Elves e Umaro Baldé são dois jovens de 16 anos que actuam na equipa de juvenis do Sporting Clube de Portugal. Já aqui destacámos Leandro Tipote, aquele que considero um dos maiores talentos da sua geração, mas a verdade é que não podemos fechar os olhos a mais duas pérolas do meio campo ofensivo leonino, que têm sido um dos maiores destaques dos últimos jogos.

Elves Baldé leva já 10 golos marcados, em 16 jogos, e já participou em dois jogos do escalão superior. Capaz de actuar na ala esquerda ou direita, Elves é um extremo na linha de Bruma. Velocidade, entendimento do jogo, capacidade de fazer muitos golos e trabalhar em zonas interiores . Um artista na verdadeira concepção da palavra, com todos os problemas que os verdadeiros artistas apresentam nestas idades e com o remate que faz levantar a bancada. Chegou ao Sporting em 2009, para jogar nos sub-11, e tem vindo a ser destaque por todos os escalões até ao momento. Aqui fica um pequeno vídeo do jovem, ainda em criança, a mostrar aquilo que já é hoje.

Umaro é um jogador da mesma linha, mas com algumas características diferentes. Não me parece estar tão maduro quanto Elves, não apresenta ainda a mesma relação com o golo, e pode também actuar no centro como referência do ataque. Ainda assim, como acontece quase sempre e como aconteceu com Carlos Mané, a sua velocidade fará com que termine a sua formação deslocado na ala direita, para emprestar profundidade ao flanco e rapidez ao jogo. Tem 5 golos marcados em 13 jogos e não foi nunca chamado ao escalão de Juniores. Umaro tem sido um dos bons destaques da nossa equipa de Juvenis, esticando o jogo sempre que necessário e emprestando a sua raça e rapidez a toda a equipa.

Os dois têm sido fundamentais na boas prestação leonina e fazem parte de uma linha de jogadores que tem chegado a Portugal, de países como a Guiné, mas que só agora a aparecer nas principais equipas. Muita técnica individual, autênticos desiquilibradores e com um pé de fazer inveja. Jogadores com características muito muito parecidas a Bruma (tirando aquela parte em que achavam que não tinham contrato assinado com o Sporting) e que têm chegado às escolas de formação para emprestar a sua qualidade e sentido de improviso, aliados a uma passada larga e raça em campo.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)