O jogo com o Porto deixou-me com um misto de sentimentos, por um lado a frustração enorme de ficar com a sensação de que poderíamos ter feito um outro resultado e que não o fizemos, em grande parte, por erros próprios, por outro lado, olhei para os nossos jogadores no final do jogo e vi que aquilo que tinham para dar, deram, sobretudo, na 2ª parte, não chegou para o objetivo, mas houve esforço e entrega. Não gosto de vitórias morais, nem considero que este jogo tenha sido um destes casos, mas não me sinto com moral de pedir mais a quem deu tudo.
No domingo, ainda um bocado lixado, pus-me a ver um dos meus filmes favoritos, “O Último Samurai”, protagonizado por Tom Cruise. Não sei se conhecem, caso não conheçam recomendo vivamente é de uma beleza extraordinária e com uma mensagem muito forte. Para quem desconhece, neste filme, Tom Cruise assume o papel do Capitão Nathan Algren, um homem quebrado mentalmente, por uma série de atos cometidos no seu passado. O Capitão Algren, é contratado pelo 1º Ministro japonês para treinar o exército daquele país que se encontra sob a ameaça dos samurais, comandados pelo General Katsumoto, que é um homem extremamente respeitado no Japão. Para que percebam o contexto do que vão ler a seguir, digo apenas que o Capitão Algren acaba capturado e é levado como refém para a aldeia de Katsumoto, para saberem o resto da história terão de ver, acreditem que vale a pena.
Há uma cena em especial que quero destacar, já a vi diversas vezes, mas desta vez houve algo de diferente nela, e acabei por associá-la, sem saber bem porquê, ao meu estado de espirito. A cena em questão, é um combate singular entre o capitão Algren e um dos samurais de Katsumoto.
Algren sabe que não tem hipótese de vencer, o samurai é muito mais habilidoso que ele, mas mesmo assim enfrenta-o, no entanto, acaba derrubado com facilidade… mas para espanto de todos os que assistem, levanta-se de novo… e volta a ser derrubado, desta vez, com uma violência ainda maior mas, mais uma vez, volta a levantar-se apenas para voltar a ir ao chão, e assim continua até Algren perder as suas forças. O porquê de ele se levantar, fica ao critério do espetador, pode ser por uma questão de honra, pode ser por uma questão de desafio, pode ser por uma recusa em se vergar, ou então pura estupidez, confesso que não sei, mas mesmo tratando-se de uma obra de ficção, existem certas semelhanças entre aquilo que está representado nesta cena e o nossa forma de encarar o que resta da época.
Neste momento, estamos como o capitão Algren, fomos derrubados com violência, animicamente estamos de rastos, temos pela frente dois adversários mais fortes que nós e a perspetiva de atingirmos o nosso principal objetivo é quase zero. No entanto, apesar de tudo isto, não deixo de pensar que há uma escolha que cada um de nós terá de fazer individualmente…Podemos ficar no chão e resignar-nos de que a época acabou, não há mais objetivos que possamos conquistar e que é irrealista pensar noutra coisa que não num terceiro lugar, na melhor das hipóteses.
Ou então, podemos fazer como o capitão Algren, voltarmos a pôr-nos de pé, sabendo de antemão que existem grandes possibilidades de nos derrubarem novamente, sabendo que dificilmente vamos vencer, mas mesmo assim arranjamos forças para nos levantar seja porque existe uma camisola para honrar, seja porque nos recusamos a vergar, seja por pura estupidez, não importa, o que importa é que nos continuamos a agarrar a uma pequeníssima esperança que nos diz que só acaba quando perdermos as forças.
Qualquer que seja a vossa escolha, é perfeitamente válida, legitima e, sobretudo pessoal, não têm de a partilhar com ninguém, pois isso não fará de vós melhores ou piores Sportinguistas, aliás, já é mais do que tempo de acabar com medições de sportinguismo aqui na Tasca. A única coisa que esta escolha fará, é dar-vos, de certa forma, alguma aceitação ou paz interior, se preferirem, para encarar o que resta do campeonato. Eu já fiz a minha escolha e independentemente da forma como o campeonato se desenrolar, estarei de consciência tranquila, com o nosso clube e, principalmente, comigo mesmo.
VIVA O SPORTING!!!!!!!!!!!!
TEXTO ESCRITO POR Green Oasis
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
8 Fevereiro, 2017 at 11:16
Honra….Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, Sporting!!!
