Alcindo Monteiro teria hoje 50 anos. Em 1995 era um jovem pacato de 27 anos, que trabalhava numa oficina no Barreiro, que poupava para um dia construir uma vivenda, e que fora cozinheiro durante o serviço militar. Nascera português em Cabo Verde e depois de vir para Portugal com os pais tivera de conquistar a nacionalidade portuguesa de novo. Era discreto e tinha apenas uma extravagância conhecida: gostava de dançar. Naquele dia 10 de junho de 1995 veio a Lisboa para dançar. Foi assassinado por um grupo de criminosos racistas que o espancaram até à morte por não ser branco. Fará este domingo 23 anos e por isso eu já tinha decidido escrever sobre Alcindo Monteiro.
Mataram Alcindo Monteiro mas, por isso mesmo, nós não esqueceremos Alcindo Monteiro. Porque é esse o dever de memória que temos perante as vítimas. E espero que quando se cumprirem 25 anos sobre a sua morte a sua memória seja lembrada em Lisboa — como está consagrado no programa eleitoral que venceu as eleições autárquicas na capital — e que em seu nome se estabeleça um programa de iniciativas de objetivo anti-racista. Só assim podemos garantir que os perpetradores nunca saiam vitoriosos.
Alcindo Monteiro não teve oportunidade de levar a vida pacata de que gostava. Os seus sonhos foram cortados pela raiz. A sua família tem de lidar com a dor há mais de duas décadas.
Por outro lado, um dos criminosos que o matou está em todo o lado na TV, nos jornais e nas redes sociais. Chama-se Mário Machado e está nas notícias por causa do futebol, mas poderia ser outra coisa qualquer. Durante todos estes anos, sempre que não esteve preso por um dos seus vários crimes — não só as agressões que levaram à morte de Alcindo Monteiro, mas diversas outras condenações por extorsão, posse de arma ilegal, ofensas à integridade física, coação agravada e discriminação racial — Mário Machado conseguiu sempre um acesso fácil ao tempo de antena por que tanto anseia. Seja para mostrar as armas ilegais que tem em casa, como há uns anos. Seja porque a televisão pública o decide entrevistar, como há poucos dias, para lhe dar oportunidade de dizer que quer estar mais ativo na vida do seu clube de futebol. Seja porque se decide candidatar à chefia de uma claque de adeptos — cujos anteriores líderes estão a ser investigados por sequestro e terrorismo, nada menos do que isso — e então aí está em todo o lado.
No café onde entrei há pouco a televisão mostrava em letras garrafais o título: “Extrema-direita chega às claques de futebol”. Chega?! Agora é que deram por isso? Já se esqueceram que Alcindo Monteiro foi assassinado precisamente num dia de final de Taça de Portugal, por um grupo de skinheads que tinha assistido ao jogo umas horas antes integrados numa claque de futebol, Mário Machado incluído?
Para cúmulo, as televisões e os sites que mostram um “comunicado” de Mário Machado noticiam também que no mesmo dia e local do lançamento da candidatura à claque de futebol o criminoso racista que ajudou a matar Alcindo Monteiro vai também lançar um novo partido nacionalista. Se isto se passasse em qualquer outra área que não o jornalismo, que tem por obrigação informar-se para poder informar, esta dificuldade em juntar 2+2 seria ingenuidade. Aqui nem irresponsabilidade se poderia chamar: é cumplicidade. Cumplicidade com uma estratégia escancarada para usar as audiências em torno das notícias do futebol como forma de aproveitamento político em favor de um assassino. Mas ninguém se dá conta de que estão a promover um sujeito que é apenas e unicamente conhecido, não pelas suas ideias, não pelas suas realizações, não por nada que alguma vez tenha pensado ou dito, mas exclusivamente por ser um criminoso que ajudou a matar um concidadão inocente que tinha a pele de outra cor?
No esgoto a céu aberto das notícias sobre futebol nada parece ter já gravidade. E por isso ninguém se pergunta como pode uma claque ser apoiada por uma instituição de utilidade pública como é um clube de futebol, ainda que em crise, e ao mesmo tempo admitir a candidatura à sua presidência de um criminoso. E ninguém se pergunta como podem jornalistas fingir que caem na armadilha de divulgar essa candidatura apenas e só porque dá audiências.
Quando a vítima é esquecida e o perpetrador aparece quase que celebrado em todo o lado estamos perante o sinal claro de um falhanço coletivo. Que provocará novas vítimas, estejam certos. Vítimas que vos ficarão na consciência quando as audiências já estiverem esquecidas.
texto escrito por Rui Tavares in Jornal Público
8 Junho, 2018 at 10:53
Obrigado por teres partilhado isto, Cherba. Sporting sempre!
8 Junho, 2018 at 10:53
nada a agradecer. É um dever
8 Junho, 2018 at 11:21
Li a achar que era teu. Vinha dar os parabéns. Tive que engolir com um Rui Tavares, sabendo que eu podia assinar cada uma das linhas deste texto.
8 Junho, 2018 at 11:53
Uma vez criminoso, para sempre criminoso? É isso que este artigo defende.
Na realidade e apesar de discordar por completo das atitudes não me posso opor ou sequer ser tendioso num acto puramente democrático. Ele, ao contrário do que aqui foi escrito, está finalmente a cumprir as regras e é simplesmente descabido o julgamento que se está a fazer pela atitude correcta.
Acreditem uma coisa, se as claques são o que são é porque a polícia é conivente com isso, pois embora os clubes por vezes não estejam propriamente bem é tudo feito às claras. Qualquer membro da direção de uma claque, declara o ordenado mínimo anda de porsche e vive na aroeira. Outros têm negócios com os chamados aportes.o que faz com que exista um claro conflito de interesses, mas eu no final disto tudo eu é que sou suspeito, pois declaro tudo o que recebo e tenho tudo em dia mas mesmo assim sou eu que sou abordado “alietaroriamentr” pelas finanças acerca do IRS para esclarecer algumas dúvidas. Hipocrisia máxima
8 Junho, 2018 at 12:12
Grande texto.
Portugal é um país de discrepâncias e preconceitos sociais. Isto é o problema de Portugal.
Camuflado por estatísticas manhosas e uma comunicação social podre.
8 Junho, 2018 at 15:04
Percebo a intenção. E acho importante esta informação para os mais novos que não se lembram como nós destes acontecimentos.
Mas neste momento há uma discussão que ainda não vi levantar, O FIM DAS CLAQUES DO SPORTING! E por ventura das claques em Portugal!
