Estou como todos vocês, siderado com o estado da nossa prestação futebolística. Confesso que vejo a equipa a jogar e não consigo entender para onde se esconderam os jogadores da temporada passada. Não tenho muitas dúvidas que existiram erros nas contratações e que não houve da parte de JJ uma análise rápida aos problemas que se detectaram ainda na pré-época. Infelizmente os reforços não “taparam os buracos” e depois de maus resultados com boas exibições e resultados mínimos com exibições pouco convincentes, chegámos aos resultados péssimos com exibições nada convincentes.
Se há regra no futebol é esta: ganhas, está tudo bem; perdes está tudo mal. Mas eu acrescento uma adenda a esta máxima: quando ganhas a jogar mal, ou ganhas suficientes vezes para ultrapassar esse problema ou de cada vez perdes há uma parte do “corpo” que deixa de funcionar na sua plenitude. Se o problema se arrasta, eventualmente irá chegar à cabeça e aí a embolia toma conta de tudo, até do que contavas que fosse seguro, até do que supunhas nunca te vir a dar dores de cabeça.
Inacreditavelmente JJ e (porque não assumi-lo) BdC, foram negando as evidências na esperança de que a tal sucessão de bons resultados “tapasse” a falta de criatividade, golos, motivação, reacção, que vinha sendo claro aos olhos de todos. Essa “série” nunca chegou e fomos amputando provas à medida que a equipa amealhava desconfiança e dúvidas. Primeiro a Champions, depois a Liga, Taça da Liga e agora a Taça de Portugal. Foram-se empurrando os problemas com a barriga e a berma foi ficando cada vez mais perto, até que ontem, finalmente caímos da ravina para um mar de mau-estar e um oceano de resoluções urgentes.
Agora que estamos “na água” todos querem que comecemos a nadar, mas eu pergunto: para onde? Onde fica a costa? Estará longe? Teremos energia para alcançá-la? Sabemos nadar? Neste momento estamos num mar. Num mar de dúvidas dos jogadores neles próprios e talvez no seu treinador, nas dúvidas do Presidente no seu treinador e em alguns jogadores, nas dúvidas do treinador sobre toda a gente, menos nele próprio, nas dúvidas dos adeptos em todos menos no nosso eterno fado de optar pelos caminhos errados mesmo que as setas nos apontem os correctos.
BdC aponta o caminho do emagrecimento do plantel. É como querer curar uma depressão com uma dieta. Pode ajudar, mas faltará resolver o principal. Aliás recomendo aos responsáveis leoninos que antes de adoptar por algum tipo de solução, identifiquem o problema. É que a depressão que tomou conta da nossa época, está bem para além de mezinhas caseiras, aconselhando-se vivamente a intervenção de uma junta médica, com poderes para intervir e erradicar, não só os sintomas, mas também a doença.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
18 Janeiro, 2017 at 17:16
Brian Ruiz o melhor jogador da conccaf em 2016.
Sl
18 Janeiro, 2017 at 20:26
Digam-me um clube chinês que não esteja interessado no melhor jogador das Américas! Digam-me uuuuuummmm!
🙂
Z
18 Janeiro, 2017 at 17:23
“Agora que estamos “na água” todos querem que comecemos a nadar, mas eu pergunto: para onde? Onde fica a costa? Estará longe? Teremos energia para alcançá-la? Sabemos nadar? (…) ”
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Para mim, o estado das coisas é o seguinte: se o Presidente chamasse o Treinador e lhe perguntasse qualquer coisa como “Ok. O que fazer para dar a volta a isto?” tenho a CERTEZA ABSOLUTA que o Jorge Jesus iria ficar a olhar para o Bruno de Carvalho sem saber o que responder.
Não há projecto. Não há rumo. Não há liderança (técnica). Estamos a navegar à vista.
Jogamos DUAS VEZES com o Chaves e no segundo jogo só não sofremos mais golos porque o Beto fez duas grandes defesas.
Em 30 jogos oficiais temos 10 (DEZ!) derrotas.
No campeonato estamos piores do que nos tempos de Leonardo Jardim e de Marco Silva.
#culpaedobenfica
#culpaedosarbitros
Agora, mais do que nunca, interessa-me conhecer o “projecto” de Bruno de Carvalho para o futebol profissional para o próximo mandato.
SL
18 Janeiro, 2017 at 17:26
… e já agora também o projecto do(s) outro(s) candidato(s)… Ou desse(s) não te interessa?
Z
18 Janeiro, 2017 at 17:53
Dos outros não interessa.
É tipo virar frangos.
18 Janeiro, 2017 at 18:12
Que se lixe isso. Papel em branco.
18 Janeiro, 2017 at 18:15
Caro Zandonaide,
Interessa, claro.
Mas não me parece que tenham quaisquer hipóteses nas eleições.
SL
18 Janeiro, 2017 at 20:13
Não tenho a pretensão de querer saber qual das duas candidaturas recolhe a tua preferência… Mas não deverias ser igualmente exigente com o PMR?
Z
18 Janeiro, 2017 at 20:19
Acho que o Livramento quis dizer que esse nem conta.
Provavelmente estará dividido entre BdC e voto em branco. Foi o que percebi.
18 Janeiro, 2017 at 22:08
Caro zandonaide,
Eu apoio Bruno de Carvalho.
