Vamos já ao que interessa e que é a resposta à pergunta do título: o que estamos a assistir é uma situação conjuntural ou sintoma de um problema de fundo? Honestamente, não sei. Não sei mesmo e daí peço-vos ajuda para perceber o que não consigo, neste momento, alcançar.
Depois de 2 anos de recuperação desportiva e financeira, chegámos ao primeiro ano de JJ com a ideia que coisa andava sobre rodas e que este seria o upgrade ideal para a conquista de títulos. O ano acabou com essa ideia reforçada, mesmo não tendo ganho o campeonato, o que originou um reforço de poderes e renovação do treinador que mais nos fez sonhar desde há muitos anos. Concordando ou não com esse reforço, para mim sempre foi entendível essa consequência. Se o tipo que fez 86 pontos e implementou um futebol muito superior ao dos rivais entendeu que precisava de mais, tinha de ser dado. O resultado está à vista de todos. Em vez de estar aqui a enumerar o que correu mal, prefiro olhar para o futuro e, basicamente, tentar responder à pergunta do post. O próximo defeso vai desfazer uma dúvida: se JJ veio para elevar o projecto para o futebol definido pelo Presidente ou se simplesmente veio para o substituir. O projecto, leia-se.
Mesmo com as constantes piruetas, continuo a achar que o projecto de futebol do Sporting é assente na sua formação e continuo a achar que é isso que se quer fazer, senão não se tinha feito regressar a rapaziada que estava emprestada. No ano passado, Jesus tinha no seu melhor 11 os campeões europeus com Gelson e Semedo como primeiras alternativas. E Matheus estava a cumprir o seu processo de integração, com sucesso, como as suas performances na Liga Europa e contra os fruteiros assim o demonstraram. Pelo meio adicionou-se a experiência de um Bryan, um Aquilani ou um Bruno César. Também existiram flops e erros de análise, perfeitamente normais para quem anda nestas lides. Na minha cabeça tudo isto fez sentido e, se calhar, também é por isso que estivemos tão perto. Não tendo conseguido, pelo menos, todos nós percebemos e nos revimos no caminho escolhido com e por…Jorge Jesus.
No ano seguinte, previam-se 2 coisas: primeiro, que quem estava a crescer se ia cimentar e, segundo, que quem estava cimentado, a não ser vendido, estaria ainda mais motivado para recuperar o que lhes tinham roubado no ano anterior. Ou, se não estivessem, o treinador trataria do assunto. No primeiro caso, Gelson cresceu enormidades e é hoje titular indiscutível. E ficamos por aqui. Matheus, que devia ser primeira opção para entrar, à semelhança do que aconteceu com Gelson na época anterior, foi relegado à B ou à bancada. Semedo, que vi fazer 6 meses à Varane, também regrediu e exibe hoje os mesmos problemas que tinha à 2 anos. Por outro lado, fomos buscar Chico, Podence e Gauld dos quais, apenas Podence se aproxima daquilo que vimos JJ fazer com Gelson. Mas não meto as mãos no fogo porque não sabemos se na próxima época Podence vai ser um Gelson ou um Matheus (no que diz respeito ao plano ou falta dele por parte do treinador). Como tal, este defeso vai definir, sobretudo, se há um plano sustentado para os jovens que referi ou se eles estão simplesmente à mercê dos treinadores que chegam e saem. Sobretudo isto.
Claro que o entendimento da qualidade destes jovens é diferente para cada um de nós e, naturalmente, para o treinador. Os “formação lovers” verão qualidade em todos, chame-se ele Guima ou Podence. Os que só querem é ganhar tendem a dizer que “com putos não vamos lá”. Há uma coisa que é preciso ser dita: Estamos a ser vítimas de 2 coisas: de 2 gerações ímpares em diversidade e talento e de uma política de contratações indefinida e errática. E há que separar.
Não é porque Campbell e Markovic foram flops que Iuri e Matheus já deviam estar a jogar. É porque Iuri foi só o melhor jogador do campeonato, fora dos Grandes, e já tinha sido um dos melhores na época anterior e porque Matheus, naquilo que jogou no ano passado, como por exemplo contra os fruteiros e na Liga Europa, demonstrou que fazia todo o sentido continuar a aposta nele. E é isso que desvirtua a discussão. Porquê? Leiam o título. Uma significa que estamos à mercê de um treinador e a outra significa que há um projecto. Se houvesse projecto, nem Campbell nem Markovic tinham vindo porque haveria o entendimento de todos que não havia essa necessidade (sobretudo nessas posições) e, se calhar, tínhamos gasto o dinheiro num substituto para Adrien (que, efectivamente, não havia) e que tanta falta nos fez. Mas isto já é dissecar o que correu mal e esse exercício já foi feito.
A mim, neste momento, interessa-me saber se passados 2 meses da reeleição de Bruno de Carvalho, se o projecto em que votei continua válido. Porque, no fundo, é disso que se trata. O primeiro presidente que me pôs a ler projectos e a pensar na “big picture” foi precisamente o actual. Não faz sentido nenhum que passados 4 anos do “arrumar a casa”, simplesmente acredite (ou acardite) naquilo que me vão dizendo só porque sim ou porque me foi provado que várias coisas boas foram feitas no mandato anterior. Eu e todos vocês somos muito melhores do que isso. E nem sequer tem nada a ver com a confiança que temos nele, tem a ver com as constantes piruetas que já o vimos fazer em praticamente todos os assuntos relacionados com o futebol. Já vi treinadores sem poder algum e outros com poder ilimitado. Já vi um presidente, em conferência de imprensa, a mandar um treinador utilizar o que há na B e a mesma pessoa a assistir impávida e serena a um treinador a por e dispor de tudo. Já vi treinadores com contratos armadilhados e outros que nem uma cláusula de responsabilização têm. Já vi entrar um homem-forte para o futebol, Inácio, e já vi um treinador (???) a despedi-lo. E a seguir entra um Octávio que vem para o mesmo cargo e, dizia-se, por conhecer os meandros, mas que se limita a ir aos sorteios. Até o gajo da motivação, o brasileiro, visto como importantíssimo na estrutura do Jesus já saiu. E acabo de ver o meu presidente a fazer uma aliança com os tipos que andaram a gamar isto durante 30 anos para tirar do poleiro os que vão gamar os próximos 30.