A Juve Leo fica associada ao acontecimento mais negro da história do clube. A juve Leo é co-responsável, com o BdC, pela quebra entre jogadores e adeptos…
o desporto não é isto!
Nós levamos as crianças ao estádio pelo sporting e pelos seus ídolos, que são os jogadores!
Nenhuma claque ou presidente podem estar acima do clube – (valores do clube e sócios)
8 Junho, 2018 at 11:12
Faço minhas as suas palavras.
8 Junho, 2018 at 11:21
Muito obrigado. Isto não pode ser esquecido para que nunca mais se repita.
8 Junho, 2018 at 10:55
Fantástico. Nada mais tenho a dizer. Destaco além da culpa dos clubes, esta linha ” E ninguém se pergunta como podem jornalistas fingir que caem na armadilha de divulgar essa candidatura apenas e só porque dá audiências.”
8 Junho, 2018 at 11:00
1995?!
Foi nesse dia que ganhamos a taça ao Marítimo, certo?
Este m****s ainda quer ser líder da JL?!
Mais vale fechar as portas… Da claque.
8 Junho, 2018 at 11:05
Sim, nessa mesma noite…
8 Junho, 2018 at 11:01
Quando cheira a dinheiro, toda a gente aparece até criminosos. Temos que afastar muita gentinha do Sporting, que só tem como objectivo se servir do clube!
8 Junho, 2018 at 11:02
Está na hora de o governo agir. Criar um grupo de trabalho para estudar a criação de um grupo de trabalho que irá avaliar a possibilidade de criação de um grupo de trabalho para formar um grupo de trabalho que finalmente aprove a criação de um grupo de trabalho para por um travão às claques.
8 Junho, 2018 at 11:04
Ou então pura e simplesmente acabar com as claques.
8 Junho, 2018 at 14:06
“Portugal in a nutshell”
SL
8 Junho, 2018 at 11:07
Esta é uma matéria que o estado deveria intervir. Penso que as claques têm de ser severamente punidas, com a extinção das mesmas. O que a Juventude Leonina fez prejudicou em muito o Sporting e parece-me claramente que o a direcção foi cúmplice. Se esses criminosos realmente amassem o Sporting não fariam isso e se Bruno pensasse primeiro no Sporting já se tinha demitido.
Não adianta falar em treinadores e contratações. Não faz sentido. O Sporting vai sofrer com as rescisões e mesmo quem fica acredito que não se sinta bem. Preocupante e lamentável. Para onde caminhamos??
8 Junho, 2018 at 11:15
Se o clube, principal vítima e interessado ensaia umas medidas, pq se há-de preocupar o Estado?
8 Junho, 2018 at 11:17
*principal vítima institucional e lesado patrimonialmente, diga-se…
8 Junho, 2018 at 11:46
“O que a Juventude Leonina fez prejudicou em muito o Sporting e parece-me claramente que o a direcção foi cúmplice.”
Meu caro, esta acusação é grave, especialmente porque tenho a certeza absoluta que não possui provas que o consubstanciem. Caso contrário esta direcção, na qualidade de cúmplice como acusa, já teria sido ouvida pelo juiz de instrução do caso da invasão a Alcochete e provavelmente detidos em estabelecimento prisional.
Que desonestidade intelectual do caraças. E ainda se dizem Sportinguistas, o que duvido.
SL
8 Junho, 2018 at 12:13
Sportinguistas são os que vêem o clube ir ao fundo e aplaudem
8 Junho, 2018 at 12:17
E que assinam “documentos” para entregarem a uma pseudo AG (judas) com o objectivo de pedirem a anulação da Ass- Geral marcada para dia 23 pelo Presidente ELEITO para a AG.
Curioso é que ao entregarem esse “documento” estão a considerar que afinal o Marta Soares tinha/tem poderes para convocar a Ass. Geral de dia 23.
Ou será que se fosse eu ou outro sócio anónimo qualquer a convocar um Ass Geral também iam recolher assinaturas para pedir o cancelamento do meu acto?
8 Junho, 2018 at 12:30
queres medir Sportinguismo ?
8 Junho, 2018 at 12:40
Não!
Quero é que parem para pensar!!!
Faz algum sentido assinarem tal “documento”??
A questão nem sequer é saber se estão a favor ou contra Bruno de Carvalho.
A questão é que tal documento é um absurdo porque passa por pedir a anulação de um acto (marcação da ass, geral) de alguem a quem supostamente não reconhecem “poder”.
Hip 1) Se a comissão da Judas é “legal”…. os actos do Marta Soares são Ilegais”
Hip 2) Se a comissão da Judas é “ilegal” e o Marta Soares continua na legalidade… e por isso tem toda a legitimidade para marcar uma ass. geral.
Percebes agora??
9 Junho, 2018 at 18:26
Analisa o parecer de um benfiquista, conhecido comentador da TVI24
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10160229912895018&id=539850017
8 Junho, 2018 at 12:21
Uma coisa não está relacionada com a outra.
Por outro lado, se ver o clube ir ao fundo significa ser campeão em voleibol, andebol, hóquei, atletismo, futebol sénior feminino, ténis de mesa, finalista vencido da CL de futsal, com possibilidade de ser campeão este ano, então considero-me um sportinguista feliz com tal afundanço.
SL
8 Junho, 2018 at 12:49
Ver o clube ir ao fundo é perder os seus activos a troco de zero, o que de certa forma torna o nosso passivo preocupante. Ver o clube ir ao fundo é tratar todos como trastes. Jogadores, equipa técnica, equipas médicas… até sócios. É muito curto olhar só para o dia de hoje. As coisas correram bem nas modalidades e é motivo de orgulho, mas nem dá vontade de festejar, porque tratámos mal aqueles que defendem as nossas cores e estou convencido de que se a equipa de hóquei ou andebol não fossem campeãs iam sofrer com a estupidez e desonestidade do presidente.
Para mim chegou ao fim.
8 Junho, 2018 at 19:01
Dani, a pepsi vai acabar.
8 Junho, 2018 at 12:15
Bruno de Carvalho és tu ?
8 Junho, 2018 at 11:09
Nao era preciso acabar com as claques.
Bastava que os clubes nao dessem casinhas, bilhetes mais baratos, subsídios…
8 Junho, 2018 at 11:11
Em relacao á juve… era acabar com ela. O que fizeram em alcochete nao tem perdao. O prejuízo que deram ao clube é incalculável.
8 Junho, 2018 at 11:24
Se os 23+4 são sócios, o mínimo era já ter sido aberto o processo de expulsão. O mesmo para os meninos da tarja solidária.
8 Junho, 2018 at 11:28
Se calhar nem são.
