«Até ao dia de hoje, e desde que me entendo como gente, fui construindo um conjunto de valores pelos quais procuro reger a minha vida e dos quais procuro não me desviar. Desde muito cedo criei e cultivei o valor das convicções. E sempre soube valorizá-las, tanto em mim como nas outras pessoas. E, para mim, não há maior virtude do que a coerência. Pensar, falar e agir de forma coerente sempre foi algo que me seduziu…»
Os ingleses chamam a isto qualquer coisa como “Put Your Money Where Your Mouth Is”…
Isto tudo vem a propósito de completar amanhã um ano (sim, o tempo passa, meus caros…) desde que o Sporting voltou para as mãos dos Sportinguistas! Faz amanhã, dia 27 de Março, um ano que Bruno de Carvalho tomou posse como presidente do Sporting Clube de Portugal. Clube eclético e centenário, recheado de História e histórias para contar, feitos e lendas intemporais. Um Sporting que teimava em permanecer refém das circunstâncias e das suas próprias debilidades e lamúrias, porque não dizê-lo. Um Sporting contra-natura, apático, anémico e sedento, bem lá no fundo, de recuperar o seu espaço, do qual abdicou, em parte, por culpa própria e de outros. Um Sporting sem exigência máxima e que não fazia o que podia e devia para ser aquilo que o seu fundador augurara aquando da sua criação: Ser tão grande como os maiores da Europa!
Na sua primeira vitória eleitoral, em Março de 2011, Bruno de Carvalho prometera muito mas não cumpriu! E não cumpriu pela simples razão que… não podia! Tiraram-lhe esse direito juntamente com um saco de votos desaparecidos, que voou debaixo dos radares e que nunca mais apareceu. Provavelmente nesta altura estará numa qualquer 5ª dimensão, universo paralelo ou triângulo das Bermudas da consciência (sim, sou um optimista) daqueles que o fizeram desaparecer.
Lembro-me como se fosse hoje, ver um presidente “encomendado e empossado” às pressas, acossado e rejeitado pelos seus (?) no meio duma madrugada turbulenta que nunca mais esquecerei como sendo o dia mais negro da História deste enorme Clube. Acordado até às 7 da manhã dum dia tenebroso, fui para a cama com a sensação de desconsolo e revolta. Senti-me traído por aqueles que ajudaram a trilhar aquele caminho que para mim era incompreensível… Estava convencido que vinha aí a devastação do Clube. Sarah Connor, no Terminator II – Judgement Day, quando adormeceu e sonhou com um mundo dizimado e em cinzas nem chegava lá perto daquilo que senti nesse dia. E pouco faltou para acontecer, Sarah…
Chegamos ao título que vos apresento mais acima. A diferença entre a palavra e a acção, e da palavra sem acção! Sem querer aprofundar o que foram aqueles dois anos “horribilis”, lembro aqui uma frase com a qual quiseram iludir-nos. “O Sporting está de volta”, vociferavam eles. Nunca acreditei, soava-me a nada… e em nada se transformou. Na realidade não se transformou em nada, transformou-se no avolumar dum buraco cada vez mais fundo onde se apressavam para colocar o Clube e do qual seria muito, muito difícil, sair. Não me vou alongar sobre este período negro… Vocês e muitos dos que defenderam esta “opção” sabem qual foi a minha posição. Basta relembrar com uma ida ao Cacifo no dia 1 de Maio de 2011, data do meu primeiro post, para perceberem que entrei logo em mode “fight & resist”. “O Sporting está de volta”… nunca estas palavras foram ditas de forma tão leve, sem conteúdo, sem peso, sem consistência, sem sustentabilidade, sem… SPORTINGUISMO! Lá está… a insustentável leveza da mentira feita em palavra. Para quem quis acreditar nela…
Dois anos volvidos, a 24 de Março de 2013 os Sportinguistas emendam a mão e elegem um Sportinguista praticamente desconhecido das grandes massas mas que sempre deu provas do seu pujante Sportinguismo e do seu envolvimento com o Clube, desde tenra idade. E foi isso que me fascinou nesta personagem. Nesse dia, sem máquinas publicitárias ou propagandistas nem slogans preconcebidos, nasceu de forma simples a MENSAGEM que deve ressoar nas mentes de todo e qualquer Sportinguista digno desse nome. Uma frase simples, que nasceu no meio dos Sportinguistas que festejaram aquela vitória e que simbolizava aquilo que tem sido, na prática, um ano de mandato desta direcção: “O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ”. E só alguém mal-intencionado ou desonesto intelectualmente poderá refutar a veracidade desta frase e da sua implementação no terreno. Passado um ano desde que tomou posse, a 27 de Março de 2013, ninguém se atreve a desmentir que aquilo que tem vindo a ser feito não tenha a devida “sustentável densidade da acção” implementada por esta direcção de indefectíveis Sportinguistas. Hoje vejo o Sporting renovado, revigorado e pronto para a luta pelo seu devido lugar, conquistado ao longo de quase 108 anos. E hoje, acredito tanto nisso, que sou mais um a exibir orgulhosamente o meu cartão de sócio!