Se acham que isto não confunde o adepto, não o faz questionar ou não o deixa preocupado então, de uma vez por todas, que se assuma que queremos um Sporting à lampião, com os seus adeptos a comer gelados com a testa à sombra de um domínio totalmente forjado nas instâncias que regem o futebol em Portugal. Ou isso, ou então o presidente simplesmente esqueceu-se da massa de que é feita um adepto do Sporting, um tipo chatinho, que vai às AG´s, que estuda e analisa qualquer pormenor relacionado com o seu clube mas que também enche estádios e pavilhões, independentemente do lugar em que está. BdC não pode querer apenas o melhor mundo, onde se pede ao adepto para acreditar, apoiar e confiar para depois se cagar nele quando este tem questões, dúvidas e as exprime de forma mais ou menos pública. A grande prova foi dada contra o Belenenses, onde uma equipa destroçada e com o campeonato feito desde Fevereiro teve 45000 adeptos a assistir ao jogo, com famílias e crianças entre eles. Quem nos dirige parece ter esquecido que o “adepto fiel” que acordou às 9 da manhã de um Domingo para encher Alvalade é o mesmo “otário” que se pergunta como é que chegámos aqui e quer justificações desta miserável época.
Voltando ao projecto para o futebol, das duas uma: ou o projecto existe e não está a ser seguido ou a necessidade de ganhar está a fazê-lo ruir, maquilhando-o com uns adereços porreiros (Podence, Chico…) para ser melhor entendido e aceite pelos adeptos. Ambas são graves, mas a primeira pode ser corrigida com novas pessoas e novos métodos. Já a segunda, é a prova do desnorte total que apenas poderá ser justificada quando ganharmos. Demore 1, 5 ou 10 anos a acontecer. E no final de cada ano, mete-se mais dinheiro em cima, repetidamente, até conseguir. E quem sustenta isto? Pensam que somos nós? Não, não somos! São precisamente os miúdos em quem se acreditou um dia e que hoje já são um bocadinho menos miúdos. Como João Mário (45M), como Patrício, como William ou como Adrien, que são os próximos na calha para protagonizar mais uma transferência milionária. À excepção de Slimani, é daqui que vêm os sempre apregoados fantásticos resultados da SAD. Que se pense um pouco nisso, é só o que eu peço tanto a presidente como treinador.
Neste momento estamos numa encruzilhada entre a visão de uma pessoa e a visão de um clube, votada à 2 meses e que reforçou a legitimidade do presidente. União e compromisso é ambos cederem e chegar-se a meio caminho, assumindo o falhanço total que foi esta época. Mas aquilo que vamos vendo é a tal pessoa a pressionar e a ameaçar junto dos caracolinhos da vida, para saltar fora do barco. Para quê? Para no fim dizer que o Sporting não tem “estofo”, “cultura” ou “mentalidade” de campeão e para justificar toda a merda que fez durante este ano, seja nas compras ou no treino. E isso, meus amigos, não admito. Nem de Jesus, nem de Guardiola nem de ninguém.
* às sextas, quando tem tempo de ir às compras, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
19 Maio, 2017 at 9:35
E ai está um belo petisco!!
Tudo dito!
19 Maio, 2017 at 9:36
Eu resumiria tudo a um “neste momento estamos completamente perdidos”.
19 Maio, 2017 at 9:41
Claro que não se admite, principalmente se tal pessoa ganha balúrdios e não a humildade de ver que está errado e precisa melhorar…
19 Maio, 2017 at 9:46
OFF: Rui Patrício na Porta 10A: https://www.youtube.com/watch?v=N5mSBAQLyWY
19 Maio, 2017 at 9:49
Eu confesso que tenho estado a arranjar anticorpos em relação ao nosso presidente, mas depois de ver as capas de jornais, apetece-me fazer-lhe uma vénia.
19 Maio, 2017 at 9:56
Explica isso melhor 🙂
19 Maio, 2017 at 10:24
Eu compreendo.
De facto é vergonhoso.
Mas verdade seja dito: meteu-se a jeito…
19 Maio, 2017 at 9:55
Bruno:
Ganhou o direito de poder fazer as coisas à sua maneira. Os resultados ditarão o seu futuro no Sporting e se for inteligente, neste período de algum desnorte convém ler os sinais dos adeptos. Estar atento não implica que o clube seja gerido de fora para dentro, mas ajuda muito…
Os sócios não lhe perdoarão se sentirem que o Sporting é um brinquedo na sua mão. Estarão sempre com o presidente dos primeiros 4 anos.
Jesus:
Talvez para muitos eu seja um mau adepto, mas eu não quero ver JJ no Porto. Foi com ele que estivemos pertíssimo do título (só me lembro da mão do Ronny), é com ele que temos mais hipóteses de lá chegar.
Que aproveite bem a cantera e seja inteligente a colmatar as necessidades restantes com qualidade e experiência.
Continuo a acreditar nesta dupla. Será que eles acreditam um no outro?
19 Maio, 2017 at 10:16
Eu só acrescentava outra questão.
E JJ está identificado com o Adn do Sporting?
19 Maio, 2017 at 10:28
Para mim, não.
19 Maio, 2017 at 10:34
Mas tu és o Egas da rua sésamo e por isso não contas!
19 Maio, 2017 at 10:51
Os compadres reconhecem-se uns aos outros.
19 Maio, 2017 at 10:57
Trolha… queres fazer parte de uma lista? Conto contigo. Considero-te uma pessoal válida. Aparece lá em minha casa. Traz uma garrafa. A senha é “Até os Comemos”.
