O apuramento de campeão de Juvenis até tinha começado de forma promissora, com o Sporting a mostrar que queria dar luta até final, mas desde de dia 26 de Maio deu-se o descalabro. Derrota com o SC Braga, derrota com o Vitória e uma goleada sofrida no Olival por 4-0, afastam definitivamente os nossos sub17 da luta pelo tricampeonato, que promete ser até final entre o Benfica e FC Porto.
Neste momento, o quinto posto revela não só o desacerto inesperado neste final de campeonato, como o total descrédito da equipa, que nunca conseguiu levantar-se depois dos sucessivos maus resultados. Na próxima semana, recebemos o Benfica e jogamos pouco mais que o orgulho. O objectivo deve ser somar pontos para subir rapidamente algumas posições na tabela, de forma a terminar o campeonato num melhor plano.
Depois de entregue o campeonato de Juniores, resta ao Sporting a luta por um escalão. Os Iniciados recebem o Benfica no dia 10 de Junho e uma vitória é o que basta para que o título fique em Alcochete (ao SLB basta um empate para revalidar o título). Este é o troféu que nos foge há mais tempo na formação e um escalão que tem sido dominado pelo rival da Segunda Circular. Como tem sido comum, os nossos mais pequenos estão na luta até final e mostram mais uma vez um conjunto de talentos com tudo para se impor no futebol profissional.
Joelson, de apenas 15 anos, é o melhor marcador desta fase de apuramento de campeão, com 8 golos em 9 jogos. A esta geração vai juntar-se uma equipa que se sagrou campeã regional de sub16 e alguns talentos que ficarão no escalão de Juvenis, prometendo mais um ano de bom futebol e muitas conquistas. Dia 10 é dia de apoiar a pequenada e garantir que o título regressa à melhor escola de talentos do país.
Por fim, a jornada final do campeonato de Juniores foi o último jogo enquanto jogador de formação de muitos dos craques que acolhemos desde muito novos. Daniel Bragança, Mitrovski, Thierry ou João Oliveira são alguns dos rapazes que se juntam ao conjunto de jogadores profissionais do Sporting e que deverão integrar a equipa sub23. A todos eles (mesmo os que não estão mencionados) toda a sorte do mundo, que possam vingar com a nossa camisola ou, caso contrário, levem todos os ensinamentos da Academia para qualquer clube que tenham o orgulho de representar.
Nos últimos tempos tem sido algo complicado acompanhar a formação como gostaria, muito por força do momento complicado que atravessamos enquanto clube. Durante estes dias, tenho lido muitos sportinguistas descredibilizar o nosso ADN formador, motivados por alguma mágoa por dois jogadores formados em casa terem pedido a rescisão unilateral com o clube que dizem ser o do seu coração. É com alguma pena que leio este tipo de opiniões, apesar de saber perfeitamente o que as motiva.
Temos depositado esperanças ano após ano naqueles atletas que consideramos predestinados, que são a personificação do nosso amor pelo clube e dos valores Sporting. Mas, por muito que queiramos, nunca vamos conseguir fugir a esta tendência inerente que é a de revelar talentos todos os anos, ainda que a tristeza faça parte do nosso quotidiano desde há um mês para cá. Tomo algum consolo em ver Rafael Leão abraçado a Max, sabendo que o tempo vai curar muitas feridas e substituir heróis por outros.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
5 Junho, 2018 at 13:42
faltam 10 dias para acabar o prazo infame, 10 dias que vamos acordar sobressaltados pelas capas de jornais e pelo permanente medo de ter odesgosto de descobrir eventuais pés de barro em mais algum dos nosso ídolos…
que treta de tempo que nunca mais passa….
5 Junho, 2018 at 14:18
“Jamais me aproveitaria do momento do Sporting. Acima de tudo, sinto-me triste. É um clube que representei com muito orgulho, não é agradável ver o que está a acontecer. Espero que tudo se resolva a bem, para o Sporting estar onde merece, no topo.” – palavras de respeito de Marco Silva.
5 Junho, 2018 at 14:23
40M pelo o William e acredito no que ele diz lol
5 Junho, 2018 at 14:25
+1
5 Junho, 2018 at 14:50
Os vossos comentários são uma tristeza! 🙁
Enfim, gentinha há em todo o lado…
5 Junho, 2018 at 15:04
Nada contra o Marco, apesar do seu profissionalismo ter ficado um bocado manchado no Watford. Só fico com um pé atrás nas declarações por causa disso
5 Junho, 2018 at 15:48
Qualquer profissional com bom senso, e conhecimento do que é o Sporting, pensa o que o Marco disse.
Mas como vem do Marco…
5 Junho, 2018 at 16:52
Claro q desconfio de qualquer coisa q esse gajo diga.
Qual é a dúvida?
5 Junho, 2018 at 17:10
E nunca desconfiaste do oportunismo do José Eduardo?
Agora que ficou sem o contrato dos tachos, já não é amigo de BdC.
5 Junho, 2018 at 20:05
Até que me provem que fez mal ao Sporting, nada tenho a apontar ao Marco Silva. Como nunca provaram…
Ah, se calhar neste momento se o arrependimento matasse… Continuo a pensar que o despedimento de MS foi uma necessidade para a entrada de JJ.
5 Junho, 2018 at 19:06
A vossa cartilha é smp a mm, José Eduardo quando foi para despedir Marco Silva foi o maior agora que mudou de opniao é sinal que acabou o tacho.
Eu já fui apoiante de BdC e agora não sou e não tenho nem nunca tive um tacho no clube.
5 Junho, 2018 at 20:57
Nah.
Ele não mudou de opinião e depois é que largou o tacho.
Foi ao contrário.
A Empresa dele foi dispensada, e depois é que ele mudou de opinião.
🙂
5 Junho, 2018 at 15:08
um vez sonso, sonso a vida toda
5 Junho, 2018 at 14:32
A “Falência Técnica” e o impacto das rescisões
https://misterdocafe.blogspot.com/
Nos últimos dias a imprensa e alguns “notáveis” muito têm tentado puxar pela história da falência técnica e da insolvência. Vamos lá desmontar isto de uma vez por todas para que se perceba o que está aqui em causa.
Por definição uma empresa está numa situação de falência técnica quando o valor do seu passivo é superior ao valor do seu activo. Ou seja, os seus capitais próprios são negativos. Vamos lá ver o que se tem passado no Sporting.
Evolução Capital Próprio da Sporting SAD
Como podem verificar, desde a criação da Sporting SAD raros são os exercícios económicos em que a SAD não esteve em falência técnica. Como seria de esperar, os primeiros exercícios estiveram a verde, com capitais próprios positivos. Só que com os prejuízos acumulados pelos senhores credíveis e notáveis a coisa foi descambando. Depois de três exercícios com capital próprio positivo (1998-2001), eis que surgiu um período de 13 épocas desportivas em falência técnica (2001-2014).
Durante esses 13 anos os sócios foram presenteados por várias reestruturações financeiras, operações harmónio e até venda de património não desportivo. É sempre uma boa altura para recordar os Sportinguistas da delapidação do património não desportivo do Sporting. Durante estes 13 anos os senhores de punho rendado e discurso credível venderam o enorme terreno junto ao estádio, a clínica CUF, o Holmes Place, o Edifício Visconde de Alvalade e até o parque de estacionamento do Estádio.
Treze anos depois, Bruno de Carvalho conseguiu resolver a questão da “falência técnica” virando um diferencial de quase 120 milhões negativos para 7 milhões positivos na época 2014/2015. Na época seguinte, o facto de ter de fazer a provisão para pagamento à Doyen fez com que o Sporting regressasse aos capitais próprios negativos, algo que foi recuperado nas épocas seguintes. Neste momento o Sporting está com cerca de 7,5M de euros de capitais próprios positivos.
Dos três grandes o Porto é o único clube que se encontra em situação de falência técnica com capitais próprios negativos na casa dos 33 milhões de euros.
Resultados Líquidos Sporting SAD
Algo que tem ajudado a tirar o Sporting da falência técnica é o facto da actual administração da SAD apresentar resultado líquidos positivos. De 2013/2014 até ao 3º semestre de 2017/2018 o Sporting apresentou lucro em 4 dos 5 exercícios. Em termos acumulados, a gestão de Bruno de Carvalho é a melhor da história da Sporting SAD, com lucros acumulados na casa dos 19,5 milhões de euros. De seguida faço um comparativo entre os presidentes para terem noção das diferenças.
Resultados líquidos acumulados por presidente
Dos 6 presidentes que o Sporting teve desde a criação da SAD, apenas dois conseguiram ter resultados acumulados positivos: Filipe Soares Franco com 2,8 milhões de euros e Bruno de Carvalho está neste momento com 19,5 milhões de euros de lucro.
As rescisões
Algo que preocupa muito os Sportinguistas é a possibilidade de todo o plantel rescindir contrato com o Sporting e o impacto que terá nas contas. Ainda na manifestação de ontem vi muitos patetas a dizer que a SAD falia se isso acontecesse. Fica já esclarecido que isso é absolutamente falso. Passo a explicar tudo ao pormenor.
Bem, desde logo é preciso salientar que até ao momento há dois jogadores com pedido de rescisão unilateral: Podence e Patrício. É preciso deixar bem claro que os jogadores têm uma semana para mudar de ideias. Findo esse prazo, o assunto passa para a justiça e ai são os jogadores que têm de provar que existe justa causa para a desvinculação.
Vejamos as contas da Sporting SAD.
Como podem verificar, o Sporting tem o seu plantel avaliado contabilisticamente em 78,6 milhões de euros. Neste valor estão incluídos todos os jogadores com contrato com o Sporting (jogadores da equipa A, equipa B, formação e emprestados).
É muito importante referir que as rescisões de Daniel Podence e Rui Patrício não têm qualquer tipo de impacto no activo, uma vez que são jogadores de formação e a sua contabilização é próxima do zero. Se ficarmos por estas duas rescisões fica tudo na mesma.
E se rescindirem todos?
Não acredito minimamente que todos os jogadores do plantel rescindam contrato com o Sporting. De qualquer forma, se todos os jogadores da equipa A rescindissem, o valor do plantel contabilizado no activo desceria consideravelmente. Não tenho informação sobre a valorização individual de cada jogador, mas fazendo uma estimativa diria que essa rubrica passaria para um valor na casa dos 30 milhões de euros. Depois seria necessário esperar pelas decisões judiciais para perceber se o Sporting seria ou não ressarcido por essas rescisões unilaterais.
Imaginando o pior cenário possível, que seriam todos os jogadores rescindirem e o Sporting não ser indemnizado: neste caso a Sporting SAD regressaria a uma situação de falência técnica na casa dos 40 milhões de euros de capital próprio negativo. Para se fazer uma comparação, recordo que Godinho Lopes deixou o clube nos 120 milhões de capital próprio negativo.
E a próxima época?
Mais uma vez, apresentando o pior cenário possível com rescisões de todos os jogadores do plantel principal. Ora, saindo todo o plantel principal desapareciam grande parte dos custos com pessoal, que esta época devem ultrapassar os 70 milhões de euros. Logo, ficávamos sem uma enorme despesa para a próxima época. Do ponto de vista das receitas este ano entra em vigor o contrato com a NOS e passaremos a receber 40 milhões de euros. Depois existem todas as outras receitas que não deixariam de existir, até porque os Sportinguistas não são conhecidos por abandonarem a sua equipa.
Para fechar
Não me passa sequer pela cabeça que todo o plantel rescinda contrato, mas faço este exercício teórico usando o pior cenário possível para mostrar que o Sporting não irá desaparecer ou falir como alguns querem fazer passar. Se todos os jogadores rescindissem, o Sporting teria de ajustar a sua estrutura de custos às suas receitas. Receitas essas que são suficientes para aguentar a sociedade. E não esquecer que o Sporting tem fortes probabilidade de ganhar os processos aos jogadores. O Bruma que o diga…
Fica esta análise meramente contabilística do pior cenário possível para que os Sportinguistas tenham uma melhor noção das contas da SAD.
Para terminar quero só recordar que jogadores como Carlos Mané, Domingos Duarte, Iuri Medeiros, Jefferson, Jonathan Silva, Matheus Pereira, Marcelo, Raphinha ou Francisco Geraldes fazem parte dos quadros do clube e não estão em situação de pedirem rescisão.
https://misterdocafe.blogspot.com/
5 Junho, 2018 at 14:34
Lucky Luke .
5 Junho, 2018 at 15:12
Já agora recomendo a leitura do poste do MC porque ele coloca imagens gráficas (uma imagem vale mais que mil palavras) que evidenciam bem aos fatos que suporta … dados retirados dos RC dede há 20 anos.
5 Junho, 2018 at 18:47
E esqueceu-se de mencionar gente como Baldé e Gauld, sem falar nos B, como Demiral ou R. Barbosa ou na possibilidade de fazer regresar de ex Leões como Beto ou Nani, os quais ainda podem fazer um bom par de épocas.
Quanto à formação, é Impensável interrompê-la. Na pior das hipóteses geraria moedas de troca, mas há treinadores mais aptos a integrar miúdos no plantel (nem que seja como suplentes ou reservas, antes de os vender para mercados secundários ou não) do que outros. Além dos título que nos traz.
Espero que sejam os Iniciados a impedir o tri lampião. Seriam uma bela luz verde ao fundo deste túnel. SL
5 Junho, 2018 at 19:21
Ou o Gelson Dala, ou o Ary Papel e há vários outros!
SL
5 Junho, 2018 at 20:58
Prcisamos de alguém que seja um bom treinador de fubteol, que saiba gerir recursos humanos e desportivos, nos Sub23.
Não apenas um gajo que ” replica ” o que se passa na equipa principal.
5 Junho, 2018 at 14:47
” Ora, saindo todo o plantel principal desapareciam grande parte dos custos com pessoal, que esta época devem ultrapassar os 70 milhões de euros. Logo, ficávamos sem uma enorme despesa para a próxima época. Do ponto de vista das receitas este ano entra em vigor o contrato com a NOS e passaremos a receber 40 milhões de euros. Depois existem todas as outras receitas que não deixariam de existir, até porque os Sportinguistas não são conhecidos por abandonarem a sua equipa.”
Muito bom…
5 Junho, 2018 at 14:52
Convém dizer que os 40M€ da NOS deste ano já foram consumidos… E mais 20M€ do ano que vem…
Só para lembrar aos mais esquecidos!
Mas podem sempre pedir os 40M€ da época 2021/22…
5 Junho, 2018 at 14:58
Onde é que viste isso?
5 Junho, 2018 at 15:01
Se não me engano o SCP já fez um factoring de algum dinheiro, não sei a totalidade, mas deve ser como o Miguel diz
5 Junho, 2018 at 15:10
Basta ir ao Relatório e Contas para verificar que tal fato não corresponde inteiramente à verdade. Existe ao que parece um valor de factoring que ronda os 15.000 segundo recordo de cabeça … mas vou averiguar
5 Junho, 2018 at 15:19
Como é que sabem que o factoring em causa diz respeito aos direitos com a NOS?! E não por exemplo a uma venda de um jogador com pagamentos faseados?!
5 Junho, 2018 at 17:16
Não sabem mas como é para bater e dizer mal a “liberdade criativa” impõe-se.
5 Junho, 2018 at 15:41
fodass que nódoa de gajo!!!
5 Junho, 2018 at 19:22
Isso não é verdade! O Sporting não fez qualquer factoring com o contracto da NOS!
SL
5 Junho, 2018 at 21:00
Isso está explicado, mais abaixo.
Já alguém falou sobre isso.
Antes de questionarem algo, vejam se os vossos colegas já colocaram a mesma questão.
É que assim, a aula nunca mais acaba.
🙂
5 Junho, 2018 at 15:06
O mister anda a consumir muita cafeína… e depois vê tudo muito cor-de-rosa…
5 Junho, 2018 at 15:41
e tu cocaina???! 😉
5 Junho, 2018 at 15:50
Trolha, não foste suspenso, idiota?
5 Junho, 2018 at 20:21
O Rigaboss foi bloqueado porque ofendia os outros frequentadores do blog. E este personagem? Pode ofender a torto e direito e não censuram???
5 Junho, 2018 at 21:02
Fora os paraquedistas, que ofendem bastante.
O Tadeu e Trolha, eram tipo 2 gajos.
Mas os paraquedistas que têm aparecido, os anti e odiosos, têm insultado bastante mais.
” Mas a coca vai acabar. “
5 Junho, 2018 at 21:12
Desculpa, o meu comentário dirigia-se ao BartSimpson.
Gosto do Tadeu e do Trolha, que faz cá falta.
E também gosto dos teus comentários
Sou novo mas não sou paraquedista…
5 Junho, 2018 at 21:15
Tu Também és novo por aqui. Se calhar também te chamaram paraquedista…
6 Junho, 2018 at 0:18
Não disse que eras paraquedista e disse que alguns paraquedistas só aparecem para insultar.
Porque raio pensaste em ti ?
Wtf ?
Algo me escapou ?
6 Junho, 2018 at 10:40
🙂
Idiota é um termo carinhoso…
5 Junho, 2018 at 15:27
“É muito importante referir que as rescisões de Daniel Podence e Rui Patrício não têm qualquer tipo de impacto no activo, uma vez que são jogadores de formação e a sua contabilização é próxima do zero. Se ficarmos por estas duas rescisões fica tudo na mesma.”
De facto no Activo não tem impacto…porque são da formação…. mas no Passivo tem impacto….pois qualquer aluno do 1º ano de uma faculdade qualquer aprende os Principios Básicos da Contabilidade!
E um dos principios é o da Prudência!
Por isso…. há que provisionar as eventuais indemnizações a pagar aos atletas. Só no caso do Rui Patrício estamos a falar de 9,6 milhões de euros.
Atenção que não estou a dizer que vamos perder e ser condenados a pagar esta verba!
“Ai e tal e se ganharmos?”
Se ganharmos…. anulamos a Provisão quando a decisão for final.
E quanto à eventual indemnização a pagar pelo Rui e pelo Podence….. não se pode colocar nada nas contas!!
E não se pode por causa do principio da prudencia! Ou seja…. provisionam-se “riscos”, mas nunca se provisionam eventuais vitórias juridicas.
Por isso…o Mister do café que vá mentir para outro lado!
5 Junho, 2018 at 15:44
Depende…depende do que o advogado declarar. Se o Advogado considerar que há uma muito baixa probabilidade de esse custo efectivamente ocorrer não há lugar à criação da provisão e é apenas um passivo contingente, com obrigatoriedade de menção no relatório mas não da criação de provisão…
5 Junho, 2018 at 15:49
Podes fazer a “habilidade”….mas levas uma Reserva como “gente grande”
Aliás….não foi por acaso que por exemplo a Doyen foi provisionada, apesar de para o “exterior” o Presidente dizer à boca cheia que íamos ganhar o caso.
P.S. Doyen para mim foi estratégia de obter o financiamento que fazia falta naquela altura a condições que ninguem dava ao Sporting. Ou seja…em termos de Gestão aplaudo essa atitude do Bruno!
5 Junho, 2018 at 16:03
Não é forçoso…como te digo…depende da resposta dos advogado aos auditores…
Se ele responder que há uma muito baixa probabilidade de perder nenhum auditor mete reserva. Menção no relatório é que será obrigatório muito provavelmente como passivo contingente.
Isto se o RP realmente meter um processo ao Sporting para receber esse valor…o que eu ainda tenho mais dúvidas…
5 Junho, 2018 at 16:15
E depende do Advogado em questão….
Levando a coisa ao “extremo”…uma coisa é teres um parecer de um gajo qualquer que ninguém conhece…. outra coisa é apresentares um parecer assinado por um dos principais especialistas nesta área.
5 Junho, 2018 at 16:31
Eu diria que se o Patrício intentar tal acção é possivel que tenhamos que fazer provisão.
Mas confesso que tenho ENORMES duvidas da possibilidade de que essa acção tenha o mínimo de sustentação. O gajo rescinde, vai para outro clube e ainda tinha de receber os salários até ao fim?! Isso não faz ponta de sentido…
5 Junho, 2018 at 16:39
Mas isso que tu acabaste de escrever é o que eu penso.
E que a carta do Patricio pode ter 34 páginas…. mas a ÚNICA coisa que conta para decidir a justa causa ou não são as agressões na academia…. porque as mensagens “idiotas” e tudo resto aconteceu há mais de 30 dias, pelo que “não contam”.
Dar razão num caso destes era abrir uma caixa de pandora gravíssima….
Por exemplo o Neymar quer sair do PSG…
O Real Madrid pagava 1 milhão € a dividir por 50 “manfios” para invadirem o centro de estágio do PSG…. e lá ia o neymar para o Real Madrid de borla e ainda tinha direito a receber a totalidade do contrato com o PSG??
Não pode ser!!! Porque se assim for…. está tudo “fodido”
5 Junho, 2018 at 21:04
Jovem..
Isso iria acontecer, sem problemas, sem stresss.
Acontecu o mesmo com a Doyen, e e era o dobro ou o triplo.
Terás também de ver o outro lado ( o mais provável ), que eria o Sporting ser indemnizado.
Fosse este ano, ou no próximo, os valores seriam bastante mais altos.
5 Junho, 2018 at 16:06
O que vale é que nesta dupla almofada, uma delas é pequenina
5 Junho, 2018 at 16:12
E o problema não está apenas aí: por exemplo, o prospecto de emissão obrigacionista apresentado recentemente à CMVM foi rejeitado – contrariamente aos do FCP e do SLB -, porque , entre outras coisas, não contemplava no domínio dos riscos as possibilidades de resolução de contrato com justa causa dos jogadores falados.
5 Junho, 2018 at 16:13
E não estará essa parte já provisionada nos tais 70 milhões que deixas de “gastar” ?
SL,
5 Junho, 2018 at 19:27
E ele a dar-lhe! Mas quem é que lhe disse que há que provisionar o que quer que seja até haver qualquer decisão de 1ª instância? Então o jogador teria que fazer igual provisão! Aonde e como? Só após qualquer condenação indemnizatória em 1ª instância e usando recurso, há a necessidade de provisionamento da quantia indicada por essa 1ª instância, até ao recurso.
SL
5 Junho, 2018 at 23:28
Só falta o Mister do Café vir dizer que tudo isto não passa de um acto de gestão brilhante de Bdc.
5 Junho, 2018 at 14:33
Mudem mas é o local da Academia que aquilo tem telha quente.
Já na próxima época estarão na equipa principal os retornados que foram exilados pelo supermega treinador.
Mais virão a caminho mas por favor aquelas telhas quentes torram-lhes os miolos e não são de amianto são de mendianto que é muito pior.
Já agora , isto ajuda !?
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/06/a-falencia-tecnica-e-o-impacto-das.html
5 Junho, 2018 at 14:47
Gosto sempre destes textos da Maria Ribeiro, ainda que nem sempre partilhe a sua opinião.
Vou passar por cima dos Juniores e dos Juvenis e fazer um pequeno comentário sobre os Iniciados.
Ainda me está atravessada aquela 2ª parte – vergonhosa – que fizeram no Olival contra o FCPorto a jogar com 10… Nessa 2ª parte demonstraram tudo o que eu acho que falta à formação do Sporting e, posteriormente, à equipa principal: garra, querer, vontade de vencer inexcedível. Numa palavra, atitude!
Espero que consigam vencer o Benfic@ e que se sagrem campeões.
Penso que todo o futebol masculino do Sporting precisa de uma atitude diferente, desde os mais novos à equipa principal. Era interessante que um dia se abordasse aqui este tema pois uma das coisas que nos ajuda a estar tanto tempo sem títulos importantes passa muito por toda uma postura errada que vem desde as camadas mais jovens.
Eu não sou sportinguista porque cresci com o Sporting a ganhar muitos títulos. Sou sportinguista pelos meus ídolos da juventude – Damas, Yazalde, Dinis, Marinho, Chico Faria, Manuel Fernandes, Keita, Jordão, Fraguito, etc – e por uma postura diferente que o clube sempre teve. Sou sportinguista por convicção que este é O clube!
Não gosto de perder nem à carica! Detesto! Fico fodido! Mas passa-me depressa e aceito a derrota quando o outro foi melhor, ou simplesmente teve mais sorte. Não exijo vitórias, e muito menos vitórias a tudo o custo. Mas exijo entrega total. Disso nunca, mas nunca mesmo, abdicarei. Depois, a bola é redonda e que ganhe o melhor!
E eu não vejo esta entrega total no futebol do Sporting há anos… 🙁
5 Junho, 2018 at 15:04
Miguel, permite-me que discorde. Mário Rui, Rui Patrício, Beto, Cedric, William, José fonte, Moutinho, João Mário, Adrien, Gelson Martins, Quaresma, Cristiano Ronaldo. 12 jogadores que vão representar Portugal no Mundial formados na nossas escolas. Ninguém fornece tantos jogadores a uma seleccao se o os princípios competitivos não estiverem lá todos. E isto já nem é coincidência porque são demasiadas gerações e demasiados atletas. O Sporting não tem falta de atitude, tem incompetência. Andou anos atrás de o prejuízo na época em que o futebol mais rapidamente mudou. Sempre me revi em equipas lutadoras, muitas no meu clube, durante toda a minha vida. Se existe coisa que não falha é a capacidade de sofrer das nossas equipas. Mas o futebol não é isso, é muito mais. Os nossos rivais já compravam bem, já tinham departamentos estruturados, ja entendiam o mecanismo dos agentes, já apostavam nas competições europeias e na expansão da marca, andávamos nos a despedir treinadores em barda, sem projectos desportivos. Temos uma década de atraso no que toca a gerir um clube. Sem essa atitude hoje éramos um clube muito longe em termos competitivos.
5 Junho, 2018 at 15:07
Temos uma década de atraso no que toca a gerir um clube e montes de anos de experiência em discutir meias, calções, equipamentos e emblemas.
5 Junho, 2018 at 15:09
Também o discutem noutros lados. É veres o que acham os portistas dos novos equipamentos.
5 Junho, 2018 at 15:12
Como nós, não acredito!
5 Junho, 2018 at 15:14
Ah, porra. Se tivesse visto este comentário da Maria escusava de ter gasto o meu latim. Ainda para mais, escrito de maneira bem mais informada e eloquente do que o meu bitaite tascoso.
5 Junho, 2018 at 15:16
E a propósito, Maria: este comentário bem desenvolvido era capaz de dar um post muito interessante e necessário. É um diagnóstico que precisa de ser feito, divulgado — e até disputado — para enriquecer o diálogo sportinguista. Fica a ideia! E obrigado.
5 Junho, 2018 at 15:19
É uma boa ideia, obrigada! Às vezes só precisamos de nos distanciar um pouco e ver exemplos de outros clubes. Não me parece que as equipas do Liverpool tenham falta de atitude. Mas entrou em vigor um novo modelo em inglaterra e eles não souberam acompanhar muito tempo. Agora os outros são
super potências e eles andam atrás do prejuízo, a sacudir esse pó. No nosso caso é algo parecido, em escala claro 🙂
5 Junho, 2018 at 15:31
Bom paralelo. Lembro-de um par de artigos do Guardian deste ano (?) após visita ao Seixal e a Alcochete em que o repórter começa precisamente por sugerir que a nossa Academia é de uma realidade passada. Até romantiza um pouco sobre isso, mas quando li ocorreu-me logo que, mais do que passada, temia que estivesse ultrapassada. Digo isto da perspectiva de um adepto leigo, mas curioso, que hoje em dia praticamente só acompanha a formação quando ela chega à equipa principal.
5 Junho, 2018 at 15:34
Aqui está o tal artigo: https://www.theguardian.com/football/in-bed-with-maradona/2018/feb/16/sporting-lisbon-academy-ronaldo-figo-ballon-dor
Inclui uma das fotos mais memoráveis do meu sportinguismo: Ronaldo, Nani e João Mário suspensos no ar a celebrar um golo no Euro 2016.
5 Junho, 2018 at 15:46
Imagem fantástica, alegria fantástica no dia 10 de Julho. Que este ano tenhamos outra 🙂
5 Junho, 2018 at 15:34
Só acompanhas o que mais importa. No Sporting a filosofia é que a medida do sucesso são os números na equipa principal. Ultrapassada ou não, é assim que pensa Aurélio Pereira.
5 Junho, 2018 at 15:43
e o JJ também já foi….
venha o próximo a ser queimado.
5 Junho, 2018 at 16:09
Permito, com certeza! 🙂
Não concordo contigo, se bem que não falava há tantos anos para chegar a Ronaldos e afins…
Tivemos algum sucesso quando a qualidade existia em quantidade. Garra há pontualmente num ou noutro jogador, porque está no ADN dele. Não porque é incutido pelo clube.
Tu vês jogar as equipas do Porto, podem não jogar grande coisa, podem não ter uma qualidade por aí além, mas garra não falta! Todos, ou quase. Porque isso é incutido no clube!
Indo aos últimos 10 anos, por exemplo, quantos jogadores com garra chegaram aos seniores do Sporting? Quantos jogadores como o Adrien, que dá tudo em campo, chegaram?
Pegas nos jovens actuais na equipa A, ou à beira de entrarem, e vê quem tem essa garra, essa atitude competitiva. Vá, faz essa lista e divide-os em 3 grupos: os com garra, os “normais” e os sem garra.
Depois falamos!
5 Junho, 2018 at 16:39
Ja agora Ricardo Pereira tambem.
5 Junho, 2018 at 17:08
E ainda cabiam aí mais alguns….
O bruma, por exemplo não?
Não há dúvida nenhuma que, jogadores, a academia do SCP é do melhor do mundo.
5 Junho, 2018 at 15:12
Esse argumento é repetido ad nauseam no Sporting e, para mim, cada vez mais, parece totalmente vazio. Ou talvez seja uma maneira de enterrar a cabeça na areia e fugir aos verdadeiros problemas do clube. Quase sempre que uma equipa nossa falha algum objectivo, seja qual for a modalidade e escalão, surgem sportinguistas a falar de uma crónica falta de garra/querer/vontade/atitude. Há equipas e jogadores cheios de vontade e querer nas divisões inferiores e em ligas de terceira e quarta categoria.
Claro que ter a mentalidade certa é essencial para competir bem, mas também o são o talento, a qualidade táctica, a infraestrutura, a liderança, entre tantos outros factores. Por que raio achamos sempre que só não vencemos por falta de «atitude», por que raio não se equaciona sequer a possibilidade de sermos inferiores aos adversários? É que, caso isso seja verdade, temos de primeiro identificar o problema para o podermos depois superar.
5 Junho, 2018 at 16:13
Discordo completamente!
No futebol de hoje, de alta competição, ou tens atitude ou passas ao lado. Podes até ter um talento acima da média que se atitude, sem correres, se te esforçares, ficas para trás.
Isto está à vista de todos. Só não vê quem não quer…
5 Junho, 2018 at 17:54
Volta Diego Capel…
Atitude… Garra… Correr muito…
Ter uma “estrutura” com uma (des)união de aço nao tem influência nenhuma nos resultados…
Os nossos adversários discordam…
5 Junho, 2018 at 19:46
Há também sempre a hipótese de encontrar essa garra e atitude nos Vouchers, nos e-mails, nos ex-toupeiras, nos pagamentos para perder, nos padres, nos cafés com leite, nas frutas, nas viagens da Agência Cosme, quem sabe até no Calabote?
Maria, não digo que os resultados deste ano na Formação não obriguem a uma grande reflexão, mas … e os do ano passado, que são diametralmente opostos? Alguém, julgo que a Maria, deu o exemplo dos 12 na Selecção: esse tem sido o número aproximado dos últimos 12 anos. E há que ver ainda o sucesso das selecções dos outros escalões: qual era a base maioritária de escolha nas selecções de Rui Jorge, que estiveram quase 4 anos de alta competição sem perder um único jogo (excepto a malfadada final, mas nos penaltis)?
Já agora, lembro que uma das melhores equipas juniores que já tivemos (entre outros com Figo, Peixe, Nelson, Paulo Torres) não foi campeã; outra equipa junior de excelência (que incluía Futre, Venâncio, Litos, Lima) também não conquistou nada. Na formação do Sporting nunca foram os resultados o mais importante. O mais importante é potenciar as qualidades dos jogadores (incluindo as criativas) para os levar a serem escolhas do treinador da equipa principal. Nunca podem ser todos, claro! Mas a taxa de aproveitamento é o que vai determinando o sucesso da formação!
Obrigado por mais um bom texto Maria (e também por bons comentários de clarificação)
SL
6 Junho, 2018 at 10:42
Não leste em lado nenhum que correr muito chega…
Mas está bem. É sempre fixe debater assim…
5 Junho, 2018 at 23:24
«Ter atitude» é um conceito demasiado ambíguo para valer um comentário tão assertivo de tua parte, parece-me. Alguém diria que o Real Madrid é uma equipa que se destaque pela atitude dos seus jogadores? O Barcelona? O City? Há vários caminhos para chegar à glória — e equipas como o Napoli ou o Atleti são, de facto, muito intensas e bem-sucedidas — mas o que importa é ter talento e competitividade à altura. Não é preciso correr sempre mais, é preciso correr melhor. Por isso digo que a «falta de atitude» é um atributo vazio de significado se puxarmos dele sempre que cheira a derrota. Claro que tem de haver a mentalidade certa, mas na maioria dos casos não será por isso que se perde.
6 Junho, 2018 at 10:51
Ui!
O Barcelona não tem atitude? O City não tem atitude?
Deves estar a brincar…
O Real, por não ter atitude em muitos jogos, este ano ficou cedo afastado do titulo! Tiveram atitude na CL e ganharam… Sim, foi a atitude que fez a diferença, onde perderam e onde ganharam.
Tens o exemplo Porto também. A atitude da equipa este ano foi muito superior à do ano passado, por exemplo, que já não era má. E nem se compara com o que era há 2 anos. O resultado. Ganharam o campeonato justamente.
O Ronaldo é o que é porque tem 100% de atitude em tudo o que faz na carreira. 100% de compromisso.
O mundo está cheio de jogadores talentosos, uns mais, outros menos, mas talentosos. Quem não tem atitude fica para trás.
Outro exemplo… Bernardo Silva e João Mário. O Bernardo é um gajo que ganha de goleada ao João Mário em atitude, ainda que sejam ambos talentosos. É ver onde anda o Bernardo e onde anda o João Mário…
Vocês podem pensar o que quiserem. Não há problema nenhum nisso.
5 Junho, 2018 at 16:39
Miguel nos iniciados é até contraproducente essa conversa do querer e da garra pois leva a comportamentos pré-definidos (passar demasiado depressa sem analizar o contexto por pressão do público, não experimentar soluções criativas, não assimilar príncipios de jogo por jogar mais com o coração do que com a cabeça etc..). Em Iniciados deve até haver ainda alguma “anarquia” para que os jogadores continuem a desenvolver capacidades cognitivas para o jogo e não grandes exigências ou formatações táticas que acabam por por todos os jogadores a fazer o mesmo. Nesses escalões ganhar é secundário, não deixando obviamente de se fazer a pedagogia da responsabilidade e do compromisso. Não me preocupo minimamente com títulos nessas faixas etárias até porque para os conseguir muitas vezes os caminhos são antagónicos à formação de jogadores de topo mais tarde. Nessas idades as capacidades condicionais fazem muita diferença e é fácil ter equipas que vencem onde os jogadores aprendem a fazer só uso da velocidade ou da força tendo depois dificuldades mais tarde onde esses fatores se esbatem.
6 Junho, 2018 at 10:59
Discordo!
Atitude podes ter sempre.
Não deves é amarrar muito os jogadores tacticamente, nem cortar-lhes a criatividade. Mas isso é completamente diferente. Não tem nada a ver com atitude.
Atitude é disputares a bola para a ganhares, e jogares sempre para ganhar, é dar tudo frente a qualquer adversário. Não dares uma bola por perdida… Enfim, dar tudo em campo.
Eu não vejo isso, como equipa, no colectivo, às equipas do Sporting. Há um jogador ou outro assim, porque está neles. E eu falo mais do colectivo. Do que os treinadores incutem aos jogadores.
Vejo isso nas equipas do Porto. Quando se diz “jogam à Porto” é muito isso que está em causa. A equipa joga unida no dar tudo em campo. Jogam com raça, vão para cima do adversário. O adversário nunca corre mais, nunca se esforça mais. Dão tudo. Depois, o talento faz o resto. Se têm fazem grandes equipas, se não têm não fazem, mas nunca é fácil ganhar-lhes. Porque jogam com garra e dão tudo. Os outros têm sempre de mostrar que são melhores…
Não vejo isso no Sporting. Sorry!
5 Junho, 2018 at 15:08
Segundo o CD o negócio patrício foi abortado por o Sporting querer ser ressarcido de um eventual juro mais alto ao dar como garantia o que haveria de receber pela transferência faseada do jogador entre Nápoles (melhor garantia para bancos) e wolves (pior) isto diz bem da necessidade absoluta de cash para tesouraria senão esperaria receber ao longo do prazo estipulado de transferência. Se os jogadores rescindirem o guito não entra tão cedo se chegar a entrar. Sem credito bancário sem adiantamentos possíveis para além do razoável da Nos quem vai bancar a sad e os salários dos jogadores funcionários e diretores bruno inclusive? As brunettes radicais que aqui andam e que acham que sai mais barato que os jogadores se vão embora do que despedir o presidente que por sua exclusiva culpa nos colocou neste aperto ?
Ok comecem a quotizar-se no mínimo em pacotes individuais de 100 000 euros . Carrega leões de papel
5 Junho, 2018 at 15:20
Óbvio que o grande “problema” do momento é DINHEIRO!
O grande problema é que “dinheiro” que é bom continua NEGRO….
A recuperação financeira que é de elogiar (não estou a ser irónico) está assente em:
1) Vendas João Mário, Slimani e Adrien…. que implicou entrada de Dinheiro
2) renegociações para diminuir/acabar a exposição dos bancos no futebol com grandes impactos contabilisticos, mas em termos de DINHEIRO….. mexe bola!!
Contrato NOS é Excelente…mas é FUTURO….
E provas que o “problema” é falta de dinheiro….
—> NÃO REEMBOLSÁMOS o empr. obrigacionista que findou em Maio, conforme era suposto pela condições definidas aquando da subscrição do emp. obr
—> É bom reforçar que não estamos a falar de um problema “imprevisto” que gerou problemas de tesouraria. Desde que o emp. obrigacionista foi lançado que sabiamos que em Maio tinhamos o reembolso. E não fizemos o reembolso porque não há dinheiro!!! Podem dar as voltas que quiserem…. mas o problema é este!! Não há dinheiro!!
Ou já se esqueceram que em Janeiro fomos buscar mais 20 milhões ao Novo Banco….
E escusam de dizer que foi para os reforços…. porque isso não é bem assim.
Os reforços não foram pagos a “pronto”!!
E é por isso que a Direcção não quer ir a eleições!!
5 Junho, 2018 at 15:32
Posso estar enganado, mas liquidez financeira sem vendas é quase impossível em Portugal, ainda o mês passado o Porto fez um factoring de 100M para ter liquidez e ainda vendeu 60M em jogadores por causa do Fairplay financeiro.
Empurrar o reembolso para Novembro pareceu-me normal, o que não me pareceu normal e até irresponsável foi o prazo ter sido estipulado para Maio, onde não há vendas nem nada do género.
Mas posso estar completamente enganado
5 Junho, 2018 at 15:38
Não estás enganado
Liquidez sem vendas é impossível quando tem um plantel cuja massa salarial é superior às receitas operacionais….o que é o caso dos 3 grandes. Mas com o mal dos outros….passamos Nós bem.
Falhar um compromisso assumido com os investidores nunca é “normal”…nem bom em termos futuros.
Quem vai investir racionalmente…. entre investir num Emp. Obrigacionista do Sporting ou num outro de uma empresa que nunca falhou a data de reembolso…. apenas está disposto a investir no Sporting se tiver um prémio de “risco”. Ou seja….um Juro Mais Alto…
5 Junho, 2018 at 17:56
“A proposta apresentada pelo Conselho de Administração da Sociedade, no ponto único da ordem do dia obteve 297392 votos a favor, 0 votos contra e 0 abstenções, tendo sido aprovado, nos termos e para os efeitos do art.º 355, nº 7, parte final do Código das Sociedades Comerciais”, pode ler-se no comunicado enviado pelo Sporting à CMVM.”
Ou seja, proposta avalizada a 100% por parte dos obrigacionistas.
Parece-me que tu estás mais preocupado que eles…
5 Junho, 2018 at 18:04
Tradução
—> Unanimidade na aceitação do adiamento do EO => Ou aceitam o adiamento ou ficam a arder porque agora não há dinheiro. Mas tranquilos pois vamos respeitar a decisão dos Obrigacionistas
5 Junho, 2018 at 18:10
Algures entre a burrice e a ignorância poderá a razão para a tua posta de pescada ser encontrada.
5 Junho, 2018 at 15:51
Segundo CD o negocio foi abortado pela chantagem de 7M feita pela Gestufute.
tic tac, tic tac. tic tac
A falta de liquidez e sobretudo nesta fase da época é problema em todos os clubes.
Ainda hoje a SAD do Porto finalizou um EO de 35M
Podem dar as voltas que quiserem mas o filme que conhecemos é este.
5 Junho, 2018 at 16:17
Tu é que podes dar as voltas que quiseres…. que no fim do dia apenas o Sporting falhou o reembolso do empréstimo obrigacionista conforme tinha sido “vendido” aos Obrigacionistas!
Tudo o resto é conversa para embalar….
5 Junho, 2018 at 17:02
Ricardo, eu como estudante de gestão e de investimentos financeiros, infelizmente, estou mais do que de acordo ctg. Nenhum investidor “racional” vai investir em algo que tem risco de “default” sem um prémio de risco mais elevado.
5 Junho, 2018 at 17:06
Claro que sim e por isso mesmo o prémio é mais elevado (superior a 6% quando poderia ser pouco mais de 4%), cortesia de quem no inicio de Abril ameaçou com uma AG de destituição no clube e outra na SAD.
5 Junho, 2018 at 17:04
Ricardo, no que eu falei:
Enquanto o tic tac estiver a contar para mim o negocio abortou pela chantagem de 7M
A falta de liquidez, sobretudo nesta altura, é comum a todos os clubes, a porto SAD acaba de fazer um EO de 35M e refere isso mesmo, para financiar actividade corrente dado ser um período de receitas frágeis.
Em lugar de vires com conversa de embalar poderias tentar o contraditório, que imagino não tenhas, porque basicamente, as questões que abordo, são FACTOS.
O adiamento do EO leva-nos para outras conversas, como por exemplo, já no inicio de Abril (quando se estava a iniciar o processo de roll over) houve a ameaça de fazer AG de destituição que no clube quer na SAD e tudo isso ocasionou a turbulência que conduz ao adiamento aprovado por unanimidade dos obrigacionista, nesta unanimidade talvez se tenham esquecido de te perguntar se concordavas.
5 Junho, 2018 at 17:13
Facto –> Só o Sporting FALHOU / NÃO CUMPRIU o reembolso na data prevista!
5 Junho, 2018 at 17:26
tic tac tic tac
E se a Gestifute disser que sim, havia uma dívida, acreditamos? Vamos crer na palavra de um contra outro.
Quanto ao EO, podem dar cambalhotas e pinotes, o prazo de reembolso foi adiado, e esse adiamento estava previsto bem antes que toda esta confusão começar. Dizer que foi aceite por unanimidade como se isso fosse um sinal de confiança é ingénuo.
Talvez perguntando porque toda a situação não foi acautelada mais cedo.
PS: é engraçado ver que agora um EO é uma excelente ferramenta de gestão. Lembro-me de quando era empurrar dívidas com a barriga e mais um passo em frente no caminho para o precipício.
5 Junho, 2018 at 17:33
“adiamento aprovado por unanimidade dos obrigacionista, nesta unanimidade talvez se tenham esquecido de te perguntar se concordavas.”
Tradução
—> Unanimidade na aceitação do adiamento do EO => Ou aceitam o adiamento ou ficam a arder porque agora não há dinheiro. Mas tranquilos pois vamos respeitar a decisão dos Obrigacionistas! 🙂
5 Junho, 2018 at 17:49
exato. basta olhar para a postura dos investidores em relação à divida da Grecia…mais vale adiar ou receber parte do que deixar entrar em default e não receber qualquer valor….
começo a pensar que os “nervos” do bdc em relação ao futebol não teriam relação com a impossibilidade de entrar na champions e assim perder receitas…
5 Junho, 2018 at 17:55
Caro Ricardo como sabe hoje os bancos não investem no futebol.
Como tal todas as SAD vão recorrendo a EOs para financiamento.
Conhece algum que tenha liquidado os EOs sem ser emitindo outro?
Um pouco de honestidade era bom. É que se o mesmo sucedesse com o Carnide ou o Porco era exactamente igual, eles para reembolsar um EO contraem outro.
5 Junho, 2018 at 18:02
mfm…
Conhece mais algum clube em portugal que tenha adiado o reembolso de um empr. Obrigacionista?
P.S. Um pouco de honestidade era bom!
5 Junho, 2018 at 18:25
– Não esta em causa se existe ou não, está em causa se houve ou não chantagem. A existência quanto mais não seja poderá ser discutida nos tribunais, não é isso que está em causa.
– Estava a ser tratado o roll over, alias estava a ser negociado um plano mais abrangente, a reestruturação total da divida, os acontecimentos em Abril, ameaças de destituição condicionaram a solução encontrada, que continua em parte pendente, pelos acontecimentos actuais. A diminuição dos empréstimos bancários no 1º trimestre estão enquadrados no plano de reestruturação.
– Os EO são uma ferramenta como outra qualquer, os bancos como querem diminuir a sua exposição nas SADs, estão a forçar a utilização desta ferramenta. O que verdadeiramente importa é se o passivo aumenta e dentro deste a evolução da rubrica de financiamentos obtidos. No 1T na Sporting SAD o passivo diminui mais de 40M e os financiamentos diminuíram mais de 20M, é só consultar os R&C.
PS: Já percebi que gostas de generalizar, mas eu, nunca disse nada sobre os malefícios ou benefícios dos EO.
5 Junho, 2018 at 18:27
É uma opinião relativamente aos comentários do Nuno, esqueci de mencionar no inicio.
5 Junho, 2018 at 21:14
“O que os outros fazem não me interessa ”
Ou interessa, conforme de jeito
5 Junho, 2018 at 19:54
Não, meu caro, não diz nada de dificuldades ou não de tesouraria; diz apenas que o Sporting ,ao ter sido mudada a proposta do Nápoles para o Wolverhampton, exigiu do agente receber o mesmo que recebia da primeira. Sobre os 18M do Nápoles teria de pagar 4% de impostos; sobre os 18M do Wolves, teria de pagar 12%. Logo, a proposta do Wolverhampton, para igualar a do Nápoles teria de compensar essa diferença de taxa. Simples, meu caro: eu não vou aceitar mudar uma proposta por outra onde, no final, vou receber menos (ainda por cima, só porque o empresário assim o quis: pudera, afinal trata-se da sua lavandaria).
SL
5 Junho, 2018 at 15:14
Estamos mesmo muito mal.
Agora fala-se que as escolhas para treinador são Sá Pinto ou… Daniel Ramos!
Mas atenção… Daniel Ramos está a negociar com o colosso Chaves, mas se o Sporting se chegar à frente diz-se que dá preferência ao Sporting!
É caso para perguntar ao Paulinho se não se quer chegar à frente…
5 Junho, 2018 at 15:21
Vasco, achas mesmo que um treinador quer assumir este projecto se não for por muito amor ao Sporting? Só o Sa para ignorar este caos e dar a cara pelo clube que gosta. Qualquer outro foge.
5 Junho, 2018 at 15:26
Mraia Ribeiro.
Discordo, Sá Pinto é um bom sportinguista, mas para mim “é muita parra e pouca uva”. Devo ser dos poucos que nunca gostei muito do Sá Pinto, inclusivamente como jogador. Reconheço que tinha garra, fibra, deixava tudo em campo, mas depois tudo espremido muitas vezes “a montanha paria um rato”. Obivamente que 95% dos adeptos gostam deste tipo de jogador, e eu também gosto da atitude e dedicação, mas em termos práticos se fores a comprarar tiveste muitos mais jogadores a jogarem na posição dele que renderam muito mais sem fazer tanto “alarido”.
Depois, Sá Pinto como treinador já provou alguma coisa?
Sá Pinto pode ser a escolha populista que dá um shot inicial apenas e depois o balão esvazia-se. Eu acho que precisamos exatamente um contrário: um treinador que até pode não ter ligação ao clube. O gajo alemão de 30 anos era excelente.
5 Junho, 2018 at 15:32
Repara, eu jamais teria Sa Pinto como primeira escolha. Jamais. Não lhe reconheço valências técnicas para assumir um clube que quer ser campeão em Portugal. Posto isto, vendo o que se passa no Sporting, duvido que algum treinador de grande calibre queira assumir um compromisso com o clube. Os capitães a rescindir, presidente contestado, problemas de violência. Só mesmo um gajo como o Sa, que nunca diria que não ao “seu” Sporting. É esta a consequência desta instabilidade. É ridículo que em Junho não tenhamos treinador, não duvido que estão a trabalhar nisso, mas quem é que aceita?
5 Junho, 2018 at 15:36
Certo.
Mas também não quero que tenhamos um treinador que aceite apenas por “amor ao clube”. Gosto do Sá Pinto como sportinguista apenas, mas não lhe reconheço competências para pegar neste barco. Falhou 2 vezes em funções diferentes (treinador e diretor desportivo). Até podia ter razão no murro ao Liedson, mas um diretor desportivo nunca poderia fazer isso. Ao mesmo foi Homem com ‘H’ grande e apresentou logo a demissão reconhecendo o erro.
Falei no alemão porque mesmo com problemas, o SCP é mais apetecivel que o Hoff. Tem 30 anos e nada a perder. Pode ser que resulte.
5 Junho, 2018 at 15:40
Infelizmente vais ter o primeiro que aceitar. Nem vais poder escolher. Estamos nesse ponto.
5 Junho, 2018 at 15:46
nã é assim MARIA!
e nem me parece ser cordeal estares a dar corda a gente que não a merece1
Andaram dois anos a dizer fora JJ… agora que já foi.
deixa-los a tenir!!!!
5 Junho, 2018 at 15:57
Sa Pinto é um treinador limitadíssimo. Já se esqueceram da final com a académica do princípio dentesco da temporada seguinte que nos deixou quase a descer e acabou em 7 depois de mais duas mudanças
5 Junho, 2018 at 16:07
Alguém aqui defendeu a sua contratação? Bolas, ninguém se esqueceu de nada.
5 Junho, 2018 at 18:11
Não sejam injustos…
Como jogador não tenho nada a apontar ao Sá, deu sempre tudo o que tinha. Ainda hoje me recordo daquele golo acrobático a entrada da área contra o Campomaiorense no velhinho José de Alvalade.
O Sá como treinador… sabe bater palminhas… e dizer vamos…
O treinador será o gajo do Rio Ave como Gordo Guerra já tinha anunciado…
Ou Zidane… também poderá ser o Zidane e traz com ele o Ronaldo… Já estou a imaginar o bacalhau ao Bruno… está tudo bem… tufo bem…
SL
5 Junho, 2018 at 15:45
Já co,oquei essa questão atrás.
MAs alguém minimamente competente quererá vir para o clube neste momento??
5 Junho, 2018 at 15:56
Ahah pronto não exageremos. O Sa e o Daniel Ramos são pessoas competentes. Talvez não talentosas, mas competentes.
5 Junho, 2018 at 16:10
Competente/ Capacidade de levar a titulos
Sá Pinto?? Duvido muito.
5 Junho, 2018 at 16:15
Quem é que escolhias, se pudesses?
5 Junho, 2018 at 16:23
Não faço a minima ideia de quem está no mercado ou em que condiçoes. Dos falados/possiveis acho que Rui Faria seria boa aposta por exemplo.
Estrangeiro gosto do treinador do Bétis por exemplo…ou do tão falado treinador do Hoffenheim.
Duvido é que algum destes queira vir treinar o clube neste momento, com um demente na presidência
5 Junho, 2018 at 16:23
Mas ficaria muito surpreendido senão fosse um paulo sergio ou daniel ramos desta vida.
5 Junho, 2018 at 16:33
o que eu ouvi aqui a dizerem sobre o conceição de ir para o porto, o porto não contava para o totobola.
5 Junho, 2018 at 16:49
O Sérgio tinha feito uma belissíma época em França. Tomara eu que tivemos capacidade de contratar o Miguel do Rio Ave ou o Luis Castro, esses sim comparáveis com o que o Sérgio Conceição Tinha feito em França.
Neste momento em Portugal até o Jorge Simão (que mudou muito este ano e deu a pouco uma entrevista interessantissima a explicar o seu modelo actual) seria melhor que o Daniel Ramos que têm um futebol muito mais primário.
5 Junho, 2018 at 17:17
o sá pinto também fez uma grande época na belgica
5 Junho, 2018 at 20:02
Essa até pode ser uma hipótese e não a excluo! (Por um lado até me agrada, pois com aquilo que deve ficar do plantel o Sá pode ser o ideal para sacar garra e atitude e iniciar aquilo que tem faltado ao futebol – uma maior Cultura Sporting.)
Mas, até agora tudo isso não tem passado de bitaites do jornalixo dito desportivo; é bom lembra que já estamos na Silly Season, em que pta vender jornais pouco mais têm que os “rumores de mercado” (traduzindo para português “encomendas de agentes”). E, no caso deste defeso, ainda têm a “crise” do Sporting para ajudar às “vendas”.
5 Junho, 2018 at 15:18
Pois… a questão é mesmo essa…
Qualquer decisão na Justiça (e então com os recursos…) pode levar anos…
Até lá fazemos o quê? Vamos à luta com o “made in alcochete”?!?
Neste cenário dantesco em que vivemos, confesso que gostaria imenso de ver o regresso do Ricardo Sá Pinto!
1) Porque é um verdadeiro Ricardo “coração de Leão”
2) Porque com o Sá Pinto ninguém brinca (Liedson que o diga)
3) Porque com o Sá Pinto a juve piava fininho…
4) Porque precisamos de Ídolos. Ou plo menos precisamos de mais objectos de veneração do que o actual monoteísmo em relação a BdC…
5) Porque aconteça o que acontecer em relação ao futuro da direcção do clube, isto só se recompõem com a prata da casa…
5 Junho, 2018 at 16:53
Sá pinto evolui um pouco e a sua equipa este ano apresentava já alguns comportamentos interessantes, mas ainda muito longe de ser treinador para o SCP. Até na liga Jorge Simão (que mudou de paradigma este ano por influencia do tempo sabático que passou em itália com o Sarri) e Nuno Mantua (que safa duas vezes o Feirense com o pior plantel individualmente da liga)por exemplo parecem melhor preparados embora no caso do Jorge seja para ver se mantém esta nova matriz com capacidae e no caso do Nuno foi obrigado a abdicar do seu modelo favorito em face da fraca qualidade do plantel.
5 Junho, 2018 at 20:07
Rute, completamente de acordo com todos os pontos que elencou como motivos para Sá Pinto poder ser uma boa solução.
Apenas não acho que o plantel vá ser assim tão dizimado quanto isso. Acho que ainda faremos algumas boas vendas (William, Piccini e, eventualmente, Gelson), poupamos em alguns dos ordenados mais altos, temos bons regressos de emprestados, temos o dinheiro da NOS a começar a entrar e poderemos sempre fazer 2 ou 3 boas aquisições estratégicas.
De resto, a filosofia tem de voltar um pouco à da 1ª época BdC com o plantel do Leonardo Jardim.
Saudações leoninas
5 Junho, 2018 at 15:19
Soalha renova.
5 Junho, 2018 at 15:41
*Solha
5 Junho, 2018 at 15:21
Dito isto, gostava que o último acto de gestão do BdC…
Fosse a contratação de Ricardo Sá Pinto!
Depois disso (porque os perigos da restrurução financeira, me fazem lembrar o paleio dos godinhistas aqui há uns ano), bem que podia pôr o lugar à disposição…
Por mim podia, perfeitamente, sujeitar-se a votos e tentar ganhar novamente a presidência do clube. Ainda que eu preferisse que ele fosse mas é cultivar beringelas para a ilha do Faial nos Açores. Na Formosa também podia ser…
S.L.
5 Junho, 2018 at 21:11
Não podem fazer convívios e marcações de datas para eleições de 3 em 3 meses ?
Assim o pessoal ficava já com espaço na agenda.
Se tiverem tempo, marquem uns convívios em frente à Assembleia da República e da ERC.
Mas por favor, que sejam mais do que 0.1%
5 Junho, 2018 at 15:33
Miguel, não resisto a intervir a partir da sua intervenção.
Vou fazer um esforço para voltar a comentar pouco ou mesmo nada, porque os ares não são propriamente os mais respiráveis.
