É oficial. Estamos a uma mísera vitória de revalidar o título nacional de juvenis, voltar a coroar esta incrível geração de jogadores e construir o futuro com uma base de vitória. Mas poucos seriam os que esperavam um final de temporada com tantas contrariedades.
Não é surpresa para ninguém que vencemos o FC Porto de forma inequívoca, que o fizemos sem ter disponível o maior craque da equipa (devido a uma suspensão que tem tanto de absurda como de exagerada) mas que tivemos de sofrer graças aos constantes “equívocos” da equipa de arbitragem. E como se não bastasse perder Diogo Brás até final do campeonato, perderemos provavelmente Tiago Djaló na recta final e nos jogos decisivos (de realçar a reacção madura do miúdo perante tal adversidade).
Como destaque, o domínio sobre o Porto, o grande trabalho nas bolas paradas ofensivas, o fantástico golo de Gonçalo Costa e a sua incrível assistência (está no Sporting desde os 9 anos), tudo isto apenas superado pela forma apaixonada como os nossos rapazes celebraram cada tento. Sabiam a importância daquele jogo, queriam vencer a todo o custo, e nem o penalty que ficou por assinalar e os dois oferecidos ao adversário lhes tiraram o foco essencial: ser campeão nacional mais uma vez (para veres os nossos golos clica aqui)
O resultado final de 3-2 é enganador, pois não permitimos grande capacidade ofensiva ao FC Porto, e mais do que justo tendo em conta aquilo que jogámos a mais do que os dragões nos dois jogos disputados (já na primeira mão tínhamos sofrido um “azar”).
A próxima partida é frente à Académia, fora, e será sem dúvida o jogo do título. Vencer permite-nos celebrar, empatar adia tudo para a última jornada, que será jogada em Alcochete frente ao Benfica. Seria tudo menos aconselhável permitir ao rival sonhar nesta fase e ficar vivo outra vez, num campeonato que está mais que encomendado para os rapazes de verde e branco.
Deixo, como brinde, uma fotografia de Sofia Oliveira que ilustra não só o espírito de grupo desta equipa, bem como o craque que é Diogo Brás. Depois de toda a Academia celebrar um golo, ele foi o último homem a sentar-se, numa demonstração de solidariedade e paixão que nos enchem de orgulho.
Para a semana não espero mais que uma celebração tasqueira e que possamos mostrar a todo o país aquilo que dizemos desde que esta geração surgiu: o futuro do Sporting Clube de Portugal (financeiro e desportivo) está mais que assegurado!
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
13 Junho, 2017 at 9:54
O Gonçalo Costa tem contrato de longa duração?
13 Junho, 2017 at 10:11
Maria, esse Diogo Brás “faz-se” certo?
13 Junho, 2017 at 10:55
Faz-se, mas não é um típico jogador vertical, tipo gelson. É mais um jogador de incursões interiores, tipo joao Mario, com uma capacidade técnica muito apurada. Tenho poucas dúvidas que se fará jogador, caso tenha uma boa gestão de carreira.
13 Junho, 2017 at 11:20
É também essa a ideia que me transparece. E sinceramente isso agrada-me, porque sendo um jogador de movimentos interiores “tipo João Mário” aparentemente tem uma capacidade física que deverá ser superior.
Um diamante em bruto, talvez…
13 Junho, 2017 at 10:45
Grande Geração. Eu não acredito em bruxas, mas…
São muitas estórias para minar o sucesso do SCP em todas as frentes possíveis e imaginárias.
Esta geração merece o título de campeão nacional, contra tudo e contra todos!
SL
13 Junho, 2017 at 11:08
Muito potencial nesta equipa. O que será que estará a ser cozinhado para o próximo jogo? Penalties imbecis e expulsões completamente disparatadas, já tentaram. Será que nos irão impedir de alinhar com 11 ou de jogar, sequer?
13 Junho, 2017 at 11:08
Um jogo que me deixou revoltado pela postura de um padre que deixou uma mensagem clara daquilo que nos espera.
Tudo farão para nos tirar este título, é demasiado ultrajante a academia do Dubai perder juniores e juvenis.
Brás é de facto muito bom, tenha ele cabeça e o estrelato não lhe foge.
Mas atenção a muitos outros. Há ali qualidade para usufruir e mais tarde vender.
Qd digo usufruir, é ser campeão com eles.
13 Junho, 2017 at 11:08
Até na arbitragem dos nossos juvenis se vê a podridão da arbitragem nacional e a podridão do conselho de disciplina.Temos de vencer a Académica,entrar com tudo para não haver más surpresas na última jornada.
13 Junho, 2017 at 13:09
Olá Maria Ribeiro…
Sabe por acaso “para onde devo enviar o e-mail…para escolher uma equipa de arbitragem…à medida…?”
É uma vergonha que nem nas camadas jovens estejamos livres desses “crápulas apitadores vermelhos”…
O “estado lampiânico”…é pior do que “a peste negra que assolou Portugal na Idade Media…”…
Eis “a nova imagem lampiânica…”
https://plaguedoctormasks.com/wp-content/uploads/2016/02/bubonic-plague-mask-800×500.jpg
SL
13 Junho, 2017 at 13:11
Grande trabalho que tem sido feito na academia.
Recuperámos o tempo perdido com direções que desinvestiram na formação.
Temos que dar o mérito a quem merece.
