Tenho cá para mim, e não deverei ser o único, que os aniversários são boas ocasiões para fazer balanços. E, futebolísticamente falando, se esse aniversário coincidir com o arranque de uma nova época, melhor a ocasião para parar e pensar um pouco.
Ora, no rescaldo de uma época empolgante, mesmo que com um final frustrante, partimos para um defeso que tinha tudo para ser tranquilo. A base da equipa montada, a maioria das contratações já feita, as atenções viradas para a chegada de reforços à modalidades e o Euro a permitir “matar a fome de bola”. Mas a verdade é que , entre adeptos, a calmaria do defeso parece ter tido um efeito contrário. Ou, se preferirem, parece ter servido para aumentar a intolerância face a quem ousa discordar de algo que se passe no universo leonino.
Ao observar atentamente o que se vai passando, dou comigo a questionar se isto será uma espécie de resultado do que vivemos num passado recente. Aquele bater no fundo e as consequentes eleições que levaram ao fim do mandato de Godinho Lopes, parece estar demasiado vivo na mente de vários adeptos. Tão vivo que, hoje, muitos do que lutaram e ajudaram a colocar um ponto final na situação, vêem o seu Sportinguismo colocado em causa de cada vez que questionam alguma medida tomada (ainda não se encontrou uma palavra que substitua “croquete”, mas creio que não demorará muito).
Se questionas a forma como foi gerida a pasta do hóquei em patins, és mau Sportinguista. Se questionas a forma como se colocou um ponto final na equipa de basquetebol feminino, és mau Sportinguista. Se dizes discordar da forma como o presidente comunica no facebook, és mau Sportinguista. Se gostavas que o processo de profissionalização do rugby fosse gerido de outra forma, és mau Sportinguista. Se achas que devia existir uma gamebox sem jogos Champions, és mau Sportinguista. Se te faz confusão a forma como se anuncia e se processa a saída de João Benedito do clube, és mau Sportinguista. E, com tudo isto, a mensagem que se passa é “questionar para quê? Quem lá está sabe bem o que faz e só tens que apoiar!”.
Ora, caso ainda não tenham reparado, foi esse deixa andar que nos conduziu ao tal passado recente, quase traumático. Foi essa ausência de massa crítica que nos adormeceu e nos mergulhou no fundo do poço. E é por isso que vos digo que nada será pior do que uma estratégia de abafar opiniões diferentes, muito menos colocando essas opiniões diferentes numa prateleira de mau Sportinguismo ou de pessoas que estão contra a actual direcção. É um erro, um erro enorme.
Por isso, na semana em que as coisas começam realmente a sério para a época 16-17, aproveitem para esse “parar e pensar um pouco”. Aproveitem para erradicar fantasmas, aproveitem para tentar perceber um pouco melhor aquela frase que parece estar tão na moda quando se aponta o dedo a quem questiona: “ninguém está acima do Sporting”. Sim, esta frase é correcta e deve nortear-nos sempre, ao invés de ser utilizada como arma de arremesso quando nos convém. Até porque, quando chegar a altura de apoiar, não poderão existir prateleiras de bons e de maus Sportinguistas. Terão que existir Sportinguistas. Longe, perto, no estádio, nos pavilhões ou no pedaço de mundo onde a vida os colocou. Será esse rugido conjunto que fará a diferença. Será esse abraço nos festejos que mostrará o quão idiota é esta promoção de clivagem. Será o arrepio que sentes quando escutas “o mundo sabe que”, que te fará ter vontade de correr rumo a nossa casa e te mostrará que, essa sim, é a altura de pensarmos todos da mesma forma.
4 Julho, 2016 at 7:51
Uma Tasca que actualmente está muito longe do Cacifo…
4 Julho, 2016 at 9:24
Havia dois blogues onde era obrigatorio ir diariamente nem que fosse para ler qualquer coisa que ja se tivesse lido. Cacifo e maos ao ar. O cacifo apesar tudo continua aqui, com o maos ao ar nao tive a mesma sorte.
A principal diferenca entre o cacifo e a tasca e que agora estamos todos muito mais satisfeitos. Isso e muito bom mas tambem e um problema. E muito mais facil ser oposicao do que estar no poder. Agora temos aquilo que muitos lutaram na altura do cacifo. O cherba tem toda a razao no que escreve, o que temos foi dificil de conseguir e os fantasmas sao de um passado nao muito distante. Percebo porque tem de se defender esta direcao a todo o custo. A questao esta na forma, eu acho que se deve defender a direcao criticando o que esta errado (o teu melhor amigo e o que te manda a merda quando acha que o tem de fazer – desde a escola que ha dois tipos de pessoas que sempre duvidei, os que dizem sim a tudo e os que sao amigos de toda gente) e nao atirar para baixo do tapete (se nao o fizermos estamos a dar armas a uma eventual oposicao que podera ser boa e honesta mas tambem podera ser a maquina do passado).
Depois ha ainda a vertente do socio e adepto. O exemplo recente do Joao benedito e patagnomonico para demonstrar o ponto onde chegamos… Tens provas que se passou alguma coisa com o Joao? PROVAS?! Nao posso opinar com os factos presentes?! E os factos nem sao os da CS que tentam envenar tudo, sao os factos (nao esteve presente na gala e nao renovou em ano de pavilhao). Serao esses factos suficientes para questionar o que se fez? Para mim sim. Alguem tem provas que o socrates andou metido em trafulhices na reserva de alcochete? Alguem tem provas que o mendes tem poder influente nas escolhas do selecionador? Alguem tem provas que o benfica compra arbitros? Ninguem! Sera que isso me impede de opinar? Nao devia…
SL caro Braveheart
PS; Desculpa a ausencia de acentos mas com teclados AZERTY da nisto… 🙂
4 Julho, 2016 at 9:41
Porta-Aviões ao fundo!!!
“Ganda” Post!!
Mais claro do que escreveste é impossível.
Não ficou nada por dizer e com exemplos concretos !
SL
4 Julho, 2016 at 9:53
Excelente intervenção.
4 Julho, 2016 at 10:12
Isto mesmo
4 Julho, 2016 at 11:10
Não falhas uma. Em cheio
4 Julho, 2016 at 16:58
Grande intervenção, caro Ireland Time. Se houvesse um boneco para aplaudir, punha-o aqui. :clap:
4 Julho, 2016 at 8:00
Uma tasca com bastante intolerância. Há algumas críticas, de alguns personagens, que passam os limites. Noutros casos, há criticas pertinentes e, aí, aparece uma espécie de polícia politica do Irão.
4 Julho, 2016 at 8:03
Valha-nos o caro Max, para (tentar) pôr juízo nas nossas cabeças.
4 Julho, 2016 at 8:48
Um post sensato e a colocar o equilíbrio onde ele começa a estar em causa.
Não me incomoda que discordem de mim ou de outros sportinguistas, o que verdadeiramente me incomoda é que me queiram tirar o direito de discordar ou de ter opinião. Não é isso que está na matriz do Sporting.
Tenho refletido por que motivo existe uma tão grande hipersensibilidade a todo e qualquer reparo, duvida ou observação sobre a atuação da Direção de que o Cherba dá alguns exemplos bem ilustrativos. Na verdade, sempre que alguem manifesta alguma opinião que questiona uma medida ou decisão tomada no Sporting arrisca-se a levar com epitetos ou chavões tais como :”queres é o Godinho”, “arranja uma lista e candidata-te” etc etc como se só existissem dois caminhos : concordar com tudo ou então ser candidato à presidencia.
Quem assim se dirige aos outros acaba por levar a que quem ousa esboçar alguma critica seja “encostado” a uma oposição feroz à Direção quando grande parte das pessoas que faz observações até considera positivo em termos globais o trabalho da Direção.
Admitindo (porque é muito provavel) que alguem da Direção venha à Tasca ler o que para aqui se escreve o que acham terá efeito mais positivo para o Sporting? Dizer que está tudo muito bem, mesmo o que pode ser questionavel ou dar conta de que algumas coisas podiam ser mais transparentes ou até diferentes? Não foi esta mesma Direção que disse que o “Sporting era nosso outra vez” e que todas as criticas construtivas seriam bem acolhidas? Então de que têm receio os sportinguistas que atacam impiedosamente quem não aceita tudo sem questionar?
Tenho refletido nisso e a única conclusão a que posso chegar é que ninguem (incluo-me) quer considerar a hipotese desta Direção ser mais uma desilusão. Seria demasiado doloroso. E por isso perante algo que pode ser incomodo a defesa natural é atacar os “colegas”, se for preciso recorrendo à caricatura do que se diz para que se pareça ter razão e até ao insulto.
Respeitem se querem ser respeitados.
Recusem quem sempre ataca tudo e todos mas aceitem o debate de quem tem o direito de ter opinião e não vem para aqui com más intenções. Se não qualquer dia temos a Tasca reduzida a meia duzia de sportinguistas respeitaveis como todos mas que só vêm para aqui dizer todos o mesmo.
Continuo a acreditar nesta Direção. Mas só uma cultura de exigencia (que é a imagem de marca deste presidente no discurso) nos poderá levar a ter um Sporting cada vez melhor como todos queremos e merecemos. E se esta Direção o justificar e merecer pois que fique muitos anos. De qualquer modo é bom recordar mais uma vez que ninguem está acima do Sporting e que o Sporting tem 110 anos.
Saudações leoninas e Viva o (ao) Sporting!
4 Julho, 2016 at 9:08
Isto.
4 Julho, 2016 at 9:25
«De qualquer modo é bom recordar mais uma vez que ninguem está acima do Sporting e que o Sporting tem 110 anos.»
Servirá esta frase, para aqueles que consideramos ídolos mas que por um motivo ou outro, não ficam no Sporting eternamente.
E assim de repente estou a lembrar-me de Benedito … Os homens passam mas o Sporting é que fica para sempre.
4 Julho, 2016 at 10:54
concordo contigo. E acho que todos concordamos que fica um amargo de boca quando determinados homens saem de “forma esquisita”.
