Numa semana sem competição, marcada pelas festividades e com os primeiros lugares da formação tão seguros como o Menino Jesus na manjedoura ou um golo de Pedro Marques pelos juniores (surpreendente apenas o empate cedido pelos Juvenis), surgem-nos outras notícias vindas directamente de Alcochete com ligeiros desvios pelo país.
Francisco Geraldes, João Palhinha e Domingos Duarte (até ao momento) têm sido apontados á equipa principal do Sporting, bem como a inclusão em definitivo do central Kiki Kouyaté, maliano que chegou esta temporada para representar a equipa B.
Se Geraldes ou Palhinha são temas mais ou menos consensuais, uma vez que faltam claramente alternativas credíveis a William e Adrien e as que existem não estão simplesmente a corresponder, Domingos acaba por ser o rumor mais surpreendente de um mercado que deverá oferecer-nos ajustes significativos.
Com uma cláusula de regresso a meio da temporada, o destino de Domingos parece estar agora pendente de dois factores: a vontade de Jesus contar com um central menos pesadão como alternativa, ou a saída de Paulo Oliveira para Turquia que se tem vindo a especular.
O jovem de 21 anos, que começou a sua curta carreira no Estoril, estreou-se pelo Sporting como juvenil e foi destaque desde o primeiro dia. Domingos é um jovem que assume sempre a liderança da zona defensiva, que se destaca pela segurança, maturidade, que tem uma técnica aceitável e velocidade para envergonhar qualquer Douglas. Neste momento, por muito valor sentimental que tenhamos associado a Tobias Figueiredo, Domingos é o central mais promissor longe da nossa equipa principal, com passagem dos escalões jovens do clube. A chegada de Edgar Ié aos pastéis de Belém (tenhamos igual atenção à evolução deste jovem) faz adivinhar que se estão a tomar medidas para precaver a saída daquele que foi o melhor central azul desta primeira fase da temporada.
Como profissional, Domingos cumpriu 58 jogos, marcou 4 golos e adaptou-se à realidade da Primeira Liga com uma velocidade que nos dá água na boca para o seu futuro. Seja este ano ou no próximo. Internacional sub-21, e desejoso de confirmar uma vaga ao serviço de Rui Jorge no Europeu, o jovem defesa está a ter uma ascensão fantástica e uma evolução muito mais rápida do que seria de esperar. Se regressar, que tenha o impacto de Rúben Semedo a temporada passada. Se ficar, que esteja ao nível que apresentou até ao momento. Mas, numa altura que não garantimos a continuidade de Coates e que podemos perder Paulo Oliveira, a possibilidade de fazer subir Domingos, adaptando-o já à realidade do Sporting, é algo que não devemos descartar.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
28 Dezembro, 2016 at 15:42
Só vejo estas entradas dos jovens com bons olhos se corresponderem a saídas de quem está no banco e a uma redução do plantel.
O Domingos Duarte é um centralão mas não tira o lugar ao Coates nem ao Semedo por isso será sempre suplente…o que não é mau, desde que não venha para ser 4º central (daqueles que praticamente não joga). Por isso gostava que viesse mas apenas se saísse o PO e o Douglas. E aí percebia a questão do Kiki. Se não sairem os 2 e só um então prefiro ter o Kiki de prevenção e a ir jogando na B quando não é convocado a fazer regressar o D. Duarte de um empréstimo que está a ser importante.
28 Dezembro, 2016 at 15:45
OFF:
Só vim aqui deixar isto.
https://www.youtube.com/watch?v=oGMLSD22hvQ
#AEDL
#bananasficamàporta
#pezãonaporta
28 Dezembro, 2016 at 17:18
Tem críticas ao Sporting? Tem críticas ao Presidente? Tem críticas ao Treinador? Tem críticas aos jogadores? Tem críticas aos funcionários? Tem críticas ao Jubas? Não tem. Epá, então não interessa…
E não vale a pena tentares cortar as discussões saudáveis e conspurcares a democracia do blog sportinguista com “cenas” de apoio ao Sporting. Isso não se faz!
28 Dezembro, 2016 at 17:25
Por acaso ainda fiz referência a essa intervenção.
Quanto ao Jubas, eu não fiz crítica ao Jubas, mas sim à péssima réplica que é vendida. São coisas completamente diferentes.
28 Dezembro, 2016 at 17:43
Nao sabia que tinhamos que comentar tudo o que o trolha partilhava
28 Dezembro, 2016 at 20:48
Olha, mais um ano e este continua burro que nem uma porta.
