Longe da ribalta de outros, dos golos, da segurança a meio campo, dos passes envenenados e do interesse dos tubarões europeus, existem dois homens essenciais na positiva campanha leonina.
Um é nosso desde que se lembra do que é dar um chuto numa bola e o seu nome é Cédric Soares. Chegou ao Sporting em 1998 para iniciar as escolinhas e desde esse ano não conheceu outro clube. Titular indiscutível numa das melhores gerações de juniores da Turma de Alvalade (em termos de títulos), Cédric atinge também ao serviço do Sporting a titularidade na selecção sub-20 vice-campeã do mundo, jogando ao lado de Nuno Reis (outro pelo qual ainda não perdi a fé).
É chamado à equipa principal do Sporting no ano 2009, numa altura em que João Pereira enfrenta uma lesão e Abel precisa de concorrência. Com ele subiriam também Kikas e Renato Neto, para fazer uns minutos. O ano passado todos nos convencemos que seria a sua época de afirmação. Renovou sem grandes dificuldades, sempre demonstrou respeito pelo clube e tecnicamente parecia superior ao Pereira (jogador com o qual nunca fui muito à bola). Não correu bem, como sabemos, e infelizmente Cédric foi um dos primeiros a ser sacrificado. O lado direito da defesa era um buraco, o jovem estava sempre mal posicionado e aventurava-se em demasia em terrenos ofensivos. Muitos se esqueceram que Cédric era dos que mais assistia para golo, que tinha ao seu lado centrais instáveis e que a equipa, no geral, estava mal orientada. Foi dos primeiros a saltar do onze e chegou até a jogar largas jornadas ao serviço da equipa B.
Hoje Cédric é um dos melhores laterais direitos portugueses (só não digo o melhor porque estou a limpar os óculos verdes). É um dos melhores em campo sempre: defende, ajuda o ataque, tempo de corte quase no ponto e tem vindo a desenvolver-se no que toca a acompanhar o extremo adversário. Cada vez melhor e, para mim, sem ele o Sporting torna-se mais instável.
Para além disso é dos nossos, num mundo onde um bom lateral é cada vez mais raro. Espero, muito sinceramente, que a piada Sílvio ou André Almeida no Brasil comece a perder a graça.
O senhor que se segue é um brasuca de 25 anos. A sua carreira tem muitos clubes: São Caetano, Guaratinguetá, Palmeiras, Grémio Barueri, Fluminense, Náutico , Santa Cruz, Estoril Praia e…. bom todos sabemos.
Este é um daqueles achados raros, um presente que este campeonato nos trouxe em boa hora. Jefferson é um autêntico carro de vassoura, um pulmão inesgotável mas que passa muito tempo despercebido. “Claro que passa despercebido” – disse-me um dia um amigo leão “Ninguém ataca pelo lado dele”. E essa é a verdade, Jefferson quando aparece é sempre pelos melhores motivos, são raras as falhas, as casas ou os erros defensivos. Ataca com a alegria com que defende e torna-se um perigo quando tem espaço para cruzar.
O nosso senhor “bolas paradas” marca cantos, livres e lançamentos. Às vezes ponho-me a pensar se acaba o treino e o Jefferson fica sozinho a simular canto atrás de canto, só com o Leo a olhar para ele e a corrigir o cruzamento. Desde que chegou somos um perigo em qualquer bola parada (não só por ele, atenção). Há quantos anos não víamos os centrais marcar este carrada de golos?
Amigos leões, tinha de prestar homenagem a estes dois senhores. Eles fazem o que os nossos instáveis extremos muitas vezes não conseguem: entram pela área a dentro, fazem jogadas de golo dado e são sempre dos mais inconformados.
Gosto do Piris, mas a ausência de uma destas peças faz-se logo sentir em campo, mais pela maneira como o adversário ataca do que outra coisa. São dois pilares, muito bem trabalhados pelo nosso Mister e cada vez mais num pico de forma.
PS: Sábado é um jogo que temos de ganhar 6-0 no mínimo. Não quero saber se é Taça da Liga se é a Taça do Berlinde. É para ganhar e seria muito injusto que o melhor ataque da Liga, que deu um baile ao Porto em casa, fosse agora eliminado pelo azar/sorte.
Bora Mané!
texto escrito por Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
21 Janeiro, 2014 at 8:34
Mais uma belíssima pratada !