19 Maio, 2017 at 11:03
Tu és o Agripino
19 Maio, 2017 at 11:00
como para ti a opinião dou outros nao conta
19 Maio, 2017 at 10:46
Não o conheço. Não sei. Tenho dúvidas.
Visto de fora e tendo em conta as opções, a ideia com que fico é que ele está-se cagando para isso. Para ele joga quem ele acha que é melhor, nem que tivesse de meter 11 argentinos.
Mas posso estar complemente errado e ele pode demonstrar isso já neste defeso.
19 Maio, 2017 at 10:49
Já somos 2 com a mesma dúvida dai a questão…
19 Maio, 2017 at 11:10
Tal e qual! Um erro de compatibilidade de ADN. Pode ser o melhor treinador do mundo, mas incompatível com o ADN do Sporting.
19 Maio, 2017 at 11:14
Ele até pode ser mais compatível com o ADN do pilim, mas o ano passado não foi uma alucinação, ou foi?
19 Maio, 2017 at 10:18
Tem sido tanto o “disparate” desde setembro (famigerado jogo em Madrid), que é difícil “acreditar” em qualquer deles, quanto mais mais na dupla.
O problema é a alternativa. Só vejo nuvens negras no céu.
19 Maio, 2017 at 10:31
Tens de te candidatar!
Agora a corrente emergente (que li ontem na tasca) é que quem critica tem que ir a votos com a alternativa.
Se essa corrente se alastra na sociedade portuguesa…. nas eleições autárquicas vai ser uma festa de movimentos independentes, pois criticas a políticos é coisa que não falta!
Isto já ultrapassou os niveis de insanidade mental
19 Maio, 2017 at 10:37
Não é para levar a sério, Ricardo. É um argumento mais desesperado do que demagógico. A tropa-fandanga que por aqui pastoreia o “brunismo” é muito pouco estimulante.
19 Maio, 2017 at 10:39
Claro que não é para levar a sério.
Estava apenas a ser irónico a expor o ridículo dessa teoria!
19 Maio, 2017 at 10:48
Obviamente que não é para levar a sério.
É um argumento como outro qualquer, bem rebuscado e nem quem o escreve acredita nisso.
No entanto, há que saber separar o que é uma crítica daquilo que é claramente um bota abaixo e tb existe por aqui.
19 Maio, 2017 at 11:03
+1 brave
19 Maio, 2017 at 17:15
Paulo Sousa
Sá Pinto
Pedro Martins
Se quiserem estrangeiro têm o Lucien Favre ou o Bielsa.
Qualquer um daria melhores resultados e com a diferença do salário dava para trazer um craque qualquer
Ps: Por favor digam ao Octávio para meter os papeis para a reforma ou dar uma mãozinha ao Manel Fernandes na academia a tragam o Sá para o lugar dele
19 Maio, 2017 at 9:55
Grande Post Sá. Grande verdade.
SL
19 Maio, 2017 at 9:59
O texto tem algumas coisas com sentido.
Mas no geral é mais do mesmo a atacar tudo e todos.
Há uns anos andávamos na fossa e ninguem dizia nada, era tudo tranquilo.
Nos ultimos 4 anos andámos a mudar tudo, a revolucionar o clube e agora tudo é mau quando sabemos que temos sido duramente roubados durante os 4 anos do BdC.
Tenho de relembrar que o movimento Basta nasceu com o BdC e no entanto durante a epoca da fruta vi campeonatos bem mais roubados do que agora (roubados ao Sporting, porque o sistema nunca estive tão corrupto como neste momento).
Basicamente os adeptos pedem titulos, pedem isto, pedem aquilo, mas tudo isso é fruto do BdC ter mudado o paradigma. Ter criado um nivel de exigência tão alto nos adeptos que agora ou somos campeões em tudo ou o projecto não presta, ou o treinador não vale nada, ou os jogadores são maus.
Houve um falhanco grande na pré-epoca passada. No entanto porque carga d’agua os jogadores deixaram de saber passar em condicões? Porque deixaram de saber atacar? Porque deixaram de defender contra-ataques? Quer dizer, o treinador tem culpa mas os jogadores andam todos a dormir? Com uma pré-epoca mais ligeira (espero eu) vamos ver se comecamos a jogar melhor futebol. E os 70M de que falam são bonitos, mas mais bonito ainda é ver o Gelson a jogar no Sporting mais uns anos.
19 Maio, 2017 at 10:52
Leonidas, pegando apenas nesta parte:
“porque carga d’agua os jogadores deixaram de saber passar em condicões? Porque deixaram de saber atacar? Porque deixaram de defender contra-ataques? ”
Qd um balneário não está com um treinador, é muito fácil passares do 8 ao 80 (neste caso do 86 ao 70). E nisto, a culpa tem de ser bem repartida…
19 Maio, 2017 at 11:42
O que escreves no último parágrafo é que me preocupa.
E preocupa-me outra coisa, que já aqui comentei no Outono de 2016 (não me lembro do mês exacto): Vi escrito na altura (não aqui na Tasca) que o JJ já tinha desistido do Sporting. E que na altura em que tinha visto me tinha rido, mas quando comentei o assunto aqui na Tasca já não tinha vontade de rir, porque me parecia muito plausível.
Bottom line: o meu receio é que o JJ já tenha desistido e esteja apenas de corpo presente. É essa a minha única dúvida: porque se já desistiu, então é melhor sair já. Caso contrário, o que escrevi em resposta ao comentário do Livramento mais abaixo, mantenho: ver o que acontece este ano.
19 Maio, 2017 at 11:51
leão verde, depois da missa de “corpo presente” resta-nos aguardar a missa de 7º dia.
As tuas duvidas são as minhas, terá JJ desistido? Espero bem que não … eu sei que o dinheiro dá a volta a muitas cabeças e pode ser atractivo a duplicação dos milhões, ou seja saca a indemnização e vai ganhar outro tanto para outra freguesia. Reconheço JJ com muitos defeitos, desonesto ainda não é um deles, vamos ver.
