Pegando no texto «Antecipando a Assembleia Geral», escrito esta quinta feira, pelo Leoníssimo, Bruno de Carvalho, presidente do Sporting Clube de Portugal, procurou esclarecer muitas das questões levantadas e que, no fundo, são dúvidas de muito outros Sportinguistas.
Como gosto de estar atento às opiniões dos Sportinguistas, vou aproveitar um post da Tasca do Cherba para esclarecer alguns assuntos em cada ponto.
A. “No próximo sábado às 14:30 terá início uma das Assembleias Gerais (AG) mais importantes da história recente do Sporting.”
Agradeço a amabilidade para com estes Órgãos Sociais para apelidar esta AG das mais importantes dos tempos recentes. Julguei que tinham sido as da reestruturação financeira, da apresentação dos resultados, de criação de novos escalões de quotas, do pavilhão. Mas parece que todas essas não o foram tanto.
Mas esta AG é, de facto, uma das mais importantes, uma vez que:
1. Finalmente, dignifica-se a memória do maior goleador mundial de campeonatos nacionais com o racio de 1.6 em jogos/golos;
2. Somos o 1º Clube português a ter um relatório de sustentabilidade, que fornece a radiografia completa do Clube;
3. Mostramos, novamente com as contas consolidadas, que fomos a única Direcção, até hoje, a ter um mandato com lucro (Clube e SAD);
4. Vamos ter, finalmente, um regulamento fiscal e disciplinar para o CFD poder, com eficácia e eficiência, responder às solicitações dos associados;
5. Vamos pôr em prática o programa sufragado por quase 90% dos sócios que participaram nas eleições mais concorridas da história do Clube – extinção do CL;
6. Temos alterações estatutárias, que foram amplamente debatidas entre os Órgãos Sociais do Clube e que demonstraram ser importantes para a melhoria e melhor funcionamento do mesmo.
B “As propostas sujeitas à apreciação dos sócios, que quiserem aceitar o famoso repto “apareçam é nas Assembleias Gerais”, foram divulgadas por estes dias. Analisando os vários pontos, verifica-se que as situações polémicas estão reservadas para o final. Espera-se assim que, caso os trabalhos se arrastem, o cansaço dos sócios não venha a inibir a reflexão e atenção que serão essenciais quando se proceder às sucessivas votações…”
Garantidamente que os associados do Sporting CP não se deixam vencer por nada, muito menos pelo cansaço.
C “Ponto 1: atribuição do número 9 a Peyroteo a título perpétuo – nada a opôr, apenas se aplaude o reconhecimento votado a um dos maiores expoentes do clube de todos os tempos.”
Que vai estar incluído num mega-programa de comemorações do Centenário de Peyroteo.
D “Ponto 2: auditoria de gestão ao mandato anterior (de BdC) de 2013 a 2017, nos moldes do já realizado para os mandatos de outos presidentes. Como se costuma dizer, “quem não deve não teme” e depois de tantas acusações que foram feitas a esta Direção, nomeadamente por PMR, que levantou acusações graves à honorabilidade da Conselho Diretivo e que propôs que se realizasse uma auditoria (acabando depois por recuar), saúda-se esta iniciativa que só contribuirá para que a Direção se possa credibilizar junto dos sócios.”
Esta iniciativa não vai contribuir para a Direcção se credibilizar junto dos sócios, pois ninguém duvida da nossa qualidade de trabalho nem do nosso Esforço, Dedicação e Devoção na defesa dos superiores interesses do Sporting CP. Vai, isso sim, cumprir uma promessa eleitoral que foi confirmada vezes sem conta.
E “Ponto 3: publicação de relatório de sustentabilidade 2016/2017. Documento de 104 páginas em que se abordam várias vertentes do Universo leonino, desde as claques, aos núcleos, modalidades, infra-estruturas, sociedades imobiliárias, etc Confesso que não analisei o documento ao pormenor (que graficamente está muito bem conseguido), embora me pareça interessante e arejado.”
E único no panorama desportivo nacional. Com isto, o Clube é mais uma vez pioneiro nas boas práticas e transparência.
F “Pontos 4 e 5: extinção da Construz, empresa imobiliária associada ao Sporting, detida a 100% pelo clube, passando os seus ativos (terrenos) para o património do Sporting, que pretende rentabilizar dois lotes na Avenida Padre Cruz (um dos quais incluindo o posto de combustível) para projetos comerciais. Parece uma medida razoável e que não parece merecer qualquer contestação, ficando depois a aguardar-se qual o projeto comercial pensado para aqueles espaços. Terá obviamente a palavra a Direção.”
Com esta medida, a actual Direcção volta a colocar património dentro do Clube. Primeiro foi o Pavilhão e toda a cidade desportiva que a rodeia (menos Estádio), e agora terrenos e suas receitas. Nos últimos 20 anos, somos a única Direcção que, em vez de tirar património, está a devolver e a construir.
“Ponto 6: É aqui que se propõe a alteração dos Estatutos, ou seja quando as coisas se tornam mais delicadas… Estas propostas são divididas em 5 tópicos (destacarei aqueles em que há alterações mais relevantes):
A. Alterações de natureza disciplinar e referentes a direitos/deveres dos sócios
B. Alterações de natureza financeira
C. Alterações de natureza orgânico-formal
D. Alterações referentes à Família Leonina
E. Alterações de natureza linguística.”
G. Proposta A (Natureza disciplinar)
Artigo 21º
“alínea j) colaborar quando solicitado, depondo ou prestando declarações, com respeito pela verdade em matéria de litígios, inquéritos ou processos disciplinares promovidos pelo Clube” – ou seja, um sócio passa a ter o dever de testemunhar contra outro num órgão não jurisdicional e sem que se lhe apliquem princípios próprios de processo judicial, abrindo assim um precedente.”
É um dever normal de todos os sócios de um Clube. É dar a possibilidade de fazer processos sérios, ouvindo todos os envolvidos. É uma defesa dos associados para que se possa apurar bem a verdade. Não entendo a questão judicial nem o precedente. Entendo apenas ser um dever normal.
H “alínea k) dar conhecimento ao Conselho Directivo do exercício de quaisquer cargos sociais, incluindo a mera participação em listas eleitorais para os mesmos, em outras colectividades desportivas, bem como do exercício de funções de representação de outras colectividades desportivas, associações ou feder ações desportivas a que pertençam.” – Além da intromissão abusiva na esfera privada do sócio, não se percebe qual a utilidade real ou vantagem desta norma para o Sporting.”
Com esta realidade, o Sporting CP passará a ter um “mapa” de quem são os Sportinguistas que estão em cargos de relevância e com Know-How, podendo assim aproveitar esse mesmo conhecimento especializado para aconselhamento estratégico do Clube. Uma medida considerada, por todos os membros dos OS, como muito boa e que já devia ter sido adoptada antes pelo Clube.
I Artigo 28º (O MAIS POLÉMICO!) – Infrações e sanções disciplinares
“1. Constitui infração disciplinar o comportamento do Sócio, por ação ou omissão, doloso ou negligente, que viole qualquer dever geral, especial ou funcional ligado ao seu estatuto de sócio ou de membro de órgão social do SCP…” Uma redação ambígua, com o uso de termos como “comportamento”, “omissão”, “negligente”, que podem servir de base a sanções do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), mesmo que o sócio não tenha tido influência direta ou voluntária em determinado acontecimento. Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa, acabando por limitar o comportamento e opinião dos sócios.”
Não vejo nada de ambíguo pois as infracções estão tipificadas nos Estatutos, sendo depois o CFD a fazer a avaliação. Não percebo a frase ” Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa “, pois parece que assim a proposta deste associado seria acabar com qualquer poder disciplinar do Clube, algo que não faria qualquer sentido nem existe em lado nenhum.
J “2. A tentativa é punível quando o sócio tenha praticado, ou dado início, a actos de execução de um facto que constitua em si uma infração, não se tendo a mesma produzido por qualquer razão que não seja apenas a desistência voluntária do Sócio.” – reforça-se a perplexidade já evidente no item anterior… o sócio poderá ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso. O clube a substituir-se aos tribunais e ao Processo Penal, no âmbito de um processo disciplinar interno.”
Isto podemos comparar ao famoso “dolo sem intenção” ou “hematoma sem nódoa negra”. O facto de não ter ocorrido dano, não impede a verificação da infracção e consequente sanção. Se assim não fosse, alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado.
K “3. Para efeitos do disposto no número 1, consideram-se infracções disciplinares, nomeadamente, as seguintes:
– alínea i) Criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais.”. Um sócio que crie um grupo de discussão, por exemplo no FB, na sua página pessoal, ou num bloque ou outra plataforma, ou que expresse qualquer crítica à direção, poderá ser sancionado. A verdadeira lei da Rolha e uma limitação intolerável da liberdade da expressão num clube que sempre primou pelo pluralismo e capacidade de discussão. Se esta norma fosse válida anteriormente, Godinho Lopes teria certamente continuado em funções mais 2 anos, teria sido impedida a existência do Movimento Dar Rumo ao Sporting e André Patrão e Miguel Paim alvo de processo disciplinar. No limite até uma lista alternativa que se apresente em período pré-eleitoral poderia ser inviabilizada. Representaria mesmo um meio de silenciamento de toda e qualquer crítica ou oposição.”
Esta redacção já foi alterada e comunicada pelo Clube. Isto serve para algo que deriva da Lei – protecção da marca e sua utilização abusiva. Nada de mais! Erro de redacção já corrigido.
L “Atendendo à polémica que esta alínea estava a suscitar no Universo Leonino, a Direção emitiu hoje um comunicado em que altera a sua redação para: “alínea i) praticar actos ou adoptar comportamentos, no âmbito de grupos reconhecidos ou identificados com o Sporting Clube de Portugal, ofensivos ou injuriosos de qualquer membro dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, ou em violação dos deveres previstos nos presentes estatutos”. Saúda-se esta mudança, embora não se entendam ou aceitem os propósitos que subjaziam à formulação inicial. Por outro lado a perspectiva de chumbo de toda a proposta 6, pois não é possível votar ponto por ponto, poderá ter sido determinante, não deixando de se manter a ambiguidade do âmbito da sua aplicação, no que parece ser o cartão de identidade deste ponto 6.”
Reduzir a actuação dos OS a actos resultantes de polémicas, é não reconhecer que estes OS estão atentos ao Universo Leonino e às suas preocupações, tendo sempre as mesmas, quando consideradas justas e pertinentes, acolhimento. Não se deve retirar o gerir para os sócios, que tem sido a prioridade, e reduzir esta boa prática a “respostas a polémicas”.
M “8 – A suspensão não pode exceder o prazo de oito anos”. No caso do sócio ser suspenso, essa pena pode ir até aos 8 anos, quando antes ia no máximo a 1 ano. Há aqui um agravamento significativo desta sanção.”
Para defesa dos próprios associados. Como estava era: ou suspensão até um ano, ou expulsão. Alargando o prazo, as decisões irão recair mais em suspensões do que expulsões, tornando as suspensões mais justas perante a gravidade dos actos praticados.
N “10 – Um Sócio que, no decurso de uma ação disciplinar, deixe por sua vontade de ser sócio, não mais poderá voltar a ser sócio do SCP.” – mais uma penalização duríssima e neste caso definitiva… que além do mais viola a Constituição Portuguesa, no seu artigo 46º, ao limitar a liberdade de associação.”
Este ponto não viola Constitução nenhuma, mas o seu texto também foi alterado determinando um prazo em que não pode regressar. Não nos podemos esquecer que, neste momento, alguém que faça mal ao Clube e no meio do processo deixe de ser sócio, “foge” à punição do mesmo, podendo livremente voltar a ser sócio uns dias depois, sem que se possa reabrir processo por prescrição.
O “Proposta C (Órgãos sociais)
Artigo 34° (Órgãos Sociais)
“1. São órgãos sociais do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL:
b) o Conselho Directivo e o seu Presidente” – acrescenta-se o Presidente a esta classificação, o qual passa a estar individualizado. Não se percebendo muito bem a necessidade e alcance da mesma, admite-se que tenha a ver (novamente) com eventuais questões de índole disciplinar, quando o Presidente se sinta questionado/atingido.”
Explico. O Sporting CP, como qualquer Clube, tem um sistema presidencialista. Assim, como o Presidente da MAG já é, nos actuais estatutos, ele próprio, um órgão, agora passará o Presidente do CD a sê-lo também. Isto é feito por questões que visam adaptar os regulamentos à realidade e por haver inúmera jurisprudência nas Federações e no TAD a considerar este o procedimento correcto. Existe, aliás, um artigo que refere as competências do Presidente do CD, que basta ser lido para perceber que tudo é normal.
P Artigo 49° (Processo eleitoral)
“As eleições da competência da Assembleia Geral far-se-ão por lista completa, que englobará todos os órgãos sociais previstos no artigo 34º dos presentes estatutos, considerando-se eleita a lista que obtiver mais votos do que qualquer uma das outras.” (retira-se em relação à redacção anterior: “salvos os casos do Conselho Fiscal e Disciplinar e dos Conselheiros ao Conselho Leonino, em que o apuramento dos eleitos se fará segundo o método de Hondt.”)
Portanto o CFD deixa de ser nomeado através do método de Hondt e será composto apenas por elementos da lista vencedora, tornando mais fácil a sua instrumentalização, sabendo-se que será mais vezes chamado à liça, tendo em conta o novo quadro disciplinar (muito mais gravoso). Não deixa de ser curioso que a atual Direção, em conjunto com a lista ao CFD independente, tenha sido responsável (e bem) pela introdução da atual fórmula com o método de Hondt, que serviu de referência para a eleição do CFD de 2013. Agora opta por revogar o que antes propôs…”
Porque fui um apoiante do método de Hondt para o CFD e não o sou agora?
Na AG vou explicar porque é que em nada ajudou ao que os Sportinguistas que, tal como eu, esperavam que esse sistema trouxesse uma melhor defesa do Clube e da SAD, mas que, infelizmente, não se verificou.
Notas importantes:
1. O “método de Hondt” – usado por Godinho Lopes no CFD da SAD – em nada ajudou os sportinguistas no seu mandato;
2. A formação de um CFD deve ter em conta a habilitação das pessoas: ROC, TOC, Advogados. O método de Hondt pode “retirar” essa composição tão necessária;
3. Nas últimas eleições, com método de Hondt, apenas entraram elementos da minha lista para o CFD, pelo que fazemos esta proposta não por qualquer tipo de necessidade de controlo, mas por crença de que a competência e a verdadeira possibilidade de responsabilização do órgão são o mais importante.