Até ver, essa cena do PMR é um fogo-fátuo.
SL
18 Janeiro, 2017 at 17:26
JJ não soube reagir porque é para ele uma situação virgem. No carnide, quando a equipa não carburava, havia sempre um colinho que o carregava até um ponto em que a equipa estava mais madura.
Quanto mais rápido ele perceber que aqui isso não vai acontecer, mais rápido perde a mania de que basta ser ele o treinador para ganhar.
18 Janeiro, 2017 at 17:52
Isto.
18 Janeiro, 2017 at 18:15
Subscrevo
18 Janeiro, 2017 at 17:31
Que grande posta, Javardeiro.
E não foi por falta de sinais que nos deixámos chegar a este mar.
18 Janeiro, 2017 at 17:33
Talvez a dieta seja precisa, agora o necessário é saber escolher bem os alimentos. Não me parece que uma saída como a de João Pereira tenha sido positiva tendo em conta a “verdura” de Esgaio, da mesma forma que a saída de Montero na temporada passada deixou a nú uma fragilidade para aquele sector ofensivo.
18 Janeiro, 2017 at 17:34
para quem quiser ouvir na SIC noticias o tema é a “Crise no Sporting”.
18 Janeiro, 2017 at 17:35
Estamos na água e longe da costa, mas temos o rumo condicionado por um contrato longo com o JJ em que não foi acautelada a hipótese de as coisas correrem mal!
Da mesma forma que o contrato inclui a hipótese de vencer a Champions contemplando um prémio para o efeito….fazia todo o sentido colocar clausulas do género:
—> ” estar a mais de 10 pontos do 1º lugar permite rescindir sem custos”
–> “terminar a 1ª volta fora dos 3 primeiros lugares permite rescindir sem custos”
É que sem tais clausulas Bruno de Carvalho deixou-se ficar refém de JJ. Correndo tudo bem….no problema, mas correndo mal tal como está a correr…. agora….ou:
—-> “arrota” quase 20 milhões
—-> JJ “muda” e aceita ser apenas Treinador
—> cria condições para tentar que JJ não queira ficar passando a mesma mensagem que passou a Marco Silva. Ou seja…os reforços são os nossos Putos! Mas será sempre um processo que sabemos como começa…. mas imprevisível em termos de saber quando e como acaba….
18 Janeiro, 2017 at 17:36
Concordo em absoluto. Já o tenho dito, se o contrato paga muito bem em caso de sucesso… então também deveria prever o inverso. Aqui o Presidente esteve francamente mal a negociar… Ou então ainda poderá vir de lá uma surpresa…
Z
18 Janeiro, 2017 at 17:39
»Who knows what evil lurks inside the heart of a man?» … The Shadow knows 🙂
19 Janeiro, 2017 at 10:38
Para que haveremos de querer tirar o nosso treinador?
Está muito bem e queremos continuar.
Não gostam da desculpa da praxe mas sem os 8 pontos roubados não estariamos agora a 8 pontos da lideranca (até porque a equipa lider estaria com menos 3) logo o JJ seria o maior e estariamos a discutir não depois de uma derrota em chaves mas uma goleada com a equipa motivada.
Mas se estivesse a jogar mal como estamos temos de dar tempo ao tempo.
O Fergusson esteve algum tempo a criar a estrutura, e mesmo nao concordando com os novos reforcos, temos de respeitar. Afinal Slimani, João Mario e Montero sairam e não vamos dizer que não faziam falta nenhuma, caso contrário nao teriam sido comprados por tanto dinheiro.
18 Janeiro, 2017 at 17:47
Quem conhece a história do Sporting sabe que o clube sempre apostou na sua formação e se deu bem com orçamentos baixos, quando teve grandes exitos desportivos nunca conseguiu segurar os seus melhores jogadores porque os dirigentes de altura acharam que não deviam desequilibrar as finanças do clube .
Exemplos :
-64 vitória na taça das taças deixam sair não o jogador mais sonante mas o mais determinante no equilibrio da equipa Geo para um clube suiço da 2ª divisão porque não quiseram ao renovar-lhe o contrato fazer diferenças para os outros jogadores do plantel, abrindo uma caixa de pandora.
-74 dobradinha campeonato e taça deixam sair por não poderem pagar altos salários Alhinho, Diniz, Dé e Yazalde uma sangria de uma grande equipa por não haver sustentabilidade para ela.
O ano passado saíram 2 jogadores importantes mas com os direitos económicos dos jogadores a serem bem recompensados para o clube, só que aqui houve um erro da direcção aumentar desmesuradamente o orçamento com muitos jogadores que não são mais valia para o Sporting alguns deles emprestados com clausulas altissímas para o clube.
Neste momento interessa efetuar um grande trabalho na recuperação do plantel do Sporting
18 Janeiro, 2017 at 19:49
Não conhecia a situação de 64, o que demonstra como o país era, e é, pobre. Obrigado pela partilha.
18 Janeiro, 2017 at 22:18
Chico Faria, não era um jogador minhoto (Esposende, creio eu) . Tem alguma afinidade ou simplesmente foi uma escolha para o nickname?
Fiquei curioso!
