Parece que o tema em cima da mesa na semana que passou foi centrado na entrada de Palhinha no onze e se JJ culpou o jogador ou ele próprio pelo tal guião errado. Sinceramente acho o “carvão” fraco e um pouco sabujo inferir que o treinador do Sporting se desculpou com os “putos” pela derrota no clássico. Não me parece que JJ tenha tentado criar essa ideia e se o tentou fê-lo de forma muito menos directa do que costuma fazer.
É óbvio que a entrada de jogadores que pouco tempo de treino têm com a equipa pode dificultar a agilidade da mesma e até afectar a prestação individual de um atleta, mas isso acontecerá independente da idade ou experiência que tem. O que é mesmo verdade é que o Sporting fez regressar alguns jogadores que têm muito potencial e muita margem de progressão, que talvez sem a responsabilidade e tensão da luta imediata pelo título, tenham finalmente oportunidade de se mostrarem soluções efectivas. E aqui a palavra chave é mesmo “margem”.
Cada vez é mais raro encontrar jogadores que tenham rendimento imediato quando contratados. Bas Dost é uma excepção rara no que tem sido o histórico leonino e talvez por isso tenha custado o que custou, mas é preciso ver o trajecto, idade, jogos acumulados do jogador para entender melhor porque rendeu de forma tão célere. Contratar um jogador de futebol está longe de ser uma ciência, mas eu arrisco dizer que se o Sporting contratar internacionais (actuais) de países como a Holanda, com passagens bem sucedidas por clubes holandeses e germânicos, mais de 2 centenas de jogos realizados e patamares exibicionais bastante regulares, numa folha de registo sem “birras” e amuos ou lesões…falhará muito pouco na obtenção de reforços que mereçam essa denominação.
O problema é que, infelizmente nem sempre é possível atrair este tipo de jogadores. Na maioria das vezes um bom jogador não deseja sair do circuito das grandes Ligas europeias, na maioria das vezes pede exorbitâncias incomportáveis para ingressar num clube português. Sobram mercados alternativos como o brasileiro, o argentino, o colombiano ou outro em que a capacidade financeira de um emblema como o Sporting seja ligeiramente superior. É mesmo dentro deste mercado, não está ao nosso alcance a chegada às grandes vedetas em ascensão, que rumam por somas proibitivas aos grandes tubarões europeus, mas sim a rápida identificação de talento emergente que deseje profundamente dar um salto rápido para uma adaptação intermédia ao contexto competitivo europeu. E aqui, abrem-se muitas portas a problemas de adaptação, imaturidade e desenquadramento. Quantos de nós não nos lembramos de grandes promessas sul-americanas chegarem ao Sporting e ser quase impossível vislumbrar o que alguém possa ter observado de positivo naqueles jogadores. Kmet, Careca e outros são exemplos bem registados na minha lista de horrores.
Foi no aftermath de tanto deste desperdício financeiro que, especialmente depois dos títulos mundiais dos sub-21, se fundou a ideia de que será muito mais barato e muito mais rentável produzir 1 Figo entre 20 Paim´s do que comprar 20 Kmets para obter um Duscher. O El Dorado estava encontrado e juntamente com um projecto empresa-imobiliário “à lá Wall Street”, o Sporting foi se aperfeiçoando estruturalmente numa fábrica de talentos. Escapou aos “engenheiros” do projecto que o futebol não é “apenas” uma indústria e não basta comprar o equipamento e mão-de-obra para o operar para dar resultados. Para que a “fábrica” conseguisse operar em pleno, era preciso um clube estável, uma equipa competitiva e sobretudo uma massa adepta que colocasse as suas ambições imediatas na prateleira, dispondo-se a esperar 6 ou 7 épocas de tentativa e erro. Nenhuma das condições foi satisfeita.
O dirigismo mostrou-se ser o pior preparado, o menos estável e nem a demagogia de “não somos competitivos porque não temos os orçamentos dos nossos rivais” serviu para mais do que umas quantas almas enganadas. Não souberam encontrar e definir os patamares mais correctos para gerar equipas competitivas e a fábrica foi produzindo “munições” que eram mal aproveitadas, mal geridas e muitas vezes oferecidas aos rivais. Os sócios, não tendo nem o sucesso de uma equipa vencedora, nem a estabilidade financeira de um modelo de formação, boicotaram a margem de crescimento de um clube que afastava mais adeptos do que atraía, endividava-se mais do que lucrava, apagava-se mais do que renascia.
O modelo de clube, assente na formação, foi posto de lado e com Godinho no poder o paradigma era outro. O clube compraria o que precisasse e em caso de necessidade ou excelência aí sim aproveitaria os jogadores da Academia. O fracasso foi total. Com muitas semelhanças com esta época, também então se contratou experiência, nomes feitos, do mais duvidoso que cada empresário tivesse para vender. Escolheu-se caro e mal. Desde jogadores com lesões crónicas, a atletas sem qualquer motivação ou disciplina, a bad boys búlgaros… houve de tudo. Curiosamente também nessa altura foram os jogadores da formação (Ilori, Bruma, Dier, etc) os escolhidos para tapar os buracos de um scouting absurdo. O reinado de Godinho terminaria antes do tempo (e muito para além do razoável) e em mais uma pequena revolução, BdC chegaria com uma nova política desportiva.
Contenção era o verbo. Orgulho era o mote. Foi neste misto de políticas (aos olhos de muitos Janelas, irrazoável) que Leonardo Jardim, Marco Silva e JJ foram servidos de plantéis 50% oriundos da formação, experientes e bons intérpretes do que eram as ambições do clube. Patrício, Cedric, Adrien, William, João Mário e outros combinar-se-iam com “oportunidades” no mercado para cumprir uma nova modalidade a que vou chamar de 3ª via. Não seríamos um clube assente na primazia da formação, não seríamos um entreposto de talentos internacionais (o modelo dos nossos rivais), seríamos uma aproximação entre estas duas opções.
Não se pode afirmar que tenha corrido mal. O modelo cumpriu a sua função e o Sporting teve equipas competitivas, que atraíram os sócios, que colocaram valores seguros na “montra” dos milhões. Mas não obteve a confirmação máxima da sua validade e JJ era homem para questionar se o próximo passo não seria gastar mais para ter melhor e mais rápido. E fê-lo. Suportado por uma época onde tudo o que poderia correr bem, correu e onde, de facto, fomos a melhor equipa. Escudado por uma temporada onde só por um penalti ou um golo invalidado (e houve tantos) não recuperámos a liderança, Jesus convenceria BdC a esticar a corda, colocando um pé e meio onde Godinho já tinha andado anos antes. Fatalismo dos fatalismos, aconteceu de novo. Mais uma vez, o Sporting usaria muito mal os milhões que dispôs para subir de nível e embora BdC possa desculpar-se de um mercado muito adverso (Mendes, Doyen, Zahavi e outros controlam muito mercado juntos), a verdade é que a política de contenção da actual direcção foi esquecida e pelos vistos o bom scouting também. Na pressa de gastar os milhões recebidos muito tardiamente por João Mário e Slimani, o clube errou e factura foi mais do que dispendiosa, muito desanimadora.