Explicarei tudo, decidirá quem manda: os Sócios!
Q Artigo 55º – A (Competência do Presidente do Conselho Directivo)
“1. Sem prejuízo e além do mais que se encontre consignado nos presentes estatutos, o Presidente do Conselho Directivo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, tem por competências: (…)
b) Criar e extinguir um conselho estratégico, composto por um número ímpar de membros, não superior a 15, que se designará “Conselho Leonino”, em homenagem a todos os sócios que serviram o Clube enquanto conselheiros leoninos; este conselho estratégico terá natureza meramente consultiva do Presidente do Conselho Directivo, tendo em vista a recolher aconselhamento na definição de estratégias a seguir para o desenvolvimento a médio e a longo prazo das actividades do Clube.”
Esta é uma das principais novidades desta AG: a “extinção” do Conselho Leonino (artigo 61º e ss.). Na verdade, muitos sócios já vêem há vários anos com desconfiança este órgão consultivo, para muitos não tendo qualquer utilidade prática, representando o resquício de tempos antigos e constituindo uma feira de vaidades. Na verdade, na última eleição há menos de 1 ano, a lista C de Gonçalo Nascimento Rodrigues abriu uma nova perspetiva e esperança para este órgão, rejuvenescendo-o para que pudesse assumir-se como um bom apoio à Direção na sua ação, através de sugestões ou conselhos. Por esse motivo, recebeu 20% dos votos, incluindo assim muitos que votaram em BdC para o Conselho Diretivo. Mas mesmo que se aceite a eventual extinção, a verdade é que não é isso que acontece na prática. Deixa de existir um Conselho Leonino eleito e passa a existir um outro … designado pelo presidente. Se assim é… qual a justificação para isso e que ganha o clube com esta alteração? Os futuros elementos deste assim designado Conselho Estratégico, terão alguma remuneração ou benesses associadas? Que garantias existirão, de que não se tratarão apenas de “yes men” sem qualquer mais-valia em termos de massa crítica para o clube? Qual a sua utilidade, quando já existe um CFD com funções consultivas ao dispor do Conselho Diretivo?”
Em primeiro lugar, a extinção do Conselho Leonino deriva de um programa eleitoral sufragado por quase 90% dos sócios que votaram. A Comissão que agora se propõe, não é um substituto do Conselho Leonino, mas sim, tão somente, a possibilidade de o Presidente criar um grupo de aconselhamento estratégico, por homenagem a todos os antigos conselheiros leoninos e por isso o denominou Conselho Leonino, e que só por isso está reflectido nos Estatutos. O Presidente pode reunir com quem quiser, onde quiser, quando quiser e para o que quiser, sem que fosse necessária qualquer consagração estatutária. Esta apenas é feita para que exista esta singela homenagem, como, aliás, já referi. Fique claro que a esta Comissão não será dado nunca qualquer estatuto de órgão social, e não terá nenhum benefício, seja ele material ou financeiro.
R Proposta D (Família Leonina)
Artigo 61º
“1 d) as Organizações que, seja qual for a sua denominação, agrupam, sem base territorial, sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e pretendam manter e promover a unidade e a solidariedade da família leonina, designadamente, os grupos organizados de adeptos (GOA), constituídos e organizados nos termos da lei, a Fundação Sporting Clube de Portugal, IPSS, a Fundação Leões de Portugal IPSS, o Grupo “Os Cinquentenários” e o Grupo Stromp.”
Neste caso são discriminados os elementos que se considera fazerem parte da Família Leonina, abrindo-se aparentemente a porta a núcleos virtuais. Nada a contestar ou a destacar aqui”.
Aqui, apenas se pretende garantir um estatuto de “igualdade” entre todos os membros da Família Leonina.
S Ponto 7
“Condicionado à aprovação da proposta A apresentada ao abrigo do Ponto 6 da Ordem de Trabalhos, o ConselhoFiscal e Disciplinar propõe que a mesma Assembleia Geral discuta e delibere aprovar o Regulamento Disciplinar, em anexo, elaborado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, o qual contém o regime aplicável às infrações disciplinares praticadas pelos Sócios do Sporting Clube de Portugal.” – são destacadas as várias questões que foram sendo ressalvadas no ponto anterior e que se relacionam com questões disciplinares dos sócios. Obviamente que se a proposta A do ponto 6 não for aprovada este ponto não se aplica”.
Já respondido no ponto I, J, K, L, M e N.
T Ponto 8
“O Conselho Directivo propõe que a Assembleia Geral do Sporting, discuta e delibere sobre o Relatório e as Contas Consolidadas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2016a 30 de Junho de 2017”
Já respondido no ponto A.
Nota Geral: Ainda hoje, o Sporting Clube de Portugal publicará uma nova proposta de alteração (com pequenas melhorias devidamente identificadas) que pretende apresentar amanhã à MAG para ser admitida à discussão pelos Sócios.
Entretanto, em resultado desta salutar troca de palavras, o Leoníssimo enviou uma mensagem dirigida ao nosso presidente.
Caro e estimado Presidente Bruno de Carvalho,
Quero começar por lhe agradecer o destaque que deu a uma publicação minha neste blog (A Tasca do Cherba), embora dispense o protagonismo e apenas pretenda, como é o seu caso obviamente, o melhor para o Sporting Clube de Portugal.
Infelizmente não lhe posso responder como gostaria, diretamente na sua página oficial de FB, uma vez que me encontro bloqueado de o fazer desde fevereiro de 2016, quando por ocasião de um post seu – “galinha à maricas”, em que respondia a Camilo Lourenço, o questionei (por mensagem privada) se este tipo de posts não o colocava mais à mercê dos muitos ataques que lhe desferiam. Isto depois de lhe dar os parabéns pelo bom trabalho que vinha executando… de qualquer forma, como sei que é uma pessoa atenta, terá certamente oportunidade de ler este texto, se assim o entender, ou então um dos seus diligentes colaboradores, que analisam as publicações das redes sociais e dos blogs do Sporting, lho fará chegar.
Agradeço-lhe também os esclarecimentos e informações que foi prestando ao longo do texto e que certamente ajudou um pouco mais os sportinguistas a perceber o que está em causa, embora estejamos na véspera/dia da Assembleia Geral. Também aqui teria preferido que, uma vez que há assuntos sensíveis em causa tal como acontece sempre que há alterações estatutárias, se tivesse procedido previamente a uma sessão de esclarecimento público aos sócios como aconteceu já em outros mandatos, quando tal se proporcionou e não que apenas tivessem sido “amplamente discutidas entre os órgãos sociais do clube”, como refere. Tal teria certamente obstado a que se tivessem originado tantas dúvidas e inquietações com este documento.
A primeira inquietação que me surgiu em relação a estas mudanças estatutárias, designadamente em relação à questão disciplinar dos sócios, foi o não perceber nem a necessidade nem a utilidade das mesmas. E sinceramente, mesmo depois de ler o seu texto e esclarecimentos, continuo sem entender. Já agora, surge também a questão da oportunidade/urgência: se estas alterações só serão efetivas num próximo mandato, porque razão estão já a ser apresentadas, a 3 anos de final do seu final do atual, numa altura em que estamos a meio da época e portanto num momento sensível e em que lideramos à condição no futebol e com muito bom desempenho nas modalidades? Para quê acentuar trincheiras ou invocar temas fraturantes entre o Universo leonino, quando seria mais lógico e benéfico congregar vontades e diferentes sensibilidades em nome do bem maior para o clube? Confesso que me escapa qual a real mais-valia para o clube de o fazer agora e não aguardar por exemplo mais uns meses até ao final da época…
Mas já que o decidiu assim, resta-me comentar a sua resposta, que mais uma vez agradeço.
Em relação ao facto de eu ter dito que esta AG é uma das mais importantes dos tempos recentes, estava obviamente a falar dos últimos anos. Atendendo a que o estimado presidente já exerce estas funções há 5 anos, compreenderá que o tenha feito. Aliás, não sou apenas eu que o considera mas muitos sportinguistas que vão expressando a sua opinião em vários fóruns de discussão.
Como muito bem disse e sabe os 5 primeiros pontos não encerram em si qualquer polémica, são relativamente consensuais e foi isso mesmo que considerei. Partilho da sua confiança na resistência física dos sportinguistas quando se chegar ao ponto 6, mas ela será certamente colocada à prova, a não ser que os trabalhos decorram com maior celeridade que o habitual.
Refere que “vamos ter, finalmente um regulamento fiscal e disciplinar para o CFD poder, com eficácia e eficiência, responder às solicitações dos associados”. Mas não o tínhamos antes? E a que solicitações se refere em concreto? Sente que esta era uma das principais prioridades e preocupações dos associados?
Em relação ao ponto 2 e à realização da auditoria ao mandato anterior, não questionei a credibilidade da Direção junto dos sócios, apenas disse que sairia reforçada ainda mais com a auditoria, pois de facto corresponde ao cumprimento de uma promessa eleitoral deste Conselho Diretivo.
Passando então ao ponto 6 e à proposta A (natureza disciplinar) refere que a obrigatoriedade de chamar sócios a depor contra outros (artigo 21º) “é dar a possibilidade de fazer processos sérios (…) é uma defesa dos associados para que se possa apurar bem a verdade”. Mas era preciso criar essa obrigatoriedade? As pessoas não podem decidir em consciência se o devem ou não fazer? No mesmo artigo e sobre a alínea K, afirma que a obrigatoriedade dos sócios darem conhecimento de cargos que ocupem em outras coletividades desportivas, associações ou federações desportivas a que pertençam, permitirá ao Sporting ter um conhecimento de quem são os sportinguistas em cargos de relevância e com Know-how que se possa aproveitar para o clube. Nada contra se é esta a intenção, embora mais uma vez eu considere que qualquer sportinguista nessa posição o faria de forma voluntária.
Continuando agora com o artigo 28º (na realidade o mais polémico) esclareço que a minha intenção não era acabar com qualquer poder disciplinar do clube… era apenas entender melhor o âmbito da sua aplicação. Em relação ao item J2 em que um sócio pode ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso, dá o exemplo que “alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado”, a questão é mesmo essa: não me parece que possamos prender alguém que alegadamente vai assaltar um banco mas que ainda nem sequer lá entrou.
Em relação à alíena i) que levaria à punição nas situações de “criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais” e que estava a ser de longe a mais controversa quer pela sua ambiguidade, quer pelo facto de poder ter um âmbito demasiado alargado, registo com apreço o facto de se ter mostrado sensível à sua retirada. Qualquer Direção, bem como o clube que servem, só ganham ouvindo os sócios, as suas sugestões e preocupações. Aliás foi em nome de um Sporting para os sócios que foi escolhido, juntamente com a sua equipa, por duas vezes para presidir aos destinos da nossa coletividade. Seria excelente que essa sensibilidade fosse extensiva a vários outros pontos que serão discutidos nesta AG.
Defende que alargar o prazo de suspensão para 8 anos será para defesa dos sócios que antes só podiam ser suspensos um ano ou expulsos… e que a partir de agora existirão muito mais suspensões que expulsões… Confesso que ignoro o número de suspensões decididas até à data, mas pelo menos o número de expulsões parece-me ter sido bastante reduzido. E ainda bem, pois trata-se de uma medida extrema.
Quanto ao artigo 34º e ao facto de ter sido necessário “isolar” o Presidente nos órgãos sociais, não vou contestar a sua argumentação, embora certamente por falha minha, não tenha compreendido muito bem a vantagem e pertinência de o fazer.
Em relação à eleição do CFD e a deixar de ser usado o método de Hondt, indica que vai explicar melhor porque já não é apoiante da sua utilização … aguardamos então pelas suas explicações em plena AG. Mas em relação às suas notas, sublinho que o mandato de Godinho Lopes foi lastimável e não penso que o CFD tivesse atuado melhor se tivesse sido eleito de outra forma. Ainda bem que existiam nos Órgãos do Sporting diferentes sensibilidades, designadamente em relação à lista da AG, pois de outra forma teria sido muito mais difícil a saída de Godinho Lopes (desejável). O facto de nas últimas eleições apenas terem entrado elementos da sua lista (com o método de Hondt) prende-se com a esmagadora vitória obtida que poderia ou não voltar a repetir-se no futuro.
Quanto à dissolução do Conselho Leonino, não tenho nada a opor como aliás afirmei no meu texto inicial que comentou (refere e é verdade que era uma sua promessa eleitoral). Não percebo então porque o pretende substituir por outro organismo com menos elementos é certo, que na prática exercerão função semelhante (15 versus 50), “em homenagem a todos os sócios que foram conselheiros leoninos”. Mas se foi algo que se chegou à conclusão que representava uma fórmula esgotada e ultrapassada, qual a necessidade de homenagear de alguma forma este órgão? E quem o irá compor? Saúdo e aplaudo o facto de afirmar que quem o integrar não terá nenhum benefício material ou financeiro.
Aproveito ainda a oportunidade para destacar dois pontos que não abordei no meu texto inicial: no artigo 43º, ponto 5, não entendo porque desapareceu a possibilidade da AG criar comissões para o estudo de quaisquer assuntos relevantes para a atividade do clube, constituída por sócios com capacidade eleitoral ativa. Penso que se deixa de ter um instrumento válido de desenvolvimento de iniciativas dos associados e parece representar uma menor abertura do clube à participação e contributo dos sócios. Certamente explicará melhor na AG a necessidade de retirar este ponto dos estatutos. O outro ponto relaciona-se com a regulamentação mais apertada para elementos que constituem direções dos Núcleos. Também aqui me parece que estamos a dar um passo no sentido de uma maior rigidez e diminuição da liberdade de expressão e pluralidade internas.
Termino, desejando que nesta AG e no futuro, todos saibamos encontrar um caminho de motivação e agregação dos sportinguistas, independentemente das suas sensibilidades e que se continue e complete o ciclo de ressurgimento desportivo do Sporting, culminando com a conquista do campeonato de futebol da Primeira Liga em maio, o nosso principal anseio enquanto Família Leonina. Um clube que pela pluralidade, dinamismo, tolerância, abertura e valores que sempre o nortearam desde a sua fundação, continue a orgulhar qualquer sportinguista e a diferenciar positivamente o Sporting Clube de Portugal de outros em que imperam o unanimismo, a falta de escrúpulos e de respeito pelos próprios adeptos. Todos ganharemos com isso, incluindo o estimado presidente.
