Para eles já é uma brincadeira. A sério é simplesmente absurdo o domínio avassalador dos nossos juniores na sua série, traduzida em 61 golos marcados e apenas 9 sofridos, para além dos 11 pontos de diferença para o segundo classificado, Benfica. (Ah, aquele maldito empate que nos impediu de ter uma sequência de 17 vitórias consecutivas, mantendo-nos apenas nas 16 em 17 partidas)
Esta semana, nova goleada, desta vez ao Sacavenense, com golos de Rafael Leão, Miguel Luís, Pedro Marques e Daniel Bragança, numa demonstração de força categórica.
As boas notícias não ficam por aqui, no entanto. Tomás Silva, menino de 17 anos, somou 56 minutos. Ele que transitou dos juvenis e tem apenas 130 minutos somados, aproveitou a oportunidade para dizer “presente” ao seu treinador. O médio ofensivo está no Sporting desde os 9 anos e tem sido opção nos últimos dois jogos. E há uns tempos fez isto.
Pedro Ferreira, o nosso cabeludo de excelência, enfrenta uma paragem longa depois de ser operado devido a uma fratura de stress e representa a pior notícia dos últimos meses, na nossa Academia. Uma rápida recuperação ao homem que um dia comandará o nosso meio-campo.
Nos Juvenis nova vitória (já são 3 em 3 jogos) com um autêntico show de Diogo Brás. Faz a jogada do primeiro golo, marca o penalty do 2-0 e ainda tem tempo de finalizar com classe. Ele que não deixa de nos surpreender e mostra um talento fantástico semana após semana. O destaque da semana, para além do Diogo, vai para Babacar Fati, médio que fomos buscar ao CF Unidos e que se tem vindo a impor na equipa. (para ver o resumo podem clicar aqui)
Os Iniciados regressam à competição no dia 23 de Dezembro, frente ao Belenenses, num jogo que se adivinha complicado mas que se espera que, no fim, a vitória fique no Estádio Aurélio Pereira.
Numa semana marcada pela clara contestação à política desportiva aplicada pelo Sporting esta temporada, existe sempre a estrelinha de Alcochete que nos vai enchendo de esperança para o futuro. Mas de nada nos serve a esperança se jogadores como Podence, Geraldes, Palhinha, Iuri Medeiros, Tobias, Domingos ou Matheus não tiverem a oportunidade de agradecer a formação que lhes foi dada com as nossas cores. De nada nos servirá ter todos os campeonatos de formação se, no fim, jogadores de talento inegável e com uma qualidade fora do normal sejam olhados com desconfiança tendo por base apenas a sua idade.
E o orgulho que sentimos homens como Rúben Semedo, William, Adrien, Rui Patrício, Gelson ou Esgaio não valerá de nada se não existirem outros que lhes possam seguir as pisadas constantemente. O Sporting tem revelado talentos todos os anos, desde que se estabilizou, que isso não seja hipotecado, porque foi isso que nos trouxe para a ribalta de novo.
Termino apenas com uma observação: experimentar Pedro Empis, a partir de agora, torna-se apenas mais uma pedra para construir o nosso futuro imediato. Estamos a 8 pontos, já cometemos todos os erros possíveis e o campeonato está praticamente hipotecado. Custará lançar um defesa esquerdo novo?
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
20 Dezembro, 2016 at 21:43
Empis com o JJ enquanto treinador?
20 Dezembro, 2016 at 21:48
Sim, sou pela oportunidade ao Empis, mesmo contando com os assobiadores de serviço ao primeiro mau passe.
Por outro lado, não fosse a lesão e penso que o lateral direito seria hoje o Riquicho.
20 Dezembro, 2016 at 21:54
Já disse, para mim o JJ chegava dia 1 de Janeiro a Alcochete e teria a seguinte surpresa:
Sai / Entra
Douglas / Tobias
Petrovic / Paulista
Meli / Geraldes
Elias / Gauld
Markovic / Iuri
Campbel / Matheus
Castaignos / Podence
Se não quisesse que pedisse a demissão! Ele não é o melhor dos melhores, então que rentabilize os nossos jovens que pior figura não fariam de certeza e já se preparava a próxima época!
Essa é que devia de ser a tomada de posição de BdC e o seu murro na mesa! 95% dos Sportinguistas iriam aplaudir de pé!
20 Dezembro, 2016 at 22:11
Com a excepção das saidas de Douglas e Campbel, tens já o meu OK!
