Vivemos num país em crise. Não sei se algum dia deixámos de ser um país em crise, cultural, financeira ou intelectual, mas a verdade é que os últimos anos têm sido especialmente duros.
Num país devastado, uma população espremida e a viver no limite do que muitos considerariam digno, formaram-se alguns dogmas. Coisas simples, que ouvimos no café, como por exemplo “Somos demasiado mansos, devíamos ir para a rua fazer barulho”, “É preciso um novo 25 de Abril”, “Os políticos são todos mentirosos e ladrões” ou mesmo “Andamos nós a pagar os disparates dos outros”. Nada contra este tipo de afirmações, são naturais e precisas para que o povo reaja. E aliás, muitos de vocês poderão questionar o que é que isso tem a ver com o Sporting.
No reino da hipocrisia, a que chamam Portugal, reclama-se que alguém se insurja contra a injustiça, escrevem-se músicas sobre o mesmo, pede-se que um grupo de revolucionários altere o que está mal. Numa das secções económicas/culturais do nosso país está o futebol. Esse ainda é um negocio que põe milhões a entrar e a sair do país, gera receitas e impostos e, talvez por isso, poucos são os bancos que abdicam que um clube de futebol deixe as suas contas.
Acho curioso então que as mesmas pessoas que no café se revoltam contra o “estado das coisas” e contra o sistema corrupto, pouco claro e bipolarizado da nossa política, são os mesmos que gostam de criticar a Primavera Leonina, ridicularizando o discurso de guerrilha adoptado por Bruno de Carvalho. Se o Estado tem regras pouco claras e facilmente contornadas, o futebol consegue exagerar nesses conceitos. Se no país se pede reacção, no futebol terá de se pedir o mesmo. Se a corrupção é um dos problemas do país e tem de se travar, no futebol, negócio de milhões e de paixões, esta tem de ser anulada.
A nossa Revolução, a nossa Primavera, já foi pedida por muitos. Por todos os amantes do Desporto Rei que aceitam o erro humano mas recusam que ele explique tudo o que parece estranho. Aqueles que amam o desporto por aquilo que nos provoca, pela futebolada ao domingo à tarde, pelas minis e caracóis, pelo verde e branco, já disseram presente. Queremos mudar o futebol português.
A ideia não é beneficiar o Sporting é tornar algo sagrado (sim, para mim só existe uma religião e veste verde e branco) em verdadeiro. A ideia é que os 90 minutos sejam o único critério e não os jogos de bastidores, como ter homens nos corredores do poder, árbitros pagos, nomeações esquisitas e promessas a jogadores de clubes inferiores.
Esse é o tipo de práticas que muitos adeptos dos clubes rivais criticam, mas apenas quando a eles lhes afecta. Os mesmos que gritam “São todos uns mentirosos” são os que chamam exagerada a reacção do Sporting, são os que gritam “Populismo” ao mínimo sinal de incómodo. Para eles Bruno de Carvalho e a sua equipa só quer desviar as atenções de que o Sporting já não é primeiro. Não quererão eles ganhar num mundo ético e onde quem pisa (nem precisa ultrapassar) a Lei é punido? Não gostariam eles de saber que o homem que lhes assalta a casa é preso? Claro que gostariam, da mesma forma que deveriam juntar-se a uma luta, onde está em causa o futuro do futebol português. O Benfica e o FC Porto fazem parte do futebol português e ainda bem. Ainda bem porque queremos ter rivais, porque gostamos de jogar os clássicos e os derbys, porque os nossos jogadores correm o dobro e dão o dobro nesses encontros. Mas queremos uma luta nas quatro linhas, que só pode existir quando a diplomacia funciona (parece irónico mas é verdade).
No Reino da Hipocrisia, clubes não aprenderam com o nosso exemplo. Continua o esbanjar de dinheiro por jogadores de qualidade duvidosa, chamando fracos aos nossos rapazes da Academia, dizendo-nos que não podemos vencer com tanta juventude e tanto B.I português. É quando tudo corre mal que se aclama o nosso clube. Quando os resultados não aparecem lá se pede a subida de um Cancelo, Cavaleiro ou de um Tózé. Depois ganha-se mais uns jogos e os rapazes ficam esquecidos nos corredores do Seixal, tudo porque o nível “é demasiado elevado”.