Na ressaca do espalhanço financeiro e desportivo e com umas eleições à porta, mais uma vez uma Direcção do Sporting decidiria mudar o rumo à coisa, pré anunciando o regresso ao modelo da 3ª via, não sendo ainda óbvio se irá apostar mais ou menos nos atletas formados na Academia que a era pré Jesus. Para já o que é mesmo certo é que o tema vai ser um dos pontos mais debatidos até ao dia das eleições e um dos pólos de discussão mais complexos na definição do que o clube deseja, quer e vai eleger como o paradigma para a próxima época.
A minha dúvida principal é a razão de toda esta cronologia: vamos definir um modelo e apostar nele, ou conforme os resultados e o dinheiro disponível, vamos continuar a brincar aos paradigmas, às filosofias e aos projectos. É que até o meu avô já me dizia: “vais levar isso a sério ou vais pôr de lado quando já não tiver graça?”
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
8 Fevereiro, 2017 at 17:40
Pode ser que assim, trocado por miúdos, todos consigam perceber algo que é real e que só não aceita quem quiser andar a tapar o sol com a peneira. Espero que quem tem responsabilidades consiga ter a mesma lucidez que tiveste a escrever e que aproveite este planeamento de época falhado para voltar a colocar o barco no rumo certo.
grande post
8 Fevereiro, 2017 at 18:44
“esticar a corda, colocando um pé e meio onde Godinho já tinha andado anos antes”
Não não aceito tudo o que foi escrito e muito menos como foi escrito , apesar de concordar com uma boa parte do texto.
E o que deixo transcrito é um exemplo de uma comparação completamente desfasada da realidade .
8 Fevereiro, 2017 at 18:50
Desfasada porquê? É uma comparação.
Investimento avultado, com muitos erros de casting, com zero de retorno desportivo.
8 Fevereiro, 2017 at 19:05
Investimento avultado ? Oi? GODINHO?
Comparado com Godinho qd não existiam vendas sequer?
Comparado com Godinho quando no SCP as receitas eram de 30! e os custos de 90M…. Brincadeira ….. e ainda se compravam jogadores.
INvestimento Avultado quando se tem 80M receitas operacionais e mais outros 80M de Receitas em vendas de jogadores …. brincadeira
Investimento avultado …. gastar ????
Pela primeira vez na vida de Uma SAD , bem no Sporting é um VERDADE ABSOLUTA E FACTUAL se Tem a Garantia de LUCRO ANUAL no Exercício ainda logo no primeiro Trimestre.
Brincadeira…..
8 Fevereiro, 2017 at 19:35
Sim, investimento avultado. Gastar 10+8 em 2jogadores, para a história recente do SCP é um investimento avultado. Se a isso juntarmos Andre, Petrovic, Markovic, Joel, faz um belo bolo.
Obviamente que a comparação com Godinho é nestes moldes. Ou só por estarmos muito melhor financeiramente ja podemos esbanjar dinheiro?
8 Fevereiro, 2017 at 19:50
Meu caro DESFASADA é quaisquer comparação com Godinho!!!!!!!!
Muito menos a nível Financeiro!.
Repito com Godinho receitas 30M
Com BdC receitas 160 M
E mais de 30M lucro Garantino no Ano.
E 30M redução no Passivo para além dos 90 já abatidos.
que moldes queres comparar mesmo…
8 Fevereiro, 2017 at 19:52
A epoca. Era disso que se estava a falar. Mas nada como falar de outras coisas para se tirar o foco da epoca desastrosa.
8 Fevereiro, 2017 at 19:57
Qual época o que se estava a falar …
Onde te meteste foi exactamente na questão da comparação de Investimento Avultado e UM pé e Meio igual comparável Godinho..
Mas faltam argumentos percebo.
8 Fevereiro, 2017 at 19:55
Quando antes dizes que queres 3 Dost
3*12= 36M
Mais 4M ordenado * 3 = +12M ano
Só aqui são 48M no primeiro ano em Obrigações.
e ao mesmo tempo falas ou tentas colocar carvão com Investimento Avultado face à realidade do SCP.. Lol
8 Fevereiro, 2017 at 19:56
Claro, porque quando digo contratwr 3 Bas Dost, é literalmente 3 Bas Dost. Fdx haja paciencia para tamnha ignorância
8 Fevereiro, 2017 at 19:57
E tenho tido contigo!
8 Fevereiro, 2017 at 20:10
Eu sei. Tu tens a ignorância, eu a paciência.
8 Fevereiro, 2017 at 21:47
O post é muito bom…Resta saber se o jj é o treinador certo para esta nova aposta…eu pessoalmente tenho muitas dúvidas pois pelo historial que demonstra é muito mais um treinador de comprar 10 para aproveitar 2 do que olhar para os jovens que tinha no clube…a diferença é que no benfica a fábrica do mendes vende qualquer bosta por milhões…nós ficámos contentes com o dinheiro que não perdemos por despachar os jogadores mais cedo…Ainda estou para perceber porque se comprou tanto com tantos jogadores da cantera de qualidade disponíveis e para os deixar no banco…da equipa principal era claro que jj não ia rodar muito, fosse para as taças ou para o campeonato e foi o que se viu…perder por perder as taças ao menos fazia-se crescer os miudos e dava-se ritmo para a necessidade de terem de entrar…
9 Fevereiro, 2017 at 10:41
“no benfica a fábrica do mendes vende qualquer bosta por milhões”
Calma com esses elogios ao carrossel. No mundo do super agente, não há almoços grátis. Veja-se o caso dos corruptos do Norte: Oliver compra obrigatória por 20M.
Nos lamps já chegou o filipe augusto (não se sabe de comissões nem custo de aquisição), e parece que vai chegar o 3o GR do Atlético. Vamos ver se PSG não vende algum jogador ao carrossel para compensar o investimento no Orelhas Jr…
8 Fevereiro, 2017 at 17:48
Muito bem LdP. Grande post. Tocaste nos pontos certos.
Grande post mais uma vez.
8 Fevereiro, 2017 at 19:25
Investimento avultado ? Oi? GODINHO?
Comparado com Godinho qd não existiam vendas sequer?
Comparado com Godinho quando no SCP as receitas eram de 30! e os custos de 90M…. Brincadeira ….. e ainda se compravam jogadores.
INvestimento Avultado quando se tem 80M receitas operacionais e mais outros 80M de Receitas em vendas de jogadores …. brincadeira
Investimento avultado …. gastar ????
Pela primeira vez na vida de Uma SAD , bem no Sporting é um VERDADE ABSOLUTA E FACTUAL se Tem a Garantia de LUCRO ANUAL no Exercício ainda logo no primeiro Trimestre.
