O ano passado quando foi anunciado Zupo como treinador do Sporting, comentei com alguns amigos que teríamos um treinador com um palmarés como nunca tínhamos tido. Um treinador que já ganhou a Liga dos Campeões. Contudo o balanço da época foi negativo. Este facto foi assumido pelo clube e a direcção decidiu voltar a dar crédito a Zupo. Desta vez permitiu-lhe construir um plantel à sua imagem e ambição. 2016/2017 marca para o Andebol do Sporting uma época diferente. O Plantel tem 18 jogadores, dos quais 7 são estrangeiros e alguns com experiências na liga dos Campeões, caso de Ruesga (ex Barça) e Bozovic (ex Metarlug).
Vamos procurar fazer uma análise mais profunda do plantel com o objectivo de dar a conhecer as opções que estão agora à disposição de Zupo.
Na baliza teremos 3 Guarda-Redes com características distintas.
Aljosa Cudic (1,90m – 28 anos) transita do ano passado depois de uma época que parece ter ficado aquém das expectativas. Parece que está reservado o lugar de segunda opção para este ano.
Matej Asanin (2,06m – 22 anos) um jovem croata que já representou o Admar Leon em Espanha e o Handball Sport Verein de Hamburg na Alemanha. Uma envergadura extraordinária e com alguma experiência internacional, espera-o a titularidade e dele vai depender muito do sucesso da equipa.
Manuel Gaspar (1,93m – 17 anos) um juvenil internacional sub-18 por Portugal e com um enorme potencial. Terá uma excelente oportunidade para crescer e potenciar as suas qualidades.
Pontas esquerdos com muita qualidade.
Pedro Solha (1,84m – 34 anos) um jogador com muitos anos de Sporting e que vai ser importante para transmitir o que significa vestir a verde e branca. Ainda é um atleta com muito a dar ao Sporting.
Ivan Nikcevic (1,81m – 35 anos) internacional pela Sérvia com muita experiência internacional, 135 jogos pela selecção e 491 golos ao que se junta mais de 100 jogos na Liga do Campeões. Como cartão de visitas fica a época anterior no Wisla Plock (Polónia) onde fez 39 golos só na Champions.
Bruno Gaspar (1,76m – 18 anos) jovem internacional português com participação regular nos juniores onde tinha papel de destaque. Vai ter uma época de aprendizagem e pode continuar a jogar nos juniores onde poderá tirar partido do que aprende com os seniores.
Pontas direitas nacionais.
Pedro Portela (1,86m – 26 anos) o melhor ponta direita nacional poderá ter uma época de sonho. O facto de estar a ficar no ponto quanto à idade e a qualidade dos colegas podem fazer deste ano um ano de ouro para Portela.
Francisco Tavares (1,84m – 19 anos) um jovem que fez na época passada a sua primeira experiência nos seniores com uma regularidade surpreendente. Foi opção para substituir Portela e recebeu de Zupo muita confiança.
Pivot de outro nível.
Michal Kopco (1,97m – 28 anos) internacional sérvio, chegou proveniente do Tatran Presov, clube eslovaco que representou nas duas últimas épocas, tendo-se sagrado campeão por cinco vezes na Eslováquia.
Igor Zabic (2,01m – 26 anos) internacional esloveno com papel importante no bloco central da defesa. Depois do Celje Pivovarna Lasko da Eslovénia e dos húngaros do Orosházi FKSE , chega ao Sporting onde vai reforçar o bloco central da defesa.
Laterais esquerdos com conhecimento do que é o campeonato nacional.
Frankis Marzo (1,93m – 28 anos) trata-se de um jogador cubano que está clube desde 2011 onde tem jogado como lateral direito apesar de não ser canhoto. Um atleta com elevada qualidade e capacidade de adaptação pelo que espera-se que este ano possa brilhar agora no lado esquerdo.
Bosko Bjelanovic (1,96m – 29 anos) internacional português com muita experiência de Sporting, onde já foi capitão de equipa, e que tem um papel importante no plano defensivo.
Edmilson Araújo (1,87m – 22 anos) jovem internacional que poderá ter na próxima época a sua época de explosão. Um jogador muito rápido e potente capaz de fazer coisas difíceis mas que precisa de jogar com mais regularidade.