Concordo com tudo
21 Janeiro, 2014 at 13:58
Faltam mais golo de bola parada (principalmente livres diretos) e golos do Jefferson. Julgo que ainda não se estreou a marcar pelo SCP
21 Janeiro, 2014 at 13:59
Mas não deixam de ser 2 bons laterais
21 Janeiro, 2014 at 14:00
E o Piris também tem jogado bem
21 Janeiro, 2014 at 8:37
O meu medo é o relvado …… SL
21 Janeiro, 2014 at 12:12
Medo? Não há que ter medo, é entrar em campo e fudê-los, seja em relvado ou pelado.
21 Janeiro, 2014 at 8:48
Permite-me colocar aí mais uns nomes : William, Maurício, Patrício e Maurício !! Estes 6 são, para mim, o esteio desta equipa em termos de rendimento desportivo !!
21 Janeiro, 2014 at 8:52
O Maurício é tão importante que até vale por 2 :p
21 Janeiro, 2014 at 8:55
Eh eh eh !! O jogo em Arouca foi de um Super Herói !! Grande atleta … grande atleta !!
21 Janeiro, 2014 at 9:56
Quererias dizer Adrien em vez do 1º Maurício?! Acho que é justo referi-lo! Para mim destacanse mais outros mas acho que o verdadeiro motor desta equipa é o Adrien! E ao vivo nota-se muito! Enche o campo, orienta o jogo ofensivo, é ele que distribui grande parte do jogo, manda e é patrão a defender, agressivo, pressionante, aperta com o Jeffersen quando ele está mais desatento a defender…sou fã e quando vejo na tv os jogos noto que se nota muito menos a enorme influencia dele…ao vivo isso é notório! Falha alguns passes, é verdade mas também é o que arrisca mais e o que faz correr mais a bola por isso é normal que falhe alguns! Não é um Xavi nem um Iniesta!
Mas estas coisas são sempre injustas! O Martins tem lutado uma enormidade e tem crescido muito, Montero joga que se desunha (marque ou não), Incha lá…matador…matador! O Rojo tem crescido imenso e tem mais cabeça…Que grande equipa!
Mais que justa a referencia aos menos falados Cedric e Jeffersen…fala-se menos mas são dois dinamos espectaculares!
21 Janeiro, 2014 at 9:03
Tão bom quanto justo o tributo a estes dois enormes laterais!
Obrigado Maria por nos “obrigar” a recordar que temos os dois melhores laterais a jogar em Portugal e que é necessário fazer campanha pelo Cédric para que ele seja um dos escolhidos, com “tranquilidade”.
21 Janeiro, 2014 at 9:19
Belo texto!
Sábado jogo às 16h?!?
Quanto é o bilhete?!?!?
Alguem vais ver??
21 Janeiro, 2014 at 9:38
Infelizmente mais um jogo às 20.45h… com transmissão na TVI24 … ao mesmo tempo que o FCP vs Marítimo com transmissão na TVI … depois dizem que os estádios estão vazios…
21 Janeiro, 2014 at 10:59
O site do Sporting diz que ė às 16
21 Janeiro, 2014 at 11:55
Tambem acho que é as 16h…..
21 Janeiro, 2014 at 12:56
Ainda agora vi no site … diz que é às 20:45H…
21 Janeiro, 2014 at 9:44
Manuel esteve bem (o nosso, não o do jasus):
https://www.facebook.com/photo.php?v=663291520407852&set=vb.133949990008677&type=2&theater
21 Janeiro, 2014 at 10:43
E o António Oliveira, cabecinha baixa, a tentar passar despercebido, nem pia.
Esta é mais uma para guardar para memória futura.
Ainda não via futebol nessa época mas quem tenha visto esse jogo e possa adicionar mais alguma coisa, para o Diogo Bernardo juntar á lista.
Prefiro mil vezes um gajo sem o dom da palavra como o M4nel mas que defende o clube com unhas e dentes, que um bem falante engravatado que vai na cantiga e no cachet.
21 Janeiro, 2014 at 12:05
O Manel esta a subir de forma como comentador. Com o seu estilo proprio, mas com o conhecimento de causa de quem anda nestes meios ha muito tempo.
PIU bufinhas
21 Janeiro, 2014 at 12:23
Boa Manel…gostei “quase” tanto desta…como dos 7 a 1 aos outros…!!
É preciso dizer as verdades…sempre as verdades…!!
Sporting Sempre…!!
21 Janeiro, 2014 at 10:28
Completamente de acordo, permitam que destaca Cédric, não porque ache que jefferson nao merece, mas pq Cedric é dos nossos . Para mim Cédric tem tudo o que o jogador do sporting deve ter, raça dedicação e classe
21 Janeiro, 2014 at 10:43
Presidente, EU QUERO VER A BOLA À TARDE!!
