundo.
– Existe um PPR para profissionais do futebol permitindo que estes acabem a carreira com dignidade, evitando assim que depois se involvam em jogadas menos claras como dirigentes porque estao falidos.
– Qualquer infraccao dos regulamentos e punida na hora com perda de pontos – inclui suspensoes directas a jogadores que infrinjam as regras do jogo mesmo que nao sancionados pelo arbitro.
– TPO e ilegal.
– Vouchers a arbitros e ilegal.
– Dividas de 600 milhoes e ilegal, da perda de pontos e cadeia.
– Numero de extra comunitarios e limitado.
– Uma denuncia de escutas ao balneario adversario motivaria de imediato uma busca e investigacao judicial sendo que a ser provado daria descida de divisao.
PS: Nao existem em Inglaterra jornais desportivos, muito menos diarios. O que existe sao jornais diarios com suplemento de desporto. Mesmo o conteudo dos programas na TV sobre futebol e altamente regulado pela Ofcom, ou seja, um individuo como o Pedro Guerra ja ha muito que estaria banido dos orgaos de comunicacao social.
4 Maio, 2016 at 12:49
Era de uma Liga assim que precisávamos, houvesse isenção e o Sporting não tinha com que se preocupar porque os nossos rapazes faziam o que é necessário dentro de campo.
4 Maio, 2016 at 12:53
Concordo e já disse mais que uma vez…a CS portuguesa é quem faz pior ao futebol tuga! E podemos ir mais longe…no mundo, onde há jornais diários desportivos e programas atrás de programas é onde o futebol tem mais lama e é mais nojento!
4 Maio, 2016 at 12:57
Mentalidades diferentes. Não acredito que algum dia consigamos fazer alguma coisa sequer parecida com a Premier.
Basta veres as reacções dos treinadores quando perdem. Lá também falam do árbitro quando são prejudicados mas cá falam sempre no árbitro quando perdem. Olhem o Peseiro no sábado. Levou um banho e na flash falou umas 6 vezes no penalty…
4 Maio, 2016 at 13:22
O problema dos árbitros e, sobretudo, de quem dirige a arbitragem é que não aprendeu NADA com o Apito Dourado.
São os próprios árbitros que se colocam numa posição em que seja fácil duvidar deles quando aceitam vouchers com jantares de luxo. É o próprio presidente do CA que é metido em causa quando um ex-árbitro o acusa de pressão aos árbitros em favorecimento de um determinado clube.
Para além disto tudo, ainda tens uns senhores de quem toda a gente se esquece, que são os observadores. Estes observadores têm a carreira dos árbitros nas mãos com as avaliações que fazem, ninguém sabe quem eles são e ninguém sabe com que critérios avaliam mas o que é facto é que têm influência.
4 Maio, 2016 at 13:25
Isso
4 Maio, 2016 at 13:35
Exacto. O grande foco da corrupção não está nos árbitros mas sim nos observadores. E já era assim no Apito Dourado.
Os árbitros não se puseram a jeito só quando aceitaram os vouchers. Puseram-se a jeito logo no inicio da carreira para poderem subir. Para chegarem aos jogos onde recebem os vouchers já tiveram de fazer muitos favorzinhos…
4 Maio, 2016 at 13:43
Não te esqueças de uma coisa…O curso de arbitragem pago pela Fundação Benfica.
Uma bela manobra de corrupção, disfarçada de acção social
4 Maio, 2016 at 15:48
Como disse, so la vai com intervencao externa. Portugal e um pais complexo quando comparas com outros… repara, tens tipos que dizem ser do Boavista, Academica, Belenenses ou V. Setubal mas sao na verdade lampioes (ou entram para as estatisticas).
Aqui por exemplo, um tipo de Oxford e adepto do Oxford United, de Leeds do Leeds United e um tipo de Sheffield e do Sheffield United ou Sheffield Wednesday, em Portugal sao maioritariamente dos 3 grandes. Isto significa que a propria policia, magistratura, orgaos de poder civil tem sempre afinidade com um dos 3 clubes.
Quer isto dizer que se se aplicassem as sancoes devidas ao caso dos vouchers e agora a este caso das escutas terias um motim… e um pouco como a reforma do aparelho de estado, levas logo com 60% da populaca que directa ou indirectamente esta empregada pelo estado (empresas publicas, reparticoes, autarquias, etc).