Porque o caracter se alicerça nas convicções, hoje partilho a sustentabilidade das palavras de quem nos dirige com a densidade das suas acções! Teremos muito para melhorar? Sem dúvida! Mas hoje estamos mais perto de lá chegar pois o discurso não é vazio e a mensagem passa da palavra à acção!
Por isso, passado um ano, quero dizer OBRIGADO a Bruno de Carvalho e restante direcção por resgatarem o meu AMOR! Por me fazerem acreditar que com trabalho e exigência este Sporting poderia ser muito mais e melhor do que aquele que nos apresentavam como “inevitável”. OBRIGADO, BRUNO, porque tu sim, tens feito aquilo que dizias que farias! E muito mais farás! Lembrem-se: “Put Your Money Where Your Mouth Is”…
O Sporting nunca esteve de volta porque ele nunca saiu “daqui”, quiseram escondê-lo, isso sim! Mas é nosso… O SPORTING É NOSSO, sempre foi e sempre será… e é preciso cuidar dele! Por isso, a todos aqueles que ainda não tomaram a decisão, peço que lá no fundo e dentro das vossas possibilidades, ponderem a hipótese de se tornarem sócios. Hoje como nunca é mais “fácil” fazer parte da família… E a família, como os amigos, são para as ocasiões. Eu tomei esse passo em 1 de Fevereiro e espero nunca falhar ao meu AMOR. Não que o ser adepto me fizesse sentir menos Leão. Nada disso! Hoje vejo a falta que fiz ao meu Clube… e quero retribuir. Com tudo o que me for possível. Porque sei que ele me dá muito mais do que ele me “pede”.
E porque o estado d’alma também se canta: (clica)
Um abraço LEONINO!!!
Texto escrito por Ricardo Sampaio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
26 Março, 2014 at 8:11
Excelente texto!!!!
Parabéns!!
26 Março, 2014 at 8:27
Grande texto Ricardo !
26 Março, 2014 at 8:29
Grande posta Ricardo!
É exactamente isso que eu também sinto.
Estamos no bom caminho.
26 Março, 2014 at 8:44
E mais um sinal que estamos no rumo certo é quando ouvimos um Jaime Pacheco (quem??) qualquer desta vida a comentar atitudes do BdC. Os escaravelhos da batata começam a entrar em pânico!!!!
SL
26 Março, 2014 at 9:06
É um sinal muito positivo. Já andamos a fazer mossa.
26 Março, 2014 at 8:50
Bom dia …
obrigado Ricardo 😉 é isto mesmo. E não saias do modo “fight and resist” porque ainda vamos precisar de muita garra para o que se avizinha.
Tem muita piada, mas de facto aquele “O Sporting é nosso” espontâneo tornou-se um grito que todos (quase todos) perceberam imediatamente. Os que tardam hão-de perceber que este nosso Sporting também é o deles.
Muitos parabéns pelo texto.
p
26 Março, 2014 at 9:04
Ricardo grande Posta! Caramba o que sinto é exactamente o que descreves, e como tu e milhares de outros Sportinguistas, assumi novamente o meu Amor com a inscrição de sócio, mesmo em tempos como os de hoje em que tanta dificuldades se passa!
26 Março, 2014 at 9:05
E por fazer um ano…
Seria interessante fazer uma pequena compilação, por tópicos, das imensas acções/iniciativas em prol do SCP que BDC já fez nestes primeiros 365 dias de mandato…
26 Março, 2014 at 9:14
Muito bom texto Ricardo, parabéns.
A diferença deste presidente para os outros que o antecederam é mesmo o Sportinguismo que lhe corre nas veias e a seriedade com que luta por o dele/nosso Amor.
Tive o privilégio de privar com ele durante os dois anos de luta onde também estive envolvida e aquilo que se vê dele é mesmo o que ele é, transpira paixão por este clube que já nasceu tatuado no nosso coração.
Amo desde sempre este clube e agora voltei a sentir que estamos no caminho certo para voltarmos a ser “Um clube tão grande como os maiores da Europa”
Assim lutemos todos em conjunto por isso …
26 Março, 2014 at 9:17
http://www.youtube.com/watch?v=gZ0Z_lttqXk
Grande post, até digo mais, Bruno de Carvalho foi das melhores coisinhas que apareceu no nosso Sporting desde o eterno João Rocha.
SL
26 Março, 2014 at 9:20
Excelente Ricardo… sinto exatamente o mesmo, 100% de acordo.