20 Dezembro, 2016 at 22:15
Na minha opinião o Paulo Oliveira é melhor que o Douglas… e para 4º central a jogar só as competições nacionais Douglas deve ser muitíssimo caro! Eu também gosto do Campbel…. mas se brilha é um dinheirão para ficar-mos com ele (penso que 10 milhões), para isso mais vale valorizar o que é nosso!
21 Dezembro, 2016 at 3:44
Nem o Matheus, nem o Iuri nem o Gauld nem o Tobias terão alguma vez qualidade para jogar na primeira equipa do Sporting, o Matheus é um brinca-na-areia com a mania que é neymar, e só por aí já vai mal encaminhado, o Iuri acha que é estrela e vai ser o Paim número 2, o Gauld é bom moço mas não passa daquilo. O Tobias é burro que nem uma porta e de posicionamento não entende nem aprenderá daqui a mil anos.
Só o Podence dará jogador dessa lista, de resto, espero estar enganado, seria bom para nós, mas tenho muitas dúvidas.
21 Dezembro, 2016 at 10:17
Onde pegar, onde pegar…
Tobias primeiro: o que dizias do Ruben Semedo há ano e meio? Era inteligente nessa altura ou não tem categoria para o Sporting actualmente? Tens de escolher uma das 2 hipóteses, porque quando foi para Setúbal, o Rúben tinha mais paragens cerebrais que o Tobias tem neste momento.
Matheus, o brinca na areia. Não consigo explicar isto, portanto só vejo 2 hipóteses:
– não sabes o significado da expressão
– nunca viste um jogo completo do Matheus
Quanto à primeira, vê se encontras vídeos do Dominguez. Se for a outra, és apenas desonesto e aí já não há solução acho eu.
Não falo dos outros, porque acho desnecessário. Passa pelo fórum do SCP para dar estas opiniões nos tópicos respectivos, e haverá mais malta para ajudar.
SL
21 Dezembro, 2016 at 15:57
Sei muito bem o significado da expressão, ainda tu andavas nas fraldas. E acho realmente que o Matheus tem qualidade mas tem de se deixar de rodriguinhos e discussões desnecessárias senão não vai lá. O Dominguez era um brincalhão, por isso que teve uma carreira razoável, nada mais que isso. Quanto ao Tobias, tem a ver com burrice mesmo, o Semedo não me parece burro mas o Tobias sim, tem que aprender muita coisa ainda. Por mim, dariam todos jogadores da equipa principal mas só se fores desonesto contigo mesmo é que achas que isso vai acontecer.
20 Dezembro, 2016 at 22:09
Por mais estranho que pareça, colocar agora a miudagem toda à pressão era a pior coisa que se podia fazer. Elevar os miúdos a salvadores da pátria sempre deu m##a no Sporting, sempre dará. Uma coisa é atirar um Hugo Viana, para dentro de uma equipa rotinada e confiante, outra é para uma equipa desfeita e dizer “safa isto”. Já basta o puto Gelson, que deveria ser o que menos responsabilidades tem, ser a 1ª arma de arremesso contra as defesas.
A margem de erro é tão curta, que uma fífia de um Empis que tivesse como consequência uma perda de pontos era um quase-funeral.
Mesmo que alguns emprestados/B sejam promovidos, a sua entrada no 11 deve ser vista com cautela
20 Dezembro, 2016 at 22:14
Nuno,
Penso precisamente o contrário.
Neste momento a maioria dos sportinguistas entenderia perfeitamente o regresso dos nossos jovens…desde que fosse para jogarem.
Para ficar no banco ou na bancada, então que fiquem onde estão actualmente.
20 Dezembro, 2016 at 22:19
Se os miudos viessem agora era um claríssimo sinal que se tinha entendido que a politica actual nao tinha resultado. Não haveria ninguem a exigir mais o título para maio e a pressão até iria diminuir! E se formos a ver, daqueles que jogadores que falei qual deles é titular na maioria dos jogos? Para estar no banco como opções válidas mais valia os nossos miudos.
20 Dezembro, 2016 at 22:37
Depende. Nesta idade têm de jogar e muito.
Se no plantel principal houver rotatividade é uma coisa… não havendo é outra.
20 Dezembro, 2016 at 22:20
Não sei exactamente o que queres dizer com “toda”.
Empis penso que pode ser interessante, quiçá pega de estaca.
Palhinha/Xico, só mesmo se viessem jogar. Continuando na Europa, penso que seriam importantes.