Em Portugal existe uma cultura de excepcoes – basta ver como as lamparinas estao agora a fazer um festival sobre o “jogo da mala” do qual nem sequer apresentaram provas e depois fazem-se de virgens ofendidas na questao dos vouchers – isto ja vem do tempo do antigo regime.
Os gajos gostam de dizer que o Sporting era o clube do regime porque sempre foi mais apoiado pelas elites, mas a verdade e que um bom instrumento de propaganda politica e o clube das massas analfabetas e tresloucadas: esse e que ganhando mantem as gentes ocupadas e contentes. E eles sabem disso por isso quebram todas as regras porque sabem que ali ninguem tem tomates para mexer.
Vou-te dar dois exemplos:
Anos 90 – Operacao Coracao: o slogan da campanha era “agora e muito claro, querem matar o benfica, a frio…” – nao disseram que o problema tinha sido gastar a tripa forra e com dirigentes (alguns que por la ainda andam) a meter ao bolso, fosse isto uma empresa e andava o Ze PoVINHO a dizer que nao se devia dar um tostao, mas como era o benfas ate se aceitou que se la metesse dinheiro dos contribuintes.
https://www.youtube.com/watch?v=gCngQUJTqKE
2010 – 2016 – Caso BES, Vouchers, Coca na Porta 18, etc: o slogan “contra tudo e contra todos, rumo ao 35” e depois dizem; “uma vergonha termos que ser nos contribuintes a pagar as loucuras do Salgado e dos tipos do BPN, deviam falir, etc” – falas do venfique e “que raio, acho bem nao pagarem, o Bruno de Carvalho deu um calote ao BES”. Nao dizem que o Sporting baixou o orcamento em quase 10x para poder renegociar com a banca, que nao ganharam 35 titulos coisissima nenhuma e que os adeptos dos outros socios vao mais uma vez pagar mais impostos para tapar os buracos dos dirigentes do seu clube.
Ja nao me alongo muito sobre arbitros e da sua accao social (como aqui ja foi dito) que lhes paga o curso… UM CLUBE DE FUTEBOL NAO FORMA ARBITROS, FORMA FUTEBOLISTAS CARALHO!!!
4 Maio, 2016 at 18:16
Clap Clap Clap.
Grande comentário.
4 Maio, 2016 at 12:49
Há uma diferença entre pagar para darem o seu melhor e pagar para perderem?!?! Há! Claro que há! Por isso é que as “penas” são diferentes em ambos os casos!
Ainda assim é ilegal fazê-lo (mesmo não sendo crime…é ilegal pelas leis da Liga e dá uma multa de 20.000 euros ou lá o que é) e para mim o Sporting não deve incorrer em nenhuma ilegalidade! Se não onde traçamos a fronteira?! Que é que decide se uma coisa é ilegal mas aceitável e outra não é?!
Quer dizer…andamos com merdas a querer descer o carnide de divisão porque discutíamos se os jantares eram legais ou ilegais (embora acho que 98% das pessoas concordam que um arbitro não é corrompido com um jantar) em função do montante e tudo mais e argumentamos (e bem) lei é lei…e é para se cumprir! E agora já é…lei é lei…mas enfim?!?!
E sinceramente parece-me bem ser ilegal segundo a liga! Porque é uma das coisas de que me queixo desde o inicio! Não digo que muitas equipas recebem para perder…não acredito! Acredito sim que muitas equipa não são incentivadas para ganhar da mesma forma com uns e com outros! E acho que isso tem feito muita diferença ao longo do campeonato! E se acho notório isso…tenho de ser a favor de proibir tais práticas! E tenho de as condenar!
É o mesmo que dizer que como no ciclismo todos se dopam nós também devíamos ter uma equipa de dopados porque só assim podemos ganhar! Não é a minha forma de estar…
4 Maio, 2016 at 12:50
A única forma que vejo em mudar alguma coisa (DÁ UM TRABALHO DO CATANO e muito pouco resultado a curto prazo…), pela minha parte já o comecei a tentar fazê-lo há oito anos, …é FORMAR o meu filho, ensiná-lo e discernir o bem, do mal…, o certo, do errado… o HONESTO do DESONESTO… Não lhe escondendo nada e mostrando-lhe as duas possibilidades e, tentando, explicar-lhe porquê e qual o caminho que deve escolher…
Ensiná-lo a dizer NÃO…!!! Ensiná-lo a REFLETIR e a REIVINDICAR… A NÃO SE CALAR…!!! A DENUNCIAR…!!!
E SIM…, NÃO VALE TUDO…!!!
Filosófico… Sim, provavelmente…!!!