O SPORTING É NOSSO.
26 Março, 2014 at 9:25
Excelente texto, Ricardo !
Parabéns, e porque não um muito obrigado a toda a equipa que o Bruno lidera.
Tem sido muito bom caminhar convosco.
26 Março, 2014 at 9:28
BDC foi a “minha” aposta mas muito sinceramente, excedeu largamente aquilo que eu esperava dele. O Homem não para.
Hoje o SCP vê-se um clube organizado, estruturado com todos a puxarem para o mesmo objetivo.
Hoje temos uma equipa B organizada, a pensar no clube e não a dar o ouro ao bandido.
Hoje temos um plantel que sabemos que quando alguém sair será para o Clube tirar dividendos e não para encher bolsos de terceiros com vendas ao desbarato…
E pergunto.. Se hoje já é assim.. então com mais 365 dias de mandato… como não irá ser…
Hoje durmo descançado com tudo o que diz respeito ao meu clube….
Gostava que assim fosse no que diz respeito à politica mas aí continuam os Godinhos, os Orelhas, os PC.
26 Março, 2014 at 9:32
Mas que belo pequeno almoço! Bem cheinho diga-se! Se gajos como eu, com tanta paixao ao Clube, nao se tornam socios depois deste belo testemunho, então não sei o que o fará.
26 Março, 2014 at 9:48
O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
26 Março, 2014 at 10:00
Muito bem escrito, Ricardo Sampaio. Usas com maestria os instrumentos da cozinha da Tasca C, por isso o texto saiu perfeito e mensagem foi passada com clareza. Deu gosto ler. Tem um a componente filosófica, e eu aprecio particularmente isso tipo de abordagem.
Retive em particular este trecho, que para mim resume o presente e o futuro do nosso Clube:
“Porque o carácter se alicerça nas convicções, hoje partilho a sustentabilidade das palavras de quem nos dirige com a densidade das suas acções! Teremos muito para melhorar? Sem dúvida! Mas hoje estamos mais perto de lá chegar pois o discurso não é vazio e a mensagem passa da palavra à acção!”
Parabéns, e… ‘keep up the good work’.
26 Março, 2014 at 10:00
Excelente post…
Confesso que não votei BC e nem me penitencio do facto, porque convictamente votei no que então considerei melhor para o Sporting…
No entanto e não é a primeira vez que o afirmo…desde a primeira hora “voltei” o meu apoio para BC…não por ser vira-casacas…
Mas porque sempre apoiei quem está na liderança do Sporting, com o desejo de consiga fazer o melhor…
É claro que em eleições anteriores, a partir de determinados momentos “me vi obrigado”a retirar o meu apoio a algumas direcções (nunca ao Sporting é claro…), por constatar que as mesmas tinham deixado de ser fiéis aos seus programas e tinham deixado de defender o melhor para o Sporting…
Não votei BC, por achar então que talvez” a sua postura guerreira” pudesse não ser a melhor para a defesa dos interesses do nosso Clube…
Reconheço (não agora, mas já há quase um ano a esta parte…) que estava enganado…
Na verdade BC era e é…e espero que continue a ser …o homem certo no momento certo…!!
Por isso o meu apoio é por enquanto (quase) incondicional…que continue a defender com unhas e dentes o nosso Sporting é o que verdadeiramente desejo…
Convicto de acabaremos por colher os frutos da sua “teimosia”…da sua “capacidade”… do seu “amor ” ao Sporting…!!
Não compreendo como ainda “há vozes” que se “cansam” tentando denegrir o trabalho (do até aqui…) melhor presidente depois do mítico João Rocha…!!
Sporting Sempre…!!
SL
26 Março, 2014 at 10:05
Não me digas que és um daqueles velhos que me diziam nas eleições que antes acabar o Sporting que entrega-lo na mão de um 2º Vale e Azevedo … FODASSE
(desculpem a asneirola mas teve de ser)
26 Março, 2014 at 10:15
Alexia é mesmo isto que não é preciso no Sporting!
Esta é uma resposta tão mal educada que nem na tasca cabe. O Sporting precisa de união e não de noites de facas longas. Essas estão guardadas para o dia da apresentação dos resultados da auditoria de gestão.
Até lá, são os sócios, todos, que definem, bem ou mal, os destinos do clube. Apontar o dedo aos sócios que votaram, votam ou votarão de modo diferente do nosso não é de facto o que o clube precisa e não ajuda ninguém.
Aqueles que estão agora com BdC não precisam de ter estado com BdC. Essa diferença é enorme num clube democrático e eclético. Não ver isso ….
p
26 Março, 2014 at 10:19
Sabes o que sempre me fez confusão?
É sócios que viram o Sporting quase a fechar portas mas mesmo assim votam em alguém que sabem de antemão que era a continuidade do roquetismo.
Eu não costumo fechar os olhos aos problemas nem deixar de dar a minha opinião só para não “abanar” o clima de paz que se vive.
Sei o que foi a época entre 2011 e 2013 e faz-me confusão que nem assim os sócios, ditos sportinguistas, abriram os olhos à realidade.
Enfim …
26 Março, 2014 at 10:52
Parabéns Alexia … enfim. Acho que confundes “opinião” com opinião construtiva. A tua lá atrás foi apenas … destrutiva.
Até parece que no Sporting, os sócios que votaram em outros candidatos, não podem pertencer ao clube. Não podem também se o desejarem reverem-se no “O Sporting é nosso”. A não ser que queiras dar razão aqueles que vêm neste grito de BdC a entrega do clube a uns quantos … excluindo outros tantos.
Nunca ouviste a expressão “cada cabeça sua sentença” … somos todos livres de fazer as nossas escolhas, mesmo que erradas. Cabe-nos depois ir construindo com essas escolhas.
Felizmente, como bem diz o Ricardo, o Sporting de hoje não tem nada a ver como Sporting de um passado recente, mas em ambos os momentos o Sporting resultou da escolha de sócios (se bem que tenha existido ali uma marosca bem metida e que deu no que deu) …
O Texto do Ricardo resume bem o sentimento de muitos (a maioria espero eu) dos sócios e adeptos do clube. O Sporting é nosso, está forte, tem quem o defenda, tem uma equipa de trabalho na direcção, move-se, mexe-se, é dinâmico … é o Sporting que queremos e desejamos.
Andar ás cabeçadas uns aos outros é que não faz falta. Sorry, mas para mim isso ficou para trás no dia da eleição de BdC.
26 Março, 2014 at 12:15
Se sabes tão bem o que se passava lá dentro porque não fizeste melhor para aquilo não suceder? Quem andava dentro dos meandros tinha a faca e o queijo na mão para fazer melhor.
26 Março, 2014 at 10:48
Não, não sou um “desses velhos”…
Sempre pensei pela minha cabeça…e tentei escolher o que no momento me parecia ser o melhor para o Sporting…!
E não sei porque “teve de ser” a asneirola…
O que é que “ela acrescentou”…?
SL
26 Março, 2014 at 14:32
Foda – se
O que interessa é o PRESENTE ;
O que interessa é quem está com esta direcção agora.
Não sejam intolerantes com quem não foi BdC.
Esquecem a comunicação social que temos?? Para muitos dos “velhotes ” (e não velhotes, um dos meus maiores amigos era pro Couceiro ) a única fonte de informação e nem ideia fazem do nojo e branqueamento.
Esquecem o poderio dos bancos e o poder para jogadas de bastidores?
Havia alguns argumentos válidos contra o BdC e alguns válidos pro Couceiro…
Foi uma questão de fé.. Houve quem não queria o Couceiro mas que estava convencido que sem o apoio da banca não se poderia fazer nada.
Foi fé. Quem era BdC, além dum miúdo com ideias giras? Confiança nele, porquê?
Parabéns aos que tiveram fé.
Parabéns aos que deram a mão à palmatória, entretanto.
mas ainda não foram todos, há por aí muito palhaço que está à espera de uma falha.
Palhaços sim, aceito que não se tenha tido fé. não aceito que seja faccioso, cego surdo e burro ao trabalho que tem sido feito.
Podem crer, nas primeiras coisas a correr mal, muitas vozes se ouvirão contra o garoto.
26 Março, 2014 at 10:25
Caro Max
Assumir algo que foi um grande erro, admitir que BC teria sido a opção correcta, mostra atitude.
Muitos, como o Max, pensaram realmente que o tal “garoto” não traria nada.
Só relembro o seguinte:
Apresentou na primeira candidatura um plano brutal, foi aliás, o único.
Não deixou dúvidas que respirava sporting.
Eu só pergunto a quem votou no Godinho o seguinte:
Estavam contentes com os ultimos 30 anos?????????????????????????????????
Porque não deram logo uma oportunidade de mudança?????????????????????
Este já não seria o ano zero …
De qualquer forma, deu para o BC amadurecer mais dois anos antes de pegar na merda que lhe entregaram.
Volto a dizer, tem uma boa atitude em reconhecer, muitos não o fazem. E pelos seus comentários aqui, não tenho dúvidas que é um grande sportinguista !
Mas se não fosse a classe jovem a acreditar no BC, provavelmente o nosso clube deixava de exisitar.
26 Março, 2014 at 10:51
Miguel Cotovio…eu “não fui culpado” da escolha do Godinho…
Simplesmente (e devido à falta de descentralização nas votações)…estive ausente desse acto eleitoral…
Abraço e SL
26 Março, 2014 at 11:44
Eu não disse isso.
