As quatro claques do Sporting – Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting – emitiram um comunicado conjunto onde abordam a invasão e as agressões de Alcochete e as eleições para os órgãos sociais do próximo dia 8 de setembro.
«Tendo em conta o passado recente e o futuro imediato do Sporting Clube de Portugal, os seus quatro Grupos Organizados de Adeptos vêm por este meio divulgar publicamente as seguintes posições, que assume inequivocamente e em conjunto:
1-Reafirmar que merecem censura e repúdio os acontecimentos na Academia de Alcochete e o comportamento dos respetivos responsáveis, tendo aliás sido já tomadas em relação a estes últimos as medidas internas apropriadas;
2- Anunciar a sua total independência e equidistância em relação às diferentes candidaturas que vierem a concorrer às eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal marcadas para o próximo dia 8 de Setembro;
3- Reassumir – agora que se inicia uma nova época desportiva – as suas inabaláveis fé e paixão pelo Sporting Clube de Portugal, e a sua determinação em contribuir cada vez mais para os seus êxitos desportivos através do apoio entusiástico em todos os pavilhões e campos desportivos de Norte a Sul do país;
4- Manifestar aos adeptos, sócios, órgãos dirigentes e equipas o seu empenho – em todas as modalidades e actividades em que o Sporting Clube de Portugal esteja envolvido – em ajudar a converter o esforço, a dedicação e a devoção na Glória que todos ambicionamos.
Lisboa, 20 de julho de 2018
Juventude Leonina
Diretivo Ultras XXI
Torcida Verde
Brigada Ultras Sporting»
Nota da Tasca
leio o ponto 1 e só me lembro da tarja de apoio aos 23. Ah, e das tshirts de apoio aos 23 que tentaram vestir ao João Pinto, no Sporting vs fcp em hóquei
leio o ponto 2 e só me lembro do Mustafa no jantar de candidatura do Couceiro, antes de abraçar o Bruno de Carvalho dois dias depois
e por aqui me fico
20 Julho, 2018 at 16:00
Íntegros e impolutos.
20 Julho, 2018 at 16:05
Talvez esteja na hora do SPORTING 2020 Clube de Portugal!
Isto não tem volta.
SL
20 Julho, 2018 at 16:05
Num mundo perfeito as claques de facto grupos bem organizados onde o apoio ao clube seria incondicional.
Nesse mundo perfeito o clube poderia facilitar em diversas facetas, não vejo mal nisso. Nas coreografias, principalmente.
Sem claques, organizadas ou não, um estadio parece um cinema em grande partendo tempo.
Mas infelizmente o mundo não é perfeito e os negócios, crime, etc, etc, etc… fazem parte de quem lidera as claques. As grandes, pelo menos.
20 Julho, 2018 at 16:59
Muitas vezes não estive de acordo com comentários do Braveheart (que sempre respeito, contudo). No entanto, acho que este é completamente acertado e assertivo.
As claques são indispensáveis para dar cor, vida, alegria e Espetáculo aos espetáculos desportivos. O ideal seria a sua existência confinada a esse contexto, sem o contexto de incentivos ao ódio ou de práticas violentas. Infelizmente, muitas são o poiso ou permitem a infiltração por autênticos bandos de marginais que acabam por “modelar” a sua imagem (que começa até por ser “aceite” por largas franjas de adeptos como uma “necessidade” de se imporem aos rivais).
Mas, primeiro há que reconhecer que, até entre as claques do Sporting, nem todas são assim ou propagam essa imagem.
Depois, e pegando no caso concreto deste comunicado, se queremos REALMENTE contribuir para modificar o modelo radical e violento de algumas claques, talvez seja mais assertivo pegar no que ele tem de positivo e tentar, a partir daí, IMPOR um novo modelo de regulamento disciplinar e ético dos G.O.A.s e um novo e claro protocolo de relacionamento com o Clube, os adeptos, os atletas e o universo desportivo exterior, para poderem aspirar a receber QUAISQUER apoios por parte deste.
Relembro o primeiro Grupo Organizado de Adeptos (claque de apoio) em Portugal: era composto maioritariamente por músicos – muitos estudantes brasileiros e das então colónias, com residência universitária na área do “bairro do Rego” (face à “Cantina Nova” da “cidade universitária); os ritmos, a cor e a alegria com que as cuícas, as pandeiretas, os tambores, as congas, os apitos,o sax e a trompeta contagiavam o público e os jogadores eram um verdadeiro espetáculo dentro do espetáculo! Por que não tentar reviver e promover o mesmo espírito e a mesma atitude. lembrando o nome dessa claque, até ele irónico: “Os Vapores do Rêgo”.
Saudações leoninas
20 Julho, 2018 at 17:37
Meu caro, podemos discordar umas vezes, até podemos discordar sempre.
Mas expondo cada um o seu ponto de vista, será sempre uma saudável troca de opiniões.
Eu não sou casmurro. Leio, oiço e tb mudo de opinião.
20 Julho, 2018 at 19:02
Já assisti a vários jogos em estádios em Inglaterra e não sinto falta nenhuma das claques. Não digo que não façam coisas boas mas o mau não compensa o bom que fazem.
20 Julho, 2018 at 16:06
Qual a solução? acabar com as mesmas?