Não penso que o Sporting faz tudo bem, nem acho que devemos pensar que o nosso clube é perfeito e tudo o resto está errado. Sei apenas que o rosto da mudança tem o verde de esperança marcado e o Leão Rampante no Peito. Sei que temos um Presidente que grita e esperneia porque odeia o sistema de “favorzinhos” e “nomeações” que é dito por muitos como o mais justo. Um homem que tem por trás milhões, que viram as costas à corrupção e que dizem “Basta!”.
Não queremos ganhar sempre, quantos de nós viram o Enorme Sporting ganhar muita coisa? Queremos perder com sentimento de justiça, sabendo que se não vencemos é porque o outro foi muito melhor e para o ano há mais! Não queremos perder quando não conhecemos critérios de nomeação de um árbitro, onde jogadores emprestados/ vendidos são impedidos de jogar ou onde um mau árbitro é protegido custando a um clube pontos sagrados. Não queremos perder num futebol onde não se valoriza a formação, mesmo sabendo que somos um país falido. Um futebol onde a segurança dos espectadores não está garantida e clubes não são punidos. Contas escondidas, jogadores vendidos mas que afinal não são (sim, Roberto ninguém vai esclarecer?). Um futebol onde um Presidente afirma “O mais importante é ter homens nos corredores do poder” mas que acusa outro de ser corrupto. Um futebol vendido e quase maçónico.
Orgulho é o que sinto, por saber que a última grande revolução do futebol português será chamada “Primavera Leonina”.
Texto escrito por Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
25 Março, 2014 at 10:47
espero que sintamos todos esse orgulho!
25 Março, 2014 at 11:40
Todos pois claro!!!! (o riga não conta!!!)
25 Março, 2014 at 17:49
Excelente texto, parabéns e a Primavera Leonina está em marcha SL
25 Março, 2014 at 10:51
Mas que grande texto!
25 Março, 2014 at 10:53
O teu melhor texto, Maria. Grande.
“Sei apenas que o rosto da mudança tem o verde de esperança marcado e o Leão Rampante no Peito.”
É tão isto, e quem não quiser ver, é porque faz parte do problema, e nunca da solução.
Parabéns.
25 Março, 2014 at 10:54
Se incomodamos é porque estamos no caminho certo.
25 Março, 2014 at 10:55
Grita Spoooooooooooooooooooooooooooooorting. Um ano de orgulho e a certeza de que estamos a andar bem, finalmente.
25 Março, 2014 at 11:05
Grande texto Maria, parabéns. Mas infelizmente é o pais em que vivemos, existem dogmas que dificilmente poderão ser combatidos, isto porque a hipocrisia é rainha no nosso pais. Interessa é manter o Status Quo a todo o custo.
25 Março, 2014 at 11:06
Como a Maria diz e bem, isto se provavelmente ultrapassa em muito o Sporting e o futebol.
Muitos gritam pela mudança mas quando ela aparece, é vê-los a espernear por todos os lados.
Espero mesmo que esta guerra iniciada pelo Bruno, se mantenha firme quaisquer que sejam os resultados.
É tão ou mais importante dos que os 3 pontos que valem cada jogo. Esta luta é nossa e devemos todos participar nela.
SL
25 Março, 2014 at 14:40
Mais um livre irrepreensivel!
25 Março, 2014 at 11:08
Concordo. Maria este foi o teu melhor texto. Muito bem escrito, cheio de verdade. Parabéns.
25 Março, 2014 at 11:17
Grande texto, 20 estrelas.
Eu costumo dizer que o futebol é o espelho do nosso país, falta de justiça, corrupção, desreponsabilização de tudo, o sistema mantido com garra forte por quem o mantem. Ora esta situação é mito dificil de combater, pois o sitema domina quase tudo, comunicação social (muito importante), locais de decisão, patrocinios, enfim, o mal é o mesmo na sociedade.
Por isso tambem sinto o mesmo orgulho de sentir e pertencer ao nosso SPORTING e de ser PORTUGUÊS e patriota, tentando um país melhor, participando no associativismo, e tentando ser ativo na minha comunidade. O individualismo enfraquece qualquer sociedade, e foi-nos sendo incutido esta forma de estar por ser mais controlável por parte dos sistemas, por isso teremos de nos manter unidos, à imagem das nossas equipas das mais variadas modadlidades, só uniodos e em conjunto seremos mais forte na luta dura que ai vem. VIVA O SPORTING VIVA PORTUGAL.
