RIP City, 2 de maio de 2014- Jogo 6 entre os Blazers e os Rockets, faltava um segundo para acabar, vantagem para os Rockets (96-98), mas um “buzzer beater” de Lillard atirava o sonho de Houston para outro dia.
Foi este também o fim da parceria de Lin, Parsons, Harden e Howard com a mesma camisola. Apesar de o chinês não ser peça fundamental (este ano regressa a Nova Iorque mas para os Brooklyn Nets) e de Parsons (novo reforço dos Grizzlies)não ter atingido o nível desejado foi com grande surpresa que se ouviram as declarações de Harden ao dizer que o importante e a base da equipa eram ele e Howard e que os outros eram coadjuvantes.
Verão de 2016, Dwight Howard assina pelos Atlanta Hawks. O Barbas está “sozinho” no Texas e pelos vistos a relação com o “Superman” também não correu de feição e começa a ser difícil para alguma estrela jogar ao lado de Harden. Este ano chegaram Prigioni (outra vez), Nenê, Eric Gordon e Ryan Anderson mas nada de especial com todo o respeito pelos nomes citados. James Harden renovou contrato neste verão. Sim é um bocado irritante vê-lo a cavar lances livres, também é preguiçoso na defesa mas é um dos melhores na sua posição (concorrência também é fraca): dribles, triplos, penetração, lançamentos livres são especialidades que tem ao seu dispôr que poucos têm. O futuro dos Rockets está nas suas mãos…talvez não no imediato mas para ir mais além será preciso o número 13 dar o maximo.
Se este ano a chegada aos play-offs foi à última da hora, arrisco-me desde já dizer que para o ano a época vai acabar mais cedo no Toyota Center. Depois de Hakeem “The Dream” , Kenny Smith, Vernon Maxwell e companhia terem levado os Rockets ao bicampeonato em 94 e 95. Quem puder que veja o documentário “Clutch City” (sim não “havia” Jordan mas foi um título ganho com todo o mérito). Serão os Rockets capazes de dar a volta por cima? Neste momento Houston tem um grande problema pela frente…
PS: Grande problema também para a seleçã olímpica espanhola! Se já era impossível enfrentar a super-equipa dos EUA sem Marc Gasol a situação piora ainda mais.
*às sextas o ILLUMINATOR saca um lançamento do meio-campo e conta-nos o que de melhor vai acontecendo na NBA (e depois vai comer o maior hambúrguer que conseguir)
22 Julho, 2016 at 15:12
Ya. Marc Gasol e isso. Han?
Acho que vou aprender muito com esta crónica! Obrigada
22 Julho, 2016 at 15:20
… e cuidado… que também há o Pau Gasol! 🙂
Z
22 Julho, 2016 at 15:52
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
O James Harden é um jogador com muito pouco “basketball IQ”, e que dificilmente conseguirá alcançar o sucesso na sua carreira enquanto não tiver um colega de equipe que lhe seja superior e que o obrigue a “deferir”.
É o exemplo (talvez o Iverson v2.0) de jogador que marca muitos pontos, mas de uma forma pouco eficaz (ver pergentagens de tiro), que domina a bola no ataque (“ball-hog”) mas que pura e simplesmente se recusa a defender.
O facto de Howard não ter resultado também é imputável a este, que é outro jogador com pouco cérebro (viu-se em Orlando e em LA).
Houston não vai a lado nenhum tão cedo, e muito provavelmente falhará os play-offs.
SL
22 Julho, 2016 at 15:53
Nunca levei a equipa de houston a sério.
A NBA está a ficar muito previsível, aposto numa final Warriors vs Cavaliers.
22 Julho, 2016 at 16:04
Houston he “has” a problem.
(No basquetebol não me meto mas quando seguia – anos 90 – gostava dos Portland Blazers. Agora nem sei se existem, se ainda são de Portland…)
22 Julho, 2016 at 17:39
Existem e ainda estão em Portland.
http://www.nba.com/blazers/?ls=iref:nba:gnav
22 Julho, 2016 at 16:13
O auto-proclamado melhor SG da NBA tem os seus problemas (viu-se quando saiu de Oklahoma), mas o Howard é um cancro. Faz mau balneário, despede treinadores, nunca trabalhou devidamente o seu jogo (com o físico que tem devia ter sido quase tão dominante como o Shaq), e agora sofre os efeitos das lesões e desgaste sobre o corpo.
Houston vai ter problemas este ano em apurar-se, Utah está mais forte, com aquisições e regressos após lesão, em teoria New Orleans também vai estar na luta.
22 Julho, 2016 at 16:49
Não só os Utha Jazz estarão mais fortes, como algumas equipes “a sul” (classificação) dos Rockets na última época deverão melhorar significativamente (nomeadamente os Wolves, Kings, Pelicans e Lakers).
