Devo dizer-vos que tinha um tacho já ao lume, quando li o post do Cherba. Apesar do prato poder ser interessante e por estes dias todos andarmos a discutir qual o peso que a nossa formação deverá ocupar no plantel da próxima época, acho mais pertinente falar de outra formação. A dos adeptos. Há dois ditados populares que levo muito a sério, pois compreendem realmente sabedoria e uma leitura do comportamento humano sempre actual.
“Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”. É da natureza humana procurar culpas, por qualquer que seja o insucesso, à margem da sua própria acção. E falta pão no Sporting, isto é, títulos e muitas vezes afastando-se a ideia que estamos a rumar na direcção certa para os obter, muitos de nós tendem a procurar culpas e obstáculos dentro de casa. Isso não é masoquismo, é um comportamento bastante racional, que advém de uma crença absoluta que o problema é essencialmente interno. Estas pessoas não são menos Sportinguistas, nem menos apaixonadas que qualquer outro…apenas dirigem a sua frustração para dentro e procuram os erros dentro dentro de casa, antes de se debruçarem nos problemas que vêm de fora para dentro.
Se estiverem a reconhecer uma facção no parágrafo anterior e estiverem já a pensar “exacto… aquela malta é mesmo assim”. Leiam outra vez. Agora pensem se vocês também não fazem exactamente a mesma coisa, num processo de reacção. Se não culpam “os outros Sportinguistas” de tantas e tantas coisas que não correm de forma positiva no nosso clube? Pois é. Todos encaixamos de muitas formas em todas as facções e não há ninguém que não se sinta frustrado, desiludido, inseguro ou com imensas dúvidas sobre toda e qualquer opção ou rumo do clube. Eu, tu, o Cherba, BdC, JJ, o Paulinho… todos lidamos com a incerteza, com a amargura de ver o sucesso de outros, com a frustração de a conjuntura nunca nos parecer favorável. Uns lidam com isso batendo na mesa e discutindo com o Pai, com os irmãos e com a avó. Outros vão para a taberna arranjar pancada e discutir com os vizinhos. Mas no final do dia, todos nos juntamos na mesa da cozinha a olhar desolados para a mesa cheia de nadas.
A culpa não é do Cherba, com ou sem hashtag. A culpa muito menos será da Tasca. A divisão não é culpa de uma facção, a culpa é de todos. E o que se passa na Tasca, passa-se em Alvalade, no Livramento, em Oeiras ou qualquer outro local onde se reunam Sportinguistas. Eu vou vos dizer onde é que está a culpa: na nossa formação como adeptos. Somos absolutamente incapazes de entender que o futebol (por exemplo) é um desporto e o que isso significa.
Alguns de vocês vão achar “lá vem outro a falar que jogou à bola e que quem jogou, blá, blá, blá…”. Acertaram. Mas não é importante a minha experiência, mas sim aquilo que acredito. E eu acredito profundamente que os adeptos de hoje não sabem conviver com o 2º lugar, não entendem a razoabilidade de um 3º, nada de positivo observam num 4º ou 5º. Só vencer interessa, não ser melhor que todos os outros é ser o pior de todos os outros. Esta cultura de felicidade absoluta, fere o desporto. Mata os adeptos.
Antes que saltem da barricada e começam a pensar que o que escrevi é uma aceitação ou resignação com a derrota, digo-vos que estão completamente enganados. Aceitar um 2º lugar não é ficar feliz com a posição, é apenas não decidir mandar “tudo para o lixo” e começar a culpar tudo e todos por esse facto. Aceitar uma posição de “não vencedor” pode ser (e acreditem que é) o primeiro passo para criar as condições para lá chegar, sobretudo porque é muito mais racional e aproveita muito mais todas as sinergias à volta do clube. E falta muita racionalidade a nós como adeptos em entender esta coisa de perder e não ter de mandar a casa toda abaixo, mas sim observar onde estão os alicerces mais frágeis e reforçá-los. Tenho essa sensação. Tenho a memória e a certeza de que estamos sempre a fazer reset’s, a iniciar “anos zero”, a começar projectos e a mudar de políticas desportivas. As dores de crescimento não passam. Acima de tudo porque nós não crescemos verdadeiramente, não mudamos o que deve mesmo ser mudado: a nossa mentalidade.