Centrais experientes e com capacidade de comando.
Carlos Carneiro (1,84m – 34 anos) internacional português com muita experiência e que este ano pode representar um papel importante na equipa. Espera-se que a concorrência que vai ter no lugar o torne mais forte e capaz.
Carlos Ruesga (1,84m – 31 anos) internacional espanhol, chegou do Barcelona após uma época na sombra de Raul Entrerríos vai tentar relançar a sua carreira em Portugal. Campeão do mundo pela Espanha em 2013 e depois de jogar no Portland Sant António e nos húngaros do MKB Veszprém vai ser uma referência no nosso campeonato.
João Pinto (1,89m – 26 anos) jogador com características especiais que lhe permite jogar como Central ou em qualquer dos lados na primeira linha. É um atleta com enorme dedicação ao jogo e que aproveita todos os momentos que o treinador lhe dá para tentar brilhar e ajudar a equipa.
Laterais direitos de grande qualidade.
Janko Bozovic (2,03m – 31 anos) internacional pela Áustria, apesar de ter nascido no Montenegro, é um lateral direito com muita qualidade e muita experiência internacional. Vindo de um dos maiores clubes de andebol da Macedónia e com diversas participações em provas europeias de selecções e de clubes pode ser o nosso bombardeiro para a próxima época.
Cláudio Pedroso (1,98m – 30 anos) internacional português, formado no Passos Manuel onde despertou o interesse do rival da segunda circular. Depois de ter sido dispensado a época passada ao Madeira SAD onde fez a sua melhor época em termos de números de golos e assistências.
Em resumo reunimos um plantel com muitas opções e que pode tornar a época de estreia do Pavilhão João Rocha como uma época ímpar na modalidade. O Campeonato Nacional é o principal objectivo, mas a participação na Taça Chalenge não deve ser descorada e podemos tornar-nos no primeiro clube português a vencer duas vezes o troféu.
A equipa já começou a sua pré-época na terça-feira, 26 de Julho, e o primeiro jogo de preparação, está agendado para dia 13 de Agosto, em Espanha, com o Frigoríficos Morrazo Cangas que ficou em 5º lugar na Liga ASOBAL. O segundo jogo, já em território Português, no dia 17 de agosto diante do CF “Os Belenenses”, no Pavilhão Acácio Rosa. Nos dias 20 e 21 de Agosto, o Sporting CP, marca novamente presença no Torneio Internacional de S. Mateus, em Viseu, que conta com a presença do FC Porto, SL Benfica e dos russos do Cheskov Medvedi.
A equipa ao comando de Zupo Equisoain, também vai estar no Torneio de Benidorm, nos dias 27 e 28 de agosto. No dia 27 joga com o BM Benidorm e no dia 28 enfrenta o Fertiberia Porto Sagunto, ambas as equipas disputam a Liga ASOBAL em Espanha.
A aposta da direcção merece o nosso apoio e a inauguração do Pavilhão João Rocha vai permitir concentrar as modalidades e dar-lhes o aplauso que merecem… vamos comprar a Gamebox Modalidades para podermos ter equipas que ambicionam ganhar tudo em que participam, nacional e internacionalmente. Força Sporting!!!
*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”
5 Agosto, 2016 at 11:54
A ver vamos como dizia o cego.
Zupo foi uma desilusão. Acho que o homem parou nos anos 80.
Carlos Resende deu-lhe lições de táctica.
Era importante assentarmos arraiais num pavilhão e não andamos com a casa às costas. Casal Vistoso era uma boa opção, mas para os jogos com morcões e lampiolhos não serve. ( só tem uma bancada ) .
E espero que depois deste investimento todo ( que continuo de pé atrás se foi a melhor opção ) os adeptos correspondam e apareçam a apoiar a equipa. O ano passado foi uma vergonha.
( Boa crónica. Bem-vindo Ruesga )
5 Agosto, 2016 at 11:59
até termos a nova Nave, penso que fazia sentido o andebol juntar-se ao futsal em Odivelas
5 Agosto, 2016 at 12:20
Dps d ler o seu comentário começo a pensar q n é o zupo q n tem capacidade pra treinar o sporting… o sporting é q s calhar n tem capacidade, qualidade e sobretudo mentalidade d alguns adeptos pra ter um treinador como o zupo.