4 Julho, 2016 at 11:02
Já aconteceu com Damas (lembro-me bem como saiu para o Santander) e com outros que o meu Pai conta … e temos de nos mentalizar que vai continuar a acontecer.
Concordo que aconteça? claro que não, se dependesse de mim estes atletas ficavam até quererem no clube, primeiro até acabarem a carreira desportiva e depois na estrutura.
Até sugiro uma “posição” para Benedito que tenho a certeza desempenhava muito bem, quando no final do mandato o Comandante Vicente Moura sair, o lugar seria ocupado por Benedito.
4 Julho, 2016 at 11:00
A história do Sporting é feita de homens que ficam para sempre e não dos que apenas passam por lá. ..
4 Julho, 2016 at 9:25
Tudo dito.
4 Julho, 2016 at 10:52
Excelente Leonissimo. Completamente de acordo!
E já agora excelente post do Cherba!
Falo por mim cá estarei para elogiar (e temos tido muito para elogiar!) e para criticar com algumas situações que não tão bem resolvidas.
É tb apontando aspectos menos positivos que a Direção erra menos e o clube melhora.
4 Julho, 2016 at 13:39
Completamente de acordo!
Mas não vamos ser naïfes … Muitas das respostas contra certos nikes servem apenas para defender o Sporting e pouco ou nada tem a ver com o conteúdo da mensagem.
Defender até à exaustão esta direção pode ser mau??…depois de 30 anos de merdas mal feitas e que nada beneficiaram o Sporting, com gentinha a tentar por tudo e a toda a hora atacar o novo presidente e o Sporting… Leva a que muitas das vezes pague o justo pelo pecador!
Por isso defender que as pessoas na tasca deviam ter nomes e rostos e não Nicks cobardolas!
Como perferem os Nicks… Então vão ter de levar com bojardas… Sempre que se intuir que é um ataque ao Sporting só para denegrir!
Sao opiniões como qualquer outra!
Saudações Sportinguistas
4 Julho, 2016 at 9:04
Uma coisa é massa critica outra é chegar ao cumulo de verdadeiros AUTOS DE FÉ por.. Calções pretos
4 Julho, 2016 at 9:09
Sim. Mas o que se tem visto por aqui não é exatamente isso…
4 Julho, 2016 at 9:11
Coisa q nem consta dos estatutos.
Passou-se do deixa andar absoluto (muitos nem perceberam o q se passava) para um questionar tudo o que mexe. E talvez muitos dos que agora tudo questionam nada faziam anteriormente. Se calhar ganharam massa critica à pressão…
4 Julho, 2016 at 9:16
O problema é quando se põe uma crítica legitima, e aparece logo tudo de arma em punho a dizer que não se pode criticar. Que quem está lá é que sabe. Não pode ser assim. Há coisas mal feitas, há um presidente bom mas jovem é que ainda está a Aprender. É preciso que haja crítica (sustentada e não crítica fácil)
4 Julho, 2016 at 9:20
Isso que dizes Ricardo não é verdade em termos globais (de que muitos não criticavam antes e agora criticam). Mas vamos admitir que o era para alguns… será que pelo facto de antes errarem e não o fazerem (se calhar porque viam que as próprias Direções não tinham potencial de regeneração interna e que só mesmo saindo se podia resolver) agora o devem continuar a fazer, sobretudo quando esta própria Direção já corrigiu a trajetória em alguns pontos e temos esperança que o possa fazer em outros, mantendo o bom trabalho que também tem feito? Não me parece sinceramente…
4 Julho, 2016 at 9:29
Não concordo contigo, mas dou essa de “borla” e digo-te que antes ninguém questionava e agora tudo serve para questionar!
Ainda bem que é assim!! É que convém lembrar que foi “esse deixa andar” que quase nos levou à extinção.
Por isso…. qualquer Sportinguista tem todo o direito do mundo em expressar a sua opinião e questionar/criticar de forma educada e fundamentada aquilo que entender.
Será sempre o espirito critico e a cultura de exigência que nos fará mais fortes
4 Julho, 2016 at 9:09
Um bom dia para todos.
Quanto a mim, um excelente texto. Porque pertinente, porque encerra um alerta, porque crítico mas motivador e aglutinador. Realço “Ora, caso ainda não tenham reparado, foi esse deixa andar que nos conduziu ao tal passado recente, quase traumático. Foi essa ausência de massa crítica que nos adormeceu e nos mergulhou no fundo do poço.”
Todos nós amamos o Sporting mas, todos nós, como seres imperfeitos que somos, esquecemos muitas vezes algo que se chama tolerância.
Quando o Luís Antunes se refere ao amigo Max, a quem eu já rótulei de “O Conciliador” está, obviamente a aludir a isso, à sua tolerância.
Faço um apelo: continuem a ser o que são: sportinguistas vibrantes, apaixonados, mas admitindo que o interlocutor de ocasião, que é um qualquer dos restantes que aqui aparecem, tem o direito a exprimir a sua opinião. E essa, passível de discordância, só não será de todo respeitável se não respeitar o Sporting!
E isso, faço por não considerar possível!
Saudações Leoninas
4 Julho, 2016 at 9:16
Nem mais. A fronteira do que deve ou não ser admissível será sempre o desrespeito pelo Sporting e pela instituição. Que não tem nada a ver com criticar pessoas ou atitudes. Essas serão sempre suscetíveis de serem alvo de escrutínio, até porque aceitaram a grande responsabilidade de liderar o melhor clube do mundo. Quanto a adeptos de clubes adversários que aqui venham espreitar… desenganem-se. Já há muitos anos que o Sporting não estava tão forte. Fomos despertados por esta Direção (esse mérito ninguém lho tira) e temos estado cada vez mais mobilizados para defender o clube. E assim estaremos cada vez mais. Quanto mais nos atacarem mais responderemos. Ainda não viram nada… não comemos gelados com a testa e enquanto nós questionamos pontualmente uma Direção que tem sido globalmente competente no conteúdo, falhando um pouco na forma, estamos muito satisfeitos de termos um clube em que pensamos e não vivemos apenas na vertigem e ilusão da espuma de triunfos conseguidos com métodos questionáveis e até reprováveis como acontece nos vossos e que só tem gerado uma turba de adeptos acéfalos, acríticos e cada vez mais aceitando a ausência de princípios e de regras. Aprendam…
4 Julho, 2016 at 10:00
Penso que a fronteira do razoável tem de ser por vezes ultrapassada. Não somos meninos de coro, há que ter alguma brincadeira e tb alguma picardia.
Agora, o que existia no cacifo era acima de tudo discussão com argumentos.
4 Julho, 2016 at 10:10
Sem dúvida. Não somos mesmo meninos de coro. Por isso apenas coloco como limite o desrespeito ao Sporting e à instituição. Algo que um verdadeiro sportinguista nunca fará…
4 Julho, 2016 at 9:11
Boa posta Cherba. Tocas em todos os pontos certos.
Neste momento é impossível criticar algo sem que se seja criticado a seguir. Parece que por ter uma crítica em relação a algo já se está contra BdC. Deixou de haver espaço para debate, só há espaço para perseguição
4 Julho, 2016 at 9:27
Quando muitas vezes se discute o “pentelho”, quer-me parecer q isso já não é uma discussão. Muito menos massa critica…
4 Julho, 2016 at 9:38
Dizes bem, quando se discute um ” pintelho”. Mas é quando se discute algo maior, e acontece exatamente o mesmo?
4 Julho, 2016 at 9:43
Só para esclarecer….
Quando se discute a saída do Benedito é “algo maior” ou é “pentelho”?
4 Julho, 2016 at 9:45
Pois… é que a definição de “pintelho” não será a mesma para todos. E na análise dos “pintelhos” por vezes podem estar em questão atitudes e posturas…
4 Julho, 2016 at 10:03
Eu adoro calções pretos e para mim esta discussão não passa de um fait divers.
Eu adoro o Benedito e já vejo o tema como muito importante.
4 Julho, 2016 at 10:09
O Caso Benedito já se percebeu que tem umas pontas soltas senão ele nunca teria deixado de ir a uma Gala onde sabia que ia ser homenageado.
Saiu por culpa própria? saiu porque o Sporting o empurrou? não sabemos e portanto tudo o que se aqui diga, sobre o assunto só ajuda a criar burburinho, que não leva a lado nenhum.
4 Julho, 2016 at 10:11
O caso Benedito tem mesmo pontas soltas. Mas a partir de agora penso que já não as podemos atar. Portanto é encerrar o assunto. Ele próprio se encarregará de as atar na altura que o entender e se achar que o deve fazer.
4 Julho, 2016 at 11:55
Era importante esclarecer o “caso” Bendito, tanto ele como o nosso SCP merecem transparência e caráter nas decisões, tb penso que o JB merecia envergar a camisola do LEÃO na inauguração do pavilhão Joao Rocha, SL
4 Julho, 2016 at 10:25
Yep.
Foi legítimo falar no tema, pela importância do atleta e do Sportinguista.
Mas o assunto foi encerrado pelos dois lados. Logo, não vale a pena bater aqui no ceguinho.
Mais cedo ou mais tarde, independentemente do que tenha existido, a coisa resolve-se.
4 Julho, 2016 at 10:55
é um bom exemplo de como podemos saber gerir as coisas. Tanto post e tanta merda que esta situação poderia potenciar…
4 Julho, 2016 at 14:12
Claro Cherba, mas é como os “temas” J. Mário, Slimani e Téo, que tanto borburinho geraram e afinal não haviam nada…e o que aqui se escreveu sobre isto.
Toda a gente agora quer explicação de tudo o que acontece e não acontece e tem de ser para ontem. Não faz sentido nenhum (para mim claro).
Todos os jogadores do Sporting querem sair, isso é óbvio. Todos eles querem ganhar + €. Mas não vejo ninguém desesperado por o fazer. Penso que apenas haverá uns 4/5 clubes no mundo dos quais os jogadores não pretendem sair, e nós não somos nem nunca seremos um deles, por maior que sejamos.