18 Janeiro, 2017 at 23:04
Chico Faria era o melhor jogador dos bebés do Leixões nos anos 70. foram muitos para o benfas (Praia, Folha) mas nunca deram nada, Chico Faria veio para Alvalade criou grandes amizades no clube com Damas,Yazalde toda a equipa não era o titular que era o Marinho (extremo direito) mas entrava sempre nas segundas partes e tinha golo apesar de não ser muito alto nas jogadas de canto antecipava-se e penteava a bola como ainda não vi a ninguém nunca se encolhia nos jogos grandes, tendo o Sporting ganho alguns deles á custa de Chico Faria lembro-me de um célebre Sporting – benfas na final da taça de 74 em que no prolongamento e com menos um ele nos deu a vitória contra uma grande equipa do rival, também me lembro de um Sporting – andrades penso que em 76 em que ganhamos 5a1 tendo ele marcado 2 golos depois de estarmos a perder por 1a0 , o porto tinha um dos melhores jogadores do mundo da altura Teofilo Cubillas, eu tinha 18 anos.
18 Janeiro, 2017 at 18:12
A questão é que a terapêutica foi anunciada antes do diagnóstico, ficando o presidente refém da mesma.
Tenho alguma dificuldade em perceber neste caso a relação causa-efeito. Seria a “gordura” em excesso a razão desta 1ª volta?
Como as coisas estão, e têm vindo a estar, desde o min 70 do jogo com os vitós, o emagrecimento apenas servirá para reduzir as escolhas de Jorge para fazer o onze. Mas aposto que ele vai continuar a dispô-los em campo e a fazê-los jogar o mesmo que nos tempos anteriores à dieta. Acho que a única coisa que mudaria isto seria a publicação de rankings de treinadores mundiais à primeira metade da época. Quando ele se vir atrás do Jaime Pacheco, deixa de ser mula.
18 Janeiro, 2017 at 18:14
Grande texto Javardeiro
18 Janeiro, 2017 at 18:22
O que acham disto?
https://www.youtube.com/watch?v=sE6BMnKlGnw&feature=share
Eu sinto que eles merecem ser apertados. Até o Jesus.
Mas a forma que o fez parece estranha. Nem sei o que pensar.
18 Janeiro, 2017 at 19:54
deviam ser, mesmo, apertados pelo BdC.
18 Janeiro, 2017 at 18:23
Tallon a director desportivo.
O General D e o Madnigga já recusaram, porque não sabem nadar.
18 Janeiro, 2017 at 18:33
Hey o General D nao era desta banda man
Bantú não sabe nadar yo
K.J.B. não sabe nadar yo
Madnigga não sabe nadar yo
Makkx não sabe nadar yei
18 Janeiro, 2017 at 18:38
Mas verdade seja dita, ouve-se la no fundo “General D nao sabe nadaaaaaar”
Belo som
18 Janeiro, 2017 at 18:28
Antes de mais, deixo uma nota. Bruno de Carvalho, apesar de todas as minhas divergências para com as suas posições públicas, é o grande responsável pelo regresso de uma fé perdida no nosso clube após anos e anos de insucessos.
Dito isto, partilho aqui algumas críticas e observações quanto aos últimos tempos do nosso clube:
1) Péssima comunicação. Quer treinador, quer presidente são demasiado impulsivos. Falam demasiado, dizem demasiado e optam sempre por um discurso de rutura. JJ ano passado consegui sozinho motivar um benfica perdido. BdC criou uma situação incrível com dois dos nossos jogadores pós o jogo com o Setúbal.
2) Sempre os mesmos. Para mim é quase impossível perceber as razões que levam a mesma equipa a jogar o que jogou em Madrid e a jogar o que joga agora. Talvez o facto de o meio campo ter feito desde o europeu até jogos da taça CTT possa explicar isso, mas…
3) Identidade. Esta é a parte que mais me custa. Ganhando ou perdendo sou do Sporting porque me identifico com o clube. Fomos um clube de formação e arriscávamos em putos quando ninguém o fazia. Agora e com a chegada de JJ mudamos o modelo e passamos a fazer aquilo que sempre critiquei em outros clubes. Nem todos os jovens das nossas camadas têm lugar no Sporting, mas pergunto-me se serão muito piores, ao ponto de não terem uma oportunidade, dos muitos que compramos.
4) Estamos presos. Temos um contrato caro e longo com o nosso atual treinador. Acredito que a intensão seja mante-lo mas as vezes as situações ganham vida própria e o despedimento acaba por ser normal. A questão é que não temos essa hipótese. Simplesmente não temos. Se por acaso houver uma rutura entre técnico e jogadores, vamos ter um fim de época muito, mas muito difícil.
18 Janeiro, 2017 at 18:46
” Se por acaso houver uma rutura entre técnico e jogadores, vamos ter um fim de época muito, mas muito difícil.”
Só têm é que ser bons profissionais e meterem quem lhes paga acima de tudo, que pelo que me parece é o que não está a acontecer. Andam às guerrinhas e quem se fode é o Sporting e quem realmente sente o clube: os adeptos.
18 Janeiro, 2017 at 18:37
Pessoal, esqueçam! A mensagem foi clara:
Não irei dar um passo atrás para apaziguar algumas “almas” sportinguistas, nem fazer o gosto a quem, fora e dentro do nosso Clube, quer sangue pelo sangue.