21 Janeiro, 2014 at 11:19
E a um sábado. Quem vive a mais de 300km de distância e tem de ir trabalhar na 2.ª feira cedo, agradece 🙂
21 Janeiro, 2014 at 10:46
Já sou fã do Cédric desde que acompanhava a equipa de Juniores do Sporting onde também jogava André Martins, Wilson Eduardo, Nuno Reis, Diogo Amado, Pedro Mendes, Baldé…
Na minha opinião é um lateral muito completo! Tem raça, é inteligente, sabe defender, sabe atacar, sabe centrar, tem pulmão! Se Portugal tivesse um selecionador justo, Cédric seria já hoje o titular!
Sobre o Maurício a história é diferente. Confesso que fui um dos que torceu o nariz com a sua compra. Não me inspirava grande confiança. Hoje estou rendido à sua utilidade, garra e à forma como defende a nossa camisola! Um autêntico guerreiro! Não inventa e raramente lhe levam a melhor. Aliás ser a melhor defesa do campeonato diz bem do achado que foi Mauricio!
Parabéns pelo texto Maria!
21 Janeiro, 2014 at 10:49
lol li Jefferson e dps falei do Mauricio! Sorry!
21 Janeiro, 2014 at 10:53
Espero que o Jefferson fique uns bons aninhos na nossa lateral esquerda! Lateral que só reparei no ano passado foi uma optima compra ao Estoril!
O Inácio não anda aqui a dormir!!
21 Janeiro, 2014 at 10:52
Belo texto e merecidos destaques. 🙂
E por falar em Cédric, ora vejam lá esta: https://www.facebook.com/photo.php?v=663323267071344
21 Janeiro, 2014 at 12:03
É o video da virgula com o pé esquerdo? Essa foi de abusado!!
21 Janeiro, 2014 at 12:04
Que mimo !
21 Janeiro, 2014 at 10:53
off topic
a liga publicou uns quadros com as idades dos jogadores utilizados na 1º e 2º jornada da taça da liga( como sabem a media de idades é o derradeiro factor de desempate quando os outros não serem possíveis de utilizar)
neste momento o Sporting tem uma enorme vantagem nesse factor sobre o porto
21 Janeiro, 2014 at 10:56
Já me tinha lembrado disso Riga. “Basta” igualar o Porto para passar. Qual o crítério seguinte ao numero de pontos…golos marcados ou goal average?
21 Janeiro, 2014 at 11:04
pontos, diferença de golos e media de idades, acho que os golos marcados não estão lá, mas posso ir ver o regulamento
21 Janeiro, 2014 at 11:11
Na 1.ª fase e 3.ª fase da Competição caso se venha a verificar um empate de pontuação
entre os clubes, o apuramento para a fase seguinte é efectuado por aplicação
sucessiva dos seguintes critérios:
a) maior diferença entre o número de golos marcados e número de golos sofridos
na respectiva fase;
b) maior número de golos marcados na respectiva fase;
c) média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase.
A determinação da média etária mais baixa dos jogadores é feita nos seguintes termos:
a) após cada jogo serão elaboradas tabelas para cada uma das equipas participantes
com a seguinte informação:
i) identificação dos jogadores utilizados e respectiva data de nascimento;
ii) somatório das idades (em anos completos) dos jogadores utilizados;
b) no final da respectiva fase, efectua-se a seguinte operação:
i) somatório dos totais de idades por equipa (jogo 1 + jogo 2 + jogo 3);
ii) somatório do número total de jogadores utilizados por equipa (jogo 1 + jogo
2 + jogo 3);
iii) cálculo da média de idades final, dividindo i) por ii).
21 Janeiro, 2014 at 11:30
boas…
podes ver o meu post sobre esse assunto…
SL
21 Janeiro, 2014 at 11:30
http://sportingnovorumo.blogspot.pt/2014/01/criterios-de-desempate-na-taca-da-liga.html
21 Janeiro, 2014 at 12:25
Não se preocupem…: “se for necessário” eles metem mais 1 ou 2 fora de jogo… ou outra coisa parecida…!!
21 Janeiro, 2014 at 10:54
Grande..grande post Maria…muito obrigado!! Tenho efectivamente que fazer Mea Culpa relativamente ao Cedric…passei anos a critica-lo…e sinceramente nunca pensei que evoluisse a este nivel…o que ainda me da mais motivo para pensar que Leonardo Jardim é efectivamente um treinador fantastico…relativamente ao Jefferson nunca me enganou sempre tive a mesma opinião desde o Estoril. Ou seja vamos caminhando porque esta equipa é realmente especial…e por falar em equipa um pequeno offtopic…que me deixa muito feliz se for verdade :
“Médio Anderson Esiti a um passo de AlvaladeAnderson Esiti, jovem (19 anos) médio do Leixões está a um pequeno passo de tornar-se o primeiro reforço sportinguista para a nova temporada.”