4 Julho, 2016 at 9:19
Pá isto é um lugar do caraças. E claro já teve os seus altos e baixos. O que é certo é que não é possível manter a mesma bitola (a situação está sempre a mudar, a emoção, o problema ou a equação) e há pessoal como eu que deixou de comentar, talvez por causa dos comentários baixo nível que por vezes afastaram por exemplo alguns amigos meus e eu de escrever. Continuo a ler e se tiver algo pertinente escrevo, mas menos. Abraço a todos.
4 Julho, 2016 at 9:25
Vou partir de um axioma ao qual tudo subordino:
– O Sporting tem Inimigos que têm por objectivo instrumental o de O destruir, procurando dividir a massa associativa na esperança de conseguirem correr com Bruno de Carvalho da Presidência. Esses Inimigos são o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto, bem como cada membro das suas direcções que, jogam a sua influência na Comunicação Social e na Estrutura que dirige o Futebol em Portugal e junto do Poder Político, com a finalidade de dividir e destruir a realidade em que o Sporting se está a transformar.
A nós é-nos pedido que actuemos em bloco, sem pestanejar, opondo-nos aos inimigos do Sporting Clube de Portugal com todo o nosso Sportinguismo, todas as nossas capacidades, toda a nossa Dedicação e Devoção ao Sporting Clube de Portugal, num esforço sistemático e num estado de permanente alerta, contra todos os ataques, todas as atitudes que visem a consecução dos objectivos dos nossos Inimigos.
Instintivamente reagimos, aqui na Tasca, como é descrito no Post. Essa reacção tem duas vertentes e duas causas:
1. Não sabemos quem são os interlocutores. Sabemos que múltiplos Lobos vestidos de cordeiros entram e saem da tasca largando aqui e ali o comentário aparentemente de um Sportinguista mas que lança a dúvida, alimenta a crítica inconsistente e procura lançar a dissensão entre nós, os Sportinguistas.
2. Esses “Agentes Provocadores” não são benfiquistas comuns. Trata-se de gente recrutada, preparada e paga para circular na Blogoesfera e fazer esse trabalho de infiltração, lançando a crítica, provocando a dúvida tentando a clivagem mas, também recolhendo a opinião dos Sportinguistas de modo a habilitar a Divisão de propaganda do Sport Lisboa e Benfica com informação que lhe permita divisar onde bater, como bater a frequência da pancadaria que depois servem em a Bosta, o Rascord, O Correio da Manhã, A Bosta TV, a TVI, a SIC, a RTP, a revista Sábado e até no Expresso. A mesma identidade redactora é identificável nos comentários do Facebook do Sporting, no do presidente e nos diversos blogues Sportinguistas por onde circulam esses energúmenos.
As armas usadas são as da Propaganda de Guerra e os métodos os da Guerra Fria ou seja, tudo o que de mau os políticos beberam das sociedades secretas e da Mafia, acrónimo antigo, nascido no seio da Resistência da Itália do Sul ao invasor Francês, no Século XIX e que pouca gente sabe significar “Morte Ai Francesi, Italia Avanti” a que os eruditos contrapõem antes “Morte Alla Francia, Italia Anella” que significa a mesma coisa , fundamentalmente mas, é mais intelectual e menos visceral.
Assim, se chega também ao “Polvo do Estado Lampiâmico” (não Lampiânico) tal como não se trata do “Estado Islânico mas, Islâmico uma vez que não se divisa qualquer ilha no contexto mas uma mentalidade terrorista que, é necessário “corporizar”, através de uma designação específica e de fácil compreensão.
A ideia de “o Polvo” vem também da sabedoria popular Italiana que reconhece na MAFIA uma entidade que estende a sua presença “recolectora” a todos os aspectos da vida em Itália, quaisquer que sejam, da Polícia, aos Tribunais, da Política aos sindicatos, dos negócios lícitos aos ilícitos, está por todo o lado e anda à caça. Trata-se de um predador que se sabe camuflar e do qual apenas se tem consciência quando somos envolvidos nos seus tentáculos e sugados pelas suas ventosas.
Por outro lado, queremos que o Sporting seja perfeito porque já anda perto da perfeição (pelo menos nos nossos espíritos) e as críticas mencionadas no post a título exemplificativo ainda que sejam partilhadas por muitos de nós, reportam-se a aspectos secundários que, apesar de tudo, convém sejam revistos e corrigidos, se necessário e se possível.
Há certamente um lugar para isso mesmo:
– As Assembleias Gerais que o Presidente convoca regularmente e nas quais somos livres de colocar dúvidas, pedindo esclarecimentos e fazer críticas, pedindo que sejam analisadas e rectificado aquilo que houver de o ser.
4 Julho, 2016 at 9:35
Mário: em primeiro lugar bom dia. Leio com atenção os seus escritos, normalmente bem elaborados e com conteúdo. Mas concordo e discordo em alguns pontos.
Em primeiro lugar concordo que de facto os nossos adversários podem vir aqui tentar obter “material” que lhes possa ser útil quando atacarem o Sporting e quando visarem a Direção. Acho contudo que tem sido a própria Direção que não tem resguardado o presidente (ao qual o próprio não tem sido alheio) por exemplo com posts excessivos em número e no conteúdo no FB que lhes tem facilitado mais a tarefa. Existem blogues de todo o tipo em todos os clubes. Até no Carnide existem blogues que criticam a Direção por estranho que pareça…
A Tasca é globalmente vista como um blogue favorável à Direção e na verdade assim é. Mesmo quem discorda com o presidente, faz isso de forma pontual e não deixa de relevar o bom trabalho. Mas tudo passa pelo que queremos fazer deste espaço. Um lugar de debate e análise e de apoio ao Sporting (este último ponto não se questiona) ou apenas um lugar de aplauso a tudo que seja produzido pela Direção. É nesta escolha que temos de caminhar e tomar uma opção. Uma coisa é certa e falo por mim: não coloco aqui tudo o que me vai constando em termos de crítica ao presidente. Até porque várias das coisas me parecem falsas e mal intencionadas. No entanto, aquilo que acho poder ser útil ao Sporting no sentido de uma melhoria (posso obviamente estar errado) não o deixarei de fazer. Creio que será uma forma da própria Direção poder (se o quiser obviamente) refletir e melhorar. A Tasca é uma barómetro? Claro que sim. Mas também uma ótima forma de ajudar o Sporting através de um brainstorming diário e eivado de sportinguismo. E estamos a falar de pessoas que na grande maioria já cá andam há muito tempo e já mostraram que apenas lhe interessa o bem do Sporting. SL
4 Julho, 2016 at 10:16
Mário,
permite-me pegar nesta parte: «Não sabemos quem são os interlocutores. Sabemos que múltiplos Lobos vestidos de cordeiros entram e saem da tasca…»
Este é um dos pontos que mostra o quão disparatados estamos: vejo várias pessoas que já deram provas do seu Sportinguismo a serem atacadas porque se lembraram de discordar com qualquer coisa.
4 Julho, 2016 at 19:31
Talvez esteja parcialmente paranóico e se calhar sou adepto das teorias da conspiração mas, por vezes entrevejo coisas que são reais e tenho de constatar que são tão inverosímeis que até parecem manias minhas. Quando se confirmam, é como se me tivessem certificado que não estou louco. Paga o Justo pelo Pecador? Tantas vezes também isso é verdade que assusta. De uma coisa, tenho a certeza absoluta:
– O Sport Lisboa e Benfica, sem manobras sujas, sem vigarices, sem roubos sistemáticos da Verdade no Desporto só teria ganho uma coisa: – O título de Hóquei em patins pois tinha a melhor de todas as equipes de hóquei que alguma vez teve na sua porca história.
De resto é como penso de mascarilha na fuça andou a gamar de nenúfar em nenúfar, mafiosamente, como tem feito (MAIS QUE O FCP, atenção) ao longo do tempo, desde que os “reconheço” por não conseguirem retirar a máscara que já se lhes colou à cara.
É natural que não tenha razão em tudo mas, hoje em dia, ando de lado e com as costas bem chegadinhas à parede, não vá o diabo tecê-las.
Uma coisa sei e tenho como certa: Se lhes permitirmos a manipulação a que estão habituados, vamos perder o campeonato, para eles mais uma vez. Isso, esta época, não pode voltar a acontecer. O SLB tem de ficar classificado no lugar que o mérito da sua equipe lhe estabeleça e o das outras lhe permitam.
É inaceitável que a coberto de jogadas de manipulação de jogos, corrupção das arbitragens e controle efectivo sobre largos e decisivos sectores das várias estruturas que integram a Federação Portuguesa de Futebol, seja possível ao Benfica continuar a conquistar títulos que não merece e por isso foram objecto de roubo.
O único verdadeiro obstáculo a que tenhamos sido Campeões Nacionais na época passada não foram a nossa incompetência e demérito em empates e derrotas merecidas. Foi o roubo de que fomo objecto em empates e derrotas imerecidas e obtidos pelo conluio das estruturas que menciono acima. Disto os Sportinguistas NÃO PODEM FAZER TÁBUA RAZA, sob pena de voltarmos a tolerar que nos metam o dedo, a mão, o apito e seja lá o que entenderem pela peida acima, mais um ano, mais uma vez e prenúncio das que se seguem.
Temos o direito à indignação, à revolta e, custa-me dizê-lo mas, à acção directa e à violência se necessária for.
É disto que eles não gostam, que as nossas garras estejam assanhadas em permanência mesmo que alguns justos acabem por pagar pelos pecados que eles cometem.
O Sportinguista autêntico, inteligente que sabe aquilo com o qual se confronta sabe que lutamos com armas desiguais pois, os nossos princípios e valores nos não permitem recorrer às que eles usam. Por isso, desconfiança sempre e antecipação permanente, assente em reacções agressivas e alguns pontapés bem assestados, são um “MUST” na época que vai entrar.
Temos razões para criticar a Direcção? Se tivermos há um local próprio para as expormos à luz do dia:
– As Assembleias Gerais do Sporting Clube de Portugal.
4 Julho, 2016 at 16:45
Exelente Mario!
Tiraste-me as palavras da boca!
A tasca esta com muito nivel.
Abraço
Saudações
4 Julho, 2016 at 9:28
a cena é:
e como é que se fazia melhor?
sou todo ouvidos.
criticar sem alternativa, não é nada.
4 Julho, 2016 at 9:41
Estamos a falar de decisões pontuais ou da atuação global? Penso que já todos aqui esboçamos muitas sugestões (até mais do que críticas) à política de Comunicação (vamos ver o que dá a nova mudança para sabermos se as coisas melhoram como todos queremos) e até à política de aquisições que na segunda época deixou muito a desejar. Já deves de certeza ter reparado. No caso das aquisições, houve uma inversão na última época e penso que o balanço foi bem mais positivo. Portanto, está provado que há sempre espaço para a melhoria.
Acho que este presidente tem a ousadia que outros nunca tiveram (veja-se a contratação do JJ) . O sportinguismo que tem não é questionável e sem dúvida que quer o melhor para o Sporting. Se conseguir calibrar alguns excessos e tiques de egocentrismo poderá ser um grande presidente e durar muitos anos.
4 Julho, 2016 at 9:51
Completamente de Acordo.
4 Julho, 2016 at 10:08
Não tenho dúvidas que JÁ É um grande presidente, Leoníssimo.
Não se é do campeonato parado, mas o próprio Bruno tem estado menos activo em temas de merda (respostas a jornalistas que mijam atrás de carros e afins) e mais activo em temas de outra dimensão e que mexem com o destino do clube.
Repara que “apareceu” o director de comunicação a responder muito bem a falsas notícias e isso deu comentários aqui que nunca mais acabavam.
Director esse que “pedimos” tantas vezes, até para o próprio presidente se resguardar.
4 Julho, 2016 at 10:14
Acho que até agora tem sido um bom presidente e que por isso mesmo já marca um contraste positivo com o muito de mau que tivemos. Não o considero ainda um grande presidente. Tem espaço para lá chegar. Quanto ao Diretor de Comunicação também espero que finalmente tenhamos encontrado o registo certo e que se possa resguardar o presidente para aquilo que verdadeiramente importante (que não é andar a responder a jornalistas e comentadores). Mas recordo (não é para ser do contra) que o anterior (Mário Carneiro) também começou com boas intervenções e depois… se calou. Espero que com este seja diferente.
4 Julho, 2016 at 10:29
Eu comecei a respirar Sporting no tempo do Rocha. Mas era tão puto, que passava tudo ao lado.
Importante era a nave e depois Alvalade às 15. Que domingos.
Mas já de pestana aberta, vivi o roquetismo. O que me custou.
Desde que Bruno pegou nisto, a lista de “obras efetuadas” (fora aquelas em curso) leva-me a dizer que é um grande presidente.
Se vai ser o melhor da História, depende tb dele. Depende de perceber os sinais das massas e depende da forma como melhora aquilo que pode ser melhorado. É jovem e ambicioso. E isso é muito bom…
4 Julho, 2016 at 10:34
Grande presidente para mim e dos que conheci (mal pois era miúdo mas deu para ver) foi o João Rocha. Mas esteve lá muitos anos. Nada impede BdC de também atingir idêntico estatuto. Só depende dele.
4 Julho, 2016 at 10:35
Não haja ilusões que tudo vai correr a BdC porque nem a João Rocha tudo correu bem e nem sequer foi um presidente imaculado.
Eu ainda assisti a jogos de hóquei no velhinho pavilhão, ao pé do Bingo, a nave veio depois.
E tenho esperança que se voltem a viver dias como se viviam no tempo do pavilhão e da nave, com a inauguração do Pavilhão João Rocha.
4 Julho, 2016 at 10:57
Alexia, se há local onde o Bruno está em casa é na Tasca. Com a vantagem de saber que não lhe dão palmadinhas nas costas só porque sim 😉
4 Julho, 2016 at 20:23
+ 1 que concorda
4 Julho, 2016 at 9:35
Bom dia para a Familia da Tasca…
Um post (onde as bolas que batem não entram na baliza…) muito a propósito…
Ainda andamos todos meio “azambuados” a pensar como deixámos (pacificamente) que o Sporting “quase desaparecesse”…
Quando demos por nós…estavamos “mais para lá…do que para cá”…
“Sorte”… a tempo ter-se conseguido fazer a inversão que evitou que “o desastre” fosse total…!
Durante muitos anos, “andámos amorfos” e agora que “nos abriram os olhos”, estão muito de nós “tão sensíveis” que “estoiram” mal o ambiente aquece um pouco…
Já todos nos apercebemos (bem nem todos, mas creio que mesmo alguns desses…só “não mudam”, porque pensam que reconhecer um erro é sinónimo de fraqueza…) que a rumo do Sporting não é o mesmo e a maioria (creio) identifica-se com essa mudança…!
Temos o Presidente “perfeito”…?
É claro que não…mas temos à frente do Sporting alguém que mesmo “carregando em si” alguns defeitos…ninguém pode dizer dele… que não coloca à frente de tudo o “nosso Sporting”…!
Gostaríamos que fosse menos interventivo…?
Muitos de nós sim…muitos de nós achamos que deviam aparecer outros “protagonistas” na luta em defesa dos interesses do Sporting…
Mas em meu entender, só daqui para a frente haverá possibilidades de isso acontecer, pois antes, correr-se-ia o risco de havendo “muitas vozes”…não haver uma voz audível na defesa do Clube…seria apenas ruido…
Bruno Carvalho “centrou em si” todos os focos e se isso nalgumas situações, não foi assim tão positivo…
Acabou por “desfocar” os inimigos do Clube (pensei mesmo em inimigos…é que adversários é outra coisa…) daquilo que pretendia e foi vê-los atirarem-se ao Presidente como “gato a bofe”…
Agora pode haver uma mudança…pois me parece que o Sporting “está seguro” e com o seu presente alicerçado para um futuro de glória (o sonho dos Fundadores…)…
É claro… que reconhecendo o papel de BC nesta mudança, muitos de nós “ficamos muito sensíveis”, quando alguém entende (e escreve…) que há coisas a mudar (é claro que há…), que o Presidente não deve atrair para si todos os focos (talvez tenham alguma razão…)…
Que há que mudar algumas estratégias (todos concordamos com isso…)…
Mas então, estando a maioria de acordo…porque razão “se arranjam” de vez enquando por aqui certas “guerras” entre os companheiros da Tasca…?
Eu creio que muitas dessas “guerras” acopntecem por “falta de calo”…
Eu explico…: – Quando a maior parte dos “degaliantes” tiverem em cima mais uns anitos…acabarão por concluir que não vale a pena “gastar energias” em discussões fúteis que a nada levam e ninguém beneficiam…
Depois meus amigos (desculpem-me a franqueza…)…há muita gente que julga que “ser valente” e “ser frontal”…
É reagir logo com “um pau na mão” ao mais pequeno ruído que surja…”desancando” sem dó nem piedade quem lhe apareça pela frente…
“Com o tempo isso passa”…acredito que um dia, todos aceitarão uma opinião divergente da sua sua, à qual possa contrapor ideias…mas sem ultrapassar o limite do respeito que todos nos devemos uns aos outros…!!
E pronto meus amigos…esta é a minha opinião que estou certo muito poucos lerão…porque “o tempo é curto” para ler aquilo a que alguns chamarão de “sermões”…
Acreditem que a ideia não foi essa, apenas talvez eu “tenha acabado por abusar” da amizade que sinto a maioria terá por mim e que é retribuída da minha parte…
Para vos dizer que a vida é curta…e é um desperdício não a aproveitar positivamente…
Um abraço para todos e …
Viva o Sporting…!!
SL
4 Julho, 2016 at 9:35
Criticar , sem estar por dentro dos assuntos, tem um nome” especulação”!!
Agora, os SÓCIOS, podem e devem pedir ou procurar explicações e talvez aqui não seja o local correcto.
4 Julho, 2016 at 10:06
Vitor,
se as questões forem colocadas de forma pertinente e se as críticas forem construtivas, sim, este é um dos locais certos para falarmos. O que aqui se diz, o que aqui se sugere, o que aqui se critica tem eco nos locais onde queremos que tenha, para o bem e para o mal.
Isto não é novidade e já dura há, pelo menos, seis anos, com o extra de, na maioria das vezes, existir a capacidade de não atirar para a praça pública informações que devam ser discutidas “dentro de portas”.
4 Julho, 2016 at 14:08
Cherba,
Pegando nas “questões” da maneira e com a finalidade que dizes até é bastante positivo. O problema é toda a especulação (comentários) que não consegues evitar aqui. Há muita gente que apenas debita palavras sem nexo…
(Se estou f%#*… pelo Benedito, estou!!. Espero uma explicação…)
4 Julho, 2016 at 9:36
querem criticar, vao à assembleia geral e dêem a cara e critiquem o que quiserem. Não é atrás de um teclado a gerar burburinho que se critica.
4 Julho, 2016 at 10:10
roque,
sabes bem que há quem não possa ir a AG’s e usar isso como argumento para impedir as pessoas de falarem parece-me pouco sério. E até te dou o meu exemplo: maioria das vezes não vou às AG, o que não me impede de tentar passar as minhas ideias por outros meios (existe um e-mail para os sócios, por exemplo).
Entretanto, permite-me dizer-te algo: muitas destas pessoas atrás de teclado contribuíram, de forma incontornável, para mudar o estado em que estava o Sporting.
4 Julho, 2016 at 20:25
Esse e-mail já mostrou sr efectivo e as nossas sugestões não têm caído em saco roto. O Director de Comunicação que dê a cara todos os Dias é pedra essencial desta manobra de protecção do Presidente.
4 Julho, 2016 at 10:31
Se eu acho que o Benedito deveria ter tido uma saída diferente (há 1 ano quem imaginava o Benedito sair um dia acho que nunca o imaginou assim) vou ocupar o tempo de uma AG com isso?! Há noção?! Então a na AG vale tudo e por isso é melhor marcar AG de uma semana…haverá pessoas a falar de comunicados, outras pessoas de posts, outras de calções, outras de obras, outras de dispensas, outras de saídas, outras de tudo igual mas nas modalidade…
Quem quer uma alternativa à direcção que o clube leva sim…apresente-a! Agora uma conversa entre sportinguistas não se pode criticar?! Qualquer dia deixa de ser possível ajuntamentos de mais de 10 sportinguistas sem serem comunicados e explicado o propósito para se perceber se é válido ou não. ..