Mas pelas palavras:
“Confesso que não votei BC e nem me penitencio do facto, porque convictamente votei no que então considerei melhor para o Sporting…”
Fiquei com a ideia que votou em Godinho e daí a minha comparação:
Quem votou em Godinho, estava contente com os ultimos 30 anos. Não quiz mudança.
Apenas isso.
26 Março, 2014 at 11:48
O grande problema dos portugueses, e como consequência os Sportinguistas, é serem avessos à mudança e por isso é que nos mantemos na cauda da Europa e íamos perdendo o Sporting.
Eu como quando as coisas não estão bem faço por operar mudanças para melhorar, entendo que os outros devem fazer o mesmo.
Morte lenta para mim não dá …
26 Março, 2014 at 11:59
Estou a falar das ultimas em que votei Couceiro meu amigo…
E já agora… e pela postura do Couceiro, creio ter votado numa pessoa honesta…
Mas é claro que agora estou a mais que 100% com BC…
SL
26 Março, 2014 at 12:07
“quis” merda para o tablet.
26 Março, 2014 at 10:54
Miguel, eu não sou jovem …. e acredito em BdC 😉
26 Março, 2014 at 11:46
Claro que esta questão da idade não é linear, mas pelo nº de votos tendo em conta os anos de sócio, tendo em conta o conservadorismo, ficou claro que a classe menos jovem votou no Godinho.
Eu tb conheço pessoas mais velhas que eu, que ou não votaram na primeira (e sim na segunda), ou votaram BC logo nas duas vezes. 🙂
26 Março, 2014 at 12:32
Eu também não fui culpada da escolha no Godinho. Na altura nem em Portugal estava e só no dia seguinte bem à tarde é que pelo TM soube quem tinha sido eleito. Contudo ao longo destes anos todos nunca deixei de ser sócia do Sporting, só por não gostar de determinadas direcções. O SPORTING há só um e as Drecções passam. Umas são melhores outras são piores. Mas virem agora dizer que o Sporting » se não fosse a classe jovem a acreditar no BdC, provavelmente o nosso clube deixava de exisitar»<strong acho forte demais. Pois se consideram que quem votou BdC em maioria foram só os jovens que até tinham direito a menos votos é lá convosco PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA CADA QUAL TOMA A QUE QUER.
26 Março, 2014 at 12:44
Eu estive na mesa de votos (direito a 12 votos) e posso vos dizer que não foram todos, mas foi a maioria os que votaram Couceiro e a alguns velhotes que tive de ajudar quando lhes perguntava em quem votavam para o conselho leonino diziam para deixar em branco porque o Couceiro não tinha lista e que no Vale e Azevedo não votavam.
Foi feita uma contra-campanha muito bem feita e o que mais me revoltou foi ver pessoas inteligentes (para mim todos os Sportinguistas são inteligentes senão eram de outro clube qualquer) embarcarem nessas contra-campanhas.
Mas graças a deus são àguas passadas e gostava de esquecer certos episódios mas não consigo.
26 Março, 2014 at 12:10
Faço minhas as palavras do Max. SL
26 Março, 2014 at 10:16
Permite-me acrescentar:
Leo Jaardim ————- Domingos (durante e após funções!), Sá Pinto, Oceano, Vercauteren, Juju Ferreira
Olho para cima e digo: FODA-SE!!!!
Obrigado do fundo do coração, grande Bruno de Carvalho.
26 Março, 2014 at 10:20
Orgulhoso dos meus mininos…
26 Março, 2014 at 10:31
Excelente texto.
26 Março, 2014 at 10:34
algo que me faz confusão são estes “ataques” a quem pensa diferente, ou em eleições tenha votado em outra pessoa que não a que venceu.
Todas as pessoas que votaram, são adultas e responsáveis,e votaram de forma consciente em quem achavam que era melhor para o clube.
Esta critica a quem há um ano não votou em BC , que não tinham consciência do que estavam a fazer e a quem há 3 anos não votou em Bruno carvalho foi um sacana que entregou o poder a Godinho lopes.
o coisa não implica directamente a outra, quem não votou num, não votou no outro, existiam mais candidatos.
e repito, cada um que votou, votou em consciência e no que achava melhor para o clube, acho que não se deve estar a apontar dedos e a dizer explicita ou implicitamente que quem não votou em bruno carvalho é menos Sportinguista.
26 Março, 2014 at 10:42
Rigaboss entre manter o clube na mãos dos saqueadores ou tentar uma acção de risco, acho que não existem dúvidas … digo eu que até nem sou das que o Cotovio diz ser jovem, pois já cá andam muitos anos de vida e de Sporting.