Saudações Leoninas
3 Fevereiro, 2018 at 1:46
Boa noite. Depois de o ter feito no texto-resposta, agradeço a disponibilidade do presidente para discutir, sem ofensas, acusações e privilegiando os argumentos, os aspetos que salientara no meu post. Espero que seja este o caminho futuro a seguir entre sportinguistas, a começar já aqui na Tasca. Agradeço também ao Cherba, a oportunidade que me deu de publicar o texto. SL
3 Fevereiro, 2018 at 5:17
Quem fica com o monopólio dos agradecimentos és tu pelo excelente texto que preparaste e que motivou a discussão do tema.
Ao Presidente saúdo a disponibilidade e preocupação mas pouco mais do que isso porque muitas das respostas não satisfazem.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 7:49
+1
3 Fevereiro, 2018 at 9:47
Quem parte mal intencionado, nunca fica saciado.
3 Fevereiro, 2018 at 2:33
*brunovl, Maria e S Melo à recepção!
O Presidente, mais uma vez lamentavelmente, usou as redes sociais para responder a um adepto de um blog! Mas o Homem não se cala?!
*a propósito de comentários a esse respeito ontem, no primeiro post da AG do leonissimo.
3 Fevereiro, 2018 at 7:57
Neste caso, qinda bem que o fez. E tendo em conta as alterações às propostas, só mostra que as duvidas levantadas pelo Leonissimo e partilhadas por muitos de nós tinham razão de ser
3 Fevereiro, 2018 at 8:03
O presidente (e bem) não respondeu a ninguém. Usou um belíssimo post escrito por um consócio para esclarecer alguns pontos que serão hoje discutidos em AG.
3 Fevereiro, 2018 at 8:08
Mais, fossem todos os seus posts com o intuito deste e cálculo que as críticas ao uso das redes sociais diminuiria exponencialmente.
Pôr posts deste calibre no mesmo saco das ofensas ao Rudolfo, por exemplo, é o mesmo que os lampiões dizerem que a corrupção “toca a todos” pela capa do i. Ou seja, uma generalização desonesta.
3 Fevereiro, 2018 at 9:48
O presidente não respondeu a ninguém mal intencionado, mas respondeu a todos com abertura de espírito suficiente para pensarem sobre as suas respostas.
3 Fevereiro, 2018 at 8:08
Ah e usar este post do Leonissimo para esclarecer, na sua página pessoal, é um bocadinho diferente de usar a pagina oficial do Sporting em nome próprio para responder e mandar boquinhas a sócios. Só um bocadinho
3 Fevereiro, 2018 at 9:07
Eu cá acho o que ele fez muito parecido àquilo que tanto criticam. Praticamente igual, até.
“Respondeu” a um adepto que tinha escrito uma coisa num blog.
Não acho que tenha descido de nível, não acho que lhe fique mal, gabo-lhe a paciência, é um estilo que nunca revimos antes noutra personalidade com esse estatuto, em Portugal.
3 Fevereiro, 2018 at 9:37
Respondeu a um adepto que levantou uma serie de questões válidas sobre a AG. Nada de mal aqui. Fosse sempre assim.
3 Fevereiro, 2018 at 9:38
E aproveitou para tentar esclarecer mais adeptos que tivessem as mesmas questões
3 Fevereiro, 2018 at 9:51
Grande moral para quem passa dias, semanas, meses a mandar boquinhas a sócios num blogue que não é teu.
3 Fevereiro, 2018 at 9:54
Nem teu. Mas tu não te coíbes de mandar o verdadeiro dono à merdas todos os dias.
#aputadatualata
3 Fevereiro, 2018 at 10:16
A minha lata passou a ser do tamanho da de gajos como tu, simples. Não sejam putas finas insaciáveis e tudo correrá melhor.
Lembrem-se da selva que o Sporting era, e o clube atractivo que hoje é.
Chega de INGRATIDÃO.
3 Fevereiro, 2018 at 10:46
Tu tratas assim tudo e todos porque és um bananinha. Ainda está para chegar o dia em que um troll como tu condiciona quem aqui dá a sua opinião de livre vontade.
O Sporting para mim sempre foi atrativo. Agora podes voltar ao modo Spam ou à conversa da raça superior que andas aí a pregar. Quem aqui chega tira-te a pinta em dois tempos.
3 Fevereiro, 2018 at 10:04
E é teu queres ver? Um dos gajos mais mal educados e intencionados da Tasca, constantemente a insultar tudo e todos incluindo o chefe do tasco, a falar em moral. Ja vi de tudo
3 Fevereiro, 2018 at 10:17
Xiu, ingrato. Vai lá afagar o nabo ao Vieira que é o teu hobbie preferido.
3 Fevereiro, 2018 at 10:18
Tens uma obsessão com nabos que não é brincadeira. Andas sempre com ele na boca
3 Fevereiro, 2018 at 10:24
Vou telefonar ao teu patrão, seu chuleco! Não tens tempo para te candidatares a Presidente, mas arranjas sempre tempo para navegar na internet.
INGRATO!
3 Fevereiro, 2018 at 9:31
Errado. Isto não foi uma resposta.
E para quem não leu tudo, aconselho o último parágrafo. Podemos concordar ou não com o resto, mas ali está para mim o mais importante.
3 Fevereiro, 2018 at 10:04
Também não tenho dúvidas quanto ao acerto do último parágrafo.
E também não tenho dúvidas quando à diferença entre crítica legítima, feita por tantos aqui neste sítio, e a crítica sistemática de alguns outros, sem nunca qualquer reconhecimento de mérito. Mas muitos andam distraídos e metem tudo no mesmo saco coisas que não pertencem ao mesmo saco.
O problema não é nem nunca foi a percepção do Presidente relativamente aos adeptos em geral, é a sua reciprocidade. O respeito, a gratidão, a confiança de quem ele serve o melhor que pode e sabe (podendo e sabendo muito).
Agora, que o Presidente é um senhor na forma como aborda as críticas não tenho qualquer dúvida!
Pode ser que a partir deste post saibamos abordar os temas que lhe dizem respeito com outro… respeito.
3 Fevereiro, 2018 at 10:15
Esteve bem desta vez e abre boas perspetivas para o futuro. Infelizmente não me parece que no passado tenha dado grandes mostras de tolerância e capacidade de lidar com criticas dos sócios mesmo quando são construtivas. Para não ir mais longe refiro a questão da Comunicação. Agora se esta atitude for um bom sinal para o que vem a seguir (veremos tambem como decorre a AG) e de que não vai ouvir apenas yes-men , será excelente para o clube. Que é o que verdadeiramente nos interessa a todos.
3 Fevereiro, 2018 at 11:51
Tanto não deu mostras que te bloqueou quando o abordaste acerca de um post anterior que fez.
3 Fevereiro, 2018 at 11:15
(PS: eu estava-me, obviamente, a referir ao último parágrafo do Leoníssimo)
3 Fevereiro, 2018 at 10:23
Eu acho q ele fez bem em responder com argumentos e elevando a discussão numa perspectiva apenas de esclarecer os sportinguistas (q é o mais importante).
Sempre fui pro-BdC e não deixo de o ser.
Só acho q por vezes age muito por impulso e isso faz ele tomar más decisões, como esta AG numa fase tão importante da época, usar a página oficial do Sporting CP no facebook para responder a adeptos q foram lá comentar e agora está treta toda com os Supporting (em q não quero tomar partido de quem tem razão pois não sei o q disse o Pedro Marques).
De qualquer forma por aquilo q li sobre o q se vai falar na AG penso ter ficado mais esclarecido e neste momento se tivesse possibilidade de ir até lá iria votar a favor.
Nota final: Acho q não havia necessidade por parte do Leonissimo vir (em jeito de aparte q é um pouco mais q isso) dar destaque ao facto de o Presidente o ter bloqueado no facebook. Como é o Presidente tem mais q fazer do q ler e responder a todas as mensagens privadas q lhe são enviadas. Provavelmente ele recebe muitas mensagens também elas ofensivas e nem se dá ao trabalho de as ler.
O mais provável é ele nem se lembrar de qualquer mensagem do Leonissimo.
3 Fevereiro, 2018 at 10:45
Ele responde aos adeptos. Às vezes parece-nos bem, outras não, como acabaste de dizer.
Não é defeito: é feitio.
É simples, quando não se quer complicar… 😉
SL
3 Fevereiro, 2018 at 10:46
Aceito o reparo mas na altura fê-lo (bloqueou-me sem motivo) e como sabes não andei a fazer alarde disso aqui na Tasca. Obviamente que agora não se deve lembrar. E já agora referi isso por 2 motivos: para justificar não lhe resoinder na pagina e para o tentar consciencializar para no futuro tentar fazer uma melhor triagem de quem o aborda. Ainda por cima sem expor publicamente divergencias. Talvez fosse bom repensar todo o envolvimento com o FB. Dele e dos adeptos
3 Fevereiro, 2018 at 11:55
Acho relevante a observação que o Leonissimo fez exactamente para explicar porque é que não respondeu na página oficial de BdC e para que muitos percebam que isto que ocorreu ontem, tem sido a excepção e não a regra.
3 Fevereiro, 2018 at 3:12
Uma delícia o comentário de BC em relação à alínea i): “Erro de redacção já corrigido”
Erro de redacção? A sério?
Reconhece BC que os associados (tirando meia dúzia de eunucos que seja qual for a Direcção dirão sempre amen) não andarão propriamente a dormir. De tal forma foi a reacção que resolveu, bem, emendar a mão.
Que dirão afinal aqueles que aqui defenderam com unhas e dentes a redacção do artigo 28 a esta marcha atrás do próprio presidente?
Que dirão afinal aqueles que aqui repetidamente têm vaticinado o funeral da tasca a este inesperado e insólito acontecimento, a esta citação relativamente à tasca?
3 Fevereiro, 2018 at 9:11
Com papas e bolos…
3 Fevereiro, 2018 at 9:32
O redator já foi com o caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 11:57
Claro que foi erro de redacção. Possivelmente o redactor foi genuíno nessa altura. Temos que o compreender.
3 Fevereiro, 2018 at 4:59
Mais uma excelente resposta do Leonissimo a provar que a nossa consciencia colectiva nao morreu nem quer ser amordacada…
Pessoalmente concordo com a maioria das alteracoes mas concordo, mais ainda, com as preocupacoes/justificacoes & evidencias dadas pelo Leonissimo.
Se deixarmos de ser o Clube aberto, democratico e plural reconhecido por todos vamos comecar a deixar de ser verde esperanca e a comoecar a avermelhar…
Sauda-se igualmente o recuo (estrategico ou nao) do presidente quando confrontado com as inquietacoes de muitos (e fazendo ouvidos moucos ‘a bajulice de outros…), e’ sinal de que esta atento e que quer Uniao & Paz .
Agora ‘e sermos campeoes em tudo!!
SL
3 Fevereiro, 2018 at 5:14
Já tentei comentar várias vezes na Tasca e sem sucesso excepto uma única vez com toda a elevação! Nunca entendi o motivo, se calhar foi por ter sido educado demais !!!!!! Espero que entre desta vez, não venho aqui ofender e sim dar a minha opinião, como sportinguista com mais de 50 anos de sócio.
Nunca concordei com o exagero de linguagem ofensiva constantemente usada neste espaço, mas dei desconto pelo calor do jogo e pela força da juventude que com certeza frequenta a tasca, embora mais velhos se lhes sigam o estilo!
Nunca achei que houvesse democracia em relação a Bruno de Carvalho e restantes membros da direção dão nas vistas, como o Nuno Saraiva! Ninguém podia apontar algo a esses senhores e, que era logo insultado sem limites.
Não sou santo, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra!
Conclusão: a tasca está em perigo de levar com processos, caso não ponham mordaças tal como deseja BdC! Aqui ofende-se demais os jogadores e o treinador nos jogos que não correm bem! Ama-se num dia, odeia-se no outro! As regras disciplinares são para todos, correto? Afinal, são ativos do Sporting e esses são intocáveis, segundo o Maior!
E já agora, as ofensas constantes a sportinguistas, isso de sportingados ou sportinguenses é simplesmente abominável, serão puníveis também, ou apenas o presidente e os seus avençados terão essa benesse?
Façam um apanhado das tantas ofensas vergonhosas que foram dirigidas a sócios e adeptos, nem sequer me refiro a rivais e vejam se há alguma autoridade moral!
Jamais vi o Sporting tão lampionizado e isso incomoda-me de tal modo que o mais certo é desligar-me desta porra toda, ainda me dá um treco e ninguém merece!
O meu clube chama-se Sporting Clube de Portugal e não Sporting de Bruno de Carvalho!
Cito Maggy Rocha:
– O Sporting é dos sócios/adeptos!
Aprecio muitas matérias na Tasca mas abram os olhos, o Sporting merece muito mais do que vcs irem cegamente na conversa deum chorão que pede à malta que não lhe deixe cair, porque tem família para sustentar! Todos temos e se fizermos mer++ nos nossos empregos, somos postos na rua, verdade ou não?
Já fui a AG´s da era BC e nem falar me deixaram, sob olhares ameaçadores. Por isso, resta irmos lá votar contra esta lei da rolha!
Ninguém está acima do símbolo centenário, chega de garotices de meninos mimados!
A democracia custou muito a ser conquistada e é para todos com sentido de responsabilidade! Bem hajam!
SL
JM Ribas
3 Fevereiro, 2018 at 5:37
1 – “Esta iniciativa não vai contribuir para a Direcção se credibilizar junto dos sócios, pois ninguém duvida da nossa qualidade de trabalho nem do nosso Esforço, Dedicação e Devoção na defesa dos superiores interesses do Sporting CP. Vai, isso sim, cumprir uma promessa eleitoral que foi confirmada vezes sem conta.”
Ninguém dúvida?! Mesmo que a grande maioria não duvide é este tipo de prepotência e arrogância que levou a que o artigo 28 fosse escrito.
