A jogar contra um adversário paupérrimo, o Sporting conseguiu ser um deserto de ideias ao longo de 89 minutos. Depois, Peseiro aproveitou a ida à invernosa Ucrânia para contrariar todos aqueles que lhe chamam pé frio, virando a partida por obra e graça dos três gajos que saltaram do banco
Peseiro não foi de modas e, de visita a Poltava, iniciou a gestão do plantel face a um momento da época com jogos consecutivos. Bruno Gaspar saltou para a direita da defesa, Jefferson não saltou mas apareceu na esquerda, Acuña voltou ao meio campo, Nani regressou do cantinho da pausa enquanto Mané e Diaby tiveram a sua primeira titularidade da época.
E se no papel a ideia era boa e fazia sentido face ao adversário, na prática correu tudo mal. Os laterais foram confrangedores; o meio campo foi uma confusão pegada, com Bruno Fernandes, num momento de forma terrível, a não perceber se devia ser 8 ou se por lá aparecia o Acuña e o Mané descaía à esquerda; o ataque feito de gente com velocidade foi de uma assustadora lentidão de processos. E se isto é tudo mau, mas mau a valer, imagine-se como fica ainda pior quando antes dos dez minutos a tua defesa alivia mal a bola, ela vai parar aos pés do gajo que já se sabia ser o que remata bem de fora da área e a redonda acaba a beijar a rede depois de uma estirada meio patética de Salin que lhe toca mas não a defende.
Os ucranianos, que já de si não se importam nada em encolher-se no terreno e defender em 6-3-1, estavam nas sete quintas. E por lá ficaram, tranquilamente, vendo o Sporting rodar a bola de um lado para o outro e do outro para o lado, sem uma ideia, sem fio de jogo, sem algo que desse alento a quem olhava aquela pobreza. Já nos descontos, Jefferson sacou um cruzamento, a bola é desviada e acaba nos pés de Nani que, com tudo para empatar, permite a defesa do redes.
O segundo tempo abre com Acuña a tentar o golo da semana, mas o arco feito a vários metros de distância acaba a fazer cócegas ao ângulo da baliza. E depois… o depois. Mais uma mão cheia de nada. Mais um crescente desespero, vendo-nos sem capacidade para ultrapassar uma equipa em que vários dos jogadores não conseguem fazer dois passes seguidos a meia dúzia de metros. O pior é que nós estávamos iguais ou piores, perdendo bolas e bolas e bolas (dizem as estatísticas que só Jefferson perdeu quase 30 vezes o esférico!!!).
Montero, Jovane e Raphinha já lá estavam dentro, nos lugares de Mané, Petrovic e Diaby. Coates já era ponta de lança. A equipa estava partida, numa anarquia desesperada procurando uma porta naquela molhada de ucranianos estacionados à entrada da área, dentro da qual Montero tentou de bicicleta o que ninguém conseguia com os pés no chão.
Pull me out of the aircrash… Pull me out of the lake… ‘Cause I’m your superhero… We are standing on the edge
Até que o mesmo Montero resolveu dar a um jogo de trolhas um momento filigrana: mata no peito, desequilibra o marcador, finta o segundo e saca do pé esquerdo para uma colherada perfeita e tranquila a entrar ao poste mais distante. Golaço do colombiano e resposta tresloucada dos da casa, atacado em massa como se o mundo fosse acabar e deixando completamente desprotegida a sua defesa. De um lançamento de linha lateral favorável ao Poltava, surge uma recuperação que coloca a bola nos pés de Raphinha. 3 para 2. Vai, cara… I’m on a roll, I’m on a roll this time, I feel my luck could change… a bola já está no Bruno Fernandes e o Bruno Fernandes nem consegue dominá-la, mas o manekineko Jovane fica com a sobra e só tem que encostar para a baliza deserta.
O que faltava em futebol sobrava em crença e, assim, na noite em que Peseiro aproveitou a ida à invernosa Ucrânia para contrariar todos aqueles que lhe chamam pé frio, o Sporting virava a partida por obra e graça dos três gajos que saltaram do banco e garantiram uma vitória que era uma obrigação.
5 Outubro, 2018 at 9:17
Estamos fortes… notou-se ontem… lutamos até ao fim
5 Outubro, 2018 at 9:35
Battaglia perde o lugar para Petrovic? E ainda falta Sturaro que se apresenta 2f
5 Outubro, 2018 at 9:40
O bataglia até para mim perdia o lugar.
Quanto mais para um jogador razoável como o petrovic…
5 Outubro, 2018 at 9:41
Resumo.
Jogo desesperante sem ideias.
5 Outubro, 2018 at 9:42
Eu estou é preocupado com o que aconteceu com o nosso Rolo Compressor. Estou-me cagando para o futmerda português. Ainda não vi nenhum jogo do campeonato de qualquer equipa (a não ser uns minutos do Sporting-Feirense por estar no restaurante e a televisão estar ligada quando ainda estava de férias em Portugal) e das competições europeias só vi a 2ª parte de ontem. Faço tensão de ver o jogo entre as nádegas no domingo, jogos em que tenho sempre a esperança que acabe tudo ao murro e ao pontapé e com a polícia de choque a entrar em campo.
A equipa de futsal parece-me presa de movimentos, e muito diferente do que vi ao vivo em Portimão contra o Movistar. Por outro lado parece-me que o Kairat estudou melhor a nossa equipa do que nós a deles. Amiúde viam-se jogadas em que se passava a bola para o “espaço vazio” e o nosso jogador chegava sempre uns centésimos depois porque o adversário antecipava muito bem o movimento. E foram várias vezes em diversas situações que normalmente resultam. É certo que o Kairat não é uma equipa do Tugão, mas ainda assim penso que poderíamos ter feito muito melhor. Se o próprio Kairat não é mais do que aquilo que vi ontem e anteontem, então nós somos melhores e se a equipa tivesse jogado o que pode e sabe teríamos ganho o jogo. A equipa está em subrendimento e nota-se muito quando Merlim não está em campo. O problema é que o próprio Merlim não está a jogar o que pode, o que agrava ainda mais o problema.
Resta agora ganhar o jogo de amanhã e rezar para que nos seja atribuída a organização da elite round para beneficiarmos do factor casa contra o cabeça de série que será o Movistar, o Barcelona (ou os lamps, se conseguirem melhor diferença de golos) ou o Yugra (Rússia). E também estarmos a jogar bem mais do que estamos agora.