Ser “ganhador” não é um gene que se recebe de nascença. É um caminho, uma luta, uma insatisfação e sobretudo o uso da inteligência para saber melhorar. Vencer dá trabalho e este processo que quem não praticou desporto algum tem alguma dificuldade em compreender.
Somos um clube enorme. Somos um clube especial. Temos os melhores adeptos. Somos os mais fiéis. Temos uma cultura desportiva diferente. Apoiamos mais as modalidades. Temos mais orgulho na nossa formação. Somos o clube mais honesto. Somos os que promovemos mais avanço. Somos os mais inovadores. Somos muito mais criativos. Temos as melhores claques. Não somos bimbos como os outros. Tudo certo, tudo errado.
Passamos demasiado tempo a olhar-nos ao espelho, a vangloriar-nos do nosso passado e dimensão, de tentarmos identificar qualquer coisa que nos distraia do que realmente é importante: estar lá. Apoiar. Bater palmas. Agitar o cachecol. Levar amigos aos estádios. Levar gente descrente a levantar a cabeça e a viver mais o clube. Fazer dos jogos uma festa, seja onde for possível ver o jogo. Falta-nos a alegria de viver os momentos, venham eles a acabar bem ou mal.
Conheço muitas pessoas que deixam de ir ao estádio assim que não existe promessa de títulos. Conheço ainda mais que passam os jogos a desconsiderar a valia da equipa ou de determinados jogadores. Conheço alguns que não têm qualquer tipo de problema em dizer à boca cheia que “está tudo minado” e que “não vale a pena o esforço”, que ao Sporting será sempre tirado o tapete na sua procura de glória. Mais uma vez, a desistência e a resignação tomam o espaço que a luta deveria ocupar. Se somos tão bons, valentes, orgulhosos e combativos, vamos admitir que nos subjuguem? Vamos admitir que nos prejudiquem, sem qualquer tipo de revolta? Vamos pacificamente definhar sem sequer tentar expor, denunciar, enfrentar o que está corrupto, sujo, ou manobrado? É esta a massa de que somos feitos?
Há imenso trabalho a fazer. Devemos tentar ajudar. Usem-se todos os mecanismos que o clube permite. Use-se o associativismo e activismo. Juntem-se. Debatam. Tentem entender as origens dos problemas. Denunciem quem tiver de ser denunciado, enfrentem quem tem de ser enfrentado, mas por amor da Santa entendam de uma vez que uma Direcção, uma equipa, um departamento do clube não é uma ilha. O Sporting é feito de todos e todos podem ajudá-lo. Instigar sócios contra sócios, adeptos contra adeptos, Sportinguistas contra Sportinguistas não é o caminho da grandeza e de títulos, é a tradução mais desoladora de desespero. Não temos de ser amigos, não temos de concordar, mas temos de tolerar as diferenças, temos mesmo de acreditar que largando o bunker dos facebook’s, chats e whatsapp’s e passando a ser mais intervertidos na vivência do clube, seremos eternamente mais úteis e mais esclarecidos. No sofá de casa é fácil criticar e odiar, mas infelizmente os únicos que ganham com isso chamam-se adversários.
Quando na cadeia que vai desde o Presidente até ao adepto de 6 anos nos soubermos respeitar como clube quando perde, quando preferirmos tentar fazer algo a criticar algo, quando entendermos que o nosso problema é a sustentação por parte de todos de um caminho que vá realmente a um lugar, sem ser abruptamente interrompido. Nessa altura estaremos, de facto, preparados para ser o que todos achamos que já somos.
O segundo ditado é este: “Viva o Sporting!”
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
15 Março, 2017 at 18:17
Portanto… arranjaste forma de, além de responder a vários comentários que foram feito ao longo do dia no outro post, ainda ter que comentar o teu 🙂
mais logo. Com a calma que o teu petisco merece.
15 Março, 2017 at 18:45
Viva ao Sporting!