Podence e Domingos, igual. Só se viessem para jogar. Viriam?
20 Dezembro, 2016 at 22:28
Temos que ver uma coisa… quanto custa este plantel por mês para jogar somente as competições internas e estando já a 8 pontos? Não esquecer que so tivemos uma vitória na champions!
Quanto custa Elias, Markovic, Douglas, Campbel por exemplo?
Epah, baixava-se significativamente o custo mensal em salários e para o proximo ano o JJ já levava meia época e trabalhar com os putos como Geraldes, Podence, Iuri e Matheus teria muito mais espaço para se lançar definitivamente como o próximo Gelson!
20 Dezembro, 2016 at 22:34
Não podemos abdicar de ganhar todos os jogos.
Há um segundo lugar possível de alcançar. Há uma taça de Portugal.
Mas se surgirem bons negócios para os que raramente foram utilizados, que a direção opte pela melhor estratégia.
20 Dezembro, 2016 at 22:36
Tirando por vezes o Campbel, daqueles que falei nenhum deles é titular… e ainda não mostraram ser claras mais valias quando entram em campo! Para andar a esmifrar o 11 como JJ tem feito, a saida desses jogadores nem se ia notar!
20 Dezembro, 2016 at 22:46
Sim, há jogadores que se saíssem poucos notariam:
Meli, Petrovic, Paulista… até Markovic.
Já Elias pode render mesmo é dinheiro.
Mas imagina uma lesão ou castigo de William ou Adrien. É Bruno César que compensa. Na frente Alan Ruiz tem de ter mais oportunidades, ajudará na sua integração.
No entanto, um Bryan esgotado (a ganhar é dos melhores para segurar a bola) pode abrir oportunidade a um Matheus.
Que fazer a Jeff?
Isto no fundo é conversa que será séria conforme nos movimentarmos no mercado de inverno.
20 Dezembro, 2016 at 23:30
O Jefferson está muito, muito abaixo do que fez com Jardim e Marco Silva.
Porquê?
Amuou porque não o deixaram sair, quer mais dinheiro, quer ser titular, não gosta do Jesus, o Jesus não gosta dele, algo se deve passar. Um tipo não pode passar pelo campo com aquele ar de que não é nada com ele por razão alguma.
21 Dezembro, 2016 at 0:04
Não sei. Sei é que temos na posição um problema e os adversários tb sabem.
20 Dezembro, 2016 at 22:28
o Sporting não perdeu nenhum objetivo da época…
não faz sentido estar a chamar os jogadores emprestados para jogarem 3 ou 4 jogos.
Deixemos esta juventude evoluir. Ainda estamos dentro de tudo.
20 Dezembro, 2016 at 22:36
O campeonato já era, o Sporting nunca foi campeão nacional com um atraso de 8 pontos para o 1.º classificado à 14.ª jornada (15 ocasiões).
Há 3 anos que o Sporting não sofria duas derrotas consecutivas na Liga Portuguesa.
É o pior registo de derrotas (3) do Sporting desde 2012/13; assim como o pior registo defensivo (13) desde essa temporada.
20 Dezembro, 2016 at 22:47
O campeonato será sempre um objectivo enquanto não estivermos matematicamente afastados, para além de um clube como o Sporting ter sempre como objectivo vencer cada jogo que disputar, seja em que modalidade for.
20 Dezembro, 2016 at 22:49
Concordo, mas as probabilidades estão contra nós.
20 Dezembro, 2016 at 23:07
Não só as probabilidades, como as arbitragens, os calendários, os sorteios e os agendamentos de jogos pela Sport tv+Liga…
20 Dezembro, 2016 at 23:05
Não deixo de apoiar a equipa. Sim, todos os jogos são para ganhar… como sempre.
Até podemos entrar em conjugação de resultados para manter a fé.
“ganhamos os jogos todos”
“eles vão tropeçar”
Mas como o campeonato é o português, basicamente fomos com o car@lh0, na minha opinião.
Ganhar a taça, lutar até ao fim pelo 2º lugar e preparar quanto antes a próxima época.
Há eleições que vão permitir a BC mais 4 anos para consolidar o tanto que fez (infelizmente há quem olhe apenas para os resultados desportivos deste ano, que nem sequer acabou), mas que servirão certamente de aviso para aquilo que deve ser melhorado:
A política de comunicação.