O Zupo é um treinador d champions, q ja ganhou a maior prova d clubes d andebol do mundo, é um dos melhores treinadores da modalidade e a senhora diz q ele “parou nos anos 80”.
A senhora percebe alguma coisa d andebol?? O q é q você pensa?? Acha q alguma vez na vida jogadores como Ruesga, Bozovic, Kopco, Nikcevic ou Asanin alguma vez viriam pra um clube como o sporting q nunca jogou na liga dos campeões, q disputa o campeonato português cuja seleção nacional é uma das mais fracas da Europa nesta modalidade e nunca s qualifica para as fases finais das grandes competições, este ano o clube vai disputar a taça challenge (mts jogadores dada a sua craveira internacional nem sabem o q é disputar esta competição d terceira divisão europeia).
Estes jogadores vem pro sporting devido ao treinador. Só um treinador reconhecido mundialmente como o zupo conseguiria trazer estes jogadores pro clube. Só s direção fosse estúpida é q n aproveitaria as qualidades deste treinador. Aquilo q mais m admira é ele ter vindo pra um clube como o sporting (deixo desde d já os parabéns ao Bruno d Carvalho por o ter trazido e o ter mantido).
Temos q saber dar o mérito às pessoas e saber dignifica las pelo merito q merecem.
S a maioria dos adeptos do Sporting percebe pouco (ou nada) d andebol a culpa n é do senhor zupo.
5 Agosto, 2016 at 12:28
Percebo. Percebo que uma equipa com um treinador português e só com atletas portugueses nos deu banhos de táctica.
Basta ter olhos na cara.
5 Agosto, 2016 at 12:35
Perdemos a taça d Portugal (na qual eliminamos o ABC) no último segundo.
Perdemos o acesso à final do play off (este ano n há play off) contra o ABC no quinto jogo e no prolongamento. Na fase regular tínhamos ficado em segundo lugar, atrás do porto e à frente do ABC.
Isto é q é levar banhos d tática??
5 Agosto, 2016 at 12:38
Como é um entendido, explique-me lá como é que uma equipa que a segundos do fim está a perder um jogo que tem que ganhar, não joga com o guarda-redes avançado?
5 Agosto, 2016 at 13:30
O problema foi a defesa.
Os resultados têm q ser obtidos no andebol ao longo do jogo e n nos últimos segundos com uma tática “tudo ao molho e fé em deus”
5 Agosto, 2016 at 14:05
E foi assim que o ABC foi campeão. A perder a segundos do fim, redes avançado, consegue o prolongamento e acaba CAMPEÃO!
5 Agosto, 2016 at 12:58
O amigo está enganado. Na fase regular ficámos em terceiro!
5 Agosto, 2016 at 13:01
Está baralhado. É nervos. 😉
5 Agosto, 2016 at 13:26
Tem razão. Admito o erro. Tava a pensar na época anterior. Mas isso n implica os restantes argumentos.
5 Agosto, 2016 at 12:36
Maria sem ovos não se fazem omeletes!
Que culpa teve o Zupo na final da Taça quando a equipa sofreu o golo da derrota no ultimo segundo de uma forma completamente patética que nem nos Infantis se aceitava?
P.S. Carneiro a Capitão é que acho muitíssimo mal!! Se era para ser um Português experiente escolhia-se o Solha. Se era para escolher um “Made In Sporting” escolhia-se o Portela!
5 Agosto, 2016 at 12:46
E que erros teve com paragens técnicas estaparfúdias?
5 Agosto, 2016 at 12:56
Claro que cometeu erros, como todos cometem, mas para mim o problema era claramente falta de capacidade Mental/Psicologica da maior parte da equipa.
Dou-te um exemplo do tempo do Frederico.
Com o porto em casa…. fizemos 45 min de festival e estávamos a ganhar por 8. Nos últimos 15 min conseguimos a proeza de marcar 1 golo e perder o jogo.
E com isto não há nenhum treinador do mundo que faça milagres.