Confiança total em quem nos tem dado tantas alegrias e provas de competência.
5 Outubro, 2018 at 9:57
Aprende-se mais com uma derrota do que com 100 vitórias…
Se ainda ninguém disse isto, leram-no aqui primeiro.
5 Outubro, 2018 at 12:01
O problema é que o Pe0 já deve ir nas 1.000 derrotas e é o que se vê.
5 Outubro, 2018 at 10:02
Calma, ainda estamos a começar. Acho que esta equipa merece que sejamos pacientes com ela.
Há malta nova que tem que se adaptar às ideias da equipa técnica e também estamos a alterar algumas coisas no modelo de jogo que os que estão cá há mais tempo estão a assimilar.
E sim, o kayrat não é uma equipa do tugão e tinha a lição bem estudada em como anular os pontos fortes do Sporting, o que só mostra o respeito que têm por nós. E conseguiram fazê-lo bem, muito bem, o que nos causou bastantes dificuldades.
Acho que o apuramento não está em risco, embora era melhor ser cabeça de série na próxima ronda.
5 Outubro, 2018 at 10:09
Julgo que se colocaram as expectativas neste plantel num patamar demasiado elevado.
Saíram jogadores muito importantes nos últimos anos (Japa, Diogo, Fortino) e os novos que chegam vão demorar a atingir esse nível (se alguma vez o atingirem).
Face a estas alterações, não duvido que continuamos a ter uma grande equipa mas duvido que estejamos superiores a anos anteriores nesta fase.
5 Outubro, 2018 at 10:18
Não faltará daqui há dias quem peça a cabeça do Nuno Dias…
5 Outubro, 2018 at 9:43
Não vendem bilhetes para Portimão?
5 Outubro, 2018 at 9:46
2 notas
Positiva: Antes este jogamos mal para caralho e ganhamos do que o “jogamos como nunca, perdemos como sempre”
Negativo: A falta de ideia de jogo, não há fio de jogo… vê se muito pouco em termos de futebol. Temos uma equipa solidária, com raça e que acredita até ao fim (nisto melhoramos 10x em relação a época passada)… Nao sei se ha jogadores em baixo de forma ou se simplesmente andam perdidos nesta falta de ideia de jogo (Bruno Fernandes, Nani…)
Muito a trabalhar…
5 Outubro, 2018 at 9:47
– Jogo fraquissimo
– Futebol sem ideias
– Classe do Montero
– Joker Jovane a funcionar outra vez
Acho que não ha mais destaques
5 Outubro, 2018 at 9:54
Ps: gostei bastante do equipamento
5 Outubro, 2018 at 10:07
Pq será que não estou admirado…
5 Outubro, 2018 at 10:09
Equipamentos verdes estava mal…
Camisolas, calções e meias brancos com lista preta nos dois primeiros e lista verde nas meias…
Uau…
Como não gostar.
5 Outubro, 2018 at 10:15
o Sporting tem algum equipamento esta temporada que nao tenha verde, ou que não se confundisse com o verde escuro dos ucranianos?
cá deves jogar com o principal e eles vão ter de adaptar o deles
5 Outubro, 2018 at 11:06
Era fazê-lo cor de rosa… De certeza que aí não havia problema.
5 Outubro, 2018 at 11:12
de qualquer forma o jogar com este equipamento foi imposiçao dos regulamentos da uefa
5 Outubro, 2018 at 10:29
Porque tenho bom gosto. Sempre defendi que o nosso alternativo devia ser todo branco.
5 Outubro, 2018 at 10:33
Eu refiro-me ao facto da barra das meias ser verde e do equipamento ser preta.
Se as barras fossem tudo verde ou tudo preto nem dizia nada. Básico mas fazia sentido.
Assim parece equipamentos do INATEL onde QQ coisa serve… enfim um equipamento digno do futebol praticado… Sem jeito nenhum.
5 Outubro, 2018 at 10:37
Tambem preferia todo branco ou risca verde. Mas mesmo assim gosto
5 Outubro, 2018 at 20:21
Parece mais um equipamento para do Guimarães do que do Sporting.
5 Outubro, 2018 at 9:50
Aplaudi a rotatividade. Peseiro bem, vem aí o Portimonense com viagens pelo meio.
Aplaudo o resultado. Bem ou mal, pontos e ranking.
O futebol? Lento e parecia haver pouca vontade. Segundas linhas a mostrarem que em janeiro é preciso mexer. Resolveram os do costume…
Curioso para ver o que faz Peseiro a Montero qd Dost voltar…
5 Outubro, 2018 at 9:52
Neste momento tem que o deixar la dentro. É o nosso melhor jogador
5 Outubro, 2018 at 12:23
Brave. Podemos ir ao mercado em Janeiro…mas as alternativas são criadas pelo treinador.
Não podes querer que, por exemplo o Diaby ou o Mané, rendam no 1º jogo a titular se os 2 devem disputar tantos minutos quantas vezes tocaram na bola ao longo desses minutos. Ou o Bruno Gaspar que tem 90 minutos numa taça da liga. Ninguém podia esperar um gajo cheio de ritmo e com grandes mostras de futebol, ainda por cima numa equipa que não joga um pintelho. Se ninguém sabe bem o que está a fazer em campo normalmente…num jogo como o de ontem era dificil mostrar valor. Estas 2as linhas criam-se. Eu acho que o Jefferson é uma merda. O treinador não e por isso é que não há segundas linhas. Porque ele acha que o Jefferson é bom.
De resto. Battaglia é (ou “está” se quiserem) uma merda. O Petrovic é no máximo mediano. Neste caso tens 2 segundas linhas, nem primeiras tens. Ou tens se quiseres lá meter o Gudelj e o BF ao lado dele. Ou o BF ao lado de qq um dos outros, escondendo os seus maiores defeitos. Ou o Wendell. Mas não…Segundas linhas para as alas tens o Jovane. Não tens mais porque o treinador não quer. Seja com os que despachou, seja com os que não usa dos sub.23. O mesmo para 2º avançado…
Ou seja…tal como no ano passado…o importante para mim não é comprar em Janeiro ou ir ao mercado. Não vale de nada se o treinador não faz puto de ideia do que está a fazer. Nesse caso é só mesmo gastar dinheiro por gastar…
5 Outubro, 2018 at 12:39
Meu, odeio o Peseiro e não é nada pessoal.