19 Maio, 2017 at 12:54
Aqui há uns meses houve um clube que nos ganhou. O treinador veio com a conversa de que foi ele o grande responsavel pela vitória. O que aconteceu nos jogos seguintes? Derrotas com equipas potencialmente mais fracas, e com goleadas.
19 Maio, 2017 at 11:11
No Sporting sempre se exigiu o máximo!
19 Maio, 2017 at 14:41
+47743
19 Maio, 2017 at 12:08
Cada um escolhe quem “atacar” (usando a tua expressão).
Se achas que é errado “atacar tudo e todos” por apontar responsabilidades ao presidente e treinador, tu não fazes menos ao “atacar” os jogadores. São todos representantes do clube.
Por outro lado, se BdC “mudou o paradigma”, que propões tu? Que a gente acompanhe esse paradigma ou que fiquemos presos aos paradigmas do passado? Isso não faz sentido nenhum.
Os adeptos não pedem nada. O tempo de pedir já acabou há muito. Os adeptos querem perceber. E até estão dispostos a tolerar insucessos…desde que exista um plano e coerência no seguimento do mesmo.
19 Maio, 2017 at 12:11
Essa foi à Sá Leão 🙂
19 Maio, 2017 at 13:24
Sabes o que significa Paradigma por acaso? O paradigma foi os adeptos terem se Tornado mais exigentes. Os adeptos criticam o Presidente por pedir maior exigencia mas é por causa dele que se tornaram assim. Dantes nem abriam a boca quanto mais.
Eu ataquei os jogadores ou apontei erros que eles tambem cometeram?
Andas a comer gelados com a testa ou quê? Atacar o BdC e o JJ em cada post não irá resolver o problema principal, que é os jogadores andarem a brincar em campo. Com os jogadores focados nem estavámos aqui a falar disto, mas sim a celebrar um titulo nacional.
Olha, seque as instrucões do Presidente, cala-te e está calado.
Deixa o homem trabalhar. Os adeptos não podem pedir porra alguma, Quem pode pedir sao os socios.
19 Maio, 2017 at 14:11
Então eu “ataco”. Tu “apontas erros”.
Percebido.
E quanto ao paradigma, volto a perguntar, desta vez mais concretamente: Se o presidente aumentou a exigência queres que os sócios a diminuam?
PS: Essa dos sócios/adeptos foi completamente ao lado. Mas como não estou aqui para medir Sportinguismo, nem preciso de dizer aquilo que sou.
19 Maio, 2017 at 10:03
Para mim é simples:
BdC e JJ entendem-se bem e têm os mesmos objectivos e interesses mas não concordam com o meio de os atingir!
Não é que JJ não aposte em jovens (veja-se Gelson, e agora Podence) mas fá-lo pontualmente e acha que mais do que 1 ou 2 jogadores jovens na equipa é perigoso. BdC e os “formação lovers” não acham que essa postura seja suficiente.
Devido ao contrato de JJ, o casamento tem de durar até ao fima da próxima época pelo menos (interesse €€ muito forte de ambas as partes). Portanto só há 2 cenários possíveis:
1- Ou surge um convite generoso dum clube estrangeiro para JJ que agrade a todas as partes; ou
2- BdC vai impôr a sua filosofia a JJ pois parece-me que BdC já não irá dar mais benefícios de dúvida a ninguêm. Neste cenário, se JJ fôr campeão e se adapar à filosofia de BdC talvez haja renovação daqui a 1 ano, senão haverá uma separação amigável.
Não acredito em nenhum outro cenário … nem braços-de-ferro nem em outras incompatibilidades. Não interessa a ninguêm!
Resumindo:
De uma forma ou de outra o Sporting para o ano segue o seu projecto baseado na formação. No final da época ver-se-á se será preciso mudar de timoneiro!
PS- Para o ano há vídeo-árbitro, e não haverá facebook de BdC: são 2 aspectos q juntamente com aposta na formação e época de “vai ou racha” para JJ podem ajudar a mudar paradigmas. Vamos ter calma e sff esperar mais um ano para ver no que isto dá!!
19 Maio, 2017 at 10:04
Se houvesse projecto não tinhamos gasto 3M num gajo igual ao Schelotto dizendo ao Esgaio para ir a sua vida nem 1M num que nao chega aos calcanhares do Iuri ou do Geraldes….ou entao se calhar o projecto é esse mesmo….foder tudo!
19 Maio, 2017 at 10:35
Vou lembrar-me desta tua frase ,quanto a mim de pura advinhação, e vamos ver se não será preciso chamar o Reinaldo a meio da época para te fazer uma visita.
19 Maio, 2017 at 10:56
Esta do Piccini “ser igual” ao Schelotto é de mestre. Porquê? Por ser alto, branco e lateral direito? Santa infantilidade.
19 Maio, 2017 at 14:11
És adepto e seguidor dos jogos do Betis?
19 Maio, 2017 at 10:05
Recuso-me a comentar mais esse tema… Presidente autoritário, JJ maluco , e formação esquecida… Está sempre a tocar a mesma musica na tasca… já estou farto.
Continuem a alimentar “polemicas”… continuem a fazer o que os nossos inimigos querem… em vez de nos unirmos, querem por tudo e mais alguma coisa em causa… Assim nunca iremos chegar lá, para ser sincero assim com esta desunião NUNCA seremos campeões.
Porra em 3 meses o presidente já não presta, o JJ já não presta, os campeões europeus já não presta, etc. E qual é a solução? Falar mal e criticar tudo e mais alguma coisa… SOOOO SMART.
19 Maio, 2017 at 10:10
E a CS a rir da nossa cara… capas são, haverá mais demissões, os nossos melhores jogadores querem e vão sair, a formação não vai ser usada.
A gala (a mais prestigiada do mundo) vai ser 1 DIA ANTES DO HABITUAL (que tragedia) porque o presidente cai casar (faz todo o sentido essa logica)…
Não consigo entrar nestas discussões de caca.
Perdoem-me a sinceridade… mas estamos a ser mesmo estúpidos.