Brincadeira…..
8 Fevereiro, 2017 at 19:31
Tadeu, o Rei do copy paste. In did
8 Fevereiro, 2017 at 19:37
O caminho tem de ser este, aposta na formação, é o nosso ADN. E depois, quando for para investir, compra-se pouco mas bom.
8 Fevereiro, 2017 at 20:44
E onde é que compraste pouco e bom?
8 Fevereiro, 2017 at 22:48
Olha são gémeos?!
8 Fevereiro, 2017 at 23:43
Os teus neuronios?
8 Fevereiro, 2017 at 19:39
Contra factos não há argumentos…
S.L.
PS …a não ser que os meus argumentos ignorem os factos. Nesse caso tanto pior para os factos…que é como quem diz: “Bota Carvão!!!!”
8 Fevereiro, 2017 at 19:43
E …. depois vira a grelha fugindo do assunto para botar carvão ….
8 Fevereiro, 2017 at 19:48
São muitos anos a virar galinhas…:)
S.L.
8 Fevereiro, 2017 at 18:05
Grande post.
Eu sou da opinião de se gastar os milhões em jogadores feitos, tipo Bas Dost.
Base do plantel já temos, RP, Coates, RS, AS, BD, AR e buscar laterais bons, de 6/7/8 M€
O restante plantel, usar a formação.
SL
8 Fevereiro, 2017 at 18:18
Estou perfeitamente convencido de que iremos chegar so fim da presente época, com a equipa completamente delineada…
Vamos fazer uma pré época do “kamandro”…
Mas atenção…: eu faço parte do numero daqueles que ainda acreditam num final de epoca…”a fazer-nos salivar…”…
” Guardem lá a ideia”…muitos de vocês ainda irão dizer…: ” razão tinha o Max…”
Se todos os sócios e adeptos do Sporting tivessem a paciencia que eu tenho…já teríamos sido mais vezes campeões…
Parabéns Leão de Plástico pelo “petisco”…
SL
8 Fevereiro, 2017 at 18:23
O caminho tem que ser prata da casa + contratações que façam a diferença (positiva)
Tem que ser a base deste plantel + 2ou 3 “Bas Dost”.
8 Fevereiro, 2017 at 18:24
A semana começa com esse carvão chamado “puxão de orelhas” ao Palhinha e vai acabar a semana com o desenterrar do “cuspe”.
Viva o #SuperGuião!!
8 Fevereiro, 2017 at 18:51
Excelente post LdP.
O caminho tem de ser este, aposta na formação, é o nosso ADN. E depois, quando for para investir, compra-se pouco mas bom.
Antes de chegar já todos sabiamos que Bas Dost era um atacante com provas mais que dadas. A probabilidade de vingar era muito grande. André, Castaignos, Petrovic e outros são apostas de risco e que tinhamos bem melhor em casa. Das paletes que comprámos e agora foram despachadas, tinha-se comprado 1 ou 2 bons jogadores daqueles que não deixam dúvidas. Eu pessoalmente, com as vendas de JM e Slimani, tinha comprado o Bas Dost e 1 muito bom LE e eventualmente um LD e a loja estava fechada, pois o resto tinhamos em casa (Geraldes, Podence, Mané, etc).
8 Fevereiro, 2017 at 18:53
“Na pressa de gastar os milhões recebidos muito tardiamente por João Mário e Slimani, o clube errou e factura foi mais do que dispendiosa, muito desanimadora.”
“Na ressaca do espalhanço financeiro…”
Na pressa ?????? Ou da necessidade de colmatar 2 saídas de dois titulares que estavam no plantel à anos e de valor individual superior a 30M ?
no plantel já existiam Jogadores que dessem garantias de substituição ?
Ou já existia um plantel que para além destas saídas demonstrava precisar de alternativas nomeadamente ao lugar de SLI.
Na pressa de gastar os Milhões ….. e Espalhanço financeiro ?????
Só por desonestidade intelectual pode ser dito isto quando dos Milhões apenas se utilizou 30% desse valor das vendas milionárias em 2 Apostas de Peso e +-50% é para Baixar Passivo exigível e Recompra de VMOCS.
Comparar com Godinho…. sem grandes comentários.
8 Fevereiro, 2017 at 19:31
2 apostas de peso. E quantas levezinhas?
8 Fevereiro, 2017 at 19:39
Não tens nada mais pesado para dizer ?
Sei lá um facto…. um número …. ou algo que sustente alguma coisa ?
8 Fevereiro, 2017 at 19:43
3° lugar, arredados de qualquer conquista esta época. Chega?
8 Fevereiro, 2017 at 19:55
Estavamos mesmo a falar de…pois..receita vs investimento de Godinho comparado com o de Bruno de Carvalho… o que isso tem a ver com o corrente 3º lugar? 0.
S.L.
8 Fevereiro, 2017 at 19:57
Leste o post? Falavamos da epoca. E-P-O-C-A
8 Fevereiro, 2017 at 20:01
Pelos vistos …. tu não não e tb não lestes as respostas ….
Ou faltam argumentos
8 Fevereiro, 2017 at 20:20
Num post em que se fala de Formacao vs Investimento, e se compara esta epoca com a de Godinho, vir falar de resultados financeiros é que é falta de argumentos. Ou melhor, é uma tentativa fajuta de tentar salvar uma época perdida.
8 Fevereiro, 2017 at 20:02
Importa-se se soletrar o texto todo do Post em maiúsculas…talvez então o consiga perceber. Grato pela colaboração.
S.L.
8 Fevereiro, 2017 at 19:59
Espalhanço financeiro
É o quê mesmo ? ainda não percebi….
Espera estás a tentar fugir onde te vieste meter.
8 Fevereiro, 2017 at 19:35
Já agora quais são as 2 apostas de peso?
Além do Bast Dost qual foi a outra?
Relembro que Alan Ruiz foi contratado antes das vendas de JM e Slimani, não sei se é a 2ª aposta de peso que referes…
8 Fevereiro, 2017 at 19:42
O Douglas, parece que veio com peso a mais
8 Fevereiro, 2017 at 19:45
Nada dizes … apenas ventoinha!
8 Fevereiro, 2017 at 20:25
Yep
8 Fevereiro, 2017 at 19:46
E o Alan, veio com apêndice
8 Fevereiro, 2017 at 19:42
Se entrares por aí ..(tens razão tecnicamente).. e por mim ainda melhor no argumento falacioso de que se gastaram à pressa os MILHÕES .
Mas sim considerei como as 2 aquisições onde se investiu VALOR de peso.
9 Fevereiro, 2017 at 0:09
Gastar 1/3 de totoloto no imediato é estúpido.
Só não o será, se ganharmos o totoloto a cada três anos.
Na import-export carnidex isso é possível.
Para nós, que andamos no mundo real, já não sei.
E toda a gente sabe que os mendilhões são a bugiganga das currencies.
