Num domingo de futebol, a 10 de Março de 1918, nasceu em Angola, um dos avançados mais extraordinários de sempre da história do futebol mundial – Fernando Baptista de Seixas Peyroteo.
Em 1937, iniciou-se a lenda de Fernando Peyroteo no Sporting Clube de Portugal: fez o primeiro jogo com a camisola verde-e-branca num particular com o eterno rival SL Benfica onde marcou dois golos na vitória dos leões por 5-3. A estreia oficial ocorreu no mês seguinte, em Outubro diante do Casa Pia, onde também bisou na partida. Os golos acompanharam toda a sua carreira, tornando-o no maior goleador português de todos os tempos com um total de 540 golos em 332 jogos oficiais. Uma verdadeira máquina de fazer golos!
Recordes incríveis
A melhor média mundial (1,6) de golos em jogos do campeonato nacional com um total de 309 golos em 189 jogos
Terminou todas as 12 épocas de leão ao peito sempre com mais golos do que jogos oficiais realizados
Na sua época de estreia, em 1937/1938, marcou 57 golos em 30 jogos oficiais (média impressionante de 1,9)
9 golos num só jogo: recorde em vigor nos principais campeonatos europeus a 22 de Fevereiro de 1942
Em apenas 3 jornadas consecutivas do campeonato nacional marcou 16 golos: outro recorde europeu que perdura há 80 anos
O maior goleador do futebol em Portugal, com um total de 540 golos em 332 jogos oficiais. Peyroteo é sinónimo de golos
Recorde nacional de 5 golos consecutivos no campeonato em apenas 22 minutos no dia 8 de Fevereiro de 1942
Surge por duas vezes no top5 dos melhores marcadores do campeonato nacional (o único com média superior a dois golos por jogo)
Na Seleção fez 20 jogos, marcou 13 golos, foi capitão e chegou a Selecionador. Um caso raro de serviços prestados ao País
11 Março, 2018 at 6:27
Peyroteo é o goleador com a melhor média de golos por jogos mundial de sempre. Será um dos melhores jogadores, senão o melhor de sempre do nosso clube. Está sua consagração neste momento deve-se à sua história e à sua grande pessoa. Temos que agradecer ao presidente do Sporting a sua luta para colocar os feitos dos atletas do Sporting e do próprio clube no seu devido lugar e com o nível de Glória que sempre deviam ter tido. Uma palavra também para o presidente da FPF, que ao dar e se interessar pelos feitos de Peyroteo, deu mais Glória à história do futebol português.
11 Março, 2018 at 6:44
Um predestinado que não tem tido o devido reconhecimento em Portugal. É certamente mais uma das diversas batalhas que o Sporting terá que travar até que lhe seja feita justiça.
Para isso, também contribuiu o facto de, no seu tempo, ainda não existirem filmagens, ficando os seus momentos mágicos apenas na memória daqueles que os presenciaram. Tristemente, não existe um único dos seus golos filmado, mas a estatística, essa é absolutamente esmagadora e até agora insuperável, como os próprios ingleses atestam. Quando este homem jogava, a sua equipa já entrava a ganhar praticamente por 2 golos de diferença, Retirado em 1949, nem a Bola de Ouro tinha sido criada (só em 1956), mas a história deste génio existe, está escrita e documentada e merece honras de Estado.
Como se pode retirar do artigo abaixo, por vezes é mais fácil encontrar reconhecimento fora de portas.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/10/29/peyroteo-e-o-melhor-jogador-portugues-de-sempre-para-os-ingleses
11 Março, 2018 at 6:53
Eu tinha 6 anos quando ele terminou a sua carreira futebolistica…
Não me recordo dos seus feitos por mim…
Mas sempre me recordo do que de extraordinário ouvia o meu falecido pai referir dele…
Dele e dos restantes “artistas da orquestra”…embora destes há tenha memória própria…
Levou tempo para que se lhe fizesse justiça… mas vale mais tarde que nunca..
Sporting Sempre…!