5 Agosto, 2016 at 12:59
E este fez o quê? Para resolver o problema comprou uma equipa nova e nada barata? Para isso vou para lá eu. 😉
( Sim….no Sporting têm falta de capacidade Mental/Psicologica, depois vão para os nossos rivais e ganham-nos jogos. 😉 )
5 Agosto, 2016 at 13:18
A diferença é q nem tu nem nenhum treinador português conseguia trazer jogadores desta qualidade pra um clube como o sporting
5 Agosto, 2016 at 14:07
O Resende riu-se. Afinal não precisa de vedetas pagas a peso de ouro para ser campeão e ganhar a taça challenge.
5 Agosto, 2016 at 14:49
Maria, estou consigo nas dúvidas que coloca relativamente a decisões do senhor Zupo. Não discuto a sua capacidade, mas teremos legitimidade no tocante a decisões. Pedro Spínola foi pouco mais que uma nódoa no Sporting. Estava “anafadinho” e no ABC foi um dos seus grandes trunfos. E quanto à permanência de Carlos Carneiro e ao seu estatuto de capitão, tenho o direito (ao menos isso) de me interrogar sobre a justeza dessas decisões. Como sportinguista que sou desde que me conheço e sofrendo com os inêxitos do meu Clube, também me constrangeram algumas dispensas.
Para o S Melo uma palavra: sem ninguém me ter passado procuração, responder-lhe-ei, sem truculência, que mal andaríamos se não julgássemos perceber um pouco sobre desporto. Não seremos experts mas a vivência vibrante do nosso Clube não
nos dando o estatuto de técnicos, não nos retira o direito de questionar o que julgamos pertinente.
SL
5 Agosto, 2016 at 19:14
Estava a referir ao facto d alguns sportinguistas problematizarem aquilo q n devem. ZUPO N É PROBLEMA, É SOLUÇÃO.
N somos campeões d andebol à quase tanto tempo como d futebol.
Vamos ganhar graças ao zupo e aos jogadores q ele (com a sua fama) trouxe.
Tivesse eu a certeza q íamos ser campeões d futebol como tenho em relação ao andebol.
Já agora pra quem fala em custo exagerados e investimentos enormes (será q esta equipa d andebol custa mais d metade do petrovic??)
5 Agosto, 2016 at 20:01
S Melo
A principal vantagem do Zupo é a capacidade de atrair bons jogadores? Então acho que ele daria um excelente diretor desportivo…
5 Agosto, 2016 at 21:41
O que atraiu esses jogadores foi o que lhes estamos a pagar em primeiro lugar.
5 Agosto, 2016 at 13:16
Ele é um treinador com experiência internacional.
Esse argumento das paragens estapafúrdias na minha opinião n faz sentido e nunca reparei nessa situação.
5 Agosto, 2016 at 12:37
Melo,
o que dizes faz sentido, mas tratares o Zupo por Sr. é demasiado. De Sr. o gajo tem pouco ou nada (basta informares-te junto de pessoas próximas do nosso andebol). Mas que ganhe, que é o que o povo quer e é o que tem que ser-lhe exigido com um plantel destes, onde praticamente pode escolher os jogadores que queria
5 Agosto, 2016 at 12:44
Sim. De Sr tem ZERO.
Ao menos que ganhe alguma coisa. E deixe de ser quadrado!
5 Agosto, 2016 at 13:21
Referi m a ele como senhor pq sou uma pessoa q acompanha o andebol e ele é uma referência mundial da modalidade e desconheço q tenha desrespeitado alguém.
Desta forma n consigo compreender a forma como é injustiçado constantemente por mts adeptos do Sporting q s dizem mt conhecedores da modalidade mas q na realidade n percebem assim tanto como pensam.
5 Agosto, 2016 at 12:50
Com o prof. Frederico Carlos tínhamos limpado o ano passado o campeonato
5 Agosto, 2016 at 11:57
eu diria que o Zupo não tem margem de manobra: é ganhar… ou ganhar
5 Agosto, 2016 at 11:58
p.s. – e chamar Marzo ao Carol é mesmo para te armares em entendido e confundires a malta 🙂
5 Agosto, 2016 at 12:03
Mesmo…tive que ir ao google ver quem era o Marzo!
5 Agosto, 2016 at 12:08
Marzo é mais masculino que Carol e eleva-o a actor porno
5 Agosto, 2016 at 12:31
Eu sabia que conhecia cara do cubano de algum lado…
5 Agosto, 2016 at 12:03
O João Antunes saiu?