Comprar muito, ainda que baratinho, sai caro…. no orçamento no final do ano em salários. Depois tem de se vender as joias para tapar buracos. Não vou comprar o bast dost porque ganha 3 milhões. E depois estouro 1 por ano no petrovic. Para emprestar ao rio ave.
Vender coisa boa para ir gastar em bugiganga é estúpido.
Tenho de insistir nesta tónica, lamento.
9 Fevereiro, 2017 at 12:23
Só te respondo agora pq via móvel não se consegue “adivinhar que alguém fez comentário” mas Tal como já tinha referido e para que fique claro , concordo com a visão de com PARTE (apenas parte) das Vendas se tentar apostar em jogadores com elevado potencial de retorno, mas esse potencial Faz-se pagar se e ninguém tem taxa de acerto 100%
Para se investir 30M são necessárias 2 vendas ou total de 60M e apenas se compram 4/5 ou seja na prática perdem-se 2 soma-se 5 potenciais reforços de valor e só que nem todos vão resultar.
Mas Confesso que não entendo tua a coerência .
Ainda uns 15m antes escrevias que vendias 1 jogador William por 30M e gastavas tudo em 3/4 jogadores Bons.
“Por exemplo, neste momento, para mim, dado o pico de valorização que já atingiu (e os sinais de desmotivação que demonstra…. isso e uma merda que não admito), vendia William por 30 milhões e apostava no Palhinha. E dá para gastar, bem gastos, em 3 ou 4 estrangeiros. Dos bons.”
Ou seja propões venda william 30M e gastas 100%.
Esquecendo as Obrigações e Acordos.
Depois consideras “estúpido” o que foi feito de com a venda de 2 Jogadores em que dos 60M se investiu 30% em 2 jogadores .
Não se entende .
9 Fevereiro, 2017 at 20:26
Ora essa.
Tb só consigo responder ao final do dia, porque, vá lá saber-se porquê, os comentários que faço no telemóvel ficam a aguardar moderação’ ad eternum.
Por pontos:
1- Se dei a entender que gastava os potenciais 30 M € do william em 3/4 jogadores, penitencio-me pela falha na comunicação;
2- O ‘meu’ modelo de gestão contempla aplicar esses ‘totolotos’ em:
(a) 1/3 abate de dívida exigido contratualmente (mais que isso, é estupido. Nunca nos conseguiremos financiar a melhores que o acordo de reestruturação em vigor. Foi uma oportunidade que bruno aproveitou brilhantemente);
(b) As nossas contas estão relativamente bem patrimonialmente (infinitamente melhor do que com Godinho), assumo que com um bom resultado do exercício esta época (vendas fantásticas, porque feitas em euros e libras), mas são sempre mais complicadas do ponto de vista de cash flows. Como tal, 1/3 remanescente para financiamento de actividade corrente. Não é para gastar num apice em ordenados de petrovics e elias. A sério, este gajo? E há gajos que continuam sem perceber como um astro do brasil não pegou. Porque joga no brasil (está a léguas da intensidade do futebol europeu) e quando por cá andou se revelou um mercenário impiedoso,
3- Política de contratações. Bas dostes sem dúvida. Mas outros na sua linha não tem de custar 10 M €. Já temos avançado. O Porto safa-se no segmento de mercado dos laterais porque investe alto nas melhores promessas ou jogadores em encruzilhada de carreira, porque neste segmento ainda pode tentar os melhores. Em avançados fica quase impossível. Assim sendo, 15 M € dão seguramente para criteriosamente melhorar a equipa. Menos os 10 M € do william, estamos com deficit de 5 M €.
4. Temos de vender mais no segmento até 5 M €. Temos o Sacko e o Mané com boas hipóteses de render isso. Ruiz, Bruno césar, mediante boas propostas, e tantos outros mais pequenos (zeegelar – se o bruno o empacotar por 3 é um génio – poderiam render um belo pecúlio também. Tudo bem espremido, pode render sempre uns bons 15 M €. Temos 10 M € para gastar.
5. Se houver por 3 M € um que seja capaz de dar luta ao Palhinha, mas mais maduro, muito naquele perfil Coates, muito bem, senão cá nos arranjamos, nem que seja com uma adaptação do Semedo. tem tudo par ser um super central. menos concentração. Fulcral num central. Vamos ver se progride nessa area.
6. Avançado. Diferente dos que temos. Mais, potente, brigão e veloz. Se marcar golos melhor. La pelas Polonias deve haver aos montes e a preços simpáticos. Por exemplo, no estilo do Grosicki, mais extremo, mas que dá muita agressividade ao ataque. O nosso às vezes é macio.
7. Toda e qq contratação tem de ser feita a médio prazo, tirando excelentes oportunidades de mercado. Não pode ser à puto na feira popular. Querer andar em tudo. Estudar o perfil dos tipos, ver em que fase da sua vida andam, se são ambiciosos. vencedores. só precisamos desses. Em vez de andar nas cantigas das cassetes de empresários. Agir, em vez de reagir. Com cabeça. Emoção, é no campo e na bancada.
8 Fevereiro, 2017 at 18:56
*há anos
8 Fevereiro, 2017 at 19:01
A contratação de Bas Dost foi uma bela jogada, muito ajudou ainda a conjugação de dois fatores que acabaram por jogar a nosso favor:
1º A entrada de Mário Gomez no Wolfsburgo, que lhe iria retirar algum espaço nas opções iniciais.
2º O facto de entrar no último ano de contrato, tendo em atenção o ponto 1.
Em condições normais, duvido que o Wolfsburgo pedisse menos de 15M por um jogador desta craveira e com um bom currículo no capitulo dos golos.
8 Fevereiro, 2017 at 19:12
E só possível devido a entrada de Cash Significativo.
8 Fevereiro, 2017 at 19:25
Sem dúvida
8 Fevereiro, 2017 at 19:25
Temos uma pré época de 14 jogos para tirar dúvidas.
8 Fevereiro, 2017 at 19:46
Sobre o passado não há grandes dúvidas. Sobre o que ai vem, independentemente do resultado do ultimo jogo, nota-se que o rendimento da equipa está a subir, só falta converter em golos…
S.L.
8 Fevereiro, 2017 at 19:47
A meu ver, não há ADN ou deixa de haver ADN.
Existindo talento dentro de casa, é apostar nele. Não havendo, não se sobem jogadores da formação à equipa principal para perfazer uma quota ou demonstrar o adn do clube.
Este ano havia opções dentro de casa, e preferiu-se ir contratar jogadores, alguns dos quais apostas de risco (ou porque não tinham experiência europeia, ou porque pouco haviam mostrado nos últimos tempos). Correu mal. Entretanto, os rapazes ou foram ganhando rodagem na I Liga, ou criando raízes na bancada, como o Matheus.