SL
11 Março, 2018 at 6:54
“Já tenha”
11 Março, 2018 at 9:38
Mas nesses tempos era mais fácil marcar golos porque jogava-se contra o “zubejão” e o “frankustáin”…
11 Março, 2018 at 10:26
Nesses tempos tinham todos de trabalhar e já havia Super atletas na Alemanha, Hungria, Espanha, Inglaterra,Italia,etc, Ninguém alcançou os números que Peyroteo fez. É histórico.
11 Março, 2018 at 10:35
Claro que sim. Estava só a citar o king of tremoço, esse insuperável deus da biqueirada que nem sequer conseguiu ser o melhor do seu tempo.
11 Março, 2018 at 15:10
Bala; vamos com calma. Não é depreciando os rivais que ficamos melhores: Eusébio foi um enorme jogador e não era só por causa dos muito golos que marcava (bem menos que Peyroteo).
Agora, o que não pode é ser endeusado e, ainda por cima, à custa do não reconhecimento do valor quer de Cristiano Ronaldo, quer, sobretudo, de Peyroteo (que, até a este esforço desta direcção do SCP , nem da parte dos organismos oficiais tinha reconhecimento).
A Bola, se tivesse hoje jornalistas que soubessem honrar a sua própria história, faria capa e reportagens especiais sobre Peyroteo, pois só citações elogiosas do seu fundador, Cândido de Oliveira, davam para encher as páginas centrais. Mas é o jornalixo que temos.
11 Março, 2018 at 15:14
Além disso devemos reconhecer que, “no seu tempo” (de Eusébio) jogavam alguns dos maiores monstros do futebol de todos os tempos: Di Stéfano, Pelé e Cruyff (e poderia citar um outro injustiçado, muito por culpa própria, o mago Garrincha).
11 Março, 2018 at 16:09
Caro Álvaro, eu disse três coisas. Falei de king of tremoço (se não foi do tremoço, também não foi rei de mais nada). De golos à biqueirada: as inumeras jogadas do Eusébio tem um padrão. biqueirada para a frente, corrida desenfreada, biqueirada para a baliza. E que nao conseguiu sequer ser o melhor do seu tempo, no entanto querem vender-se que Ronaldo não é melhor porque o “inzébrio é o inzébrio”.
Disse alguma mentira?
11 Março, 2018 at 9:57
Off
Bom dia a todos.
E que tal, começarem o dia da melhor maneira: assinar a petição para reconhecimento dos 22 títulos do nosso Clube.
Num universo de quase 4 milhões de adeptos, ainda só assinaram 3.452. Militância também é isto. Cada um contribui com o que pode.
Todos os sócios receberam um e-mail, a solicitar a sua assinatura.
Não custa nada.
Viva o SCP
11 Março, 2018 at 10:33
Touché
11 Março, 2018 at 12:13
Cá em casa ninguém recebeu nada ,era bom por aqui o link para poderemos assinar .
SL
11 Março, 2018 at 13:56
Também não recebi esse e’ mail com a petição!
SL
11 Março, 2018 at 15:37
O link vem no mesmo mail da máquina de fazer golos. SL
11 Março, 2018 at 15:30
Aqui
http://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT88237
11 Março, 2018 at 15:19
Eu já assinei há mais de uma semana e “distribui” por mais de 20 amigos e familiares (não tive nenhum feedback, por isso vou insistir); acho que não se pode assinar 2 vezes (não é uma petição do AssHoleB, se fosse talvez pudesse).
Quem já assinou divulgue ao máximo e insista com outros sportinguistas (e Belenenses e Portistas e Olhanenses e Maritimistas e Atlético, porque a História deles também está posta em causa; só não falo dos carnidenses , porque esses nem sabem o que é História)
Saudações Leoninas
11 Março, 2018 at 10:10
Já nesta altura o Carnide corrompia pombos-correio.
11 Março, 2018 at 10:34
Carnide corrompe desde que foram paridos… o objectivo deles sempre foi serem maiores que nós!!!!
