Hoje inaugura-se o Pavilhão João Rocha. É uma data importante que ficará na memória colectiva de um clube com mais de 100 de história e um património que vai bem mais longe do que os metros cúbicos de cimento e betão de qualquer edifício. Embora importante, não é a estrutura física que se celebra hoje. É a ligação entre os sócios e as equipas. É a comunidade de adeptos e aquilo que é capaz de empreender, para que se expanda ou aproxime. O Sporting tem cada vez mais razões para acreditar no seu crescimento.
Não devemos nada a qualquer emblema do mundo. Podemos não ter o glamour, a “imprensa”, os grandes impérios de imagem ou marketing. Podemos não ter constelações de vedetas, plantéis galácticos ou jogadores no top das redes sociais. Podemos não ter um estádio na rota das novas “catedrais europeias”. Podemos não ter um orçamento condizente com o PIB de uma ilha do Pacífico. Podemos não ter algo físico e circunstancial, mas temos aquilo que distingue mais facilmente um grande clube: temos muitos e grandes adeptos.
Portugal é um país pequeno, desorganizado, com uma cultura ainda muito neo-feudal onde um número restrito de famílias consegue estancar a abertura das oportunidades aos seus próprios interesses. Os nomes das mesmas “casas” eternizam-se no poder, seja ele qual for e as dinâmicas sociais estagnam o progresso e todos os saltos culturais necessários à expansão do próprio país. O desporto é apenas mais uma das áreas onde todo este establishment trava a organização, a estrutura, a concorrência, a evolução.
O que seria de todas as modalidades em Portugal, se tivéssemos a capacidade de realmente dotar as competições de regras justas e equilibradas, dando espaço e promovendo o atleta nacional? O que seria de clubes como o Sporting se a grande maioria da sua energia não estivesse ao serviço de encontrar formas de não ser amordaçado por interesses terceiros ou reduzido o seu espaço de ambição de conquista desportiva?
Hoje que adquirimos um novo espaço para as nossas modalidades, espero que seja o dia que a nossa Direcção comece a desenhar um novo projecto que vai muito para além de ser campeão ou acumular “glória” própria. Sei bem o quanto isso legitima o clube, quem o dirige e quem o apoia, mas há muito mais para além do que fazemos em nome do crescimento individual. Por todas as razões e mais alguma é o Sporting que deve assumir as despesas de iniciar uma profunda regulação no nosso complexo e arruinado sistema de governação desportiva.
Porque é o único que verdadeiramente o pode fazer, o Sporting “deve” reflectir junto dos seus sócios o que deve ser feito e o que é preciso ser feito para que de uma vez por todas se acabe com a pacóvia arte do compadrio, a mesquinha habilidade de manobrar contra terceiros, a complacência com a incompetência e a promoção verdadeira do mérito, da independência e o fim das agendas que visam sempre, mas sempre, sacar dinheiro e poder para causas profundamente egoístas e até criminosas.
Sem esta Revolução, sem esta limpeza ética, sem um movimento profundo e duradouro que vise a devolução de Verdade e Crescimento às competições, de pouco valerá a construção de Casas para a prática desportiva, de pouco valerá o investimento em boas equipas, de muito pouco valerá uma batalha permanente feita aos “caciques da lama”. Batemos cada vez mais no fundo do fundo, na descrença dos adeptos, numa evolução anémica, na crença como último de esperança. Tudo falhou no desporto em Portugal e perdoem-me os Leões mais “aclubizados”, mas melhorando o país, melhoramos o Sporting.
E já vamos tão tarde, não é senhores Governantes?
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
21 Junho, 2017 at 13:20
Seguem-se os ecrãns do estádio e as cadeiras. Existem anéis olímpicos no pavilhão?
Este post devia ser acompanhado pelo vídeo do rui gosma da silva a rir-se desbravadamente sobre a construção do pavilhão João Rocha.
21 Junho, 2017 at 13:48
É imperativo tirar os ecrãs de onde estão neste momento. Reduzem a lotação e ficam forçados visualmente. Quanto às cadeiras, é imperativo!
21 Junho, 2017 at 14:02
Deviam ter convidado esse escarro para a festa de inauguração. Todas as festas precisam do um bobo de serviço, e esse ******** cumpre todos os requisitos para o papel.
21 Junho, 2017 at 14:05
Outro que devia ser convidado para coadjuvar o Silva no papel de bobo era o Grande Embargador da CML, reconhecido lampião, e que tudo fez para que não tivéssemos pavilhão.
