Embora só a partir de dia 8 de Agosto possamos falar em listas verdadeiramente candidatas, estamos já em plena campanha para as futuras eleições no Sporting. Há muitos movimentos, muitos posicionamentos por parte dos candidatos já conhecidos, haverá ainda algumas definições a serem negociadas, tantas como as incertezas geradas pela tardia decisão disciplinar por parte da Comissão Fiscalizadora quanto aos processos levantados aos ex-CD’s.
A maior parte dos candidatos tem preferido o contacto directo com os sócios e várias aparições na Comunicação Social, muito ao género das campanhas políticas, evitando os temas mais sensíveis e onde realmente se poderá fazer a separação do eleitorado. Sinceramente estou cada vez mais impaciente com a incapacidade dos que se propõem a vir a ser Presidentes do Sporting em verdadeiramente mostrarem o que os separa das outras candidaturas.
Ao não o fazerem de forma explicita, diminuem a qualidade do confronto de ideias e impedem que os sócios consigam distinguir as listas e por consequência a qualidade do seu voto. Tal pode ser parte de uma estratégia de faseamento da comunicação, mas se o é, está errada. Os temas são demasiado importantes para andarmos a brincar aos trunfos eleitorais, até porque em causa está a própria definição e validação do que irá ser o Sporting dos próximos anos.
Qual é a grande diferença entre a candidatura de Varandas e Benedito? Entre Carlos Vieira e Bruno de Carvalho? Entre Dias Ferreira e Tavares? Ou teremos de optar entre factores tão absurdos como a idade, dotes de oratória ou os nomes das pessoas com quem jantam ou conversam no WhatsApp? Esta é melhor forma de chegar a presidente? Com base em aparências, suposições, conjecturas bastante vagas do que querem para o clube? Não. Esta é a forma menos digna de disputar uma eleições, a forma mais frágil de sustentar o futuro do Sporting Clube de Portugal.
Se mais ninguém faz as perguntas que devem ser feitas, que as façamos nós, os adeptos e sócios. Deixo aqui o que seriam as questões que mais nos ajudariam a preparar a nossa escolha:
Academia
1/ Como avaliam o estado atual da Academia Sporting, a sua eficiência e qualidade dos quadros face às mais recentes inovações a nível de pedagogia desportiva e desenvolvimento de jogadores?
2/ Qual o grau de importância do factor da localização da Academia Sporting no aproveitamento da estrutura a nível formativo, financeiro e logístico?
Scouting
3/ A atual rede de prospecção nacional é funcional e adequada ao nível da concorrência interna?
4/ O departamento de scouting internacional é ajustado à nossa grandeza?
Núcleos
5/ O que propõem para dinamizar e agilizar a relação institucional e comercial com os núcleos?
6/ Acompanhando as tendências da sociedade no séc.XXI, vão ajustar os estatutos a novas formas digitais de constituir núcleos ou organizações de apoio?
Estádio
7/ A relação de identificação dos adeptos e sócios com o seu estádio tem várias deficiências, o que se propõem para melhorar este factor?
8/ A venda de lugares e camarotes corporate está muito abaixo do que seria ideal, que medidas podem ser adoptadas para inverter estes resultados?
Claques
9/ Vão continuar a manter todos os apoios a todas as claques?
10/ As claques geram muitos milhares de euros em multas anualmente, qual a vossa posição quanto à responsabilidade activa destas organizações e como podem ser mais responsabilizadas?
Relações com rivais
11/ Vão manter o corte de relações com o Benfica?
12/ Vão prosseguir todos os esforços para que os casos dos e-mails, vouchers, e-toupeiras e aliciamento a jogadores venham a converter-se em penalizações desportivas?
13/ Vão continuar a política de cláusulas anti-rivais nos contratos de cedência de passes de jogadores e treinadores?
Relações com Liga e FPF
14/ Como avaliam o peso e influência actual do Sporting na Liga e FPF? Que postura vai ser adoptada no diálogo com estas estruturas?
15/ Como avaliam a escassa eleição de Alvalade para jogos da Seleção?
Relações com Conselho de Arbitragem / APAF
16/ Têm confiança na idoneidade dos árbitros portugueses?
17/ Qual a postura que vão adoptar face ao histórico de desfavorecimento no passado?
18/ Qual a posição face à inovação como o VAR? Defendem a sua expansão (imagens nos ecrãs dos estádios)?
Clube vs SAD
19/ Defendem a posição majoritária do Sporting na SAD? O que vão fazer em relação à recuperação das VMOCs?
20/ De que forma planeiam organizar e estruturar a canalização de verbas para as modalidades amadoras, sabendo que o clube não gerará receitas suficientes para a competitividade das mesmas?
21/ Como planeiam dotar clube e SAD de maior eficiência financeira? É viável o recurso a uma gestão em outsorcing de alguns departamentos do clube e da SAD?
22/ O vosso futuro CD será espelhado na administração da SAD?
23/ Vão permitir a entrada de algum investidor na SAD?
Finanças e Património
24/ O empréstimo obrigacionista será para concluir? Concordam com esta solução de financiamento?
25/ Propõem alguma medida com vista à recuperação, enriquecimento ou ampliação do património do clube?
26/ Qual a importância que dão à conclusão da segunda fase do projecto de reestruturação da dívida?
27/ Qual a posição em relação à comercialização de namings rights?
Modalidades
27/ A aposta na competitividade das modalidades é para manter?
28/ Como planeiam dotar as modalidades de maior eficiência financeira?
29/ Vão encerrar ou abrir modalidades? Se sim, quais os critérios?
Futebol
30/ Como será o organograma e hierarquia do departamento de futebol profissional?
31/ Vai ser recuperada a equipa B? Se sim, em qual o prazo expectável?
32/ Qual irá ser a política de equilíbrio entre a aquisição de jogadores vs formação, na composição do plantel principal?
Relação com Comunicação Social
33/ Qual a postura que irá ser adoptada face a órgãos de CS declaradamente ou dissimuladamente hostis?
34/ Qual a primazia que irá ser dada à SportingTV, nas comunicações oficiais do clube e SAD?
Apoios à Candidatura
35/ Há alguma empresa que apoie, seja de que forma for, a vossa candidatura?
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
25 Julho, 2018 at 14:48
Muito pertinente este post ! Sinceramente acho que ninguem vai desistir !
25 Julho, 2018 at 15:16
Já eu acho ridículo.
As eleições são um teatrinho de marionetas para entreter a carneirada. O mal está feito. O golpe está dado.
25 Julho, 2018 at 15:21
Este gajo que insulta pessoa, insulta o clube nao podes ser barrado da tasca???
25 Julho, 2018 at 15:30
Era tão mais confortável que se calassem as vozes que expõem a merda que vocês fizeram, não era?
Quanto ao léxico, podia usar outro, mas este é mais sucinto e adequado. Entendeste, filho da puta?
25 Julho, 2018 at 15:46
Quem fez merda foi o nosso anterior presidente…
25 Julho, 2018 at 23:28
Pilatos pilatos
25 Julho, 2018 at 15:32
Primeiro já tinhas desaparecido tu faz muito tempo ( e eu também )
Tem juízo pá!
Barrar ?? só se for com Tulicreme!!!
25 Julho, 2018 at 15:38
Insultar pessoas de bem? Porque razao? Por ter opiniao diferente? Discutir sim…insultar nunca!
25 Julho, 2018 at 15:41
Pessoas? tens-te em muito boa conta.
25 Julho, 2018 at 15:42
Eu nem estava a falar de mim…mas tambem o estas a fazer
25 Julho, 2018 at 16:13
Mas já não se pode ter opinião contrária à sua, camarada????
Que prepotência!!!!
25 Julho, 2018 at 14:52
Muito bom, só uma ressalva o clube gera a quase totalidade das verbas necessárias para sustentar as modalidades a este nível, se não houver desvio dessas verbas para a SAD ou para o pessoal do rapa fundos, vulgo tachos e tachinhos….
25 Julho, 2018 at 14:58
Este é um assunto de uma importância vital para o SCP.
Os candidatos têm falado de forma muito abstracta em relação aos temas. Consegue se perceber uma ideia ou outra, mas seria bom que cada um fosse, por exemplo, à Sporting TV explicar a fundo as suas medidas.. a partir de 8 de agosto, após conhecermos bem os programas, seria interessante fazerem se debates..
Até agora, achei interessante o programa do Benedito.. por exemplo a ideia de criar um CEO unico para clube e SAD para tratar de tudo o que não é desporto..
25 Julho, 2018 at 15:01
São perguntas pertinentes, mas eles não têm resposta!
Não têm porque são controlados por valores superiores…. (holdimos, cofina, etc)
Só vejo o Bruno a preocupar -se em discutir estes assuntos
25 Julho, 2018 at 19:20
Não me venha com essa, car MPO! Ainda não vi programa de BdC para estas eleições (por mais que se possam conhecer as suas posições , se quer candidatar-se e vir a ser devidamente escrutinado tem de apresenta um).
E já houve 3 candidatos a apresentar formalmente os seus programas!
Mesmo que, na minha opinião, ATÉ AGORA, apena um (o de JB) dê respostas claras a todas as questões levantadas no post do zero-seis, os outros dois tiveram (concorde-se ou não com o conteúdo) o respeito formal para com os associados de dar a conhecer (de forma menos ou mais estruturada, menos ou mais clara, menos ou mais clara) aquilo que propõem.
Se BdC se apresentar a eleições sem um Programa formal, apenas com o capital da obra feita e agendada num exercício que mesmo que interrompido, já acabou. E, se ele for a votos, quer ter a CERTEZA do que propõe (ele e qualquer outro), não só para poder fazer as minhas escolhas em maior consciência, mas também para depois de as escolhas de TODOS estar feita, saber o que “cobrar” de quem foi eleito. Porque a nossa tarefa, não se esgota no voto em urnas! Quem for escolhido para gerir os destinos do Sporting deverá estar sempre sujeito ao escrutínio esclarecido dos associados para cobrar o cumprimento do que prometeram (mais não poderemos cobrar, apena pedir e esperar).
SL
25 Julho, 2018 at 15:04
Olha algum jornalista que pegue nisto nos debates.
25 Julho, 2018 at 15:15
Ah ah ah ah algum jornalis ah ah ah ah quase me ia vomitando todo, primeiro isto não tem nada a ver com BdC ou com o bombeiro e afins, logo não interessa “jornalisticamente” e depois era preciso que existisse essa figura retórica e teórica denominada “jornalista” em Portugal…..
Oh phá só tu para me fazeres rir agora, gosto muito dessa tua visão romântica e idealista, infelizmente já não consigo pensar assim….
SL
PS Isto não é nada contra ti atenção, é só uma chamada á realidade….
25 Julho, 2018 at 15:32
🙂
25 Julho, 2018 at 15:15
Até este momento, para mim o meu candidato é claramente Carlos Vieira.