Tive o privilégio de ver a presidência de João Rocha e depois disso assistir ao lamaçal que se tornou a presidência de um clube tão majestoso.
26 Março, 2014 at 10:51
eu sempre disse quer aqui quer no cacifo, que se tivesse votado nas penúltimas eleições nem teria votado nem em bruno carvalho nem em godinho lopes.
vi todas as propostas e a que gostei mais nem foi nenhuma das principais, tal como há 1 ano das 3 , se votasse teria sido em Bruno carvalho.
mas quem votou em qualquer um dos outros candidatos fez isso em consciência, tal como há um ano aconteceu com quem votou em couceiro ou severino.
e não são menos Sportinguistas por isso, e parece que quem por vezes diz que todos têm de estar unidos, quando se fala de eleições quem votou em bruno carvalho era o bom Sportinguista, quem votou em outra pessoa já era uma merda de Sportinguista.
26 Março, 2014 at 11:05
Volto a dizer:
Quem queria a continuidade não podia querer o melhor para o Sporting … pelo menos na altura.
Mas a mudança de opinião é salutar sem duvida.
26 Março, 2014 at 11:07
e la estamos nos na questão dos bons e maus Sportinguistas
26 Março, 2014 at 11:50
Riga, tu é que estás a levar a questão para o bom ou mau sportinguismo.
Não se trata disso.
Claro que quem vota, está consciente de estar a fazer o melhor. Se votasse propositadamente para perjudicar, isso sim, seria mau sportinguismo.
Aqui trata-se de uma questão simples. Eu não consigo entender como foi possível votar godinho. Mas digo isto desde a primeira eleição. Não estou a falar apenas agora depois do trabalho já efectuado pelo BC, que fez a grande maioria dar a mão à palmatória.
Não tem nada a ver com bom ou mau sportinguismo.
E escusas de responder, que vou “avançar” para os posts seguintes 🙂
26 Março, 2014 at 11:51
“prejudicar”
26 Março, 2014 at 14:24
Miguel… tu achas mesmo que toda a gente que votou, votou em consciência? Achas mesmo que se deram ao trabalho de ler os programas, ver os debates, ir a Assembleias Gerais para se informar do estado do clube e, ai sim, votar em consciência? Eu não…
26 Março, 2014 at 10:36
Deixem-se lá dessas merdas e aproveitem que o Ricardo está na cozinha para abrir o armário do saké.
26 Março, 2014 at 10:55
Isso…”não desviem” a conversa do que é essencial…
Com o passado pode aprender-se…mas nunca será possível trazê-lo de volta para emendar algum erro…
Por isso…continuemos unidos…
Porque é “isso que o Sporting agradece”…e necessita…!
Eu já tenho idade suficiente…para discernir o que entendo ser ou não importante…
E os ataques pessoais…são mesmo o menos importante…!!
SL
26 Março, 2014 at 11:47
Nem mais.
26 Março, 2014 at 10:39
´´´´´´´¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´¶¶´´´´¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´¶¶¶¶´´
´´´´´´¶´´´´´´´´´´¶¶¶¶´¶¶´´´´¶´
´´´´´´¶´´´´´´´´´´¶´¶¶¶¶¶¶´´´¶´
´´´´´¶´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶´
´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´
´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´
´¶¶¶´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´
´´´¶´´´´¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´
´´´¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶´´´´¶´´
´´¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶´´´´¶¶´´´¶¶´´
´´´´´¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶´´
´´´´´´´¶¶¶´´´´´´´´´´´´´¶¶¶´´´´
´´´¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´
´´´¶´´´´¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶´´´¶´´´´´
´´´¶´´´´¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶´´´´
´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶´´´¶¶´´
´´¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´¶´´
´¶´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶´´
´´¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶´´
´´¶¶´´´´´´´¶¶´´´´¶¶´´´´´´¶¶´´´
´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´
Orgulhóz dos meus mininos…
26 Março, 2014 at 14:38
Tás marcado, herege das bebidas espirituosas!
A tua campanha não passará porque o saké é mais denso que a palavra errante! 😀
26 Março, 2014 at 10:48
Grande “posta”.
Este país não merece um clube como o Sporting.
26 Março, 2014 at 10:54
lol !
26 Março, 2014 at 12:55
Pior do que não merecer, acho que este país não está preparado para um Clube como o Sporting. E isso sim, é preocupante…
26 Março, 2014 at 10:58
Grande Ricardo “coração” de Leão …. Parabéns!
De facto o Nosso Sporting dá nos mais do que algum dia passamos retribuir!
Essa noite…. Fodasse do que me foste lembrar….
Vergonha muita vergonha
Mal conseguia enfrentar os “outros” na rua. Faltava me convicção … Eu nao conseguia acreditava, mesmo fazendo algum esforço, naquele “sapo” nojento!