Percebo perfeitamente o que dizes, mesmo indo cirurgicamente ao mercado estaremos sempre com o coração nas mãos.
E nem me vou meter em comparações com o passado, pq só iria deturpar a minha avaliação do Peseiro.
Já só quero é vencer domingo…
5 Outubro, 2018 at 12:48
Zero pessoal. É só uma avaliação da sua (in) capacidade.
Pois é isso…se calhar, se é assim, mais vale não gastar dinheiro. Era a avaliação que eu faria se fosse presidente. Tipo o que fez o M. United ao Mourinho este ano. Para não jogar um crl, para ter uma contratação de merda e que ele queima e uma vez que fizemos a asneira monumental de renovar com ele…mais vale não gastar agora dinheiro neste mercado e se correr mal ao menos não nos enterrámos demais e dá para o despedir.
No caso do Sporting seria…eu não acredito que o Peseiro vá fazer alguma coisa de jeito, não vejo que 1 ou outro jogador novo mude isto, possivelmente jogadores que nem sequer têm uma grande qualidade e certamente piores do que os que temos espalhados em empréstimos e Peseiro é para substituir ou lá para Março para preparar a próxima época ou no fim da época. Por isso mais vale não gastar agora e guardar para atacar o mercado de verão como deve ser.
Era o que eu faria…
5 Outubro, 2018 at 12:53
Na minha opinião, o próximo treinador começa a trabalhar em janeiro.
Seja já no Sporting a preparar a próxima época, seja cá fora.
Depedenderá sempre de como estiverem as coisas nessa altura. Estamos na luta? Ou já levamos algum atraso considerável?
Bem, honestamente quero é que o Peseiro fique a época toda, se isso significar que estaremos na luta até final.
5 Outubro, 2018 at 12:56
Não consigo acreditar que estaremos na luta até final. Considerando que acho estar na luta termos menos, no máximo dos máximos, 5 pontos que o primeiro.
5 Outubro, 2018 at 12:57
No fundo, ninguém acredita. Mas não é impossível.
Eu li por aqui que íamos ficar abaixo do sétimo, etc, etc.
5 Outubro, 2018 at 13:00
Epah pois…
A cena é essa…aparece sempre alguém a dizer que vem aí o fim do mundo. Vamos ser sinceros…acho quase impossivel lutar até ao final, acho absolutamente impossivel ficar abaixo do 4 lutar ou ficar a mais de 12/13 pontos do primeiro…
O campeonato tuga não é para isso. Como está mais que provado, podes não jogar a ponta de um caralhinho mas os jogadores são muito bons e por isso ganham 90% dos jogos na mesma…
5 Outubro, 2018 at 14:12
Vem aí o Diabo, versão verde.
ABaixo do 4º, em Portugal, somente em caso de cataclismo. Sim, já aconteceu, mas é daqueles fenómenos que se dão de 100 em 100 anos.
E ver como se aguenta o Braga. Se a malta começar a estacionar buses quando jogam contra eles, a ver vamos.
Lutar pelo título… num campeonato manhoso como o nosso, basta atitude, que a diferença de valores individuais (que os temos) faz o resto.
5 Outubro, 2018 at 14:25
´Tudo dito!
5 Outubro, 2018 at 9:55
Tão grande como os maiores da Europa….
Mau demais.. mas será possível jogar tão mal à bola? este Sporting sem o Montero, Raphinha e Jovane talvez conseguisse lutar pelo 7º lugar.. Um treinador com tomates sentava já o bf e o Jeferson nunca mais calçava.. como é possível que um gajo que em 30 cruzamentos acerta um, ainda marque os cantos?! quantos cantos são precisos para causar perigo?? bf no lance do 2º golo é uma anedota.. parecia o wolfwinkel..
Bom, felizmente alguém rezou um terço ou fez uma promessa forte e lá veio uma baforada de sorte que nos livrou de mais uma página negra da nossa história no futebol..
5 Outubro, 2018 at 9:58
Jogo espetacular.
Posicionamento defensivo e ofensivo espetaculares.
Concentração espetacular.
Escolhas do técnico espetaculares.
Domínio do adversário espetacular.
Técnica individual e movimentos coletivos espectaculares.
Tudo espetacular…
Estou maravilhado.
Espetacular.
5 Outubro, 2018 at 10:00
Uma coisa é inegável, já temos um padrão de jogo. Que é sem padrão nenhum mas pelo menos somos fiéis a este estilo. Compromisso total em jogar mal e todos sintonizados, como uma equipa. P0, finalmente a impor a sua lei. O parvo fui eu a pensar que iríamos crescer quando no fundo já o estávamos a fazer e nem percebi. Afinal estávamos a crescer dentro deste estilo.
Finalmente cai o mito da temperatura do pé do mister. Já não falta tudo, só oferecer um espectáculo decente.
O meu agradecimento ao Montero. As ínfimas amostras de futebol que vimos ontem saíram todas dos seus pés.
5 Outubro, 2018 at 12:27
Sou sincero. Já não espero nenhum espectáculo. zero. Já só espero algures um bocado de futebol e rezar para irmos ganhando…
Não consigo ver uma alteração tão grande (tem de mudar de mentalidade, escolher um 11 capaz, trabalhar um 11, trabalhar uma nova forma de jogar (vá…uma forma de jogar…)) que nos faça podermos ver um espectáculo….acho isso impossivel…
5 Outubro, 2018 at 12:40
Eheh
O Peseiro inventou um padrão. Devia era lienciar já a patente, pode valer no futuro muito dinheiro.
Como ganhar sem jogar um caralho. Isto é uma mina!!
5 Outubro, 2018 at 10:06
Mais do mesmo….qnd se inventa o fio de jogo é menos que zero.
Qnd jogam os que estão em melhor forma o fio de jogo é zero….mas aqui temos raphinha e jovane que a espaços vão criando perigo com a sua velocidade,tirando estes dois e Montero o futebol é miserável e adormece qualquer pessoa,pagar bilhete para ver um espetáculo destes é mau de mais.
É urgente a chegada de um treinador……estando na liga Europa e sem treinador será mto complicado ficarmos a frente do Braga.
Próxima jornada em Portimão poderá dizer algo mais sobre este novo SPORTING.