As claques sempre fizeram parte do Sporting.
É um assunto bem delicado, e não cabe só ao Sporting resolver a questão, mas como também ao governo tomar medidas.
O problema é que com elas, á sempre um série de “zonas” obscuras, como trafico de Drugs, violência, “venda” de bilhetes e por ai vai.
Por outro lado também anda lá malta do “bem” que adora o Sporting e vai a todas por amor ao clube.
20 Julho, 2018 at 16:22
Pode-se tentar retirar-lhes algum poder. Fazendo uma coisa de cada vez, mas tomando o seu tempo. Imaginando que o próximo presidente quer mexer nisso, na minha opinião deveria começar na associação às claques. As claques não têm sócios, quem é sócio da claque e não do clube, teria a hipótese de se associar ao clube, ou ser expulso da claque.
Passado uns anos, restringia-se um pouco o tipo de pessoas que pertencem às claques.
Mexer nas claques tem de ser sempre com agulhas, mas não acho que seja impossível
20 Julho, 2018 at 16:35
Sempre??
Em Inglaterra as claques foram proibidas no estádio.
Negócios obscuros existem, ponto. Em todo o lado. Ter instituições públicas, ou de utilidade pública, a compactuar com essas organizações é o que se está a discutir.
20 Julho, 2018 at 17:16
Dani, não é verdade que, em Inglaterra as claques tenham sido proibidas. Aliás, o que foi implementado em Inglaterra, ainda no governo Tatcher, foi uma uma lei que passava para a responsabilidade criminal Primária do “Ministério Público” (acho que os britânicos chamam General Attorney Office) o enquadramento criminal dos elementos identificados como violentos dos adeptos (Hooligans), impedindo-os de aceder aos Estádios e forçando-os a comparecer na esquadra de polícia da área da sua residência, na altura dos jogos das equipas que apoiavam: as claques tiveram exatamente o mesmo enquadramento que a lei portuguesa de 2009 sobre os GOA veio a decalcar da inglesa: tinham de se registrar como associações e de registar na Polícia os seus associados; caso o não fizessem não podiam receber quaisquer apoios (materiais ou logísticos do Clube; caso, nessas situações houvesse apoio do Clube, esse sujeitava-se a sanções pecuniárias e desportivas (da interdição do estádio à descida de divisão, passando pela perda de pontos). É também o que preconiza a Lei portuguesa: a grande diferença é que a entidade encarregue da aplicação da Lei é governamental (IPDJ) e em Inglaterra é judicial (MP), logo, mais independente e menos passível de pressões; a outra diferença, resultante dessa é que em Inglaterra a Lei aplica-se e em Portugal assobia-se para o ar.
Resumindo o que foi proibido de aceso aos estádios em Inglaterra não foram as claques, mas sim os hooligans.
Saudações leoninas
20 Julho, 2018 at 17:18
Errata “Resumindo: o que foi proibido de acesso aos estádios (…)”
SL
20 Julho, 2018 at 21:14
Ora, nem mais.
O pessoal dizia que 40, não são 3.5M
Mas agora devido a 14 ( pelo que se sabe ), já têm de pagar os outros milhares.
Não faz sentido.
O que faz sentido, é essas pessoas lerem o teu post.
Se a lei fosse aplicada, os que arranjam confusões ( sejam, das claques, sejam casuals, sejam adeptos ), são proibidos.
Ora, se são proibidos , não entram e não arranjam confusões.
Tão simples quanto isso.
20 Julho, 2018 at 17:08
As claques so existem desde 1976 … ja o SCP …
20 Julho, 2018 at 17:32
Antes de 1976, desde 1972/73, existiu uma primeira claque mais informal, mas muito alegre, entusiástica e contagiante, também no SCP: “Os Vapores do Rego”!
Embora não se tivessem “formalizado”, a “Mancha Negra” da estudantina Académica de Coimbra, já existia antes do 25 de Abril (mas a constituição e 1933 restringia a liberdade associativa, sendo o “Regime” particularmente vigilante em relação aos estudantes). Também era um grupo bastante divertido e naquelas duas épocas de 72/73 e 73/74 ficaram célebres os animados despiques entre Vapores (na Central) e a Mancha (na Superior Sul, que era de borla para os detentores de cartão de estudante, exceto jogos com SLB e FCP).
Em 74, o pós jogo foi manchado, não por adeptos, mas pela violentíssima carga policial do “destacamento de choque” da brigada a cavalo da GNR. Entre adeptos, o clima sempre foi de apoio aos seus clubes, muitas vezes até com episódios de sã “picardia” com muito humor e ironia.
Bons tempos, em que até aos jogos com SLB ou FCP se podia ir em família.
SL
20 Julho, 2018 at 16:11
Seja quem for o próximo presidente do clube, espero:
1) fim de cedência de instalações
2) fim de apoio financeiro
3) fim de cedência de bilhetes
4) venda dos “lugares das claques” como os lugares de qualquer outra zona do estádio
20 Julho, 2018 at 16:16
Vais ter uma desilusão bem valente…
20 Julho, 2018 at 16:21
por mais utópico que seja, é o único caminho decente a trilhar
20 Julho, 2018 at 16:31
Qual é o presidente que quer ter os dias contados? 🙂
20 Julho, 2018 at 17:02
Mesmo num mundo ideal, onde iriam as claques guardar o material para, p.ex., confeccionar tarjas?