Utópico… Sim, com certeza…!!!
Bem sei que o meu pai o fez comigo há já 43 e…. nada mudou neste futebol (país) da treta…!!!. Mas quando assento a minha REVOLTA (e que mau exemplo às vezes dou ao meu filho – sim, sim… não sou perfeito… muito pelo contrário)
…NÃO VEJO OUTRO CAMINHO…!!!
…Ou isso ou ARRANJAR PROVAS IRREFUTÁVEIS DE CORRUPÇÃO… (epá… mas isto já se fez… mas não valeu…!!! bolas… esta não serve… parece que foram conseguidas em horas fora do expediente…!!!)
…Ou isso ou PEGAR EM PEDRAS… (quando ouço pessoas que considero dizerem, p.ex., que os vouchers são um fait diver… é isto que me apetece…!!! especialmente porque sei que só o dizem por causa da sua cor clubística…)
Enfim…!!! (às vezes é complicado explicar o porquê de CONTINUAR… no meio de tanto esterco – É MESMO UM AMOR MAIOR…!!!)
Olhem, podemos começar por… #VAMOSTAPAROFOSSO
SL
4 Maio, 2016 at 13:04
Quando eu era puto os meus pais tinham sempre uma cena na ponta da língua que serve para este caso:
“Se ele se mandar ao poço tu também te mandas?! Se ele bater no teu cão tu também bates?!”
4 Maio, 2016 at 13:07
ON TOPIC:
As malas só acabam se existir punição. Como não existe é porque convém que elas “andem aí” … e até há quem as ache perfeitamente legitimas. O Otávio-Cofina-Mor, ao que se sabe, já o defendeu por escrito.
Ldp: A minha sugestão é que se aumente a punição para descida de divisão, igualando este tipo de acto ao da corrupção.
OFF TOPIC:
“Este é um dos campeonatos mais excitantes das últimas décadas, de tal forma que até pode terminar com duas equipas empatadas em pontos no 1.º lugar, o que sucedeu apenas uma vez desde a década de 50, em 1977/78, quando o FC Porto quebrou o longo jejum de títulos.”
Há um prenúncio do Norte …
EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO.
SL
4 Maio, 2016 at 13:12
Sabes o que prova a nossa grandeza?!?!
Ainda no ano passado lampiões e porcos lutaram pelo titulo até à ultima jornada (se não me engano)! Para não ir ao campeonato do Kelvin, etc! E no entanto temos ouvido repetidamente que este é o campeonato mais empolgante dos ultimo 10/20 anos!
Só por o Sporting estar na luta isto fica logo o melhor campeonato de sempre…heheheh!
4 Maio, 2016 at 13:11
Defender que devíamos fazer porque so da uma multa ou porque outros fazem é ridículo.
4 Maio, 2016 at 13:26
http://www.bolanarede.pt/futebolnacional/sporting/o-absolutismo-benfiquista-ou-quando-o-delirio-se-torna-regra/4/
4 Maio, 2016 at 13:51
E está aqui tudo dito.
4 Maio, 2016 at 13:43
Quer-me parecer que neste post se estão a misturar duas questões distintas.
– A legitimidade do recurso às malas e
– A legalidade do recurso às mesmas
Quanto à primeira questão, embora esteja regulamentada uma punição, que à primeira vista dá a ideia de condenação etica por este tipo de comportamento, na prática resulta que o valor da punição (por ser tão ridículamente baixo ) legitima o seu recurso, retirando importância à questão ética. Para mim o valor da pena é sempre um indicador do valor da regra que se pretende defender. Não sou jurista, nem tenho a minima pretensão a tal. Apenas é como entendo que deveriam ser legisladas as penas.
Quanto à segunda questão, é sobretudo moral.
Sempre existirão uns que entenderão que não tem mal nenhum “incentivar” um adversário a vencer outro, enquanto que outros, onde me incluo, tenderão a entender que é um comportamento enviezante relativamente à verdade desportiva, ou pelo menos gerador de opacidade competitiva.
Para terminar só mais duas ideias.
A razão de ser das malas só existe porque somos pobres. Em dinheiro, mas sobretudo em caracter.
Se o Sporting tiver que recorrer às malas para conseguir acabar com elas, já seria mais aceitável ? Não é assim que se destroem os cartéis ? A partir de dentro ? …
SL
4 Maio, 2016 at 13:49
Marokas…
Destroem-se os Cartéis traficando droga?! Não estamos a falar me meter um agente infiltrado no Cartel da Luz para depois ele testemunhar contra o dito Cartel! Estamos a falar de traficar droga na mesma, apenas a uma escala mais pequena…
4 Maio, 2016 at 13:54
Estamos ?