5 Outubro, 2018 at 10:15
Afinal não sou só eu que faço terapia do sono a ver os jogos…
Ontem não deu para dormir pq o jogo começou cedo…
6 Outubro, 2018 at 1:20
Tem piada falares nisso da ‘terapia do sono’ … Ainda a propósito do jogo de ontem … Liga-me o meu irmão no fim do jogo, a dizer que se deixou dormir aí pelos 55 minutos e acordou quando o jogo já tinha acabado … Quando soube o resultado final, ficou, incrédulo …
5 Outubro, 2018 at 10:24
Em Portimão é ganhar ou ganhar, jogando bem ou mal.
Mas precisamos urgentemente de melhorar a nossa qualidade de futebol…pois a continuar assim…não sei não.
5 Outubro, 2018 at 10:28
Há uma coisa que foi bem feita, gestão do plantel. Domingo há mais contra os Cabeçadas, esperemos que venham todos inteiros, sem cabeças partidas e de preferência com os 3 pontinhos no bornal.
5 Outubro, 2018 at 10:44
Tudo isto é tremendo erro de casting. O treinador é-o desde o primeiro minuto. Escolha ridícula da CG e compromisso ainda mais ridículo da maioria dos candidatos à presidência quando afirmaram que Peseiro seria o seu treinador. Incompreensível. O que é extraordinário é a percepção que quase todos criaram de que afirmar que manteriam Peseiro seria um trunfo eleitoral. Haverá algum sócio para quem essa promessa pesou no momento de votar?
A seguir é o plantel. Politica de vendas, dispensas e contratações totalmente desastrada da CG. Só vejo uma contratação que poderá acrescentar algo à equipa, e essa foi a de um jogador lesionado. Ainda não tenho opinião sobre Gudelji. O resto foi um absurdo sem explicação, passe a redundância. As lacunas óbvias do plantel: lateral esquerdo, ponta de lança para competir/alternar com Dost e médio criativo para competir/alternar com BF nem vê-los.
Por outro lado, que se poderia esperar de uma CG intrinsecamente desresponsabilizada das consequências dos seus actos por um calendário eleitoral que previa a sua saída dias depois de a época começar? Até a pretensa vitória de trazer de volta três dos traidores se está a revelar uma falhanço. Aqui também por azar, sem dúvida. Dost lesionado e esse não sabe jogar mal (alguém tem que me explicar o acto de gestão médica que levou a esta situação), BF num momento de forma indescritível e Battaglia o jogador mediano que sempre foi.
Felizmente temos Raphinha, contratado com inteligência pela Direcção anterior, e Jovane, um trunfo não planeado.
Sempre a desejar estar errado, já aqui escrevi umas 20 vezes que Peseiro não se aguentaria. Por incrível que pareça, tendo em conta o futebol apresentado, chegamos aqui apenas com um empate e uma derrota em jogos oficiais. Se a atual Direcçao tiver a frieza necessária, deverá perceber que este saldo positivo em termos de resultados desportivos não deverá servir para escamotear a realidade. Para mim, um ato de gestão inteligente e um ato de coragem, seria terminar o contrato com Peseiro a seguir ao jogo de Domingo. A seguir virar todas as baterias para a janela de transferencias de inverno e começar já a fechar negócios usando como exemplo o que se fez com Raphinha.
Haja coragem!
5 Outubro, 2018 at 11:17
Tudo Verdade!!!
Mas não tenho grandes expetativas.
Com Leonardo Jardim foi o ano zero
Com Peseiro e esta direcção é ano menos quinhentos
SL
5 Outubro, 2018 at 12:24
Bom comentário!
5 Outubro, 2018 at 10:49
Diria que foi uma vitória à…benfica. Aliás, o paioso do Rui Vitória encarnou ali no Peseiro nos últimos 5 minutos. Foi um mau jogo, péssimo, na sequência de outros.
Os laterais péssimos, BF parece um sósia encontrado à pressa, este guarda redes é muito pouco para o Sporting (do pior com os pés, já nem se usa nos tempos de hoje), Acuna mal, enfim, até é difícil individualizar, porque a equipa toda esteve para esquecer. Vale Montero, jovane e raphinha (que nem entrou muito bem).
Ganhamos. A dias melhores…
5 Outubro, 2018 at 10:57
“Valeu-nos” a sorte que tantas vezes nos vira as costas…
Valeu pelo resultado…
Acabará por ser melhor…
E o meu desejo é que seja mais cedo que tarde…
SL
5 Outubro, 2018 at 10:59
O jogo foi deprimente e se tivessemos perdido nem sei o que diria agora, mas……
O nosso plantel tem claramente 3 jogadores melhores que todos os outros: Bruno Fernandes, Dost e Mathieu. O primeiro está em péssimo momento de forma, os outros dois estão lesionados. Portanto nem tudo é mau, porque afinal ate o Barça sem Messi não joga nada e porque afinal sem Dost quantas vezes ganhamos o ano passado?? O Jesus com Doumbia que ganhava 4M desesperava por golos e nós agora sem Dost lá vamos ganhando e marcando uns golos. Desculpem mas para mim isto é fundamental! Dost e Mathieu são fundamentais na equipa e se estiverem bem, melhores dias virão. Agora é ganhar ao portimonense e ver o que fazem os rivais. Depois disso? Depois disso espero ter o plantel na máxima força (só voltamos a jogar no fim do mês) com Sturaro, Dost e Mathieu. E aí sim não há desculpas!
5 Outubro, 2018 at 11:02
Concordo que com Dost haverá mais golos, mas não será a sua (e de Mathieu) entrada a melhorar o futebol colectivo.
5 Outubro, 2018 at 12:42
Haja tomares para meter Dost e Montero…
E não vale a pena pedir emprestado ao Sá.
5 Outubro, 2018 at 11:00
Valeram os pontos, o dinheiro e os pontos do ranking (bem precisos).
Ao contrário do que se defendeu nos últimos anos, é essencial fazer boas campanhas europeias.
O resto, ao que parece, foi mais do mesmo.
5 Outubro, 2018 at 11:04
Off.
Porque neste momento estou tão interessado em discutir o futebol do SCP como as cartas de amor do Kim para o Donald, preciso de ajuda com uma coisa a sério e que não tive hipótese de colocar no post do Jubas onde faria sentido.
Por isso, peço ao Cherba para não jogar lixívia neste.