Direcção
Director da Academia, Virgílio, aqui tratado com desconfiança e outros mimos
Treinadores
Jogadores
Todo o staff que permite à Acamedia trabalhar todos os dias
O meu muito obrigado a todos.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
P.S. Estamos muito bem servidos em todos os escalões, de modo que, possam subir de escalão e mantendo a qualidade todos os anos.
Os juvenis tem mostrado ao longo do ano uma superiodade face à “concorrência” e merecem sem dúvida ser CAMPEÕES.
Se tivermos todos os anos 2/3 jogadores oriundos da formação prontos para servir a equipa principal, então podemos ficar muito satisfeitos com a formação e ter-se-á completado o ciclo com sucesso.
SL
13 Junho, 2017 at 13:22
Maria, gosto muito do que escreves e como escreves.
A formação é parte importante do SPORTING.
Gostaria que não servisse de arma de arremesso contra o próprio SPORTING e a direção (que tanto tem feito por ela, com os resultados que estão à vista de todos), quando dá jeito ou se quer defender certos objectivos pouco claros.
Quando se tem um amor incondicional ao SPORTING, conciliar isso tudo, gostar do clube, da formação, dos jogadores que vêm de fora.
SL
13 Junho, 2017 at 13:24
é muito fácil.
13 Junho, 2017 at 15:42
Totalmente de acordo, Pafan.
13 Junho, 2017 at 13:55
Intervir nos jogos da formação com as mesmas manobras e vícios que lhe são habituais nos seniores, o benfica deixa mais uma marca negra, uma nódoa irreparável no futebol Português.
Instiga os seus jogadores à violência, de pequenino se torce o pepino e torna-se cada vez mais nocivo ao futebol e ao desporto, de uma forma geral. É um asco é uma erva daninha que convém arrancar pela raíz para que desapareça de vez do nosso panorama.
Se não for possível arrancá-la a bem há que pulverizá-la, a mal.
13 Junho, 2017 at 14:05
Pulverizá-la com 605Forte
13 Junho, 2017 at 13:56
Excelente trabalho que tem realizado o Virgilio, discreto como sempre, mas muito eficaz e grande sentido de servir o seu/nosso amor o SCP.
13 Junho, 2017 at 14:01
E esse árbitro que chutou a bola para o gajo do braga marcar o offside e fazer o contra-ataque que resultou no golo do empate, merecia ter saído de Alcochete deitado e não em pé. Foi uma filha-da-putice de todo o tamanho.
13 Junho, 2017 at 14:04
Correcção: Libório não chutou a bola para o guarda-redes do braga, mas foi um bom filho da puta.
13 Junho, 2017 at 14:07
Não chutou, mas fez várias vezes e energicamente o sinal para reporem a bola rapidamente.
Purga precisa-se.
13 Junho, 2017 at 14:16
Não compreendo a inconciliabilidade dos jogadores da nossa formação com outros, vindos de fora. Tudo isso são tretas gritadas aos 4 ventos pela cartilha do Estado Lampiâmico. São ideias feitas que nascem como cogumelos e muitas vezes, como cogumelos venenosos plantados pela comunicação terrorista dia após dia nos jornais e nas televisões.
Ignorêmo-los e pensemos pelas nossas próprias cabeças.
Precisamos de um jogador como Rui Patrício? Precisamos, não há na Academia? então, não se pode ir buscar fora pois, um Guarda Redes que está entre os melhores do Mundo não custa menos de 35 Milhões de Euros. Felizmente veio da Academia e hoje é Nosso!
Precisamos de um jogador como Gelson? Claro. Quanto custa se tivermos de o ir buscar fora? 60 Milhões? É possível.
Precisamos de um Bas Dost? Pergunta estúpida. Há na Academia, não e então? Há que o ir buscar fora. Quanto? Quando? Agora e o quanto, não faço ideia porque sabemos que BAS DOST não sai por 30 Milhões…se calhar, neste momento, nem por 40 Milhões. Não estamos vendedores daquilo que não queremos mesmo vender.
Precisamos de um central à maneira. Há na Academia? temos contrato com algum que ande emprestado? Temos. São miúdos da Academia, o Tobias, o Domingos Duarte. Quanto custaria um central destes, neste momento no Mercado 5,6, 7 Milhões? Não sabemos. São bons? São. São muito bons, do melhor que há em Portugal.
Precisamos de outro extremo ao nível do Gelson? Precismos e então? Venha o Iuri que já cá tinha de estar.
E avançados? queremos mais? queremos pois temos o Podence e o GelsonDala mas, mesmo assim precisamos de um mais batido com mais caparro? Talvez. Vá-se buscar. Mas por quanto? Olhem o Fernando Torres está em fim de contrato. Não deve ser difícil contratá-lo para duas ou três temporadas.
Integra-se? Claro que se integra. A equipa está feita é só apostar nos cavalos certos para a próxima época. Não se podem correr riscos assentes em dúvidas e no “talvez, é possível,,,”
Formamos jogadores de classe mundial às palettes por alguns vamos ter de esperar 3 ou 4 aninhos outros estão aí à mão de semear. Basta fazê-los jogar já. Integram-se? Porra, acabem com perguntas Lampiâmicas. Claro que se integram. Qual é o problema?
Peço desculpa mas não o vejo nem o compreendo. Se os jogadores são do Sporting, vindos das camadas jovens, integram-se num instantinho. Se Vêm de fora e prestam, também. Não percebo os receosos. Quem tem medo, compra um cão. Não tem nada que saber. O Leão, para que quer um cão?