Sem apoio (e não faço ideia de que tipo será necessário), como se ensaiarão os cânticos, típicos e motivadores?
Só vejo interesse num grupo DESorganizado de adeptos pelos gritos e aplausos que deixarão à equipa e pela ocupação, paga, de espaço nas bancadas. Mas acho que as claques são necessárias, se… (e aqui está o busílis) expurgadas dedos seus adeptos mais violentos, mais radicais.
Direi, mesmo, que qualquer elemento apanhado a transportar tochas e outros artefactos pirotécnicos, deveria ser expulso, de imediato -vendo bem, causam larguíssimas dezenas de milhares de euros de prejuízo em multas.
Mas a utopia é isto: querer que as claques sejam uma espécie de coro de igreja…
20 Julho, 2018 at 17:41
O problema da Rute e de muita gente é confundir claques com hooliganismo: por muito que andem frequentemente de “mão dada” não se podem fazer generalizações e querer aplicar “medidas cegas”.
O que se deve, na minha opinião, é propor a alteração da lei no que toca à responsabilidade tutelar da sua aplicação (passando a tutela do governo para o aparelho judicial), o Clube criar regulamentos comportamentais e éticos a ser aprovados por parte das claques e rever os protocolos com estas por foram a identificar e penalizar prevaricadores e impor sanções do Clube “as claques que vão da obrigatoriedade de ressarcir o SCP de todas as multas ou perdas patrimoniais e/ou desportivas que advenham do seu mau comportamento até à retirada total de quaisquer apoios materiais e/ou logísticos.
SL
20 Julho, 2018 at 17:06
claques igual a religião… quem mexe, fode-se.
20 Julho, 2018 at 16:17
Isso é impossível. Sem claques não se conseguem ganhar eleições, é IMPOSSÍVEL!
SL
20 Julho, 2018 at 16:22
Hum hum
20 Julho, 2018 at 21:17
AInda bem que não vais ser presidente.
Gostava era de te ver ir escrever esses posts no IPDJ e no MP, dizendo para proibir a entrada de hooligans em estádios, como fazem em Inglaterra.
Mas isso dá mais trabalho, e não é bater no Sporting.
O Sporting é que tem de resolver os problemas da Aldeia de Portugal.
20 Julho, 2018 at 16:16
Até fico comovida.
( E sim. Há gente boa nas claques e que apenas querem apoiar o Clube do coração. Até nas 4 claques as pessoas são muito diferentes umas das outras. Infelizmente foram minadas e todos pagam por todos ).
20 Julho, 2018 at 16:17
Então óbvio. Mais fixe depois de ser nomeado o novo presidente estar em consonância com ele para mamar os normais incentivos.
Assumir agora a tendência para qualquer um seria um tiro no escuro se depois não fosse eleito. Calma que está malta do business não anda a dormir.
Para já, tiveram a gamebox mais barata que os restantes sócios, acesso a bilhetes para futsal para os quais os sócios com gamebox modalidades não tiveram, etc etc
20 Julho, 2018 at 16:19
Tá bemmmmm…….
20 Julho, 2018 at 16:26
Vou so ali buscar o violino para acompanhar esta musiquinha
20 Julho, 2018 at 17:05
Isso!
E se me permitir eu sento-me ao piano e afinfamo-lhes com a sonata »Kreutzer«.
Caso a ocasião exija algo mais pesado o caro Bruno faz a linha de violino de Baba O’Riley dos The Who e eu cumpro a parte de Keith Moon (também toco bateria e, mais importante, também sou chalado) e parto os tambores todos.
Num contexto mais sério, e em off, acabo de ver uma repetição dum programa da TVI24 onde o Bacalhau à Brás afirmou que estamos a construir uma equipa muito forte. Tão contentes que eles andavam e já começam a estar à rasca.
20 Julho, 2018 at 21:18
Vai tocar a música às portas de IPDJ, MP e AR.
Eles ouvem-te. ( Ou não )
20 Julho, 2018 at 16:30
Ora bem foram suspensos de sócios da claque 14 elementos.
E os outros 36?
São do SCP? São das claques? São sócios?
20 Julho, 2018 at 19:20
São os únicos arguidos identificados como pertencendo à Juve Leo? O que reforça a questão: quem eram os outros 30?
Saudações leoninas
20 Julho, 2018 at 21:19
Como se esperava, “casuals”.
Até chegou a circular que estariam lá pelo meio de outras claques de rivais. (Aquela agressão ao Bas Dost, nunca me convenceu, tendo sido de alguém do Sporting.. Ou casuals, ou rivais. )
21 Julho, 2018 at 0:18
A agressão ao Bas não fez qualquer sentido, o gajo que mais fez pela equipa… teve um só objectivo essa agressão, motivá-lo a sair do SCP.
21 Julho, 2018 at 17:24
Clarinho como a água.
20 Julho, 2018 at 16:37
Eu não pertenço a claque mas vou para a curva sul e gosto de lá estar. Não me vejo em outro local e sinto que sem a curva a cantar não seria a mesma coisa.
