Na passada quarta-feira, dia 3 de Outubro, jogou-se a liderança do campeonato no Pavilhão João Rocha. Sporting e Benfica chegavam à 6ª jornada empatados no 1º lugar, com 5 vitórias em 5 jogos, ingrediente extra para um sempre apetecível derby.
Não podia começar este post sem referir aquilo que torna o nosso clube diferente de todos os outros… Os nossos adeptos! Mais de 2000 pessoas no pavilhão, num ambiente fantástico do primeiro ao último minuto. Se há vitórias em que os adeptos têm influência, esta foi um delas!
O Sporting que segue a sua série “louca” de jogos, não entrou bem e, após um equilíbrio inicial, viu o Benfica a aumentar a distância e a chegar ao intervalo a vencer por 14-10. Numa primeira parte em que a equipa leonina cometeu muitos erros ofensivos, nomeadamente na falta de eficácia da 1ª linha, onde o guarda-redes do SLB, Borko Ristoski, levou a vantagem em maior parte das situações. O Benfica foi aproveitando e através da sua principal “arma”, as transições rápidas, conseguiu chegar à vantagem ao intervalo.
No segundo tempo a história foi praticamente a mesma até ao minuto 54, onde o Sporting faz um parcial de 3-0, equilibrando o jogo. Perto do fim, Carlos Ruesga faz o 23-22 e colocou o pavilhão ao rubro. Na última posse de bola o Benfica não conseguiu empatar, ficando o resultado nos 23-22 e a consequente subida à liderança.
Individualmente, destaque para o “Imperador” Aljosa Cudic (eficácia de 34%) e Valentin Ghionea (8 golos, 73% de eficácia).
Motivados, os bi-campeões nacionais deslocaram-se à Turquia para defrontar o Besiktas, jogo a contar para a 4ª jornada da fase grupos. O Sporting entrou eficaz e desde cedo assumiu a liderança do jogo. Aproveitando as transições rápidas e uma concentração defensiva, chegámos ao intervalo com uma vantagem de 3 golos.
Na segunda parte, a equipa leonina conseguiu gerir o jogo, melhorando alguns aspectos, o que os levou a ter uma vantagem de 8 golos. O resultado final foi fixado num 27-33 a nosso favor. De destacar, individualmente, o romeno Valentin Ghionea (8 golos), Carlos Ruesga, Frankis Carol e Edmilson Araújo (cada um com 5 golos). Ah, o incrível Ruesga voltou a fazer das suas e a ser o vencedor do golo da jornada (aqui o top 5)
Com esta vitória, o Sporting segue no grupo da frente com 6 pontos, a par do Tatran Presov (o nosso próximo adversário nesta prova) e do Bjerringbro/Silkeborg. Antes da jornada europeia há campeonato nacional amanhã/hoje (depende de quando fores ler), dia 10 de Outubro, às 21h, no pavilhão do ADA Maia ISMAI.
A nossa formação continua a sua caminhada e, este fim-de-semana, mais equipas começaram a competir, casos das equipas de infantis, iniciados e juvenis “B”. Todas as equipas venceram os seus respectivos jogos, incluindo os juniores e juvenis que estão numa fase mais avançada da época (ambos na 3ª jornada). Nota para o simbolismo da estreia da equipa junior no João Rocha (a primeira da formação a fazê-lo), com Martim Ferreira, a cumprir a 12.ª temporada ao serviço do Sporting Clube de Portugal, a ser o autor do primeiro golo dos “miúdos” na casa das nossas modalidades!
Juniores – Campeonato Nacional 1ª Divisão
SPORTING CP 34-16 ADC BENAVENTE
Juvenis – Campeonato Nacional 1ª Divisão
ESTARREJA AC 13-30 SPORTING CP
Juvenis B – Campeonato Nacional Juvenis 2ª Divisão
CF SASSOEIROS 26-38 SPORTING CP “B”
Campeonato Nacional Iniciados – Zona 7
SL BENFICA”B” 10-55 SPORTING CP ‘A’
Torneio de Abertura de Infantis
SL BENFICA”B” 4-65 SPORTING CP ‘A’
*às terças, o Talant Dujshebaev explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”
9 Outubro, 2018 at 23:00
mas que grandes tareias que os mini-lampiões levaram! Já que falamos em miúdos, a possibilidade das nossas equipas de formação jogarem no João Rocha (bem como as equipas femininas) é, provavelmente, a melhor medida desta direcção durante o primeiro mês de trabalho.