8 Fevereiro, 2017 at 11:17
É por isso tudo que escreves… que dia 18 de Fevereiro (Sporting – Rio Ave 20:30) faço questão de estar em Alvalade!
Mais do que nunca …. a Onda Verde não pode quebrar… até porque um Leão é da raça que nunca se vergará!
P.S. Grande Filme!!
8 Fevereiro, 2017 at 11:25
[…] Qualquer que seja a vossa escolha, é perfeitamente válida, legitima e, sobretudo pessoal, não têm de a partilhar com ninguém, pois isso não fará de vós melhores ou piores Sportinguistas, aliás, já é mais do que tempo de acabar com medições de sportinguismo aqui na Tasca. »
Não retirando mérito ao todo do teu texto, agradeço-te especialmente o reforço desta mensagem
8 Fevereiro, 2017 at 11:31
Não se admite Cherba, ia mesmo agora destacar essa parte do texto e tu antecipaste-te. Não se admite! ☺
Granda posta Green Oasis!
8 Fevereiro, 2017 at 11:45
Caríssimo, quem tem de agradecer sou eu por publicares mais uma posta minha.
Torna-se complicado ás vezes vir cá e ter de estar preocupado em desviar-me dos copos e pratos que voam pelo ar, quando uma pessoa só quer beber um café e trocar um ou dois dedos de conversa com um ou outro tasqueiro.
Não sei se o reforço da mensagem servirá de alguma coisa, mas confesso que estou cansado de guerras aqui no espaço.
8 Fevereiro, 2017 at 12:16
Parabéns!
SL
8 Fevereiro, 2017 at 11:31
Grande texto, grande filme, grande mensagem!
“Nós somos de uma raça, que nunca se vergará, por um Leão que caír outro Leão se levantará!”
a mensagem também passa por aqui, aliás, que outro clube no mundo que passasse pelo que já passámos, tería adeptos como nós a encher estádios por onde a equipa passe??? qual?
8 Fevereiro, 2017 at 11:32
Por uma questão de Honra e por sermos Sporting Clube de Portugal, temos de continuar a exigir entrega em todos os jogos, por parte dos jogadores, e luta pela vitoria.
Após a derrota de Sábado, fiz questão de na segunda, logo pelas 8h, ir actualizar as cotas. (por desleixo estavam alguns meses em falta).
Isto para mostrar que apesar de estar triste, com o estado actual, o relacionamento mantém-se sólido.
E claro para votar no BdC no próximo acto eleitoral.
PS. Grande Filme
PS2. Grande Banda Sonora ( Hans Zimmer)
8 Fevereiro, 2017 at 11:34
Ainda ontem estive a ver o jogo. É inacreditável que mesmo na primeira parte, apesar de não termos sido tão avassaladores em oportunidades de golo, fomos sempre a equipa que mais vezes jogou no campo do adversário. Só revi até ao minuto 38 da partida e recordo-me do remate do Matheus, em zona frontal, que não passou muito longe da baliza, lembro-me de uma boa jogada individual do Bryan Ruiz que culminaria num remate forte que foi travado com o corpo por um jogador adversário e por fim, aquele cabeceamento travado com uma defesa difícil do Iker, no entanto – sabe-se lá porquê – Hugo Miguel viria a marcar falta ao Semedo.
Levamos com dois baldes de água fria. Logo ao 5 minutos, num lance que resulta de um cruzamento sem convicção do Galgo. O guarda-redes apanha a bola faz rápida a reposição para a zona do Marvin. Dois a três toques e golo. Quanto estávamos a tentar chegar ao empate: ZÁS. Mais uma jogada de transição rápida e pimba!
O Matheus Pereira não jogou assim tão male como muitos querem fazer querer. O problema do brasileiro foi o Marvin nas suas costas.
E sim, vi o filme e recordo-me perfeitamente da cena do Capitão Algren. Nunca percebi como é que lhe passou o inchaço na cara depois de ter sido sovado daquela forma.
Gostei do texto 🙂 o Green Oasis é o BdC. Desconfio. O nosso presidente também gosta muito de filmes.
8 Fevereiro, 2017 at 11:40
Os adeptos leoninos presentes nas bancadas do Ladrão nunca deixaram de incentivar a equipa. Foi um apoio brutal. Acreditem!
8 Fevereiro, 2017 at 11:47
E claro, o primeiro amarelo saiu para um jogador do SCP. Não é novidade. Este padrão é óbvio. Depois de ter perdoado várias entradas perigosas a jogadores do putedo (Alex Telles (x2) e Maxi Cacete) mostrou cartão ao Marvin por uma falta banal.