Eu não estava.
SL
4 Maio, 2016 at 13:57
Então como é que se destroem os cartéis e como é que o Sporting fazer isto é igual a isso?!
Não percebi então o que querias dizer…sorry! Não é a minha área, destruição de Cartéis! 🙂
4 Maio, 2016 at 14:18
Caro Tiago CdL,
Eu também não sou especialista em destruição de carteis.
Nem em jogos da mala.
Nem em vouchers.
Nem em caixas com eles.
Olha, o melhor mesmo é confiarmos em quem nos está a governar. Cheinhos de defeitos com nós, mas muito mais competentes, certo ?
Eu “acardito” que esta gente vai nos dar muitas mais alegrias.
A começar por esta liga.
SL
4 Maio, 2016 at 14:28
Eu confio muito em quem nos governa, daí achar inconsebível que isto aconteça no Sporting…
Não era por mal isto do Cartel…podias saber isto por veres um documentário ou por conheceres um gajo especialista tipo da PJ ou assim…estava genuinamente interessado em perceber a ligação! Não era mesmo por mal. 🙂
4 Maio, 2016 at 13:53
Excelente comentário…
SL
4 Maio, 2016 at 13:44
como mudar? Continuar o bom trabalho, na sua maioria os adeptos do Sporting reconhecem este é o caminho mais sinuoso o mais longo mas é este o caminho que vai permitir chegar rapidamente aos 150000 socios, não quero ser sócio de um clube trafulha, lutar para a mudança dos paradigmas, o futebol serve também para isto, para mudanças de mentalidade, politicamente falando já serviu para queda de regimes , começou em claques de futebol, estou-me a lembrar do que aconteceu no Egipto, bem ou mal não sei, não vivo lá, é uma realidade diferente daquela em vivo, o mundo do deporto tem que servir para isto, precisamos de referencias, o deporto foi, é e será sempre o mudus operandi mais eficaz para mudanças de paradigmas , modela o comportamento de crianças de adolescentes.
Off.
Esta página de apoio ao Sporting é só tiros nos pés, não há comunicação oficial do clube e já lançaram que “Sporting já definiu futuro da ‘pérola’ Matheus Pereira”, bolotas para os porcos do Nojo (Ojogo subetende-se), papel higienico da Controlinveste.
http://www.cortinaverde.pt/sporting-ja-definiu-futuro-da-perola-matheus-pereira/?utm_content=buffer1430b&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer
4 Maio, 2016 at 13:45
Para os mais impolutos q acham q não o devíamos fazer para bem do futebol, relembro q está situação é igualzinha à centralização, basta um não querer para destruir o projecto de todos. Aqui é a mesma coisa, VAMOS DEIXAR A BALANÇA A PENDER SEMPRE PARA O MESMO LADO, OU VAMOS EQUILIBRÁ-LA?
4 Maio, 2016 at 13:52
Com o pequenissimo detalhe de ser ilegal. E com o outro pequeno detalhe de ser imoral…
Pormenores…
4 Maio, 2016 at 14:32
Na luta pela sobrevivência são pormenores. Quem não mata, morre!
Acho q ninguém se sente bem a fazer esses esquemas, mas se são a única forma de não seres comido de cebolada então q se faça. Como se combate este tipo de ilegalidade?
4 Maio, 2016 at 14:56
Lutando por dotar as entidades competentes por uma regulação competente! Denunciando, mobilizando os adeptos dos clubes pequenos a insurgirem-se contra direcções corruptas, procurando e lutando pela transparência. ..Para mim só este é o caminho?! É o mais difícil mas tem de ser…
4 Maio, 2016 at 13:48
Jogo da mala parece que funciona já há muito tempo….quando fomos a Arouca e a Setúbal !!! Lembre-se do que aconteceu em Arouca, quanto ao Setúbal nem lhes demos hipótese… Estávamos numa fase pouco adiantada e já se estava a jogar.
Se nós o fazemos acredito que sim, se concordo claro que não.
4 Maio, 2016 at 13:50
Quando vir os SMS’s do inicio da época, acredito que “temos uma mala”.
E era logo ao Carlos Pereira que a iamos oferecer!!!
Se, repito se, não ganharmos o campeonato, esta época para mim muda tudo.
A mudança está à vista de todos, o Sporting é novamente temido e respeitado.