4 Julho, 2016 at 11:07
Com esta resposta espero que tenha ficado arrumada a questao do “querem criticar vao as assembleias”.
4 Julho, 2016 at 10:47
Pois eu fui criticar, na era godinho, à AG. Fui agredido pela guarda dele, formada por delinquentes da jl, que entretanto ganharam padrinho novo nesta direcção.
Devia portanto ter abandonado o Sporting? Devia afastar-me para não incomodar, na AG ou no teclado? Servirei para sócio só para as quotas? Não querem que atrapalhe com a minha opinião?
4 Julho, 2016 at 10:51
Foste tu agredido e não foi caso único, por isso disse que assisti a Ag’s que de democráticas não tinham nada.
4 Julho, 2016 at 20:29
Atenção que, agora têm. As pessoas não são pressionadas pelo “Status Quo” mas, são pressionadas por si-mesmas, sabem que não podem ir ás assembleias atirar porcaria para cima dos outros pois as ventoinhas estão ligadas para eles. Não é fácil criticar esta Direcção não por coacção de qualquer tipo mas, porque a obra já realizada tem demasiado peso e porque tudo o que faz é na defesa e promoção exclusivas dos interesses do Sporting. Arranjar motivos de crítica que não se trate apenas de meras futilidades, onde os há?
4 Julho, 2016 at 20:43
É por aí Mário Túlio 😉
Aqueles que disserem ou fizerem merda, esbarra nas pás da ventoinha que está sempre ligada, 24h sobre 24h.
4 Julho, 2016 at 10:58
Hadji,
era o que faltava, no ano 2016, quererem amordaçar-nos.
4 Julho, 2016 at 9:44
E quanto às Assembleias Gerais… não me quero alongar muito mas não é verdade que seja em 2-3 min e naquele contexto que se consiga fazer um debate construtivo. E não me parece que esse chavão sirva para cortar o debate… então agora não podemos debater fora das AG? E as pessoas que estão no estrangeiro ou que não podem ir?
4 Julho, 2016 at 9:47
Agora já não são apenas 3m, o presidente da mesa deixa que a pessoa exponha as suas duvidas muito mais tempo.
E o presidente ou a quem a pessoa faça a pergunta, é sempre respondida.
4 Julho, 2016 at 9:52
As coisas na prática não são assim tão fáceis. Mas não me vou alongar nisto…
4 Julho, 2016 at 10:02
Desde que o sócio queira intervir não percebo porque dizes que na prática não é bem assim.
Nunca vi ninguém ser maltratado nas Ag’s nem impedido de falar ou vir sem resposta às suas dúvidas (desde 2013 diga-se) porque antes as Ag’s eram bem diferentes onde a democracia não imperava.
E não estou a falar de cor nem pela cartilha porque assisto às Ag’s há uns belos anos, não é só na era BdC.
4 Julho, 2016 at 10:12
Isso é muito bonito, mas sabes perfeitamente que para muitos sócios é impossível estar numa AG.
Agora, existem outros canais oficiais e já os usei para deixar uma opinião.
Mas o que falamos aqui vai muito além de uma crítica ou de um elogio.
É discussão em diálogo, troca de opiniões, acompanhamento de eventos, etc. E isso é que se está a perder.
4 Julho, 2016 at 10:17
Impossível? depende do ponto de vista. 😉
Quando sabemos que há assuntos importantes a discussão e a votação, acho uma AG tão importante como um jogo da Champions … ou talvez mais porque está em jogo o futuro daquele que joga a champions … o Sporting.
Portanto o impossível, só é impossível dependendo da importância que damos a algum assunto.
4 Julho, 2016 at 10:23
Alexia,
mais um bocadinho estás a dizer que também não é impossível, para várias pessoas, adquirirem Gamebox. Obviamente que é impossível, para milhares de Sportinguistas, estarem presentes numa AG, num jogo da Champions, em tantos e tantos momentos da vida do clube. E, acredita, muitas e muitas vezes preocupam-se mais com o clube do que aqueles que compram bilhete de época e deixam o lugar vazio ao longo da temporada.
4 Julho, 2016 at 10:29
Cherba não compares uma ida a uma AG com a compra do bilhete de época. 😉
E sabes tão bem como eu que muitos podem marcar presença numa AG e não o fazem por comodismo ou por preferirem falar atrás do ecrã porque é tão mais fácil.
Já o bilhete de época nem todos o podem comprar e não é por falta de o querer comprar.
Portanto vamos de uma vez por todas ser sérios e não arranjar desculpas esfarrapadas.
Falo de barriga cheia porque vivo relativamente perto do estádio, pode dizer-se que sim mas vejo tantos que vivem em Lisboa e nem aos jogos vão ou respondem à chamada de uma decisão importante numa AG.
4 Julho, 2016 at 10:34
apenas respondi ao que escreveste: «Portanto o impossível, só é impossível dependendo da importância que damos a algum assunto»
4 Julho, 2016 at 10:32
Mas qual ponto de vista, Alexia?
Eu não estou a falar do gajo que está em casa a ver um filme e mora em Lisboa.
Acho que percebeste.
4 Julho, 2016 at 10:43
Braveheart eu falo de quem está em Lisboa e arredores (perto), há malta de Lisboa que nem a umas eleições vai votar onde se decide o futuro do clube, quanto mais a uma AG.
Cherba a resposta que dou ao Brave também serve para responder à tua intervenção.
É logico que uma pessoa que viva no Porto não vem de propósito a uma AG a Lisboa, a maioria das vezes ao domingo de tarde.
Já para votar volto a deixar a sugestão que já deixei em canais próprios, para quando o voto electrónico nos núcleos.
4 Julho, 2016 at 10:33
Alexia, eu nem a jogos consigo ir. A distância e os custos associados não me permitem. Achas mesmo que conseguiria ir a uma AG? Gostava, mas é impossível.
4 Julho, 2016 at 10:17
Alexia, além da impossibilidade de muitos estarem nas AG que só por si não deve ser impeditivo de que possam ter direito a expressar a opinião de outras formas sei de casos que se passaram após as AG que contrariam a tese de que se pode dizer tudo sem problemas. E não os partilho aqui porque isso sim seriam dar material a quem quer atacar esta Direção de forma desonesta. Até porque penso que o que aconteceu nem tem a ver com determinações ou responsabilidade da Direção, mas sim em alguns idiotas que pensam ser os guardiões do Sporting sem que tenham qualquer competência nem estatuto para tal. E fico-me por aqui…
4 Julho, 2016 at 11:36
A tua primeira frase diz tudo. Mesmo que alguem possa ir a assembleia, porque sera isso ompeditivo de o fazer de outras formas?! Entao nao sei o que esta o cherba a fazer com a tasca. Para dizer os resultados dos jogos temos o site do Sporting!
Tal como o Tiago diz acima era o que me faltava ter de ir a uma ssembleia para discutir entre sportinguistas “o caso” benedito ou outra coisa qualquer. Ate posso viver a 2 minutos do estadio, nao tem nada a ver…
Esta bonito isto esta…
4 Julho, 2016 at 9:46
Não podia estar mais de acordo com o Damas e com o Roque.
O problema dos Sportinguistas críticos é a especulação e isso é que gera burburinho.
Parece que não chega o burburinho mal cheiroso da comunicação social, ainda temos o burburinho especulativo dos Sportinguistas.
4 Julho, 2016 at 20:36
Eu sou apologista das Assembleias Gerais e do e-mail para os sócios em virtual exclusivo mas, não acho mal o debate desde que tenhamos a noção daquilo que é entregarmos o ouro ao bandido. Porque o bandido se passeia disfarçado nos nossos blogues. Vem aqui cheirar, às vezes opinar de luvas brancas calçadas, lançar o debate e depois a discussão, procurar a divisão e obter informação sobre o estado da Nação Leonina, apalpar o pulso, perceber onde pode enfiar uma farpa ou dar marteladas certeiras que venham de encontro a posições expressas nos blogues. Depois aparecem os comentadeiros a veícular essas posições, de modo a branquear outras posições que são mesmo do inimigo.
4 Julho, 2016 at 9:53
Excelente comentário do Ireland mais acima.
Durante muito tempo, a nossa guerra não era com o porto ou benfica. Nem cócegas lhes fazíamos. A nossa guerra era interna. Estávamos à beira do abismo e alguns diziam que era preciso dar um passo em frente.
Felizmente apareceu um gajo com coragem. Bruno. Coragem porque mesmo sendo o lugar de sonho (o brinquedo preferido), passou a ver a sua vida devassada em prol do clube e da defesa dos nossos interesses.
Por isso, há que protegê-lo. E também por isso, é interessante mudar algumas mentalidades. E sendo assim, há que tentar evitar dar num espaço tão aberto pérolas a porcos.
Mas… tudo tem um mas.
Não foi a crítica que permitiu o início da queda do Godinho? Não foi a crítica que sempre engrandeceu este espaço?
Muita dessa crítica passou a receber em resposta… a ofensa. Ou se está com o presidente, ou se está contra ele.
A crítica deve ser construtiva. Sempre. Mas não deve nunca deixar de existir, pois isso fará o nosso presidente ainda melhor, isso fará com que fique ainda mais anos, isso fará com que solidifiquemos a nossa estrutura e acima de tudo isso manterá uma distância na forma de estar para porto e benfica.
Não podemos estar sempre de acordo é até saudável alguma picardia. Mas foda-se… não tomem partidos e analisem os casos um a um. Não pode passar tudo cá para fora e uma direção para gerir tem também de tomar atitudades que como adeptos de uma instituição desportiva podemos não gostar. Mas não faz tudo bem (humanamente impossível) e terá tb de estar aberta às opiniões, principalmente a dos… sócios, que estão nas iniciativas, que estão no apoio às equipas, que não desistiram do clube naquela famosa assembleia geral.