8 Fevereiro, 2017 at 11:55
A equipa leonina lutou sempre com grande seriedade.
Não sei porquê mas quando li o título pensei que fosse um texto sobre o Capitão Adrien.
É que no Ladrão ele foi um bravo capitão. Lutou como um leão na pressão, nas recuperações. Conduziu várias vezes com sucesso alguns dos nossos ataques e, acima de tudo, ainda teve tempo de impor respeito ao adversário que foi muitas das vezes rasteiro com os nossos. Maxi Cacete, Alex Telles, Fernando, Corona. só para citar alguns, tentaram por várias vezes intimidar os nossos miúdos (Gelson em especial) não só com entradas duras mas igualmente fazendo uso da intimidação verbal. Observei por mais de uma vez tentativas de tirarem do sério o Alan. E é aí que surge o Adrien. Tenta sempre proteger os mais novos. Nesse aspecto o William fica-lhe bem distante. Eu gosto de capitães com o perfil do Adrien em campo. O Coates também me parece um gajo que não se deixa ficar quando sente que pisam o risco.
8 Fevereiro, 2017 at 11:59
Para quem gosta de observar detalhes… o Brahimi até se espumava com o talento do Gelson. Aqueles bonecos de azul e branco até se borravam sempre que viam o Gelson com a bola no pé. Quando entrou o Podence foi o pánico na defesa do fêcêpê. Mais uns minutos e o Bimbo da Bosta podia sentir-se mal com alguma daquelas diabruras dos nossos criativos made in Alcochete.
PQP… como vocês já devem ter reparado ainda não estou recomposto daquele jogo…
Mas hoje, em andebol, eu «vingo-me» desta enorme frustração.
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
8 Fevereiro, 2017 at 14:20
Bem melhor ao que parece :), eu também revi o jogo só para ter a certeza que não tinha visto o jogo errado.
Green Oasis grande posta. Um Homem não está derrotado por ir ao chão…apenas quando se recusa a sair de lá.
S.L.
8 Fevereiro, 2017 at 11:44
“Nunca percebi como é que lhe passou o inchaço na cara depois de ter sido sovado daquela forma.”
esqueceram-se de colocar um separador no filme a dizer – “uma semana mais tarde”
8 Fevereiro, 2017 at 11:47
Eu estava a brincar 🙂 hehehehe
8 Fevereiro, 2017 at 11:49
eu sei italiano, eu também 😉
8 Fevereiro, 2017 at 11:44
o Matheus foi dos três gajos que mais e melhor pressionou alto
8 Fevereiro, 2017 at 11:52
Não men, o BdC agora está mais elegante que eu 🙂
De vez em quando tenho é umas ideias idiotas e espeto-as aqui.
Sabes que os americanos são sempre gajos muita rijos nos filmes, olha o Chuck Norris, o Stallone ou o Schwarzenegger, metes os gajos com uma metralha nas mãos, largas os gajos no mato e eles limpam com um país sozinhos.
8 Fevereiro, 2017 at 11:54
eles pensam que sim, por isso choraram no Iraque
pensavam que chegavam lá e os iraquianos cagavam-se todos, porque pensavam que eram só Rambos a desenbarcar.
Americanices bacocas…
8 Fevereiro, 2017 at 11:58
eheheheh a mania das superioridades dá nisso…ás vezes chocam de frente com a realidade
8 Fevereiro, 2017 at 12:02
ehehehe é mesmo Green, e já agora parabéns pelo magnifico post!
SL
8 Fevereiro, 2017 at 12:38
Obrigado Mário 🙂
8 Fevereiro, 2017 at 11:56
Ah ouvi um argumento que o Matheus tinha sido invenção do JJ…não achei nada, foi um gajo destemido que quando podia tentava ir para cima do Maxi, o problema é que o Marvin dava pouco apoio e o Matheus acabava por ter o Maxi e o Corona pela frente.
Em contrapartida, gostei do Esgaio na LE, entrou sem medo, ajudou no ataque, não complicou a defender, por mim não mexia mais até ao final da época.
8 Fevereiro, 2017 at 12:07
O Matheus a esta altura do campeonato já devia ter mais minutos nas pernas. É incompreensível que tenha jogado tão pouco. Por isso é que me surpreende a sua titularidade.