21 Junho, 2017 at 16:55
Quem é o gajo?
21 Junho, 2017 at 16:55
deve ser o Sá Fernandes….
21 Junho, 2017 at 14:43
tem de ser o projecto da direcção para este mandato.
Rebaixar o relvado, acrescentar bancadas no sítio do fosso, mudar as cadeiras e os ecrãs gigantes
21 Junho, 2017 at 15:35
Isso já é outra conversa…
21 Junho, 2017 at 15:14
A substituição dos ecrãs e das cadeiras vai ser feita neste defeso, ou é até ao fim do mandato?
Neste momento estão a pintar o exterior do estádio, nas partes mais degradadas.
21 Junho, 2017 at 15:36
Era fixe se pintassem tb (por engano) os azulejos.
21 Junho, 2017 at 15:46
Isso fica bem pior. Mais vale assumir. O estádio já merecia era uma lavagem…
21 Junho, 2017 at 13:22
Eu vou lá estar!
Obrigado BC por nos nos ajudares a restituire o nosso orgulho!
21 Junho, 2017 at 13:37
Eu vou lá estar, já tenho o meu convite!
21 Junho, 2017 at 13:37
É um enorme motivo de “orgulho Leonino” a inauguração do nosso Pavilhão João Rocha…!
Continuamos a caminhar …
“Queremos fazer do Sporting um grande clube, tão grande como os maiores da Europa…!”
E o caminho…
“Faz-se caminhando…!!”
SL
21 Junho, 2017 at 13:38
O meu sentimento hoje é mais do que a felicidade da inauguração do nosso pavilhão! É a sensação que hoje é o primeiro dia do resto da nossa vida em termos de modalidades. Que venham anos de glória para criar deste novo pavilhão uma casa ganhadora! Podemos começar como campeões de Andebol e Futsal. Mas que venham conquistas também no Hóquei, Voley e noutras modalidades que venham a ser criadas…
21 Junho, 2017 at 13:50
É também esse o meu sentimento.
21 Junho, 2017 at 14:03
Estarei la a marcar presença logo a tarde. Com um orgulho e uma alegria enormes.
Ps- sera que estao a guardar a apresentaçao do coentrao para logo a tarde?
21 Junho, 2017 at 14:08
Os reforços têm que ser apresentados até ao dia 30 para irem à p*t@ da gala e, no dia a seguir, ao puto do casamento. 🙂
21 Junho, 2017 at 14:21
E os putos dos bacalhaus? 🙂 Queremos os putos dos bacalhaus shor Presi
21 Junho, 2017 at 14:23
Ouvi dizer que há alguns reforços que vão levar as alianças ao altar. 😀
21 Junho, 2017 at 14:26
Loool, ri-me
21 Junho, 2017 at 14:30
Eu espero não ser mal interpretado no que vou dizer…por isso mesmo escrevo primeiro esta frase prévia….
O Sporting Clube de Portugal ter um pavilhão…..não é nada fora do normal….é “básico”…
Claro que sou apoiante do actual Presidente do clube, Bruno de Carvalho por ter reerguido o clube desportivamente, por ter reerguido financeiramente o clube e por ter construído o pavilhão João Rocha…como é possível, “termos deixado” que o Sporting estivesse tantos anos sem casa para as modalidades????
21 Junho, 2017 at 14:36
“Sem esta Revolução, sem esta limpeza ética, sem um movimento profundo e duradouro que vise a devolução de Verdade e Crescimento às competições, de pouco valerá a construção de Casas para a prática desportiva, de pouco valerá o investimento em boas equipas, de muito pouco valerá uma batalha permanente feita aos “caciques da lama”. Batemos cada vez mais no fundo do fundo, na descrença dos adeptos, numa evolução anémica, na crença como último de esperança. Tudo falhou no desporto em Portugal e perdoem-me os Leões mais “aclubizados”, mas melhorando o país, melhoramos o Sporting.
E já vamos tão tarde, não é senhores Governantes?”
É isto!
Sobre o Pavilhão, um enorme Orgulho de ser também… NOSSO!
21 Junho, 2017 at 14:49
Boas malta.. chegou o dia!
Há maneira de ir vendo a Sporting TV? estou no work até às 19h 🙁
Alguem tem link?