Como já disse, tenho um pequinês em casa, o Brulho. O bicho tem 2 anos e 9 meses e parece até um pequeno leãozinho. Tem um feitiozinho fodido para comer… No último ano, diria eu, o raça do cão recusa-se a comer a ração por iniciativa dele. A ração é da Hill’s (diz quem sabe que é do melhor que há).
Feitio tão lixado que temos de lhe dar a comida na boca. Se misturar com outra coisa, come um dia ou dois e depois desinteressa-se… Misturo umas vezes com carnes, outras com peixe, outras com legumes… Enfim, um verdade pesadelo na cozinha.
Sim, já tentei trocar a ração diversas vezes, já tentei deixá-lo saltar algumas refeições (coloco à disposição e se não come retiro e só volto a colocar no fim do dia), já reduzi a dosagem diária para ver se lhe puxava mais por ele e tinha iniciativa… Nada.
Adoro o raio do bicho, mas vê-lo assim e ser tão teimoso mesmo a comer na mão carrega-me nos nervos.
Alguém tem alguma sugestão?
5 Outubro, 2018 at 11:12
Chama o de Lucky … pode ser que resulte!?
5 Outubro, 2018 at 13:17
“Lucky” já ele é…
5 Outubro, 2018 at 11:29
Já o levaste a uma escola de treino comportamental e social? Não me parece que o problema seja a ração. Se fores da zona do Porto, tenho uma que te posso sugerir.
5 Outubro, 2018 at 13:06
Coimbra.
Já estive tentado a levá-lo a uma.
5 Outubro, 2018 at 15:23
Sugiro que o faças. Não me admira que seja uma estratégia comportamental que agora é altamente recompensadora pela atenção que tu lhe passaste a dedicar. Os cães são especialistas em sequestrar o nosso comportamento com esses truques!
Na escola explicas o problema e, se forem bons, saberão recondicionar o comportamento do “artista”!
5 Outubro, 2018 at 16:51
Algum botão reset???
🙂
Obrigado, Iorda.
5 Outubro, 2018 at 11:33
No post do Jubas deixaram la uma receita, podes tentar fazer
5 Outubro, 2018 at 13:18
Já vi, mas aquilo é mais biscoitos, parece-me.
5 Outubro, 2018 at 12:15
Que diz o Veterinario/a?
Sempre comeu mal? Pelo texto percebo que come mal há um ano apenas.
Mudaste a comida nessa altura ou sempre comeu Hill’s?
Confirmar se não tem uma qqr razão para comer mal (patológica ou comportemental- como refere o iorda).
Quando começaram a misturar comida na ração? Sempre ou há um ano atrás.
Confirmado que não há problema nenhum que lhe altere o apetite, 2 dias sem comer (ou seja sem dar nada NADA além da racao) costuma resolver
Em último caso, se têm paciência aí em casa, em vez de racao dá-lhe comida feita em casa (mas para ele).
Se optares por aí posso dar o contacto de uma Vet que te pode fazer uma lista de comidas equilibradas a fazer em casa.
Também podes pesquisar na net.
Atenção, mesmo a comida caseira deve ser adaptada à raça e à idade
5 Outubro, 2018 at 13:17
Ele sempre comeu bem.
Quando era pequenino o gajo comia com tanta avidez que mal chegava com a ração ele ficava doido. Enviava a cara na taça de tal forma que as patas atrás levantavam … 🙂
O vet diz que ficou mal habituado de lhe misturar coisas na ração. Doente diz que não está embora nunca tenha feito exames. A verdade é que o comportamento dele é sempre igual, nunca se mostrou abatido nem nada.
Mudamos de Ayma para Hill’s mas nunca se negou a come-la.
A mistura com a ração começou cedo mas não desde sempre. Coisas da mulher e eu fui atrás pq nunca tivera cão. Creio que foi isso que o tornou assim. Agora é esta birra constante para comer…
A verdade é que ele já esteve esses períodos de jejum mas com a falta de comida no estômago dá-lhe para os vomitos… E a mulher fica naquela e dá-lhe pena. Portanto, tenho dois dramas em casa e não consigo corrigir o bicho.
O problema das refeições caseiras é que como são pouco sólidas o bicho na hora do aperto faz tudo líquido e fica fedido e sujo…
Agradeço as dicas, Lourenço.
5 Outubro, 2018 at 14:57
A comida por ser humida não tem de provocar “soltura”.
Poderá é ter de ser ajustada a ele.
Pode ter sensibilidade alimentar, não podendo comer tudo.
Há um pó que podes juntar à ração ou à comida humida, um probiotico, chama se Fortiflora (Purina), compras no vet.
Os caes costumam adorar. Mesmo em cima do granulado habitual ou em cima da comida caseira para melhorar as fezes.
Ou podes optar por uma tentativa com comida caseira hipoalergenica (mas só podem dar essa).
5 Outubro, 2018 at 14:59
Dieta hipo equilibrada
Está em inglês mas acho que nao terás dificuldade.
Para um bicho de 10 kg
Carbohydrate, cooked 120 g
Meat, cooked 60 g
Vegetable Oil or Fish Oil 5 g 1/4 tsp.
Vegetable (canned pumpkin, sweet potato) 30 g
Bone Meal (or dicalcium phosphate) 2 g 1/2 tsp.
Salts (KCl) 0,5 g 1/8 tsp.
Human adult vitamin/mineral tablet 1/2 tablet
Recommended carbohydrates are rice (white or brown) or potato.
Recommended meats are pork or fish.
Choose only one carbohydrate and one meat, and do not change for the term of the diet trail (usually 8-10 weeks). Vegetable or fish oils are not significant sources of dietary allergens. Salt is “lite salt” available in grocery stores.
Directions: It is best to weigh the ingredients; volumes are approximate and will vary depending on product chosen. Bake or microwave the meat component retaining all fats, and cook the carbohydrate component. Grind or finely chop meat if necessary.
Pulverize bone meal and mix with other ingredients except the vitamin tablet. Mix well (in food processor or blender) and serve immediately or cover in an airtight container and refrigerate (3-7 days) or freeze.
Feed the vitamin tablet pulverized and mixed with each meal. Warm the food to just below body temperature. Wetting may improve taste.
5 Outubro, 2018 at 16:27
Dose para um dia
5 Outubro, 2018 at 16:54
O bicho tem 4,5kg.
Pequinês.
Agradeço a dica, Lourenço.
5 Outubro, 2018 at 13:20
Não haverá nada que possa adicionar à ração?
Um pó milagroso qq…?