Portanto, acalmem as passarinhas, que o tempo de cheques e vassouras foi à vida. E ainda bem!
18 Janeiro, 2017 at 18:45
Procurar as boias .
Elas estão por ai, podem não chegar para salvar mas pelo menos ajudam a manter a cabeça à tona da água por mais um bocado e quem sabe guardar aquele bocadinho de stamina que falta para chegar à costa.
Hoje não se joga só o futuro do futebol Sporting, não, esta em jogo muito mais do isso.
Esta mar esta pejado de tubarões e até nisso as “boias” podem ajudar a manter mais do que a cabeça fora de água.
18 Janeiro, 2017 at 18:50
Bom post LdP.
Vamos a factos:
– JJ é um bom treinador. Check!
– O Sporting tem equipa para jogar muito mais do que tem jogado. Check
– Existe entulho no Sporting. Check – despachar esse entulho.
– JJ é mau no scouting. Check – retirar-lhe poderes
– Existem posições deficitárias. Check – contratar LE, SA, etc
– Há jogadores da formação que deviam regressar. Check
– etc
– etc
– etc
Presidente e JJ que se sentem e façam uma lista deste género. JJ se quiser continuar a fazer parte do projeto terá de ceder principalmente na questão do scouting. Tem de ser criado um departamento profissional de scouting com um diretor desportivo a fazer a interface com JJ.
18 Janeiro, 2017 at 18:55
Eu continuo com o presidente. Se JJ continua eu aceito embora não cole o presidente ao treinador. Este último tem agora que dar provas que sabe dar a volta a uma crise e que sabe construir um plantel competitivo para a próxima época. Não vou mais confiar cegamente no treinador, não vou pressupor sequer que sem ele ficaríamos pior mas em todo o caso vou dar o meu apoio e este novo fôlego que a direcção quer dar ao futebol.
Eu acredito perfeitamente que a entrada directa na Champions está ao nosso alcance.
Sporting Sempre.
18 Janeiro, 2017 at 18:57
Excelente texto Javardeiro!
Não basta despachar o entulho (vendendo ou deixando sair)…é preciso mais conhecimento e competência na abordagem ao mercado, o que na minha opinião tem de ser definido por uma política de contratações para a equipa A e B clara e muito mais certeira e por um bom director de futebol.
18 Janeiro, 2017 at 19:15
Dá para acenderem a luz em Alcochete?
Depois do derby já comento o post.
18 Janeiro, 2017 at 19:50
Via facebook ou twitter?
18 Janeiro, 2017 at 19:18
Jesus afogou-se na própria baba.
18 Janeiro, 2017 at 19:54
Na SportingTV está a dar os juniores
Sporting x carnide…
Estamos a ganhar 1 a 0
SL
18 Janeiro, 2017 at 19:55
Jovane.
18 Janeiro, 2017 at 22:59
Craque. Olhos neste miúdo.
18 Janeiro, 2017 at 19:57
Se Jesus fosse um gajo razoável, a coisa era pacífica e correria mais ou menos assim:
BdC: “Jorge, tentámos à tua maneira. Deu merda. Agora vamos tentar da minha.”
JJ: “Tem razão, presidente. Estou aqui para ajudar”
Deixem-me gozar esta utopia…
18 Janeiro, 2017 at 20:01
Para haver um happy ending no Sporting so se mudares o clube para a Tailândia (contou-me um amigo)
18 Janeiro, 2017 at 21:07
Ahahhahahah
18 Janeiro, 2017 at 23:01
Aposto o teu direito em como isto é possível.
É que o esquerdo já foi.
18 Janeiro, 2017 at 20:07
Como jogador mais interessante dos emprestados nomeio… Chaby!!!!
18 Janeiro, 2017 at 20:18
Vermelho directo para um defesa do Sporting…
Pareceu- me muito forçado…
Mas trata-se do carnide..
E tudo é admissivel…
SL
18 Janeiro, 2017 at 20:23
Pareceu-lhe forçado, Max?! É uma expulsão inacreditável. Puta que pariu as papoilas saltitantes e o cabrão do apitadeiro que anda lá dentro!
18 Janeiro, 2017 at 20:31
Bolas. A SportingTV não dá repetição do lance da entrada de um jogador de Benfica já amarelado sobre o nosso “keeper.” Parece que estão a proteger o Benfica!
18 Janeiro, 2017 at 21:22
Já devias saber que a Sporting TV é, genericamente falando, uma TV low cost. E concordo, é chato pormenores como esses falharem com uma certa frequência.
Ainda assim, já muitos milagres se conseguem com os (relativamente) poucos meios que temos. Devagar, se vai ao longe, como se costuma dizer.
18 Janeiro, 2017 at 21:36
Será mesmo efeito de “baixos custos” ou haverá por ali alguma incompetência também? É que, apesar de tudo, deram repetições de outros lances. Já para não falar no comentador da SportingTV a afirmar, por duas vezes dentro dos últimos cinco minutos: “o Benfica tem n minutos para pelo menos chegar ao empate.”
Só dava vontade de perguntar: e quantos faltam para V.Exa. apanhar um valente pontapé no cu?
19 Janeiro, 2017 at 10:58
Se calhar, o comentador, um tal de Peres, até pode ser tasqueiro, e um gajo com quem até simpatizo, todavia parece-me aquém na sua função. Já me irritei imensas vezes com os seus comentários às partidas.