8 Junho, 2018 at 13:01
Aqui está…
Sao socios de uma claque de apoio ao clube mas nao sao socios do clube.
Bardamerda para esses tambem.
Dos 23 gostava de saber quantos sao socios.
8 Junho, 2018 at 11:32
Se o que se passou em Alcochete é suficiente para catalogar toda a Juve, daqui a nada é suficiente para catalogar todos os Sportinguistas e depois todos os portugueses e por aí a diante…
8 Junho, 2018 at 11:39
A direção da claque devia ser a primeira a expulsá-los.
8 Junho, 2018 at 11:51
Só o é pela inépcia da direção da Juve perante os factos e pelo apoio reiterado em seguida.
O mesmo se passará com o CD do Sporting e com os sócios do SCP se nenhuma posição for tomada face a isso…
Até agora, o suposto congelar de apoios á claque por parte do clube parece mais verbo de encher do que outra coisa, mas serve para estancar um pouco a pressão.
Veremos a partir daqui…
8 Junho, 2018 at 12:09
Claro. A inacção da direção da claque vincula, ou “auto-cataloga”, toda a claque ao sucedido.
Isto não é uma reinação.
Queria ver se se viesse a descobrir que o Carnide tinha pago aos meninos. Qual o valor da indemnização que o clube exigiria pelos danos?
Então se foram eles por auto-determinação, fica tudo bem?
8 Junho, 2018 at 12:16
Veio-se a saber que a direção do Carnidense pagou o advogado de defesa do condutor assassino e todos nós nos revoltámos quer contra isso quer contra a desvalorização do facto por parte das autoridades e governo. Seria hipocrisia da minha parte não querer acções mais mosculadas e concretas da direcção do SCP, por um lado, é da própria Juve, por outro.
A reacção de não conceder mais apoios á claque por parte do CD até que as autoridades apitem os factos, parece-me mais do que acertado. Na prática é que isso ainda não se traduziu em nada. Espero que seja para levar à letra.
Quanto á claque, muito bem nos comunicados a distanciar-se dos indivíduos, mas isso parece-me extremamente pouco… Ainda mais qd a seguir levamos com fotos de tarjas é camisolas de apoio aos imbecis…
8 Junho, 2018 at 19:05
Pessoal..
Como podem pedir expulsão, seja de quem for, se ainda não se sabe de nada.
Deixem os processos acabar ( Justiça e JL ).
É lógico, e a 100%, que vão haver consequências.
” Porque é que ainda não fizeram nada.. ”
São os 23, e mais os outros 13 ou 15.
O Sporting, pela direcção, foi o ÚNICO clube a proibir a entrada de indivíduos ( 19 ) em estádios.
Teve de ir ao tribunal, pois as instâncias desportivas competentes ( IPDJ ) e Governo, nada faziam..
Portanto, irá acontecer o mesmo.
Qual a dúvida ?
8 Junho, 2018 at 11:52
E se não forem da JL e apenas forem sócio do Sporting, devia acabar-se com o Sporting?
8 Junho, 2018 at 12:02
Se fossem só sócios do SCP a ter feito o que aqueles imbecis fizeram, se o CD do SCP não tivesse reagido e tivesse ainda dado apoio (tipo, pago aos advogados para defender os fascinoras… ) e se o resto dos sócios apoiassem essa medida, atrevo-me a dizer que sim! Que mais valia acabar com o clube.
Felizmente não me parece que assim seja, pelo que o seu silogismo não passa disso mesmo. Um exercício de retórica.
Não obstante, acho que as acções quer do CD do SCP quer do CD da Juve são parcas, face á gravidade dos factos….
8 Junho, 2018 at 12:48
A direcção da JL condenou, ao que sei, os actos. Mais do que isso, a nível interno, não sabemos o que fizeram nem o que podem fazer, antes de concluídas as investigações.
Que eu saiba, também, a JL não pagou advogados aos ‘fascínoras’.
Que eu saiba, apenas alguns elementos da JL (provavelmente os mais chegados) e familiares apoiaram os detidos. Os (poucos) elementos da JL que conheço condenam os actos e quem os praticou.
Donde, retórica apenas encontro no seu comentário. Aconselho-o, já agora, a pegar no seu manual de introdução à filosofia e rever o conceito de silogismo – talvez perceba que não é aquilo que diz.
8 Junho, 2018 at 13:18
Lel
Na tua família tens um individuo que mata uma pessoa.
Quem merece ir preso, aquele que o matou ou a tua família inteira?
8 Junho, 2018 at 11:12
Grande posta sim senhor.
Mais famílias no futebol … Menos “fanáticos” no mau sentido da palavra
8 Junho, 2018 at 11:30
Mas isso o Estado nunca quis fazer. A Lei em vigor dá direitos adicionais ás claques. Depois quando os dramas acontecem mostram-se muito indignados.
8 Junho, 2018 at 11:18
Há quem se indigne com Bdc. Há quem se indigne com JMS. Há quem se indigne com os jogadores. E ninguém repara no elefante na sala.
A merda das claques já tinha que ter sido extinta. Basta.
É trabalho do governo. Sim, em primeiro lugar, mas todos os que não usarem todos os seus meios para alcançar esse objectivo são cúmplices de manter as coisas como estão.
A direcção tem medo? Compre um cão, ou peça para cagar e saia. Igual para quem vier.
Adeptos, sócios, opinadores eventuais. Todos somos cúmplices se não actuarmos.
8 Junho, 2018 at 11:30
Pois… ainda ninguém percebeu que sem o comportamente destes meninos em Alcochete o Sporting não estaria na situação em que está neste momento.
8 Junho, 2018 at 11:36
“A merda das claques já tinha que ter sido extinta. Basta.
É trabalho do governo. ”
Caro Hadji,
Está a defender a extinção de todas as claques? De todos os clubes? Qual a razão para isso, mesmo?
SL
8 Junho, 2018 at 11:50
Todos os criminosos envolvidos em grupos de adeptos organizados (claques) têm que ser irradiados do futebol e da sociedade em geral. Se isso engloba todas as claques não sei, acredito que não mas serão muitas delas.
O problema é que o poder político em Portugal gosta de assobiar para o lado e estar quietinho para não lixar 2os mandatos e tachos. Já disse isto tanta vez que até me faz confusão. Alguém pensa mesmo que um presidente dum clube pode controlar isto? Isso é muito bonito mas é conversa de herói, se fosse um de nós lá metido com o cú apertado queria ver se também fazíamos alguma coisa. No fundo, ninguém pede a um cidadão “normal” para controlar uma rede de tráfico de droga ou uma rede de roubo de automóveis ou o que quer que seja mas depois pedimos a uma pessoa para acabar com uma organização criminosa que faz o que quer quando quer?
8 Junho, 2018 at 12:25
Florentino foi assassinado?
Laporta foi assassinado?
Quantos políticos e dirigentes federativos ingleses foram assassinados?
8 Junho, 2018 at 12:44
Estás a falar de algo que tenho pouco conhecimento, tenho ideia que o Florentino fez algo em relação aos Curva Sur mas não sei o que foi. De qualquer forma, isso interessa pouco, estamos a falar de países diferentes, o que faz o real ou o barça não me interessa para nada.
Sim, o Sporting pode tirar a casinha às claques, não dar bilhetes, etc, mas achas que isso resolve o problema?
8 Junho, 2018 at 12:23
Todas. Sem excepção.
E seria fácil justifica-lo com os assassinatos, com o terrorismo, que são casos pontuais mas de gravidade extrema.
Seria também fácil justifica-lo com os crimes que praticam continuamente, diariamente, desde sempre. Tráfico de droga, tráfico de bilhetes, assaltos, agressões, intimidação, crimes contra a democracia nas instituições (é para isso que existem, não sejam patinhos), posse de tudo o que é ilegal e sua guarda dentro das instalações das instituições de utilidade pública que as albergam.
Mas a verdade é que as claques são única e exclusivamente um objecto inventado para dotar alguns indivíduos de IMPUNIDADE. Todos os crimes que os mandantes quiserem praticar, ao fazê-lo através das claques não apenas o conseguem melhor feito, com o uso do efeito de grupo exponenciado pelo fanatismo clubístico, como arranjaram o meio perfeito para passar impunes, encostando-se à massa de apoio que os clubes têm.
Por isso tudo o que digo acima não são casos particulares, coisas que acontecem, são mesmo a razão de existir das claques. Claro que se pode polvilhar uma claque com um gajo que nunca praticou um crime, claro que se pode por alguns deles a cantar uma cantiguinha e a abanar uma bandeira. E então, será que um pedófilo que, uma vez ajudou uma velhota a atravessar a passadeira expurgou todos os seus delitos comisso?
Importa também perceber que, por se acabar com as claques, não se irá limitar os direitos de ninguém. Nem sequer de ir à bola. Cada qual pode fazer o que entender, mas será responderá perante a lei individualmente, como qualquer cidadão, e não como grupo com uma imunidade própria.
Isto são as razões fundamentais, cívicas. Mas bastará pensar que, na perspectiva dos clubes, do futebol, dos adeptos, teríamos um espectáculo onde seria mais seguro ir e levar crianças, clubes que deixariam de delapidar o orçamento com subsídios (ou será extorsão?) lícitos e ilícitos, democracia nas AG, para perceber que o triste estado do futebol tem muito a ver com o facto de ainda não se ter saído da idade das trevas.
SL
8 Junho, 2018 at 13:24
Torcida Verde incluída?
8 Junho, 2018 at 13:32
E convém dizer que muito dos seus maus comportamentos acontecem porque sentem a força do grupo.
Alguns deles sozinhos se calhar ate sao mansinhos, mas quando está a matilha toda junta, entram em frenesim.
8 Junho, 2018 at 11:20
Uma ideia a segir quando existirem novos presidentes nos clubes da capital…
Z
8 Junho, 2018 at 11:24
Sou a favor é de acabar com os grupos de crime organizado no futebol. Mas para isso acontecer, o mote tem de ser dado pelo governo. E não estou a ver governo neste país com capacidade nem vontade para isso. Acusam BdC de “comprar” muitas guerras. Esta seria uma das prioritárias, mas certamente a mais difícil de enfrentar, por várias razões e por incrível que pareça.
8 Junho, 2018 at 11:28
Se esse tipo, por algum acaso ganhar as eleiçoes para lider da claque ou simplesmente se associar e for aceite como membro da claque, a unica coisa a fazer pela direcção do Sporting Clube de Portugal é acabar com a claque duma vez por todas.
8 Junho, 2018 at 11:38
Por mim acaba ja definitavamente , indepedentemente de quem ganha sera sera sempre uma mina de ouro de criminosos que age de acordo de quem lhe paga, os que la estao nao sao melhores ! A Juve Leo sera sempre um problema para um Sporting que precisa de tranquilidade !
8 Junho, 2018 at 11:45
Estes problemas da movimentos de extrema direita sempre existiram dentro das claques.
Mario Machado que eu saiba era um dos lideres do “Grupo 1143” um núcleo dentro da Juve Leo que já remonta à década de 90 pelo menos.
Eu defendo, como já aqui foi dito ontem, o método inglês qualquer individuo membro de claque ou não envolvido em richas deverá ser banido de sócio (alguns são outros nem isso), e quando não estiver preso, ser obrigado a apresentar-se numa esquadra sempre que o clube a quem esteja ligado estiver a jogar.
Não podemos confundir uma claque com um grupo de vândalos. No meio de milhares de sócios existem sempre aqueles anormais que só prejudicam o clube e esses terão de ser afastados. Não podemos esquecer os outros milhares que acompanham o clube sempre em qualquer situação para todo o lado desinteressadamente. Lembro me mtas vezes em que o clube não estava bem, 90% dos adeptos que ainda marcavam presença nos estádios pertenciam a essas mesmas claques.
8 Junho, 2018 at 11:34
Bom texto de um alerta para que esse senhor deixe de ser sócio do nosso clube ,não pactuamos com assassinos ,a cs está deserta que ele entre para chefe da claque, é uma armadilha para que o SCP seja associado a este assassino…..pagou pelo crime,mas foi assassino
8 Junho, 2018 at 11:37
A vida é dura para quem é mole.
8 Junho, 2018 at 11:37
Não gosto de generalizar, e ainda por cima sobre temas facilmente inflamáveis, mas da mesma forma que acho que para acabar com o crime não é necessário acabar com as armas, também acho que para acabar com a violência no desporto não é necessário acabar com as claques.
Eu conheço várias pessoas que fazem parte das claques e reconheço que às vezes quando falo com alguns deles, parecem viver numa realidade alternativa, num mundo só deles, com prioridades estranhas, etc.
Mas as claques dão um apoio enorme, principalmente nos pontos mais longínquos do país e além fronteiras.
Limpar as claques com lixívia, sim. Deixá-las limpinhas e cheirosinhas como deve ser e como eram nos primeiros anos.
Acabar com elas…não.
8 Junho, 2018 at 11:39
O assunto, claques, é um problema nacional. À décadas que o é. Tem que ser o estado no seu todo a resolver. Se a solução for à custa do SportingCP que seja mas que se resolva.
Para o bem ou para o mal . Isto é o SportingCP, tudo nos preocupa. Ao contrário de outros clubes em que o macaco é exemplo e os diabos sem nome são protegidos. Nós preocupamo-nos.
As claques nas últimas décadas são a guarida de traficantes e extremistas que usam a união em volta dos clubes para benefício dos negócios e de interesses político-sociais.
Por isso não se pode pedir a um clube e muito menos a uma pessoa que resolva este problema.
8 Junho, 2018 at 11:42
É que nem pode ser permitido que seja candidato a seja o que for em algo que esteja ligado ao Sporting.
A cs só lhe dá importância porque pode ser usado como mais uma arma de arremesso contra o Sporting.
Se serve para bater no Sporting é muito bom .
Até o Pedro Dias teve antena pois lembrou-se de atacar o Sporting
Como estou sentindo de dizer, é um país cheio de gente de merda e à cabeça está a cs que hoje em dia não é mais nem menos do que órgãos de avençados a mando de alguém.
8 Junho, 2018 at 11:45
Vejam bem o tempo de antena que já tem as agressões da Alcochete e o tempo que teve o assassino de Março Ficcini.
8 Junho, 2018 at 12:02
Aí está o cerne da questão.
A preocupação não é as claques mas sim terem mais um holofote apontado ao SportingCP.
Agora vão fazer da JuveLeo, no seu todo, a causa do problema.
Mais um problema nacional da responsabilidade do Sporting e por inerência Bruno de Carvalho.
8 Junho, 2018 at 11:42
Ganda posta!
8 Junho, 2018 at 11:50
Muito bom texto. Subscrevo a 100%. Ninguém quis fazer nada nestes anos todos e agora estamos reféns de umas dezenas de criminosos, que nem sequer deviam ter entrada nos recintos desportivos.
Há muita gente boa na Juve Leo, espero que tenham arte e força para impor um rumo bem diferente. Este é o momento.
8 Junho, 2018 at 11:50
A resolução do problema das claque tem de ser sempre o governo a resolver.
Com o cherba escreveu uma vez, todos os que estão nos clubes tem famílias.
Há nas claques delinquentes muito mas mesmo muito perigosos e hoje sabemos melhor do que nunca.
Só um governo tem ao seu dispor todos os.meios e força para enfrentar uma claque.
É triste mas é assim.
8 Junho, 2018 at 12:01
Existe um indivíduo, conhecido por liderar um grupo de adeptos, que participou, ou no mínimo foi conivente, em diversos actos ilegais. Um indivíduo que, sem ter rendimentos conhecidos, faz um estilo de vida extravagante. Esse mesmo indivíduo liderou a claque oficial da Selecção Nacional em França.
Fica tudo dito sobre a estreita ligação entre o Poder do Futebol e uma franja de indivíduos que vivem à margem do Estado de Direito.
Sejamos honestos, o Governo não se quer meter, e os clubes não querem que o Governo se meta. Caso contrário isto já estaria resolvido.
A violência nos estádios, em redor dos estádios, todos os negócios paralelos deste grupo de pessoas, fariam parte do passado.
O facto de personagens como o MM terem direito de antena é apenas triste. Não que ele não tenha direito de opinar sobre o que quiser, mas é penoso saber que pessoas de bem se dignam a ouvi-lo.
8 Junho, 2018 at 12:45
Exacto, quando temos um macaco a liderar claques da selecção diz muito
8 Junho, 2018 at 12:03
Eu defendo, como já aqui foi dito ontem, o método inglês qualquer individuo membro de claque ou não envolvido em richas deverá ser banido de sócio (alguns são outros nem isso), e quando não estiver preso, ser obrigado a apresentar-se numa esquadra sempre que o clube a quem esteja ligado estiver a jogar.
Quanto às claques no seu geral, não podemos confundir umas árvores com uma floresta. No meio de milhares de sócios existem sempre aqueles anormais que só prejudicam o clube e esses terão de ser expulsos como disse atrás.
Agora não podemos esquecer os outros milhares que acompanham o clube sempre em qualquer situação para todo o lado e sem interesses obscuros, e que no nosso estádio ajudam a criar um ambiente de festa com cânticos (Salvo algumas excepções). Lembro por exemplo que a letra do nosso arrepiante “o mundo sabe que” foi autoria da juve leo e acabou por se tornar num hino que todos entoamos. E também não esqueço que mtas vezes em que o clube não esteve bem, 90% dos adeptos que ainda marcavam presença nos estádios pertenciam a essas mesmas claques.
Resumindo considero que as claques têm de ser bem vigiadas, e com a ajuda do estado nesse aspecto criando leis apertadas mas sou contra a sua extinção.
8 Junho, 2018 at 12:17
Não podemos confundir “meia duzia” (bem contada) de árvores com a floresta…
Fiz parte da Torcida Verde durante alguns anos…e posso assegurar que a “prática” existente…não comportava essas práticas…pelo menos nunca me apercebi…
SL
8 Junho, 2018 at 12:25
Concordo consigo Max, eu também fiz parte no caso da ,Juve Leo, e a única coisa que fazia era tentar juntar os amigos sportinguistas para apoiar o nosso grande amor, nada mais que isso.
8 Junho, 2018 at 12:03
Vale mais abandonar o desporto e o futebol em particular, se as coisas, começam a levar este caminho. O governo tem que acabar com a corrupção toda que gera à volta do Desporto, dos a quem doer.
8 Junho, 2018 at 12:05
Se acabarmos com as claques não vamos acabar com o problema, porque as claques são constituídas por pessoas e essas iriam formar novos grupos, aumentando ainda mais o problema porque estariam completamente fora de controlo.
A lei que existe e que é tão criticada, tinha mesmo como objectivo a tolerancia com as claques, desde que estas estivessem sob controlo. E quem dinamitou a lei foi o bloqueio do benfica e a total inoperância do ipdj.
O Sporting pode e deve penalizar a JL retirando apoios que dá sob a forma de bilhetes, gbs ou outros. E, claro, expulsar de sócio quem é apanhado em cenas de violência ou outros comportamentos desviantes. Mas não consegue sozinho impedir que esse pessoal gravite em torno das claques.
E esta cena do machado é mesmo aproveitar para ter tempo de antena pela sua causa política. Para ele o clube e a JL é apenas um instrumento para chegar à comunicação social. Não devemos dar muito tempo de antena, mas é grave a aproximação e as autoridades têm que estar atentas.