Para a tempestade perfeita, o reforço da equipa foi feito tarde, com todo o risco que tal acarreta. Uns parecem ter vindo contrariados, à falta de coisa melhor, outros aparecem em plena época com excesso de peso, e todos caem de para-quedas sem tempo para adquirir rotinas. Quando se junta a isso a perda de 2 titularíssimos com a temporada em andamento… são muitos problemas para resolver. Podia correr bem, mas tinha tudo para correr mal.
9 Fevereiro, 2017 at 9:13
Isto
8 Fevereiro, 2017 at 19:48
Ouvi agora na Sporting TV que o Dr Bruno de Carvalho faz hoje anos.
Sendo assim, Feliz Aniversário, sr.Presidente.
Conte muitos mais anos, com saúde para continuar a fazer no nosso Sporting o excelente trabalho que tem vindo fazer.
E obrigado por tudo.
SL
8 Fevereiro, 2017 at 20:20
jogo difícil no andebol… mas eu acredito na vitória.
8 Fevereiro, 2017 at 20:35
Quintana, sempre o Quintana. Precisamos do melhor Asanin, porque é quase impossivel ser muito eficaz com este gajo na baliza.
8 Fevereiro, 2017 at 20:27
Quem escreve com este discernimento, não pode ser de plástico. Aliás, não percebo o porquê do teu blogue ter esse nome, tal é a qualidade dos escritos!
Plástico aplica-se aquela comida sem qualidade e feita à pressão. Como bom português, aprecio as belas feijoadas, cozidos e dobradas que nos proporcionas no teu tupperware.
Javardeiro e Cherba, desculpem o off, agradeço muito que alguém me disponibilize a lista dos jogadores contratados pelo estado lampiânico após a saída do JJ, caso tenham à mão e não dê muito trabalho. É que preciso dessa informação para esfregar nas ventas dum tipo insuportável!
Obrigado.
8 Fevereiro, 2017 at 20:44
120/130M desde JJ
73M logo no Primeiro Ano
Este ano 18 aquisições
8 Fevereiro, 2017 at 20:49
Entradas nos quadros esta temporada (18):
– Franco Cervi
– André Horta
– Luquinhas
– Branimir Kalaica
– Hamdou Elhouni
– Heriberto Tavares
– André Carrillo
– Guillermo Celis
– Andrija Zivkovic
– Óscar Benitez
– Igor Rocha
– Danilo
– Rafa Silva
– Pedro Nuno
– Marcelo Hermes
– Simon Ramirez
– Pedro Pereira
– Filipe Augusto
8 Fevereiro, 2017 at 21:00
Destes todos devem ter uma taxa de aproveitamento de 15 a 20%, isto da AUTO-PROCLAMADA MELHOR ACADEMIA DO DUBAI E DO MELHOR SCOUT DO MUNDO!
Mas ao Sporting exige-se quase, senão na totalidade, aproveitamento total das contratações. EPA fdç não posso com isto!
Ninguém clube no mundo deve passar dos 50% de aproveitamento nas contratações, pelo menos de forma consistente.
Talvez o Sevilha, com o Monchi, que é simplesmente o melhor diretor desportivo do mundo. E mesmo assim, tem uns Babás para mostrar!
8 Fevereiro, 2017 at 21:21
Sim Sevilha … provavelmente o melhor aproveitamento.
Mas não esquecer que o Risco de acerto tb está directamente relacionado com valor investido.
Não se pode esperar o mesmo quando se gasta 1M ou 20M
Mas falhar aquisição de 1M tb trás menor perda e pode possibilitar ainda retorno financeiro.
Scouting Scouting e Cash Cash na hora.
Estabilidade Directiva e de Resultados tb permite tempo para as aquisições não terem de ser logo de forma imediata titulares e analisados com perfomance imediata.
8 Fevereiro, 2017 at 21:04
Entradas (17): 2015/2016
– Jhon Murillo
– Adel Taarabt
– Mehdi Carcela
– Ederson
– Marçal
– Dálcio
– Diego Lopes
– Pelé
– Francisco Vera
– Bilal Ould-Chikh
– Bruno Rodrigues
– Romário Baldé
– Kostas Mitroglou
– Alexis Scholl
– Raul Jiménez
– Aléx Grimaldo
– Carlos Rodrigues
Verifica se existe repetição devido a entradas em Janeiro.
8 Fevereiro, 2017 at 21:13
Quadros:
Guarda Redes:
Júlio César Plantel Principal
Ederson Plantel Principal
Paulo Lopes Plantel Principal
André Ferreira Equipa B
Ivan Zlobin Equipa B
Fábio Duarte Equipa B
Defesas:
Luisão Plantel Principal
Jardel Plantel Principal
Lisandro Lopez Plantel Principal
Victor Lindelof Plantel Principal
Branimir Kalaica Plantel Principal
André Almeida Plantel Principal
Nélson Semedo Plantel Principal
Aléx Grimaldo Plantel Principal
Eliseu Plantel Principal
Marcelo Hermes Plantel Principal
João Escoval Equipa B
Francisco Ferreira Equipa B
Rúben Dias Equipa B
Yuri Ribeiro Equipa B
Pedro Amaral Equipa B
Aurélio Buta Equipa B
Simon Ramirez Equipa B
Vitali Lystcov –> Emprestado (Tondela – Jun 2017)
Luis Felipe –> Emprestado (Oeste – Jun 2017)
César –> Emprestado (Nacional – Jun 2017)
Alexandre Alfaiate –> Emprestado (Académica – Jun 2017)
Marçal –> Emprestado (Guingamp – Jun 2017)
Carlos Ponck –> Emprestado (Chaves – Jun 2017)
João Lima –> Emprestado (UD Leiria – Jun 2017)
Emir Azemovic –> Emprestado (Fafe – Jun 2017)
Reinildo Mandava –> Emprestado (Fafe – Jun 2017)
Alexis Scholl ?
Médios:
Salvio Plantel Principal
Franco Cervi Plantel Principal
Rafa Silva Plantel Principal
Andrija Zivkovic Plantel Principal
André Carrillo Plantel Principal
Pizzi Plantel Principal
Andreas Samaris Plantel Principal
Fejsa Plantel Principal
Guillermo Celis Plantel Principal
Danilo Plantel Principal –> Emprestado pelo SC Braga
André Horta Plantel Principal
Gonçalo Rodrigues Equipa B
Pedro Rodrigues Equipa B
Dálcio Equipa B
Gilson Costa Equipa B
Filipe Ferreira Equipa B
João Carvalho Equipa B
Bryan Cristante –> Emprestado (Pescara – Jun 2017)
Daniel Candeias –> Emprestado (Alanyaspor – Jun 2017)
Nuno Santos –> Emprestado (Vitória de Setúbal – Jun 2017)
Victor Andrade –> Emprestado (TSV 1860 Munique – Jun 2017)
Alfa Esteves –> Emprestado (Vilafranquense – Jun 2017)
Hany Mukhtar –> Emprestado (Brondby – Jun 2017)
Hildeberto Pereira –> Emprestado (Nottingham Forest – Jun 2017)
Filip Djuricic –> Emprestado (Sampdória – Jun 2017)
Hélder Costa –> Emprestado (Wolverhampton – Jun 2017)
João Teixeira –> Emprestado (Wolverhampton – Jun 2017)
Luis Fariña –> Emprestado (Asteras Tripolis – Jun 2017)
Pawel Dawidowicz –> Emprestado (Bochum – Jun 2017)
Anderson Talisca –> Emprestado (Besiktas – Jun 2017)
Ola John –> Emprestado (Wolverhampton – Jun 2017)
Óscar Benitez –> Emprestado (SC Braga – Jun 2017)
Pedro Nuno –> Emprestado (Tondela – Jun 2017)
Diego Lopes –> Emprestado (Panetolikos – Jun 2018)
Adel Taarabt –> Emprestado (Génova – Jun 2018)
Ruben Amorim ?