21 Junho, 2017 at 15:12
http://svpn.blogspot.fr/p/sporting-tv.html
21 Junho, 2017 at 15:17
obrigado.. mas n csg 🙁
ja desliguei o addblock e mm assim n dá 🙁
21 Junho, 2017 at 15:18
tens que actualizar o Flash Player
21 Junho, 2017 at 15:59
thks.. o problema era nas definiçoes do chrome .. abraço
21 Junho, 2017 at 14:58
Hoje é um dia histórico, por tudo o que representa para o futuro das modalidades e do que vai trazer ao clube e adeptos, mas também por todos estes anos que desejámos este pavilhão e pela luta contra os fundos que nos permitiu ter este pavilhão de pé.
Um desejo de anos que finalmente se torna uma realidade, com o acrescimo de ser um dos mais desenvolvidos a nivel europeu, de termos uma “cidade Sporting” onde há homenagens às mais variadas figuras do clube e onde se respira Sportinguismo.
Não tenho a menor dúvida que vai ser mais um motivo para a união dos Sportinguistas e acréscimo de qualidade, motivação e orgulho para que continuemos a crescer!
Goste-se ou não do estilo, há que dar mérito a quem o tem, o Presidente Bruno de Carvalho é o grande responsável pela realização deste sonho, é um dos nossos e merece todo o reconhecimento neste momento!
21 Junho, 2017 at 15:05
Veja-se como BDc geriu o jogo do Algarve…
O Setúbal lá ia tentar ganhar um dinheirito mas Bdc a mostrar claramente que não dá perolas a porcos…
Se não estão connosco népias
0 jogadores
0 em tudo que possa ser mais valia
Isto sim é o rumo certo!
Os outros já se vão apercebendo que não estar do nosso lado nunca tiram dividendos…espero que seja sempre esta a filosofia..
21 Junho, 2017 at 16:13
Só não percebi a razão de termos agendado um jogo com o Setúbal quando as desavenças já existiam.
De quem foi esta merda de ideia?
21 Junho, 2017 at 15:13
OFICIAL – 11 INICIAL PORTUGAL
RUI P.
CEDRIC
PEPE
BRUNO A.
R.GUERREIRO
WILLIAM C.
ADRIEN S.
ANDRÉ G.
BERNARDO S.
CR7
ANDRÉ S.
21 Junho, 2017 at 15:22
em que dia e a que horas é esse jogo?
21 Junho, 2017 at 15:24
Portugal vs Russia
Hoje – 16 Horas (RTP1)
21 Junho, 2017 at 15:29
O André Gomes deve ser a melhor pessoa do mundo…a sério que deve…
A insistência não só do Fernando Santos como também do Luis Enrique dele é impressionante…não é que seja perneta. Ele tem algumas qualidades mas a diferença dele para os seus rivais de posição (quer no clube quer na selecção) é enorme…
21 Junho, 2017 at 15:35
Se é para equilibrar (como se o A. Gomes fosse um portento a defender que permite ao RG fazer o corredor todo à vontade) preferia ver o Eliseu (fodasse…nem acredito bem que estou a dizer isto…) a defesa esquerdo e meter o RG no meio campo pela esquerda como ele joga no Borussia…para não ir aos óbvios Quaresma, Gelson ou Pizzi…esotu a ir mesmo ao fundo do saco…
21 Junho, 2017 at 15:29
Fod*** o FS ouviu-me dizer que o Adrien nunca seria titular e agora resolve contrariar-me!
Assim sendo espero que o Andre Gosma seja titular todos os jogos.
Vamos ver se resulta! 😀
21 Junho, 2017 at 15:17
Só fazia uma alteraçao. AG por RQ
21 Junho, 2017 at 15:31
E depois como é que o super agente vendia o gajo???
21 Junho, 2017 at 15:33
OLX
21 Junho, 2017 at 15:34
E o Bruto Alves?
21 Junho, 2017 at 15:37
Entre o Bruto Alves e o Neto venha o diabo e escolha…
21 Junho, 2017 at 15:40
Vamos fazer apostas para o munito que ve o amarelo?
21 Junho, 2017 at 15:41
Minuto que é perdoado segundo amarelo?
21 Junho, 2017 at 15:41
Minuto que é perdoado segundo amarelo…novamente?