5 Agosto, 2016 at 12:08
Boa tarde para a Familia da Tasca…e as boas vindas ao “chef cozinheiro” Ruesga…
Parece que temos uma equipa onde ….da veterania e da juventude se espera “que case ” bem…!
Agora…vamos às vitórias…!!
Abr e SL
5 Agosto, 2016 at 12:09
Como Gilberto Duarte saiu do Porto, de longe o melhor jogador do nosso campeonato nos últimos anos, vai jogar na Polónia. Temos todas as condições para ser campeões nacionais.
Futsal e andebol com maior ou menos dificuldade seremos campeões.
Já no hóquei não acredito, mesmo contando com o melhor treinador do campeonato, mas que precisará de tempo de adaptação ao nosso hóquei, e de termos contratado Font, Miras, Gil e Caio estamos uns patamares abaixo de Benfica e Porto.
O benfica desinvestiu, mas quem tem um ataque com Nicolia, Adroher e Rodrigues tem equipa para vencer.
Já o Porto investiu contratou um bom gr e um bom defesa.
5 Agosto, 2016 at 17:37
” Futebol, Futsal e Andebol com maior ou menos dificuldade seremos campeões.”
Fica melhor a frase assim 😀
5 Agosto, 2016 at 18:19
Estava só a falar de modalidades mas como disseste fica melhor.
5 Agosto, 2016 at 12:17
Estou muito entusiasmado em relação a esta época no Andebol. Temos um plantel muito forte e equilibrado, com opções de nível para cada posição e crescemos em altura e peso, particularmente na defesa e baliza, que era onde estávamos em desvantagem perante os rivais.
Agora, estou como a Maria… era importantíssimo que até poder jogar no João Rocha, a secção definisse 1, e apenas 1 pavilhão para jogar. Este tem sido o calcanhar de Aquiles do Andebol. Enquanto que no Futsal e Hóquei temos Odivelas e Livramento, no Andebol corremos os pavilhões da margem norte e sul do Tejo (Odivelas, Casal Vistoso, Ginásio Sul, Vale Milhaços e Almada) e o resultado são bancadas despidas de adeptos…
5 Agosto, 2016 at 18:50
grande Capitão.. forte abraço caro amigo!
5 Agosto, 2016 at 12:32
A exigência que tenho para com este plantel do Andebol é a mesma que tenho com o do Futebol e o do Futsal —-> Ganhar TUDO em Portugal e fazer boa figura na Europa.
Andebol —> se não estou em erro vamos participar na Taça Challenger (que é a mais fraquinha e a que o ABC ganhou e que Nós ganhamos há meia-dúzia de anos), pelo que é para ir muito longe e ambicionar ganhar!!
5 Agosto, 2016 at 12:47
Boa posta Ruesga.
Acho que temos um belo plantel, melhor so se o Carneiro nao tivesse cá.
Zupo ou ganha, ou ganha. Nao tem mais nenhuma hipotese. Depois do ano qur passou, ficou sem mais hipotese de ter mais um voto de confianca.
Aguardo com optimismo, mas alguma preocupação tendo em conta o investimento feito, esta época.
Quanto ao Carneiro ser capitão, é logo uma medida que me traz o vomito à boca.
5 Agosto, 2016 at 12:49
Equipa do c******!!!! Soluções para todas as posições, acho que o difícil será escolher 7. Nem mesmo o Zupo consegue NÃO ser campeão com estes jogadores, mas é preciso que sejam mesmo uma equipa. A Challenge é pouco para jogadores deste calibre, pensava que tínhamos ficado na EHF.
O Carneiro vai carregar as bolas dos treinos, é isso?
5 Agosto, 2016 at 13:19
Não havia empatia entre treinador e jogadores. Isso era claro.
Isto resolve-se correndo com o treinador ou varrendo o balneário.
Agora, a verdade é que certos mecos pouco faziam no Sporting, saem e de repente aprendem a jogar. Se calhar o mal vai para lá de jogadores ou treinador.
5 Agosto, 2016 at 13:41
Pois. Se calhar é mesmo isso. E desengane-se também quem pense que “bloqueios psicológicos” são fenómenos estritamente individuais.