Os anos passaram com pesar, deixei de pagar cotas e lá me arrastava como todos nós… À procura de uma vitoria, por mais insignificante que fosse, para poder matar a “sede”… Sim era uma leão que estava desnorteado e caminhava em direcção ao “deserto” ….
Eu dia esses dois Senhores, que conseguiram num grito de revolta, juntar as ultimas forcas reacenderam nos a todos a chama da esperança…. Fizeram que eu, como muitos de nós, voltássemos à carga.
( Cherba tu melhor que ninguém consegues perceber a adesão ao Cacifo depois desses Senhores, terem conseguido levar o Sporting novamente a eleições)
Nunca tinha estado num blog…. Mas tive cureusidade em saber onde poderia partilhar o meu Amor… Era uma chispa de esperança… Era o voltar as costas ao caminho da indiferença.
Foi o “Turning point” das nossas vidas.
Só espero que nos tenha a todos servido de lição.
Queres?! Faz!
Nao queres?! Manda fazer…
Temos que ser Nós todos os dias a fazer com que o Nosso Grande Amor seja o maior e o mais bonito do Mundo!
E há muitas maneiras de nos comprometemos, cotas, jornal, tasca, com os nossos familiares, amigos e com os nossos rivais a esses nunca mais lhes mostrar os dentes… Só se for para lhes rasgarmos a pele!
Por falar em pele… A tatuagem que acabei por fazer em Novembro, no meu antebraço, ao fim de quase 30 anos…. Tem me dado uma maior tomada de consciencia, élinda e enche me de orgulho!
Muito Obrigado a todos os Sportinguistas na pessoa daqueles dois Senhores e agora no nosso Presidente!
Viva o Sporting Clube de Portugal
26 Março, 2014 at 11:21
sorry por mim e pelo teclado… tá pá li coisas no texto ….bem… depois a culpa é do saké …claro 😛
26 Março, 2014 at 11:26
Obrigado pelo texto, Ricardo, toda a descrição que fazes foi tambem o que senti naquela noite fatídica, ainda por cima com um sentimento de culpa que já vinha de há alguns anos por já não ser sócio, por nada poder fazer para mudar o estado de coisas…
Tambem eu me voltei a fazer sócio após a vitoria de Bruno de Carvalho, voltei a comprar o jornal do Sporting, tenho feito a minha parte em convencer amigos Sportinguistas a fazerem-se sócios, pois todos nós entrámos num estado em que estávamos sempre à espera que fosse o clube a puxar por nós e não nós a dar ao clube o que ele precisa e merece.
Obrigado ao Paim, ao Patrão, ao dono da Tasca por ter mantido um espaço que permitia podermos acreditar que muita gente não se revia no percurso amorfo que o clube estava a atravessar.
Mas sobretudo, obrigado Presidente Bruno de Carvalho, por nunca ter desistido do sonho, e por provar, passado apenas um ano, que o Sporting é, de facto, o maior clube Português. Saibamos nós estar ao seu lado para as lutas importantes que se avizinham…
VIVA O SPORTING !
26 Março, 2014 at 11:43
Sampaio, granda posta!
26 Março, 2014 at 12:01
Ganda Ricardo, uma posta daquelas, bem regada com Sake de Feijoca, da “Bairradens”.
A propósito do aniversário o jornal do Sporting vai ser publicado só na Sexta-Feira.
26 Março, 2014 at 12:20
Belo post, Ricardo.
Eu, como tu e muitos outros, agora durmo descansado porque sei que o nosso Sporting está bem vivo e bem entregue. E só isso é motivo para celebrar. Graças a duas pessoas, leões de alma e coraçãoo que quiseram dar a cara, apoiadas por muitas outras que sofreram a bom sofrer para resgatar o Sporting do buraco onde o tinham metido (alô Dr Daniel Sampaio).
O futuro é nosso, com BDC ao leme. E o melhor ainda está para vir.
SL
26 Março, 2014 at 12:50
isto de citar os inglese de cor dá sempre merda.
vai la ver outra vez o que é que “Put Your Money Where Your Mouth Is” tem a ver com “coerencia”
26 Março, 2014 at 14:31
Obrigado por teres prestado a atenção necessária na leitura do post e saberes interpretar o que queria dizer.
Quando eu morrer e quiser “ganhar o céu”, vou tentar jogar antes no Euromilhões, pode ser que ajude a “ganhá-lo”.
26 Março, 2014 at 13:06
Boa bola Ricardo. Hoje o que temos é um “perfect match” entre forma (palavra) e substância (acção). Em oposição à contradição insanável entre as duas que vivemos (sobretudo) na Era do Anão.