Sou oposição se não concordar com qq coisa? Não! Não sou oposição. Quero é o Sporting ainda mais forte. Só isso.
4 Julho, 2016 at 10:05
Plenamente de acordo.
Tenho limitado em muito escrever na tasca, muitas vezes por falta de tempo, mas principalmente pelo clima de caça às bruxas que aqui parece proliferar…
Qualquer opinião, sobre qualquer assunto, que não seja “Brunista” é apelidada de croquetismo, lampionismo, ou anti-Sporting.
Apoio incondicionalmente esta direcção, mas também sou critico da mesma.
Seja nas assembleias, seja em eventos onde me posso cruzar com membros da direcção, mais concretamente o BdC, coloco-lhe questões, e posso garantir que nunca fiquei sem resposta.
Nos tempos “áureos” das sucessões régias com os Francos, Bettencourts e Godinhos, poucos foram os críticos.
Não podemos passar de sócios e adeptos que tudo deixaram fazer ao clube, a massas acéfalas que nada criticam e tudo glorificam (assim nascem as ditaduras e orelhas perpetuam regimes).
PS – Voltei atrás para ler quem tinha escrito a pratada, tks uma vez mais por conseguires explanar por escrito o que tenho na cabeça Cherba
Max como se costuma dizer “velhice é um posto” e o traquejo de toda uma vida trás a serenidade que fazem do caríssimo o Conciliador
Parabéns Blaise tem um grande dia
SL a todos
4 Julho, 2016 at 10:06
Discutir o Sporting, livremente, em todos os pontos que o envolvem, deve ser prioritário para todos os sportinguistas. Sejam simples adeptos ou membros da Direcção.
Pessoalmente, gosto dos ditos comunicados no Facebook. É a forma “moderna” de comunicar e um veículo importante para o constante esclarecimento dos adeptos. Saber que o nosso presidente está à distância de uma simples mensagem, é algo que me agrada.
Considero, ainda assim, que situações como o basket feminino ou o hóquei deviam ter sido melhor comunicadas, nem que seja apenas “malta, não havia adeptos, os resultados estavam péssimos, não deu”. Porque, afinal, as quotas que pagamos todos os meses é que alimentam essas modalidades. Nós é que somos os patrões de todas essas modalidades, não o Presidente. Mas isso também é aplicável aos grandes investimentos, como o Andebol ou o Futsal. Também deve ser comunicado aos adeptos
4 Julho, 2016 at 10:14
Que os objectivos agora são outros.
Em relação a Benedito, confesso que me irritou um pouco passar o dia a discutir-se quem é que tinha culpa ou não, em vez de recordarmos o grande atleta e o grande sportinguista. Não era importante naquela altura as teorias da conspiração como “ele não renovou porque quer ser presidente”.
Gosto da crítica, da discussão, mas com factos. Não com suposições.
O mesmo se aplica no futebol. Cada contratação é criticada, cada empréstimo posto em causa. “Para que é que precisamos deste? Temos melhor na B, temos melhor emprestado, bla bla”. É o chamado “passatempo Sportinguista este-reforço-não-acrescenta-nada”. E depois acrescentam e já são os maiores. Alan Ruiz era o extremo que vinha tirar lugar a Iuri, afinal sempre foi avançado. Petrovic impede o Palhinha de ficar, no final ainda ficam os dois. O não sei quantos está velho, o outro é muito novo, o outro já jogou aqui e ali e não se deu bem.
Saibamos aquilo que criticamos e colocamos em causa.. Se viesse o Mario Gomez de certeza que alguém ia conseguir provar que afinal o Betinho era muito superior ao alemão.
Um Sporting aberto à discussão, que se justifica perante os seus adeptos quando as decisões são… uma merda, e adeptos que apurem os factos antes de disparar em todas as direcções. Utópico? Provavelmente.
4 Julho, 2016 at 11:12
Subscrevo tudo Maria Ribeiro.
4 Julho, 2016 at 11:22
É isto mesmo Maria.
4 Julho, 2016 at 10:08
Criticar não é atacar. Façam como o Bart Simpson e escrevam esta merda 100 vezes num quadro.
Elogiar não é apoiar. Aconselho o mesmo exercício anterior.
Enquanto estas noções estiverem completamente enviesadas, um crítico será sempre um “anti” e um tipo que elogia será sempre um “carneiro”. O que se faz por trás, os deveres que cumprem, o que dão ao clube, isso são coisas menores que apenas respeitam ao próprio. Ora, se aquilo que eu faço só a mim me diz respeito, a legitimidade das minhas críticas também sou eu que defino, não é mais ninguém. Todas as críticas são legítimas. E das coisas mais estapafúrdias que leio aqui tem a ver com a “legitimidade das críticas”. Ninguém aqui tem autoridade moral para legitimar o que deve ou não ser criticado. Podem é rebater as críticas e no fim chegar-se à conclusão que alguém está errado. Agora, para alguém “legitimar” alguma crítica, teria de ter uma autoridade moral dentro do Sporting que não reconheço a ninguém.
Todas as críticas são bem-vindas. Todas as questões são bem-vindas. Cabe a quem não concorda demonstrar o seu ponto de vista. E mesmo assim, nem sequer é líquido que alguém mude de opinião com a dita demonstração. Porqué? Porque é opção do próprio. É fodido, não é? Pois é. O ser humano é assim. Pode ser inteligente e num determinado assunto e num determinado momento ser um bronco. Também isso é opção do próprio e não dos comentadores da tasca.
Se calhar, bastaria explicar. Mas explicar a sério, com dados objectivos em vez de bocas sobre o Sportinguismo ou sobre croquetismo ou sobre “preso por ter cão e preso por não ter” (um clássico nos últimos tempos aqui na tasca).
O resultado disto está á vista. A tasca tem sido maltratada. A culpa é de todos. Dos que criticam por tudo e por nada (embora esses sejam cada vez menos aqui), dos que querem converter os outros, dos que pensam “que se foda, nem vale a pena”, dos que que escrevem e apagam antes de publicar “pq não se querem chatear”. Dos escribas que deixam de escrever. De todos. Menos do cherba. Esse tem sido um herói.
4 Julho, 2016 at 10:13
Subscrevo Sá 😉
4 Julho, 2016 at 10:19
Isto mesmo.
4 Julho, 2016 at 11:08
+1 com um forte aplauso!
4 Julho, 2016 at 10:20
obrigado pelas palavras, Sá. Deixa lá ver se esta missão é completada com sucesso…
4 Julho, 2016 at 14:09
O “que incomoda” nem é a critica…
Era o que faltava não se poder criticar…!
O que “incomoda” é muitas vezes a maneira como se “rebate” uma critica…
Normalmente…agressiva e malcriadamente…!!
Muita gente se esquece que “não faz sentido atacarmo-nos” uns aos outros…
Então mas afinal…não defendemos todos as mesmas cores…?
Não é o Sporting …o “nosso grande Amor”…?
É claro que em cada cabeça…sua sentença…
daí que não seja de admirar que possamos ter ideias díspares, acerca do mesmo assunto…
É claro que a Alexia “tem quase razão” quando afirma…: “só não vai a uma AG quem não quer…”
Só que ela estava-se a referir a quem mora em Lisboa ou muito perto (e mesmo assim…haverá um ou outro a quem seja impossível estar presente…), mas é a opinião da Alexia (que depois de uma troca “amigável” de opiniões…), acabou reconhecendo que nem todos são uns “felizardos” como ela que “soube escolher” o “melhor” local para morar…
Cá por mim, podem os caros amigos continuar a apresentar aqui as coisas de que discordam com a certeza de que mesmo se eu não concordar…não os “vou agredir verbalmente”…
Nem desafiar para “um duelo na roulotes”…porque eu só ganharia mesmo a beber água…!!
SL
4 Julho, 2016 at 13:54
Que saudades, Sá! Subscrevo tudo o que disseste. Fazes falta na Tasca. O bacalhau das 6as feiras nunca mais foi o mesmo.
4 Julho, 2016 at 10:08
Aqui na Tasca, pela presença de constante e regular de agentes provocadores, temos de ser não só radicais, o que é bom pois, ser radical é ser intolerante à mentira e intransigente defensor da verdade, como temos de ser também extremistas cegos. Quem não gostar, que se deite ao pé mas, nós , nenhum de nós, deve expôr publicamente seja lá o que for que possa servir de arma de arremesso contra nós, o Sporting e nós, Bruno de Carvalho.
A Direcção e nós, “os dirigidos” somos como as Fileiras das centúrias numa Legião Romana. É a melhor analogia que consigo encontrar. Ombro com ombro, o escudo a proteger o companheiro ao nosso lado, o “gládio” na Mão pronto a sair por entre a parede de escudos para perfurar os inimigos a cada oportunidade.
Outra imagem curiosa do combate das legiões é a intensidade do combate durante horas a fio, se necessário for. Sempre que o adversário era mais numeroso e mais forte físicamente a linha da frente punha um joelho no chão e era coberta pelos escudos dos legionários da segunda fila que por sua vez eram cobertos pelos dos legionários da terceira e assim sucessivamente. Isso permitia usar no combate, pelas segunda e terceira fila as “lanças de cerco” contra a carga do inimigo, enquanto a fila da frente procurava por entre os escudos e por debaixo deles ferir as pernas dos que se lançavam contra os escudos, cortando tendões rasgando músculo, inutilizando sem matar de imediato. Depois a legião voltava à normalidade e avançava com as botas cheias de pregos nas solas por sobre os mortos e feridos retalhando uns e acabando com os outros. Essa postura, também lhes conquistava alguns centímetros em altura o que era importante face aos gigantes bárbaros. o Probelema era o flanco esquerdo que, ficava desprotegido. César criou centúrias de canhotos gauleses que formavam na vertical, usando escudos rectangulares e convexos que, mais tarde se generalizaram. Esses legionários, maiores e mais fortes tinham o lado esquerdo do corpo bem protegido por armaduras de tiras de aço que lhes cobriam ombros, braços e perna esquerda, quais gladiadores. nos flancos da legião formava também a cavalaria que sustinha manobras de pinça enquanto não chegassem as reservas que formavam 100 ou 200 metros atrás dos combatentes.