28 Dezembro, 2016 at 21:01
já o disse várias vezes e continuo a achar que um off antes, vá lá, do décimo comentário é uma falta de respeito por quem escreve o post.
28 Dezembro, 2016 at 21:06
Cherba seria interessante seres coerente 😉
Vai lá ver o tópico «Treino solidário: o sucesso e a oportunidade perdida» e encontras um OFF no 1ºs comentários.
Mas não, tu gostas é de chamar a atenção ao Trolha, ao Nogueira e a mim.
Faz bom proveito …
28 Dezembro, 2016 at 21:17
a sério que queres falar de coerência?!? é que, nesse mesmo post, consegues dar razão ao meu lamento e, em simultâneo, aplaudir o que o Nogueira escreveu. Fico baralhado.
Quanto ao resto, aproveito para dizer-te que
1- me incomoda bem menos ter um off a abrir posts meus do que em posts escritos por outras pessoas
2- só me manifestei pela repetitiva ironia utilizada no seguimento do que o Trolha partilhou, num novo assomo de superioridade sportinguista
3- não curto vitimizações
28 Dezembro, 2016 at 21:20
Faz-te feliz embirrares conosco, como é Natal até passo à frente.
Bom proveito mas c@go para as tuas chamadas de atenção, apenas te digo que podias ser coerente e chamares todos da mesma maneira.
28 Dezembro, 2016 at 21:32
cagas nas chamadas de atenção, mas comentas escrevendo a respeito das mesmas.
#Coerência
28 Dezembro, 2016 at 21:37
E vou continuar a escrever e a chamar a atenção cada vez que achar que devo.
Se quiseres bloquear-me o Ip estás à vontade.
28 Dezembro, 2016 at 15:56
Maria,
não esquecer esta notícia, face à saída de J. Pereira:
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/12/28/andre-geraldes-pode-voltar-a-alvalade
Mês de Janeiro será forte e o Sporting precisa de opções válidas (e não as que tem tido).
Limpar sim, mas o pior é que aquilo que devia limpar não será fácil (acreditar que Schelotto, Jefferson, Douglas, Elias, Petrovic, Meli, Paulista, A. Ruiz, Castaignos têm mercado é ter demasiada fé ou ainda estar sobre o efeito de sonhos e rabanadas).
F. Geraldes, Palhinha e Iuri, para mim, eram obrigatórios. JÁ!!
28 Dezembro, 2016 at 16:09
Algumas questões…
Porque metes Schelotto na porta de saída se é, claramente, o nosso melhor lateral direito?
Porque está Douglas na porta de saída se tem cumprido bem a sua função sempre que chamado?
O que ganhamos em despachar A. Ruiz quando foi um dos maiores investimentos do clube?
Falas na saída de Castaignos (que no último jogo até foi decisivo na jogada do golo) e porque não a saída de André?
28 Dezembro, 2016 at 16:16
Schelotto só será “o nosso melhor lateral direito” no dia que o Sporting não tiver mais nenhum.
Douglas ganha mais de 1M/época (limpos). Justifica-se para 3º central?
Pongolle e Elias também foram “um dos maiores investimentos do clube”, justificava-se a sua permanência no clube?
Para mim, no plantel, ficam quem sabe jogar à bola. Schelotto e A. Ruiz não integram essa categoria (independentemente do que podem custar; se foram e são caros, pior ainda).
28 Dezembro, 2016 at 16:28
“Schelotto só será “o nosso melhor lateral direito” no dia que o Sporting não tiver mais nenhum.”
Vindo de um gajo para quem o André Martins é que era um grande jogador…
“Douglas ganha mais de 1M/época (limpos). Justifica-se para 3º central?”
Respondo-te de duas formas:
1ª “Para mim, no plantel, ficam quem sabe jogar à bola” by Otávio
2ª E se algum dos centrais titulares se lesionar com gravidade? Se calhar era bom ter uma alternativa válida…
“Pongolle e Elias também foram “um dos maiores investimentos do clube”, justificava-se a sua permanência no clube?”
E vamos rescindir o contrato com o Alan Ruiz da mesma forma que se fez com o Pongolle? Porque isso não dá prejuízo nem nada…
28 Dezembro, 2016 at 16:47
não coloque palavras na minha boca.
quem falou em rescindir?
Se eles são tão bons como o meu caro menciona, haverá mercado para os colocar, facilmente.
Quanto ao 3º central, o post fala nisso mesmo: Domingos Duarte ou outro. Saindo Douglas, Oliveira não serve?