Espero continuar com JJ (ninguém sabe mais de bola), mas o nosso treinador tem de se adaptar a um clube sem colinho. A construção do plantel pecou pela falta de laterais, mas relembro que na altura todos estávamos radiantes com a movimentação no mercado de Agosto.
20 Dezembro, 2016 at 23:17
Todos, ponto e vírgula. 🙂
20 Dezembro, 2016 at 23:28
«Mas como o campeonato é o português, basicamente fomos com o car@lh0, na minha opinião»
Se já era difícil agora tornou-se mais complicado e pode desmobilizar alguns adeptos que se sentem defraudados nas suas espectativas.
Não é o teu caso, nem o meu, e como já tenho alguns anos disto (sou mais novo que BdC e mais velho que o Cherba) com muitas desilusões à mistura, fui aprendendo a gerir as expectativas para manter o meu apoio sempre constante, por isso, embora o objectivo supremo seja vencer para no final ter o prazer de conquistar títulos, eu substitui-o pelo prazer diário de ser Sporting e de apoiar o Sporting, e como o nosso clube é a maior potência desportiva nacional e uma dos maiores da Europa, não há semana que não nos dê títulos. Logo nunca desilude.
21 Dezembro, 2016 at 1:02
😉
20 Dezembro, 2016 at 23:28
estávamos?
Olhe que não, olhe que não…
A maioria eram desconhecidos (Castaignos, Andre, Petrovic, Meli), pedia-se um lateral esquerdo, o entusiasmo ia para Bas Dost e Campbell. O Elias e Markovic eram mixed feelings
20 Dezembro, 2016 at 23:33
Pronto, ok.
Eu estava. 🙂
Queria um LE… se possível um LD.
Todas as outras posições me deixaram motivado. Uma coisa é analisar agora, outra é na altura.
20 Dezembro, 2016 at 23:23
difícil?
difícil é para os adversários.
O campeonato é um objetivo perfeitamente possível.
21 Dezembro, 2016 at 0:09
Admiro a confianca/loucura
21 Dezembro, 2016 at 1:03
+1
Chamem me louco a derrotado!
20 Dezembro, 2016 at 23:14
Peço desculpa por voltar a colocar ainda aqui mas quero que vejam…
A respeito ainda do “sorteio” e utilizando apenas o critério de dificuldade (maior para o Sporting, menor para o Benfica), publiquei as minhas previsões na Bola a 14/12 que aqui deixo:
i) Sporting joga fora (acertei).
ii) Benfica joga em casa (acertei).
iii) Sporting joga fora com Leixões, Chaves ou Guimarães. A razão da escolha destes possíveis adversários foi em função do apoio que recebem da equipa da casa e deslocação afastada de Lisboa (acertei).
iv) Benfica joga com equipa fraca em casa. Aqui a minha aposta foi outra dado que me esqueci de incluir o próprio Leixões que fora também é bastante acessível até por ser da Liga 2 (acertei parcialmente em ser uma equipa fraca, falhei apenas no nome).
Podem ver o link aqui:
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=645830
Abraço de Leão.
20 Dezembro, 2016 at 23:56
Vejo aqui muita gente a deitar a toalha ao chão em relação ao campeonato,mas são 8 pontos.
É muito para o a vergonha de pais onde estamos e onde a arbitragem é controlada por um clube corrupto.
Mas 8 pontos podem ser recuperados em apenas 3 jornadas,faltam 20 jogos e acredito que o carnide vai cair.
Será suficiente para ser mos campeões? Não sei,mas enquanto for matematicamente possível eu acreditarei
Nunca fomos campeões com tantos pontos de atraso á 14 jornada?
Há uma primeira vez para tudo!
Eu acredito e acho que devemos todos acreditar,e em Maio estaremos todos a festejar, a lembrar que estivemos a 8 pontose que fizemos uma recuperação incrível na 2ª volta!
SPORTING CARALHO!!!
21 Dezembro, 2016 at 0:26
Eu deito a toalha não por causa dos 8 pontos mas porque não acredito no campeonato português. Para mim está viciado. Vejo o Sporting apenas jogo a jogo. Não acredito que haja de facto uma competição para o primeiro lugar, acho que quanto ao título do que se trata jornada a jornada é de um espetáculo de circo, portanto, com um guião estabelecido de início.
21 Dezembro, 2016 at 0:38
Olá Maria. Gosto muito do que escreves e como escreves e tive a oportunidade de te o dizer pessoalmente no almoço da Tasca.