26 Março, 2014 at 14:33
Acho que o filipe mais acima precisa de uma palavrinha tua… 😛
26 Março, 2014 at 13:44
é mesmo isto Ricardo.
venha de lá esse saké de feijoca q eu brindo contigo ao nosso Sporting q está de volta!
26 Março, 2014 at 14:17
Ganda Sampaio, o homem a quem a roupa vermelha lhe faz urticaria!!
compartilho do o teu feeling.
não estava em modo fight porque andava ceguinho, era daqueles totós que achava que o leão estava bem entregue e tínhamos era muito azar.
Muito OBRIGADO CHERBA E CACIFEIROS, limparam -me a maioria das ramelas, fazendo-me ver aquilo que já andava a sentir.
Mas o BdC, era o meu homem desde que Apareceu. Não votei nele porque, ainda não podia, mas, a isso lá irei.
Como disse, andava de olhos tapados, por exemplo:
Sempre vi o bufas como um corleone, mas admitia que era uma estratégia que serviu.. Acho que nunca sonhei a nojeira que isto era. Claro que mesmo neste país do vira a cara para o outro lado, estranhei muito a desvalorização das escutas mas não questionei.
Nunca fui entendido de contas e sad(s), confesso que tenho uma alergia a tudo o que é bolsa, acções e especulações (para mim o cancro do mundo capitalista, a especulação ).
Mas adiante, aceitei que o Sporting estava na merda e os homens do leme, os ilustres faziam o que podiam.
Comecei a estranhar, a sentir uma comichão com os constantes tiros no pé, alianças estranhas, guerrinhas internas e o quase total desprezo pelo maior activo, a formação.
Claro que como qqr adepto sonhava com os nomes lançados na CS (outra merda para a qual acordei tarde, mas orgulhosamente afirmo, já nem clicks levam!!!), com os craques que aí vínham.
Claro que o arrepio continuava, algo estranho… Afinal, os craques saem da academia, não é?
Irem buscar pontasde lança, coisa rara (de qualidade) para os nossos lados, ainda percebo mas esta carrada de jogadores? !Caros, ainda por cima?!
Claro que nem tudo de Alcochete é ouro, mas foda-se, cada barrete que vestiu o manto verde e branco…..
O BdC, resume -se ao que escreveste, put your money where your mouth is, ou ao
Talk the Talk, walk the walk.
Só um exemplo, muitos falaram na aposta na academia (até os que usam o vermelho ) mas foi tudo uma fantochada.
Quanto ao Ser SÓCIO, já andava há algum tempo na dúvida..
Sinceramente, sempre tive aquele feeling “sócio, o caralho, anda um gajo a pagar cotas para aqueles chulos ganharem pornograficamente e nem correm”..
Mas tudo mudou e, mais uma vez Cherba, foi o gatilho, num post precisamente sobre isso.
O facto do BdC ter ganho aqueceu o desejo. O cherba e o cacifo apressaram a coisa.
E a minha mentalidade ajudou porque mudou.
Sou sócio desde o final da época passada , portanto ainda nem sonhava com este brilharete, (do futebol, entenda-se, pois o SCP não é só futebol 11).
O sportinguismo não se mede pelo cartão de sócio (veja -se a corja de merdoso que espoliaram o clube, esses Fdp devem todos ter cartão *) MAS o cartão dá:
– direito à palavra
– o sentimento de pertença
Por último, Salvo raras excepções, NAO HÁ DESCULPA PARA NAO SER SÓCIO , qual a desculpa? O custo? Poupem-me!!!
É menos um maço de cigarros por mês, um café por semana .
Para o vicio há sempre, para o SCP, não? Foda -se, um maço é Menos UM CIGARRO por dia
Se a isto juntarem uma, basta uma, a ida à Alvalade, já estão a “ganhar ”
E mais, hoje em dia a cota pode sair “de borla “, o SCP tem vários acordos \protocolos.
Eu pessoalmente, poupo praticamente 4 € por mês na GAlp. O ano passado havia acordo com o Brio (supermercados bio ), sempre que ia abastecer, a cota estava paga com o desconto (juntar ao da gasolina ).
Custa pagar a anuidade de uma vez? Custa sim!! Sabem que mais, comecem a juntar.
Estamos numa época fodida, num país (mundo??) em crise, portanto sei que estas palavras não se aplicam a todos mas de certeza se aplicam a muitos.
* a corja é no mínimo, destituição do título de sócio para sempre
E, espero justiça, por gestão enganosa e fraudulenta.
E um par de estalos não fica nada mal. Prefiro que partam a tromba a um destes pulhas que delapidaram o leão, que destruíram de dentro do que a qqr árbitro ou mesmo porquista.
26 Março, 2014 at 16:38
Ganda texto Ricardo! Larga o Saké de Feijoca!!! Hehehehehe Saudações Leoninas!!!