Ele (JJ) refez todo o lado esquerdo da nossa equipa. O Marvin já tinha sido «dispensado» e surgiu a titular no onze, depois de vários jogos afastados da equipa.
8 Fevereiro, 2017 at 12:23
Tem paragens só pode ou anda a jogar fm
8 Fevereiro, 2017 at 11:42
Texto inspirado do Caro Green Oasis, o qual agradeço.
Época perdida. Campanhas desastrosas nas competições.
Mantenho o mesmo espírito de sempre (sim, incluindo a época em que terminamos em 7º): sempre que vejo os 11 jogadores a entrar em campo é na esperança e convicção que vão ganhar o jogo. Todos os jogos. Mesmo que tal não aconteça, que deêm o máximo e que dignifiquem o emblema da sua camisola.
SL
8 Fevereiro, 2017 at 12:02
Off-topic ou não:
Encontrei a minha camisola do William Douglas da Hummel com a publicidade Nissan e número 8 nas costas, enfim…é uma Vintage hoje em dia e está praticamente nova.
Que orgulho ter mais de 40 camisolas oficiais do Sporting, praticamente de todas as épocas, é uma felicidade quando as contemplo.
Nas piores épocas e nos piores resultados ou mais marcantes, vou dar uma vista de olhos pelas minhas camisolas que estão guardadas religiosamente e penso em tudo de bom que vivi com elas, posso dizer que todas elas tiveram uma conquista, seja de titulo nas mais variadas modalidades ou vitórias saborosas e se nessas altura que as preciso de rever me sinto triste ou revoltado, quando fecho de novo a gaveta, sei que estão ali pedaços da nossa honrada e grandiosa história.
Vou-te Amar sempre, meu Sporting!
8 Fevereiro, 2017 at 12:19
O único problema nessas camisolas vintage é encolherem, algo acentuado nos últimos anos.
8 Fevereiro, 2017 at 12:47
encolherem? como assim?
As minhas estão impecáveis, nem encolhem, nem esticam ehehehehe
8 Fevereiro, 2017 at 13:34
O Nuno crê que comer não engorda.
8 Fevereiro, 2017 at 14:23
ahahahahahahah excelente JVL
8 Fevereiro, 2017 at 14:27
Que insinuação é essa????
Atão??
Continuo a defender que é problema do vestuário, ou a máquina a ser colocada a temperaturas demasiado elevadas.
8 Fevereiro, 2017 at 12:25
quanto é que queres por essa camisola?!?
8 Fevereiro, 2017 at 12:46
ahahahahah Cherba, esta foi-me dada pelo Douglas, William Douglas, de certeza que a queres comprar?
8 Fevereiro, 2017 at 13:26
tinha mais uma desculpa para continuar a jogar sem caneleiras. E a camisola já nem te serve, pá 😀
8 Fevereiro, 2017 at 13:48
Oh Cherba, ou estás a confundir -me com o Assentador ou estás a confundir o Douglas com o Dominguez ahahaha
8 Fevereiro, 2017 at 12:03
Há uma coisa que mantém em alta o meu optimismo…
É a convicção de que esta época…
Ainda vamos ter muitos momentos que nos ” Al(e)gren”…
Abr e SL
8 Fevereiro, 2017 at 12:09
“que nos ” Al(e)gren”…”
Max, simplesmente brilhante… Muito bom 😀
8 Fevereiro, 2017 at 12:14
o amigo Max com estes “trocadilhos” é um espectáculo, sempre TOP!
8 Fevereiro, 2017 at 12:46
Olá amigo Mário…
“Os tempos não têm sido faceis…temos que aliviar a pressão..”
(Estou melhor… o médico disse ontem que a recuperação está s decorrer. Só não sei quando “volto ao banco”…banco do autocarro que me leva a Alvalade é claro…)
Abr e SL
8 Fevereiro, 2017 at 12:50
Amigo, daqui a uma semana e meia de certeza que já está a caminho de Alvalade para ver o Sporting-Rio Ave
abraço e continuação das melhoras
8 Fevereiro, 2017 at 12:41
Beijinho para a amiga Leoa Ferrenha…
O Sporting…é a nossa inspiração…!!