8 Junho, 2018 at 12:12
Muito bom…
Enquanto cidadãos e (H)omens temos a OBRIGAÇÃO de denunciar este assalto à nossa dignidade enquanto seres humanos…
A velha máxima culé, e que, em parte (a parte boa…), se pode aplicar a nós, “Mais que um clube” talvez nunca tenha feito tanto sentido…
8 Junho, 2018 at 12:15
Tinha acabado há pouco tempo de chegar a casa, vindo do Jamor, com o meu pai (foi creio que o penultimo jogo que vimos os dois juntos no estádio…) quando ouvi a triste noticia da morte do Alcindo Monteiro…
“Mais uma inconcebível morte levada a cabo… pelo ódio estupido que alimenta certas mentes…”…
É perfeitamente abjecta a atitude da nossa CS que continua a “dar tempo de antena a assassinos…”
“O que lhes interessa são as audiências” e para as conseguirem se necessário, creio…”seriam capazes de encomendar a morte da própria mãe…para uma reportagem em directo…”
Interrogo-me às vezes…”para onde caminhará esta civilização” que está a regredir a passos largos e a “aproximar-se da idade das trevas…”…parece quase um contrasenso…: “tanta luz…e tanto cego que não quer ver…”…
Abomino o racismo para mim ser preto ou branco, ou de outra raça qualquer “é igual ao litro”…o que conta é a pessoa em si mesma…a sua conduta…o seu modo de estar…
Sei perfeitamente (toda a gente o sabe…) que as claques estão em parte “dominadas” por gente da extrema direita (e não pensem que acho que existisse alguma difereença para melhor…se fossem da extrema esquerda…)…
Mas não apenas as do Sporting…todas, sejam elas quais forem…
Mas acho inconcebível que a um individuo criminoso (não o avalio pelas ideias politicas…”mas pelas práticas com que actua”) seja dado tempo de antena (já expliquei o porquê desses tempos mais acima…) e se faça publicidade a uma possível candidatura a chefe de uma claque conhecida (é claro que eu sei, todos saberão…que “essa conduta da CS tem como fim ter mais uma coisa para atacar o Sporting…”)…
Não acredito que isso possa vir a acontecer… e é meu entendimento que a Direcção do Clube, deveria tentar saber quais são e que “parte tiveram” em todos estes tristes acontecimentos que nos envergonham…para de imediato, após conhecimento…expulsar esses individuos de sócios do Clube e proibir-lhes a entrada nas nossas instalações…
“Não quero misturas com gente dessa…”
Sporting Sempre…!!
SL
8 Junho, 2018 at 12:24
Belo texto
8 Junho, 2018 at 12:29
Mais um a servir de arma de arremesso contra o Sporting.
Alguma vez o Mário machado manda alguma coisa na Juve Leo?
Gosto da indignação do Rui Tavares mas tenho para a troca, dois nomes, Rui Mendes e Marco Ficcini, pais de filhos cujo único pecado foi serem Sportinguistas.
Quando condenam a alegada invasão a Alcochete como se fosse terristas e desvalorizam a morte gratuita de adeptos por mim estão apresentados.
Aliás toda a gente o fez e o assassino do ficcini está na rua, tal como o assassino do Rui Mendes.
Isto foi a costela esquerdista do cherba, sinceramente o machado nem sequer é assunto, é mais um que quer aparecer ao nível do zeferino boal.
Sl
8 Junho, 2018 at 12:36
De que vale falar dos outros se temos pior ou igual na nossa casa.
Este gajo devia ser um embaraço para a humanidade. E por conseguinte para a Juve e seus associados.
8 Junho, 2018 at 12:39
Calma…
Uma coisa não invalida a outra…!!
São condenáveis (todos nós condenamos…) as mortes de Rui Mendes e de Marco Facini…
Como condenamos a morte de Alcindo Monteiro (e todas as mortes não naturais, muito em especial as vítimas de violencia e ódio…)…
Creio (é claro que não sou “procurador” do Cherba…) que “a razão” que deu lugar a este post…foi a de o responsável pelo blog ser contra a violencia e o ódio (e não está sozinho…) “e de não aceitar” que seja dado tempo de antena a um individuo que “se exclui da sociedade” voluntariamente…porque a generalidade da sociedade “ainda felizmente não aceita as práticas dessa gente…”…
Tudo o que possa ser feito para “desmascarar” essa gente (incluindo a que matou o Rui e o Marco…) deve ser feito…
Não devemos calar…ou seremos cumplices dos crimes que eles possam ainda vir a praticar…”Mas não misturemos ” as coisas…
E que quem pertence à Juve ( e nada tem a ver com essas práticas…), não sinta mais nada…a “não ser nojo”, por eventualmente “estar perto dessa gente”…quando apenas tem a intenção de “servir” o Sporting…!
Abraço e
SL
8 Junho, 2018 at 13:22
o que vale é que a costela esquerdista do Cherba também lhe dá para defender, vezes sem conta, que se mande o Musta e sus muchachos com o boda.
Ou, se preferires, se achas que isto é um problema de esquerda ou de direita és capaz de andar um bocado aos ziguezagues…
8 Junho, 2018 at 13:59
Não estou não.
Mário Machado é mais um que quer aparecer.
Dar lhe importância é fazer lhe a vontade.
Mas olha que o Pina que matou o Ficcini era bem preto.
Sl
8 Junho, 2018 at 16:21
Mas os criminosos “não tem cor”…
São “apenas o que são”…
SL
8 Junho, 2018 at 16:00
+1
8 Junho, 2018 at 12:29
Esse gajo o M&M pertence ao vasto grupo intitulado como escória da humanidade. Este sim é imperioso correr com ele do Sporting.
Eu nao conheço ninguém das claques. Mas se soubesse que esse M&M fazia parte dum grupo que eu integrava, eu era o primeiro a sair.
Alguém me sabe dizer se:
Para se fazer parte das claques tem de ser igualmente sócio do Sporting?
Ou se teem de ter um registo criminal limpo?
8 Junho, 2018 at 12:46
Registo criminal limpo? Percebo a pergunta inocente, mas ri-me. A maioria dos membros da JL de “topo” têm registo criminal bem sujinho.
Quanto ao ter que ser sócio, não é preciso ser sócio do SCP para pertencer à Juve Leo.