Espero sinceramente que seja verdade…é um grande jogador!!! SL
21 Janeiro, 2014 at 12:27
Acho muito bem. So espero e que nao queira dizer que Sir William vai sair.
Mas temos que estar preparados para qualquer eventualidade.
Palhinha e Anderson na B.
Carvalho e Fito na A.
Fokobo nao renova vai cum caralho…
SL
21 Janeiro, 2014 at 12:59
Sinceramente não o conheço nem nunca o vi jogar. Eu, por acaso, gostava que tentássemos o Gonçalo do Estoril… grande jogador que ali está e estava pronto para entrar imediatamente caso o William saia. Mas acredito que os corruptos já o tenham filado.
21 Janeiro, 2014 at 10:59
Parecemos o Sevilha das UEFAs. São os nossos Daniel Alves e Adriano 🙂
21 Janeiro, 2014 at 11:20
Que grande equipa essa do Sevilha, bi campeã da Uefa e a dar cartas em Espanha.
SL
21 Janeiro, 2014 at 11:58
E o Cédric já marcou um golo à Dani Alves em Braga.
21 Janeiro, 2014 at 11:00
Levanto o meu copo a este bellissimo texto!
Gostava que o Cédric fosse um pouco mais calmo em relaçao aos arbitros mas concordo que nao è sempre facil com os roubos constantes que nos sao feitos.
Agora O jeff…Ha muito que nao tinhamos um lateral tao bom…
21 Janeiro, 2014 at 11:28
Mais calmo em relação aos árbitros? Muito calmo é ele. Eu já teria sido irradiado do desporto 😀
21 Janeiro, 2014 at 11:35
Nao porque o Leo Jardim nao deixava!! 😉
21 Janeiro, 2014 at 12:28
Gosto do Insua…
21 Janeiro, 2014 at 11:09
Pipis logo à Terça, fazem a semana passar mais depressa!
E que bons laterais temos este ano… Tem os 3 feito a diferença.
Sim … Nao posso de maneira nenhuma deixar o Piris de fora.
Já entrou vezes suf e sempre com actuações positivas… Nao me lembro de ter de lhe apontar nada. Um niquito menos potência que os outros dois…
Off T:se o Carvalho apanhar o amarelo, limpa com a Académica e joga no ex. estádio da Luz e possível futuro estádio Eusébio às escuras, certo?!
21 Janeiro, 2014 at 11:16
Fico bastante satisfeito por perceber que errei em grande: sempre achei que o Cédric era fraco, mas agora dá gosto ver o rapaz jogar. É, sem dúvida, o melhor lateral direito português da actualidade. Belo texto, Maria.
21 Janeiro, 2014 at 11:22
Também achei o Cedric fraco e também achei que o Adrien não dava mais, afinal basta ter um treinador para os jogadores renderem.
Parece que o Leo Jardim trata muito bem a questão psicológia e tira o máximo rendimento dos jogadores. Parece que tem um elan.
SL
21 Janeiro, 2014 at 11:30
OFF-TOPIC
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=454919
Da escola de Cruyff para Vila Franca de Xira
Nasceu na Holanda mas é filho de emigrantes portugueses; o seu nome, aliás, deixa transparecer as suas raízes. Davi Lizardo, extremo holandês de 20 anos, virou uma página na carreira ao tornar-se o mais recente reforço do Vilafranquense, clube que disputa a primeira divisão dos campeonatos distritais de Lisboa.
Formado na prestigiada academia do Ajax, Davi foi outrora considerado um dos mais promissores futebolistas da Holanda, com chamadas às seleções sub-17 e sub-18 daquele país. Mas apenas quatro anos depois de ter chegado a Amesterdão, foi-lhe mostrada a porta de saída do clube holandês.
«Ainda hoje não sei o que aconteceu. Estava a jogar bem nesse ano na segunda equipa do Ajax e até me treinava com o plantel principal. De repente, disseram-me que era um jogador livre, e tive de me vir embora», conta o jovem extremo a A BOLA.
Seguiu-se uma curta passagem pelo FC Dordrecht, da segunda divisão holandesa, mas aí foi logo atirado para a equipa B. Cresceram as dúvidas sobre se iria realmente conseguir confirmar o talento que muitos nele haviam visto. «Chorei muito», recorda.