SL
8 Fevereiro, 2017 at 12:47
Eu também sou um o capitão Al(e)green
8 Fevereiro, 2017 at 12:06
Excelente texto, e excelente analogia, já vi o “Último Samurai”, por mais do que uma vez, e confesso que é de uma beleza ímpar, o capitão Algren dá-nos uma bela lição a nível de “quedas e levantamentos”, independentemente de qtas vezes caírmos, outras tantas vamos ter que nos levantar, temos de acreditar, que até ao fim que tudo é possível…
SL
8 Fevereiro, 2017 at 12:09
Green Oasis:
Falta acrescentar que a partir desse dia o capitão passou a ser mais respeitado e visto com outros olhos por todos…. principalmente por Ujio Beheading .
Quanto ao que o faz levantar eu tenho uma opinião pessoal e um pouco diferente, mas isso também agora não é para aqui chamado.
Parabéns pelo belo texto…. Muito, muito bom.
8 Fevereiro, 2017 at 13:17
Quis poupar nos spoilers 🙂 Obrigado Leoa
8 Fevereiro, 2017 at 14:49
Spoilers???
Mas ainda existe alguém nesta planeta chamado Terra que não tenha visto este maravilhoso filme????
🙂
8 Fevereiro, 2017 at 15:00
É um crime grande, mas tenho de considerar essa possibilidade 😀
8 Fevereiro, 2017 at 12:10
Quando comecei a ler, pensava que ias pela metáfora aplicada ao JJ. Um capitão que foi soldado, rastejou como os menores do exército e conseguiu subir de graduação.
(- Tal como J, que andou por Amoras, Estrelas, Moreirenses etc. Não começou por um grande, muito menos por um Clube da 1ª liga. Teve que suar muito para lá chegar.)
Até que quando está forte, lidera o exército do imperador, é aniquilado pelo inimigo. Por muito que fizesse, ou resistisse, caiu sucumbido à sua inferiordade.
(-Por muito que custe admitir, o J está a levar no corpo. Mas a levar à séria. Seja pelos de dentro como pelos de fora. Tudo o que conseguiu serve apenas para lhe dar uns meses de benefício da dúvida.)
O capitão parou, pensou, evoluiu e regressou. Percebeu o lado certo e lutou por aquilo que acreditava. É certo que foi obrigado a este retiro mas se não percebeu a bem, o samurai fez perceber à força.
(Numa altura que estava tudo perdido, o J parou e pensou. As contratações, que foram suas, falharam quase todas e a estratégia de comunicação também. A arrogância está a sair-lhe cara e está complicado de dar a volta. O mês de janeiro parou e pensou bem! Assumiu o erro e desfez-se dos “reforços”. Imagino o que lhe deve ter custado admitir o fracasso. Chamou os meninos e vai ensinar-lhes! Está aprender à força, numa altura que pensava que tudo era fácil para si. Com estas decisões o J decidiu não desistir e quer mostrar que este caminho que fez não se perde em 1 ano. Não sei se vai conseguir, mas eu vou-lhe dar a oportunidade da dúvida. Não chegaste aqui por acaso, trata de mostrar COM HUMILDADE, como se ganha.)
8 Fevereiro, 2017 at 12:17
No filme o Capitão Algren junta-se ao até lá inimigo. Porque ambos reconhecem a honra um do outro, embora se saiba à partida que a luta é inglória e vai terminar em derrota. No futebol português não há honra.
8 Fevereiro, 2017 at 12:19
Sou o sócio 6309 do SCP pelo Sporting posso levar uma carga de porrada da policia como já levei ao pé da antiga porta 10 A ao dar ao dar um encosto no ex árbitro Rosa Santos depois de um roubo que ele nos fez contra o porto em Alvalade, mas porra esta estrutura tem dado tiros nos pés para cacete e não há quem resista a uma coisa destas, se isto continua não há defesa para ninguém e com outro presidente e treinador já tinha havido problemas graves no clube .Vi um jogo contra a Académica que empatamos 3 a 3 que o saudoso e Legenda Vítor Damas foi enxovalhado em Alvalade e por tudo o que fez pelo clube não o merecia.Não queremos situações destas no clube mas os reponsáveis têm de saber o que andam a fazer.
8 Fevereiro, 2017 at 12:59
Se és sócio à tanto tempo já devias ter percebido que não é a diminuir os nossos que lá chegamos.
E que neste momento tendo o melhor treinador e o melhor presidente de que me lembro ….
Só a nossa união poderá trazer as vitórias!
Também eu levei porrada dos dragões e na Holanda uma chuva de calhaus que poderiam matar um gajo!
E nem no tempo do Godinho, pensei, quanto mais escrever, o que já li aqui sobre este presidente e treinador!
