Hoje resolvi preparar mais do que um petisco. Vamos ter uma análise aos dois jogos da Challenge Cup, a análise ao jogo do Campeonato Nacional da 13ª Jornada com o Avanca e ainda uma breve abordagem ao sorteio dos oitavos de final da Challenge Cup.

Comecemos pelos jogos contra os italianos do Romagna. Por opção e acordo entre as equipas a eliminatória disputou-se toda ela em território nacional, tendo sido os dois jogos realizados no Pavilhão do Casal Vistoso nos dias 19 e 20 de Novembro.

O primeiro jogo iniciou-se com um parcial de 5-0 em sete minutos, e estes sete minutos foram o mais fiel retrato das diferenças entre as duas equipas. Depois o jogo caiu para um ritmo lento e aos vinte minutos o resultado estava em 8-7 para os nossos leões. Soaram os alarmes e uma nova aceleradela colocou o resultado no intervalo em 16-11. A segunda parte serviu para descontrair e não deixar desnivelar o resultado para números absurdos. No final sete golos de diferença e a necessidade de jogar mais um jogo no dia seguinte.

Domingo 20 de Novembro e as duas equipas voltaram a encontrar-se no Pavilhão do Casal Vistoso. Este jogo teve um início antagónico em relação ao do dia anterior. Os italianos entraram a vencer 3-1 aos sete minutos, mas após um parcial de 9-1 favorável ao Sporting o jogo ficou praticamente resolvido e ao intervalo já havia oito golos de diferença, 8-16. A segunda parte serviu para rodar todo o plantel disponível destacando-se a estreia internacional do guarda-redes Gaspar com um belo par de boas intervenções. No final 24-37 e o apuramento para os oitavos de final garantido.

andebol

No passado dia 26 de Novembro o Sporting deslocou-se ao norte, ao Pavilhão Comendador Adelino Costa, para defrontar o Avanca. Uma equipa do meio da tabela mas à qual o Sporting se apresentava como claro favorito.

Sem poder contar com Nikcevic e Asanin por lesão e ainda não tendo Frankis Carol a 100% o Sporting entrou no jogo de forma concentrada e após uns primeiros cinco minutos equilibrados foi ganhando vantagem no marcador tendo chegado a meio da primeira parte a vencer por 6-10. Até ao intervalo o resultado alargou-se na sua diferença até aos 6 golos de diferença (10-16) aos 28 minutos e aos trinta estava em 11-16.

A segunda parte foram, talvez, os piores 30 minutos de andebol que esta equipa já praticou este ano. O Avanca entrou determinado a recuperar e o Sporting parecia acreditar que bastava estar em campo para vencer. Aos 43 minutos o Avanca empata a 19 e Zupo pede um timeout para tentar fazer algo que mudasse o rumo do jogo. Daí até ao final o jogo foi de parada e resposta sempre com o Avanca a ter que empatar e nunca conseguindo passar para a frente, aos 58 minutos João pinto faz o 25-26 e até ao final não aconteceram mais golos, tendo o Sporting terminado o jogo em inferioridade numérica e com Cudic a fazer uma brilhante defesa perante o ponta esquerda Ricardo Mourão.
Salvou-se o resultado que permitiu seguir isolado no segundo lugar a dois pontos do FC Porto e com dois pontos de avanço sobre o SL Benfica.

No dia 29 de Novembro realizou-se o sorteio dos oitavos de final da Challenge Cup, tendo calhado em sorte os Macedónios HC Pelister Bitola. A primeira mão dos 1/8 final da Challenge Cup disputa-se na Macedónia, a 18/19 de Fevereiro e a 2ª mão será uma semana depois, em Lisboa.

Na ronda anterior enfrentaram os Bósnio BIHHC Vogosca Poljine Hills, tendo na primeira mão perdido na Macedónia 23-25, mas conseguiram virar o resultado na Bósnia onde venceram por 25-28. Foi uma eliminatória muito equilibrada onde se destacaram Lateral esquerdo Madzovski com 9 golos, 3 na 1ª mão e 6 na 2º mão e o Pivot Dimitrovski com 7 golos, 4 na 1ª mão e 3 na 2ª mão.

O HC Pelister Bitola é uma equipa com participação regular na Challenge Cup tendo obtido o seu melhor resultado na época de 2001/2002 onde foi finalista vencido perante os dinamarqueses do Skjern Handball. O plantel é maioritariamente formado por jogadores macedónios tendo ainda um sérvio, um montenegrino e um georgiano. A Macedónia é um país onde o andebol é muito querido e apresenta sempre equipas de boa qualidade. Espera-se uma eliminatória muito equilibrada, mas que a meu ver, terá um favoritismo (51% vs 49%) favorável ao nosso Sporting.
Tal como aconteceu no Futsal, o apoio dos sócios e adeptos poderá fazer a diferença no jogo da segunda mão em Lisboa. Contamos com todos para ultrapassar mais este obstáculo.

 

*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”