A oportunidade de assinar pelo Vilafranquense surgiu um pouco por fruto do acaso, quando representava o Leonidas, da terceira divisão holandesa:
– Um amigo disse-me que conhecia uns empresários daqui e eles telefonaram-me. Foi tudo completamente novo e inesperado; não sabia que isto ia acontecer tão rapidamente. Em apenas dois dias tinha tudo tratado para vir para Portugal.
VOLTAR A SONHAR
Foi pela mão da Eurofoot, uma empresa portuguesa de agenciamento de jogadores, que Davi aterrou na Portela. O Vilafranquense assume-se apenas como uma espécie de trampolim para o jogador, que deseja recuperar índices de confiança e voltar à sua melhor forma. No final da época, caso tudo corra lhe bem, dificilmente o extremo holandês continuará no clube dos arredores de Lisboa.
É numa mistura de português com inglês que Davi explica o que deseja desta aventura. «Só quero jogar e melhorar os meus skills», diz. Dos seus pais, que em tempos deixaram esta terra à procura do seu próprio sonho, recebeu um conselho apenas: «Disseram-me para ir à luta.»
11:15 – 21-01-201
———————————-
———————————-
Davi Lizardo era mais um jogador que brincava nas selecções jovens holandesas o que contribuiu para não se conseguir afirmar no futebol profissional.
Hoje, Davi Lizardo está completamente desvalorizado e muito provavelmente irá ter uma carreira mediana, muito inferior aquilo que podia obter se fosse mais profissional e se concentrasse exclusivamente nos clubes por onde passou em vez de brincar nas selecções jovens holandesas.
Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.
21 Janeiro, 2014 at 12:00
A tua teoria é boa. Existe em papel?
21 Janeiro, 2014 at 12:06
Não.
Não sou escritor nem sequer escrevedor.
21 Janeiro, 2014 at 12:07
Então limpo o cu com o quê?
21 Janeiro, 2014 at 12:09
AHAHAHAHAHA.
21 Janeiro, 2014 at 12:17
🙂 1-0 para o Leão
21 Janeiro, 2014 at 12:57
🙂
21 Janeiro, 2014 at 12:17
Estamos num tempo de crise.
No Sporting o BdC controla o gasto do papel higiénico.
Tu deverias plantar umas couves e ias aproveitando umas couves para limpares o cu.
21 Janeiro, 2014 at 15:07
Cuidado que as couves não servem para isso., são muito úteis ao organismo quando ingeridas mas usadas dessa forma não, faz favor utilisa tú o ortigão que é melhor e não há nesessidade de os plantar eles nascem sózinhos.
21 Janeiro, 2014 at 12:25
😀
21 Janeiro, 2014 at 12:34
Ahahahahahaha.
21 Janeiro, 2014 at 16:28
Owned.
21 Janeiro, 2014 at 16:57
Pfff… 15-0! Leão á solta é fdd…
21 Janeiro, 2014 at 12:50
Top ahahahah
21 Janeiro, 2014 at 11:40
Bom dia Sportinguistas! Concordo com a Maria, Cédric e Jefferson mereciam definitivamente uma referência destas 🙂 gostava de saber uma coisa: qual é o ponto de situação para ver o SCP contra a Académica? Há tempos falava-se que iam organizar uma excursão para ver o jogo. Como estamos?
21 Janeiro, 2014 at 11:55
Eu sou suspeita a falar dos meus meninos…. Gosto de todos! O facto de virem da nossa Academia faz-me ter um “carinho mais carinhoso” por eles, mas sem dúvida que o Jeferson foi uma grande aquisição! No Sporting acabou a bandalheira! Quem vem é para ajudar e dar o litro. Não é para andar a passear as Armani Jeans por Alcochete.
P.S. O Andre Martins faz hoje 24 anitos!
21 Janeiro, 2014 at 11:58
Verdade 🙂 acabei de reparar na publicação do SCP no face
21 Janeiro, 2014 at 12:03
Grande André Martins. Está ali um jogador do caralho, só que ocupa espaços no terreno que não são bem os dele.
É mais um jogador de transição e não de último passe.
Mas o que interessa é que os 3 da academia (William Carvalho, Adrien e André Martins) se vão complementando na maioria dos jogos.
Deixem o Iuri subir e verão um 10 clássico.
21 Janeiro, 2014 at 11:57
Merecem o destaque sim senhor.