Pelé ?
Bilal Ould-Chikh ?
Avançados:
Jonas Plantel Principal
Kostas Mitroglou Plantel Principal
Raul Jiménez Plantel Principal
Gonçalo Guedes Plantel Principal
Luka Jovic Plantel Principal
José Gomes Equipa B
João Filipe Equipa B
Luquinhas Equipa B
Heriberto Tavares Equipa B
Igor Rocha Equipa B
Diogo Gonçalves Equipa B
Ivan Saponjic Equipa B
Romário Baldé Equipa B
Jhon Murillo –> Emprestado (Tondela – Jun 2017)
Derley –> Emprestado (Chiapas F.C – Jun 2017)
Hamdou Elhouni –> Emprestado (D. Chaves – Jun 2017)
Leonardo Natel –> Emprestado (São Paulo – Jun 2017)
Kevin Friesenbichler –> Emprestado (Austria de Viena – Jun 2017)
Francisco Vera –> Emprestado (Fénix – Jun 2017)
Oliver Sarkic –> Emprestado (Fafe – Jun 2017)
Plantel Principal: 29
Equipa B: 24
Emprestados: 34
Indefinidos: 4
Total: 91
Jogadores das Camadas Jovens sob contrato profissional:
GR:
Daniel Azevedo Juniores
CJ dos Santos Juniores
Defesas:
Ricardo Araújo Juniores
Ricardo Mangas Juniores
Pedro Álvaro Juniores
Nuno Gonçalves Juniores
Diogo David Juniores
Miguel Nóbrega Juvenis
Médios:
Zidane Banjaqui Juniores
Diogo Mendes Juniores
Jorge Pereira Juniores
Jordan van der Gaag Juniores –> Emprestado ao Estoril
João Félix Juniores
David Tavares Juniores
Manuel Hidalgo Juniores
Florentino Luís Juniores
Filipe Soares Juniores
Gedson Fernandes Juniores
Godfried Frimpong Juniores
Nuno Santos Juniores
Diogo Pinto Juniores
Marko Martinovic Juvenis
Tiago Dantas Juvenis
Avançados:
Aires Sousa Juniores
Edi Semedo Juniores –> Emprestado ao Estoril
Tiago Dias Juniores
Mésaque Djú Juniores
Vinicius Ferreira Juniores
Przemyslaw Macierzyinski Juniores –> Emprestado pelo Lechia Gdansk
André Ribeiro “Hulk” Juniores — Emprestado ao Feirense
Kevin Csoboth Juvenis
Luís Lopes Juvenis
Total 32
8 Fevereiro, 2017 at 21:27
Black Spider Man,
Um grande abraço para ti.
Não era preciso tanto, mas com o teu enorme contributo, acredito que o verme nunca mais falará do Sporting quando olhar para mim.
Se fores votar no dia 4 de março, faço questão de te pagar umas loirinhas!
SL
8 Fevereiro, 2017 at 23:27
Dia todo…. 😉
Sempre à ordens … em cima deles !
SL
9 Fevereiro, 2017 at 19:49
Então teremos loirinhas… ou morenas, como quiseres.
Sim, sempre a dar-lhes na cabeça, mas não conseguem entender.
9 Fevereiro, 2017 at 10:47
Para referência futura, o zerozero costuma estar relativamente correcto nas entradas/saídas. Esta época por exemplo:
http://www.zerozero.pt/team_transfers.php?id=4&epoca_id=146
9 Fevereiro, 2017 at 17:11
Obrigado e um abraço.
8 Fevereiro, 2017 at 20:28
O nosso redes tem de engatar porque o Quintana está muito bem.
8 Fevereiro, 2017 at 20:41
O que eu quero é que joguem futebol como deve ser… quer voltar a sentir prazer de ver um jogo do Sporting… quero voltar a sentir a confiança, que mesmo que sofremos um golo iremos dar pelo menos dois de resposta… a bem ou a mal. Quero que eles todos cresçam e formem um bloco de 14/15 jogadores… sempre prontos para as batalhas que se advinham.
8 Fevereiro, 2017 at 20:53
quero voltar a sentir a confiança, que mesmo que sofremos um golo iremos dar pelo menos dois de resposta.
hummm…. adoro
8 Fevereiro, 2017 at 20:42
15-15 intervalo
8 Fevereiro, 2017 at 20:53
Totalmente de acordo com o post e um dos melhores dos últimos tempos.
Há quem não saiba o que fazer quando se encontra na posse de muito dinheiro, quando antes não o tinha, e acaba por estoirá-lo muitas das vezes sem critério. Este ano foi um pouco assim.
8 Fevereiro, 2017 at 22:53
Grande comentário
8 Fevereiro, 2017 at 20:53
Alguns tasqueiros são muito hipócritas. É o que cada vez mais compreendo após a leitura dos seus comentários.
No fim da época, o consenso GERAL era este:
Petrovic? “Imensa qualidade, mal aproveitado em Kiev, em dois meses estarão todos calados!’
Castaignos? “Grande aposta, prometeu muito na Holanda e apenas falhou em Itália, apoio este género de contratações de reabilitação de jogadores”
Douglas? “O Luisão do Sporting, tudo dito”
André? “Estrela no Brasileirão, grande promessa, jogou ao lado de Ganso e outros..”
E podia continuar aqui com outros exemplos.. é pena porque alguns dos autores destes comentários (que não são transcritos, apenas trechos associados) querem manter o status quo aqui na tasca e não se retratam e ainda pior, entram na onda de críticas como se tivessem moral para tal.
E depois estas comparações com a gestão de Godinho? EPA, não contem com as pessoas mais inteligentes para ir nesta onda! Não só pelo facto de que temos dinheiro para fazer estas contratações, sem recurso a agentes monopolistas, fundos criminosos e outras facilidades!
INVESTIMOS 30M PORQUE PODÍAMOS INVESTIR! TÍNHAMOS DINHEIRO EM CAIXA FRUTO DE UMA GESTÃO FINANCEIRA IRREPREENSÍVEL! SE NÃO DEU RESULTADO É OUTRA HISTÓRIA!