Tem de existir solução, a juventude Leonina tem de ser penalizada e se o desejarem até eternamente excluida, mas futebol sem claque… esqueçam lá que não estou preparado.
Agora não me digam que não é possível alienar as claques do tráfico, isso é treta, isso dá trabalho…
Uma coisa é deixarem tudo entregue à bicharada numa auto gestão de associação que o é, criminosa. Outra é ter controlo numa associação que usa e abusa da marca, deve existir uma forma legal de os clubes coordenarem e supervisionarem as suas claques. Como se fossem uma modalidade.
20 Julho, 2018 at 16:39
As claques dao um colorido fantastico no estadio e sao fundamentais no apoio a todas as equipas. Ha que lhes dar esse merito. Um controlo mais apertado das suas actividades e nao as usar como braco armado, como foi o caso nao so da ultima, mas de muitas direccoes, pode levar a um ponto de equilibrio. O Sporting nao e’ o Palermo, nao se pode deixar cair nessa cultura de violencia. Se continuam com a merda do apoio aos 23 ou 34 ou sei la quantos ja foram dentro, entao e’ caso para deixar de reconhecer esse “grupo organizado de adeptos” e cortar-lhe as bases. Pode ate’ servir de exemplo.
20 Julho, 2018 at 19:24
Os 14 identificados como membros da Juve Leo e sócios do SCP já foram suspensos quer do Clube , quer da Juve!
Saudações leoninas para si e para todos os grandes sportinguistas dos “states” da parte de um fervoroso leão “açoriano” (salvo seja, que isso de misturar leão com ave de rapina não pode dar certo).
20 Julho, 2018 at 16:43
E depois o coelhinho foi com o palhaço e o Pai Natal no comboio ao circo…
20 Julho, 2018 at 16:47
Um assunto que une todos os sportinguistas: as claques. Todos reconhecem a sua importância no apoio às modalidades do clube, mas ninguém aceita que sejam ultrapassados certos limites. Acho que temos aqui uma boa base para nos unirmos, procurando pontos em comum e deitando para trás das costas o que nos tem separado.
20 Julho, 2018 at 16:48
O Akhmed Mustafá já não é lider da Juve Leo? Como é que se repudia um ataque, quando semanas antes publicam uma tarja a apoiar os responsáveis por esse mesmo ataque?
Vai pr’ aqui um contorcionismo que faxavor…
20 Julho, 2018 at 19:28
Green Oásis, por acaso até acho que o Mustafá foi um dos últimos indiciados e, por isso estará suspenso. Mas há que, mesmo discordando da atitude de “solidariedade”, não misturar as coisas, senão teríamos, por exemplo, de punir o Gelson Martins e todos os jogadores que se solidarizaram com Ruben Semedo!
Saudações leoninas
20 Julho, 2018 at 16:52
Fiz durante alguns anos parte da Torcida Verde (onde ainda tenho vários amigos)…
E posso afirmar que sempre a mesma se pautou pelo apoio incondicional ao Clube…(que “que me apercebesse” de outras “coisas” …sim alguns gostam de uma cervejolas…mas isso…”até eu já gostei…”)
Abraço ao Luis Carlos, ao Fernando, à Laura, à Leninha e a mais uns quantos…
Sporting Sempre…
SL
20 Julho, 2018 at 17:17
Muito bom.
“Alguns até gostavam das suas cervejolas”.
Fossem esses todos os males do mundo.
20 Julho, 2018 at 16:57
O SCP, tal como todos os demais clubes excepto um (vocês sabem de quem eu estou a falar), tiveram, têm e terão claques … A excepção tem “grupos organizados de adeptos” …
Os mesmos têm um papel extremamente importante no apoio aos nossos atletas em qualquer lugar onde estejam a representar as cores do Sporting Clube de Portugal …
Também eu, há mais de 20 anos atrás andei pelas claques, Torcida Verde e Juve Leo … Iamos a todos os estádios por esse país fora apoiar os nossos atletas e, por vezes, lutar contra os adversários que nos agrediam …
Tal como em qualquer organização, seja de que área for, existem bons e menos bons … Infelizmente o caminho seguido pela maioria das claques dos principais clubes do futebol tuga, sobretudo nos últimos 15 anos, tem sido completamente contrário aos principios e valores que estiveram na base da sua constituição … Em vez de apoiar incondicionalmente o clube passou-se para grupos dentro de grupos com marginais profissionais, radicais de extrema direita, tráficos de estupefacientes, vendas de bilhetes com lucro para a ‘claque’, etc, etc, etc … Ha e na esmagadora maioria esta gente nem tão pouco é sócio do SCP, são apenas ‘sócios da claque’ e muitos nem isso … Em suma, desvirtuou-se por completo o que é e para que serve uma claque …
Soluções?!? Sinceramente, não vejo maneira de se reverter esta triste situação nos próximos tempos … Oxalá o ‘bom senso’ ilumine algumas das cabecinhas dos líderes das claques para que possamos todos ir ‘mais descansados’ ao futebol com as nossas familias …
Saudações genuinamente Leoninas
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
20 Julho, 2018 at 17:18
Subscrevo.
20 Julho, 2018 at 21:22
Soluções ?