15 Março, 2017 at 19:00
Exacto. Bem diz o Presidente que alguns sportinguistas não fazem tudo o que podem para ajudar o clube… porque uns falam mas esperam que sejam os outros a fazer. Eu incluído.
Agora, na serie #processo_do_dia_do_carnide_ao_SCP temos mais um capitulo:
http://24.sapo.pt/desporto/artigos/benfica-processa-jorge-jesus-e-bruno-de-carvalho
15 Março, 2017 at 19:12
Fazem bem.
O Sporting devia fazer igual.
16 Março, 2017 at 10:07
Os lampiões assumiram-se como a ” Polícia dos Bons Costumes”
15 Março, 2017 at 19:06
Concordo com a maioria das ideias expostas neste Post, mas faço uma pequena ressalva: se a minha equipa ou Clube está a competir e der tudo em campo dignificando a camisola, ganhe ou perca, têm sempre o meu apoio. Mas se eu vejo e sinto que não é isso que acontece, reserva-se-me o direito como sócio e adepto pagante de criticar o que não está bem. E essa atitude não faz de mim um delator mas sim alguém que exige que trabalhem e sofram a camisola como eu o faço.
As criticas feitas de forma construtiva e positiva devem ser vistas e tomadas como mais-valia e nunca como um entrave.
S.L.
16 Março, 2017 at 9:57
O problema da falta de cultura desportiva é mesmo esse, confunde-se incapacidade com falta de atitute bem como o contrário esforço inconsequente com capacidade. Muitas vezes protesta-se e insulta-se de falta de comprometimento quem apenas não tem capacidade para mais ou está perante um contexto em que não consegue fazer melhor.
15 Março, 2017 at 19:16
o que nós podemos fazer é apoiar os centros do Gelson ou do Matheus e gritar golo do Dost…
e vamos gritar mais 15 golos do nosso gigante holandês.
15 Março, 2017 at 19:39
Assino por baixo este texto.
15 Março, 2017 at 19:47
Javardeiro, grande texto.
Hoje a Tasca viveu um dia brutal, entendam as pessoas o significado dos posts.
15 Março, 2017 at 20:14
Aplausos pelo post e pela tomada de posse dos Corpos Sociais do Sporting Clube de Portugal.
Viva o Sporting…
15 Março, 2017 at 20:20
Subscrevo também inteiramente este texto. Eu estive em tondela com duas gerações , o meu pai e o meu filho. Só pelo prazer de ver ao vivo um jogo do sporting, sabendo que já há pouco a fazer no campeonato e que a época foi uma desilusão . Eu e mais centenas de sportinguistas estivemos lá, num ambiente incrível, com apoio incondicional do princípio ao fim a equipa, sempre a cantar as nossas canções de apoio. Gostava mesmo cherba que viesse um post com a tua opinião sobre como devemos encarar a próxima época. Como achas que estaremos maus próximos de ser campeões, com que plantel, em que miúdos se deve apostar e porque , como deve ser a nossa comunicação , quem devemos vender etc etc etc
15 Março, 2017 at 20:31
Depois do “abanão” da manhã, mais um grande texto. O primeiro ditado explicará muita divergência, o segundo, deverá causar total convergência. Se não de opiniões, obrigatoriamente da mesma paixão: o Sporting.
Não será muito difícil que a Paixão nos traga a razão. Assim queiramos.
Parabéns Cherba, parabéns Leão de Plástico.
Saudações Leoninas
15 Março, 2017 at 20:32
“A minha resposta”…está dada…!!
Sábado…: saída das Caldas de junto do Núcleo às 16,15 da tarde…
Max e Tomás…a caminho de mais uma vitória…!!
“As únicas culpas que assumo…”…
São os meus 74 anos de sportinguista…!!
” Oh faxavor…um copo de cinco…
para “rebater” os petiscos…”…!
SL
15 Março, 2017 at 20:35
O grande problema é que estamos há demasiado tempo sem ganhar (o campeonato nacional) e estamos a dar passos atrás, em termos de pontos \ classificação.