Quando enumeraste a carrada de clubes brasileiros por onde o Jefferson passou, só me conseguia lembrar disto:
http://www.youtube.com/watch?v=2ZcMxbSRKJk
21 Janeiro, 2014 at 12:04
Jefferson é mais um jogador que não brinca nas selecções e que se tem valorizado consistentemente.
Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.
21 Janeiro, 2014 at 12:06
Como explicas o facto do Tozé Marreco se encontrar neste momento sem clube?
Eu nunca o vi na selecção…
21 Janeiro, 2014 at 12:11
Deve estar à espera de ser transferido.
Pelo menos jogou 25 jogos na primeira metade da época segundo os dados do transfermarkt e é o melhor marcador da equipa com 7 golos à frente do evandro brandão que brincava nas selecções.
21 Janeiro, 2014 at 12:21
Ronaldo brinca nas selecções e é o melhor do mundo.
Idem para o Messi, Ribery, Suarez, etc, etc.
Essa tese está toda esburacada e já cansa…
21 Janeiro, 2014 at 12:22
Ronaldo seria ainda melhor se não brincasse nas selecções
21 Janeiro, 2014 at 12:55
Quem brinca na selecção são os Josues e os Almeidas. O Ronaldo vai lá trabalhar.
21 Janeiro, 2014 at 12:59
🙂
21 Janeiro, 2014 at 14:23
Foda-se oh superleão, tu dizes isso mesmo convencido ou é só uma graçola para picar a malta?
21 Janeiro, 2014 at 12:22
Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.
21 Janeiro, 2014 at 12:23
Epah um gajo que se chama Toze Marreco NUNCA vai ter lugar na selecao… 🙂
21 Janeiro, 2014 at 12:39
Se vão lá o André Marreco e o Micael Marreco, porque não o António José?
21 Janeiro, 2014 at 13:00
Porque quem sabe é o Bento Marreco, o gajo é que manda, pá! mas com “dranguilidade”!
21 Janeiro, 2014 at 13:04
A unica hipotese que os Marrecos tem e serem agenciados pelo SUPER…
21 Janeiro, 2014 at 12:20
Justa referencia aos nossos laterais.
O Cedric esta a desenvolver de semana a semana. Espero que continue para o ano, e exploda@ na Champions. Penso que pode tornar-se um lateral de TOP.
Jefferson e um grande lateral. Mas talvez por nao ter nascido em Alcochete, e pela sua idade, sou mais ceptico em relacao ao seu jogo na Liga milionaria. Para a nossa liguinha e excelente, mas talvez para o ano precisemos de algo mais… Espero que ele me prove errado!!
Tinha (e tenho) grande fe no Mica. Esta epoca esteve lesionado grande parte da epoca, e temo que tenha atrasado o seu desenvolvimento. Reapareceu recentemente a jogar na B. Espero que daqui por 2 anos esteja no patamar de Cedric.
Um nota para Pris. E solido a defender, nao ataca tao bem, mas e um optimo banco (com 2 pernas 🙂 ), ou bi como ja li por aqui!!!
Grande equipe que temos. Obrigado Inacio, que tantas duvidas suscitava no inicio da epoca.
E claro, obrigado ao comandante LEO Jardim.
SL
21 Janeiro, 2014 at 12:23
Ouvi dizer que o Manuel Fernandes partiu a loiça na tv, em relação às trafulhices do Pintinho. Esse tal vídeo é recente ou já tem algum tempo?
21 Janeiro, 2014 at 12:33
É de Domingo. ( aquele programa parvo com o Oliveira, o toni e o Manel é ao Domingo, não é? ) . Eu por acaso vi essa parte em que ele diz que ía mandando o livro do Pintinho para a lareira.
21 Janeiro, 2014 at 12:31
Muito boa apreciação…
Mas convenhamos que os nossos jogadores tem eles todos(vá lá…há umas excepçõzinhas…) sido uns heróis…
Olhem e agora desculpem o meu “abuso”…
Vocês às vezes colocam por aqui uns videos de músicas “do vosso tempo”…
Como para a mim a música “não tem tempo”…oiçam lá uma dos meus tempos (bons tempos…mas só se chega a velho se não se morreu em novo…!!)…
https://www.youtube.com/embed/DKNQQDUJLlc
Sporting Sempre…!!
SL
21 Janeiro, 2014 at 13:08
Great taste, Mr Martins. Essa música fez-me reviver os tempos dos bailes de antigamente, quando o pessoal dançava esses slows. Os casais agarradinhos.
E grande concerto. Deve ter sido na Holanda, certo? O povo holandês é um espectáculo.
21 Janeiro, 2014 at 15:18
Aplausos, aplausos que ricos tempos que já lá vão.
