O Tottenham foi na realidade o grande opositor ao título conquistado pelo Leicester. A equipa de Maurício Pochettino acaba também por fazer um campeonato excepcional, desvalorizado pelo feito de Ranieri, com uma equipa que começa muito mal o campeonato (3 pontos em 4 jogos) e mesmo assim consegue recuperar e fazer novamente uma reta final abaixo das expectativas (2 pontos em 4 jogos). Foi a equipa que mais gosto me deu ver jogar na Liga!

Olhando para o 11 base vemos que a equipa é ainda jovem (alguns fizeram a époda estreia) com muita qualidade e margem de progressão: Na baliza, Lloris foi o titular da baliza e teve uma boa época. Embora, ache que não está ao nível de Chech, Courtois ou DeGea; pessoalmente até prefiro Forster (Southampton) ou Adrián (West Ham) mas não será pelo francês que os Spurs terão problemas.
Na defesa, o quarteto é constituído pela dupla de centrai belga, Alderweield e Vertonghen, que se complementam muito bem e que são das melhores duplas da liga. À direita, Kyle Walker que para mim é o melhor lateral direito da atualidade. Do outro lado, outro inglês, Rose que também tem se revelado um excelente lateral.
No meio-campo, o “conhecido” Dier que agora terá Wanyama como companhia ou alternativa juntamente com Dembélé que deixa sempre a impressão que ainda não atingiu o melhor nível e incapaz de ser tão regular como o que seria desejado. Atrás do avançado, Lamela, Dele Alli, Son e Chadli vão rodando apesar do argentino e do jovem inglês, que foi a grande revelação do ano passado serem mais vezes aposta. Eriksem é indiscutível, o dinamarquês acabou o campeonato com 13 assistências, superado apenas por Ozil, e foi o organizador do jogo atacante dos londrinos. Mas verifica-se que a maior lacuna na equipa é não ter um extremo de topo… (A sério que o Hulk foi para a China?).
No ataque, o melhor marcador do campeonato com 25 golos, Kane. O inglês foi um “furacão” desorientando totalmente  as defesas contrárias e levando muitas vezes os adeptos dos Spurs à euforia. Falta um outro PL que possa ser opção e saltar do banco para tentar resolver e dar descanso a Kane.

Pelo que vi do ano passado parece-me que o Tottenham vai pelo menos intrometer-se na luta até ao fim. Mas este ano estão também na Champions League e isso pode afetar a participação no Campeonato embora tenham boas opções no banco. Principalmente se for buscar um extremo (aceitam-se sugestões) pode ir longe esta equipa.

P.s. – “Tens de ver isto” (jogo/jogos mais interessante/s da semana): Manchester United vs Leicester City- domingo, 7 de agosto às 16H. Em Wembley, duelo entre Mourinho e Ranieri no primeiro jogo oficial da época. Ibrahimovic só precisou de 4 minutos para marcar um golo “à Zlatan” frente ao Galatasaray será que já está a 100%? Vai Vardy demonstrar que a época passada não foi um acaso? Quem será o desequilibrador de serviço: Rooney ou Mahrez?

 

*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta