Por estes dias e perante o descalabro desta época e tudo o que nos tem vindo a suceder neste malfadado maio, com a comemoração do primeiro tetra lampião, dei por mim a viajar no tempo e a aterrar algures entre Outubro de 2015 e Janeiro de 2016 – foi de facto uma viagem curta no tempo, longuíssima no estado de espírito e no humor. O Sporting dominava claramente o campeonato, praticando um excelente futebol. Tínhamos derrotado os lampiões em casa deles por 3-0 e de forma categórica.
Jesus tinha acabado de chegar, ganhara logo a Supertaça e a equipa jogava com grande intensidade, Bryan Ruiz a grande nível, Teo a marcar golos e ainda sem ir para as praias colombianas, Slimani a evoluir a olhos vistos, Carrilo a ter de ser encostado, mas a aparecer Gelson com grande fulgor no seu lugar, João Mário a afirmar-se, Adrien e William a carburar (apesar deste ter vindo lesionado do Euro sub-21)…
Era o tempo de, perante as derrotas do Carnide, falarmos no simplesmente Rui (que caro nos saiu este gozo com o Rui Vitória), do Milhafre Orlando e da sua acutilância e humor, do “Se Eu fosse o ROC” e as suas tiradas curtas e certeiras. O tempo de acreditar seriamente no Sporting e em dizer “quero o Sporting campeão”, do aparecimento do arrepiante “O mundo sabe que”. A nação sportinguista estava forte, entusiasmada, unida na sua grande maioria e pronta a apoiar de forma intensa e incondicional a sua equipa, os seus dirigentes, o seu clube, grata por ter de volta a emoção e a adrenalina que só o cheiro da vitória e da esperança sustentada no êxito pode dar. Parecia impensável os lampiões conquistarem o tri, quanto mais irem por aí fora para o tetra (e esperemos que páre por aqui)…
Também aqui na Tasca, dava gosto vir beber sportinguismo, partilhar opiniões e trocar argumentos, na grande maioria das vezes com correcção e respeito (o contrário acontecia, mas era exceção), constituindo uma grande frente unida, um falange fortíssima de sportinguistas que esperava obter o sucesso. Nas roulottes também era igual e o companheirismo e cumplicidade eram evidentes entre pessoas que mal se tinham conhecido pessoalmente, mas que já sentiam uma intimidade difícil de explicar e que só o sentir Sporting e sofrer por este enorme clube pode permitir.
Neste espaço virtual não existiam cisões insanáveis, trocas de galhardetes, piadinhas agressivas ou de mau gosto… discutia-se Sporting, as táticas, os jogadores, os roubos de arbitragem, as piadas sobre os adversários. Tudo isto era alavancado pela carreira da equipa que permitia todos os sonhos.
Pouco tempo depois, surgiu o empate com o Tondela em casa, a recuperação dos lampiões, a deserção do Teo, a saída do Montero, os falhanços do Ruiz (e um jogo com o Carnide em Alvalade que representou um balde de água gelada) e ainda houve tempo para uma ponta final épica com 9 vitórias consecutivas, incluindo no Dragão e Braga, mas com os lampiões a não baquearem ao contrário desta época (recorrendo também a todos os expedientes com as equipas adversárias) e a não permitirem uma conquista que nos devia ter pertencido, que devia ter sido NOSSA.
E no entanto… tivemos esta época miserável, em que quase nunca praticámos bom futebol, em que o único grande jogo, foi com o Real Madrid, mas que ainda assim nos deixou um enorme travo amargo pelos últimos 5 minutos e que daria depois origem ao tristemente célebre “a diferença está no treinador” com efeitos de um abalo na escala 10 de Richter a nível da união dos jogadores e treinador e logo a seguir com derrota deplorável em Vila do Conde. Foi uma época em que a equipa se exibiu mal na grande maioria dos jogos, aqui e ali com uns lampejos de bom futebol, mas demasiado escassos para tanta mediocridade, tanto adormecimento, tanto passividade e falhanço.
Nos pilares que condicionam o rendimento global, dirigentes/treinador/jogadores/adeptos, parece-me que os últimos são os que mais têm estado ao nível do que se espera deles. Mesmo com as perspectivas de ser campeão rapidamente esfumadas, nunca deixaram de dizer presente no apoio à equipa. A ponto de no tal jogo de péssima memória com o Belenenses estarem mais de 40 mil, enquanto no Dragão na época passada e com perspectivas semelhantes para o Porto estavam pouco mais de 20 mil. Também não se podem queixar de falta de apoio durante os jogos…
Sendo assim, na próxima época e para os restantes 3 pilares, vejam lá se resolvem os problemas que ocorreram:
– Comecem por contratar bem, privilegiando a qualidade e não a quantidade, sobretudo para as lacunas do plantel. Dêem oportunidades reais a Geraldes, Iuri, Podence e Palinha. Se não resultar para algum, é preferível empresta-los em Janeiro do que fazê-los regressar, ainda para mais se for para algo parecido com o que sucedeu esta época.
– Se alguém tiver de sair, que saia, desde que por valores adequados e a tempo da sua saída ser colmatada. Não queremos cá gente contrariada e que não dê tudo o que tem para dar, seja por que motivo for.
– Construam um bom ambiente no balneário. Se for necessário contratem psicólogos, mental coaches, bruxos…
– Se começarem a ganhar, por favor não digam nada que se assemelhe a bazofia – falo sobretudo para o treinador e presidente. Lembrem-se que é no final da época que se fazem as contas que interessam. Aliás aproveito para apelar que falem o menos possível, sejam assertivos e trabalhem mais nos bastidores e com menos estardalhaço inútil.
Façam tudo o possível para trazer de volta aquele espírito daqueles meses da época passada em que a o céu era o limite. Não nos matem por favor a esperança. Ela é o combustível que alimenta o/a sportinguista. Devolvam-nos a glória. Comprometemo-nos a contribuir com esforço, dedicação e devoção. Todos nós sócios e adeptos merecemos ser felizes. Pode ser?
TEXTO ESCRITO POR Leoníssimo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Maio, 2017 at 8:48
Se merecemos…
18 Maio, 2017 at 8:50
Grande post.
18 Maio, 2017 at 8:55
Parabéns pela prosa, Leoníssimo!
18 Maio, 2017 at 9:07
E concordo, de falta de apoio a equipa não se pode queixar. Ter o Estádio cheio frente ao Belenenses depois de uma época frustrante e quando não se ganha à 15 anos o campeonato, pouco depois de uns 18 anos de seca, não é para um clube qualquer. É para um clube único e esse clube chama-se Sporting Clube de Portugal!
18 Maio, 2017 at 9:02
Belíssimo post que todos deviam ler com atenção.
Equilibrado e realista.
Aconselho tb a ler a opinião do artista do dia sobre o tema de ontem. Sensato, simples e direto.
18 Maio, 2017 at 9:19
No essencial (que tem muito de forma de viver o clube), +1.
Discordo:
1) do epíteto “realista.” Pela simples mas perturbadora razão de que não acredito na regeneração do Presidente e do técnico. Não são gente sensata, ponto final parágrafo;
2) “pour cause,” que seja possível restabelecer a esperança. Não há condições para “trazer de volta aquele espírito daqueles meses da época passada em que a o céu era o limite.” No que me respeita, a esperança está morta.
18 Maio, 2017 at 10:52
Tu sempre foste hater, qualquer que fosse a fase do Sporting. Tens é uma grande pancada na cabeça por resolver.
És sócio? Vais aos jogos? Modalidades? Loja Verde? AGs?
18 Maio, 2017 at 13:45
O que é que tu querias de um homem que se metamorfosiou em homem-barata?
18 Maio, 2017 at 14:53
Para ti, Pafan, um abraço insectívoro: viscoso q.b.
18 Maio, 2017 at 14:52
Vê lá se sais da “caverna”, Trolha. És dos gajos que gostava mesmo de conhecer. Quem me dá uma conversa às avessas dá-me quase tudo.
Um abraço daqueles bem vigorosos.
18 Maio, 2017 at 9:03
Ficou tudo dito.
Em vez de encararmos a epoca normalmente e andar a fazermos 9 jogos na recta final como finais, vamos masé encarar a epoca como finais em todos os jogos.
Mesmo com os roubos (menos do que é normal) e com as ajudas da APAF ao clube do polvo, teria bastado ao Sporting uma vitoria na Madeira para ter sido campeão.
Temos 34 finais a partir de Agosto (comeca em Agosto, certo?) e mais umas finais na Champions. E é para ganhar tudo.
E sim, os jovens devem ficar, mas apenas se estiverem preparados.
Até o William disse que ter ido para o Fatima foi o melhor que lhe aconteceu, mesmo tendo detestado ao inicio. Por vezes os jogadores precisam mesmo andar noutros lados para voltarem mais fortes.
18 Maio, 2017 at 9:09
Grande post. E obviamente que merecemos
18 Maio, 2017 at 9:12
Ajudem-me a perceber.
Nao pode andar tanta gente enganada.
Depois de ver repetido esta tirada:
“eu até votei BdC, 3 vezes!!”
mas
” ultimamente desiludiu-me”
“já nao é o mesmo”
“assim, esta-se a por a jeito”
coloco, seriamente, a questão:
de ha 2-3 meses para cá (a sério!!) que fez bdc para ter queimado toda a credibilidade, ter perdido o estado de graça?
isto para eu perceber o que me está a escapar
é que é muitas vezes repetido por gente que parece ter neuronios ou gente em que eu até me via a concordar muitas vezes com os seus comentarios,
avanço já alguns “pecados”:
(por favor , ajudem-me a perceber e respondam/ completem os outros pecados)
– adiantou a gala p casar no dia do SCP (SCdC?!?)
– deu entrevistas ao CM
– a cona deu-lhe cabo da visao
– desancou no futsal
– desancou nos atletas do SCP
– comentarios idiotas no FB
-…
-….
….
…
ou, sendo a outra opção que esses 86% sejam apenas votos no “mal menor”,
coloco a mesma questao mas com outro timing, que fez BdC nos úlimos dois anos para perder o estado de graça?
(mas se assim foi, votar no mal menor, vejamos bem do que nos livrámos se mesmo numa de mal menor, fugiu tudo do city pussy)
– desancou nos atletas do SCP
– do faz comunicados estapafurdios no FB
– contratou o anormal do JJ
– correu com grande MS do SCP
-…
-….
….
…
Obrigado
18 Maio, 2017 at 9:32
—> Os 86% em vez de serem entendidos como um voto de confiança apesar de algumas coisas que correram menos bem (o que é normal, pois a perfeição não existe) no 1º mandato
—> Age como se fosse o Dono do Clube!
Exemplos recentes:
“A única coisa que vos peço para a próxima época é que me deixem em paz, que me deixem trabalhar como eu achar melhor para depois poderem viver as alegrias que tanto merecemos.”
Ou seja…. não me questionem! Não me chateiem! Eu faço o que quiser!
Muda-se a data da gala, porque o senhor Presidente quer casar no dia de aniversário do clube! Ou seja…. a agenda pessoal do Presidente está primeiro.
Posts idiotas a desancar nos Sócios!
—> Ausência de estratégia no futebol!
A “estratégia” é estar refem do JJ e fazer-lhe as vontades todas.
Desanca no futsal a torto e direito, mas desancar no JJ é que não…
E por agora é tudo….
18 Maio, 2017 at 9:33
86% entendidos como cheque em branco.
18 Maio, 2017 at 10:02
és mentiroso ricardo.
após o jogo do belenenses bdc disse claramente que nenhum treinador ou jogador está acima do projecto.
não foi critica ?
18 Maio, 2017 at 10:05
Quando tu aprenderes a respeitar uma opinião diferente da tua passas a ser respeitado!
Até lá és um simples bobi tareco / bananinha do Presidente 🙂
18 Maio, 2017 at 10:21
aprender a respeitar os outros ?
estás a olhar para o espelho ?
estou a cagar para o teu respeito, não és ninguém, és um simples socio como qualquer outro.
desde quando é que tu respeitas as opiniões dos outros que não vão ao encontro das tuas ideias ?
já manifestei que sou contra a alteração da data da gala seu merdas, não sabes ler aprende palhaço.
e como já afirmei no outro comentario em cima, és mentiroso.
o ppc já te convidou para alguma coisa tareco ?
vais ter o cargo de chefe de cantina ?
18 Maio, 2017 at 10:26
Bananinha do Presidente 🙂
P.S. Continua a espernear à vontade que por respeito ao Leonissimo…. ficas a falar sozinho.:)
18 Maio, 2017 at 10:33
tareco do ppc
18 Maio, 2017 at 11:18
Calma aí, o chefe de cantina é o irlandês. A esse já ninguém lhe tira o cargo.
18 Maio, 2017 at 12:00
mas sabes como é trolha, amigos amigos negocios a parte, este se poder ficar com o cargo chefe de cantina fode o outro.
18 Maio, 2017 at 12:29
Este tem mais estilo de Profeta Extraterrestre de Arganil.
18 Maio, 2017 at 10:53
E tu és o que?
Defendes o que?
É que aqui na tasca ( sem ser um grupo de pouco mais do que 11 ), não faz a mínima ideia do que tu defendes.
Mas escusas de me tentar esclarecer. Dou muitos erros e posso não entender.
18 Maio, 2017 at 10:02
Ok, Obrigado pela contribuição.
portanto
– ma estratégia o futebol
(Os posts escabrosos já tinha referido)
18 Maio, 2017 at 10:07
Lourenço…. mais que a actual estratégia do futebol…. falando por mim o que mudou mais nestes 2 meses foi o deslumbramento e sentir-se intocável e acima do clube!
Por isso digo que fodeu tudo em 2 meses
E enquanto Sócio…não admito isso a ninguém!!
18 Maio, 2017 at 10:59
Ricardo,
Bem que podias desenvolver mais. Larga a conversa dos posts que permitem interpretações dúbias e começa a relatar factos.
Eu ajudo:
Facto – A agenda do clube foi adequada à agenda pessoal. Atenuante, dentro da legalidade estatutária e na minha opinião é um assunto menor, qualquer data estaria certa, bem como, se não a fizessem não viria mal ao universo, porque desportivamente, mais uma vez na minha opinião, vale zero, trata-se de um evento social, que a mim nada me diz e pelo que recordo a alguns dos fundadores também nada diria.
Facto – Entrevistas à CS hostil e qualquer coisa relacionada com o Tallon, que ainda nem percebi o que se trata. Atenuante, cenas da vida privada, que poderiam ser mais resguardadas mas que para a gestão do clube valem … bolas. Mas admito que possam ser criticáveis, sobretudo pelas facções mais sensíveis a estas coisas do “jet set”, confesso que não vi a entrevista ao CM e ainda não percebi o que aconteceu com o Tallon, são coisas que me passam ao lado, talvez por isso não perceba a celeuma levantada.
Tens mais factos, que suportem os teus argumentos de deslumbramento, intocável, acima do clube, ocorridos nos últimos 2 meses? Volto a referir, deixa os posts de lado, o que verdadeiramente interessa são acções e não pensamentos, desabafos.
Por fim, tens um conceito estranho de associativismo e democracia, enquanto sócio não admites, no meu conceito, enquanto sócio admito aquilo que a maioria dos sócios decidir, se considerar que as decisões são contrarias à minha integridade enquanto pessoa ou associado, tenho sempre presente outras possibilidades, que podem passar, por utilizar os meios legais e estatutários para manifestar a minha oposição.
Lourenço, acho que podes retirar a má estratégia para o futebol dos “pecados”, afinal a estratégia é exactamente a mesma que existia em Março e foi sufragada pelos 86%, não entrando em detalhes, basicamente resume-se apostar no trabalho de JJ, por enquanto nada mudou.
18 Maio, 2017 at 11:11
Malcom…
Era o que mais faltava eu ter que escreve de acordo com o teu “gosto”.
Só faltou escreveres directamente para ir a uma assembleia geral e para fazer uma lista.
Se para ti é tudo normal…. ok. É a tua opinião… que resepito.
Conhecendo-te apenas pelo que escreves aqui…. diria que tu de parvo não tens nada, pelo que se não queres perceber…. não percebes.
18 Maio, 2017 at 15:50
Ricardo, estás enganado não quero que escrevas com o meu gosto eu queria é que fundamentasses melhor os teus argumentos. Utilizas sobretudo os post, que são sempre subjectivos e passiveis de diferentes interpretações mas no concreto não encontras nada de particularmente grave para fundamentar a aposição permanente que fazes.
Presto pouca atenção aos posts do facebook sobretudo quando são longos, considero-os mera espuma dos dias que vão correndo, dou bem mais atenção aos relatórios e contas e aos actos de gestão, sobretudo aqueles que implicam uma responsabilização maior quer a nível de rendimentos quer a nível dos gastos.
Para mim não é tudo normal, existem coisas que não estou de acordo e à muito tempo, desde meio do 1º mandato e estou à vontade até porque já escrevi diversas vezes, sem possibilidade de detalhar muito:
– Nesta questão do post, o problema para mim não é o que está escrito, mas sim a exposição e aproveitamento que é feita de forma a marcar a agenda mediática. Nada melhor que um post no face do Bruno, para esquecer por exemplo o problema das claques.
– O futebol português vive muito acima das suas possibilidades, se nas eleições aparecesse um candidato dizendo, o Sporting em salários ao plantel de futebol, paga no máximo, aos melhores jogadores, 700 ou 800 mil euros brutos. Quem está acima deste limite pode começar a procurar clube, tinha o meu voto garantido.
Percebo que com esta estratégia, tínhamos uma clara desvantagem competitiva e de facto nesta altura estaríamos a jogar com Guald, Slavchev, Iuri, Matheus, Geraldes e uma serie de outros jogadores que compramos ou formamos por reconhecer alguma qualidade e por serem baratos. O treinador nunca seria JJ, MS ou LJ, pois estes nunca assumiriam o objectivo de lutar pelo titulo com planteis limitados pelo orçamento. No caso de JJ nem começava pois o salário seria incomportável.
Estaríamos mais longe de lutas pelo titulo, mas concerteza com dividendos, não para distribuir pelo accionistas, mas para investir no património do Sporting. Mas isto sou eu, para quem os títulos de futebol, não é o mais importante embora os festeje como ninguém caso aconteçam.
18 Maio, 2017 at 16:22
Malcolm…
Não achas no mimimo curioso o facto de não ser só eu que vou manifestando por essa blogosfera desilusão face ao actual “comportamento” do presidente?
E repara que ainda há 2 meses votei nele pela 3ª vez!
E mais uma vez não achas curioso existir muito Sportinguista a dizer e a pensar o mesmo??
Será que estamos “todos enganados”?
Ou o será que o Presidente mudou mesmo?
Exigência sim…. mas para com todos e o todos inclui o Presidente, pelo que nunca na vida pode dizer “deixem-me em paz”
Não pode dizer que quem não concorda com ele que vá a eleições apresentar uma visão redutora.
É quem afirma isto assume desde logo que só a sua visão funciona e qualquer outra “visão” será sempre inferior! No fundo assume-se como o Rei Sol em que ninguém consegue fazer melhor.
Quanto ao casamento… eu quero lá saber se casa com a joana, com a maria, com o João, com o Manuel ou com o periquito! Tal como não quero saber da data em que quer casar…. desde que isso não afecte o normal funcionamento do Sporting.
E sejamos claros a gala surgiu na data que surgiu por ser o aniversário do clube e ainda que estatutariamente não seja uma obrigação …. aceita-se a mudança por um motivo válido e um motivo válido nunca pode ser a vida privada do Presidente, porque se assim for (e vai ser) é estar-se a colocar a um nível superior ao Sporting, sendo que o Sporting é o PATRÃO do presidente! O presidente não é o Dono do clube!
Ou será que tu no teu emprego caso tenhas responsabilidades importantes condicionas as datas emblemáticas da empresa em função da tua agenda pessoal?
Claro que existem assuntos bem mais graves…. mas este assunto da gala é um indicio importante acerca da forma como Bruno de Carvalho se assume como Presidente! Isto é postura de quem se acha o Dono do Clube e não de alguém que é o Funcionário nº1 do clube.
E é aqui que entram os 86% que aos olhos do Presidente foram entendidos como um cheque em branco em vez de um voto de confiança!
Por isso tinha sido muito util ter surgido um candidato a sério e não o boneco no madeira rodrigues, que com tanta bacorada, o que conseguiu foi motivar muitos Sócios a irem votar no Bruno para mostrar que aquele tipo de oposição / gente…. queremos MUITO LONGE de Alvalade.
Com um candidato a sério…. muito provavelmente Bruno teria aberto a pestana e teríamos actualmente o melhor Bruno! Aquele que tem falhas (como qualquer ser humano), mas que no geral era visto como o Homem Certo para ser Presidente nos próximos 40 anos!
Quanto à questão orçamental…. estamos “quase de acordo”, porque apesar de concordar que se anda a viver acima das possibilidades….convem não esquecer que o core business é desportivo e por isso Ganhar.
Mas mesmo pagando no máximo 700 / 800 mil brutos teriamos o 3º maior orçamento da Liga com enorme margem para o 4º…. pelo que continuaríamos a ter Obrigação de lutar pelo titulo…. pois continuariamos a ter obrigação de ganhar a bragas, guimarães e afins.
P.S. Para os que não aceitam opiniões diferentes e partem para a estupidez…. vejam como é fácil trocar opiniões diferentes 🙂
18 Maio, 2017 at 14:33
obrigado por responderes.
“o deslumbramento e sentir-se intocável e acima do clube!”
como se afere isso?
18 Maio, 2017 at 14:40
Agora não tenho tempo…. mas lê a resposta do Ireland no post anterior, pois está lá tudo.
18 Maio, 2017 at 11:40
O que me preocupa são as nuances de que o BdC anda desconcentrado, menos focado no SCP. No ano passado a coisa ia correndo muita bem! O Presidente, deve ter pensado para ele: “ena, realmente o JJ percebe muito de bola. Para o ano é que é. Posso finalmente começar a dormir mais descansado apesar das eleições. Até fico com mais tempo para mim. Afinal de contas, o JJ tem olho para o negócio, além disso, transforma qualquer cêpo pré-reformado num candidato à Bola de Ouro, tem sempre um olho de lince para os muitos anónimos do campeonatos brasileiro e argentino. Rentabiliza players como ninguém (…).
Pelo meio vocês sabem o que aconteceu.
Chegaram muitos jogadores de fraca qualidade. Ainda há dias andava a circular um vídeo do Balada a falhar um remate. Um autêntico pontapé na atmosfera. Parecia que até estava bêbado tal o falhanço. Coisas que o vimos a fazer no SCP a falhar bolas de baliza aberta. Foi azar.
Desvalorização dos nossos activos made in Academia SCP. Leviandade por parte do técnico ao sacudir a água do capote.
Posts fora de tempo. Sem justificação.
Uma nova namorada.
Época desastrosa no futebol. Época frustrante no hóquei (com mexida do treinador surpreendente). Época em risco no Futsal. Época em risco no andebol.
Intervenção pós-Pastéis de Belém desastrada.
Entrevista ao CM (inimigo do SCP de há longa data, adoradores de Satanás).
Culpar sócios que criticam. Criticar sócios que não ajoelham. Arrogância para com o universo leonino.
Um casamento para breve.
18 Maio, 2017 at 11:45
Eu quero estar equivocado. Juro!
Vamos a ver se o programa eleitoral do BdC vai ser cumprido na sua totalidade. Vamos a ver se ele cumpre com a promessa de ganhar pelo menos dois campeonatos de futebol. Vamos a ver se ele cumpre com tudo o que assumiu desde que está à frente dos destinos do SCP.
Vou serenar. Não quero que alguns tasqueiros fiquem a pensar que deixei de receber avença, que passei a ser um duplo espião, ou mesmo um lampião.
18 Maio, 2017 at 11:50
Agora não deixo de estar surpreendido com o pessoal que defende o indefensável.
Até já arranjaram novos rótulos para o pessoal que tem opinião diferente. Muitos ataques pessoais. Muito insulto. Muito nervosismo.
O Trolha, depois de um silêncio imposto por si, quando tudo parecia dar razão a quem duvidava desta equipa (pelo planeamento, pela qualidade, pela orientação técnica, pela estrutura), resolveu aparecer em força, a cascar em todos que não revelem concordância com as acções/decisões do nosso Presidente.
18 Maio, 2017 at 15:16
desculpa italiano mas essa não pega.
brunista- carneiro não é rótulo ?
isso são os rótulos com que os tasqueiros são brindados no camarote e são utlizados por certas personagens aqui.
tipo de gente sonsa, ofende mas não gosta de ser ofendida.
prefiro vai para o caralho do que ofensas sonsas, não posso com sonsos, são gente falsa que a primeira oportunidade te dão uma facada.
18 Maio, 2017 at 14:35
portanto:
– estrategia par o futebol
– facebook escabroso
(coninha tb ja tinha referido)
18 Maio, 2017 at 11:25
Errado.
O Presidente escreveu claramente “os socios devem ser mais exigentes” e ele estava incluido nesse lote.
Eu lado nenhum ele disse que não podia ser questionado. Ele disse que criticou atletas que não andam a dar o litro, em especial nos jogos mais importantes.
O futsal falhou redondamente esta epoca e pouco de importa o passado porque os resultados que importam são os que temos pela frente.
O Presidente pediu para adiantar a Gala um dia…. crime de lesa-pátria para alguns.
Se decidisse faltar teria sido crime de lesa-patria porque estaria a falar a uma Gala.
Fdx… decide-te sobre o que queres.
O Presidente não está refem de ninguem. Na epoca passada foi uma grande vitoria termos renovado com o JJ por mais uma epoca, e agora estamos refens…
A equipa falhou este ano, mas o Presidente não pode chamar os “meninos” à atencão…. basicamente tu dizes que ele está refem e ao mesmo tempo quando critica a equipa não pode fazê-lo…. está ou não está refem. Fdx… decide-te lá de uma vez.
O andebol falha jogos atrás de jogos, mas o Presidente não pode mostrar-se desanimado. Ao mesmo tempo tu criticas todos os dias a equipa por andar a falhar jogos…. Fdx… decide-te lá. Que indecisão que para ai vai.
18 Maio, 2017 at 11:34
“A única coisa que vos peço para a próxima época é que me deixem em paz, que me deixem trabalhar como eu achar melhor para depois poderem viver as alegrias que tanto merecemos.” By Bruno de Carvalho
Para o Grande Leonidas isto traduz-se “sejam exigentes comigo também! Questionem-me”
“O futsal falhou redondamente esta epoca”
Taça de Portugal e Supertaça —> falhou! São factos
Taça da Liga —> Objectivo cumprido! Ganhámos!
Uefa Futsal Cup —> Vice Campeão da Europa, tendo corrido mal na final! O actual campeão europeu também já levou 5-0 esta época do Palma Futsal (salvo erro) e não morreu ninguem!
Campeonato —> Faltam os playoffs… por isso dizer nesta altura que o futsal falhou redondamente esta época ou é ignorancia ou é má fé!
Nas outras modalidades somos Campeões da Europa (competição europeia mais importante!), certo?
Mas pronto… se o Presidente decidir alterar a data da fundação do Sporting para a data de nascimento dele próprio tu certamente que encontras desculpas e bates palmas 🙂
18 Maio, 2017 at 14:37
levou 5-0
numa final?
18 Maio, 2017 at 14:44
Na fase regular.
Outro exemplo… esta época na Russia o Sibirial (1º classificado na fase regular) levou 7-0 do 8º num dos jogos do playoff dos quartos-de-final. Mas passou às meias-finais.
Costumas ver futsal ou nem por isso?
Jogos de 5 / 7 -0 podem acontecer a qualquer equipa. Basta um jogo começar a correr mal (estar a perder po 3 / 4 golos de diferença) e o Treinador ter “Tomates” e arriscar querer ganhar jogando 5 para 4 mesmo sabendo que 90 % das vezes corre muito mal.
Foi isso que nos aconteceu!!
Como observador parece-me claro que muita gente que critica os 7-0…. preferia que o treinador optasse por perder por poucos quando estava 4-0 em vez de tentar o “milagre” de ganhar!
18 Maio, 2017 at 16:11
claro que sim
nao estou minimamente melindrado com os 7-0
o jogo para mim ficou 2-0, talvez a real difenrença em campo
2 foram do boi romeno e os outros 3 foram de jogar em 5×4
agora escolheram o pior jogo para fazer o pior jogo da serie champions!!
nao se apaga o percurso mas a verdade é que a final foi uma merda
18 Maio, 2017 at 9:18
“os lampiões a não baquearem ”
Que belo eufemismo!!!
18 Maio, 2017 at 9:20
Bom texto.
Acho que no geral toda a gente concorda.
Texto que apenas demonstra a volatilidade bipolar dos adeptos ou, melhor, o resultadismo!
O que fazem uns mais resultados!!
Então de ha mês mês e meio para cá!!!
18 Maio, 2017 at 9:21
“ganda” posta!!
18 Maio, 2017 at 9:24
Manifesto 2017 / 2018
Pegando numa perspectiva global do clube, deixo aqui o meu “manifesto” para o futuro próximo do Sporting Clube de Portugal :
Objectivo – Dotar o Sporting de um Cidade Desportiva condizente com o seu historial de clube eclético e titulado.
Futebol – Vendas
Patrício – 15 Milhões
Schelloto – 5 Milhões
Ewerton – 2 Milhões
Semedo – 15 Milhões
Douglas – 2 Milhões
Jefferson – 3 Milhões
Marvin – 3 Milhões
William – 40 Milhões
Gelson – 50 Milhões
Bryan – 3 Milhões
Mané – 15 Milhões
Sacko – 1 Milhão
Heldon – 1 Milhão
Teo – 3 Milhões
O objetivo seria fazer 160 Milhões limpos ( já sem comissões e percentagens de passes )
Empréstimos :
Tobias, Chaby e Spalvis – Belenenses
Matheus e Riquicho – Estoril
Paulo Oliveira – Campeonato Alemão
Castaignos – Campeonato Holandês
Contratações :
Vaná ( Feirense ) – 1 Milhão Max
Daniel Carriço – Custo Zero
Fábio Coentrão – Empréstimo Real Madrid
Quaresma – Custo Zero
Kleber ( Estoril ) – 1 Milhão Max
Matheus – 1 Milhão
André Pinto – Custo Zero
Piccini – 3 Milhões
Plantel :
GR – Vana / Beto / Pedro Silva ( equipa B )
DD – Piccini / André Geraldes / ( Esgaio )
DE – Coentrão / Jonathan / ( Esgaio )
DC – Coates / Carriço
DC – André Pinto / Domingos
MD – Petrovic / Palhinha / ( Carriço )
MC – Adrien / Mattheus / Gauld
ED – Quaresma / Geraldes / ( Podence )
EE – Bruno Cesar / Iuri Medeiros / ( Podence )
SA – Alan Ruiz / Podence / ( Dala )
PL – Dost / Dala / Kleber
Cidade Desportiva Sporting Clube de Portugal : Objetivo 160 Milhões com as vendas jogadores
Aquisição por parte da SAD do património Não desportivo ( existiria um contrato de 50 anos com o clube e o clube pagava um valor anual e ficava salvaguardada uma cláusula de compra por parte do clube a qualquer momento da cidade Desportiva ) :
Alvaláxia + Clínica Cuf + Holmes Place + Edifício Visconde + Antiga Secretaria = 40 Milhões
Terrenos antigo Estádio = 60 Milhões
Construção nos terrenos do Antigo Estádio : 30 Milhões
5 Naves de treino, 1 para cada modalidade ( Futsal / Voleibol / Basquetebol / Andebol / Hóquei ) = 10 Milhões
1 Mini Estádio com pista de atletismo, para jogos camadas jovens, equipa B, feminina e Raguebi = ( Ao estilo do Aurélio Pereira que há na Academia, apenas com pista atletismo à volta ) = 10 Milhões
Em caso de sobrar espaço, um campo relvado para treino Raguebi.
Um Centro Alto Rendimento coberto para Atletismo / Ginásio de apoio a qualquer modalidade = 10 Milhões
Obras no Estádio : 30 Milhões
Rebaixar relvado ( como o Bruno de Carvalho disse que ia fazer no debate ) e prolongar das bancadas até ao relvado = 12 Milhões
Mudança de cadeiras para verde = 2 Milhões
Ecrãs e Leds = 1 Milhão
Novo Relvado = 1 Milhão
Pinturas interior ( tirar amarelo ) e retoques no Estádio ( Garagem autocarros ) = 4 Milhões
Exterior do Estádio com chapa tipo o Pavilhão e iluminações + 2 escadas rolantes cobertas junto à escadaria de acesso ao Alvaláxia, com vigilante para não permitir que fossem desligadas excepto dias do jogo, que seriam fechadas = 10 Milhões
Alvaláxia ( ideias ) :
A ideia era tornar o Alvaláxia um espaço simples e prático, com rendas baixas, com as lojas a gerirem a segurança do espaço. Algumas ideias:
Pingo Doce no sítio do Lidl, para os pais fazerem compras enquanto esperam os miúdos dos treinos ou as pessoas fazerem compras rápidas ao final do dia, quando vão para as paragens.
Mc Donalds ou Burguer King
Portugalia
Pizza Hut
Uma Cantina Gigante ( género escolar ) para sócios do Sporting e para todos os jovens atletas que iriam treinar na cidade Desportiva todos os dias, e que poderiam lanchar e jantar após treino. Seria um incentivo para os miúdos focarem nos treinos e um apoio a muitos dos que passam dificuldades em casa.
No 2 piso, 2/3 lojas de roupa ( Zara, etc ) e uma loja de Desporto ( tipo Decathlon ), para os familiares das crianças que esperam eles acabarem os treinos, sendo que uma cidade Desportiva destes moldes traria muito jovem e respectivos familiares diariamente aquela zona, fora as paragens dos autocarros. Este piso estaria fechado em dias dos jogos, para evitar assaltos as lojas.
Piso 3 continuariam os cinemas.
Exemplos de horários praticados na Cidade Desportiva :
Pavilhao Joao Rocha : Equipas Seniores e equipa feminina Hóquei ( caso viesse a existir )
Multidesportivo : Equipas Femininas – Futsal ( Andebol, Basquetebol, Vólei )
Campo de Raguebi e Naves de treinos, 1 para cada modalidade :
17 às 18 – Bambis / Iniciação
18 às 19 – Escolinhas
19 às 20 – Infantis
20 às 21 – Iniciados
21 às 22 – Juvenis
22 às 23 – Juniores
E é isto Rapaziada. Preferia abdicar de alguma qualidade na equipa principal e pegar no dinheiro e fazer uma verdadeira Cidade Sporting Clube de Portugal, com todo o esplendor do seu ecletismo.
Leiam isto com um simples manifesto, um lançar de ideias para debate.
18 Maio, 2017 at 9:51
Assino por baixo…parece demasiado bom para ser possivel 🙂
Só no que toca às contratações tenho dúvidas..mas lembro que o Nani também poderá estar acessível.
18 Maio, 2017 at 12:16
E o Pepe.
18 Maio, 2017 at 10:27
A ideia é engraçada e dá para retirar algumas propostas que podem até ser reais.
Mas há aí umas coisas que não estão correctas, a soma dos valores é de 158milhões, e ainda faltam pagar as comissões. O Carriço e o Quaresma ainda têm mais um ano de contrato para além do que ganham, e aquilo que acrescentariam no nosso plantel.
Não creio ser viavel estar a escolher as marcas que se quer num centro comercial, isso dependerá do real interesse da mesma no espaço, a não ser que lhes pagues para lá estarem.
A parte do centro de alto rendimento e da alteração do estádio agrada-me bastante, o centro em especial faz mesmo muita falta num clube que quer estar no topo, é essencial nos dias de hoje, todos os grandes clubes o têm, para ser utilizado por várias modalidades.
Penso que parte dos terrenos do antigo estádio sejam do Sporting.
Gosto de ideias, mesmo que algumas por vezes não façam sentido, podem ser trabalhadas e dar origem a outras.
18 Maio, 2017 at 10:56
Muito bom post para lançar o debate. Nao concordo com tdas as ideias,mas é uma excelente base.
Cherba,faz um post cm esta proposta.
18 Maio, 2017 at 11:10
Aos anos que não se escrevia assim sobre o nosso clube.
Parabens!
Independentemente de serem ou não viáveis… são ideias para o bem comum.
Tenho dúvidas que ao venderes metade da equipa, ficasses com capacidade de lutar pelo título ( dentro de campo ), no chamado jogo “taco a taco”.
muitos desses jogadores emprestados, tem uma função muito importante nas outras equipas, principalmente quando jogam contra os nossos rivais directos.
Exemplo Iuri na Luz e Podence e Chico na final da super liga. Valem mais do que o dinheiro que se pode fazer com eles.
Mais … é um jogo que os nossos adversários também jogam e bem. Só Por isso já faz sentido ter alguns emprestados.
Quaresma no Sporting … na .., já teve o seu tempo e por outro lado já disse várias vezes que a jogar cá … seria no Porto.
Eventualmente foi mal tratado por alguém do Sporting e criou esse anti corpo.
O que eu gostaria era de ter o Inácio de volta ao Sporting!
É das poucas coisas que me incomodaram até hoje, desde que chegou o JJ.
O Bruno devia ir buscar quem o ajudou a ser o melhor presidente do Sporting.
18 Maio, 2017 at 11:10
Bom comentário para um debate. Ha ai coisas boas. Mas vender o Schelotto por 5M? Isso era o melhor negocio da era BdC 🙂
18 Maio, 2017 at 11:31
No Transfermarkt está avaliado em €4M. €5M não é um valor descabido para um lateral direito titular do Sporting com mercado em Itália e Espanha.
18 Maio, 2017 at 11:52
Uma coisa é o TransferMarkt, outra é ver o gajo jogar. Sim é titular do SCP, apesar de nao entender como, e era muito bom sinal vender o gajo por 5M. Mas achas mesmo que alguem daria 5M por ele?
18 Maio, 2017 at 12:34
Não vale a pena especular. Existem outros mercados emergentes como o chinês onde poderia acontecer. Era bem vendido.
18 Maio, 2017 at 12:40
Bem vendido, nao. Era espectacularmente bem vendido
18 Maio, 2017 at 11:24
Celebrar e fomentar o ecletismo do Sporting através duma Cidade Desportiva parece-me uma excelente ideia mas é um projecto a longo prazo. Não faz sentido hipotecar uma época em termos desportivos para o concretizar. Acho que se devia aproveitar alguma mais valia e lucro que se possa fazer neste defeso para consolidar as infraestruturas actuais (o estádio incluindo Alvaláxia + o pavilhão novo). E nos próximos anos ir juntando valências e os necessários bens imobiliaários para realizar esse projecto a médio prazo (uma década???).
Mas tem de ser feito sem comprometer a competitividade da equipa. A maioria dos Sportinguistas não são como os que comentam aqui e mostram bom-senso. A maioria, especialmente os mais jovens, querem é chegar à escola em Maio e gritar: “O Sporting é Campeão”. Deixar esmorecer essa esperança nos mais jovens seria muito perigoso!
Mas sim, há aqui boas ideias que não devem ser deixadas cair no esquecimento, mas para implementar à medida que for possível.
18 Maio, 2017 at 11:30
Grande ideia e manifesto (not).
Queres vender tudo mas ficou a falar Bas Dot e o treinador e o Presidente.
Ainda fazias mais uns 100 milhoes nessa brincadeira.
Quem é que quer vender o Gelson? E o Patricio? Lolada!
William e Adrien deve sair mas de resto queremos manter o nucleo no clube.
“Mudança de cadeiras para verde = 2 Milhões ” Sem duvida uma prioridade para todos nós.
Utopias há muitas. Mas megalomania é pecado.
18 Maio, 2017 at 11:33
Gostei bastante disto, mas existe aí um pormenor.
Se a aposta passaria por não ser campeão nacional de futebol sénior, então seria melhor contratar outro treinador na ordem do milhão de euros/época.
18 Maio, 2017 at 12:13
Posta interessante para eu ler como deve ser ao almoço 😉
18 Maio, 2017 at 12:15
Excelente reflexão. Com mais tempo, já comento. SL
18 Maio, 2017 at 14:29
Claro que as avaliações quantitativas são obviamente hipóteses, e como em tudo na vida seria o mercado a definir os valores… mas quanto à ideia fulcral do manifesto….. estou 100% de acordo, mas ao dia de hoje é utópica.
E é utópica, porque o Sporting chegou a um ponto que não pode esperar mais…. Temos que GANHAR… JÁ!!
Temos que quebrar o ciclo “perdedor”!
18 Maio, 2017 at 15:18
isto sim é algo de intressante para debater.
18 Maio, 2017 at 9:26
Bom texto. Ótimo para virar a página. Vamos aproveitar?
18 Maio, 2017 at 9:33
Na época passada a equipa acarditava no mister.
Este ano… Jesus perdeu o balneário.
Os campeoes europeus tb devm ter ficado no clube um pouco contrariados face a outro tipo de propostas…
18 Maio, 2017 at 9:43
Finalmente um post em que todos os tasqueiros devem assinar por baixo !
Vêem que as nossas diferenças não são assim tantas….
O que torna alguns comentários do dia de ontem e anteontem completamente idiotas no que toca à educação que devemos ter uns com os outros.
18 Maio, 2017 at 14:43
é mais o que nos une…..
🙂
18 Maio, 2017 at 9:43
Grande texto Leoníssimo, na senda do que costumas escrever , que faz bem a esta tasca tão dividida ultimamente.
Era bom que todos nós sportinguistas pusessemos a mão na consciência e refletissemos se neste momento é mais importante criticar ou apoiar.
É bem verdade que provavelmente todos estamos desiludidos, depois de um ano em que o Sporting praticou um futebol fantástico, que dentro dos campos dominou quase tudo e que não foi campeão porque outros têm influências mais importantes fora das quatro linhas, veio um outro completamente diferente, quase uma bipolaridade como se a equipa acompanhasse os adeptos.
Mas neste momento, temos de escolher, entre continuar a apoiar, o Presidente decentemente reeleito com larga maioria, as equipas, de futebol e não só e os respectivos stafs, dando sinais de que só a continuidade e o esforço árduo podem levar ao sucesso, ou então exercermos atitudes críticas que certamente se tornarão destrutivas pelo seu conjunto e manipulação levando o Sporting de novo a caminhos sinuosos que pensávamos ultrapassados.
Todos temos direito à opinião crítica ou não, mas quando está em causa o bem comum é bom que pensemos antes de falar ou escrever e isto é válido para os adeptos mas também para os dirigentes.
Viva o Sporting Clube de Portugal.
18 Maio, 2017 at 9:48
Bom texto.
Pessoalmente, considero que tanto o presidente como o treinador já mostraram no Sporting capacidade acima da média.
Isto não invalida que também cometeram erros.
Responsabilizo-os pelos bons e maus momentos.
Dito isto, o que me parece importante perceber é:
— os jogadorescestão com o JJ?
— o JJ quer ficar?
— o presidente quer o JJ?
Se a resposta for um triplo sim, temos porta aberta para recentrar o projecto, caso contrário….
18 Maio, 2017 at 9:50
E digo isto porque suspeito que estamos na presença de um caso Chelsea.
A dúvida é se a reabilitação é possível, com os mesmos protagonistas.
18 Maio, 2017 at 9:54
Excelente texto Leonissimo. O habitual bom-senso a avaliar as questões!
Para mim a esperança é renovada anualmente! E ainda ontem tivemos a confirmação que com trabalho, qualidade e humildade se consegue fazer muito! O PSG era tetracampeão, tinha ganho 12 dos ultimos 14 títulos…o Monaco tinha ficado a 31 pontos na época passado e este ano foi campeão com inteira justiça!
Por isso é arregaçar as mangas e dotar o plantel de qualidade!
18 Maio, 2017 at 10:13
E com o mesmo treinador que a época passada ficou a 31 pontos, dá que pensar.
18 Maio, 2017 at 10:16
E com uma uma equipa que combina a irreverencia da juventude talentosa com jogadores “feitos”…. e que na sua maioria já estavam no monaco na época passada,
No fundo foi definida uma estratégia e foi-se fiel a essa estratégia…. não se tentando dar um passo maior que a perna 🙂
18 Maio, 2017 at 10:05
Vim ler isto de novo. Que grande texto Leoníssimo.
18 Maio, 2017 at 10:12
“Aliás aproveito para apelar que falem o menos possível, sejam assertivos e trabalhem mais nos bastidores e com menos estardalhaço inútil.” Gostei em particular desta frase que define em grande parte a temporada passada e a actual, não gosto de tanta conversa da treta e de desviar de atenções para alimentar egos, isso não é o Sporting!
Como dizes, e bem, o campeonato passado, como até os lampiursos sabem é nosso e foi-nos roubado.
Gostava mesmo que o cérebro aprendesse com erros do passado, poderia ser uma pessoa muito melhor, assim como o Presidente.
18 Maio, 2017 at 10:27
Caro Leonissimo,
Este seu excelente texto vem confirmar o equilíbrio que sempre vi nos seus comentários e que, por “diálogos” breves aqui trocados, trouxe empatia entre nós.
Frequento a Tasca há ano e meio mas o mundo da Net há mais de quinze. Conheci muitos amigos virtuais e alguns deles tornaram-se bem reais. E da Net tenho uma frase que não sei se é meu exclusivo mas que assumo por inteiro: “A Internet é como o Homem, pode ser Sublime mas também Perversa”.
Também aqui na Tasca encontrei razões para pensar assim.
Tomo o seu belo texto como uma chamada de atenção inequívoca à alucinação que tem tomado conta deste espaço em que, escudados atrás de um teclado, se armam e encontram heróis de circunstância, prontos a insultar companheiros do mesmo Ideal.
Tomo-o também como um propósito de aglutinação. Indispensável para que volte algum equilíbrio ao estabelecimento e que o responsável pelo mesmo possa disfrutar do sossego que o seu inquestionável Sportinguismo MERECE. Não o conheço pessoalmente nem ao Cherba mas tenho pena. Apenas três clientes com quem tive o prazer de almoçar no dia 4 de Março. Que Deus me conceda o privilégio de o poder fazer em relação a vós e muitos mais. Aguardemos o que o Tempo nos possa reservar.
Que o seu apelo não caia em saco roto e que a urbanidade possa instalar-se aqui.
Ao fim e ao cabo é tão fácil! Uma palavra irreflectida numa conversa ao vivo, pode desencadear danos por vezes irreparáveis. Uma palavra escrita pode facilmente ser evitada. O Bom Senso exige-o.
Um abraço, as melhores Saudações Leoninas.
18 Maio, 2017 at 10:27
Agradeço a todos as palavras simpáticas.
Acho que temos todos de nos acalmar um pouco, o que não significa que não continuemos atentos aos factos e aos sinais.
Há aqui pessoas muito próximas da Direção. Conto com elas para transmitirem ao presidente bons conselhos e que os sinais que a alguns nos preocupam bastante (embora a outros não), não se confirmem e que por outro lado tenhamos de volta aquilo que tivemos nestes tais meses e em grande parte da época passada: uma equipa que nos faça sonhar e que nos empolgue. Um corpo único forte e lutador. Precisamos de bom senso, de não termos notícias ou comunicados que desestabilizem todos os dias e que nos coloquem na ordem do dia pelas piores razões.
Este treinador está a ficar mais velho e tem de encarar esta estadia no Sporting como uma oportunidade para ficar na história do clube de que o seu pai era adepto e que se foi há bem pouco tempo e não (apenas) para se tentar promover.
Vou esperar que esta Direção recupere o rumo que precisávamos. Veremos como se comportam todos nestes próximos meses e sobretudo como corre a próxima época. Para mim (admito que não para todos) será a nossa fronteira de tolerância. Não suportarei uma época igual ou pior que esta. SL
18 Maio, 2017 at 21:33
Bravo!
É isto, temos de nos manter atentos, participativos e militantes. O Sporting será aquilo que dele fizerem os sportinguistas. E tapar os olhos não faz parte da identidade de um Sportinguista que se preze. O Sporting sempre primeiro.
Que a direção saiba reconhecer os sinais que lhe são enviados e volte ao caminho certo que percorremos nos 3 anos anteriores a este annus horribilis.
Sporting sempre!
18 Maio, 2017 at 10:42
Grande post, Leoníssimo.
Hoje de manhã dei por mim a fazer um ‘reset’, em tudo o que tem a ver com estes dois últimos anos.
É simples – no primeiro ano do JJ, as expectativas foram superadas, apesar de tudo. O SL Vouchers, com malas e aliado à APAF, tirou-nos claramente o campeonato. No segundo ano, erros próprios em quase tudo e por quase todos, com a APAF a não ‘falhar’ na sua parte, deu-nos uma época medonha (já tivemos pior no passado recente – sinal da crescente exigência).
Terceiro ano – é mesmo o ano do verdadeiro tira-teimas. Percebo que BDC queira manter JJ. É o teste do algodão. Agora é que vamos ver como se entendem para construir o melhor plantel de sempre. Objectivo único: título. Vamos ver qual o futebol que vamos apresentar, a começar na final número 1, que será logo na jornada de abertura. A parte dos ‘Bois de Preto” continuará, ligeiramente debilitada devido ao Video Árbitro e a publicação dos relatórios. O SL Assassinos reinará por aí impune, mas é o que há. Se fosse fácil não dava pica.
É como vos disse. O Reset está feito. Como sou ingénuo e utópico, decidi dar ‘mais peso’ à primeira época de JJ, esquecendo o desastre da segunda. Mostrem-me que não me enganei. Eu farei a minha parte, apoiando à distância de 2.500 kms. Pagarei as quotas religiosamente.
18 Maio, 2017 at 21:37
Pois, convém começar a introduzir que a Final 1 é o primeiro jogo.
Chega de desmazelo, desperdiçar pontos em barda no início. Parece que só nos sentimos bem com os colhões apertados.
Se até formos à frente, pronto é a tendência para os desleixo, com o Jota é bazófia na certa e depois pode ser tarde para acordar.
Tem de ser prego a fundo e conversa só mesmo com as mãos no caneco.
Vamos para o mato, tem de ser com a catana nos dentes.
18 Maio, 2017 at 10:45
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Cumprimentos ao Leoníssimo, pelo bom post
Começando por aqui: “Nos pilares que condicionam o rendimento global, dirigentes/treinador/jogadores/adeptos, parece-me que os últimos são os que mais têm estado ao nível do que se espera deles.”
PARECE, Caro Leoníssimo? Se existe qualquer “silver lining” nesta época MISERÁVEL foi o constante, incondicional e fervoroso apoio por parte dos sócios e adeptos Sportinguistas, que perdurou/perdura mesmo a época estar completamente perdida (e de uma forma embaraçosa) em Dezembro/Janeiro.
O problema não está, nem nunca esteve, no sócio/adepto Sportinguista. Está, isso sim, nos três outros elementos da “equação” que o Caro Leoníssimo refere.
Quanto aos “dirigentes”, a culpa – a existir – será diminuta. É verdade que Bruno de Carvalho anda de cabeça perdida, multiplicando-se recentemente em acções e declarações estapafúrdias e embaraçosas.
Mas quero crer que a Direcção dotou o Departamento de Futebol (não sei bem se estes “órgãos” existem, uma vez que mais me parecem completamente unipessoais) dos recursos necessários para que a época corresse bem.
Nunca se gastou tanto com um treinador. Nunca se gastou tanto com um plantel. Contratou-se jogadores “a rodos” com o objectivo de tornar o plantel mais competitivo.
Não me parece que seja por aqui.
Porque, por mais embaraçosas tenham sido as mais recentes acções/declarações do Presidente (surge hoje nos pasquins que a iniciativa da “parceria” com os andrades foi nossa!!) a verdade é que não é isso que nos faz ganhar ou perder jogos. Que é o que mais interessa. Porque ganhar apaga todos os males.
Quanto ao “treinador” e “jogadores”, bem… Que mais se poderá dizer? Correu tudo mal desde o início da época.
O Capitão quis abandonar o barco. As contratações foram desastrosas. A defesa, terrível. William Carvalho, Adrien (este também fustigado por lesões) e Bryan Ruiz tiveram desempenho sofrível durante toda a temporada. Pobres exibições colectivas. Regresso “forçado” de jovens jogadores que tinham sido dispensados, de forma a reduzir custos. Embaraçosa gestão de Geraldes e Gauld. Etc., etc., etc., etc..
Posto isto:
O SCP já foi “refundado”. Obra de Bruno de Carvalho.
Agora é ora de “refundar” o projecto.
Fechar a matraca e trabalhar.
Sugiro uma “mordaça” temporária ao Presidente e ao Treinador, atento o que fazem quando usam da palavra. Toda a Comunicação deverá ser efectuada por quem de direito (leia-se, Departamento de Comunicação), porque desta forma o risco é (gigantescamente) menor.
Quanto ao trabalho, aparentemente está a ser realizado, e atempadamente (três contratações para posições deficitárias do plantel). Este defeso vai ser muito importante, e a equipe tem que estar “alinhada” e “afinada” o mais rapidamente possível.
Atento o que se passou este ano, acho perfeitamente compreensível que se tema que o “rumo” não seja o adequado para levar o SCP a campeão nacional.
Cabe à Direcção, à Equipe Técnica e aos jogadores convencer-nos do contrário.
SL
18 Maio, 2017 at 10:46
um texto que deu gosto de ler leonnissimo parabéns com o qual concordo na maior parte, equilibrado como sempre.
18 Maio, 2017 at 10:48
Em casa onde não há pão ….
18 Maio, 2017 at 11:12
100% de acordo Leoníssimo.
18 Maio, 2017 at 11:35
Sou apologista que os balanços devem fazer-se no final das épocas, mas já que a equipa senior de futebol masculino, contrariando as indicações que vinha a dar decidiu entrar de férias no jogo com o Belenenses sem avisar os sócios, vou aproveitar o post do leoníssimo que faz um resumo do que foi as duas últimas épocas, para fazer a minha análise final.