18 Janeiro, 2017 at 21:33
Este último parágrafo….
Que bela MERDA, diga-se…
18 Janeiro, 2017 at 21:38
Sendo a (dita) merda o quê ao certo?
18 Janeiro, 2017 at 21:40
O último parágrafo…
18 Janeiro, 2017 at 21:44
A última frase, quererás tu dizer. O meu comentário tem um só parágrafo.
18 Janeiro, 2017 at 21:49
No meu tlm não aparece assim.
Mas pronto… Que bela MERDA a última frase!
Lê em voz alta 10 vezes, e depois diz-me se isso é coisa q se pense, mais ainda neste momento.
18 Janeiro, 2017 at 21:58
Então diz lá que deveria eu ter pensado da omissão?
Desculpa mas a SportingTV faz-me lembrar um célebre adágio de putas: quem não tem competência, não se estabelece.
A nossa TV é péssima. Sobra em boa vontade o que falta em capacidade.
18 Janeiro, 2017 at 20:31
O que para mim se deve fazer é começar a trabalhar a próxima época tendo por base a atual situação. Apostar em jovens da formação com alguma bagagem competitiva é importante como planeamento futuro do plantel. Libertar o caro entulho e ganhar alguns trocos entretanto para boa sáude financeira.
Impôe-se a JJ que se reinvente taticamente. O 4-4-2 já está muito batido e debatido na esfera futebolística, temos analistas de jogos com blogs algo conhecidos a servirem os adversários de ideias como anular o futebol ofensivo do Sporting.
Dado o atual plantel (com alguns ajustes que mencionarei mais à frente), temos que ajustar a nova tática. Eu proponho um 4-2-3-1 com um meio campo a três mas sem um trinco puro pois William não tem essas características (é mais contrutor de jogo com responsabilidades defensivas). Isto permitiria, entre várias coisas, o libertar da pressão e de esforço físico submetida à nossa dupla atual, que teria mais um jogador perto para fazer compensações e dividir funções. Eu creio que neste momento, Bruno César pode ser esse terceiro elemento, um médio mais ofensivo mas que tem noções de equilíbrio, com remate e passe acima da média, com um perfil de decisão bastante bom. Com o 4-2-3-1, exige-se igualmente mais velocidade nas alas e extremos mais junto às linhas. Na minha opinião, Gelson Martins já tem essa característica mas não temos ninguém para o lado esquerdo. Eu gostava que o Iuri fosse chamado de volta para ocupar a posição de extremo esquerdo; a equipa ganhava cruzamentos de qualidade, bolas paradas e velocidade através de Iuri, para além da invejável qualidade técnica que permiteria posse de bola e passes de ruptura. E como estes extremos teriam menos responsabilidades defensivas, o jogo deles subiria um patamar significativo. E como a equipa teria extremos mais agressivos ofensivamente, seria importante que houvesse um equilíbrio posicional, o que obriga a que os laterais não subissem tanto no plano ofensivo – pelo menos até à linha de fundo como agora -, providenciando uma melhor solidez defensiva pois não deixariam tanto espaço nas costas (quantas vezes Jefferson ou Marvin são comidos com bolas nas costas? Pois..). Muitas das dinâmicas do 4-4-2 atual seriam mantidas como a construção a três, o apoio posicional a três em relação à bola, entre outras. Isto são só algumas ideias superficiais mas que podiam dar outra vida ao futebol do Sporting..
Em termos de mudanças de plantel, e com os fatores de emagrecimento e de preparação da próxima época, proponho as seguintes alterações:
Saídas de Jefferson, Marvin, Petrovic, Paulista, Elias, Meli e Markovic. (7)
Entradas de Jonathan Silva, Empis, Francisco Geraldes e Iuri Medeiros. (4)
Plantel:
GR: Rui, Beto, Jug
DD: Schellotto, Esgaio
DE: Jonathan Silva, Empis
DC: Coates, Semedo, Oliveira, Douglas
MD: William, Palhinha
MC: Adrien, Geraldes
MO: Bruno César, Bryan Ruiz, Alan Ruiz
ED: Gelson, Campbell
EE: Iuri, Matheus
PL: Bas Dost, Castaignos, André
Bruno César e Bryan Ruiz podem ser utilizados noutra posição. Alguns jogadores ficam porque não há muito dinheiro para comprar mais jogadores, mas André, Bryan, Jug e Douglas, entre outros, são para sair no fim da época. Empis entra como opção de suplente para a lateral esquerda e como óptica de futura aposta. Silva porque pior dos que agora estão não faz e porque ainda é jovem, pode evoluir e tem características importantes como velocidade e cruzamento. Geraldes numa óptica de aposta futura após a venda de Adrien. Iuri como aposta a titular efetiva, sem medo! Das saídas, só emprestava Paulista porque tem potencial e precisa de jogar, o resto é para vender/terminar empréstimo. Gauld precisa de continuar a jogar e no plantel principal ainda não tem lugar. André Geraldes não tem qualidade suficiente para jogar na equipa principal na minha opinião. Pedro Marques seria uma boa opção para incluir no plantel principal se André for vendido mas creio que não seria bom ser terceira opção neste momento, é preferível ganhar mais bagagem competitiva na equipa B.