Quando frente ao Guimarães (vi o jogo hoje na TV) no dia a seguir à reeleição de BdC com o estadio bem composto somos brindados com mais uma exibição da treta como tem sido hábito (lembrar que o jogo anterior em casa foi o que foi com o Rio Ave…) e empatamos e na jornada a seguir já a 12 pontos da liderança e se esgota o estádio do Tondela… Às vezes faz-me muita confusão estar-se “sempre” a apontar o dedo aos adeptos embora também reconheça e concorde em parte com o que dizes mas fizessem direção,treinador e jogadores a sua parte como nós fazemos!
VIVA O SPORTING!!!
15 Março, 2017 at 20:40
Epá. Vou meter uma cunha ao cherba para fazeres parte da lista dele em 2021. 🙂
( concordo em tudo contigo. Tens os meus votos! 😛 )
15 Março, 2017 at 21:25
Como sei um pouco sobre tudo e tudo sobre um pouco…posso ficar com qualquer pasta que me seja atribuída. #OVerdadeiroPolivalente
15 Março, 2017 at 20:37
[Of-Topic] –> O Mónaco joga tanto e tem tantos jogadores interessantes… Acho que o City não se safa. E vem aí um ciclo infernal para o Guardiola.
15 Março, 2017 at 20:42
Leo é muito bom…
15 Março, 2017 at 20:43
🙁 Nem me lembres disso.
Melhor treinador da época BdC.
15 Março, 2017 at 20:48
Yep
15 Março, 2017 at 20:56
Completamente
15 Março, 2017 at 21:02
De longe. Aliás o plantel do Monaco não é superior ao nosso (tirando os laterais que até o Rio Ave tem melhores).
15 Março, 2017 at 21:12
Já dá outra x tínhamos falado nisso Barbosa, sim o Jardim é muitoooo melhor que o nosso actual treinador, até na postura dá 10 a 0…mas o presidente pela primeira vez vendeu um treinador na nossa história e entende se a opção $$ do Leo Garden.
15 Março, 2017 at 21:40
Claro. Acho que podíamos ter feito mais para o segurar. O Léo não está a ganhar o que ganha o JJ. Mas tudo bem, a conjuntura era outra. Tenho pena
15 Março, 2017 at 21:54
Podíamos ter feito mais?!
Na altura, vendia-se tudo o que fosse possível vender. O negocio do Rojo foi o “euromilhoes” para o clube e o inicio de um tempo novo.
Nunca se esqueçam como estavam as finanças do clube, a ameaça do “fair-play” era muito real e se tivéssemos caído, ainda hoje não nos teríamos reerguido.
Muito importante recordar esses tempos negros de forma a evitar que se repitam.
15 Março, 2017 at 22:10
Esquece. Era impossível.
15 Março, 2017 at 22:18
Era. Mas não foi só o dinheiro que o moveu.
15 Março, 2017 at 22:54
Let sleeping corpses lie.
15 Março, 2017 at 23:04
Obviamente.
16 Março, 2017 at 10:00
Não é bem assim o Móncao tem 3 ou 4 jogadores de classe Mundial, não eram é conhecidos e o Leonardo não sendo melhor tacticamente que o JJ é muito melhor do que este a perceber qual o perfil de jogador que realmente acrescenta qualidade extra a uma equipa, é só ver o que ele fez do franzino Bernardo.
15 Março, 2017 at 21:19
3-1 do Mónaco!!! É justo…
15 Março, 2017 at 21:36
Já está!!!!!
15 Março, 2017 at 23:07
E as idades? Ali não parece abundar a teoria de que têm que rodar 2,3 épocas.
15 Março, 2017 at 21:05
“E eu acredito profundamente que os adeptos de hoje não sabem conviver com o 2º lugar, não entendem a razoabilidade de um 3º, nada de positivo observam num 4º ou 5º. Só vencer interessa, não ser melhor que todos os outros é ser o pior de todos os outros. Esta cultura de felicidade absoluta, fere o desporto. Mata os adeptos.”
Caro Leão de Plástico,
Enquanto Sportinguista, discordo veementemente do sentimento constante do texto que cito supra.