André Martins:
só é titular indiscutível no Olympiakos (já fez quase 20 jogos nesta época). Deve ser mau. Tomara nós tê-lo cá. E olhe que não sou o único a pensar assim (aqui neste espaço). Foi melhor a contratação do Elias e do Meli.
28 Dezembro, 2016 at 17:24
Deste o exemplo do Pongolle, como exemplo de jogadores que não valiam a pena manter, a forma encontrada para o despachar foi a rescisão, logo pressupões que devemos ver-nos livres deles a todo o custo…se der prejuízo azar…isto não é politica PONTO!
Mais, se eu considero que o Alan Ruiz pode ser importante, vou coloca-lo no mercado para quê? não tem lógica pois não? além do mais, mesmo que o quiséssemos vender, coloca-lo nunca seria um problema, problema é um clube ter capacidade para pagar o que nós queremos…
3º Central mas o Douglas vai sair? há proposta? Não me faz sentido despachar o jogador só porque ganha muito sendo que é um central que cumpre bem a sua função…Não está em causa nem a qualidade o PO nem do DD que nem são para aqui chamados
André Martins
O que dizer de André Martins? joga dos DDT’s da Grécia, tem 1 golo em 20 jogos, o mesmo golo que tinha quando foi aposta regular de Marco Silva em 27 jogos (por aqui se vê a sua importância em campo)…está numa equipa com nomes como Sebá, Felipe Pardo ou Gonçalo Paciência…tudo craques…de facto tomara nós tê-lo por cá a ele ou ao André Santos já agora que também tem quase 20 jogos pelo Arouca, quem nos dera que fizessem parte do nosso meio campo.
Se é melhor ter Elias? É, infelizmente é, antes não fosse…porque o André nunca se conseguiu impor ao longo do tempo que foi senior, muito bom profissional, excelente rapaz mas não passa disso e como disseste e bem, só fica quem sabe jogar á bola.
28 Dezembro, 2016 at 16:31
Para mim Schelotto é o melhor LD que temos e o A. Ruiz para mim será um jogador bom e importante na segunda volta!
Para mim entre o Douglas e o PO só precisamos de 1 deles…pode sair o que tem mais e melhor mercado (mesmo que seja por empréstimo) ou o que ganha mais…
Entre Castaignos e André também acho que 1 deles deve sair e tenho dificuldade em escolher 1…
28 Dezembro, 2016 at 16:38
Partilho totalmente a opinião relativa ao Alan Ruiz, é uma questão de tempo até encontrar o seu espaço e não tenho a mínima dúvida que o irá encontrar.
Em relação aos centrais, a menos que contingências financeiras falem mais alto, mantinha ambos, a época ainda é longa e os azares “andem aí”
Um avançado terá de sair, quanto mais não seja porque ainda há Spalvis, que é uma incógnita (a menos que já tenha rótulo de flop)
28 Dezembro, 2016 at 16:45
Eu tenho para mim que o 4º Central devia ser sempre o melhor central da equipa B…já o defendo desde a criação da equipa B..
28 Dezembro, 2016 at 16:50
Depende muito da qualidade dos jogadores da equipa B, neste momento não tou a ver o Ivanildo ou o Escobar a serem opções válidas.
Se lá estivessem o Domingos ou o Tobias, acho que sim…mas mesmo estes dois comparados com a dupla P. Oliveira/ Douglas parecem-me um “degrau” abaixo
28 Dezembro, 2016 at 17:01
O próprio texto do Cherba fala na subida do Kiki, jogador que acho interessante mas nunca pensei que o JJ chamasse…
28 Dezembro, 2016 at 17:15
Epá, mas esse Kiki tem feito muita cagada na B. Claro que é natural fazê-la. Veio de uma realidade competitiva completamente diferente, mas surpreende-me que o JJ tenha curtido o defesa central.
28 Dezembro, 2016 at 17:16
E o Fokobo? O que é que se vai fazer ao gajo?
28 Dezembro, 2016 at 17:19
Pois…o que vi dele na B acho que tem características físicas interessantes mas comete bastantes erros, daí a minha estranheza até quando começou a ser chamado! Mas o JJ lá saberá…no entanto para 4º central acho que chega e sobra…
Quanto ao Fokobo…não sei…continuo à espera de quem disse aqui no ano passado que ele era melhor que o William para explicar. Talvez seja o facto de acertar mais nos adversários que na bola que esteja a travar o seu desenvolvimento…
28 Dezembro, 2016 at 17:30
Até 2019 temos que gramar com o Fokobo, sempre me pareceu um jogador mais defesa central do que médio defensivo.