8 Junho, 2018 at 12:52
“Talvez não se deva ir por aí…”…
Eu tenho o meu registo criminal “limpissimo”…
Muitos o terão certamente…mas acredito que possa haver sócios do Sporting que tenham “alguma mancha” no seu registo criminal…
Mas é preciso notar…afinal “que mancha será essa…”…
Mas há certamente individuos que nunca deveriam ser admitidos nas claques…
Como existem outros que não deveriam “estar no Sporting”…
Mas eu até poderia estar sentado em Alvalade ao lado de “dois criminosos” (desculpem os meus amigos F e M…”chamá-los à conversa”…apenas para simples comparação de factos…), que isso não faria de mim “criminoso”…
Outro tanto já não aconteceria…se eles tomassem atitudes condenáveis e eu “fosse cumplice” dessas situações…
Mas vamos lá ter calma…!
SL
8 Junho, 2018 at 12:54
Se tem registo criminal nao devia fazer parte de qualquer claque.
Inconcebível como alguém pode fazer parte da claque de apoio a um clube, e nao ser sócio desse mesmo clube.
Se aplicassem estas duas regras de certeza nao se limpava toda a sujidade, mas limpava-se alguma.
8 Junho, 2018 at 12:45
Dizer que o NeoFacismo, Extrema Direita é um problema exclusivo das Claques é de uma desonestidade intelectual gritante! O fenómeno dos avanços da Extrema Direita são sim culpa de uma sociedade intolerante, que não inclui mas excluiu socialmente as pessoas, onde a primeira premissa é a maximização do lucro não olhando a meios. Exemplos não faltam por esse mundo fora desde os “Le Pen” até este monte de merda! As Claques são apenas o reflexo da sociedade em que vivemos e a Culpa é da Totela dos sucessivos Governos que nos têm desgovernado.
SL
8 Junho, 2018 at 13:07
Ninguém disse que a Extrema Direita é um problema exclusivo das claques e parece estares a baralhar um pouco as coisas.
“O fenómeno dos avanços da Extrema Direita são sim culpa de uma sociedade intolerante, que não inclui mas excluiu socialmente as pessoas, onde a primeira premissa é a maximização do lucro não olhando a meios.”
Direita e esquerda são conceitos muito abstractos. São etiquetas muito vagas. O partido comunista, em matérias económicas, pode ser associado à esquerda mas, por exemplo, em muitas matérias sociais está mais próximo do CDS-PP que do Bloco de Esquerda.
As pessoas quando actuam em grupo sentem que vale tudo. Para além disso todos nós sabemos que muito do que acontece nas claques é ilegal, não? Ou vão acusar-me de desonestidade intelectual, outra vez, por não apresentar já as provas?
8 Junho, 2018 at 13:37
Alguém lhe perguntou quando se filiou no SCP, qual era o ser Credo, orientação política, sexual, declaração de não dívida às Finanças ou SSocial, o seu estrato social? Sim não seja desonesto intelectualmente, não pode ou melhor pode porque está no seu direito de fazer uma crítica a uma claque como se estivesse dentro de uma redoma de cristal…fico-me por aqui. Saudações!
8 Junho, 2018 at 14:20
Anda um pouco confuso..
8 Junho, 2018 at 13:13
Cresci nos anos 90′.
Confesso que não conhecia este caso do Alcindo Monteiro, mas sempre ouvi falar desta onda de SkinHead’s em Portugal.
Entretanto fui pesquisar sobre o caso é á um artigo muito bom no “Observador”.
https://observador.pt/especiais/alcindo-monteiro/
Indo ás claques, aqui é o Governo que tem fazer alguma coisa.
Á muitos interesses por trás.
Se calhar é melhor não mexer muito…se não vem muita coisa ao de cima que não deve interessar.
Só pode ser essa triste razão.
8 Junho, 2018 at 14:28
Devias ter crescido mais cedo, é o que é.
Mário Machado era um VIP de outros tempos, entretanto foi engaiolado, e em termos de discurso foi substituído por “moderados”, como o porta-voz do PNR. Que eles “andem” aí ninguém duvida, mas já foi bem pior. Pelo menos, andavam mais à mostra.
O facto de sequer se colocar a hipótese dele liderar o que quer que seja, a JL, ou o rancho folclórico de arroios, é triste, e um sinal que estes séculos de avanço civilizacional estão curtos. Pior, só puxar à conversa outros grupos, para colocar a coisa em contexto.
PS: oh meu, cuidado com esses assentos!!!!
8 Junho, 2018 at 15:34
nahhh, ainda apanhei o futebol de rua e fui a tempo de festejar 2 campeonatos do Sporting (tendo já uma boa noção do que era o futebol), foi uma boa altura para crescer, certeza melhor do esta geração de final de 90 e inicio de 2000′.
Pois tenho ideia que esses “movimentos” já perderam muita força, ou então como tu escreves foram “substituídos”.
Vou tentar ficar mais atento aos erros.
8 Junho, 2018 at 13:20
https://www.youtube.com/watch?v=LaAzgu89Bso
8 Junho, 2018 at 13:32
Aplaudirei de pé o presidente que tiver coragem de acabar com as claques! Ou então que obrigue a que os seus integrantes tenha ficha limpa!
Inenarráveis estes mario machado, mustafá e fernando mendes! Uma autentica vergonha! Se acabasse a mama queria ver quantos deles continuariam a apoiar o clube.
Por ingenuidade minha talvez, so simpatizo com a torcida verde!
8 Junho, 2018 at 13:34
Eu gostava de saber é porque é que fernando mendes, depois de ter ameaçado os jogadores da equipa, entrou e saiu de alcochete na maior…
Ou como é que certos elementos entraram nas garagens do clube no domingo á noite…
Ou porque é que neste clima de confrontaçao á equipa, nem sequer tenham fechado o portao quando ativos de milhoes treinavam em alcochete…
Se isto nao foi negligéncia… nao sei o que seja…
Depois o grande líder que assume zero responsabilidades quando as coisas nao correm bem, anuncia “a suspensao dos privilégios á juve”, mas lá continuam eles no estádio e no pavilhao joao rocha como se nada tivesse acontecido… tudo na maior.
Nao sei se a direcçao da juve inspirou/comandou o ataque a alcochete. Sei que fizeram um convívio e que exibiram uma faixa de apoio aos (na altura) 23 detidos.
Se isto nao é vergonhoso…
Enfim… a um tipo como o mário machado ser permitida (sequer!) A condiçao de associado ou a frequência no estádio… enfim que diriam hoje aqueles rapazes que há mais de 100 anos tiveram o sonho de fundar um clube que fosse tao grande como os maiores da europa…
8 Junho, 2018 at 13:40
Começava por perguntar como é que FM fura o cordão de Segurança da Polícia no aeroporto para falar com os jogadores, ouvi a advogada e retive duas coisas interessantes, “Isto interessa a quem?” “Sigam o rasto do dinheiro” nem mais!