IPDJ, MP e AR cumprirem a Lei.
Bastante simples, até.
Identificam e impedem de voltar a entrar eme stádios, quem fizer merda.
Qual a dificuldade ?
Em Inglaterra corre bem, na Aldeia de Portugal é que não. ( Todos sabemos porquê. )
20 Julho, 2018 at 17:01
De acordo com jornalixica da Ténia Laranjo do Correio da Manha. O Dr. Bruno de Carvalho está impedido de entrar em instalações dos Núcleo do Sporting.
https://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/bruno-de-carvalho-proibido-de-fazer-campanha-nos-nucleos-do-sporting?ref=HP_Grupo1
Está bonita a festa, pá! Viva a liberdade.
Acresce só um pormenor é que os núcleos do Sporting são pessoas colectivas de natureza jurídica privada e independente, com os seus próprios estatutos e órgãos sociais e que não estão na dependência administrativa ou jurídica do clube Sporting Clube de Portugal. Mas isso também não interessa nada. Democracia, democracia! É bom viver em democracia. O tempo da ditadura já terminou. Até o ar é outro…
20 Julho, 2018 at 17:01
Cambada de delinquentes… Só quem não frequentou, ultimamente, o mesmo espaço que estes tristes é que pode achar diferente… Fazem muito e bem no que toca a apoiar… os cântigos (alguns), coregrafias e afins… Mas desde impedirem um gajo de se sentar no seu lugar, só por causa da merda das tarjas (que dizem que têm de estar lá para poderem concorrer com as outras claques – concorrer com as outras claques por mais apoios vs fundos??? VÃO PRÓ………), a levarem tudo à frente (crianças, mulheres e demais) e a atacarem (em grupo – que sózinhos são uns cobardolas…) qualquer pessoa que lhes ‘aponte o dedo’ (como foi o caso das tochas ao Patrício)… as constantes altercações com quem quer que lhes diga algo… Enfim… Não respeitam ninguém senão eles próprios – e mesmo assim…. tem dias… e hierarquias…!!! São umas seitas… E umas seitas muito pouco verticais… pois vai tudo atrás de uma só… A JL manda e os outros, quais carneirinhos… vão atrás…!!! (Mas fazem um figuraço lá no seio do seu grupinho… como se fossem ídolos…)
Onde vai o ‘espírito ultra’ que vivi na minha juventude…??? Que para além de ultra, era só, e acima de tudo SPORTING…!!! (teve momentos muito maus, desviantes e preocupantes lá pelo meio…, óbvio que sim…, mas ‘rapidamente’ se soube expurgar essa corja… e voltar ao rumo…)
Parte da responsabilidade de não ter renovado a minha (e de mais 3) gamebox para a Sup Sul tem a ver com isto… Não sinto segurança para voltar a levar para ali o meu puto… ou o meu pai…
Gostava de ver os putativos candidatos a oferecerem algumas palavras acerca destas Associações… mas tá quieto!!! (Lá se vai o poleiro… não é???) O outro é que tinha braços armados… e acéfalos… mas estes agora nem piu… Têm medo…!!! E ainda lhe dão bilhetes mais baratos… (e alguns nem sócios do clube são…)
O apoio e cobertura dado às claques, sem qualquer tipo de responsabilização interna É UMA FALTA DE RESPEITO PARA COM OS OUTROS SÓCIOS…
p.s. vou gostar de ver (na tv para já…) duas coisas…
1 – A reacção, da plateia organizada, à apresentação de certos e determinados players…
2 – As idas ‘às palmas’, por parte dos players (de alguns estou particularmente curioso), no final dos jogos…
[Não acho que se deva acabar com as claques… ou melhor… acho que se devia acabar com ‘as’ claques… e formar APENAS UMA CLAQUE – A do Sporting Clube de Portugal… Acho que é obrigatório retirar-lhes todas as benesses financeiras… comparativamente a todos os outros sócios e REGULAMENTAR OBJECTIVAMENTE os canais de acção e levantamento de responsabilidades no que à frequência do espaço do clube, às atitudes diz respeito… A ficar como está…, por mim podiam pô-los, tal e qual os adversários, dentro de uma rede de capoeira… Bom mesmo, se calhar, era pô-los todos na mesma jaula…. adversários incluídos…!!! Talvez, de sopetão, se acabasse logo com o problema…!!!)
20 Julho, 2018 at 17:10
Que biolência, carago! Mas… é isso, terá que passar por uma acção directiva “a doer”, tentando pôr alguma ordem “naquilo”.
Já para não falar dos fumos e pirotecnia, que tão avultados prejuízos causam ao Clube.
20 Julho, 2018 at 17:20
Fui um bocado bruto…. não fui…??? Se calhar fui…
Deixa lá ler outra vez…… tra la la, la bla la…
Pois… fui mesmo….!!!! Mas temos pena… ‘amor com amor se paga…’.
A diferença é que eu (nós) não fazemos mal ao clube… e muito menos a ninguém que lá esteja…
20 Julho, 2018 at 17:02
quem tem líder condenados por crimes gravíssimos associados a Paulo Pereira Cristóvão… …. …. escumalha!
20 Julho, 2018 at 17:43
Curioso que nc mais se ouviu falar dessa pessoa. Ng m tira da cabeça que é um dos envolvidos no ataque da academia,
20 Julho, 2018 at 17:04
Discutir o problema das claques como se fossem uma ilha no mundo, num país ou num clube é simplesmente mais um não assunto. Tenho lido aqui tanta demagogia, só que não percebe nada de sociologia, para não dizer política consegue dizer tanta barbaridade.
De positivo acho que a anterior Direcção para não dizer BC conseguiu fazer um pequeno milagre, juntar todas as claques no Topo Sul bancada A…
20 Julho, 2018 at 17:07
A mim interessa-me é saber quando é que esta gente deixa de ter benefícios que mais ninguém dentro do clube tem.
Por mim podem todas desaparecer do estádio e pavilhão, mesmo que umas (JL sobretudo), tenham bem mais responsabilidades que outras nos prejuízos elevados que já causaram ao Sporting.
E desde Maio que o prejuízo provocado por estas gentalha passou a ser monstruoso…
20 Julho, 2018 at 17:12
Cultura desportiva e poder politico.
Duas coisas indispensaveis para resolver o problema.
O verdadeiro problema nao sao as claques, o problema é o trafico de droga e contrabando, o pequeno crime organizado, a angariacao de fas por parte de grupos extremistas, a violencia etc etc etc
Nao ha solucao??? Claro que ha solucao.
Inglarerra tinha o maior problema se holliganismo da europs e resolveu … e nao deixou de haver ambientes de apoio no estadios …
20 Julho, 2018 at 17:17
+1;
Na politica, tal como no futebol é preciso é haver vontade de resolver os problemas que todos sabem que existem…
Soluções existem SEMPRE!
mas…
em Portugal…preferem fingir que “no passa nada” para manterem a sociedade corrupta e latente que está à vista de todos!
20 Julho, 2018 at 19:40
Desculpa Galinha (porra, custa-me a escrever nome de ave) assada, mas o problema é exatamente que, em Portugal, a tutela da aplicação da lei está entregue ao poder político (IPDJ) sempre mais sujeito a pressões (principalmente se for de “14 milhões”), em vez de estar, como em Inglaterra, entregue ao poder judicial (MP), que é um poder (por definição, natureza e obrigação) independente dos poderes políticos, económicos e sociais (embora, em Portugal, a avaliar por Rangel, afins e toupeiras, até isso seja questionável).
SL
20 Julho, 2018 at 17:19
Ora aqui está um post com alguma reflexão sobre o assunto. Vontade política para resolver o assunto existe? Nem a legalização das claques dos porcos fazem com a conivência do IPDJ.
20 Julho, 2018 at 17:16
Bruno de Carvalho agora nem aos núcleos pode ir! Ele que deixou Pateta Madeira dos 7% fazer campanha na Sporting TV e fez debates com ele.
É oficial: substituimos o Carnide como o clube do fascismo.
O amanhecer da casta pura e ariana do Spor71ng, sem povo nem pobres está ao virar da esquina.
20 Julho, 2018 at 17:18
+1!
20 Julho, 2018 at 17:24
Não esquecer que foi este mesmo “isento” ms que escolheu quem contasse os votos da AG de dia 23 sem que estivesse ninguém a supervisionar!
Se usou e abusou dos mesmos critérios que agora usa está bem de ver de onde vieram os 71%
20 Julho, 2018 at 17:42
Vai ficar na história como um mentiroso, e o coveiro do Sporting dos sócios.
– Demite-se, afinal não demite.
– Deixa BdC votar na AG, afinal já não.
– BdC pode ir a eleições, agora já não pode.
– Não aceita a candidatura de BdC
20 Julho, 2018 at 17:43
Afinal já aceita.
É isto o representante dos interesses do clube.
20 Julho, 2018 at 17:53
o mais engraçado é os lamps poderem frequentar os núcleos…
…mas certos Sportinguistas não!
Obrigado 71!!!
20 Julho, 2018 at 19:43
Curiosamente, decisão que “sai” no mesmo dia em que Carlos Vieira fez campanha no núcleo de Évora.
Não é tudo isto um mimo de coerência das Comichões nomeadas pelo bombeiro-mor!?
SL
20 Julho, 2018 at 17:18
Aconselho a todos a leitura de “Diário de um Skin”.
Livro escrito por um jornalista espanhol que se infiltrou nos Skinheads espanhóis e nos Ultra Sur!
Curiosamente refere apenas uma claque estrangeira no livro. Adivinhem qual é!
20 Julho, 2018 at 17:22
S9 mais uma coisa
Os clubes tambem têm de decidir que tipo de adeptos pretendem ter no seu estadio, familias? Ou ultras?
O poder politico em seis meses resolve o problema, depois os clubes têm de ter coragem para implementar.
Se quiserem eu explico cpmo se faz …
20 Julho, 2018 at 17:26
O poder político resolve o problema… (conseguiste dizer isso sem te rires…???)
“Tás fortíssimo…!!!”
20 Julho, 2018 at 17:35
Existe mais do que legislação para o efeito, aplicação da mesma já é complicado.
20 Julho, 2018 at 17:46
Se o governo nunca “sube” que as Toupeiras tinham claques, vai saber alguma coisa agora.
20 Julho, 2018 at 19:46
Exacto!
Ou seja, o Paulis ainda não percebeu que o grande defeito da legislação existente não está nos normativos existentes (iguaizinhos à lei inglesa) mas apenas no facto de em Portugal se ter entregue a tutela da sua aplicação exatamente ao poder político (em vez de o ter entregue ao Ministério Público – poder judicial – como em Inglaterra).
SL
20 Julho, 2018 at 17:55
Podes ter as claques centralizadas como conseguiu o Bruno e ter as familias (se assim o desejarem) no resto do estádio.
É preciso é que o clube tenha mão nas claques e não dependa dela para votos, por exemplo.
20 Julho, 2018 at 17:33
Off. Figo candidato?! Mas ele e’ Sportinguista sequer? Foda-se antes o Boal…
20 Julho, 2018 at 17:44
É disto que precisamos!
O homem sabe da poda!
burocracia é com ele! formado em EFA…
temos homem…
Com raça e amor ao club€!
Ele adora o club€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€!
20 Julho, 2018 at 17:47
Mesmo assim votava mais depressa que na dupla de Patetas Varandim/Madeira.
20 Julho, 2018 at 17:56
Ate’ agora so’ o Benedito me convenceu verdadeiramente. Vamos a ver como isto avanca.
20 Julho, 2018 at 19:49
Caro Leão de NY, o Figo nunca deixou de ser sócio pagante do SCP mesmo quando se transferiu para o Barcelona.
Por isso, é tão sportinguista como QUALQUER outro e deve ter os mesmos Direitos que DEVIA TER QUALQUER OUTRO!.
Saudações leoninas
20 Julho, 2018 at 19:52
Esta minha opinião, não me impede de ter exatamente a mesma opinião que a sua no que concerne à candidatura do Benedito. Excelente Programa, na minha opinião! E até nem era à partida uma candidatura anunciada que me entusiasmasse. Boa surpresa! Uma lufada de ar fresco neste deserto de ideias que caracterizava esta pré-campanha.
Saudações leoninas (de novo e sempre)
20 Julho, 2018 at 20:05
Caro Alvaro, acredito que tenha as cotas em dia. Mas isso o lider do estado lampianico tambem tinha, por causa das dores nas costas… Digo so’ que, entre outras pequenas coisas, enquanto Sportinguista nunca teria um comportamento tao miseravel como ele teve quando nos defrontou com as cores do Inter de Milao. E nao esquecer que esteve quase a assinar pelo Benfica, com a atenuante de que era ainda um catraio nessa altura.
20 Julho, 2018 at 17:57
Chamar patetas a estes é chamar patetas aos que os apoiam publicamente.
Just saying.
20 Julho, 2018 at 19:55
Claro, aí também estou inteiramente de acordo consigo. Independentemente das nossas opiniões concordantes ou divergentes não devemos julgar ou achar nenhum sportinguista mais ou menos que qualquer outro. Debatam ideias (ou comentem a falta delas) mas parem de pôr etiquetas nos sportinguistas!
SL
20 Julho, 2018 at 17:51
BdC nao pode frequentar núcleos do Sporting…
…mas os lampiões podem.
Obrigado aos 71, por mais esta vergonha.
20 Julho, 2018 at 17:59
não pode utilizar os núcleos para fazer campanha. Foi isso que percebi
20 Julho, 2018 at 19:59
Cherba, no mesmo dia em que Carlos Vieira, suspenso pela mesma Comissão, por motivos idênticos, se apresentou em campanha no Núcleo de Évora!!!
Ter ouvido as duas notícias, espaçadas por 3 minutos, no mesmo noticiário da SIC Notícias só pô ainda mais a nú a gritante desorientação das Comissões nomeadas por JMS !!
Saudações leoninas
20 Julho, 2018 at 20:09
O que é campanha?
Se quiser ir ao nucleo e falar com toda a gente é campanha?
Não tentem disfarçar, o clube do regime agora somos nós!
20 Julho, 2018 at 19:59
Agora tudo o que acontece de estúpido é culpa dos 71?
E antes? Era culpa dos 90?
20 Julho, 2018 at 20:06
Sim claro que é e era…
…dos 71 e tambem tu, que afirmas ter votado não (o que duvido muito) mas fizeste campanha pelo sim!
20 Julho, 2018 at 17:53
OFF:
Parece que o tasqueiro-mor estava a adivinhar o que aí vinha com post de ontem do Lúcio:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/comissao-arbitral-paritaria-reconhece-justa-causa-a-rui-patricio-e-podence
Siga para a FIFA!!
20 Julho, 2018 at 17:56
Isto já se esperava, nada de novo.
Agora é ir até às últimas consequências.
20 Julho, 2018 at 18:01
Mais um tema que deverá ser debatido na campanha eleitoral, ou pelo menos assim o espero, vai ajudar a dissipar algumas dúvidas consoante as tomadas de posição de cada candidato.
20 Julho, 2018 at 19:08
Nada que não esperássemos todos…!
O “orelhas” tratou de meter gente de confiança (e isenta…ou será “cinzenta…?”) nos lugares onde as coisas se podem decidir…
Certamente ninguém esperava que eles decidicem isentamente…”eles sabem lá” o que é isso de isenção…!