21 Janeiro, 2014 at 12:37
Esteve bem o Manel, muito bem. No fundo o que ele disse foi o seguinte, o pintinho pode ser um grande dirigente, com as ajudas que sabemos, mas um grande dirigente, mas como pessoa é uma merda das grandes. Aliás, já que o nosso amigo Superleão passa a vida a falar das suas teorias, eu também tenho uma. O bufas é uma merda de homem e é daqueles tiranos que pensa que quando ele sair do clube tudo se vai desmoronar, tem um culto muito elevado da sua pessoa e imagem, portanto nunca vai sair pelo seu próprio pé, só se morrer. O que prevejo acontecer num futuro não muito distante é ele ser empurrado para fora do clube pelos próprios adeptos, quando começarem a perceber que ele deu muito ao clube, mas que também tirou bastante. É uma pessoa mal formada, basta vêr a sua vida pessoal, é vingativo para quem não lhe beija a mão e é um ditador, que pensa que vivemos na coreia do norte. Sinceramente, mesmo com todos os titulos que deu a ganhar ao porto, não gostava de ter um presidente assim no meu clube. é um mafioso, um bandido, um putanheiro, um imbecil, um mau caracter. Basta ver que não fala com a filha , não falou durante anos com o filho, o que fez ás 3 ex-mulheres, etc.
21 Janeiro, 2014 at 12:44
O PdC JAMAIS será expulso pelos adeptos. Ele simboliza o “rouba mas faz”, filosofia apoiada pelo português de portugal, como ficou bem expresso em Oeiras, e noutros concelhos. A maior parte dos adeptos sabe que ele saca umas valentes notas em comissões e derivados, mas enquanto forem vencendo, fecham os olhos. No que diz respeito às trafulhices várias, há várias linhas (ou como diz o outro, a doutrina divide-se): uns negam, outros aceitam como uma estratégia válida, outros ignoram, havendo uma minoria que não se revê, mas que enquanto der frutos…
21 Janeiro, 2014 at 14:09
Se substituir “bufas” por “orelhas”, este texto é igualmente válido e diz muito do que se passa no enclave coreano de carnide.
21 Janeiro, 2014 at 16:31
O orelhas é da coreia do sul…
21 Janeiro, 2014 at 17:12
🙂
21 Janeiro, 2014 at 17:31
E o Outro é norte-coiriano!
Não deixa de fazer sentido… As “técnicas” de governação tem o seu paralelismo…
21 Janeiro, 2014 at 12:50
Os nazis também tinham umas teorias.
Lixaram-se bem e ainda bem. Pode ser que…
21 Janeiro, 2014 at 12:51
isto era uma resposta à teoria.
Quanto ao post, bela pratada. Que gosto dá ver estes miúdos a crescerem e os graúdos a confirmarem a sua raça e querer! É bem, Maria Ribeiro!
Sl
21 Janeiro, 2014 at 12:53
Mandei agora os 2 melhores vídeos de sempre a um colega de trabalho, pelo que ficam aqui os links, para quem nunca viu (guardem os links, pois os vídeos são privados):
TIFO VOCAL JUVE LEO VS MILAN: http://www.youtube.com/watch?v=ZQQVxKMije4
JUVE LEO INVASÃO A MADRID: http://www.youtube.com/watch?v=UKHQkSO2zmk
21 Janeiro, 2014 at 20:59
Esse foi o jogo do golo do Marius Niculae. Belos tempos…
21 Janeiro, 2014 at 13:29
Definitivamente, o Sporting tem grandes adeptos. E adeptas. Como a Maria…
Tomaram muitos leões saber tanto de futebol e da vida do nosso Clube como esta Leoa. OMG! Ela sabe tudo, parece uma “Mãe Leoa” que conhece os nomes todos da sua vasta ninhada, e lhes segue os passos para onde eles forem. E eles ( e nós todos) têm muita sorte em ter alguém que os apoia assim. Até mesmo o Jefferson, que era de outra ninhada, já foi adoptado, e é tratado com o mesmo carinho que os restantes. Ela até sabe discutir táctica, e tem opiniões bem fundamentadas como o mais entendido dos treinadores de bancada leoninos.
Eu concordo em absoluto com o destaque que ela decidiu dar aos nossos dois pilares mais exteriores da nossa muralha: tanto Cedric como Jefferson têm contribuído sobremaneira para a boa temporada que a nossa equipa está a fazer.