19 Maio, 2017 at 10:11
pelo contrário. A mairia dos comentários aqui é que só no fim da próximo época é que é lícito tirar conclusões. Este ciclo fecha-se no final da próximo época!
Nem acho que hajam grandes problemas internos (estrutura, balneário, etc.). Precisamos é de ser mais inteligentes (jogadores, treinador, presidente) na maneira como conduzimos e fazemos esta guerra!
19 Maio, 2017 at 10:17
Desculpa contrariar… mas a grande maioria ficaria super feliz por ver o presidente e o JJ sair já… em 4 épocas, só tivemos 1 má (que foi esta)… Temos que continuar apoiar e acreditar, mas estamos a fazer o contrario, não consigo entender isso.
19 Maio, 2017 at 10:32
Permita-me discordar.
Se calhar o Presidente tem razão quando fala de exigência.
É que considerando que em 4 épocas em que somente ganhamos uma taça de Portugal e em que nas duas últimas fomos humilhados a nível europeu…Considerar que só uma delas foi má….
Acho que está tudo dito.
Um abraço e espero que não leve a mal o desabafo.
19 Maio, 2017 at 10:42
Taça de Portugal e uma Supertaça… Humilhados a nivel europeu? Mas andamos a levar goleadas, em grupos faceis da champions? Não recordo isso… Já esqueceram que não fomos campeões na epoca passada porque fomos ultra-roubados?
Não tenham memoria curta por favor.
19 Maio, 2017 at 12:35
Meu Caro,
Eu não esqueço a HUMILHANTE campanha Europeia protagonizada na época passada.
E mesmo este ano, sim, é inadmissível ficar atrás do Légia de Varsóvia.
Curiosamente, a campanha Europeia mais digna, acabou por ser a realizada na época do Marco Silva, onde somente não passamos a fase de grupo porque fomos escandalosamente roubados.
Um abraço.
19 Maio, 2017 at 13:19
Mais um saudosista do Marco…. eles gostam de se assumir de vez em quando.
O Sporting perdeu alguns jogos europeus, nunca foi humilhado, estivemos sempre a lutar pelo resultado até ao final.
E não, fomos roubados com o CSKA na epoca anterior, isso sim foi roubo porque foram dois jogos. E no jogo de Madrid, o lance do Ronaldo nunca teria sido marcado ao contrario.
E ficar atrás do Legia é mau para ti por ser o Legia? É que eles é que foram humilhados na prova e mesmo assim empataram com o Real, o futuro bi-campeão europeu.
O marco coitado, nem merece que se fale dele.
19 Maio, 2017 at 10:12
Grande artigo.
Na minha opinião é evidente que não existe qualquer projecto tal como não existe a tão falada “estrutura”.
O “projecto” do SCP passava por acreditar cegamente que Jesus fazia Milagres. Acontece que Jesus não só não faz milagres, como tem limitações que no Carnide eram compensadas com “prendas” que no SCP não existem.
Não tenho qualquer dúvida que a ânsia de ganhar desviou o SCP do caminho sustentável que seguiu nos primeiros anos do mandato.
Neste momento, o SCP devia ser um caso de estudo: temos um presidente eleito com 90% dos votos que está completamente sem rumo e que só ganhou as eleições, nos moldes em que ganhou, atenta a inexistência de qualquer alternativa séria;
temos um treinador pago a peso de ouro que a nível desportivo não está a fazer melhor que os seus antecessores que recebiam um décimo do que ele recebe; temos o começo de novas contratações em massa de proveniência altamente duvidosa (para ser simpático), em que ninguém sabe quem avaliza as mesmas; no fundo, temos mais do mesmo, mas querem que acreditemos que por obra e graça do Espírito Santo tudo será diferente.
O único factor positivo no meio disto tudo é o facto de simples associados anónimos, como é o meu caso, começarem a abrir os olhos e a verem que aquilo que o Presidente diz é precisamente o contrário daquilo que o Presidente faz.
Quanto à questão da “exigência”: é preciso não ter um pingo de vergonha para vir falar de exigência nas modalidades, nos termos em que o fez, após mais uma época em que o Presidente assumiu o Futebol, com um orçamento de peso, com os resultados que se conhecem.
Enfim, mais do mesmo.
Ao Presidente vale-lhe, ainda, dois factores: Por um lado, a coragem de ter pegado no clube no estado em que se encontrava e ter o mérito de, pelo menos para um leigo como eu, ter recuperado financeiramente o clube; depois, o facto de ter conseguido mobilizar em massa os Sportinguistas, batendo todos os recordes de assistência.
Porém, e como a EXIGÊNCIA relativamente ao Presidente irá aumentar, acredito que ou muda muita coisa ou não será este “capital” adquirido que o fará cumprir com o segundo mandato.
19 Maio, 2017 at 10:34
apesar de ainda acreditar em BdC e JJ, o que aqui o MM escreveu é totalmente verdade!
19 Maio, 2017 at 12:58
“O “projecto” do SCP passava por acreditar cegamente que Jesus fazia Milagres”
Aí está.
19 Maio, 2017 at 10:19
“Para no fim dizer que o Sporting não tem “estofo”, “cultura” ou “mentalidade” de campeão e para justificar toda a merda que fez durante este ano, seja nas compras ou no treino. E isso, meus amigos, não admito. Nem de Jesus, nem de Guardiola nem de ninguém.”
Trau!
Os pontos nos ii, Sá. Muito bem.
19 Maio, 2017 at 10:20
Excelente Sá! Enorme post!