SL
22 Julho, 2016 at 23:07
E não esquecer também os Timberwolves…
22 Julho, 2016 at 16:41
Uma lição de história sobre os Hoston Rockets………… ficou a faltar uma referência ao Tracy Macgrady que foi “o” grande jogador antes de Harden.
(Não sabia da saída do Howard)
22 Julho, 2016 at 23:25
Dezembro de 2004
https://m.youtube.com/watch?v=ceLlz7dOOvY
Ginóbili ainda era um miudo e Yao Ming “a muralha da China” num desporto de gigantes consegue destacar-se…
22 Julho, 2016 at 17:04
E so meus Bulls qual é a possibilidade de voltarem a disputarem o anel ? Será que vão Ser mais fortes sem Rose ?
Wade , Butller , Rondo será que chega ?
22 Julho, 2016 at 23:35
Eu diria que estão mais fortes do que o ano passado mas também não era difícil… Wade foi uma excelente contratação e permite também ao Butler voltar a SF acredito também que Rondo vai estar à altura do recado , Robin Lopez vai render mais que Noah e o Mirotic vai continuar a sua evoluçã. Vai ser uma equipa interessante de ver e eu não os excluiria da corrida do título!
22 Julho, 2016 at 17:09
O Lin não é Chinês pá, é Coreano! 😛
Os Rockets cada vez me desiludem mais…gostava de ter fé num 5 constituído por Beverley, Harden, Gordon (?), Anderson e Terrence Jones mas….não me parece. Têm-se vindo a afundar de ano para ano.
22 Julho, 2016 at 23:41
Não sel chines, sel chines e do taiwan. Nascido nos USA.
22 Julho, 2016 at 23:51
Terence Jones foi para os Pelicans.
22 Julho, 2016 at 17:47
Os Celtics são a equipa que, actualmente, mais simpatizo (deve ser da cor do equipamento). Também simpatizava muito com os Lakers (principalmente quando o Shaquille e o Kobe jogaram juntos), mas que hoje em dia são uma sombra do que já foram.
Tanto os Rockets como os Blazers nunca foram equipas que eu acompanhava.
22 Julho, 2016 at 17:59
Realmente a NBA é um mundo à parte. Estive a ver alguns preços de bilhetes de época e há valores verdadeiramente absurdos.
Por exemplo, um bilhete de época (44 jogos) dos HEAT, atrás dos cestos, pode custar qualquer coisa como 13 mil dólares (!!!). Os mais baratos, que ficam lá tudo em cima e é preciso uns binóculos para ver os jogadores, custam 1500 dólares…
22 Julho, 2016 at 19:18
gosto de ler… Mas é mais a apanhar bonés!
Desde 2008 que não sigo!
Então agora com o hóquei … é que nicles!
22 Julho, 2016 at 19:54
Adoro o Harden. De todos, um dos que tem mais recursos técnicos, dos mais inteligentes (ao contrário do que acha o amigo Livramento, opinião que, naturalmente, eu respeito) e dos mais fortes ofensivamente.
Ser inexistente na defesa nem é propriamente um problema, desde que tenha uma equipa que colmate essa lacuna (verdade que nos playoff já faz mossa).
A parceria em OKC tinha tudo para correr bem mas, tal como Westbrook, está agora sozinho.
Duvido que Houston chegue aos playoff e espero que Harden tenha para o ano uma equipa à altura do seu basquetebol.
Curioso com os Bulls e continuarei a apoiar James e os Cavs.
22 Julho, 2016 at 22:40
Caro GAG,
O James Harden tem UMA grande capacidade ofensiva: a de conseguir “sacar faltas”.
Quanto ao resto:
– Má percentagem de FG% (.439);
– Má percentagem de triplos (apesar de tentar OITO por jogo, só logra conseguir .359%)
– Grande quantidade de perdas de bola (4.6TOpg);
– Não defende;
Como diriam os americanos, é o chamado “stat-padder on a losing team”.
SL
22 Julho, 2016 at 23:50
Lakers forever 🙂
23 Julho, 2016 at 8:58
Knicks forever
🙂
23 Julho, 2016 at 0:34
O Harden ofensivamente é um excelente jogador. Quanto à defesa é melhor irem ao youtube e pesquisarem “shaqtin a fool harden”…
23 Julho, 2016 at 0:36
Matador defense
23 Julho, 2016 at 8:57
Harden
+ : jogo ofensivo… Impressionante a capacidade de sacar faltas!!!!!
-: péssimo defensor e não parece um verdadeiro líder !!!!!
Houston: será um milagre se este ano atingirem os playoffs !
Força NY Knicks !!!!!
Aguardo o T/ post a respeito da enorme revolução operada esta época na ” melhor equipa da NBA” !
😉
SL