E para isso fazem o que tem que fazer…venderem as próprias mães, metem as filhas na prostituição, doam os filhos as pederastas…. tudo mas mesmo tudo para corromperem o sistema de modo a serem os maiores de sempre…
Chega ao ridículo de fecharam os olhos a terem vigaristas, chantagistas, traficantes, sócios beneméritos dos rivais … como dirigentes…. todos os meios são utilizados para esse fim… o que nos leva a este tópico…
Peyroteo… o maior de sempre, o que esteve sempre entalado nas nádegas dessa corja malfeitora, demoraram 50 anos a colocá-lo no esquecimento, mas conseguiram, compete a nós, assinarmos as petições necessárias e suficientes para que a justiça seja resposta… porque se para essas crapulas, quando lhes dói no sentimento de inferioridade, e querem equiparar o Bebozébio com o nosso CR7, já lhes dá jeito falar de “eras” futebolísticas diferentes e então o nosso Peyroteo… só demonstra que o Bebozébio apenas se encontra em 3-lugar…. na lista dos melhores de sempre!!
E mais temos que lutar para o reconhecimento dos nossos títulos com todas as forças e assinando as petições e fazendo toda a pressão legítima para que a nossa história não seja ofendida e vilipendiada… por essa corja de invejosos malfeitores que representam o que de pior este país tem !!!!!!
Apoiem todas as iniciativas, apõem está direcção que apenas quer que a VERDADE seja reposta….
VIVA O SPORTINGGGG !!!!!!!
11 Março, 2018 at 10:48
A duvida é…
Foram paridos…
Ou “defecados”…?
SL
11 Março, 2018 at 10:42
Lenda
Sl
11 Março, 2018 at 11:00
Nas 12 épocas de Leão ao peito, os golos foram sempre mais que os jogos.
Incrível.
O que eu dava para ver a nossa equipa naquela altura. Mais, se entre 1946 e 1949 já houvesse Taça dos Campeões Europeus… estaria lá o nosso nome mais que uma vez.
11 Março, 2018 at 11:07
Os grandes goleadores estão na sombra do gigante Peyroteo.
A tribuna presidencial passa a ter o seu nome,é uma bonita homenagem.
SL
11 Março, 2018 at 15:25
Óptima sugestão, Phu7ure. Julgo que devia ser passada à Direcção. Era justo e, simultaneamente, uma forma de retirar do “esquecimento”/branqueamento o nome desta lenda do nosso futebol e do futebol europeu.
11 Março, 2018 at 11:10
Pena que a Bola de Ouro, a Bota de Ouro e as Competições Europeias tenham sido criadas uns 10 anos depois. Naqueles três anos dos cinco violinos, alguma vez haveria de cair para nós
11 Março, 2018 at 11:15
Peyroteo não existiu.
Não ha videos no YouTube. Nem links. Ficção.
11 Março, 2018 at 11:33
Concordo… Mais uma invenção de Bruno de Carvalho…
Este presidente só quer acabar com o clube…. Malvado devolvo vermelho…
“Eu tenho em minha posse um documento oficial, que demonstra, prova mesmo, que o Deusébio tinha mais golos que o Fernando… A fpf está a preparar um projecto-lei, para ir à AR, com a oficialização dos treinos e jogos de rua do Carnide como contabilidade oficial para efeitos estatísticos sendo que o maior opositor do nosso jogador, para além do Deus-King-da-Perfeição é Calabote, que há época já marcava, pelos vermelhos…, numa clara alusão aos anos de avanço que esta organização sempre teve em relação ao seu rival da 2 Circular. Um passo mais para a história…”
11 Março, 2018 at 16:02
isso da-lhes ideias…
…com o descaramento daquela canalhada capazes disso sao eles.
11 Março, 2018 at 12:32
Existiu que o Tadeu lembra-se de festejar campeonatos nessa altura. 😀
11 Março, 2018 at 13:40
Ri te
Ri te…
11 Março, 2018 at 13:53
Ahahahahaha
11 Março, 2018 at 14:03
Sabes do que ela gosta?! Porque não a ajudas?