“Voltando ao projecto para o futebol, das duas uma: ou o projecto existe e não está a ser seguido ou a necessidade de ganhar está a fazê-lo ruir, maquilhando-o com uns adereços porreiros (Podence, Chico…) para ser melhor entendido e aceite pelos adeptos. Ambas são graves, mas a primeira pode ser corrigida com novas pessoas e novos métodos. Já a segunda, é a prova do desnorte total que apenas poderá ser justificada quando ganharmos. Demore 1, 5 ou 10 anos a acontecer. E no final de cada ano, mete-se mais dinheiro em cima, repetidamente, até conseguir. E quem sustenta isto? Pensam que somos nós? Não, não somos! São precisamente os miúdos em quem se acreditou um dia e que hoje já são um bocadinho menos miúdos. Como João Mário (45M), como Patrício, como William ou como Adrien, que são os próximos na calha para protagonizar mais uma transferência milionária. À excepção de Slimani, é daqui que vêm os sempre apregoados fantásticos resultados da SAD. Que se pense um pouco nisso, é só o que eu peço tanto a presidente como treinador.”
E este ano as grandes vendas andarão sobretudo à volta de William, Adrien, Gelson ou Patricio, tudo jogadores da formação. Portanto é fundamental que se promova/aposte em novos “miúdos” – peço desculpa mas não dá para ignorar a qualidade de Iuri, Podence, Francisco Geraldes e Matheus.
Uma outra questão que nunca percebi foi a parceria com a Traffic…
BC tem de seguir o projecto que nos apresentou. Quem não estiver de acordo com esse projecto, pode sair. E atenção não quero que JJ saia. Quero que simplesmente respeite o projecto e perceba que está no Sporting. O plantel precisa de retoques, não precisa de revoluções. Já há muito talento para potenciar!
19 Maio, 2017 at 14:19
Ninguém percebeu a parceria com a traffic…
19 Maio, 2017 at 10:20
Sá… para mim a pessoa com quem mais me identifico a escrever na Tasca!
Vou até um pouco mais longe, neste momento BdC está num limbo… se por um lado sabe que a saida de JJ é irreversível (convicção minha), por outro sabe que o fcputas vai fazer todo e qualquer compasso de espera para ver no que a situação irá dar! (inconcebível como JJ de leão ao peito vai dizendo que um dia treinará o fcputas).
Como sairá de forma airosa da situação nao sei… mas confio no perspicácia.
Outra situação prende-se com quem substituirá JJ, pois na minha opinião não é com Rui Jorge, Paulo Sousa ou Paulo Fonseca que vamos lá…
19 Maio, 2017 at 10:32
Qual o problema de JJ treinar o Porto? O Jesus sem o manto protetor e o sistema é um treinador banal. Prova disso foi 2 épocas sem mostrar em Alvalade que era muito melhor que os outros. Isto de comprar Ferraris chineses é o que dá. Podem funcionar mais ou menos nos primeiros tempos, mas depois só dão chatices. Assim por assim, prefiro ter algo menos ostensivo mas muito mais fiável. Além de pagar menos, provavelmente irá levar-me a onde eu quero sem me dar problemas.
19 Maio, 2017 at 10:40
“Prova disso foi 2 épocas sem mostrar em Alvalade que era muito melhor que os outros” – Na época passada não teve um futebol anos luz à frente dos seus adversários? Sem colinho?
19 Maio, 2017 at 10:46
Para mim nenhum… mas aqui há todo uma conjetura a ser calculada. Um contrato milionário, clausulas de rescisão a serem cumpridas e uma gestão do que pode ser o sucesso ou o insucesso futuro de cada uma das partes!
O Sporting gastou balúrdios para sustentar JJ e ele sai para um rival de borla? O que acarretaria o sucesso de JJ no fcputedo para o próximo ano?
Tudo isto numa conjetura que (para mim) é insustentável a sua continuidade no Sporting!
19 Maio, 2017 at 10:51
Os cabrões vão pedir 30M de empréstimo. Estão de rastos.
19 Maio, 2017 at 11:13
+1
19 Maio, 2017 at 10:23
Há um velho ditado: zangam-se as comadres descobrem-se as verdades…
Como a época foi um descalabro, todas as gerrinhas que existiram tanto ente presidente e treinador, como entre treinador e jogadores e jogadores com presidente estão a dar à costa.
Esperemos que não se esqueçam que o mais importante é o Sporting e o Sporting somos nós.
19 Maio, 2017 at 10:26
Identifico-me muito com o texto. Cada vez menos com JJ. Desejo que o seu tremendo ego seja combatido por BdC. Compreendo que lhe tenha dado mais meios depois da excepcional época passada, em que o ambicionado título não foi conseguido porque estamos em Portugal.
Mas se continua a ceder perante os seus caprichos, depois de uma época de enormíssima frustração, BdC arrisca o capital de confiança que nos mereceu e que se tem vindo a diluir.
Espero que o Presidente acorde do torpor em que mergulhou. Torpor será entendido como aprouver a cada um…
É a opinião de um sócio Sportinguista. Tão simples como isto…
SL
19 Maio, 2017 at 10:27
Grande posta. A conclusão então é perfeita.
COntinuo a achar, correndo o risco de ser injusto pois cloloco esta época à frente da anterior ao analisar, que JJ não está com o projecto do Sporting, não respeita o ADN do Sporting. E estas ultimas duas contratações só deram mais força a este meu pensamento.
Caso fique, espero que me faça engolir as palavras, mas neste momento, para mim, JJ ia à vida dele.
19 Maio, 2017 at 10:58
Progressos, one liner?
19 Maio, 2017 at 11:05
Escrevi mais que uma linha Agripino. Tou a evoluir. Cá me parece que aqui o One liner foste tu.
19 Maio, 2017 at 10:29
A comédia continua, nada a que não estejamos já habituados.
Vemos elaborando resumos enquanto aguardamos os próximos sketches.
19 Maio, 2017 at 10:31
A grande questão é atingir o equilíbrio entre uma equipa competitiva e a utilização e crescimento dos miúdos da academia pois está à vista que são estes que poderão proporcionar os encaixes financeiros necessários à estabilização do clube. Neste momento não sei se está será a visão do mestre da tática e da direção. Ou se é a visão da direção mas, na ânsia de ser campeão, esteja disposta a deixar o gênio mudar a estratégia do clube….
19 Maio, 2017 at 10:33
Bom texto. Mas antes fosse tudo assim tão linear.