O Pinho não o quiz mais uma época, ganhou foi tusa com o Iuri…cabrão do velho
28 Dezembro, 2016 at 17:36
E com o Fokobo alguém “ganhou” com a empresária para o gajo ter contrato até 2019 ….
28 Dezembro, 2016 at 17:39
Green, o Fokobo nem no Arouca conseguiu ser titular de caras.
28 Dezembro, 2016 at 17:48
Acho estranho é o Fokobo não ter jogado um minuto que seja esta época. Será que se desentendeu com o Johnny God?
Cheguei a ouvir rumores que o Fokobo gosta é de putas e vinho verde, não sei se é verdade…
28 Dezembro, 2016 at 17:38
Os centrais mais utilizados têm sido o Ivanildo e o Kiki. Esse Pablo começou efectivamente como titular, mas foi perdendo o lugar. Também chegou a ser utilizado em uma ou duas partidas como trinco.
28 Dezembro, 2016 at 17:10
+1
Para mim o plantel tem de ser bem mais magro, mesmo com competições europeias.
Acho que devemos ter +/- 18 jogadores do plantel principal (mas que sejam todos opções válidas, sem petrovics e outros que tais), e depois ter 8/9 jovens jogadores na B que se possam apresentar como segundas opções.
A equipa B é que poderá ter um plantel mais abrangente de cerca de 26/27/28, sendo que alguns deste poderão também ser juniores.
Isto será possível se houver uma boa articulação entre as várias equipas.
E contratar para ver se dá é para rodar primeiro na B e que sejam baratos.
28 Dezembro, 2016 at 16:07
Li algures que quer o Palhinha quer o Domingos Duarte não queriam regressar agora ao SCP. Será verdade?
28 Dezembro, 2016 at 16:27
Eu percebo-os bem…
28 Dezembro, 2016 at 16:30
Nem me passa pela cabeça tal coisa ser verdade….
28 Dezembro, 2016 at 16:26
Off –> Bilhete para a taça da Liga
Cherba…. enviei-te mail com um bilhete para a Taça da Liga para disponibilizares a um Leão ou Leoa 🙂
28 Dezembro, 2016 at 16:41
O espírito de Natal é assim mesmo 🙂
28 Dezembro, 2016 at 17:31
Eu deixaria o Domingos Duarte em Belém. Só lhe fazia bem. Não creio que o nosso problema resida no eixo central. A não ser que saia alguém.
28 Dezembro, 2016 at 17:54
Eleições a 4 de Março.
28 Dezembro, 2016 at 17:55
E o Bruno de Carvalho anuncia a recandidatura em fevereiro (hopefully)
28 Dezembro, 2016 at 18:00
Como cada caso é um caso, eu deixava o Domingos Duarte no belenenses, por agora. Temos 4 centrais que nos dão garantias – inclusivé o Douglas 😛 – e mesmo saindo um, preferia subir momentaneamente alguém da B que ter o DD na equipa e travar o seu crescimento.
Palhinha e Geraldes, atendendo às carências da equipa, seriam excelentes regressos.
28 Dezembro, 2016 at 21:46
Sou contra os jovens deixarem empréstimos onde são titulares para virem aquecer banco e jogar de vez em quando para a taça da liga. Não são jogadores feitos, precisam de minutos de jogo para evoluir. Nem todos são foras de série como o Gelson, que não ressentiu o banco no ano passado. Com a excepção o Iuri, que nunca devia ter sido emprestado, sou contra o regresso de qualquer dos miúdos emprestados.
Se fizerem isso é para calar os formadores de bancada, para o caso de haver maus resultados. E com isso, podem destruir as carreiras dos miúdos por motivos políticos. O Sporting não é o Beneficia ou o Porco, que queimam jogadores atrás de jogadores.
28 Dezembro, 2016 at 22:55
Impressionante como concordo com quase todas as tuas intervenções.
Obrigado, poupas me trabalho!!!
Isto.
Só se sair alguém em Janeiro.
O plantel está feito.
Taça e liga. Quem está chega…e sobra.
quanto muito, plantel é emagrecido.
A entrar, só uma truta… naquela de que este ano não veio nenhuma* (um nani, um Jesus )
* bem, para mim dost é. Mas mais, ter ficado adrien e WC! As trutas!!!
28 Dezembro, 2016 at 22:58
Maria, Palhinha vai voltar e Domingos vai continuar no Belém.
Trust me.