Vai ser feita porque foi prometida. Então a pergunta que se coloca é porque é que foi prometida. Nao vale usar a palavra credibilizar na resposta…
2 – Com esta realidade, o Sporting CP passará a ter um “mapa” de quem são os Sportinguistas que estão em cargos de relevância e com Know-How, podendo assim aproveitar esse mesmo conhecimento especializado para aconselhamento estratégico do Clube
Obviamente que deve partir do associado pôr o seu “Know-How” ao serviço do clube (se assim o entender) e não o contrário. Continuo a achar, tal como o leonissimo, que é uma intromissão abusiva na vida privada do associado.
3 – Esta redacção já foi alterada e comunicada pelo Clube. Isto serve para algo que deriva da Lei – protecção da marca e sua utilização abusiva. Nada de mais! Erro de redacção já corrigido.
Nada de mais… Apenas um errozito de redacção… Tudo bem então. Normal portanto.
4 – Criação de um grupo de aconselhamento em “homenagem” a um grupo de aconselhamento que deixa de existir por ser supérfluo?! Continuo sem perceber.
5 – As restantes respostas foram esclarecedoras e saudo mais uma vez o Presidente pela disponibilidade que mostrou.
3 Fevereiro, 2018 at 8:08
2 – Com esta realidade, o Sporting CP passará a ter um “mapa” de quem são os Sportinguistas que estão em cargos de relevância e com Know-How, podendo assim aproveitar esse mesmo conhecimento especializado para aconselhamento estratégico do Clube
Obviamente que deve partir do associado pôr o seu “Know-How” ao serviço do clube (se assim o entender) e não o contrário. Continuo a achar, tal como o leonissimo, que é uma intromissão abusiva na vida privada do associado.
Eu acho exatamente o contrário… ser sócio de um clube é ser sócio de um clube.
militância.
3 Fevereiro, 2018 at 8:16
Provavelmente há de chegar o dia em que uma pessoa tenha de se pôr de joelhos e pedir por favor para ser sócio mas para já não é assim é penso que é muito importante ter o maior número de sócios possível. Tu achas que militância é o sócio não decidir o que quer expor ou não da sua vida privada. Eu não. Respeito a tua opinião mas ser sócio de um clube de futebol não é isso.
3 Fevereiro, 2018 at 8:20
porque é que não se podem partilhar competências com o clube?
se o clube te pedir colaboração numa determinada área porque sabe que tu tens competências nessa área, tu podes recusar se isso causar algum conflito de interesses.
3 Fevereiro, 2018 at 8:23
Podes partilhar o que quiseres com o clube. A escolha tem é de ser tua.
Não vale a pena continuar a argumentar pontos de vista diametralmente opostos.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 8:21
isto acontece TODOS OS DIAS em associações mais pequenas e de bairro…
no SPORTING não pode ser, é preciso dar liberdade pra tudo e mais alguma coisa.
3 Fevereiro, 2018 at 8:25
Confesso que já estou com dificuldade em perceber o que estas para aí a dizer.
Ficamos bem assim.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 8:27
sócio com direito de voto é isso mesmo.
militância.
e a militância é partilhar várias coisas incluindo as competências.
mas podem ir sempre passar as tardes a jogar às cartas na associação recreativa, a televisão está ligada o dia inteiro e não se paga mesa para jogar.
3 Fevereiro, 2018 at 9:13
Queres passar a ter o mesmo número de sócios de uma associação recreativa…era o que faltava ter de ceder informação privada para ser sócio de um clube. Não percebo mesmo como se defende isto…
3 Fevereiro, 2018 at 9:20
Sócio é partilhar dos valores e perspectivas do clube, livremente, e estar disponível para ajudar livremente à prossecução dos objectivos do clube. Essa liberdade de associação é dos sócios está aliás inscrita na lei. Agora confundir liberdade de associação com exigência ou obrigatoriedade de serviço ao clube(como parece ser entendimento de alguns aqui) vai uma longa distância.
3 Fevereiro, 2018 at 9:50
A militância é um direito nunca uma obrigação.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 9:50
Excelente comentário (as usual) Ireland.
3 Fevereiro, 2018 at 11:58
+1906
E a explicação para o CL v2 não me convence nem se justifica.
3 Fevereiro, 2018 at 7:00
Como as situações são para ser discutidas e votadas está nas mãos dos sócios aprovar ou não o que entenderem ser melhor para o Clube…
Que a AG decorra com elevação é o que desejo…
E aproveito para agradecer a B C o facto de ainda “podermos discutir” o Sporting…”esteve bem perto”…de isso acabar…
SL
3 Fevereiro, 2018 at 8:06
Obrigado mais uma vez pelo post, Leonissimo. Sinal que foi um um bom texto e pertinente foi quando BdC perdeu tempo a responder e que ficámos a saber que houve alterações a propostas.
O texto do Presidente é longo e nem por isso satisfatório, responde a certas coisas mas outras remete para a AG (quem não for à AG não ficará elucidado)
“Nota Geral: Ainda hoje, o Sporting Clube de Portugal publicará uma nova proposta de alteração (com pequenas melhorias devidamente identificadas) que pretende apresentar amanhã à MAG para ser admitida à discussão pelos Sócios”
Afinal ainda há algo a ser mudado, sinal que ainda não está tudo bem.
Para aqueles que insistentemente gritam que a Tasca mudou e já não é o que era e blá blá blá… E esse cabeção?
3 Fevereiro, 2018 at 9:36
Marioni lives!
3 Fevereiro, 2018 at 9:55
Evidente que a Tasca mudou, basta ver a quantidade de SPAM e os valiosos escribas que já se foram embora porque se fartaram de gajos como tu.
Foi necessário um escriba de qualidade como o Leoníssimo para chamar a atenção de alguém de destaque, o cherba já não consegue.
3 Fevereiro, 2018 at 10:10
Espelho meu, espelho meu…
3 Fevereiro, 2018 at 10:18
… haverá alguém mais afagador de nabos do que o securita?
NÃO, e ainda por cima é ingrato
3 Fevereiro, 2018 at 10:23
Securita online, nao tens um adblock para ativar?
“Evidente que a Tasca mudou, basta ver a quantidade de SPAM e os valiosos escribas que já se foram embora porque se fartaram de gajos como tu.”
Sim Trolha, ha muito bom escriba que deixou de vir cá por gajos como tu. Que não comentam o post, não dão uma opinião sobre o assunto em discussão. A unica coisa que fazem é correr comentarios a passar multas e a insultar quem os fez.
Opinião nenhuma sobre nada. Só choram e choram, mas contribuir para o debate ta quieto.
É un que só fala em nabos, outro que quer dar milho aos Pardais, outro que chora por causa do facebook e etc etc
Tens um exemplo em cima, nao concordo com grande parte dos comentários do Placebo, mas troquei a minha opinião com ele à vontade.
Ja tu e a tua entourage (um então nem te podia responder e agora são bff’s) não deixam ninguém comentar livremente.
No fundo quem faz spam e tenta acabar com a Tasca és tu e os teus, que todos os dias fazem questão de falar mal da Tasca mas que todos os dias aqui estão de sentinela.
3 Fevereiro, 2018 at 10:27
Tu e o teu amante inventaram o SPAM na Tasca, e não queriam consequências.
Aguenta-te à bronca, ou então pede uma cunha ao cherba para bloquear os IPs de quem tem ideias diferentes das vossas.
AÍ SIM PODEMOS GRITAR EM UNÍSSONO
BEM-VINDOS À TASCA DA CENSURA
3 Fevereiro, 2018 at 13:30
O trolha tem razão. Há muita gente que aqui deixou de vir por causa de gente como tu e o teu grupinho.
É incrível como as vossas opiniões são SEMPRE alinhadas. E os acéfalos são os outros…
3 Fevereiro, 2018 at 14:02
É so fazer scroll down e ver a tua opinião alinhada com o placebo psfilipe e tadeu. E aqui com o trolha
#Grupinho
3 Fevereiro, 2018 at 14:26
Então lê melhor. Quantas vezes já os critiquei?
3 Fevereiro, 2018 at 14:45
Que eu tenha visto, nenhuma.
Alias fazes um grande texto ali para baixo, consegues falar em parar com comentarios sexistas, homofóbicos e racistas, e nem consegues dizer que foi o Trolha que os fez todos.
Ah ja sei, não viste. Sempre a mesma desculpa.
A verdade é que gostas muito de criticar consoante o nick e nao consoante o comentário, o que já de si mostra uma hipocrisia enorme.
3 Fevereiro, 2018 at 14:22
se as combinamos de véspera, como podiam não estar alinhadas?
(esse pessoal que deixou de cá vir por causa do grupinho, é tipo o Cotovio, Diogo, e outros?)
3 Fevereiro, 2018 at 14:31
Nuno, “diga um!”
A sério, não te incluía a ti por isso não percebo a carapuça. A ti só te critico a puta da ironia constante sempre a mandar bitaites. Se preferes não ignorar o Tadeu, pá, é a tua escolha.
Mas eu vejo essa polaridade muito bem representada, tudo sempre alinhado.
Pelo contrário, vejo muita malta que é constantemente colocada à força do outro lado da barriacada que tem opiniões variadas (e fundamentadas já agora)
3 Fevereiro, 2018 at 15:05
Fds, sou o lider, fundador, diversos louvores e medalhas… respect man, respect.
Não tenho nada contra posições alinhadas, é natural. Tenho contra acusações de “buling”, agendas, e contra (aspas aspas) limpezas étnicas.
3 Fevereiro, 2018 at 11:41
Por um lado agradeco o elogio embora surja na forma de um presente… envenenado para o Cherba. E injusto. O Cherba tem feito imenso para que o Sporting seja defendido e debatido. Não comparo minimamente o meu modestíssimo contributo com o dele. Há anos que mantém certamente com sacrifício pessoal este espaço de discussão leonino. Com textos de grande qualidade e eivados de sportinguismo concorde-se mais ou menos com.algumas opiniões. Aceita e resiste a críticas e até insultos… e nem precisava que eu dissesse isto. Está à vista de todos
3 Fevereiro, 2018 at 15:10
Dizer o contrário… nem sei se será ingratidão…se estupidez…!!
SL
3 Fevereiro, 2018 at 10:30
“quem não for á AG não ficará elucidado”.. não será porque são esses que vão votar? Já pensaste que a resposta pode ser longa e conter exemplos que não interessa passar para o público? Não consideras nada desse tipo de coisas? Achas que é só fugir por fugir?
3 Fevereiro, 2018 at 10:45
Achas mesmo que uma explicação sobre o uso ou nao do método de Hondt é assim tão potente que nao pode passar cá para fora?
Eu sei que quem vai à AG é que vita, mas e quem vive longe não tem direito a explicação?
3 Fevereiro, 2018 at 14:06
Se ele pediu para explicar em AG é porque se calhar é mais complexo do que parece. Não tenho de desconfiar de tudo o que ele faz ao contrário de ti.
3 Fevereiro, 2018 at 14:17
Claro que sim
3 Fevereiro, 2018 at 8:15
Em relação ao item J2 em que um sócio pode ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso, dá o exemplo que “alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado”, a questão é mesmo essa: não me parece que possamos prender alguém que alegadamente vai assaltar um banco mas que ainda nem sequer lá entrou.
Podemos E DEVEMOS prender alguém que alegadamente pensou em assaltar um banco mas ainda nem sequer lá entrou.
Vocês vivem onde? Só o flagrante delito é que conta?
Disciplinarmente também devia contar o seguinte: sócio que voluntariamente decida renunciar ao clube (com isto excluindo as razões económicas) não pode ser novamente admitido senão passado um determinado prazo.
3 Fevereiro, 2018 at 8:24
Facílimo provar ausência de motivos económicos…
3 Fevereiro, 2018 at 8:28
isso era no tempo em que as declarações fiscais eram uma piada.
3 Fevereiro, 2018 at 8:39
Portanto para além das suas actividades privadas os sócios também terão de apresentar a declaração fiscal?!
Já vi que gostas de passar as tardes a jogar à sueca mas há pessoas com vidas ocupadas e que a preferem manter privada.
3 Fevereiro, 2018 at 8:42
tem sempre a liberdade de não se associarem.
3 Fevereiro, 2018 at 8:49
nos clubes de bairro que infelizmente vivem dos apoios das câmaras… toda a gente sabe quem é quem, o que fazem e no que podem ajudar.
até podíamos chamar isto uma espécie de declaração de interesses.
no SPORTING não se pode fazer isso.
é privado.
3 Fevereiro, 2018 at 9:42
Nos clubes e colectividades de bairro a participação e contributo que referes é voluntários e altruísta. No Sporting tem de ser obrigatória, é Isso? Senão não és sócio…
3 Fevereiro, 2018 at 9:47
no SPORTING é igualmente altruísta.
paga quem quer ser admitido, quem não quer não é admitido.
3 Fevereiro, 2018 at 9:50
não conheço nenhuma coletividade que não faça uso das competências dos seus sócios se elas aproveitarem ao desenvolvimento do clube.
3 Fevereiro, 2018 at 9:29
Estão aqui estão a pagar dizimo.
3 Fevereiro, 2018 at 9:48
chamam-se quotas de associado.
dão direitos e deveres.
3 Fevereiro, 2018 at 9:52
Os deveres não podem nem devem incluir factos que têm a ver com a livre opção individual. Antes de sermos sócios somos cidadãos. Tirando um caso limite (eu por exemplo andar a trabalhar para rivais e incluo não só o Carnide ou Porco como clubes da primeira Liga) não vejo porque devo ser obrigado a fazer algo que não tem diretamente a ver com aquilo que um associado de um clube desportivo deve fazer.
3 Fevereiro, 2018 at 10:04
O dízimo é diferente de uma quota. E sabes bem que o conceito é diferente, e onde difere.
Isso das “competências” cheira a “base de dados de tipos que podem dar um jeitinho”. À lampião.
3 Fevereiro, 2018 at 10:09
nós não temos uma direção com inteções criminosas. Pelo contrário, só tenho visto o clube crescer em várias áreas.
No dia em que tivermos dúvidas, votamos noutro candidato.
Não é preciso ser-se rico para chegar lá. Este presidente demonstrou isso.
3 Fevereiro, 2018 at 12:11
Não temos agora mas prevês o futuro?
Um sócio ser obrigado a dizer o que faz? Não.