Comentem por favor, e quem achar disto algo com valor, que faça chegar às pessoas que relamente mandam.
18 Janeiro, 2017 at 21:22
concordo com tudo
19 Janeiro, 2017 at 9:43
concordo tb
18 Janeiro, 2017 at 20:34
Aliás o homem tem a mão leve para os cartóes.. .
Abr e SL
18 Janeiro, 2017 at 20:38
Cada falta…sai cartão …
Isto é um exagero…
SL
18 Janeiro, 2017 at 20:46
Há uma serie de ex jogadores leoninos a jogar bo carnide…
5 minutos de prolongamento…
É verdade que tivemos o nosso redes magoado…
Mas ” compreende-se” pode ser que assim empatem..
Estou mesmo ” ser fanático”…
SL
18 Janeiro, 2017 at 20:49
Mais um vermelho para um dos nossos…
SL
18 Janeiro, 2017 at 20:50
Ganhámos ..
9 contra 11
Sporting Sempre…;
SL
18 Janeiro, 2017 at 20:51
Esta a ser uma batalha campal ou é mais um broche que gosta do sentir o apito na boca?
18 Janeiro, 2017 at 20:56
Não foi muito violento mas houve várias entradas fora de tempo.
Gostei muito do nosso central Fábio Djaló, ainda com idade de juvenil.
19 Janeiro, 2017 at 10:59
Não é Fábio Djaló, mas sim Tiago Djaló.
18 Janeiro, 2017 at 21:02
Pareceu-me mais um exagero do apitador…
Abr e SL
18 Janeiro, 2017 at 21:30
Passaram os vouchers…
Assumiram-se ou Brochers???
18 Janeiro, 2017 at 20:51
Agora é hora de contar espingardas, unir as tropas e com esforços, juntos partir para o resto da guerra que nos falta.
Só aqui faz falta quem realmente tem atitude e quer realmente vencer. Muitos não sabem sequer a honra que têm em vestir tal camisola na vida.
Da nossa parte, dos adeptos, sei que a fazemos e vamos continuar a fazer até ao último minuto com a equipa. Resta agora ao treinador e jogadores fazerem o mesmo que nós dentro de campo.
É fazer muito mais e melhor para não ficarmos dependentes de outros factores que nos podem prejudicar.
Há muita gentinha de merda dentro e fora do clube que nos quer assim.
Mas eu acredito que é ainda possível alcançar o obectivo número 1 da época. É difícil mas é possível. Precisam é de mudar de atitude já hoje.
18 Janeiro, 2017 at 21:00
Nem com 9 nos conseguiram ganhar.
E dizem eles que são a melhor academia … só se fôr no Dubai.
18 Janeiro, 2017 at 21:11
Alexia, viste o jogo? Vamos ver onde estão os “meninos” (de ambos os lados) que jogaram hoje. Resultados nos escalões de formação são, para mim, totalmente irrelevantes.
18 Janeiro, 2017 at 21:14
Aqui, estamos de acordo. Ganhar é sempre bom. Mas o que faz a formação é aquilo que posteriormente se consegue aproveitar e projetar. Tudo o resto é mera comparação de pilinhas.
18 Janeiro, 2017 at 21:27
Para não emporcalhar este post, agradeço que vá ao anterior e veja o que lá plantei relativamente aos “lobos com peles de cordeiro”…
18 Janeiro, 2017 at 21:33
Já li. A minha resposta:
18 Janeiro, 2017 at 21:58
Traste!
18 Janeiro, 2017 at 22:02
Calma, jmfs. Convém à nossa saúde (de quem já anda nisto há muitos anos) jogarmos por aqui permanentemente entre dois aforismos (contrários): o hábito faz o monge e o hábito não faz o monge.
Através dos nicks, somos todos personagens. Às vezes de óperas bufas.
Um abraço amigo.
18 Janeiro, 2017 at 22:20
Obrigado, Gregor. O problema é mesmo a saúde e o estado em que fiquei. Queria ver o jogo dos juniores em sossego, os dois trastes (o outro foi o árbitro) tal não permitiram.
Um abraço
18 Janeiro, 2017 at 21:28
É verdade que essa projecção não é exclusivamente ditada pela valia dos jogadores. É importante saber promovê-los e sobretudo estar ligado aos canais certos dessa promoção. Como diria o outro, anda tudo ligado. Para rendibilizarmos a Academia ao máximo importará também rever a relação com agentes e empresários da bola. Podemos não gostar deles, mas são, no futebol actual incontornáveis.
18 Janeiro, 2017 at 21:43
Depende do que se entende como “rever”. Usar os agentes como chulos, como andam a fazer os rivais, muito obrigado, mas não. Ainda me lembro do Carnide dos 90’s para saber como a coisa irá acabar, por muitos títulos que ganhem.
18 Janeiro, 2017 at 21:47
Até ver, isso é “wishful thinking.” Também tomara que acabassem mal mas o que se vê é um domínio crescente (hoje sufocante) do futebol português e carreiras bastante razoáveis nas competições europeias.
P.S. Garanto que ninguém detesta mais o Mendes do que eu. Não é uma aliança a esse escroque que propugno.