CARALHO DO BIPOLARISMO!
8 Fevereiro, 2017 at 21:03
O dept. de futebol investe numa molhada de estrangeiros que enviou embora a meio da época só para chamar de volta os jogadores da formação que dispensou no início da época e a bipolaridade é dos adeptos. Essa é boa. O futebol do clube é que se desorganizou. Os adeptos que encheram o estádio não são os culpados, são os defraudados pela crença que colocaram no início.
8 Fevereiro, 2017 at 21:17
+1
8 Fevereiro, 2017 at 21:23
Claramente sprintaste ao ler o meu comentário, porque se tivesses lido com atenção, não tinhas dito semelhante.
Mais uma vez: só investimos porque podíamos investir. Quem quer fazer dinheiro neste mundo, tem que, em primeiro lugar, investir. Economia 1.0.
E foi o que esta direção fez, conjuntamente com a opinião técnica de JJ e parecer dos scouts, avançando para a contratação de certos jogadores. Só mandou alguns deles embora porque simplesmente não renderam o esperado. Era suposto ficarmos com eles neste limbo até ao fim da época enquanto que podíamos invertir a política desportiva? É que provavelmente, com os adeptos que temos, também seria passível de crítica!
Os adeptos são bipolares sim, porque no fim do mercado eram só louvores às contratações!
“MARKOVIC RECEBIDO NO AEROPORTO EM APOTEOSE!”.
E depois ainda cascam nos responsáveis, fazem comentários desprovidos de qualquer racionalidade, quando eles próprios legitimaram a política desportiva! É SURREALISTA!
E com isto não quero dizer que concordo com a política desportiva feita. Quem se lembrar dos meus comentários a grande parte das contratações, sabe que fui extremamente crítico. Eu e outros advertimos isso.
Mas concordo com a política financeira a 100% que se refletiu numa maior aposta em contratações. Se queremos ter dinheiro, temos que investir. Ponto. Apenas investimos mal, mas só sabemos isso AGORA!
8 Fevereiro, 2017 at 21:32
“Mas concordo com a política financeira a 100% que se refletiu numa maior aposta em contratações. Se queremos ter dinheiro, temos que investir. Ponto. Apenas investimos mal, mas só sabemos isso AGORA”
Caro Kingston,
Faço-lhe a seguinte pergunta: porque é que só sabemos disso AGORA?
Qual foi o jogador que “desapontou” o nosso Treinador? Que idéia o mesmo tinha do jogador que depois se veio a gorar, e porquê?
Duas linhas de raciocínio:
1- Contrata-se, e depois logo se vê;
2- Defini o jogador X como tendo as características adequadas para o lugar Y no meu plantel. Excepto em caso de lesão, o mesmo vai resultar.
Quase que aposto o meu braço esquerdo que a política de contratações obedeceu mais ao ponto 1 que ao ponto 2.
SL
8 Fevereiro, 2017 at 21:47
Só mostra o quanto de má-fé estás com a atual direção.
Mas não é obvio que as contratações foram pensadas e analisadas?
Só porque correram mal não quer dizer que não foram planeadas.
8 Fevereiro, 2017 at 22:10
Caro Kingston,
“Com a actual Direcção”? Mas foi o Bruno de Carvalho que sugeriu contratações, foi? Claro que não!
“Mas não é obvio que as contratações foram pensadas e analisadas?”
Não, Caro Kingston. Não é óbvio.
Dois exemplos:
1- Gastou-se € 8M num “segundo avançado”, Alan Ruiz. Por favor verifique a “capacidade goleadora” evidenciada pelo Alan Ruiz em toda a sua carreira. E compare com a do Téo Gutierrez (jogador que o mesmo veio “substituir”).
2- Adquiriu-se o Petrovic (salvo erro por mais de €1M); passados uns meses (e sem que o Petrovic tivesse grandes minutos) diz-se que se mandou regressar o Palhinha para “descansar” William Carvalho; depois manda-se o Petrovic para o Rio Ave (!!!)
SL
8 Fevereiro, 2017 at 23:02
O Alan Ruiz tem qualidades. Um SA é muito mais que só marcar golos.
Nós últimos jogos tem evoluído de rendimento. Não percebo esse primeiro ponto.
Relativamente ao Petrovic, não estou a perceber o problema. Então queria que o Petrovic, um jogador que se revelou fraco, “descansasse” o William?
8 Fevereiro, 2017 at 23:59
Caro Kingston,
Se não percebe a questão Alan Ruiz /segundo avançado, então não tenho muito a dizer-lhe.
Pagou-se €8M por um alegado SA e andou-se a experimentar com vários outros jogadores para a posição… De memória: Bryan Ruiz, André Balada, Bruno César, Castaignos…
Quanto ao Petrovic, o que eu QUERIA era que o jogador não se revelasse “fraco”. Então pagamos para ver “se a coisa resulta”? É isto o scouting?
SL
8 Fevereiro, 2017 at 21:32
3 são uma molhada …. ?
Já participei em festas maiores .
Quanto foi o Gastar à doida dos Milhões que entraram?
Por Quanto se vendeu (a tal molhada) e quanto afinal foi o impacto …. ZERO.?
1M no Petrovic que se emprestou
Uiii pois é !
8 Fevereiro, 2017 at 21:44
André custou 1M, vendido por 1.2M.
Elias pagamos 2.5M por 50% do passe, ficamos com 100%, e vendemos por 2.5M por 70% do passee + 1M em objetivos!
Markovic era emprestado e custou zero pelo empréstimo, só pagamos o salário..
Epa, pode ter sido mau em termos desportivos, MAS NUNCA em termos financeiros.
pó crl com os godinhos fds
8 Fevereiro, 2017 at 22:14
O Sporting pagou quase 2 milhões de euros pelos empréstimos de Campbell (412 mil euros) e Markovic (1,497 milhões de euros), avançados cedidos por Arsenal e Liverpool, respetivamente.
O Relatório e Contas referente ao primeiro trimestre de 2016/17, entregue anteontem pelos leões à CMVM, revela ainda que a SAD investiu 19,536 milhões de euros na contratação de novos jogadores, entre os quais Bas Dost (10,8 milhões),
8 Fevereiro, 2017 at 22:34
Não me lembro disso.
Diz-me a página no RC que eu vou verificar e não me fiar numa notícia, aliás nem revelaste a fonte.
Isso é dos Invisuais do Mercado?
8 Fevereiro, 2017 at 23:42
Obrigado pelo atestado de desonestidade.
Está no RC fornecedores, divida ao Liverpool.