Até porque se assim fosse talvez alguns não chegassem a cargos de responsabilidade uma vez que têm 0 de competência.
3 Fevereiro, 2018 at 9:52
tenho a impressão que a liberdade individual de uns é mais importante que o coletivo que é de todos e serve a todos.
dizem que foi assim que chegámos ao PER.
ou ao dizimo.
3 Fevereiro, 2018 at 10:16
Desprezando os interesses individuais em favor de um colectivo é a melhor forma de chegar a uma ditadura…TODAS, mas mesmo TODAS as ditaduras defendem exatamente o que acabas de dizer…e por muito que goste de 90% do trabalho do BC…desconfio sempre das tentações dictatoriais de malta que faz uma estátua e mete lá uma citação sua. Um sócio do Sporting tem de apoiar o CLUBE…nao acho que para isso precise de abdicar de qualquer liberdade. SL
3 Fevereiro, 2018 at 10:28
então não precisamos de um clube para nada.
podemos juntar-nos só para ver os jogos.
3 Fevereiro, 2018 at 10:35
porque é que a militância é vista como algo de mau?
ainda não consegui perceber a ligação disso com ditaduras.
3 Fevereiro, 2018 at 11:01
Porque é que a militância implica a perda de liberdades individuais? Posso ser sócio de um clube e não querer que revelar nada que não seja estritamente necessário. Posso ser militante e dizer que o presidente do Sporting tem atitudes de criança. Ser militante não é ser seguidista…
3 Fevereiro, 2018 at 10:29
Se calhar vamos ter de instaurar uma PIDE no Sporting, porque pelos vistos o clube tem de saber tudo sobre todos os associados…
3 Fevereiro, 2018 at 10:35
Tudo? Onde é que leste isso? Pelo que percebo serve para perceber as mais valias que se calhar até às metemos publicamente no LinkedIn. Podes não concordar, mas não vás também tu para o exemplo extremo. Fdx PIDES e Ditaduras.. o pessoal tem noção do que anda a escrever? É que até o artigo da suspensão já existia e era 1 ano de suspensão ou expulsão, com a margem a ir até 8 não se quer dizer que vá sempre até 8!
3 Fevereiro, 2018 at 10:37
ser militante de um clube é ilegal?
vamos conspirar contra alguém?
3 Fevereiro, 2018 at 10:43
Eu recebi um e-mail a questionar quantas vezes faço a barba por semana.
Começo a ficar preocupado…
3 Fevereiro, 2018 at 10:46
Oh Algarvio, eu estava a responder ao comentário, não te tentei dizer que era esse o objectivo da proposta. Há aqui quem defenda que o interesse do clube se deve sobrepor ao direito individual de cada um à privacidade, e é contra isso que me insurjo. E o LinkedIn é voluntário, e mesmo aí podes ter um perfil privado onde escolhes quem pode o pode ver.
3 Fevereiro, 2018 at 10:53
Mas Lobão, eu não estou a discordar com o tu teres opinião ou não. São medidas que a direção acha importantes para o futuro do Sporting, tu com base na proposta constróis a tua opinião é botas (se puderes). O que estou aqui a falar é de toda esta categorização de Ditaduras e Pides.. se assim fosse nem votavas em nada. É isto que estou a falar, este exagero de palavras.
3 Fevereiro, 2018 at 10:54
Não é botas, é votas.
3 Fevereiro, 2018 at 12:14
LinkedIn é opcional, certo? Se não quiseres, não tens.
A sério que estás a usar isso como exemplo? E sendo assim, porque é que não procuram no Linkedin? Se têm quem passa a pente fino as redes sociais e blogues, podem por sempre esses mesmos inúteis a vasculhar o LinkedIn.
3 Fevereiro, 2018 at 13:30
JVL currículo e competências são sempre coisas que eu vejo como vantagem. Ainda assim, já disse, tens direito á tua opinião sobre a obrigatoriedade da mesma, estou a fazer considerações é ao ridículo das palavras ditadura e Pide. O que não percebes?
3 Fevereiro, 2018 at 13:41
Não percebo como levas tudo literal.
3 Fevereiro, 2018 at 14:10
Não percebes? Porque as pessoas dizem isso de forma tão constante e leviana que isso acaba por pegar. Pergunto-me se as pessoas que o dizem sabem sequer o que é uma ditadura. É ridículo que um gajo eleito esteja cá para tomar decisões (que até podemos não concordar, normal) e quando as toma seja chamado de ditador. É triste, só no pavilhão no jogo de hoje ouvi várias vezes.
3 Fevereiro, 2018 at 11:03
A cena da PIDE tem a ver com o comentário do PER e do dízimo, não estava a colar isso com a posição da direcção.
3 Fevereiro, 2018 at 9:40
Não sei se entendeste bem o que quis dizer nem em que moldura penal achas que vivemos… então temos uma Justiça que perante os roubos e atropelos que um clube e o seu presidente gangster fazem não atua e tu achas que se eu disser (nem que seja na brincadeira ou irritado) “se este banco me continua a cobrar comissões estapafúrdias qualquer dia vou lá buscar o que me pertence” tenho de ir logo preso… As coisas não se processam nem podem processar assim. Sabes que para ser preso é necessário o flagrante delito muitas vezes? É esta graduação das coisas que tem de ser muito cuidada…. claro que se um tipo sai com uma metralhadora de um carro e se dirige para um banco nem precisa de lá entrar… mas são casos específicos.
3 Fevereiro, 2018 at 9:54
Tu hoje acordaste com a cabecinha como a tua televisão…
SL
3 Fevereiro, 2018 at 12:03
Minority Report? Não, obrigado.
Agora queres castigar alguém por pensar em fazer algo errado sem o fazer? Fdx!!
3 Fevereiro, 2018 at 8:32
” “em homenagem a todos os sócios que foram conselheiros leoninos”. Mas se foi algo que se chegou à conclusão que representava uma fórmula esgotada e ultrapassada, qual a necessidade de homenagear de alguma forma este órgão? ”
É o que eu digo. Mais um exemplo que o pessoal dá-se pouco ao trabalho de ler e mais ao de interpretar.
O homem diz homenagear os sócios … Depois questionam o pq de homenagear de alguma forma o órgão?!
Eh pá santa paciência. A do Bruno…
Mais uma vez, lá veio o Despota Coreano fazer de conta que pretende o esclarecimento dos sócios, né? Filho da mãe sonso…
Ele disse uma vez: “questionem tudo”… Há sempre quem leva as merdas ao pé da letra.
Enfim.
E lá tinha de vir a conversa ressabiada do FB bloqueado… Parece coisa de gaja despeitada. Prioridades… Estes assuntos em AG é fora de tempo e tal… Agora estas picardias quando se visa esclarecimentos tem tudo de oportuno.
Ridiculo. Vê-se bem as prioridades…
Depois o outro é que é o truculento e desbocado…
Patético.
3 Fevereiro, 2018 at 8:37
Fraturante é este pulsar autofagico que alimenta muitos.
Aí coitadinhos dos sócios que não podem pensar pela cabecinha a meio da liga… Como se o clube tivesse de parar durante 9 meses!
Rediculo, dizia o outro.
3 Fevereiro, 2018 at 9:44
Continuas na tua deriva argumentativa que invariavelmente vai sempre dar ao mesmo lado. És para mim uma enorme desilusão. Ler os teus comentários já há muito tempo (e felizmente não o faço muitas vezes) acaba por ser um exercício de masoquismo. A ver se entendes de uma vez… eu gosto de ler antes de responder. Achas que os sócios do Conselho Leonino que de facto se distinguiram não podem ser homenageados pelo que fizeram e não por terem estado no CL? Se vais buscar outras pessoas para “homenagear esses sócios” (repara que nem são os próprios e assim perceberia) no fundo estás a homenagear o CL. Ora, se entendes que é algo obsoleto e ultrapassado, pura e simplesmente extingue-se. Para mim é simples, pelos visto tu não achas. Mas tudo bem, continua a argumentar como entendes. SL
3 Fevereiro, 2018 at 9:45
Quanto a gaja ressabiada… disse uma evidência que não gostaste de ler. Não posso comentar lá como muitos outros. E garanto-te que não fui nunca insultuoso ou agressivo. Mais, tive o cuidado de nem o fazer publicamente. Como infelizmente o teu nível argumentativo anda pelas ruas da amargura, não dás mais que isso.
3 Fevereiro, 2018 at 10:08
Com certo tipo de argumentos podes ter a certeza que não dou mais do que “x”…
3 Fevereiro, 2018 at 10:17
Já somos dois. Os teus é que ainda não descobri onde ficaram. Nomeadamente em relação aos varios pontos dos textos. Vou tentar mais uma vez… quais os pontos negativos e positivos que encontras nos pontos levados à AG?
3 Fevereiro, 2018 at 8:47
Independentemente da opinião que temos este post devia encher todos de orgulho por fazermos parte de um espaço que permite estas coisas acontecerem!!! A crítica é sempre boa e é valorizada quando é sincera e construtiva e o presidente do Sporting acaba de mostrar-nos isso mesmo!!! Parabéns ao presidente pela atitude, parabéns ao Leonissimo pelo post, parabéns ao Cherba pela carolice pela dedicação e pela paciência para aturar tanta ingratidão, e parabéns a todos os que aqui escrevem simplesmente por gostar do Sporting!!!
3 Fevereiro, 2018 at 9:49
Muito isto. E tão mal tratado que este espaço é. Bem como o dono do tasco.
O que vale é que o cherba não vem para aqui chamar tascados a uns e tasquenses a outros. Abre o espaço todos os dias mesmo que tenha que roer as unhas com muito comentário.
3 Fevereiro, 2018 at 10:12
+1
3 Fevereiro, 2018 at 10:46
O tasco é pequeno mas tem grandes sonhos.
Como noutras coisas também acontece…
3 Fevereiro, 2018 at 12:20
Os teus sonhos também já foram pequenos. Tinhas o pequeno sonho de ser sócio. O pequeno sonho de passares na entrevista. O pequeno sonho de ir à bola.
Todos os teus pequenos sonhos se concretizaram neste pequeno blogue. Se há coisa que abomino é quem caga onde come.
Ganha juízo. Estás tão retorcido numa busca constante de atenção que chega a ser triste.
3 Fevereiro, 2018 at 9:52
Obrigado Leoa do Bairro.
3 Fevereiro, 2018 at 10:41
É isto que não percebo, usam-se termos como Ditadura constantemente, no entanto o Bruno, que admito, comete excessos que não devia, mostra que ouve e sempre ouviu os sócios (de forma geral, cada caso é um caso), que propôs algo que só os sócios podem decidir na AG. No outro lado da segunda circular, esse clube que está 10 anos á frente, levam com o silêncio e com a mentira de tal maneira, que quando chegam á AG extrapolam a frustração com cadeiras pelo ar.
3 Fevereiro, 2018 at 12:06
+1906
3 Fevereiro, 2018 at 8:50
Ao ler os comentários começo a perceber que os culpados dos insucessos destes últimos anos não se divide pelos croquetes e pelo sistema mas tem como principal causa o adepto sportinguista.
Vejo falarem em ditador sobre um Presidente que tem dado tanto ao clube e que está lá há 4 anos e tal enquanto nos rivais temos presidentes há 30 e 15 anos.
Esta sucessiva critica constante a BDC(e a JJ já agora) de muitos adeptos é para mim sintomática e sinceramente acho que muitos de vocês usam o SCP como saco de pancada da vossa vida infeliz.
Se para o SCP melhorar tiver que ficar com menos adeptos/sócios então força,desamparem a loja e vão usar outro saco de pancada!
SL
3 Fevereiro, 2018 at 9:06
Como te compreendo.
Pessoal faz-se de tolo e tenta fazer os outros de tolo.
Querem fazer à viva força da libertinagem de opinião um direito. Passar por cima de injurias e calúnias sem punição.
Era junta-los todos e colocá-los todos num mesmo país a tentarem governa-lo…. O que eu me ria.
Tudo quer direitos, deveres tá quieto. Uns e outros estatutários, curiosamente…
3 Fevereiro, 2018 at 9:16
Somos culpados de quê??? De apoiar??? De aguentar anos e anos sem ganhar??? De ter votado no actual presidente??? De pagar quotas estando a milhares de kms de distância???
3 Fevereiro, 2018 at 9:37
Foda-se… mas que grande lol!
3 Fevereiro, 2018 at 9:58
É esse o teu poder de argumentação? Ou só nós é que temos sempre de ser assertivos nos comentários. Responde ao sócio em condições, a crítica dele é sustentada pois as vossas críticas são PÚBLICAS e à vista desarmada.
3 Fevereiro, 2018 at 10:10
Este tipo de poder argumentativo o Leonissimo não questiona.
Sintomático.
3 Fevereiro, 2018 at 10:20
De cada vez que tropeço num comentário teu fico com vontade de vomitar!!! Tenho que começar a vir de sneakers que de high heels não dá!!!
3 Fevereiro, 2018 at 10:47
Não tenho nada a ver com isso.
Só tenho uma relação de cada vez…
3 Fevereiro, 2018 at 10:23
Sintomático? Mas a que te referes? Ao que diz a Leoa do Bairro? Estou de acordo com o desabafo dela. E tu já pensaste em falar dos temas em vez de andares aqui e ali a atacares as pessoas que tal como tu querem o melhor para o Sporting?
3 Fevereiro, 2018 at 10:23
Sintomático? Mas a que te referes? Ao que diz a Leoa do Bairro? Estou de acordo com o desabafo dela. E tu já pensaste em falar dos temas em vez de andares aqui e ali a atacares as pessoas que tal como tu querem o melhor para o Sporting?
3 Fevereiro, 2018 at 11:53
Acho enternecedora a forma como concordam com a forma ofensiva como uns se dirigem a minha pessoa, e ainda assim esperam que eu debata ideias…
Comovente mesmo…
3 Fevereiro, 2018 at 12:16
Engraçado que não me lembro de te ter insultado. Já tu dizes que fui patético, etc. O único repto que te fiz (com ingenuidade reconheço) foi que debatesses as questões e os pontos dos posts. Continuo sentado.
3 Fevereiro, 2018 at 11:45
lol
3 Fevereiro, 2018 at 12:19
Mas tu dás opinião sobre qualquer coisa? Porque é que não voltas para os corredores, seu estafeta?