Amigos é assim que temos de perspectivar o combate com os inimigos do Sporting. Tem de ser intenso e vai ser longo, as filas têm de se substituir de 3 em 3 minutos mas, alguém tem de estar sempre a malhar. Temos de nos manter unidos como um só. Há momentos e locais destinados à crítica construtiva. A Tasca não é um deles. Os outros blogues, o Facebook, também não. Na frente de batalha, somos um só corpo, sempre renovado,mas, sempre o mesmo.Os da fila da frente rodam para a décima posição e só combatem de meia em meia hora, lambem-se as feridas e afiam-se os gládios. Não há outra forma. Quando estou na linha da frente bato com toda a brutalidade de que sou capaz. Se todos fizermos isso eles recuam e acabam por debandar. Não há nada como uma boa fila de legionários da infantaria pesada, comandados por um centurião experiente. Foi assim, com menos homens, com homens de menos de 1,60m de altura que Roma conquistou o Mundo. Vamo-nos a eles “comilites”, abaixo a MAFIA!
4 Julho, 2016 at 10:24
Mário, sei que gosta de recorre à linguagem e imagens bélicas o que muitas vezes é pertinente (até pelo ambiente que vivemos de ataque constante ao Sporting) e percebo onde quer chegar. Mas divergimos naquilo que consideramos dever ser a essência da Tasca. Como digo assim, ou passamos apenas a aplaudir tudo o que se faz ou então decidimos que o melhor é opinar tendo depois a responsabilidade de defender o que apresentamos. Lembro por exemplo que o próprio Mário foi completamente contra a contratação de JJ e na altura disse-o (e estava no seu direito). Debater não é dar o flanco, mas sim lutar para um Sporting mais forte. Obviamente que caberá ao bom senso de cada um saber até onde deve ir nesse debate. Mas somos todos Sporting e é bom que se perceba isso…SL
4 Julho, 2016 at 11:31
Pela segunda vez (a primeira foi quando o mario disse que nunca mais iria ver um jogo do Sporting por ser Jesus o treinador) discordo totalmente do seu comentario. A 100 %…
Tal como o sa diz acima, a discussao de ideias serve sempre para sermos melhores. Pode nao dar em nada devido a burrice ou orgulho mas a troca de argumentos de cabecas com diferentes ideias sera, para mim, sempre de salutar.
Em relacao ao local indicado para o fazer, nenhum sitio melhor do que a tasca. As razoes sao varias mas a principal talvez seja a forma pura como se vive o Sporting (acredito que pouca gente tenha mais interesses que nao o bem do Sporting). Acha que e facil encontrar isso?
Assembleias gerais? Nao sao tambem publicas? Qual a diferenca de fazer aqui uma pergunta em vez de na assembleia? E se eu nao quiser uma resposta da direccao mas sim uma agradavel troca de ideias entre sportinguistas sobre um determinado tema? Nao se pode? Tambem so o posso fazer em assembleias?!
SL
4 Julho, 2016 at 10:21
A nossa massa crítica é o que nos faz mais fortes…dizer que sim e que está bem a tudo só nos faz ficar mais pequenos…
Mal estamos nós no dia em que os sportinguistas se calarem perante coisas com que discordam. Tenho para mim que o maior risco que corremos é exctamente haver um deserto de ideias e de críticas que nos volte a fazer estagnar! A estagnação e o caminho único levou-nos a uma desmobilização geral e a bater no fundo! Levou-nos por exemplo a estar a lutar pelo título até ao fim e a ter meia casa em Alvalade (com Paulo Bento), provando que não foi só porcausa dos resultados que houve uma alienação generalizada! E sem massa crítica acabámos por ir tranquilamente para o fundo sem grandes ondas!
Hoje somos maus fortes porque há uma paixão cada vez maior! Esse paixão leva-nos a estar com um fervor único com a equipa e estar em todo o lado e leva-nos a discutir apaixonadamente tudo o que gira em torno do Sporting! E é isso que nos fará cá a vez maiores…
4 Julho, 2016 at 10:59
Completamente de acordo Tiago!
4 Julho, 2016 at 10:32
Todas as criticas são legitimas, mesmo aquelas que na nossa opinião são completamente infundadas, desde que representem a verdadeira opinião de quem as expressa.
Esta direcção já fez muita coisa bem feita, mas seguramente também fez muitas mal feitas.
Mas mesmo aquilo que a grande maioria de nós entende como “coisas bem feitas” podem outros ter opinião contrária.
O Sporting não pode, nem deve, ter só um caminho como no tempo dos croquetes!
E esse caminho só pode ser encontrado no debate entre os verdadeiros Sportinguistas.
SL
4 Julho, 2016 at 14:22
E “pegando nessa sua ideia” de que o Sporting não pode ter só um caminho…
E “pegando” nas Legiões do amigo Mário…
Lembro… “que todos os caminhos vão dar a Roma…”!
O que aplicando-se ao Sporting dará…:
Podemos ir por um qualquer caminho…desde que ele sirva aos interesses do Sporting…!!
Abr e SL
4 Julho, 2016 at 10:35
Bom dia tasqueiros,
Muito interessante esta troca de opiniões, somos todos diferentes o que é da natureza humana.
Uns mais calmos, outros mais nervosos e reativos. Como já foi dito o importante é saber analizar as coisas, com espirito critico mas sem partir para o insulto.
Só não comete erros que nada decide e é sempre pior uma não decisão do que uma decisão eventualmente errada. Já aqui foram apontados exemplos de situações onde o problema é não se perceber o enquadramento do que aconteceu, nos últimos dias o que se passou com o Benedito é um exemplo disso.
Acho que se temos opiniões contributos que achamos serem uteis ao sporting que os devemo sfazer chegar a quem de direito.
Alguns dos que me conhecem sabem que num clube muito mais pequeno que o nosso, desempenho funções diretivas e acreditem que não existe nada pior do que a ausência de participação/contributos dos associados, é desmotivante ter uma AG só com 3 sócios e sem receber opiniões, só as chamadas criticas de café.
Se o Sporting é nosso outra vez temos de o ajudar, temos de todos dias defender o clube, mesmo que isso implique criticas à direção, sendo que devem ser canalizadas pelos canais existentes.
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
4 Julho, 2016 at 10:45
Entre as várias formas alternativas de expressar opiniões e sugestões ao trabalho da Direção (além das tão faladas AG) há o email, carta e até mensagem privada pelo FB ao presidente (canal que ele privilegia). Já usei qualquer um deles e sugiro que também o façam quando assim o entenderem…
4 Julho, 2016 at 10:51
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Para mim, o que é estranho é o Caro Cherba ter a necessidade de escrever um texto como este.
Por acaso o pensamento democrático, a liberdade de opinião e de expressão deixaram de ser características do Sporting Clube de Portugal?
A Tasca do Cherba é um espaço de DISCUSSÃO de temas do nosso Clube ou, pelo contrário, destina-se a ser repositório de posts “+1”?
Críticas CONSTRUTIVAS devem não só ser bem-vindas como ALIMEMENTADAS.
Agora, concordo que às vezes “especulamos” demais (ou demasiado rápido) sem factos suficientes para o efeito. Às vezes influenciados pela CS. O Benedito não foi à Gala? O Slimani ainda não voltou? Normalmente, quando não tenho conhecimento suficiente dos factos abstenho-me de comentar. Mas isto são questões pontuais.
Isto para dizer que só quem tem algo a esconder é que não pretende existir debate/discussão.
SL
4 Julho, 2016 at 11:03
Só um pormenor. Só alguém muito tapado é que diz que as AG’s são representativas. Não são. Não são 300 sócios que representam cerca de 140.000. O que as AG’s são é vinculativas, ou seja, o que lá se vota é concretizado.
Eu faço questão de ir às AG’S quando posso, porque sei o que me andaram a enganar quando não estava cá e não podia ir. E que ninguém tenha dúvidas, todas as direcções usam as AG’s para reforçar legitimidade e BdC não é diferente. Mas não é representativo (no sentido literal da palavra), pelo menos para mim não é.
O desafio para o futuro é: ou encontrar uma forma diferentes representatividade ou promover as AG’s de acordo com o carácter vinculativo que têm.
4 Julho, 2016 at 11:19
Temo que este post, de tão oportuno, vá cair em saco roto. Infelizmente quem enveredou por este caminho até vai bater palminhas (até porque é impossível discordar do post). Ou porque não percebem que são eles os responsáveis por este clima ou porque percebem mas vão fingir que não é nada com eles.
Confesso que há muito que perdi a paciência para discutir certos assuntos por aqui. Ainda ontem vi um dos tasqueiros que há mais tempo aqui escreve, e sempre com acerto, ser acusado de troll. Vale tudo.
Infelizmente tem havido um sem número de questões mal geridas. No deve e haver, o trabalho desenvolvido por esta direcção tem sido por demais positivo mas nunca vou deixar de apontar o que foi mal decidido.
Talvez um dia percebam que na sua incessante procura de envagelizar a congregação, estão a afastar pessoas com um contributo válido.
SL
4 Julho, 2016 at 11:30
+1
4 Julho, 2016 at 11:48
Capitao.
4 Julho, 2016 at 11:57
Ontem senti vergonha alheia. Espero que saibas que não andamos aqui a dormir.
4 Julho, 2016 at 12:01
Vénia.
4 Julho, 2016 at 13:51
Nem mais Barbosa… 😉
4 Julho, 2016 at 11:21
Algumas pessoas levam a sua própria opinião demasiado a sério. E também isto é parte do problema. Censura nunca, mas alguma humildade fazia bem a muita gente.
4 Julho, 2016 at 13:51
Pois… quando as críticas são apresentadas como sentenças, com níveis de sarcasmo pouco salutares e supostamente fundamentadas em conhecimentos da vida interna do Clube inacessíveis e não transmissíveis à grande maioria dos sócios comuns do Sporting é natural que as posições se extremem.
Não deixa de ser engraçado a intolerância dos críticos quando criticados. É sempre um caminho com dois sentidos assim fiquem os insultos de parte.