21 Junho, 2017 at 15:41
Minuto que é expulso? (e faz aquela cara de sonso….nem lhe toquei, diz ele)
21 Junho, 2017 at 16:11
65
21 Junho, 2017 at 16:13
Tou a dar o primeiro amarelo aos 25, primeiro perdão aos 26 porque é burro…depois aguenta o resto da primeira parte. Começa a segunda e leva o outro aviso, lembra-se dele durante 15/20 minutos e pronto…vermelho. 2º amarelo mas que dava para ser vermelho directo…
21 Junho, 2017 at 16:10
46
21 Junho, 2017 at 16:10
26
21 Junho, 2017 at 16:10
25
21 Junho, 2017 at 16:11
17min primeiro amarelo
21 Junho, 2017 at 21:14
A Maya.
21 Junho, 2017 at 15:22
eu? claro que vou lá estar!
21 Junho, 2017 at 15:40
Orulhoso pelo pavilhão, mas só lá poderei estar num dos primeiros jogos.
Na estátua, deveria estar:
“They can take our lives, but they will never take our freedom”
🙂
21 Junho, 2017 at 15:42
Bem começo a achar que o Ronaldo é possivel 😉 http://www.zerozero.pt/news.php?id=198926
21 Junho, 2017 at 21:18
Então o super-agente anti-Fisco anda a negociar ex-lamparinas e o Turan para nós?
Não será mais lógico o Turan seguir para o galinheiro?
21 Junho, 2017 at 16:00
O Santinhos abriu a pestana. William e Adrien no 11 inicial.
21 Junho, 2017 at 16:02
Agradece ao golo do mexico nos descontos…
Hoje temos que ganhar…. dai Adrien lá para dentro como aconteceu no europeu
21 Junho, 2017 at 16:07
Já agora, B. Alves no lugar de Fonte. Ainda Bernardo Silva e o estrupício do André Gomes.
21 Junho, 2017 at 16:03
É um ponto de vista mas, não é o meu.
A velha frase que explica que “a caridade, bem entendida, começa em casa” está na minha perspectiva absolutamente correcta.
Durante Décadas, a herança intelectual do Liberalismo assegurou em Portugal, um País empobrecido e devedor a vigência da perspectiva de que competia às empresas e aos empresários assegurarem aquilo que o Estado, directamente, não estivesse financeiramente capaz de assegurar de forma generalizada O Estado tinha uma função residual. Estávamos então no tempo do Estado Novo , do Corporativismo, do “Plano de Fomento”.
O desenvolvimento social, por exemplo, não competia directamente ao Estado, competia, essencialmente às empresas. Dessa forma vimos nascer uma Indústria competitiva a nível Mundial, geradora de um PIB que, nos Anos sessenta e setenta atingiu taxas superiores a 13% ano, regular, pendular e anulmente. Ano após ano a economia crescia e que fazia o Estado? Tapava buracos. A CUF, a Sónave, A Setenave, a Sacor, a Sonap, etc., criavam riqueza e encarregavam-se de desenvolver condições sócio-económicas para as “verdadeiras populações” que empregavam. Assistência médica gratuita,, Escolas, organizações de férias, férias pagas, férias subsidiadas, reformas para os mais velhos, habitação em bairros construídos pelas próprias entidades empregadoras. Tudo isso recebeu o título pejorativo de “Paternalismo Empresarial” quando, afinal, era fruto de negociações desenvolvidas entre as direcções das empresas e os representantes dos empregados.
Sem dívidas externas de monta, que fazia o Estado? Lentamente disseminava uma evolução paralela na legislação laboral e social, criava a Previdência Social e assumia o encargo de investir nas necessidades estruturais da Economia que, sendo por diversas razões desinteressantes para a iniciativa privada, tinham no Estado o único possível investidor. Redes hidroeléctricas, redes de estradas, redes ferroviárias, portos, aeroportos, companhias de transporte com massa crítica a nível nacional, correios, telecomunicações, redes de ensino e redes hospitalares.
Aproveitando a experiência privada bem sucedida, surgiam as Pessoas Jurídicas de Interesse público que, em contrapartida do desenvolvimento de actividades que o Estado (sem que se endividasse) não estava capaz de de financiar e muito menos gerir.
Voltando ao Sporting, é ao Sporting a quem compete, em primeira linha, olhar para si e desenvolver-se, olhar para os seus sócios e pivilegiá-los. Compete ao Sporting no mais fácil, mais hedonista e mais encerrado-em-si-mesmo processo: – desenvolvermo-nos em detrimento da sua concorrência, seja ela a mais pequena que nós, possamos ter na mais ignota das modalidades como seja ela a mais forte que exista, leal ou desleal, distanciando-nos dos concorrentes e esmagando aqueles que não mereçam o são convívio numa Sociedade Moderna e Civilizada.