Em tempos recentes, concordaria (como disse Bruno de Carvalho, “não esperem que depois da pior época de sempre tenhamos a melhor época de sempre”). Hoje não.
A partir do defeso da época passada nada menos do que ser campeão nos deve contentar/satisfazer. Segundo lugar? Pagando milhões a treinador? Jogando com quatro campeões europeus? Investindo na equipe como nunca antes? Não, Caro Leão de Plástico: não podemos ambicionar menos do que ser “primeiro”. Do que ser “melhor do que todos os outros”.
Época passada ficamos (muito) perto.
Esta época está a ser um autêntico desastre.
Mas Bruno de Carvalho himself deu o mote: nos próximos quatro anos sermos campeões mais do que uma vez.
É neste SCP que me revejo: querer ser o melhor. Ganhar a todos. Ser o “número um”. Não comemorar “segundos lugares”. Não achar que ganhando uma Taça “chega”.
O que tem acontecido este ano é a (natural) frustração da época ser um desastre, quando tudo indicava que iria ser a NOSSA época.
Mas a partir do momento em que o Sportinguista não ambicione “ser o primeiro”, isso – no meu modesto entender – marcará o início do fim de sermos um Grande Clube.
SL
15 Março, 2017 at 21:29
Desculpa Livramento mas acho que não entendeste o texto. Querermos ou até exigirmos o primeiro lugar não significa que ao ficar em segundo ou terceiro ponhamos em causa tudo e todos.
15 Março, 2017 at 21:48
Caro Talk Talk,
O que me parece é que o caro Leão de Plástico foi muito “suave” na sua abordagem.
Quando tínhamos equipes “remediadas”, como as de Leonardo Jardim e Marco Silva, não podíamos pedir “o Céu e a Lua”. Concordo. Ficarmos em segundo ou em terceiro lugar não deveria levar a grande contestação.
Agora é diferente. Muuuuuito diferente.
Agora é o “tudo ou nada”.
Agora não há “segundos lugares”, “Taça de Portugal” ou “Taça da Liga” que nos possa contentar.
ESTE é o verdadeiro cunho de Bruno de Carvalho: não ser campeão é um falhanço.
SL
15 Março, 2017 at 22:03
Livramento, percebo a sua abordagem, mas estamos a competir com pelo menos mais duas equipas com orçamentos equivalentes e ou até maiores e com os mesmos objectivos. Repare que nem vou falar, no complemento que dá as pessoas certas nos lugares certos, são mais importantes do que avançados que marquem muitos golos. … E só um pode ganhar!
Na minha opinião, a obrigação é dar tudo em campo, lutar até ao fim pelos objectivos, a exemplo do ano passado.
Falhanços é deixar o clube com mais 100M em passivo e com os principais activos, leia-se atletas e treinadores, completamente desvalorizados.
15 Março, 2017 at 22:13
Caro Malcolm,
Por favor nem me fale dos anos da “Godinhice”… Acho que todos concordamos que (i) foram terríveis (ii) com Bruno de Carvalho a história não se repetirá.
A cultura de “exigência” que Bruno de Carvalho trouxe para o SCP demanda sermos melhores do que os outros.
O Caro Tasqueiro poderá não concordar, mas neste momento o pensamento que se encontra (e bem, a meu ver!) instalado é que tudo o que não seja o campeonato nacional é um falhanço.
São muitos anos sem títulos.
São muitos milhões investidos na equipe de futebol.
Podemos (claro!) não o conseguir, mas o nosso pensamento deverá – a meu ver! – ser o de é “Championship or Bust”.
Farto de “anos de Paulo Bento” (leia-se, segundos lugares) ando eu!
SL
15 Março, 2017 at 22:24
Também eu estou farto dos segundos lugares, para mim não deixa de ser o primeiro dos últimos, embora nos tempos que correm dá muito jeito para manter a competitividade do plantel os milhões do acesso directo à UCL.
Com menos 15/20M no orçamento do ano seguinte o plantel já não será bem a mesma coisa.
Num post anterior, sobre a formação, recordo-me de ter escrito, que com ou sem recurso à formação, o importante é ganhar os jogos todos e consequentemente o titulo nacional.