Temos grandes equipas de juvenis e juniores. Na B temos alguns jogadores com potencial e espero que continuem a evoluir.
Saímos das competições europeias, isso implica, menos receitas, logo, penso que teremos que diminuir gastos com ordenados de alguns jogadores. Dos jogadores emprestados a regressar serão 1 ou 2 casos pontuais. Os outros é deixá-los acumular minutos e experiência para regressarem no fim da época.
Escrevi noutro tópico que ainda temos objectivos mínimos para cumprir nesta temporada. Desde logo o 2º lugar (mínimo) que dá acesso à CL e duas taças para ganhar (estas duas taças não salvam a época por si só. No meu intimo e enquanto for matematicamente possível acredito no titulo, mas depois vejo que estamos em portugal, no pais do nacional lampionismo (fdp), da apaf, da fpf, dos me(r)dia, #colinho e então aí penso que quanto ao titulo, já fomos).
Para isso acontecer a #ondaverde tem que continuar em todos os campos onde jogarmos, e jogamos no restelo 5ª feira.
SPORTING SEMPRE ATÉ MORRER.
FIGHT & RESIST
SL
21 Dezembro, 2016 at 1:02
Muitos parabéns Maria Ribeiro.
Que tenhas um dia de aniversário muito feliz e que te traga tudo de bom.
Bjs
SL
21 Dezembro, 2016 at 1:09
Muitos parabéns M R 🙂
Saudinha da boa é o que te desejo…. e já agora o campeonato ganho pelo grande, maior do mundo e arredores conhecido pelo nome de Sporting Clube de Portugal!!!
21 Dezembro, 2016 at 6:37
Parabéns Maria Ribeiro, contes muitos.
21 Dezembro, 2016 at 7:06
Até parece que a época está a acabar!!!
21 Dezembro, 2016 at 7:09
Só previsões fatalistas… vamos là a levantar o moral e continuar a acreditar que é possivel. Se assim não for já esta quinta em vez de ir para o restelo fico no meu sofá a ver um filme.
21 Dezembro, 2016 at 7:13
Em janeiro acho que só podem sair atletas, entradas que venham da B.
Considero que BC faz o que pode, assim como constrói e aposta também volta a trás e reconsidera. Mas as contas so no fim do contrato ou da época.
21 Dezembro, 2016 at 7:23
Parabéns Maria Ribeiro
Z
21 Dezembro, 2016 at 10:36
Voltamos ao mesmo de sempre…
A formação não é indicação nem de 1/10 de como vão transitar para séniores. Se o Sporting já tinha n adeptos treinadores de bancada, agora com a SportingTV temos n formadores de bancada.
Argumento igual para os emprestados, e por muito que custe a muitos admitir, andavam a levar goleadas atrás de goleadas na pré-época. Admite-se que um ou outro tivesse ficado (sempre achei que o Medeiros e o Palhinha foram mal empregues), mas e para além de inexperientes como a pré-época demonstrou, eles são jogadores em construção, precisam de jogar e não o fariam no Sporting, iam estagnar ou pior. O “entulho” que vocês chamam são, para o bem e para o mal, jogadores feitos.
Olhem para o Matheus. Está cá a fazer o quê? Não joga e quando joga, não rende. Nem todos os jogadores podem ser um Gelson, que andou no banco a época passada toda mas pouco o afectou. A maioria não é assim.
Deixem-nos crescer sem a vossa sofreguidão ás costas. Andar aqui a meter rótulos de d. sebastião aos miúdos é uma injustiça tremenda aos moços, que não merecem este tipo de pressão. E querer os miúdos no plantel para depois aquecerem banco é cortares-lhe a possibilidade de crescer.
21 Dezembro, 2016 at 12:10
Ontem li por aqui um tasqueiro a dizer que o Iuri ia ser o próximo Paim. Isto é para rir ou é para chorar?
Ontem li por aqui que o Empis deveria ter uma oportunidade ainda esta época de ser o nosso lateral esquerdo. Isto é para rir ou é para chorar?
Nota-se que há gente que não sabe do que fala. Caso vissem os jogos com olhos de ver saberiam perfeitamente que o Empis defende mal como o caralho! Quantas e quantas vezes nos comprometeu esta época ao serviço da equipa B? Na Youth League? O menino tem potencial, isso tem. Potencial ofensivo. Porém tem de saber defender muito melhor ou corre o risco de ser comido de cebolada por qualquer gajo matreiro que lhe apareça à frente.