5 Agosto, 2016 at 13:47
Alguém sabe quantos milhões está a custar este investimento nas “modalidades” (futsal, andebol e hóquei)? A última vez que fizemos algo semelhante foi no ainda no tempo do João Rocha. A ideia era “amaciar” a nossa incapacidade competitiva no futebol, compensando-a com êxitos nas quatro grandes “modalidades amadoras”: atletismo, hóquei, andebol e basquetebol.
5 Agosto, 2016 at 14:04
No andebol e futsal não sei, mas no hóquei é muito dinheiro.
Gil será o jogador mais caro do nosso campeonato.
Para roubarmos Font ao Barça é porque lhe vamos pagar bem.
O que eu não entendo no hóquei é o dinheiro que vamos gastar no Gil e Caio, dava para pagar a 3 jovens de qualidade.
5 Agosto, 2016 at 14:07
É uma estratégia “a la benfica”. Despejar dinheiro, ir buscar os melhores.
Os lampiões varrem tudo no voley e basket, e isso vale de quê em termos de desporto nacional? Limitam-se a arrebanhar os melhores (menos maus) tugas, vão buscar uns quantos camones, e está a andar. No plano europeu, continuamos uma poia, tanto em clubes como em selecções.
5 Agosto, 2016 at 14:15
Nuno,
Há diferenças no basquetebol por mais que o benfica invista nunca vencerá uma prova europeia.
No futsal com um investimento o Sporting pode ser campeão europeu.
No andebol só com investimento é que se é campeão nacional e ter uma excelente campanha europeia
No hóquei mesmo com o desinvestimento do benfica estamos ainda longe deles apesar do nosso grande investimento.
5 Agosto, 2016 at 14:47
E esse título europeu vale o dinheiro todo?
Que retorno traz, sem ser o ego?
O futsal está longe de ser uma modalidade de excelência, nem mexe muito dinheiro. Os investimentos financeiros devem também trazer retorno financeiro, não apenas desportivo.
De qualquer modo, sempre critiquei a postura vermelha nas modalidades, de se limitarem a ganhar sem darem algo em troca ao desporto português, não vou mudar de opinião quando o Sporting o faz.
5 Agosto, 2016 at 17:47
Desculpai lá mas, seguindo o vosso raciocínio, dei de caras com o FSF…
Estou certo que quereis as modalidades e que, as principais, ganhem. Ora, com lampiões e fruteiros a investir há já alguns anos, com outsiders tão ou mais poderosos que eles, ou nos ficamos por “equipas jeitosinhas” ou… avançamos. Avançamos com o handicap de alguns anos de atraso na implementação das super-estruturas.
Para vos dar uma ideia: aí por 1995, o Carlos Resende depositava todos os meses, religiosamente, um cheque de 2.000 (dois mil) contos – 10.000 euros!
Cheque de um particular, não do clube e o apartamento onde vivia foi-lhe dado aquando da assinatura do contrato.
E 2.000 contos/mês era quanto o C.Lisboa ganhava nos lampiões, ainda como jogador…
E o que a Oliveirense ficou a gastar (ordenado e mordomias…) com o Gonçalo Alves, quando nos deixou, devia andar por este valor. Ou mais!
Por isso, amigos, ou nos decidimos por aceitar levar porrada dos morcões ou tentamos competir com eles, a nível semelhante, o que pode levar entre 3 a 4 anos a conseguir.
Vamos com calma e paciência, havemos de chegar lá.
5 Agosto, 2016 at 18:22
Há uma real diferença entre o cheque do Carlos Resende e o cheque do Carlos Carneiro. Um é (era) um jogador de craveira internacional, outro é um jogador bom para o burgo.
Sim, quero ter equipas competitivas, sim quero jogadores de qualidade, mas gostaria de, ao mesmo tempo, fazer algo para que a modalidade em si evoluísse. O que se fez este ano no andebol foi ir buscar “sellswords”, para bater nas crianças por cá. Isso faz do ANDEBOL do SPorting melhor? Não, apenas temos uma equipa mais forte este ano.
Mas dou de barato, se o Edmilson, Portela e Tavares evoluírem à conta de jogarem ao lado do Ruesga, até bato palmas.