25 Março, 2014 at 11:19
“Não penso que o Sporting faz tudo bem, nem acho que devemos pensar que o nosso clube é perfeito e tudo o resto está errado. Sei apenas que o rosto da mudança tem o verde de esperança marcado e o Leão Rampante no Peito.”
Amén. E a minha religão é o Sporting.
25 Março, 2014 at 11:19
Luta dura que aí vem … disseste bem porque ainda agora começou o caminho e já lhe estão a meter entraves.
O segredo é não desistir senão todos os esforços foram em vão.
25 Março, 2014 at 11:22
Êxcelente texto Maria… se há uma coisa que me irrita solenemente na tv, é todos criticarem o nosso Presidente, qdo ele só quer a verdade desportiva. Os ditos “comentadores”, chamam-lhe de tudo e só me dá vontade de dar 2 berros e dizer BASTA. só queremos que seja tudo claro e jogado nas 4 linhas. Aceito que o árbitro erre, é humano, mas favorismo nunca.
O SPORTING está de volta e eles não aceitam, vai ser uma bela “Primavera Leonina” Maria.
25 Março, 2014 at 11:25
Teste, teste…
Juan, tu, free…
25 Março, 2014 at 11:27
O melhor pipi que já vi aqui.
25 Março, 2014 at 14:10
e bilhetes para a curva , consegues?
25 Março, 2014 at 11:29
O melhor pipi que já vi aqui.
(Não consigo comentar com o Chrome)
25 Março, 2014 at 14:08
E consegues bilhetes para a curva no proximo jogo?
25 Março, 2014 at 14:18
E bilhetes para a curva consegues?
25 Março, 2014 at 11:32
Com este post vos digo: O vosso lugar é na cozinha!
É esta hipocrisia que me mata.
A última que tenho ouvido é que o Carnide é a equipa que melhor joga e por isso está em primeiro. Pois bem, na década de 90 o Sporting foi o clube que tinha os melhores jogadores e, unanimente, jogava o melhor futebol. Quantos títulos ganhámos? Uma taça de Portugal. E já percebi que basta ao Carnide fazer 3 jogos de qualidade (Londres, Nacional e em casa com Académica) para se passar uma borracha na primeira volta medíocre que fizeram (em termos exibicionais). Em sentido inverso, o Sporting faz uma das melhores primeiras voltas da sua história, tinha o melhor ataque e melhor defesa, mas o que se dizia eram coisas como: “vamos lá ver se aguentam”, “agora vai chover e no lamaçal vai ser complicado”, “o plantel é curto e vai-se ressentir na 2ª volta” e outras merdas do género.
Nós até podemos mudar tudo, podemos operar o milagre de ganhar apoios dos clubes pequenos, podemos levar a cabo todas as ideias que temos proposto. Mas uma coisa não poderemos mudar, que é a comunicação social. Quando se colocam gajos como o manhoso a dirigir um jornal desportivo, gajos como o sobral a dirigirem um dos sites mais vistos de desporto, comentadores e paineleiros dos rivais incisivos e os nossos são cornos-mansos, directores de jornais a escreverem artigos de opinião de acordo com a sua cor clubística, e tantas outras merdas…
A nossa imprensa desportiva é miserável. Mesquinha, mesmo. Não escondem o seu clubismo, não escondem a sua azia quando perdem, não fazem o mínimo de esforço para serem isentos. E nem têm que ser porque já sabem que quem devia regular as suas práticas fecha os olhos e tornam este negócio pior que a prostituição.
Insurgirmo-nos contra isto é aumentar a azia e, consequentemente, aumentar os ataques. Calarmo-nos é compactuarmos com essas práticas. Não há forma de alterar isto.
Quando se gerem órgãos de informação de acordo com critérios económicos está-se a assumir que uns clientes são mais importantes do que outros, e eu, tendo formação em marketing, vejo isto com repúdio. Um exemplo clássico é, por exemplo, o Dia Seguinte. Quantas vezes se mudaram os comentadores sportinguistas até chegarem a um que lhes agrada? Era o Dias Ferreira, que saiu porque o moderador “preparou” bem a sua saída. Depois veio o Paulo Andrade, que todos gostávamos mas que saiu ainda não se sabe porquê. Até que se chegou ao ROC que encaixa no perfil de corno manso que eles querem para um comentador sportinguista.
Tudo isto somado, chego à conclusão de que se trata de uma estratégia (concertada ou meramente clubística) para calar a voz do Sporting. Esqueceram-se foi que a direcção do nosso clube está atenta a isso e assume, sozinha, a defesa do nosso clube. Mas nem isso lhes incomoda porque acabam por transformar essa defesa legítima num ataque cerrado à postura do nosso presidente.
25 Março, 2014 at 11:55
Na medida do possível, boicotamos toda essa comunicação social.
Para eles pode ser indiferente, porque vendem todos os dias 12 milhões de jornais (record e bola) e ainda têm 6 milhões de hits na merda que o sobral debita.
Fazemos a nossa parte. A nossa direcção está a fazer a sua parte. Os jogadores, têm feito a parte deles.
É uma questão de tempo.
E não dúvidas que as coisas vão mudar. Aliás, já estão.
Há quanto anos não éramos odiados e massacrados?
Passámos de mansos a alvo a abater. Custa agora, nos primeiros passos.
Mas assim que estivermos de pé … puta que os pariu. Não nos escapam … e quem vier atrás, não nos apanha.
25 Março, 2014 at 12:45
Sà,
Nao deixa de ser estranho q a direcçao ainda nao se tenha pronunciado sobre isto.
Bem sei q ja compràmos muitas batalhas m a CS farà parte desta guerra certamente.
Para quando uma tomada de posiçao? Nem que seja para dizer q o clube n se reve nos paineleiros q usam e abusam do nome do Sporting p sacar uns cachets.
É preciso alguem q de voz à nossa revolta e neste momento n ha ninguem q nos represente condignamente.
Num post anterior alguem deu a ideia de criar um premio p o pior paineleiro. Entrega-lo à porta de casa de dita personagem, filmar a ocurrencia e fazer circular na social media era uma ideia.
SL
25 Março, 2014 at 12:51
porque ali nenhum dos representantes do Sporting, representa literalmente o clube, isto é não vai para ali com o guião escrito do que deve e não deve dizer.
o que é diferente, os representantes do Sporting que estão nos programas são verdadeiramente independentes e dao as suas opiniões sobre os assuntos.
esta cena de não “nos ” representarem e o caraças, os comentadores que vao a este tipo de programas não têm de ser a voz do dono, têm de dar a sua opinião independentemente de concordarem ou não com as respectivas direcçoes.
25 Março, 2014 at 12:58
E os dos outros clubes fazem isso??? Os dos outros clubes são escolhidos a dedo pelos proprios dirigentes. Aliás, o Pinto da Costa, noutro dia até deu um puxão de orelhas ao Oliveirinha Jr. E a ver se ele agora não diz tudo certinho como o PdC quer.
Que sejam independentes, muito bem, agora ser comidos por parvos… Para mim era o Paulo de Andrade e o José Sabino para nos representarem nos programas de maior audiencia.
Sou só eu que acha que os programas futeboleiros nas televisões são um abuso?? Depois tanto programa para serem todos iguais. Nem um que marque a diferença.
25 Março, 2014 at 14:42
Volta Domingo Desportivo… muitas saudades…
25 Março, 2014 at 13:01
Tinhas q por a cabeça de fora da toca e eu tive azar na rifa, calhou-me a mim.
A questao n passa pelo facto de oficialmente estarem em representaçao do clube. Passa isso sim por representarem a voz do comum adepto. Sem mencionar q os q comentam em canais publicos fazem-no à conta do teu bolso.
Posto isto eu n me revejo em nenhum comentadeiro. Esquece la isso de n estarem ali em representaçao do clube pq se o ROC fosse adepto do Estoril c certeza q n tinha lugar em painel nenhum.
Repito, é fulcral passar a mensagem q nao nos revemos nesta gente.
SL
25 Março, 2014 at 13:13
representação oficial dos clubes
são pessoas conhecidas na sociedade e são adeptos dos clubes, e são convidados para dar a sua opinião pessoal sobre os assuntos
25 Março, 2014 at 13:38
Rigabooss, eles são convidados na condição de adeptos; sem esta condição, a opinião pessoal deles não interessa (ou não devia, como explico abaixo). O problema é que costumam ser adeptos com pouca inteligência, pouca força argumentativa, enfim, gente que nem o mínimo de futebol sabe.
A condição deles é metonimicamente extensível a uma opinião geral dos adeptos (devia ser); a ênfase aqui não é estatística; parte antes do princípio de que qualquer adepto de um clube defende o seu clube. Se isto não acontece e estão lá em modo neutro a representarem-se a si mesmos, então não servem para nada. E isto é desonesto e inaceitável; como desonestos e inaceitáveis são Jorge Gabriel e o ROC.
25 Março, 2014 at 13:55
Voltando à questao inicial Shikabalakov. Porque nao uma tomada de posicao?
Gostava de ver co ROC & CIA ltd reagiriam qd o clube lhes disser preto no branco q n teem legitimidade p representar o comum adepto.
SL
25 Março, 2014 at 14:03
O critério será sempre o dos programas que os contratam; e todos nós sabemos que estas escolhas não são inocentes. Se o clube sentisse que esta questão é importante, poderia fazer um comunicado que os envergonhasse. Isso deveria bastar. Mas parece que o clube não dá importância a isso.
Quanto a tomadas de posição, talvez gente das redes sociais tenha algum poder nessa matéria, mas não percebo nada dessas coisas.
25 Março, 2014 at 19:59
Enganas-te, os nossos paineleiros deviam-nos representar e não ir lá mamar dinheiro à custa de serem sportinguistas…
NÃO estão lá como representantes do Sporting (aí acertaste), MAS estão como representantes dos SPORTINGUISTAS, ou pelo menos da sua maioria.
Assim deviam ser mais acertivos na nossa defesa e não nos fazerem passar vergonhas como os ROC’s e jorge gabrieis nos fazem passar.
Deita tudo cá pra fora vá…
25 Março, 2014 at 11:33
Teste, teste…
Juán, tu, free… som, sooooooom… cheque, cheque…
25 Março, 2014 at 11:35
Teste, teste…
Juan, tu, free… som, ssssssooooooom… cheque! Cheque!!!
25 Março, 2014 at 11:37
É só de mim, ou a Tasca hoje faz lembrar as locomotivas que circulavam na linha do Tua ou do ramal da Lousã??? 🙁
25 Março, 2014 at 11:40
não está fácil, não. Mandaram minhocas para a tubagem e não está a ser fácil tirá-las
25 Março, 2014 at 11:47
Manda Cillit Bang cano abaixo a ver se limpa… ou coca-cola que diz também limpa canos!!! hehehehe…
Devem ter sido as meninas na cozinha… não usam a toca quando preparam os pipis e depois vão os cabelos ralo abaixo! 😛
25 Março, 2014 at 11:48
GAJAS!!!! :$
hahahaha…
(no sexist comment allowed… 😉 )
25 Março, 2014 at 11:39
Deixa ver se isto vai lá com o IE porque o Chrome está armado em cromo…
Teste, teste… juán, tu, free… som, sssssoooooomm… cheque, cheque!!!
25 Março, 2014 at 11:40
Grande post, Maria, entra diretamente para o top ten do Cacifo/Tasca.
Este texto tem que ser divulgado por tudo o que é lugar – nele está a essência do “Basta!”.
Queremos justiça, transparência e regras que todos cumpram. E que os que as quebrem que sejam punidos exemplarmente. Tão só isto, nada mais!
SL
25 Março, 2014 at 11:41
Pessoal,
se algum de vocês não conseguir comentar, envie e-mail, sff.
25 Março, 2014 at 11:51
Ao ritmo do aumento da qualidade destes maravilhosos textos, que são ímpares desde o início, qualquer dia sai da Maria a soluçao para a crise, aqui na Tasca!
Adorei, como sempre, e concordo a 100%!
25 Março, 2014 at 11:55
Bom texto.
Agora espero que as galinhas amanhã sejam enrabadas a sangue frio e sem vaselina no Ladrão, para ver se começam a tremer no campeonato.
25 Março, 2014 at 12:22
Infelizmente, o campeonato está entregue, até pq são precisos 8 pontos perdidos (têm vantagem no confronto direto). Estou a ver os orcs a perder um jogo (no ladrão) e a terem mais um empate (em casa com o Rio Ave – Em braga os orcs vão passear), mas mais do que isso…
25 Março, 2014 at 14:56
Eu quero é que eles se fodam… as duas equipas se for possível! 🙂
25 Março, 2014 at 12:17
O Correio da Manha foi apanhado a publicar mais uma mentira que visava atingir o Sporting.
Desta vez foderam-se:
“ESCLARECIMENTO:
A Polícia de Segurança Pública informa que o artigo publicado com o título “PSP perdoa Cédric e Patrício” é falso. As infrações praticadas, quando testemunhadas pela PSP, deverão ser sancionadas com os normativos legais vigentes, não existindo na lei a figura do perdão, não sendo essa uma prerrogativa da missão policial. Para além das autuações dos automóveis dos jogadores referidos na peça, foram ainda autuados mais 9 automóveis por estarem a ocupar a totalidade do passeio na rua do Alecrim e imediações daquela rua, em Lisboa. Complementarmente à autuação, foram ainda informados de que deveriam retirar os automóveis pois estavam a impedir a passagem de peões.
A PSP lamenta a publicação da notícia que, para além de não ter sido objeto de contraditório, é claramente uma violação da deontologia que deve presidir a qualquer artigo onde esteja em causa a atuação de uma instituição.
Direção Nacional da PSP, 25 de março de 2014 “
25 Março, 2014 at 12:20
Pumba …
Se esses fdp, péssimos profissionais, fossem sempre desmentidos das atoardas que mandam cá para fora e melhor ainda, se fossem sancionados por isso, aprendiam num instante a não levantar falsos testemunhos.
25 Março, 2014 at 12:25
O Correio da Manha? Good luck with that…
25 Março, 2014 at 13:03
Lá esta como eu referi no meu comentário anterior, ninguem é respnsabilizado por nada. Os jornais, ( e aqui o correio do manha é doentio), mandam cá pra fora o que bem entendem em letras garrafais e na primeira página, depois os desmentidos e o direito ao contraditório vem numas caixinhas minusculas e desfasados dos temas, é a tatica do supermercado, os produtos que querem vender estão nos locais mais visiveis, entretanto o mal está feito e a desinformação está cá fora.
Com tanta tecnologia, poderiam escutar e filmar conversas dos corruptos do sistema, desde dirigentes, jogadores, arbitros, jornalistas. Bem sei que não daria nada em tribunal, mas se tudo fosse posto a descoberto, (mais uma vez), as nossas revindicações teriam mais força e a nossa razão teria mais força. Mesmo que a comunicação social tentá-se branquear as redes sociais não deixavam, era bombardear até ser impossivel ignorar. Lembro-me de reportagens da BBC em que jornalistas desta estação já conseguiram por muita coisa a nú, com várias tecnicas de investigação e novas tecnologias.
25 Março, 2014 at 13:53
A questão é que lhes sopram algo ao ouvido e como pode ser que venda não se dão ao trabalho de investigar. Noticia bombastica publica-se confirmação e contraditorio não é preciso, pois isso pode impedir as vendas.
25 Março, 2014 at 14:58
Isso compreendo muito bem, mas então não há um código deotológico? As “fontes” são as que eles querem, e as “noticias” tambem, e depois não há responsabilização caso se prove a mentira na noticia, apresenta-se um pedido de desculpa, e mesmo assim por vezes dão desculpas esfarrapadas.
25 Março, 2014 at 15:07
O problema é que tudo dá entender que nem é preciso “soprarem-lhe” seja o que for…
Trata-se de algo que pode colocar o Sporting em cheque…?
Então que não se perca tempo e vá de o publicar…
O que eles não têm é vergonha…
Mas não o fazem com os outros, porque poderiam muito bem “levar nas trombas” e nem saber de que lado tinha chovido…!
Jornalismo reles…!!
SL
25 Março, 2014 at 14:57
espalha e palavra meu irmão
25 Março, 2014 at 16:10
O Riga-bot deve estar a pensar numa resposta do tipo “ah, mas se publicaram a notícia é porque alguém lhes deu a informação…”. Yep.
Ou não, se calhar já foi nanar…
25 Março, 2014 at 12:21
Muito bem, Maria, junto-me ao coro de aprovação e acrescento uma ovação em pé.
Eu tenho uma teoria, já há muitos anos, que o paìs está no estado em que está por haver uma maioria de lampiões colocados em lugares chave, seja na CS, seja na política. Um clube que é o expoente da mediocridade e do chico-espertismo não pode gerar adeptos com outra condição. Se a isto juntármos a mafia do norte, uiiiii…
Este histerismo contra o nosso Presidente está a dar-me um gozo bestial, primeiro porque significa que já não somos mansos, segundo porque está a fazer vir ao de cima a aliança escondida entre tripeiros e lampiões (agora fica claro, que os confrontos de outros anos não eram mais do que teatro ). O que, realmente incomoda esta gente é o facto de verem quase 4 milhões de Sportinguistas unidos em redor de Bruno de Carvalho, e isso sim, está a assustá-los. Estavam habituados a que, com pouco esforço o Sporting se envolvesse constantemente em lutas fraticidas, e agora estão em pânico por verem que por mais que esperneiem e por mais que usem todos os truques do livro, os Sportinguistas continuam unidos.
Esta luta ainda está no início, ainda vamos levar muita pancada, e não me admiraria que daqui a uns tempos Bruno de Carvalho viesse a ser abalroado numa qualquer rotunda deste paìs (de certeza que iriamos descobrir um ex-namorado da mulher de BdC com algum ressabiamento contra o Presidente ), mas há pequenas coisas que já mudaram e que são vitórias do “garoto”. Já repararam que os árbitros falam, esperneiam, queixam-se mas ainda não tiveram a “lata” de decretar uma greve…pois é, parece que o “garoto” se está a transformar em homem e já impõe respeito…
SL
25 Março, 2014 at 14:58
espalha e palavra meu irmão… espalha a palavra!
25 Março, 2014 at 12:30
Deixa lá ver se isto publica se for um coment mais pequeno…
25 Março, 2014 at 12:32
Boa comparação, bom raciocínio e sim, por aqui também um Grande Orgulho nesta Primavera Leonina 🙂
Tal como previsto o ataque violento a esta direcção e em particular ao nosso Grande Presidente já começou. Cuidado com a habitual guerra psicológica e propagandista que impera na maioria da nossa comunicação social. São muitos anos em que os dois emblemas grandes apeptos da bipolaridade futebolística recrutam, formam e enviam tropas para as redacções, que por sua vez minam tudo à sua volta.
É hora de uma vez por todas utilizarmos a grande arma da união e defender com unhas e dentes as causas e os ideais que defendemos. A justiça, a imparcialidade e a verdade desportiva.
SL
25 Março, 2014 at 12:36
Cherba temos cheiro a merda na taska, é lavar tudo com creolina.
25 Março, 2014 at 12:51
🙂
25 Março, 2014 at 12:37
Grande texto, Parabéns Maria.
SL
25 Março, 2014 at 12:40
Faço aqui uma pausa no meu voto de “quase silêncio” enquanto andar por aqui o letão.
A minha vénia a este post.
25 Março, 2014 at 12:46
Momento Jorge Jesus, na Tasca:
Ricardo Sampaio: “Vamos lá ser tolerantes com o rapaz…”
25 Março, 2014 at 12:46
a serio, será que com 1 texto destes é preciso meter-me ao barulho nos comentários? sou mesmo importante por estes lados, enfim
( e assim quebrei a minha ideia de não comentar certos posts)
25 Março, 2014 at 12:47
Aqui vai o meu momento JJ:
“Vocês estão sempre a implicar com o rapaz, pá… parem lá com isso!”
Fim do meu momento JJ…
25 Março, 2014 at 12:58
Melhor pipi que li aqui. Nao vale a pena dizer mais nada.
25 Março, 2014 at 13:20
Grande post,não podia estar mais de acordo contigo Maria…!e é bom ver(ao que parece) estarmos todos juntos para o mesmo lado e não haver divisões como havia ainda a uns tempos,com vários papagaios!juntos somos mais fortes!
E é bem verdade que eles agora andam muito juntinhos,corruptos e lampiões mais amigos que nunca,acho que todos vemos isso hoje em dia em qualquer conversa,seja no trabalho,no café e mesmo nesses programas que hoje em dia eu não perco tempo a ver,mas segundo aqui li eles andam muito amiguinhos a atacar o Grande Sporting,o que é bom sinal,estamos a incomodar os gémeos de merda,onde só muda é a cor,tenho dito,temos apenas de continuar a seguir este caminho!Mais uma vez,muito bom post!
SL
25 Março, 2014 at 16:14
É a dragartagem toda a sair da toca…
25 Março, 2014 at 13:37
5 estrelas.cherba deixa todos os tascairos saboriarem este tempero.SL
25 Março, 2014 at 13:38
Maria,
O teu texto é pertinente. Já me coloquei essas questões várias vezes. Já as coloquei a amigos meus de outras cores clubísticas. As respostas que recebo são normalmente do tipo:
– Ah a politica e a sociedade são uma coisa… o futebol é uma brincadeira
– Pois mas o BdC é igual aos outros quer é que o Sporting passe a controlar o futebol
– Nós só “controlamos” porque se não fizermos outros o farão…
Ou seja as respostas continua na senda da hipocrisia. Fico evidentemente triste mas não deixo der ser amigo, até porque a minha maior vitória é eles saberem que nós temos de facto razão e que a cada resposta deste tipo que me dão se aprecebem da cegueira em que estão envolvidos.
Depois, também tento fazer o exercício ao contrário . E se fossemos nós? Com a paixão que tenho ao clube conseguiria deixar de assistir aos jogos em Alvalade por não me rever nos métodos adoptados pelo Sporting? Claro que gostaria de dizer que sim! Claro que gostaria de dizer que jamais seguiríamos por esse caminho. Será que conseguia?
A verdade é que palavras valem pouco e acções valem muito mais. Não basta admitirmos que fomos beneficiados temos que elevar a fasquia mais um nível o nível de mostrar que as nossas acções reflectem aquilo que dizemos. Estou a pensar em várias situações de FairPlay que vamos vendo de vez em quando no “mundo civilizado”… como quando por exemplo um jogador admite não ter sofrido um penalty. Como eu gostava de ver um dos nossos fazer isso… e depois ouvir os comentários da CI e dos nossos adversários… 🙂
Z
25 Março, 2014 at 15:01
+1
espalha e palavra meu irmão… espalha a palavra!
25 Março, 2014 at 16:19
Tenho pensado nisso que escreves no fim muitas vezes. Podes estar certo que sempre haveria alguém a dizer que “o jogador X foi anjinho”, ou se fosse um lance que já não fosse decisivo para a atribuição dos pontos, a bocarra seria algo do tipo “pois, pois, se o jogo estivesse 0-0 sempre queria ver se fazia isso”.
A maldade e a inveja de muita gente não tem limites. Infeliznmente.
25 Março, 2014 at 13:43
Maria diz la q perfume usas pra eu te comprar um igual…ou diz q gostas de mim e eu pago-te uma cervejola ) a primavera tem inveja de ti , ta um texto à leoa
25 Março, 2014 at 13:51
O que é engraçado é que o Bruno de Carvalho anunciou o esforço de limpeza do futebol português, e as pessoas, em vez de estranharem que este esforço tenha de vir da parte de um clube e de estranharem a inércia de outros orgãos amplamente conhecidos por corrupção, ainda que não provada, dizem “agora que foram beneficiados, já não estão interessados em limpar o futebol; afinal são como os outros”.
O que é engraçado é que em primeiro lugar, estão enganados, e BC já fez questão de fazer saber que esta luta é verdadeira.
Em segundo lugar, é engraçado porque a defesa deles passa por dizer “vocês são como nós” (e portanto vêem o futebol como uma espécie de defensores do Armstrong: todos se dopam, logo o crime é cancelado).
Em terceiro lugar, é engraçado, porque esperam mais do BC do que esperam de quem devia ser efectivamente responsável pela limpeza do futebol. E isto só pode ser lisonjeador, pois é sinal de que vêm no nosso presidente mais integridade do que mesmo nos deles. A conclusão é simples: ou escolhem ser íntegros com BC ou então não são íntegros.
25 Março, 2014 at 16:20
Bem visto.
25 Março, 2014 at 13:59
Apenas um reparo, não vamos falar dos jogadores dos outros, eu não cheguei ontem a alvalade, por isso lembro-me bem dos comentários da maioria dos adeptos quando André almeida apareceu em Belem, e das criticas por ele ter sido emprestado ao Alverca nos Juvenis, seguindo depois a sua carreira. Segundo a maioria tinha sido um erro do Sporting em perder um jogador daqueles, ou seja um jogador que ha 5 anos era um grabnde jogador e uma perda para o Sporting, não deixa de prestar por ir para outro lado. Acima de tudo, não misturemos Tozé, com Cancelos e Cavaleiros, é comparar a estrada da beira com a beira da estrada. Para mim tozé seria o unico jogador Português dos rivais que eu queria de caras no Sporting.
25 Março, 2014 at 14:12
Sem dúvidas, não engana…
25 Março, 2014 at 14:13
Pena é que vai ser queimado como todos os outros e esfuma-se a sua qualidade …