3 Fevereiro, 2018 at 9:47
Grande comentário… vê lá que dizemos tanta parvoíce e a nossa vida é tão infeliz, que o presidente até considerou alterar uma alínea e disse que estava disposto a fazê-lo novamente. Ou seja, parece que a crítica construtiva é positiva e pode ajudar o clube a melhorar. A ver se te atualizas com a “novidade”.
3 Fevereiro, 2018 at 9:52
De ditadores que deram muito ao seu país, está o cemitério cheio. E de gente que o defendia com unhas e dentes também.
3 Fevereiro, 2018 at 10:00
Tu a mim também me parece que tens dotes ditatoriais, já que não deixas passar em branco qualquer comentário que não vá de encontro com as tuas ideias.
Deixa lá o Rebelo ter a liberdade de comentar, não queiras que sejam só os teus para depois virem em escadinha afagar-lhes o nabo.
3 Fevereiro, 2018 at 10:51
“Um ADN superior” by trolha.
Tu julgas que o pessoal aqui não te lê?
3 Fevereiro, 2018 at 16:52
Barbosa,o génio do final de contrato ..e ainda vemos aqui fans dele..
No MaisFutebol da TVI24 em pleno colinho 2015/2016 em que o SLBatota foi claramente beneficiado ele andava a dizer que os clubes usam os erros dos árbitros como desculpa.E é isto,o sportinguista dele é como lhe convém da melhor maneira,para não perder contratos e tachos..Aliás chamar isso de sportinguismo é uma ofensa.
Anda muita gente iludida e mal informada com certas personagens do universo leonino.
Quanto a BDC e à assembleia geral mesmo que haja assuntos que algumas pessoas não entendem acho que BDC merece um voto de confiança pelo que tem feito e demonstrado no SCP.
Acho que ele quer o melhor do SCP acima de tudo,acho que já provou isso a todos.
E fala alguém que não votou nele nas primeiras eleições e que se arrepende disso todos os dias.
O homem conquistou-me e tem o meu apoio na liderança do SCP.Não é um apoio cego mas assuntos que não domino ele ganhou a minha confiança.
Claro que não é perfeito,gosta demasiado de confronto e por vezes mete se com personagens do mundo do futebol que não têm relevo mas isso também demonstra outra qualidade(pelo menos para mim) a de estar sempre disponivel de defender o SCP e a verdade,seja com quem for.
Para ele o SCP está sempre em 1 lugar,mesmo que com isso o prejudique a ele e sua familia.
Somos um clube diferente dos rivais,Pinto da Costa e LFV não duravam um mandato no SCP,mas também devido ao passado recente(ultimos 30 anos) em que tivemos Presidentes que não dignificaram a grandeza do SCP(houve outros que o Sistema fez com que fracassem também)não podemos esbanjar a oportunidade que temos de ter um Presidente que se preocupa com o SCP acima de tudo e contra todos,mesmo sportinguistas por vezes,só porque não gostamos do discurso dele quando critica alguém.E uma coisa fundamental nisto tudo,sempre com a verdade desportiva como objectivo e nunca com batota como os “rivais” construíram as suas hegemonias nestas ultimas 3 décadas.
Nasci em 1983,não vi a década de 70,mas também dizem que havia muito colinho ao SLBatota na altura e que o Pinto da Costa quando chegou ao FCPêgas não inventou nada,apenas se apoderou do poder no futebol português,seguindo uma “receita” do SLBatota.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 9:57
Mas para ser adepto e socio do Sporting é ser -se sócio do clube de fãs do presidente? Mas vocês vivem em que planeta? Reflectir sobre as acções e observar as suas virtudes ou defeitos é um acto tão necessário quanto livre. Foi isso que nos trouxe até aqui e nos levará a outro lado qualquer. Seja na esfera privada ou colectiva.
Desde quando é que opiniões diferentes devidamente fundamentadas são degradantes ou inverosímeis ou menosprezaveis?
Foi esse o espírito que nos trouxe a BdC?
3 Fevereiro, 2018 at 10:05
Sim, são os sócios os maiores culpados. Culpados por pagarem quotas, por seguirem o seu Clube por todo lado, por encherem o Estádio, por encherem pavilhões e apoiarem as suas modalidades. É por causa de tudo isto que não somos Campeões há anos. Se calhar se tivéssemos apenas só 50 adeptos em Alvalade, mas dos bons, já tínhamos levantado uma taça de Campeão.
E que tal usar outro saco de pancada? É que os adeptos e sócios do Sporting, embora tenham as costas largas, dispensam continuar a ser insultados por essa teoria.
3 Fevereiro, 2018 at 10:28
Os sócios não são culpados por 20 anos a mamar croquetes.
Tadinhos dos sócios.
Nunca na vida.
Sócios só são sócios pq pagam quotas e sofrem…
Que lindo!
Deveres?! Bahhhhh os outros que pensem e decidam. Há quem esteja perto de Lisboa, senão mesmo lá, mas como tem vida própria, não vai.
Bruno, fica o conselho: Volta à tua vida enquanto é tempo. Faças o que fizeres (tu e a direção que encabeças) serás sempre TU o desprezado. A ingratidão rula. Faz-te à vida, homem. Ou então caga para o FB seja para o que for. Vais viver mais tranquilo.
3 Fevereiro, 2018 at 12:35
Se o Sporting andou a alimentar croquettes durante 20 anos foi por culpa de energúmenos como tu, o trolha, o tadeu, o nogueira e outros que tais: bandos de yes-man acéfalos que aprovaram tudo sem questionar.
Agora pretende-se incluir a aceitação permanente nos Estatutos. E os yes-man dizem logo que sim.
Já houve 4 alterações à proposta inicial. Uma pessoa de bem, que quisesse melhorar mesmo os estatutos, atendendo a que as alterações são só para o próximo acto eleitoral, não deveria retirar a proposta e refazê-la, usando as contribuições dos sócios que assim o quisessem?
4 Fevereiro, 2018 at 8:09
Antes eram croquetes, agora é o quê?
Ele é BMW, ele é férias, é luxos, o que mudou afinal?
Achas mesmo que foi o Bruno sozinho foi quem ‘salvou’ o Sporting?
Tem juízo pá, vais cair de cú não tarda, porque a verdade toda vem aí!
Cambada de tansos os que opinam como tu!
Devias dizer-te brunista, escravo do bruno pu coisa parecida e nunca sportinguista!
Vai partir nozes com as bordas pah!
Uma coisa valorizo o bruno: a capacidade de criar acéfalos e masoquistas!
3 Fevereiro, 2018 at 10:15
Isto vem na onda do ” a culpa é dos adeptos”. A questão é que “a culpa é dos adeptos” é usado com uma conotação negativa quando deveria ser exatamente o oposto.
“A culpa é dos adeptos” de sermos o Clube que somos, de ter estádios cheios sem ganharmos nada ha anos, de acreditarmos sempre todos os anos. De termoa adeptos do Norte ao Sul do País. Tudo isso é culpa dos adeptos.
3 Fevereiro, 2018 at 10:20
Este Presidente era adepto antes de ser Presidente. Ele e outros mexeram-se. Tu só te mexes para baixares a cancela, e mesmo assim és demorado.
Ingrato do caralho. Não passas de uma puta fina que quer sempre mais, mais e mais, sem mexer uma palha.
3 Fevereiro, 2018 at 10:24
És mesmo reles!!! Reza para que o novo antigo não seja aprovado porque com essa língua ordinária e ofensiva vais ser castigado num instante!!!
3 Fevereiro, 2018 at 10:29
Deixa-o. Ele so fala assim porque é assim que falam com ele. Necessidade de atenção do mais básico que ha
3 Fevereiro, 2018 at 10:31
“Ele so fala assim porque é assim que falam com ele”
Vês como esse teu único neurónio ainda funciona ocasionalmente.
3 Fevereiro, 2018 at 10:30
lol náo tens mais nada para fazer? vai ver se o pó está limpo na sala!
3 Fevereiro, 2018 at 10:41
Arranja uma namorada ou um namorado. Estás mesmo a precisar!!!
3 Fevereiro, 2018 at 10:44
Não preciso de mais problemas em casa! 🙂
3 Fevereiro, 2018 at 10:36
Claro que a culpa é dos adeptos.
Todas as trafulhices passavam em AG. Os sócios iam lá votar a favor, aprovar contas.
Nessa altura o “vão à AG” não era in.
3 Fevereiro, 2018 at 12:22
Nessa altura os sócios eram maus e burros. Agora são bons e superiores intelectualmente.
3 Fevereiro, 2018 at 9:15
Bom dia:
Parabéns pelo texto do Leoníssimo e obrigado ao presidente pela resposta, se bem que concorde que não esclarece tudo.
Aproveitando o facto de ele ( ou alguém por ele) ler este blogue, e como por imperativoss profissionais não vou poder estar na AG, gostaria de colocar aqui duas perguntas, talvez tenha a sorte de algum de vós poder questionar na AG:
– como fará um sócio para informar o Clube dos seus cargos noutras colectividades? Mail para o Clube? Telefonema? Dito assim não esclarece;
– gosto de saber que se readquire o reutiliza património, gostei da proposta dos terrenos. No entanto, desde sempre me incomodou muito outro facto, que aqui partilho: a certa altura e, na minha opinião, numa decisão péssima, alienou-se o edifício Visconde de Alvalade, o espaco onde agora está um centro comercial de uma qualidade que nada dignifica o Clube, e a Clínica CUF. No fundo, jogamos num Estádio em que parte das paredes não são nossas e, se um dia o quisermos modificar, como por exemplo vai fazer o Real Madrid, não podemos. Está namente da Direcção poder readquirir estas estruturas?
Não faço a pergunta directamente no FB do Presidente, por que sou opositor de consciência a tal rede social. Pode ser que ele responda na AG.
Obrigado e um Abraço a todos os Tasqueiros
3 Fevereiro, 2018 at 9:23
So vos digo que o presidente fez bem em esclarecer na medida do possivel os sportinguistas, ter aproveitado a tasca so prova que este é um local útil e de discussão de assuntos relacionados com o nosso clube.
Agora vem ai a AG e todos os que lá forem vão decidir o que é melhor para todos nós. Os sportinguistas já sairam do coma, não comemos gelados com a testa, o sporting é nosso outra vez.
3 Fevereiro, 2018 at 9:27
Excelente post de esclarecimento, os meus parabéns ao Leonissimo e ao Presidente. Se todas as interacções entre os sócios e o líder do clube se pautassem pelo civismo demonstrado nesta iniciativa provavelmente não haveria nenhum ponto a discutir. Ainda assim, a responsabilidade do líder máximo do clube não pode ser nivelada à responsabilidade de um adepto que comenta um post do Presidente no FB. É isto que o Presidente parece não perceber. As liberdades são iguais para todos, as responsabilidades é que não. E isto não tem nada de injusto, simplesmente é a vida de quem escolheu ser Presidente do Sporting.
Acontece que nós não somos parvos nem lampiões, havia uma intenção inicial, mediram o pulso aos Sportinguistas e fizeram marcha-atrás. E a intenção inicial era possibilitar o Sporting como instituição punir um associado apenas e só pq o seu Presidente não tem a frieza nem o arcaboiço mental de ler uma crítica, ofensa ou mesmo injúria à sua pessoa nas redes sociais e simplesmente ignorar. Se um líder máximo de uma instituição não tem essa frieza é ele que tem de mudar, não são as leis, neste caso, o resto do Mundo Leonino que tem de o fazer. Ignorar esta intenção é branquear o que se pretendeu fazer. Para mim, que smp votei em BdC, foi uma espécie de abre-olhos sobre o que poderão tentar “propor” daqui para a frente. Com ou sem marcha-atrás.
A questão do “mini-CL-nomeado-por-mim” é sintomática. Subsitui-se algo que era mau e ineficaz para algo completamente diferente em vez de simplesmente extinguir que é a vontade dos sócios ou pelo menos algo com o qual tendem a concordar. Ou seja, um CL que visava reunir sensibilidades diferentes deu uma volta de 180 graus para um órgão que reúne apenas uma sensibilidade, a do Presidente. Mas para isso já não existe o Conselho Directivo? Qual o intuito disto? Se não for criado, o que impede o Presidente de consultar quem quer e bem entende? Nada. Portanto, a meu ver é completamente inútil.
3 Fevereiro, 2018 at 9:53
Eloquente e assertivo como sempre.
3 Fevereiro, 2018 at 10:05
Concordo com o Sá.
Acabar com a inutilidade do Conselho Leonino.
Deixar ao Presidente a capacidade de criar os think tanks, não remunerados, que quiser.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 10:16
Isto
3 Fevereiro, 2018 at 10:55
Portanto: “o Presidente não tem frieza nem arcaboiço mental de ler uma crítica, ofensa ou injúria à sua pessoa”, negá-lo é branquear o que ele tentou fazer, e devemos manter os olhos bem abertos ao que o malandro vai fazer daqui para frente, para o obrigar a ir engatando a marcha-atrás.
Pode-se concluir que este Presidente já não reune a confiança de uma certa franja de sportinguistas (nomeadamente este e os que concordam com ele), que só o tolerarão enquanto não surgir uma opção melhor a votos no futuro próximo, o que se afigura cada vez mais fácil, pelo capital de defeitos acumulados por este.
BdC já não é um virtuoso, nem nada que se pareça. É um gajo cujos defeitos têm que ser controlados, para minimizar os estragos.
Não, eu não sou desse recrutamento.
3 Fevereiro, 2018 at 12:00
Primeiro, podias abrir e fechar as aspas para ficar claro o que é transcrito e o que é interpretação tua. Porque essa parte do “devemos manter os olhos bem abertos…” já é o que tu escolheste interpretar. A parte em que eu dou conselhos aos Sportinguistas sobre o que “devemos” ou não fazer é a tua manipulação das minhas palavras para que possam ler e pensar que estou a apelar a todos sei lá o quê. É isto o recrutamento. Pegar em opiniões, manipulá-las e extrapolar de forma a que sirva um propósito qualquer.