Aquilo que fizermos devemos fazê-lo em segredo, longe dos olhos do Estado e dos nossos adversários. O Mundo tornou-se uma Selva onde, não a Lei do mais forte mas, a do mais apto, deve ditar a hierarquia e a hegemonia. A partilha não poderá ser senão a de evidências.
Vamos hoje inaugurar o Pavilhão João Rocha. Festejemos e orgulhemo-nos da obra e do Homem que a desejou pensou e fez executar.
Amanhã volta a luta. Esta noite serão reveladas as novas notícias que nos poderão servir de arma na luta implacável que há a travar pela desstruição sem apêlo nem agravo do SLB.
Está na hora de preparar a próxima época e que mais útil modo existirá de o fazer, senão a de manietar e aniquilar o TIRANO!
21 Junho, 2017 at 16:09
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLOOOOOOOOO
DO MAIOR 1-0 Portugal
21 Junho, 2017 at 16:10
Cruzamento com açúcar e cabeçada do nosso sócio 100.000. Para a inauguração do Pavilhão com amor.
21 Junho, 2017 at 16:10
cruzamento de Raphael Guerreiro, faltou-me.
21 Junho, 2017 at 16:11
Eu a pensar que tinha sido o André Gomes a centrar… 😀
21 Junho, 2017 at 16:14
Pareceu-me o Raphael.
21 Junho, 2017 at 16:16
Mas estou a ver num ecran pequeno, porque aguardo no tablet tenho a Sporting TV à espera da inauguração do pavilhão.
21 Junho, 2017 at 16:19
Eu estou a brincar! Se foi da esquerda só pode ter sido. O André Gomes ou perdia a bola ou ficava parado à espera que alguém aparecesse a 1 metro para passar a bola. Eu não estou a ver…
😛
21 Junho, 2017 at 16:12
Começaram os broches ao Bernardo Silva.
21 Junho, 2017 at 16:17
Começou a emissão especial na Sporting TV.
21 Junho, 2017 at 16:24
O Zorro está a jogar pela Rússia 😆
21 Junho, 2017 at 16:33
Hannibal
21 Junho, 2017 at 16:27
Ó William custava muito teres jogado assim durante a época, meu?
21 Junho, 2017 at 16:30
Imaginem este meio campo:
William, adrien, geraldes e Iuri. Não chegava?
Eu não devo perceber nada disto.
21 Junho, 2017 at 16:37
Estás a referir te à selecção?
O André Gomes está a jogar muito. O Renato Sanches devia estar na A. João Carvalho foi brilhante no Setúbal. O Bernardo Silva é o melhor jogador do mundo
21 Junho, 2017 at 16:50
O Bernardo é grande jogador, estares a meter no mesmo lote que os outros não faz sentido!!
21 Junho, 2017 at 17:03
O Bernardo é um grande jogador, sem dúvida. Mas os comentadores excedem um pouco a razoabilidade quando se trata de jogadores do seixal
21 Junho, 2017 at 16:40
Claro que não percebes!
nem Tu, nem Eu nem qualquer Sócio do Sporting!
O JJ é que sabe tudo!
21 Junho, 2017 at 16:33
Akinfeev safou o 2-0 para Portugal (Ronaldo).
21 Junho, 2017 at 16:34
É fundamental realçar (pelo menos entre nós, os bons) que…
…OS UNICOS JOGADORES DO 11 TITULAR QUE JOGAM EM PORTUGAL SÃO DO SPORTING! E NÃO É POR NÃO TEREM TIDO OFERTAS PARA SAIREM!!
Ouviram paneleiros e comentadores do c……!!??
(mas também será por puco tempo, pelo menos WC w AS)
muito mal fazemos ao futebol português!!
21 Junho, 2017 at 16:58
Portugal não merece o Sporting
21 Junho, 2017 at 16:36
Quem viu este passe ridículo do AG?
21 Junho, 2017 at 16:47
Qual deles? Já vi uns quantos…
21 Junho, 2017 at 16:37
William está brutal , em todo o lado..
(para o bloco de notas do Guardiola)
21 Junho, 2017 at 16:38
Bem, o ex-vice-presidente está a dar perolas aos porcos xD