Claro que me volto também para a atenção que a Maria Ribeiro possa dispensar à minha opinião. Que é esta:
Várias vezes me referi aqui, ao longo dos dois anos e meio que levo de Tasca, à forma pouco pedagógica como decorrem os relatos e comentários dos jogos da nossa formação por parte dos intérpretes da Sporting TV, nessa área, nomeadamente pelo João Carlos Peres e “Toni” (creio que António Gonçalves). Os “magos”, os “mágicos”, os “prodígios” aplicados a jovens imberbes será salutar?
Não ouço uma recriminação, uma advertência aos erros, ao
Individualismo em que alguns incorrem, o que se ouve perante um lance mal sucedido é que o jogador teve “infelicidade”…
Se o trabalho psicológico e educacional dos responsáveis pelos nossos jovens não pode ser posto em causa por mim, porque o desconheço em absoluto, mas acredito que existirá empenho e competência, não será tempo de se pôr cobro a elogios desmedidos que podem ofuscar os propósitos essenciais da nossa Formação?
Fica a questão numa altura em que tanto se questiona a
qualidade da mesma…
O DeFranceschi, por exemplo, sabe do que estou a falar. Tivemos ntervenções coincidentes, embora no que me diz respeito e por haver reticências quanto às minhas “reais intenções” houvesse quem me apontasse críticas por não apreciar tais elogios…
Ah, e obrigado Maria pela sua coerência.
SL
5 Junho, 2018 at 15:39
Se é verdade o que dizes em relação aos elogios, também te digo que hoje um miúdo está muito mais exposto à crítica. Antigamente sabíamos lá quem era o extremo dos juvenis. Quando apareciam apareciam. Hoje estão mais expostos, são mais apertados. Aparecem na televisão, falam em público, têm adeptos desde muito cedo. Ruben Semedo, por exemplo, ainda era juvenil e já era criticado na praça pública porque se viu o seu perfil online.
5 Junho, 2018 at 15:51
Não contesto. Mas dou comigo a imaginar o que pensará um jovem de 14/15 anos ao rever um jogo na tv e sentir-se tão “extraordinário”, um dos vocábulos mais frequentes e que me esqueci de referir.
E nas redes sociais “cobra-se” muito aos mais velhinhos…
5 Junho, 2018 at 16:01
Só mais um apontamento. Vi o jogo dos iniciados em Braga. Vi um empenho enorme dos nossos jovens perante um Braga muito batalhador. Grande golo do Menino e um talento absolutamente invulgar do Joelson. Mas cujo individualismo deve ser travado.
Esperemos que nos ofereçam o título no domingo, embora não seja fácil.
5 Junho, 2018 at 16:03
Aos 15 anos o individualismo deve é ser estimulado. Para que ele aprenda tudo o que consegue fazer.
5 Junho, 2018 at 16:12
Excesso de individualismo será mais correcto.
5 Junho, 2018 at 16:56
Ora ai está Maria até aos 16/17 demasiadas amarras podem levar e melhores resultados das equipas mas a piores jogadores formados. Penso que na nossa Academia se pensa assim e essa tem sido a razão da nossa diferenciação. Mas já vejo essa filosofia noutros locais.
5 Junho, 2018 at 22:31
Exactamente Maria! É essa, aliás (ainda), uma das grandes vantagens da nossa formação: não ser “resultadista”; saber o que deve ser exigido e o que deve ser permitidos em cada fase do processo formativo; exactamente pensar e projectar a formação como um processo; dar azo à criatividade e manter (até o mais perto aconselhável da idade de profissionalização) o gosto de jogar futebol como o “futebol de rua” (normalmente essa criatividade vai sendo progressivamente mais moderada e “moldada” pelo rigor táctico e colectivo a partir do 2º ano de juvenis).
E devemos ver isso como uma mais-valia formativa e não como excesso de individualismo. Não fosse isso e muito mais dificilmente teríamos, Figos, Ronaldos, Nanis, Brumas, Gelsons ou Rafaéis.
SL
5 Junho, 2018 at 15:39
Peço desculpa pelo off, mas isto é importante, declarações de hoje de Fernando Gomes, administrador da SAD azul e branca, onde se pode comprovar duas coisas:
1 – A importância nesta fase da época do EO e da reestruturação, que está a ser boicotado pela “oposição” a BdC, encabeçada por quem tinha (ex-pmag) o dever de representar todos os Sportinguista, independentemente de se reverem ou não do actual CD. Tristeza, não perceberem que podem estar a comprometer o futuro próximo, seja com BdC seja sem BdC.
2 – O CD actual do Sporting é um incomodo de todo o tamanho para os adversários e isso só pode deixar-me confiante no trabalha que tem sido desenvolvida nesta área.
————————————-
“Os 35 milhões de euros são para financiar a atividade corrente. Receitas não existem neste momento, é um período de receitas frágeis e despesas elevadas”
“Ainda assim, o administrador não deixou de manifestar o seu desagrado em relação à dívida perdoada ao Sporting: “Houve concorrência desleal. Tem acontecido no panorama desportivo e económico. ”
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/fernando-gomes-e-a-divida-perdoada-ao-sporting-houve-concorrencia-desleal-9408077.html
5 Junho, 2018 at 15:47
Aí escondido deve estar algum motivo de justa causa.
#AculpaédoBdC
5 Junho, 2018 at 15:49
o actual CD do clube só é incómodo para muitos dos próprios sportinguistas…
Pinto da Costa, raposa velha, ri-se da nossa desgraça, mas manda os seus paineleiros televisivos serem suaves com BdC…
Luís Filipe agradece que tenhamos retirado o foco da atenção pública e mediática das trafulhices que andou a fazer durante anos…
5 Junho, 2018 at 15:52
Sim porque isto quando la estiver o Rogerio Alves ou o Varandas, ninguém faz farinha com o Sporting.
5 Junho, 2018 at 16:18
o bruno ou caos…
mudem a cassete, sim? É que Bruno tem sido o caos…
5 Junho, 2018 at 17:03
A pergunta q ele te fez era se com alguns desses a presidente alguma coisa iria melhorar.
Eu acho q não.
5 Junho, 2018 at 17:04
Pró caralho tu essa cassete do caos… Tira os óculos de couro
Parecem a merda da união cartilheiros & croquettes
O Caos só do último mês:
CAMPEÃO DE VOLEIBOL
CAMPEÃO DE ANDEBOL
CAMPEÃO DE HOQUEI
CAMPEÃO EUROPEU DE ATLETISMO
RENEGOCIAÇÃO DA DIVIDA – poupando 94M (Vocês bem estão a tentar foder esta mas não vão conseguir…)
Agora ganha um par de tomates, tira as palas, enfia o “Caos” e o resto da demagogia nas nalgas e elenca o que de positivo e de negativo se fez nestes 5 anos.
5 Junho, 2018 at 17:26
POSITIVO:
MODALIDADES
PAVILHÃO
Nº DE SÓCIOS
REDUÇÃO DO PASSIVO (esperemos que não tenha havido “martelanços)
NEGATIVO:
BdC com a mania que é o Maduro de Alvalade a destruir:
1) a equipa de futebol sénior do clube
2) a unidade do clube
3) a democracia interna do mesmo
Se isto de ser um ditador egocêntrico não te aflige… medita apenas nas condições que ele tem (ou não…) para presidir o clube no estado em que ele está!
5 Junho, 2018 at 17:54
1) boa oportunidade para limpar a equipa de futebol 11 sénior dos falsos ídolos bananas que mais depressa se revoltam contra os próprios adeptos e presidente do que com a estrumeira do futebol nacional. Ainda vamos ganhar dinheiro.
2) Saudades da unidade do Clube após aquela época esplendorosa de 2013. Realmente o nosso clube tem momentos de união tão intensos na sua história… A começar pela fundação… Até estou a imaginar os Espadinhas do Campo Grande Football Club a olharem para José Alvalade e por entre o chá com bolachinhas dizerem “Ó Zé, só crias desunião!”.
3) Facilmente a atual direção foi a mais sujeita de sempre ao exercício da democracia. E pelo que sei as eleições não foram retiradas dos estatutos.
Mas é engraçado como esses 3 pontos subjetivos e de análise enviesada conseguem, na tua perspetiva demagógica e desonesta, ultrapassar as coisas bem feitas.
Estás toldada pelo ódio e tens uma boa quota parte na desunião de que tanto te queixas.
5 Junho, 2018 at 20:53
“Sei de fonte segura” que a Rute a esta hora ainda está escondida num buraco..
SL
5 Junho, 2018 at 21:12
o rute depois desta CI, está a esvaziar os frascos todos de arsénico que encontrar á frente…
5 Junho, 2018 at 21:08
Ó Rute,
isto é aquilo que argumentas como pontos negativos?
1) a equipa de futebol sénior do clube
2) a unidade do clube
3) a democracia interna do mesmo
Parece-me que andas a ver tudo ao contrário…
Não destrói a equipa senior de futebol, pelo contrário tem vindo a construir uma equipa cada vez mais forte. Ninguém contava era com traições e deserções. Traidores que jogaram mal de propósito nos jogos mais importantes. Não há coincidências. Pelo menos tantas coincidências não se pode conceber. Até o Patrício, um dos melhores keepers do mundo, deu o maior frango da época precisamente no jogo que se decidia tudo contra o Marítimo. Tantos milhões de euros só por não se ter garantido o 2º lugar… E depois de ter ajudado a perder a Taça de Portugal, desertou alegando uma “justa causa” imaginária.
A unidade do Clube? nunca se viu tanta adesão de sócios como nos mandatos de Bruno de Carvalho. Nunca o estádio teve tanta ocupação, nunca as assembleias gerais foram tão participadas e nunca ninguém foi eleito com tamanhas percentagens.
Se ele “faz abanar a árvore” de modo a que a fruta podre caia, isso é bom e incrementa a qualidade da nossa unidade. Gente a remar para o mesmo lado, é o que se pretende…
A democracia?? Alguém que pôs o seu lugar à mercê de de uma mísera minoria de 25%, que disse que se demitiria se tivesse 74% (um número invejável em qualquer eleição) não aplicou bem as regras da democracia? É o que eu digo… tá tudo ao contrário: os democratas são aqueles que não aceitam a legitimidade de alguém que tem a confiança de 90%??
Ontem parece que houve uma manifestação junto ao estádio. Disseram no telejornal da manhã que foram uns 500 os que lá foram barafustar e gritar pela demissão do CD. Tendo em conta que a Comunicação Social costuma mentir e exagerar em tudo o que possa atingir o Sporting, eu desconfiaria desse ‘número astronómico’ que se calhar era bem menor. Uns 150? Aposto que até lampiões lá havia a juntar as suas vozes aos frutas podres que querem o mal do nosso Clube.
As toupeiras andam em todo lado, e às vezes até trocam os lacinhos vermelhos por outro verdes para iludir o povo leonino.
A maldita Carbonária nunca esteve tão activa desde a primeira década da república…
5 Junho, 2018 at 22:58
Clap Clap clap
5 Junho, 2018 at 21:14
O orelhas também disse que o contrato com a NOS não era justo.
E então ?
Se a Rute negociar melhor do que o Roto, ao Roto vai culpar a Rute ?
Ou, para ir mais longe, vai culpar com quem se fez o negócio ?
Haja neurónios, please.
Daqui a nada um jogador não pode jogar melhor do que o outro, ou marcar golos mais bonitos e estéticos, do que o outro.
5 Junho, 2018 at 22:37
Rute, não se trata de nenhum dos paineleiros televisivos. Trata-se de declarações do CEO da Porto SAD, em Assembleia Geral da mesma. Não são declarações quaiquer: são declarações institucionais. Mas disse mais: disse que o sucesso da operação de Empréstimo Obrigacionista que lançaram ontem (de 35M €, o 3º E.O. – não é um 2º E.O. de 15 M como é o nosso caso) se deve em grande parte ao aumento do risco no E.O. que a Sporting SAD pretende lançar. Se calhar devia ser um alerta para fazer pensar muita gente, digo eu que sou lerdo.
SL
5 Junho, 2018 at 15:56
Ai a actividade corrente… a malfadada actividade corrente…
5 Junho, 2018 at 16:24
Mais uma razão para o BdC ter contenção em Abril e não ter feito a merda que fez…
Já se sabia que Maio e Junho eram meses fundamentais para preparar a época 2018/19, os EO e a reestruturação financeira fase 2…
Portanto, foi uma grande burrice dele e se estamos nesta merda de buraco devemos em grande parte a ele!
Vamos ver como vamos sair deste buraco!
5 Junho, 2018 at 17:22
Ou de quem deu tanta importância à merda de um e.mail e de quem não conseguiu conter a resposta do balneários ou ainda pior, o artista que nessa altura ameaçou com a AG de destituição.
Não tenho duvidas em responsabilizar e considerar o pior acto da gestão de BdC que foi a ameaça de suspensão ao plantel, que felizmente reverteu rapidamente, mas isso não justifica a estupidez do comportamento de JMS e restantes envolvidos.
5 Junho, 2018 at 22:47
Claro que não justifica, caro Malcolm. Partilho integralmente a sua opinião. Também entendo que o único GRANDE erro de comunicação de BdC não esteve no e-mail pós Madrid, mas sim no e-mail de reacção à inaceitável rebelião dos jogadores, em que os ameaçou de suspensão. Reacção intempestiva, estúpida, surrealista: Ele próprio caíu rapidamente em si e corrigiu esse espalhanço.
Mas a lógica do comentário do Miguel está de facto ao nível do Bart Simpson: foram os acontecimentos de Abril que puseram em causa a CONCRETIZAÇÃO das operações cujas preparações foram concluídas em Maio. É o mesmo que dizer que, por ter acelerado com o seu carro numa 2ª fª o Miguel seria o principal culpado por esse seu carro ser abalroado na 4ª fª seguinte!?
SL
5 Junho, 2018 at 23:06
Pois é exactamente o que eu penso.
O PMAG que representa os sócios todos à mínima pressão, borrou a pintura, não satisfeito com a primeira, agora em Maio repetiu a dose.
Em lugar de representar todos, apenas está a representar os 10%, ou um pouco mais, pois é evidente que os descontentes aumentaram.
6 Junho, 2018 at 11:08
Não concordo contigo!
Quem percebe o que é o futebol percebeu o problema que aí vinha mal colocou os olhinhos nesse post do Facebook…
Vocês vivem para desculpar o BdC!
O problema deste ano sempre esteve no treinador. Nunca esteve nos jogadores. O facto do BdC nunca ter questionado o treinador e estar sempre a questionar os jogadores foi criando um problema que teve o seu pico decisivo nesse post, onde publicamente atacou determinados jogadores.
Quem não percebe isto, não percebe coisa nenhuma de futebol. Isto é básico. É ouvir o que TODOS os jogadores e treinadores, e até outras pessoas ligadas ao futebol disseram sobre o assunto. Aquilo não se faz e era mais que evidente que teria uma resposta publica do grupo de trabalho!
Isto para mim até é um não assunto, de tão óbvio que é. Haver quem ache que o post não tem mal nenhum é daquelas coisas que nem consigo explicar, a não ser por serem pessoas completamente fora do contexto do que é uma equipa de futebol. E como vocês nem parecem ser isto, só pode mesmo ser quererem fechar os olhos para defenderem o BdC de algo que não tem defesa possível…
6 Junho, 2018 at 11:09
As cenas do JMS já são outros 500…
De um merdoso, o que se pode esperar senão merda?
6 Junho, 2018 at 11:16
Tens duas hipóteses: Ou nunca nenhum presidente criticou jogadores, e BdC é o primeiro e há sempre uma primeira vez para tudo, Ou já houve outros presidentes a criticar publicamente jogadores.
Vou mais pela segunda, e não vi uma onda de revolta nos jogadores balneário, comunicação social, opinião publica, órgãos sociais …..
Desta época tens por exemplo o presidente do Nápoles e quem assumiu a defesa do grupo foi o treinador e não houve revolta dos jogadores.
6 Junho, 2018 at 11:20
Em todo modo o problema principal foi o modo como JMS lidou com a contestação ao presidente, quando deveria agir com serenidade de imediato tomou posição ameaçando com AG destituitiva, e foi tão extemporâneo que nas semanas seguintes já estava de novo ao lado da Direcção.
5 Junho, 2018 at 17:36
Aí estou com voçês: Muito burro BdC com o timing (a parte que dependia dele, óbvio) de certas coisas … e comprou guerras cuja utilidade é questionável mas certamente nunca todas ao mesmo tempo nesta altura!
O foco de BdC deveria ter sido maioritariamente com a reestruturação e manter-se na sombra no futebol.
5 Junho, 2018 at 21:16
Nenhuma ” guerra ” é questionável, pois são ” guerras ” pelas quais os nossos valores e ideais se regem.
Sem criminalidade e corrupção.
Sem injustiças e/ou beneses.
Só que andávamos todos muito caladinhos, e de repente houve um ” maluco ” que nos deu voz.
E o facto de ser ” tudo ao mesmo tempo “, a culpa também não é nossa ou do BdC.
O problema é que está tudo ligado, tudo interligado.
5 Junho, 2018 at 17:39
Fruta, Café, Cosmos… é considerado tudo concorrência desleal???
5 Junho, 2018 at 15:45
Falta só falar também da formação feminina de juniores. Os miúdos assim como as miúdas têm grande potencial para futuramente virem a completar as formações seniores, assim o queiram.
5 Junho, 2018 at 15:48
Bem acerca do futebol de formaçao e da Academia, eu acho que cada vez mais temos de olhar para a coisa de uma forma objectiva e racional. E nao ser afectados pelos episodios com Patricios ou Podences.
Em primeiro lugar é verdade que devemos ter alguma qualidade na formaçao dada a quantidade de atletas que temos hoje e sempre tivemos na selecçao nacional. Mas também é verdade que muito poucos desses atletas nos deram receitas significantes. E se olharmos para o retorno no investimento feito em atletas que estao na academia desde os 10 anos e que acabam emprestados ou a jogar em outros clubes da liga nos apos o sporting os libertar (porque nao tinham lugar na equipe principal e o mercado em portugal nao paga muito), entao vemos que investimento em formaçao nao é muito rentavel.
Creio que é dificil comparar, mas se pudermos comparar objectivamente quanto é o nosso investimento na formaçao, e depois qual é o nosso retorno nesse investimento (retorno desportivo com titulos e retorno economico com valor de transferências) acredito que o retorno seja bastante inferior ao investimento que fazemos todos os anos no futebol de formaçao.
Entao vamos fazer o quê? Esquecer o nosso ADN formador e começar a importar brasileiros e africanos que vêm jogar à bola ao preço da uva mijona? Acho que esse nao pode ser o caminho. E continuo a acreditar que o futuro dos clubes em portugal tem de ser a formaçao. Mas atençao que a formaçao pode significar coisas diferentes.
Creio que temos de continuar a trabalhar bem a area da formaçao (que defino como dos 7 aos 17 anos), mas também acho que temos que ser mais abertos na area de post-formaçao (que defino entre os 18 e os 21 anos) antes dos jogadores se tornarem seniores.
Na fase de formaçao (7 aos 17) ha uma grande margem de erro. Muitos dos miudos que temos podem ou nao tornar-se jogadores, e quando se conclui aos 15 ou 16 anos que nao sao jogadores para o Sporting, o investimentos que fizemos nos 8 ou 9 anos anteriores nao sera recuperado.
Uma maneira de reduzir a margem de erro é trabalhar mais na identificaçao de talento (17-19 anos) que possa vir para o Sporting em post-formaçao (vindo de outras academias algumas estrangeiras) com qualidades para singrarem no futebol senior do Sporting. Sao jogadores que por norma representam um investimento menos avultado que um jogador senior e um investimento menos arriscado do que um jogador 9 ou 10 anos.
Essa é a area em que eu vejo mais clubes a trabalhar (sobretudo em Espanha, Holanda, França), porque o modelo tradicional em que um miudo entrava para a Academia aos 8 anos e ficava até aos 21 anos cada vez é menos rentavel. Mas o que isso requere é a organisaçao de um departamento de scouting que esteja equipado para a identificaçao de talentos numa idade de post-formaçao.
Enfim, muitos entendidos nesta materia havera por aqui. Mas acho que devemos desmistificar este conceito que tudo o que vem da nossa academia é a ultima coca cola no deserto e tudo dos outros nao presta. Os nossos rivais avançaram também muito na area da formaçao. E tenho ideia que no Sporting estamos um bocado acomodados à fama de figo e ronaldo, e nao pensamos em rentabilisar o produto da nossa formaçao e pos formaçao o suficiente.
5 Junho, 2018 at 15:52
Acho que essa ideia que os outros são merda e inferiores aos nossos já não existe. Mas continuamos a ser melhores. E não tem mal nenhum. Diz-me um grande jogador descoberto pelos rivais nos últimos 10 anos e eu digo-te um melhor descoberto pelo Sporting nos últimos 5 apenas.
5 Junho, 2018 at 15:57
Bernardo Silva?
5 Junho, 2018 at 16:01
Formamos dois do seu nível: William e JM
5 Junho, 2018 at 16:07
Claro que se formos objectivos (e nao subjectivos) na apreciaçao, reparamos que William Carvalho e Joao Mario estao ambos avaliados em 25 M EUR cada e o Bernardo Silva esta avaliado em 50 M EUR.
So o dobro. Mas continua a dizer que sao melhores que pode ser que alguem nos leve o William por 60 milhoes.
5 Junho, 2018 at 16:13
Primeiro ninguém disse que eram melhores, depois existem factores no futebol tipo o clube onde jogas, por exemplo. A avaliação de mercado vale tanto como dizer que o Bernardo é pior porque não foi campeão europeu. Em termos de talento os dois estão ao nível do Bernardo.
5 Junho, 2018 at 16:27
A atitude do Bernardo sozinho suplanta a do William e do João Mário juntos. Por isso o Bernardo foi para o City e vamos ver quem pega nos “nossos”…
5 Junho, 2018 at 17:11
A atitude de um capitão que foge da marcação de um penalty decisivo, deixando a incumbência a cargo de um colega que marca mal e, só por acaso, está a jogar com uma perna rachada.
5 Junho, 2018 at 20:08
Absurdo: esse encolhido goza o proveito do mendes o cercar de jogadores mais talentosos do que ele, que continua a sair do banco mais vezes do que joga a titular e na selecção não faz um boi.
A Maria poderia ter citado somente Bruma ou Dier, dois jogadores infinitamente melhores e cujas carreiras prometem muitíssimo…
Quanto à formação, aumentar o nível (inclusivamente académico) requerido para ser uma aposta do clube parece-me o primeiro passo. Onde antes se promoviam 6, promovam-se apenas 3.
Há algum tempo o Hadji apresentou aqui uma óptima solução para combater a fdp-ice rabolha nas selecções de base, ou seja, disponibilizar todos os preteridos pela fpf a Gibraltar, que ganharia, tal como nós, muitíssimo com isso. Eu volto a sugerir que deveríamos ter acordos com um par de clubes de campeonatos próximos dos grandes mercados, onde também haja dinheiro, como Escócia ou Suíça, históricos e verdes, como por ex. o Hibernians e o St Gallen, para expôr respectivamente formandos e estrangeiros que precisem de rodar. Faça-se tudo o que fõr possível para manter a identidade e melhorar os resultados, sem esquecer que TAMBÉM nesses escalões, nós entramos sempre para ganhar.
5 Junho, 2018 at 16:35
Maria, eu sou socio do sporting desde que nasci. Joguei a bola muitos e bons anos (infelizmente nunca de leao ao peito) e tenho um respeito tremendo por todos os que trabalham na formaçao (nao so do sporting mas de todos os clubes) e tenho uma empatia especial com os atletas que vêm da nossa academia.
Mas a dada altura temos de reconhecer objectivamente, que a formaçao é uma actividade onde os investimentos a longo prazo têm um alto risco e devemos reflectir como reduzir esse risco e ou aumentar o rendimento desse investimento. Nao sao discussoes acerca das qualidades do William e do Bernardo (ambos tem muita qualidade) que nos vao ajudar a perceber o que é o melhor para o Sporting.
5 Junho, 2018 at 15:59
como assim?
Guarda Redes: 1. Oblak, 2. Ederson
Avançados: So o Falcao ou o Moutinho renderam ao FCP uma pipa de massa.
Quanto é que nos gastamos na formaçao do Moutinho?
Defesas: O Ricardo PEreira, mandamos embora nos sub-17 (de borla para o Naval) porque nao tinha lugar no Sporting. O FCP acabou de o vender por 20M para o Leicester.
5 Junho, 2018 at 16:00
Formação, meu. Formação.
5 Junho, 2018 at 16:04
O melhor jogador revelado pelo Porto nos últimos dez anos.. talvez André Silva? O do Benfas Bernardo.
5 Junho, 2018 at 20:09
Casos como o Ricardo Pereira há em todos os clubes. O Pauleta esteve nos juniores do Porto. O André Gomes foi dispensado do Porto. etc
5 Junho, 2018 at 22:57
“Mas também é verdade que muito poucos desses atletas nos deram receitas significantes. E se olharmos para o retorno no investimento feito em atletas que estao na academia desde os 10 anos e que acabam emprestados ou a jogar em outros clubes da liga nos apos o sporting os libertar (porque nao tinham lugar na equipe principal e o mercado em portugal nao paga muito), entao vemos que investimento em formaçao nao é muito rentavel.” (O Inevitável Misse Misse dixit).
Isso era verdade, antes. Há, também aí, um antes e um depois de BdC: só com João Mário e Adrien foram 75M; junta Bruma (que ia rescindir com justa causa porque recebeu “ameaças de morte”, à “porta de sua casa”, às 2 da madrugada – via Correio da Manhã) e Ruben Semedo (um central problemático vendido mais caro que o CR7). E, a ver vamos o que vão dar Patrício e Podence. Mas esse é apenas o retorno financeiro. Também há diferença no retorno desportivo (não falo de títulos, mas de aproveitamento na equipa principal): e é ver jogadores a serem segurados mais tempo, apesar das investidas de alguns tubarões.
SL
5 Junho, 2018 at 15:56
Já foi uma das melhores Academias do mundo. Entretanto, não o é. Ainda temos algum do melhor know-how do mundo, mas as demonstrações de uma gestão ‘genial’ do mesmo são evidentes, as ações e os resultados demonstram isso mesmo. Despromoção da equipa B e, quiçá pela primeira vez, uma equipa de Esperanças não teve um único elemento do Sporting. E enquanto uns investem em infraestruturas, equipamentos e recursos humanos, a estratégia recente do Clube é investir na bazófia, na arrogância, e na tentativa persistente de denegrir o trabalho dos outros.
Nos próximos anos pode ficar ainda mais complicado, este alheamento evidente do agrupamento que tomou posse dos destinos do Clube à sua tradição de formação, os acontecimentos miseráveis na Academia e a forma desprezivel como continuadamente são tratados os talentos formados no Sporting, por vários elementos em Alvalade, compromete ainda mais o futuro do Clube. Que miúdo talentoso quer seguir a sua carreira neste Clube ao ver a forma como Patrício foi tratado?
Há dois anos, tomou-se uma medida extraordinária que poderia ter sido decisiva para a alteração do paradigma, que foi a contratação de Luís Martins para a coordenação da formação. Os primeiros resultados foram extraordinários. Mas as circunstâncias deitaram tudo a perder. Insistiram em manter Luís Martins com duas funções e este alcançou maus resultados em ambas, infelizmente. Como, com este agrupamento, não existe qualquer projeto de sucesso para a formação do Sporting… é um não assunto.
Entretanto…
VIRGÍLIO LOPES: «NÃO CREIO QUE HOUVESSE COMO EVITAR SITUAÇÃO DE ALCOCHETE»
Pode (para sermos porreiros) depender de quem gere uma Academia e das competências e dos conhecimentos que possui. Entretanto, em total sintonia (?) com tal afirmação, Virgílio Lopes conclui que a segurança das instalações foi reforçada. Pois é, gerir alguma coisa com base em crenças normalmente reforça o acaso e os milagres.
E a aventura dos sete continua…
5 Junho, 2018 at 15:59
Ahah fds. Então o ano passado a formação falhou apenas um título em cinco possíveis, promoveu jogadores e em meses está tudo mal? Calma, temos muito talento a ser bem trabalhado.
5 Junho, 2018 at 16:03
OK Maria, sabes quem foi o jogador do Sporting que nos ultimos anos nos deu o maior retorno no nosso investimento? Nao foi da formaçao. Foi o Slimani.
Compramos por 300 mil EUR e vendemos por 30 Milhoes.
A questao para mim nao é so se estamos a formar melhores ou piores jogadores do que o Porto e Benfica. A questao para mim é se estamos a rentabilisar o nosso investimento na formaçao.
5 Junho, 2018 at 16:05
Estás muito tenso, relaxa. O jogador que nos deu mais retorno foi o João Mário. Custo zero 45 milhões. Depois o Nani. custo zero 25 milhões.
5 Junho, 2018 at 16:09
Nao existe custo zero Maria. O custo zero é um referente à transferencia. Mas nao podes ver as coisas assim, porque o Sporting nao pagou transferencia pelos jogadores que formamos, mas investimos (e muito) no seu processo de formaçao.
5 Junho, 2018 at 16:14
Não investimos 15 milhões na formação de nenhum jogador.
5 Junho, 2018 at 16:21
Nao Maria mas investimos por ano muito dinheiro na academia (se quiseres contabilizar instalaçoes, treinadores, equipamento, salarios etc.). Tudo isso sao custos da formaçao com muitos jogadores a maioria dos quais nao vai dar retorno nenhum ao Sporting.
Se o racional economico fosse que cada jogador da formaçao representa um custo zero porque nao pagamos uma transferencia por esse jogador, entao todos os clubes estavam no negocio de formaçao de jogadores. As coisas nao sao assim. Formaçao requere grandes investimentos a longo-prazo e um risco muito grande.
Por isso eu falei da post formaçao. Ve o exemplo do Oblak. Chega ao Benfica com 17 anos por 700 mil EUR (com um potencial grande mas ainda sem ser uma certeza). Acaba a sua post formaçao em portugal no benfica e com emprestimos pelo meio e 5 anos depois é vendido ao Atlético por 16 Milhoes em 2014. Repara o dinheiro todo que investimos no RP (ao longo dos anos de formaçao) e ele ia-nos dar 18 Milhoes de EUR este ano 2018.
Objectivamente, se fores um investidor, qual dos dois foi o investimento mais rentavel?
5 Junho, 2018 at 16:05
Então e João Mário?
5 Junho, 2018 at 16:19
Já agora convem dizer que para acertares no Slimani…. quanto gastaste em Naby Sarr, Shikabala, Magrão, Mauricios, Sacko, Drame e afins….
5 Junho, 2018 at 16:21
Pode parecer estranho, mas Maurício e Naby deram lucro ahah
5 Junho, 2018 at 16:24
Será que deram mesmo?
Quando falas em lucro estás apenas a contar preço de venda e preço de compra, certo?
E os salários que mamaram enquanto cá andaram a ocupar o lugar de um puto qualquer da formação que não fazia pior, não conta?
E já nem vou falar do impacto da “nabice” com o maribor que custou 1 vitória na champions e quem sabe a passagem à fase seguinte…
5 Junho, 2018 at 16:25
Sim concordo, mas esses sao todos jogadores seniores. Por isso é que eu estabeleci a diferença entre os Seniores e os jogadores em Post formaçao (17-21 anos).
O exemplo do Oblak para mim é gritante. Se o gajo se revelasse uma porcaria o benfica tinha perdido menos de 1 M EUR. Mas como se impos, o Benfica fez 16 M. E agora estao a tentar o mesmo modelo com o Svilar. Sao jogadores que vêm em post formaçao onde o risco de nao se conseguir valorizar sao menores (ja têm algum potencial reconhecido).
5 Junho, 2018 at 16:27
Apenas referi esses jogadores para reforçar a ideia que Slimani’s são excepções à regra quando contratas um número significativo de desconhecidos e “baratos”….
5 Junho, 2018 at 16:30
Eu sei e compreendo. Mas esses gajos nao vieram por menos de um milhao. Alias é muito raro comprares um jogador senior por menos de 1 M. Ao passo que investimento na post formaçao para mim pelo menos é menos arriscado e mais acessivel (compras jogadores com muito potencial por 7K EUR e que mesmo que nao singrem no Sporting vais conseguir despachar com algum valor).
5 Junho, 2018 at 16:42
E podemos quantificar a qualidade de uma academia com a chamada dos jogadores à seleção nacional?
Cá em Portugal não funciona dessa maneira.
Mas pronto, tudo que é nosso é péssimo.
5 Junho, 2018 at 23:04
Qual foi a selecção de “Esperanças” sem jogadores nossos. A selecção que levou 14 (!) jogadores do SLB foi a de sub 17 e falhou miseravelmente o apuramento para o europeu; a de sub 19 que esteve no torneio de Toulon também teve como base maioritária os carnidenses e foi a nossa pior participação de sempre. E essas “presenças alargadas” dos produtos do Seixal nas selecções , devem-se ao sucesso de uma outra escola: a Escola de Quadros que teve a formação por PowerPoint de Domingos Soares de Oliveira. Estava lá e foi cumprido colocar nas selecções jovens treinadores afectos para valorizar jovens do Seixal. E o Rui Bento e o Peixe cumpriram escrupulosamente esse desígnio (com os evidentes resultados).
Haja pachorra!
SL
5 Junho, 2018 at 16:22
Mas agora a Academia é um problema?!?
5 Junho, 2018 at 16:26
Claro que é Rute. Parece que ha problemas de segurança e por isso o BdC tem que ser responsabilisado.
5 Junho, 2018 at 16:43
Assaltam-te a casa, não tens alarme nem porta blindada. A culpa é tua?
5 Junho, 2018 at 16:44
Os culpados são só um, neste caso 50, ponto.
5 Junho, 2018 at 18:13
tens ativos de não sei quantos milhões. Não instalas “alarme” nem “porta blindada”?!? Sim! foda-se! Ès culpado de negligência…
5 Junho, 2018 at 21:21
Há quanto tempo ?
Esta época ?
Há 5 épocas ?
Há 10 ?
5 Junho, 2018 at 23:14
Pois é, Rute! Ouvi esse mesmo argumento, na SIC Notícias, exposto por um dos seus comentadores (da SIC Notícias, não convidado); é caso para lembrar que aquele mesmo estúdio onde ele proferiu um tão categórico axioma, foi alvo, não por 38 arruaceiros preparados para a agressão violenta, mas por um estadista Arguido que sozinho e desarmado, ide uma invasão a um programa em directo, em que insultou tudo e todos, incluindo o funcionário da SIC que “moderava” o programa, e ainda lhe deram uma cadeirinha para poder fazer os insultos mais “acomodado”.
Era caso para perguntar: quantas rescisões com justa causa foram accionadas por funcionários da SIC (começando pelo anormal que fez essas declarações no dia 17 de Abril deste ano)? Quantos comunicados fez o Sindicato dos Jornalistas? Qual foi a manifestação de indignação do CNID? Que intervenção teve a ERC? O que disseram os dirigentes políticos?
AQUILO QUE ACONTECEU EM ALCOCHETE, ACONTECEU TAMBÉM EM GUIMARÃES. E, NUM CASO COMO NO OUTRO, NÃO HAVIA COMO IMPEDIR.
Saudações leoninas
5 Junho, 2018 at 16:24
Muito brevemente, que o tempo não dá para mais.
Exercício anual altamente deficitário. Só sai do vermelho com uma venda até ao final do mês.
Liquidez nula. Não são os cartilheiros rabolhos que o dizem, é a SAD (para isso serve o EO, que estava previsto há MUITO).
O anterior EO não foi liquidado dentro do prazo. E não, a culpa não foi o jms.
Patricio e Podence têm impacto nulo na contabilidade. Quanto às provisões, sejamos optimistas e acreditemos que não há processos. O clube nada terá a pagar. Mas é “cash” que se perde, pois os jogadores têm valor de mercado, ainda que não contabilístico.
Rescindir o plantel implica uma poupança de 70M. Bravo. Não ouvia essa desde que a venda do Rochemback rendeu X (em poupanças de salários) ao Sporting.
O dinheiro empatado em jogadores que não rendem ou renderão financeiramente dava para muito. Falta de habilidade a contratar, menos ainda a vender.
5 Junho, 2018 at 16:59
Face à noticia do Porto sobre o seu empréstimo obrigacionista de 35M e do Motivo da Oferta ser o financiamento da actividade corrente e como esta mesma razão foi apontada para o nosso e tal facto ter criado tanta celeuma nas hostes Sportinguistas e ser também algo que é constantemente falado, fiquei curioso em ver quais as razões dos nossos anteriores…
“SPORTING SAD 2015-2018”
A Oferta destina-se ao financiamento da atividade corrente do
Emitente, permitindo-lhe ainda o reembolso do empréstimo intercalar,
no montante de €20.000.000, concedido à Sporting S.A.D., em 14 de
novembro de 2014, o qual teve por finalidade o reembolso do
empréstimo obrigacionista denominado “Sporting SAD 2014”
“SPORTING SAD 2014”
O presente Empréstimo Obrigacionista destina-se ao financiamento da actividade corrente, permitindo à
Sociedade consolidar passivo num prazo mais alargado e proceder ao refinanciamento de operações que se
irão vencer, nomeadamente do Empréstimo Obrigacionista “Sporting SAD 2011
Ou seja, os empréstimos basicamente são para suportar uns aos outros mal acabam e para suportar uma altura de baixas receitas, que só faz que ainda sejam mais cruciais nesta altura. (e duvido que isto seja novidade para alguém face ao nível elevado de endividamento que os clubes têm e foi algo que sempre foi falado)
Antes que venham dizer que quero plantar um cenário em que tudo é rosas, não acho que seja e sinal disso foi o adiamento do pagamento do empréstimo que findava e essa razão não sei e gostava também de ver esclarecida e se foi, passou-me ao lado.
5 Junho, 2018 at 17:02
Bem pensando um pouco a razão parece-me óbvia, se este empréstimo está em causa, assim ganhou-se 6 meses para poder pagar este…
5 Junho, 2018 at 17:37
No âmbito do novo acordo de reestruturação está previsto a SCP SAD substituir empréstimos bancários por EO, sem aumentar a exposição global dos financiamentos obtidos. Até final de Março, ultimas contas conhecidas a SAD estava a cumprir tendo reduzido mais de 20M os empréstimos bancários, no inicio de Abril preparava o EO que permitiria pagar o que se vencia em 21/05 e acrescido de 15M que permitiam enfrentar a actividade corrente e entrar no mercado de transferências com mais tranquilidade.
Infelizmente, no inicio de Abril com as ameaças de AG destituitivas quer na SAD quer no Clube, ocasionaram um impasse que termina no acordo aprovado por unanimidade de adiar por 6 meses o EO que se vencia e fazer de imediato um de 15M, cuja concretização devido à instabilidade que se vive, está muito dificultado.
5 Junho, 2018 at 17:40
Obrigado!
Entretanto estive a ler e tinha sido esse o entendimento que tinha tirado da “coisa”.
5 Junho, 2018 at 23:20
“… sinal disso foi o adiamento do pagamento do empréstimo que findava e essa razão não sei e gostava também de ver esclarecida e se foi, passou-me ao lado.” (Moura dixit).
Não vejo qual o motivo para as dúvidas. A decisão foi tomada em Assembleia Geral de Obrigacionistas, bastante concorrida e aprovada por unanimidade (0 votos contra). O que quer dizer que os que investiram no produto, estão satisfeitos com o adiamento. Com certeza que, porque continuam a achar que é um produto atractivo e fiável.
Saudações leoninas
5 Junho, 2018 at 17:11
Já que o Post é de formação. Uma análise de um dos nossos formandos. Alguém que o junte com mais dois ou três que consigam “ver” e aproveitar estas movimentações.
https://t.co/aWnqfw81Cn
5 Junho, 2018 at 19:08
F. Geraldes + B. Fernandes pff !!! Juntem-nos…
5 Junho, 2018 at 21:23
E o Ryan Gauld, que ainda é mellhor ^^
5 Junho, 2018 at 17:13
Impressionante como se molda a opinião publica e neste caso a dos Sportinguistas, no fim de semana depois de ganharmos um campeonato que nos fugia à 30 anos, ninguém nos parava…eram vivas, abraços, promessas de amor eterno. Mas “A máquina em movimento” não pára, não dá um minuto de descanso, dezenas de horas de TV, jornais, opinadores, cartilheiros, paineleiros e afins.
Para muitos a resignação é o caminho, outros vão passando para o lado de lá nem sabendo bem para onde na esperança que não nos voltem a atacar e se por magia tudo se transformasse um mar de rosas.
Só falta a capitulação e abraçar novamente os poderes da subjugação dos empresários desonestos, dos poderes obscuros, e de passarmos novamente a ser um clube sem ambição que nos últimos 40 anos ganhou 4 ou 5 campeonatos.
Onde estão os projectos alternativos?
Onde está a critica construtiva e sapiente?
Até agora uma mão cheia de nada onde tudo vai desaguar ao mesmo rio.
“A culpa é do Bruno de Carvalho”
Pobres de nós quando nos momentos difíceis tudo é permitido para nos apunhalar-mos.
5 Junho, 2018 at 17:24
Parece que ninguém esta preparado para tentar, ao menos tentar.
Ninguém que só assim por acaso até são muitos, a maioria dizem mas a minoria é que manda, a minoria é que é o Sporting pelo que se ouviu ontem.
É o vestir as calças pela cabeça.
Democracia?
Essa coisa chata que só serve quando convém.
5 Junho, 2018 at 17:43
e quem te diz, nos dias que correm, o que significa uma maioria ou uma minoria no Sporting?
5 Junho, 2018 at 17:57
E a ti ?
É que eu acho que ninguém sabe a não ser os que ontem estiveram na manif.
Mas pelas ultimas eleições eu sei bem onde estava a maioria e a minoria.
Mais, depois de uma AG que para mim foi absolutamente desnecessária também vi onde estava a maioria.
Pior, nesta era incrivel a facilidade como se poderia ter tirado a Direcção dali e o resultado ??
90%
A manif de ontem não me diz nada a não ser que há Sportinguistas com ideias diferentes, só isto.
E ainda bem mas se querem ir para lá, esperam pelas eleições.
Esta Direcção esta legitimizada com uma maioria estrondosa.
5 Junho, 2018 at 21:24
O que significa 90% ou 10% ?
Ou o que significa 6% ou 0.1% ?
Ou o que significa 30% ou 9% ?
É isso mesmo.
5 Junho, 2018 at 19:29
Vai ser preciso muito para destituir 90% de um eleitorado:
1. Candidatos;
2. Programa e esclarecimento projecto;
3. Convencer sócios manter este rumo;
4. Diagnóstico imunidade a Frito;
5. Curso intensivo CONTRA CORRUPÇÃO;
6. Atestado comprovativo de não USO de FRALDAS.
Campanha estrutural que garanta miminmo
51% votos
5 Junho, 2018 at 17:25
O circo continua, jms fala às 20h
5 Junho, 2018 at 17:28
Deve ser por causa do pedido de suspensão…
5 Junho, 2018 at 17:31
Sim, deve ser. Tb foram formalizadas 2 provdiencias cautelares.