O segundo parágrafo já é do domínio da psicologia. Porque em nenhuma parte do teu raciocínio te ocorreu que é possível alguém criticar e, em última instância, votar contra ou chumbar uma determinada proposta que não concorde mas aprovar o que concorda. Ao contrário de muitos eu não sou obcecado pelo Presidentr nem vivo a minha vida em função dele. Se me propor coisas que eu gosto, aprovo. Senão, voto contra. Para mim, no que diz respeito ao Sporting, as propostas e a obra feita terá sempre prioridade em relação à pessoa que as faz. Mas isto já é querer explicar-te ou justificar os meus critérios quando exerço os meus direitos de sócio e isso é só estúpido.
O penúltimo parágrafo é o ênfase final na manobra utilizada que referi no início do comentário. Para ti, tem que ficar claro o que eu “quero” dizer e não o que eu disse. É preciso rematar que há, de facto, aqui alguém que deixou de apoiar BdC. Felizmente ou infelizmente, não sei, não podias estar mais longe da verdade mas como é óbvio nem sequer vou tentar explicar porque tu farás aquilo que acabaste de fazer: manipular o que eu escrevi para servir a tua ideia. É isto o recrutamento.
3 Fevereiro, 2018 at 12:16
Andas a ver mal as aspas. Vê lá de mais perto….
Não gostas que interpretem o que dizes. Alteri ne facias quod tibi fieri non vis.
E a “minha ideia” não é “recrutamento”. É a MINHA ideia!
3 Fevereiro, 2018 at 12:20
Não podes. Não tens esse direito. Só podes pensar pela tua cabeça se fores contra este projecto. Qualquer opinião que defenda a direcção ou o treinador é logo apelidado de acéfalo ou seguidista.
À que discutir com elevação, com nível 🙂
Isto dava mesmo para rir se não fosse tão injusto e rasteiro.
Enfim…
3 Fevereiro, 2018 at 12:48
Enche a boca de palavrinhas bonitas, faz insinuações sobre segundas intenções de pessoas que não conhece de lado nenhum, caluniando-as, só por terem discordado de algo que escreveu, mente podendo a sua mentira ser demonstrada através de um simples scroll-up, e nem pede desculpa (deve ser feitio, e ficava-lhe mal o exercício), encara a discórdia como perseguição, vitimizando-se (sabe-se lá do quê? de imaginários recrutamentos “anti”-ele?), com a mesma ligeireza com que insulta de boca cheia e em calão as opiniões daqueles com os quais não concorda, e, no fim, vira o disco e toca o mesmo.
Este a mim enganou-me bem, e durante muito tempo, mas não me engana mais. Lá dizia o outro: pode-se enganar todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar todos o tempo todo….
3 Fevereiro, 2018 at 13:05
Depois de perder o esquerdo nunca mais foi o mesmo!
3 Fevereiro, 2018 at 13:47
O gajo tem esse problema. Acha que é muito esperto e ataca à bruta quem não concorda com ele, o que é irónico quando ele próprio defende a preservação da liberdade de expressão (como se isso alguma vez fosse um problema hoje em dia)
3 Fevereiro, 2018 at 14:26
Quando a tropa de elite diz que se enganou a meu respeito, esse é o maior elogio que me podiam ter feito hoje.
Muito Obrigado! E não estou a ser irónico.
3 Fevereiro, 2018 at 16:19
Classe…
3 Fevereiro, 2018 at 16:44
Sá, o erro é mesmo esse.
Metes todos no mesmo saco.
Podes-me chamar de hipócrita à vontade mas a verdade é que existem diferentes opiniões entre a tropa de elite (não sei se estou incluído…) e também muitas opiniões convergentes entre eles e tu próprio e muitos outros.
Não vejo isso em vários que estão sempre alinhados a criticar o JJ ou o Presidente. E atenção, sem fundamento muitas vezes.
Tudo bem, opiniões deles sujeitas a contraditório e à suspeição de alinhamento tanta que é a falta de diversidade de opiniões. Mas tirando fiscais o que vejo é malta que fundamenta o que diz e que não gosta de ver crítica destrutiva.
3 Fevereiro, 2018 at 17:30
Tu vês isso.
Ele vê um pelotão de recrutas e aspas imaginárias.
3 Fevereiro, 2018 at 22:15
O bacalhau estava a ficar tão insosso que saiu do cardápio… Só o comeu na candonga quem quis.
3 Fevereiro, 2018 at 11:59
Sá, aqui é usual escrever-se: “onde é que assino”.
Estou nessa.
3 Fevereiro, 2018 at 12:25
+1906
3 Fevereiro, 2018 at 15:08
Nem mais.
3 Fevereiro, 2018 at 9:28
Ridículo, mesmo.
Fosse qual fosse a observação do Presidente, era previsível que aparececem novas críticas e ataques a Bruno de Carvalho.
Ouvi dizer que hoje há uma Assembleia Geral. Apareçam.
3 Fevereiro, 2018 at 9:48
Acho que tens de relevar o positivo… o presidente foi educado, soube argumentar e ouviu os sócios. Para mim foi extremamente animador para o futuro.
3 Fevereiro, 2018 at 10:04
Mesmo a sério. Deixem-se de mariquices e compareçam na AG.
3 Fevereiro, 2018 at 10:27
Pides ter a certeza que gostaria se pudesse. Embora me pareça redutor discutir temas desta importância apenas na AG. Teria sido interessante existirem sessões de esclarecimento previas por exemplo no Solar do Norte e em outras delegacões do Sporting no país. Os sócios que moram longe ou que hoje não podem comparecer, agradeceriam. Fica a sugestão para o futuro
3 Fevereiro, 2018 at 9:30
Saúdo o facto de o Presidente ter feito um post inteiro em que responde a alguém que não concorda consigo sem ter usado o termo Sportinguense ou uma das suas variantes. Responde mas confesso que me elucidou pouco ou nada. Continuo com as mesmas reservas que tinha quando foram publicados os pontos inicialmente.
Afinal podia ter começado pelo fim. Ainda há mais a ser alterado. Quiçá melhorado. É sinal que nem todos os pontos eram assim tão inatacaveis como quiseram fazer crer por aqui.
Vou agora ler a resposta do Leonissimo.
3 Fevereiro, 2018 at 10:06
És um looser.
Tu merecias era um Vieira em cima. Nem Facebook, nem o caralho. E quando começasses a palrar, o gajo mandava-te pró caralho como o Vieira os mandou na AG deles.
Tu tens é a mais, e és insaciável. Pareces uma puta fina.
3 Fevereiro, 2018 at 10:58
So um solto? Epa, tu és cómico.
Tu és gajo para achar que trolha é o equivalente a troll. Está explicado.
#bananinhanocudosoutrosémel
#emactualizacao
#adnsuperioréquemteenraba
3 Fevereiro, 2018 at 10:26
Ou seja: a única coisa que saúdas nesta resposta do BdC é a ausência de insultos (que se presume seriam expectáveis, na tua perspectiva).
Não se pode dizer que não sejas coerente.
3 Fevereiro, 2018 at 10:55
Não. Saúdo o último parágrafo. Espero é que não seja uma mão cheia de nada.
3 Fevereiro, 2018 at 11:03
Referes-te a esse parágrafo?
“Nota Geral: Ainda hoje, o Sporting Clube de Portugal publicará uma nova proposta de alteração (com pequenas melhorias devidamente identificadas) que pretende apresentar amanhã à MAG para ser admitida à discussão pelos Sócios.”
3 Fevereiro, 2018 at 11:08
… sim.
3 Fevereiro, 2018 at 9:35
Se eu não fosse do Sporting, vinha aqui e chorava a rir. Durante vinte anos o Clube esteve a saque, preocupação em justificar o que fosse a quem fosse igual a zero. Agora a BdC e a sua equipa…, os tais aos quais se deve a continuidade da existência do Clube ….
Einstein tinha razão.
S.L.
3 Fevereiro, 2018 at 9:44
Se me permites posso sempre tentar explicar. Nesse tempo todo claro que não pois a própria net ainda dava os seus primeiros passos mas que frequentava o cacifo via diariamente um rol de críticas à direcção do clube. E olha que com os mimos que se lhe dedicavam era capaz de acabar tudo expulso de sócio.
Há de facto uma diferença. Foi este presidente que nos pediu para questionar tudo. Muito por causa disso foi eleito com os tais “quase 90%”. Ontem quando BdC respondeu ao texto do Leonissimo foi uma das poucas vezes em que de facto tentou cumprir essa promessa.
Por fim é bom que se perceba que a participação dos sócios não deve ser maior ou menor consoante o sucesso do clube. Devemos ser atentos e participativos em todos os momentos.
É essa a nossa maior força – por mais que alguns aqui tenta fazer crer que é uma fraqueza.
3 Fevereiro, 2018 at 13:31
Foi este presidente que nos pediu para questionar tudo.
Não podes tomar isso literalmente.
3 Fevereiro, 2018 at 14:54
A única coisa que pode ser entendida como literal, é quando se fala de ditadura e PIDE.
3 Fevereiro, 2018 at 9:49
Por precisamente não se questionar nada é que o Sporting chegou ao ponto que chegou em 2012/13.
3 Fevereiro, 2018 at 9:54
Ora nem mais. E foi em nome precisamente do contrário que este presidente foi eleito pela primeira vez em 2013. Dar voz aos sócios. E as pessoas acreditaram na mudança e aderiram em massa.
3 Fevereiro, 2018 at 10:17
+1
3 Fevereiro, 2018 at 12:29
Certíssimo!
Agora continuar com o mesmo espírito é visto como desnecessário, para uns quantos. Agora é acreditar e apoiar.
Curiosamente, o mesmo que o croquettes pediam.
3 Fevereiro, 2018 at 15:16
Não tenhas dúvidas que os da linha ‘”amen a tudo” eram os mesmos que sempre apoiaram os croquetes.
3 Fevereiro, 2018 at 15:19
Não tenho mesmo. Quem não tem valor e coluna, tanto diz que sim a A como a B.
3 Fevereiro, 2018 at 9:38
O que a Direção devia pedir aos sócios é que se interessassem pelo futebol infantil dentro das associações da sua região, pois cada vez é mais difícil ter matéria prima de primeira qualidade e todos os clubes andam à procura dela não sendo só os grandes que trabalham bem, apesar de os nossos grandes rivais estarem a investir fortunas no futebol jovem é a terem o seu retorno. O Sporting tem que melhorar muito está área pois os Aurelios Pereiras não duram sempre.
3 Fevereiro, 2018 at 15:17
Excelente prioridade.
3 Fevereiro, 2018 at 9:39
Desejo que tudo corra bem na AG e que o Sporting continue forte, se possível mais forte.
São outros tempos, as redes sociais ajudam, vive-se o extra bola mais que nunca.
3 Fevereiro, 2018 at 11:44
+1
3 Fevereiro, 2018 at 9:46
Marcarei presença na AG desta tarde.
Mesmo depois dos esclarecimentos adicionais prestados por BdC, continuo convencido que as alterações do foro disciplinar são um atentado à liberdade de expressão dos sócios, sejam eles habituais frequentadores da Tasca, do Camarote ou de qualquer outro local.
Por outro lado, andar a alterar a redação das propostas horas antes de serem votadas, apenas me deixa ainda mais céptico relativamente à “boa vontade” destas medidas.
Posto isto, não quero deixar de elogiar todos os restantes pontos de AG que, confio vir a ser elevada e de discussão sã relativamente a temas importantes para o universo leonino, como por exemplo a auditoria à gestão do primeiro mandato de actual Direcção, a qual servirá para expor ao ridiculo mais uma vez essa personagem que dá pelo nome de Madeira Rodrigues.
3 Fevereiro, 2018 at 9:55
+1
3 Fevereiro, 2018 at 11:05
+1
Realço a parte em que dizes que fazer alterações a menos de 24h da votação é preocupante.
3 Fevereiro, 2018 at 12:30
Totalmente de acordo.
3 Fevereiro, 2018 at 13:27
+1
3 Fevereiro, 2018 at 10:07
A Tasca novamente no seu melhor.
Serviço público leonino, a intransigência na defesa do Sporting por parte do Cherba, a qualidade de alguns posts , como este do Leonissimo que mereceu e bem uma resposta ou comentário do presidente em vésperas de uma importante assembleia geral.
Tudo isto faz esquecer algumas coisas menos boas que por aqui têem passado, como discussões fúteis e de baixo nível entre tasqueiros frequentes e que nada acrescentam aquilo para que este fórum foi criado, discutir o Sporting e lutar pelo seu engrandecimento.
Algumas coisas que também tenho dúvidas em relação à alteração dos estatutos, tudo o que possa de alguma forma pôr em causa a liberdade de cada um, nomeadamente no que diz respeito ao direito de opinião ou à crítica é claro sem ultrapassar os limites da legalidade e do direito dos outros, não deve ser admitido e todas as alterações que de alguma forma possam ultrapassar essa fronteira devem de ser muito ponderadas e acauteladas, porque sem pôr em causa seja quem for, as pessoas mudam mas o clube e as instituições ficam.
Parabéns Cherba, parabéns Leonissimo, parabéns Tasca. Viva o Sporting Clube de Portugal.
3 Fevereiro, 2018 at 10:24
Voto nisto!!!
3 Fevereiro, 2018 at 11:49
Bom comentário. Simples e assertivo.
3 Fevereiro, 2018 at 12:30
+1906
3 Fevereiro, 2018 at 12:46
Muito bem Leorodri. Mais um dos que enriquece constantemente a discussão na Tasca. SL e Abc
3 Fevereiro, 2018 at 10:12
Desculpem lá a minha falta de capacidade para entender o que existe de substancialmente diferente entre o art 28 alínea d) (que já existia) e a alínea i) agora proposta e alvo de tanta polémica.
Deve estar a falhar-me algo …
Alguém me ajuda ?
Obrigado.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 10:21
http://misterdocafe.blogspot.de/2018/02/alteracoes-ao-regulamento-disciplinar-e.html.
Uma das mais simples e assertivas como de resto é habito.
S.L.
3 Fevereiro, 2018 at 11:07
A alínea i) do tal artigo 28 da proposta A do ponto 6 dizia isto “Criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais.”. Foi retirada e passou a incluir apenas algo como ofensas e difamações. O que até (diga-se a verdade) já existia de alguma forma parecida anteriormente.
3 Fevereiro, 2018 at 14:42
Esse é o meu entendimento.
Não vejo diferença.
Logo, não vejo razão de existência.