Esquece-se as forças exógenas que destrói qualquer bom projeto.
Poder-se-á dizer que essas forças exógenas só põem a nu a fragilidade do projeto. Mas como diz o texto, e bem, a sede de vencer dos adeptos atrapalha, num país em que só interessam os resultados, alicerçado a uma estratégia de terra queimada por parte do adversário que utiliza de uma forma privilegiada todos os meios de que dispõe.
Retenho o que de subliminar a frase proferida pelo Vieira possa ter: “Obrigado ao Sporting pelo que nos obrigou a fazer”.
19 Maio, 2017 at 10:34
Boas. Video sobre os nossos miúdos!
http://www.youtube.com/watch?v=w5Cy4j4chuQ
19 Maio, 2017 at 10:35
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
A minha visão pode estar a ser simplista, mas não vejo essa cena de “projecto” ou de “visão” para o futebol.
Jorge Jesus veio para o SCP para uma coisa e uma coisa apenas: ser campeão nacional.
Estivemos perto na primeira época, e miseravelmente longe na segunda.
Não há qualquer “projecto” em curso, mas apenas a “obrigação” de ser campeão nacional.
Para o efeito o Treinador fará o que no seu entender for mais adequado para atingir esse objectivo. Quer seja apostar em jovens quer em trintões, será o mesmo que vai compor a equipe como entender, com os elementos que entender.
Se tiver que “sacrificar” um Geraldes a favor de um Geraldic, vai fazê-lo. Da mesma forma que poderá apostar num Podence.
Esta época vai ser o “tira-teimas”: ou Jorge Jesus leva o SCP ao título ou vai embora.
SL
19 Maio, 2017 at 10:48
Estou poucas vezes de acordo contigo, mas aqui tenho que te dar razão: JJ foi contratado para ser campeão. Ponto. Acessoriamente para transmitir alguma da sua larga experiência no que aos meandros do futebol português diz respeito. O resto seria o que fosse.
E também concordo que esta época é o tira teimas. Ou ganha, ou eventualmente acontece como na 1ª época dele em que a roubalheira e os subornos (não tenhamos medo da palavra) é que venceram, ou sai. A bem ou a mal.
19 Maio, 2017 at 13:02
Complicado alguns perceberem…
O atraso do Sporting para os directos rivias nas diferentes vertentes demora tempo a recuperar, e o JJ foi um atalho. Ia correndo bem à primeira, correu mal à segunda.
De resto jj jogará com os que lhe dão mais confiança. Sendo que, como qualquer treinador, tem as suas preferências (ou pancadas, como queiram chamar) por perfis físicos e tácticos.
19 Maio, 2017 at 10:42
Não tenho a mais pequena dúvida que o Presidente reflectiu sobre toda esta época e que vai voltar a levar o barco pelos caminhos do “projecto” sustentado.
Percebo que foi fácil acreditar que o barco podia ir por um atalho, as provas dadas pelo novo timoneiro eram mais que muitas. Tal não se veio a verificar e agora resta assumir o fracasso dessa decisão. Ainda há tempo para voltar atrás e corrigir !
19 Maio, 2017 at 10:43
Os recados e os sinais que nos vão saindo na imprensa, apontam para a saída de JJ.
É muito fumo, muita informação de talhada de reuniões, de manifestações intempestivas etc, etc.. Há uma parte muito interessada em que essas informações saiam, e para mim é a parte do treinador.
Jesus quer sair. Parece-me neste momento a tese mais perto da realidade.. E à espreita estará o clube do Norte, de quem nos aproximámos na última semana (que estranho)..
Pergunto eu: faz sentido manter um treinador que não tem interesse no projecto e pagar-lhe o que ele recebe?
19 Maio, 2017 at 14:02
Excelente questão. Para ficar, é a 100%. Se for verdade que pediu para sair, prefiro que o Bruno não o retenha.
19 Maio, 2017 at 10:44
Pessoal, o que acham da Ornelas para directora desportiva?
19 Maio, 2017 at 10:44
Para mim assumia as modalidades 🙂
19 Maio, 2017 at 10:46
Eu metia-a na secção do Trampolim.
19 Maio, 2017 at 10:49
Acho bem, é uma forma de tornar a comédia mais digamos interessante.
19 Maio, 2017 at 10:46
Desgraçada que deu cabo da cabeça do BdC..
19 Maio, 2017 at 10:49
O Presidente sem medo, que bateu o pé aos monstros Orelhas e Bimbo, mas que cedeu aos pés de uma mulher… todos temos um calcanhar de aquiles.
19 Maio, 2017 at 11:06
No caso dele, nao foi o calcanhar que cedeu 😛
19 Maio, 2017 at 11:09
É porque o sexo é bom. Ninguém o pode censurar.
19 Maio, 2017 at 13:03
E o companheirismo pá????? Também conta!
19 Maio, 2017 at 13:09
Subscrevo! 🙂
19 Maio, 2017 at 10:53
Estamos a ser vítimas de nós mesmos e da nossa forma de viver o SCP.
Não vale a pena tecer grandes comentários sobre a nossa bipolaridade ou facilidade em sermos manipulados por quem deseja que voltemos a mediocridade de uns anos atrás.
Continuamos a fazer o que os outros não fazem: criticar o presidente, o discurso, atletas que não conhecemos, o treinador que tem apostado mais que o rival na formação e mesmo assim acreditamos no contrário.
O clube parece hoje uma montanha-russa e os jornais vão lançar disriamente mais carvão para provocar esta desunião e celebrar o nosso fracasso.
Hoje os nossos inimigos estão a beber champanhe e a comemorar : Godinho Lopes, Paulo P.Cristóvão, Madeira Rodrigues, A Norte de Alvalade, Camarote Leonino, o oportunista do João Benedito e os Lampiões que sofreram uma derrota monumental com a reeleição de Bruno de Carvalho…
E nós que amamos o Sporting continuamos a ser os instrumentos para a nossa destruição…
19 Maio, 2017 at 10:55
E o Presidente que malhou nos adeptos?! Ele basicamente, no último post facebookiano disse para os adeptos não apoiarem a equipa, porque eles não merecem. Deu a entender que, caso mesmo assim estejam dispostos a deslocar-se a Alvalade (ou pavilhões) que devem receber os jogadores com assobios.