Parabéns, Maria. O texto está muito bem escrito: à altura do prestigio que a cozinha da Tasca C já granjeou. E olha que os clientes são exigentes…
Obrigado por também fazeres referência ao leão mais mal-querido, o Rojo. Ele pode não ser o mais tecnicista, mas tem uma Alma até La Plata, e nunca desanimou com o ruido que lhe chega sempre das bancadas, dos jornais e das redes sociais. Uma mãe extremosa é assim, nunca deixa os seus leõesinhos abandonados.
Um beijinho, e desculpa lá a liberdade que tomei ao escrever este comentário, porque não te conheço nem sei que idade tens, para te classificar do modo que fiz.
21 Janeiro, 2014 at 13:47
*Ps
Ela até sabe quando os leõesinhos fazem anos.
Por isso, com a devida vénia para Maria, a super-cozinheira da Tasca C, aqui ficam os meu votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO para esse LEÃO de ‘antes quebrar que torcer’, fraca-figura-física-que-engana-muito, porque dá tudo em campo, não tem medo de buldozers, e sai do campo enlameado dos pés à cabeça: ANDRÉ MARTINS
Parabéns André, e obrigado pela alma que pões em campo.
21 Janeiro, 2014 at 13:55
Nao desfazendo a Mae Leoa, Marias ha muitas, e a Maria Ribeiro nao e a mesma Maria.
Tambem ja fiz confusao e quase que ia levando com o “rolo da massa”. 😉
21 Janeiro, 2014 at 13:59
Mano, quem escreveu este Post também é Maria.
O que escrevi é para esta Maria, a Ribeiro.
…mas percebi o teu reparo, e para próxima terei mais atenção.
Thanks
21 Janeiro, 2014 at 14:19
Ehehehehehe. Pois ias, que eu estava c’os nervos! 🙂
21 Janeiro, 2014 at 14:22
🙂
21 Janeiro, 2014 at 17:35
Keep Calm
And shout SPORTING
🙂
21 Janeiro, 2014 at 14:45
Muito obrigada pelas palavras! É de facto um dos talentos que se ganha quando se vive o mundo Sporting com intensidade: treinar da bancada!
Leoa que e leoa vai à caça pelas suas crias… Já o leão assiste desconfiado 🙂
21 Janeiro, 2014 at 14:47
Opah… deixas o Leão desconfiado? Vais à caça de quê?
LOL
21 Janeiro, 2014 at 14:53
E só mais um aparte : Eu ( a simplemente Maria) já me deixei de tácticas. O Leo Garden nunca faz nada do que eu lhe digo. E parece que afinal ele é que tem razão. Depois estou mais para avó leoa que para mãe leoa. 😉
21 Janeiro, 2014 at 15:00
Aí estou contigo. Nunca me vêm a criticar opções técnicas. Quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro.
Para mais, o que é que um leigo como eu, um mero adepto, teria a acrescentar às decisões dos profissionais certificados de uma das melhores Academias de Futebol do mundo.
Está mais que provado que ali se trabalha bem, eu fico só a ver o espectáculo
21 Janeiro, 2014 at 15:00
*vêem
21 Janeiro, 2014 at 13:48
Excelente post, Maria! Já estava na hora de serem salientados os dois maiores “unsung heroes” do plantel!
Sim, que se são William e Montero (este agora menos 🙁 ) a levarem sempre os maiores encómios, se o Adrien é publicamente apreciado por toda a gente, se os centrais são muito destacados pela excelente defesa que apresentamos em termos de números, não tenho dúvidas que o balanço defesa/ataque do SCP depende, essencialmente, da prestação do Cédric e do Jefferson.
Pois o SCP é tanto mais perigoso quanto mais estes dois laterais avançam no terreno. Sendo também verdade que, defensivamente, têm estado muito bem. o Cédric, para mim, tem sido uma das maiores revelações do plantel, pela maturidade que agora apresenta e, mesmo, alguns laivos de maluqueira que lhe dá. Normalmente o que se pede num lateral é velocidade, capacidade de cruzamento e impetuosidade. Isso ambos têm com cresces.
Caso se consiga maior estabilidade e articulação entre os laterais e os extremos, o jogo do SCP torna-se muito mais fácil e perigoso. Em dois ou três jogos a dupla Jefferson / Capel “estourou” a esquerda toda e foi magnífico de se ver.
Em duas posições em que o SCP, tradicionalmente, não “dava cartas”, estamos muito melhorados.
Só gostaria de ver ambos a tentarem fazer mais “o gosto ao pé”… 😉
SL
21 Janeiro, 2014 at 14:22
Grande texto! Parabéns Maria! Isto é falar de bola!
Z