Devo ser muito burro, mas não vejo o que acrescenta.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 14:59
Este agora não muda nada e penaliza coisas óbvias (ofensa, calúnia ou difamação). O outro (que foi retirado) fala em “perturbar o trabalho” em grupos, etc. Ora eu posso ser sancionado por entenderem que eu criticar esta ou aquela opção do Jesus ou da Direção ou um simples desabafo é uma perturbação do do seu trabalho.
3 Fevereiro, 2018 at 16:46
Sim, essa escrita era uma estupidez.
Isto pode ser tão simples como ter sido um adido que escreveu e BdC ou outro leu apenas por alto.
É preciso muito rigor com isto
3 Fevereiro, 2018 at 10:17
1. Parabéns ao Leoníssimo, enorme contributo.
2. Não concordo com as alterações do âmbito disciplinar, parecem-me perigosamente ambíguas, além de limitarem a liberdade individual
3. Muitas críticas ao presidente que ali lemos nada têm a ver com o conteúdo da mensagem, nem com as intenções do CD, reflectem apenas um sentimento infantil e mesquinho de zanga, ressentimento e vingança.
3 Fevereiro, 2018 at 10:22
Ressentimento e vingança por ter sido um adepto que se mexeu e chegou a Presidente?
INGRATIDÃO DA BRIGADA DE PUTAS FINAS
3 Fevereiro, 2018 at 10:29
Obrigado Kovacevic. Embora nâo tenha percebido a que te referias em concreto no ponto 3
3 Fevereiro, 2018 at 10:42
3. Que AQUI lemos.
3 Fevereiro, 2018 at 10:45
Aqui na caixa de comentários.
3 Fevereiro, 2018 at 10:22
Um excelente post do Leoníssimo que infelizmente não teve a discussão saudável que se queria. Reforço o que já tinha dito anteriormente, foi um texto muito relevante, não para abrir trincheiras entre sportinguistas, mas para promover uma reflexão sobre o que vai ser discutido em AG.
Parabéns por trazeres esta discussão á mesa Leonissimo, parabéns ao Cherba por a colocar no menu e parabéns ao presidente por mostrar que está atento ao universo que preside e ter tido a disponibilidade e a vontade de nos querer esclarecer.
Por fim, como escreveu o tasqueiro-mor:
“Para quê acentuar trincheiras ou invocar temas fraturantes entre o Universo leonino, quando seria mais lógico e benéfico congregar vontades e diferentes sensibilidades em nome do bem maior para o clube?”
Tão isto!!!
3 Fevereiro, 2018 at 10:33
Obrigado sobretudo por veres o post como ele foi… tentativa de lançar uma discussão saudável entre sportinguistas. Sem hipocrisias assumo que não concordo com várias atitudes e afirmacões deste presidente mas se não acreditasse que podia melhorar não o faria. As minhas intenções eram apenas estas. SL
3 Fevereiro, 2018 at 11:26
Ninguém concorda com tudo, aliás, estará para nascer um presidente do Sporting que reúna o consenso de todo universo leonino.
Digo-te sem reservas, a publicação do teu post foi um serviço de sportinguismo e foi, na minha opinião, de tal forma positivo que chegou ao nosso presidente, que educadamente e com muita humildade, sentiu a necessidade de prestar mais exclarecimentos. Há muito tempo que não via um assunto na Tasca ter tamanho impacto na vida do clube, pena que por vezes não saibamos tirar o melhor partido deste espaço.
3 Fevereiro, 2018 at 10:24
Caro Leonissimo, saberão muitos tasqueiros, nomeadamente os mais acérrimos adeptos do escrutínio, e como lhe disse recentemente, que desde a primeira hora se estabeleceu entre nós uma indisfarçável comunhão de ideias.
Sinto, e direi mesmo, sei, que não tenho a sua capacidade argumentativa, a sua cultura, mas isso só joga a meu favor…
“Obriga-me” a um maior empenhamento e mesmo com a idade que tenho, a uma superação de que às vezes, não me julgava capaz! Dizem que isto é necessário na prevenção do “terrível perigo alemão”, vou tentando assim evitá-lo. Mas não só o meu amigo. Tanto da “ala” para que me remeteram, e que é também a sua, como da opositora, escribas há que têm contribuido para que o Outono da vida seja menos pesado. Portanto, o meu agradecimento despido de qualquer ironia, àqueles que contribuem para isso. Não evidentemente o tasqueiro Rebelo que alude, levianamente, à “vida infeliz” de cada um daqueles que fazem do Sporting “um saco de pancada”!
Sabe lá o homem o que se passa na vida de cada um para se permitir a julgamentos desses! E o Sporting não deverá, nunca, ser comparado a um saco de pancada. Menos, senhor, menos…
Mas adiante, que o esforço para reunir algumas ideias é maior que o desejável…
Uma vez mais quero manifestar-lhe o meu apreço pela qualidade e equilibrio das suas intervenções, particularmente nestes dois últimos posts, tendo o primeiro, para espanto de alguns, entre os quais me incluo, merecido a intervenção do Presidente Bruno de Carvalho. A provar, inequivocamente, que ao contrário da opinião de alguns tasqueiros “menos exigentes”, portanto sem o peso da suspeita de adeptos dos tempos do “outro senhor”, a sua participação foi importante.
Agradeço a intervenção do Presidente, muitissimo mais tolerante que alguns indefectíveis, não recorrendo nomeadamente a tiradas como:
“E volta a questão do ADN, da tolerância e da liberdade de opinião. Infelizmente tenho de concluir que apesar da escrita tentar ser delico-docinha para demonstrar distanciamento, a opinião do Leonissimo está cheia de considerandos e pressupostos que na práctica só servem para provocar o medo e o histerismo em volta desta Proposta”.
Escreve-se direito por linhas tortas…
Como eu, também o meu amigo, poderá ter a desilusão de ver
passar na AG desta tarde aquilo que muitos Sportinguistas não desejam e, como tal, estarmos sujeitos a manifestações posteriores, no mínimo irónicas, da “ala” oposta.
Impossibilitado de comparecer, deixei marcada a minha posição ao Clube, através de email. É a minha forma de participação.
Espero cá estar após a AG. Contente ou desiludido. Ao fim e ao cabo, o que acontece após os jogos das nossas modalidades.
Ah, e para meu enorme regozijo, a Tasca está bem viva!
Parabéns ao Cherba e a todos que a frequentam, mesmo àqueles que a querem deitar abaixo! Só ajudam aqueles que dela gostam, na perseverança em mantê-la estuante de vida.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 10:32
jmfs, aquilo que verás passar na AG até pode ser “aquilo que muitos sportinguistas não desejam”, mas será também seguramente “aquilo que a maioria deseja”. Ou não?
3 Fevereiro, 2018 at 10:36
A maioria dos que lá estiverem e puderem estar. E que como de facto classificam de meritoria a atuacão deste CD (até estamos num bom momento) mesmo em caso de dúvida estarão tentados a dar-lhe o beneficio da mesma. Mas é assim mesmo… só defendo é informação máxima para uma decisão livre e em consciência
3 Fevereiro, 2018 at 10:39
Porque é que as medidas não podem ser votadas online por sócios registados? Porque não podem pelo menos ser votadas nos núcleos? Isso sim é fazer valer a opinião da maioria!!!
3 Fevereiro, 2018 at 10:48
+1
3 Fevereiro, 2018 at 13:18
ahahahahhahhahahhahah
3 Fevereiro, 2018 at 12:34
Exactamente!
3 Fevereiro, 2018 at 14:45
Isso será inevitável, mais ano menos ano.
A internet não serve só para caluniar.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 11:49
Caro amigo… a sua presença aqui é uma grande mais-valia. 70 anos de sportinguismo são como o vinho do Porto… sabem cada vez melhor. E tem uma enorme cultura de vida que é um grande patrimonio. Para além disso expressa-se com clareza, objetividade e qualidade na argumentação e escrita. Ainda tenho esperança que se acabe com a visão a preto e branco no Sporting com as alas, sportingados, brunetes etc. Com a diabolização da opinião com que não concordamos. E não é conversa delico-docinha… é acreditar que sendo muitos mas menos que os lamps só assim seremos mais fortes e poderemos lutar melhot contra os muitos imimigos de fora. Grande abraço
3 Fevereiro, 2018 at 12:31
Muito bem!
3 Fevereiro, 2018 at 10:34
Nem com o exemplo de uma conversa civilizada entre o presidente e um adepto se consegue alterar o estado de espírito de duas ou três pessoas que adoravam ver a Tasca ir ao fundo!!! É esse o vosso grande problema mas parece que estão bem tramados!!!
3 Fevereiro, 2018 at 10:45
Se ir ao fundo é acabar com os ataques constantes a esta direção, à equipa técnica, aos jogadores do Sporting (que não são da formação), à esposa do presidente, ao director de comunicação e acima de tudo a todos aqueles que vêm cá de vez em quando defender o clube…
Então pode cair.
A Tasca é neste momento uma variante do Camarote. Sim, isso é triste, mas ė apenas e somente isto.
Muito mal BdC (ou alguém em seu nome) ter respondido a este post.
O comunicado original é bastante claro e embora seja uma pena o contexto que leva este presidente a defender estas medidas também é um facto que muito provavelmente ele tem razões de sobra para as tomar.
Mas não é a primeira vez.
Já quando foi descoberta a careca a Marco Silva houve muitos adeptos a tomarem o partido do sonso.
Sempre divididos.
Por muito esforço que haja estamos sempre divididos. Merda de sina.
3 Fevereiro, 2018 at 11:16
1) Temos escroques no nosso clube. Para mim passa-se uma enorme linha vermelha quando se colabora com vermes como o Pedro Guerra. Tivemos o André Figueiredo e agora o Pessoa e Costa. Provavelmente até vão merecer referência hoje na AG. Mas serão seguramente casos isolados e que me enojam. Esses e os que preferem que o Sporting perca para que este presidente caia.
2) Tens também aqueles que o detestam de tal modo que colocam esse ódio acima de tudo, embora queiram que o clube ganha. Também quase nunca contribuem para a discussão.
Depois tens os que lhe reconhecem méritos e defeitos e querem que melhore, sobretudo porque se prejudica a si, à sua imagem e lhe retira força.
Depois tens os indefectíveis, mas que aceitam críticas, são capazes de argumentar e estão abertos à discussão.
3) Finalmente tens ainda os que o colocam acima do Sporting e que encaram qualquer reparo ou sugestão como uma afronta e partem para a afronta.
os dos pontos 1 e 3 não contribuem para que o clube avance e que haja moderação e melhoria de processos. Quanto a termos paz… acredito que os resultados por um lado e uma atitude mais aberta em relação aos sócios e mais preservada em relação aos outros (sem comprometer a eficácia) podem dar um enorme contributo positivo
3 Fevereiro, 2018 at 11:44
Um contributo positivo seria nunca alegar despotismo em relação a assuntos dos quais não dispomos de informação suficiente.
Sabes lá tu, ou eu, porque razão é que BdC se sentiu na necessidade de tentar implementar esta medida?
3 Fevereiro, 2018 at 11:51
Pois… se calhar por isso mesmo é que teria sido importante discutir e explicar cabalmente e com antecedencia aos sócios quais as razões. Acredito que um ACF ou Pessoa e Costa não cheguem. Até porque esses estão apresentados
3 Fevereiro, 2018 at 11:52
Define “defender o clube”.
3 Fevereiro, 2018 at 10:38
Questionem tudo!!!
A cor da puta dos calções já foi motivo.
Muito admirado estou eu por ainda não ter sido assunto o tom das meias que vejo nas modalidades ( confesso que não reparei se no futebol é igual ). Mais parece que se usam ao contrário.
Afinal… Demora muito para questionar isto também ou é demasiado sensível e fraturante para o dizer? É melhor deixar para o fim da época. Ou com sorte, pode ser que deixemos de ter objectivos antes disso… Eh pá isso é que era.
Depois dos calções… As meias!!!
Questionem Tudo!!!!
3 Fevereiro, 2018 at 10:45
mas os sócios do clube não podem partilhar informações com a direção do clube sobre competências pessoais. Ninguém vai prejudicar ninguém, não vamos conspirar contra ninguém.
vocês hoje me dia despejam tudo na internet às vezes em formulários ridículos…
só no clube é que há liberdade individual. Não concordo com isso.
3 Fevereiro, 2018 at 10:59
Podem desde que de forma voluntária, aqui a questão não é de se poder ou não, a questão é fazer de isso um obrigatoriedade. É depois levanta outras questões, se eu mudar de profissão ficarei obrigado a informar o clube? Se me associar ao rancho folclórico da terrinha tenho a obrigação de informar o clube? Onde é que acabam essas minhas obrigações de informar o clube? Quem é que irá verificar que as informações prestadas estão correctas?
3 Fevereiro, 2018 at 11:10
E mais, qual a vantagem de o clube ter esta informação? Em caso de necessidade vai recorrer aos associados? Dando como exemplo o nosso site, querendo melhorar o site vai enviar uma comunicação a todos os web designers registados como sócios!? Não me parece que seja a melhor forma de fazer as coisas… Quem me garante que só porque são sócios serão os mais competentes!? Não encontro nenhum motivo válido para esta alteração, se alguém o souber que faça o favor de me dizer.
3 Fevereiro, 2018 at 10:50
Parece que finalmente o 25 de Abril chegou ao Nosso Futebol.
Estou orgulhoso por pertencer a este clube!
Depois da AG… só espero que o Clube saia reforçado a todos os níveis e a união de aço deixe cada vez mais de ser apenas uma expressão e passe a ser um sentimento!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
PS- Meu Presidente, tenho a plena convicção que estamos cada vez mais próximos dos 4M de adeptos!
3 Fevereiro, 2018 at 11:05
Para mim mais importante do q os 4 milhões de adeptos era q desses 10% (no mínimo) fossem sócios.
3 Fevereiro, 2018 at 11:14
Pimba!!!
3 Fevereiro, 2018 at 11:18
Esta época e a próxima podem ( com vitórias nas duas competições mais importantes ) fazer chegar aos 200/220m.
Em cima dessas vitórias Vai ser necesssrio fazer campanhas mais “agressivas” e apelativas… e Esses Sportinguistas vão sentir finalmente a necessidade de se fazerem Sócios … para não querem ficar de fora do Melhor Clube de Portugal.
Neste momento ainda nos falta a verdade Desportiva e a justiça feita!
Falta pouco! Falta muito pouco!