Mas no fundo não deixa de ser interessante que as grandes discussões internas do SCP hoje em dia se centrem em quem deve e como deve escrever e assinar comunicados e posts, das polémicas que nascem da reintegração de modalidades no Clube ao invés de estarmos a discutir a sua extinção.
Antes assim!
SL
4 Julho, 2016 at 17:32
Muito boa observação. Muito boa, mesmo.
4 Julho, 2016 at 11:28
Falam que não se pode questionar.
Não vi censura aqui.
Há guarda pretoriana?
Talvez.
Isso impede alguém de escrever e postar o q quiser?
Ui ui não posso escrever que os maus vão atacar-me… Não estamos a cair no ridículo?
Porque também parece que não se pode dizer ámen.
Há quem não gostou do comunicado.
Há quem gostou.
Tem tanto direito em falar quem gostou e quem não gostou.
Agora tb parece qu não se pode ser meé nem acéfalo?!?!
Tal como há quem esteja insatisfeito com algumas situações e queira respostas.
Dificilmente as terá aqui.
quem diz Que não gosta, obviamente, “tem” de explicar porquê.
E essa é a discussão.
Não vejo nenhum problema.
A falar é que a gente se entende.
Extremistas há sempre, tanto dos “carneiros” como dos “a mim ninguém me cala e vou questionar tudo”.
Ou seja.
Isto é uma não questão
4 Julho, 2016 at 11:30
Sim, impede. Nem toda a gente tem paciência para a guarda pretoriana de que falas.
Se fosse uma não questão, se calhar o gerente do tasco não fazia um post destes. Só se calhar…
4 Julho, 2016 at 11:38
Não concordo minimamente Lourenço e estou à vontade porque também já tenho concordado várias vezes contigo.
Não é “não questão” expressar opinião e ser insultado ou catalogado como anti, oposição ou até lampião. Ninguém fica ferido, mas pode ficar farto de andar a dar para este peditório. E isso não é secundário porque empobrece a discussão.
Não é “não questão” discutir as bases que se pode debater na Tasca.
Não é “não questão” discutir temas do clube que podem é ser valorizados de forma diversa por cada um.
Por isso mesmo e como dizes é que “a falar é que a gente se entende”. O que queremos desta Tasca e mais que isso o que queremos que seja o Sporting? Esta é uma questão muito importante. E temos a responsabilidade de a discutir sempre. SL
4 Julho, 2016 at 12:49
“estou à vontade porque também já tenho concordado várias vezes contigo.”
Desculpa lá, vai soar mal.
E que interessa que concordas comigo às vezes.
Porquê a preocupação em deixar isso claro?!
é esta celeuma que não entendo!
Quero lá saber se concordas às vezes comigo.
Quero é que diga sempre o que TU pensas sem ir atrás de outros (obviamente, que tendencialmente iremos concordar mais vezes com este ou aquele) .
Como a mim pessoalmente chamarem-me fdp pouco me incomoda, ignoro e passo à frente.
Agora se há tasqueiros inibidos de contribuir por causa dos insultos, este é o post para o dizer.
Se houver assim tantos inibidos acho bem que se faça uma listagem de critérios para postar, ou simplesmente, insultos (salvo honrosas excepçãoes) são cortados. Ponto.
Num par de semanas tudo muda..
Aprendemos por hábito.
4 Julho, 2016 at 12:51
Como a mim pessoalmente chamarem-me fdp pouco me incomoda, ignoro e passo à frente.
Por isso, para mim, é uma não questão.
4 Julho, 2016 at 13:31
A mim sinceramente estou-me a cagar para o que alguns acham e até para insultos. Não me insulta quem quer mas quem pode… mas obviamente que se for para andar aqui a trocar insultos não contam comigo. Quando disse que concordo contigo muitas vezes era apenas para afirmar que tenho a tua opinião em apreço. Se te estás a marimbar é lá contigo. Tambem não vou ficar preocupado ou deprimido por causa disso. Quanto aos criterios e à necessidade de os definir e de acabar com discussões tolas e enviesadas e de se deixar de confundir critica legitima e saudavel com ataques impiedosos…creio que foi exatamente por isso que surgiu este post que como já disse considero tudo menos “não assunto”.
4 Julho, 2016 at 14:27
Pois eu devo dizer que embora me não chamem isso a mim…
Me incomoda que o chamem a outros…!!
Em primeiro lugar é uma falta de educação…e que alguns possam julgar a educação uma coisa menor…
Não é essa a minha opinião…!
Não se trata de falsos moralismos…é uma questão de ser…ou não ser…!
Abr e SL
4 Julho, 2016 at 16:43
Acho que a Grande maioria dos tasqueiros Até concordam todos na mesmas coisas.
E é uma tasca na maioria reconhecedora do bom trabalho desta direcção.
Por alguma razão é considerada um tasca pro-bdc.
Mas muitos fora daqui confundem reconhecimento (dado a esta direcao) com seguidismo acéfalo.
Quando te respondi não era pessoal.
Claro que me apraz que concordes comigo.
Também me revejo quase sempre no que escreves.
Aliás pouco tenho escrito por normalmente o que penso já foi comentada por alguém.
os teus comentários são lúcidos, assertivos. Serás um dos comentadores mais consensuais.
Não temos de ter problemas em discordar. Era só isso que queria dizer
4 Julho, 2016 at 21:56
Tudo bem Lourenço. Não encarei a coisa em termos pessoais. Tens todo o direito de discordar de mim. Será sempre um estímulo para mim tentar arranjar argumentos para contrapor. SL
4 Julho, 2016 at 12:42
É tão fácil ignorar.
E acho que isso se resolve com critérios.
Por exemplo, comentários com insultos pessoais são cortados.
Teimamos em fazer facções.
Parvoice.
Há d facto alguns tasqueiros que estão mais para o questionar tudp.
Há tasqueiros que estao estão mais ámen a tudo.
A maioria parece-me anda pelo meio numas situações questiona, noutras come a hóstia.
Por vezes até com incoerências pelo meio.
Os comentários que não concordo posso pedir mais explicações.
Não é por terem opinião diferente que são mais ou menos scpguistas que eu.
Agora se achar que estão a questionar uma coisa sem jeito nenhum, a questionar baseado num rumor, etc também tenho o direito de dizer que é uma parvoíce.
Só não posso insultar.
Volto ao mesmo, o problema são extremismos (diferentes de radicais).
E os extremistas são os que querem questionar TUDO, porque chegamos ao ponto que chegamos por causa de não questionarmos nada.
Muitos destes extremistas sentirão alguma “culpa” de terem estado calado tanto tempo.
Os extremistas são os que BdC é um de nós. O homem certo no lugar certo.
O melhor presidente dos últimos 30 anos.
A corja anterior era tão má que até uma má decisão de bdc é marabilhosa.
Quem atacar bdc ataca o SCP e querer é mamar e é croquette ou tem a mania que o SCP é só meninos bonitos etc….
A discussão é saudável, até questionar quem questiona.
Repito é preciso critérios, só isso.
4 Julho, 2016 at 11:43
Lourenço se falas de uma guarda pretoriana também tens de falar da sucursal da igreja universal do reino de Deus.
A guarda pretoriana, pelo que percebi, é ao estilo lápis azul que censura quem diz mal da direcção e das suas decisões.
A sucursal da igreja universal do reino de Deus são uns quantos, que se apresentam acefalamente, nos comentários que um faz e os outros dizem amén mesmo que no fundo não concordem e que “combinam” respostas para atacar quem comenta algo que eles não concordam.
Tenho dúvidas de quais são os piores.
4 Julho, 2016 at 11:54
Ou será que as pessoas dizem exactamente o que pensam mas não são da mesma cartilha e portanto são todas catalogadas pelos mesmos do costume?
Não é preciso resposta. Está implícita.
4 Julho, 2016 at 12:01
Mas isso não era o canil?
4 Julho, 2016 at 12:09
Ia jurar que quem diz ámen a tudo são aqueles que acha que não se deve criticar nada. Que BdC é que sabe, mesmo quando podia não escrever certas coisas. Que JJ é que sab, mesmo quando somos todos treinadores de bancada seja com qual treinador seja. Que se vai um lampião para a comunicação que nem a data do aniversário do clube sabe, não faz mal, ainda está a Aprender.
É este tipo de “ficar calado” que dá cabo do clube, não são os outros que, pensam pela própria cabeça e coincidem na maneira de pensar, e que continuam a apoiar BdC apesar de terem uma ou outra crítica a apontar
4 Julho, 2016 at 12:54
Acho que existem os dois extremos.
Mas estou-me marimbando.
Desde que o sejam com argumentos e não só porque sim.
O só porque sim existe da Guarda como da Igreja.
4 Julho, 2016 at 13:39
Acho que a Guarda e a Igreja inclui as mesmas pessoas. Não me parece que exercer espirito ctítico possa ser associada a qualquer fundamentalismo…
4 Julho, 2016 at 14:00
Obviamente que quem critica tudo e mais alguma coisa tambem não merece credibilidade. Mas isso não é ser de uma Igreja. É querer correr com a Direção. Não tenho visto muitos casos disso aqui…
4 Julho, 2016 at 16:45
Não me parece que exercer espirito ctítico possa ser associada a qualquer fundamentalismo
Tão verdade!
4 Julho, 2016 at 11:38
Entretanto Slim já está em Portugal
4 Julho, 2016 at 11:49
Mesmo não tendo ainda acabado o Ramadão … boas noticias.
4 Julho, 2016 at 11:53
Bom post Cherba. Têm link sobre a chegada do Slimani?
4 Julho, 2016 at 11:56
Só da notícia http://rr.sapo.pt/noticia/58226/slimani_chegou_esta_manha_a_lisboa?utm_source=sapo
4 Julho, 2016 at 11:40
Deixo aqui um off: Sacko vai ser emprestado ao Leed United.
4 Julho, 2016 at 11:48
Está lá a fazer a pre-época mas em trial. Não é líquido que fique
4 Julho, 2016 at 11:55
Sim, tens razão.
4 Julho, 2016 at 11:55
🙂 ora isso é que importa … trabalho … trabalho e trabalho