5 Junho, 2018 at 17:39
Quanto está? 2-0?
5 Junho, 2018 at 18:31
Apareceu mais vezes na tv para fazer merda no SCP do que o ano passado quando morreram 60 pessoas. Fantástico
5 Junho, 2018 at 17:39
Não é possível fazer um manif para demitir sem apelo nem agravo este senhor. Julgo que estaria toda a gente de acordo, seria mesmo a união de aço.
5 Junho, 2018 at 17:42
Como queres demitir alguém que já se demitiu? Ou sonhei?
5 Junho, 2018 at 17:44
E como é que alguem se demitiu tem tanto direito a tanto palco… só mesmo neste paisinho à beira mal plantado.
5 Junho, 2018 at 17:55
E mais… de seguida não marcou a assembleia como era sua obrigação, entrando em incumprimento!! Incumprimento esse que leva à destituição do CD e não poder concorrer a eleições…
Próxima tentativa suspensão!
E vai avançar, vai sair escoltado pela policia como toda a gente quer e face à suspensão não se vai conseguir candidatar…
5 Junho, 2018 at 18:39
Pois, tens razão, mas ele ainda não quis perceber, talvez com uma manif …
É mesmo politico, às 20H deve estar à espera de entrar em directo em todos os telejornais …. e olha, provavelmente não existe nada mais interessante para o pais inteiro se preocupar.
5 Junho, 2018 at 17:38
Portugal termina em 9º lugar o torneio de Toulon
5 Junho, 2018 at 17:41
#dubailovers
5 Junho, 2018 at 17:57
Boa classificação.
5 Junho, 2018 at 19:16
Muito bom, agora os outros na A que fiquem pela 1’fase com 4 frangos do sonso merdoso
E bem assobiado
5 Junho, 2018 at 21:29
capa de jornal amanha
Portugal termina nos gloriosos 10 primeiros lugares.
è sempre tudo bom
5 Junho, 2018 at 18:02
Sobre o EO e Situação Financeir.
Seria bom colocar na equação a Reestruturação Financeira e a abertura do mercado, antes de mandarem postas de pescada.
Sobre o Bruno ou caos, as eleições já e a terceira via.
Seria bom colocarem-se num dos lados, SAD do Sporting ou SAD dos Accionistas, pensando nas consequências de cada cenário antes de pedirem demissões. Nisto não há terceira via.
Sobre o treinador.
Sá Pinto, poderá resultar, pois é natural que tenha evoluído e deverá contar com um plantel mais qualificado do que da última vez.
Silas, também me agrada, por ser um sócio com Gamebox, várias vezes avistado a assistir aos nossos jogos na companhia do seu filho. Gostei do futebol que conseguiu colocar em campo com um dos piores planteis da Liga. Seria sempre uma aposta de risco, mas com o apoio de uma estrutura da nossa dimensão, acredito no seu sucesso.
O mais certo é termos um estrangeiro de renome para dar sossego à bipolariedade histérico-depressiva, reinante junto dos ainda demasiados conas de sabão sem estaleca de campeão, habituados a conviver bem com as derrotas.
Eventualmente com Sá Pinto como adjunto.
Sobre formação.
Percebo pouco, logo não me meto nisso. A única coisa que posso dizer é que os resultados nestes escalões para mim virão sempre atrás da potenciação de talento.
Há dias, um croquete advogado qq coisa da Cruz, afirmou que o balanço da época era estremamemte negativo pela falta de títulos no futebol masculino. Tudo dito sobre este tipo de sentir o Sporting.
Abraço de Leão, para os que acreditam no renascer do Sporting.
5 Junho, 2018 at 23:02
Eu acredito.
E subscrevo os teus pontos
6 Junho, 2018 at 0:44
Pois é! Se o Futsal, como todos esperamos, conquistar o Tri, será só a única época em 112 anos de História em que conquistamos o título nacional em 4 Modalidades de pavilhão. O melhor, até agora, foi 2 épocas com 3 campeonatos (não havia futsal mas havia Basket) no tempo do João Rocha e do Sousa Cintra.
Mas isto, para alguns, não é o Sporting.
Para mim o Sporting é, sobretudo isto. Por muito que goste (e gosto) de futebol. Mas ídolos, no futebol, conto o Damas, o Yazalde, o Manuel Fernandes, o Artur Correia, o Jordão e o Iordanov. Já no resto: tinha 10, 11 e 12 anos e fazia 8 km a pé para ver o Joaquim Agostinho a passar na antiga Calçada de Carriche (a velhinha, de piso de paralelipipedos) na etapa de contra Relógio Mafra- Estádio de Alvalade que encerrava a Volta a Portugal e que o consagrava como vencedor incontestável; ou com mais uns aninhos seguir a equipa de hóquei de Ramalhete, Sobrinho, Rendeiro, Chana e Livramento. Ou ir de 15 em 15 dias ao Pavilhão da Ajuda ver o team de Basket dos irmãos Jim e Kit Jones; ou, mais tarde, assistir no nosso velho Pavilhão ao encantamento da nossa equipa de Carlos Lisboa e Rui Pinheiro; ou assistir a 2 gerações de grandes ídolos do andebol como Bessone Bastos, Carlos Correia, Manuel Brito e, mais tarde, Carlos Silva, João Gonçalves, José Manuel, João Manuel (meu vizinho).
E hoje só consigo sentir idolatria por atletas das modalidades (João Matos, Deo, Merlin, Cary, Edgar Varela, Fortino, Diogo – FUTSAL; Solha, Portela, Nikzevic, Frankis, Asanin, Gaspar – ANDEBOL; Girão, João Pinto, Vitor Hugo, Gil, Magalhães, Platero -HÓQUEI; o enorme Miguel Maia, la Bomba, Monteiro, Dennis, Simões – VÓLEIBOL; Aruna, Carvalho, Monteiro, Abiodun – TÉNIS DE MESA; Patrícia, Marchão, Fontemanha, Solange, Diana, Capeta, Tatiana, Carole – FUTEBOL FEMININO; João Grilo, Jorge Theriaga (outro enorme sportinguista) – BILHAR; Patrícia Mamona, Irina Rodrigues, Evelise Veiga, Lorene Bazolo, Noélie Arigo, Catia Azevedo, Marta Onofre, Vânia Silva – ATLETISMO FEMININO; Diogo Ganchino -GINÁTICA; Alexis Santos -NATAÇÃO; Joana Silvestre, Júlia Araújo, Rita Cruz, Tânia Semedo, Constância Serra – RÂGUEBI FEMININO; Fernando Fernandes, Ricardo Fernandes, Tiago Santos – BOXE, e tantos, tantos outros que nas diversas Modalidades mostram atitude, garra, compromisso, genuíno amor ao Clube e entrega aos seus adeptos.
Basta apenas rever as imagens do épico jogo do título de hóquei contra o FCP no João Rocha e apreciar a quantidade de atletas de outras modalidades que ali estiveram a apoiar os seus companheiros do hóquei e a vibrar com o seu sucesso. Foram imensos de várias Modalidades, mas saliento o Nikcevic, do Andebol, um sérvio, a vibrar intensamente com um jogo de hóquei em patins, modalidade que nem existe no seu país natal.
No Futebol, este espírito de família leonina é muito mais difícil de AINDA acontecer, não apenas por causa dos valores estratosféricos atingidos pelo seu mercado ou do ultramediatismo da sua profissão; na origem desse isolamento está também a espécie de redoma em que se tornou o seu ambiente de trabalho (o facto de treinarem em Alcochete, por exemplo). Noutros tempos, como muito bem frisou o Egº Gilberto Rocha, Director da secção de Hóquei, o futebol não tinha tanta visibilidade e exposição, os valores do mercado eram outros e, sobretudo, treinavam em Alvalade, mesmo “ao lado” do velhinho pavilhão ou da Nave. Por isso, pudemos ver também o Inácio entre o público desse jogo de sábado no João Rocha: ele, no seu tempo, convivia (e ainda hoje é amigo) de atletas como o Sobrinho e o Chana. (Aliás, fiquei a saber que o início da sua carreira de atleta do SCP começou nos hóquei).
Ora, estes são motivos acrescidos para, hoje em dia, o Clube necessitar de ter para com os atletas de Futebol, um atitude MUITO MAIS PROACTIVA NA DIFUSÃO DOS VALORES, DA DIMENSÃO E DA HISTÓRIA DO CLUBE!!!
Dou só um exemplo, todos os novos atletas das Modalidades de Pavilhão começam por fazer uma visita guiada ao Museu, acompanhada pelo seccionista e um atleta “da casa”, normalmente o capitão. O mesmo foi feito com todas as atletas do Futebol Feminino e do Voleibol.
Acho que é algo a meditar seriamente, pêlos responsáveis do Futebol (e sendo o Inácio, por todos os motivos atrás citados, temos a pessoa indicada para isso)
Saudações leoninas
5 Junho, 2018 at 18:08
Desabafo.
Estou cansado disto tudo.
Quase quase ao ponto de já não querer saber mais, de não querer saber quem tem razão e alhear-me, aguardando serenamente que tudo se resolva.
Sinto–me enganado, pelo presidente que teve falhas, pelo futebol que morreu na praia, pelos jogadores que parecem gafanhotos a fugir do capim, dos sócios e adeptos, porque é impossivel existir concenso, da oposição a BC que muito ladra e nada faz, da CS que é a grande causadora deste meu desgaste.
Infelizmente a unica AG que pode resolver isto seria a destituitiva, que ilegal ou legal va o diabo saber será ou não executada.
Será assim tão difícil ó Bruno de Carvalho, convocares eleições para o mais breve possível, para amenizar o ambiente. Candidata-te, apresenta um programa dinamico, inovador e apelativo, pode ser que ganhes e continuas o teu trabalho. De certo ja aprendeste alguma coisa com estas experiências quw viveste.
Dasse.
5 Junho, 2018 at 18:13
Dos fracos não reza a História.
5 Junho, 2018 at 18:23
Caro Gibreelfarishta,
Comungo do seu estado de cansaço.
Pessoalmente, as únicas coisas que têm acompanhado o meu pensamento são (i) a questão Rui Patríco (que ainda estou a matutar) (ii) quem será o próximo treinador.
Quanto ao resto, os tribunais que decidam…
SL
5 Junho, 2018 at 19:46
Eu prefiro morrer a tentar ser livre do que viver uma vida inteira sequestrado.
Aguenta a frustração e até a potencial vergonha que possas sentir – até porque digamos que vergonha é uma emoção muito experimentada por nós todos há muitos anos – e deixa o Sporting assumir que, desta vez, e se tudo correr pelo melhor daqui em diante, nunca mais cairá por golpe uma direcção, que nós é que decidimos os tempos e os modos como a direcção do nosso Sporting é avaliada.
Ainda nem chegámos ao intervalo do jogo e precisamos de ti até ao final do prolongamento. O Sporting está naquele momento da sua historia. “naquele”. A forma como vamos unir o Sporting depois de ser traído, roubado e julgado sem provas na praça publica, é a semente para um novo ciclo, com vitórias em tudo, até no futebol senior masculino. Porra.
Os limites para mim estão na lei. Algo que como sabes, nunca se verificou nos outros grandes. Mas nós somos especiais. Se se provar que houve crime do Geraldes ou do Bruno ou de ambos, os 90% mudam de lado instantaneamente. Mas sem provas, só por pressao mediatica, mentira e traiçoes…?!? Somos leões, certo?
5 Junho, 2018 at 18:14
Alguem ja’ viu a insta story do Slimani a passar pelo Jose Alvalade e a escrever home?
5 Junho, 2018 at 18:15
Desculpem o off e falar de futebol…para variar
5 Junho, 2018 at 18:31
Deve ser fake ….
https://mobile.twitter.com/Raca_De_Leao/status/1004043392202964993/photo/1
5 Junho, 2018 at 18:35
Pois, provavelmente e’ por causa do jogo da Argelia…Bummer
5 Junho, 2018 at 18:47
https://www.instagram.com/stories/islamslimani09/?hl=pt
Não é.
Tirado do insta stories diretamente.
5 Junho, 2018 at 18:56
Vem no autocarro da seleção para jogar contra Portugal e fez um teasing …
Veremos.
5 Junho, 2018 at 21:32
Essa foto era tao bem esfregada na cara de em alguns dos “nossos” meninos.
5 Junho, 2018 at 18:19
Grandíssimo jogo de tênis.
Djoko a levar água pela barba dum Cecchinato que nunca ouvi falar…
Tie break no 4 set e o Italiano para fechar
5 Junho, 2018 at 18:20
10-10 no tie break… Só naquela.
5 Junho, 2018 at 18:27
Olha, e foi mesmo de vela…
5 Junho, 2018 at 18:31
Deixa-te de offs, oh croquete.
5 Junho, 2018 at 18:59
lul
5 Junho, 2018 at 18:30
Segunda revela A TVI (PA julgo) o Sporting recusou uma proposta do Roma por 8 milhões. Mas este JM pensa que o Sporting é o SLB
5 Junho, 2018 at 18:49
Por quem ?
5 Junho, 2018 at 18:52
Piccini creio
5 Junho, 2018 at 18:56
8M a pronto e eu vendia.
5 Junho, 2018 at 19:00
Pelo Piccini? <10M é assalto
5 Junho, 2018 at 19:03
Não creio, seria bem colmatado.
Repito. A pronto.
5 Junho, 2018 at 21:26
Tem de sair por um pouco mais.
Aí uns 12M ?
E sim, há Ristovski ( melhor ) e ainda Mama Baldé e Mauro Riquicho.
Uma das vendas que ando a pedir há tempos ^^
5 Junho, 2018 at 18:57
Podengo.
5 Junho, 2018 at 19:00
Piccini? Vendia pelo dobro.
5 Junho, 2018 at 19:07
Podence
5 Junho, 2018 at 19:23
Metiam mais 5M em cima desses 8M e ia com um lacinho.
5 Junho, 2018 at 18:53
(-: nɔnɔ
5 Junho, 2018 at 18:58
Ricardinho já assinou
5 Junho, 2018 at 19:00
Noutro mês qualquer isso seia engraçado. ahah
5 Junho, 2018 at 19:02
É para desanuviar um pouco, o ambiente anda muito pesado 🙂
5 Junho, 2018 at 19:07
Vai continuar a saga.. até o José Eduardo ali anda.. também pertence à mesa agora?