E se não ganhamos há tanto tempo, com diferentes presidentes e treinadores…. está na hora de Nós sócios e adeptos, repensarmos a nossa atitude perante o nosso clube!
Eu claro que dou como o capitão do filme!
Por maior que seja a broa… ( e já levei algumas na vida )…. tendo sempre a levantar me!
8 Fevereiro, 2017 at 14:07
Eu sei que é com fidelidade que o Sporting realiza os nossos sonhos por isso comprei todas as gameboxes que o clube tem, se Deus quiser hei-de estar hoje no Areeiro. agora pôr as mãos no lume
não ponho por ninguém.
8 Fevereiro, 2017 at 12:19
Ou aceitas O teu destino ou ficaras louco.
Eu sou louco por que amo o Sporting
8 Fevereiro, 2017 at 12:21
“Somos da raça que nunca se vergará”.
Devia ser a foto de fundo no facebook de todos os Sportinguistas.
8 Fevereiro, 2017 at 15:07
Por acaso no meu está o Fight and resist …
Mas deste-me uma ideia e vou mudar já hoje 😉
8 Fevereiro, 2017 at 12:25
Grande texto óh Green !
Ao nível do filme 😉
8 Fevereiro, 2017 at 12:53
Acerca fo texto muito bom…
Gostei da analogia…
Agora, cada um de nós…
“Seja o Algren que melhor ficar à sua medida…”
SL
8 Fevereiro, 2017 at 12:53
Sai mais um recado para fora e para dentro (caro PMR):
“FRANCISCO GERALDES: «ERA O QUE FALTAVA TENTAREM DESESTABILIZAR-NOS…»
Jogador sublinha união do grupo”
8 Fevereiro, 2017 at 12:56
Amo-te Sporting!!!
Moreirense – Sporting – manuel oliveira
benfas – arouca – manuel mota
facadas – corruptos – carlos xistra
E ainda têm dúvidas!!! Quando as coisas apertam nada como mandar um “talhante” para caso das coisas complicarem!!!
8 Fevereiro, 2017 at 12:58
Parabéns pelo texto Green Oasis.
Para mim, a escolha está tomada há muitos anos:
Eu sou Sporting até morrer!
Não tem a haver com resultados mas sim com os valores e a postura relativamente ao desporto. Só questionaria a minha escolha se o Sporting deixasse de ser Sporting, o que até estava a começar a acontecer com a dinastia Roquette, mas felizmente
O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ!!!!
8 Fevereiro, 2017 at 13:07
Se os meus amigos não levam a mal…
Vou deixar aqui um abraço de parabéns ao Presidente Bruno de Carvalho…
Que faz hoje anos…
Parabéns Presidente…
Um abraço do Max…
Boa saude e longa vida…!
Sporting Sempre…!
SL
8 Fevereiro, 2017 at 15:50
Tchim Tchim Presidente Do Nosso Sporting.
O pior que lhe desejo que seja tão bom como o melhor que desejo para mim!
Viva o Sporting Clube de Portugal
* obrigado Max pelo avido 😉
8 Fevereiro, 2017 at 13:08
Belo filme e belo texto Green. SL
8 Fevereiro, 2017 at 13:33
Sublime (Al)Green, parabéns pelo texto. SL
8 Fevereiro, 2017 at 13:38
Bom post Green. A ambição continua a mesma, ganhar todos os jogos em que a equipa do SCP participe, nesta ou noutra modalidade.
Por falar nisso, quem possa, que vá apoiar a equipa de andebol no clássico. Importantíssimo ganhar!
8 Fevereiro, 2017 at 14:25
Parabéns ao presidente BdC! Que continue o bom trabalho por muitos anos.
8 Fevereiro, 2017 at 14:26
Gostei.
Mas só ñ acho que os adversários sejam melhores do que nós, muito pelo contrario.
O sucesso ou problema d todo os filmes passam pelos guiões .
Um bom guião d um último samurai com escolhas e decisões erradas rapidamente pode passar a um Sharknado qualquer.
8 Fevereiro, 2017 at 14:42
Nós não passamos de uns actores de um filme (decorrem as filmagens), em que argumento foi escrito pelo carnide e cujo guionista foi recentemente ameaçado de morte pelos porcos.
Há 1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1 jogos para ganhar!
8 Fevereiro, 2017 at 14:45
bom texto, bom filme, boa metáfora. eu até aceito ser um cap. algreen. desde que não me venham dizer que eu sou tão bom ou melhor como o samurai, que a minha espada é tão boa ou melhor do que a dele, e que ainda é possivel vencê-lo. Não, não é, e irrita-me que se confunda crença com lirismo.