15 Março, 2017 at 21:35
No alvo.
15 Março, 2017 at 21:29
relembrem-me lá quanto é que o Leo Garden ganhava no Sporting e quanto é que foi ganhar para o Mónaco?
15 Março, 2017 at 21:36
Ganda Leo!
15 Março, 2017 at 21:36
Leo Garden a encavar o Pep!!! É bem!!!! Parabéns Leo!
🙂
Z
15 Março, 2017 at 21:39
Feliz pelo Leo. Mas ultra-puto-fodido porque um dos principais franchises das Lavandarias Mendilhões está no 1/4 de final da Champignons, portanto legitimando-o aos olhos dos adeptos acéfalos!
15 Março, 2017 at 21:46
Verdade, mas o City é o protótipo do clube novo-rico que eu tb detesto… O Leo desempata a favor do Mónaco
Z
15 Março, 2017 at 21:52
Antes um novo-rico que fez (e continua a fazer) pela vida que um bando de mafiosos!
15 Março, 2017 at 22:58
Ora nem mais, este passagem aos 1/4 só dá mais força ao Mendilhões.
É pena a malta não ver mais além e apenas reparar no que está à frente do nariz.
15 Março, 2017 at 21:52
Está questão do Mendes devia ser alvo também de um post. Com factos concretos que convençam qualquer um de nós que e também por causa desse senhor que ainda não conseguimos ser campeões .
15 Março, 2017 at 21:54
“Que é também”? É principalmente por causa dele.
15 Março, 2017 at 22:34
Então se e isso que pensas manda lá um post para o cherba publicar com os argumentos e factos que sustentam esse teu pensamento . Seria interessante discutir essa ideia.
15 Março, 2017 at 22:59
Basta ires ao Mister do café que ele tem lá tudo escarrapachadinho … se estás à espera da tasca não te safas.
15 Março, 2017 at 21:40
Incha Pepe!!!!!
Grande Leo!
15 Março, 2017 at 21:53
Grande, GRANDE Leonardo Jardim!
SL
15 Março, 2017 at 21:41
Ah, e só uma coisinha: não é por causa disto que Pep Guardiola deixa de ser um dos melhores treinadores de sempre. Isso mesmo, DE SEMPRE!
15 Março, 2017 at 21:46
Desde que saiu de Barcelona tem sido sempre a descer…
Z
15 Março, 2017 at 21:49
Se a tua avaliação for puramente resultadista…
É que isto de ganhar títulos não depende só dele ou sequer dos jogadores. Até porque ninguém joga sozinho. Ele também perdeu uma meia-final da Champignons contra um Mourinho a pôr a frota inteira de pesados. O Mourinho passou a ser melhor que ele por causa disso? Diria que até foi completamente ao contrário.
16 Março, 2017 at 9:46
Ele pegou numa das melhores equipas dos últimos anos (Bayern) e tornou-o bem pior. No City gastou mais que o United numa equipa base já absolutamente espectacular…e está a fazer igual ao Pellegrini…
Quanto à passagem do Mourinho no Camp Now…de facto, a capacidade que as pessoas têm de não ver a realidade é engraçado.
Mourinho ganha essa eliminatória em Milão, depois de um jogão do Inter em que o Barcelona andou o jogo todo a passar a bola para o lado num jogo que mais parecia de homens contra meninos. Depois em Barcelona, com vantagem na eliminatória de 2 golos e com -1 por uma fita nojenta do Busquets que ainda pisca o olho ao Guardiola como quem diz “Vez…como combinado estão lixados”. Restava obviamente ao Mourinho defender os 2 golos de vantagem e seria ridiculo (e obtuso) fazer outra coisa. Já uma equipa como aquela do Barcelona, em casa, contra 10 e em desvantagem andar meio jogo a fazer passes à Andebol para o lado e a ver a banda passar levaria-me à loucura se fosse adepto deles. É sintomático que o Barcelona tenha feito 1 golo apenas nos últimos 5 minutos pai com o Piquet a jogar a PL. Curiosamente num jogo em que o Guardiola se recusou a meter sequer carne no assador até essa altura e limitou-se a trocar jogador por jogador. Tirando mesmo o Ibrahimovic para meter o Borjan (sim…eu sei…é demasiado engraçado). Nessa eliminatória ficou demonstrada a diferença que se veio a provar nos anos seguintes da carreira de Guardiola. Guardiola sabe meter equipas a jogar de 1 e 1 só forma. Daquela à Barcelona. Alguma dificuldade ou problema colocado aquela forma de jogar e ele é incapaz de dar a volta. Já o Mourinho, numa só eliminatória conseguiu que a sua equipa dominasse parte do jogo da primeira mão e controlasse a eliminatória toda.