Ganhar ao ISMAI mais logo e concentrar forças na visita à Eslováquia. Um bom resultado coloca-nos com uma mão na próxima fase da Champios!
(e, sim, o ambiente no João Rocha é do caralho!)
10 Outubro, 2018 at 0:05
Sabes se há transmissão?
10 Outubro, 2018 at 0:16
da Champions sei que dá na SportingTV
10 Outubro, 2018 at 0:42
Do jogo com o ismai,talvez no youtube,no andeboltv,eles costumam transmitir uns jogos.
9 Outubro, 2018 at 23:19
Magnífico o ambiente naquele jogo. Senti mesmo que só ganhámos porque jogámos ali, verdadeiramente em casa e entre família.
Grande jogo na Turquia, a esperança permanece.
9 Outubro, 2018 at 23:23
Mais um golo de levantar o pavilhão do Ruesga. Impressionante como parece fácil para ele
9 Outubro, 2018 at 23:29
Um trabalho com futuro , todos os escalões com enorme qualidade .
10 Outubro, 2018 at 0:03
12 anos de casa e ainda a jogar no juniores…
tenho de ir ver a ficha…
10 Outubro, 2018 at 0:07
Post completíssimo.
Merci!
10 Outubro, 2018 at 0:08
Secção e equipa Intocáveis. Mais uma vitória na Europa e será um FEITO. Espero luta Leonina no Campeonato e na Taça (na Supertaça, houve empurrão para os bandidos do costume). Modalidade com formação em plena actividade (mas, e as meninas?). Parabéns aos rapazes pela estreia no JR.
10 Outubro, 2018 at 0:13
Bom post.
Permite-me acrescentar: mais de 2500 pessoas.
10 Outubro, 2018 at 0:45
OFF TOPIC
Desculpa lá Cherba e autor da posta, mas julgo que é importante
Não esqueçam de ler alguns trechos da defesa apresentada pelo SCP à petição do traidor baixinho que está na Grécia.
Se algum tasqueiro tiver acesso à totalidade do documento que apite pois gostava de conhecer o documento na totalidade para formar a minha opinião sobre tudo o que se vem passando no Clube desde Fevereiro.
Mais uma vez peço desculpa pela intrusão do assunto … mas modestamente deve ser lido.
10 Outubro, 2018 at 0:57
vai haver post sobre Alcochete
10 Outubro, 2018 at 7:32
Pelo que li iliba o clube e o Bruno.
A ver se conseguimos as 35 páginas.
10 Outubro, 2018 at 9:11
Caro braveheart,
Como é óbvio, a defesa do SCP nos casos das rescisões será no sentido mais favorável possível ao Clube. Isso era esperado.
Os jogadores apresentam uma versão dos acontecimentos, o SCP apresentará outra.
SL
10 Outubro, 2018 at 3:01
Boa posta!
Esta equipa é fantástica e parece-me que na formação se está a trabalhar com sentido…
10 Outubro, 2018 at 7:08
Não sendo a minha modalidade de pavilhão preferida, tem sido o expoente máximo do Sporting!
Muita competência e paixão, tanto da equipa, como dos adeptos.
Inebriante o ambiente do João Rocha com esta equipa!
10 Outubro, 2018 at 10:33
Parece me ser a modalidade que mais cresceu no clube. Mesmo no futsal,existe apenas um concorrente directo…no andebol há porto,benfica e mesmo ABC
Pena não se ter conquistado pelo mais um título (Taça de Portugal/Supertaça).
10 Outubro, 2018 at 13:32
Bom post!