Comida húmida por vezes misturo mas lá está o gajo ao fim de algumas ficam desconsolado.
Luta lixada…
5 Outubro, 2018 at 13:24
O meu rafeirito, come tudo.
Experimenta não fazer misturas, por exemplo à tarde dar-lhe ração húmida ou comida caseira e à noite deixas apenas ração seca.
5 Outubro, 2018 at 14:21
O problema é que ele engraça com uma e depois esta-se a lixar para a outra…
Ele doente não me parece, de todo.
Fora das refeições é como ele sempre foi. Comigo é um pouco mais parado pq estou a maior parte do tempo no computador a trabalhar e não estou sempre na palhaçada com ele.
Com a minha mulher a coisa é completamente diferente.
Não sei…
QQ dia vou fazer-lhe um check-up de análises a ver se está tudo bem ou então vou a uma dessas escolas de comportamento para ver como se dá.
5 Outubro, 2018 at 15:24
Escola. Vê a minha resposta em cima.
5 Outubro, 2018 at 15:03
pó
( podes juntar à ração ou à comida humida);
Fortiflora (Purina)
Os caes costumam adorar.
(Por cima do granulado ou da comida caseira, para melhorar as fezes)
5 Outubro, 2018 at 16:58
Pelo que li é suplementos para problemas intestinais.
Ele só fica com as fezes soltas quando come apenas comida caseira sem muita fibra.
Por regra ele faz bem…
Se for apenas para regular a digestão e trânsito intestinal não precisa.
Precisava era mesmo dum estimulador para ele comer…
No outro dia comprei uma espécie de gel mas lá está… Feitiozinho FDP ao fim de algum tempo, cortou-se.
5 Outubro, 2018 at 22:57
Sim, é um probiotico.
Mas eles costumam gostar muito.
Mal não faz nunca
5 Outubro, 2018 at 22:33
A raçao da hills é top, mas ele pode nao gostar. Experimenta mudar para raçoes com outros ingredientes. Provavelmente ja o fizeste…
Outra coisa que podes fazer é dar-lhe pequenas porçoes de ração, varias vezes por dia. E estimulá-lo escondendo a ração em locais estratégicos para ele ir encontrando como se estivesse a caçar. Isso alem de o motivar a comer tem como vantagem a ajudar a tornar a sua vida mais interessante, pois nós não temos essa percepção, mas eles aborrecem-se bastante durante o dia.
Ele também pode estar a evitar a comida pelo momento que que lha dás. Por exemplo, se brincas com ele.e i levas a passear e lhe das a comida quando chegas a casa, ele percebe que o momento de comer significa o fim da brincadeira e quer evitar esse momento recusando-se a comer. Isto pode parecer muito rdbuscado, mas é muito normal nos caes.
Finalmente, ha a questao de saude, que devia ser a primeira. Ja o levaste a um vet? Ele pode ter alguma doença. Ele está esterilizado? Pode uma cadela na vizinhança estar em cio e ele estar apaixonado…
6 Outubro, 2018 at 2:47
Registo as dicas.
Pelo adiantado da hora não o ponho já não em prática mas curti e algumas reconheço. Sobretudo o aborrecimento.
Grande Big… Passe a redundância.
Obrigado
6 Outubro, 2018 at 2:57
Há uma cadelinha pequinês aqui perto mas não lhe liga nenhuma… Bem ela queria, ladra que nem doida, mas para ele… Bola.
Não não é esterilizado. Será que isso interfere?! Nunca pensei nisso.
A questão de brincar e sair à rua tem graça. Muitas vezes o levo a pensar que na volta lhe abre o apetite mas nem isso…
A parte da caça é engraçada. Vou experimentar. Dar pequenas porções ao dia não resultou.
Sim já o levei o vet. Diz não ser nadaais que… Mimo a mais!!! E ter começado a misturar coisas na ração e agora faz chantagem…
6 Outubro, 2018 at 1:28
My friend …
Muitas e boas sugestões …
Mas o que te vou dizer pode até parecer mas tem pouco de brincadeira …
Meu amigo do Saké, tens que lhe arranjar uma cadela, ou então leva-o ‘às meninas’ … Experimenta isso e depois diz-me se ele ainda se faz de esquisito com a comida …
6 Outubro, 2018 at 2:45
Essa eu nunca tinha pensado…
De facto, ele não conhece o sal da vida… 😉
6 Outubro, 2018 at 7:19
Por todas as razoes e mais alguma, esteriliza-o.
Evitas problemas de prostata que podem surgir em idades mais avançadas e ajuda na questão comportamental.
Nós temos tendência a humanizar os comportamentos dos caes e a tentar interpretar as suas reacçoes como se eles fossem pessoas e isso é muito errado. Eles só têm necessidades sexuais quando as cadelas estão em cio. É como um imterruptor que se liga. E desliga com o fim do cio. Fora desse periodo nem se lembram que isso existe e comportam-se da mesma forma com outros machos e femeas, sem distinção.
Quando sao esterilizados, deixam de reagir ao cio das cadelas.
Portanto leva-lo às meninas não resolve nada porque só seria um acto consumado em caso de cio, não resolveria nenhum problema de comportamento e seria mais um contributo para o grave problema da sobrepopulaçao animal.
6 Outubro, 2018 at 2:49
Obrigado a todos!
Brulho não é quase família… É mesmo!
Vcs sabem.
Abraço
5 Outubro, 2018 at 11:20
Deixem trabalhar o Peseiro!!!!
5 Outubro, 2018 at 11:27
Eu só quero ganhar.
O chato é que gosto mesmo de futebol e este Treinador não ajuda.
5 Outubro, 2018 at 11:29
Agradecer à Cornélia – Santa Padroeira da Ganaderia de Coruche, o facto de nos ter dado 3 pontos preciosos e todos os ganhos a eles associados.
O Mestre da sorte fez descansar alguns dos imprescindíveis, pelo que irão para o Algarve bem fresquinhos, não havendo desculpas para o jogo de domingo.
A revolta pela agressão ao Rafael deveria ser altamente motivadora para nos garantir uma vitória confortável, mas foi infelizmente desaproveitada.
Varandas – O Conciliador – esquivou-se ao exigido pedido de desculpas e, cheio de compaixão pelo próximo, dá a outra face, faz as pazes com o agressor e emite um comunicado glamouroso e repleto de amor fraterno.
5 Outubro, 2018 at 11:35
Ganharamos portante, some e segue.
Respekt Pezeiro.
5 Outubro, 2018 at 11:40
Se até a equipa do Pongolle, Boularouz e do gajo que veio do Barcelona e não me lembro do nome eu apoiei, não, não consigo criticar, nem sequer o treinador. Durante o bloco, apelei ao apoio, eles, não em culpa nenhuma.
Eu critico o rumo que se decidiu seguir, respeito, mas critico e nunca me calarei, seja aqui, nas conversas de café, seja em qualquer lado. Quando a bola começa a rolar, aí o caso muda de figura, é a minha equipa e com o Vercauteren ou com P0, só posso desejar que, com sorte ou sem sorte, ganhem os jogos todos.
5 Outubro, 2018 at 12:32
Belíssimo comentário Malcolm. É a atitude certa: ter o direito a opinião própria, não abdicar de a expressar mas saber que os superiores interesses do Sporting se concentram sem dúvidas ou facções nos momentos em que este joga. Aí é sempre apoiar!
Obrigado Malcolm e saudações leoninas
5 Outubro, 2018 at 12:39
Epah eu desejo toda a sorte do mundo e o desespero deve-se exactamente à vontade que eles se saiam bem…
Mas não sou capaz de ver um treinador fazer um trabalho de merda e fingir que não estou a ver. Seja ele Peseiro, Pal Serge ou Vercauteren.
O meu desejo é imutável! Que consigamos ganhar tudo nem que seja a “jogar” assim! Confesso que ás vezes o desespero ainda é maior ainda por ver os jogadores a tentarem mas completamente perdidos. O BF é um caso incrível. Ele está completamente desesperado para que as coisas lhe saiam bem e está tão frustrado que já nem procura tanto o jogo como antes…parece mais vezes perdido no seu desespero pelos seus erros do que ligado ao jogo.
5 Outubro, 2018 at 13:08
Tiago, não se trata de não reconhecer o “trabalho de merda”, trata-se de perceber que os profissionais foram escolhidos e mantidos por quem tem a obrigação de decidir, a culpa nunca será deles. Desde o primeiro minuto que fui um feroz critico do Peseiro, não precisava de ver em campo aquilo que já esperava dele.
Estando eles (jogadores e técnicos) lá, no final dos jogos posso dizer que foi uma merda, mas se objectivo tiver sido cumprido, é um gozo espectacular.
Tenho a certeza que os adeptos portugueses não festejariam menos se no euro as exibições tivessem sido fantásticas, se calhar por ser como foi ainda deu mais gozo.
Volto a dizer, a culpa não é nem nunca será do P0 ou dos jogadores (mesmo os ratos) a culpa, a existir, será sempre de quem apostou e ou mantém a aposta neles.
5 Outubro, 2018 at 12:45
Seja o Peseiro, fosse o Guardiola ou até eu, ver o futebol deprimente apresentado durante 90 minutos reflete um sentimento oposto à festa que fiz nos outros 5.
Apoiar, sempre! Fingir que não se passa nada, jamais.
5 Outubro, 2018 at 11:42
Liga Europa = 6 pontos
Jogar com Bruno Gaspar, Jefferson, Petrovic, Mane e Diaby … sofrer um golo aos 6 minutos … conseguir ganhar nos descontos … como nao esfar satisfeito???
Agora ha que ir capitalizar as poupancas de Ristovsky, Gudelj, Rafinha e Montero e ganhar os 3 pontos em Portimao …
Pes13 a contariar o estigma de treinador sem sorte …
SL
5 Outubro, 2018 at 11:58
Quando vi o 11 pensei que havia 2 possibilidades.
1º: Um 442 com Acuna na esquerda, Petro e BF no meio, Nani ou Mané na Direita, Nani ou Mané no apoio a Diaby. Via a possibilidade de Petro e BF construirem a partir de trás defendendo o BF de estar no olho do furacão, Acuna na sua posição natural e muita velocidade. Podia ser interessante.
2º Com Acuna no meio com o Petro e uma frente com Nani, Diaby, Mané e BF. Neste caso seria terrivel porque não havia ninguém para construir a partir de trás e na frente onde os espaços seriam curtos estariam 2 jogadores sem nenhum ritmo e 2 em clara baixa de forma.
Claro que Peseiro optou pela 2ª. E confirmou-se. Se tem sido mau normalmente e com “os melhores”, com estas condicionantes (acuna estupidamente fora dela, Nani e BF fora de forma, Diaby e Mané sem jogar) só podia ser ainda pior do que o habitual muito mau.
Salvou-se uma vitória arrancada a ferros pelos 3 únicos capazes de fazer qq coisa que desequilibre. Uma vitória muito importante que praticamente nos garante o apuramento. É o mais importante. Embora permaneça (e talvez se adense) a sensação que a qualquer momento esta equipa pode perder pontos ou se apanhar um conjunto que jogue futebol mais a sério haver uma catástrofe.
5 Outubro, 2018 at 11:59
PS: Chamar ao balão do Jefferson de meio campo cruzamento é mesmo muito boa vontade…
5 Outubro, 2018 at 12:02
Foi uma assistência com conta, peso e medida, ele faz assistências perfeitas com regularidade, digamos de 3 em 3 jogos, pena que os colegas ainda não tenham apanhado o timing da regularidade 🙂
5 Outubro, 2018 at 12:16
Exploração da profundidade com visão de jogo apurada.
5 Outubro, 2018 at 12:31
Só vi um resumo alargado. Satisfeito pela vitória. Gostei imenso da reacção do Paulinho à vitória, nomeadamente o abraço dele ao Montero. O Colombiano merece aquele momento de classe, jogador com atitude e que tem sabido honrar o emblema. Grande passe do Rafinha no lance que está na origem do golo da vitória. O BF tinha tudo para marcar o golo mas tropeçou péssimo momento de forma. O PéZero parece um labrego a orientar a equipa junto à linha lateral, é aquele treinador que contrasta um pouco com o SCP glamoroso que se pretende implantar novamente no ADN do clube. É que tal o Diaby? É mais rápido que a sombra? O Bolt que se cuide. Alguém me sabe dizer como jogou o nosso maliano?
5 Outubro, 2018 at 12:33
Ver o Presumo armado em artolas da bola dá-me vómitos. É só merda agarrada ao futebol armados em Professor Pardal.
5 Outubro, 2018 at 12:34
Pareceu uma beca trapalhão, assim uma espécie de Douala. Talvez muito ligeiramente mais refinado. Mas sinceramente com tudo à sua volta a jogar tão mas tão mal…é difícil avaliar o avançado…a xixa nunca chegou a ele com o mínimo de condições…
5 Outubro, 2018 at 12:36
Há um lance que salvo erro não soube dominar a chicha e isso é um mau indicador da qualidade de um avançado. A bola foi colocada em profundidade e ele não teve pés de veludo para amansar a bola.
5 Outubro, 2018 at 12:41
Sim…
Bola metida pelo BF em profundidade e nem sei se tentou dominar, chutar ou só mesmo tocar na bola…
Mas mesmo assim…a verdade é que o rapaz tinha pai 10 minutos este ano…e não fez pré-época…pode ser só nervos ou assim. Estou a tentar ser condescendente apesar de não ser um crente em Diaby…
5 Outubro, 2018 at 12:40
O Frederico acompanhou a comitiva?
5 Outubro, 2018 at 12:42
Essa não percebi. Ouvi que ia ficar a tratar dos dossiers do Gelson e do Patrício, algures disseram que isso saiu nos jornais mas eu não quis acreditar…
Acabei por não perceber se estava ou não. E não estando, porque é que não estava…
5 Outubro, 2018 at 12:56
Vi uns títulos sobre uma possível negociação de valores de transferência de 2 merdas, ignorei e espero que fosse só carvão.
5 Outubro, 2018 at 12:58
Na campanha Varandas disse que tinha formas de arranjar dinheiro sem ir às “rescisões”.
Vamos ver como correm as coisas e se de baixamos as calças ou seremos bons negociadores.
Waiting…
5 Outubro, 2018 at 13:03
Eu nem estava a ir por esse lado…
Não é um dossier critico que não possa esperar 1 dia ou 2 para voltar a ser negociado, o que quer que estão a negociar. Nem estava a ir pelo lado de não fazer acordos e o crl…não acredito que ele tenha faltado a um jogo fora da Liga Europa por um assunto tudo menos urgente para o Sporting…
5 Outubro, 2018 at 13:53
Ainda bem, espero que seja verdade o que ele disse. Não invalida que no que toca a rescisões não se ceda nem um milímetro, é para ir até às últimas consequências, não quero acordos com nenhum desses merdas, já muito me custa ver os que voltaram.
5 Outubro, 2018 at 14:22
Se um acordo for muito para o Sporting, não vejo pq não.
Até o CV falou nisso, tendo em conta a opinião do advogado espanhol.
Podemos é andar aqui depois a discutir o conceito “bom para o Sporting” 🙂
5 Outubro, 2018 at 14:43
A esta altura, tribunal.
O que se tinha a fazer foi feito.
Acordos, só na FIFA.
Tipo, em vez de pagarem 50, acerta-se um plano de pagamento de 49.
5 Outubro, 2018 at 13:15
Acho que quem fez o passe foi o Acuna, mas posso ter visto mal. Acuna que a propósito voltou a responder a um adepto e isso não augura nada de bom …
5 Outubro, 2018 at 12:42
Jogo de merda com excelente resultado.
Ontem devido a um problema no trabalho, tive de voltar á empresa na 2a parte, depois de ver a 1a parte em casa.
Vi a segunda parte de esguelha no telemóvel que foi abaixo na altura do golo do Montero, aos 90 minutos. Ainda tentei retomar a transmissão mas aflito com uma urgência, acabei por desistir.
Para mim tinha ficado 1-1.
Só 1 hora depois, em conversa com o meu filho é que fiquei a saber que afinal tínhamos ganho… 🙂
Este futebol deprimente não nos fará ganhar grande coisa porque está vaca não estará sempre presente.
5 Outubro, 2018 at 12:54
Ganhámos.
O Quadros ficou com uma grande azia.
Foi um 2 em 1. Bem bom!
5 Outubro, 2018 at 14:11
O Quadros é um Sportinguista que sofre como tu e eu, independentemente da posição que tome perante determinados assuntos.
Para além disso é um excelente humorista.
5 Outubro, 2018 at 14:26
O gajo já ficou contente com uma derrota nossa? True?
Ou é um brincalhão do caralho ou então um atrasado mental.
Bem, não vou discutir Quadros.
5 Outubro, 2018 at 14:41
O que interessa o que ele diz ou pensa?
Quadros é sportinguista, sê-lo-á ao seu modo.
Como humorista, passo.
Como opinador, ignoro.
Lucky Stark. Inverno vem aí.
5 Outubro, 2018 at 15:24
Brave, eu não duvido nem um segundo do Sportinguismo dele, e provavelmente ele até o paga com a “pele”.
Se a bitola é o desejo de derrotas, posso acrescentar, que prefiro quem, que sentido ou não, o manifeste do que aqueles que o desejam e escondem.
E neste aspecto, a lista daqueles que no final da época passada desejavam o insucesso, nomeadamente no jogo da Madeira e no Jamor, é enorme e unicamente pelo desejo de ver cair uma Direcção.
5 Outubro, 2018 at 16:38
Mas ele desejou ou não? Ficou contente ou não? Estou só a perguntar.
É que se sim, então duvido do seu Sportinguismo. E muito.
O resto… não discuto neste âmbito. O que acho ou não do gajo não interessa para nada.
5 Outubro, 2018 at 16:51
“Quando queria ganhar foram anos a perder no úlrimo minuto. Agora que quero perder vencem aos 93. Vou voltar a puxar pela equipa”.
Isto responde à tua questão?
5 Outubro, 2018 at 18:43
Estou esclarecido e entretanto bloqueado no Twitter.
5 Outubro, 2018 at 16:53
“…unicamente pelo desejo de ver cair uma Direcção.”
Qual é a diferença para o quadros?
6 Outubro, 2018 at 9:31
Malcolm, quem levar ao pé da letra um tweet dum humorista como se fosse um post na Tasca já diz muito da capacidade interpretativa dessa pessoa…
E não me refiro a ti, mas a muitos que leio.
E sim, por aqui o que não falta são sonsos ou quem aprecie a sonsice
5 Outubro, 2018 at 15:03
Ele sofre, verdade. Mas tambem deseja derrotas do Sporting e nesse caso nao o posso considerar Sportinguista como eu, tu, a Maria o Brave ou qualquer outro que aqui venha.