8 Junho, 2018 at 13:44
1- porque a polícia deixou
2- a garagem não pertence ao clube assim como a sua segurança
3- diz o relatório da GNR que os seguranças que estavam no portão foram agredidos
4- Ainda não está nos estatutos do Sporting que ser condenado pela justiça dá direito a expulsão de sócio…. o crime ou o prejuizo tem que ser diretamente ligado ao clube para tal acontecer.
Incrível como so andas aqui a meter nojo e veneno mas tas muito mal informado!
8 Junho, 2018 at 13:53
Supostamente nos novos estatutos iriam que posta uma alínea que dizia algo do género “qualquer sócio que denigra o bom nome do Sporting será sujeito a processo disciplinar e possivelmente a consequente expulsão”. Não era essas as exactas palavras mas foi isso que retive. Depois vai tudo depender do que acham que seja “denegrir o bom nome do Sporting”.
PS: parece que alguém muito competente que tem aparecido todas as semanas na tv ainda não deu entrada dos novos estatutos.
8 Junho, 2018 at 13:44
Lembro-me bem do homicídio de Alcindo Monteiro, por uma horda racista de bandidos. Um gang branco. Os gangs, seja lá qual for a raça e a ideologia que os seus membros partilham são sempre assombrados por uma política de violência gratuita, uma política de violência pela violência que, não se subordinando nem à moral nem ao Direito, acaba por excluir de si-mesmo elementos ideológicos, religiosos, clubísticos ou políticos, tornando-se numa amálgama criminosa que, não tem cabimento num Estado de Direito. Os elementos de um Gang criminoso são sempre da mesma igualha, farinha do mesmo saco e associação entre membros de um Gang existente no interior de uma claque desportiva facilmente encontram elementos de comunhão com os elementos doutros gangs, sendo de natureza política, religiosa ou clubística. O mesmo se não pode dizer da partilha do racismo entre os membros dos gangs. Face à partilha da violência quando os gangs se misturam para a sua prática de imediato excluem e esquecem o racismo. Misturam-se e só se ceivam na mobilização da violência contra quem se não possa defender. A violência gratuita de que pode ser alvo qualquer um de nós, seja lá qual for a nossa filiação política, ideológica, religiosa, clubística e independentemente da nossa etnia.
Os gangs são associações de desequilibrados emocionais que têm como expressão óbvia a violência psicopática e a sociopática. De lado fica todo o resto. A mim não me interessa se são skinheads se são cabeludos, se são negros, se são brancos ou, finalmente se são uma mistura de tudo isto e quando virmos as fuças dos trinta ou quarenta arguidos acusados de vários crimes dominados pela violência que invadira e agrediram, tudo e todos na nossa Academia, poderemos constatar que afinal há lá de tudo desde ateus a brancos, passando por negros religiosos, muçulmanos ou cristãos mas, também membros dos Super Dragões e membros dos NN. Essa misturada há de vir à tona e terá só e apenas um elemento que a todos une o de serem psico e sociopatas. Nada mais.
Assim sendo resta dizer que, na Juve Leo há gente muito boa e o gang não poderá jamais ser confundido com a Claque. Estou à vontade para o dizer porque nunca fiz parte de claque alguma do Clube mas, claro que conheço gente de várias claques e entre os que conheço tenho amigos. Boa gente, Sportinguistas de alma e coração incapazes de agredir, roubar matar, traficar em droga ou armas ou seja o que seja. Não são criminosos. Ponto. Longe disso. Trabalham, lutam e fazem sacrifícios para poderem estar “pari passu” com o Clube que lhes comanda a vida.
Quando um Gang tem um chefe que quer presidir a uma claque eu oponho o seguinte:
Criminosos psicopáticos têm de ser proibidos de frequentarem recintos desportivos, os Clubes têm de ficar sujeitos a multas de MILHÕES de Euros se os admitirem como sócios mas, também se derem voz, protecção, condições logísticas e financiamentos de qualquer natureza a claques ilegalmente constituídas.
Aí, estaremos perante Gangs.
Os membros das claques só podem ser sócios e as claques têm de se constituir em Associações Juridicamente reconhecidas, todos os seus membros têm de ser registados como tal, sem excepção, têm de ter estatutos claros, de submeter as eleições para as respectivas direcções a regras democráticas, sendo os actos eleitorais fiscalizados pelos clubes desde o momento da constituição da claque até à apresentação das candidaturas às respectivas lideranças.
Enquanto a LEI não for exaustiva, o seu cumprimento fiscalizado e os prevaricadores severissimamente punidos e associados aos crimes cometidos pelas claques a título de autoria moral, não teremos sossego e gajos como o Mário Machado e o Luís Filipe Vieira, continuarão a gozar com o Estado de Direito e com cada um dos Portugueses.
8 Junho, 2018 at 13:45
Quanto mais penso nisto mais me revolto.
Mas tem algum sentido eu ser sócio do clube e os bilhetes esgotarem para mim, mas serem reservados para as claques, onde nem sequer é preciso ser sócio do clube para fazer parte da claque.
Se calhar o melhor é entregar o cartão de sócio do clube e fazer-me sócio de uma claque.
8 Junho, 2018 at 16:27
Fora os milhares de euros que fazem a re-vender os bilhetes depois.
8 Junho, 2018 at 13:45
Off
Cherba, mandas tu mas isto não pode passar despercebido.
Merece mais destaque.
Merece um post próprio.
Aqui sim, um notável.
https://video.fopo2-2.fna.fbcdn.net/v/t42.9040-2/10000000_2075384292696773_6121502778297679872_n.mp4?_nc_cat=0&efg=eyJybHIiOjMwMCwicmxhIjoxNjEzLCJ2ZW5jb2RlX3RhZyI6InN2ZV9zZCJ9&oh=29ac5c0870fc9029300bdd87c5af07d2&oe=5B1A9AFA
8 Junho, 2018 at 13:46
Da série, os notáveis estao todos contra BdC.
Os verdadeiros, estão?
8 Junho, 2018 at 14:31
Top.
Faltar ao respeito ao Presidente é faltar ao respeito ao Clube.
Dúvidas ?
Não há nem pode haver.
Viva o Sporting.
8 Junho, 2018 at 15:22
E o presidente faltar ao respeito aos sócios e adeptos não é faltar ao respeito ao Sporting?
8 Junho, 2018 at 15:25
Pronto….mais uns que eram “bons” enquanto apoiaram o Bruno e que agora passaram a “bestas”…
8 Junho, 2018 at 13:46
Um texto a não esquecer.