Respeitado sim, anda tudo acagaçado!!!
4 Maio, 2016 at 13:54
Sei…todos sabemos, que o futebol português se move de há muito em terrenos pantanosos…
Sei…todos sabemos, que ao longo dos anos têm acontecido “casos” de levantar os cabelos a um careca, no futebol português…
Sei…todos sabemos que há por aí muita equipa que vai conseguindo uma ou outra “benesse” porque é capaz de “dobrar a espinha” perante alguns clubes que nestes últimos anos (dezenas de…) fizeram tudo o que lhes apeteceu, sem que a justiça lhes tenha “caído em cima”…! (é claro…: porco e benfas…)
Sei… todos o sabem que neste “futebolezinho de favores e corrupção” …
Quem “não alinha…está feito”…!
Estou certo (quero acreditar que sim…) que nestes ultimos anos, tivemos dirigentes “que não dirigiram” nem defenderam capazmente, os interesses do Sporting …mas acredito que “não venderam” a honra do Clube…para comer “um prato de lentilhas…”…
Só “não tiveram a coragem” de denunciar …o que de há muito todos sabemos que vinha contecendo (e continua…) no futebol português…
Finalmente, temos à frente do Sporting, alguém que com defeitos embora (como todos temos, uns mais do que outros…)… “não se dobrou…à ditadura do sistema”…
Alguém que teve a “coragem de gritar bem alto que o ‘rei’ vai nu…”…
Mas quero acreditar que mesmo assim…”não vendeu ao diabo” o bom nome do Clube para receber em troca algumas benesses…
Eu quero acreditar que isso não aconteceu…
Eu quero continuar a acreditar, que o meu Clube “é mesmo diferente”…
Sempre senti um orgulho “do camandro” em ser sportinguista…
Se acaso me provassem que o meu Sporting tinha cometido ilegalidades para poder ser campeão…meus amigos…
Seria um rude golpe no meu sportinguismo…!
Não…não aceitaria isso…!!
Nesci sportinguista…aprendi com os meus pais que a honra “nunca” se vende…
Quero viver e morrer…com a certeza de que a HONRA do meu Sporting…nunca será “mergulhada no esgoto” do futebol português…!
Sporting Sempre…!!
SL
4 Maio, 2016 at 17:17
Nem mais nem menos Max!
É isto, sem mais palavras!
Para mim é impensável que o Sporting Clube de Portugal, o meu clube de sempre (de que sou um sócio com quatro dígitos), alinhe em esquemas sequer ‘na linha do fora de jogo’…
O texto do Leão de Plástico é perigoso e não posso de forma alguma subscrever as suas palavras: não podemos equacionar ser/vir a ser como os outros; temos, pelo contrário, que resistir e combater os outros em nome da verdade e da decência.
Jamais o Sporting Clube de Portugal poderá seguir o caminho do ‘se não os consegues vencer, junta-te a eles’. Jamais!
O nosso caminho é o ‘caminho das pedras’… é o caminho difícil e solitário da luta pela decência e pela verdade, sem hesitações, medos ou calculismos.
De que valeria andar a apregoar que somos diferentes para fazer igual (ou parecido)?
Não!
‘Fight & resist’ são apenas palavras? Ou uma forma de estar?
Tem toda a razão o Sá… ao discutir isto, estamos a fazer o jogo do benfas…
Acabo repetindo a Maria: Se não os consegues vencer junta-te a eles? Tô fora!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
4 Maio, 2016 at 14:07
Só vos digo uma coisa…
Não teria maior vergonha na minha vida que festejar um campeonato hoje e daqui a 3 anos ouvir as provas em como em 1 ou 2 jogos fizemos trafulhice para ganhar o campeonato, qualquer que ela seja…
4 Maio, 2016 at 14:10
Trafulhice andam a fazer para não o ganharmos.
Daqui a 2 ou 3 anos ouves isso e limpas o rabo às mãos, como dizia a minha Avó.
4 Maio, 2016 at 14:15
Eu não…nunca percebi como os portistas conseguem fazer isso exactamente porque sou incapaz de o fazer.
Se eu fosse capaz de o fazer era um ladrão de bancos, dono de bancos ou um politico, não andava a trabalhar feito parvo! hehehe! 🙂
4 Maio, 2016 at 15:12
Mesmo. Preferia que nos tirassem o titulo.
4 Maio, 2016 at 14:22
Ser sportinguista é ser diferente.
No dia em que isto mudar…. eu mudo também!