Parece-me ser quem tem as ideias mais estruturadas, parece-me o que tem mais provas dadas e é, para mim quem melhor poderá dar ao Sporting o que acho que foi bem feito e dar continuidade ao que de melhor tinha o projecto de BdC.
Ouvi com atenção e li o JBenedito e sinceramente discordo com ele sobre a proximidade que o presidente tem de ter com o clube e com os atletas. O papel que ele diz para um CEO que nem sequer dirá quem é para mim não faz sentido. Esse é o papel do presidente. Para além da questão do alto rendimento. Acho mais conversa do que outra coisa…e se for para isso tenho o Varandas que tem muito mais provas dadas do que ele.
O Varandas…tem algumas coisas interessantes mas tudo me parece pouco…sólido. Um bocado no ar…sem grande substancia. O que mais ouvi que gostei tem a ver com manter o que foi bem feito…mas para isso prefiro quem o fez. Mas reconheço que há ali gente de valor. Ter o RA para MAG é o ponto pior para mim…
BdC para mim não é hipótese. Já o disse antes…não confio nele nem na sua estabilidade mental para ser presidente do Sporting neste momento.
O Resto e só para fazer barulho…
25 Julho, 2018 at 15:21
O Vieira era de se aproveitar, mas neste momento está suspenso de sócio e não vai a eleições.. é a realidade neste momento, e as opiniões acerca disso, por mais razão que tenham, neste momento vale pouco. Em relação ao Benedito, agrada me ter alguém que apenas se preocupa com as questões económicas e financeiras e que trabalhe para potenciar ao máximo a marca Sporting.
25 Julho, 2018 at 15:24
CEO não tem a ver com a parte económica mas sim com a gestão do Clube e da SAD a nível estratégico. No fundo é o presidente…não percebo o que ele quer dizer com isso e ele também não se sabe explicar. Ainda por cima não tem nome para dar…
Para isso tens o CFO, que poderá ser o mesmo da SAD e do clube (como foi sempre). É ele que trata de toda a área financeira…
25 Julho, 2018 at 15:32
De facto ele não avançou com o nome de quem vai assumir essa função… até pode ser compreensível caso essa pessoa trabalhe para alguma empresa.
Compreendo o que dizes, daí achar importante que os candidatos tenham espaço na Sporting TV para detalhar os seus programas..
25 Julho, 2018 at 15:43
Sim…eu acho compreensível. Mas enquanto sócio eleitor…para mim perde valor. Compreendo mas preciso de nomes para avaliar, ainda por cima para algo tão importante e explicado de forma tão vaga…
25 Julho, 2018 at 16:04
Nao vai ? Nao tinha assim tanta certeza !
25 Julho, 2018 at 15:26
Dois aqui
25 Julho, 2018 at 15:52
mais um aqui !
25 Julho, 2018 at 16:25
Por enquanto, Benedito é quem se arrisca a levar com os meus votos
25 Julho, 2018 at 16:44
E o que é que é isto do CEO?
25 Julho, 2018 at 16:46
Perguntas bem. Mas por isso é que digo que tou inclinado para ele e nao digo que ja me decidi.
Se conseguir despachar-me a tempo hoje, quero ver se dou um salto a Olhao que ele vai lá. Se conseguir ir, pergunto-lhe isso.
25 Julho, 2018 at 17:08
😉
Partilha depois.
25 Julho, 2018 at 17:43
CEO (Chief Executive Officer) tem um significado abrangente e diferentemente aplicável a diferentes modelos organizacionais.
Geralmente o CEO é um elemento escolhido e nomeado de acordo com o seu reconhecimento no mercado de atuação da empresa ( O Domingos Soares de Oliveira (DSO), que – dizem – é sportinguista é o C.E.O da SAD do Benfica; o Presidente é LFV; o Director para o Futebol é Rui Costa; o Coordenador da Formação é Luis Mil Homens: a capacidade de decisão operacional transversal a todas as áreas da SAD – financeira, desportiva, formação, instalações, etc concentra-se em DSO, ebora as suas decisões tenham de ser “validadas” pelo Presidente da SAD, LFV).
O que Benedito propõe é algo diferente: um C.E.O. ainda mais abrangente que englobe SAD e Clube e especifica os requisitos para a escolha (assente em 5 critérios).
Sinceramente, dos candidatos programas, até agora, apresentados (FV, PMR e JB), na minha opinião, o de JB está muito em estruturado, é claro, particularmente nas questões mais fracturantes (e estruturantes) não foge a elas e defende os interesses do Futuro do Clube (nomeadamente quanto à maioria da SAD e no modelo para a garantir – prosseguir o que estava planeado por BdC e CV) e, se o zero-seis se der ao trabalho de ler as 24 páginas que o compõem, verá respondidas com clareza TODAS as (muitas e boas) questões que colocou neste seu post.
E, devo dizer, antes de ler o seu Programa, pensava que a candidatura de Benedito iria ser mais uma de um candidato a apenas explorar demagogicamente a sua estatura de ex atleta de eleição. Fiquei bem surpreendido e não me custa admitir que nele deposite os meus votos (embora aguarde por uma clarificação sobre a validação da candidatura de Carlos Vieira, a leitura do seu Programa e a equipe que o acompanhará).
Saudações leoninas
25 Julho, 2018 at 18:03
O DSO é CEO?! Pensei que era o CFO…
Então o que é que faz o presidente? Diz só que sim ou não?! Vai ao Sporting meia horita por dia ver o resumo do dia e o powerpoint com as propostas e diz se sim ou não?! E porque é que é o Benedito a ir a votos e não o gajo que vai realmente gerir o Sporting?! E é possivel votar em alguém sem saber quem é?! E porque é que esse gajo não é o presidente?! Não devia ser?! Afinal de contas…é o plano dele e é ele que vai a votos. O presidente vai ter uma presença residual no Sporting? Como é que ele vai gerir o clube com uma presença residual?
Quais são os 5 critérios que ele escolheu?!
25 Julho, 2018 at 18:05
Confesso que acima de tudo isto é o que mais me distancia do JB. Longe das equipas, longe dos atletas, longe da gestão…ele parece que vai estar longe de tudo…é só o rosto…
25 Julho, 2018 at 23:34
…é só o rosto…
Pois, se calhar é só isso
25 Julho, 2018 at 17:52
Pede-lhe pelas alminhas que apresente e publique um organograma da organização que ele pretende para o SCP, as explicações dele, pelo menos para mim não dão para eu visualizar a coisa…
25 Julho, 2018 at 20:21
Isto
25 Julho, 2018 at 19:25
Tiago, já existe Programa da candidatura de Carlos Viera? Se existe e souberes, poderias colocar o link (ou qualquer outro acesso) por for a que possamos tomar conhecimento dele?
Muito obrigado
Um abraço e saudações leoninas
25 Julho, 2018 at 15:16
Estádio
7/ A relação de identificação dos adeptos e sócios com o seu estádio tem várias deficiências, o que se propõem para melhorar este factor?
Que principais defeitos apontam?
25 Julho, 2018 at 15:23
Esteticamente.
Fosso e as cadeiras ás cores.
Amarelo que tem vindo desaparecer finalmente.
É algo que eu não entendo um estádio feito de raiz e colocam um fosso foda-se.
25 Julho, 2018 at 15:23
Cadeiras e fosso, no interior…
No exterior tenho pena que já não existam os convívios perto da escadaria e tenhamos que ir quase à cidade universitária..
25 Julho, 2018 at 19:34
Tal como propõe JB, também:
aumentar os portões de acesso de 4 para até 16,
resolver a questão da ventilação ar/condicionado que tem sofrido queixas dos espectadores de alguns sectores,
alterar os placards electrónicos para algo idêntico ao pavilhão, por forma a garantir mais cerca de 800 lugares,
melhorar a higienização dos WCs,
melhorar a oferta de alimentação e bebidas quer nos corredores quer nas bancadas
(sobre o fosso, por exemplo, estranhei que JB não apresentasse qualquer proposta, sendo o seu programa tão elaborado).
Como se vê, até a existência das perguntas do post e a troca de ideias que sobre o mesmo se faça ajuda a identificar “falhas” nas propostas e programas dos candidatos
SL
25 Julho, 2018 at 17:49
Caramba, vejo várias pessoas a fazer perguntas que estão CLARAMENTE respondidas no Programa de, pelo menos, 1 dos candidadtos.
Em vez de virem debitar para aqui essas perguntas, leiam primeiro os Programas, enviem as perguntas que achem não estar respondidas nesses Programas às candidaturas e em função da comparação das respostas que encontrem, formulem a Vossa Opinião e venham, depois, caso o queiram, partilhá-la neste espaço para promover o debate ou trocar ideias.
Acho que seria muito mais útil e estaríamos a valorizar o esforço e trabalho do Cherba
Saudações leoninas.
25 Julho, 2018 at 15:28
Há aqui perguntas que a maioria não consegue responder por não ter conhecimento interno. As da Academia e Scouting.
Quanto às outras, são muito pertinentes e concordo que o candidato que falar a sério destes temas primeiro, ganhará pontos.
25 Julho, 2018 at 15:37
Scouting??? Tás a brincar.
O Jorge Mendes tem vários miúdos a trabalhar e bem no assunto!
É o cor bussines dele!
E por isso ser o dono do negocio!
Hoje em dia … ou não trabalhamos com agentes e jogadores agenciados.
Ou não faz muito sentido gastar dinheiro com este serviço!
Posso estar a dizer um disparate … mas no meio de tantos aqui na tasca … espero que se dilua! 🙂
25 Julho, 2018 at 15:46
Tadeu68, sim de facto estás a dizer um disparate. Entendo porque o dizes e é uma dúvida legítima. Mas usando a racionalidade….a diferença de ter um bom scouting vê-se na diferença entre trazer um Barcos ou um Wolfswinkel. Ou seja, mesmo que os empresários te proponham jogadores, tens de saber avaliar quais os que fazem sentido e podem ter aproveitamento e valorização e os que são apenas banha da cobra de agentes. O próprio Mendes despacha mais bifana do que rosbife…um bom scout sabe a diferença entre as duas coisas…é que nem tudo se resume a ver a estatística e o scouting aborda muitas análises…até a fidelidade do jogador ao emblema, o seu perfil dentro do balneário, a sua estabilidade emocional fora dos relvados. Tudo coisas cada vez mais importantes quando investes às vezes 1/20 do teu orçamento num gajo.
25 Julho, 2018 at 15:56
Javardeiro, penso que muitas vezes esse nem é o problema. É necessário estabilidade no clube e ter uma equipa técnica bastante competente, que saiba o que quer.
Podemos falar de exemplos de bons jogadores que passaram no Sporting, mas não renderam..
25 Julho, 2018 at 18:41
“mesmo que os empresários te proponham jogadores, tens de saber avaliar quais os que fazem sentido e podem ter aproveitamento e valorização e os que são apenas banha da cobra de agentes.”
Santa ignorância.
Eu explico:
“mesmo que os empresários te proponham jogadores, tens de saber avaliar quais os que fazem sentido e te podem dar aproveitamento e comissão, independentemente de serem apenas banha da cobra de agentes.”
Se não fosse para isto não se tinha corrido com o gordo.
25 Julho, 2018 at 19:39
“(…) O próprio Mendes despacha mais bifana do que rosbife…um bom scout sabe a diferença entre as duas coisas…” (Javardeiro dixit). Eu acrescentaria que até é bem identificável a diferença: a bifana é “lavada” no Wolverhampton e no Benfica”; já o rosbife vai para “lava-se” no Valência e no Atlético de Madrid; em casos muito raros há o “filet mignon” e, esse, negoceia-o com Manchester United, Real Madrid ou Juventus.
Saudações leoninas
25 Julho, 2018 at 16:40
Tadeu, acho que desta vez ganhaste. “cor bussines” é ma-ra-vi-lho-so! 😀
25 Julho, 2018 at 16:44
Pode tar no negócio das tintas
25 Julho, 2018 at 15:38
Como queres ser presidente do Sporting, se não sabes como funciona?
25 Julho, 2018 at 16:14
Portanto, qualquer candidato tem de saber o estado actual da Academia, mesmo não tendo trabalhado lá? Sabes como está equipada? Eu não sei…
Também têm de saber como está montada a rede de prospecção nacional e internacional? Eu também não sei…
25 Julho, 2018 at 18:34
ZFS, leiam os Programas de quem já os divulgou.
A minha opinião, que os li, é:
FV, Frederico Varandas, lançou um Programa com muitos chavões, sem se comprometer com respostas claras a qualquer questão que seja estruturante e muito menos se for fracturante; dá a idéia que vai “cumprir”o seu lema “Unir o Sporting” uma imitação do pregão do célebre polícia “Géleia” do Jô Soares no Planeta dos Macacos: “NÃO ME COMPROMETA” para estar de bem com uns e outros e com os seus opostos
PMR, Pedro Madeira Rodrigues apresentou um Programa que se nota mais cuidado do que aquele que levou a votos em Março de 2017; mas, mesmo assim ainda é muito minimalista, “esquece” muitas das questões (como as BEM colocads aquipelo post do zero-seis) e vai tentando, nas intervenções públicas avulsas colmatar esss limitações. A propósito também acho que melhorou um pouco a comunicação
JB, João Benedito, responde a todas as questões levantadas no post de forma clara; o Programa, de 24 páginas, é muito completo, traz algumas ideias relativamente inovadoras, denota conhecimento das várias áreas (está bem exposto e articulado); não foge à questões fracturantes (controlo da SAD, gestão da dívida, investimento nas Modaliades, clarificação da relação SAD – Clube) e sem qualquer receio em afirmar que, na maioria dessas questões, se limita a dar continuidade ao que tinha sido feito ou vinha a ser preparado pelo anterior CD Responde a TODAS as perguntas levantadas no post aqui colocado pelo zero-seis.
Não tenho conhecimento da divulgação de outros programas, por isso, a minha opinião sobre as outras candidaturas fica mais limitada ao conhecimento da obra e personalidade dos candidatos e à s declarações e entrevistas que vão saindo na CS. Fico aguardando com especial curiosidade as propostas de CV caso ele possa ser candidadato
De qualquer modo, estas são apenas as minhas opiniões e “valem” apenas isso (o que será sempre muito pouco): a opinião que realmente vale é a que cada Sócio do Sporting formar; por isso o meu conselho a que a formem a Vossa Opinião com consistência e de mente aberta, dispostos a ter a paciência de, para garantir a melhor escolha para o Futuro do Nosso Clube, se documentarem tanto quanto puderem sobre o que propõe e oferece cada uma das candidaturas ao Nosso Sporting.
Se o fizerem, se a Vossa escolha for documentada e consciente, então, ESTOU CERTO DE QUE, QUALQUER QUE SEJA, SERÁ A QUE JULGARAM MELHOR PARA O SPORTING. E isso, para mim, será sempre o motivo maior de satisfação e de orgulho em pertencer a esta Família e fazer parte deste Universo.
Saudações Leoninas
25 Julho, 2018 at 15:45
Mal ou bem, ninguém terá interesse em responder a isto, pelo menos na “praça pública”.
Ou porque há perguntas que só depois de lá entrarem podem ser respondidas, ou por questão de estratégia, ou porque se responderem estão a queimar departamentos do clube e colegas.
E há muitas perguntas que partem de premissas tuas, que são parciais, subjectivas e correspondem a uma visão pessoal e parcelar e que fazem juízos de valor.
A maior parte das perguntas serão respondidas em bloco, por tópicos, no geral.
Pessoalmente, recomendo assistires a algumas sessões de esclarecimento. Decorrem normalmente num ambiente off-the-record pelo que tudo é respondido por parte dos candidatos e até são cometidas algumas inconfidências.
Fui assistir a uma do Carlos Vieira e fiquei bastante satisfeito com o nível de detalhe que é oferecido aos sócios. E acredito que aconteça o mesmo com a globalidade dos candidatos.
25 Julho, 2018 at 15:58
Já agora..
Derrota com o Mafra.. 2-1
25 Julho, 2018 at 16:57
O homem que tem problemas de circulação nos dois pés continua em grande.
25 Julho, 2018 at 16:07
Curioso que Marta Soares esteja hoje a fazer a um conjunto de sócios do Sporting que se dirigiram a Alvalade, precisamente o mesmo que ele acusava BdC de lhe ter feito a ele.
As voltas que o mundo dá…
25 Julho, 2018 at 16:59
O “maestro da fanfarra” é o maior
https://www.cmjornal.pt/mais-cm/domingo/detalhe/jaime-marta-soares-o-maestro-da-fanfarra
25 Julho, 2018 at 16:08
Deixo a minha opinião referente aos assuntos que melhor conheço.
1º Scouting – A rede que Aurélio Pereira montou no inicio (com recurso a vários GNR’s que policiavam os jogos) conseguia ser superior ao circo que está montado.
Começando pelo seu responsável Manuel Fernandes que é totalmente inapto e já deu provas de não estar preparado para a tarefa. Sobre o Laranjo já li criticas severas mas não posso adiantar muito mais porque é um livro fechado ao contrário do José Boto (ex-SLB e actual no Shakthar D.). Tenho visto recrutamento através de torneios e pouco mais. A nível internacional penso que os resultados falam por si.
Posso assegurar-vos que o SC Braga encontra-se com uma rede muito bem montada e com contactos em vários clubes que se espalham a todo o território nacional. Porque razão não fazemos como o Hibernian ou o PAOK que dão a possibilidade a voluntários de mostrar o seu valor nesta área? Perderíamos alguma coisa? Há que começar a encarar o scouting de outra forma. Posso contar-vos que o FC Arouca, quando esteve na 1ª Liga, teve um coordenador que conseguiu montar um departamento de Scouting a custo zero e que conseguiu alguns nomes interessantes como o Benny, Palocevic, Bertaccini e até o Maras que acabou por assinar pelo Chaves. Há equipas muito competentes na área do Scouting e nós estamos a dormir.
2- Academia – Dito por um pai de um miúdo que tem ligação ao Sporting : “Entras no Seixal e depois vais a Alcochete e ficas com a sensação de que está tudo velho e a cair. O Benfica tem condições brutais comparado com o Sporting”. Acho que está na altura de tomar uma decisão importante sobre o futuro da academia.
25 Julho, 2018 at 16:30
A decisão a tomar foi aquela que Carlos Vieira adiantou no seu programa.
Vender a Academia e aproveitar a valorização do novo aeroporto do Montijo, para construir uma nova Academia na zona limítrofe de Lisboa, mais perto de Alvalade.
Odivelas, Belas, por aí.
25 Julho, 2018 at 16:55
Não vou ser apoiante dessa candidatura, mas concordo com essa ideia.
Alcochete separa os adeptos do clube, principalmente de formação.
Se não for possível essa mudança, era fundamental criar um estádio para os jovens e para o futebol feminino. O ideal seria naqueles terrenos que já foram do Sporting.
25 Julho, 2018 at 16:31
Obrigado pelo comentário
25 Julho, 2018 at 16:47
Obrigado.
25 Julho, 2018 at 16:55
Cherba, deixa lá o Tadeu e foca-te no “cor business” da Tasca, este comentário merece destaque pah.
Excelente Cáceres!!
25 Julho, 2018 at 16:14
Acho sincramente perguntas a mais para umas eleições. Sejamos sinceros muitas delas só podem ser respondidas após lá estarem e conhecerem por dentro o clube. Acho que até dia 8 de Agosto pouco se vai falar assério até porque até lá podem aparecer listas “fortes” como as de Figo ou de Ricciardi por exemplo que podem ter de alterar o rumo da campanha.
Acho na minha opinião que destas temos 5 temas verdadeiramente importantes que tem de ser debatidos
1- Academia de Alcochete e Formação. Perda de terreno face aos rivais.
2- Maioria de Açoes na SAD; Entrada de Investidores
3- Modalidades; Investimento e criação ou Extinção de Alguma
4 – Rescisões (Processos); Ataque á academia/ Apoio as claques
5 – Equipa de Futebol (Organograma)
25 Julho, 2018 at 18:01
6 – reestruturação financeira
E com esta ficam completas as áreas criticas, agora o detalhe de cada pergunta vai influenciar o detalhe das respostas como sabes…
25 Julho, 2018 at 19:05
Luis Miguel e Tenham Orgulho: as pergunta não são muitas (se calhar, ainda não estão todas) .
Qualquer candidato que queira ser Presidente do SCP tem de saber ter propostas claras que dêem resposta a cada uma delas; sem subterfúgios, chavões ou demagogias que deixem tudo no limbo das meia-tintas.
É isso que se exige a QUALQUER candidato! Se ainda não estão preparados para responder a todas as questões levantadas no post, então não estão preparados para ser candidatos (e não tem que ver com idades como alegou o “notável” Ricciardi, o genro do neto do visconde de Alvalade:; o mais novo dos candidatos, apresentou um Programa que dá resposta a todas estas e a muitas outras questões … e, sim, soube apresentar todo esse conjunto de propostas, compartimentando-as em grandes áreas e sub-áreas, para serem mais coerentes e se tornarem mais facilmente compreensíveis).
Seria o mínimo que espero de qualquer outro candidato. Apresentar Programas que são apenas Manifestos de intenções vagas é gozar com os sportinguistas e fazê-los perder o seu precioso tempo.
Se não têm qualidade, predisposição ou interesse em tornar mais completas e claras as suas propostas, então candidatem-se a presidentes das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários das respectivas área de residência (sempre continuarão a ter a “supervisão” de JMS)
Saudações leoninas
25 Julho, 2018 at 23:36
Eu já o afirmei e tu sabes, o programa que mais gostei, por ser o mais detalhado e com uma visão menos superficial e mais estrutural do clube foi o do JB
Mas isso só não chega é preciso a capacidade para implementar, os programas, mais importante ainda a vontade de o fazer e sobretudo com quem se pensa fazer…
E não estou a dizer isso por causa de jantares ou reuniões com a, b ou c… a minha interpretação, ao contrário de muita gente aqui e sei que a alguns até lhes vai custar ler, das reuniões do JB com ricciardi e aquele rasteiro do RA é que eles tentaram ayuscultar “sensibilidades” ou infiltrar a lista dele, ou demovê-lo de concorrer para beneficio de outro candidato oferecendo-lhe um cargo importante tipo “agora vais como vice e daqui a 4 anos…” como ninguém se vai “abrir” obre o que se passou realmente sobra a análise aos factos posteriores RA foi para outra lista e JB avançou mesmo com uma lista própria o que pode ou não confirmar a minha análise que é no entanto tão válida como qualquer outra face aos factos disponiveis…
Não, a dúvida mesmo é quem irá de facto trabalhar com ele, quem é que o aconselha e influencia, aliás a ele e a todos e depois se tem arcaboiço para o bombardeamento mediático que vai começar se ele cumprir o que prometeu, independência financeira, luta contra o “sistema” e pujança desportiva…e isto é que é crucial!!!
25 Julho, 2018 at 16:17
Nesta campanha parece-me pouco importante se vamos ter ou não relações com o Benfica, se os Nucleos vão ter mais atividades ou se são ou não a favor do VAR.
O que está em jogo é o futuro do Sporting Clube de Portugal. E há tantas questões importantes para serem faladas
25 Julho, 2018 at 19:56
Não lhe parece importante, porque parece que não conhece (ou não quer conhecer) o Sporting.
O que possa tornar os Núcleos mais atractivos não lhe interessa? Deve morar em Lisboa.
O Sporting é Clube de Portugal tem quase 300 Núcleos espalhados por todo o Mundo (até na minha terra natal, Goa, há um núcleo do Sporting); tudo o que possa ser feito para contribuir para eles serem mais activos será IMPRESCINDÍVEL para o reforço nacional e internacional da marca Sporting, para a fidelização de novos adeptos e associados, para a difusão da Cultura e da Responsabilidade Social e Cultural do Sporting.
Moro numa pequena ilha dos Açores (Santa Maria, só com 5 700 habitantes), sou sócio e dirigente do Núcleo SP da Ilha, temos 10 anos e mais de 200 associados, estamos presente (e o emblema e o lema do Clube em todas as grandes Festividades da Ilha, apoiamos e promovemos acções desportivas, recreativas, sociais e culturais e, com tudo isso granjeamos o respeito e admiração de toda a população (e de muitos que nos visitam) sejam ou não do Clube.
Só para ter um exemplo da importância dos Núcleos: se estiver em turismo ou trabalho fora da sua área de residência, onde haja um núcleo há um “estádio de Alvalade” ou um “Pavilhão João Rocha” para poder assistir aos jogos do Sporting em família. Nós, no nosso núcleo, quase todos os jogos temos o enorme prazer de partilhar o nossos espaço e o amor comum pelo Sporting com qualquer forasteiro.
SL
SL
25 Julho, 2018 at 16:19
O Cherba já podia ter elaborado uma lista bem melhor… tem material…
#AvençasPraTodos
25 Julho, 2018 at 16:20
Para mim há um ponto que me suscita interesse que é a formação/academia.
Na minha opinião falta um objetivo real aos jovens quando terminam a fase de formação nos escalões abaixo do sénior. Ou seja, atualmente nada garante a um jogador que depois dos juniores ou agora sub-23 tenha entrada garantida na equipa principal. Acho que deveria de ser implementado a obrigatoriedade de promoção de 2 ou 3 dos melhores jogadores da formação todos os anos nos quadros da equipa principal por forma a motivá-los.
Assim todos os anos seria garantido a promoção de 2 ou 3 dos melhores jovens aos seniores aumentando a competitividade (entre os jogadores) e a qualidade da formação.
Hoje em dia sente-se alguma desmotivação na formação, entre empréstimos, cedências com clausulas de compra obrigatórias perde-se a essência da formação.
25 Julho, 2018 at 16:26
Perguntas sobre a formação têm uma resposta formatada…
– Ter um modelo transversal de formação;
– Ter uma boa rede de scouting;
– Apostar na formação para base da equipa principal;
– Voltar a ter formação de excelência;
– Ter parâmetros de avaliação e de potenciação física;
– Formar homens com ligação e amor ao clube e não apenas jogadores…
blá blá blá….
Alguém me consegue colocar aqui algo que esteja dito por qualquer um que não seja vago a este ponto?!
Isto para mim nem é tema…todos vão responder com iguais graus de generalidades…
25 Julho, 2018 at 16:33
Houve um que falou em criar uma nova academia na margem norte.. mais perto de alvalade
25 Julho, 2018 at 16:55
Carlos Vieira…em Lisboa…
Depois dele anunciar isso na sua apresentação parece que começou a ser tema e todos acham que Alcochete está mal e deve mudar…mas o primeiro a falar disso foi ele…
25 Julho, 2018 at 16:56
Mas isso não é propriamente uma mudança de fundo…é uma mudança de espaço…
Levas o mesmo espaço para qualquer lado com as mesmas pessoas e mesmo modelo…fica tudo na mesma…
25 Julho, 2018 at 17:07
sim isso de mudar a academia para Lisboa seria boa ideia, mas é um projecto para 10 anos.
E actualmente, não vejo em Lisboa nenhum espaço com dimensões suficientes para uma nova academia. Só nos subúrbios.
25 Julho, 2018 at 19:59
Tiago, mais uma vez, só lhe posso responder que não leu o programa de JB. Só especificamente para a formação tem página e meia de ideias estruturadas e medidas concretas.
SL
25 Julho, 2018 at 16:30
Os programas podem ter a sua importância.
Os debates idem …
Mas todos vão ser politicamente correctos. Ninguém vai dizer que vai retirar investimento às modalidades , que o clube vai perder a maioria da SAD , e por ai fora … os programas valem o que valem e para mim valem pouco.
Depois ele há coisas que dizem mais que os programas …como um certo de video de um candidato a rir …(voçes sabem do que eu estou a falar) Se ele tiver um fantástico vou votar nele?
Para mim neste momento ( e nao acredito que surjam mais candidaturas) só há 3 votos possíveis:
Benedito
Bruno
Vieira
25 Julho, 2018 at 16:53
Off.
Então jogamos contra o Mafra?
E…perdemos.
Foda-se.
Vi agora o preço dos bilhetes para Alvalade, 20 paus, para ver uma merda de um amigável.
14 para sócio.
25 Julho, 2018 at 16:55
Off
No primeiro tempo José Peseiro fez alinhar: Viviano; Ristovski, André Pinto, Mathieu, Jefferson; Petrovic, Wendel, Nani; Matheus Pereira, Raphinha e Castaignos. Na segunda parte jogaram ainda: Salin, Bruno Gaspar, Marcelo, Domingos Duarte, Lumor, Misic, Francisco Geraldes, Bruno Fernandes, Jovan Cabral, Carlos Mané, Montero e Luís Maximiano.
Palhinha nem 1 minuto fez, ou foi tirar um dente ou está definitivamente Out…fim da linha.
25 Julho, 2018 at 16:59
Esta pre-epoca esta fabulosa, maravilhosa e mais qualquer coisa acabada em osa…
Só gostava de saber de que cabecita oca saiu este planeamento
25 Julho, 2018 at 17:01
#AculpaédoSinisa
25 Julho, 2018 at 16:59
Boa tarde bananinhas.
Parece que o Sr. Jaime Marta Soares não aceita as 1500 assinaturas dos sócios.
Eu diria que os sócios “já foram com o caralho”, conforme combinado.
Mas aguardo o spin…
25 Julho, 2018 at 17:00
Eu acho que se não aceitar vai haver merda, já há pessoal pelo multidesportivo e penso que mais vão aparecer.
25 Julho, 2018 at 17:06
Viva o “maestro da fanfarra”
25 Julho, 2018 at 17:18
Não há como não aceitar… Pode não aceitar hoje mas terá de aceitar amanhã… Ou está fodido!
25 Julho, 2018 at 17:00
A aguardar moderação
Vou esperar sentado a beber shots de absinto até ver estas e outras questões respondidas.
A campanha do melhor look. Afinal de contas temos mais glamour.
25 Julho, 2018 at 17:17
Um post interessante que merece reflexão e muito debate, e que pode ser aproveitado pelo Cherba se quer trazer os concorrentes a falar aqui para a Tasca.
Não sei se me passou mas não vi perguntar, directamente, se as quotas são para manter exclusivamente ao serviço do Clube ou se há outra ideia, e havendo, se o Clube for chamado a meter dinheiro das quotas na SAD, se os outros accionistas terão de fazer o mesmo…
25 Julho, 2018 at 21:18
Sõ me referirei a dois tópicos…:
Apoio às claques…:
Não acho que se deva retirar todo o apoio…mas há coisas que se devem exigir e “obrigar” a cumprir…
Por exemplo é inadmissível que alguns membros de algumas claques, continuem a lançar artefactos proibidos que resultam em pesadas multas para o Clube…
Devia “ser-lhes dito”…que se acaso continuarem com esses disparates…todas as multas serão da conta dessas claques…
Quanto às relações com o Benfica e embora eu entenda que no Desporto “não deve haver lugar para certas situações”…
Também sou às vezes “seguidor do velho ditado português…: vale mais só que mal acompanhado…”
Alguém terá dúvidas que com os actuais responsáveis dos lampiões…”só se poderá esparar a cada esquina…mais uma sacanice…?”
Calma pois…e não “baixemos a guarda…”…
SL
26 Julho, 2018 at 11:27
Muitas perguntas mas a mais importante ficou a faltar: “Usa o Facebook? E pensa continuar a usar no futuro?”
De que servem essas perguntas todas quando se sabe que o varandinhas já está escolhido?? Ou será que ainda pensam que a venda da SAD é treta?
O sobrinho já tem tudo tratado, desde a merda de alcochete, a aldrabice na AG e no final será a venda da SAD.
Ainda ontem as claques foram “desculpadas” por tudo o que fizeram e Alcochete (a principal razão da queda do melhor Presidente do Sporting) foi desvalorizada como algo que está no passado.
Ainda bem que não nasci 71%….. Antes lampião FDP que 71%.