No futsal, confesso que ver 5 estrangeiros na quadra me dá alguma comichão. Ainda mais quando há talento em Portugal, e algum dele mora em Alvalade.
5 Agosto, 2016 at 18:27
Liondamaia,
Esses ordenados não me chocam pois tanto Resende como Lisboa “sozinhos” ganhavam campeonatos.
Lisboa foi nosso jogador.
O que eu não entendo na secção do hóquei é dar a Pedro Gil o maia alto ordenado do campeonato (é superior ao de Nicolia e Adroher) quando ele já está na fase descendente da carreira e dificilmenfe nos trará retorno desportivo o mesmo digo do Caio.
Com o dinheiro que vamos gastar com estes dois aburguesados pagávamos Vieirinha (melhor sub20 português, Souto melhor da Oliveirense, e Di Benedetto melhor jogador da liga francesa, sim a liga francesa é fraca mas Benedetto é top e jovem não foi à toa que o Liceu o foi buscar ao Roche-sur-Yon.
5 Agosto, 2016 at 18:29
O retorno queuma modalodade dá financeiramente ao um clube é quase nenhúm, mas desportivamente dá muitas taças e prestígio.
A CERS deu uma taça ao nosso museu.
5 Agosto, 2016 at 14:27
Foi dito que o aumento nos orçamentos das modalidades ia ser de 70% em números redondos passou de 3M€ para 5M€. Agora especificamente em que modalidade será maior o incremento não sei.
5 Agosto, 2016 at 16:38
Obrigado aos três. A juntar a isto há a “conversa de café” do Vicente Moura sobre o ciclismo. Lá vão mais uns milhões? Bem sei que é “ano grande” de inauguração do Pavilhão João Rocha mas tenho dificuldade em compreender tanto “furore.” Parece uma fuga para a frente ou, pior, uma forma de reconhecer que, no que toca ao futebol, é melhor prepararmo-nos para continuar a chupar no dedo. Oxalá esteja enganado.
P.S. Como já aqui referido, considero qualquer fracção de unidade monetária gasta no hóquei ou no andebol puro desperdício de recursos. Não trazendo dividendos financeiros, a mim falta-me ainda a satisfação desportiva. Mesmo que as competições sejam ganhas, como não gosto das modalidades, é-me igual ao litro.
P.P.S. Também não sou favorável a investimento em modalidades individuais. Mas essa é outra história.
5 Agosto, 2016 at 17:01
Gregor,
Não é uma fuga para a frente, é uma medida sustentada com base no aumento da quotização (100% vai para o clube) por via do aumento exponencial do número de sócios. Se existe algum “culpado” pelo cada vez maior investimento nas modalidades somos nós, os associados que neste momento atingimos o número de 144.000, como indica o contador da Tasca.
5 Agosto, 2016 at 17:06
O Frost dirá melhor que eu, mas assim muito por alto, penso que desde 2013, devemos estar a “ganhar” +- 20mil novos associados por época. Agora façam as contas no impacto que pode ter em termos de orçamentais para o clube.
5 Agosto, 2016 at 17:45
20000 x 9€ x 13 cotas = + 2.340 M€\ano
*Uma vez que há cotas de 12€ ou 6€ adotei os 9€ que são a média (apesar de existirem valores mais baixos).
5 Agosto, 2016 at 17:50
Se todos pagassem…
5 Agosto, 2016 at 14:30
Boa introdução !
Vou ficar à espera para saber tudo sobre o nosso Andebol.
Em ano de estreia do nosso pavilhão, só peço o campeonato !
5 Agosto, 2016 at 15:29
As boas vindas ao novo “Chef”
O plantel parece ser muito forte!
O treinador tem muita experiência!
O Campeonato vai ser muito competitivo! Acabou o play-off!
Espero que a aposta da direcção nas modalidades tenha retorno, quer desportivo, com títulos nacionais e internacionais e que traga igualmente retorno financeiro com mais público, mais publicidade e mais transmissões televisivas.
SL
5 Agosto, 2016 at 15:37
Grande posta (ou será que foram tapas) e ao que parece, grande contratação para a cozinha da tasca.