Para mim esta época foi uma grande desilusão dadas as expectativas geradas no início e não vou apontar as razões porque estas já foram enumeradas e assumidas pela Direcção. Vou-me focar nas palavras do Presidente proferidas após as eleições de 4 de Março de 2017, quando dirigindo-se aos Dirigentes, Treinadores e Atletas, disse: “TODOS têm de fazer mais e melhor pelo Sporting”.
E é pegando nesta frase que em jeito de TPC (Trabalho para casa) vou elencar o que cada um dos intervenientes principais desta época deve trabalhar no sentido de fazer mais e melhor pelo clube:
Patrício: Deve abandonar os “golpes de vista” à moda do Ivkovic e como tem um grande corpanzil já é mais do que altura de fazer uso dele e passar e ter o domínio da área.
Beto: Deve ensinar aos colegas o que é o Sporting.
Schelotto: Deve trabalhar a recepção, passe e cruzamentos.
Esgaio: Fazer trabalho de ginásio para ser um “Maxi Pereira” no futuro.
Coates: Trabalhar a velocidade.
Rúben Semedo: Melhorar a concentração competitiva e dosear os ímpetos, principalmente em jogadas dentro da área.
Paulo Oliveira: Trabalhar a saída de bola.
Jefferson: Aprender a defender e procurar pelo Jefferson do Estoril e da 1ª época em Alvalade.
Marvin: Ganhar confiança
William: Ganhar velocidade e intensidade.
Adrien: Colocar a cabeça só no Sporting.
Palhinha: Trabalhar a posse de bola e construção de jogo.
Francisco Geraldes: Fazer trabalho de ginásio e deixar crescer a barba para ter cara de mau e impor respeito.
Bruno César: Perder mais algum peso e recuperar o remate de longa de distância onde era temível.
Bryan Ruiz: Não precisa encontrar o Ruiz do Mundial de 2014, bastava-nos o da época 15/16.
Gelson: Definir melhor o último passe/cruzamento/remate.
Matheus Pereira: Deve jogar nos A como joga nos B.
Podence: Trabalhar para conseguir ter o mesmo rendimento (alto) durante os 90 minutos de jogo.
Alan Ruiz: Conseguir ter pulmão para o jogo todo e trabalhar mais em termos defensivos.
Bas Dost: É difícil pedir mais, mas ainda pode melhorar na pressão alta.
Não esquecer, que seja contra quem for, onde for ou a que horas for, a camisola é para suar e têm de dar tudo até ao apito final.
Jorge Jesus: Ter a cabeça só no Sporting, trabalhar com os jogadores que a Direcção lhe colocar à disposição e voltar a ser aquele “pica miolos” que era antes de ganhar títulos.
BdC: Tem de fazer ainda mais e melhor.
Quanto aos adeptos, é continuar a apoiar com têm feito (e bem) até aqui e se porventura ganharmos vantagem na dianteira da classificação, não seremos os maiores nem teremos nada ganho ainda, e se perdermos terreno em relação ao primeiro, também não perdemos tudo, nem temos de reconstruir tudo do zero. Esta época foi o exemplo disso, mesmo sendo uma desilusão completa só ficámos matematicamente afastados do título a 3 jornadas do fim.
18 Maio, 2017 at 11:40
Boa intervenção Nogueira.
18 Maio, 2017 at 11:49
É isso Nogueira, mas fazia ai uns reparos
Schelotto – procurar clube
Marvin – idem
Jeff – idem
Matheus – para jogar na A como joga na B tem que ser aposta continua
Alan – não chegar com peso a mais
Bryan – contratar a life coach do Eder
JJ – pensar em mudar a tatica de vez em quando e nao atirar as culpas para cima dos outros
BdC – ter a cabeca no Sporting e voltar a ser o Presidente do pré JJ
De resto de acordo
18 Maio, 2017 at 12:05
Gostei do texto, mesmo sabendo que é demasiado redutor.
18 Maio, 2017 at 12:25
Ainda assim, falas só nos jogadores e nos adeptos… não concordo que só tenhamos ficado afastados do título a 3 jornadas do fim. Isso é matematicamente… e mesmo assim os adeptos continuaram a apoiar.
Que todos assumam as responsabilidades (mesmo que não publicamente) e sobretudo aprendam com oserros.
18 Maio, 2017 at 12:34
“BdC: Tem de fazer ainda mais e melhor.”
Pode melhorar em quê concretamente?
P:S. é uma pergunta sem qualquer ironia.
18 Maio, 2017 at 12:37
Então, mas não tens tu todas as respostas para a vida do Sporting? Julgava que sim, é que nos últimos meses tens sido um autêntico Rei Ghob cheio de ideias.
18 Maio, 2017 at 11:48
Tudo o que é racional no SCP passa a ser incoerente, raro postar aqui ou noutros blogs, devido haver falta de elementos constructivos que tenham como mola de equação o elevar a já grandeza deste nosso Clube.
Existe um culto de destruição e maledicências entre os orgãos que dirigem até ao simples adepto, espectro esse visível pela sua fragilidade no que toca ao resultadismo imediato,
Este Post deveria ser tema de reflexão e análise crítica em termo de projecto e níveis de ambição que permitam catapulcar os índices estruturais e mentais do SCP em termos estruturais e de mística.
Generativo o trabalho do Presidente tem sido positivo por demais na sua evidência, árduo, exaustivo na exposição dos podres que envolvem o meandro e aqui JJ foi contractado não só como componente técnica mas adicional toda a informação que trouxe e permitiu duma forma mais célere expor toda a podridão junto ao Colombo,
Aqui foi onde BdC achou que as denúncias perante o “poluto” dirigismo corrupto instituindo seriam o bastante para abanar e fazer cair o paradigma do “Tráfico” obscuro que percorre o desporto nacional, mas qual puro engano, porque o que passa aí no cantinho ninguém quer saber por mais visível seja o “crime” ou seja Portugal é um país menor a todos os níveis perante a Europa.
O súbito encosto na Traffic & Fruteiros vem ao encontro do afunilamento e o isolar das estratégias até aqui delineadas pela direcção, sendo que a busca destes “reforços nacionais” questionam se serão suficientes para destituir e destruir o Polvo,
Gastou-se muito com JJ e depois de 2 anos não foi possível desmantelar o modelo de tráfico dos asassinos o qual noutros países daria investigação e hipotética descida de escalão em Portugal serve de paródia e omissão de informação perante os mé(r)dia.
Por fim acho que BdC está cansado e começa a dar visíveis sinais de fadiga por falta de apoio interno/externo, quem se diz do SCP e ocupa posições de destaque normalmente só pretende tirar dividendos e notariadade sugando o Clube, externo Somos gozados frontalmente sem nenhum tipo de retaliação devido há nobre alma Sportinguísta e aqui os Sócios também são uns atados,…
Mais poderia ser dito mas como se diz os cegos também acabam por ver…..
Este é o recado da maior parte dos comunicados embora no seu conteúdo enlouquentes e disparatados na essência infantil de algumas afirmações expondo demais o Clube e as estratégias perante adversários
Tudo deveria ser mais pela calada e tendo BdC o privilégio de trabalhar átras da cortina usufruir da informação dos bastidores em benefício da estrutura e não pulverizar tudo e todos “queimando” o conteúdo
Um Abraço Verde&Branco
JL Gomes.
18 Maio, 2017 at 11:59
Bom comentário.
18 Maio, 2017 at 14:50
clap clap clap
leonine groeten
18 Maio, 2017 at 15:54
Dank u
18 Maio, 2017 at 15:27
zé verde muito bom comentario
18 Maio, 2017 at 11:56
Gostei imenso do post. Parabéns leoníssimo .
18 Maio, 2017 at 12:03
Belíssimo texto.