Sempre servirias para alguma coisa!
😉
Ò Loser!
11 Março, 2018 at 14:39
Respeita o Sr Joaquim Carvalho Tadeu que tem idade para ser teu avô. 😀
11 Março, 2018 at 14:43
O Sr. Tadeu estava presente quando o Grande Sporting foi fundado. Na altura ja tinha 30anos. Lembra-se de tudo
11 Março, 2018 at 14:52
Loser.
11 Março, 2018 at 15:15
Olhó boling!!
Parem a perseguição.
11 Março, 2018 at 15:15
Escadinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
11 Março, 2018 at 11:19
Que pena não ter tido o prazer de ver este grande jogador ao vivo.
Foi uma das razões de o meu falecido pai se ter tornado Sportinguista.
11 Março, 2018 at 15:39
O meu pai ainda treinou nos juniores do sporting (GR) quando ele jogava e o treinador era o Szabo. Ele diz que o Peyroteo era um poço de força e uma máquina de fazer golos absolutamente inacreditável; que o Jesus Correia tinha uma velocidade que ninguém o parava, que o Vasques fazia centros que pareciam fatos de alfaiate (“à medida” do Peyroteo); mas que o regalo em termos técnicos era o Travassos , o Zé da Europa, o 1º futebolista português a ser convocado e a jogar numa selecção europeia.
Em miúdo, vi jogar o Travassos, o Vasques , o Albano, o Manuel Marques (DC) e o Carlos Gomes (mítico GR) nos jogos de veteranos SCPvsSLB que antecediam o jogo da final Taça de Honra da AFL (na jornada de eliminatória jogavam SCP e SLB vs Belenenses e/ou Atlético, os dois jogos na mesma noite). O Travassos, mesmo com uns aninhos a mais, continuava a jogar que se fartava pois tinha boa finta e colocava a bola aonde queria.
Saudações leoninas
11 Março, 2018 at 11:39
Incomparável
11 Março, 2018 at 11:50
“Fake News”… Said all the envious people 😀
11 Março, 2018 at 12:04
9 golos ao Leça… num só jogo.
NOVE.
nunca mais… o futebol não permite.
11 Março, 2018 at 15:46
E o 2º maior score dos principais campeonatos europeus, 8 golos também é dele!
11 Março, 2018 at 12:07
Peyroteo é sou mais um dos casos que antes desta direcção chegar ao Sporting , estávamos mortos e enterrados para a fpf .
SL
11 Março, 2018 at 12:41
Eu so queria meio-Peyroteo no plantel actual.
11 Março, 2018 at 12:58
Dois violinos e meio, eheh
11 Março, 2018 at 13:31
3 violinos na vá o meio falhar!
SL
11 Março, 2018 at 15:51
Se querias meio Peyroteo, tens o Bas Dost (média de mais de 1 golo por jogo no campeonato).
11 Março, 2018 at 13:18
http://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT88237
11 Março, 2018 at 13:45
Aquela máquina!
Sempre a bombar.
Traçou metas inalcançáveis.
Records de jogos e, impossíveis de bater, de golos. Vitórias e taças. O receio dos adversários.
Eternizou-se na história.
Obrigado por nos teres ajudado a ter a nossa dimensão actual. Foi esta geração que massificou o Sporting Clube de Portugal.
11 Março, 2018 at 14:18
O meu saudoso pai teve, particularmente e de que me recorde, três ídolos dessas épocas: João Azevedo, Fernando Peyroteo e… Pedro Pireza, de quem pouco se fala hoje.
Sobre Peyroteo, quando terminou a sua carreira, nada posso adiantar para além do que ele me contava: não tinha feito ainda dois anos…
Direi que era com embevecimento que falava sobre este enorme símbolo Sportinguista.
