Esta é a pergunta que todos nós queremos fazer depois do resultado e exibição no derby.
Bom, posso-vos dizer o que NÃO mudou.

1) Competência do treinador
O treinador é o mesmo que nos levou até aqui de forma quase imaculada. E por isso ganhou crédito para “inventar” num ou noutro jogo. E, convenhamos, ele tem um problema para resolver. Tem dois pontas de lança completamente diferentes no seu estilo de jogo e um deles merece jogar e o outro é muito importante nas ideias de jogo do treinador, que passam por futebol apoiado com uma boa circulação de bola. Posso dizer que ir ao galinheiro jogar ao ataque com 2 avançados agradar-me-á sempre. Mas teríamos de ter William atrás. E esse foi o grande erro do mister. A ausência do nosso 14 deveria ter ditado o regresso ao 4-3-3. No pasa nada. Acontece.

2) Qualidade dos jogadores
Isso também não mudou. A maioria tem qualidade para estar no plantel, existirão sempre dúvidas em relação a um ou outro. O que mudou foi o rendimento. Montero é o caso mais visível mas há outros como Adrien, Wilson, André Martins e Capel, que na primeira volta juntaram muitos golos e assistências e neste início de ano ainda não o fizeram. Normal. O único gajo no mundo capaz de manter o rendimento sempre alto e constante chama-se Ronaldo. E por isso este é o momento de outros emergirem. Os reforços Shikabala e Heldon, os suplentes Carrillo, Vitor, Mané e Slimani e, quem sabe, subir mais um miúdo como o Iuri ou Esgaio. Temos muita qualidade que apenas anseia por uma oportunidade e o mister não pode nem vai ter medo de os lançar.

3) O apoio dos adeptos
Não vou mentir, odeio perder derbys desta forma, levando um banho, como tantos que já temos dado aos porcos, a maioria sem resultados práticos no score final. Mas foram 3 pontos perdidos num terreno onde já sabíamos que não éramos favoritos. Tal como foi perder no ladrão. Não aceito isto como inevitável ou normal mas também não vou cortar os pulsos. Já o empate com a Acadêmica, isso já é outra conversa. Ainda assim, Esta equipa merece que a gente caminhe com ela, seja lá para que lugar for. E que bom é saber que o pior cenário possível é ficarmos em terceiro! Diz muito de como estávamos e de como estamos agora.

4) O histórico
O carnide ter 5 pontos de vantagem não me preocupa. Aliás, estamos a entrar no período onde eles são mais vulneráveis. Que é quando ganham um derby de forma clara e cimentam a liderança. Vai começar a bazófia, as reservas de monumentos e todo o folclore que já conhecemos. Sejamos honestos: o carnide fez o melhor jogo da época contra nós. Andou a maior parte da primeira volta a a sofrer para ganhar jogos por 1-0 sem jogar a ponta de um corno e precisou de ajuda “externa” para vencer muitos desses jogos sofríveis. Essa é a realidade que mesmo um derby quase perfeito não muda. Os corruptos, idem. Com o aliciante de ter um treinador que está na profissão errada. Por isso, o histórico diz-me que os nossos rivais ainda vão perder muitos pontos, tal como nós. Resta-me esperar confiante que os pontos que nos separam sejam recuperados ao longo desta 2 volta, em face do calendário mais favorável que temos em relação a eles.

Quem pensa que isto mudou tudo, engane-se. Nem os rivais estão no céu nem nós estamos no inferno. Os pontos que nos separam foram oferecidos nas ultimas 3/4 jornadas na primeira volta pelos velhos bois de sempre. Essa é A diferença. Os pontos que perdemos nos confrontos directos com os rivais recuperamo-los e ainda aumentamos nos outros jogos com os pequenos. Até que, nas ultimas 4 jornadas, coisas estranhas aconteceram, que em vez de aumentar a nossa vantagem pontual, diminuiu-a.
Estamos na luta, reforçámos o plantel e tudo se mantém igual. Os objectivos não mudaram e estamos nos lugares cimeiros. Perdemos um objectivo que nos foi roubado por um boi e poderemos perder outro porque estamos na república das bananas onde contornar as regras é permitido. Não tenho absolutamente nada a apontar ao percurso feito até agora.

Espero que todos nós tenhamos a capacidade para perceber isso e, sobretudo que Saibamos agir em conformidade. E isso significa encher Alvalade contra o olhanense.
EU ACREDITO!

 

* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!