18 Janeiro, 2017 at 21:55
A UEFA já revelou parte da coisa. A imprensa avençada de cá, como é óbvio, tratou logo de pôr paninhos quentes na coisa e arranjou mais carvão, com o disparate sobre o Coates. Mas já foi um aviso. Tímido, mas foi.
Depois, deixa os espanhóis entalarem o Mendes (e vai acontecer) e verás os passarinhos a cantar! Aliás, é isso e os resultados da auditoria do Sporting ficarem concluídos, com provas cabais. Cada vez estou mais convencido que não são só alguns dos ex-membros das Direções a irem dentro, mas também figuras externas…
18 Janeiro, 2017 at 22:04
Dentro, dentro, bem e definitivamente “aviado,” era o Vieira. Mas esse, enquanto presidir ao “Portugal, do Minho até Timor,” beneficia de imunidade diplomática absoluta.
18 Janeiro, 2017 at 22:33
Eu acho que esse é um dos grandes erros que se anda a cometer: achar que é o Orelhas quem mexe os cordelinhos. Não é: é o Mendes. Uma pessoa só tem de se lembrar do que Pippo Russo disse ao Notícias ao Minuto: Jorge Mendes tem mais poder que a própria FIFA.
E não é preciso pensar muito para perceber como é, efetivamente, o Mendes quem decide tudo. Basta pensar nos habituais carrosseis das transferências dos jogadores dele ou, lá está, nos clubes da órbita dele. Modo geral, acabam por ser quase sempre os mesmos sítios, com trajetos muito semelhantes. Já para não falar na facilidade com que os jogadores dele ou da órbita dele costumam chegar com tanta facilidade às Seleções Nacionais, mesmo que pouco tenham feito para lá chegar – e não é só a portuguesa. Uma coisa destas só se alcança com muito poder conquistado e muito favor cobrado – isso significa dirigentes estrategicamente colocados/influenciáveis e media amestrados.
Mas isto já se sabe que impérios do Mal acabam sempre por ser destruídos. Veremos se o que está a acontecer em Espanha não será o princípio do fim dele e de muita gente no futebol mundial – isso mesmo, mundial, não só português!
18 Janeiro, 2017 at 22:56
Ricardo estou cansadinha de dizer isso em todo o lado … o busilis da questão é o JMendes, a cabeça do polvo.
Mas tenho esperança que o fisco Espanhol e apanhe, nuestros hermanos não brincam.
18 Janeiro, 2017 at 23:11
* o apanhe.
Ahh e aproveitar para te dizer que gosto de te ler. 😉
Gosto de malta sem papas na lingua e que chama os bois pelos nomes.
18 Janeiro, 2017 at 21:38
Mas é melhor ” o hábito” das vitórias…!!
SL
18 Janeiro, 2017 at 21:16
Vi 20m do final da 1ª parte e os 1ºs 15m da 2ª parte.
18 Janeiro, 2017 at 21:25
E (o que é que achaste)?
P.S. Quando vejo jogos dos escalões de formação o meu foco é sempre nas individualidades.
18 Janeiro, 2017 at 22:57
Do que vi achei que os miudos até jogam bem, gosto especialmente do miúdo dos caracois loiros, já tenho reparado mais vezes nele quando vejo alguns jogos.
O GR também é jeitosinho.
19 Janeiro, 2017 at 11:00
Quem, o Miguel Lopes? Epá, com tanto jogador promissor foste logo avançar esse? Era o que dava mais nas vistas pela sua cabeleira farfalhuda? Hehehehe.
18 Janeiro, 2017 at 21:26
Agradeço à Vodafone não ter ManhaTV (não perdoo a ausência da “minha”TV!)…
Agradeço a mim mesmo não ligar um caralho aos city lions q aparecem como cordeiros sonsos…
Agradeço a mim mesmo poupar-me de ler um bom chorrilho de asneiras neste espaço…
Agradeço ao BdC não mandar tudo para a real puta que pariu por causa dos amnesicos…
Agradeço a mim mesmo ter a força de ter ido trabalhar com um cachecol do GRANDE sem me esquecer que é este quem de facto interessa…
Agradeço a mim mesmo manter o lema do “zero ídolos”, torna tudo mais fácil…
Agradeço ter resposta pronta a todos aqueles que pensam q podem gozar com o SCP à minha frente e poder gritar-lhes na cara o orgulho de sentir fazer parte do clube puxando do meu green card de associado…
Agradeço a mim mesmo não ser um menino e acreditar piamente nos valores q o Sporting me transmite e que são “apenas” o seu lema…
#eutambemsouosporting
18 Janeiro, 2017 at 21:37
+1
Abr e SL
18 Janeiro, 2017 at 21:55
+1
18 Janeiro, 2017 at 22:00
+1
18 Janeiro, 2017 at 21:57
É sempre um prazer ler os post’s do LdP e diria que até à data nunca houve algum onde eu pensasse de maneira diferente.
Vou deixar também os meus quinhentos em relação àquilo que acho que se passa.
O que se passa na verdade lá dentro não sei, portanto só posso falar daquilo que me parece de fora.
Futebol jogado:
Depois do jogo de Madrid creio que não houve mais nenhuma exibição digna de memória. Temos um problema no meio campo, J Mário saiu e não tivemos ninguém que o substituísse à altura. Gelson está numa grande forma, mas é um jogador completamente diferente.