11 Março, 2018 at 15:57
O Pireza foi imediatamente anterior ao Peyroteo. O meu pai também fala dele como um avançado com muito faro de golo mas menos concretizador que o Peyroteo por, apesar de ser mais dotado tecnicamente, era inferior atleticamente (e, na época ainda mais do que hoje, isso contava muito). Outra desvantagem, foi a de que, se no tempo do Peyroteo, havia menos divulgação do Futebol, nos anos do Pireza ainda era pior; a era final do Peyroteo e dos cinco violinos foi quando começou a haver alguma mediatização graças aos relatos da rádio e à expansão dos jornais desportivos. Mas sim, o Pireza é um dos nomes e ídolos da História do nosso futebol.
Saudações Leoninas
11 Março, 2018 at 19:15
O meu pai referia o Pireza como jogador de enorme técnica. Como o José Travassos, meu segundo treinador nas “Escolas” do Sporting, dotado, além disso de um belo pontapé. Eu que o diga…
13 Junho, 2018 at 1:02
Obrigado, meus caros, pela partilha.
Estou lendo as memórias do enorme Peyroteo (e que bom naco de prosa, deliciosos os diálogos com o Míster Sezabo, transcritos ipsis verbis!) e lá está a referência à magistral equipa que o antecedeu, onde Pireza pontificava. A páginas tantas, a propósito da necessidade da intuição para o futebol (“Vontade sem jeito, nada feito!”), Peyroteo cita inclusive o próprio Pireza.
«O Pedro Pireza afirmava:
“… futebol não se aprende; nasce com as pessoas”.
Dou-lhe razão e vejamos porquê. Tal como um gato brinca com um novelo de lã, o Pireza parecia ter o condão de atrair a bola de futebol; tanto a afastava de si, como a “chamava”, fazendo-a “morrer” a seus pés.»
AbraÇalam!
11 Março, 2018 at 15:51
Isto sim uma lenda !!!
Foi esquecida e desprezada por algumas toupeiras que presdiram o nosso clube e algumas instituições que regulam o futebol portugues!
PS:
Pena ver esta enorme figura conspurcada na primeira pagina ( de anteontem creio eu ) do jornalixo ABurla.
Serviram-se de uma lenda do Sporting para nao terem de se sujar nos tuneis escavados pelas toupeiras ao serviço do seu patrão.
11 Março, 2018 at 16:03
Se o puseram na 1º página não fizeram mais que respeitar minimamente a História do próprio jornal: Cândido de Azevedo, seu fundador foi admirador confesso de todas as qualidades de Peyroteo como desportista e como Homem e escreveu sobre ele várias crónicas elogiosas.
Se quisessem cumprir acima dos “serviços mínimos”, aos actuais jornaleiros do que já foi um Jornal de excelência bastava compilar essas crónicas ou referências escritas pelo seu fundador.
Mas um destaque de 1ª página, vindo desta gente já não mau de todo. Como há muito deixei de ler aquele lixo nem sei o que publicaram.
Saudações leoninas
11 Março, 2018 at 16:54
Caro Alvaro,
não entendeu ( ou eu nao me fiz entender ), o que quiz expressar foi a repulsa, pelo facto de ABurla ter feito uma 1ª pagina sobre Peyroteo para não destacar o caso E-Toupeiras (Paulo Gonçalves tinha sido apresentado á juiza e ja se sabiam as medidas de coação – facto destacado por toda a imprensa) deste modo pode esconder a noticia num cantinho da ultima pagina, se é que a noticiou de todo, tal como fizeram com os mails de JMarques, sobre os quais nem uma linha escreveram.
Candido de Azevedo e as suas qualidades há muito que foram esquecidas por esta gente. E ABurla ja não é o que foi em tempos, nem nunca mais seria se de mim dependesse.
Peyroteo merece todas as 1ª paginas do mundo, não merece é ser usado por esta canalha para esconder os podres de outrem.
SL
11 Março, 2018 at 19:09
Só recebi há coisa de duas horas.
3.658 se não erro.