Este ano temos de fazer muito, mas mesmo muito melhor no Andebol, resgatar a Coroa para o nosso Clube e honrar a tradição que temos na modalidade. Parece que temos matéria-prima para isso, interessa agora preparar a equipa para aparecer nos momentos das decisões.
Spoooooooooorting!
5 Agosto, 2016 at 15:38
Maybe I’m amazed…
5 Agosto, 2016 at 15:48
Estou a aprender a gostar de andebol…
Obrigado
5 Agosto, 2016 at 15:52
Esta equipa poderá bater-se com o Porto e o ABC e VENCER.
Com uma equipe que valia metade daquilo que esta vale, o prof. Frederico levou o Sporting a discutir em CINCO partidas o campeonato com um porto que, ano passado não foi tão forte, pelo desgaste da liga dos Campeões? Não sei.
Veremos o que consegue Zupo. Não sei porquê mas, aquilo que vi ano passado leva-me a crer que faltam ao Zupo características de liderança que JJ tem, Nuno Dias tem, Nuno Lopes tem (parcialmente, compreendo a mudança) e o Prof. Frederico também tem.
Espero que a heterogeneidade do plantel funcione com Zupo pois, nunca tivemos uma equipe como esta.
5 Agosto, 2016 at 16:49
Estou fora e não acompanho andebol faz anos mas que fez o carneiro? É por ter estado no benfica?
5 Agosto, 2016 at 17:09
Realmente não fez nada. Também só está há 1 ano no clube.
Ah, espera! Afinal fez qq coisa. Chegou a capitão do Sporting.
5 Agosto, 2016 at 18:14
É um arruaceiro, e um gajo que supostamente traria experiência, mas as vezes tem atitudes de puto
5 Agosto, 2016 at 17:54
Boa estreia!
Confesso que me custou ver a saída do Bruno Moreira e preferia que ficasse (ainda por cima o capitão vai ser o Carneiro…), também tenho muitas desconfianças sobre as qualidades do Zupo (o que mostrou foi muito pouco e não me interessa muito o que fez no passado ).
Também espero que não entremos no erro de internacionalizar muito a equipa e abdicar da identidade do Sporting.
O objetivo principal tem de ser a conquista do título! Achas que o Solha vai ser titular?
PS: Primeiro jogo contra o Frigoríficos 😀 nem vai dar para aquecer…
5 Agosto, 2016 at 18:07
O petisco que faltava!
E devo dizer que a info do post estaria perfeita no site do clube 🙂
5 Agosto, 2016 at 19:31
Não fiquei nada fã do Zupo na época passada – o que sei de andebol é de vê-lo na TV e jogá-lo nos interescolas quando era puto, portanto sempre dei o benefício da dúvida a um gajo com um palmarés sem igual em Portugal.
Não percebendo os aspectos técnicos o suficiente para comentar, registo que achei a equipa sempre MUITO mal trabalhada do ponto de vista psicológico e os sinais enviados do banco eram os piores possíveis – um nervosismo estapafúrdio de saltinhos, sem qualquer mensagem ou encorajamento para dentro do ringue, e uma aparente incapacidade total em comunicar nos timeouts (não se viam alterações no rendimento ou nos níveis de concentração, pelo menos).
Sou um sportinguista paciente e portanto preferiria que se construíssem equipas de formação para competir por títulos daqui a uns anos, mas aceito que se meta mais carne no assador para ganhar já e dar alegrias aos associados – desde que não se descuide em demasia a formação e não se gastem as fichas todas para fechar o departamento daqui a dois anos.
5 Agosto, 2016 at 20:06
Sou sócio há mais de 30 anos, mas se o Sporting Clube de Portugal deixasse de ter modalidades, de certo deixaria de ser sócio, apesar de gostar também de futebol.
A essência deste clube, quer queiram ou não, é o ecletismo e seria um “crime” matar o seu ADN. Houve um anterior Presidente deste clube que aspirava a faze-lo.
Quanto ao treinador do andebol e apesar do seu palmarés, desiludiu-me e muito, no campeonato transato e este ano ou É VENCER OU VENCER.
talvez Matos Moura lhe ensinasse alguma coisa, se isso fosse possível, mas fico-me apenas pelo Prof. Federico.
Às vezes o passado, faz-nos ficar ultrapassados e oxalá que isso não tenha acontecido com este treinador.