8 Fevereiro, 2017 at 23:43
Fornecedores com valores a pagar de aquisição de jogadores – Clubes
Vfl Wolfsburg Fussball 2.500 – Eintracht Frankfurt Fussball Ag 1.000 – Aalborg – 1.614
Udinese Calcio S.P.A 1.025 1.000
FC Dynamo Kyiv LTD. – 1.000
Club Atletico River Plate 1.100 800
Sunderland Association Football Club 6 250
Liverpool Football Club 1.497 –
Trabzonspor Sportif Yatirim Ve Futbol 500 –
Arsenal Football Club, PLC 412 –
Vitoria Sport Clube, Futebol, SAD 246 246
Fulham Football Club – 200
Leixões Sport Club – Futebol, SAD – 60
Sub-total 8.286 5.170
Outros fornecedores com valores a pagar de aquisição de jogadores e outros serviços
Classico Campany 4.000 – Admira Partners UK Limited 700 700
Pasqualin D’Amico Partners 700 700
Sportsantho, Lda – 500
Buttonpath Limited 680 400
Proeleven – Gestão Desportiva, Lda 528 386
LMP Bomore 350 350 Hency Trading Limited 300 300
For Gool Company Ltd 272 272
Sports Invest UK Ltd 80 160
Interfootball – Management 76 155
MRD Investments, Lda 21 143
L & M Global Rights 121 121
Zoran Stojadinovic 120 120
Gondry Financial Services 538 107
Credigold 29 29
Red Relvados e Equip Desportivos, Lda 230 – Macron SPA 711 – SBASS Ltd. 67 15
Sport Cover – EURL 0 0
Outros fornecedores 9.753 6.516
Sub-total 19.276 10.974
Total 27.562 16.144
9 Fevereiro, 2017 at 0:15
Sendo assim, retiro o que disse sobre o Markovic.
Foi um 1.5M pó crl então.
Still bad.
8 Fevereiro, 2017 at 23:39
Deixa ver Empréstimos que não comprometem o futuro… parece-me bem em vez de investir 20M num Rafa ou Oliver
Ou seja 19M e 10 M são do Dost uma excelente aquisição !
Sobram 9M investidos em vários jogadores
Entre os quais 2,5M (imparidades) e 1M
que entretanto foram vendidos por 3,7M
Já só estamos em 5M
Sobram 1M no Douglas que se recebeu valor igual do Ewerton troca por troca.
E ainda se receberam 4,5M do Naldo
E castaignos
Que grande crime “desperdício” financeiro !!!!!
9 Fevereiro, 2017 at 10:27
Assim houvessem os 20 M Rafa e Oliver são só 2 dos melhores jogadores do Campeonato. Tinhas melhores comparações tipo estourar 5 M no Carrillo ou no Depoitre
9 Fevereiro, 2017 at 12:03
Por isso o exemplo.
Exatamente por não haver.
Não podemos fazer e não aceitaria o que os frutas fizeram.
2 jogadores com cláusulas obrigatórias de 20M cada isso sim é RISCO demasiado elevado.
Por isso apenas referi que conseguir empréstimo (repara que coloco no singular) de jogador de valor fora das nossas bolsas é preferível e não compromete a sustentabilidade.
Se não existe CASH … passa a existir maior risco em jogadores de pouco valor ou que estão parados etc…
8 Fevereiro, 2017 at 20:54
Moreira vs Sporting:
Rui Patrício, Esgaio, Coates, Semedo, Schelotto, William, Adrien, Gelson, Alan Ruiz, Podence, Dost.
8 Fevereiro, 2017 at 21:24
Com 6 golos de vantagem, estamos a defender tao mal …
8 Fevereiro, 2017 at 21:25
Chegamos a ter 8 PONTOS de vantagem !!!!!
Se perdermos isto, é simplesmente vergonhoso…
8 Fevereiro, 2017 at 21:26
Sete, oito nunca tivemos.
8 Fevereiro, 2017 at 21:29
7 sim…
Foi a tristeza a falar mais alto !
8 Fevereiro, 2017 at 21:26
É o andebol do Sporting.
Nada de novo
8 Fevereiro, 2017 at 21:26
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Esta história de “modelos” é muito interessante, EM TEORIA.
Obviamente, o ideal seria o SCP ter um plantel baseado em jogadores “da formação” complementados com as tais “contratações cirúrgicas”.
Mas isso depende sempre dos intérpretes e das condições de mercado.
Em primeiro lugar, é necessário ter jogadores “da formação” com a qualidade e potencial suficientes; em segundo, uma Equipe Técnica capaz de os desenvolver; em terceiro, um scouting eficaz para definir as tais “contratações cirúrgicas”; por último, as condições económicas necessárias para adquirir tais jogadores.
E nem sempre isto se verifica. É, aliás, muito difícil a conjugação de todos estes factores.
O que sucedeu esta época não pode servir de exemplo, pois foi uma “perfect storm” de erros, trapalhadas e más decisões.
Que se traduziu numa época H-O-R-R-O-R-O-S-A.
Na época passada ainda conseguimos ver juntos jogadores da formação (Patrício, João Mário, William, Adrien, André Martins, Gelson, Carlos Mané, depois Ruben Semedo), jovens jogadores com potencial (Paulo Oliveira, Naldo, Carrillo) e jogadores mais experientes que trouxeram mais valias ao plantel (Téo, Bryan Ruiz, Aquilani, depois Coates).
Esta época… 🙁
Não só imitamos o ridículo exemplo dos milhafres (um camião de jogadores todos os defesos) como, PIOR, recambiamos grande parte deles 5 meses depois de os contratar!
Quanto ao futuro, tenho muitas dúvidas quanto ao “modelo”.
Teremos treinador para desenvolver Xico Geraldes, Podence, Iuri Medeiros, Ryan Gauld, Carlos Mané (pessoalmente acho que não)?
Teremos scouting bom o suficiente para definir contratações para as laterais e, eventualmente, para segundo avançado?
Temos jovens jogadores nos Escalões com qualidade suficiente para estar a “bater à porta” da equipe A (pessoalmente acho que não)?
Depois desta época, é um bocado ridículo o SCP estar a falar “da formação”.
SL
8 Fevereiro, 2017 at 21:27
Este Zupo é uma besta. Esperou que a diferença diminuísse para dois golos para parar o jogo.
8 Fevereiro, 2017 at 21:27
E o Francis é dos jogadores mais estúpidos que alguma vez vi jogar andebol.
8 Fevereiro, 2017 at 21:36
+1
8 Fevereiro, 2017 at 21:28
Defendemos mal…
Atacamos ainda pior !!!
8 Fevereiro, 2017 at 21:30
Esteve ganho…
P**a de sina
8 Fevereiro, 2017 at 21:31
Nao é sina… E incompetencia ! Como é que o Zupo deixou a equipa sofrer 5 golos seguidos e nao parou o jogo ???
8 Fevereiro, 2017 at 21:31
P**a de treinador!
8 Fevereiro, 2017 at 21:32
Já fomos… a burrice paga-se…
8 Fevereiro, 2017 at 21:32
Fdx, vão gozar com o caralho.
8 Fevereiro, 2017 at 21:32
Que vergonhoso isto hoje,assim vão ganhar o caralho.por 7 golos?