Irtitou-me no rescaldo do jogo contra o porco ver o pessoal agarrado às estatisticas para dizer que somos e fomos melhores. Eles são uma merda, não jogam nada, mas marcaram dois e estão nove pontos à frente.
Não é deixar de lutar. É tomar consciência que temos uma equipa inferior aos dois da frente, quem sabe inferior ao que vem atrás. Mas estamos a meio da competição, temos de cerrar os dentes e disfarçar as nossas muitas fraquezas.
Desculpem o desabafo.
8 Fevereiro, 2017 at 14:47
Eu tenho uma fezada que vamos fazer a nossa melhor parte da temporada agora. A chegada da malta da formação acho que veio trazer ânimo renovado de que precisamos para garantir pelo menos o terceiro lugar.
Quanto ao resto, há malta que não quer ver mas Bruno de Carvalho tem muito a melhorar em termos de liderança. A instabilidade que se tem vivido no Sporting é acima de tudo responsabilidade do Presidente – afinal ele é o líder – que não tem sido capaz de pacificar o ambiente em torno do clube e isto quer se ganhe quer se perca. Bruno de Carvalho ainda não entendeu que o seu modelo de liderança não tem futuro. Que serviu para os primeiros dois anos mas que vem decaindo desde aí. Como vai ser o nosso Presidente para os próximos quatro anos só posso esperar que conceba um modelo de presidência mais eficaz.
8 Fevereiro, 2017 at 14:55
Também já pensei nisso.
8 Fevereiro, 2017 at 14:59
Quanto ao BdC, está a aprender. Muito tem feito ele e bem.
8 Fevereiro, 2017 at 15:42
Não sei. Ele já fez declarações que me deram a entender que vai insistir no modelo actual do presidente director geral para o futebol, modelo que a meu ver é de clube pequeno.
8 Fevereiro, 2017 at 15:56
O que entendes por modelo de clube pequeno?
8 Fevereiro, 2017 at 16:00
O modelo de clube pequeno é aquele em é suficiente e adequado o chefe máximo ter uma gestão “hands on”.
Válido para qualquer organização, seja clube, empresa, o que for
8 Fevereiro, 2017 at 16:13
Não me parece que seja o caso da gestão de BdC. A equipa é grande.
8 Fevereiro, 2017 at 18:32
É isso. Um presidente que dirige directamente o futebol profissional com o treinador não acontece nos grandes clubes, cuja complexidade obriga até o presidente a ter muitas outras preocupações. Claro que isso significa que quem dirige é o treinador com o presidente a passar ou não o cheque. Ninguém acredita que BdC tem alguma coisa a debater com JJ sobre futebol, um homem que chegou por fora, pela via directiva, ao futebol há 4 anos comparado com um treinador com décadas de futebol.
8 Fevereiro, 2017 at 14:58
Sim
E sim
8 Fevereiro, 2017 at 15:17
«Bruno de Carvalho ainda não entendeu que o seu modelo de liderança não tem futuro. Que serviu para os primeiros dois anos mas que vem decaindo desde aí.»
Decaiu tanto que ia sendo campeão no 3º ano… Isso é que era bater no fundo.
8 Fevereiro, 2017 at 15:40
Ser consistente não é quase ganhar num ano e estar a 10 pontos do primeiro e 9 do segundo em Fevereiro no ano seguinte. Pelas trocas que tivemos já sei que Bruno de Carvalho é sagrado para ti. Eu não sou dessa religião. Eu sou do Sporting Clube de Portugal e não do Sporting Clube de Carvalho. Para mim Bruno de Carvalho é o Presidente do Sporting e portanto responde perante os sócios primeiro e perante os adeptos também. Acho que o dept. de futebol está confuso, está demasiado bagunçado para ter a força necessária para vencer campeonatos e como acho mesmo isso vou insistir porque me importa o Sporting. Posso estar errado na minha opinião, claro, mas aí também tu podes ou qualquer um, portanto o melhor é falar livremente o que se pensa.
8 Fevereiro, 2017 at 15:49
A solução para ti passa por retirar o BdC da presidência ou dar mais uma chance?
8 Fevereiro, 2017 at 15:55
A pergunta não é para mim, mas vou responder pois isto é uma Tasca e somos todos Sportinguistas 🙂
A solução é dar-lhe mais uma oportunidade até porque a conquistou com Trabalho!