SL
20 Julho, 2018 at 20:07
A Comissão Paritária é composta por 3 elementos: um nomeado por a representação jurídica do Clube, outro nomeado por a representação jurídica dos Jogadores e outro nomeado pela Liga do G15+1. Está composta a “paridade”! Já agora, sempre gostava de saber como avaliam esses senhores a mesma invocação de justa causa dos jogadores que voltaram ao Clube ou que negociaram com este a sua colocação no mercado ou como avaliam motivo de justa causa em alegados factos ocorridos meses antes do rescisor ter estado semana e meia a negociar com o Clube de quem rescinde a sua venda (sucessivamente a Nápoles e Wolverhampton). Dá que pensar na argumentação jurídica destes senhores, não dá?
Saudações leoninas
20 Julho, 2018 at 17:54
Gostarei das claques no dia que afiambrarem o JMS.
Até lá … pfffftttt !!!
20 Julho, 2018 at 19:22
Se lhes pagarem…
20 Julho, 2018 at 20:03
20 paus da minha parte…
va pessoal toca a fazer uma colecta…
20 Julho, 2018 at 19:15
Escutar agora o Brás na TVI acerca das desvinculações…
Até faz “nervoso miudinho”…!
Lá vai mais um serão …de “ataques” ao Sporting…
SL
20 Julho, 2018 at 19:20
Enquanto não houver medidas governamentais que as permitam controlar dispenso-as bem. Não será o colorido das mesmas que me fará ser conivente com a violência, o tráfico de droga e a ligação à grupos de extrema direita. Podem fazer quantos comunicados quiserem, não se conseguem limpar. Como bem referiu o Cherba, as acções subsequentes, nomeadamente as manifestações de apoio aos presos, atestam-no bem.
20 Julho, 2018 at 20:13
Mais outro com as medidas governamentais!
Mas será que ainda não perceberam que o problema português com as claques não é um problema de medidas governamentais, mas sim um problema de a APLICAÇÃO DAS MEDIDAS LEGAIS EXISTENTES ESTAR PRECISAMENTE ENTREGUE AO GOVERNO (IPDJ) EM VEZ DE SER TUTELADO POR PODER JUDICIAL (MP, como em Inglaterra)?
20 Julho, 2018 at 19:21
Tás feito um banana!
20 Julho, 2018 at 19:42
Bom para começar TODOS os elementos das claques deveriam ser obrigatóriamente sócios do SCP, nem que se criasse uma quota de claque a 2€ por exemplo, o intuito não era a facturação, mas sim a alçada disciplinar, se perdessem o estatuto de sócios do SCP perderiam o acesso á claque.
Esta medida ajudaria tantos as claques como o clube a terem mais “mão” nos elementos mais “exaltados” e repunha algum grau de igualdade entre os elementos das claques e os sócios “normais”….
Há com certeza outras medidas que não sendo cortes radicais podem ajudar a manter na linha os elementos mais agressivos e é isso que se pretende que as claques apoiem sempre que por via disso tenham algum beneficio financeiro na aquisição de bilhetes, porque senão é incomportável, mas que não sejam um estado dentro do estádio que não só é um trocadilho como uma verdade que todos conhecemos…
SL
20 Julho, 2018 at 20:24
Concordo que devam ser obrigatoriamente sócios. Não compreendo porque deverão usufruir e quotas mais baratas e gameboxes mais baratas. Já têm o privilégio de usufruírem de alocação de lugares juntos. Quotas a 2 euros e ainda irem ver os jogoss com game box ao preço da chuva? Eu sou sócio nos Açores, pago 90 euros por ano há 20 anos e para poder ir ver um jogo (unzinho apenas!) tenho de pagar, só em passagens aéreas, mais que o custo da Gamebox para os sócios de Lisboa e arredores verem no mínimo 19 jogos!! Acrescente ingresso e estadia e fica com uma pálida ideia da “justiça” da sua proposta!
Ah e nunca precisei de “incentivos” para pagar as quotas-quase-sem-direitos com a regularidade do Big Ben!
Saudações leoninas
21 Julho, 2018 at 10:07
Imagina que um elemento da claque vai numa semana, apoiar um jogo de futebol do campeonato, um das competições europeias, um do futsal, um do volei, um do andebol e um do hoquei….Ou arranjas forma de lhe arranjares bilhetes mais baratos ou as claques passam a ser só para meninos ricos…esse é que é o ponto!!!
20 Julho, 2018 at 19:56
eu gosto da torcida verde…
não gosto da juve leo.
20 Julho, 2018 at 19:57
Se o Cintra fosse um gajo que tivesse interesse em REALMENTE ajudar o clube e fosse também um gajo competente, aproveitava estes 2 meses para fazer um protocolo com as claques como deve ser, com regras justas para os 2 lados e para todos os sócios, colocando o Clube fora dos exageros e chantagens das claques.
Cenas como…
* ter líderes das claques com um registo criminal associado à violência é só estúpido e ridículo!
* poder ser sócio duma claque sem precisar ser sócio do clube é tão estúpido que ultrapassa muito o ridículo!
(são só 2 exemplos que seriam fáceis de implementar)