O meio campo está completamente desinspirado, Adrien falha muitos passes e não está com a movimentação que é normal dele, WC já não faz passes de ruptura, pouca circulação. O futebol do Sporting reduz-se a bola na lateral e cruzamento para Bas Dost ! (este é um verdadeiro reforço)
Os reforços no início de época faziam sonhar alguns, mas nenhum deles rendeu o esperado (Campbell, Markovic, Alan, André, Elias) e isto é uma grande facada!
É o mesmo que uma empresa que quer dar o salto, contratar novos funcionários e nenhum deles aguentar a pedalada.
Não podemos rejeitar todos os reforços quando nem sequer os vimos jogar! Markovic, André e Elias, completos erros de casting, não estão a render. Petrovic era escusado. Meli gostava de o ver jogar mais tempo, Alan precisa de ser apertado, Douglas não é um mau central, Zeeg e Jefferson não têm qualidade para o Sporting, Schellotto é só de consumo interno. Castaignos é interessante, deveria jogar mais tempo.
Nas laterais incorreu-se no erro do ano passado e não nos reforçamos. É preciso analisar a formação com menos verde nos óculos, nem todos são craques ! Alguns são craques de cabeça outros são craques de técnica, se apanhar-mos um jogador que seja os dois é jogador de nível mundial (Francisco Geraldes).
Ex: Esgaio não serve para titular de um clube como o Sporting (clube que quer lutar por todos os títulos), pode servir como suplente. Ruben Semedo é bom, mas precisa de melhorar outros aspetos. Lateral esquerdo é urgente, tentar o Jonathan.
A minha solução para o meio campo seria Geraldes e Gauld, no lugar de Bryan e Alan.
Equipa Técnica:
Considero JJ o melhor treinador português (só não o é neste preciso momento porque parece algo perdido), seguido por Paulo Fonseca. Jorge Simão é muito interessante.
O ego de JJ levou a melhor sobre ele, ele deixa-se inchar, mas não sabe quando parar e depois acaba por rebentar. Os jogadores não me parecem comprometidos, não sei se com o treinador ou o projeto, mas o treinador faz parte do projeto e o projeto é do clube, logo não estão comprometidos com o clube.
JJ teve todos os seus pedidos, mas estes já eram antigos, devia ter atualizado a lista de pedidos, Markovic já foi bom, Elias já foi bom, Douglas já foi uma grande promessa, agora é só mais um jogador, Campbell uma eterna promessa, André já foi promessa … e por aí fora.
O Sporting precisa de jogadores inteligente e criativos e falta muito disso na equipa.
Direção:
De facto o clima de “guerrilha” serviu para unir tropas e esforços, mas também é preciso adaptar o discurso e por vezes seguir a corrente da maré.
O falar constantemente do Benfica só os faz inchar mais o orgulho, eles não se enxergam. Esta política já foi usada, talvez seja hora de mudar. Andar sempre a falar perde o impacto de quando se fala, um pouco como a história do Pedro e do Lobo
Contratar um diretor desportivo que perceba de futebol, melhorar o scouting e contratar com mais cabeça.
O presidente precisa de se rodear de pessoas que percebam de futebol e não de golpes de teatro. De marketeers da treta.
Acho que ganhar no campo é melhor do que ganhar fora dele e é nisso que o Sporting se devia de focar. Se é prejudicado demonstrar isso, mas se jogam mal, mesmo que sejamos prejudicados, ninguém vai dar valor a isso.
19 Janeiro, 2017 at 0:42
Grande opiniao!!
Faltou desfazeres o mito que o Sporting nao aposta na formacao!
Alguns falam que nao ha projeto simplesmente porque nao o entenderam ainda!
Simples e direto, o que falhou foi uma brutal falha nas contratacoes!
O scouting para seniores do Sporting tem de ser reforcado e muito!
18 Janeiro, 2017 at 22:01
Só sei que nada sei.
18 Janeiro, 2017 at 22:30
Grande post, LP. Com o desassombro e a coragem que alguns não têm…
18 Janeiro, 2017 at 23:25
Muito bom texto.
Falas na velha máxima do futebol, deixa-me reformular tendo em conta o que penso do nosso Sporting:
Nem tudo está bem qd se ganha, nem tudo está mal qd se perde.
Depressa atingem os objectivos aqueles que ganhando ou perdendo têm a humildade e inteligência para uma análise séria do momento.
Que BC tome a melhor decisão. Estou com ele.
18 Janeiro, 2017 at 23:28
Off:
Vi o jogo todo dos putos, caminhada fantástica nesta liga embora as fases finais tragam sempre surpresas.
Vitória justíssima, putos com muito valor, primeira expulsão ridícula mas segunda justa. Meia hora com 10, uns segundos com 9, aguentámos bem.
18 Janeiro, 2017 at 23:34
O Tiago Djaló faz-se.
19 Janeiro, 2017 at 9:47
Tiago Djaló – do que vi gostei muito. Não é espalhafatoso como o das caracóis loiros que a Alexia referiu 🙂 mas tem um excelente posicionamento, acompanha bem na marcação, comanda bem a defesa e parece rápido. Não tive oportunidade de perceber o seu jogo de cabeça. A rever, já que foi a primeira vez que o vi jogar.