19 Maio, 2017 at 10:58
Eu domingo faço questão de ir a Alvalade e aplaudir a Equipa como sempre!
Mas quando o botas estiver a ter um orgasmo a dizer o Treinador Jorge Jesus vou fazer silencio, tal como farei em qualquer número de circo que possa existir para surgir o nome Bruno de Carvalho
19 Maio, 2017 at 11:01
Actualmente, praticamente tudo o que diga respeito ao Sporting já é um circo, onde BdC é a estrela principal, prevejo uma grande temporada de silencio.
19 Maio, 2017 at 11:18
Agora pensa porque é que o BC é a estrela principal…
A capa de hoje do cm, depois de uma entrevista do foro pessoal à Cm pode ajudar-te a encontrar a resposta…
Espera… a culpa é dos Adeptos que não o deixam em paz!
19 Maio, 2017 at 11:31
Ricardo, sinceramente ainda não vi a capa de hoje do CM e costumo ver sempre, quer a capa do CM quer uma das ultimas paginas do jogo, costumam trazer umas fotos “bem buoas”.
Já a estrela principal é aquela que garante mais vendas, mais audiências, mais cliques … nada de novo aqui, portanto.
19 Maio, 2017 at 16:43
E esse tipo de mensagem não é instigar à “guerra civil” no clube? Chegámos a um novo ponto baixo neste clube, que é o presidente a virar os adeptos contra jogadores para sacudir a água do capote, a tratar por “meninos” atletas profissionais muito bem pagos que ele contratou. Isto é tão ridículo que é insólito. A ideia que passa é que ninguém lhe passa cartão dentro do Sporting e por isso o facebook e essa merda toda serve apenas para se limpar.
19 Maio, 2017 at 12:09
“Continuamos a fazer o que os outros não fazem: criticar o presidente”.
Desculpe, simplesmente porque ganham. Simples.
19 Maio, 2017 at 13:06
Os outros não criticam…
Fds, há gente que deve viver em cavernas.
Não faltam é lamps a cascar no Vitória (como antes havia os que malhavam no jesus), ou no velho Luisão (que agora é um mercenário e fazia birras para renovar) ou no Salvio cheio de ratos. No fim, cagam é nisso e vão para o Marquês.
19 Maio, 2017 at 13:27
No ponto.
19 Maio, 2017 at 10:53
Pessoal, temos de reunir de emergência. Na ordem de trabalhos eleger alguém que queira ser o rosto da oposição a pensar em 2021… logo à noite na minha cave. Apareçam. A senha é “Até os Comemos”. Cada elemento deverá levar uma garrafa de álcool ou snacks.
19 Maio, 2017 at 10:58
Até não me importo de participar, apenas exijo uma mudança na senha, pode ser “Até as Comemos”?
19 Maio, 2017 at 11:02
Hehehehehe pode ser 🙂
19 Maio, 2017 at 15:23
Ahahhahaha bem visto!
19 Maio, 2017 at 13:06
Eh Manos.
Temos concorrência!!!
19 Maio, 2017 at 13:17
Temos que fazer uma parceria com o DeFran. Tipo filial
19 Maio, 2017 at 13:41
Uma parceria?
Marca meeting no ritz
19 Maio, 2017 at 15:23
Vai ser a nossa aproximação ao Norte.
19 Maio, 2017 at 16:51
Requinte é suficiente.
Se é para as comermos…
19 Maio, 2017 at 10:56
Post bastante equilibrado, parabéns por isso Sá, tendo em conta o tom que tenho notado em certos comentários teus.
Discordo da última parte em particular pelo seguinte: o carnide tem 14 salvo erro jogadores que já tinh sido campeões. Nós temos zero. O carnide ganhou muitos jogos à cagadinha e nós não seguramos vantagens quanto mais ampliá-las. É isso o estofo de campeão.
Acho muito bem o JJ apontar que não tempos estofo de campeão porque ajuda a lidar com jovens egos porque os deseesponsabiliza publicamente. Permite-os falhar. As pessoas não percebem isto é faz-me confusão. A questão do “guião” do Palhinha foi usada para atacar o JJ quando as pessoas não souberam interpretar português (ok, o homem deve ter uma deficiência da fala, mas uma condição clínica mesmo….acho uma falta de respeito tipo gozar com os fanhosos). Ele chamou as responsabilidades para si nessa ocasião mas ainda é aqui ecoado o Carvão da pasquinada.
O que não se admite é falta de atitude e dedicação à 100% e essas infelizmente foram patentes.
Para finalizar: isto é tão simples como uma reacção aos maus resultados. Se tivéssemos acabado na luta ninguém diria nada do que se diz. E é isso que é triste nestes adeptos que só conseguem ver o imediato.
Muito triste mesmo. Há neste momento uma franja totalmente autofágica, como uma puta duma gangrena que vai comendo tecido saudável e contaminando o corpo com toxinas.
Só há um tratamento para gangrena por isso, se esta gente é mesmo sportinguistas ou mais que sportinguista de ocasião então tenho medo porque nunca teremos estabilidade.
Não se esqueçam que se têm altas expectativas foi BdC quem as devolveu, mas tenha calma porque isto é uma luta a subir escadas, leva tempo, suor e lágrimas.
Se 25% do sucesso é comunicação então não venham meter gasolina na fogueira, como o Vicente Moura acabou de fazer. Sportinguista devia ter mais cuidado.
Tenham equilibro, foda-se!
19 Maio, 2017 at 16:53
Claramente comunicação é um problema e este exemplo do VM é exemplo.
Merda dos dois lados.
Ele sai antes do tempo (devia esperar), nós damos uma tanga em comunicado e ele a seguir desmente.
Isto é comunicação. Not.