A recuperação financeira é uma realidade
O pavilhão é uma realidade!
Esta época meteu água? Meteu e muita, mas uma andorinha não faz a primavera, pelo que espero que aprenda e MUITO com esta época para que não volte a repetir os erros!
Mas se no próximo mandato demonstrar que não aprendeu nada com esta época…. em 2021 pode ter um “problema”….
Posso estar muito grato pela recuperação financeira, pelo pavilhão, pelo aumento da competitividade das modalidades e do futebol (convém não esquecer que o ponto de partida foi um 7º lugar)…. mas isso não lhe dá créditos Ad-Eternum!
8 Fevereiro, 2017 at 15:57
Estou completamente de acordo.
8 Fevereiro, 2017 at 16:02
Mas se no próximo mandato demonstrar que não aprendeu nada com esta época…. em 2021 pode ter um “problema”….
É só essa a questão!!
8 Fevereiro, 2017 at 18:37
Eu já disse várias vezes que entre BdC e PMR sem hesitação, BdC. Acho que Bruno de Carvalho vai ganhar de goleada. Mas estamos a fazer um balanço, a pensar o que precisamos de melhorar. Eu estou a pensar nos próximos 4 anos tendo em conta os problemas que me parece que temos no plano da direcção. Não podemos pensar que ter críticas é incompatível com votar no criticado porque senão apenas apoiaríamos seres humanos pefeitos – que não existem. Além de mim, claro 🙂
8 Fevereiro, 2017 at 15:53
Então e os pontos Roubados … estão na tua equação.
Ou vamos levianamente atirar para traz das costas esse assunto … que apenas é pertinente quando os outros se queixam?
8 Fevereiro, 2017 at 15:56
Quanto aos pontos roubados….. na época passado não fomos também roubados à grande?
8 Fevereiro, 2017 at 18:40
Não sei se isto é para mim ou não. Em todo o caso é evidente que os pontos roubados não são esquecidos, mas pontos roubados ao Sporting é peanners. Se isso chegasse para analisar o rabalho no futebol enão o croquettismo estava ilibado porque éramos roubados à força toda.
8 Fevereiro, 2017 at 19:00
“Se isso chegasse para analisar o Trabalho no futebol enTão…”
8 Fevereiro, 2017 at 16:03
«A instabilidade que se tem vivido no Sporting é acima de tudo responsabilidade do Presidente»
Chamaria desonestidade intelectual se isto fosse escrito por não sportinguistas, mas escrito por um sportinguista, só posso chamar de filhadaputice.
Eu sou da religião que não faz o jogo do inimigo e continua a ter confiança em quem tem a responsabilidade de gerir os destinos do clube.
8 Fevereiro, 2017 at 18:46
Tu tens a presunção que EU faço o jogo do inimigo mas se calha até és tu umavezque achas que devemos cercear a nossa opinião com medo do que poderá fazer o lampionismo. Que se lixe o lampionismo. Aqui é Sporting e os Sportinguistas têm o dever de exercer o seu pensamento sobre o clube. Se tu sinceamente achas que BdC não tem nada a rever no seu modelo, tudo bem, eu discordo, mas é a tua opinião, a tua ideia e a tua contribuição para o debate do Sporting agora fica a calcular o que poderão dizer os lampiões é um pouco demais a este nível.
Ninguém está aqui a trair o clube, ninguém está aqui a trazer insde information, está-se apenas a debater o modelo de presidência. Os lamps não têm nada a ver cm isto. Que se fod@ os lampiões.
8 Fevereiro, 2017 at 20:04
E insisto que o presidente é o responsável pela instabilidade porque se não é ele mas outra fonte qualquer ele em todo o caso não conseguiu conter essa fonte e portanto:é responsável. Se o presidente não é responsável então andamos à deriva o que volta a fazer do presidente responsável. Não há volta a dar-lhe: o líder é o responsável máximo. Filhadaputice para mim é liderar o Sporting e não querer ser responsável. O qe não acho ser o caso de BdC mas de alguns apoiantes mais papistas do que o papa.
Além disso, também me parece que os custos de JJ impedem o Sporting de contratar talento para o seu dept. de futebol, nomeadamente para o scouting e para a estrutura de direcção do futebol. JJ em relação ao que se paga a treinadores em Portugal ganha por dois ou três Nunos Espírito Santo ou Ruis Vitória.