Como é que desta eliminatória tiras que o Guardiola é um mestre é algo que não percebo. Não digo que o Mourinho seja o maior…para mim não é. Mas o Guardiola não é melhor…
15 Março, 2017 at 21:53
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
15 Março, 2017 at 21:54
pode ser que o leonardo jardim saia para algum clube inglês e a gentes receba o que temos direito.
15 Março, 2017 at 21:55
leo melhor que JJ?
quantos golos cantados falhou o city hoje?
o city sai porque falhou imensos golos, aquele aguero devia ter saído após o segundo falhanço.
15 Março, 2017 at 22:23
Não vás por aí, na primeira mão o Mónaco também falhou muitos golos…e quando podia ter feito o 3-1,sofre logo de seguida o 2-2…
Em relação ao treinador vá são gostos,não se discutem 🙂
15 Março, 2017 at 22:33
Essa de que os gostos não se discutem é uma das grandes falácias tornadas truísmo de sempre.
15 Março, 2017 at 23:45
Falácia porquê??tu acabaste de dizer que o Guardiola é um dos melhores de sempre e eu até concordo mas existem pessoas que não gostam da forma como ele mete as equipas a jogar…não gostam, são gostos!
Se formos aos resultados o Benitez é dos melhores treinadores que aí andam e olha que muita gente não gosta dele…por isso não concordo nada quando dizes que é uma falácia dos gostos não se discutirem 😉
15 Março, 2017 at 22:01
Off:
Ah e tal, a inexperiência na LC, a juventude e o crl !
Perguntem ao Leonardo jardim que ele explica.
15 Março, 2017 at 22:02
Estamos a jogar uma bela merda no andebol!
15 Março, 2017 at 22:04
Está difícil no andebol…
15 Março, 2017 at 22:14
Não concordo totalmente com este texto. Acho que está a passar uma ideia, a meu ver errada, que o que aqui se passa e nas redes sociais representa o pensamento do universo Sportinguista. Quem tem a possibilidade de ir aos pavilhões e aos estádios não vê nada disso. Vê união, os adeptos assobiam cada vez menos (isto foi uma evolução do caralho) e está mais paciente. Senão, BdC não teria 90%. Senão, Jesus já não seria treinador do clube. Senão, não viveríamos tão tranquilos a nível interno a 11 pontos de distância….dos 2 rivais!
Portanto, apesar da tasca ser um espaço fantástico que eu adoro, é perigoso transpor o que aqui se tem passado para a “rua” e assumir que lá fora é igual. O que aqui se passa ou passou nada tem a ver com o Sporting. Só com pessoas. Que, como é normal, há boas e más em todo o lado.
15 Março, 2017 at 22:18
Isto.
16 Março, 2017 at 10:11
Claro.
A esmagadora maioria dos adeptos não pediu “outro ano zero” uma única vez durante o mandato do BdC.
Mesmo este ano, depois da vitória contundente nas eleições, também me parece que maioria prefere dar mais um ano ao JJ.
Não vejo ligação nenhuma entre adeptos descontentes e divisões entre malta que não sabe respeitar-se num blog online.
15 Março, 2017 at 22:15
Entrámos bem na segunda parte depois da primeira manhosa.
Estamos a anhar mas vamos ganhar.
Defensivamente estamos irreconhecíveis.
15 Março, 2017 at 22:26
Sempre a sofrer… Faz parte.
15 Março, 2017 at 22:27
Sofrer até ao fim…